Duas notas rápidas:
– impressionante a escalada de conquistas a partir de 2015
– tenho pena que os critérios não permitam que as duas Taças Ibéricas conquistadas pela equipa feminina de rugby não entrem para as contas
Duas notas rápidas:
– impressionante a escalada de conquistas a partir de 2015
– tenho pena que os critérios não permitam que as duas Taças Ibéricas conquistadas pela equipa feminina de rugby não entrem para as contas
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
19 Setembro, 2021 at 8:18
Somos grandes! Muito grandes! Somos Sporting Clube de Portugal! 🙂
19 Setembro, 2021 at 8:26
A coincidência de o maluco ter entrado e se ter desatado a ganhar lá fora é mesmo só isso, uma coincidência. Até porque havia uma herança desportiva de qualidade. O projecto desportivo (e oeconómico-financeiro!!) já estava em mercha solida…
19 Setembro, 2021 at 8:50
Mera coincidência! Nada de cultura de exigência! Nada de voltar aos princípios bases que deram origem ao Clube! Nada! Apenas coincidência!
19 Setembro, 2021 at 13:19
Não foi coincidência nenhuma!
Uma das GRANDES decisões da Direcção do Bruno de Carvalho foi a separação CLARA entre o que era o dinheiro da SAD e o que era o dinheiro do Clube.
Foi isso a base para tornar as modalidades do Sporting fortes e sustentáveis.
Só os acéfalos não percebem o alcance e a importância que isto teve. É que é muito fácil ver como as coisas funcionavam antes, e que levou ao encerramento de muitas modalidades, e como passaram a funcionar depois, até pelo regresso de muitas dessas modalidades.
Mesmo tendo acabado mal a presidência, o Sporting é hoje o que é muito por culpa do trabalho que se fez durante esses 5 anos – 2013/2018 – e, acredito eu, muito melhor seria se ele tem sido responsável e não tem cometido os erros que cometeu em 2018, tendo aguentado caladinho enquanto acabava a reestruturação financeira do Clube e da SAD. Hoje, acredito eu, seriamos o clube melhor preparado para o futuro em Portugal.
19 Setembro, 2021 at 14:18
300% de acordo.
19 Setembro, 2021 at 14:21
Subscrevo Miguel, o problema é que o afastamento do incómodo já estava a ser delineado nos bastidores, o Comendador da Pen disse que a máquina já estava nos carris, e Hélder Amaral foi informado que o Louco era para deixar cair…. Não fui eu nem o Miguel….
19 Setembro, 2021 at 16:53
Aplaudo de pé! Nem mais, Miguel!
19 Setembro, 2021 at 16:58
Só não aplaudo porque continuar a responsabilizar aqueles que lutaram até ao ultimo dia por um desfecho diferente.
Assumam, ou …. chupem cabritos.
19 Setembro, 2021 at 17:42
Claro. E só não acabou a reestruturação financeira porque não o deixaram. E quando digo “acabou” refiro-me a documentos assinados. Esta merda de quererem sacudir a água do capote e aliviarem consciências responsabilizando o homem pela sua destituição tira-me do sério. E se até podem alegar que foram influenciados pela cs, passados três anos, com tudo o que se sabe é… Pronto, sentem-se vem assim.
19 Setembro, 2021 at 17:44
Eu também tenho a opinião de que Bruno de Carvalho não soube avaliar os momentos em que deveria ou não actuar durante a crise e a melhor maneira de o fazer.
Compreendo hoje que Bruno de Carvalho estava sobre grande pressão e dificilmente aceitaria entrar em joguinhos e no politicamente correcto de forma a acalmar os ânimos. A sua personalidade não o permitia. Isso acabou sendo aproveitado por quem queria “arrumá-lo”.
Basta ler o e-mail de Godinho Lopes para constatar que sabiam por onde pegar.
A divulgação da conclusão da Reestruturação seria um trunfo para acalmar a contestação mas acelerou a tomada de poder por parte dos abutres.
19 Setembro, 2021 at 17:49
Isso mesmo.
19 Setembro, 2021 at 17:51
O que teria feito de diferente, após o ataque/visita hostil à Academia em Alcochete? Já sei seria tipo rato, o primeiro a abandonar o navio.
Mas se tivesse apresentado a demissão, podia ter-se recandidatado, loucos digo eu, seria como Costa demitir-se após a época de incêndios florestais em 2017 e recandidatar-se a seguir….
19 Setembro, 2021 at 18:04
A invasão à Alcochete foi o culminar de todo um processo para remover a direcção de BC. Acontecer na mesma altura do Cashball é tudo menos coincidência. O resto foi trabalhado com a CS.
Ainda hoje não haver investigação às mensagens trocadas entre os invasores e os 2 membros da lista de Varandas é outra coisa que não compreendo.
19 Setembro, 2021 at 17:57
E atenção que com o “actuar durante a crise” não me refiro a qualquer intervenção em Conferências de Imprensa ou similares, nem nada relacionado com a invasão à Alcochete.
Houve alturas em que bastaria não responder à provocações ou enviar um comunicado “seco às redações ” com chavões” e lugares comuns tipo “estamos a trabalhar para um Sporting Campeão “, ou o “não nos preocupam assuntos que não tenham a ver com o nosso objectivo”.
19 Setembro, 2021 at 18:29
Mas como é que ele haveria de acalmar os ânimos? A CS só dava palco aos que o queriam tirar de lá e o destratavam de drogado para cima. E das intervenções dele, sacavam meia dúzia de frases tiradas do contexto (como o famoso “é chato”, por exemplo, que ainda tanta gente usa para o criticar) e inflamadas, quando as perguntas idiotas já o tinham irritado, para colocar ainda mais gasolina na fogueira.
A única maneira de ele acalmar os ânimos era o bombeiro ter marcado a assembleia obrigatória de apresentação de contas e em que BdC iria falar com os sócios. Mas os espertos não quiseram correr esse risco. Era a tal máquina em movimento, dito pelo próprio Marta Soares.
Continuar-se a usar a sua intempestividade como justificação para o tirar da presidência a destituí-lo não abona nada em favor a inteligência de quem quer que seja.
19 Setembro, 2021 at 20:05
Ana,
Não estou a justificar nada. Estou sim a constatar que os “inimigos” do Sporting aproveitaram a personalidade de Bruno de Carvalho para o “eliminar”. João Rocha também tinha uma uma postura polémica e corajosa. Tal com Bruno, João Rocha colecionou ódios, mas também simpatias pela forma como nunca desistiu de uma batalha.
A única razão que encontro para Bruno de Carvalho tornar pública a Reestruturação naquele momento era a de dizer aos Sportinguistas, por outras palavras, vocês tenham calma e vejam lá o que vão fazer, o Sporting está proximo de estar como nunca antes esteve.
Infelizmente os interesses conseguiram unir adversários, jornalistas, políticos e sportinguistas de memória ultra-curta, que em menos de um piscar de olhos esqueceram tudo o que foi feito no reerguer do Clube.
O que não abona a favor da inteligência e carácter de um Sportinguista é continuar a acreditar e repetir a narrativa do “chato” ou do “façam o que quiserem”.
19 Setembro, 2021 at 19:58
Concordo com o que dizes e só discordo do “… dificilmente aceitaria entrar em joguinhos e no politicamente correcto de forma a acalmar os ânimos. A sua personalidade não o permitia.”
Já disse aqui várias vezes, e repito até à exaustão: a responsabilidade dele, naquele momento, era acabar de preparar o Clube para o futuro, até porque isso valia 5 ou 6 entradas na CL. Estavam em causa 20M€ da entrada directa na CL, contra uma reestruturação financeira do Clube que valia mais de 100M€!
Era altura de não levantar ondas, falar internamente, com calma, mostrar apoio, fazer o trabalho que estava a fazer, e no fim da época, entrassem ou não na CL, limpar o clube do JJ e dos jogadores que ele lá não queria e a quem apontava o dedo.
Isso é que era a responsabilidade do Presidente do Sporting Clube de Portugal, da SAD, e a postura duma pessoa responsável e competente!
Obviamente, houve quem se aproveitasse dos erros.
Mas isso, não há sempre?
Ou ele também não foi eleito porque os erros do Godinho levaram a eleições antecipadas?
Faz parte da vida. Os erros de uns são a delicia e a oportunidade de outros. Sempre foi assim, é assim, sempre será assim!
Eu tinha ficado super satisfeito por não haver o que houve em 2018!
19 Setembro, 2021 at 20:23
O erro de Bruno de Carvalho foi ter subestimado o poder dos interesses e confiado que os Sportinguistas seríam capazes de distinguir a diferença entre verdade e manipulação. 100% culpado!
19 Setembro, 2021 at 20:30
O Bruno subestimou foi a capacidade nos mortais à rectaguarda do Penman, e a quantidade de sócios em Erpi’s que têm uma vontade de votar nunca antes vista.
Com uma Pen e códigos de barras, e uns sacos do Lidl fazes milagres.
19 Setembro, 2021 at 8:36
Festejos do mais recente título da lista.
https://twitter.com/sporting_tatico/status/1439363335980474369
19 Setembro, 2021 at 9:55
Sporting… o quê? É um gigante, oh?
Só percebo “Sporting (é um gigante, oh???) e cada vez eu gosto mais”.
19 Setembro, 2021 at 10:00
Sporting gosto tanto…
19 Setembro, 2021 at 10:35
Ah!… Faz sentido!
Obrigado. 🙂
19 Setembro, 2021 at 8:49
Interessante o racio de titulos europeus/anos de mandato de Sousa Cintra.
19 Setembro, 2021 at 9:06
Impressionante a escalada partir de 2018 sim, à ordem de mais de um por ano. Na década de 80 um por ano, por conta do corta-mato.
O hiato foi entre 1995 e 2015.
Venham mais.
19 Setembro, 2021 at 9:59
2018 é para mim o ano em que solidificamos todo o projecto do Clube.
Foi o ano em que batemos todos os recordes a nível de conquistas das modalidades.
19 Setembro, 2021 at 10:06
Os 4 campeonatos nacionais em andebol, futsal, hoquei e volei é inigualável. Fantástico ver depois a escalada desse sucesso interno a nível internacional.
19 Setembro, 2021 at 10:27
Ha os 4 campeonatos de futebol, futsal, hoquei e basquetebol. Quase tão bom.
19 Setembro, 2021 at 10:36
Verdade. O Campeonato de Futebol importantíssimo pelo tempo de jejum.
19 Setembro, 2021 at 10:41
E é o que conta mais para a esmagadora maioria dos Sportinguistas, po muito ecléticos que sejamos.
19 Setembro, 2021 at 10:41
*por
19 Setembro, 2021 at 11:45
Em Portugal 99% da população liga quase exclusivamente a futebol? Essa descoberta parece merecedora de um Nóbel.
19 Setembro, 2021 at 12:06
Estava a mencionar apenas modalidades. O futebol já passa do Clube para a SAD, mas obviamente que é algo fantástico e que muita falta nos fazia.
19 Setembro, 2021 at 10:38
Acrescentar outros, como Futebol Feminino, Rugby Feminino, Atletismo Feminino, Ténis de Mesa, etc.
Pena não serem Premium…
19 Setembro, 2021 at 10:45
Premium só há uma. E depois temos regatas.
19 Setembro, 2021 at 10:46
Ah, pois…
Mas há as “prémiume” e as “primiume”…
19 Setembro, 2021 at 9:22
Obviamente não há coincidências. Goste-se ou não há claramente um antes e um depois.
Mesmo assim,somos grandes, nas podíamos ser ainda melhores.
19 Setembro, 2021 at 9:37
O que me deixa mais feliz é ver que a aposta e investimento no regresso de modalidades históricas e abertura de modalidades paralímpicas, de investimento em recursos humanos e físicos devolveu ao Clube o ecletismo que sempre fez parte do nosso ADN.
Os Títulos são resultado de um projecto que dotou o Clube não só de meios, mas principalmente de ambição e competência, que felizmente continuamos a manter.
O Futsal e o Hóquei são hoje de nível mundial e as respectivas Selecções Nacionais beneficiam daquilo que o Sporting tem feito ao longo desta década.
O caminho está preparado para mais Titulos e Glória.
Viva o Sporting Clube de Portugal!
19 Setembro, 2021 at 10:02
Muito verdade.
E no cado do hóquei, deve ser para aí 30 ou 40% destes títulos.
19 Setembro, 2021 at 10:02
‘caso
19 Setembro, 2021 at 10:07
25%
https://twitter.com/_asinino_/status/1439352029282021381/photo/1
19 Setembro, 2021 at 10:11
Pronto, 25.
Para a velha guarda, há um historial fenonemal nesta modalidade com uma equipa que talvez seja a melhor de todos os tempos, mas para os mais jovens o que fez BC é de enaltecer.
Não fez sozinho, há Gilberto e tantos outros, mas é a cara do projeto “hóquei de volta”.
Aquela CERS, a alegria que me deu, o resto foi a confirmação.
19 Setembro, 2021 at 10:22
O meu pai continua a repetir insistentemente a equipa de Xana, Sobrinho, Livramento, etc.. diz que foi das coisas mais espectaculares que viu na vida, isso e Lopes e Mamede.
O Sporting e’ tao grande, mas tao grande que mesmo, aparentemente, muitos Sportinguistas nao teem a nocao da dimensao do Clube.
Lembro-me de estar uma vez num pub em Brest a ver um superconceituado tocador de gaita de foles e depois, em conversa, ele me ter dito que dos artistas (para ele) mais impressionantes do mundo era o Julio Pereira; ha muita malta que continua a ficar no mainstream e esquece tudo aquilo que nos faz ser grandes.
Portugal tem muito a agradecer ao Sporting e ainda nao vi ninguem/nenhum Presidente a ser capaz de “obrigar” a esse reconhecimento.
SL
SL
19 Setembro, 2021 at 12:16
Xana Sobrinho Livramento Ramalhete Garrancho Américo Solipa, Júlio Rendeiro…upa upa.
Equipa fenomenal!
19 Setembro, 2021 at 12:20
Imortais para quem gosta da modalidade, como um Agostinho, um Lopes, um CR7, um Jorge Theriaga, um Bessone Bastos- tantos!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Theriaga
19 Setembro, 2021 at 13:39
Eu gostava do Pedro Miguel, mr short shorts.
E do Carlos Silva
19 Setembro, 2021 at 13:29
Eu não sou do tempo dos 5 Violinos.
Por isso, as grandes equipas do Clube para mim são essa equipa de hóquei, que nem ganhou tanto como devia, e a equipa de corta-mato que limpou tudo durante muitos anos e até em continuidade.
A estas duas junto a dos 5 Violinos, que, estou convencido, houvesse Campeões Europeus à época, tinha ganho umas quantas.
Agora, a equipa de Hóquei da actualidade é também muito boa e tem um grande treinador, que espero que fique por lá muitos anos.
E a equipa de Futsal já está num patamar similar à das 3 que falei, pelo que, até hoje, temos 4 equipas de nível mundial no Clube na nossa história.
Com um pequeno esforço do Clube, podemos colocar o Hóquei novamente como uma equipa dessas e passaram a ser 5, sendo que 2 serão de Hóquei, o que era brutal.
20 Setembro, 2021 at 22:36
‘Chana’
( Vitor Manuel dos Santos Carvalho)
19 Setembro, 2021 at 13:38
A troca do eng. Gilberto pelo jose Trindade deve ter ultrapassado os 200 comentários…
19 Setembro, 2021 at 14:21
Felizmente teve reversão.
19 Setembro, 2021 at 9:57
Fantástico! O regresso do hóquei foi das maiores alegrias que tive, com a conquista da cers e anos mais tarde, com o andebol a pegar a challenge.
Era bom que esta direção tivesse o engenho para alterar o rumo das coisas no andebol.
Conseguiram mais ou menos manter a base do que de bom se fez ate 2018 no hoquei e futsal com excelentes resultados, mas o andebol vai precisar mesmo de alguma astúcia.
Anos fantásticos ao nível das modalidades, mas o crescente endividamento do Clube é aterrador.
19 Setembro, 2021 at 10:05
No andebol caminha-se para tal.
Jovens de muita qualidade, mas falta claramente um armário defensivo e claro… Porto ainda é de outro nível.
Mas vai ser giro ver estes putos a baterem-se com os lamps, que investiram loucamente.
Acho que com o que se vai libertar no final do ano (folha salarial) com Ruesga, Skok, etc, vai dar para trazer o que não conseguimos agora, um “Moraes”, por exemplo.
19 Setembro, 2021 at 10:35
O andebol anda ao sabor do vento. Basta lembrar que havia treinador, jogadores contratados, de repente vem o clã Costa e tudo muda. Projecto nunca houve, contratou-se uma equipa para o zupo, mas não havia estratégia, ao contrário do Porto que tem uma máquina montada, em cima do protocolo cubano e beneficiando da geografia.
O voleibol é o pior, uma catrefada por ano.
19 Setembro, 2021 at 11:52
Vejo o andebol agora com algo mais palpável no que toca a projeto.
Quem sabe a perda do Valdés dá em qq coisa.
Vai ser um ano em que o Porto não vai dar hipótese, mas temos juventude com qualidade para pensar mais à frente.
No vólei, sim… tiros no escuro ano após ano.
19 Setembro, 2021 at 13:13
A mim também. Adoro hóquei
19 Setembro, 2021 at 10:04
Isto é o Sporting Clube de Portugal.
Mas títulos não interessa nada, interessa é não fazer barulho e competir com elegância.
Paulo Freitas personifica o que é ser Sporting.
19 Setembro, 2021 at 10:08
A nível de treinadores estamos muito fortes na grande maioria das nossas equipas principais.
E não tenho dúvidas que eles cá estão porque têm também condições para lutar SEMPRE pela vitória.
E manter os plantéis competitivos é uma boa decisão desta direção.
Independentemente de como o fazem, como gerem as finanças e a relação com os adeptos.
Num clube como o nosso, vencer com regularidade é a melhor ligação possível aos adeptos. Seja no futebol pela dimensão, seja no desporto adaptado pela componente humana, seja em modalidades pela paixão.
19 Setembro, 2021 at 10:06
Bom quadro, mais visivel era dificil.
https://twitter.com/_asinino_/status/1439352029282021381/photo/1
19 Setembro, 2021 at 10:27
Uma nota importante : A notícia da morte das modalidades foi manifestamente exagerada.
19 Setembro, 2021 at 11:53
E ainda bem…
19 Setembro, 2021 at 12:01
Depende do ponto de vista.
Já temos algumas mortas…
19 Setembro, 2021 at 12:05
E outras ressuscitadas. Como o Lazaro. O do Jesus.
19 Setembro, 2021 at 11:28
Se não ganhássemos nada, era por causa do desinvestimento.
Ganhando, é só e apenas por causa da direcção anterior.
Se não ganhássemos no futebol, seria incompetência, por termos deixado fugir 500 milhões de euros fáceis por causa dos desertores.
Ganhando no futebol, e uma vez que a herança no futebol, em termos de recursos humanos, foi mesmo pesada, o título ficou a dever-se exclusivamente a ofertas do Vieira.
Bruno de Carvalho teve, sobretudo, um impacto tremendo no regresso do Hóquei, que é talvez a minha modalidade preferida, mas lembro que jogadores como Alessandro Verona e o próprio Nolito já chegaram depois da saída de Bruno de Carvalho, e é muito graças ao que estes dois acrescentaram, que ganhámos o que ganhámos nos últimos 2 anos.
Um caso paradigmático, que explica muito desta tentativa de sacralizar Bruno de Carvalho, ao mesmo tempo que se demoniza tudo o resto que respira, é o que se passa com o futebol feminino. Uma equipa herdada da presidência de Bruno de Carvalho, que se manteve, e que deixou de ganhar, sendo que, lemos todos aqui, o único culpado é mesmo Frederico Varandas. E se se reformula toda uma equipa, a pensar em melhorar e em dar ao clube tudo aquilo que a anterior equipa não dava, ora atacam porque não fomos buscar ninguém, ora porque não renovámos com as melhores jogadoras (argumento geralmente usado por quem viu 1 minuto de futebol feminino na vida), ora atacam porque fomos buscar maioritariamente merda! Depois viram-nas jogar, e toca de meter a viola no saco.
Um post que eu gostava de ver discutido aqui na tasca, e que nunca aconteceu, era um post que interrogasse o facto de toda a secção de futsal do Sporting não poder ver Bruno de Carvalho à frente. Resultado: ganharam tudo depois da sua saída. Claro que a narrativa é e será sempre que o futsal só começou a ser grande com a chegada de Bruno de Carvalho, ou que se catapultou para outros voos durante a sua presidência.
Esta conversa está ao nível dos píncaros do enjoo. O Varandas podia ganhar a champions – a levar 5 do Ajax, nem nos seus melhores sonhos -, que o título ficar-se-ia a dever a Bruno de Carvalho, que teve os tomates de atacar a anterior equipa e levá-los a rescindir. Ou uma merda assim.
Em resumo: em termos de conquistas, o Sporting actual dá muitos de avanço à equipa de Bruno de Carvalho, por dois motivos: um, porque, em várias secções (hóquei, sobretudo) pegou no excelente trabalho que vinha da anterior direcção (vá, do Engenheiro), e melhorou com peças fundamentais, além do que, se não fosse a anterior direcção, o Hóquei estaria ainda provavelmente na gaveta. Contudo, muitas outras equipas se reestruturaram e acabaram por se tornar competitivas (o caso do hóquei feminino, por exemplo, ou da equipa de futebol feminina, já para não falar da volta que levou a equipa de futsal do Sporting – o próprio Guitta já chegou depois da saída de Bruno de Carvalho, se não estou em erro), o que me leva a dizer que a morta das modalidades era um desejo manifestamente exagerado de muitos.
Para estes chupa-cabras, as coisas mantêm-se porque, ao longo de trÊs anos, Varandas ainda não teve tempo para dar cabo, definitivamente, de tudo o que é modalidade no Sporting. Contudo, e segundo os mesmos, para lá caminha. Se, finalmente, ao quarto ano, o Sporting não ganhar nada, virão com a lenga-lenga da saída de Bruno de Carvalho, que fez um trabalho tão extraordinário, mas tão extraordinário, que até levou Varandas a demorar 4 anos a dar cabo de tudo.
Nota adicional: o Sporting nunca foi hegemónico no vólei, e no andebol apanhou o fim de um ciclo do Porto. Não jogamos sozinhos e não ganharemos tudo sempre.
Por muito que custe a muitos, o sucesso das modalidades não se deve nem a BdC, nem a Varandas, mas sim a uma estrutura impecável que, ao longo dos anos, tem a visão que a estrutura para o futebol nunca teve. Repito, nunca teve, até à chegada do Ruben Amorim.
E não, não sou eu que trago em primeira mão Bruno de Carvalho para este post. Basta ler a sequência diária de parvoíce, culminada ontem na ideia de que Nuno Sousa afinal já pode ser amigo de Tânia Laranjo, porque afinal já voltou a ser dos bons.
Este estado profundamente acrítico que sustenta este belicismo associado à anterior direcção, foi tudo o que a matou e é tudo o que contribui para o seu definitivo enterro.
19 Setembro, 2021 at 11:45
Reescreve a história que tu reescreves bem.
Depois não te esqueças de passar pela administração para levantar o pagamento, em numerário claro.
19 Setembro, 2021 at 11:51
É incrível… Mas pronto. Outra vez arroz ao gosto do porrinho
19 Setembro, 2021 at 11:57
É. Para vossas excelências, os posts estavam bem é como estão na maioria das vezes. Guarda fiel, a passar a cassete e com o cacete pronto, num misto de já ninguém tem paciência para dizer algo que abandone um bocadinho a vossa narrativa, e já nem ninguém tem paciência para vos aturar. Mas se ainda aqui ando, é porque sou tão doidinho como vossas excelências. É a única explicação.
19 Setembro, 2021 at 12:05
Manca-te, moço…
Não te consegues aperceber que fazes exatamente aquilo que mais críticas.
19 Setembro, 2021 at 12:31
como tu, portanto.
é como digo: vocês são doidos e eu sou igual. é a única explicação, ou querem ser os únicos maluquinhos?
19 Setembro, 2021 at 12:39
Sabes lá tu o que é que eu crítico ou deixo de criticar… Ou apoiar… Nem fazes ideia. Vens para aqui de tempos a tempos picar o ponto e dar razão aos que dizem que há quem precise de pagar favores e receber a recompensa…
Discutir o Sporting? Criticar o que está mal ou elogiar o que está bem? 0. Só revanchismo ridiculo, provocações e adjectivos muito pouco simpáticos para os Sportinguistas. Não digo “outros Sportinguistas” porque quem diz que podia ser muito feliz a apoiar outros clubes da capital ou lá que merda é que escreveste da outra vez faz-me duvidar que seja realmente do mesmo clube que eu…
19 Setembro, 2021 at 12:43
“Não digo “outros Sportinguistas” porque quem diz que podia ser muito feliz a apoiar outros clubes da capital ou lá que merda é que escreveste da outra vez faz-me duvidar que seja realmente do mesmo clube que eu…”
foda-se. 🙂
19 Setembro, 2021 at 13:39
Ahahahahahah. Laurêncio & Laurêncio.
Estão bem um para o outro. Perfect Match!
19 Setembro, 2021 at 14:09
Bem, para quem escrevia sobre doces e entradas, estás mesmo incomodado.
19 Setembro, 2021 at 14:59
Muito incomodado, não se nota? Se o biscoito já acabou, toma lá um osso que o Chupa-Cabras te deixou e cala-te!
19 Setembro, 2021 at 11:55
Incrível, não sabes mais do que isso. Quem não está com o destituído, é pago pela actual direcção. Reescrever a história reescrevem vocês bem, até porque, para os chupa-cabras, o Sporting foi fundado em Maio de 2013 e dissolvido em Maio de 2018. Nem sei por que raio ainda aqui escrevem, se o Sporting desapareceu como vaticinaram. E os outros é que não dão mais.
19 Setembro, 2021 at 13:30
Não vale a pena responder. Este politraumatizado, como se verifica mais uma vez e inequivocamente, escreve mesmo a maior merda nojenta que se publica na Tasca. Quem se presta a reescrever a história e bate no peito a querer ter razão, é só intelectualmente desonesto. É ignorá-lo, não tem conteúdo.
19 Setembro, 2021 at 13:49
O facto de dizeres que se escreve a merda mais nojenta é um bom sinal de que te faço frente, o que me chega.
A referência politraumatizado também é boa. Ainda não sou. Talvez um dia te dê a alegria.
19 Setembro, 2021 at 14:09
Pois, pois. Vá, toma lá um biscoito e vai para o canto da Tasca e não incomodes mais.
19 Setembro, 2021 at 12:02
Diogo, não sei quem tratou da vinda do Romero, sinceramente não me recordo. Mas ele vem no verão de 2018, muito pouco tempo depois da saída do Bruno. Não sei se não foi tratado ainda por ele.
É hoje um dos melhores do mundo e ano passado marcou perto de 40 golos.
Futebol feminino, não foi bem tratado recentemente, mas tenho muita esperança nesta equipa técnica e podemos retocar o plantel para a fase decisiva. Mas vivemos grandes momentos qd a direção anterior apostou na modalidade.
Futsal nem é assunto, sempre foi brutal. Antes do Bruno, durante, agora.
Vólei é ao acaso, sempre foi, mas gosto do projeto feminino.
Andebol, acho que estamos a construir.
É importante acabar com esta merda do Bruno, pré e pós. Foda-se, houve tanta coisa boa que deve ser aproveitada por quem está, por quem vier. O que foi mal feito, que sirve de exemplo.
É um tema que só irrita…
19 Setembro, 2021 at 12:16
Tao isto….
E reforco esse “foda-se”, que me parece bastante sentido.
SL
19 Setembro, 2021 at 12:23
“Mas ele vem no verão de 2018, muito pouco tempo depois da saída do Bruno.”
Eu sei disso, assim como, por exemplo, a Damjanovic. O Romero entrou em Julho de 2018. Se tivesse havido realmente a ideia de deitar tudo abaixo, como se vaticina há 3 anos, estou certo de que não teria assinado depois dele sair. A minha ideia é mesmo essa: são as secções que decidem e que têm decidido muito bem, independentemente de presidente x ou y, e ainda vão tendo autonomia.
“É importante acabar com esta merda do Bruno, pré e pós. Foda-se, houve tanta coisa boa que deve ser aproveitada por quem está, por quem vier. O que foi mal feito, que sirve de exemplo.”
O facto de escreveres isto em resposta ao meu comentário, é muito elucidativo, desde logo porque, diariamente, há centenas de comentários a louvar BdC e a demonizar Varandas, pelos mesmos de sempre e a um ritmo frenético, com comparações constantes e com argumentos que se torcem para um único fim (vê o post de ontem sobre o Nuno Sousa e recupera o primeiro post quando o mesmo, em 2020, lançava o princípio para uma lista). Há uma tendência para se pedir que acabe esta comparação, que para mim também é estapafúrdia, mas essa tendência só acontece para os comentários, poucos, que aqui tentam contrariar um pouco a ideia vigente de que sem Bruno foi, é, e será um caos anunciado – mesmo que os anos passem e o Sporting ganhe. É um tema cansativo, sobretudo porque não há debate. Vê acima. Eu digo pelas minhas palavras, uso os meus argumentos, e sou apelidado de receber dinheiro da actual direcção. É isto que tens. Não tens mais nada.
Para mim, o debate é simples: o Sporting ganha porque tem boas secções e porque Varandas teve a sorte, discernimento, whatever, de ir buscar Amorim. Os presidentes são todos uma lástima. É o meu ponto, mas alguém ouse criticar o destituído. Se o Sporting ganhava e se continua a ganhar, é tão somente porque as secções não destroem, e agora, finalmente, com a possibilidade de o futebol ganhar também, depois de quase 2 décadas de nada.
19 Setembro, 2021 at 14:35
O que escrevi no final foi mais aproveitando o teu comentário que propriamente uma resposta.
Há malta aqui dos lados a quem nem valia pena dizer nada.
19 Setembro, 2021 at 13:08
Todo o planeamento das modalidades para a época 2018/2019 estava fechado pelos respectivos departamentos.
Varandas assume a presidência em Setembro e como é evidente nunca poderia ter feito alguma coisa por desconhecimento. Isso mesmo foi dito pelo próprio numa das primeiras entrevistas após ser eleito. Não iria se envolver nas modalidades pois o futebol era o seu pelouro.
Miguel Albuquerque tem muito mérito, na minha opinião, nas conquistas subsequentes enquanto esteve a frente das modalidades. É outra individualidade que deve ser lembrada para lá do Futsal.
19 Setembro, 2021 at 13:19
Como é que um jogador, se é que o incluis no planeamento, está fechado se ainda não foi contratado?
19 Setembro, 2021 at 13:46
Todo o planeamento das modalidades para a época 2018/2019 estava fechado pelos respectivos departamentos
Decidida, mas não fechada. Quisessem “desinvestir”, bem podiam colocar os acordos no… olha, como este ano com atletas que eram para vir e não vieram.
As modalidades têm de ter dotação orçamental em linha com o seu contexto, e têm de ter gente que perceba. É a única (que não é pouco) coisa que uma Direcção tem que fazer. A não ser que acreditem que o Dr ande pelo mundo a fazer scouting de hoquistas e basquetebolistas.
O resto, fdx, mais ou menos velado é mais do mesmo. Contagem por décadas, por mandato, querem todos o mesmo. Pessoalmente, só quero saber do 41o, venha com quem vier.
19 Setembro, 2021 at 13:53
Right
19 Setembro, 2021 at 14:00
Parabéns pela coragem e pelo post
19 Setembro, 2021 at 14:11
Nunca, repito, nunca se chegaria até uma lista actual destas sem a merda de um pavilhão e uma perspectiva de ideia das modalidades “amadoras”. Para a puta da croquetada não só era alucinação pensar em poder construir um pavilhão como era óbvio que se tinha que reduzir era mais e mais, nomeadamente nas modalidades. E sei do que falo e vi, no que toca a andar atrás das equipas de casa emprestada em casa emprestada.
Quem sabe o que o Godinho deixou nunca, mas nunca, devia sequer pensar em “pesada herança” na boca de um varandas, Rogério ou zenha.
Bruno de carvalho é passado, sim!
Passado! Mas a apologia acéfala, repito, acéfala, do varandas é ignóbil.
Segue-se agora,novamente, o caminho que o Godinho seguia. Só que desta vez não há desculpas.
19 Setembro, 2021 at 12:19
A minha visão sobre o magnifico historial;
1º Um grande conjunto de títulos no atletismo até à construção do novo Estádio, deixando este de ter as infraestruturas necessárias à produção de resultados (pista de atletismo e elementos complementares);
2º Nas modalidades amadoras alguns resultados relevantes ainda no tempo do primeiro pavilhão, depois nave com a construção da nova bancada, mas um e outra sem as condições ideais à prática e treino intensivo;
3º Depois o hiato de cerca de dezassete anos (2000/2017 apenas com 5 títulos) em que as modalidades andavam a saltitar à volta da área metropolitana de Lisboa, pelos espaços de treino e jogo, em condições pouco menos que aceitáveis, com elevados custos de mobilidade, físicos, mentais e outros de atletas e dirigentes ).
4º Finalmente, a construção do PJR que permitiu uma sustentada e estruturada atuação das diversas modalidades, em condições de treino, mobilidade, assistência, planificação e outras que produziram os resultados que vemos desde o titulo de andebol de 2017.
Isto para dizer que sem estruturas humanas competentes, agregadas, mobilizadas, concentradas (com as vantagens de troca de conhecimentos) e sem infraestruturas que permitam às primeiras o cabal desenvolvimento para um objetivo comum, não existem campeões (seja em que modalidade for) dando razão ao aforismo: quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado eles veem …
Pelo que, o exemplo das modalidades é sintomático, para o êxito é preciso planear, criar organizações humanas coesas, mas acima de tudo possuir a base para o sucesso: ter infraestruturas adequadas à finalidade e gerir os custos e proveitos de modo a que a sustentabilidade do clube seja uma verdadeira mola de vida para o futuro.
19 Setembro, 2021 at 12:41
Os títulos de atletismo foram maioritariamente conquistados no corta-mato masculino, que tem isso a ver com construção do estádio ou com infra-estruturas? Em pista houve um título masculino (alinhamento de estrelas em que havia uns quantos de elite europeia, que jamais houve antes ou após), e nao foi por haver pista em Alvalade.
19 Setembro, 2021 at 12:54
Acoteias/amendoeiras
19 Setembro, 2021 at 12:59
Respeito a sua opinião.
Mas pode dizer-me onde treinavam os atletas que vieram a ganhar tais títulos?.
Bastava ir ao velho EA a partir de terça feira de manhã e tarde para ver as dezenas de atletas a treinarem … sabe eu estive lá muitas vezes a ver.
Aquilo era uma verdadeira fábrica ….
19 Setembro, 2021 at 13:01
Estás a perder tempo, são mestres nesta arte de desconversar.
19 Setembro, 2021 at 14:04
Isso é falta de coluna. E de educação.
19 Setembro, 2021 at 14:47
E apenas desconversar, quando o próximo workshop começar avisa sff.
19 Setembro, 2021 at 15:23
Se houver deves ser tu a dar. Em webinar
19 Setembro, 2021 at 13:32
De pista?
Muitos treinavam no Jamor. O Obikwelu quando foi campeão europeu pelo Sporting nem era treinado por alguém do clube. Outros treinavam, co o ainda fazem, em outras localidades.
O Sporting deixou de vencer no corta-mato em meados de 90, ainda havia pista, por isso a construção do estádio não terá sido a causa.
19 Setembro, 2021 at 15:15
Caro Nuno,
Pelo que vejo parece não ter assistido a eventos de atletismo no antigo EA (este sim estádio porque campo para a prática de várias modalidades desportivas) com a bancada central e adjacentes totalmente cheias (algumas com o dobro de assistências das atuais esta época).
Mas refere o consócio a modalidade corta mato.
Que eu saiba esta modalidade juntava a elite dos nossos melhores atletas das especialidades meio fundo, fundo e longo fundo que treinavam todos os dias no Estádio José Alvalade,
Se verificar até 6-ago-2003 (data inauguração do “novo campo de futebol” porque só permite esta prática e não outras) o SCP ganhou 14 títulos de corta mato e depois disso apenas 3.
Especificamente quanto ao OBI, se não estou em erro, por essa época era atleta do Belenenses, depois de ter sido rejeitado pelo SCP e SLB, tendo ido trabalhar para a construção no Algarve, vindo a ingressar então no Belenenses só vindo a ingressar no SCP- penso eu – após a inauguração do novo Estádio.
19 Setembro, 2021 at 15:48
“Se verificar até 6-ago-2003 (data inauguração do “novo campo de futebol” porque só permite esta prática e não outras) o SCP ganhou 14 títulos de corta mato e depois disso apenas 3.”
19 Setembro, 2021 at 16:47
Substituindo 2003 por 1994 a frase mantém-se verdadeira.
Ou seja, o declínio não está ligado à extinção da pista.
19 Setembro, 2021 at 16:55
O fator Estádio foi a machadada final, até visível em declarações do professor, mas o abate começou uns anos antes aqui:
“Terminado o ciclo de Sousa Cintra, o chamado “Projecto Roquete” foi recebido com entusiasmo pelos sócios leoninos, que elegeram os novos Órgãos Sociais liderados por Miguel Galvão Teles, Pedro Santana Lopes e José Roquete, numa Assembleia-Geral eleitoral realizada no dia 2 de Junho de 1995, na qual marcaram presença 8856 sócios, um novo recorde para eleições com listas únicas.”
As boas escolhas é algo em que temos imensa experiencia.
19 Setembro, 2021 at 16:44
Não só assisti a alguns como participei em outros.
Em 2000, ano em que se venceu aTdC, já era atleta do Sporting. Penso que ainda estrangeiro, mas já se tinha mudado do Belenenses, mas continuou com o Fausto Ribeiro.
19 Setembro, 2021 at 13:17
Tudo isso, João Gaspar.
Houve quem olhasse para as modalidades com o mesmo olhar de João Rocha.
As modalidades não servem apenas para ganhar Títulos, mas também Sportinguistas e Sportinguismo crescente.
A dimensão do Sporting é muito maior com modalidades do que sem elas.
É verde e branco, o símbolo do Leão espalhados pelo Mundo.
19 Setembro, 2021 at 12:32
Bom dia, Diogo Carvalho, está com privação de sono, só pode, não encontro outra explicação.
19 Setembro, 2021 at 12:34
consegues melhor. vá, que eu tenho uns minutos.
19 Setembro, 2021 at 12:54
Aproveita então para dormir um pouco, e clarificar essa cabeçinha, que estás todo baralhado.
19 Setembro, 2021 at 12:36
sempre a mesma conversa.. falem de gajas mas não das mulheres dos outros 🙂
19 Setembro, 2021 at 12:55
Gajas, mulheres de outros serão ou não.
19 Setembro, 2021 at 12:56
Coisa linda. Titulos do Sporting.
19 Setembro, 2021 at 12:58
Em cheio Doom!
19 Setembro, 2021 at 12:59
O post já está todo chafurdado, nem se apercebem.
19 Setembro, 2021 at 13:25
Verdade. Ao segundo comentário já chamaram o “maluco” .
19 Setembro, 2021 at 14:32
Tens toda a razão.
19 Setembro, 2021 at 13:19
Epa, vi a lista e já estava a adivinhar que viriam bocas dos dois lados da trincheira. Não é possível gostar dos dois em escalas diferentes? Da coragem, assertividade, ecletismo, rigor e estilo provocatório do Bruno de Carvalho. E, ao mesmo tempo, gostar da força de vontade, discrição e ponderação do Varandas.
As pessoas não são santas ou diabos. As pessoas são complexas. Há coisas que eu não gostei, de todo, no Bruno de Carvalho (bazófia acima de tudo de um motard deslumbrado com o cargo que nos custou, pelo menos, um título). E há coisas que eu não gosto no Varandas (cedências a grupos de pressão internos). Mas isso faz com que eu tenha de optar entre um e outro? Não posso ter orgulho nos dois? E achar que, cada um deles e à sua maneira, fez ou faz o melhor que sabe pelo Clube? Ou alguém acredita que o Bruno queria a academia invadida e não se arrepende da primeira reação do ‘é chato’? Ou que o Varandas não queria ser campeão porque no fundo é uma marioneta de grupos anti Sporting?
Já era tempo de superarmos esta merda toda, não? De o Bruno de Carvalho voltar a ser sócio e a malta deixar a direção trabalhar. Não há paciência para viúvas de um lado e seguidistas do outro.
19 Setembro, 2021 at 13:57
Um dos comentarios top que li até hoje.
Parabéns!
19 Setembro, 2021 at 14:32
“discrição e ponderação do Varandas”
A sério que escreveste isto sem te rires?
A seguir vem o quê?
“Sustentabilidade, Competitividade e Honestidade”?
“De o Bruno de Carvalho voltar a ser sócio”
Com esta Direcção, espera deitado, que sentado cansas-te.
Não perceber o que aconteceu em 2018 dá nisto…
Continuem a tentar reescrever a história…
19 Setembro, 2021 at 14:51
Bom comentário.
19 Setembro, 2021 at 15:05
“Fiquei baralhado quando comecei a ler e a ouvir por tudo quanto era lado que classificara o incidente como “chato”. Não foi isso o que eu tinha escutado, ou ouvira mal? Lá fui verificar, em minutos, que classificara o crime como hediondo, e que o “chato” se referia apenas a uma infinidade de telefonemas de preocupação recebidos por todos, fruto do pânico gerado pela CS. Ainda hoje, face à campanha negra, existe gente que acredita na falsidade resultante da subversão das palavras de Bruno de Carvalho, e pior, a repete. Uma subversão que prosseguiu em diversos outros momentos. No entanto, isso é uma questão que já tem a ver com dar-se ao respeito. Quem se respeita enquanto pessoa e cidadão – não confundir com orgulho ou ego exacerbado – não aceita manipulações, muito menos as facilmente desmontáveis por meios próprios e disponíveis.”
19 Setembro, 2021 at 15:13
A CS na altura apanharia até uma vírgula fora do sítio e ele devia ter tido muito mais cuidado por essa mesma razão.
Não teve. Disse que era chato. Cada um fez o que quis com o comentário..
Há até quem o ignore e desvalorize.
Mas estar em 2021 a falar disto é qq coisa. O homem foi de facto importante.
19 Setembro, 2021 at 15:18
Não fui eu quem o puxou, a narrativa segue em força, respondi a isto:
“…. e não se arrepende da primeira reação do ‘é chato’?”
Alias, aproveito e felicito quem fez o comentário, tirando esta frase, tudo o resto , concordo com umas coisas e discordo de outras, mas no computo geral é um bom comentário.
19 Setembro, 2021 at 16:35
Nem falava em ti particularmente, é mesmo o facto do tema continuar a ser falado.
Na net em geral, até em “conversas de café”.
Até qd, diria?
19 Setembro, 2021 at 15:54
“A CS na altura apanharia até uma vírgula fora do sítio e ele devia ter tido muito mais cuidado por essa mesma razão.
Não teve. Disse que era chato. Cada um fez o que quis com o comentário..”
Se ele não dissesse nada, é porque era culpado e não queria prestar declarações.
Como falou, pegaram no “é chato”.
Quando é que começas a perceber que, quando se quer lixar alguém, lixa-se por ter cão e por não ter?
19 Setembro, 2021 at 16:37
Sei disso.
Mas calado, a defesa é muito mais fácil. Se falas, sê assertivo.
Mas tb sabemos que tinha o coração ao pé da boca. Se pensasse por vezes mais um pouco antes de falar, tinha ganho muito com isso.
Entre amigos é uma coisa. Qd és presidente de um clube a abater, é outra.
19 Setembro, 2021 at 16:40
Sim, eu sei.
As pessoas não são perfeitas e BdC está longe de o ser.
Mas exacerbou-se muito a sua personalidade, caricaturando-a de forma grosseira.
Ele contribuiu para isso? Claro que sim!
São feitios e nem toda a gente está disposta a aturar.
19 Setembro, 2021 at 17:12
Atenção que o primeiro passo para não aceitar o Bruno era achar que há gajos perfeitos. Não há.
Ele trazia o pacote completo.
Mas não justifica que não tivesse mais inteligente a certa altura, principalmente quando tinha praticamente toda a gente com ele.
19 Setembro, 2021 at 17:52
A certa altura, (quase) todos lhe viraram as costas.
Em vez de o puxarem à parte e lhe abrirem os olhos / fechar-lhe a matraca, preferiram deixar o circo pegar fogo.
19 Setembro, 2021 at 16:42
Jaime,
Toda a CS passou décadas a vender a imagem do Vieira estadista e apesar disso para mim sempre foi um bandido. Com os meios disponíveis só é manipulado quem quis ou quer.
Indesculpável em pleno Sec XXI, a desculpa da CS.
Percebo que haja os mais fragilizados psica ou sabe-se lá pq, que mesmo depois de um julgamento onde tudo foi escalpelizado, ainda falem na linguagem e comportamento bélico percebo bem menos que se questione fecho com contratação quando se ignora as inaugurações do que já foi inaugurado.
19 Setembro, 2021 at 17:59
Narrativas…
É mais fácil acredita numa narrativa que vá ao encontro do que pensamos do que o contrário.
E quem foi na conversa do Trump de Alvalade, Kim-Jun Carvalho e outras patacoadas, agora, mesmo sabendo o que e sabe, não dá o braço a torcer e vem com a tentativa de reescrever a história, com o estafado “já está, agora é olhar em frente e esquecer o passado” – e não incluo aqui o braveheart.
O homem era perfeito? Não.
Houve manipulação para que fosse escorraçado? Houve!
19 Setembro, 2021 at 13:22
Só para lembrar, já que se fala em títulos do …… clube:
Em 2018 o clube devia à SAD a quantia exorbitante de 269 mil euros e por sua vez a SAD devia ao clube 1.931Milhões.
E mesmo assim a Holdimo não calou a sua indignação e:
“A Holdimo, empresa que controla cerca de 30% da SAD do Sporting, vai desencadear uma ação especial para destituir os quatro membros do Conselho de Administração. A informação foi avançada esta terça-feira por Rui Santos no programa “Tempo Extra”, da SIC Notícias. O comentador da SIC Notícias disse que a empresa detida por Álvaro Sobrinho — e que é o maior acionista privado da SAD — quer forçar a saída de Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Guilherme Pinheiro e Rui Caeiro.
As razões invocadas pela Holdimo têm a ver com a violação dos deveres da administração, bem como o desvio de dinheiro da SAD para o clube.”
Três anos depois e o clube deve a SAD a modica quantia de 20.167Milhões e a SAD deve ao clube a enorme quantia de 120 mil euros.
Felizmente que o Sobrinho anda demasiado com os seus próprios desvios e não tem tempo para se preocupar com este.
Agora, chupai cabras ….
19 Setembro, 2021 at 14:02
Naaaaaa .
19 Setembro, 2021 at 14:34
🙂
19 Setembro, 2021 at 14:59
Fds malcom, que factos chatos pá.
19 Setembro, 2021 at 17:08
Vais ter muitos comentários dos politraumatizados, Malcolm…
19 Setembro, 2021 at 13:23
Quando se fala de BdC , e lhe chamam “ o destituído”, qual a moral para apelar à união?
É mesmo ódio , puro e duro.
19 Setembro, 2021 at 14:06
Ódio foi ter sido a direção que estimulou uma linguagem e comportamento bélico contra o seu próprio grupo de jogadores.
Acabou como acabou…. 9 rescisões no plantel principal. Acho que é algo inédito A nível mundial na história de qualquer clube com pergaminhos e historial comoo Sporting. Obrigado Bdc
19 Setembro, 2021 at 14:35
Só o facto de ser inédito já te devia levar a perceber certas coisas mas tu lá queres saber disso…
19 Setembro, 2021 at 15:56
Óbvio.
19 Setembro, 2021 at 14:47
“Ódio foi ter sido a direção que estimulou uma linguagem e comportamento bélico contra o seu próprio grupo de jogadores.”
Fdx, nem com o julgamento …. um dia quando acordares e vires a tua fronha no Correio da Manhã a acusar-te de pedofilia, talvez, acordes para a realidade.
“9 rescisões no plantel principal”
Podes começar a petição para a homenagem dos pobres e indefesos jogadores, sempre é melhor do que continuares a vomitar odio e acusações contra o presidente.
19 Setembro, 2021 at 14:39
Destituído, Drogado, Koreano, Desflorador de garotas do Marketing, Terrorista, escolhe o que quiseres. O portfólio é superior mas de memória só estes….
Depois tens Violador de estatutos, mentiroso compulsivo…. estes por acaso….
Sem uma terceira via, vai ser uma guerrilha permanente, os rivais agradecem.
Varandas teve tudo na mão, ninguém exigia nada, até se esqueceram da sua triste participação naquela epopeia na Madeira, mas quem não sabe é como quem não vê….
Vieira viu a luz em Jesus.
19 Setembro, 2021 at 13:40
Tudo muito bonito.
É um bonito feito.
No entanto trocaria 3 ou 4 de corta mato, pela Liga Europa em 2005.
19 Setembro, 2021 at 14:53
Eu não.
19 Setembro, 2021 at 17:10
Eu também não.
19 Setembro, 2021 at 14:13
Até parece que a actual “direcção “ não se manifestou , há duas épocas atrás , contra a qualidade do plantel. E não foi nas redes sociais…
19 Setembro, 2021 at 14:20
E o “ destituído “ como os arautos da união lhe chamam já não está no Clube.
Mas parece , que ainda suscita muitos medos.
19 Setembro, 2021 at 14:33
A memória é lixada para muita gente…
Um dos GRANDES feitos da Direcção do Bruno de Carvalho foi a separação clara entre o que era o dinheiro da SAD e o que era o Dinheiro do Clube.
Antes dessa Direcção isso não era claro e a vantagem ia sempre para a SAD, com o Clube a desviar dinheiro das quotas para alimentar o futebol quando, por exemplo, os outros accionistas não metiam lá o equivalente. Portanto, a SAD sorvia dinheiro do Clube todos os anos.
Foi a Direcção do Bruno de Carvalho que parou com isso e passou a separar as duas coisas: a SAD vivia das receitas da SAD e o Clube vivia das receitas do Clube.
E foi isso, essa clareza, que permitiu, aos poucos, tornar as modalidades mais fortes e trazer de volta algumas modalidades que o outro sistema tinha feito desaparecerem.
Portanto, a base do que é o Sporting Clube de Portugal hoje tem muito, mas muito mesmo, do trabalho da Direcção do Bruno de Carvalho. Não foi coincidência que se passasse a ganhar mais depois de 2015. Foi trabalho.
O Varandas tem o mérito de não ter desfeito isso e trabalha, nas modalidades, em continuidade. E muito bem. Com orçamentos menores tem mantido o nível mas também tem de se dizer que esta Direcção pouco tem feito para aumentar essas receitas – a desunião no clube é um dos factores que NUNCA foi trabalhado, antes pelo contrário, sempre se fomentou essa desunião. E isso afecta as receitas, a que o Covid também deu uma ajuda importante.
É bom que não pensem que são coincidências, ou sorte, ou o que seja.
Foi um trabalho bem pensado e, acima de tudo, justo para o Clube e para as modalidades. Nunca fez sentido que a SAD, que é uma parte do Sporting Clube de Portugal e outra parte de privados, todos os anos tivesse o Clube a meter lá uma batelada de M€ e os privados não tivessem de assumir a sua parte nisso.
O Clube foi imensamente prejudicado com isso, durante anos, por Direcções absolutamente incompetentes que, aos poucos, foram cavando um passivo na SAD e um passivo no Clube, pela sua inabilidade em gerir.
A Direcção do Varandas tem esse mérito, o de não estragar o que foi bem feito e tornou o Clube, novamente, na maior potência desportiva do país.
Tem o mérito de ter trazido de volta o basquetebol, o hóquei feminino, o futsal feminino, enfim, outras modalidades. E tem outros méritos, como estar a colocar a formação a funcionar melhor em muitas modalidades, com uma perspectiva de alimentar as equipas principais.
Também não é coincidência.
É trabalho.
A maior parte das modalidades estão entregues a pessoas que são capazes e que têm feito um bom trabalho – algumas já vêm do passado, de outras Direcções! São poucas as modalidades que não funcionam bem.
E isto é trabalho, do Sporting, e não coincidência ou sorte!
Agora, o sucesso actual, e isto é importante, não tem nada a ver com coincidência. Tem a ver com a base que o Sporting criou na Direcção anterior e que esta Direcção tem, e muito bem, continuado!
19 Setembro, 2021 at 14:38
+1906
19 Setembro, 2021 at 14:45
Estás em grande Miguel, assertivo e contundente.
19 Setembro, 2021 at 14:59
Certo.
19 Setembro, 2021 at 15:02
Muito bem, speak da true
19 Setembro, 2021 at 15:08
Miguel (desde que o catavento vire na direcção certa) está prestes a destronar Brave no top do ranking da assertividade.
O dinheiro das quotas *e* o pavilhão foram bases no sucesso das modalidades.
Dinheiro e estrutura são necessários, o resto é o dito capital humano. E se o Sporting sempre o teve, verdade é que nem sempre o trata como deve ser.
O regresso do hoquei devia ser caso de estudo (os do volei e basquete, por mais que gostemos, foram a martelo).
19 Setembro, 2021 at 15:10
Vão dois à LC.
19 Setembro, 2021 at 15:38
Yeah, nem lembrei de mencionar o pavilhão.
Bem lembrado.
19 Setembro, 2021 at 15:14
Futsal feminino? Já havia…
Ainda há muito a fazer, em Portugal estamos dezenas de anos atrasados na maior parte do desporto feminino, há modalidades ao abandono, novas modalidades urbanas por explorar. Acabava-se era com os patrocínios, como o automobilismo.
Uma academia de ténis, de padel, um protocolo que permitisse apostar em desportos náuticos…
19 Setembro, 2021 at 15:42
Mas ninguém ligava ou queria saber. Era mais no sentido de o ter puxado, ou tornado, visível.
No fundo, era como se não houvesse…
19 Setembro, 2021 at 16:01
Foste impreciso.
O Agnóstico não deixa passar imprecisões.
19 Setembro, 2021 at 16:03
“Varandas (…) Tem o mérito de ter trazido de volta (…) o futsal feminino”
E dá-te por satisfeito de não te ter chamado “mentiroso”, como costumas fazer com o Malcolm.
19 Setembro, 2021 at 16:05
Verdade!
19 Setembro, 2021 at 16:07
Para mim, o que interessa é a mensagem que quiseste passar, e essa concordo a 100%. 🙂
19 Setembro, 2021 at 17:21
+1
19 Setembro, 2021 at 16:36
Jesus perdoa. E põe as equipas a jogar à bola. Eu não.
19 Setembro, 2021 at 17:20
Excelente comentário, Miguel!
19 Setembro, 2021 at 18:11
É isto.
19 Setembro, 2021 at 14:36
+1906
19 Setembro, 2021 at 14:51
O Desflorador de garotas do Marketing foi destituído em 23 Junho 2018, não havia nada preparado apenas Sinisa, chegou a Excelsa CG nomeada pelo Penman, que preparou todos os planteis, em Setembro de 2018, chegou o Super Varandico que deu início ao Novo Sporting.
Antigo Testamento vs Novo Testamento
19 Setembro, 2021 at 18:31
Eu bem que estranhei a quantidade de comentários à conta dos 40 títulos. Está explicado.
19 Setembro, 2021 at 18:47
Tanta idolatria por aqui a BdC e afinal os títulos europeus com o homem em cinco anos foram dois da terceira divisão: Cers e Challenge…
19 Setembro, 2021 at 18:50
Nem compares a Cers com a Challenge.
19 Setembro, 2021 at 19:04
Pelo desconhecimento já se vê que as modalidades não são a sua praia. Tal e qual o actual presidente…
19 Setembro, 2021 at 20:03
Tu és daqueles gajos que começa a fazer a casa pelo telhado…
Em termos desportivos, começas por ganhar os títulos maiores, depois os menos importantes, depois arranjas uma boa equipa, depois simplesmente uma equipa e, finalmente, pensar em criar a modalidade.
No fundo, tu és os Benjamim Button do desporto! E isso é de louvar! Aleluia!