É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Ajax
20h
Estádio José Alvalade
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O arranque de época do Ajax foi um choque, com o campeão holandês a levar 4-0 do PSV, na Supertaça. A goleada sobre o NEC, uma semana volvida, no primeiro jogo da Liga (5-0), amenizou as feridas e deu início a um ciclo com empate em casa do Twente (1-1), goleada ao Vitesse (5-0) e vitória no reduto do Zwolle (0-2), no sábado passado, o que confere à equipa de Amsterdão o segundo lugar no campeonato, dois pontos atrás do PSV. No que toca à Champions, todos recordamos a equipa que há dois anos dava que falar entre as equipas milionárias, batendo o pé aos tubarões e só caindo nas meias finais, muito por inexperiência dos muitos miúdos da formação utilizados. Essa juventude e essa irreverência mantém-se, num conjunto assente no 4-3-3 (4-2-3-1 enquanto visitante) e que será sempre temível enquanto tiver Tadic e Haller na frente de ataque.
Este homem é um Mister!
Erik ten Hag assumiu a equipa principal do Ajax substituindo o nosso bem conhecido Marcel Keizer e nos últimos três anos conquistou dois campeonatos, além de ter devolvido o relevo aos holandeses na elite europeia do futebol.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Tadic e Haller (suspiro).
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Rúben, parece que temos casa cheia (a possível) para o regresso do Sporting à Champions, quatro anos volvidos. Alvalade tem outro encanto com as equipas perfiladas ao som do tantantantaaaaaaaaaan e como tu disseste, e bem, complicado é motivar os jogadores para jogar a nossa Liga a seguir a uma partida destas. Espero que o regresso de Inácio seja uma realidade, pois tremo só de pensar numa tripla defensiva em que Esgaio ou Matheus Reis sejam um dos centrais quando o adversário tem dois dos atacantes que mais admiro, e tenho a certeza que vamos fazer um belo jogo, mesmo sem o capitão Coates a liderar as tropas e com aquele problema XL na dificuldade em transformar em golos as oportunidades (ainda por cima sem Peter Potter, embora o Sarabia tenha deixado indicações de saber fazer magia a sério). O olhar de Palhinha, na press, diz muito sobre a felicidade de regressar ao palco maior e isso é meio caminho andado para entrar com o pé direito numa prova onde vamos em busca do prestígio esbatido e dos milhões de que tanto precisamos mesmo sendo um “novo Sporting”. Ter como adversário uma das escolas que, como nós, é uma referência mundial, é um extra sem preço para quem considera que a identidade deve ser o caminho de qualquer equipa e de qualquer clube. Desfrutem, camaradas! E façam-nos acreditar! SPOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Ajax – 1
16 Setembro, 2021 at 8:38
Bom dia, tasca!
Não leves a mal, ó Vinagre, mas vieste substituir este menino. Este que toda a gente dizia ser que seria o que menos falta nos faria. Por sete milhões. Sim, digam o que disserem, só recebemos 7 milhões esta época por este coxo. A sério, não me leves a mal, ó Vinagre.
https://twitter.com/marinovpeixoto/status/1438274359014141964
16 Setembro, 2021 at 8:42
Continuo a achar que o NM foi uma boa venda para um clube que tem que vender… (-32M€….)…
O Problema aqui é mesmo o RV, não porque seja um mau jogador (ontém até parecia), mas pela vergonha de negócio que foi.
Z
16 Setembro, 2021 at 8:46
Ah! esqueci-me de mencionar o “problema” de só recebermos 7M€ já… mas aí já entram os famosos “Skills” de negociação desta direcção…
Z
16 Setembro, 2021 at 8:52
Por sete milhões para já, pedia ao amigo Mendes para vender o Taralhocodé ao Atlético de Madrid e ficava com o Nuno Mendes, pelo menos, até janeiro. Logo se veria nessa altura. Dava tempo ao Vinagre para se adaptar. Tens a ala esquerda entregue a Vinagre e a Matheus Reis. Matheus Reis que é mais vezes colocado a central do que na posição dele, pelo que nem sequer o posso criticar.
16 Setembro, 2021 at 8:47
Bom dia Tasca!
Hoje “cheira-me” que a “Business Continuity” vai impedir “muita gente” de passar aqui o dia… Trabalho… enfim… eu compreendo.
Z
16 Setembro, 2021 at 8:58
Me top …
16 Setembro, 2021 at 8:58
Me too
16 Setembro, 2021 at 8:48
Pois.
Até porque NMendes tem uma dimensão física pouco comum. Duvido muito que Antony fizesse de NMendes o que fez com Vinagre por exemplo.
Mas é isto, num plantel em que á partida sabemos que tem 3ou 4 jogadores acima da média…quando apenas joga um desse lote, já foste
16 Setembro, 2021 at 8:53
O Vinagre acusou a pressão. Também não é tão mau quanto mostrou ontem. O problema maior é que não é tão bom como o Nuno Mendes.
16 Setembro, 2021 at 9:00
Meu menino Nuno… Que jogador!
Foda-se oh Messi, tens outra vez um “Jordi Alba” que sabe meter te as bolas redondinhas e fazes uma porcaria dessas? Eu sei que a metia lá dentro com essa preparação toda eheh 🙂
16 Setembro, 2021 at 8:53
O Messi a estragar a jogada do nosso menino emprestado.
Quanto ao negócio, Rúben Amorim avisou que Nuno Mendes defende melhor….
16 Setembro, 2021 at 8:56
Claro, mas era preciso fazer dinheiro, e teve que escolher quem deixar sair. Por vontade dele, palavras dele, não saía ninguém. Não estou a acusar Amorim. Acuso é o amigo Mendes que afinal não é tão amigo assim, porque, tirando o Thierry, logo no início da sua preciosa e desinteressada ajuda, não nos arranja vendas astronómicas de miúdos que nem na equipa principal calçam. Só é mãos largas nas aquisições.
16 Setembro, 2021 at 9:18
Isso do Mendes é imaginação dos Brunistas, ele nem faz negócios com o Sporting, o Mendes…..
E o herói, que prometeu que ia acabar a chacota, e dar a cara nas derrotas? A Covid deu-nos uma ajuda, caso contrário hoje seria um dia de levarmos um aperto de mão de lampiões e Andrades, dá cá mais cinco pá….
16 Setembro, 2021 at 8:57
Foda-se se defende melhor… Então o Vinagre é pior do que eu pensava… Se há coisa onde eu acho que o NM tem que melhorar é a defender…
O RAM a dar aulas de comunicação mais uma vez… Negar o óbvio só porque é ele a dizer…
Z
16 Setembro, 2021 at 9:56
Compensa com velocidade e fisico, coisa que o Vinagre não tem. O Mateus Reis ontem pareceu um upgrade ao Vinagre, defensivamente mais sólido e muito menos trapalhão a sair a jogar. Podem ter sido nervos, e nunca pensei dizer isto, mas para mim o MR ganhou lugar na ala esquerda (se bem que acho que aquilo deva ser do Nuno Santos).
16 Setembro, 2021 at 8:57
Pois é … Mais um reality check … Uma das mais humilhantes derrotas da centenária história leonina … Absolutamente vergonhoso … Existe o toque de Midas, contudo nos órgãos sociais leoninos temos o toque dos merd@s … Um plantel desiquilibrado, uma táctica única e … Foi o que se viu … Derrotas e mais derrotas, é nas modalidades no futebol, enfim … No entanto, há quem goste e ainda bata palminhas … Abram a pestana … O Natal este ano começou mais cedo …
16 Setembro, 2021 at 8:58
Não fales no Natal… senão és lampião…
Z
16 Setembro, 2021 at 9:44
Um plantel desiquilibrado, uma táctica única
speak da true
a critica que faço e sempre fiz ao amorim é não ter um plano B.
a época passada foram 4 de uns austriacos esta época começa com 5.
fds
um plantel desiqulibrado que estava á vista de toda a gente que não ia dar para todas as competições, mas investem 17 milhões em 2 jogadores por 50 % do passe + o esgaio 5 milhões que não valiam esse dinheiro, com 23 milhões podiam ter equilibrado muito melhor o plantel.
Novo Sporting
16 Setembro, 2021 at 8:58
Isto custa menos a pessoas que não criam expectativas com este clube…tal como eu faço.
Não temos dimensão para andar na Champions de cabeça erguida (salvo alguns jogos em que efectivamente fomos “grandes”) e mesmo na divisão abaixo já temos páginas bem negras.
A nossa luta é interna e mesmo aí este ano não espero nada de bom. A equipa já deu os primeiros sinais (Famalicão) que falta muita coisa por afinar, e desculpem mas não é com Netos, Feddals, Vinagres e Paulinhos que vamos lá.
16 Setembro, 2021 at 9:01
O Jogo de Famalicão devia ter sido um “abre-olhos” para aqueles que andam ditraídos. Não jogamos um charuto e empatámos com sorte…
Para mim o campeonato foi um acaso muito feliz que mesmo assim quase iamos lixando…
Este ano… é lutar com o braga pelo 3º lugar…
Z
16 Setembro, 2021 at 9:06
Tb acho que sim.
Algo mais que isso seria surpreendente.
16 Setembro, 2021 at 9:08
Não esperava grande jogatana, aliás o Sporting nao joga grande futebol, mas tem sido competente, ontem foi terrível, a passividade e desconcentração de alguns jogadores é inaceitável
16 Setembro, 2021 at 9:10
Está tudo normal. O designado Novo Sporting continua a ser envergonhado na Europa, isso sera sempre um legado dos croquetes.
Tivemos ali uns 5 anos onde so tivemos um Skanderbeu (ou pqp aquilo se chama), porque havia um Taliba que fazia bullying sobre os jogadores e eles com medo dos posts do Facebook, entravam em todos os jogos na europa para ganhar, ou pelo menos, para nao envergonhar o Clube.
Imaginem levar 4 do linz, 5 do ajax, e zero de responsabilidade, acima do treinador e jogadores, zero!
Coitados, pior que serem toureados em campo e envergonhados em toda a europa, so faltava mesmo era depois do jogo ter que ouvir uma palestra do doutor, um discurso de motivacao “com cabeca, membros e pernas”.
16 Setembro, 2021 at 9:14
Vai ser uma “digressão” fixe este ano…
Z
16 Setembro, 2021 at 9:15
O legia é fruto da minha imaginação…
16 Setembro, 2021 at 9:30
Se me recordo bem desse jogo na Polonia tivemos uma mao cheia de ocasioes de golo, uma enormidade de remates a baliza e um jogador expulso ja no final. Foi pena, era o ultimo jogo do grupo (se a memoria nao falha) e ficamos em quarto lugar, sendo que em Alvalade vencemos por dois golos.
Mas se queres comparar isso ao ridiculo que e levar 3-0 do Viking, 0-3 do Genci Birlighi, 0-5 do Bayern, 7-1 do Bayern, 3-0 do Skanderbeu, 1-4 do Linz e 1-5 do Ajax, tranquilo, quem passa por imbecil nao sou eu.
16 Setembro, 2021 at 9:25
E correu tão bem…
São titulos e titulos e titulos para apresentar!
16 Setembro, 2021 at 9:27
E acabou com mais e mais títulos, numa equipa de futebol extremamente vencedora porque incorporou os gritos….
16 Setembro, 2021 at 9:38
E achar que o problema de ontem se resolvia com uns gritos como se o problema tivesse sido eles correrem pouco…diz tudo…
16 Setembro, 2021 at 9:12
Bom dia,
Ontem, quando referi que para mim, os melhores (ou menos maus, vá), foram Porro (tem umas ganas do cara***) e Matheus Nunes (vai surpreendendo mais e mais), devo acrescentar que Paulinho também merece algum crédito: Fez um golo (de esforço) e marcou outro, que seria um golão em qualquer parte do Mundo, tirando um VAR que viu para ali um milímetro de fora de jogo (e curiosamente não fez o mesmo logo no primeiro golo do Ajax, na desmarcação à direita para o jogador deles).
O 2.º golo de Paulinho, que viria a ser anulado, devolvia-nos ao jogo pela 2.ª vez. Não quero com isto dizer que não perdêssemos, mas dava-nos uma bolsa de oxigénio. É um avançado e marcou, das poucas vezes em que teve oportunidade. Dou o peito às balas, mas a César o que é de César.
16 Setembro, 2021 at 9:17
O Paulinho fez ontem o que nunca fez…
Sim é certo que o golo é um frango e o outro é anulado… Mas fez aquilo para que devia ter sido contratádo… Agora quando o Paulinho é dos melhores em campo… está tudo explicado.
Jogar uma champions com Neto e Fedal… A sério!? Ah..pois são campeões…
Z
16 Setembro, 2021 at 9:13
Limpar a cabeça.
Ver onde erraram e trabalharem para os corrigir. Trabalhar mais e mais e esquecerem que foram campeões há uns meses atrás.
Ao treinador peço 2 coisas: deixar de ser casmurro e meter as piadolas no bolso… é que mais 2 ou 3 jogos sem vitórias nem tenho a menor dúvida que vai ser dizimado.
16 Setembro, 2021 at 9:15
Bem, agora menos a quente: humilhante, segunda pior derrota caseira das competições europeias, segunda goleada em 3 jogos europeus com este treinador. Factos.
Não peço a cabeça de ninguém, mas todos têm que reflectir e melhorar: jogadores e treinador. Se calhar, esta táctica não serve para a Champions (ou não serve com estes intérpretes) e convém pensar numa alternativa. Até porque isto de nunca mudar o sistema de jogo, mais do que convicção, parece mais teimosia ou falta de ideias.
Depois, há um plante desequilibrado e curto. Em parte porque falta dinheiro (também por ser mal aplicado – negócio Paulinho é o mais evidente, mas compras de metade dos passes pelo dobro do valor dos jogadores também não ajuda), em parte por teimosia/opção do treinador, como ter apenas 2 avançados para a época toda (e dispensámos Sporar e Luiz Phellype e não quisemos o Slimani) ou ter apenas 4 centrais quando jogam sempre 3 (não deveriam ser 6 para os tais 2 por posição; então pq se deixou sair Quaresma? Matheus Reis não é central, nem conta para este número). Também aconteceu a saída do Nuno Mendes no último dia do mercado, mas esta saída não era assim tão imprevisível. Portanto, quando me diziam que tínhamos 4 laterais esquerdos no início da época, eu via 3 (desculpem, mas para mim o Matheus Reis é demasiado fraco para o Sporting, seja a central ou lateral) e agora vejo 1 (com as saídas do Antunes e do Nuno Mendes). Acho que nas posições da central, lateral esquerdo e avançado, estamos mesmo mal servidos. E nem tudo foi devido à herança pesada e falta de dinheiro (pq houve dinheiro para contratar um lateral direito suplente por 6 ou 7 milhões, ou um médio potencialmente com futuro por 6,5 por metade do passe, ou um lateral esquerdo por 10 milhões ou perto disso tb por metade do passe). São acima de tudo opções, discutíveis ou erradas, que devem ser analisadas e podem ser criticadas. Ninguém está acima da crítica, seja a direcção, o treinador ou os jogadores.
Quanto ao jogo de ontem, foi tudo demasiado mau. Mas é claro que o lado esquerdo da defesa (Vinagre, Feddal, Matheus Reis), por onde todos os golos surgiram, esteve especialmente mal. Parece-me que o Gonçalo Inácio foi lançado à pressa para o jogo e não estava completamente recuperado. Não houve capacidade para mudar a maneira de jogar, quando se entendeu cedo que não estava nem ia funcionar. Perdemos 1-5, como podia ter sido 1-6 ou 1-7 (ou 2-7 ou 2-8). O Ajax abrandou após o 1-5, nós nunca estivemos bem no jogo, nunca dominámos, nunca tivemos qualquer tipo de controlo. Não entendo quando li ontem que não jogámos assim tão mal, ou que o resultado podia ter sido diferente. A verdade é que a nossa exibição roçou o zero.
Agora é tentar recuperar. Animicamente, a derrota de ontem deixa marcas. Fisicamente, vamos ver como é que os jogadores recuperam para o jogo com o Estoril. O nosso foco deve ser o campeonato, claramente, mas por outro lado não podemos andar na Champions a fazer turismo e a deixar mal o clube. Vai ser complicado não perder o comboio na Liga e ao mesmo tempo não sofrermos muitas derrotas na Champions com um plantel curto e desequilibrado. Apoiar, apoio, passar cheques em branco, não. Mas receio que esta época vá ser um duro choque com a realidade…
16 Setembro, 2021 at 9:50
100 % de acordo aqui com o varandas
16 Setembro, 2021 at 9:16
Pelo marcador é a concretização de uma evidência: nem treinador nem jogadores estão preparados para estas andanças. Crenças à parte, já se sabia que a probabilidade de acontecer era alta.
É corrigir. O pior que podem fazer é entrar em pânico e mudar tudo.
16 Setembro, 2021 at 9:35
Que banho de bola que levámos….
Parecia um grupo de adultos a jogar à rabia com uns putos de 10 anos cheios de energia e voluntariosos…
16 Setembro, 2021 at 9:39
Banhos de bola são normais, ver Famalicão Sporting, Sporting Porto. A questão é ter meios para alterar quando é preciso, e não venham com a conversa que foi o plantel que quis, isso de confrontação à direcção é privilégio da Velha que depois é defendido com unhas e dentes pelo nosso sócio adepto na CMTV.
16 Setembro, 2021 at 9:40
Sporting Porto?! Como assim?
16 Setembro, 2021 at 9:42
Demos um banho na primeira parte, o Ceicao na 2 parte equilibrou a coisa.
16 Setembro, 2021 at 9:49
Banho?
Banho levámos nós ontem…que os jogadores nem sabiam bem onde se meter, pareciam baratas tontas….
No jogo com o Porco o que aconteceu foi que levámos o jogo para onde queríamos mas não vias os jogadores do porco a correr como baratas tontas, sem saber se iam para a frente, para trás…o Ajax criou perigo o tempo todo e marcou 5 golos e não marcou mais porque houve 3 ou 4 cortes daqueles já de aflitos e ainda falhou uns quantos…
Nós tivemos 3 ocasiões de perigo em contra-ataque contra o porco. O Ajax causou pânico a todo o momento na nossa defesa…
16 Setembro, 2021 at 10:00
A verdade é que não estamos habituados a levar com equipas destas. Não só a qualidade individual e colectiva, mas o estilo de jogo. Velocidade, trocar a bola na progressão e não na “posse”. Quantos avançados de 1.90 (e que saibam jogar à bola, não sejam troncos) temos por cá? Essa trampa do mudar o chip não existe, enquanto que em Portugal se joga qb e o erro não é fatal porque do outro lado está um Tozé Marreco ou o adversário tem medo de arriscar, lá fora matam. Por aqui, se uma equipa se apanhasse a ganhar 2-0 em Alvalade aos 10 minutos, recuavam todos e era aguentar (gerir) o resto do tempo.
A diferença não é só a qualidade, o fecepe não é melhor (ou passeava cá), mas lá fora fazem miséria… é mentalidade.
16 Setembro, 2021 at 10:37
Não vi o jogo, só o resumo, mas o factor velocidade é evidente em todos os golos. As movimentações do ataque do Ajax são tão rápidas que a nossa defesa nem reage. Neto e Feddal parados e os atacantes do Ajax passam por eles como um Fórmula 1. Com três centrais, o tipo dos quatro golos está esquecido no meio da área e na cara do redes em todos os golos que marca, o que também é um efeito do ritmo que o Ajax impõe.
16 Setembro, 2021 at 10:39
Não vi o jogo nem sequer o resumo, mas o ano passado vi bastantes jogos do Ajax. Olhando para o resultado e por umas breves leituras não é difícil adivinhar o que aconteceu.
16 Setembro, 2021 at 10:41
O quarto golo do Ajax, terceiro dele, é simplesmente ridículo.
16 Setembro, 2021 at 9:21
Esta tática já deu o que tinha a dar. Sem domínio do meio campo fora do tugão e mesmo nele… é ter fé na virgem. O braga não soube mais porque o espaço que deixamos no meio campo foi enorme, contra o porco o Nuno Santos esteve muito bem a ajudar o meio campo e a equipa esteve focada e aguerrida, mas a segunda parte foi um pouco como este jogo, eles dominaram a segunda parte porque foram mais intensos e tinham mais gente no meio campo.
Se houvessem mais 2 centrais de qualidade (para além de Coates e Inácio) esta tática de 3 centrais ainda poderia dar frutos. Com centrais tão fracos como estes ainda vai ser pior contra gajos como o Haaland.
O que o Ajax fez e mérito do treinador foi sobrecarregar uma zona defensiva com vários jogadores. Um pouco à semelhança do xadrez quando sobrecarregas uma peça que está a defender outra (normalmente um peão, importante no domínio do centro do tabuleiro), volta e meia vais acabar por perdê-la por teimosia de não abdicares dessa defesa com busca a ganhar alguma vantagem posicional. Se o xadrez é um jogo de lógica pura e dura, o futebol também é. A única coisa que separa os dois jogos é o fator “sorte”, que não existe no xadrez, mas a parte estratégica e de posicionamento tem premissas iguais (quanto mais casas controlares, maior o teu domínio do tabuleiro – quanto mais terreno de jogo controlares, maior o domínio do jogo…). Dito isto, falta gente no meio campo, a zona mais importante do jogo: protege a defesa e assiste o ataque.
Quem se lembra do jogo com o vizela e como eles, ao pressionarem alto e meterem gente na frente condicionaram e muito a nossa maneira de jogar? Claro que essa intensidade é difícil de manter durante 90 minutos para as equipas do nosso campeonato, mas na champions, se for preciso, correm 120 minutos de enfiada.
Percebo o nervosismo e a inexperiência. Mas levantem a cabeça e voltem a mostrar a irreverência e a atitude que mostraram ao longo da última época, ninguém deita a toalha ao chão! Rejeito a bipolaridade, não vou voltar a esse ciclo vicioso.
16 Setembro, 2021 at 9:24
Compreendo a frustração mas temos de continuar a apoiar aqueles que tantas alegrias no deram num passado recente.
Um abraço
16 Setembro, 2021 at 9:31
O Famalicão deu o mote, Ivo Vieira tem olho para a coisa, não tem é interpretes como o Ajax.
Sábado dominamos o Porto, Sérgio Conceição montou mal a estratégia para o jogo, mas para ontem já corrigiu, a vida é assim.
Agora temos Estoril, Marítimo, Dortmund e Arouca. No campeonato 9 pontos caíam que nem ginjas….
Em Dortmund, jogar como fizemos no Dragão ou em Braga na época passada, tentando marcar no contra golpe. Se houver desinspiracao ou algum relaxe…
16 Setembro, 2021 at 9:37
A crónica não sai. O Cherba deve ter apanhado uma congestão ontem à noite
16 Setembro, 2021 at 9:41
Está à espera da reação do Varandico, que só ia falar nas derrotas…. Pinoquio reforma-te….
O Viana já acordou?
16 Setembro, 2021 at 11:09
Concordo que não estamos habituados a jogar com equipas destas, rápidas a executar, jogadores altos, muito velozes.
Tentamos jogar de igual com uma equipa que joga no mesmo sistema, está habituadíssima a jogar assim e nós fomos péssimos a defender, devíamos ter fechado mais, ser mais comedidos, não dar espaço.
resumindo não tivemos pernas nem andamento. Não somos assim tão maus, e também não somos assim tão bons, só porque somos campeões. Espero que sirva de lição para o futuro.
#ONDEVAIUMVAOTODOS
16 Setembro, 2021 at 12:08
Eu sei que o João Mario já não é nosso, mas que falta faz um jogador como ele para pautar o ritmo de jogo!
Adoro o Matheus, mas são jogadores de características diferentes! Precisávamos de um jogador como ele, que soubesse colocar gelo quando fosse necessário.
Enfim, vamos ver se o amorim consegue puxar dos galões daqui pra frente!
Dinamismo e tácticas diferentes podem ser até mais preponderantes do que os jogadores que usas! Uma equipa dinâmica em todo terreno faz esquecer o quão mau podem ser na individualidade.