A equipa B do Sporting Clube de Portugal vai estrear-se na Liga 3, a nova prova da Federação Portuguesa da Futebol (FPF), já esta sexta-feira. Os Leões, liderados por Filipe Celikkaya, estão integrados na série B da zona Sul e vão jogar em casa do Real SC na jornada inaugural (19h30).
Antes do primeiro duelo, o treinador verde e branco sublinhou que, mais do que as vitórias, a equipa técnica está focada em “preparar os jogadores para chegarem à equipa principal. Como esta competição é muito exigente, se a equipa responder bem com certeza que os jogadores vão ter maior sustentação para o futuro. Estamos focados no desenvolvimento dos jogadores do plantel. Sabemos que estamos inseridos num contexto difícil porque há uma exposição muito grande, mas isso é necessário para que eles consigam crescer rapidamente”, afirmou à Sporting TV, revelando que espera “um jogo muito competitivo, tal como todos os da Liga 3”.
“Vai ser um pouco diferente do que aconteceu no Campeonato de Portugal, pois os encontros vão ser ainda mais complicados. Esperamos um bom jogo, naturalmente, mas sabemos que o Real SC esteve há bem pouco tempo na Liga 2 e nós somos a equipa mais jovem da prova. Vamos dedicar-nos ao jogo e entrar muito focados no que temos de fazer, mas sabendo de antemão que do outro lado está um adversário difícil de bater e que joga em casa”, recordou. Filipe Celikkaya não tem dúvidas de que tanto os jogadores que foram promovidos esta época aos ‘bês’ como os reforços que chegaram de fora vão dar um importante contributo à equipa. “Além de serem quase todos da mesma idade, já se conhecem. Os jogadores novos foram facilmente integrados, mas o que eles vão sentir durante esta Liga 3 é diferente do que sentiam quando disputavam as competições da formação. Vão defrontar jogadores mais rápidos, mais experientes e mais velhos. Temos de nos adaptar e arranjar estratégias para melhorar ao longo do tempo”, vincou, lembrando que “a maioria do plantel são juniores ou seniores de primeiro ano”. “Os jogadores sabem que vamos ter dores de crescimento”, disse.
Miguel Menino, médio verde e branco de 18 anos, foi o porta-voz do plantel antes do pontapé de saída para a nova temporada e revelou que a equipa está “muito confiante” para este jogo. “Sabemos que é uma Liga nova, com equipas que já passaram pelos escalões principais do futebol nacional, mas é uma boa oportunidade para evoluirmos e vamos aproveitar isso ao máximo”, atirou o jovem Leonino. “Sabemos que as equipas são mais experientes do que nós, mas isso não nos vai impedir de tirar proveito de cada encontro”, referiu.
Depois de frisar a “boa adaptação dos novos jogadores aos métodos da equipa técnica”, o centro-campista garantiu que os Leões criaram “um grupo muito forte” que está preparado para tudo. “Estávamos habituados a jogar contra colegas da nossa idade, mas aqui tudo é diferente pois vamos jogar contra jogadores mais velhos. O jogo é muito mais físico, mas isso é bom para a nossa evolução. Temos de estar focados no trabalho diário e não ligar ao factor idade”, atirou, enaltecendo por fim o regresso do público. “O futebol precisa de adeptos. É muito importante porque nos motiva ainda mais e vamos sentir-nos apoiados. Vai ser um grande jogo”, concluiu.
O QUE É A LIGA 3?
Uma nova prova criada pela Federação Portuguesa de Futebol, que toma o lugar do Campeonato de Portugal como a terceira divisão do futebol português. O anúncio da criação da prova foi feito no final da temporada 2019/20, após a pandemia da Covid-19 ter obrigado a um alargamento do Campeonato de Portugal para 96 equipas. A competição arranca esta tarde, com o Braga B-Oliveirense e o Real Massamá-Sporting B.
Porquê a criação de uma nova competição?
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu criar a Liga 3 no final da temporada 2019/20, após os primeiros efeitos da pandemia da Covid-19 no futebol e que obrigou à paragem dos campeonatos durante vários meses. A intenção é “assegurar o maior número possível de projetos equilibrados”, “aumentar a competitividade”, “melhorar a qualidade de jogo”, “aproximar os adeptos do futebol local” e “criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores, assim como garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia Covid-19”.
Na prática, a criação da Liga 3 foi uma oportunidade de restruturar o terceiro escalão do futebol português, que contava com a participação de 96 equipas, com apenas duas vagas para subida à II Liga. O Campeonato de Portugal contava, há duas temporadas, com 72 equipas, divididas em quatro séries regionais de 18 clubes. Com a pandemia da Covid-19, a Federação tomou a decisão de não despromover qualquer clube da temporada que não foi concluída, em 2020, e encaixar as equipas que foram promovidas dos campeonatos distritais.
Em 2020/21, a prova contou com 96 equipas, divididas em oito séries de 12 equipas, com as mesmas duas vagas de subida à II Liga, alcançadas pelo Trofense e Estrela da Amadora, e ainda um “play-off” de subida à Liga 3. Com a atual restruturação, a Liga 3 passa a ser composta por 24 equipas, com as mesmas duas vagas de acesso direto aos campeonatos profissionais, e ainda uma vaga de “play-off”, que defronta o antepenúltimo classificado da II Liga, sendo que o Campeonato de Portugal é reduzido a 63 equipas.
Qual é o formato da Liga 3?
A Liga 3 é composta por 24 equipas, divididas em duas séries de 12, entre Zona Norte e Zona Sul. Os quatro primeiros classificados de cada série, no final das 22 jornadas, qualificam-se para a segunda fase, de apuramento de campeão, que será também dividida em duas séries. Os vencedores garantem promoção automática à II Liga e discutem entre si o título de campeão da Liga 3.
Os segundos classificados das séries da fase de apuramento de campeão disputam um “play-off”. O vencedor defronta o antepenúltimo classificado da II Liga para decidir a última vaga de acesso ao campeonato profissional.
As 16 equipas que na primeira fase ficarem entre o 5.º e 12.º lugares das zonas norte e sul disputam a 2.ª fase de manutenção e descida. São divididas em quatro séries de quatro equipas. Os últimos classificados de cada série descem ao Campeonato de Portugal. Quatro equipas do Campeonato de Portugal subirão à Liga 3 no final da temporada.
É um campeonato profissional?
Não, a Liga 3 não obriga os clubes a ter todos os jogadores com contrato profissional, no entanto, há uma série de regras e pressupostos financeiros mais exigentes do que o Campeonato de Portugal, com o objetivo de preparar os clubes para a profissionalização e reduzir a distância do terceiro escalão para a II Liga. Os clubes foram obrigados a apresentar um pedido de licenciamento, que incluía declaração de inexistência de dívidas, e garantia que os jogadores não recorreram ao fundo de garantia salarial no ano anterior.
Quem não pagar a jogadores ou equipa técnica, incorre em multas que podem ir aos mil euros, sendo que há ainda a previsão de perda de pontos e inscrição de jogadores caso um cluba recorra ao fundo de regularização salarial. O maior exemplo do controlo financeiro que a Federação terá com a competição é o Leça, que se qualificou para a Liga 3, mas a inscrição foi recusada devido a uma dívida ao fisco. O clube de Leça da Palmeira foi substituído pela Sanjoanense.
Os jogos serão transmitidos?
A FPF garante que a maioria dos jogos será transmitido pelos meios oficiais do organismo, o Canal 11, e haverá prémios a distinguir os melhores jogadores e treinadores.
13 Agosto, 2021 at 18:49
“a maioria dos jogos será transmitido pelos meios oficiais do organismo, o Canal 11”
Este é um deles.
Curioso para ver esta malta, bons valores, bom treinador e agora, tudo em relvados.
13 Agosto, 2021 at 18:52
André Paulo
Hevertton – Chico Lamba – João Goulart – Gonçalo Costa
Edu Pinheiro – Dário Essugo
Bernardo Sousa
Geny Catamo – Paulo agostinho – Joelson
Dúvidas em bernardo Sousa e no duplo pivôt. Mas percebe-se, quer manter os jogadores que ainda tem confiança. Só não percebo a não inclusão do Gonçalo Esteves e Flávio Nazinho. João Daniel Santos e Tiago Ferreira tem de esperar a sua oportunidade
13 Agosto, 2021 at 18:52
Rodrigo Fernandes e Bruno Paz é para emprestar se essugo e edu pinheiro estão à frente
13 Agosto, 2021 at 19:10
Suplentes do #SportingB:
Gonçalo Pinto, João Daniel, Diogo Brás, Rafael Fernandes, Duarte Carvalho, Tiago Rodrigues e Lucas Dias.
13 Agosto, 2021 at 19:01
Um 11 algo estranho.
Para ganhar.
13 Agosto, 2021 at 19:13
Metias o Bruno Paz e o Rodrigo Fernandes e era um 11 quase igual ao da época passada.
É normal a continuidade, os reforços vão entrando.
O miolo vai ser fundamental perceber a posição do Essugo
13 Agosto, 2021 at 19:19
Daí a estranheza, falou-se em fecho de ciclo e renovação.
Callai, Tiago Ferreira, Esteves, Nazinho nem no banco (Amorim não deve ter libertado).
13 Agosto, 2021 at 19:16
Edu Pinheiro, João Goulart, Bernardo Sousa, Diogo Brás, Tiago Rodrigues
Pensei que tivesse fechado o ciclo para estes todos. Última oportunidade, falta de jogadores para fazer 3 planteis (B, U23 e U19) ou outra razão?
Cozinheiro JFCC chamado à mesa 6!
13 Agosto, 2021 at 19:18
Olha também eu. Goulart fez uma muito boa meia época com chico lamba é sempre para manter, estava com o contrato ate 2021 por isso devem ter renovado vinculo.
Agora Edu Pinheiro deverá ser só para dar mais experiencia ao plantel.
O restante, também fiquei surpreso pela sua permanencia. São jogadores que não adicionam grande coisa
13 Agosto, 2021 at 19:18
Pensei que ia ver o Vando Félix a jogar (pelo menos no banco) e também estranho a ausência do central José Marsà
atenção ao avançado do adversário, um tal de Paulo Costa
13 Agosto, 2021 at 19:19
Devem ir entrando ao longo da temporada. Equipa sólida defensivamente, devem conhecer melhor as ideias de celikkaya. Nenhum dos 3 jogadores novos, Kiko Felix, Marsá e vando felix não estão nas contas
13 Agosto, 2021 at 19:21
Em que canal e a que horas dá o jogo ?
13 Agosto, 2021 at 20:15
Canal 11 Chico e começou às 19,30.
SL
13 Agosto, 2021 at 19:21
A equipa B devia ser extinta. Jogando, a ser com 3 centrais.
13 Agosto, 2021 at 19:30
Chico lamba tem uns pés parecem tijolos
13 Agosto, 2021 at 19:48
Tanta queda, tanta paragem…
13 Agosto, 2021 at 19:51
Este Benny é raçudo… Não desiste de um lance.
13 Agosto, 2021 at 20:04
Jogo fraquinho, até agora… Tudo muito perro… Venha a segunda parte.
13 Agosto, 2021 at 20:41
Falta um central com capacidade de construção. Chico Lamba é verde e só tem feito disparates. Para soltar mais o Essugo, mas de resto estamos sólidos defensivamente, que já vem sendo caracteristico das equipas do celikkaya.
Primeiro os processos defensivos.
A ligação entre benny sousa – Geny Catamo e Paulo Agostinho não está a funcionar. Joelson e Gonçalo Costa melhor na segunda parte
13 Agosto, 2021 at 20:41
Esperemos que esse seja Marsá, o espanhol.
13 Agosto, 2021 at 20:42
Com as movimentações de Benny e geny Catamo para o centro do terreno, tem que se pedir mais a hevverton que suba, para dar mais uma linha de passe no ataque continuado.
13 Agosto, 2021 at 20:52
Joelson egoísta, agora.
Mas o golo está quase a chegar.
13 Agosto, 2021 at 20:53
Este loureiro é o que jogou no Sporting? Vindo do Gil Vicente?
13 Agosto, 2021 at 21:14
É esse mesmo, que marcou um golo ao benfica, na época 2003/2004 creio
13 Agosto, 2021 at 21:01
Penálti, pá!
13 Agosto, 2021 at 21:04
Jogo parado, mostram repetição de um ataque do real e não mostram o possível penálti a nosso favor. Critérios do realizador…
13 Agosto, 2021 at 21:04
Dário Essugo, um míudo que joga a gasóleo.
A equipa estourou, vamos sair de lá com -2 pts
13 Agosto, 2021 at 21:06
Já acabou?
13 Agosto, 2021 at 21:10
O vermelho não ajudou.
13 Agosto, 2021 at 21:10
Faz me alguma confusão de ver um gajo como o Edu Pinheiro que está cá há 5/6 anos, com 23 anos a jogar numa equipa como esta, veio do Paços ainda com a anterior direcção.
Depois de andar em dois empréstimos já, ainda continua a ter oportunidades no SportingB.
Se calhar era melhor dar-se a oportunidades a alguém mais novo.
E deixava-se o Edu ir á sua vida.
13 Agosto, 2021 at 21:16
A ressalva fez-me sorrir… Óvalhamenossassenhora…
13 Agosto, 2021 at 21:19
+1
A única hipótese que vejo é estar a fazer um papel como o do Neto ou do Antunes, de (neste caso, não de pai mas) irmão mais velho daquela miudagem toda.
13 Agosto, 2021 at 21:25
Será o papel dele numa fase inicial. Dar alguma consistência defensiva, para dar espaço a João Daniel Santos ou Essugo carburarem e ganharem estaleca. É a única razão para que eu vejo para continuar, porque de resto acrescenta muito pouco. Atrasa muito o jogo, quando o devia esticar e acelerar na posição dele com segurança.
Plantel com demasiadas opções para a posição 6 – 8 (sem contar com Bruno Paz e Rodrigo Fernandes);
Edson Silva
Gilberto Batista
João Daniel Santos
Dário Essugo
Edu Pinheiro
14 Agosto, 2021 at 10:30
Mas é mais que óbvio e ainda faltaria mais um. É preciso quem ponha ordem na casa. Por qualquer razão o melhor jogador em campo tem 35 anos.
13 Agosto, 2021 at 21:39
O novo Kikas
13 Agosto, 2021 at 21:14
Bah… Há ali muito jogador ainda muito preso de movimentos.
13 Agosto, 2021 at 21:16
Os putos têm de comer muito pão.
Alguns tiques de vedetismo, sem PL e sem o sistema de jogo dos A.
Num campeonato de maduros, vamos passar mal.
13 Agosto, 2021 at 21:28
O objetivo inicial passa por eles passarem mal. Assegurarem na melhor das hipóteses, o segundo ou terceiro lugar, que dá acesso à segunda fase creio.
Mas este ano não será um ano para grandes vitórias. É fazer crescer os meninos da geração de 2003,2004, com a ajuda de alguns jogadores mais velhos
13 Agosto, 2021 at 21:34
Os 4 primeiros passam à fase seguinte.
SL
14 Agosto, 2021 at 10:34
União de Leiria, Alverca, Setúbal, Torreense. Só aí estão 4 com planteis de segunda liga e com muitos jogadores com experiência de primeira e formação nos três grandes. É verdade, somos o Sporting, mas cuidado com euforias para não haver desilusões.
13 Agosto, 2021 at 21:32
Pouquíssimas acelerações, pouquissima gente que acelera o jogo com a bola no pé. Sao jovens e tal mas muito pouco para amostra, um ou fois apontamentos positivos (O Goulart joga como jogava o DD e o Catamo ao meio é a la Tabata)
13 Agosto, 2021 at 21:53
Com 3 motores a gasóleo no meio campo. Falta talvez Tiago Ferreira e João Daniel Santos
13 Agosto, 2021 at 22:07
Acredito que seja uma.equipa nova, à procura de entrosamento, mas esperava ver algumas acelerações e variações de flanco, com forca.
Muita bola morta, muito passe morto, geralmente é mau sinal. Dois ou três mais sólidos, apenas.
Muito para melhorar se se quiserem sentar à mesa dos grandes…
SL
14 Agosto, 2021 at 7:53
Ainda muito por afinar, jogo fraco.
Penso que será para ganhar consistência ao longo da primeira fase para depois fechar com a subida, mas honestamente, não gostei.