Terminada a janela de transferências e cumprindo o que Rúben Amorim havia prometido, confirmou-se que vamos “atacar” esta temporada com apenas dois avançados.
Para Campeonato Nacional, Champions, Taça de Portugal e Taça da Liga, teremos como referências ofensivas o jovem TT – um dos grandes pilares do título, ele que andou grande parte do campeonato a desgastar as defesas e, inclusive, a ser o jogador a sofrer mais faltas, a nível europeu, no terço ofensivo do terreno -, e com Paulinho, o jogador que arrasta consigo o peso de ser o jogador mais caro da história do clube e que, a cada jogo menos conseguido, acaba por tornar-se num alvo das discussões dos adeptos e num conjunto de questões colocadas ao treinador em conferência de imprensa.
É certo que a situação financeira do Sporting não permite outra “loucura” como essa contratação e, por isso, não esperava que Amorim viesse publicamente dizer que precisava de mais uma opção atacante após tão grande forcing pela sua concretização em janeiro passado, mas agora terá que conviver com a constante cobrança do que disse e das opções que tomou.
Tal como tinha escrito na última crónica, a ida à Champions não paga tudo, e, portanto, teria sido no mínimo estranho que o empréstimo/venda de Nuno Mendes não tivesse existido no último dia de mercado. Seria, aliás, muito complicado conseguir pagar salários nos próximos meses, dada a situação para a qual a gestão desportiva/financeira desta administração nos foi empurrando.
A fazer fé nos contornos que são públicos do negócio e dada a situação financeira que será bem clara dentro de poucos dias, quando o Relatório e Contas sair, mas que tem sido menosprezada por termos sido campeões, muito dificilmente o valor do prometido pagamento futuro do PSG, não estará já a ser antecipado junto de um fundo qualquer, a uma taxa de juro que não deve ser pequena.
Aliás, passou entre os pingos da chuva a notícia da antecipação dos valores do prémio da entrada na Champions junto de uma entidade financeira, que não foram empregues no “ataque ao mercado”, como a mesma dizia, pois, como é sabido, quem entrou no plantel é oriundo do universo Jorge Mendes e as condições de pagamento voltam a ser “empurrar com a barriga” e engordar a choruda conta de Fornecedores. Para mais tarde se pagar. Duplamente.
Existe, também, uma notícia recorrente e que não é correta: a famosa poupança com os salários, neste caso dos emprestados. As ditas poupanças, bonitas para capa de jornal, são sempre tantas e de tantos milhões, que fica difícil de perceber como é que os custos com pessoal não baixaram assim tanto desde 2018.
Alguém acredita que os 1,5 Milhões/ano de custos salariais do Tiago Ilori, ou os cerca de 2,4 Milhões/ano de Rafael Camacho, sejam suportados pelo Boavista e pela B-SAD? Se cada um ficar responsável por 200 mil euros já será bastante para a realidade destes clubes. A diferença, verdadeira “fatia de Leão”, fica para o nosso Clube e, assim, talvez já se explique melhor como chegamos aqui e necessitemos de, no último dia de mercado, vender com a “corda no pescoço” o nosso jogador com mais potencial, antes de o colocar na montra da Champions e antes de um Mundial onde dificilmente não será titular da seleção portuguesa.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
6 Setembro, 2021 at 16:00
Obrigado Nuno.
Arroz……como eles dizem é só arroz. Navegamos num mar de rosas até o mar acabar num precipício. O palerma que vier a seguir que pague o Vinagre, o Ugarte, as dívidas a fornecedores, os passivos, as comissões dos agentes e quando quiser usar as receitas vai descobrir que estão todas penhoradas e antecipadas. O Varandas é campeão e é só o que interessa, é assim a maioria do povo português, a viver de empréstimos e intervenções do FMI desde que se inventou a democracia.
6 Setembro, 2021 at 17:05
+1
6 Setembro, 2021 at 17:21
“O Varandas é campeão e é só o que interessa”
Bem, não sei a quem te referes, se a ti próprio, se à maioria de adeptos (que em geral olham para o futebol e nada mais interessa).
Não estou à vontade para opinar sobre as finanças, mas eu não vejo só um título. Vejo vários. No futebol, nas modalidades.
Vejo uma política desportiva muito interessante, ao contrário do pré Amorim (curiosamente, tb com estes gajos). Hoje, os putos contam, o entulho é despachado.
Não há guita para 100% do Pote ou do Vinagre? Quem nos dera… Mas pelo menos que rendam desportivamente e mesmo pouco, ainda vão render financeiramente.
Antes 10% do Pote que 100% do Eduardo.
Mesmo a comunicação, da noite para o dia. Ajuda o Varandas aparecer menos, claro. Ajuda ter treinadores que fazem muito bem esse trabalho, claro (Amorim, Freitas, Dias, Magalhães, etc). As redes melhoraram…
Era fixe reintegrarem ex-presidentes, eu sei. Era fixe o Rogério pôr-se nas putas, naturalmente. Mas ainda lá chegamos.
6 Setembro, 2021 at 17:53
+1.
Há um pequeno senão nesta porcaria de comprar passes às mijinhas. O fcp faz isso há anos (o exemplo mais recente são os 66.6% (salvo erro) do passe do corona, mas já vem dos tempos de luchos e companhia LDA), e depois perderam completamente o controlo das suas finanças. A sorte deles é mesmo safarem se sempre muito bem na Champions e volta e meia o amigo jorge injetar uns mendilhõeszitos. Agora se gosto que o meu clube esteja depende deste credores mafiosos? Não… Isso preocupa me.
6 Setembro, 2021 at 19:19
O ideal é comprar a grande fatia. Ou poder ter emprestado com opção de compra, exemplo: Porro.
Mas se não há guita a percentagem baixa for de gajos cuja qualidade é inquiestionável, pode servir para crescer e no futuro (seja qual for a direção) existir uma base sustentável.
Fundamental é num clube como o nosso, lançar jovens e vender bem. Mesmo que o “bem” possa ser discutível, tendo em conta o momento.
6 Setembro, 2021 at 18:13
Não há guita para os 5M de euros em que o Vinagre estava avaliado no transfermarket, vai dai decidimos pagar 10M por 50%., mas só daqui a 1 ano. Isto nada tem a ver com falta de dinheiro mas com má gestão e maus negócios, mas falamos quando sair o R&C.
Antes que digas que o transfermarkt não vale como referência e portanto pagamos 4x o valor que lá está, então meu amigo o N.Mendes devia valer 160M
6 Setembro, 2021 at 19:17
Sim, com o R&C será mais fácil.
Até lá, cada um vê como quer. O transfermarket é apenas um utilitário para servir narrativas. De resto vale bola.
7 Setembro, 2021 at 10:27
Brave, costumo gostar bastante dos seus comentários e leio-os sempre com atenção, mas neste devo dizer que começou por falar que não ligava só ao Futebol mas depois associa algumas das políticas gerais do Clube ao que se passa (bem) EM UMA PEQUENA PARTE DO NOSSO FUTEBOL.
A Comunicação do Clube e da SAD continua uma excelsa MERDA. A única comunicação que melhorou foi a do treinador nas CIs, porque este sabe comunicar e os anteriores nem isso sabiam.
De resto não existe como nem onde defender ou valorizar uma comunicação que, quando parte dos canais oficiais (elementos da Direcção é péssima; PMAG é cínica e anti-democrática; Jornal e TV são cânticos laudatórios da IURD; redes socias são geridas por algum antepassado do Cro Magnon) insultam e desrespeitam os Sócios e Adeptos ignorando-os e atropelando repetida e abusivamente os Estatutos, recusando a realização de AGs em incumprimento dos mesmo Estatutos não dando aos Sócios conhecimento das Contas e dos Orçamentos, não comunicando com transparência total à CMVM ou ocultando-lhe comunicação (bem sei que os outros também o fazem, mas volto a dizer qu a merda dos outros para mim é refresco), etc.
Um abraço e saudações leoninas
Um abraço e saudações leoninas
7 Setembro, 2021 at 14:14
Eu sempre vi a comunicação como uma das áreas mais importantes de uma instituição, mais concretamente, desportiva.
Pode ser vista em várias vertentes e sempre foi má, que me lembre.
Ok, era muito má (há muito), daí o meu comentário onde refiro uma enorme melhoria.
No discurso direto, porque os intervenientes são fortíssimos (treinadores, ao contrário de Varandas ou Zenha), mas também nas redes sociais. Os conteúdos são muito melhores, as intervenções, etc.
Há espaço para crescer? Muito.
Onde o Álvaro toca é num ponto que para mim nem é tanto a comunicação, mas aquilo que se decide dizer ou não dizer, fazer ou não fazer.
E isso tem muito mais a ver com decisões e estratégia de uma direção, que propriamente com comunicação em si, mas percebo. Acaba por tudo estar envolvido.
6 Setembro, 2021 at 16:09
A sorte deles, e nossa já agora, será o Sporting passar o grupo da Liga dos campeões, essa pode ser a almofada que pode compor o orçamento deste ano.
Mas isto é muito arriscado… o “e se corre bem” não é eterno, e o problema é que estamos naquele limite em que “e se corre mal” ficamos comprometidos para as próximas épocas.
6 Setembro, 2021 at 16:52
Tenho ideia de já ter visto isso a acontecer mas com uma folha salarial de 80 milhões me vez de 50…
6 Setembro, 2021 at 16:14
assino por baixo nuno e obrigado por tentares explicar o que está em causa que muita boa gente ainda não se apercebeu.
6 Setembro, 2021 at 16:18
Espero que não seja possível antecipar o “prometido pagamento futuro” do PSG, na justa medida que não se lhe conhece natureza obrigatória, não seja antecipável …
6 Setembro, 2021 at 16:53
Foi também o que me ocorreu.
Se não existe nenhum contrato tornado público ( a cláusula obrigatória estará “no cofre”) então nunca poderão antecipar esta verba.
6 Setembro, 2021 at 16:58
Podem sempre antecipar
, dando de garantia o passe ou %
6 Setembro, 2021 at 17:28
Exacto 5 violinos, o juro é sempre em proporção ao risco que é o que as empresas de crédito fazem. Portanto não duvido que seja possivel antecipar essa receita, salvaguardando a empresa que faz o empréstimo que em caso da cláusula não ser accionada, ficarão com percentagem de passe do jogador
6 Setembro, 2021 at 19:09
Mesmo assim falamos de 40 milhões.
É um risco demasiado grande. Uma lesão ou outra situação que pusesse em causa a efectivação do negócio são tidas em conta. Imagino as garantias que teríamos de dar e os juros a pagar nessa antecipação.
Mas não me parece que seja uma dor de cabeça para esta direcção. Quem dá tantos milhões por um treinador e um avançado…
7 Setembro, 2021 at 9:58
Podem antecipar…
Se for o JM a financiar a antecipação a 20% de Juros…
6 Setembro, 2021 at 16:20
Mesmo assim os BURROS de sempre vão dizer que não se deve desestabilizar, que devemos estar unidos, etc,etc. Rumo ao abismo e sempre os mesmos a bater palminhas….
6 Setembro, 2021 at 16:24
Falta só o tristes, o Ups, e mais uns quantos (poucos) para assim completar aqui o baralho e perceber-se de onde vem uma certa argumentação.
Mesmo assim acho este post com mais sentido daquilo que escrevia há uns tempos atrás que tinham pérolas como esta:
“Tal como Gagarin foi “apagado” por Bezos, também Varandas conseguiu “apagar” Bruno de Carvalho, mesmo recorrendo a uma pista de atletismo que não existe e dando primeiros passos para lado nenhum”.
Os meus parabéns!!!
6 Setembro, 2021 at 16:32
deixa-te estar que estás bem como joker, qualquer baralho precisa de um.
6 Setembro, 2021 at 17:07
Importante cimentar a nossa posição da champions, diria que a valorização do plantel vai chegar mais dai do que ser ou não campeão nos próximos anos.
A maioria destes jogadores que foram emprestados, é o aspeto negativo deste mercado, tirando os jovens…não contam para o Sporting.
É esperar que o Sporar, Doumbia, etc, consigam fazer uma época para os clubes bateram a clausula.
Llori vai ficar a mamar até ao final do contrato.
Camacho ainda é um jovem, pode ou não, ter hipóteses no futuro, no entanto o salário em NADA condiz com o valor do jogador.
Quanto ao Nuno Mendes, o Sporting não pode jogar neste caso com o futuro, “ah porque vai ser titular e na selecção também”, será que vai tirar o lugar ao Guerreiro? Vou duvidar olhando o Engenheiro.
Nada garante que o Nuno esta época mantive-se o nível apresentado, estamos a falar de um jovem com 18/19 anos.
47M é um montante muito bom para aquilo que ele mostrou.
Também pensamos que o William era isso tudo, entretanto foi ficando…
6 Setembro, 2021 at 17:09
Compreendo o que escreves…
Mas comparar o WC com o Nuno Medes…
Aí já é esticar a corda ao limite.
6 Setembro, 2021 at 17:09
*Mendes
6 Setembro, 2021 at 17:16
Será que é?
O que se escrevi na altura do William, o Sir e tal…
Não fazia sentido rejeitar 47M pelo Nuno Mendes e até mesmo para o jogador, perder este comboio.
O que ele fizer lá fora já é por conta dele, o Sporting fez o seu trabalho, formou e valorizou o jogador.
6 Setembro, 2021 at 18:13
“Não fazia sentido rejeitar 47M pelo Nuno Mendes e até mesmo para o jogador, perder este comboio.”
Eu sei.
É a mesma história do Ronaldo.
Mas tens que compreender que com a montra da LC e a ida ao Mundial (quase) garantida, o jogador – se não lhe acontecer nenhum imprevisto – vai valorizar bastante (bem mais do que 47 M).
Agora… Pode correr mal? Sim… Mas as probabilidades de core bem são bastante maiores.
O problema do Sporting é que precisava de “garantir” este encaixe financeiro.
Eu não digo que é um mau negócio (mais vale um pássaro na mão que dois a voar).
O que digo é que pode ter havido alguma precipitação na negociação.
Eu desconheço os temos do acordo, mas acho que até seria preferível recebermos menos mas garantirmos uma % em futura venda (eu sei, podia acontecer como aconteceu com o Montinho, que o Porco vendeu 2 jogadores, inflaccionando o valor do segundo e diminuindo o valor do Montinho para o Sporting receber menos.
Havendo revenda, pelo menos garantimos o mecanismo de solidariedade/formação.
6 Setembro, 2021 at 18:14
*core = correr
6 Setembro, 2021 at 17:11
Acho que todos nós aqui pela tasca têm noção do conteudo do texto, mesmo antes de o terem lido.
Independentemente de não gostar do nosso presidente (não consigo, tenho pena) o que mais lhe desejo é que tenha muito sucesso e que dê a volta a estas situações económicas, potencie o futebol, modalidades, a marca, que continue a ter resultados desportivos que lhe permitam encher o peito de ar e fazer discursos motivadores. Por isso mantenho a esperança que todos juntos, os a favor e os contra, que um dia ainda vamos sorrir disto tudo.
6 Setembro, 2021 at 17:16
Chapeau!
SL
6 Setembro, 2021 at 18:26
Que assim seja!
6 Setembro, 2021 at 18:36
Era uma vez um Gibreelfarishta.
O Gibreelfarishta tinha mulher e filhos.
O Gibreelfarishta tinha também uma mercearia.
No entanto, como havia 2 mercearias próximas mas que pagavam aos fiscais da Câmara e usavam métodos ilegais para ter mais sucesso, a mercearia do Gibreelfarishta não estava a atingir o sucesso que o mesmo pretendia. Mas tinha bem mais sucesso do que quando ele pegou nela, pois na altura estava para fechar portas, com imensas dívidas.
Como Gibreelfarishta quis pagar essas dívidas, não quis entrar em esquemas e mesmo com as multas inventadas pelos fiscais da Câmara, a mando dos outros dois merceeiros, a mercearia estava paulatinamente a atingir o sucesso. Com muita dificuldade, muitos obstáculos, mas estava quase lá.
Isto não podia ser, até porque o Gibreelfarishta estava a renegocia umas dívidas que lhe permitia pagar a hipoteca da mercearia e ainda ter patrocinadores que lhe permitiam que a mercearia ultrapassasse as outras duas, e sempre com lucro.
Só que Gibreelfarishta, perante tantos ataques, reclamava com a mulher, com os filhos e com o empregado, que o invejava.
Assim, os merceeiros trafulhas combinaram ajudar o empregado se ele os ajudasse.
E assim foi.
Os fiscais da Câmara cobraram ao Gibreelfarishta dívidas que não tinha e penhoraram-lhe / congelaram-lhe as contas.
O Gibreelfarishta foi acusado de ser caloteiro.
O empregado, com a ajuda dos merceeiros trafulhas, conseguiu que o Gibreelfarishta fosse preso por ser caloteiro, ficou-lhe com a mulher e os filho (que tinham vergonha do Gibreelfarishta ser assim – viram as letras garrafais na na CMTV “O CALOTEIRO”) e passou ele a gerir a mercearia.
Apesar de não te jeito nenhum para gestão, beneficiou dos bons ofícios dos 2 trafulhas, já que o tinha ajudado, e ainda dos patrocínios que lhe permitiam viver desafogadamente.
No entanto, não quis saber de renegociar a hipoteca da casa e comprou produtos que lhe estavam a dar prejuízo.
Entretanto, contratou um novo funcionário que conseguiu revender esses produtos e assim não ficou no prejuízo (para já).
O Gibreelfarishta, na prisão,
[Gibreelfarishta: escolhe uma das seguintes opções]:
a) ficou contente da sua antiga mercearia esta agora com mais sucesso que as outras duas, embora saiba que estão a se usados adiantamento do patrocinadores e que um dia acabam – e isso é mais importante do que ter sido preso e perder a mulher e os filhos à conta de um esquema para o derrubar
b)está cada vez mais revoltado por saber que foi roubado e que o sucesso que a mercearia está a ter é um sucesso de Pirro (embora contente da mercearia ter sucesso)
6 Setembro, 2021 at 19:29
Ó pá… a esta hora!
Não lhe devo nada, nada.
Estive até ao fim, mesmo duvidando se devia estar. Tratei essa ferida e não foi aqui.
O que me interessa sao as contas do SCP, os resultados, as transferências, os jogos, o pré jogo, o jogo e o pós jogo. A bifana e a cerveja com os amigos e outros que tais, a borboleta na barriga quando vou no caminho para assistir a um jogo que é importante ou difícil. O que me interessa é cantar na curva, assobiar se me apetecer, delirar com os golos, amaldiçoar pelas derrotas.
Pago a cota, voto, vou a AG faço o meu papel e o meu dever.
E depois… depois há que ver a história de todos os ângulos e de todas as perspetivas… se tiver de votar para que regresse voto, se tiver aprendido alguma coisa com a história terá o meu apoio, mas hoje é a menor das minhas preocupações pessoais.
6 Setembro, 2021 at 19:43
“e tiver aprendido alguma coisa com a história terá o meu apoio”
BdC não volta. Ponto.
A questão não é essa.
A questão é perceberes porque razão há pessoas que não embandeiram em arco e perante o sucesso desportivo que temo tido – e bem, assim é o Sporting – não nos podemos esquecer do que aconteceu para que quem lá está esteja.
Isto tem a ver com questões morais.
A mim ensinaram-me assim.
6 Setembro, 2021 at 19:57
Era só o que me faltava agora era dizeres que a tua moral é maior que a minha. O que os meua principios não são os melhores etc e tal…
Era só o que me faltava.
É melhor ficarmos por aqui ou pelo menos fico.
6 Setembro, 2021 at 20:52
Mas alguém disse que a minha moral é maior do que a tua?
Os que os meu princípios são melhores do que os teus?
Onde é que eu disse isso?
Tu é que estás a falar nisso, não eu.
O que eu disse é que perante o que vi acontecer e depois de se saber tudo o que se sabe hoje (e ainda falta saber mais), não poso fica indiferente. Não poso dizer que está tudo bem e que se esqueça o passado, que se branqueie o passado. Que já está, já está.
Eu sou assim.
Se depois da história em que te coloquei como protagonista optas pela opção b), o que é que queres que eu diga mais?
Não é por dizeres que está tudo bem, bola para a frente, que está tudo bem. Não está.
Não te agrada seres confrontado? Põe na borda do prato e bebe um frijoné. 🙂
6 Setembro, 2021 at 20:45
https://www.youtube.com/watch?v=Yl7QmEmn4oY
6 Setembro, 2021 at 21:37
Grande Gibreel
O mesmo que mamava umas boas bejecas com o South nas roullotes.
Boa gente.
6 Setembro, 2021 at 17:23
A realidade financeira do Sporting não é bonita.
A cada negócio, seja venda ou compra conseguimos sempre somar comissões. Até numa simples renovação para aumentar a cláusula de rescisão de um jogador aumentamos em mais alguns milhões a dívida.
Estamos totalmente dependentes dos empresários e de um em especial.
Por mais que paguemos as dívidas vencidas estas são substituidas de imediato por outras. É um círculo vicioso sem fim.
Entretanto o mais grave e preocupante para mim é o que o futuro nos reserva.
Não deixei de reparar que a construção de um novo aeroporto está na agenda de vários candidatos autárquicos e Alcochete é quase unânime como futuro destino do mesmo. Parece que muitos terrenos já foram comprados por investidores importantes logo que surgiram os primeiros rumores.
E o que o Sporting tem a ver com isso?
2026 está cada vez mais próximo e com ele o fim do prazo para recomprarmos as VMOC.
Veremos no próximo ReC se o nosso passivo baixou dos 300M e qual o valor da actual dívida à fornecedores.
Se chegado o fim do prazo não tivermos recursos para recomprar as acções teremos que recorrer à alienação de património ou perderemos a maioria da SAD.
Com contas sempre negativas e prazos a expirar o cenário é cada dia mais negro.
SL
6 Setembro, 2021 at 17:58
Pelo que se viu com mais dois anos de maturação ao LFV. Vmocs é a última coisa em que os bancos estão interessados.
6 Setembro, 2021 at 19:21
VMOC não interessam aos bancos.
Nem quem será o comprador…
6 Setembro, 2021 at 19:21
Um empréstimo obragicionista deverá estar na calha. 50Meuros para pagar o antigo e saldar algumas dívidas a fornecedores.
Mas andamos sempre com a corda na garganta
6 Setembro, 2021 at 19:26
Acreditando que conseguiremos ser bem sucedidos nesse EO…
6 Setembro, 2021 at 21:43
Pelo último…
6 Setembro, 2021 at 17:27
Na dimensão desportiva, a mais sensível para os adeptos, a contratação de R Amorim, uma jogada em desespero e de risco muito elevado, correu bem. R A fez um milagre utilizando a via mais do agrado de qualquer sportinguista, a Formação. As Modalidades também tiveram grande sucesso, com as excepções do Andebol e FFeminino.
Já a dimensão financeira situou-se, a nível de desempenho, nas antípodas da desportiva, consequência da sucessão de péssimos negócios. Quantos Milhões fez esta Direcção com Jogadores oriundos da “pesada herança ” ? Quantos Milhões do Contrato NOS foram antecipados, também dessa herança ? Em que ponto está a dívida na comparação a 30.06.2018 e 30.06 2021 ?
Claro que isto preocupa poucas pessoas porque a maioria acredita que se correr mal alguém há-de resolver o problema e o tema é pouco agradável. Aqueles com formação e experiência profissional na área da gestão tem outra sensibilidade e não podem ignorar.São muito mais sensíveis porque sabem que a factura pode demorar mas está a caminho e vai ser pesada. Por vezes chego a invejar aqueles que só se preocupam com a dimensão desportiva. Há coisas que parece que só servem para nos roubar o brilho das vitórias desportivas. Contudo a realidade vai bater-nos de frente por muito que a pretendamos ignorar.
6 Setembro, 2021 at 17:39
Claro que isto preocupa poucas pessoas porque a maioria acredita que se correr mal alguém há-de resolver o problema e o tema é pouco agradável
nada a acrescentar
6 Setembro, 2021 at 17:52
Esquecem-se é de que o pontapé no cu do senhor Godinho só foi possível por termos um presidente da mesa da assembleia que ouvia os sócios, e hoje têm lá o Rogério Alves, que faz o que quer e lhe apetece.
6 Setembro, 2021 at 21:45
Pois, esta merda de ter na mesa um gajo da direção é tramada…
6 Setembro, 2021 at 22:10
Por acaso podes lembrar-me quem foi que quis mudar os estatutos para garantir que a mesa seria da direção?
6 Setembro, 2021 at 22:14
Epá, não sei… tenho de ir pesquisar…
6 Setembro, 2021 at 22:48
Eu ajudo….
Foi mesmo o Bruno Carvalho
7 Setembro, 2021 at 14:15
Epá, não pode.
6 Setembro, 2021 at 17:49
Li o post, li os comentários. Os mesmos de sempre a falarem em sucesso desportivo. Os mesmos de sempre preocupados com a viabilidade do clube, ainda recordados de como o clube estava há não muito tempo, fruto de gestões similares à que temos hoje em dia.
Nada de novo, portanto.
E viva os títulos! Títulos que vão garantir aos incompetentes mais um mandato. Mais quatro anos desta gestão. E mais quatro anos de volume de negócio garantido às clínicas e staff do doutor Varandas. Isto não é conflito de interesses?
Sigaaa!
6 Setembro, 2021 at 21:47
Preferias não ter sido campeã, titulos nas modalidades (europeus, inclusive), saindo assim o Varandas de cena?
Curiosidade, apenas.
6 Setembro, 2021 at 21:59
Não. O ideal era que não sentisses necessidade de fazer essa pergunta. É a isso que estamos limitados? A escolher entre boa gestão ou resultados desportivos? Não posso ter as duas?
6 Setembro, 2021 at 22:29
A partir do momento em que ganhou, já termos estes títulos no museu é uma enorme supresa. Mas das grandes.
Não gosto dele, mas um dia ele vai e os títulos ficam.
Diz-me quando tivemos boa gestão e títulos ao mesmo tempo. É só para estes e os próximos copiarem.
Venham mais anos como o último. A felicidade dos meus putos arruma com qq opinião que possa ter de Varandas, Zenha ou Rogério.
6 Setembro, 2021 at 22:41
Em 2015/2016. Se o varandas contasse o que sabe… Podia ser que acreditasses… Damn!
6 Setembro, 2021 at 22:52
Porquê apenas 2015/2016?? Só porque o Varandas insinuou aquilo que TODOS vimos?
Em 2004/2005 com o Peseiro não?
Mais tarde com o Paulo Bento com a mão do Ronny também não?
No ano do Leonardo Jardim também não??
Isto são apenas exemplos ÓBVIOS de titulos gamados…..
6 Setembro, 2021 at 22:57
A pergunta é sobre títulos conquistados com boas gestões. Os exemplos que dás não se enquadram.
Já fomos roubados muitas vezes. Com boas e más gestões. Curiosamente, os últimos títulos conquistados (no futebol) tiveram sempre más gestões. Os dois anteriores a este com os resultados que se conhecem.
6 Setembro, 2021 at 22:48
No mandato anterior tivemos gestão com lucros sucessivos e um número de títulos ainda não igualado pelo actual mandato.
6 Setembro, 2021 at 22:54
E a realidade?
Titulos de futebol senior?? quando?
Titulos Europeus (Champions) nas modalidades superior quando??
P.S. Já faziam o luto….
6 Setembro, 2021 at 23:05
Foda-se, nas que desonestidade. Ao menos dá um bocadinho de crédito a quem criou as condições para que as conquistas acontecessem, investindo fortemente nas modalidades. Que estavam votadas ao abandono. Que nojo de conversa. É a mesma coisa que tu desenvolveres um projeto na tua empresa, seres despedido e o anormal com cunhada que te viesse substituir ficar com os louros do sucesso que o teu projecto proporcionou à empresa.
Já que vens com a conversa de fazer o luto, lembra-te de que se deve honrar os “mortos”.
6 Setembro, 2021 at 23:06
*cunhas, cais cunhada…
6 Setembro, 2021 at 23:09
Não conseguem, é próprio da sonsaria, são piores que Cruzados, Sarracenos ou Talibans.
6 Setembro, 2021 at 23:24
Vou-te responder Curto e Grosso!!
Desonesta e muita és tu que associas tudo o que é titulo ao Presidente…..
Os titulos nas MODALIDADES agradece a quem dirige as SECÇÕES e não aos Presidentes do Clube …sejam eles quem forem!!
O futsal agradece ao Miguel Albuquerque e restante equipa por ele montada e que permaneceu após a saída dele
O Hoquei agradece ao Eng. Gilberto Borges que por acaso até foi posto na prateleira pelo teu Rei Sol…mas que depois de ver a borrada que tinha feito com o Trindade….voltou atrás e deu as rédeas do Hoquei ao Eng. Gilberto Borges.
Os titulos Nacionais do Basquetebol agradece à estrutura do Basquetebol….pois o mérito é deles e não do varandas.
E nas outras modalidades a mesma coisa….
Só para ver se ganhas vergonha na cara….. vê lá tu que em 2011 (salvo erro…ou 2010) no tempo do Godinho…. perdemos surpreendentemente a final da Champions com o Montesilvano num jogo em que eramos claramente favoritos e levamos 5 num jogo em que tudo correu mal.
bastava nesse dias o jogo ter corrido normalmente e estarias a dizer que tínhamos sido Campeões Europeus de Futsal graças ao Godinho (trafulha…incompetente…. e por ai adiante)?
6 Setembro, 2021 at 23:51
Gilberto Borges: «Bruno de Carvalho prometeu e cumpriu»
https://www.record.pt/modalidades/hoquei-em-patins/detalhe/gilberto-borges-bruno-de-carvalho-prometeu-e-cumpriu-888270
7 Setembro, 2021 at 0:07
Claro que o mérito é das secções, dos treinadores, dos atletas. Mas se não lhes forem dadas condições fazem o quê? É do bolso do Nuno Dias, do Paulo Freitas, que sai o dinheiro para criar equipas campeãs?
E se vamos por finais perdidas, lembras-te onde estava o teu ódio de estimação no jogo do marítimo e que tanta celeuma causou? E lembras-te do primeiro título europeu de hóquei pós-regresso? E no andebol?
Ganhar vergonha na cara? Olha-te ao espelho antes de dizeres isso a quem quer que seja.
7 Setembro, 2021 at 0:47
Para os desonestos de serviço:
Ana
–> Andebol . Sim …ganhamos 2 vezes numa competição que é a 4ª divisão do andebol, sendo que a 1ª vez foi em 2009/2010. Vais dizer que foi mérito do Godinho ou do Bettencourt?
“Na época de 2009/10, na terceira presença de uma equipa lusa na final da Taça Challenge, o troféu não escapou e o Sporting alcançou o que o ABC tentou em 2004/05, frente aos suíços do Wacker Thun, e o Sporting da Horta em 2005/06, com os romenos do CSA Estrela Bucareste.”
https://desporto.sapo.pt/modalidades/andebol/artigos/ha-10-anos-o-sporting-conquistava-a-taca-challenge-em-andebol
—————–
JHC:
Tiveste piada com uma declaração de 2014..ANTES do Eng. Gilberto Borges ter sido posto na prateleira para entrar o lampião Trindade que só fez merda 🙂
Curioso é que para quem encheu o peito com o número de titulos não tenhas dito que titulos são esses….
Para ter mais piada só falta puxares dos titulos de tiro de carabina deitada e afins….
7 Setembro, 2021 at 1:19
Até podia listá-las porque tenho a relação de todos os titulos individuais e coletivos do Sporting. E não só no mandato de BC.
Mas para quê?
“Para ter mais piada só falta puxares dos titulos de tiro de carabina deitada e afins….”
Isto escrito por um Sportinguista!
6 Setembro, 2021 at 23:48
“No mandato anterior tivemos gestão com lucros sucessivos e um número de títulos ainda não igualado pelo actual mandato.”
Reli o que escrevi e me parece claro. E confesso que não sou muito para desenhos…
Títulos nas modalidades:
2013-2014= 13
2014-2015= 8
2015-2016= 13
2016-2017= 19
2017-2018= 29
Uma nota: Varandas é eleito em 9/9/2018 quando a maioria das modalidades já haviam disputado as provas nacionais e conquistado títulos, e outras já estavam em andamento (as de Pavilhão).
No Futebol Sénior Masculino não conquistamos títulos, mas no Futebol Feminino foram anos dourados que não se repetiram.
Agora desculpe lá que lhe diga, mas a conversa de modalidades “superiores” e inferiores” é conversa de lampião que desvaloriza as modalidades e desconhece o valor do ecletismo no Sporting. Era para ter dito isto noutro comentário em que desvalorizaram certas modalidades mas contive-me.
Quem acompanha as modalidades sabe que o Sporting foi Campeão Europeu em várias modalidades durante o anterior mandato com destaque para o Atletismo. O trabalho para sermos tantas vezes campeões foi contruído praticamente a partir das cinzas.
Entre 1994 e 2010 conquistamos apenas 3 Títulos Europeus!
Não tínhamos estruturas, investimento, Pavilhão. O Futebol sorvia tudo!
Em 2015 conquistamos a Taça Cers em Hóquei, ainda sem “casa”.
Seguiram-se os Títulos Europeus de Pista Feminino, a Taça Challenge de Andebol, As Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato Masculino e Feminino, o Goallball…
Houve o regresso de modalidades históricas ao Clube, a construção do Pavilhão e investimento em estruturas físicas e humanas, contratação de atletas que ainda vencem de leão ao peito, feitos inéditos e históricos no desporto nacional como a conquista do campeonato nacional de várias modalidades na estreia do Pavilhão João Rocha.
“Para a nova época o Sporting continuou a apostar no reforço das suas equipas de Atletismo, visando recuperar o domínio no panorama nacional no sector masculino e solidificar as suas ambições a nível internacional no sector feminino. Assim o Clube assegurou o regresso de atletas como Edi Maia, Tiago Boucela, Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Inês Monteiro e o concurso de outros como Yazaldes Nascimento, Alberto Paulo, Tiago Aperta, Miguel Moreira, Miguel Marques, Luís Monteiro, Tiago Costa, Nuno Lopes, Cláudia Bobocea, Evelise Veiga, Cátia Pereira, Carina Vanessa, Rosalina Santos e Dorothé Évora.
No dia 4 de Fevereiro de 2018 o Sporting tornou-se no primeiro Clube a ganhar na mesma época a Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato, simultaneamente nos sectores feminino e masculino, tornando-se assim no único Clube a deter no seu palmarés os títulos de Campeão da Europa de Pista e de Corta Mato em femininos e masculinos.”
“Esta foi a terceira época da Secção de Goalball do Sporting, que tendo vencido tudo o que havia para vencer em Portugal na época anterior, disputou na temporada 2017/18 a Super Liga Europeia.
Fruto de um desempenho a todos os títulos notável o Sporting Clube de Portugal venceu todos os primeiros 15 jogos disputados, nesta quinta edição da Super Liga Europeia, sagrando-se Campeão Europeu ainda antes do final da terceira ronda, sendo a etapa de Lisboa a da consagração dos novos Campeões Europeus.
Esta foi a primeira conquista internacional paralímpica numa modalidade colectiva para o Sporting e para Portugal.”
Continua a acompanhar o Futebol e sê feliz.
SL
6 Setembro, 2021 at 23:50
https://www.wikisporting.com/images/3/34/18MAR18_-_Super_European_Goalball_League.jpg
7 Setembro, 2021 at 0:00
Alô muro, a sonsaria recolheu à BASE? não conseguem Descortinar, OK.
Alô Gib, aí no balão? Está nevoeiro, OK.
7 Setembro, 2021 at 0:55
Lucros sucessivos é MENTIRA.
Na minha terra lucros sucessivos é ter lucros todos os anos….
Quanto ao titulos….Andebol, Hoquei, Basquetebol e Futsal não são futebol.
Por isso mais uma MENTIRA da tua parte.
7 Setembro, 2021 at 1:09
Já todos percebemos o teu ódio ao homem.
Não arrebentes uma veia por causa disso…
6 Setembro, 2021 at 22:56
Quantos faltam para igualar?
6 Setembro, 2021 at 23:41
https://youtu.be/k3EofCi1fhc
Who are you??
8 Setembro, 2021 at 10:44
Os títulos de dias da cunha e roquette + a incompetencia, desnorte e dívidas também ficaram.
6 Setembro, 2021 at 23:07
Fomos campeões devido ao Varandico, ou apesar do Varandico?
6 Setembro, 2021 at 18:16
Agora falando mais a sério, e correndo risco de rapidamente ser vilipendiado pelos trolls e acólitos do costume.
Vários pontos aqui:
– É claro que a situação finaceira do Sporting não é famosa. Aliás, atrevo-me a dizer que a nivel mundial, sem ser os clubes que vivem de Messias, não há nenhum clube no mundo que esteja neste momento numa situação desafogada;
– A herança pesada foi ver 1 terço do plantel(dos mais valiosos) fora do plantel face a uma total incapacidade de uns individuos (os dois ou três que restavam de uma direção que já tinha na sua maioria se demitido) em dar a volta á situação. Qtos milhões perdemos aqui em renegociações, vendas condicionadas e rescisões que ainda hoje em dia estão por resolver?
– Com o clube a arder e com a situação a ficar pior de dia para a dia, não tiveram sequer a decência de ir embora pelo seu próprio pé ( e que diferença para o bandido LFV….) e pelo meio mais uns milhões para o Viviano, B.Gaspar e apresentar um treinador carissimo ás portas de uma AG destitutiva. Foi sempre a somar claro, com sempre o mesmo a perder… o Sporting;
– Entretanto, como se não demitiram nem convocaram eleições, tivemos que ser nós os sócios a mandar embora que tanto mal fez ao clube em tão pouco tempo.Consequência da irresponsabilidade, lá teve que se arranjar uma comissão de gestão, á pressa e lá veio um inanarrável Cintra, mais milhões para um Diaby e para despedir o Sinisa….siga sempre a somar!
Será esta a tão famosa invejável herança?
Já nao há noção nenhuma nesta gente?
Os flops foram só com o Varandas?
Este belo onze: Viviano, B.Gaspar, A.Pinto, Douglas Teixeira, Lumor, Petrovic, M.Oliveira, Elias, A.Ruiz, Castaignos, Doumbia foram com quem?
Tanto falar no Jése e Bolassie? não houve também um Markovic, Campbell e Melli?
Para mim, a diferença é clara. Em menos de 3 anos, temos 6 titulos conquistados e isto promete não ficar por aqui.
Apesar de uma desorientação inicial, neste momento todos os reforços têm vindo para somar e acredito que até o Paulinho nos vai ser util.
Por mim, e por mais que isto custe aos de sempre deste espaço, neste momento temos uma equipa mais barata uns 20% ou 30% que os rivais, que aposta claramente na formação e que é tão ou mais competitiva que esses mesmos rivais.
E para mim, esse é meio caminho andado para também melhorar o clube financeiramente!
É só isto, obrigado!!!
6 Setembro, 2021 at 18:43
https://scontent.flis9-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/240695759_3740214369414824_8771329570364121039_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=825194&_nc_ohc=HgD8FZA3BWEAX_QZ73f&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=e6c01d6d7a1846e8e69a4a6fdd440d06&oe=615B8EE5
6 Setembro, 2021 at 20:33
Perfect
6 Setembro, 2021 at 23:06
Tremoços e amendoins
6 Setembro, 2021 at 23:14
Empalhada? Com ou sem azeitonas?
6 Setembro, 2021 at 23:30
Só tenho caracóis… Serve?
_@/¨ _@/¨ _@/¨ _@/¨ _@/¨ _@/¨
¨\@_ ¨\@_ ¨\@_ ¨\@_ ¨\@_ ¨\@_
6 Setembro, 2021 at 18:52
Felizmente que o Sporting tem sócios fiéis, que nunca desistem, que estão lá nos bons e nos maus momentos, nas derrotas e nas vitórias, no choro e no riso, com os seus preferidos na gestão ou sem.estes, porque o que importa é só
e sempre o Sporting e que, unidos e fiéis como sempre e como só os sócios do Sporting sabem ser, irão tomar as decisões que considerarem melhor para os destinos do Sporting.
O Sporting sofreu bastante em 2018 com a debandanda generalizada de ratos traidores mas o barco não afundou, ainda navega com dificuldades, agravada por mais uma tempestade pandémica, generalizada, mas com alguns raios de sol ao longe que dão esperança que se chegue a cais seguro.
É nas tempestades que se vêm os mais valentes marinheiros, e é também nas tempestades, quando o barco ameaça afundar, que se vê os ratos a abandonar o barco. Pode ser que O Flautista leve todos os ratos para longe.
SL
6 Setembro, 2021 at 23:16
Levou alguns… Para longe… Para as Arábias…
7 Setembro, 2021 at 4:22
A distancia nao me fez quebrar o laco com o Sporting, pelo contrario, ainda o reforcou, mesmo tendo ZERO do beneficio de que as vezes falam por se ser socio: continuo a pagar a tempo e a horas as quotas de 3 ca’ de casa.
Ainda continuo a poder decidir em vez de ser apenas um “eroi do sofa”, que acerta sempre no totobola ‘a segunda… de erois estao os cemiterios cheios.
7 Setembro, 2021 at 8:37
Como é que fazes quando é para decidir, vens a Portugal?
7 Setembro, 2021 at 9:05
Se estiver em portugal voto presencialmente senao os votos, para eleicoes, recebo-os por correio (o que e’ uma chatice, e’ necessario confirmacoes de notario, etc o que aqui me custa mais do que um ano de quotas…).
Por isso defendo que seja discutido o e-voting, por exemplo.
7 Setembro, 2021 at 10:10
Acredita que admiro essa faceta em ti. Genuinamente, sem ironias.
6 Setembro, 2021 at 19:00
Este Sporting tem uma alma negra de seu nome rogério língua de prata alves e enquanto ele e as suas influencias nefastas e carteira de clientes ávidos, muitos deles claramente na área de conflito de interesses, se mantiverem na esfera do Clube continuarei a ser oposição…
Continuarei a apoiar e a sofrer pelas nossas equipas, como sempre, mas não apoiarei um CD, ou Presidente, que se apoia e é sustentado por um fulano a quem eu nunca apertaria a mão…Mesmo com todo o arsenal de desinfetantes para as mãos que tenho fruto da pandemia!!!
Notem bem que eu apoio e concordo em absoluto com o projecto desportivo que está a ser implementado na era RA, formação e mais formação e só compramos experiencia e qualidade extra, ou aquilo que não conseguirmos formar, parece que é um modelo que está a ser implementado transversalmente, tanto na SAD como no Clube e eu não poderia estar mais contente, embora alegria seja uma coisa, ingenuidade é outra completamente diferente….
E aquilo que observei durante décadas no nosso Clube é que a importância da formação é diametralmente oposta ao dinheiro em caixa!!!
E esta aposta (com a qual concordo) radical na formação acho que tem mais a ver com o terem estoirado a “pesada herança” de 400M€ do que com princípios estratégicos ou filosóficos, aliás com BdC foi o mesmo 2, 3 anos a jogar com miúdos e mal conseguiram reerguer financeiramente o SCP das cinzas em que o godinho nos deixou, começaram a chegar camiões de jogadores, no caso do varandas foi ao contrário enquanto tiveram a “pesada herança” contrataram tudo o que mexia lá fora quando faltou o dinheiro lá veio a conversa da formação isto e aquilo…
E agora está quase a sair o RC e aí é que a porca torce o rabo porque embora por necessidade ou crença, é indiferente para o caso, a politica desportiva dos últimos tempos deste CD só pode ser apoiada por todos os Sportinguistas, nos quais me incluo, é na vertente financeira que eu mais em desacordo estou com quem nos dirige porque há um preço a pagar por ter “amigos” caros seja na Presidência da MAG (ou da Républica) ou nos agentes, seja na comunicação, ou nas instancias jurídicas, os favores pagam-se e a gente a quem neste momento estamos a “dever” é gente de muito sustento…
A grande questão é que nenhum projecto desportivo por melhor que seja resiste a finanças descontroladas e dividas até ao pescoço, dividas essas que foram criadas e “desenvolvidas” pela “nata da nata” dos gestores de roof top da elitesinha que nos dirige…
E se acham que eu sou um “brunista” ou uma “viúva” estejam á vontade, penso agora como pensava antes, pela minha cabeça e estou-me a cagar para o que os outros pensam disso…
Sei duas coisas neste momento vejo muita pouca gente neste CD a servir o Clube e muita gente a servir-se dele e existe um limite a partir do qual os esquemas e roubalheiras são catastróficos, no fcporco quando os “roubos” começam a atrapalhar correm com os administradores, no carnide nem sabiam o que lhes roubavam e nós voltamos á gloriosa máquina de fazer chouriços da dinastia (c)roquete, mete-se um porco de 100kg de um lado, vai-se a correr para o outro lado da máquina e com sorte sai um chouriço de 100g…
Gostava que fizessem um exercício mental, não precisam de responder, mas gostava que pensassem nele, se vocês tivessem uma empresa vossa, feita com o vosso dinheiro entregavam a gestão financeira ao Carlos Vieira* ou á equipa de imberbes do fatinho justo e da calça curta que gere as finanças do SCP agora?
I rest my case
SL Campeões de basket (só para não esmorecerem com as derrotas com os Espanhois)
*O intuito não é promover o ex-CD, já disse aliás que se BdC pudesse concorrer agora, não votaria nele, é confrontar duas politicas financeiras, uma executada por um gajo sério com personalidade (travou várias despesas do presidente dele) que sabe o que faz e a outra por um aprendiz de feiticeiro idiota e imberbe que é comido a torto e a direito por tudo quanto mexe…Até ajudantes de pedreiro…
6 Setembro, 2021 at 20:37
Comido é o Sporting.
Hoje temos uma gestão que vive de fé e achismos. Se correr bem e tal…
Seria tudo muito porreiro se a empresa fosse deles. Mas não é.
Somos um clube/empresa que em 3 anos duplicou a dívida à fornecedores para 82M, que adquiriu parcelas de jogadores por dezenas de milhões suportando os riscos do negócio e obrigados a vendê-los por valores invulgares para obtermos algum retorno, que se encontra hoje totalmente subjugado e dependente de empresários e facilitadores que enriquecem a olhos vistos a nossa custa, e com uma gestão suportada pela “esperança” de que tudo corra pelo melhor.
Mas não liguem muito para isso. Tem tudo para correr bem…
6 Setembro, 2021 at 21:53
Voilá.
Rogério. É a chave. E aqui muita confusão me faz quem votou nesta direção. E neste grupo estão muitos e bons Sportinguistas. Mas como é possível…?
Uma direção com Rogério. O passado deste gajo facilmente foi esquecido…
6 Setembro, 2021 at 22:57
Óbvio que entregava a gestão ao director das contabilidades e do excel que o Bruno de Carvalho teve que enviar em digressão para a China para não atrapalhar. E isto segundo palavras do BdC.
Até porque de gestão financeiro estes gajos percebem tanto como eu de literatura da mongólia 🙂
7 Setembro, 2021 at 0:23
Estou-me a borrifar para o que BdC disse dele e de mais alguns já agora, embora isso não queira dizer que algumas coisas que ele disse de algumas figurinhas que aí andam a pairar no SCP e no País, não estivesse coberto de razão…
Mas a questão não mete Bruno nenhum, a questão é só uma, para o teu dinheirinho “usavas” o CV ou estes idiotas?
E sim percebi que o teu primeiro paragrafo era irónico, ou pelo menos eu espero que seja, é que não há sequer comparação
7 Setembro, 2021 at 0:26
O meu 2º paragrafo parece-me claro que responde à tua questão, a não ser que aches que eu sou um expert em literatura da Mongólia
6 Setembro, 2021 at 19:03
Varandas tem 3 dos 6 maiores orçamentos de sempre do Sporting.
Varandas é o rei do factoring, dos empréstimos e das dívidas a fornecedores, de longe….
Calem-se e deixem o ex-combatente atingir o sucesso, mesmo que atinja os 270 M€ de prej….
6 Setembro, 2021 at 19:05
Este Nuno Sousa de futebol percebe Zero. Este negócio independentemente de se estar com a corda na garganta ou nos pés, tinha que se fazer sempre, não tenho dúvidas que está direção fez um rol de asneiras grandes, nas com Ruben Amorim a aposta na formação e jovens veio para ficar e os e os erros diminuíram. É muito fácil falar, agora para acertar é preciso ter o cozinheiro certo para isso e mesmo nós grandes restaurantes come-se muita merda
6 Setembro, 2021 at 19:10
Só apostas na formação se tivers qualidade em casa; se houverem várias geracoes com pouca ou nenhuma qualidade para o nível do Sporting não podemos apostar. Isto tem de ser claro para todos.
SL
PS: na minha óptica o NM é um excelente negócio se se confirmarem os valores e cláusulas do mesmo, sendo os 40M efectivados. E é bom em todos os sentidos, mesmo nas mensagens internas e externas
6 Setembro, 2021 at 19:14
É óbvio que quando não tens reservas financeiras, ficas numa posição mais frágil no mercado e o “caminho” que fizemos para chegar aqui merece reflexão…
O que também é obvio é que o negócio tinha de ser feito e que a venda com menos “impacto” era a do Nuno, com corda na garganta, sem corda na garganta tinha de ser vendido um dos 3 mosqueteiros (mais o D’Artagnam, ou seja entre Palhinha, Matheus, Nuno ou Pote um tinha de ser vendido) e este foi o menos mau desportivamente ao mesmo tempo que financeiramente não foi um desastre…
SL
6 Setembro, 2021 at 19:23
Foram 7 milhões para colorir o ReC…
6 Setembro, 2021 at 20:14
Se não tivéssemos a corda ao pescoço o negócio era uma merda, até porque lá está, há CL, há mais campeonato e normalmente um puto de 19 só tem tendência a melhorar, já para não falar no mais obvio que são as receitas que vão ser muito superiores às do ano passado, vai haver dinheiro como antes da pandemia quase. É muito diferente negociares com boas condições financeiras do que com as nossas. Tens leverage porque tens tempo, coisa que nós infelizmente não temos.
O negócio é muito bom dado o contexto, fosse o contexto o contrário seria uma merda, e não é difícil de ver e perceber isso.
6 Setembro, 2021 at 20:55
Um mundo em que 47M é uma m..da. Andamos a ver demasiados programas de transferências.
Não é uma crítica pessoal, realmente num país de tesos, quando é futebol falamos de milhões como de trocos para a bica
6 Setembro, 2021 at 21:02
Ahh sim, quando discuto bola, F1 e NBA falo de dezenas de milhões como se fossem trocos, muitos o fazem, mesmo que nunca cheguemos a cheirar 1/10 na vida. Mas pronto, eu acho que com um melhor timing e melhor conjuntura podíamos ter vendido o Nuno Mendes por mais por tudo o que disse e outras coisas.
6 Setembro, 2021 at 22:01
Quando se vive no mesmo país que lampiões onde 20M é banal numa compra…
6 Setembro, 2021 at 19:37
Esta do negócio Nuno Mendes ser um mau negócio é mesmo para rir. Era bom que quem escreve sobre o Sporting tivesse um pouco mais de inteligência e conhecimento.
Tomara qualquer equipa portuguesa ter feito algo parecido este ano, ou mesmo muitas do futebol europeu. Em ano de pandemia, com os mercados quase a zero, vender um jovem que nem sequer foi posto a jogar no Campeonato da Europa por 50 M de Euros é quase um milagre.
A arrogância com que algumas pessoas, que nunca fizeram nada na vida falam de negócios depois de feitos é de fazer chorar as pedras da calçada.
6 Setembro, 2021 at 19:49
Os únicos que utilizaram a expressão “mau negócio” fui eu e foste tu.
E o que eu escrevi?
“Eu não digo que é um mau negócio (mais vale um pássaro na mão que dois a voar).
O que digo é que pode ter havido alguma precipitação na negociação.”
Isto na sequência desta diálogo com o Stally.
Stalley – Não fazia sentido rejeitar 47M pelo Nuno Mendes e até mesmo para o jogador, perder este comboio.
Eu- Eu sei.
É a mesma história do Ronaldo.
Mas tens que compreender que com a montra da LC e a ida ao Mundial (quase) garantida, o jogador – se não lhe acontecer nenhum imprevisto – vai valorizar bastante (bem mais do que 47 M).
Tão só isto.
6 Setembro, 2021 at 20:45
Para um bom entendedor ………
6 Setembro, 2021 at 21:03
Uma pergunta Jaime, já sabe os contornos oficiais das transações de Nuno Mendes e do Rúben Vinagre?
Quanto existir essa informação faça as contas e verifique quem lucrou mais, com esta troca com o patrocínio dos do costume. Dizem por aí que para vender por 40,menos comissões, compram % do Vinagre avaliado em 20M,mais comissões. Como alguém refere por aqui repetidamente e bem, é o negociar com as calças na mão….
6 Setembro, 2021 at 23:25
Não.
6 Setembro, 2021 at 23:29
Ora aí está, é só fumo…. Para distorção da realidade.
6 Setembro, 2021 at 20:08
Só para dizer que o comentário do Gib já ganhou.
Um frijone. Garrafa. Pago eu
6 Setembro, 2021 at 20:15
Infelizmente levou com a homilia das 20, teve direito a terço e tudo.
6 Setembro, 2021 at 20:25
Como diz o Porrinho, é arroz. Voltámos aos tempo dos Descobrimentos, temos que evangelizar os infiéis
6 Setembro, 2021 at 20:57
Ele nao quer ascender… pior para ele.
6 Setembro, 2021 at 21:05
Terço é com os Cruzados, que evangelizam tudo e todos, mas atenção que segundo consta os Talibans já influenciam através das redes sociais.
6 Setembro, 2021 at 21:12
O que vale é que os Muristas não praticam nem seguem nenhuma religião
6 Setembro, 2021 at 21:28
Depende do muro e da crença..
6 Setembro, 2021 at 21:37
Muro só há um
6 Setembro, 2021 at 21:38
O das lamentações?
6 Setembro, 2021 at 21:44
O Grande Muro da Tasca. Dá para ver do espaço e tudo
6 Setembro, 2021 at 22:46
Está numa estação espacial, já percebi, cuidado com a gravidade.
Não acertem com destroços no balão, senão depois é arroz a seco.
6 Setembro, 2021 at 22:52
Espacial, não. Especial. O Muro está numa estação especial
6 Setembro, 2021 at 22:58
Estação especial, ok, realidade alternativa.
6 Setembro, 2021 at 23:18
Multiverso
6 Setembro, 2021 at 23:25
Sentinela ou doutor destino, qual encarna?
6 Setembro, 2021 at 23:28
Doom, sempre
6 Setembro, 2021 at 23:35
Não está ao nível do Rambo de Khandaar, ficava sem cabeça e capacete em nasesimos de segundo.
6 Setembro, 2021 at 23:35
https://images.app.goo.gl/BrUKFhnckrWKLAz7A
Olha só, o Doom em cima de um Muro.
6 Setembro, 2021 at 23:44
😀
Grande Victor von Doom!
6 Setembro, 2021 at 20:21
Pago uma rodada também.
SL
6 Setembro, 2021 at 20:25
Comeca a mesa a ficar composta
6 Setembro, 2021 at 22:06
Se houver panaché…
6 Setembro, 2021 at 22:10
Se não houver, mandamos vir
6 Setembro, 2021 at 22:05
Eh eh eh, gibcoiso, atingiste a excelência. Cumpres os requisitos. A mesa do canto chama por ti. Mas… Quipauei from da uol! Stei inda balune!
6 Setembro, 2021 at 22:09
Já a tinha atingido há muito, o Gib é um gajo puro.
Há pessoal é que ainda não tinha percebido.
6 Setembro, 2021 at 22:15
O gajo é coerente desde o primeiro comentário feito no berçário, numa máquina de escrever de uma educadora.
6 Setembro, 2021 at 22:19
Enquanto mamava um biberão de leite com aditivo
6 Setembro, 2021 at 22:30
Com cheirinho e não era da fralda.
6 Setembro, 2021 at 22:36
Puro! Lindo! Mesa dos puros! Rima com muros! Espetáculo. Vou colocar um aviso na porta da tasca: “não olhe para a mesa do canto se não tiver óculos escuros. PS: temos umas películas de raio-X para os desprevenidos”
6 Setembro, 2021 at 22:41
Ninguém disse que a mera era dos puros, só disse que o Gib era puro. Isso já são complexos com mesas e muros falar mais alto.
6 Setembro, 2021 at 23:22
Se ser puro é um requisito, quer dizer que os que já lá estavam o são. Isso e outros adjetivos que desconheço. Se quiseres partilhar… Pode ser que haja mais aspirantes a sentar-se a tão excelsa mesa.
6 Setembro, 2021 at 23:31
Se me conseguires dizer onde disse que ser puro é um requisito então essa premissa de que partes poderá fazer sentido. É que eu disse que ele atingiu a excelência e que é um gajo puro. O resto tas tu a extrapolar, ifunouwateimine
6 Setembro, 2021 at 23:47
Puros contra os resistentes… e onde ficam os muristas??
Grande batalha na Tasca, a batalha dos 900dias…
6 Setembro, 2021 at 23:50
Os Muristas ficam lá em cima, a contemplar
7 Setembro, 2021 at 0:14
“Já a tinha atingido há muito, o Gib é um gajo puro.”
Sou só eu a interpretar isto como um requisito para atingir a mesa?
7 Setembro, 2021 at 0:16
E chega de discutir gibcoiso. Ele que se sente onde vem entender desde que continue a tratar das bebidas para os almoços. É que, se sobrar para mim a tarefa, vai tudo corrido a vinho branco da casa e água.
7 Setembro, 2021 at 8:03
És só tu
6 Setembro, 2021 at 20:41
Nuno Mendes foi uma grande venda. Digam o que disserem.
A merda são as compras… e vocês sabem do que estou a falar…
Z
6 Setembro, 2021 at 20:44
Já é Natal?? Ainda faz calor para caraças, as alterações climáticas estão mesmo a atacar forte…
“E quando quero ver aquele amor meu, pego no burritoZ e lá vou eu. Burritoz, ai ai Burritoz, ai ai ai ai”
6 Setembro, 2021 at 20:42
JHC, existem seguros para esse efeito. Só uma pergunta, quantos sócios sabiam da partilha de passes no tempo do Godinho Lopes.
A narrativa já está no terreno para anunciar a boa nova, ver hoje a homilia de Correia e seus discípulos. Onde estará o próximo maluco que vai apanhar os cacos?
6 Setembro, 2021 at 22:05
Só não será como na altura do Godinho por hoje ainda termos dinheiro da NOS, Pavilhão e modalidades com treinadores e atletas de nível mundial que continuaram a ganhar, uma Academia que produziu e continua a produzir valor.
Mas quando levarmos na cara com a fatura, aquilo que seriam negócios para mantermos competitivos serão para mantermo-nos “vivos”. E haverá outra travessia do deserto.
6 Setembro, 2021 at 20:50
Desportivamente as aquisições pré-adjunto foram péssimas, sendo que algumas eram mais que esperado. Depois acertou-se o passo. Mesmo este Verão as coisas foram feitas com sentido.
Financeiramente, a estratégia é a formação ir cobrindo os défices, e a LC ir compondo. Este ano calhou ao Mendes . Mas nem sempre há Mendes Nuno, e a bola pode nao entrar.
Estruturalmente pouco mudou, zero capacidade de colocar excedentes, vendas difíceis, compras acima do preço (norma em Portugal). Talvez as duas primeiras mudem com títulos, boas presenças europeias e jogadores a render lá fora.
Mas o buraco, também cavado por estes, é grande.
Outra que não se percebe são as constantes renovações. Nao faz sentido ser aumentado ao fim de um ano de clube.
No último ano e meio melhorou-se, mas há ainda muito a mudar. O Sporting está longe de ser uma máquina oleada em cruise control.
Agora vem um EO, dos tais que servem para aferir da força da estrutura.
6 Setembro, 2021 at 21:40
+1
6 Setembro, 2021 at 21:13
Não estejam preocupados que eu também não estou.
35M é o limite do prejuízo da época que terminou para nos colocar em incumprimento do fair play e começar a pagar as pesadas multas e sanções da UEFA. O sr varandas é muito competente e mais rápido que o Luke, já encontrou as soluções, autênticos milagres, provavelmente a incorporação nas contas da indemnização do Leão, talvez o deferimentos de alguns gastos, whatever, qualquer coisa, que me faz prever um resultado negativo a rondar os 25M.
Ainda mais importante e antevendo já os próximos tempos, já estamos a jogar no campeonato de um PSG, de um City ou de qualquer outro colosso com dono, já compramos este ano mas só reconhecemos a divida de 10M ao Wolves nas contas do próximo, que isto de ultrapassar os 100M de dividas não dá bom aspeto e mais importante só registamos nos resultados a amortização desse investimento 2M nas contas de 22/23. Os próximos burros que até podem ser os mesmos que lidem com a coisa. És um génio, varandas, amo-te muito.
JHC,
Li há dias um comentário teu 5 estrelas estava lá tudo, ia comentar mas não pude logo de seguida e entretanto passou a oportunidade, não posso deixar de aproveitar, para agradecer o discernimento e os parabéns para força que ainda tens para o colocar aqui em texto.
6 Setembro, 2021 at 21:17
Já agora os parabéns extensíveis ao Rodrigo que farta-se de tocar nas feridas, mas ninguém liga nenhuma.
6 Setembro, 2021 at 21:23
Aparece mais vezes que isto vai aquecer até março.
6 Setembro, 2021 at 21:31
Se calhar não, aposto numa incorporação do Muro e seus ocupantes, na cidade desportiva.
6 Setembro, 2021 at 21:40
Estou sempre por aqui, emigrado na Suiça, descanso e saúde quanto baste.
Já só fumo 1/2 maço por dia e até março quero chegar aos 2 ou 3 cigarros, vai ser difícil mas vou esforçar-me.
6 Setembro, 2021 at 22:13
Não és capaz.
6 Setembro, 2021 at 23:46
Experimenta um cigarro electrónico. Mas daqueles potentes que fazem uma fumaça do caralho.
Ao fim de 15 anos sem fumar, peguei-lhe o gosto outra vez numa férias e fiquei mais uns meses. Até que a asma me começou a incomodar a sério. Mudei para um desses ‘mods’ e não quero outra coisa. Faz 1% do mal do tabaco, se tanto, e tem montes de aromas.
Só falta inventarem um que funcione bem com cannabinol
7 Setembro, 2021 at 0:53
Outro aqui.
1ano sem cigarro, só vape.
6 Setembro, 2021 at 21:34
Se isso for verdade, alguém terá de apresentar queixa junto da CNC, e da CMVM, profissionais que validem verdadeiros atentados aos normativos em vigor, deverão ser devidamente punidos.
6 Setembro, 2021 at 21:45
E se eu te disser que já passou pela minha mão documentos de transferências do gago mental e do azelha que são um verdadeiro atentado ao que foi comunicado à cmvm ou no R&C da SAD?
Mais, quer o MP quer o DCIAP têm essa informação, mas há bloqueios….
6 Setembro, 2021 at 21:56
Sexta às nove, a Fátima não vai em bloqueios…..
6 Setembro, 2021 at 22:01
Calma, caralho, não falei em nenhuma ilegalidade tudo coisas perfeitamente normais agora se as vão fazer, não faço a mínima, espero que as façam, como disse um prejuízo superior a 35M será catastrófico.
Com um parecer de advogados confirmado que as probabilidades de receber a indemnização de Rafael Leão são maiores do que as probabilidades de não receber e qualquer auditor ou ROC aceita isso sem reservas.
Deferir custos, como por exemplos salários. prémios e ou serviços todos fazem e nem precisam de muita criatividade para justificar.
As opções nas compras, por exemplo do Vinagre, em que só no próximo ano vais acrescentar uma divida aos fornecedores e uma amortização nos gastos, divida que já sabes este ano que é real, todos fazem … para fugir ao fair play.
Já agora, quer o credito contratual de Leão quer o credito contratual do NMendes, é obvio que já estão ou serão rapidamente antecipados. Não é preciso muito, basta querer e não faltam activos que podem ser dados como garantia.
Em 2020 era assim:
“À data de 30 de Junho de 2020, a cedência de créditos contratuais, sem recurso, decorrente da alienação de direitos económicos de
jogadores ascende a 81.441 milhares de euros”
Não espero menos em 2021 e muito mais em 2022.
Como disse o varandas é um génio, eu andava enganado, é fácil, fácil enganar os totós, estejam onde estiverem.
6 Setembro, 2021 at 22:08
E com esta me vou, foi um prazer, abraço a todos em especial aos resistentes (eles sabem quem são) até um destes dias.
6 Setembro, 2021 at 23:34
Caro amigo também em hibernação mas folgo em saber que se encontra bem … e a fazer um esforço (que eu não consigo) com o “malvado vicio … mas pronto seja o que Deus quiser.
Abraço e SL
7 Setembro, 2021 at 1:00
Até amanhã fds.
Quando baterem de frente terão sempre o muro das lamentações mas podem pedir sempre algo de bom.
7 Setembro, 2021 at 1:05
Nunca suberam de nada ou viram alguma coisa.
Novak está a ser apertado por um tal de Brooksby, mas está a tentar dar a volta….
6 Setembro, 2021 at 22:38
Obrigado, Malcolm.
Eu é que agradeço todo o esforço que o Malcolm tem feito ao longo do tempo no sentido de ajudar a compreender as informações financeiras ( e não só) do Clube, a mim, e acredito, a uma grande parte dos tasqueiros.
E compreendo o cansaço e o desânimo em esclarecer quem não quer ser esclarecido.
No entanto são sempre os mesmos a tentar reescrever a história e a branquear as acções eticamente reprováveis do actual CD.
Alguns por vezes parecem lampiões infiltrados e já nem leio o que escrevem.
Com isso o tempo é gasto com quem quer discutir o Clube e está preocupado com o futuro.
Aqueles que viveram as presidências de José Roquette à Godinho Lopes terão uma experiência e sensibilidade maior às questões financeiras e ao preço das más gestões.
De resto o Malcolm faz muita falta a este espaço e espero que o possa contribuir no entendimento do próximo ReC.
Um abraço
SL
7 Setembro, 2021 at 0:13
“Só” negócios sem sentido.
Ugarte custa-nos mais de 4 vezes o que custou 6 meses antes ao Famalicão.
Vinagre avaliado em 4 vezes o seu valor de referência, quase metade do Nuno Mendes, custará o dobro disso por 50% do passe.
Paulinho foi o jogador mais caro da história do clube – 18M€ por 70% do passe a que se abatem 3M€ do Borja!
Pote e Plata comprados muito acima do valor de mercado, só 50% do passe, e não tiveram a inteligência de definir logo o valor dos outros 50%.
Tabata comprado 50% por mais do valor de referência do jogador, e também não se sabe quanto ficará o resto!
Sporar, avaliado em 2M€, comprado por 7M€, dando-lhe uma ordenado mais de 6 vezes superior ao que tinha antes. Aliás, como aconteceu com o Paulinho.
Para esta Direcção parece que o dinheiro não tem valor e que têm um poço de petróleo algures pois pagam muito acima do mercado ao mesmo tempo que dizem que vendem abaixo por causa do Covid…
Claro, depois é o desinvestimento que se percebe no FF, onde nem se dão ao “luxo” de gastar mais 200 ou 300 mil euros a contratar 2 ou 3 bons reforços que se percebe a léguas que a equipa precisa.
Preferem meter o cepo do Camacho numa B SAD, a suportar quase todo o salário desse pino, do que meter o gajo num clube estrangeiro que o possa comprar e, ao menos, pague o seu salário.
Agora, quem foi o inteligente que lhe dá mais de 1M€ limpo de ordenado, ó Varandas?
O mesmo para o Ilori, em termos de ordenado… Porque em termos de clube que o queira, só mesmo quase de borla porque é o que o gajo vale!
Há que reconhecer que há algumas boas ideias para o FM, muitas delas são sustentadas pelo Amorim, já que os outros treinadores nunca conseguiram isso, e isso tem trazido algum sucesso desportivo, felizmente, mas em termos de custos é simplesmente um desastre.
É preciso recordar o que foi o scouting até aparecer o Amorim – Janeiro de 2019, Verão de 2019 e Janeiro de 2020! Uma desgraça que torrou cerca de 50M€ e encheu o Clube de pinos a ganharem pornograficamente! E, claro, agora ninguém os quer e até para os emprestar sem custos é um bico de obra!
Vamos acreditar que o Varandas e o Viana, e quem mais lá estava, aprenderam da noite para o dia e que o clique foi a chegada do Amorim…
Este ano, ou fazemos uma caminhada interessante na CL, com o retorno financeiro correspondente, ou vai ser mais um ano de buraco nas contas!
7 Setembro, 2021 at 10:16
“Paulinho foi o jogador mais caro da história do clube – 18M€ por 70% do passe a que se abatem 3M€ do Borja!”
Não se deve abater o valor do Borja, pois ao venderes por esse valor, ficaste sem o jogador.
Podias vender por 3M ao Braga, como ao Famalicão, como ao Valladolid, como a qualque clube do mundo.
Pálinho custou 18M por 70% do passe. Ponto.
7 Setembro, 2021 at 9:07
Apoiem caralho !! Todos os anos só um clube pode usar as quinas na camisola, este ano somo NÓSSSSSS !!!!! Apoiem caralho suas Marias Amélias !!!!
Prejuízo que safoda….
Dívidas a fornecedores que safoda….
Divisão nos sócios que safoda….
Apoiem caralho !!!!! Isto nunca há-de acabar… o SPORTING É ETERNO !!!! APOIEM !!!!! Há bolsos para encher !!!!
Os políticos andam a fazer do mesmo desde 1975, e as direções doss clubes não podem, era o que faltava !!!! democracia caralho, apoiem !!!! Safoda….
7 Setembro, 2021 at 10:17
E mesmo assim não as usamos (talvez na Taça de Portugal, já que as usámos na Supertaça).
7 Setembro, 2021 at 9:12
Já aqui falámos de tudo isto.
Por mais que as avestruzes queiram enfiar a cabeça na areia, há uma grande preocupação com a situação financeira do Sporting atualmente. Eu até já disse que a situação nem sequer é resolúvel. Estamos no ponto em que estamos completamente dependentes do Mendes para existir, por isso…o que não tem resolução, resolvido está. Enfiaram-nos neste caminho e daqui não é possivel sair. Neste momento se tentarmos cortar o cordão umbilical, morremos sem alimento (dinheiro).
Isto até seria uma discussão estéril se não fosse o estado de negação em que muitos vivem….
7 Setembro, 2021 at 16:21
Nuno Mendes por 47 Milhões, parece que não tenho que comer o meu chapéu. Acredito que com mais uma época em cima + Mundial, podia ser mais, no entanto, grande bitola!
A época 20/21 terminou com os 25M da Champions + uma venda a bater nos 50M (era engraçado andar com a cassete atrás para ver há uns meses quem dizia que não se pagavam esses valores por laterais esquerdos).
Ponto prévio: poucos acreditavam que conseguíssemos apuramento direto para a Champions ou que conseguíssemos uma venda acima dos 40M, no entanto, aconteceu.
Continuamos a questionar as finanças, o modelo de negócio, a sustentabilidade, o que é legítimo. Contudo, parece que as premissas partem sempre de um ponto de vista negativo. Dizem eles que são realistas!
Não me considero um sonhador, ou que ando iludido e tão pouco percebo de finanças. Talvez o que nos distinga, é a capacidade de pensar mais à frente e ter uma perspetiva positiva do que pode vir a ser a realidade a curto/médio prazo (poderíamos recuar a cassete atrás um ano quando referi por aqui que o Pote, antes de fazer um jogo oficial, ao final de um ano num grande, era jogador para estar avaliado em 20M). Isto para dizer, que as coisas correndo bem (como têm corrido), vamos assistir a uma valorização maior dos nossos ativos e vamos acreditar que podemos fazer uma passagem à fase seguinte da Champions, além de podermos terminar o campeonato a garantir novo acesso para o ano.
Quem pretende a recuperação do clube do dia para a noite, naturalmente que vai ficar desiludido. Que a este ritmo podemos aspirar a um fluxo de entrada de dinheiro mais consistente parece-me indesmentível.
Continuamos com um naipe de jogadores vendáveis muito interessante, sendo que tenho alguma fé no Gonçalo Inácio, que apresentando-se a bom nível este ano e confirmando que se torna internacional, pode bem vir a ser o próximo menino da formação a ser vendido por uma bela maquia.
Estamos com uma equipa muito competitiva, carregada de jogadores da formação, com uma base maioritariamente portuguesa! Eu não sei quanto a vocês, mas é para mim o Sporting ideal e que me enche de orgulho.
As operações financeiras nos meandros do futebol têm o seu lado negro, é uma realidade. Não será fácil certamente de gerir esta máquina que é o Sporting Clube de Portugal. Continuo a acreditar que este é o caminho. A valorizar ativos, a sermos competitivos e a estarmos na melhor competição de clubes do mundo.
Passo a passo, constrói-se o futuro, e este é verde e branco!