O Sporting Clube de Portugal está entre os emblemas nomeados para os European Club Association (ECA) Awards 2021 na categoria de Futebol de Formação, graças ao seu projecto que assenta no Modelo Centrado no Jogador (MCJ).
De acordo com a entidade, os prémios em questão visam “promover e recompensar os grandes feitos dos clubes membros da ECA que podem servir como inspiração para a comunidade do futebol”, pode ler-se no comunicado. Iniciados em 2010 e interrompidos em 2018, os ECA Awards regressam nesta edição e os clubes vencedores serão anunciados durante a 26.ª Assembleia Geral da ECA, que ocorrerá durante os dias 6 e 7 de Setembro, em Genebra, na Suíça.
O Modelo Centrado no Jogador idealizado pelo Sporting CP foca-se no desenvolvimento do jogador a 360º através da introdução de uma abordagem multidisciplinar, integrando áreas como a técnica, a táctica, a científica e a tecnológica, entre outras, como um todo. Entre os objectivos do projecto Leonino nomeado estão a identificação de jogadores com o perfil Sporting CP, a criação de planos de desenvolvimento individual que incluam as várias vertentes integradas e ainda a criação de um programa pedagógico e educacional que incentive a carreira dual, isto é, a que os jovens atletas conjuguem a evolução desportiva com o progresso nas suas habilitações académicas.
Os outros clubes nomeados nesta categoria são o Valência, o Aberdeen e o Ludogorets.
31 Agosto, 2021 at 8:22
Estranho, num clube que dizem que teve um “gap” e uma formação negligenciada ainda há poucos anos atrás…
A verdade é que se fosse só pelo doutor coragem, ganhávamos era o prémio Pikolin.
A formação SEMPRE esteve no adn do clube e tudo não passou de mais um soundbyte mentiroso para fazer cair uma direcção. Resta analizar porquê.
Caso arrumado.
Bom dia a todos.
31 Agosto, 2021 at 10:43
Foda-se!
Dos 2 planteis mencionados na altura, os sub19 e os sub23, aproveitaste 1 jogador que foi o Bragança. Mais de 60 jogadores e aproveitaste 1.
Do plantel que vinha depois – metade do total dos jogadores, ou menos – tiveste a época passada na equipa principal o Inácio, o Nuno Mendes, o Quaresma e o TT, que ajudaram o clube a ser campeão. 3 mantêm-se no clube e o outro joga na 1ª Liga.
Era óbvio que havia falta de qualidade, no geral, nesses 2 plantéis – sabendo-se já na altura que não se contaria com os 2 miúdos que se recusavam a renovar e saíram em Janeiro.
Não é por virem para aqui mentir descaradamente, sabendo que o fazem, que o que dizem é verdade…
Esta Direcção está cheia de erros e defeitos, gere mal o Clube, mas na formação não tem estado mal. Não é perfeita, como nenhuma é, mas não tem estado mal nesse aspecto.
Não reconhecer isso só mesmo por raivinha bacoca!
31 Agosto, 2021 at 11:34
Miguel, acho que nem tu acreditas nisso…
A geração do Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, TT, Gonçalo Inácio nao apareceu com esta direcção. Ja vinha muito de trás. Posso dizer-te , porque sei de pessoas que são próximas da familia desses jogadores, que o próprio BdC tinha muitas esperanças nesta geração de jogadores. Essas pessoas dizem-me que em festas de final de temporada, quando os miudos estavam ainda em idade de juvenil, ele proprio dizia que mal podia esperar até que estes miudos começassem a jogar pela equipa principal.
A aposta nos miudos para a equipa principal não me parece que seja imposição da direcção, mas sim vontade do treinador, que lhes reconhece a devida qualidade. Porque com esta direcção antes deste treinador, a aposta era em Eduardos Henriques, Jeses, Fernandinhos, Doumbias, etc… Tudo malta que se viram gregos para despachar.
Por estas duas razoes, não, estes míudos que acabaram de se sagrar campeões, não são um “achado” desta direcção e resultado da sua “aposta” na formação.
São míudos que fizeram o seu percurso nas camadas jovens desde antes desta direcção, e que quando chegaram a idade de ser aposta (altura essa que coincidiu com esta direcção estar em funções) tiveram a sorte de ter um treinador que percebeu o seu valor, em vez de JJ’s, Peseiros, Keizers, ou Silas, ou outros do género.
O Nuno Mendes, TT, Quaresma, etc dormiram nos tais colchões que o Varandas disse que não prestavam.
31 Agosto, 2021 at 12:29
O que o homem disse foi que existia um gap de qualidade nos sub19 e sub23.
Não disse que era tudo uma merda!
Na mesma altura renovou contrato com 12 miúdos dos sub17/sub16!
O gap era nesses 2 escalões e não na formação toda.
Vão ler o que o gajo disse!
Vocês é que debitam aqui mentiras a torto e a direito e acabam por acreditar nisso.
Em 18/19 não tinhas miúdos com qualidade e preparados para subir à equipa principal.
O único que se aproveitou foi o Bragança que até saiu para o Estoril em Janeiro, onde teve um crescimento significativo e demonstrou a sua qualidade.
Por isso foi preciso contratar fora para servir o plantel nesse ano – 18/19! Acontece é que (quase) só contrataram merda – e as excepções foram o Plata e o Phellype. O resto, tudo lixo, ou quase, a começar pela inacreditável contratação do Ilori, que daqui a 500 anos ainda será falada!
E daí para cá a Direcção tem contratado jovens interessantes para a formação e tem renovado contratos na formação com muita frequência.
Hoje o modelo é diferente e dá-se mais ênfase à formação do próprio jogador e ao seu crescimento competitivo do que a ter equipas na formação a lutar por títulos – algo que o Benfic@ já fazia há uns anos – colocando os miúdos em escalões acima, onde têm de dar muito mais “ao pedal” e com isso crescem mais depressa nas dificuldades.
Não misturem as merdas!
Quem havia, em 18/19, nos sub19 e sub23 para meter no plantel desse ano, que estivesse minimamente preparado?
Ou ias meter miúdos de 15, 16 e 17 anos, juvenis na altura, no plantel, sem lhes dar nenhuma preparação para isso?
Sejam realistas!
Os factos são indesmentíveis. Em mais de 60 jogadores, aproveitaste 1. UM!
E mesmo assim, hoje, 4 épocas depois, nem é titular do Sporting, enquanto, por exemplo, 2 dos juvenis da altura já o ano passado o eram!
31 Agosto, 2021 at 12:34
O vosso problema é que estão preocupados em “quem achou os talentos”!
Ninguém está a falar nisso mas é nisso que te focas. “Não apareceram com esta Direcção”!
Sim, já lá estavam!
E depois?
Eram juvenis quando o Varandas entrou para presidente.
Há outros que também lá estavam mas não valiam o que valem estes.
31 Agosto, 2021 at 16:34
Tem la calma que foi isso que eu disse. Ja la estavam na direccao anterior (e alguns mesmo antes disso), e continuaram agora.
A mim é irrelevante se foi com A, B, ou C que eles foram parar à Academia, e se foi com A, B, ou C que se apostou neles na equipa principal, desde que se aposte na altura certa (quando eles mais podem dar à equipa principal).
Agora, quem andou (por motivos que bem sabemos) a dar conferencias de imprensa para falar dos colchoes na academia e de como nao se investia na academia antes, foi o Varandas. Isso é publico e indesmentível. E é tão público e indesmentivel, como era desnecessário (e até falso) na altura.
Afinal de contas estes miudos que agora se sagraram campeões, dormiram nesses colchoes, e estavam na academia no tal período de desinvestimento, por isso se alguma coisa sai daqui é que: ou nao houve o tal desinvestimento que o Varandas referiu, ou se houve ele nao teve influência na qualidade dos miudos que vieram da academia.
O tal gap de que falas (e com o qual eu concordo) nao tem por isso a ver com a suposta falta de investimento na academia, como os defensores do Varandas insinuam, mas se calhar tem a ver com o facto de que se calhar os putos daquelas gerações não tinham essa qualidade. Não se podem ter bons jogadores todos os anos.
31 Agosto, 2021 at 12:44
“Não serei tão drástico, mas obviamente estamos a pagar um ‘gap’ visível entre os sub-17 e os sub-23 que não é habitual. Esse ‘gap’ deve-se a uma política da qual discordei completamente nos últimos cinco anos, mas hoje estamos a investir forte pois a base do Sporting está aqui”
– Frederico Varandas
Segundo uns, ENTRE inclui sub-17 e sub-23; segundo o Miguel (e aqui concordo com ele) ENTRE significa que está “no meio de”, ou seja, sub-19 e sub-21.
Não sei, sinceramente, é se foi esta a intenção de FV (apontar apenas aos sub-19 e sub-21 o gap) quando usou a palavra “ENTRE”.
Também desconheço o áudio onde o mesmo disse isto. Estas palavras foram tiradas do site do Record.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/varandas-e-a-formacao-estamos-a-pagar-um-gap-visivel-entre-os-sub-17-e-os-sub-23
31 Agosto, 2021 at 13:32
Nessas idades, se forem ver com atenção, os melhores jogadores do país que vieram para Lisboa, ou estavam em Lisboa, acabaram (quase) todos no Benfic@.
Houve uma maior aposta deles, com mais e melhor investimento, muito à conta de ajudas às famílias dos jovens.
Hoje somos mais activos e trabalhamos melhor, investindo mais e melhor, se comparado com a altura. E isso dará resultados no futuro.
31 Agosto, 2021 at 13:34
+1
31 Agosto, 2021 at 15:01
É fazer as contas de quanto rendeu ao clube o tal gap entre os sub-17 e os sub-23 despachado por Cintra e Varandas…
O Sporting sempre teve qualidade na formação. Dizer que formação esteve ao abandono é chamar negligentes à Aurélio Pereira e restates profissionais do Sporting.
31 Agosto, 2021 at 13:00
Lógico. Só o cata-vento do Miguel é que acha que Max, Inácio, Quaresma, Nuno Mendes, TT, Bragança e outros nasceram entre as 2018 e 2021.
Mas de quem votou no Varangas não se espera muito mais.
31 Agosto, 2021 at 13:27
Se fosse preciso, que não é, este teu comentário mostra o burro que és…
31 Agosto, 2021 at 20:38
És um boneco 😀
Já na altura se explicou aqui por A + B porque era uma alarvidade o Capitão Bananas ter dito isso, inclusive em resposta à tua estupidez. Na altura como agora fizeste o mesmo: sem argumentos atiras qualquer coisa para o ar e enfuas a cabeça na areia.
Repito, de quem votou num gago mental não se espera mais.
31 Agosto, 2021 at 8:24
E a entrega dos prémios vai ser feita no Dubai?
31 Agosto, 2021 at 9:12
Obrigado, Ana. Era isso mesmo que ia a dizer.
31 Agosto, 2021 at 8:38
“O Sporting Clube de Portugal está entre os emblemas nomeados para os European Club Association (ECA) Awards 2021 na categoria de Futebol de Formação”
É o que me interessa nesta notícia, é aquilo que lá fora vão ler.
O resto, é o resto.
Bom dia a todos.
31 Agosto, 2021 at 9:13
Isto ‘e um projecto novo, este “MCJ”?
Como em tudo, e’ para ganhar! E o Paulinho nem precisa de tentar meter golos, por isso estamos mais perto de ganhar…
SL
31 Agosto, 2021 at 12:58
A formação tem gap dizia o monte de merda do Varandas.
31 Agosto, 2021 at 13:01
Estamos a trabalhar bem a formação.
Vejo com satisfação que não tem vindo nenhum camião de jogadores para os B, desde que voltaram…
Espero ver a continuidade este ano.