A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal vai receber, nesta quarta-feira (11h00), o AFC Ajax na primeira jornada do grupo C da UEFA Youth League. Frente a frente estarão duas das melhores escolas de formação do mundo e do lado Leonino a equipa será composta por jogadores de diferentes escalões e idades, disse Filipe Pedro aos meios de comunicação presentes na antevisão.
“No fundo, isto é a nossa ideia enquanto formadores, juntando nesta equipa várias gerações do Sporting CP. É para nós um orgulho muito grande representar o Clube nesta competição e ter a possibilidade de defrontar o AFC Ajax numa competição oficial. É um motivo de grande responsabilidade também e acreditamos estar à altura deste desafio”, começou por dizer o técnico dos sub-23, que liderará a formação na UEFA Youth League.
“O nosso objectivo fundamental é formar jogadores e prova disso é a quantidade de jovens que temos na equipa A do Sporting CP e que continuam a ir lá treinar. Damos grande preponderância ao desenvolvimento individual do jovem e acabámos por ganhar um prémio devido ao Modelo Centrado no Jogador, por isso o nosso foco é claro. Formar a ganhar é mais fácil e vamos encarar todos os jogos dessa forma, mas sempre preocupados com o desenvolvimento individual”, enalteceu, abordando o prémio da European Club Association (ECA) entregue à formação do Sporting CP.
“O grande significado passa por estarmos a fazer o nosso trabalho de forma correcta, seguindo o caminho indicado de desenvolvimento do jogador. É um motivo de orgulho e é um prémio para todos os trabalhadores da Academia. Cabe-nos agora continuar o processo, ainda temos coisas a melhorar e fazemos por isso todos os dias. Os jogadores sentem que existe um investimento muito grande no seu desenvolvimento, trabalhando diariamente e em conjunto não só nos conteúdos técnico-tácticos, mas também físicos, psicológicos e sociais”, apontou Filipe Pedro, antes de analisar o adversário desta quarta-feira.
“A COVID-19 condicionou muito a observação de adversários, mas claro que há jogadores [do AFC Ajax] que trabalham na equipa A e são mais conhecidos, como o [Christian] Rasmussen, que tem muita qualidade. A verdade é que o grupo é composto por 40 jogadores e, normalmente, o AFC Ajax aborda esta competição com jogadores muito jovens, sub-18 e sub-17. Estamos preparados para enfrentar uma equipa muito competitiva”, realçou o treinador Leonino, virando o foco para a sua equipa: “Temos um conjunto de valores que queremos ver em campo: ter uma atitude implacável durante os 90 minutos e ser muito disciplinados. Depois, o resultado aparecerá, porque a qualidade existe. Claro que queremos estar nos jogos decisivos e vamos lutar por isso, mas vamos agora para o primeiro jogo, frente a uma equipa muito boa e estamos focados também em desfrutar do momento”.
15 Setembro, 2021 at 12:15
Grande defesa do redes do Ajax.
Estamos bem.
15 Setembro, 2021 at 12:19
Mateus F.
Outro com muita personalidade em campo.
Qualidade de passe.
15 Setembro, 2021 at 12:22
Sabotaram a Eleven sports. Sem sinal. No nosso jogo, no do fcp…
Venha de lá esse relato de quem está na academia…
15 Setembro, 2021 at 12:29
Pelos vistos, já falhámos um penálti
15 Setembro, 2021 at 12:35
Estamos muito trapalhões, com toquezinhos em suplesse, simulações e fintas e fintinhas sem nexo. Vamos lá jogar a sério, miúdos!
15 Setembro, 2021 at 12:38
Golo invalidado ao Ajax. E quase marcam a seguir. Organizem-se
15 Setembro, 2021 at 12:42
Vamos lá ao segundo, pá…
15 Setembro, 2021 at 12:51
Empate…
No ao fomos em nada inferiores aos holandeses, mas há ali muita falta de maturidade e capacidade de decisão…
15 Setembro, 2021 at 12:52
Boa joga do Sporting.
Podiamos muito bem ter ganho.
Diego Calai, Chico Lamba, Mateus F. e Lucas Dias são os meus destaques de hoje.
Não gostei do Mane que entrou, com esta idade, já mostra pouco compromisso em campo, pareceu me.
AJAX também com muita qualidade sobretudo o nº11 e nº10.
15 Setembro, 2021 at 13:02
Bom jogo com futebol positivode parte a parte.
Uma equipa “misturada”, mas com fio de jogo.
Gostei.
SL
15 Setembro, 2021 at 13:07
Não vi o jogo mas fiquei desiludido com o resultado… 🙁
Analisando o resultado, como alguns gostam de fazer, não foi bom o que indicia algum problema.
15 Setembro, 2021 at 13:12
Não percebo porque raio o Ajax não jogou com o equipamento normal deles…
Esta moda é tão estúpida!
15 Setembro, 2021 at 13:39
Eventualmente com o Ajax não deve ser possível usarem os dois clubes os equipamentos principais este ano por causa da quantidade de branco nas duas camisolas principais (costas e Mangas no SCP e as laterais todas no caso da do Ajax). Na Uefa costuma ser super exigentes com o contraste das camisolas apesar de nas regras dizer apenas que têm de ser contrastantes e que a decisão é do árbitro. Na Uefa é também obrigatório para as equipas que vestem riscas ter pelo menos um equipamento secundário que não tenha nenhuma das cores das riscas, ou seja o SCP tem de ter um equipamento secundário sem as cores verde nem Branco.
15 Setembro, 2021 at 15:21
Abaixo os daltónicos.
15 Setembro, 2021 at 17:04
Depois temos situações absurdas (na minha modesta opinião) como a combinação de equipamentos utilizados no Torino vs Salernitana deste fim de semana (ok, não é UEFA, como diz o Amaral). Depois há aquelas situações em que nenhuma das equipas utiliza o equipamento principal; ou quando o guarda-redes joga com uma cor parecida com os colegas (p/ex: o guarda-redes de uma equipa amarela equipar de laranja); etc…
15 Setembro, 2021 at 13:26
Muito bem os centrais, o lateral direito, Martim Marques enquanto em jogo ( a sua saida forçada retirou nos profundidade na esquerda).
Mateus Fernandes e Lucas Dias também bem!
Sgoklund ou lá como se chama é para empandeirar bem como Tiago Ferreira (não compreendo o que vêem neste miudo!).
Mal o treinador nas substituições, em todo a extensão, perdendo o controlo do jogo e a qualidade até aí verificada.
15 Setembro, 2021 at 13:32
Começámos bem mas, como já é a nossa pecha há muitos anos, não formamos pontas de lança. O nosso poder de concretização é nulo.
Nem penáltis sabemos marcar.
O treinador, com as substituições, acabou por destruir o nosso futebol.
Parece-me muito fraco.
Talvez, tenhamos de mudar os colchões outra vez
15 Setembro, 2021 at 17:06
Sobre o treinador… tragam o Litos!
15 Setembro, 2021 at 17:15
Felizmente há lá quem faça esse tipo de serviço, com provas já dadas.
É só dar hipoteses de subida de escalão a quem já conhece a casa há anos, em vez de irem à pricura de soluções externas.
15 Setembro, 2021 at 17:16
*procura
15 Setembro, 2021 at 19:40
+ 1
15 Setembro, 2021 at 17:59
Boas.
Mau resultado. Muito potencial na equipa, jogo que podia e devia ser ganho sem grandes problemas.
Não gosto do treinador, não é de agora, mas há aqui muitos miúdos com qualidade.
Bem a direção e atletas a verem o jogo. Diga-se que não fazem mais que a sua obrigação.