Chapadão de realidade no Leão campeão, completamente sem argumentos para contrariar o Ajax. Daquele inaceitável buraco atrás da baliza sul à teimosia do treinador em não alterar o desenho táctico, tudo correu mal numa noite de goleada histórica e onde até a estrelinha nos virou costas
Passaram quatro anos sobre o último jogo feito pelo Sporting na Champions e, sou-vos sincero, não estava preparado para levar um choque de realidade tão forte. Não porque não esteja plenamente consciente das debilidades de um plantel fechado de uma forma com a qual discordo. Não porque não esteja plenamente consciente de que metade dos que compõem esse plantel são jogadores que dão conta do recado internamente, mas que não demoram a exibir pontos fracos se colocados perante adversidades maiores. Não porque não esteja plenamente consciente de que a experiência conta e muito neste tipo de competições e que enquanto a nossa equipa titular somava 24 partidas na competição, no onze holandês o combinado de minutos na champions dava para 170 jogos disputados.
Face a isto e mesmo sem Coates e sem Peter Potter, este meu espírito que teima em pregar-me partidas acreditava numa noite de superação, daquelas onde os patinhos feios parecem cisnes. Acontece que aos oito minutos de jogo já estávamos a perder por 2-0, no início de uma derrocada que começou e continuou pela ala esquerda do edifício, com um primeiro golo às três tabelas (ressalto e poste antes da emenda) e um segundo demasiado patético para ser verdade na forma como Vinagre se posicionou face ao pontapé longo.
Haller foi o marcador dos dois golos, Tadic andava em pezinhos de lã a espalhar magia, Antony fazia o que queria pela ala direita holandesa. Para piorar tudo, Gonçalo Inácio levou um toque, ressentiu-se da lesão e saiu em lágrimas. Chorava ele e chorávamos nós, na perspectiva de ter que escolher entre Esgaio e Matheus Reis para, durante 70 minutos, fingirem que são centrais. Entrou o nazareno que, coitado, andou por ali a tentar o melhor que conseguia.
Estávamos nós a perceber que a equipa não conseguia ligar uma jogada de ataque, quando Paulinho insistiu numa bola e aproveitou o modo isto está ganho da defesa adversária para mandar uma bufa que passou entre as pernas do redes. Renascia a esperança, aos 33, mas ainda antes do intervalo voltava a ser-nos dado do recado de que não estávamos na Liga portuguesa: Antony voltou a fazer fel do Vinagre e desta vez foi Berghuis a aparecer na cara de Adan e a perguntar ao espanhol para que lado a queria. Tudo tão simples, tudo tão fácil, que chegou a ser confrangedor a incapacidade do Sporting para lidar com o que o adversário lhe oferecia.
Para lá da genialidade de Antony e de Tadic, para lá do enorme ponta de lança que é Haller, o técnico Ten Hag ofereceu a Amorim um banho táctico. Percebendo que Palhinha e Matheus Nunes não podiam ir a todas, o holandês usou e abusou do corredor central para dar bola aos seus criativos, que apareciam entre os nossos médios e os nossos centrais. Ora, sem Coates, o Sporting não tinha um único central com capacidade para subir e tentar a antecipação ou, pelo menos, a pressão. Resultado? 1, 2, 3, 4, 5 golos sofridos, quase todos eles saindo da mesma forma.
Amorim foi teimoso e não corrigiu, tendo apenas a seu favor o momento do jogo em que a tão falada estrelinha virou as costas à equipa: logo aos dois minutos do segundo tempo, Paulinho foi buscar uma bola funda de Feddal para executar uma cabeçada perfeita. Golaço e um 2-3 que, não sabemos, muito podia ter mexido no jogo, pois foi anulado por uma unha do dedo mais pequeno. Logo a seguir e já com Matheus Reis a fazer de Vinagre, o tempero foi o mesmo: bola de Antony e Haller a aparecer isolado para o 4-1. O jogo terminou aí, mas, ainda assim, o técnico leonino não quis reforçar o miolo, ensaiando uma ajuda a Palhinha e a Matheus Nunes que será necessária frente a adversários como este Ajax.
Se na selva o Leão adapta a sua forma de caçar à presa que persegue, no futebol também o Leão tem que saber adaptar-se ao seu oponente. Não soube, nem tentou mudar para consegui-lo. Erro crasso. Welcome to the Jungle, rapazes.
16 Setembro, 2021 at 11:13
Um gajo vê o resumo da jornada e todos se bateram bem, até vitórias algo inesperadas existiram. O Porco, que dominamos há uns dias atrás só não ganha ao campeão espanhol em Madrid pq foi rouabdo.
A excepção? SCP.
Mas como já li que o Neto foi dos melhores….estou por tudo.
16 Setembro, 2021 at 11:16
No 1ª golo, o gajo que cruza (acho que é o Antony) não tá em offside quando recebe a bola?
16 Setembro, 2021 at 11:20
Está de certeza… Perdemos por causa disso!
É elevar a Post fachavor!
Z
16 Setembro, 2021 at 11:56
Fdx, é preciso ser-se burro!
Eu disse que perdemos por isso?
Só quero perceber se a merda do VAR olha para todos os lances de forma igual, ou se só é certeiro nos centimetros para anular golos ao Paulinho… se tu curtes ser gamado, é ctg, tenho quase a certeza que não disse em lado nenhum que perdemos um jogo em mamamos 5 e que os nossos defesas centrais (Esgaio, lol) tiveram ao nível de destrital, por causa de um possível fora de jogo num deles
16 Setembro, 2021 at 12:51
Euelevaria era todos os teus posts e depois submeia los a votação!
16 Setembro, 2021 at 12:52
*submetia los
16 Setembro, 2021 at 11:21
Foeam duas semanas de cagança, bazófia, sorrisos e desculpabilizações em toda a estrutura.
Provavelmente este foi o melhor resultado para direção e treinador voltarem à Terra e perceberem toda a merda que foi feita em pouco tempo.
Espero que este banho de água fria europeu contribua para o fim dos sorrisinhos e voltemos a cerrar os dentes e fechar o grupo na redoma da humildade, sacrificio e ambição.
A nível interno nada está perdido e continuaremos competitivos.
A nível europeu é importante que consigamos amealhar o máximo possivel nos jogos que faltam pois não acredito que com este plantel limitado consigamos passar para a próxima fase.
Será uma época longa e desgastante. No mercado de inverno lá teremos outra vez de reforçar o plantel. É inevitável.
16 Setembro, 2021 at 14:18
No mercado de Inverno vamos é ter de vender mais 1 ou 2.
É a gestão de rooftop.
16 Setembro, 2021 at 14:28
All-in
16 Setembro, 2021 at 11:35
Já aqui escrevi no ano passado e ainda nem eramos campeões, mas a champions estava a assegurado pelo 2º lugar.
Que este ano seria muito duro e de aprendizagem, para treinador e jogadores.
O que foi conseguido o ano passado, foi o maior feito interno em PT dos últimos 20 anos.
Mas que não garante nada neste ano, dá nos sim a confiança que a equipa técnica e jogadores, têm margem para trabalhar em cima de um feito enorme como foi a conquista do ano passado.
O Sporting Europeu constrói-se, não se compra.
Em 20 anos temos uma passagem dos grupos, onde levamos 12 assim de cabeça.
No passado recente, acabas em 4º lugar contra o Légia.
E bateste bem contra os colossos.
Portanto isto não é ir lá um ano ou dois e achar que somos um clube de champions.
É fazer o que o Porto tem feito nos últimos anos, várias presenças consecutivas e passagem dos grupos.
Falta nos alguma humildade e paciência a nós adeptos, para reconhecer que não ainda não temos este nível de Champions, como é normal, mas são jogos como os de ontem que nos vão dar esse “nervo”, que espero que ainda seja visto nesta champions, a maneira de lutar por uma passagem aos Oitavos. (ainda que muito difícil depois de não pontuarmos em casa)
A malta diz que falta um central e um ponta de lança.
Ora bem, se virmos bem até falta mais que isso, falta nos mentalidade Europeia e mesmo experiência a nível interno, mas isto como escrevi em cima não se ganha num ano ou dois.
Desde o treinador que não a tem, estamos a falar de um gajo que tem 3 ou 4 anos de treinador, 2 ao mais alto nível, apesar dos excelentes resultados.
Dos jogadores onde 3 ou 4 sabem o que são competições Europeias, de forma consistente se calhar só o Neto assim de cabeça.
Por muito talento que tenham (Nunes ontem fez um bom jogo, um gajo que era “padeiro” e joga a nível amador quase á uns 4 anos), a experiência sobre sai sempre nestes jogos.
Muitos destes jogadores não sabem o que é sequer a realidade de fazer 2 jogos por semana.
Isto não são desculpas, é a realidade dura que muitos parece que não entendem e nunca vão entender porque estes problemas não vieram ontem, já vem dos últimos longos anos.
O RAmorim assumiu sempre que este foi o plantel que ele quis e está fechado.
Ainda ontem bateu nessa tecla e falou da formação e dos jovens jogadores.
Obviamente que ontem merece algumas criticas.
Fomos de “peito” feito frente ao AJAX e levamos 5, muita eficacia deles, mas muita passividade da nossa parte.
Mesmo os melhores jogadores não apareceram, tirando Nunes e o Paulinho.
É pensar no Estoril, voltamos á nossa “praia” e temos que ganhar, nesta fase que entramos o futebol fica para 2º plano, são os 3 pontos que interessam e mais nada.
SL!
16 Setembro, 2021 at 11:48
Excelente comentario
+1
16 Setembro, 2021 at 12:12
O Boavista que foi campeão em 2001 vai à champions e faz figura, numa altura em que havia duas fases de grupos. Projectos diferentes ok, mas se nós não temos cultura de champions muito menos tinham eles.
16 Setembro, 2021 at 12:16
Nós também já passamos do grupo.
Entretanto passaram-se quantos anos?
16 Setembro, 2021 at 12:59
Isso dos anos de ausência está longe de ser a causa para o que vimos ontem, por isso referi o caso do Boavista. Eles não tiveram uns fogachos, chegaram lá e discutiram cada jogo, as grandes equipas tiveram de suar para lhes ganhar pontos. Também nesse período, eles do “nada” vão às meias da uefa.
Já nesta jornada de CL tens o United a perder o PSG a emperrar o Shaktar a perder com clubes que como nós não andam nestes patamares regularmente. O próprio Ajax quando recentemente ficou a minutos da final da CL também foi com pessoal jovem da formação.
O Paços com o Totenham não envergonhou ninguém, temos de ser realistas obviamente mas não andar com paninhos quentes.
16 Setembro, 2021 at 13:08
Sim, vamos ver como nos batemos nos próximos jogos da champions.
16 Setembro, 2021 at 13:54
O Sheriff ri deste comentário sobre a inexperiência contra a experiência…
Caro colega tasqueiro, isto é futebol. Não é uma competição para descobrir a vacina contra o Covid ou a cura do cancro. São 11 de cada lado, uma bola e a habilidade para a trocar sem ser com as mãos para a meter na baliza adversária.
Conta, ACIMA DE TUDO, a habilidade dos jogadores e a competência deles e do treinador.
O Porto não teve de andar 20 anos na CL para o Taremi, que há 2 anos ninguém conhecia, marcar golos na CL ou fazer bons jogos. E digo o mesmo do Diogo Costa.
O JJ tem 30 anos de treinador e, pelo menos para mim, não é melhor que o Conceição que nem metade disso tem.
O que conta é competência.
Por isso, e sem querer ir a outros clubes, o Nuno Mendes com menos de 2 anos de sénior é melhor que o Vinagre que já leva 4 ou 5.
Ontem, provavelmente, tinhas perdido com o Sheriff – e ias arranjar que desculpa? É que a inexperiência não servia…
Qualidade!
Há falta de qualidade.
A este nível, o Neto desenrasca mas o Feddal não. E o Matheus Reis desenrasca a lateral esquerdo mas a central não.
Não podes ter 45 minutos um Jovane perdido em campo. Tens de o chamar e corrigir o papel dele ou então tens de o tirar.
Quero acreditar que foi um jogo muito mau do Vinagre e nada mais… Mas é a mesma situação. O treinador tem de saber corrigir de fora e se os jogadores não corrigem, é mudá-los.
Os nossos 2 piores jogadores, o Feddal e o Vinagre, jogavam lado a lado e foi por ali que o Ajax construiu os 5 golos. O treinador tem de ver isto. Foram precisos 3 golos para ele fazer alguma coisa.
A inexperiência pode fazer-te perder um jogo nos detalhes. Um erro no fim, um erro decisivo. Mas nunca te faz ser goleado – e não foram mais porque eles não quiseram e começaram a tirar as peças principais. Como alguém disse, se precisassem de ganhar por 7 ou 8, tinham ganho por 7 ou 8.
O que te faz ser goleado é a diferença enorme de qualidade entre uma equipa e outra, quer em qualidade dos jogadores – a bola é passada redonda e recebida sempre redonda pelo Ajax, enquanto nós são passes a 2 metros ou curtos, ou com demasiada força, e recepções que deixam a bola a 2 ou 3 metros, ou desviada do seguimento da jogada. Quantas vezes se vê um ataque rápido, um jogador a correr e a bola é passada para trás deles, fazendo-o parar e perdendo-se a transição?
Qualidade.
Competência.
Qual inexperiência!!!!!
16 Setembro, 2021 at 14:01
* O que te faz ser goleado é a diferença enorme de qualidade entre uma equipa e outra, quer em qualidade dos jogadores – a bola é passada redonda e recebida sempre redonda pelo Ajax, enquanto nós são passes a 2 metros ou curtos, ou com demasiada força, e recepções que deixam a bola a 2 ou 3 metros, ou desviada do seguimento da jogada – quer na competência dos jogadores e do treinador. O Haller faz 5 remates, todos à baliza, e marca 4 golos. O Antony cada vez que pegava na bola criava perigo, e raramente a perdia. E muitos dos outros jogadores deles também. Isto é competência. Qualidade. Não é experiência. Foi comprado há 1 ano por 15M€ quando o valor de mercado eram 18M€ – parece que lá sabem negociar!
16 Setembro, 2021 at 14:06
E tem mais…
Vejam a velocidade a que o Ajax troca a bola e avança no terreno e quantos jogadores mete na zona de finalização, e a velocidade a que nós trocamos a bola e avançamos no terreno, e com quantos jogadores chegamos à zona de finalização.
A diferença é enorme.
E isso não é inexperiência.
É uma questão de qualidade e competência.
16 Setembro, 2021 at 14:10
Mais ainda…
És um Clube que vais praticamente todos os anos às competições europeias.
Mesmo na EL, que é menos exigente, tens estes problemas de qualidade e competência. Provavelmente junta-se a isto, na Europa, uma mentalidade de merda, ou falta de ambição, sei lá.
Vais dizer-me que o Villarreal ou o Sevilha têm mais experiência que nós que vamos sempre à Europa? É competência, é qualidade e é um pouco, ou muito, de mentalidade!
16 Setembro, 2021 at 14:31
Lá está, continuam a comparar uns resultados que acontecem de 1 em 10 como o Sheriff entre outros.
Com regularidade.
Foda-se…
Até podes ainda dar luta neste grupo e para o ano ficas em 4º lugar, não vale nada, falamos de regularidade.
E não te compares com o Porto nunca a nível Europeu.
O Porto tem estaleca Europeia nós não, temos que trabalhar para ter.
Tás te a comparar com o Sevilla? que tem uma série de Ligas Europa?
Foda-se, nos últimos 20 anos conta-se pelos dedos boas prestações.
Peseiro.
PB
E uma ida aos Quartos final com JJ.
Houve mais?
Isto é regularidade na Europa?
Estás a me querer dizer que um jogador chega ao Sporting e olha para nós como um clube de champions? É isso?
Somos conhecidos lá fora por que formamos o Cristiano Ronaldo, num passado recente, é lidar e encarar isso para melhorar no futuro.
16 Setembro, 2021 at 14:06
Epah, não tem nada a ver com experiencia…
Tem a ver com uma abordagem completamente ao lado do jogo. Experientes ou não, foi completamente ao lado.
Nem todas as equipas que vão pouco à Champions andam a levar 5 em casa. Isso é conversa para desconversar e atribuir ao “é a vida…” uma coisa que não tem nada a ver com isso….
Nos últimos 6/7 anos tivemos 4 na champions…14/15, 16/17, 17/18 e 20/21.
16 Setembro, 2021 at 14:35
14/15, ficas em 3º lugar e vais de vela contra o Wolfsburg logo na 1º fase da Liga Europa.
15/16, perdes contra o CSKA na pré da champions, cais tbm na primeira fase da Liga Europa, após passagem dos grupos.
16/17 ficas em 4º lugar atrás do Légia.
17/18, aqui sim uma boa Europa, cais perante o Atlético nos Quartos da Liga Europa numa eliminatória a nosso alcance até.
Keizer pouco fizeste.
RA perdes contra o Lisk, maior humilhação que ontem.
Muito curto.
16 Setembro, 2021 at 15:35
Mas não podes dizer que é por falta de experiencia. Isso é uma desculpa esfarrapada.
Falta de experiencia pode queixar-se uma equipa que não vai à Champions à 10 anos. O Sporting tem estado. Como disse, nos últimos 6/7 anos é a 4ª vez…é quase metade das vezes….
16 Setembro, 2021 at 16:00
A experiência ganha-se com boas prestações e com regularidade.
Ir lá passear não vale de muito.
Se nos até 2030 conseguirmos ir a 7 ou 8 champions e dessas em 3 ou 4 passarmos dos grupos e nas outras ir longe na Liga Europa, pode ser que consigamos criar algum nome na Europa.
Até lá partimos atrás sempre.
E não é desculpa farrada, houve ontem falta de qualidade aliada a falta de experiência e vai se notar ao longo desta primeira fase da época.
Se o futebol fosse só dar chutos na bola, então qualquer um era treinador ou jogador.
16 Setembro, 2021 at 16:04
Nesta edição, temos a obrigação de ficar em 3º lugar e vencer os dois jogos(sobretudo em casa) se for necessário contra o Besiktas.
Nos outros jogos, espera-se outra abordagem ao jogo e aprender com os erros de ontem.
Na Liga Europa, ai sim acho que temos capacidade de fazer algo mais, dependendo do adversário.
16 Setembro, 2021 at 16:32
Então é ao contrário.
Primeiro tens as boas prestações. E daí vem a experiencia.
Não podes dizer que levamos 5 do Ajax por falta de experiencia…porque se é assim nunca vais ter experiencia…
Ontem houve uma má abordagem tática do jogo. Se tivesses abordado bem o jogo, com ou sem experiencia, tínhamos qualidade mais que suficiente para fazer uma boa prestação…
16 Setembro, 2021 at 14:39
Ludogorets vai lá de vez em quando e vende derrotas em casa bem caras, às vezes até surpreende
16 Setembro, 2021 at 11:36
Não tivemos pernas nem andamento para uma equipa do tipo do Ajax, que joga sempre ao ataque, com jogadores que executam muito rápido.
Estamos habituados a jogar contra equipas defensivas que privilegiam a posse e a circulação de bola.
O problema do jogo foi, para além da má exibição individual de muito jogadores, que tentamos jogar de igual para igual.
Espero que sirva de lição para os próximos jogos e que não volte a acontecer.
#ONDEVAIUMVAOTODOS
16 Setembro, 2021 at 11:59
Estamos habituados a jogar com equipa que nos dão espaço, que recuam as linhas e nos permitem jogar relativamente tranquilos no nosso miolo…
é que nem espaço tivemos para pensar… pareceu-me que o centrais do Ajax jogaram tranquilos, sendo os mais recuados (co-adjuvados pelo médio defensivo que recuava – e sendo que o Paulinho, como também recua, encaixava neste). Os lateriais jogavam na linha do médio defensivo, caindo em cima dos N Santos e Jovane e os extremos acompanharam sempre os laterais (Vinagre e Porro) , tudo isto com o acompanhamento dos restantes médios, numa espécie de 2-3-4-1 ou 2-3-2-3. Ali no miolo o M Nunes e o Palhinha nem sabiam a quem acudir, engolidos por 7 gajos do Ajax…
Óbvio que sofrer um golo aos 68s com uma equipa tremendamente inexperiente e que leva o segundo aos 8′ foram 2 tremendos socos no estômago… Na Luz, o RA foi ao banco sacar o J Mário para dar mais critério na posse e distribuição no meio campo e havia o Pote para ir resgatar um jogo que parecia levar o mesmo caminho de ontem… ontem foi mau e não havia quem pudesse dar à equipa o que ela não tinha.
Talvez tendo mudado para um 4-4-2 com o Ugarte pelo GI, enfim…
16 Setembro, 2021 at 11:42
Eu cheguei a ver jogos de Champions com o Sarr, Maurício, Jefferson e Jonathan e em nenhum senti o terror de ontem. O terror que bastava eles quererem e era para bater um recorde humilhante!
Só isto mostra o quão mal preparado foi jogo de ontem. E o plantel então…
16 Setembro, 2021 at 12:05
Foda-se….
Mauricio e Sarr foi mesmo o terror….
Empatámos com o Maribor…gajos que não sabiam fazer 3 passes seguidos…
16 Setembro, 2021 at 12:23
O jogo em casa com o Chelsea. Ficou 0-1… sem terror, estava lá o Patrício
16 Setembro, 2021 at 14:21
Sem terror e jogo equilibrado.
16 Setembro, 2021 at 14:22
Equilibrado?
Foda-se……
Só que não…
16 Setembro, 2021 at 16:29
Em casa? Equilibrado Tiago. Eles tiveram 2 ou 3 flagrantes que Patrício defendeu, mas nós também podíamos ter marcado.
Longe, muito longe de ontem ou do Lask. Mas a milhas mesmo. Puxa pela memória que chegas lá.
16 Setembro, 2021 at 14:24
Mais equilibrado só com 0-0
16 Setembro, 2021 at 12:54
Há quem goste de contar uma ou outra anedota, o pior é quando a verdade lhe cai na cara.
16 Setembro, 2021 at 14:22
Bolinhas, isto hoje não é para mascotes. Vai tratar de roer a cauda ou algo que te valha.
16 Setembro, 2021 at 16:41
Correia, gozaste bem as ferias?
16 Setembro, 2021 at 14:21
Foi o terror de ontem Tiago? Não brinques. Jogamos com Chelsea por exemplo. Nem te lembras do jogo.
Repito com essas estrelas não senti metade do terror de ontem, nem tu senão lembravas te. Quanto ficaram os jogos com o Chelsea? Pois…
E o Shalke que se não éramos roubados ganhavamos lá.
16 Setembro, 2021 at 14:31
Não sentiste?!
Foste só mesmo tu. O Chelsea teve mais oportunidades que o deus me livre. Teve muito mais do que o Ajax ontem teve.
Foi a exibição da vida do Rui Patrício e um dia Desinspiradissimo do Diogo Costa e restantes à frente da baliza.
Se tu estavas tranquilo naquele jogo…Não sei….
O Schalke também foi tudo menos tranquilo mas o Schalke era muito pior do que é este Ajax.
16 Setembro, 2021 at 16:34
Lembro bem desse jogo. Tiveram 3 flagrantes que Patrício defendeu, mas nós também tivemos oportunidades. E não, não teve mais que o Ajax ontem. Muito menos tiveram o á vontade, espaço e tempo para fazerem o jogo-treino de ontem.
É que nem tem comparação.
E ninguém disse que o Shalke foi tranquilo. Disse que se não éramos roubados com aquele penalty que vai à cara do Jonathan tínhamos passado. Em casa ganhamos ao Shalke 4-2 ou algo assim.
Comparar com o jogo de ontem em que a certo momento até túneis à futsal tentaram fazer tal o à vontadinha com qualquer os jogos europeus dessa época é completamente descabido.
16 Setembro, 2021 at 11:46
Pode ser que sirva também de lição a quem dirige.
Mal começamos a dar passos numa relativa competitividade e vem a bazófia de “os adversários têm de dar mais luta” ou “Novo Sporting” ou “Ganhamos mais que os outros juntos” tem de acabar!!…fdx, cambada de cagões!!
16 Setembro, 2021 at 12:49
Se não fazem isso não mostram serviço, até porque o trabalho é invisível e não se nota nada nas contas.
16 Setembro, 2021 at 12:04
Mas afinal, ninguém sabia como o Ajax jogava? Não se preparou a equipa em função do adversário? Tivemos a pretensão que ” nós jogamos assim e não mudamos e os outros que se ajeitem se quiserem”? E pelos vistos, eles ajeitaram-se.
Eles apareciam com 6/7 jogadores em velocidade no meio campo e nós com Palhinha e o MN e com a defesa sem saber o que fazer perante aquela avalanche.
E já agora, sabendo que não tínhamos centrais, não seria possível termos jogado com uma defesa a 4 e reforçar o meio campo?
Bom, eu nunca treinei um colosso nem um grande nem um pequeno e nem sequer um minúsculo.
16 Setembro, 2021 at 12:06
Eu acho que o Amorim conhecia bem o Ajax mas que sobrestimou a qualidade dos nossos jogadores e a velocidade a que os nossos jogadores era capazes de jogar…
16 Setembro, 2021 at 12:23
Conhecia e conhece tão bem que quando um jornalista perguntou porque não trocou o 3x4x3 por um 3x5x2 (Ugarte ou Bragança junto a Palhinha e Matheus teriam dado jeito) a resposta dele foi:
“Não faz sentido porque só com 2 avançados é muito díficil pressionar os defesas do Ajax”!
Se ele tivesse estudado bem o Ajax saberia que com uma equipa remendada como a nossa, a ultima preocupação seria pressionar a saida de bola dos defesas do Ajax. Como tu disseste e muito bem la em cima, o buraco no Ajax estava atras das costas do Blind.
Para nós até convinha que a defesa do Ajax subisse na construção e isso faria-nos jogar mais compactos!
O pior de tudo é a sensação que no final do jogo Amorim ainda não tinha entendido nada do que se passou!
16 Setembro, 2021 at 13:56
E é verdade….
O problema é que ele quis pressionar e o Sporting na defesa não tinha capacidade para responder a essa vontade. Lá está…ele leu bem o Ajax, sobrestimou foi a capacidade dos jogadores do Sporting fazerem o que ele pensou. Que foi tirar bola ao Ajax pressionando alto e saindo de trás a trocar a bola…nós não tivemos foi equipa para isso….
16 Setembro, 2021 at 15:53
Tiago,
“O problema é que ele quis pressionar e o Sporting na defesa não tinha capacidade para responder a essa vontade.”
OK, ele estudou bem o Ajax mas pelo que dizes ele não estudou bem foi a equipa dele, o Sporting!
16 Setembro, 2021 at 16:42
Sim.
Volto a dizer…eu acho que ele sobrestimou a capacidade da equipa do Sporting de aguentar o jogo esticado…
16 Setembro, 2021 at 13:59
Sim, preparou mal o jogo, estudou mal (se é que estudou) o adversário e foi surpreendido. Agora vai rever o jogo, tirar melhor as suas ilações, apontar, aprender e preparar o jogo com o Estoril.
Têm é pouco tempo.
Levou com o porto, tem os problemas das lesões, não conseguiu preparar este jogo
16 Setembro, 2021 at 14:03
Na noite anterior, no Futebol Total no Canal 11, explicaram como joga o Ajax…
Fizeram a papinha toda mas o Amorim não deve ter visto.
16 Setembro, 2021 at 16:33
Miguel, posicionamento é a área do Forever, ou também estiveste para calçar no Sporting?
16 Setembro, 2021 at 16:35
Ahahahahahahah
16 Setembro, 2021 at 16:43
Calça mas Calça bem, pode ser que o posicionamento saia à casa.
16 Setembro, 2021 at 12:09
Eu sei que o João Mario já não é nosso, mas que falta faz um jogador como ele para pautar o ritmo de jogo!
Adoro o Matheus, mas são jogadores de características diferentes! Precisávamos de um jogador como ele, que soubesse colocar gelo quando fosse necessário.
Enfim, vamos ver se o amorim consegue puxar dos galões daqui pra frente!
Dinamismo e tácticas diferentes podem ser até mais preponderantes do que os jogadores que usas! Uma equipa dinâmica em todo terreno faz esquecer o quão mau podem ser na individualidade.
16 Setembro, 2021 at 16:37
João Mário está a revelar-se (como era previsível para quem percebe um pouquinho que seja disto) um dos maiores tiros nos pés em anos recentes.
Bravo Varandas, é só mais uma decisão miserável como tantas outras, já se perde a conta.
16 Setembro, 2021 at 12:14
Somos da raça que nunca se vergará. Por cada Leão que cair, outro se levantará.
Sporting Sporting Sporting!
16 Setembro, 2021 at 12:22
Nem o Ajax é um papão, nem o Sporting é tão mau como ontem.
Isto resume-se em poucas palavras: preparação, estudo e planeamento medíocre do jogo e talvez alguma ingenuidade do que nos esperava nesta competição.
Isto é a Champions, Amorim tem de entender que tem de adaptar a equipa, a estratégia e o plano de jogo ao adversário. Isto não é jogar semana sim, semana sim com Aroucas e Tondelas.
É meter os olhos nos Fruteiros! Mas acham mesmo que os resultados que têm na Europa é por irem jogar de peito feito e disputar o jogo pelo jogo contra grandes equipas?
Ontem fecharam-se lá atrás, seguros e quando tinham hipótese disparavam no contra ataque e mal perdiam a bola reagrupavam cá atrás e davam a iniciativa ao adversário…mas davam a iniciativa longe da baliza.
O Amorim tem que ter essa noção de estratégia e de que há várias maneiras de ganhar pontos e para Dortmund tem de deixar as teimosias e dogmas de lado para não sairmos de lá ainda maus humilhados que ontem.
16 Setembro, 2021 at 12:29
Para isso era preciso haver um plano B.
E um plano B não passa por pôr o Nuno Santos a DE ou o Coates a PL e continuar no 3X4X3.
No mínimo dos mínimos esse 3X4X3 tem que ter uma variação para 3X5X2 que ontem teria dado muito jeito para controlar o jogo entre linhas do Ajax. Palhinha e Matheus foram engolidos a meio campo.
Sem isso, fica complicado!
16 Setembro, 2021 at 12:36
Meio campo a dois torna-se complicado nestas situações!
E depois o Ajax é fortíssimo as jogar entre linhas!
Fomos demasiado amadores e isto só envergonha os símbolo que se trás ao peito!
Estou com equipa técnica e jogadores, só não estou com esta direção ( nunca tive)!
16 Setembro, 2021 at 14:03
Essa do plano B….
Nunca vi nenhuma grande equipa com “Plano B”…
Mas não sei porquê em Portugal passamos mais tempo a discutir planos B’s do que plano A.
Se o Plano A está pouco trabalhado ou se encontra novos desafios, é o plano A que tem de crescer. Uma equipa com plano A e plano B, na realidade não tem é plano nenhum…
16 Setembro, 2021 at 14:24
Mas tu na Europa não és uma grande equipa.
Tens de ter uma ideia de jogo para jogar contra Tondelas, Nacionais, Rio Aves, etc., equipas onde atacas mais.
Tens de ter uma segunda ideia de jogo para jogar contra Porto, Benfic@, Ajax, Villarreal, PSV, etc., que são jogos mais equilibrados.
E tens de ter uma terceira ideia de jogo para te bateres contra City, Bayern, Real Madrid, Chelsea, Liverpool, etc., que são jogos onde vais passar muito tempo a defender e pouco a atacar.
Isto sempre foi assim.
Eu lembro do Monchengladbach dos anos 70, onde Ajax, Bayern e Liverpool dominaram, dar muita luta jogando contra esses colossos sempre a defender bem e a contra atacar com jogadores como o Heynkes, o Netzer, Bonhof, Vogts e o Simonsen. Um clube com muito menos dinheiro mas que se adaptava muito bem a qualquer adversário.
16 Setembro, 2021 at 14:34
Nem mais, basta ver o alucinado de Carnide que em tão curto espaço de tempo já variou entre 343 e 352 nas pré eliminatórias e Champions e no campeonato até 433.
16 Setembro, 2021 at 14:40
Isso não existe.
Uma equipa com esses planos todos não faz nenhum bem.
O que o Sporting tinha de fazer era juntar os sectores em vez de se espreguiçar toda. Uma coisa é alterar ligeiramente a forma de jogar porque vamos jogar contra o Ajax em vez do B, Sad. Saber que vamos defender mais, juntar mais os sectores, etc.
Mas não há plano A e plano B. Podes perfeitamente fazer isso dentro do 343 exatamente com o mesmo modelo, com o avançado a servir como pivot e com os extremos rápidos a aproveitar o espaço nas costas e em vez de pressionares alto podes baixar o bloco por os teus centrais serem lento…
Tens sempre de variar coisas de jogo para jogo. Todas as equipas abordam cada jogo de forma diferente. Todas as equipas analisam os adversários e fazem ajustes. Estamos a falar de alterações estruturais. Isso não existe. Não existe uma equipa que altere de estrutura e que o faça bem de jogo para jogo.
Tiveste o JJ a tentar isso e deu uma merda cagada que nunca fez nada bem. Isso não existe…
16 Setembro, 2021 at 14:48
Se um treinador altera o modo de jogar ao adversário é um tipo sem convicções. Se não altera é teimoso.
A táctica é aquela, têm é de se adaptar. Não conseguem jogar em 80 metros, jogam em 40. Recuam os extremos, jogam os laterais mais dentro, o que for preciso em termos de movimentação.
16 Setembro, 2021 at 14:54
Claro…
O Guardiola joga sempre da mesma forma…
Mas se o adversário tiver mais lacunas na ala ele mete o Sterling a aproveitar isso, se for mais fraco pelo meio ele mete o Foden a explorar a fraqueza, se for mais forte na saída mete o Fernandinho e o Rodrigo que ficam mais na contenção. Se o adversário tem o lado esquerdo mais frágil a sair a jogar ele adapta a equipa para pressionar mais ali, etc, etc, etc…
O modelo e a forma de jogar é a mesma. Mas adapta-se ao que o adversário dá…
E nós o mesmo. Ainda por cima jogámos assim dezenas de vezes no ano passado…com o bloco mais baixo e mais compacto…
16 Setembro, 2021 at 15:35
Foda-se, mas o Guardiola joga sempre numa das 3 ou 4 melhores equipas do mundo.
Que caralho de comparação é essa?
Não sei qual é a tua idade mas o Futebol não nasceu há 10 anos!
Há 50 anos já havia tácticas, já havia estratégias de jogo e já havia grandes equipas a perder com equipas que ninguém dava nada por elas à partida.
O Kiev jogou de forma diferente com o Benfic@.
Toda a gente viu e toda a gente falou nisso. E elogiaram o treinador por ter sabido adaptar-se a defrontar uma equipa mais apetrechada.
O futebol é simples.
Não é uma merda difícil que parece, pelo que alguns de vocês dizem, que um jogador tem de tirar um Mestrado antes de perceber o que é o futebol.
Não tem.
Tem de ser minimamente inteligente e ter um treinador que o ensine a fazer o que ele quer, seja num 343, seja num 442, seja no que for.
Jogar em contra ataque é das coisas mais básicas que há no futebol. É defenderes bem e saberes onde meter a bola que alguém saberá que tem de aparecer ali… E, obviamente, é também diferente jogares contra o Porto ou o Benfic@ do que contra o Arouca ou o Paços Ferreira. Abordas os jogos de uma maneira muito diferente, como o fazes contra o Bayern ou o Liverpool.
O Futebol é simples.
Depois, ou tens qualidade ou não. Ou és competente ou não. Não é nenhuma ciência oculta.
16 Setembro, 2021 at 15:42
O Ten Hag joga sempre da mesma maneira, se quiseres. O Conte. De Zerbi. Gasperini. Sarri. Nagelsmann por todo o lado em que passou. O Klopp quando estava no Mainz ou do Dortmund. Bielsa. O Tuchel quando estava no Mainz ou no Dortmund. Queres mais?
Ninguém joga em 2 sistemas. Nenhuma boa equipa o faz. Trabalham um sistema e é esse sistema em que a equipa joga. Depois variam pormenores de jogo para jogo. Ninguém “ou joga em 343 ou joga em 442”. Não existe isso em nenhum boa equipa…
Essa do plano B é uma estravagância tuga e tem a ver com a nossa sensação que o que é bom é o desenrasca e moldar-nos ao que existe. Quando a realidade diz exatamente o contrário. Grande parte das melhores equipas sempre foram equipas consistentes na sua forma de jogar e no modelo.
16 Setembro, 2021 at 16:01
+1
16 Setembro, 2021 at 14:28
Existe sim e em muitas equipas Tiago. Basta olhar para o lado e para Norte.
Não te agarres a esses dogmas como o Amorim.
Poucas são as equipas que jogam da mesma maneira no campeonato e na Champions, mesmo algumas mais fortes.
Se não te agrada plano B, chama-lhe plano A 2.0. Podes mudar a táctica ou não, não é obrigatório mas a estratégia tem de ser obrigatoriamente outra e adaptada à competição e adversário.
Foi o que não houve ontem: adaptação a um adversário mais forte e experiente.
Fomos para lá como se fosse mais uma jornada com o Tondela. Começou a ruir por aí.
E o Amorim se for minimamente inteligente e deixar teimosias de lado começa já a pensar nisto para Dortmund. Senão no dia seguinte estamos aqui a chorar um record.
16 Setembro, 2021 at 14:35
Achas o porco uma grande equipa?
Antes pelo contrário…o Porco não tem plano nenhum a não ser aquela intensidade e fisicalidade…por isso dá-se bem na europa. A vantagem do Porco é exatamente que não tem plano B e chega à europa e joga como joga cá.
Defende um bocado mais porque é obrigada a isso, mas isso não é um plano de jogo novo…
16 Setembro, 2021 at 14:42
Tu estás-me a dizer que o Porto na CL joga de faca nos dentes e pontapé na frente à procura do Marega, ou quem seja o cavalo na frente? Não pode
16 Setembro, 2021 at 14:50
Ontem jogaram com 2 pontas de lança em Madrid. Tal como se estivessem em Tondela. 4x4x2 clássico. No papel
16 Setembro, 2021 at 14:54
por acaso acho o porto uma boa equipa e essa de pontapé para a frente é uma treta que especialistas da bola Sportinguistas inventaram.
16 Setembro, 2021 at 15:26
Eu não disse é só pontapé para a frente…
“aquela intensidade e fisicalidade”.
A base do jogo do porco não é o pontapé para a frente. É a potencia física da equipa. Ir para cima deles, bater, correr com fartura…
É por isso que o Vitinha não tem hipótese, que o Oliver não teve hipotese, que o Nakajima não teve hipótese e que o Fábio Vieira não tem hipótese. Até o Bruno Costa deu o arzinho da sua graça e vai de caralho…porque é preciso o corpo do S. Oliveira, a fisicalidade do Uribe e do Grujic, do piolho atómico Otávio, a força fisica do Taremi e do Martinez….
A base da equipa é meter quem está do outro lado sempre em inferioridade física e mais preocupados com a luta que em jogar e depois os artistas (que também têm de ter este lado) decidirem. Na europa fazem isso mas mais recuados porque as equipas são melhores, em PT fazem isso muito mais subidos…
Os princípios de jogo são os mesmos….
16 Setembro, 2021 at 15:46
Mas qual é a equipa que não corre como o caralho na LC?
O Bayern correu mais 15 Km que o Barcelona. Por isso o Barcelona nem um remate fez.
Olhe que caralho!
O Porto joga como tem de jogar.
Cá é que pode correr um pouco menos porque os outros também correm MUITO menos, no geral.
O Porto é altamente competitivo, seja cá, seja na UEFA. Mas não é só pontapé para a frente.
Correr e competir, todos os jogadores podem. Sejam do Porto, do Sporting, do City, do Bayern, do Atlético, do Young Boys ou do Sheriff.
Ter técnica e competência é que uns têm mais e outros, por muito que se esforcem, têm menos. E os que têm mais, estão nessas grandes equipas, que são as que têm dinheiro para lhes pagar.
Por isso o Porto dá tudo o que pode, sendo que em competitividade e atitude dá tanto como os outros podem dar. E depois jogam com as qualidades técnicas que têm. E com a competência do treinador a preparar o jogo.
Só o vosso ódio é que vos impede de ver os méritos da equipa. Há décadas que são a equipa mais competitiva portuguesa. E isso não se alcança por sorte ou ao calhas. Dá muito trabalho!
16 Setembro, 2021 at 16:11
muito bem aqui já concordo e no sistema deles são uma boa equipa como é o caso do atletico.
quando se fala em plano B não é para desvirtuar os principios de jogo que treina e acredita e seja o sistema que ache o mais adequado mas sim a adaptação ao adversario e as adversidades que vai encontrando ao longo do jogo e saber reagir nesse sentido, até um plano C e D se necessario.
o 3-4-3 não é estático, existem variações que podes mexer durante o jogo, se estas em apuros defensivos como ontem tem de reagir e ter esse plano como quando jogas com equipas super fechadas tens de ter variações B C D e o que aconteceu ontem é que não reagiu ao que se estava a passar no campo e quando o fez o jogo já estava feito.
destes o exemplo do tuchel entre outros, ve o jogo do chelsea contra o porto se o tuchel jogou igual no segundo jogo, pois eu digo-te que não jogou, o chelsea fechou-se todo.
importante conhecer bem o adversario e fazer as dividas adaptações e se for preciso jogar feio joga-se feio e quando tens 3 defesas centrais como ontem o Sporting em que Inacio tocado tem ao seu lado Neto e Feddal que são fracos e lentos para esse sistema e faltando o capitão Coates para os safar fica ali tudo as aranhas e não ver que perdeu logo de inicio o meio campo para o ajax devia ter percebido no que o jogo se ia tornar.
16 Setembro, 2021 at 16:11
Não é só o correr. É levar o jogo para a vertente física.
No porco, ou metes o corpo e bates e fazes-te sentir a cada lance ou não jogas. É a característica mais proeminente do jogo do porco. Vamos meter o adversário a pensar no encosto e a “levar connosco” e não em jogar. É a característica mais evidente da equipa. Um 442 muito físico e que faz os adversários estarem constantemente sob pressão.
Mérito ou não mérito….não é o futebol que eu gosto mais nem creio que seja o mais eficaz. Nem de perto nem de longe. Mas é uma forma de jogar…
16 Setembro, 2021 at 16:19
Isso fight.
Mas eu não acho que isso seja um “plano B”. Eu acho que é o plano A mas que se adapta ao que o jogo pede. O Chelsea era o mesmo. Jorginho com a batuta, organizado e a lançar os avançados e os alas quando possivel.
Tu vês um jogo do Chelsea, qualquer um deles, e eles têm sempre isto. Depois podem ter mais ou menos espaço, podem jogar mais ou menos subidos, etc. Mas organizados no seu 343 em torno do Jorginho, a tentar ter bola, atrair o adversário e lançar os avançados no espaço atrás dos médios é sempre.
Ou seja. Eu sou o primeiro a dizer…o erro do Amorim é achar que o Ajax é o BSad e isso esticou a equipa pelo campo todo e o Ajax encantado. O que ele tinha de fazer com o Ajax era:
Juntar mais os sectores, tirar a profundida ao Ajax e tentar explorar o espaço nas costas. O que me mete mais confusão é que isto é o Sporting pós Lask. Foi isto o Sporting no ano passado quase todo. Não sei que raio lhe passou pela mona para achar que este era um bom jogo para espalhar a equipa pelo campo todo…
Não era mandar o 343 ás urtigas e passar para um 433 ou um 442 e mudar completamente “de plano” e arranjar uma equipa de retranca na Champions e uma equipa muito ofensiva no campeonato. Não. Isso não existe. Ou por outra…não existe quem o consiga fazer bem. Era ajustar o 343 que nós usamos ao Ajax.
16 Setembro, 2021 at 16:25
no fundo tiago estamos a dizer a mesma coisa, eu digo plano B C D e não 4 -4-2 ou 4-4-3 mas sim variações dentro do sistema.
Juntar mais os sectores, tirar a profundida ao Ajax e tentar explorar o espaço nas costas.
foi assim que jogamos contro porto
16 Setembro, 2021 at 16:45
Estamos de acordo.
16 Setembro, 2021 at 16:46
Mas eu disse que o Porto era uma grande equipa? É uma boa equipa, disse foi que quando jogam contra GRANDES equipas reconhecem o poderio e adaptam a estratégia. Qual é a dificuldade?
E não não jogam só de pontapé para a frente, mais um mito criado por aqui.
Claro que não vais virar ao contrário tudo o que fizeste até aí e fazer o oposto.
E sim há muitas equipas que tanto jogam num sistema de 3 centrais ou 4.
Claro que têm um sistema muito mais rotinado e usado e pontualmente usam outro. Depende das circunstâncias sempre. Até o Porto que geralmente joga com uma linha de 4 já jogou com 3 centrais esta época.
Um plano B não precisa de ser mudar o sistema, pode acontecer, mas o essencial é ter uma alternativa à estratégia, tanto a inicial como para durante o jogo.
Acwbaste de dizer o que o Sporting devia ter feito, é disso que falo quando digo plano B.
Se é para estar aqui com semânticas, andamos aqui às voltas todos a falar do mesmo com palavras diferentes.
16 Setembro, 2021 at 17:17
Eu:
“Essa do plano B….
Nunca vi nenhuma grande equipa com “Plano B”…”
Tu:
“Existe sim e em muitas equipas Tiago. Basta olhar para o lado e para Norte.”
E não…ninguém estava a falar de ter um bloco mais baixo ou mais alto como eu disse. Estavam a dizer mudar completamente a forma de jogar e o sistema de jogo.
“E um plano B não passa por pôr o Nuno Santos a DE ou o Coates a PL e continuar no 3X4X3.
No mínimo dos mínimos esse 3X4X3 tem que ter uma variação para 3X5X2 “
16 Setembro, 2021 at 14:49
discordo.
para jogares no plano A que está mais que treinado tens de ter todos os jogadores disponiveis e ter também banco para isso, se não tens banco para isso tens de ter um plano que se ajuste a esses jogadores.
16 Setembro, 2021 at 16:48
Óbvio!
16 Setembro, 2021 at 14:30
Lógico, o treinador deles viu que o ouro era no meio campo onde Palhinha e Matheus nunca chegariam para as encomendas se povoasse o miolo e desse prioridade às saídas atacantes por lá. E o Amorim ficou 80 minutos a ver os 2 desgraçados a levar com 4 e 5 jogadores em cima até juntar o Bragança.
16 Setembro, 2021 at 12:41
É isto mais ou menos.
Muito erros.
16 Setembro, 2021 at 12:42
Do Amorim e jogador ontem.
Não no teu texto.
16 Setembro, 2021 at 14:12
exacto, ontem entrámos como se estivessemos na liga portuguesa e fomos comidos de cebolada. notou-se uma falta de experiencia de todo o tamanho contra uma equipa de gabarito europeu, que ja tem processos mecanizados e a roçar a perfeição. Em relaçao ao porto, o porto tem melhor knowhow em jogos europeus e mesmo que em portugal nao esteja ao nosso nivel, sabe adaptar o jogo e fazer frente às melhores equipas estrangeiras. a verdade é que ja nao fazemos boas campanhas na europa ha algum tempo e gostava que voltassemos a reaprender, a ver se é este ano
16 Setembro, 2021 at 14:25
Podes fazer as adaptações que quiseres que o problema continuará a ser a qualidade, ou a tens ou não a tens e o SCP tem um plantel curto e com 7 ou 8 bons jogadores, o resto é mediano e medíocre, serve para o Tugão.
Temos que ser honestos e dizer que uma defesa com Neto – Esgaio – Feddal apoiados por uma ala esquerda com Vinagre e depois MReis é de um, e com todo o respeito, de uma BSad ou Moreirense.
16 Setembro, 2021 at 14:30
Isso é exagero.
Neto e feddal foram titulares boa parte da época passada e foram a defesa menos batida do campeonato.
No desporto há momentos em que estamos melhor, outros em que estamos pior… Feddal está num momento miserável… Juntar a isso a ausência de coates e a lesão de Inácio deixou-nos a defesa toda esfrangalhada… E por isso ontem parecia uma autoestrada… Acontece.
16 Setembro, 2021 at 14:40
Sim, mas Neto e Feddal são muito fracos de qualquer maneira. E claro, como dizes sem Coates e Inácio ainda se torna mais notório.
16 Setembro, 2021 at 14:46
Concordo que são fracos para nós, mas dizer que estão ao nível de um Moreirense é um claro exagero.
Eu teria apostado no quaresma este ano, remetido o feddal para suplente e empandeirado o reis.
A nossa defesa titular seria quaresma às direita, coates ao meio e Inácio à esquerda, com neto e feddal no banco. Para trocas só se fosse para arranjar jogadores “baratos” e que fossem de caras melhores que os nossos titulares, fazendo sair os jogadores mais fracos e passando os titulares para o banco.
Difícil quando avalias o vinagre em 20 milhões…
16 Setembro, 2021 at 16:50
Concordo.
16 Setembro, 2021 at 14:39
Percebo isso e concordo totalmente com a falta de qualidade e má (horrível) construção do plantel Pasa uma época destas.
Mas é de treinador disfarcar essas debilidades. O Young Boys, Bruges e Tirassol entre outros defrontaram equipas muito melhores e conseguiram resultados.
Isto é mão de treinador, tem de perceber que a estratégia de dar iniciativa a grandes equipas não é nenhum crime. Todas o fazem, até equipas muito mais cotadas que nós.
16 Setembro, 2021 at 14:55
Concordo mas para isso terias que ter um treinador que aos 37 ou 38 anos ou o carai não tivesse já uma soberba de 30 de futebol profissional.
Viu-se bem isso na CI pré-jogo e pós-jogo.
16 Setembro, 2021 at 16:51
É verdade, a tirada do Esgaio a central virou-se contra ele. Como acho que a do Coates se TT e Paulinho se lesionar em vai virar também.
Estar à vontade é diferente de á vontadinha.
16 Setembro, 2021 at 12:33
Alinho nas críticas só treinador, a quem imputo está lesada derrota, pois foi ele que escolheu uma manta curta, demasiado curta.
Dito isto, no campeonato acredito que somos capazes de lá chegar, na Champions já fomos, mesmo antes de começar.
16 Setembro, 2021 at 12:34
Já agora… Passámos o verão inteiro atrás do Ugarte para que?? Pagamos não sei quantos milhões e o homem nem calça?
Este sistema de jogo pode dar pra Portugal, pra champions só dava com 11 craques.
16 Setembro, 2021 at 14:28
Ontem era meter o gajo e tirar jovane….. palhinha-ugarte e mnunes mais solto.
352…..já que parece impensável Amorim abandonar os 3 centrais.
16 Setembro, 2021 at 15:18
Quem ouviu a CI do Amorim no fim do jogo tem a resposta a essas ideias.
Diz ele que não podem ser 3 no meio campo ao centro porque isso implica serem só 2 à frente e fazer pressão só com 2 à frente é inviável. Por isso não abdica dos 3 à frente e isso implica serem só 2 no meio ao centro.
Abandonar os 3 centrais, nunca.
Por isso, a táctica é o conhecido 343 que fica um bocado um 523 a defender. O homem não vai mudar.
Só mudaria se não fosse casmurro e percebesse que às vezes não adianta pressionar muito à frente porque isso estica muito a equipa e cria buracos por todo o lado.
Quando perceber que pode ganhar jogos contra equipas mais fortes e poderosas, a esperá-las atrás, fechado, e sair em contra ataque nas costas, pode ser que repense a coisa.
16 Setembro, 2021 at 15:22
Mas se nós vemos isso, ele também vê… Vai rever o jogo várias vezes, encontrar onde falámos e para a próxima, já sabe… Parece ser um gajo inteligente e humilde, está a aprender, concretiza vai fazer melhor. Eu acredito, sem ironias…
16 Setembro, 2021 at 15:23
Falámos*
Com certeza*
16 Setembro, 2021 at 15:23
Falhámos* fdx
16 Setembro, 2021 at 15:31
Hummmm…
No ano passado também deixámos de pressionar tão alto quando quisemos tirar espaço aos adversários. Além disso nem é bem verdade porque o Inter joga em 352 e é uma equipa pressionante…
E podia continuar a jogar em 343 e deixar de pressionar tão alto. Porque ele não tem neste momento uma defesa que o permita…
Jogar com 3 a meio campo era uma hipótese, sim. Mas também a perder por 2 percebo que não tenha optado por tirar 1 avançado para isso. Como digo o erro capital para mim não é o 343 mas o modelo e a forma como interpretamos o modelo contra uma equipa que baba-se toda para ter uns anjinhos como nós fomos…
16 Setembro, 2021 at 12:34
Acho o Amorim um grande treinador, estou-lhe eternamente grato pela volta que deu ao clube e espero que fique muitos anos ao leme da nossa equipa! Não é uma derrota que me fará mudar a opinião, nem mesmo que façamos uma época pior que a última.
Mas há uma coisa que me faz confusão e foi a segunda vez em poucos meses que vi acontecer. No Portugal – Alemanha, toda a gente viu um buraco no lado direito da nossa defesa. Os alemães também viram e massacraram esse lado, tendo marcado 4 golos iguais, todos por aí, sem que o Nando fizesse nada para corrigir.
Ontem, toda a gente viu o buraco no lado esquerdo da nossa defesa. Acredito que o Amorim também tenha visto e, mesmo assim, não fez nada para corrigir. Foram 5 por aí e até podiam ter sido mais.
Tão importante como saber montar uma equipa para começar um jogo, é saber ler o jogo e corrigir os erros que se estão a cometer.
Espero que aprenda com estes erros e corrija, a tempo de tentarmos alguma coisa neste grupo. Eu ainda acredito na qualificação para os oitavos, mas, para isso, é preciso não insistir em erros e saber corrigi-los
16 Setembro, 2021 at 12:35
Ainda não li todos os comentários por isso corro o risco de estar a repetir o que alguém já tenha dito.
O Sporting não pode sofrer 5 golos de ninguém. Uma equipa que prima pela organização e qualidade defensiva, não pode sofrer 5 golos, nem contra Messis e mbappes, quanto mais contra o Ajax, clube com história mas que está mais do que ao nosso alcance.
É verdade que tivemos azar, no primeiro golo, no golo anulado ao Paulinho, numa bola no poste que salta para o redes em vez de para o nosso homem… Mas a sorte procura-se e não justifica tudo.
Vinagre claramente não está ao nível do Nuno Mendes. Teve o seu jogo menos bem conseguido até agora.
Feddal está numa forma miserável, muito longe do que fez o ano passado (e já no ano passado se via que era um jogador muito limitado, mas pronto… Esteve globalmente bem e fez parte da melhor defesa do campeão).
Mateus reis, eh pá… Que saia em janeiro. Completo erro de casting. 1000 vezes o Quaresma a ser palhaço… mas tenho imensas dúvidas que saia algum dia, um gajo que fez o que fez ao antigo clube, connosco vai fazer igual… E desportivamente está visto o que “decrescenta”
Depois, o Ajax preparou muito bem este jogo, deu-nos um banho táctico de todo o tamanho, anulou completamente o nosso jogo e fez da nossa defesa gato sapato. Em contraponto, Amorim foi para este jogo sem fazer ideia ao que ia. Não estávamos minimamente preparados. Mesmo se tivéssemos os habituais titulares, sem preparar o jogo íamos levar amasso na mesma.
Continuo com a opinião que este era o pior grupo de Champions que nos podia ter calhado… Todas as equipas estão ao nosso alcance e, como tal, derrotas destas são um abalo enorme à confiança da equipa. Nunca poderíamos levar 5 de ninguém, mas mais facilmente o justificavamos contra um Bayern do que contra um Ajax…
E domingo apanhamos o Estoril, que está em segundo no campeonato com 4 vitórias e um empate. Espero estar enganado, mas desconfio que vamos perder pontos…
Não se pode ganhar sempre, tudo certo, que se tirem as devidas elacoes, cabeça erguida e trabalhar mais e melhor.
O caminho acho que continua a passar por Amorim e por este grupo. Mas é preciso tomar algumas melhores decisões nos próximos mercados.
16 Setembro, 2021 at 12:37
Ontem deu para perceber como hoje em dia as defesas são os últimos a defender e os primeiros a atacar. O Ajax ganha o jogo na qualidade enorme dos centrais com bola no pé, que forçou o Matheus Nunes a ir muitas vezes tocar o central abrindo espaço e deixando o Palhinha apenas. Ca o Palhinha apaga os fogos todos la fora esqueçam, e o Ajax conseguiu ter as suas unidades avançadas sempre de frente para o jogo. Foi um erro o Sporting ir pressionar alto o Ajax, é certo que o golo aos 70s não ajudou.
Mas pronto, banho de realidade para uma equipa que está habituada a jogar semana sim semana sim com santas claras, e tondelas.
É continuar o que de bom se tem feito e melhorar com estas experiências.
16 Setembro, 2021 at 12:56
++
16 Setembro, 2021 at 12:56
+1
16 Setembro, 2021 at 14:36
O meio campo do SCP chegou a estar 5 para 1……Matheus Nunes subia com bola e depois na recuparação só estava Palhinha. O Ajax metia 5 homens ali.
Eu vi, tu viste a malta viu….e até o Mister Magoo deve ter visto. Eu bem sei quem não viu ou finge que não viu.
16 Setembro, 2021 at 15:28
Sem dúvida. Vamos acreditar que a equipa e o treinador vão trabalhar e perceber o que correu mal e que o que fazemos ca contra os pinos de facto não da para replicar la fora. Pelo menos com estes jogadores.
16 Setembro, 2021 at 12:51
Então… Hoje, a frio… Já pensaram na minha proposta? De temos 2 treinadores, um para as provas internas e outro para as provas extenas?
Não dá?
Por causa do salário?
Por causa da motivação dos mesmos? A competição motiva a fazer melhor.
Porque os jogadores ficavam baralhados com mudanças tácticas?
Mas há treinadores que têm vários planos de jogo e os jogadores não se queixam. É uma questão de treino.
Amorim não tem isto ainda assimilado e quer joga sempre da mesma maneira. Não dá.
Estou a delirar?
Ando a fumar o quê?
Ando a beber o quê?
Quando se levantarem do chão de tanto rirem por acharem um disparata, reflitam.
Ai não têm vontade de rir por causa do que aconteceu ontem?
Mas mesmo assim acham que estou a dizer um disparate…
Vocemecês é que sabem…
16 Setembro, 2021 at 14:17
É uma ideia interessante.
Não só treinador mas plantel.
Termos vários plantéis (grande parte com os mesmos jogadores, com pequenas alterações).
Depois de cada jogo prepara-se o seguinte “do zero”. Próximo jogo é Champions? Estágio com plantel de Champions e treino e táticas de Champions. Próximo jogo é taça de Portugal? Treino com plantel de taça de Portugal, e por aí.
Já tinha pensado nisso, mas não acontece em lado nenhum e seria de alguma forma difícil de fazer bem. Os jogadores também têm os estágios para as seleções, com ambiente diferente, colegas e equipa técnica diferentes e ideias completamente diferentes…
16 Setembro, 2021 at 16:44
Isso.
Obviamente que teria que ser estudada uma forma de se implementar esta alternativa ao status quo actual.
16 Setembro, 2021 at 14:22
Para isso tens o adjunto.
O Vilas Boas com o Vitor Pereira, quem cuidava muito da parte defensiva era o Vitor Pereira.
16 Setembro, 2021 at 16:45
Quem é o Adjunto do Amorim?
Tem experiência de Champions?
Sabe jogar em diferentes modelos tácticos consoante o adversário?
Se sim, arranje-se uma forma do Adjunto preparar a equipa para esses embates.
16 Setembro, 2021 at 16:46
Ainda é o Emanuel Ferro?
16 Setembro, 2021 at 16:56
O principal é o Carlos Fernandes tem 26 anos, trabalha com o RAmorim desde o Casa Pia.
Depois tens o Adélio que já vem tbm desde o Casa Pia tem 25 anos e o Emanuel Ferro, este já esta no clube desde 2015.
16 Setembro, 2021 at 21:31
Ok.
16 Setembro, 2021 at 14:23
Ninguém quer se atravessar, Jaime. 🙂
O treinador adjunto já é um segundo treinador.
Na minha opinião ter 2 treinadores traria sempre conflito, pelos objectivos exigidos a cada um, e que depois teríam reflexo na utilização dos jogadores nas diferentes competições. Seria muito complicada a coordenação entre ambos.
Depois, se tivessem ambos personalidade forte, a utilização de determinados jogadores poderia ser motivo para o passa culpas e vitimização quando dos maus resultados.
16 Setembro, 2021 at 16:42
Sim, eu compreendo isso.
O mesmo se passa quando os jogadores vão à Selecção.
A minha ideia é esta.
A implementação teria que ser bem estudada e aplicada, obviamente.
16 Setembro, 2021 at 16:52
O futebol é um jogo de rotinas. É exatamente o contrário. As melhores equipas na champions são as que menos variam a forma de jogar e o conforto dos jogadores da champions para o campeonato.
Quais é que são os treinadores que têm vários planos de jogo?
Se tiveres um treinador de champions, porque raio precisas de um para o campeonato tuga?!? Um treinador bom na champions não é bom suficiente?
16 Setembro, 2021 at 21:39
😀
“As melhores equipas na champions…”
Sim, é verdade.
Tinha-me esquecido que o Sporting é uma das melhores equipas na champions, com jogadores que se conhecem e jogam juntos há anos e anos…
“Quais é que são os treinadores que têm vários planos de jogo?”
Assim, de cabeça, vem-me o nome de José Mourinho.
Mas há mais…
“Um treinador bom na champions não é bom suficiente?”
Depende.
Quantas equipas tu vês a chegarem longe na Europa e a ficarem mal classificadas nas suas Ligas?
16 Setembro, 2021 at 21:41
“com jogadores que se conhecem e jogam juntos há anos e anos EM ALTA COMPETIÇÃO…” (obviamente que os putos se conhecem uns aos outros)
16 Setembro, 2021 at 12:51
A tentar ver isto da melhor maneira possivel, só resta dizer que ainda bem que esta paulada veio agora.
No inicio.
A partir de agora só pode melhorar, não há outra hipotese.
Por fim arrisco a dizer que com Coates, o patrão, não sofriamos tantos.
Coates manda e sabe muito bem como e quando sobe um passo para o fora de jogo.
Consegue ver onde esta o buraco e que buracos ontem.
Os outros seguem.
16 Setembro, 2021 at 13:27
Ontem não houve buracos, a defesa parecia uma autoestrada.
Posicionamento horrível
16 Setembro, 2021 at 13:29
Nem sei bem o que dizer sobre o que vi ontem na defesa.
Pesadelo.
16 Setembro, 2021 at 13:14
Bom … Eu detesto dizer isto novamente, contudo, e como parece que muitos se recusam a encarar a realidade tal como ela é, cá vai … Eu, e outros que comungam da minha linha de raciocínio, avisamos !!!
Miserável planeamento do plantel, horrível preparação dum jogo deste calibre, mas para mim o pior mal está mesmo é em quem, infelizmente está nos órgãos sociais leoninos. Esses sim os maiores responsáveis por uma das maiores vergonhas desportivas deste clube centenário que ostenta o símbolo do leão rampante.
Absolutamente indecoroso ninguém da direcção ter dado a cara ou focinho depois desta debacle. Antes escondem se num silêncio dos incompetentes, dos covardes, dos BILTRES.
E agora?
Pois, e agora? Bem agora vai continuar está miséria, pois o sorteio martelado naquele almoço da Mealhada foi preparado para dar aquele conforto aos rivais e o calvário ao SCP.
Mentalizem se, vêm aí tempos muito difíceis para o SCP, desportiva e financeiramente falando.
16 Setembro, 2021 at 13:43
Nada que não avisasse-mos XaP!
Our Capitain !…. Varandas, vai-se candidatar a mais dois mandatos de seguida… 8 anos ( na ausência de estatutos), no próximo simulacro de eleições, e os pascácios que ontem no fim do jogo, estiveram a bater palmas deus saberá a quem, vão reelege-lo, bem com o “cardinal Richelieu” Rogério Alves, para que este garanta na ausência de estatutos, e continuarem a fazer o que lhes apetecer, e os palhaços dos adeptos e sócios continuarem a bater palminhas !
Mas quem elegeu está gente; merece tudo isto ! …E ainda é pouco !
16 Setembro, 2021 at 14:47
O tugão pensa que o Orelhas deixou de ser o dono do Toupeirense, o Ruizinho é apenas um proxy.
Aqueles almoços….as férias…..
O Gago Mental e o Língua de Prata pensavam que faziam parte da trupe, qd na verdade forma apenas o Cherne do Açores versão da bola.
16 Setembro, 2021 at 14:48
foram*
16 Setembro, 2021 at 13:24
Sobre o jogo, nada a dizer, banho de bola.
O Vinagre vai ter pesadelos durante uns tempos.
Em relação aos centrais, é impensável num esquema de 3 centrais só ter 2 que sejam titulares indiscutíveis.
Tanto Neto como Feddal, no Sporting, deviam ser suplentes.
Precisamos, no mínimo, de um central indiscutível.
Matheus Reis fez melhor jogo ontem na lateral do que tem feito a central.
Se calhar começar com ele não teria sido mal pensado.
É preciso mais agressividade. Antony fazia o que queria, era preciso mostrar os pítons (como eles fizeram tantas vezes sem serem admoestados).
Fomos muito tenros em campo. Infelizmente é evidente a diferença de andamento em termos de chmapions entre Sporting e Benfica e o Porto.
Muito a rever e a aprender.
Não se deixem enganar pelos comentadores, só temos o grupo mais acessível na teoria, porque Ajax tem outro andamento e os turcos não são fáceis.
16 Setembro, 2021 at 13:52
Imensa coisa mal, mas vou focar-me na escolha da equipa (já a pensar nos próximos jogos):
Um bom treinador tem de saber avaliar a forma dos jogadores, portanto:
– Vinagre está incrivelmente lento … M. Reis não sendo melhor jogador, actualmente senta Vinagre sem espinhas;
– Feddal e Neto não têm classe nem velocidade para jogar jogos complicados … os 2 na mesma equipa é suícidio …mais vale ir buscar um junior
– Esgaio a central? Nunca! O único lateral que se safa a central é M. Reis mas apenas sofrível
– Jovane tb está numa forma horrível – tem de ser Sarabia (ou qt muito Tabata) a jogarem
RA errou a vários níveis ontem (vou-me abster de comentar tácticas). Qq pessoa com um mínimo de conhecimento do Sporting e de futebol no geral conseguia perceber ao fim de 10mn quais eram os problemas … Tenho gostado imenso de RA mas ontem espalhou-se ao comprido – nada certo – até parece que fez de propósito para que os jogadores baixassem à Terra … Mau demais!!!!
16 Setembro, 2021 at 13:55
Exactamente…
O Sporting deve ir buscar JÁ um novo central. Não podendo ir ao mercado que comecem, pelo menos, a dar minutos de jogo a Gilberto Batista. O melhor central que temos na Academia e que por acaso joga pelo lado direito!
16 Setembro, 2021 at 17:21
Concordo. Faz se jogador.
Raça, velocidade, poder de antecipacao e também sabe sair a jogador.
16 Setembro, 2021 at 13:55
Jovane é limitado. Claramente não era jogador para estas andanças.
16 Setembro, 2021 at 15:27
nem jogador para jogar na direita
16 Setembro, 2021 at 16:16
Aí é que está a questão.
Mas isso sou eu a dizer (e tu).
Os gajos que percebem disto a sério ainda não viram isto. É porque se calhar estamos errados
16 Setembro, 2021 at 17:18
queres mas é ser meu adjunto 🙂
16 Setembro, 2021 at 17:35
Ou 2º treinador (versão Grilo)
16 Setembro, 2021 at 21:42
😀
16 Setembro, 2021 at 13:59
“– Vinagre está incrivelmente lento … M. Reis não sendo melhor jogador, actualmente senta Vinagre sem espinhas;”
Epah não…..não MESMO! Ontem o Vinagre saiu porque estava numa espiral que era merda atrás de merda. Agora o M. Reis? Foda-se…..O Vinagre dá 15-0 ao M. Reis. Nenhum dos 2 sabe defender bem mas ao menos o Vinagre ataca bem.
O Vinagre tem de fazer o seu caminho para aprender a defender. Como o Porro fez, ele tem de fazer…o M. Reis tem de fazer o seu caminho para o Rio Ave ou Moreirense ou assim…que é o nível dele…
16 Setembro, 2021 at 14:23
Sem dúvida…
E lá está, embora tenha havido jogadores claramente abaixo do que costumam mostrar… O que esteve mal foi o plano, a estratégia… Mudar jogadores não ia trazer grande diferença no desfecho final. Não se preparou bem o jogo, erro do treinador. É olhar para a frente, melhorar e não repetir.
16 Setembro, 2021 at 16:21
Se preferires, põe o M. Reis em vez do Feddal (que tb está um nojo) e recuas o N. Santos para a Lateral Esquerda. Agora o Vinagre precisa de umas 2 semanas de banco, não tenho a mínima dúvida disso! Vê-se nos arranques: completamente bloqueado, ele que até era relativamente rápido!
16 Setembro, 2021 at 16:28
Isso já falas melhor…hehehehe.
O Nuno Santos para mim é a real alternativa ao Vinagre.
Mas este jogo foi o primeiro que o achei mesmo mal…até com o Porco achei que esteve bem. Mas se é para sentar o Vinagre era o N. Santos que eu metia ali…
Entre este Feddal e o M. Reis…..venha o diabo e escolha…
16 Setembro, 2021 at 13:54
Correu mal, mas não há que dramatizar.
Feddal, Neto e Vinagre não tem nível para estas coisas. A equipa não conseguiu compensar isso pois adicionalmente ainda faltavam Coates, Pote e JM (é fodido).
É precisa calma e perceber que é preciso ainda mais trabalho pois o talento é limitado.
Se temos entrado para “matar” o Ajax, cinco não tínhamos levado. Assumir isso é o primeiro caminho, a atitude não foi adequada à competição
16 Setembro, 2021 at 14:03
O Luís Cagueiro teve vergonha de vir e pediu dispensa, por isso mandaram o páraquedista Miguel Leão.
Nota-se a inexperiência a este nível.
Vivem-se dias complicados no quartel do Exército do Nojo.
16 Setembro, 2021 at 14:16
E se calhar podemos perder 2 segundos a falar o relvado…que ficou uma merda cagada em 3 tempos e parece o relvado do estádio nacional…
Bela merda que ali fizeram….sim senhor…..
16 Setembro, 2021 at 14:28
Tb não percebi a sua substituição beba cagada que está
16 Setembro, 2021 at 14:29
Antes da pausa internacional já era notório que estava a ir à vida. No entanto é sabido que o Covid causa este comportamento a relva. Mais uma despesa extra com que a direcção não estava a contar culpa da pandemia. Lado positivo, vem aí o Outono, chuva e tal, já dá para começar a plantar uma boa Batata, vão ali ao Horto do Campo grande e é só granjear antes.
Mudado em Julho, estreado em Agosto.
16 Setembro, 2021 at 14:33
Este relvado desde o inicio que dá indícios que está uma bela merda. Só está a piorar com o mau tempo…
16 Setembro, 2021 at 14:55
Demorou um mês a ser posto, não há sequer maneira de mudar a meio se for sempre assim. Foram trocar de fornecedor porque sim também
16 Setembro, 2021 at 14:45
Por favor Fix não estava a contar?
Há 4 ou 5 anos finalmente resolveu-se um problema de década com o relvado com a empresa Red.
Este ano despede-se a empresa e vai se buscar outra sem razão nenhum.
Ou se calhar há uma razão, é pesquisar e ver as ligações de alguns da empresa nova e de certos dirigentes do Sporting.
Até dá nojo esta merda!
16 Setembro, 2021 at 14:54
O “Novo” Sporting é clube de vanguarda, com consciência social e ambiental. Este relvado será o primeiro com zona de hortícola do mundo. Durante o jogo é granjeado de forma natural, sem recorrer a maquinaria ou esforço animal (a menos que o Feddal jogue), a fertilização ficará entregue aos petardos atirados pela escumalha (vamos fingir que funciona assim). 2 semanas já teremos umas boas alfaces uns curgetes e quem sabe, tomate cherry.
Por outro lado prepara-nos também do ponto desportivo para os relvados da Madeira, Jamor, Arouca etc.
“Novo” Sporting sempre preparado a actuar em várias frentes.
16 Setembro, 2021 at 16:53
Eheheh 🙂 pronto fiquei sem resposta 🙂
16 Setembro, 2021 at 17:13
Eheheh 🙂
16 Setembro, 2021 at 14:29
Alguém me consegue explicar o que se passou no 2 golo do ajax? O Vinagre a fugir para a linha lateral quando a bola estava a ir na direção contrária.
Aquilo parecia uma cena dos apanhados.
16 Setembro, 2021 at 14:31
Tava completamente à nora…. Perdeu noção completa da bola, do adversário, de tudo… Arranjem-lhe um GPS…
16 Setembro, 2021 at 14:44
Vinagre defende mal como a merda, joga do meio campo para a frente e mesmo aí… Acho que está uma boa explicação.
16 Setembro, 2021 at 17:24
pá não sei mas parece que no wolves não calçou no olympiacos idem se não estiver errado,vai para o famalicão e vale 20 milhões, vamos ver se amorim faz dele um defesa esquedo de top porque temos de pagar 10 mihões por ele na proxima época por 50% do passe que não é coisa pouca.
16 Setembro, 2021 at 17:26
Não é opcional?
16 Setembro, 2021 at 17:51
o nuno mendes é ?
16 Setembro, 2021 at 17:55
Esclarecido.
Obg
16 Setembro, 2021 at 20:59
Do Vinagre sabes 0. Sabes que ele está cá a jogar por empréstimo. Se tem clausula, se não tem, se é obrigatória, o preço, não sabes nada. Foi falado pelos jornais que eram 10,5M por 50%. A Direcção reportou um das caldas como de costume.
16 Setembro, 2021 at 14:49
Basicamente o Vinagre pensou que estava mais perto do Antony e vai para fora (de onde vinha o Antony) a tentar cobrir a bola com o corpo mas como estava mais longe do que pensou o Antony percebeu e meteu-se por dentro. Ele vai à espera do contacto com o Antony e quando dá por ela o Antony está por dentro…e o Antony vai de mota por isso boa noite…
Uma paragem cerebral…
Fez-me lembrar uma do Nuno Mendes contra o Porco no ano passado em casa…com o Luis Diaz…em que estão os 2 sozinhos a correr para a bola, o N. Mendes chega primeiro e decide dar um toque maricas mesmo a jeito para o L. Diaz arrancar…
16 Setembro, 2021 at 17:12
Então simplesmente não sabe defender, posicionar-se. Qualquer defesa minimamente competente sabe jogar, posicionar-se com a profundidade. E sabe quais são as principais referências: 1- baliza, 2- colegas, 3- espaço, 4- bola, 5- adversário. Tem de estar no meio disto tudo, a calcular permanentemente a posição e estas variáveis simultaneamente e permanentemente… Ele foi para fora disto tudo, pensou no adversário e dps só olhou para a bola… Algo que nunca vi no futebol profissional.
16 Setembro, 2021 at 17:15
Há dias em que por muito que queiras tudo sai mal.
Recordo tão só o dia dos 3 penalties do Coates .
16 Setembro, 2021 at 17:21
Que serviu para despachar o Keiser, é por isso que aviso desde o ano passado, é preciso preservar o Rúben Amorim, que o arranca cabeças é de feelings…
16 Setembro, 2021 at 17:34
E o Kaiser ganhou duas taças… imagina se nao tivesse ganho nada, o que diriam? Vestes rasgadas ao máximo, obviamente, que a malta tem espinha, memória e educação…
16 Setembro, 2021 at 14:52
Nunca levou com um jogador como o Antony pela frente.
16 Setembro, 2021 at 17:14
O melhor jogador do mundo…
Vão ver jogos/resumos da liga holandesa, uma liga pior que a nossa em que teem equipas fraquissimas, sobretudo a defender e vejam se o Ajax faz o mesmo a essas equipas o que nos fez ontem…
16 Setembro, 2021 at 17:17
O ajax levou salvo erro 6 do psv ja esta época….as lamparinas no conjunto dos 2 jogos não levaram 10 só porque lhes saiu a sorte grande!
16 Setembro, 2021 at 14:37
O relvado anterior tinha problemas, ou a empreitada incluía tudo?
16 Setembro, 2021 at 14:46
A empresa que conseguiu aquele relvado estupendo durante os últimos anos é que tinha um problema: não tinha ligações a ninguém da direcção e vai daí arranjou-se maneira de alguém tapar mais algum do tacho.
16 Setembro, 2021 at 15:09
Podes fundamentar isso?
16 Setembro, 2021 at 16:21
Exclusão de partes?
16 Setembro, 2021 at 16:49
Lá em casa tudo bem….
16 Setembro, 2021 at 16:54
Investiga sabichão.
16 Setembro, 2021 at 16:55
Nem é preciso.
Os vizinhos sabem….e não só!
16 Setembro, 2021 at 16:57
Isso o Miguel não consegue fundamentar nem investigar….
16 Setembro, 2021 at 17:42
Tu é que acusas, tu é que tens de fundamentar, se te perguntam.
Mas já vi que é mais uma das tuas…
16 Setembro, 2021 at 21:19
Não te preocupes que vais saber mais dedo ou mais tarde. Depois ainda vens dizer que avisaste ou que era o único que falava nisso, etc….aquele asneiral em que tu és pródigo.
16 Setembro, 2021 at 17:14
Não foi a RED a substituir o relvado?
16 Setembro, 2021 at 21:18
Não. Mudaram de empresa. Acharam que a única empresa que conseguiu ter um relvado em condições em 17 anos não merecia continuar.
16 Setembro, 2021 at 15:08
a empreitada incluia tudo.
16 Setembro, 2021 at 15:08
O jogo de ontem foi um valente soco no estômago! Eu, ao contrário de muitos futuristas do passado, não vi antecipadamente que ia ser uma desgraça. Tinha esperança que ganhássemos e fizéssemos boa figura na CL. O jogo mostrou algo muito afastado da realidade que se fala. Se a nós tudo correu mal, desde a abordagem ao jogo, as exibições individuais e o azar em alguns momentos, ao Ajax tudo saiu bem. O Ajax fez-me lembrar aquele Sporting dos primeiros jogos do Keizer. Era só goleadas e futebol de ataque. Até que os treinadores perceberam como explorar as fragilidades e lá se foi o Keizerball.
O Ajax é otimo com bola, mas se apanha uma equipa organizada e que saia bem.no contra-ataque, é capaz de passar mal. O RA é nesta situação o responsável. Porque tem de perceber que jogar em cima do Ajax tem consequências diferentes de jogar em cima do B-Sad! Os executantes do Ajax são muito bons. Nós começámos a perder o jogo por pouca humildade tática.
E depois claro…Jovane pouco deu ao jogo (outra vez), o Feddal só confirmou o que muito se sabe, dá para o gasto interno em termos defensivos e pouco mais. O Vinagre esteve desastroso. O Neto também não tem boa saída de bola…
Enfim, só com muitas correções poderemos conseguir umas vitórias e os milhões que tanta falta fazem.
Eu gosto quando tentamos jogar olhos nos olhos e tentamos impor o nosso jogo. Mas um treinador, tem de ver as coisas de outra forma e perceber como deve abordar os jogos.
Tremenda falha de abordagem ontem. Espero mesmo que isto não rebente a equipa no domingo. Mas já vi tantas vezes este filme no Sporting…
Plantel é curto sim. A culpa é do RA por decidir assim. Mas também não acredito que não quisesse mais e melhor. Mas devem ter-lhe dito “tamos aqui estes tostões, gasta como quiseres”! E ele assim decidiu. E os tostões, não são responsabilidade do RA, mas sim da muita merda financeira que se tem feito nos anos recentes.
Culpados há muitos.
Venha domingo e uma vitória no Estoril, bem difícil será!
16 Setembro, 2021 at 15:16
“tamos aqui estes tostões, gasta como quiseres”!
Atenção que estes “tostões” deram para fazer avaliações ridículas de Vinagre e Ugarte…
Vamos ver os próximos jogos, mas o vinagre a fazer mais jogos como o de ontem e podem esquecer qualquer tipo de valorização… Vamos pagar 10 milhões por metade de um gajo que vai valer 2, 3 milhões… É completamente ridiculo! Por isso não me venham dizer que o problema foi o dinheiro…
16 Setembro, 2021 at 15:20
Já para nem falar do Paulinho com 28/29 anos… Que esse nem hipótese tem de se valorizar e recuperamos dinheiro… “Enterrámos” quase 20 milhões num gajo que vale no máximo 5 e do qual nunca vamos recuperar nada financeiramente. É esperar que renda desportivamente, que é na verdade o mais importante…
16 Setembro, 2021 at 15:38
O problema é a escolha pela via do modelo de negócio completamente dependente de aparecerem talentos na formação e/ou de JM. Não há nada entre os 2… JM quer o exclusivo e Varandas dá. Bdc não deu, mostrou que se podia recuperar financeiramente sem ele… Borda fora. Juntou-se o útil ao agradável: croquettes (Presid MAGs, Henriques Monteiros etc) e investidores (EO), claques varandeiras (barbini), LFV slb e JM. Sponsorized by CMtv… Ah e claro… Sócios bananas.
16 Setembro, 2021 at 15:30
Certo mas as escolhas, viradas quase exclusivamente ao catálogo JM… São da responsabilidade dele, também. Se por um lado a sad SCP está dependente dos financiamentos do JM, é uma escolha estratégica desta direcção e uma das razões que estão por trás do afastamento da anterior direcção…por outro RA está a gerir a sua carreira. I. E… Se quer ter saída na sua carreira, ir para wolves etc tem de jogar o jogo. E o Sporting paga esgaios, paulinhos e vinagres, sobrevalorizados para fazerem de centrais adaptados, ou pivots avançados.. consoante.
Com scouting não deveria ser assim… Mas não queremos ofender o sr mendes.
16 Setembro, 2021 at 15:21
Olá Lyonne,
https://twitter.com/SCPPopular/status/1438488992123703296
16 Setembro, 2021 at 15:28
Demasiado cáustico e quesilento, abordagem muito negativista. É preciso criticar no sentido de melhorar, não no sentido de por tudo em causa… Há que aprender com os erros.
Nem tudo está mal. Continuamos a não ser os maiores, mas também não somos os piores. É inadmissível levar 5 de quem quer que seja. Isso tem que ser assimilado. Agora é dar resposta já no fim de semana com uma vitória categórica.
Pessoalmente, não me importo de perder todos os jogos na Champions este ano se a equipa estiver na máxima força no fim de semana e nós permita ganhar novamente o campeonato…
16 Setembro, 2021 at 16:27
Temos todos diferentes formas de analisar e criticar as mesmas coisas. Positiva ou negativamente.
A Tasca também é um espaço para desabafar e no caso do Lyonne também é um reação aos que criticaram o seu post.
Como passei pelo SCPPopular achei curioso o destaque e quis partilhar com o Lyonne.
Sobre a LC não fiz qualquer comentário quando soubemos quem calhou no nosso Grupo. Não o achei acessivel mas também nunca imaginei uma goleada logo no primeiro jogo contra o Ajax, e em casa.
Nós adeptos podemos estar desiludidos com o resultado de ontem mas Amorim e os jogadores quererão demonstrar contra os alemães que o resultado de ontem não espelha a qualidade desta equipa.
No fim de semana é para acabar com a invencibilidade dos canarinhos. Como dizia o outro, alguém vai pagar a fatura…
16 Setembro, 2021 at 19:10
Obrigado. Não tinha visto.
A mim o que me faz confusão é as pessoas não entenderem que se pode ter uma postura de crítica mesmo gostando das pessoas. Eu acho o Amorim competente, mas crítico a sua preparação para esta época.
Mas para alguns é sempre a mesma coisa, só há duas opções: ou a favor ou contra.
Sempre a favor só sou do Sporting, os empregados do Sporting, mesmo que competentes, irei sempre criticar quando julgo que não defendem os interesses do clube da melhor maneira.
16 Setembro, 2021 at 19:23
Lyonne, compreendo e concordo com o que dizes. Mas desta vez, não apreciei o tom do texto.
Amorim tem culpas na derrota de ontem, obviamente. Mas ter mais um central ou mais um ponta de lança no plantel ia resolver 0 do jogo de ontem se a preparação para o jogo fosse igual…
O espaço no meio e a incapacidade para lidar com as trocas de bola rápidas do Ajax ia ser diferente se tivéssemos os titulares disponíveis? Duvido muito…
Se tivéssemos o Slimani em vez do TT o jogo ia ser diferente na frente? Dificilmente, porque não falhámos ocasiões por aí além…
Concordo com a abordagem para esta época. Reforçamos algumas posições para as quais não tínhamos alternativas (laterais). Acho que 5 centrais são suficientes e entendo ter 2 jogadores para cada posição. Preferia ter outros 2 jogadores na frente, ou nos centrais, por exemplo… Quaresma é certamente melhor que Mateus reis e ia ter vários minutos, de certeza… Pedro Marques ou mesmo Pedro Mendes poderiam trazer outras soluções ao plantel, mas não é um escândalo terem sido emprestados… Slimani era excelente, mas o treinador assim não quis e tem crédito para isso. Mas nada disso ia fazer com que o jogo de ontem fosse diferente, porque o que falhou foi a preparação e a abordagem ao adversário…
16 Setembro, 2021 at 21:35
O tom do texto foi em formato de desabafo. Eu logo na 6a feira disse que achei ridículo as respostas do Amorim na conferência de imprensa e que estava com muito medo do que vinha na 4a feira.
Fui logo atacado, de anti sportinguista… E que estava torcer pelas derrotas do Sporting, etc…
Isto é uma tasca. Eu que não chamo FDP a ninguém e fundamento sempre os meus argumentos mais uma vez só faltaram me chamar de lampião.
As pessoas a que se destinaram esse meu comentário sabem quem são.
Eu chamei de carneirada pq as coisas entram pelo olhos a dentro de todos. Mas parece haver a ideia comum que criticar desestabiliza a equipa. Se gajos pagos a peso de ouro ficam desestabilizados pelos nosso comentários então algo não está certo. Mas sim… Admito que o comentário foi ácido demais
Um abraço
16 Setembro, 2021 at 21:11
Olha que o outro, foi destituído, expulso, detido e julgado por isso é outros assuntos colaterais….
16 Setembro, 2021 at 15:22
Bruno de Carvalho não consegui contratar Sébastien Haller, veio Bas Dost, e ontem foi o que se viu, um Poker…. All-in
Herança pesada.
16 Setembro, 2021 at 15:51
Pois, o gordo só conseguiu sacar o Dost… mas Varandas contratou Paulinho… Tomaaaa !
16 Setembro, 2021 at 15:55
O Dost fez 3 golos na champions pelo Sporting.
16 Setembro, 2021 at 16:05
Bem bom! Paulinho já conta com 1!
16 Setembro, 2021 at 16:12
Vamos ver se marca mais, mas tbm marcar 3 ou 4 e não ficarmos em 4º lugar, prefiro que não marque mais nenhum e no minimo ficar em 3º.
Vale o que vale.
Já tivemos muitos goleadores que no final ficam os golos e troféus ou boas prestações Europeias não existem.
16 Setembro, 2021 at 17:19
E com ajuda. Mas não tem culpa.
16 Setembro, 2021 at 16:15
Também podes falar dos golos dele na liga.
16 Setembro, 2021 at 16:27
Sim, foi outro que marcou e deixou pouco na sala de troféus.
É a realidade.
16 Setembro, 2021 at 17:24
Vamos ver a sala de troféus esta época, sem as hecatombes covid nos adversários directos e com VAR ausente.
Infelizmente ja tens um cheirinho.
Quem nos dera ter um finalizador com metade da capacidade do Dost…
16 Setembro, 2021 at 17:57
O feito o ano passado ninguém o tira.
Mesmo que esta época não sejas campeão.
E deixa de ser parvo a falar em covid ou VAR, do outro lado também tiveram.
Olha o plantel de ambos, sobretudo do Benfica.
Foda-se.
Também posso achar, como acho que os tantos campeonatos do Benfica na altura do Bruno Carvalho, foi mais incompetência nossa do que o contrário.
Ou foi só arbitragens? foda-se
Um 2º lugar e dois 3º lugares.
Tiveste muito bem na primeira época e mesmo assim perdemos uma série de pontos.
O ano passado és campeão sem derrotas e vais á luz já na ressaca do titulo, onde perdes o primeiro jogo do campeonato.
16 Setembro, 2021 at 19:41
“Também posso achar, como acho que os tantos campeonatos do Benfica na altura do Bruno Carvalho, foi mais incompetência nossa do que o contrário.”
E achas mesmo isso ou foi só para picar o Lion?
16 Setembro, 2021 at 20:46
Sabes o que é 8 pontos no tugão?
E os outros anos foi o que incompetência?
Eles tinham que dar mais luta e era o Ferrari e tal, que deram e ainda viraram o campeonato para eles.
16 Setembro, 2021 at 19:26
E que raio de argumento é esse? Só ganhas jogos se marcares golos… Isto não tem lógica alguma. Marcar golos aproxima-se da vitória e não o contrário…
É impossível a escolha ser entre marcar golos ou ganhar troféus, porque se nunca marcares, não ganhas nenhum jogo… Não entendo…
16 Setembro, 2021 at 19:42
E concluindo, óbvio que prefiro um ponta de lança que me marque 30 golos por época do que o Paulinho, que nunca marcou isso… Entre 30 golos por época e associativismo ou o crl, prefiro claramente os golos… Este futebol moderno não é para mim…
16 Setembro, 2021 at 20:47
Entre 30 golos, ou 15 para sermos campeões ou andar lá perto, prefiro o 2º.
16 Setembro, 2021 at 16:07
Quanto pagou o Gordo pelo Bas? O arranca cabeça despachou o gajo e o que poupou em salários deu para comprar o Paulinho, e o M Nunes vai pagar o Rúben Amorim, e o empréstimo do Nuno deu para comprar o Esgaio e pagar a remuneração variável a este excelso CD, nem o grande CVieira faria melhor.
O arranca cabeças já botou faladura?
16 Setembro, 2021 at 16:23
Isso de vai pagar x ou y, era a conversa de muitos na altura de JJ.
Os investimentos pagam-se títulos ou boas campanhas europeias.
Dai é que vem a valorização do plantel.
Mas vão sempre buscar o gordo, quando ninguém tocou no homem.
E andam sempre a picar quando o resultado é menos bom.
Os números são estes.
Dost 3 golos na champions.
um 3º lugar e 4º lugar no grupo.
Internamente 70 golos nas duas primeiras épocas, dois 3º lugares e uma Taça da Liga.
16 Setembro, 2021 at 17:29
se fizeres uma champions de merda tens zero de valorização do plantel e existe muita conta para pagar.
ter esperança
16 Setembro, 2021 at 17:29
As coisas não são bem assim… Nesses anos vinhas la do fundo, fizeste frente a adversários directos em plena fase hegemonica, a todos os níveis (desportivos e fora de campo).
Nos últimos anos houve um abaixamento de nível geral. Beneficiaste disso também. Dost ou Slimani são incomparavelmente melhores e mais eficientes que Paulinho, que tem qualidade mas… Absurdamente mais caro que estes mas ignorar o contexto competitivo da época e em pleno auge eclesiastico… É de má fé. Ou falta de memória.
16 Setembro, 2021 at 17:52
Melhor com alguma margem que Dost, Slimani ou Paulinho.
Foi o Liedson, que sofreu mais do que esses 3 acima.
Seja do Sporting ou das arbitragens.
E foi carregando o Sporting em longos anos.
16 Setembro, 2021 at 15:32
É engraçado como isto funciona…
Um dos meus treinadores preferidos é o Bielsa. E o Amorim tem um jogo “à Bielsa” no Sporting e eu fico com os cabelos em pé….
heheheh
Como diz o dita…pimenta no cu dos outros….
16 Setembro, 2021 at 16:24
O Bielsa é doido, dizem…., ele e o Koreano arrasavam com as primadonas, com ou sem Fussasbook.
16 Setembro, 2021 at 16:25
Era….
Nem sequer se entenderam da 1ª reunião e o BdC supostamente saiu a dizer que o Bielsa era maluco mas iam-se entender muito bem…
Hehehehehe!
Não duravam 1 semana juntos…era mais um Bielsa vintage. Assina e depois dá o foguete…
16 Setembro, 2021 at 16:30
O Maluco e a Velha aturaram-se 3 épocas….
A velha é mais treinador que o Bielsa, mas o Bielsa fala melhor o castelhano….