Não concordando com muito do que a Sofia diz, é de enaltecer o assumir da sua cor clubística. Outros há que dizem que são da Juventus. Do Barcelona. Do Atlético ou do Desportivo da Murrunheira.
O problema (que não o devia ser) é consoante a cor, leituras logo enviesadas. No desporto e não só.
Mas clubismos à parte, o que me passa à frente dito por ele é um monte de barbaridades. Fico com a sensação que opina para outros gostarem e na verdade nem é aquilo que pensa.
O problema da Sofia não é ser mulher ou ser do Sporting.
É o estereotipo. É que ela tem um estereotipo de jogo e de jogador e tudo o que saia daí não presta. O Futebol para ela é monocromático…
E não é só dela…é dela e de mais uns quantos “filósofos”…
Outro problema diferente é a incapacidade do resto das pessoas de lidarem com isso. Ela tem essa limitação. Quem gostar de ouvir vezes sem conta exatamente o mesmo e quem quiser que todos os problemas do futebol se resumam a valorizar a bola e tal…que a siga. Quem não gosta, que procure alternativas de comentadores que vêm e percebem o jogo como ele é nas suas diversas dimensões e possibilidades e não apenas como eles querem que ele seja. A cena de pegar numa “Sofia” qualquer…ou noutro monocromático qualquer…e partir para o insulto de caracter e assim….são os dias de hoje em que as pessoas são quase incapazes de ouvir opiniões…
Já tu Policromático, dotado de uma ” Sapiência “, vinda sabe-se lá de onde, podes avaliar do alto da tua cátedra os ” Filósofos Monocromáticos ” !
Calado és mesmo Doutor !
Tu sim ! … dizes muitas asneiras ! E tens um déficit de respeito e de democracia, 8 à boa tradição da escumalha dos actuais dirigentes do SCP, também doutores ! ) que não te permite aceitar as diferentes opiniões dos outros !
Mas a culpa não é tua ! É antes da tua progenitora que te pariu !
Continua cheio de ti, a avaliar os outros, e não te olhes ao espelho !
Talvez te assustes … !
Eu não ganho a vida a comentar…ao contrário dela e de ti…
“Outro problema diferente é a incapacidade do resto das pessoas de lidarem com isso. Ela tem essa limitação. Quem gostar de ouvir vezes sem conta exatamente o mesmo e quem quiser que todos os problemas do futebol se resumam a valorizar a bola e tal…que a siga. Quem não gosta, que procure alternativas de comentadores que vêm e percebem o jogo como ele é nas suas diversas dimensões e possibilidades e não apenas como eles querem que ele seja. A cena de pegar numa “Sofia” qualquer…ou noutro monocromático qualquer…e partir para o insulto de caracter e assim….são os dias de hoje em que as pessoas são quase incapazes de ouvir opiniões…”
Não insultei ninguém, nem sequer a senhora sua mãe !
Fiz uma reflexão sobre a arrogância da postura de uma determinada pessoa !
Com os comentários que faço NÃO GANHO RIGOROSAMENTE NADA !
Antes …perco tempo e paciência a ler os comentários de ti , porrinho, J …etc…etc. !
Mas defendo a minha posição de principio contra os interesses ( Godinho Lopes e Ca. ) instalados no SCP, que tanto têm prejudicado o clube !
Tendo-o ( ao clube e SAD ) deixado em falência em 2012 !
Não defendo ninguém ( O BdC que não tem mais condição de voltar a ser presidente do clube, mas deve-se corrigir uma injustiça e ser reintegrado como sócio de pleno direito, sem qualquer penalização, pois prestou grandes serviços ao clube )
Ou tikas o takas ou para a Sofia não dá. Demasiado nova para as pérolas acumuladas, mas para malta que já ouviu a merda que se ouvia há uns anos pelas tvs foras a Sofia está longe de ser um problema. Por exemplo, ouvir o Maniche chega a ser penoso. Pior que a Sofia é ter malta que ainda hoje fala pouco do jogo e muito do “ambiente”.
Ouvir a Sofia sempre é melhor que ouvir o Joaquim Rita ou o Batista ou o … como é que se chama o outro que até dizem que é Sportinguistas?! Ou o Dani ou muitos e muitos outros…
Apesar de me cansar, ao menos sempre é mais interessante…
Felizmente deixei-me disso. Nem custou.
Farto de “análise” e rescaldo. Já basta os comentários durante os jogos. Nos jogos apertados do Sporting tenho de tirar o som, nos restantes funciona como “comic relief”. Desde as intermináveis entrelinhas às fases de construção, pergunto-me se algum daqueles tipos (e os espeta-dores que ouvem e ouvem) realmente está a ver um jogo de futebol ou se está imerso num qualquer universo paralelo tipo Matrix.
Antigamente os locutores de rádio adornavam um bocado a coisa (a bola a RASAR a trave), mas os actuais comentadores na Tv abusam. Com a agravante de relatarem algo que estamos a ver. Ainda no slb-psv o tipo da tvi devia estar a ver algo completamente diferente… e nem acho que fosse fanatismo, ele acredita mesmo no que diz ver. Se bem que naquele caso em concreto é possível que o Dani tivesse estado uns minutos antes no estúdio e deixasse vestígios que influenciassem os que entrassem depois.
Tenho de experimentar ver a bola na tv sem som, mas com o rádio ligado, talvez seja essa a resposta, não acredito que o locutor tenha tempo para analisar o jogo ou o que quer que seja que eles ache que está a ver.
Durante as férias fui “obrigado” a ver o Benfica PSV se queria voltar a sentir algo relacionado ao futebol, não só o jogo foi deprimente, como o relato foi digno de um episódio do ultimo a sair. Entre ouvir o Luis Vilar ou o grunhido de um porco venha o diabo e escolha.
No dia em que conseguir tirar o som do comentário e deixar só o som ambiente, serei um homem feliz…
90% das vezes vejo sem som…mas agora, com a minha ausência prolongada do estádio, sinto ainda mais falta de ouvir o “som ambiente”…
Não vejo nenhum “pós-jogo”. Vou vendo programas sobre futebol durante a semana…e é nesses que vou apanhando o que a Sofia diz. Ao menos ela fala de futebol…
Miguel ( Simpsom )
A propósito do meu Post de ontem Eu disse a propósito do post do Rip 999 o seguinte
Diastristes
22 Agosto, 2021 at 16:57
Dinheiro enterrado em entulho ?…. Ahahahah
Como estás enganado meu caro !
Centenas de milhões desviados para paraísos fiscais, nas contas destes dirigentes do clube e empresário Jorge Mendes !
A não contratação de um Ponta de Lança vai hipotecar toda a época do SCP !
E no fim só espero que mantenham o restante plantel na integra ! Senão será a catástrofe !
Anotem quantos são hoje !
Então tu respondeste…
Miguel
22 Agosto, 2021 at 17:38
Responder
“Centenas de milhões desviados para paraísos fiscais…”
Triste, larga a droga, pá!
E faz uma continhas antes de dizeres estas barbaridades SEM TERES QUALQUER PROVA disso!
…/…
Miguel ontem estava para te responder, mas não tive nem tempo nem paciência !
Coisas mais importantes para fazer na vida que aturar-te !
Mas hoje ainda assim, aqui fica :
Queres provas das aldrabices do Varandas & Ca ?
Anota que a TVI e “Mais Futebol” são o órgão de comunicação oficioso do SCP !
noticia ” MF ”
Sabe quanto resta ao Sporting receber do contrato com a NOS?
Leões já receberam, através de pagamentos ou adiantamentos, mais de 205 milhões de euros
Redação Maisfutebol
@maisfutebol
O Sporting já recebeu, através de pagamentos, adiantamentos ou créditos, praticamente 40 por cento do montante total do contrato com a NOS. Recorde-se que inicialmente a SAD leonina tinha a receber 515 milhões, sendo que deste valor já foram descontados 205,4 milhões de euros.
Isso mesmo é o que se percebe do prospeto enviado à CMVM, relativo à adminissão de 28 milhões de ações à negociação.
«À data de 30 de setembro de 2018, o montante global de receitas até final do contrato celebrado com a NOS ascende a 353,7 milhões de euros, dos quais já foram descontados 44,1 milhões», pode ler-se.
Ora por isso, sobram para o Sporting receber nesta altura 309,6 milhões, sendo que o contrato de direitos televisivos com a NOS ainda não chegou sequer ao final da primeira de dez épocas (isto apesar de ter sido celebrado em dezembro de 2015, pelo que a SAD leonina começou a adiantar valores logo nessa altura, muito antes do contrato entrar em vigor).
O prospeto leonino indica, de resto, que do valor de 44,1 milhões de euros descontados depois de 30 de setembro «24,5 milhões correspondem à época desportiva de 2018/2019 e 19,6 milhões correspondem à época desportiva de 2019/2020».
Ora por isso, o Sporting só tem a receber da época 2018/19 mais 3,3 milhões euros e da época 2019/20 mais 11 milhões de euros. O que leva o proposta a concluir que a Sporting SAD só «terá fluxos financeiros relevantes derivado deste contrato a partir do último trimestre da época desportiva 2019/2020». Ou seja, daqui a mais um ano.
Então mas ….
Sporting falhou o pagamento de 40 milhões e tenta acordo com os bancos
Millenium e Novo Banco deram prazo até final de março para dívida ser regularizada
Redação Maisfutebol
@maisfutebol
O prospeto enviado pelo Sporting à CMVM, relativo à admissão em Bolsa de 28 milhões de euros em ações, revela que o Sporting falhou o pagamento de 40 milhões de euros ao Millenium e ao Novo Banco.
A dívida em causa diz respeito a reembolsos antecipados obrigatórios (16,2 milhões) e a reforços à conta reserva (24,1 milhões), os quais venceram todos entre 30 de junho e 31 de agosto de 2018.
Os bancos podiam por isso recorrer aos meios legais para executar a dívida, mas concederam ao Sporting um waiver (renúncia temporária) até final de março de 2019 para regularização das obrigações.
A SAD leonina acrescenta que está nesta altura a negociar com os bancos uma solução de pagamento, através da renegociação do Acordo Quadro celebrado por Bruno de Carvalho em 2014, solução essa que tem de ser encontrada e formalizada até ao final do mês de março.
Agora digo eu ….
1° – Resumindo contracto da NOS tem vindo a ser antecipado e mesmo assim continua a dever-se e a falhar Pagamentos. Apenas ao Jorge Mendes devesse neste momento 28 M€ depois de se ter pago à Gestifute ( finais do ano 2018) uma divida ( Inexistente ) de cerca 20 M€ !
2° – As “VMOCS” ( contratados aos Bancos ) continuam por liquidar, e a esvaziar os cofres do clube, e a reduzir em 60% as receitas futuras das vendas de jogadores ” Ad eternum ” !
3° – As receitas da venda de Jogadores, em que detemos APENAS 50% do passe, ou não se fazem, ou serão diminutas .
Ora vê lá … se percebes algo muito simples :
Se HAVIA um contracto (direitos Televisivos ) de 500 M€ vá lá para ser honesto 470 M€ que foi sendo antecipado, e as dividas ( que continuam a aumentar ) bem como os contratos de compra de jogadores (50%), e técnicos de Futebol, continuam por pagar e o Passivo e Divida Estruturada continuam a crescer como consta na demonstração de resultados e contas apresentados à CMVM por esta direcção !
Então ? …. (Responde lá …. ó Vicente ! ) …Para onde fui o DINHEIRO ?
…/….
Mas em 2018 a situação financeira era muito melhor.
Situação financeira do Sporting CP: empréstimos obrigacionistas
No Jornal de Noticias
Bruno de Carvalho
30 Abril 2018 — 00:00
A verdade sobre a situação financeira
Muito se tem falado e escrito sobre a situação financeira do Sporting CP. Da oposição à cartilha, todos vão envenenando a opinião pública. Infelizmente o sucesso de uns é a azia de outros. Uns porque não derrubam o poder e outros porque demonstram a sua incapacidade de bem gerir e de bem negociar. E qual a verdade por detrás de tantos vídeos, entrevistas, artigos de opinião, manipuladores e falsos?
Temos o reequilíbrio da situação económico-financeira de todo o Grupo Sporting, garantindo uma sustentabilidade associada a um crescendo de sucesso desportivo. Crescimento sustentado de todas as linhas de receitas comerciais – direitos TV, merchandising, bilheteira, quotizações, publicidade e patrocínios, entre outros; Redução/controlo de custos, seguido de uma fase de investimento com um aumento de custos de forma controlada e sustentada; Forte crescimento das receitas de venda de direitos económicos de atletas, com as duas maiores transferências de sempre da história do Sporting CP por 70 milhões + objectivos e a maior de sempre do futebol português de um atleta nacional para o estrangeiro – até Dezembro de 2017, esta Administração atingiu os 200 milhões de euros de vendas de jogadores sendo 154 milhões de euros mais-valias; Recuperação dos direitos económicos de 37 jogadores, permitindo que o Sporting CP fique com estas receitas ao invés de as ter de passar a terceiros – valor recuperado pelo Sporting ascende já a cerca de 41 milhões de euros; Melhor contrato de direitos TV em Portugal resultante da negociação com a NOS num total global de 515 milhões; Aumento do número de sócios, tendo já ultrapassado os 170 000 e mantendo um objectivo de crescimento continuado; Aumento do património com o Pavilhão João Rocha e forte investimento nas infraestruturas e nas modalidades.
Com tudo isto, o activo da Sporting SAD ascende a 287 milhões de euros, o que duplica desde 2013, sendo que a valorização real dos activos dos jogadores não está registada, pois os jogadores da formação estão avaliados em quase 0 (facto propositadamente ignorado por todos os pseudo especialistas) pelo que este aumento é ainda mais significativo; O Capital Próprio é positivo em 17 milhões de euros o que compara com o Capital Próprio negativo de 116 milhões de euros em 2013; Em termos de Passivo destaca-se a redução da dívida bancária em 75 milhões de euros desde 2013, 16 milhões dos quais na presente época, o que é uma amortização superior ao que estava previsto no acordo com os Bancos até Junho de 2022; Em termos de resultados, a soma das últimas 4 épocas completas é de 18 milhões de euros quando as anteriores 4 épocas foi negativo em 160 milhões de euros.
Mas nunca estamos satisfeitos e por isso, nestes últimos meses, conseguimos negociar uma melhoria das condições da reestruturação financeira, não por necessidade de financiamento adicional pelos Bancos (BCP/NB) ou por um falhanço da reestruturação, mas sim pelo sucesso da mesma. Esta melhoria da reestruturação representa uma adaptação à nova realidade de sucesso financeiro e competitivo do Grupo Sporting. Consideramos que o ponto de maior importância para os Sócios do Sporting CP é a alteração do valor máximo a pagar para garantir a manutenção da maioria na SAD passando de 44 milhões para 17,5 milhões, dos quais já temos na conta reserva 5 milhões e no início da próxima época já teremos a totalidade necessária para garantir a maioria na SAD; Definição do preço de compra de cada VMOC a 30 cêntimos por utilização da conta reserva, o que significa que o Clube e seus sócios apenas necessitam de 40,5 milhões para comprar a totalidade das VMOC, em vez dos anteriores 135 milhões, o que até é inferior ao esperado valor de 44 milhões necessário para garantir apenas a maioria na SAD (em que os Bancos ficariam com 91 milhões de VMOCs em seu poder); Com a alteração de condições de reembolso e a opção de compra das VMOCs, deixa de haver a necessidade da nova emissão de 55 milhões de VMOCs (a ser subscritas pelos Bancos) nem do aumento de capital de 18 milhões, podendo este ser feito ou não.
Esta negociação foi conseguida sem aumento das taxas de juros e sem entrega de garantias adicionais aos Bancos.
Isto tudo também serve para “perceber” a posição tornada pública pela Holdimo, com o pedido de uma AG da SAD, pois a mesma percebeu que rapidamente a sua posição ficará diluída (cerca de 10% face aos 26% atuais).
No final das contas a verdade é que um investimento em obrigações é bom independentemente da SAD, sendo que inegavelmente, pois contra factos não existem argumentos, as do Sporting ainda se demonstram como um investimento melhor e muito seguro.
Mas não devemos esquecer que estes ataques espúrios, de elementos de outras SAD ou a mando das mesmas (já para não falar da pequena, mas irresponsável, oposição interna no Sporting) prejudicam seriamente o mercado.
Entre os ataques que foram feitos à realidade económica do Sporting CP encontra-se um vídeo do comentador benfiquista Camilo Lourenço, no qual podemos elencar um conjunto de graves mentiras:
1. Fala de Capitais Próprios negativos – não o são desde as contas de 30 de Junho de 2016; as de 30 de Junho de 2017 já são positivas e mantêm-se à data de hoje;
2. Fala de contas auditadas dizendo que as únicas são as de 2016 (deduzo que as de 30 de Junho de 2016). É falso! As contas de 31 de Dezembro de 2017 estão auditadas;
3. Fala do factoring como sendo antecipação de receitas – o factoring no Sporting existe há muitos anos e é uma forma de financiamento normal que está englobada no acordo quadro com o NB e BCP. Temos linhas de empréstimo ditas “normais”, factoring, leasing e descobertos bancários, tudo englobado numa estrutura que procura buscar as garantias reais necessárias para que os bancos tenham menor risco e o Sporting taxas mais baixas (a este propósito, à data de hoje o SCP tem os custos de financiamento mais baixos dos três grandes – basta fazer o rácio gastos financeiros por valor médio dos empréstimos: SCP: 3,7%; FCP: 6,4%; SLB: 4,9%);
4. Fala de uma reserva às contas do Sporting no 1º vídeo depois no 2º diz que se enganou e que é uma ênfase (o que se percebe ser muito menos grave): esta ênfase refere que os activos de curto prazo (a receber a menos de um ano) são muito inferiores aos passivos de curto prazo (a pagar a menos de um ano). Esta situação é bastante comum nas SAD onde o valor dos plantéis é considerado um activo de médio e longo prazo, contabilizado nos activos intangíveis. Para além disso, no fim do 1º semestre de um ano, com 6 meses decorridos, os passivos de curto prazo incluem verbas significativas de proveitos diferidos (facturados e recebidos no início da época e diluídos ao longo dos 12 meses: SCP: 24 milhões, FCP: 9 milhões, SLB: 15 milhões). No total as necessidades de fundo de maneio (diferença entre o activo corrente e o passivo corrente são de: SCP: -114 milhões, FCP: -148 milhões, SLB: -60 milhões) – esta ênfase encontra-se nos relatórios das três sociedades. Fala desta ênfase como se tratando de cash flow negativo o que é uma mistura de conceitos – o cash flow resulta do mapa de cash flows que é apresentado em todos os relatórios e contas. Em 30 de Dezembro de 2017, no caso do Sporting é negativo no operacional (sem vendas de jogadores) em 0,9 milhões e fica positivo em 28,4 milhões com as receitas das vendas de jogadores. O FCP no operacional é negativo em 6,6 milhões e depois das receitas e compras de jogadores fica positivo em 4,8 milhões. O SLB é negativo no cash flow operacional em 5,6 milhões ficando positivo depois de compras e vendas de jogadores em 6,3 milhões, ou seja, o cash flow do SCP é o menos negativo dos três grandes e após transações de jogadores é o que fica mais positivo;
5. Fala em diversas operações de emissão de obrigações (12+26+30 milhões= 68 milhões?) quando a única que há é de 30 milhões (FCP tem 80 milhões e SLB tem 155 milhões).
Empréstimos obrigacionistas
I – Riscos
Na avaliação prévia a toda a “crise” institucional do Sporting os assessores financeiros do Sporting já tinham antecipado alguns riscos relacionados com operações de empréstimos obrigacionistas pelas seguintes razões:
a) Há um risco reputacional associado ao SLB relacionado com tudo o que tem vindo a ser divulgado em termos das investigações por parte do Ministério Público. Os investidores, apesar de muitas vezes seguirem o coração, têm decisões racionais o que as pode fazer sair destes investimentos. O SLB vai fazer em Junho/Julho uma emissão de 45 milhões;
b) A propósito do Sporting tem apresentado uma proposta de 60 milhões o SLB também fez em 2013 e 2014 um pedido de autorização de empréstimos obrigacionistas (ver aqui) até 130 milhões, que foi o compromisso que assumiu com o Novo Banco depois de ter sido apanhado na hecatombe do BES e de ter de reembolsar quase 150 milhões de obrigações emitidas particularmente e que estavam colocadas nos fundos da ESAF, a exemplo de dezenas de operações do Grupo Espírito Santo (processo montado pelo benfiquista Amílcar Morais Pires);
c) O SLB tem três emissões que tem de renovar anualmente de 45+50+60 milhões = 155 milhões. Atualmente o SLB não tem exposição à banca o que limitará qualquer tipo de apoio caso haja defaults. Ou seja, o que inicialmente dava garantias aos investidores que não iriam “deixar cair” os empréstimos obrigacionistas das SAD deixou de existir pois o impacto para os Bancos é nulo.
d) O FCP também tem uma operação que era exatamente uma semana depois do Sporting (no final de Maio) de 45 milhões. No total tem 45+35 milhões=80 milhões. As contas do FCP são as piores dos três grandes, apresentando capitais próprios negativos e prejuízos significativos nos últimos anos, também apresentando riscos de não subscrição. À data da decisão do SCP de adiar o reembolso do EO de 2015 falava-se que o FCP iria tentar aumentar este empréstimo. Hoje é expectável que façam um mais reduzido que 45 milhões;
e) O Sporting sempre fez os empréstimos obrigacionistas em Novembro. Fez em 2015 em Maio pois atrasou-se o processo de reestruturação financeira. Este adiamento pretende acertar “o passo” com essa data, a custos mais baixos;
f) Outro risco identificado é que entrou agora em vigor a nova Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF) e um Regulamento dos mercados de instrumentos financeiros – esta nova diretiva europeia vem limitar a capacidade dos bancos e outros intermediários financeiros promoverem uma atividade comercial mais “agressiva” na venda de produtos financeiros. Ou seja, poderão existir limitações na venda destes produtos aos balcões dos bancos e corretoras.
II – Operações em curso
1. Antecipação de receitas do SLB – confirmou uma operação de 100 milhões há dias (comunicado aqui). Falam em 97,3 milhões a que se adicionarmos juros e comissões ultrapassarão dos 100 milhões. Esta antecipação de créditos “sem recurso” significa que cederam as receitas futuras da NOS a uma entidade financeira que irá ser sempre reembolsada sem possibilidade de renegociação de dívida se a operação futura correr mal. O SLB termina com qualquer ligação forte à banca nacional o que não fará sentido numa perspetiva de ligação aos centros de decisão nacionais (ninguém apoiará a sociedade se alguma coisa falhar no empréstimo obrigacionista). Contrariamente ao que se disse inicialmente, através do próprio Presidente do SLB, o que se assiste é à redução do passivo bancário pois a antecipação de receitas terá de ser registada no passivo como “antecipação de receitas”, “proveitos diferidos”, “faturação antecipada”; ou seja, o passivo global não vai baixar e os gastos financeiros até poderão aumentar pelo reconhecimento ao longo dos anos;
2. O FCP também prepara uma operação de financiamento (esta em princípio com recurso) “parqueando” também o contrato da Altice numa entidade do Grupo servindo de colateral para um empréstimo que lhe permitirá reestruturar a dívida;
3. O Sporting, conforme indicado no comunicado de dia 10 de abril (aqui), indica que também terá “concluída com sucesso a negociação de uma nova reestruturação financeira, em condições favoráveis para a Sporting SAD, ajustadas à estratégia de investimento e de valorização de activos que tem sido seguida pela actual Administração”. A informação disponível, para além do já referido, permite adivinhar que ainda passe por maior possibilidade de aumento de dívida financeira e de alterações nos reembolsos obrigatórios.
III – Sobre a emissão obrigacionista de 15 milhões e o adiamento de 30 milhões da Sporting SAD
1. A emissão de 15 milhões está alinhada com o acordo com os actuais bancos (NB/BCP) de permitir aumentos de dívida desde que no global a mesma não aumente; a 31 de dezembro de 2017 a dívida bancária reduziu-se 16 milhões já em antecipação a esta possibilidade;
2. A emissão global de 60 milhões visa autorizar os 30 milhões a emitir em Novembro (para reembolsar a linha de 2015) e esta nova operação que poderá ir de 15 a 30 milhões;
3. Face à conjuntura actual do mercado, da regulamentação existente e da interferência de terceiros, o Conselho de Administração considerou mais sensato, após consulta com os intervenientes do processo e especialistas de mercado, e no momento em que teve de tomar a decisão, prorrogar a actual emissão obrigacionista de 30 milhões para Novembro 2018 com a manutenção do pagamento de juros de 6,25% (taxa anual) por mais seis meses. Esta decisão foi bem recolhida pelos vários intervenientes no processo, nomeadamente, os Bancos, a CMVM e os consultores financeiros da operação;
4. Dado que já existia o objectivo de aumentar a emissão actual de 30 milhões e com a prorrogação da mesma, decidiu-se avançar para uma nova emissão de 15 milhões (com possibilidade de aumento) com um juro de 6% como forma de compensar os investidores que têm apoiado a sociedade;
5. O objectivo é fazer um máximo de 60 milhões até 31 de Dezembro de 2018 (que contempla o reembolso da actual emissão de 30 milhões) de forma a recolocar estas operações no final do ano civil (como sempre foi prática) e de dividir estas operações em maturidades diferentes;
6. Deste modo, repartindo em duas emissões com maturidades diferentes (2020 e 2021), reduzimos o risco de renovação no final da maturidade de cada emissão;
7. Sabemos que estas foram as decisões apropriadas e que deste modo a Sporting SAD sai fortalecida e as emissões obrigacionistas se tornam mais sólidas e novamente um grande investimento para todos.
…./….
FIM
Então Miguel ? … queres provas de quê palhaço ?
Espero que tenhas ficado esclarecido!
Porque senão; ou és BURRO ou desonesto ! escolhe tu!
Eu estou farto de dizer que a situação económica do Clube hoje (2021) é pior do que era em 2018. Farto! E sou constantemente atacado aqui por dizer isso.
Agora, não venho para aqui com frases bombásticas das quais não tenho provas nenhumas.
O que questionei foi claro. “Centenas de milhões desviados”…
Qualquer pessoa percebe o ridículo da afirmação e podes colocar aqui dez páginas de merdas que não interessam para nada que não faz isso ser verdade. E provas disso tens zero, diga-se!
Mas se tens, e não mostras, olha, vai à PJ e dá-lhes isso!
Não gosto de levar isto para o lado pessoal mas és o gajo mais ridículo que aqui debita comentários sem sentido nenhum. Ao pé de ti gajos como o leonidas, o 7upsemgás ou o portuguêsmalamanhado parecem gajos inteligentes.
A verdade pura e dura é que não se compra um avançado de jeito, porque não temos dinheiro e estamos mal Financeiramente ! Sobra incompetência a estes dirigentes !
Ou então o treinador RA, não quer ninguém, com ou sem dinheiro ! E aí começo a duvidar do treinador da moda
A culpa não é do Triste, é de quem lhe dá espaço a dar aso à imaginação. Talvez se explicassem para onde foram todos os milhões que entraram neste mandato, os dias fossem mais felizes. O Varandas é capaz de ser o presidente menos transparente de sempre, e mesmo assim, vai estar 8 anos mínimo na presidência.
Estamos na net, podes dizer o que te apetecer e não sou eu que te vou impedir nem contrariar até porque não o fiz. Claro que se quem de direito apresenta factos concretos que te impedem de dizer o que queres a coisa muda de figura. Se te dissessem, acompanhado por documentos oficias, para onde foram canalizados os 300M ou que foi que a direção do Varandas já faturou, talvez não andasses a falar em paraísos fiscais ou o que seja. Digo eu.
Tecnicamente continuo com o cu no mesmo sitio, mas acho que não vou perder mais tempo com o Triste, também não sei o que me deu para o fazer hoje, sabia que me ia arrepender lol
Oh… Pirilampo Arco-íris LGBT,
és um perverso da merda ! Além disso sou Heterossexual não gosto de GAJOS porcos de língua como tu, e não tenho nenhuma tara percebes-te ! …Oh palhaço
Pára lá ! …como insinuações maldosas, pois tenho sobrinhas, e nunca lhes toquei, nem em pensamento !
Sucesso sem transparência deixa-me um amargo na boca. Muito dinheiro que entrou e o buraco continua aparentemente gigante. Não sei se algo foi hipotecado, não sei se está a ser realmente bem feito. As contas não têm sido boas, mas se está para acontecer merda das grandes, só vamos saber quando nos esfregarem na cara.
Espero que não se esteja para repetir o erro “BF” onde tods yma estratégia foi baseada numa hipotética venda, que não aconteceu na altura prevista e que nos hipotecou uma época e nos custou uma pequena fortuna…
A transparência (sem que prejudique o negócio) é sempre desejável; mais, falar constantemente no outros, no Inferno das heranças pesadas e nunca ter apresentado evidências disso e fazendo o mesmo para a sua Gestão nao abona muito nem em transparência, nem em competência nem em honestidade moral.
O foco tem de ser interno, sempre devia de ter sido assim. A transparência é para os sócios, quanto mais souberem e mais participativos na vida do clube melhor. Claro que há níveis de transparência, mas o que se passa é aberrante. Quais são mesmo os contornos oficiais do negócio do Vinagre? Pois…
Ou acreditamos no Record e somos “cofinados” ou andamos todos a atirar merda para a ventoi ha sem fazer a.minima.ideia de quem está cwrto – e se alguem está certo.
Houve uma altura em que pensei que estes negócios, de milhões, tinham de ser obrigatoriamente comunicados à CMVM; pelos vistos enganei-me.
Se as coisas fossem sempre feitas com lisura e na defesa dos interesses do SPORTING, qualquer dos métodos funcionaria. Como estava, podias ter uma MAG a boicotar uma direção; como está, podes ter uma MAG a validar tudo o que ela faça. Num clube perfeito, nunca aconteceria a primeira e a segunda.
Os dois métodos têm os seus prós e os seus contras. Teres o JaimeJaime a criar uma crise institucional no clube porque lhe apeteceu está longe de ser o cenário ideal.
Quanto ao último paragrafo não faz sentido. Quem votou Varandas votou no RA (um dos prós deste método), porquê não sei, mas sabia que ao votar num estaria a votar no outro. O Rogério apenas faz aquilo para que foi eleito, tentar ao máximo calar todo e qualquer tipo de oposição ou entrave aos desejos da Direção, se quem votou nele achou que fosse ser diferente pronto, aconteceu.
Estando +- de acordo com a substancia…que foi um erro e foi uma das piores coisas que o BdC fez foi aquela mudança de estatutos…
Claro que tinha sido eleito. Ainda te digo mais…não fosse o RA, o Varandas não tinha sido eleito. O RA tem muito peso nos sócios do Sporting…muito mais do que um gajo pensa…
Da outra vez acho que todos sabemos o que aconteceu…aliás até o Eduardo Barroso já o disse. O churrasquinho foi feito para dar o resultado exatamente inverso ao que tinha acontecido (e que era o que todos sabiam que tinha acontecido). O BdC tinha sido eleito e os sócios tinham escolhido o RA para “contrabalanço”. Só eu conheço vários que votaram BdC na altura e RA. Mas o Churrasquinho foi para tirar votos ao BdC e dar um “bombom” à outra candidatura que foi o Eduardo Barroso…
Se consagram a destituição da MAG já deveria ter sido feita, nao acredito que nao existam juristas na oposição/claques que não o tivessem feito imediatamente…
● Festival de Matraquilhos (silly season)
Emprestados (Saldos/Rebajas/Sales/Soldes/Saldi)
Rafael Camacho (Rio Ave) jogou 37% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2024
Bruno Gaspar (Vancouver) jogou 29% dos minutos do campeonato – emprestado até 31/12. Tem contrato até 30-6-2023
Carlos Jatoba (Clube de Regatas Brasil)
jogou 78% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Renan Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) jogou 0% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Marco Túlio (Centro Sportivo Alagoano) jogou 50% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Matheus Oliveira (Coritiba Foot Ball Club) jogou 0% dos minutos do campeonato,tem contrato até 30/06/2022.
Luiz Phellyppe – sporting b,tem contrato até 30/06/2024.
● Radar de pechinchas (intencoes de compras)
Rony Lopes (Sevilha) jogou 54% dos minutos do campeonato pelo Nice (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Yangel Herrera (M.City) jogou 68% dos minutos do campeonato pelo Granada (emprestado), vale 15M no transfermarkt
Trincão (Barcelona) jogou 20% dos minutos do campeonato, vale 25M no transfermarkt
Cristiano Ronaldo (Juventus) jogou 82% dos minutos do campeonato, vale 45M no transfermarkt
Lukas Nmecha (M.City) jogou 91% dos minutos do campeonato pelo Anderlecht (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Carlos Mané (Rio Ave) jogou 77% dos minutos do campeonato, vale 1.5M no transfermarkt
Aquele cujo nome não deve ser pronunciado (Inter de Milão) jogou 66% dos minutos do campeonato pelo SCP (emprestado), vale 12M no transfermarkt
Samuel Portugal (Portimonense) jogou 87% dos minutos do campeonato, vale 800 mil no transfermarkt
Marcus Edwards (Vitoria de Guimarães) jogou 58% dos minutos do campeonato, vale 10M no transfermarkt
Osaze Urhoghide (Sheffield Wednesday) jogou 28% dos minutos do campeonato, vale 300 m no transfermarkt
Pipa (Huddersfield) jogou 74% dos minutos do campeonato, vale 2M no transfermarkt
Daniel Wass ( Valência) jogou 83% dos minutos do campeonato, vale 7M no transfermarkt
Gaël Kakuta (Lens) jogou 71% dos minutos do campeonato pelo Amiens (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Gianluca Busio (Sporting Kansas City) jogou 89% dos minutos do campeonato, vale 4M no transfermarkt
Gilson Tavares (Estoril sub23) jogou 1678minutos em 27 jogos, sem valor atribuido.
Abdul Fatawu Issahaku – Extremo, 17 anos, ganês, MVP da Taça das Nações Africanas sub20 (movimento de scout semelhante ao realizado com Plata), 500 mil euros no transfermarkt.
Al Musrati (Braga) jogou 2987 dos minutos em 44 jogos, vale 10M no transfermarkt
Rúben Candal (Porto sub 19) jogou 6 jogos e marcou 2 golos
Tajon Buchanan (New England Revolucion) jogou 49% dis minutos do campeonato e vale 4 milhões no transfermarkt.
● Equipa B (saidas?)
Babacar Fati – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Hugo Cunha – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Diogo Brás – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Edu Pinheiro – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Anthony Walker – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2023
● Vendas (cash) Já Era
Josip Misic ( D. Zagrebe) jogou 33% dos minutos do campeonato – 2M
Tomás Silva – Fim de contrato – Vizela
Nuno Moreira – Vizela (40 % de futura transferência e uma opção de recompra de €2,5 M.)
Diogo Sousa – Antalyaspor
Pedro Mendes ( Nacional) jogou 39% dos minutos do campeonato, destino emprestimo ao Rio Ave.
Loide Augusto assina pelo Farense.
Elves Baldé assina pelo Farense
Leonardo Ruiz assina pelo estoril
Filipe Chaby (Academica) jogou 21% dos minutos do campeonato – emprestado ao Nacional.
Valentin Rosier (Besiktas) jogou 88% dos minutos do campeonato – 5.1 por 80% ao Besiktas
Eduardo Quaresma emprestado ao Tondela.
Antunes rescinde e vai para Paços de Ferreira
Lumor Agbenyenu rescinde e vai para Aris Salónica
Mees de Wit – Fim de contrato – zwolle Paises
Pedro Marques- emprestado ao Famalicão
Eduardo Henrique (Crotone) jogou 27% dos minutos do campeonato – cedido ao Al Raed.
João oliveira rescindiu e foi para o feirense
Budaq Nasirov – Fim de contrato – sem clube
João Ricciulli – fim de contrato- Vitória FC
Rodrigo Battaglia (Alaves) jogou 73% dos minutos do campeonato – Mallorca por empréstimo
Max – Granada por 4.5 M
Sporar – Middlesbrough emprestimo
Idrissa Doumbia ( SD Huesca) jogou 32% dos minutos do campeonato – Malatyaspor
Dimitar Mitrovski – sem clube
Tiago Ilori (Lorient) jogou 0% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2024 – Emprestado ao Boavista.
Ivanildo Fernandes – rescinde e vai para o Vizela
Diaby rescinde – Al Jazira
Nota: 11.6M
● Entradas
Esgaio (Braga) jogou 94% dos minutos do campeonato, vale 6M no transfermarkt, custo 5.5M.
Pedro Marques (Gil Vicente) jogou 45% dos minutos do campeonato, custo 0.
Ruben Vinagre (Wolverhampton) jogou 83% dos minutos do campeonato pelo Famalicão (emprestado), vale 5M no transfermarkt, custo 10M.
José Martínez Marsà (Barcelona B) jogou 388 minutos de 7 jogos, vale 200 mil no transfermarkt
Etienne Catena (Roma sub17) jogou 668 minutos em 10 jogos, não tem valor atribuido.
Gonçalo Esteves (porto sub 19) jogou em 6 jogos e marcou 1 golo, sem valor atribuido.
Vando Félix (Leixões) jogou 89% dos minutos do campeonato, não avaliado no transfermarkt
Manuel Ugarte (Famalicão) jogou 77% dos minutos do campeonato, vale 5M no transfermarkt – compra 6.5 milhões
Se o Marco Aurélio fosse o 6º pior… que Liga teríamos. O Elpidio não era avançado para uma equipa top mas estava longe de ser mau.
Alguns desses pouco ou nada jogaram, houve uns que embora fossem realmente péssimos ainda espalharam magia durante anos
Esse ranking é um pouco idiota. Incluem muitos jogadores que foram determinantes em equipas pequenas, mas que ‘floparam’ quando se mudaram para clubes maiores. Que dizer então daqueles que nem em Alvercas ou Tondelas conseguiram singrar?
E depois há, por exemplo, o Godemèche. Lembro-me de que foi titular indiscutível na Naval por duas ou três épocas. De certeza que durante esse tempo o clube contratou uns quantos pinos que passaram a época a aquecer o banco…
Foi o que pensei qd vi ali o Silva, olha estes: Kutuzov, Carlos Bueno, Nalitzis, Koke, Viola, Spehar, Kirovski. Todos reforços nossos depois de 2000, e ainda faltam muitos outros.
Noutro sentido, tivemos cá emprestado o Caicedo, que foi completamente queimado mas era jogador apesar de que muita gente o deve considerar flop.
Alguns ali não fazem sentido, logo à cabeça o E. Silva, Jankauskas, Marco Aurélio. Mesmo o Grimi era fraquíssimo mas entre ele e o Marian Had, este último era pior e nem na lista está.
Exercício engraçado mas não houve grande critério nas escolhas.
Bom tarde, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, ainda tens arrozinho de ontem? Então quero um pires dele, azeitonas, meio casqueiro e Tinto da Tasca, por favor.
Varandas, vamos ao teu programa eleitoral (Programa Eleitoral do Varandas – PEV) para ninguém se esquecer como és perito na arte de aldrabar:
-“A nossa proposta baseia-se num compromisso de seriedade, de honestidade, de transparência, de decência, de ética, e de profundo respeito para com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e para com a sua inigualável, insuperável e inexcedível massa associativa” PEV
Seriedade, honestidade, transparência, decência e ética?! E tens a coragem de afirmar que tens um profundo respeito pela massa associativa? Sem vergonha na fronha, golpista! Mentirooooooooooooso!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Arroz à Valenciana pela Chef ana”
Chef ana, vais ocupar a cozinha durante a semana inteira e o menu é sempre o belo do arroz? Maravilha! Eheheheh, só mesmo para chatear e, quem não gostar, coma areia com baba de camelo! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Aquecemos 2 colheres de sopa de margarina e 0,5dl de azeite num tacho grande e com o fundo espesso; Adicionamos 1/2 cebola média picada e deixamos refogar até ficar translúcida; Juntamos 1/2 frango pequeno cortado aos pedaços pequenos e temperado com sal e pimenta a gosto e deixamos fritar até alourar; De seguida colocamos 150g de lulas em argolas e deixamos continuar a fritar; Adicionamos 1 tomate maduro, sem pele nem sementes, cortado aos cubos; Quando o tomate estiver macio, juntamos 1 pimento verde cortado às tiras, deixamos cozinhar por alguns minutos e adicionamos 150g de miolo de berbigão e de mexilhão; Tapamos o tacho, deixamos cozinhar em lume brando e adicionamos 1/2 chouriço de colorau cortado às rodelas (ou 3 salsichas) e salteamos um pouco. Gib, 1 copo de sangria para a senhora, 1 gin para nós e vinho de arroz para a mesa do canto, por favor. Entretanto, cozemos 300g de gambas (ou camarões) em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos, escorremos e reservamos o caldo depois de coado; Descascamos as gambas, reservando algumas com casca para a decoração; Utilizamos a água de cozer as gambas (2 vezes e meia a quantidade do arroz), vertemo-la na panela com os restantes ingredientes, na qual diluímos um pouco de açafrão e adicionamos 100g de ervilhas; Assim que o caldo levantar fervura, deitamos 200g de arroz, retificamos o sal e a pimenta e deixamos cozer durante 12 minutos; Um pouco antes de terminar a cozedura do arroz, juntamos as gambas cozidas e descascadas; Finalmente, enfeitamos o arroz com as gambas inteiras reservadas, algumas rodelas de limão e está prontinho a servir.
Parabéns, Chef ana, o teu petisco está topíssimo!
Gib, a sangria casa bem com este manjar? Amanhã temos novamente arroz.
Ana, uma sobremesa fresquinha vinha mesmo a calhar.
Riacho, areia e baba de camelo para a mesa do fundo, por favor.
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos, 2 Constantinos e 2 Saquês de Arroz para as varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Resistentes, a Chef ana vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
Aspeto: Apresenta côr amarelo pálido mas límpido
Aroma: No nariz tem um mistro tropical e floral, abacaxi, papaia, flor de laranjeira, notas de maçã cozida, bouquet muito expressivo e excelente mineralidade.
Na boca: Vinho intenso, volumoso, excelente lágrima, tosta discreta e equilibrada,tudo muito bem conjugado num conjunto de excelente complexidade.
O final: Final de muito bom comprimento.
Por ora vamos encher os copos de gin e sangria para refrescar o palato 🙂
Sobremesa fresquinha… é arroz doce saído do frigorífico, que o deixei lá ontem. E para a semana toda! Arroz! Muito arroz! Tudo de olhos em bico para vermos o Futre a dizer que vieram charters de chineses para cá à conta do Wang!
O Joelson foi titular no primeiro jogo da B. Ontem, nem no banco esteve. Ter-se-á lesionado? Os outros 3 creio que ainda nem sequer foram convocados para nenhum escalão esta época. Também acho isso absolutamente bizarro. Até porque tem-se notado, neste início de época, alguma falta de qualidade, desde os sub-19 até à B.
comentário do treinador ” intelectual” à Sportv 1 após o jogo do B Sad !,
Paz no clube: ” – O jogo esteve sempre controlado e, como marcámos cedo, ficámos mais confortáveis. Recuperávamos rapidamente a posição quando o Belenenses tinha a bola. Eles não facilitam, sabem que a paz neste clube custou-nos muito e sabe muito bem e por isso não facilitamos, é uma coisa que me agrada muito na equipa e que nós fazemos questão de meter na cabeça deles [jogadores]. Jogámos bem, pelos corredores, cruzámos, podíamos ter finalizado melhor, o Paulinho teve algumas oportunidades e não fez golo, dominámos e foi um resultado justo, que, quanto a mim, peca por escasso.”
Rúben Amorim abandona essa agenda da Escumalha, antes que caias em desgraça, pois não conheces o dia de amanhã !
Outros ( Marco Silva ) também eram os melhores treinadores deste ” Mundo ” e hoje anda pelo 2° escalão do futebol Inglês !
Não vale a pena. O Sporting e o Brunismo são uma boa maneira de entender fenómenos como o Chega e o Trumpismo.
Se não dá para discutir com quem está radicalizado por estes dois últimos, não vale a pena também tentar discutir com os Brunecos. Pelo menos aqui são uma ameaça bem menor à democracia do Clube.
Vi este fim de semana uma réplica oficial de uma petite camisola do Sporting, 40€. Já tive folhas de papel menos finas. Aquilo deve ser um adereço, decerto não é para usar.
E desse grupo, provavelmente, ficas com o Renan e o Matheus Oliveira a mamarem ordenado dando voltas a um campo qualquer lá para Alcochete, que ninguém lhes paga o que ganham aqui…
A treinadora de futebol feminino do Sporting, Mariana Cabral, admitiu esta segunda-feira que a equipa precisa de “mais algum tempo” para consolidar o seu jogo, mas disse também que está preparada para defrontar o Benfica, no sábado.
A cinco dias de discutir a Supertaça com as eternas rivais, a treinadora das leoas lembrou que o Sporting está “a criar um grupo novo” e frisou que “é praticamente impossível dizer que uma equipa está pronta depois de seis semanas de pré-época”, mas garantiu que as suas jogadoras já estão “preparadas para competir”.
“Não está acabada porque estamos a formar um grupo novo, há jogadoras que vieram de fora, outras que subiram da formação. É tudo novo: o staff, a forma de atacar, de defender, tudo isto é novo e demora tempo a sedimentar”, detalhou Mariana Cabral na apresentação da equipa, na Academia Sporting, em Alcochete.
A treinadora, que assumiu, esta época, o comando da equipa feminina do clube, frisou, no entanto, que as suas jogadoras estão “perfeitamente confortáveis” com o trabalho desenvolvido na pré-época e assumiu total identificação com o projeto do clube de Alvalade.
“Estou aqui porque acredito muito neste projeto e nas ideias que estão a ser implementadas. Não só no futebol feminino, onde estão a ser, agora, de forma mais visível e intensa, mas no masculino também. Nos mais variados escalões e modalidades tem sido assim. Faz parte do ADN do Sporting ter jovens da formação a serem criadas com a mentalidade do Sporting”, atirou.
Mariana Cabral lembrou que “faz parte” do Sporting “apostar na formação sem medo nenhum de o fazer” e que a fórmula do sucesso é “misturar isso com a experiência de algumas jogadoras que já cá estavam e outras que vêm de fora”.
“É assim que se fazem os grupos. Acima de tudo, o que é importante entender é que, em primeiro lugar, estamos cá todos para valorizar o Sporting, independentemente de termos 17 ou 35 anos, de ser o primeiro ano ou sermos capitãs há seis”, advertiu a treinadora.
Sobre o jogo da Supertaça, frente ao Benfica, a treinadora assumiu que só começou a analisar as adversárias “na semana passada”, mas voltou a frisar que o grupo está pronto para tentar conquistar o primeiro troféu da época.
“Já analisámos o que tínhamos de analisar. Começámos na semana passada porque, como disse, tínhamos de criar um grupo novo e muito com que nos preocupar connosco próprias. Mas estamos preparadíssimas para defrontar o Benfica. Sabemos como vai atacar, como vai defender, portanto estamos prontas”, esclareceu.
O Sporting discute a Supertaça feminina com o Benfica no sábado, às 17:30, em encontro que terá lugar no Estádio do Restelo, em Lisboa.
O campeonato da I Liga feminina arranca na semana seguinte, quando as “leoas” visitam o Marítimo na primeira jornada da competição.
Ou as jogadoras que vieram de fora, e não conheço particularmente, são muito acima da média – tipo fazer da Cloé Lacasse uma jogadora abaixo das nossas 3 ou 4 melhores – ou duvido bastante que se tenha equipa e plantel para o Benfic@ e para o Braga – e deixo, para já, o Famalicão fora disto.
Sem as duas jogadoras de categoria que acho que faltam – central e trinco – a equipa nunca será equilibrada e o plantel será curto!
É a minha opinião.
PS – na formação feminina não há jogadoras da categoria equivalente a um Quaresma, a um Inácio, a um Nuno Mendes, a um Palhinha (quando subiu a sénior), a um Matheus Nunes, a um Jovane, a um TT, a um Pedro Marques ou a um Pedro Mendes sequer!
Vejo ali algo na Andreia Jacinto – que está longe do que era o Palhinha ou é o Matheus Nunes – e na Alicia, que está muito longe de qualquer um dos jogadores citados.
Dizer que se aposta na formação sem ter boa qualidade na formação é um falso “statement” porque depois a realidade pesa na equipa!
Mas é o que temos…
23 Agosto, 2021 at 7:46
Bom di e desejo de boa semana para todos os amigos da Tasca…
Bia saúde…
Sporting Sempre…!
23 Agosto, 2021 at 8:13
Bom dia, tasca!
23 Agosto, 2021 at 8:16
Não é que não se soubesse, mas achei graça à resposta.
https://twitter.com/LuisCoelho51/status/1429416529251213313/photo/1
Não concordando com muito do que a Sofia diz, é de enaltecer o assumir da sua cor clubística. Outros há que dizem que são da Juventus. Do Barcelona. Do Atlético ou do Desportivo da Murrunheira.
23 Agosto, 2021 at 8:22
O problema (que não o devia ser) é consoante a cor, leituras logo enviesadas. No desporto e não só.
Mas clubismos à parte, o que me passa à frente dito por ele é um monte de barbaridades. Fico com a sensação que opina para outros gostarem e na verdade nem é aquilo que pensa.
23 Agosto, 2021 at 8:23
‘ela
23 Agosto, 2021 at 8:59
O problema não é ter cor. O problema (não digo que seja dela) é não ter carácter.
No futebol, no desporto e na vida.
23 Agosto, 2021 at 9:41
O problema da Sofia não é ser mulher ou ser do Sporting.
É o estereotipo. É que ela tem um estereotipo de jogo e de jogador e tudo o que saia daí não presta. O Futebol para ela é monocromático…
E não é só dela…é dela e de mais uns quantos “filósofos”…
Outro problema diferente é a incapacidade do resto das pessoas de lidarem com isso. Ela tem essa limitação. Quem gostar de ouvir vezes sem conta exatamente o mesmo e quem quiser que todos os problemas do futebol se resumam a valorizar a bola e tal…que a siga. Quem não gosta, que procure alternativas de comentadores que vêm e percebem o jogo como ele é nas suas diversas dimensões e possibilidades e não apenas como eles querem que ele seja. A cena de pegar numa “Sofia” qualquer…ou noutro monocromático qualquer…e partir para o insulto de caracter e assim….são os dias de hoje em que as pessoas são quase incapazes de ouvir opiniões…
23 Agosto, 2021 at 9:55
Filósofos ou cientistas?
23 Agosto, 2021 at 10:10
Filósofos..
Os cientistas utilizam o método cientifico na busca de sustentar a sua teoria…com experimentação e tentativa de comprovar…
Mandar postas de pescada sobre o trabalho dos outros é mais para filósofos…
23 Agosto, 2021 at 10:22
Ou economistas
:/
23 Agosto, 2021 at 10:58
Os economistas que eu conheço trabalham…os que aparecem na tv é que não….
hehehehe!
23 Agosto, 2021 at 12:55
Ui. Essa doeu-me.Tens-nos em muito má conta…Claro que aqueles que enveredam pela política adaptam-se e são mais flexíveis….
23 Agosto, 2021 at 9:57
É uma questao de “arroz”, então.
Sem saber qual é a temática
ficou imediatamente percebido.
23 Agosto, 2021 at 10:11
É exatamente isso…
Ela só sabe servir arroz…
Se alguém cozinha esparguete, o seu comentário vai ser “bom bom é arroz”. Mesmo que o esparguete seja fantasticamente bem feito…
23 Agosto, 2021 at 10:51
Entendido.
SL
23 Agosto, 2021 at 10:13
Ui …ui….Tiago Coração de Leão,
Já tu Policromático, dotado de uma ” Sapiência “, vinda sabe-se lá de onde, podes avaliar do alto da tua cátedra os ” Filósofos Monocromáticos ” !
Calado és mesmo Doutor !
Tu sim ! … dizes muitas asneiras ! E tens um déficit de respeito e de democracia, 8 à boa tradição da escumalha dos actuais dirigentes do SCP, também doutores ! ) que não te permite aceitar as diferentes opiniões dos outros !
Mas a culpa não é tua ! É antes da tua progenitora que te pariu !
Continua cheio de ti, a avaliar os outros, e não te olhes ao espelho !
Talvez te assustes … !
23 Agosto, 2021 at 10:16
Eu não ganho a vida a comentar…ao contrário dela e de ti…
“Outro problema diferente é a incapacidade do resto das pessoas de lidarem com isso. Ela tem essa limitação. Quem gostar de ouvir vezes sem conta exatamente o mesmo e quem quiser que todos os problemas do futebol se resumam a valorizar a bola e tal…que a siga. Quem não gosta, que procure alternativas de comentadores que vêm e percebem o jogo como ele é nas suas diversas dimensões e possibilidades e não apenas como eles querem que ele seja. A cena de pegar numa “Sofia” qualquer…ou noutro monocromático qualquer…e partir para o insulto de caracter e assim….são os dias de hoje em que as pessoas são quase incapazes de ouvir opiniões…”
Afinal sempre vieste cá parar…
23 Agosto, 2021 at 10:46
Tiago CL
Não insultei ninguém, nem sequer a senhora sua mãe !
Fiz uma reflexão sobre a arrogância da postura de uma determinada pessoa !
Com os comentários que faço NÃO GANHO RIGOROSAMENTE NADA !
Antes …perco tempo e paciência a ler os comentários de ti , porrinho, J …etc…etc. !
Mas defendo a minha posição de principio contra os interesses ( Godinho Lopes e Ca. ) instalados no SCP, que tanto têm prejudicado o clube !
Tendo-o ( ao clube e SAD ) deixado em falência em 2012 !
Não defendo ninguém ( O BdC que não tem mais condição de voltar a ser presidente do clube, mas deve-se corrigir uma injustiça e ser reintegrado como sócio de pleno direito, sem qualquer penalização, pois prestou grandes serviços ao clube )
Tudo o resto são devaneios vossos !
Certo ?…
23 Agosto, 2021 at 10:54
Se não ganhas, fazes mal…
Ao menos o Guerra ganha…
23 Agosto, 2021 at 11:45
Tiago CdL não vás por aí ! … Vais mal !
Isso considero um insulto velado da tua parte !
Esse monte de esterco, tem um dono, tem uma cartilha, não é coerente e defende interesses por dinheiro ou seja recebe avenças !
Ao contrário dele, sou livre, não tenho cartilha, sou coerente porque defendo a minha razão, e não recebo avenças de ninguém !
Sou antigo Sócio e adepto ferrenho do grande Sporting Clube de Portugal !
23 Agosto, 2021 at 10:17
Ou tikas o takas ou para a Sofia não dá. Demasiado nova para as pérolas acumuladas, mas para malta que já ouviu a merda que se ouvia há uns anos pelas tvs foras a Sofia está longe de ser um problema. Por exemplo, ouvir o Maniche chega a ser penoso. Pior que a Sofia é ter malta que ainda hoje fala pouco do jogo e muito do “ambiente”.
23 Agosto, 2021 at 10:19
Ouvir a Sofia sempre é melhor que ouvir o Joaquim Rita ou o Batista ou o … como é que se chama o outro que até dizem que é Sportinguistas?! Ou o Dani ou muitos e muitos outros…
Apesar de me cansar, ao menos sempre é mais interessante…
23 Agosto, 2021 at 10:29
Felizmente deixei-me disso. Nem custou.
Farto de “análise” e rescaldo. Já basta os comentários durante os jogos. Nos jogos apertados do Sporting tenho de tirar o som, nos restantes funciona como “comic relief”. Desde as intermináveis entrelinhas às fases de construção, pergunto-me se algum daqueles tipos (e os espeta-dores que ouvem e ouvem) realmente está a ver um jogo de futebol ou se está imerso num qualquer universo paralelo tipo Matrix.
Antigamente os locutores de rádio adornavam um bocado a coisa (a bola a RASAR a trave), mas os actuais comentadores na Tv abusam. Com a agravante de relatarem algo que estamos a ver. Ainda no slb-psv o tipo da tvi devia estar a ver algo completamente diferente… e nem acho que fosse fanatismo, ele acredita mesmo no que diz ver. Se bem que naquele caso em concreto é possível que o Dani tivesse estado uns minutos antes no estúdio e deixasse vestígios que influenciassem os que entrassem depois.
23 Agosto, 2021 at 10:53
Tenho de experimentar ver a bola na tv sem som, mas com o rádio ligado, talvez seja essa a resposta, não acredito que o locutor tenha tempo para analisar o jogo ou o que quer que seja que eles ache que está a ver.
Durante as férias fui “obrigado” a ver o Benfica PSV se queria voltar a sentir algo relacionado ao futebol, não só o jogo foi deprimente, como o relato foi digno de um episódio do ultimo a sair. Entre ouvir o Luis Vilar ou o grunhido de um porco venha o diabo e escolha.
23 Agosto, 2021 at 10:57
No dia em que conseguir tirar o som do comentário e deixar só o som ambiente, serei um homem feliz…
90% das vezes vejo sem som…mas agora, com a minha ausência prolongada do estádio, sinto ainda mais falta de ouvir o “som ambiente”…
Não vejo nenhum “pós-jogo”. Vou vendo programas sobre futebol durante a semana…e é nesses que vou apanhando o que a Sofia diz. Ao menos ela fala de futebol…
23 Agosto, 2021 at 11:01
Para perceber o jogo, é preciso entrar na realidade alternativa do mestre da táctica.
23 Agosto, 2021 at 8:21
And I’m feeling good… ta, tara, tara, tara, tananana
https://www.youtube.com/watch?v=NsneeG5rhkg
23 Agosto, 2021 at 8:25
Bom Dia Sr. Max. e restante Tasca
Miguel ( Simpsom )
A propósito do meu Post de ontem Eu disse a propósito do post do Rip 999 o seguinte
Diastristes
22 Agosto, 2021 at 16:57
Dinheiro enterrado em entulho ?…. Ahahahah
Como estás enganado meu caro !
Centenas de milhões desviados para paraísos fiscais, nas contas destes dirigentes do clube e empresário Jorge Mendes !
A não contratação de um Ponta de Lança vai hipotecar toda a época do SCP !
E no fim só espero que mantenham o restante plantel na integra ! Senão será a catástrofe !
Anotem quantos são hoje !
Então tu respondeste…
Miguel
22 Agosto, 2021 at 17:38
Responder
“Centenas de milhões desviados para paraísos fiscais…”
Triste, larga a droga, pá!
E faz uma continhas antes de dizeres estas barbaridades SEM TERES QUALQUER PROVA disso!
…/…
Miguel ontem estava para te responder, mas não tive nem tempo nem paciência !
Coisas mais importantes para fazer na vida que aturar-te !
Mas hoje ainda assim, aqui fica :
Queres provas das aldrabices do Varandas & Ca ?
Anota que a TVI e “Mais Futebol” são o órgão de comunicação oficioso do SCP !
noticia ” MF ”
Sabe quanto resta ao Sporting receber do contrato com a NOS?
Leões já receberam, através de pagamentos ou adiantamentos, mais de 205 milhões de euros
Redação Maisfutebol
@maisfutebol
O Sporting já recebeu, através de pagamentos, adiantamentos ou créditos, praticamente 40 por cento do montante total do contrato com a NOS. Recorde-se que inicialmente a SAD leonina tinha a receber 515 milhões, sendo que deste valor já foram descontados 205,4 milhões de euros.
Isso mesmo é o que se percebe do prospeto enviado à CMVM, relativo à adminissão de 28 milhões de ações à negociação.
«À data de 30 de setembro de 2018, o montante global de receitas até final do contrato celebrado com a NOS ascende a 353,7 milhões de euros, dos quais já foram descontados 44,1 milhões», pode ler-se.
Ora por isso, sobram para o Sporting receber nesta altura 309,6 milhões, sendo que o contrato de direitos televisivos com a NOS ainda não chegou sequer ao final da primeira de dez épocas (isto apesar de ter sido celebrado em dezembro de 2015, pelo que a SAD leonina começou a adiantar valores logo nessa altura, muito antes do contrato entrar em vigor).
O prospeto leonino indica, de resto, que do valor de 44,1 milhões de euros descontados depois de 30 de setembro «24,5 milhões correspondem à época desportiva de 2018/2019 e 19,6 milhões correspondem à época desportiva de 2019/2020».
Ora por isso, o Sporting só tem a receber da época 2018/19 mais 3,3 milhões euros e da época 2019/20 mais 11 milhões de euros. O que leva o proposta a concluir que a Sporting SAD só «terá fluxos financeiros relevantes derivado deste contrato a partir do último trimestre da época desportiva 2019/2020». Ou seja, daqui a mais um ano.
Então mas ….
Sporting falhou o pagamento de 40 milhões e tenta acordo com os bancos
Millenium e Novo Banco deram prazo até final de março para dívida ser regularizada
Redação Maisfutebol
@maisfutebol
O prospeto enviado pelo Sporting à CMVM, relativo à admissão em Bolsa de 28 milhões de euros em ações, revela que o Sporting falhou o pagamento de 40 milhões de euros ao Millenium e ao Novo Banco.
A dívida em causa diz respeito a reembolsos antecipados obrigatórios (16,2 milhões) e a reforços à conta reserva (24,1 milhões), os quais venceram todos entre 30 de junho e 31 de agosto de 2018.
Os bancos podiam por isso recorrer aos meios legais para executar a dívida, mas concederam ao Sporting um waiver (renúncia temporária) até final de março de 2019 para regularização das obrigações.
A SAD leonina acrescenta que está nesta altura a negociar com os bancos uma solução de pagamento, através da renegociação do Acordo Quadro celebrado por Bruno de Carvalho em 2014, solução essa que tem de ser encontrada e formalizada até ao final do mês de março.
Agora digo eu ….
1° – Resumindo contracto da NOS tem vindo a ser antecipado e mesmo assim continua a dever-se e a falhar Pagamentos. Apenas ao Jorge Mendes devesse neste momento 28 M€ depois de se ter pago à Gestifute ( finais do ano 2018) uma divida ( Inexistente ) de cerca 20 M€ !
2° – As “VMOCS” ( contratados aos Bancos ) continuam por liquidar, e a esvaziar os cofres do clube, e a reduzir em 60% as receitas futuras das vendas de jogadores ” Ad eternum ” !
3° – As receitas da venda de Jogadores, em que detemos APENAS 50% do passe, ou não se fazem, ou serão diminutas .
Ora vê lá … se percebes algo muito simples :
Se HAVIA um contracto (direitos Televisivos ) de 500 M€ vá lá para ser honesto 470 M€ que foi sendo antecipado, e as dividas ( que continuam a aumentar ) bem como os contratos de compra de jogadores (50%), e técnicos de Futebol, continuam por pagar e o Passivo e Divida Estruturada continuam a crescer como consta na demonstração de resultados e contas apresentados à CMVM por esta direcção !
Então ? …. (Responde lá …. ó Vicente ! ) …Para onde fui o DINHEIRO ?
…/….
Mas em 2018 a situação financeira era muito melhor.
Situação financeira do Sporting CP: empréstimos obrigacionistas
No Jornal de Noticias
Bruno de Carvalho
30 Abril 2018 — 00:00
A verdade sobre a situação financeira
Muito se tem falado e escrito sobre a situação financeira do Sporting CP. Da oposição à cartilha, todos vão envenenando a opinião pública. Infelizmente o sucesso de uns é a azia de outros. Uns porque não derrubam o poder e outros porque demonstram a sua incapacidade de bem gerir e de bem negociar. E qual a verdade por detrás de tantos vídeos, entrevistas, artigos de opinião, manipuladores e falsos?
Temos o reequilíbrio da situação económico-financeira de todo o Grupo Sporting, garantindo uma sustentabilidade associada a um crescendo de sucesso desportivo. Crescimento sustentado de todas as linhas de receitas comerciais – direitos TV, merchandising, bilheteira, quotizações, publicidade e patrocínios, entre outros; Redução/controlo de custos, seguido de uma fase de investimento com um aumento de custos de forma controlada e sustentada; Forte crescimento das receitas de venda de direitos económicos de atletas, com as duas maiores transferências de sempre da história do Sporting CP por 70 milhões + objectivos e a maior de sempre do futebol português de um atleta nacional para o estrangeiro – até Dezembro de 2017, esta Administração atingiu os 200 milhões de euros de vendas de jogadores sendo 154 milhões de euros mais-valias; Recuperação dos direitos económicos de 37 jogadores, permitindo que o Sporting CP fique com estas receitas ao invés de as ter de passar a terceiros – valor recuperado pelo Sporting ascende já a cerca de 41 milhões de euros; Melhor contrato de direitos TV em Portugal resultante da negociação com a NOS num total global de 515 milhões; Aumento do número de sócios, tendo já ultrapassado os 170 000 e mantendo um objectivo de crescimento continuado; Aumento do património com o Pavilhão João Rocha e forte investimento nas infraestruturas e nas modalidades.
Com tudo isto, o activo da Sporting SAD ascende a 287 milhões de euros, o que duplica desde 2013, sendo que a valorização real dos activos dos jogadores não está registada, pois os jogadores da formação estão avaliados em quase 0 (facto propositadamente ignorado por todos os pseudo especialistas) pelo que este aumento é ainda mais significativo; O Capital Próprio é positivo em 17 milhões de euros o que compara com o Capital Próprio negativo de 116 milhões de euros em 2013; Em termos de Passivo destaca-se a redução da dívida bancária em 75 milhões de euros desde 2013, 16 milhões dos quais na presente época, o que é uma amortização superior ao que estava previsto no acordo com os Bancos até Junho de 2022; Em termos de resultados, a soma das últimas 4 épocas completas é de 18 milhões de euros quando as anteriores 4 épocas foi negativo em 160 milhões de euros.
Mas nunca estamos satisfeitos e por isso, nestes últimos meses, conseguimos negociar uma melhoria das condições da reestruturação financeira, não por necessidade de financiamento adicional pelos Bancos (BCP/NB) ou por um falhanço da reestruturação, mas sim pelo sucesso da mesma. Esta melhoria da reestruturação representa uma adaptação à nova realidade de sucesso financeiro e competitivo do Grupo Sporting. Consideramos que o ponto de maior importância para os Sócios do Sporting CP é a alteração do valor máximo a pagar para garantir a manutenção da maioria na SAD passando de 44 milhões para 17,5 milhões, dos quais já temos na conta reserva 5 milhões e no início da próxima época já teremos a totalidade necessária para garantir a maioria na SAD; Definição do preço de compra de cada VMOC a 30 cêntimos por utilização da conta reserva, o que significa que o Clube e seus sócios apenas necessitam de 40,5 milhões para comprar a totalidade das VMOC, em vez dos anteriores 135 milhões, o que até é inferior ao esperado valor de 44 milhões necessário para garantir apenas a maioria na SAD (em que os Bancos ficariam com 91 milhões de VMOCs em seu poder); Com a alteração de condições de reembolso e a opção de compra das VMOCs, deixa de haver a necessidade da nova emissão de 55 milhões de VMOCs (a ser subscritas pelos Bancos) nem do aumento de capital de 18 milhões, podendo este ser feito ou não.
Esta negociação foi conseguida sem aumento das taxas de juros e sem entrega de garantias adicionais aos Bancos.
Isto tudo também serve para “perceber” a posição tornada pública pela Holdimo, com o pedido de uma AG da SAD, pois a mesma percebeu que rapidamente a sua posição ficará diluída (cerca de 10% face aos 26% atuais).
No final das contas a verdade é que um investimento em obrigações é bom independentemente da SAD, sendo que inegavelmente, pois contra factos não existem argumentos, as do Sporting ainda se demonstram como um investimento melhor e muito seguro.
Mas não devemos esquecer que estes ataques espúrios, de elementos de outras SAD ou a mando das mesmas (já para não falar da pequena, mas irresponsável, oposição interna no Sporting) prejudicam seriamente o mercado.
Entre os ataques que foram feitos à realidade económica do Sporting CP encontra-se um vídeo do comentador benfiquista Camilo Lourenço, no qual podemos elencar um conjunto de graves mentiras:
1. Fala de Capitais Próprios negativos – não o são desde as contas de 30 de Junho de 2016; as de 30 de Junho de 2017 já são positivas e mantêm-se à data de hoje;
2. Fala de contas auditadas dizendo que as únicas são as de 2016 (deduzo que as de 30 de Junho de 2016). É falso! As contas de 31 de Dezembro de 2017 estão auditadas;
3. Fala do factoring como sendo antecipação de receitas – o factoring no Sporting existe há muitos anos e é uma forma de financiamento normal que está englobada no acordo quadro com o NB e BCP. Temos linhas de empréstimo ditas “normais”, factoring, leasing e descobertos bancários, tudo englobado numa estrutura que procura buscar as garantias reais necessárias para que os bancos tenham menor risco e o Sporting taxas mais baixas (a este propósito, à data de hoje o SCP tem os custos de financiamento mais baixos dos três grandes – basta fazer o rácio gastos financeiros por valor médio dos empréstimos: SCP: 3,7%; FCP: 6,4%; SLB: 4,9%);
4. Fala de uma reserva às contas do Sporting no 1º vídeo depois no 2º diz que se enganou e que é uma ênfase (o que se percebe ser muito menos grave): esta ênfase refere que os activos de curto prazo (a receber a menos de um ano) são muito inferiores aos passivos de curto prazo (a pagar a menos de um ano). Esta situação é bastante comum nas SAD onde o valor dos plantéis é considerado um activo de médio e longo prazo, contabilizado nos activos intangíveis. Para além disso, no fim do 1º semestre de um ano, com 6 meses decorridos, os passivos de curto prazo incluem verbas significativas de proveitos diferidos (facturados e recebidos no início da época e diluídos ao longo dos 12 meses: SCP: 24 milhões, FCP: 9 milhões, SLB: 15 milhões). No total as necessidades de fundo de maneio (diferença entre o activo corrente e o passivo corrente são de: SCP: -114 milhões, FCP: -148 milhões, SLB: -60 milhões) – esta ênfase encontra-se nos relatórios das três sociedades. Fala desta ênfase como se tratando de cash flow negativo o que é uma mistura de conceitos – o cash flow resulta do mapa de cash flows que é apresentado em todos os relatórios e contas. Em 30 de Dezembro de 2017, no caso do Sporting é negativo no operacional (sem vendas de jogadores) em 0,9 milhões e fica positivo em 28,4 milhões com as receitas das vendas de jogadores. O FCP no operacional é negativo em 6,6 milhões e depois das receitas e compras de jogadores fica positivo em 4,8 milhões. O SLB é negativo no cash flow operacional em 5,6 milhões ficando positivo depois de compras e vendas de jogadores em 6,3 milhões, ou seja, o cash flow do SCP é o menos negativo dos três grandes e após transações de jogadores é o que fica mais positivo;
5. Fala em diversas operações de emissão de obrigações (12+26+30 milhões= 68 milhões?) quando a única que há é de 30 milhões (FCP tem 80 milhões e SLB tem 155 milhões).
Empréstimos obrigacionistas
I – Riscos
Na avaliação prévia a toda a “crise” institucional do Sporting os assessores financeiros do Sporting já tinham antecipado alguns riscos relacionados com operações de empréstimos obrigacionistas pelas seguintes razões:
a) Há um risco reputacional associado ao SLB relacionado com tudo o que tem vindo a ser divulgado em termos das investigações por parte do Ministério Público. Os investidores, apesar de muitas vezes seguirem o coração, têm decisões racionais o que as pode fazer sair destes investimentos. O SLB vai fazer em Junho/Julho uma emissão de 45 milhões;
b) A propósito do Sporting tem apresentado uma proposta de 60 milhões o SLB também fez em 2013 e 2014 um pedido de autorização de empréstimos obrigacionistas (ver aqui) até 130 milhões, que foi o compromisso que assumiu com o Novo Banco depois de ter sido apanhado na hecatombe do BES e de ter de reembolsar quase 150 milhões de obrigações emitidas particularmente e que estavam colocadas nos fundos da ESAF, a exemplo de dezenas de operações do Grupo Espírito Santo (processo montado pelo benfiquista Amílcar Morais Pires);
c) O SLB tem três emissões que tem de renovar anualmente de 45+50+60 milhões = 155 milhões. Atualmente o SLB não tem exposição à banca o que limitará qualquer tipo de apoio caso haja defaults. Ou seja, o que inicialmente dava garantias aos investidores que não iriam “deixar cair” os empréstimos obrigacionistas das SAD deixou de existir pois o impacto para os Bancos é nulo.
d) O FCP também tem uma operação que era exatamente uma semana depois do Sporting (no final de Maio) de 45 milhões. No total tem 45+35 milhões=80 milhões. As contas do FCP são as piores dos três grandes, apresentando capitais próprios negativos e prejuízos significativos nos últimos anos, também apresentando riscos de não subscrição. À data da decisão do SCP de adiar o reembolso do EO de 2015 falava-se que o FCP iria tentar aumentar este empréstimo. Hoje é expectável que façam um mais reduzido que 45 milhões;
e) O Sporting sempre fez os empréstimos obrigacionistas em Novembro. Fez em 2015 em Maio pois atrasou-se o processo de reestruturação financeira. Este adiamento pretende acertar “o passo” com essa data, a custos mais baixos;
f) Outro risco identificado é que entrou agora em vigor a nova Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF) e um Regulamento dos mercados de instrumentos financeiros – esta nova diretiva europeia vem limitar a capacidade dos bancos e outros intermediários financeiros promoverem uma atividade comercial mais “agressiva” na venda de produtos financeiros. Ou seja, poderão existir limitações na venda destes produtos aos balcões dos bancos e corretoras.
II – Operações em curso
1. Antecipação de receitas do SLB – confirmou uma operação de 100 milhões há dias (comunicado aqui). Falam em 97,3 milhões a que se adicionarmos juros e comissões ultrapassarão dos 100 milhões. Esta antecipação de créditos “sem recurso” significa que cederam as receitas futuras da NOS a uma entidade financeira que irá ser sempre reembolsada sem possibilidade de renegociação de dívida se a operação futura correr mal. O SLB termina com qualquer ligação forte à banca nacional o que não fará sentido numa perspetiva de ligação aos centros de decisão nacionais (ninguém apoiará a sociedade se alguma coisa falhar no empréstimo obrigacionista). Contrariamente ao que se disse inicialmente, através do próprio Presidente do SLB, o que se assiste é à redução do passivo bancário pois a antecipação de receitas terá de ser registada no passivo como “antecipação de receitas”, “proveitos diferidos”, “faturação antecipada”; ou seja, o passivo global não vai baixar e os gastos financeiros até poderão aumentar pelo reconhecimento ao longo dos anos;
2. O FCP também prepara uma operação de financiamento (esta em princípio com recurso) “parqueando” também o contrato da Altice numa entidade do Grupo servindo de colateral para um empréstimo que lhe permitirá reestruturar a dívida;
3. O Sporting, conforme indicado no comunicado de dia 10 de abril (aqui), indica que também terá “concluída com sucesso a negociação de uma nova reestruturação financeira, em condições favoráveis para a Sporting SAD, ajustadas à estratégia de investimento e de valorização de activos que tem sido seguida pela actual Administração”. A informação disponível, para além do já referido, permite adivinhar que ainda passe por maior possibilidade de aumento de dívida financeira e de alterações nos reembolsos obrigatórios.
III – Sobre a emissão obrigacionista de 15 milhões e o adiamento de 30 milhões da Sporting SAD
1. A emissão de 15 milhões está alinhada com o acordo com os actuais bancos (NB/BCP) de permitir aumentos de dívida desde que no global a mesma não aumente; a 31 de dezembro de 2017 a dívida bancária reduziu-se 16 milhões já em antecipação a esta possibilidade;
2. A emissão global de 60 milhões visa autorizar os 30 milhões a emitir em Novembro (para reembolsar a linha de 2015) e esta nova operação que poderá ir de 15 a 30 milhões;
3. Face à conjuntura actual do mercado, da regulamentação existente e da interferência de terceiros, o Conselho de Administração considerou mais sensato, após consulta com os intervenientes do processo e especialistas de mercado, e no momento em que teve de tomar a decisão, prorrogar a actual emissão obrigacionista de 30 milhões para Novembro 2018 com a manutenção do pagamento de juros de 6,25% (taxa anual) por mais seis meses. Esta decisão foi bem recolhida pelos vários intervenientes no processo, nomeadamente, os Bancos, a CMVM e os consultores financeiros da operação;
4. Dado que já existia o objectivo de aumentar a emissão actual de 30 milhões e com a prorrogação da mesma, decidiu-se avançar para uma nova emissão de 15 milhões (com possibilidade de aumento) com um juro de 6% como forma de compensar os investidores que têm apoiado a sociedade;
5. O objectivo é fazer um máximo de 60 milhões até 31 de Dezembro de 2018 (que contempla o reembolso da actual emissão de 30 milhões) de forma a recolocar estas operações no final do ano civil (como sempre foi prática) e de dividir estas operações em maturidades diferentes;
6. Deste modo, repartindo em duas emissões com maturidades diferentes (2020 e 2021), reduzimos o risco de renovação no final da maturidade de cada emissão;
7. Sabemos que estas foram as decisões apropriadas e que deste modo a Sporting SAD sai fortalecida e as emissões obrigacionistas se tornam mais sólidas e novamente um grande investimento para todos.
…./….
FIM
Então Miguel ? … queres provas de quê palhaço ?
Espero que tenhas ficado esclarecido!
Porque senão; ou és BURRO ou desonesto ! escolhe tu!
23 Agosto, 2021 at 10:09
Nada do que escreves é esclarecedor, ó triste!
Confundes tudo e misturas alhos com bugalhos.
Eu estou farto de dizer que a situação económica do Clube hoje (2021) é pior do que era em 2018. Farto! E sou constantemente atacado aqui por dizer isso.
Agora, não venho para aqui com frases bombásticas das quais não tenho provas nenhumas.
O que questionei foi claro. “Centenas de milhões desviados”…
Qualquer pessoa percebe o ridículo da afirmação e podes colocar aqui dez páginas de merdas que não interessam para nada que não faz isso ser verdade. E provas disso tens zero, diga-se!
Mas se tens, e não mostras, olha, vai à PJ e dá-lhes isso!
Não gosto de levar isto para o lado pessoal mas és o gajo mais ridículo que aqui debita comentários sem sentido nenhum. Ao pé de ti gajos como o leonidas, o 7upsemgás ou o portuguêsmalamanhado parecem gajos inteligentes.
23 Agosto, 2021 at 10:22
Miguel
A verdade pura e dura é que não se compra um avançado de jeito, porque não temos dinheiro e estamos mal Financeiramente ! Sobra incompetência a estes dirigentes !
Ou então o treinador RA, não quer ninguém, com ou sem dinheiro ! E aí começo a duvidar do treinador da moda
23 Agosto, 2021 at 11:23
Mas são incompetentes agora?
É que lá em cima eram ladrões.
Vê se te decides…
23 Agosto, 2021 at 10:24
A culpa não é do Triste, é de quem lhe dá espaço a dar aso à imaginação. Talvez se explicassem para onde foram todos os milhões que entraram neste mandato, os dias fossem mais felizes. O Varandas é capaz de ser o presidente menos transparente de sempre, e mesmo assim, vai estar 8 anos mínimo na presidência.
23 Agosto, 2021 at 10:51
Também és um ditadorzinho como as escumalha destes dirigentes ?
Ficas bem nessa fotografia !
23 Agosto, 2021 at 10:56
Estamos na net, podes dizer o que te apetecer e não sou eu que te vou impedir nem contrariar até porque não o fiz. Claro que se quem de direito apresenta factos concretos que te impedem de dizer o que queres a coisa muda de figura. Se te dissessem, acompanhado por documentos oficias, para onde foram canalizados os 300M ou que foi que a direção do Varandas já faturou, talvez não andasses a falar em paraísos fiscais ou o que seja. Digo eu.
23 Agosto, 2021 at 10:58
Milhões que entraram neste mandato ? …. O quê ?
Aqueles Milhões da venda jogadores em saldo por metade da clausula como o Bruno Fernandes ?
Oh… pá ! vai pentear macacos para a China ! Se faz Favor !
Lá está ! …sou incomodo não é ?
És um Fascizoide rasca !
23 Agosto, 2021 at 11:16
Acabas de me mandar para a China porque não concordas com o que escrevi. Depois os outros é que são fascistas… Um dia mais alegre para ti, passa bem.
23 Agosto, 2021 at 11:27
E tu vais.
23 Agosto, 2021 at 11:31
Mas tem de fazer a consulta do viajante antes, em Sete Rios
23 Agosto, 2021 at 11:40
Tecnicamente continuo com o cu no mesmo sitio, mas acho que não vou perder mais tempo com o Triste, também não sei o que me deu para o fazer hoje, sabia que me ia arrepender lol
23 Agosto, 2021 at 11:36
“…sou incomodo não é ?”
É…como o tio perdido de bêbado na noite de Natal que se começa a atirar à sobrinha…
23 Agosto, 2021 at 11:57
Tiaguinho de Merda
Oh… Pirilampo Arco-íris LGBT,
és um perverso da merda ! Além disso sou Heterossexual não gosto de GAJOS porcos de língua como tu, e não tenho nenhuma tara percebes-te ! …Oh palhaço
Pára lá ! …como insinuações maldosas, pois tenho sobrinhas, e nunca lhes toquei, nem em pensamento !
Seu Asno de merda és mesmo escumalha !
23 Agosto, 2021 at 11:59
“…sou incomodo não é ?”
É…como as palas são incomodas para os cavalos….
23 Agosto, 2021 at 10:59
Nao vou dizer o menos de sempre porque não os conheci a todos, mas dos que conheci é o menos transparente, sem duvida alguma!
E o que me fulixa é que essa falta de transparência se estende aos restantes Órgãos Socias, que vivem da arte dos subterfúgios, enguiazinhas…
Continua a deixar-me perplexo como é que os Estatutos nao consagram a demissão imediata de quem tem o dever de os fazer cumprir, se não o fizerem…
SL
23 Agosto, 2021 at 11:19
Sucesso sem transparência deixa-me um amargo na boca. Muito dinheiro que entrou e o buraco continua aparentemente gigante. Não sei se algo foi hipotecado, não sei se está a ser realmente bem feito. As contas não têm sido boas, mas se está para acontecer merda das grandes, só vamos saber quando nos esfregarem na cara.
23 Agosto, 2021 at 11:25
Espero que não se esteja para repetir o erro “BF” onde tods yma estratégia foi baseada numa hipotética venda, que não aconteceu na altura prevista e que nos hipotecou uma época e nos custou uma pequena fortuna…
A transparência (sem que prejudique o negócio) é sempre desejável; mais, falar constantemente no outros, no Inferno das heranças pesadas e nunca ter apresentado evidências disso e fazendo o mesmo para a sua Gestão nao abona muito nem em transparência, nem em competência nem em honestidade moral.
SL
23 Agosto, 2021 at 11:49
O foco tem de ser interno, sempre devia de ter sido assim. A transparência é para os sócios, quanto mais souberem e mais participativos na vida do clube melhor. Claro que há níveis de transparência, mas o que se passa é aberrante. Quais são mesmo os contornos oficiais do negócio do Vinagre? Pois…
23 Agosto, 2021 at 11:55
Vinagre, Ugarte, Tabata,, etc etc…
Ou acreditamos no Record e somos “cofinados” ou andamos todos a atirar merda para a ventoi ha sem fazer a.minima.ideia de quem está cwrto – e se alguem está certo.
Houve uma altura em que pensei que estes negócios, de milhões, tinham de ser obrigatoriamente comunicados à CMVM; pelos vistos enganei-me.
SL
23 Agosto, 2021 at 11:26
Uma das piores coisas que o Bruno de Carvalho fez foi propor a eleição dos OS como um todo e deixarem de ser eleitos separadamente, como era até aí.
E os cegos foram atrás do gajo, como iam em tudo.
Agora é isto que temos.
Alguma vez o Rogério Alves tinha sido eleito? Nunca, como não o foi da outra vez!
23 Agosto, 2021 at 11:30
Isto, tão isto…
23 Agosto, 2021 at 11:39
Se as coisas fossem sempre feitas com lisura e na defesa dos interesses do SPORTING, qualquer dos métodos funcionaria. Como estava, podias ter uma MAG a boicotar uma direção; como está, podes ter uma MAG a validar tudo o que ela faça. Num clube perfeito, nunca aconteceria a primeira e a segunda.
23 Agosto, 2021 at 11:47
Os dois métodos têm os seus prós e os seus contras. Teres o JaimeJaime a criar uma crise institucional no clube porque lhe apeteceu está longe de ser o cenário ideal.
Quanto ao último paragrafo não faz sentido. Quem votou Varandas votou no RA (um dos prós deste método), porquê não sei, mas sabia que ao votar num estaria a votar no outro. O Rogério apenas faz aquilo para que foi eleito, tentar ao máximo calar todo e qualquer tipo de oposição ou entrave aos desejos da Direção, se quem votou nele achou que fosse ser diferente pronto, aconteceu.
23 Agosto, 2021 at 12:00
Mas estatutariamente os órgãos sempre foram independentes logo com eleições independentes.
Penso eu de que… não gosto deste sistema, são um grupo de alinhados, obviamente.
23 Agosto, 2021 at 11:48
Oh Miguel…
Estando +- de acordo com a substancia…que foi um erro e foi uma das piores coisas que o BdC fez foi aquela mudança de estatutos…
Claro que tinha sido eleito. Ainda te digo mais…não fosse o RA, o Varandas não tinha sido eleito. O RA tem muito peso nos sócios do Sporting…muito mais do que um gajo pensa…
Da outra vez acho que todos sabemos o que aconteceu…aliás até o Eduardo Barroso já o disse. O churrasquinho foi feito para dar o resultado exatamente inverso ao que tinha acontecido (e que era o que todos sabiam que tinha acontecido). O BdC tinha sido eleito e os sócios tinham escolhido o RA para “contrabalanço”. Só eu conheço vários que votaram BdC na altura e RA. Mas o Churrasquinho foi para tirar votos ao BdC e dar um “bombom” à outra candidatura que foi o Eduardo Barroso…
23 Agosto, 2021 at 11:45
Consagram, depende é de quem faz a apreciação e aplicação dos mesmos, estamos numa fase de Madurizacao.
23 Agosto, 2021 at 11:58
Se consagram a destituição da MAG já deveria ter sido feita, nao acredito que nao existam juristas na oposição/claques que não o tivessem feito imediatamente…
23 Agosto, 2021 at 17:47
Estamos em Portugal, here we don’t fall the money, just Big Brother.
23 Agosto, 2021 at 10:12
《Report 23 – 8 -2021》
Novidade do dia: Abdoulay Diaby
● Festival de Matraquilhos (silly season)
Emprestados (Saldos/Rebajas/Sales/Soldes/Saldi)
Rafael Camacho (Rio Ave) jogou 37% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2024
Bruno Gaspar (Vancouver) jogou 29% dos minutos do campeonato – emprestado até 31/12. Tem contrato até 30-6-2023
Carlos Jatoba (Clube de Regatas Brasil)
jogou 78% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Renan Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) jogou 0% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Marco Túlio (Centro Sportivo Alagoano) jogou 50% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2023
Matheus Oliveira (Coritiba Foot Ball Club) jogou 0% dos minutos do campeonato,tem contrato até 30/06/2022.
Luiz Phellyppe – sporting b,tem contrato até 30/06/2024.
● Radar de pechinchas (intencoes de compras)
Rony Lopes (Sevilha) jogou 54% dos minutos do campeonato pelo Nice (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Yangel Herrera (M.City) jogou 68% dos minutos do campeonato pelo Granada (emprestado), vale 15M no transfermarkt
Trincão (Barcelona) jogou 20% dos minutos do campeonato, vale 25M no transfermarkt
Cristiano Ronaldo (Juventus) jogou 82% dos minutos do campeonato, vale 45M no transfermarkt
Lukas Nmecha (M.City) jogou 91% dos minutos do campeonato pelo Anderlecht (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Carlos Mané (Rio Ave) jogou 77% dos minutos do campeonato, vale 1.5M no transfermarkt
Aquele cujo nome não deve ser pronunciado (Inter de Milão) jogou 66% dos minutos do campeonato pelo SCP (emprestado), vale 12M no transfermarkt
Samuel Portugal (Portimonense) jogou 87% dos minutos do campeonato, vale 800 mil no transfermarkt
Marcus Edwards (Vitoria de Guimarães) jogou 58% dos minutos do campeonato, vale 10M no transfermarkt
Osaze Urhoghide (Sheffield Wednesday) jogou 28% dos minutos do campeonato, vale 300 m no transfermarkt
Pipa (Huddersfield) jogou 74% dos minutos do campeonato, vale 2M no transfermarkt
Daniel Wass ( Valência) jogou 83% dos minutos do campeonato, vale 7M no transfermarkt
Gaël Kakuta (Lens) jogou 71% dos minutos do campeonato pelo Amiens (emprestado), vale 8M no transfermarkt
Gianluca Busio (Sporting Kansas City) jogou 89% dos minutos do campeonato, vale 4M no transfermarkt
Gilson Tavares (Estoril sub23) jogou 1678minutos em 27 jogos, sem valor atribuido.
Abdul Fatawu Issahaku – Extremo, 17 anos, ganês, MVP da Taça das Nações Africanas sub20 (movimento de scout semelhante ao realizado com Plata), 500 mil euros no transfermarkt.
Al Musrati (Braga) jogou 2987 dos minutos em 44 jogos, vale 10M no transfermarkt
Rúben Candal (Porto sub 19) jogou 6 jogos e marcou 2 golos
Tajon Buchanan (New England Revolucion) jogou 49% dis minutos do campeonato e vale 4 milhões no transfermarkt.
● Equipa B (saidas?)
Babacar Fati – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Hugo Cunha – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Diogo Brás – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Edu Pinheiro – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2022
Anthony Walker – fim de linha by JFCC mas contrato até 30/06/2023
● Vendas (cash) Já Era
Josip Misic ( D. Zagrebe) jogou 33% dos minutos do campeonato – 2M
Tomás Silva – Fim de contrato – Vizela
Nuno Moreira – Vizela (40 % de futura transferência e uma opção de recompra de €2,5 M.)
Diogo Sousa – Antalyaspor
Pedro Mendes ( Nacional) jogou 39% dos minutos do campeonato, destino emprestimo ao Rio Ave.
Loide Augusto assina pelo Farense.
Elves Baldé assina pelo Farense
Leonardo Ruiz assina pelo estoril
Filipe Chaby (Academica) jogou 21% dos minutos do campeonato – emprestado ao Nacional.
Valentin Rosier (Besiktas) jogou 88% dos minutos do campeonato – 5.1 por 80% ao Besiktas
Eduardo Quaresma emprestado ao Tondela.
Antunes rescinde e vai para Paços de Ferreira
Lumor Agbenyenu rescinde e vai para Aris Salónica
Mees de Wit – Fim de contrato – zwolle Paises
Pedro Marques- emprestado ao Famalicão
Eduardo Henrique (Crotone) jogou 27% dos minutos do campeonato – cedido ao Al Raed.
João oliveira rescindiu e foi para o feirense
Budaq Nasirov – Fim de contrato – sem clube
João Ricciulli – fim de contrato- Vitória FC
Rodrigo Battaglia (Alaves) jogou 73% dos minutos do campeonato – Mallorca por empréstimo
Max – Granada por 4.5 M
Sporar – Middlesbrough emprestimo
Idrissa Doumbia ( SD Huesca) jogou 32% dos minutos do campeonato – Malatyaspor
Dimitar Mitrovski – sem clube
Tiago Ilori (Lorient) jogou 0% dos minutos do campeonato, tem contrato até 30-6-2024 – Emprestado ao Boavista.
Ivanildo Fernandes – rescinde e vai para o Vizela
Diaby rescinde – Al Jazira
Nota: 11.6M
● Entradas
Esgaio (Braga) jogou 94% dos minutos do campeonato, vale 6M no transfermarkt, custo 5.5M.
Pedro Marques (Gil Vicente) jogou 45% dos minutos do campeonato, custo 0.
Ruben Vinagre (Wolverhampton) jogou 83% dos minutos do campeonato pelo Famalicão (emprestado), vale 5M no transfermarkt, custo 10M.
José Martínez Marsà (Barcelona B) jogou 388 minutos de 7 jogos, vale 200 mil no transfermarkt
Etienne Catena (Roma sub17) jogou 668 minutos em 10 jogos, não tem valor atribuido.
Gonçalo Esteves (porto sub 19) jogou em 6 jogos e marcou 1 golo, sem valor atribuido.
Vando Félix (Leixões) jogou 89% dos minutos do campeonato, não avaliado no transfermarkt
Manuel Ugarte (Famalicão) jogou 77% dos minutos do campeonato, vale 5M no transfermarkt – compra 6.5 milhões
Bernardo Sousa – Contrato até: 30/06/2023
João Virgínia – Emprestado pelo Everton
Nota: 22.1M
Em atualização…
23 Agosto, 2021 at 10:14
Faltam 7, sendo que o Bruno Gaspar está emprestado até Janeiro… o Camacho está encaminhado…
… empurrem caray a ver se saem os outros.
23 Agosto, 2021 at 10:31
O parto está difícil caray
Os tetrapentahexa gêmeos não querem sair
23 Agosto, 2021 at 10:44
Segundo noticiava abosta (vale o que vale) há umas semanas, o Renan quererá sair de borla no final do contrato.
23 Agosto, 2021 at 10:54
Foi mais um dia e tu nada fizeste
Um dia a mais tu pensas que não faz mal
Vem outro dia e tudo se repete
E vais deixando ficar tudo igual
23 Agosto, 2021 at 11:18
É. Fica sempre para amanhã livrarmo-nos do entulho. E, por fim, acaba por sair de borla…
23 Agosto, 2021 at 11:24
Rumores de hoje:
Camacho cambuur
Plata fiorentina
Luiz phellyppe emprestimo
23 Agosto, 2021 at 10:52
Para desenjoar das homilias
http://passearasgar.blogspot.com/2019/03/passe-rasgar-divulga-lista-dos-50.html
Discutível, mas tem uns cromos giros
23 Agosto, 2021 at 11:04
Que tesourinhos!
Nao concordo com o Marco Aurélio do Belenenses, de resto é ver os milhoes gastos e gastos e gastos em… nads, ou muito pouco.
SL
PS: as homilias são como o Natal, é sempre que o “homem” quiser
23 Agosto, 2021 at 11:09
Nem eu. Nem o achava mau gk
23 Agosto, 2021 at 11:26
Se o Marco Aurélio fosse o 6º pior… que Liga teríamos. O Elpidio não era avançado para uma equipa top mas estava longe de ser mau.
Alguns desses pouco ou nada jogaram, houve uns que embora fossem realmente péssimos ainda espalharam magia durante anos
23 Agosto, 2021 at 11:30
Esse ranking é um pouco idiota. Incluem muitos jogadores que foram determinantes em equipas pequenas, mas que ‘floparam’ quando se mudaram para clubes maiores. Que dizer então daqueles que nem em Alvercas ou Tondelas conseguiram singrar?
23 Agosto, 2021 at 11:34
Ou vice-versa. Jogadores que mostraram não ter qualidade para um grande, mas depois fizeram boas épocas em clubes modestos.
23 Agosto, 2021 at 11:37
E depois há, por exemplo, o Godemèche. Lembro-me de que foi titular indiscutível na Naval por duas ou três épocas. De certeza que durante esse tempo o clube contratou uns quantos pinos que passaram a época a aquecer o banco…
23 Agosto, 2021 at 11:31
A quantidade de pinos onde o Sporting enterrou dinheiro…
Era interessante saber quem escolhia esta gente e quem dava o aval à contratação.
23 Agosto, 2021 at 11:39
Podes crer. Desde que vejo futebol, dava para fazer uma lista destas só com flops que contratamos…
23 Agosto, 2021 at 11:42
Uma, mas com várias páginas.
23 Agosto, 2021 at 11:44
E índice alfabético 🙂
23 Agosto, 2021 at 12:13
Ali as vedetas que tivemos de papar durante o tempo do Paulo Bento foram cortesia do P. Barbosa.
23 Agosto, 2021 at 11:37
A lista é de 2019. Se fosse actual teríamos provavelmente mais cromos na lista!
23 Agosto, 2021 at 11:41
É de 2019 e é contemporânea.
Rui Maside, Eskilson, Bambo, até o Nelo era bem pior que alguns aqui listados.
23 Agosto, 2021 at 11:42
Epah…o Silva?! Há pior…..
Mesmo no Sporting consegue-se bem pior…
Bojinov e assim…
Nos lampiões faltam quase todos……Tote Pringle e merdas assim…eles sozinhos faziam uma lista inteira tranquilamente…
23 Agosto, 2021 at 11:51
o 38º bem nos f….
FCP
Walter Paz
Roberto Mogrovejo
Etienne N’Tsunda
Zwane
Baroni
Também gosta do V l k, o tipo cujo nome ninguém sabia dizer (vlik, vulk, vleke)
23 Agosto, 2021 at 11:54
Michael Thomas…
Quando o gajo foi contratado até tremi, o tipo no Liverpool era uma máquina. Felizmente veio em modo Rochemback 2
23 Agosto, 2021 at 12:31
Foi o que pensei qd vi ali o Silva, olha estes: Kutuzov, Carlos Bueno, Nalitzis, Koke, Viola, Spehar, Kirovski. Todos reforços nossos depois de 2000, e ainda faltam muitos outros.
Noutro sentido, tivemos cá emprestado o Caicedo, que foi completamente queimado mas era jogador apesar de que muita gente o deve considerar flop.
23 Agosto, 2021 at 12:10
Alguns ali não fazem sentido, logo à cabeça o E. Silva, Jankauskas, Marco Aurélio. Mesmo o Grimi era fraquíssimo mas entre ele e o Marian Had, este último era pior e nem na lista está.
Exercício engraçado mas não houve grande critério nas escolhas.
23 Agosto, 2021 at 12:13
PETISCOS NA TASCA – 309
Bom tarde, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, ainda tens arrozinho de ontem? Então quero um pires dele, azeitonas, meio casqueiro e Tinto da Tasca, por favor.
Varandas, vamos ao teu programa eleitoral (Programa Eleitoral do Varandas – PEV) para ninguém se esquecer como és perito na arte de aldrabar:
-“A nossa proposta baseia-se num compromisso de seriedade, de honestidade, de transparência, de decência, de ética, e de profundo respeito para com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e para com a sua inigualável, insuperável e inexcedível massa associativa” PEV
Seriedade, honestidade, transparência, decência e ética?! E tens a coragem de afirmar que tens um profundo respeito pela massa associativa? Sem vergonha na fronha, golpista! Mentirooooooooooooso!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Arroz à Valenciana pela Chef ana”
Chef ana, vais ocupar a cozinha durante a semana inteira e o menu é sempre o belo do arroz? Maravilha! Eheheheh, só mesmo para chatear e, quem não gostar, coma areia com baba de camelo! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Aquecemos 2 colheres de sopa de margarina e 0,5dl de azeite num tacho grande e com o fundo espesso; Adicionamos 1/2 cebola média picada e deixamos refogar até ficar translúcida; Juntamos 1/2 frango pequeno cortado aos pedaços pequenos e temperado com sal e pimenta a gosto e deixamos fritar até alourar; De seguida colocamos 150g de lulas em argolas e deixamos continuar a fritar; Adicionamos 1 tomate maduro, sem pele nem sementes, cortado aos cubos; Quando o tomate estiver macio, juntamos 1 pimento verde cortado às tiras, deixamos cozinhar por alguns minutos e adicionamos 150g de miolo de berbigão e de mexilhão; Tapamos o tacho, deixamos cozinhar em lume brando e adicionamos 1/2 chouriço de colorau cortado às rodelas (ou 3 salsichas) e salteamos um pouco. Gib, 1 copo de sangria para a senhora, 1 gin para nós e vinho de arroz para a mesa do canto, por favor. Entretanto, cozemos 300g de gambas (ou camarões) em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos, escorremos e reservamos o caldo depois de coado; Descascamos as gambas, reservando algumas com casca para a decoração; Utilizamos a água de cozer as gambas (2 vezes e meia a quantidade do arroz), vertemo-la na panela com os restantes ingredientes, na qual diluímos um pouco de açafrão e adicionamos 100g de ervilhas; Assim que o caldo levantar fervura, deitamos 200g de arroz, retificamos o sal e a pimenta e deixamos cozer durante 12 minutos; Um pouco antes de terminar a cozedura do arroz, juntamos as gambas cozidas e descascadas; Finalmente, enfeitamos o arroz com as gambas inteiras reservadas, algumas rodelas de limão e está prontinho a servir.
Parabéns, Chef ana, o teu petisco está topíssimo!
Gib, a sangria casa bem com este manjar? Amanhã temos novamente arroz.
Ana, uma sobremesa fresquinha vinha mesmo a calhar.
Riacho, areia e baba de camelo para a mesa do fundo, por favor.
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos, 2 Constantinos e 2 Saquês de Arroz para as varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Resistentes, a Chef ana vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
23 Agosto, 2021 at 12:32
Sangria com arroz à Valênciana?
Males me dessem…
Vamos acompanhar com Vale da Mata Branco 2016
Aspeto: Apresenta côr amarelo pálido mas límpido
Aroma: No nariz tem um mistro tropical e floral, abacaxi, papaia, flor de laranjeira, notas de maçã cozida, bouquet muito expressivo e excelente mineralidade.
Na boca: Vinho intenso, volumoso, excelente lágrima, tosta discreta e equilibrada,tudo muito bem conjugado num conjunto de excelente complexidade.
O final: Final de muito bom comprimento.
Por ora vamos encher os copos de gin e sangria para refrescar o palato 🙂
23 Agosto, 2021 at 15:24
Sobremesa fresquinha… é arroz doce saído do frigorífico, que o deixei lá ontem. E para a semana toda! Arroz! Muito arroz! Tudo de olhos em bico para vermos o Futre a dizer que vieram charters de chineses para cá à conta do Wang!
23 Agosto, 2021 at 17:51
2,4 e 6 simples. 3 e 5 com canela, could be?
23 Agosto, 2021 at 17:52
Sábado e Domingo, estou numa de LionUp, gazeta…
23 Agosto, 2021 at 19:47
Descansa corpo santo, inimigo do trabalho 🙂
23 Agosto, 2021 at 12:35
Diaby…mais um gajo contratado sem critério, por uma pipa de massa e que sai sem deixar nada nos cofres…
23 Agosto, 2021 at 12:35
E na senda do ateísmo
Portugal acabou o Europeu sub-19 de andebol no sexto lugar.
Costa Mirim deve assim entrar em acção em breve
23 Agosto, 2021 at 17:53
Chico, melhor ponta do Europeu.
23 Agosto, 2021 at 13:30
Falando da B, não acham estranho Nazinho, Tiago Mamede, Rodrigo Fernandes e Joelson, jogadores que fizeram estagio na A nao jogarem na B?
23 Agosto, 2021 at 13:46
O Joelson foi titular no primeiro jogo da B. Ontem, nem no banco esteve. Ter-se-á lesionado? Os outros 3 creio que ainda nem sequer foram convocados para nenhum escalão esta época. Também acho isso absolutamente bizarro. Até porque tem-se notado, neste início de época, alguma falta de qualidade, desde os sub-19 até à B.
23 Agosto, 2021 at 14:26
comentário do treinador ” intelectual” à Sportv 1 após o jogo do B Sad !,
Paz no clube: ” – O jogo esteve sempre controlado e, como marcámos cedo, ficámos mais confortáveis. Recuperávamos rapidamente a posição quando o Belenenses tinha a bola. Eles não facilitam, sabem que a paz neste clube custou-nos muito e sabe muito bem e por isso não facilitamos, é uma coisa que me agrada muito na equipa e que nós fazemos questão de meter na cabeça deles [jogadores]. Jogámos bem, pelos corredores, cruzámos, podíamos ter finalizado melhor, o Paulinho teve algumas oportunidades e não fez golo, dominámos e foi um resultado justo, que, quanto a mim, peca por escasso.”
Rúben Amorim abandona essa agenda da Escumalha, antes que caias em desgraça, pois não conheces o dia de amanhã !
Outros ( Marco Silva ) também eram os melhores treinadores deste ” Mundo ” e hoje anda pelo 2° escalão do futebol Inglês !
23 Agosto, 2021 at 14:31
Mais um comentário à Triste!
Não surpreendes!
23 Agosto, 2021 at 14:31
Diasfelizes
O monge que vendeu o seu ferrari….
23 Agosto, 2021 at 14:37
Tenho no kindle para ler, ainda nao tive tempo
23 Agosto, 2021 at 14:39
Lê, o mais breve possível.
Vale a pena.
23 Agosto, 2021 at 15:35
Não vale a pena. O Sporting e o Brunismo são uma boa maneira de entender fenómenos como o Chega e o Trumpismo.
Se não dá para discutir com quem está radicalizado por estes dois últimos, não vale a pena também tentar discutir com os Brunecos. Pelo menos aqui são uma ameaça bem menor à democracia do Clube.
23 Agosto, 2021 at 14:28
Vi este fim de semana uma réplica oficial de uma petite camisola do Sporting, 40€. Já tive folhas de papel menos finas. Aquilo deve ser um adereço, decerto não é para usar.
23 Agosto, 2021 at 15:27
Rest in peace
https://www.record.pt/internacional/paises/italia/detalhe/chievo-verona-deixa-de-existir?utm_campaign=FB_Rec&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3tIc-bNiXG4isNjmGAbFB-OzbuX_1QMaEcw-EcX3F1-l4n8vlcqRVn53k
23 Agosto, 2021 at 15:31
Entretanto com a ida de Diaby para o Al-Jazira.
Nesta ultima semana de mercado, falta colocar:
Sporar
Camacho
Renan
Matheus O.
Luiz P.
Marco Túlio
Jatobá
23 Agosto, 2021 at 15:33
Entretanto o Virginia chegou Quinta á noite, mas ainda não foi oficializado.
23 Agosto, 2021 at 15:50
Phellyppe e Sporar já tem as malas feitas.
Boro para o esloveno
Brasil ou Dubai para o brasileiro.
Segundo constam claro, que apenas leio quem sabe…
23 Agosto, 2021 at 17:42
Túlio no CSA,
Matheus O. no Coritiba
Jatobá no CRB
Bruno Gaspar no vancouver whitecaps
Todos eles até 31 dez 2021 estão emprestados
23 Agosto, 2021 at 17:46
Espero bem que sim, ao menos que nao se paguem/paguem menos salários…
23 Agosto, 2021 at 17:22
O Jatobá não está emprestado no Brasil até Dezembro?
23 Agosto, 2021 at 17:50
CRB (Clube de Regatas Brasil).
23 Agosto, 2021 at 17:51
https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3213
23 Agosto, 2021 at 17:24
E desse grupo, provavelmente, ficas com o Renan e o Matheus Oliveira a mamarem ordenado dando voltas a um campo qualquer lá para Alcochete, que ninguém lhes paga o que ganham aqui…
23 Agosto, 2021 at 16:15
Kiko Costa considerado melhor ponta direito do europeu de Andebol sub 19.
Se calhar o rapaz é mesmo um prodígio
23 Agosto, 2021 at 17:57
Se calhar, é uma máquina, espero r5que as cláusulas dos manos sejam upa, upa, pois não ficam muito tempo.
André José tb é máquina, não vejo um central deste calibre desde Jorge Rodrigues.
Espero que o Andebol leia a Tasca.
23 Agosto, 2021 at 18:04
Todos leem a Tasca! 🙂
23 Agosto, 2021 at 19:07
Até os Tristes…
23 Agosto, 2021 at 19:11
“Miguel
23 Agosto, 2021 at 17:22
Responder
O Jatobá não está emprestado no Brasil até Dezembro?”
CRB (Clube de Regatas Brasil).
https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3213
23 Agosto, 2021 at 19:33
🙂
https://twitter.com/AlJazira_uae_EN/status/1429805629191954435
23 Agosto, 2021 at 19:43
A treinadora de futebol feminino do Sporting, Mariana Cabral, admitiu esta segunda-feira que a equipa precisa de “mais algum tempo” para consolidar o seu jogo, mas disse também que está preparada para defrontar o Benfica, no sábado.
A cinco dias de discutir a Supertaça com as eternas rivais, a treinadora das leoas lembrou que o Sporting está “a criar um grupo novo” e frisou que “é praticamente impossível dizer que uma equipa está pronta depois de seis semanas de pré-época”, mas garantiu que as suas jogadoras já estão “preparadas para competir”.
“Não está acabada porque estamos a formar um grupo novo, há jogadoras que vieram de fora, outras que subiram da formação. É tudo novo: o staff, a forma de atacar, de defender, tudo isto é novo e demora tempo a sedimentar”, detalhou Mariana Cabral na apresentação da equipa, na Academia Sporting, em Alcochete.
A treinadora, que assumiu, esta época, o comando da equipa feminina do clube, frisou, no entanto, que as suas jogadoras estão “perfeitamente confortáveis” com o trabalho desenvolvido na pré-época e assumiu total identificação com o projeto do clube de Alvalade.
“Estou aqui porque acredito muito neste projeto e nas ideias que estão a ser implementadas. Não só no futebol feminino, onde estão a ser, agora, de forma mais visível e intensa, mas no masculino também. Nos mais variados escalões e modalidades tem sido assim. Faz parte do ADN do Sporting ter jovens da formação a serem criadas com a mentalidade do Sporting”, atirou.
Mariana Cabral lembrou que “faz parte” do Sporting “apostar na formação sem medo nenhum de o fazer” e que a fórmula do sucesso é “misturar isso com a experiência de algumas jogadoras que já cá estavam e outras que vêm de fora”.
“É assim que se fazem os grupos. Acima de tudo, o que é importante entender é que, em primeiro lugar, estamos cá todos para valorizar o Sporting, independentemente de termos 17 ou 35 anos, de ser o primeiro ano ou sermos capitãs há seis”, advertiu a treinadora.
Sobre o jogo da Supertaça, frente ao Benfica, a treinadora assumiu que só começou a analisar as adversárias “na semana passada”, mas voltou a frisar que o grupo está pronto para tentar conquistar o primeiro troféu da época.
“Já analisámos o que tínhamos de analisar. Começámos na semana passada porque, como disse, tínhamos de criar um grupo novo e muito com que nos preocupar connosco próprias. Mas estamos preparadíssimas para defrontar o Benfica. Sabemos como vai atacar, como vai defender, portanto estamos prontas”, esclareceu.
O Sporting discute a Supertaça feminina com o Benfica no sábado, às 17:30, em encontro que terá lugar no Estádio do Restelo, em Lisboa.
O campeonato da I Liga feminina arranca na semana seguinte, quando as “leoas” visitam o Marítimo na primeira jornada da competição.
23 Agosto, 2021 at 19:49
Sem ver nada a este nível, é difícil falar.
23 Agosto, 2021 at 19:55
Ou as jogadoras que vieram de fora, e não conheço particularmente, são muito acima da média – tipo fazer da Cloé Lacasse uma jogadora abaixo das nossas 3 ou 4 melhores – ou duvido bastante que se tenha equipa e plantel para o Benfic@ e para o Braga – e deixo, para já, o Famalicão fora disto.
Sem as duas jogadoras de categoria que acho que faltam – central e trinco – a equipa nunca será equilibrada e o plantel será curto!
É a minha opinião.
PS – na formação feminina não há jogadoras da categoria equivalente a um Quaresma, a um Inácio, a um Nuno Mendes, a um Palhinha (quando subiu a sénior), a um Matheus Nunes, a um Jovane, a um TT, a um Pedro Marques ou a um Pedro Mendes sequer!
Vejo ali algo na Andreia Jacinto – que está longe do que era o Palhinha ou é o Matheus Nunes – e na Alicia, que está muito longe de qualquer um dos jogadores citados.
Dizer que se aposta na formação sem ter boa qualidade na formação é um falso “statement” porque depois a realidade pesa na equipa!
Mas é o que temos…
23 Agosto, 2021 at 22:46
Confia na Mariana “Amorim” Cabral. E se corre bem?
23 Agosto, 2021 at 23:24
Ela trabalha bem, a equipa técnica é muito interessante.
Agora, sem ovos… mas vamos ver, a ideia que tenho é com base em opiniões aqui e preciso de as ver jogar.
23 Agosto, 2021 at 22:39
Bruno Paz emprestado ao Farense.
23 Agosto, 2021 at 23:12
Este Fernando Mendes é um boneco do fcp e do Conceição. Tem tanto de Sportinguista como de portista.
23 Agosto, 2021 at 23:22
Gostava de perceber o gozo que dá ver essa merda. Um dia, talvez perceba.