Aproveitando uma hora discreta, o Sporting comunicou à CMVM que a Sporting SAD terminou o exercício anual findo a 30 de junho (2020/21) com um resultado líquido negativo de 32,9 milhões de euros.
Estes números, constantes do Relatório e Contas publicado ao final da noite de terça-feira no site da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), revelam a pior soma da administração verde e branca desde 2012/13, quando terminou o registo nos 43,8 milhões de euros. Daí para cá, só em 2015/16 verificamos um resultado negativo perto do agora anunciado, então de 31,9 milhões.
Os leões justificam os números com o mercado de transferências em “contração a nível mundial” que terminou numa quebra de receitas com transações de jogadores na ordem dos 71 milhões de euros, pese as mudanças de Wendel para o Zenit (20,3 M€) e de Acuña para o Sevilha (11,25 milhões). Recorde-se que neste relatório não estão, ainda, contempladas as transações do último defeso, uma vez já fazem parte do exercício que agora decorre, iniciado a 1 de julho.
No que ao passivo diz respeito, e tendo em conta os últimos números publicados (terceiro trimestre), subiu cerca de 8 milhões de euros, dos 302 para 310 M€. Em relação ao período homólogo, verifica-se um aumento de 12 milhões de euros (298 para os 310 M€).
Os capitais próprios da SAD terminam 2020/21 nos 41 milhões de euros negativos (mais 8 M€ em relação ao terceiro trimestre), quando a 1 de julho de 2020 se fixavam nos 9,89.
O Sporting baixou a dívida a fornecedores em 7,5 milhões de euros em apenas três meses, mais concretamente dos 62,1 milhões para os 54,6 M€ desde o terceiro para o quarto trimestre de 2020/21, conforme se pode ver no Relatório e Contas da temporada passada, enviado à CMVM já esta quarta-feira. Já em comparação com o período homólogo (contas finais de 2019/20), a dívida a fornecedores baixou 1,3 M€ no espaço de um ano – encontrava-se então nos 55,9 M€.
Numa análise individual aos credores do Sporting, constata-se que a dívida ao Sp. Braga baixou em praticamente 4,7 milhões de euros em comparação com o exercício homólogo: de 11,512 M€ passou agora para 6.813 M€. Para isto contribuiu o pagamento ao clube minhoto do que restava da transferência de Rúben Amorim (contabilizando juros, o valor total ficou um pouco acima dos 12 M€). Relativamente à Gestifute, a dívida subiu em cerca de 600 mil euros (de 5.970 para 6.578 M€).
Frederico Varandas considera que a temporada passada “marcará para sempre um lugar muito especial na memória” de todos os adeptos do Sporting, não tanto pelo fim do jejum ou recordes obtidos mas sim porque “constitui a primeira edificação de um Novo Sporting.”
“Na longa história de 115 anos do Sporting Clube de Portugal, a época 2020/2021 marcou, e marcará para sempre, um lugar muito especial nas nossas memórias. Porque assinala muito mais que a conquista de um novo título de Campeão Nacional de futebol, o vigésimo terceiro. Porque assinala muito mais que os recordes que nela foram superados. Porque assinala muito mais que o fim de 19 anos de uma travessia sem a conquista do principal título no futebol nacional. A época 2020/2021 constitui a primeira edificação de um Novo Sporting. Novo Sporting a que demos início em Setembro de 2018 e que, dia-a-dia, jogo a jogo, ano após ano, hoje destaco, e se destaca, em três vectores: Sustentabilidade, Competitividade e Honestidade”, referiu o presidente leonino na mensagem que engloba o documento enviado à CMVM com os resultados da SAD no exercício da época passada.
Um exercício em que os leões tiveram um prejuízo de 32,9 milhões de euros, que Varandas justifica assim: “resultado direto de um contexto mundial de crise, com consequências na quebra das receitas de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios. Colocam-se-nos enormes desafios pela frente, mas é de enaltecer a importância do trabalho de construção de bases conseguido até aqui pois, caso contrário, não nos teria sido permitido atravessar este período.”
Através da comunicação à CMVM, ficamos também a saber que haverá uma AG da sociedade anónima leonina, no dia 6 de Outubro, na qual será colocada à aprovação a vontade da SAD do Sporting realizar um ou mais empréstimos obrigacionistas até ao valor máximo global de 50 milhões de euros. Recorde-se que a SAD terá de reembolsar o vigente empréstimo obrigacionista até novembro, através do qual garantiu 26 milhões de euros.
Pontos da ordem do dia da Assembleia Geral
1. Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2021.
2. Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2021.
3. Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.
4. Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2020/2021.
5. Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 4 do artigo 245º-C do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2020/2021.
6. Apreciar e aprovar a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas para o exercício de 2021/2022.
7. Deliberar sobre a autorização a conceder ao Conselho de Administração, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 8º dos Estatutos, para uma ou mais emissões obrigacionistas, até ao montante máximo global de € 50.000.000 (cinquenta milhões de euros), a realizar mediante ofertas públicas de subscrição de obrigações ordinárias, com uma maturidade não superior a 4 anos e com o valor nominal unitário de € 5 (cinco euros), emissões essas a terem lugar até ao dia 30 de Setembro de 2022.
15 Setembro, 2021 at 10:23
Podem esboçar as reações que quiserem, mas a de surpresa não pode ser uma delas. Já se sabia que ia dar nisto.
Só têm algum crédito porque a época passada correu muito bem – campeões finalmente – mas não estão a fazer nada para mudar o modelo. E isso é que me angústia, e muito!
Tem que haver outra forma de endireitar o barco. A direção anterior, com todos os defeitos que tinha, deu pistas nesse sentido. Mas a ressabia é tão grande que não querem mesmo aprender nada.
Sobre o ‘Novo Sporting’, é ofensivo e vergonhoso, no mínimo. O Sporting é o Sporting, nem é nem novo nem velho, não perceber isto é criminoso. Não há nada de inocente aqui…
15 Setembro, 2021 at 10:42
“Sobre o ‘Novo Sporting’, é ofensivo e vergonhoso, no mínimo. O Sporting é o Sporting, nem é nem novo nem velho, não perceber isto é criminoso. Não há nada de inocente aqui…”
Mesmo! A caganca a isso obriga
15 Setembro, 2021 at 10:37
Esperava um resultado negativo maior.
Devem ter conseguido camuflar umas merditas para não parecer tão mau.
Preparam-se para endividar mais o Clube, obviamente.
Além destes números, sou especialmente negativo com a conversa da banha da cobra desta gente. Então, o mercado está em baixa e contratam meio Vinagre pelo dobro do seu valor de referência e meio Ugarte por mais do dobro do que custou ao Famalicão há 6 meses?
Isto é que é um mercado em baixa?
Ou só há baixa para vender? Para comprar parece que é tudo em alta…
Depois, é bom não esquecer, enterraram cerca de 50M€ nos 2 primeiros anos em jogadores sem grande qualidade e pagos com ordenados de craques. Vamos ver quantos desses jogadores conseguem vender sem perder dinheiro.
E também era bom saber quem foi o responsável pelo aval dessas compras porque é muito dinheiro deitado fora em 3 janelas de mercado – a 1ª foi o marreta do Cintra a torrar o dinheiro.
Outra cena que me deixa estupefacto, e não é de agora, é a desresponsabilização constante dos erros de palmatória que se cometem no clube, alguns absolutamente inacreditáveis. Nunca é ninguém responsabilizado. E o exemplo paradigmático disso é o despedimento do Sinisa Mihajlovic contra a opinião do Gabinete Jurídico do Clube na maneira como foi efectuado. Apesar do aviso, de que teria custos para o Clube, o marreta do Cintra fez ouvidos moucos ao assunto e quem se fodeu foi o Sporting.
Como é que não se pedem responsabilidades por isso?
Como não se pedem responsabilidades pelo acordo pelo Podence por uns míseros 7M€ quando é vendido pouco depois por mais de 20M€?
Como é que não se pedem responsabilidades por se ter deixado o processo do Rafael Leão ter sido avaliado em Portugal quando era claro que se tratava dum caso para resolver internacionalmente?
No dia em que o Amorim decidir ir embora, o que é que fica desta Direcção para a SAD?
Outra cena que eu discordo, e acho que tem de ser mudada urgentemente, é que a votação do Sporting nas AG da SAD tem de ser dada pelos sócios numa AG do Clube, e não por meia dúzia de pessoas que estão directamente ligadas às contas. Não é moralmente ético votar em causa própria, como é também o caso de votarem os seus próprios vencimentos e prémios. Isto é um absurdo.
Era demasiado óbvio que as contas iam ser negativas, e bem negativas. Em termos de gestão, são 3 anos muito insuficientes e que contrastam claramente com os 5 anos anteriores, onde houve sempre um equilíbrio evidente – mesmo fazendo também maus negócios e torrando também cerca de 50M€.
Colocando a coisa num todo, nos últimos 8 anos o Clube queimou cerca de 100M€ em jogadores de merda – sem contar com ordenados! Pensar que se pode somar a isto os anos desastrosos do Godinho e do Bettencourt, dá para perceber grande parte do passivo do Clube/SAD.
E nunca ninguém é responsabilizado por estas merdas…
15 Setembro, 2021 at 10:56
Completamente de acordo com tudo
15 Setembro, 2021 at 11:02
Muito bem, Miguel.
No entanto, bem ou mal, neste período conseguiu-se ganhar vários títulos, incluindo o de futebol sénior masculino.
E isto é suficiente para te contra argumentarem neste ponto:
“Então, o mercado está em baixa e contratam meio Vinagre pelo dobro do seu valor de referência e meio Ugarte por mais do dobro do que custou ao Famalicão há 6 meses?
Isto é que é um mercado em baixa?
Ou só há baixa para vender? Para comprar parece que é tudo em alta…”
– Metade do Pote, Vinagre e Ugarte foram adquiridos pelo dobro, mas vão render muito mais, pois foram valorizados;
– 70% do Paulinho foi adquirido acima do seu VM porque veio contribuir para que a equipa evoluísse e conquistássemos o título que nos fugia há 19 anos.
“E nunca ninguém é responsabilizado por estas merdas…”
Pois, pois não. Serão responsabilizados “nas urnas” – dizem – , como os políticos.
15 Setembro, 2021 at 11:25
“– Metade do Pote, Vinagre e Ugarte foram adquiridos pelo dobro, mas vão render muito mais, pois foram valorizados;”
Vão SE alguém pagar por eles certo??
15 Setembro, 2021 at 11:47
Obviamente.
Eu coloquei as possíveis contra argumentações que podem fazer ao que o Miguel escreveu.
15 Setembro, 2021 at 11:23
“Outra cena que eu discordo, e acho que tem de ser mudada urgentemente, é que a votação do Sporting nas AG da SAD tem de ser dada pelos sócios numa AG do Clube, e não por meia dúzia de pessoas que estão directamente ligadas às contas. Não é moralmente ético votar em causa própria, como é também o caso de votarem os seus próprios vencimentos e prémios. Isto é um absurdo.” tentei dizer isto no outro dia, talvez não fui tão eloquente como tu mas partilho da ideia que é absurdo o Presidente decidir algo que cabe ao Clube decidir, sendo que quando falamos do Clube falamos dos sócios. O Presidente e os restantes que se apresentam são, ou deveriam de ser, meros representantes daquela que deveria de ser a vontade dos sócios em aprovar ou não as contas da SAD. Como as coisas estão, o Clube não tem a maioria da SAD mas sim o Presidente.
15 Setembro, 2021 at 15:48
Concordo totalmente com ambos.
Esra merda é é será sempre imoral.
15 Setembro, 2021 at 11:36
Nem mais.
15 Setembro, 2021 at 11:07
Para quando um modelo sustentável?
O que isso vai significar em termos de resultados desportivos?
O caminho é só este? aumento da dívida anualmente, enriquecimento de uns quantos agentes, etc…
15 Setembro, 2021 at 11:14
Três vectores que o Varandas gaguejou:
Sustentabilidade:
Contas no vermelho: 33M
Capitais próprios negativos: 40M
Divida corrente: 90M
Competitividade:
O andebol, o futebol feminino e o voleibol riram para não chorarem.
No futebol masculino rezar a todos os Santos para que ninguém se constipe antes de cada jogo pois o plantel é mais curto que a saia da Carolina.
Honestidade.
Foda-se! Está bem vale a pena.
Bem vindos ao Novo Sporting. Apertem os cintos, a catástrofe à Godinho Lopes é já ali à frente.
15 Setembro, 2021 at 13:11
Futebol feminino, dois jogos, duas vitorias, um troféu conquistado contra a equipa campeã
Andebol, perdemos a supertaça, na final, contra o campeao depois de termos vencido o benfas. Campeonato ainda não começou.
Volei, campeonato ainda não comecou, zero bases para analisar.
Tu és rasteiro do mais rasteiro que há. E desonesto. Enfim, um excelente exemplo.do que é uma.brunetta…
15 Setembro, 2021 at 13:47
Burro do caralho, estamos a falar do ano passado.
Ou quando o Varandas fala no futebol vencedor do campeonato já é a contar com este ano?
Minha nossa, que puta de imbecil Laurêncio!
Os teus comentários deixam sempre aquela impressão “será que pisei merda?” na cabeça de quem lê tanta alarvidade.
15 Setembro, 2021 at 13:56
Ai sim? Nao foram.competitvos? Viste algum jogo ao menos?
E falas onde perdes e nao falas onde ganhas?
Foda-se, és desonesto que dói, que asno. És uma cobra rasteira animal.
15 Setembro, 2021 at 15:02
És um autêntico tratado de ignorância e imbecilidade Laurêncio.
Debitas alarvidades diariamente, metes o focinho onde não és chamado e depois com tanta presunção nem te apercebes da figurinha que fazes.
Aprende a ler camelo.
15 Setembro, 2021 at 15:09
Aprende tu, cobra venenosa, es um demente animal.
DConsegues falar de modalidades que foram competitivas, que lutaram ate’ ao fim mas nao falaste das que ganharam, inclusive das que foram campeas europeias.
Es um poco de veneno boi.
Marra, que isso fazes bem e tens bons apetrechos…
15 Setembro, 2021 at 16:59
Presunçoso e prepotente ao ponto de escrever asneira em cima da asneira só para não admitir que errou.
Vieste falar em vitórias desta época quando o que se falava eram da época passada. Ponto.
Vieste guloso e presunçoso, entraste de carrinho, meteste as 4 patas na poça e agora andas às voltinhas para tentar ter razão em alguma coisa. Como um porco a rebolar na lama.
Rebola praí Laurêncio.
Aprender a ler ainda é o menos.
15 Setembro, 2021 at 15:09
Ou tu não vês ou vês mas não entendes…
O ano passado o FF foi muito fraco.
Vamos pôr a 1ª fase de lado que interessa pouco…
Tiveste superioridade em casa com o Famalicão e empataste. Ganhas em Famalicão mas o Famalicão esteve sempre mais perto do golo do que nós.
Ganhas ao Braga em Alcochete sendo que o Braga foi superior grande parte da partida. Perdes em Braga sendo sempre inferior ao Braga. E com o pior Braga de 5 anos.
Perdes sem espinhas em Alvalade com o Benfic@ e não me lembro do resultado fora. Perdes ainda a final da Taça da Liga quando jogas quase 1 parte com uma jogadora a mais.
Se isto é ser competitivo…
E no ano anterior já não tinha sido grande coisa.
E, o que para mim é mais relevante, se comparares o desempenho da equipa em futebol jogado nestes 3 anos do Varandas com os anos anteriores, é claríssimo que a equipa joga pior, perdeu qualidade e talento, tendo um plantel pior e muito mais desequilibrado.
E nem o facto dos rivais, Braga e Benfic@, também terem baixado o nível nos safou…
15 Setembro, 2021 at 15:22
Chegar ao último jogo dependendo de si próprio para ser campeão não é ser competitivo?
15 Setembro, 2021 at 15:36
Foda-se Miguel, perdes o campeonato no ULTIMO JOGO, EM CASA! e podias ter quase dado match-point no jogo anterior.
Estas’ a gozar, nao estas???
15 Setembro, 2021 at 15:41
Cartão amarelo!
15 Setembro, 2021 at 11:15
Bom dia,
Resultado expectável… A leitura dos relatórios intermédios já fazia antever esta situação. Nesta época penso que vão conseguir ter lucro porque os 47M do NM + 30M da champions vão dar uma grande ajuda.
O tema do EO está mais relacionado com a tesouraria… E também era expectável. Depois de um EO falhado e de continuarem a antecipar receitas (e.g. receita da champions e da NOS)… Por este motivo também não é muito dificil prever que ou passamos aos oitavos da champions ou vendemos alguém em Janeiro.
Abraço companheiros Leões e estamos juntos para logo!
15 Setembro, 2021 at 11:19
Os 7 do Nuno Mendes já estão.
Faltam os 40. É preciso o PSG activar a cláusula NÃO obrigatória.
Contar com o ovo no cu da galinha é táctica à merceeiro Zenha.
15 Setembro, 2021 at 11:32
Os 7M€ do Nuno Mendes só entram nas contas de 21/22… Portanto, não estão ainda nestas contas.
Irão estar nas próximas.
15 Setembro, 2021 at 11:38
Claro que os 7M do Nuno Mendes não entram neste ReC.
Duvido também que o PSG active a clausula neste ano fiscal.
15 Setembro, 2021 at 13:50
Depende…
Se a clausula é obrigatória mediante certos objetivos, o Sporting pode fazer já neste ano o acréscimo de proveito assim que os objetivos sejam concluídos (ou seja, pode meter o rendimento já este ano apesar dele só se efetivar no próximo). Que provavelmente faria apenas no final do ano para não “meter o PSG em trabalhos”.
E o PSG meter apenas no próximo ano porque é apenas efetivo nessa altura.
Não conheço bem as regras de reconhecimento em França mas mesmo com as de cá isto passava na boa…
15 Setembro, 2021 at 13:51
Lapsos qq um tem…até ser chamado à atenção!
15 Setembro, 2021 at 12:28
Eu queria dizer que os 7 já estão GARANTIDOS. Os 40 é que não.
15 Setembro, 2021 at 12:57
Ok.
15 Setembro, 2021 at 13:52
Ahahah
15 Setembro, 2021 at 11:28
Só uma nota
“Nesta época penso que vão conseguir ter lucro porque os 47M do NM”
Relativamente aos 40 milhões do Nuno Mendes (7 são do empréstimo) ponho muitas dúvidas que afectem o resultado do exercicio 2021/2022…. porque se o PSG optou por estes moldes de negócio é porque não queria que a compra entrasse no exercício 2021/2022 (termina a 30 de Junho de 2022).
Por isso…. mesmo com uma champions “interessante” (passagem à próxima fase) será inevitável vender antes de 30 de Junho de 2022
Quanto ao novo EO…. era expectável pela necessidade de reembolsar o EO que termina em breve…..e pelas necessidades de tesouraria para esta época.
Claramente a estratégia é de “risco”…. mas se havia momento para arriscar era esta época…. pois temos uma equipa Campeã…. com uma base interessante de jovens jovens jogadores que podem crescer e valorizar esta época, sendo que os rivais estão a passar por fases de turbulencia….
15 Setembro, 2021 at 11:33
Quantos EO tem o Sporting actualmente, sabes?
Ou alguém sabe?
Quando vencem?
15 Setembro, 2021 at 11:37
Acho que só (“só”) tem o último, feito há 3 ou 4 anos. Vence ainda este ano civil, penso de que.
15 Setembro, 2021 at 11:38
Final de Novembro temos que reeembolsar os 26 milhões de euros do EO feito em 2018.
15 Setembro, 2021 at 12:06
Penso que apenas teremos este de 26 milhões.
15 Setembro, 2021 at 12:40
Um novo EO era o mais expectável, não vejo surpresa nenhuma aqui – vamos ver é como corre a subscrição.
Nada de novo nestas contas, infelizmente. Vou esperar para ver (se a fizer) a análise de Carlos Vieira às contas, costuma ser uma opinião desassombrada e desinteressada.
Milagres milagres seriam uma excelente prestação na Champions e uma hipervalorizacao dos atletas de quem temos 100% do passe. Isso sim, seria um cocktail perfeito. Até poderia levar a um empréstimo obrigacionista de menor valor.
SL
15 Setembro, 2021 at 12:55
Ou seja, valorizar Palhinha e o Inácio, em 11… Um problema que já se alastra ao banco de suplentes. “Sustentabilidade”
15 Setembro, 2021 at 13:13
Estás a dizer que só temos 2 jogadores a 100% no nosso plantel? É isso?
15 Setembro, 2021 at 13:50
Burro, burro, burro que dá dó!
A juntar a sonso, desonesto, hipócrita e patético.
É bingo.
15 Setembro, 2021 at 13:59
Entao explica lá o que o Fix escreveu ó inteligente de merda, para vermos a tua desonestidade no seu máximo esplendor!
Nas tábuas boi, já te disse para marrares nas tábuas e não riscares os carros…
És a tipica brunetta, foda-se… cresce animal
15 Setembro, 2021 at 15:12
Tão burrinho. Minha nossa.
O Fix já te fez um desenho…mas se calhar nem assim.
15 Setembro, 2021 at 14:20
No 11 titular, que são os que normalmente valorizam só tens Palhinha e Inácio para valorizar. O resto que estão a 100% são Coates, Feddal e o Adan, tudo malta que já não terá um bom encaixe financeiro. No banco tens o Jovane, o Bragança e o TT, o resto é normalmente malta com apenas 50% do passe. Vamos ver se com o encaixe do Nuno Mendes isto muda mas duvido, acho que vamos continuar a comprar % e rezar para que apareça um novo Nuno Mendes todos os anos.
PS: não sei como esqueci-me do Matheus, são 3 em 11…
15 Setembro, 2021 at 15:11
Óbvio, deu para perceber só de ler na diagonal.
Mas para o Laurêncio nem com um desenho.
A quantidade de asneira que ele debita por aqui apenas e só por ser um analfabeto com acesso a Internet é qualquer coisa.
Junta-se o resto do asneiral escrito por presunção, hipocrisia e desonestidade crónica e está a pocilga onde gosta de chafurdar armada.
15 Setembro, 2021 at 15:17
E o Jovane tem sido titular.
Bem me parecia que te estavas a esquecer de varios…
SL e obrigado por esclareceres alguns muitooooooo limitados
15 Setembro, 2021 at 15:19
E vais ter Porro – ou ganhas ou ganhas com ele.
E de Nuno Santos tens 70%, penso eu – e nao e’ velho.
15 Setembro, 2021 at 15:58
Lembrar apenas isto:
https://blogvisaodemercado.pt/2014/11/sporting-recupera-totalidade-do-passe/
Ainda não passaram7 anos e estamos a percorrer exactamente o mesmo caminho que Bettencourt e Godinho Lopes iniciaram…
15 Setembro, 2021 at 16:17
O Jovane tem jogado claramente porque o Pote não pode, com a chegada do Sarabia menos oportunidades terá. O Nuno Santos temos 70%, mas apesar da sua utilidade no nosso sistema não é um jogador apelativo. Pouco melhor que o Acuña é, e também não tem nada que o caracterize acima dos outros além do cruzamento.
No nosso 11 ideal, o que terá mais minutos, para valorizar tens o Matheus, o Inácio e o Palhinha com 100% do passe. E se o ano passado pareceu que podia ser uma politica esporádica, este ano confirmou-se que é mesmo opção negocial.
15 Setembro, 2021 at 16:30
Tens o Porro, o Jovane, o Inacio, o Matheus, o Palha e numa segunda linha um TT.
Podias estar melhor, mas podias estar muito pior.
GI e NM estiveram entre os 10 jovens que mais valorizaram o ano passado, que assim venham mais.
15 Setembro, 2021 at 16:34
O Porro não é nosso, o Jovane não vai ser titular com o Sarabia…
15 Setembro, 2021 at 16:36
Não conto com o Porro porque ainda não é nosso e porque partilho a preocupação do Tiago de que o City pode ter uma clausula de recompra. O Porro só contarei quando for nosso, enquanto não for está nas mesmas condições do Sarabia…
O Jovane hoje muito provavelmente fará o último jogo a titular, isto se é que não perdeu já a titularidade. No 11 inicial conto o Matheus o Palhinha e o Inacio porque serão os que no fim do ano irão ter mais minutos, o Jovane será sempre suplente, pode valorizar mas não será como os outros.
15 Setembro, 2021 at 17:44
Com o Porro ganhas ou ganhas. Simples.
Jovane é titular, era essa a tua afirmação. Tens potencial na equipa – e ainda bem.
Não queiras fazer a figura do mal-dizente, já chega e sobra quem o faz.
15 Setembro, 2021 at 14:59
O que o Carlos Vieira sabe, muita gente se esqueceu à muito….
15 Setembro, 2021 at 15:12
Bem, sabe mais que eu – de longe – sobre o assunto tanto por ser a sua area profissional (e de ensino) como por ja ter andado la’ dentro.
Ja’ percebi que as pessoas so’ sao crediveis quando servem certos intentos (e tens razao, do que CV sabe muitos ja’ parecem ter esquecido: porque sera’?) – olha, eu nunca considerei CV como um tipo “do excel”, sempre lhe reconheci competencia.
15 Setembro, 2021 at 17:47
O Zenha tb foi apresentado como Suprasumo da coisa, e afinal….
15 Setembro, 2021 at 17:53
Uma coisa não invalida a outra.
Fraquissimo argumento, esperava melhor.
15 Setembro, 2021 at 13:51
Só para ficar na resposta também ás tuas duvidas e pedindo desculpa pela repetição.
Depende…
Se a clausula é obrigatória mediante certos objetivos, o Sporting pode fazer já neste ano o acréscimo de proveito assim que os objetivos sejam concluídos (ou seja, pode meter o rendimento já este ano apesar dele só se efetivar no próximo). Que provavelmente faria apenas no final do ano para não “meter o PSG em trabalhos”.
E o PSG meter apenas no próximo ano porque é apenas efetivo nessa altura.
Não conheço bem as regras de reconhecimento em França mas mesmo com as de cá isto passava na boa…
Não conheço as contas do porco…mas não me admirava nada de veres algo nesta linha com a venda do Danilo…
15 Setembro, 2021 at 15:33
Caro Ah pois é!,
Desculpa a pergunta de ignorante mas se já anteciparam a receita da Champions, esse dinheiro já foi ou seja quando o recebermos, já está gasto. Neste caso não deve ajudar muito. Ou não é assim?
Sinceramente não sei.
15 Setembro, 2021 at 11:39
5 Violinos… Estás por aí?
15 Setembro, 2021 at 13:34
Está omisso….
15 Setembro, 2021 at 15:02
Tudo bem Jaime?
Perante tamanho chorrilho de asneiras, o que queres que diga?
Tens a corrente do J., Porrinho, Forever,….
15 Setembro, 2021 at 15:08
E a tua e demais….e faz me um favor se não é pedir demais.
Não me confundas com o J, senao3tenos um caso sério ahahah
15 Setembro, 2021 at 15:17
Era para leres a explicação sobre os 30% do Paulinho.
Já vi que já o fizeste. 🙂
Aquilo e assim, resumidamente:
O Sporting comprou 70% do Paulinho: 16M
Os restantes 30% do Paulinho estão nas mãos do Braga: 7,5M
Se aparecer uma proposta igual ou superior a 25M pelo Paulinho e o Sporting não vender o jogador (o Sporting receberia 70% desse valor e o Braga 30%), o Sporting é obrigado a comprar ao Braga os 30% restantes do passe do Paulinho (mínimo 7,5M).
15 Setembro, 2021 at 15:20
Entao o Paulinho afinal custou quanto? E’ que entre ontem e hoje ja’ perdi a conta aos valores diferentes que li…
15 Setembro, 2021 at 15:44
Ainda não percebeste? É o que quiseres, fica ao critério de cada um…. Mas o RC reflete a verdadeira situação patrominial é financeira….
15 Setembro, 2021 at 17:54
E o valor do Paulinho, também está lá? É que ninguém responde a algo tao simples..
Voltamos ao tempo dos cães a perseguirem a cauda…
15 Setembro, 2021 at 18:04
Exactamente o que fizeste aqui o dia inteiro.
Eu chamo-lhe do Porco a rebolar na lama mas essa analogia também te assenta na perfeição.
15 Setembro, 2021 at 18:18
Porrinho
Não contando com % de salário do Borja, salários do Sporar enquanto esteve em Braga, IVA, mecanismo de solidariedade – que é um encargo da inteira responsabilidade do Sporting CP, etc., o Sporting adquiriu 70% do passe do Paulinho por 16 Milhões de euros.
Está tudo bem explicado aqui:
https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/oficial-paulinho-no-sporting-por-16-milhoes-de-euros
15 Setembro, 2021 at 18:22
O Borja foi para o Braga por 3 Milhões de euros.
No entanto, o mesmo jogador custou-nos inicialmente, por 80% do passe, 3,2 Milhões de euros.
15 Setembro, 2021 at 18:24
Desconheço quanto se gastou nos restantes 20% (vou procurar saber) ou mesmo se foram comprados.
“O segundo mais caro foi o colombiano Cristián Borja, por quem os leões investiram 3,1 milhões de euros por 80% do passe, ficando ainda o Toluca com direito a receber 700 mil euros de bónus por objetivos. O Sporting fica ainda com o direito de comprar os restantes 20% dos direitos do lateral até dezembro de 2019.”
15 Setembro, 2021 at 11:51
Perante este prejuízo, são absolutamente incompreensíveis, à luz do bom senso, os valores que o Sporting paga quando contrata novos jogadores.
Mesmo o valor pago pelo Pedro Gonçalves, que achei excessivo, por um ex-Famalicão, é um mau negócio, mesmo visto agora, com o Pote a mostrar qualidade de topo: se for vendido por 40 milhões de euros, o Sporting recebe 20 e lucra 13,5 milhões.
As decisões não parecem defender sempre os interesses do Sporting, mesmo com o Amorim a virar o tabuleiro.
15 Setembro, 2021 at 12:56
O Amorim não negoceia nem assina contratos. Se calhar tem de começar a fazê-lo também.
15 Setembro, 2021 at 13:06
Não negoceia mas limita muito as negociações quando diz “quero este e mais nenhum”. Isso, todos sabemos, faz o preço do jogador subir em flecha e coloca o Sporting, que já tem fracos negociadores, numa posição muito difícil para conseguir bons valores.
Tem de abrir a pestana e começar a procurar jogadores no mundo e não só em Portugal.
O valor que se acabou por aceitar pelo Vinagre, quatro vezes o seu valor de referência, é um absurdo, com a agravante que parece, mais uma vez, que nem negociaram os outros 50% do passe.
O Vinagre não vale, ao dia de hoje, 20M€. E menos valia em Julho!
O Paulinho é outro caso absurdo. Vale 1/4 do que se pagou por ele, e foram só 70% do passe.
Não admira que as contas estejam como estão porque juntas a estes valores absurdos pagos por jogadores interessantes mais 50M€ torrados nos 2 primeiros anos! 50M€ em jogadores que todos eles nem valiam aquilo e hoje valem menos, com excepção do Phellype – e não conto com o Matheus Nunes porque só falo de jogadores contratados para virem directamente para a equipa principal.
15 Setembro, 2021 at 13:16
“Não negoceia mas limita muito as negociações quando diz “quero este e mais nenhum”. Isso, todos sabemos, faz o preço do jogador subir em flecha e coloca o Sporting, que já tem fracos negociadores, numa posição muito difícil para conseguir bons valores.”
Isto não é sempre assim, atenção.
O Sporting querer algum jogador pode fazer com que esse jogador não queira continuar no clube em que está e ir para o Sporting, forçando a saída e, assim, baixando o seu valor na mesa de negociações.
Funciona para jogadores do Sporting quando se fala em Barcelonas e liverpools, também funciona para jogadores do famaboys… Não fosse o Mendes a mandar.
15 Setembro, 2021 at 13:40
Aqui há sempre a questão de estarmos a negociar com determinado empresário, mesmo que indirectamente.
Forçar a saída de um jogador é criar um conflito com alguém que está a “ajudar” o Sporting.
15 Setembro, 2021 at 14:24
Sim no caso do Paulinho foi, que se sabe, o responsável pelo inflacionamento absurdo. No entanto o negócio só se fez porque quem controla as contas achou que era possível fazer-se. Quanto ao resto duvido que o Amorim chegasse ao CD e dissesse que queria o Tabata ou o Ugarte, por exemplo, a todo o custo. Mas a realidade mantem-se, na altura de negociar e assinar, o Amorim não está lá.
15 Setembro, 2021 at 19:40
Nao é bem assim. RA quis Paulinho, certo. Mas também quis e aparentmt só quer do catálogo JM. JM esse que provavelmt lhe abrirá portas lá fora e ele sabe-o.
15 Setembro, 2021 at 15:04
Por que te cansas?
Depois gozam com a altura… M
Verificaste a importância do FF, um parágrafo em 176 páginas…. Mais de metade é palha….
15 Setembro, 2021 at 15:15
Não li ainda…
Nem sei se vou perder tempo a ler.
Basta ouvir estes gajos para perceber que 80% é banha da cobra… E basta ouvir a justificação da perda de receitas com a baixa do valor de mercado dos jogadores e olhar para os preços super inflacionados das nossas compras para perceber a falta de vergonha nos cornos ou a falta de noção dessa gente.
15 Setembro, 2021 at 15:47
O Resumo do Post ajuda, mas há quem nem esse leia e debita, debita, debita…..
15 Setembro, 2021 at 13:30
Em 2018 o número de colaboradores andava nos 200 e tal.
Vai em 531.
Ficou muita gente sem mamar entre 2013 e 2018, gentalha como Ricardo Agostinho ou Manuel Fernandes. Não haviam de votar em destituir, pudera.
Novo Sporting ou Sporting Tacho de Portugal, como preferirem.
Nojo é pouco.
15 Setembro, 2021 at 13:50
Durante os exercícios findos em 30 de Junho de 2021 e 2020, o número médio de colaboradores ao serviço da Sociedade
encontra-se detalhado conforme …
Número médio de colaboradores 30.Jun.21 30.Jun.20
Jogadores 210 202
Treinadores 34 28
Outros 287 267
Total 531 497
Importa salientar que no quadro acima estão incluídos atletas da formação e respectivos treinadores.
Pagina 117.
Obviamente um desonesto intelectual. Ou um burroZ. Ou ambos, o mais certo.
15 Setembro, 2021 at 15:18
Eishhhh!!
Tu fazes de propósito, de certeza!
Onde é que eu discriminei ou disse que desses 531 eram TODOS tachos?
Ó Laurêncio volta para a ordenha que isto não é para ti.
Haverá boneco mais presunçoso e sem noção nesta casa?
Santo imbecil! 😀 😀 😀
15 Setembro, 2021 at 15:24
Es burro que doi. E desonesto ainda pior. E venenoso em ultimo grau.
Quem nao te conhecer que te compre…. tens ai’ o numero e a pagina do R&C e a descriminacao dos 531. Se achas que em 2018 so tinhas 200 colaboradores, INCLUINDO treinadores e atletas entao burro e’ pouco para te chamar.
Mas tu e’s e’ venenoso (e nao foste ler o R&C, deves ter apanhado o numero num twitter qualquer e viste fazer o teu numero tipico de caixa de ressonancia…).
Foda-se, numa coisa tens razao: pobre Sporting, com adeptos como tu tem poucas hipoteses. Hoje tem sido mentiras atras de mentiras – o teu normal, portanto.
15 Setembro, 2021 at 15:49
Porrinho:
No clube em 30/06/2018 … 38
No clube em 30/06/2020 … 72 (não temos ainda dados de 2021)
Aumento de 34 colaboradores
Na SAD em 30/06/2018 .. 326
Na SAD em 30/06/2021 .. 531
Aumento de 205 colaboradores
Acumulado aumento em 3 anos de 239 colaboradores.
A explicação do Forever que relaciona com a passagem de recibos verdes para o quadro de colaboradores, não é consentânea com a evolução dos gastos com honorários. Ou seja, se passam para salários os honorários deveriam baixar algo que não sucede.
Não estou a dizer que recibos verdes que tenham passado para o quadro não justifiquem algum aumento, assim como a equipa de sub23 também justifica algum, mas tudo somado, está longe muito longe de justificar metade do aumento de colaboradores.
15 Setembro, 2021 at 19:48
Jogadores e treinadores incluidos. Se tiveres para comparar, mostra
15 Setembro, 2021 at 19:48
Ah, e parece que os custos com o pessoal baixarsm. E bastante
15 Setembro, 2021 at 17:09
Malcolm, obrigado pela explicação ao Laurêncio. Para os comuns mortais não era preciso mas pode ser que assim ele consiga somar 1+1.
De futuro é evitar explicar o óbvio porque burro é uma coisa, ser burro porque se quer é outra.
Para não variar Laurêncio metes as patas na poça, enterras-te em asneira até ao pescoço e depois rebolas em asneiras para tentar atirar lama para cima dos outros.
Toda a Tasca corrige as tuas mentiras ou faz-te desenhos para coisas básicas. É serviço diário.
És basicamente o bombo do blog: serves para bater e fazer barulho
😀 😀 😀 😀
15 Setembro, 2021 at 19:52
És burro que dói, e parece que nao estás sozinho.
Compara batatas com batatas animal.. 531 incluindo jovadores e treinadores, nada da mersa que escreveste. Apresenta o numero dos colaboradores fora disto e depois fala. Nao falas porque nao tens números e sabes que estás apenas a mentir.
És apenas um rateirinho medroso, com as hastes afiadas.
Vai ler outra vez o que escreveste merdoso, só merda para variar.
15 Setembro, 2021 at 13:46
Boa tarde, em primeiro lugar:
Viva o Novo Sporting
Não vou fazer grandes comentários sobre as contas porque esta semana um problema de saúde de um familiar retirou-me parte da disponibilidade e ainda mais da vontade, para olhar com muita atenção para as contas.
Por outro lado, pouco há para acrescentar à avaliação do Rec do 3T, a não ser que a situação se vai degradando.
Duas ou três coisas muito rápidas:
– Aumento de colaboradores, quase que duplicaram em três anos e isto num ano em que até se procedeu a um despedimento coletivo.
– Mais uma mentira do varandas, que na AG do ano passado suspendeu o aumento, garantindo que a remuneração não seria superior à remuneração auferida na época 18/19 e agora agendou uma revisão (autoaumento) com efeito retractivo para receber a componente variável de 75k euros que vai juntar aos 147k já recebidos. Isto num ano em que apresenta o pior resultado financeiro desde 2012/13 de Godinho Lopes e no mesmo ano em que passou, palavras do próprio, 6 meses a trabalhar mais de 30 horas por semana no Hospital Militar. Coitado dos doentes ou do Sporting, já nem sei a quem prestava mais atenção.
– Porque é o que mais me preocupa (o clube), aumento da sua divida, são agora mais de 20M em divida à SAD.
– Mais uma palavra para contrariar a propaganda do efeito covid, fica visível nestas contas que sendo factual a diminuição de algumas receitas (bilhética sobretudo) é também factual e significativas as receitas provocadas pelo Covid ( sobretudo dtºs televisivos + organização da UCL) e também foi significativo a redução de gastos por também motivos do covid. No final, o impacto terá sido muito mas muito reduzido. Claro que se estamos a falar que é por causa do covid que não vendemos o Palhinha, o TT, o Jovane e até o NM por 80M, aqui sim o impacto foi significativo o problema, pelo menos para mim, entender porque razão o impacto do covid nas transações de atletas, no caso do Novo Sporting, só afeta as vendas não há maneira de afetar as compras.
Quanto ao resto, o Tiago já fez neste post excelentes observações, falência técnica, menos ativo, mais passivo, dependência de credores e do se corre bem, etc ….
Antes que digam que esqueço de apoiar e que só quero derrotas, desejo as maiores felicidades para o importante jogo de mais logo, que a equipa vença por todos nós, que somos o SPORTING de sempre.
Vai ficar tudo bem …. 🙂
15 Setembro, 2021 at 13:59
As melhoras do familiar!
Abraço e isso sim, tudo a correr bem!
PS: Ambos já tínhamos dito que isto do ordenado dos OS ia acontecer…quando se levantou o barulho pela proposta de aumento “abdicaram” para calar bocas e no ano seguinte já não abdicavam mas também já não ia haver barulho porque já não era preciso nenhuma aprovação e já nem se dava por ela… Era evidente…
15 Setembro, 2021 at 14:02
Está concretizado?
É já factual?
15 Setembro, 2021 at 14:11
Vais ver no próximo ano…este era o ano do primeiro aumento que eles abdicaram…
15 Setembro, 2021 at 14:13
É mais que provável isso acontecer.
Até lá não passa de um hipótese.
15 Setembro, 2021 at 14:22
Tiago,
Aprovaram mas abdicaram do aumento na época 19/20, depois estenderam para a época 20/21. No comunicação do acordo diziam comprometiam-se a não ter uma remuneração em 20/21 superior à auferida em 19/20.
A novidade agora, é é a proposta para receberem nesta época 21/22 dos 75k euros relativos à remuneração variável de 20/21 pois dizem ter excedidos os objetivos fixados.
Este ano vai receber 180 fixos + 75k variáveis da época 20/21 + 75k variáveis da época 21/22. E passou metade do ano ao serviço das forças armadas, na gíria, é um fred esperto.
Se o varandas representa o acionista maioritário e é ele quem faz a proposta, acreditar que não é factual …. claro que, se ninguém falar no assunto será mais que factual.
15 Setembro, 2021 at 14:26
180k fixos? Os variaveis podem.ir até 50% do valor fixo por isso ou um.ou outro valor dos que mencionas estão incorrectos.
15 Setembro, 2021 at 15:13
O que está aprovado:
182k fixo + 91 variáveis alegadamente suspenso para a época 20/21, em que só auferiam os 147k fixos, igual é época 19/20.
Esta época, 21/22 terão então direito:
182k fixos, + 91k variável de 21/22 + 73.5k variável de 20/21.
Como é obvio para componente variável de 21/22 terão de cumprir objetivos, já a variável de 20/21 os objetivos foram, dizem, cumpridos e corresponde aos 50% da remuneração fixa que recorde-se foi de 147k.
Esta merda para mim não faz sentido, e dou de barato o facto de haver ou não lucro, mas sim por terem feito uma comunicação comprometendo-se a uma remuneração máxima de 147k e estão agora de uma forma pouco clara a reclamar a variável de 20/21.
E é tão pouco claro que precisam de levar à AG algo que já estava aprovado no ano passado e que “voluntariamente” abdicaram.
15 Setembro, 2021 at 14:28
Nunca vi algo factual antes de acontecer…
Qd e se acontecer, que acredito, será factual, até lá não passa de pura expectativa!
15 Setembro, 2021 at 15:20
É a sua (deles) proposta que vai ser eles aprovada, tal como foram as anteriores.
Claro que se os pequenos acionistas reclamarem tal como fizeram em 2019 e 2020, pode ser que tenham um pouco de vergonha na cara, e decidam assumir o papel de beneméritos que abdicam daquilo que tinham direito.
“Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting
Por ZAP -23 Setembro, 2019”
Claro que se não falarmos nisso, é um facto consumado, ou acredita que, o CD tem o trabalho de propor e aprovar para a seguir dizer que abdica?
Se acredita, parabéns!
15 Setembro, 2021 at 14:23
Pelo que percebi estavam nos critérios da comissão de remunerações, certo? Com critérios definidos?
Se estava definido, se os critérios foram cumpridos…. pode-se é discordar dos critérios que levem aos bonus, o da envolvente dos mesmos. Se os critérios contemplassem ZERO bonus para aumentos de passivo acima de “x”, ou endividamento, ou outros critérios financeiros…
Por princípio sou favorável a prémios por objectivos, também os recebo e trabalho para eles.
15 Setembro, 2021 at 14:26
Se fosse por objetivos definidos qual a necessidade de levar propostas a um board?
15 Setembro, 2021 at 14:28
É o que está escrito noR&C, que já há uma pre-definição da comissão de remunerações.
Giro giro é afirmarem terem atingido 105%… ehehhe
15 Setembro, 2021 at 14:30
Hipocrisia de todo o tamanho queixarem-se do impacto do Covid, fazerem um despedimento coletivo, mas no fim do ano bónus e aumentos é com eles. Só lhes ficava era bem abdicarem do bónus.
15 Setembro, 2021 at 14:32
O principal critério para atribuição de bónus à administração não devia ser…..ter lucro?
Primeiro critério: Ter lucro.
Tendo lucro, faz sentido ir ver os restantes objetivos. Sem lucro, estão a distribuir o que não existe…
15 Setembro, 2021 at 14:36
Concordo com isso e com o Fix, o que digo é o que foi definido pela comissão de remunerações, o quadro com os critérios & percentagens está lá. Existem critérios desportivos e financeiros. Com os desportivos concordo, com os financeiros…mehhh
15 Setembro, 2021 at 14:40
Quem é a comissão de remunerações?
15 Setembro, 2021 at 14:42
Sem dúvida alguma!
15 Setembro, 2021 at 14:42
+1 Nadássemos em dinheiro e estava tudo bem, parabéns pelo bónus seria mais que merecido. Assim sendo, vá lá, ganhem vergonha na cara.
15 Setembro, 2021 at 15:09
Olvidaram esse critério, está na proposta a apresentar à AG de acionistas onde o Varandico vai votar em causa própria.
15 Setembro, 2021 at 16:14
Óbvio.
Mesmo que esta empresa seja um clube e o sucesso desportivo seja essencial, nunca devemos dissociar a componente financeira de um prémio financeiro para o CD.
15 Setembro, 2021 at 14:33
Fizetam um despedimento colectivo ao mesmo tempo que admitiram colaboradores que há anos se lá encontravam a recibos verdes.
Se os que saíram foram bem compensados pelos que entraram já não o posso afirmar!
15 Setembro, 2021 at 15:07
És parvo, ou queres fazer dos outros?
15 Setembro, 2021 at 14:03
Apesar destes resultados não serem uma surpresa, ainda há muito para esmiuçar neste ReC.
As melhoras a este seu familiar, Malcolm.
E hoje vamos ganhar. 1 bola a zero e não é preciso mais.
15 Setembro, 2021 at 14:55
Rápidas melhoras para o familiar.
15 Setembro, 2021 at 15:20
Grande Malcolm, seja bem vindo. Como fazes falta.
Andam por aqui Laurêncios e outros que tais a analisar contas e nem uma tabuada sabem.
15 Setembro, 2021 at 17:11
E as melhoras para o familiar.
15 Setembro, 2021 at 16:10
As melhoras para o teu familiar Malcolm.
Forte abraço!
Constatações muito pertinentes, sobretudo a que se refere à remuneração e prémios deste CD.
Varandas teve o sucesso desportivo que todos desejamos mas ao mesmo tempo apresenta estas contas que são um verdadeiro desastre e mais um passo para voltar a uma situação financeira que todos nos recordamos muito bem (nem 10 anos passaram sobre o buraco que Godinho Lopes deixou).
Perante isto, qualquer prémio que esta Direcção receba, sobretudo com efeitos retroactivos, é um verdadeiro atentado moral contra o clube seus sócios.
15 Setembro, 2021 at 14:08
vai ser intressante esta luta de novo Sporting vs pior exercicio anual desde godinho lopes, a coisa promete.
15 Setembro, 2021 at 14:32
Sabias que….
Em 3 anos, esta direção já pagou (ou deixou para outros pagarem) juros de empréstimos e factoring com um valor superior ao que custou o Pavilhão João Rocha?
Fixem este valor: 270M€, número mágico de 1 mandato do rei das mentiras
15 Setembro, 2021 at 17:11
Fácil, fácil.
15 Setembro, 2021 at 15:22
Isto é muito simples, tem que se continuar neste caminho desde que entrou o RAmorim.
Que é o básico e tem que passar a ser normal, criar um plantel de 20 e poucos jogadores, onde “metade” é formação e com aposta nessa mesmo formação.
Isto não se cria em 2 ou 3 anos, POR ACASO, temos um treinador que conseguiu montar uma “máquina” em poucos meses de trabalho e fazer o Sporting campeão, mas o normal é este ano notar-se algumas dores de crescimento em alguns jogadores.
Deste plantel só 3 ou 4 é que sabem o que é jogar uma Champions League, deste plantel só para uns 10 e se calhar nem tanto, é que tem várias épocas de futebol profissional.
Não me parece que os Sportinguistas estão preparados para essa realidade.
Dai andarmos em anos zeros constantemente e passado um ou duas épocas, fazer um all in (JJ e RA, este tem conseguido fazer aquilo que pedíamos á muitos anos e expliquei em cima) porque os adeptos não têm paciência para andar 3 ou 4 épocas sem grandes feitos no futebol.
No outro dia um rapaz acha que devemos conquistar em 5 anos, 3 ou 4 campeonatos, um clube que não era campeão á 20 anos.
Se até 2030 conseguirmos 3 ou 4 campeonatos, já seria excelente e a juntar a isso uma afirmação na EUROPA.
Positivo este ano, não veio nenhum camião de jogadores, tanto para A como ainda mais importantes nas camadas jovens.
Os resultados, eram esperados.
No final desta época vão sair 2 ou 3 jogadores, Pote, Palhinha, Nunes, Jovane, Inácio á cabeça.
Vamos ver se surge alguma aposta durante o ano, já a pensar nessas saídas.
Não esquecer que também temos eleições entretanto.
E a continuidade de RAmorim para o ano não é nada garantida, mas isso são outros 500.
15 Setembro, 2021 at 15:27
Só para esclarecer.
O All-in em JJ em termos financeiros foi muuuuito melhor preparado (Na 2º época borrou-se a pintura), em termos desportivos nem tanto.
Ao contrário de RAmorim que estamos ainda a pagar de erros do passado(desta direção) e desportivamente foi certeira a contratação (apesar do risco)
15 Setembro, 2021 at 15:55
RAmorim podia igualmente deixar de ser um teimoso com o dinheiro ( que na verdade é mto escasso… ) do Clube e deixar para trás os Pálinhos desta vida….
15 Setembro, 2021 at 16:05
O treinador vem para treinar e extrair o melhor do plantel.
Não para gerir as finanças.
Até agora levou com alguns presentes caros e valorizou o plantel, melhor ainda juntou o titulo.
15 Setembro, 2021 at 15:51
Tenham calma carai!
Lá para 2025 ou 2026 aparece um maluco para retirar o Clube fundo do poço, ali com as VMOCS mesmo à porta.
Ou não…
Não foi por falta de aviso.
15 Setembro, 2021 at 15:54
Também não foi por falta de aviso que voltamos ao fundo do poço no final da época em 2018.
15 Setembro, 2021 at 15:56
Esse poço que falas tinhas bastantes botes salva vidas….tantos que ainda hoje te dá uns trocos para o pão.
15 Setembro, 2021 at 16:17
Mas a questão não é essa.
A questão é que se avisou do erro que se escava a cometer e cometeram-no na mesma.
Depois teve de se gastar dinheiro a solucionar coisas que não precisavam de ser solucionadas se têm sido mais responsáveis. Consumiu-se recursos nisso quando não havia necessidade de o fazer.
15 Setembro, 2021 at 16:22
Esse fundo do poço em 2018 era muito relativo como se vê pelas vendas efectuadas em 3 anos de Varandas…
Mas interessa-me mais perceber onde fica o fundo do poço com Varandas pois as várias rubricas do R&C continuam a subir no vermelho.
Convinha os sócios perceberem que este não é decididamente o caminho relembrando os exemplos de Bettencourt e Godinho Lopes
15 Setembro, 2021 at 16:29
Os melhores jogadores rescindiram.
Raphinha e Wendel, valorizaram com Keizer, sim é verdade.
Em nada de se compara com Betterncourt ou GLopes.
Mas parece que é o disco pedido.
15 Setembro, 2021 at 16:34
Rescindiram e voltaram boa parte deles.
Os que não voltaram era seguir para tribunal (isso sim, seria defender os interesses do clube como aparentemente querem fazer com o caso do Rafael Leão).
Raphina e Wendel já eram valores certos e bons activos antes de Varandas.
Dizer que o Keiser valorizou jogadores é para rir…
15 Setembro, 2021 at 16:54
Voltaram porque o careca andou a negociar (e mal até) com a maioria deles.
Wendel tinha jogado quantos minutos com JJ?
4 jogos tinha o rapaz.
Raphinha veio do Guimarães, como vieram outros jogadores no mercado nacional em outras alturas.
Então os jogadores valorizaram por si só é isso?
O gajo andava ali a dar treinos e só.
15 Setembro, 2021 at 17:06
Wendel foi uma aposta de Bruno de Carvalho que aproveitou a desistência do PSG para contratá-lo. Foram 10M por um jovem que rendeu mais valias na venda.
Raphinha veio do Guimarães como poderia ter vindo de outro Clube qualquer. É um bom exemplo dos negócios feitos na altura. Rendeu mais valias. E sem Jorge Mendes.
Entre vendas e compras o Sporting arrecadou mais de 100M no mandato de Bruno de Carvalho.
E das compras feitas no anterior mandato foram muito mais de 100M que entraram nas contas deste mandato. Sem falar que ainda temos o Capitão Coates no plantel. Pesada herança.
15 Setembro, 2021 at 18:49
Jaime, para essa cartilha basta o estudo da FIFA que identifica o Sporting como o clube com maior diferença positiva entre vendas e compras, na ultima década, isto apesar de nessa década contar com a gestão de Godinho Lopes e do sr. varandas que ainda não conseguiu vender um jogador que tenha comprado com lucro.
“Quanto aos clubes com melhor saldo, também os emblemas nacionais estão em destaque. O Sporting é o clube, a nível mundial, com um saldo mais positivo entre compras e vendas a nível mundial no período em análise, seguido do Benfica e FC Porto. Já o Sporting de Braga surge na 14.ª posição da tabela.”
https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2021-08-30-Portugal-foi-o-pais-que-mais-lucrou-com-transferencias-internacionais-nos-ultimos-10-anos.-Tres-grandes-sao-os-clubes-com-melhor-saldo-9ca63a99
15 Setembro, 2021 at 16:56
Em 2018 foi um “escândalo” o Clube apresentar pouco mais de 10M negativos.
Sousa Cintra entregou à Varandas o Sporting com capitais próprios positivos (após o acordo de William Carvalho).
Em 2013 Bruno de Carvalho herdou 120M negativos, nenhum contrato da NOS, as percentagens dos passes dos jogadores da formação nas mãos da Holdimo, um plantel cheio de flops, um Clube sem Pavilhão, sem televisão, sem algumas das modalidades históricas do Clube, e modalidades existentes em jejum prolongado sem campeonatos. Isto sim era um poço sem fundo!
15 Setembro, 2021 at 17:51
“Stalley
15 Setembro, 2021 at 15:54
Responder
Também não foi por falta de aviso que voltamos ao fundo do poço no final da época em 2018.”
A sério, Stalley?
És capaz de te razão…
É que no fundo desse poço estavam 515M fresquinhos, fresquinhos.
15 Setembro, 2021 at 19:03
Estabilidade não se resume a dinheiro.
15 Setembro, 2021 at 19:16
Diga-me o Stalley que estabilidade tem uma uma empresa que a cada ano aumenta as dívida, o prejuízo, e não consegue fazer vendas superiores às compras.
Ou então imagine uma família sem dinheiro para pagar as contas e a dever milhares de euros ao banco e outréns. Certamente estarão com uma estabilidade invejável…
15 Setembro, 2021 at 19:28
A minha casa não gera rendimentos de milhões.
Na minha casa somos 3 ou 4.
Que me vale ao clube ter milhões, se não souber gerir os seus ativos?
Não vou bater mais nisto.
Veem me falar em 2018, em 2018 o treinador acaba sentado no seu banco e uma série de jogadores (os mais valiosos) rescindem.
Isto é estabilidade?
Não me parece.
Muito dinheiro para pouca visão.
15 Setembro, 2021 at 19:39
O actual Sporting está cada dia mais longe da estabilidade.
16 Setembro, 2021 at 1:19
Fundo do poço que lhe cavaram, os jogadores primeiro, o JJ, o Varandas e por fim os sócios.
Mesmo com o mandato interrompido abruptamente, o trabalho da sua direção continua a dar dinheiro até hoje e títulos.
L SL
15 Setembro, 2021 at 15:56
Green Textor?
15 Setembro, 2021 at 16:24
green textor está fixe, séra um novo vilão da marvel ?
até pode ser um novo heroi, sabe-se lá 🙂
15 Setembro, 2021 at 16:13
Se estes gajos têm sido realmente competentes, tinham feito uma gestão boa até agora e os 40M€ que, com certeza, vamos encaixar com o Nuno Mendes iam 70% ou 80% para comprar as VMOCS e estava o problema resolvido.
Mas como torraram 50M€ nas 2 primeiras épocas e compram muitos jogadores super inflacionados, os 40M€ são fundamentais para equilibrar as contas e não podem ir para as VMOCS.
Já a anterior Direcção fez questão de torrar 50M€ também, que tinham dado para comprar as VMOCS também.
Vão empurrando com a barriga o problema das VMOCS para a frete mas só o podem fazer até 2025 porque em 2026 têm de ter os 40M€ para pagar isso!
15 Setembro, 2021 at 16:24
Miguel, antes do acordo a anterior direcção teria que torrar mais de cem milhões de euros nos VMOC, não teve tempo de nos tornar financeiramente blindados, o Luís da Promo não andava a dormir….
15 Setembro, 2021 at 18:41
Saíram do Clube com a conta para esse fim a zeros…
Com acordo ou não, não juntaram dinheiro nenhum.
15 Setembro, 2021 at 16:51
Proposta Assembleia Geral de Accionistas (Incluindo Política de Remuneração dos Membros dos Orgãos Sociais da Sporting SAD):
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV80556.pdf
Relatório e Contas do Exercício Julho de 2020 a Junho de 2021:
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PC80557.pdf
15 Setembro, 2021 at 17:19
Obrigado.
15 Setembro, 2021 at 16:58
Eheheheh! Quase trezentos comentários. Qualquer post que tenha algum teor de crítica à direção serve logo para descarregar frustrações.
Se ganharmos logo, nem a 200 vamos chegar. Nada de novo por aqui.
15 Setembro, 2021 at 17:13
tens mais alguma coisa a acrescentar ou foi só isto ?
15 Setembro, 2021 at 17:25
Fight for your Right, tenho mais uma coisa, já agora: prefiro trinta milhões de prejuízos e ter ganho tudo, do que 30 milhões de lucro e ficar em 3º. Um clube não é para dar lucros, estou cagando nos lucros, que desaparecem com a compra de um qualquer Alan Ruiz desta vida.
15 Setembro, 2021 at 17:28
vi logo que tinhas mais alguma coisa a acrescentar, esclarecido.
15 Setembro, 2021 at 18:44
Foda-se!
Impressionante.
Mas tu pensas que com prejuízos vais ganhar muita coisa consistentemente?
Fazendo de conta que era assim, ganhavas o campeonato 5 anos seguidos e somavas 150M€ à divida existente e… depois?
De que te valia ter ganho a não ser teres apanhado 5 bebedeiras?
15 Setembro, 2021 at 18:50
Fazia-se uma operação Escumalhão!
5 anos a ganhar havia um aumento do número de sócios pagantes e de vendas de merchandising.
Depois arranjava-se forma do Clube dever mais uns milhõezitos à SAD e passava-se o dinheiro das quotas para esta última.
Não podiam era dar o cartão de crédito ao Zenha e ao Varandas, senão lá vinham mais uns Iloris, Jesés, Cambalachos, Cornettos e outros do mesmo calibre.
Fácil, fácil, Miguel!
15 Setembro, 2021 at 18:56
Como sugeria o outro senhor que não me lembro o nome…
Somos 3 milhões e meio.
Se cada um abdicasse de comprar um telemóvel ou um relógio e oferecesse esses 1.000 ou 2.000 euros (sim, eu sei, este homem compra telemóveis e relógios deste valor, só pode) ao Sporting.
Eram 3,5 mil milhões de euros / ou 7 mil milhões de euros.
Na Operação Escumalhão seria: cada sócio ou adepto escumalha pé descalço ofereceria ao Sporting um valor simbólico (tipo 1.000 ou 2.000 euros) e teria direito a uma bola autografada pelos jogadores.
16 Setembro, 2021 at 0:05
Isto sim, uma verdadeira aula de gestão…
15 Setembro, 2021 at 17:15
Ou seja ter 30 milhões de prejuízo para ti é óptimo.
É por gente como tu que ganhamos 1 campeonato de 20 em 20 anos e nós intervalos andamos a salvar o clube de fechar portas.
Mas nem deves ser do Sporting por isso não é grave para ti.
15 Setembro, 2021 at 17:20
O problema é que o clube nunca esteve tão perto de fechar portas como em Maio de 2018.
15 Setembro, 2021 at 17:29
uma boa mentira mas já não é nova.
15 Setembro, 2021 at 17:30
A Piada do dia.
Fechar portas com contratos publicitários e televisivos de 515 Milhões de Euros.
João… Deixa as drogas!
15 Setembro, 2021 at 18:13
Ahahahahahahah!! E os 500 milhões da NOS e o pavilhão (do pouco património que AINDA é nosso) iam para onde?
Para o bolso dos teus amigos?
Ó João Croquete, em 2013 nem os passes dos jogadores, nem dinheiro, nem património, nem contratos NOS, NADA rapazinho. Era fechar e está feito.
Tenta outra vez.
15 Setembro, 2021 at 18:45
LOL
O Clube esteve perto de fechar portas ao fim de 5 anos sem prejuízos?
Mas tu foste à escola?
15 Setembro, 2021 at 18:50
Não fui, Simpson. Vou aprendendo com a tua vastíssima cultura.
15 Setembro, 2021 at 18:58
😀
15 Setembro, 2021 at 17:22
Muita gente está a fazer de conta que não houve covid e consequentes estádios vazios. A covid apareceu em 2020, não foi em 2013 até 2018…
15 Setembro, 2021 at 17:25
Olha para a rubrica apropriada, e vê que isso do Covid, é o que é….
15 Setembro, 2021 at 17:41
Esse Covid deve ser um gestor do crl para dar 16M por um pivô quando tem a sociedade em falência técnica.
15 Setembro, 2021 at 18:14
Tau!!! Em cheio!
15 Setembro, 2021 at 18:51
Tu geres as contas da tua casa como gostas de ver o Sporting gerido?
Estás a cagar para os prejuízos e o acumular da divida porque é o campeão das mariscadas e das férias paradisíacas, é isso?
Preferes, portanto, mariscadas e boas férias a não ter dividas e ter as contas da família equilibradas…
15 Setembro, 2021 at 18:59
😀
15 Setembro, 2021 at 17:40
O J. só esteve ao serviço da parte da manhã.
A parte da tarde é da responsabilidade do João Oliveira.
Já o Luís Ribeiro está a disfrutar de uma merecida folga.
Está tudo bem! Somos campeões! Ça fodam as finanças! Peaners!
Parem de atacar estes OS, suas brunettes viúvas amarguinhas! Sua escumalha!
Estivemos quase a fechar portas e a pedir um PER em 2013… perdão… 2018, à conta do maluco doido gordo carcará sanguinolento.
Mas agora estamos em paz, respira-se novamente democracia, escumalha quase toda fora da vida do novo Sporting, rumo ao Futuro com uns OS que primam pelo rigor, seriedade, honestidade, integridade, probidade e todas as coisas boas acabadas em -dade (como “liberdade”, “igualdade” e “fraternidade”) e assim…
Agora estar a discutir números de um relatório para quê?
É confiar e apoiar!
Campeões, carvalho! Ups, ia dizendo um palavrão que até ia sujando o pulôver da Lacoste.
That’s All Folks!
15 Setembro, 2021 at 17:47
Ah… Mas não se esqueçam de apoiar massivamente (e financeiramente, claro) o novo Empréstimo Obrigacionista. O Sporting precisa de vós, escum… uh… Sportiguistas!
Sócios e adeptos!
Todos juntos a apoiar (financeiramente) o nosso grande amor!
E que tal, em vez de comprarem um telemóvel ou um relógio, que não vos faz falta, endereçarem altruisticamente esses 1.000 ou 2.000 euros para ajudar o Sporting e…
(uh? Os adeptos não compram telemóveis nem relógios por 1.000 ou 2.000 euros cada?
Ah! Devem comprar daqueles que custam 5.000 euros cada… Ainda melhor…)
União, rapaziada!
(Eh, pá! Rapaziada não, que era o que gritava aquele maluco do D’Almada)
União, Sportinguistas! Todos contamos!
15 Setembro, 2021 at 18:26
Jaime Grilo, transcrevo as tuas palavras. Só lhes tiro a ironia, o sarcasmo. E o pulover da Lacoste. Não uso. Até porque não tenho dinheiro para eles.
15 Setembro, 2021 at 17:51
Foda-se….
Os processos de radicalização. Expectável mas, felizmente, a diminuírem. Lobos solitários em tacticas de guerrilha. Marginais mas barulhentos. Expectável para mentea fracas e influenciaveis.
Todos estes fenómenos estão militarmente e psicologicamente explicados.
E é isto, felizmente é só isto.
15 Setembro, 2021 at 17:55
Mas às vezes até há comentários interessantes (há coisas boas a serem feitas).
O problema são as justificações estafadas que esbarram com a realidade.
Eu sei, eu sei… Antes que o digas, eu também me repito muitas vezes, umas vezes com factos, outras apenas com percepções ou opiniões pessoais.
15 Setembro, 2021 at 17:57
Foda-se Jaime, tens feito comentários nos últimos dias que… bem… houve por aí quem andasse a apregoar educação, coluna, talibans… tu vê lá isso
15 Setembro, 2021 at 18:38
Não tenho pedalada para esses assuntos… 🙂
15 Setembro, 2021 at 19:00
É isso Jaime, é isso.
Mas foi bom, claro como a água na barreira de coral da Nova Caledónia.
Pobre Gouveia e Melo, tão mal acompanhado…
15 Setembro, 2021 at 18:27
Felizmente é só isso.
15 Setembro, 2021 at 18:17
Ahahahahahahah 😀 😀 😀
Fácil Jaime. E há logo quem enfie a carapuça! 😉
15 Setembro, 2021 at 17:55
Já é Halloween?
Parece Halloween…
15 Setembro, 2021 at 18:16
Estás disfarçado de inteligente, honesto, frontal e de coluna direita? Então se calhar é!
15 Setembro, 2021 at 18:31
Naaaa.
É que hoje apareceram um monte de mortos-vivos… tu incluido animal.
Marra nas tábuas boi, marra que tu marras bem. E mentes bem também. E espalhas veneno. És um rasteirinho rasteirinho… que dá dó.
15 Setembro, 2021 at 17:58
Apenas li este últimos comentários e queria acrescentar à discussão o seguinte, porque se enquadra em covid e vmocs.
Após acordo de reestruturação no final de 2019 a conta reserva p/ aquisição de vmocs e apôs todas a milionárias vendas incluindo os 55M de BFernandes, mantem-se inalterada com o fantástico saldo de 623 mil euros.
Por outro lado, os financiamentos bancários que deveriam ser regularizados com parte do produto das vendas, não só não diminuíram como até aumentaram, passara de 126M para 129M,
Julgo que isto apenas foi possível pela moratória permitida pelo covid, veremos o comportamento dos bancos quando terminar a moratória ….
O covid tem as costas largas mas sempre pelas piores razões, nesta ninguém fala e estão aqui muitos mulhões …..
15 Setembro, 2021 at 18:59
Malcom, não percebendo eu nada de economia ou contabilidade, será expectável que o Sporting apresente lucros no próximo exercício??
15 Setembro, 2021 at 19:16
Há muitas variáveis que podem acontecer, mas deixando de lado a venda de jogadores, estas contas apresentam um deficit operacional de 27M, admitindo um valor semelhante de gastos e sabemos que vamos ter um elevado rendimento com a participação na UCL, diria que em termos operacionais se não aumentarem muito os gastos, este deficit está coberto.
Depois temos as amortizações 25M e Juros 10M, portanto mais 35M que é necessário cobrir, a concretizar-se a venda de Nuno Mendes a coisa pode ficar no verde.
Mas isto é em termos de exploração do negocio, em termos de tesouraria, da necessidade de capital para cumprir compromissos é que a situação está terrível. Não vai ser fácil mesmo que o EO seja um sucesso.
15 Setembro, 2021 at 19:29
Ficas em casa na época 21/22, nessa tua previsão, mas não cobres o prejuízo de 20/21.
O que interessa, do meu ponto de vista, é ter um mandato, pelo menos, a zero, de preferência positivo que é para ires pagando a divida…
Ver a coisa só a 12 meses é, do meu ponto de vista, muito limitado e fruto duma gestão muito “à vista”, ou como se costuma dizer “em cima do joelho”!
Ter um ano negativo não tem qualquer problema se, por exemplo, preferes não vender jogadores agora para os venderes para o ano bem mais valorizados e isso cobrir esse défice.
É assim que vejo a coisa.
15 Setembro, 2021 at 19:02
Bem, foi bom saber que certa malta ainda é viva, oráculos e outros, agora é ver a bola, que é o.que faz realmente, a diferença, a bola entrar ou nao ( isso e comprimidos para a azia e aulas me matemática da primária).
Força Sporting, vence por todos aqueles que te amam
15 Setembro, 2021 at 19:32
Claro que todos gostamos de ver a bola e, especialmente, de ver o Clube ganhar.
Mas debater as contas, que é o que nós simples sportinguistas podemos fazer, é também importante porque isso ajuda a perceber se o clube vai no caminho certo ou nem por isso…
E falo até por mim, que durante muito tempo, demasiado tempo, nunca liguei a isso, até me aperceber que o clube estava num buraco a continuava a escavar…
16 Setembro, 2021 at 8:50
Só uma palavra para definir mais este acto de gestão …
VERGONHOSO