A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal vai receber, nesta quarta-feira (11h00), o AFC Ajax na primeira jornada do grupo C da UEFA Youth League. Frente a frente estarão duas das melhores escolas de formação do mundo e do lado Leonino a equipa será composta por jogadores de diferentes escalões e idades, disse Filipe Pedro aos meios de comunicação presentes na antevisão.
“No fundo, isto é a nossa ideia enquanto formadores, juntando nesta equipa várias gerações do Sporting CP. É para nós um orgulho muito grande representar o Clube nesta competição e ter a possibilidade de defrontar o AFC Ajax numa competição oficial. É um motivo de grande responsabilidade também e acreditamos estar à altura deste desafio”, começou por dizer o técnico dos sub-23, que liderará a formação na UEFA Youth League.
“O nosso objectivo fundamental é formar jogadores e prova disso é a quantidade de jovens que temos na equipa A do Sporting CP e que continuam a ir lá treinar. Damos grande preponderância ao desenvolvimento individual do jovem e acabámos por ganhar um prémio devido ao Modelo Centrado no Jogador, por isso o nosso foco é claro. Formar a ganhar é mais fácil e vamos encarar todos os jogos dessa forma, mas sempre preocupados com o desenvolvimento individual”, enalteceu, abordando o prémio da European Club Association (ECA) entregue à formação do Sporting CP.
“O grande significado passa por estarmos a fazer o nosso trabalho de forma correcta, seguindo o caminho indicado de desenvolvimento do jogador. É um motivo de orgulho e é um prémio para todos os trabalhadores da Academia. Cabe-nos agora continuar o processo, ainda temos coisas a melhorar e fazemos por isso todos os dias. Os jogadores sentem que existe um investimento muito grande no seu desenvolvimento, trabalhando diariamente e em conjunto não só nos conteúdos técnico-tácticos, mas também físicos, psicológicos e sociais”, apontou Filipe Pedro, antes de analisar o adversário desta quarta-feira.
“A COVID-19 condicionou muito a observação de adversários, mas claro que há jogadores [do AFC Ajax] que trabalham na equipa A e são mais conhecidos, como o [Christian] Rasmussen, que tem muita qualidade. A verdade é que o grupo é composto por 40 jogadores e, normalmente, o AFC Ajax aborda esta competição com jogadores muito jovens, sub-18 e sub-17. Estamos preparados para enfrentar uma equipa muito competitiva”, realçou o treinador Leonino, virando o foco para a sua equipa: “Temos um conjunto de valores que queremos ver em campo: ter uma atitude implacável durante os 90 minutos e ser muito disciplinados. Depois, o resultado aparecerá, porque a qualidade existe. Claro que queremos estar nos jogos decisivos e vamos lutar por isso, mas vamos agora para o primeiro jogo, frente a uma equipa muito boa e estamos focados também em desfrutar do momento”.
15 Setembro, 2021 at 13:07
Não vi o jogo mas fiquei desiludido com o resultado… 🙁
Analisando o resultado, como alguns gostam de fazer, não foi bom o que indicia algum problema.
15 Setembro, 2021 at 13:12
Não percebo porque raio o Ajax não jogou com o equipamento normal deles…
Esta moda é tão estúpida!
15 Setembro, 2021 at 13:39
Eventualmente com o Ajax não deve ser possível usarem os dois clubes os equipamentos principais este ano por causa da quantidade de branco nas duas camisolas principais (costas e Mangas no SCP e as laterais todas no caso da do Ajax). Na Uefa costuma ser super exigentes com o contraste das camisolas apesar de nas regras dizer apenas que têm de ser contrastantes e que a decisão é do árbitro. Na Uefa é também obrigatório para as equipas que vestem riscas ter pelo menos um equipamento secundário que não tenha nenhuma das cores das riscas, ou seja o SCP tem de ter um equipamento secundário sem as cores verde nem Branco.
15 Setembro, 2021 at 15:21
Abaixo os daltónicos.
15 Setembro, 2021 at 17:04
Depois temos situações absurdas (na minha modesta opinião) como a combinação de equipamentos utilizados no Torino vs Salernitana deste fim de semana (ok, não é UEFA, como diz o Amaral). Depois há aquelas situações em que nenhuma das equipas utiliza o equipamento principal; ou quando o guarda-redes joga com uma cor parecida com os colegas (p/ex: o guarda-redes de uma equipa amarela equipar de laranja); etc…
15 Setembro, 2021 at 13:26
Muito bem os centrais, o lateral direito, Martim Marques enquanto em jogo ( a sua saida forçada retirou nos profundidade na esquerda).
Mateus Fernandes e Lucas Dias também bem!
Sgoklund ou lá como se chama é para empandeirar bem como Tiago Ferreira (não compreendo o que vêem neste miudo!).
Mal o treinador nas substituições, em todo a extensão, perdendo o controlo do jogo e a qualidade até aí verificada.
15 Setembro, 2021 at 13:32
Começámos bem mas, como já é a nossa pecha há muitos anos, não formamos pontas de lança. O nosso poder de concretização é nulo.
Nem penáltis sabemos marcar.
O treinador, com as substituições, acabou por destruir o nosso futebol.
Parece-me muito fraco.
Talvez, tenhamos de mudar os colchões outra vez
15 Setembro, 2021 at 17:06
Sobre o treinador… tragam o Litos!
15 Setembro, 2021 at 17:15
Felizmente há lá quem faça esse tipo de serviço, com provas já dadas.
É só dar hipoteses de subida de escalão a quem já conhece a casa há anos, em vez de irem à pricura de soluções externas.
15 Setembro, 2021 at 17:16
*procura
15 Setembro, 2021 at 19:40
+ 1
15 Setembro, 2021 at 17:59
Boas.
Mau resultado. Muito potencial na equipa, jogo que podia e devia ser ganho sem grandes problemas.
Não gosto do treinador, não é de agora, mas há aqui muitos miúdos com qualidade.
Bem a direção e atletas a verem o jogo. Diga-se que não fazem mais que a sua obrigação.