Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero uma rodela de ananás com vinho da madeira, por favor.
Varandas, com que então fomos atacados com cães e martelos! O desporto nacional está a ferro e fogo e a culpa só pode ser daquele incendiário que expulsaste há 3 anos, certo? Esse é que foi considerado terrorista e queimado em lume brando em toda a comunicação súcial. Pois, tudo fizeste para o incriminares, inclusivamente depores em tribunal faltando à verdade! Horas e horas ininterruptas a malhar num inocente, que bem sabias que o era, mas agora, com ataques incomensuravelmente piores contra os Sportinguistas, emites um comunicado e já está! Propaganda paga através da comunicação súcial, é prato do dia, mas lutares para que estas poucas vergonhas sejam publicamente denunciadas, está quieto! Tu é que és a verdadeira escumalha que pulula no meu clube! Porca miséria!
Querido Laurêncio de estimação, achas que está correto só teres debitado 11 comentários no sábado? Assim estragas a tua média, pá! Bem, de qualquer forma estás de parabéns, ultrapassaste as 2 centenas e já contas com 205 em 12 dias!
Abracinho!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Cabrito Frito à Chef Paulo Salcedas”
Chef Paulo Salcedas, mais um pitéu que vou saborear pela primeira vez! Venha daí! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Paulo Salcedas utilizou:
• As pernas e as mãos de 1 cabrito
• 8 dentes de alho
• sal
• pimenta
• 2 folhas de louro
• 2,5 dl de vinho branco
• 1 limão
• farinha
• 2 dl de azeite
• 1 ramo de salsa
PREPARAÇÃO
Cortámos as pernas e as mãos do cabrito aos pedaços e deixámos a marinar durante algumas horas com os olhos esmagados, sal, pimenta, o louro cortado aos bocados, o vinho branco e algumas gotas de limão; De seguida escorremos os pedaços de cabrito e passámo-los por farinha; Colocamos o azeite ao lume numa frigideira de barro e quando estiver bem quente, introduzimos o bicho e deixamos fritar, retirando a chicha assim que esteja alourada. Gig, queres uma água fresquinha ou preferes o Gin da praxe? Voltamos a introduzir o cabrito no azeite e regamos com a marinada; Juntamos o ramo de salsa, tapamos o recipiente e deixamos cozinhar em lume brando; Depois de bem apurado, servimos acompanhado de batatinhas fritas e uma salada verde.
Parabéns, Chef Paulo Salcedas, o teu petisco está formidável!
Gib, tinto, não é? Amanhã temos prato vegetariano, ok?
Ana, depois do cabrito, nada melhor do que um semifrio, certo?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é domingo, portanto, vamos recuperar da última semana e saboreamos apenas 1 Medronho e, claro, oferecemos 1 Saquê de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Paulo Salcedas vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Gin Tónico com Xarope de Groselha, Framboesas, Lima e Especiarias
Ingredientes
5 cl de gin
20 cl de água tónica
1 colher de sopa de xarope de groselha
framboesas q.b. (congeladas)
1 rodela de lima e raspa da mesma
1 estrela de anis
2 vagens de Cardamomo
pedras de gelo q.b.
Método:
Coloque os copos no congelador cerca de 10 minutos antes da preparação da bebida.
Retire. Junte as framboesas, a rodela da lima e raspa da mesma, o anis estrelado, cardamomo e o xarope de groselha, mexa. Verta o gin e envolva, finalize juntando a água tónica de forma lenta.
Coloque cubos de gelo quantidade a gosto e sirva de imediato.
Mas dá a entender que esfriou os ânimos em relação a uma possível candidatura.
O que é estranho porque a nível de sustentabilidade estamos a piorar de dia para dia.
Na minha opinião muitas vozes deixaram de se ouvir durante a época passada.
Ficou tudo em águas de bacalhau com as vitórias no futebol e o fim da contestação “nas ruas” a esta direção.
Julgo que sim, pelo menos embora de uma linha mais tradicional é competente e acima de tudo de um sportinguismo a toda a prova. Foi um dos primeiros a condenar o que fizeram a BdC.
Tem alguns principios com os quais concordo, com outros nem tanto – nunca foi nem nunca sera’ o que se escreve, de boas intencoes esta’ o Inferno cheio…
O senhor queria que, além da democracia, fosse dada a oportunidade a aspirantes a presidentes do Sporting Clube de Portugal de gerirem o clube durante um trimestre, por exemplo, para podermos ver como as pessoas agem além do que escrevem. Tipo workshops em dois módulos: teoria e prática.
Só discordo com a limitação de mandatos. Se acertarmos na escolha de um bom Presidente vamos impedi-lo de candidatar-se a mais ? Percebo o fundamento subjacente na conhecida afirmação de Eça de Queiróz relativa aos políticos quando disse que tal como as fraldas devem ser mudados de tempos a tempos e pelas mesmas razões. Contudo, se os mecanismos propostos com vista a assegurar a transparência e integridade funcionarem, como é suposto funcionarem, não podemos desperdiçar talento, se existir.
Acho que é uma bela ideia, desde que não se sobreponha/duplique competências e obrigações de outros agentes e estruturas dentro do clube, como o CFD entre outros.
Seria preciso reestruturar ou, no mínimo clarificar, a orgânica do clube e da SAD. E ter termos muito claros de referência, de modo que não seja mais um órgão politizável (que decide quem pode ou não candidatar-se…).
Tem que ser somente um órgão técnico.
Mas seria um passo para estruturalmente, fazer o Sporting um clube diferente.
Julgo que sim, pelo menos embora de uma linha mais tradicional é competente e acima de tudo de um sportinguismo a toda a prova. Foi um dos primeiros a condenar o que fizeram a BdC.
Paulinho foi contratado por várias razões, uma das quais, marcar golos, eles vão aparecer. Podemos malhar o quanto quisermos, mas o Miguel neste caso tem razão, anormal foi o gajo que fez o negócio. Só crítico o Preço, o resto Amorim é que sabe, o risco é dele.
“Marco Reus e Erling Haaland estarão aptos para defrontar o Sporting na terça-feira, em duelo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A dupla falhou o jogo de sábado, ante o Borussia Monchengladbach (0-1), relativo à 6.ª jornada da Bundesliga, mas o treinador Marco Rose explicou que os dois jogadores devem estar “disponíveis” para a receção aos leões.”
No guião não constava que fosse efetuada uma imparidade de 56M na divida da SGPS ao clube.
Pode ter pode ter passado ao lado o comentário de ontem que continha uma citação de CV, vou repetir e concretizo a schiuuuuu padela do dia:
“iii) como a SGPS deve ao Clube cerca de € 70M, acertavam-se as contas e o Clube, sem mais, ficava sem dívida bancária e “arrumadinha” beneficiando os seus mais de 170 mil sócios;”
Claro que se a SAD comprar o clube e ou se os acionistas da SAD não se importarem de financiar um clube eclético, a coisa fica resolvida.
Li ontem esse comentario mas nao sabia que era de CV.
Ouvi isso da boca de CV, numa daquelas entrevistas de um site de apoio ao Sporting, nao recordo o qual (Castro?) onde ele disse que era isso que estava previsto, a venda e recompra por um preco mais baixo.
Qual o objetivo de constituir uma imparidade na divida de uma empresa que controlamos a 100% e que poderia ter um papel importante no processo de reestruturação da divida do clube? Não é na divida da SAD é na divida do clube.
E porque 56M e não a totalidade? Ou porque não 50% da divida? Ou …
Um bocadinho de mais arroz:
Na AG realizada em 16/01/2016 foi deliberada a compra à SGPS da totalidade das ações da SAD
Agora pensa um bocadinho ou dito de outra forma, digere o arroz.
Não, foi mesmo sobre a compra à SGPS das ações da Plataformas. Era para dar a ideia que a existência do credito na SGPS pode servir para alguma coisa, foram ações da Plataformas mas poderiam ser da SAD,
“Propõe-se:
À Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal reunida aos 16 de Janeiro de 2016, que delibere aprovar, nos termos e para os efeitos do disposto no art. 6º
número 2 dos estatutos do Clube, a aquisição à Sporting, SGPS, SA das acções representativas da totalidade do capital social da sociedade SPORTING COMUNICAÇÃO E PLATAFORMAS, SA., correspondente a dez mil acções”
E a mim tb, esta malta pensa que somos todos contabilistas… e ja’ fui ler o que significam imparidades, de onde veem e porque devem ser analisadas anualmente! Ate fiz o download da NCRF12!
Imparidades significa que tens razões objetivas que te levam a considerar essa divida como perdida, regra geral fazem-se quando há processos de Insolvência, PER etc…
Regra geral levam-se a gastos contabilísticos do exercício (que podem ou não ser aceites fiscalmente), diminuindo os resultados, na situação atual, talvez por ser uma divida antiga, nem passaram pelo resultado do exercício foram diretamente para perda de capital próprio.
Claro que, pode haver um acaso do destino que permita reverter a imparidade ou parte dela, por exemplo num processo de insolvência, na partilha final sobra mais do que era expectável, então revertes a imparidade considerando rendimento no ano em que ocorre.
No caso em concreto, se controlas a SGPS a 100%, se não está em insolvência, porque razão constituis uma imparidade. Podes até ter a perceção que a divida nunca vai ser paga, mas não faz mal nenhum manter o credito, quem sabe se amanha não vai ser necessário?
Por exemplo em 2018, seria esse credito que permitiria ao clube resolver a divida bancaria como explicou CV. A SGPS comprava as dividas do clube e da SAD, e em relação ao clube fazia encontro de contas, ficava o clube sem o credito na SGPS mas ficava com a divida bancaria limpinha.
Mas há mais, imagina que a SGPS entra em insolvência, o credito que o clube tinha poderia permitir a compra das ações na SAD tal como fez com a plataformas no exemplo que dei mais acima.
É inacreditável que tenham processado essa operação (imparidade) sem uma informação plausível para os sócios. Na verdade somos escumalha que não percebe nada de alta finança, nós queremos é títulos!
Outro exemplo de imparidades. Tens um credito sobre uma entidade, perdeste a ação em tribunal para cobrança e já nem acreditas que eventuais recursos revertam a decisão, então constituis a imparidade assumindo a perda do credito.
O recurso para o constitucional, 🙂 que já nem acreditavas deu-te razão, nessa altura revertes a imparidade que já tinhas feito.
Já agora e para clarificar, não critico a constituição da imparidade, até admito que tenha sido exigida pelo auditor por ser antiga e não existir esforço de cobrança e dessa forma estava a aumentar os ativos artificialmente.
O que critico é a falta de informação.
1 – Como pretendem resolver a divida bancaria do clube sabendo que, há noticias que os bancos preparam a sua venda e que há pouco tempo esta divida da SGPS tinha importância fulcral na estratégia de reestruturação.
2 – Porque razão fazem 56M e não a totalidade, deu jeito? Vão cobrar o remanescente quando e como? Não haveria mesmo nenhuma forma da SGPS pagar o credito? A SGPS não tem ativos? Leva a pensar que afinal pode não ter sido exigida pelo auditor mas por opção.
Okay. Obrigado. Se ainda tivéssemos o maluco drogado, se calhar tínhamos concluído a reestruturação financeira tirando partido do tal acordo com os bancos (pagar 45M através dos VMOCs, em troca de 135M de dívida- mal explicado, mas tu percebes), é feito a operação para comprar uma maior percentagem da SAD, e mandar um chuto no cu da holdimo.
Hoje, somos campeões (sem tirar mérito a RA e ao plantel, mas um autêntico Euromilhões para a direcção), só que estamos preocupados com a sustentabilidade do clube.
Mas o gajo que escrevia no Facebook e defendia o Sporting acima de tudo (e não, os jogadores que só vêem €€€ à frente mais os seus empresários, não estiveram do lado do clube porque não coincidia com os seus interesses), é que era mau.
Que bases estamos a construir se nós endividamos a cada ano??
Obrigado. Eu tentei ler o relatório e mencionam várias vezes que eatas contas sao apresentadas.em consonância com as melhores praticas contabilísticas e da mesma forma.que a SAD as apresenta, e que havia uma nota qualquer de protesto do auditor todos os anos, já ha 20.anos, sobre a maneira como as contas do Clube eram.demonstradas; estará alguma coisa relacionada?
SL e obrigado pela explicação, continua a ser tecnica mas mas perceptível agora onde queres chegar, aquilo que tem sido uma das maiores críticas a estes OS, a falta de comunicação/transparência para com os sócios.
Pode ser que na AG alguém consiga fazer a pergunta do porquê e a resposta seja satisfatória.
@porrinho, há uma coisa que me parece – quando dizes que eles no relatório asseguram as melhores prácticas contabilísticas – dar o benefício da dúvida a esta corja, quando os sócios deviam fazer exactamente o contrário.
O CD tem que prestar contas e os sócios têm que exigir transparência, justificações e rigor.
Estes cabrões, além de terem um PMAG que suga tudo o que é direito democrático dos sócios, abusam desta confiança.
Há uma nota em que dizem que estão a harmonizar a forma de apresentar contas do Clube com a da SAD e que esta é a BAT; se é ou não não faço a minima ideia, eu ainda faço contas “à marceneiro”… (ontem entrei na minha área de sócio para tentar ler aquilo, mas é maçudo para não técnicos apesar de ter informação com valor histórico- a nossa história enquanto Clube – muito interessante.
Porrinho, tudo isso é mais serie de aldrabices, propaganda e meias verdades.
Tenho duvidas sobre a legalidade na utilização das normas internacionais, há situações que são obrigatórias, por exemplo a SAD por causa dos EO, há outras que é possível a opção e na maioria dos casos é obrigatória a normas nacionais, que são bem mais exigentes na maior parte dos aspetos. Tenho quase a certeza que a opção agora tomada é ilegal, mas o que isso dá é uma pequena multa.
É verdade que o auditor colocava uma reserva há mais de 20 anos, basicamente dizia que as contas individuais se fossem apresentadas de forma consolidada veria os seus activos e passivos completamente modificados, Esta nota ficava ultrapassada pois desde 2013 até 2018 o clube uns meses depois submetia para deliberação dos sócios as contas consolidadas, pelo que ninguém era enganado e até fazia todo o sentido pois primeiro tinhas a visão individual das contas e mais tarde a visão consolidada.
Agora estas normas permitem uma ou mais aberrações. Por exemplo, nas contas pelo normativo anterior, o investimento na SAD como tem capital próprio negativo aparecia com valor zero, pelos vistos estas normas permitem fazer o que se quiser como incluir nas contas o investimento na SAD a valer 80M, nem percebo como chegaram a este valor deveria dar jeito, dizem que é e cito:
”
Ao nível das participações financeiras, o SCP optou por utilizar, na data de transição, como deemed cost ou
custo considerado, o justo valor para a valorização dos investimentos financeiros associados às subsidiárias
Sporting SAD e Sporting SGPS e o valor constante no anterior normativo para as restantes subsidiárias. ”
Ou seja para umas participações é de uma maneira para outras é como já estava antes, é à vontade do cliente.
Não são as melhores praticas, são as praticas que melhor permitem a criatividade e engenharia. As normas nacionais do SNC são bem mais exigentes.
Não percebo nada disso, se são melhores, piores, ilegais ou legais (ilegais o Auditor queixava-se) sei que está lá essa ressalva de que as contas do Clube iriam ser apresentadas como as da SAD, respeitando as mesmas normas…
Não quero acreditar que Nuno Sousa seja o único a ver que o rei anda nu, mas tudo indica que sim.
Parabéns pela coragem Nuno, e fosse apenas este o problema …
“Mas o ponto alto será, sem dúvida, tentar perceber como é que o Conselho Fiscal & Disciplinar, depois de no seu parecer dizer que acha importante “realçar a necessidade de se inverter a situação de se apresentarem Orçamentos com cash-flow negativo, que neste ascendem a 3,9 milhões de euros”, apela à aprovação e ainda propõe um louvor à Direção. Há coisas extraordinárias… ”
Sim mas neste caso o orçamento não é deficitário, há um deficit de cash, alguns dos rendimentos orçamentados não vão gerar entrada de cash. Tem sido assim nos últimos anos, por isso a necessidade de concluir os exercícios com valores de 3 a 4M positivos, algo que foi possível entre 2014 e 2018, a partir dai …
Há outra situação que acaba por tornar o orçamento deficitário, mas talvez os sócios gostem de ser enganados, vamos ver.
“@RiskosRang
Orçamento 21/22 do SCP regista rendim/ de 5.040M relativo ao direito de superfície, pelo ReC de 20/21 sabemos q esse valor foi reduzido p/ 3.119M anuais, ora se Orç prevê lucro de 0.36M ficamos c/ noção q terá prejuízo de qs 2M Estatutos proíbem Orç deficitários … Aprovem tudo” https://twitter.com/RiskosRang/status/1441754423248801793
Pois, mas como tu há poucos e por isso se explica que 1 seja necessário para 2… enfim…
Com bons resultados no campo JAMAIS uma direção deixa de ganhar eleições. Isso é incontornável e admiro-me que haja alguém a pensar o contrário. Estamos a falar de massas: comunicação social!
Pode perfeitamente fazer o papel de médio que eu tinha falada, permitir o ataque apoiado porque tem excelente posicionamento, visão de jogo e qualidade a executar.
Eu experimentava um modelo, tirando o Feddal, metendo o Daniel. Em construção ficava o Matheus e o Palhinha lado a lado com o Bragança a dar apoio em todo o lado à frente deles. Um 433 que se desdobrava em 343 baixando o Palhinha ao meio cada vez que um ala subisse.
Não gostei da campanha dele e, apesar de pensar nesta coisa de gostar de ter um ex-atleta a dirigir o Clube, não me cativou. Mas estive indeciso entre ele e o Varandas até quase ao fim.
Continuo a achar que o Varandas tinha ideias melhores. Não teve muito jeito foi para implementá-las e tem cometido outros erros que acho graves. tem sido mais incompetente do que competente, na minha opinião.
Eu não consegui votar de forma efectiva, o boletim não chegou a tempo, mas fiz questão de colocar a cruz e publicar no meu FB, que eu nao escondo nem fujo das minhas opinioes. Votava DF e nunca votaria nem Varandas nem Ricciardi (Benedito era a segunda opção de voto), nunca gostei de “sedentos” pelo poder e nao considero que os fins justifiquem os.meios…
Não faço questão de ser um ex-atleta, não é sinónimo de competência per si.
Não acho que vá seguir as pisadas do Vieira. Agora, vai usar o peso do nome “Benfic@” sempre que puder, como quem dirigir o Porto faz o mesmo com o peso do nome “Porto” e quem dirige o Sporting com o peso do nome “Sporting”, mesmo sabendo que são pesos diferentes… A tentativa de usar o “peso” será similar! Nem que seja por se pensar que do outro lado fazem o mesmo…
Já agora, sem ironia ou sarcasmo, podes dar a tua opinião de expert em relvados? Na Academia já disseste que é um problema de respiração, mas o que se passa com o relvado de Alvalade?
De Alvalade não te posso responder…no entanto já observei em tempo, que me enviaste uma picada sobre a respiração a que um relvado novo exige, na sequência do estado do relvado da academia, sobre o qual me pronunciei na altura.
Mais disse:
A bola não rolou corretamente, houve ressaltos ou mau dominio de bola causados pelo relvado ?
Hoje no jogo de juvenis recordei me do tema e mantenho a minha posição.
Só conheço o da relva que foi colocada no nosso estadio no tempo de BdC, no dragao, em braga e em Madrid há anos, que me deu umas dicas sobre o assunto.
Chego agora porque em termos de trabalho, os domingos para mim têm sido terríveis !
Dito isto ! …
Vi os comentários iniciados pelo Chico Faria a uma possível candidatura do
Eng° Pedro Azevedo à Liderança do Sporting Clube de Portugal.
Ponto de Ordem à mesa !
Eu frequentei com elevado interesse o Blogue do Sr. Eng°. Pedro de Azevedo .
1° – Tive as minhas divergências, com o Sr. Eng°., na semântica e nos conceitos das suas valorosas ideias, mas reconheço-lhe a excelência do seu conceito geral, de ser Sportinguista activo e participativo, da generalidade dos Sócios, aos quais dá merecido relevo e importância.
2° -Registei com alguma reserva pessoal, a sua ideia de revisão estatutária, por achar que deveríamos ser mais audazes na garantia e salvaguarda da defesa do clube como um todo, em relação aos abusos de poder dos diversos membros dos Órgãos Sociais !
3 ° Reconheço elevada estatura Moral e Cívica ao Sr. Eng°, assim como Formação académica e experiencia profissional, para abraçar se assim o entender, uma candidatura sólida a Líder do Sporting CP.
Dito isto … Lamento alguma sobranceria da parte do Sr. Eng°., em relação ao comum dos mortais, mas enalteço a sua força de caracter e firmeza de princípios, o que para mim são valores intemporais e inalteráveis !
Constitui uma inegável vantagem para o Eng° Pedro Azevedo, não ter os vícios execráveis, vindos da frequência dos corredores de poder em Alvalade, nunca ter participado em Golpes Palacianos ou golpadas a que se tem assistido no SCP nos últimos quarenta anos.
Em resumo devo dizer que pessoalmente agradar-me-ia, ver uma sua candidatura, mas apenas com a sua gente, para executar o seu plano ou projecto !
Nunca deverá negociar ou abdicar das suas ideias, nem das pessoas de sua confiança, para as executar, caso contrário perderá credibilidade toda a sua estratégia para recuperar o seu Grande Sporting Clube de Portugal !
Esta minha ideia a respeito de uma possível candidatura do Eng° Pedro Azevedo, não invalida tudo o que eu anteriormente disse a respeito deste assunto !
Também acompanhei o Pedro Azevedo no “És a Nossa Fé” e no seu próprio espaço “Castigo Máximo” e subscrevo os elogios as suas qualidades humanas e Sportinguismo. Acredito que a sua competência estará no mesmo patamar.
Tem uma ideia bem estruturada do que deve ser um Sporting dos sócios, transparente, sustentável e competitivo.
E reconheço-lhe humildade para aproveitar o que de bom tem sido feito, seja na formação, nas modalidades ou no marketing.
Caso apresente a sua candidatura, gostaria que avançasse com a promessa de reintegração dos membros do anterior CD enquanto sócios de pleno direito.
Também eu gostaria de ver reintegrados os Sócios da anterior direcção pela suas obras e dedicação à causa nobre do SCP, expulsos e afastados do clube !
Mas duvido da sua vontade de se envolver no Ludo, que é neste momento o nosso Sporting CP !
O Eng°. Pedro Azevedo é demasiado polido e correcto, para o Futebol Nacional !
Um gajo vai estando mais informado, mas… curto é títulos.
Claro que convém que um clube seja bem gerido financeiramente, é melhor viver saudável que andar sempre com o oxigénio. Nada contra quem está perfeitamente dentro do tema (goste de A ou B) e coloque primeiro a estabilidade do clube à frente de vitórias, pontuais ou não.
É normal, brave.
Nisso não somos diferentes dos outros. Todos querem ganhar.
Mas muitos de nós, principalmente aqueles que viveram o período de João Rocha (no meu caso está mais presente o mandato de Sousa Cintra) e as sucessivas direcções até Godinho Lopes, temos obrigação de olhar para mais do que os títulos.
Foram os 2 Titulo Nacionais conquistados na viragem deste século que validaram as más gestões e fizeram do Sporting um Clube com um jejum de quase 20 anos no Futebol, sem modalidades históricas, com património sendo vendido ao desbarato para garantir maus uns anos de sobrevivência, uma imagem muito diferente dos valores que sempre defendemos.
Quando acordamos para a realidade o Clube estava falido, os bancos exigiam tomar conta do Sporting. Não éramos alvo de gozo, éramos motivo de pena! Do plantel de futebol quase nada se aproveitava, e a nossa formação estava nas mãos da Holdimo.
Passados estes anos voltamos a ser Campeões Nacionais, mas a situação financeira é novamente preocupante.
Muitas vezes me pergunto se qualquer um de nós Sportinguistas não faria melhor com 500M de contrato da NOS mais quase 200M das vendas entretanto feitas com os jogadores que rescindiram e os que estavam no plantel.
Poderia falar de outros valores caros a alguns de nós, como a verdade, a transparência e o respeito pelos sócios, mas tenho de reconhecer que os tempos são outros. Tempos de um “Novo” Sporting.
São três as medalhas conseguidas por atletas do Sporting Clube de Portugal ao serviço da selecção nacional, neste domingo, no Campeonato da Europa de ginástica acrobática por Grupos de Idade, em Pesaro, Itália.
O par de Leoas constituído por Leonor Tomás e Mariana Simplício alcançou o segundo lugar e a respectiva medalha de prata no escalão de 11-17 anos, totalizando 26.950 pontos – a 0.450 do par russo vencedor.
Depois, as ginastas Mónica Lima, Sofia Gaspar e Yasmin Rodrigues fizeram 26.990 pontos e conquistaram também a prata em grupos femininos no escalão 12-19 anos, alargando o sucesso nacional e verde e branco.
Por fim, em pares mistos no escalão de 12-19 anos, a Leoa Filipa Panóias e o Leão Gonçalo Sampaio também subiram ao pódio, ficando com a medalha de bronze nesta competição europeia.
No total, o Sporting CP está representado por 25 atletas na prova que decorre na cidade italiana de Pesaro.
26 Setembro, 2021 at 2:22
Boas noites.
SL
26 Setembro, 2021 at 7:39
Vamos Leoas do FF, mais uma!
SL
26 Setembro, 2021 at 9:19
Então temos hoje Futebol Feminino. Todos nós esperamos um bom resultado por parte das nossas pequenas!
Bons Dias para todos
26 Setembro, 2021 at 10:09
E grandes! Se bem que a maioria é pequena.
🙂
26 Setembro, 2021 at 11:07
Sempre a provocar o Miguel…ehehehehe
26 Setembro, 2021 at 11:47
😉
26 Setembro, 2021 at 10:16
PETISCOS NA TASCA – 343
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero uma rodela de ananás com vinho da madeira, por favor.
Varandas, com que então fomos atacados com cães e martelos! O desporto nacional está a ferro e fogo e a culpa só pode ser daquele incendiário que expulsaste há 3 anos, certo? Esse é que foi considerado terrorista e queimado em lume brando em toda a comunicação súcial. Pois, tudo fizeste para o incriminares, inclusivamente depores em tribunal faltando à verdade! Horas e horas ininterruptas a malhar num inocente, que bem sabias que o era, mas agora, com ataques incomensuravelmente piores contra os Sportinguistas, emites um comunicado e já está! Propaganda paga através da comunicação súcial, é prato do dia, mas lutares para que estas poucas vergonhas sejam publicamente denunciadas, está quieto! Tu é que és a verdadeira escumalha que pulula no meu clube! Porca miséria!
Querido Laurêncio de estimação, achas que está correto só teres debitado 11 comentários no sábado? Assim estragas a tua média, pá! Bem, de qualquer forma estás de parabéns, ultrapassaste as 2 centenas e já contas com 205 em 12 dias!
Abracinho!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Cabrito Frito à Chef Paulo Salcedas”
Chef Paulo Salcedas, mais um pitéu que vou saborear pela primeira vez! Venha daí! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Paulo Salcedas utilizou:
• As pernas e as mãos de 1 cabrito
• 8 dentes de alho
• sal
• pimenta
• 2 folhas de louro
• 2,5 dl de vinho branco
• 1 limão
• farinha
• 2 dl de azeite
• 1 ramo de salsa
PREPARAÇÃO
Cortámos as pernas e as mãos do cabrito aos pedaços e deixámos a marinar durante algumas horas com os olhos esmagados, sal, pimenta, o louro cortado aos bocados, o vinho branco e algumas gotas de limão; De seguida escorremos os pedaços de cabrito e passámo-los por farinha; Colocamos o azeite ao lume numa frigideira de barro e quando estiver bem quente, introduzimos o bicho e deixamos fritar, retirando a chicha assim que esteja alourada. Gig, queres uma água fresquinha ou preferes o Gin da praxe? Voltamos a introduzir o cabrito no azeite e regamos com a marinada; Juntamos o ramo de salsa, tapamos o recipiente e deixamos cozinhar em lume brando; Depois de bem apurado, servimos acompanhado de batatinhas fritas e uma salada verde.
Parabéns, Chef Paulo Salcedas, o teu petisco está formidável!
Gib, tinto, não é? Amanhã temos prato vegetariano, ok?
Ana, depois do cabrito, nada melhor do que um semifrio, certo?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é domingo, portanto, vamos recuperar da última semana e saboreamos apenas 1 Medronho e, claro, oferecemos 1 Saquê de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Paulo Salcedas vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Bom proveito.
26 Setembro, 2021 at 11:30
Ca granda estupidez!
26 Setembro, 2021 at 12:59
Muito obrigado e bom domingo!
26 Setembro, 2021 at 13:13
Bagaço pela manhã é bom!
26 Setembro, 2021 at 13:25
E é bom mesmo, nem que seja no café, um cheirinho.
26 Setembro, 2021 at 13:37
Nahh cheirinho é para meninos ou croquetes. Um Leal tem que ser de copo cheio
26 Setembro, 2021 at 14:06
Pois, andas atordoado e nem te apercebes.
26 Setembro, 2021 at 11:33
Uma Martelada e uma Mordidela por dia, o bem que te fazia….
26 Setembro, 2021 at 13:19
Água?!!!! Foda-se!!!
Tasqueiro faz uns gins à maneira pff
Gin Tónico com Xarope de Groselha, Framboesas, Lima e Especiarias
Ingredientes
5 cl de gin
20 cl de água tónica
1 colher de sopa de xarope de groselha
framboesas q.b. (congeladas)
1 rodela de lima e raspa da mesma
1 estrela de anis
2 vagens de Cardamomo
pedras de gelo q.b.
Método:
Coloque os copos no congelador cerca de 10 minutos antes da preparação da bebida.
Retire. Junte as framboesas, a rodela da lima e raspa da mesma, o anis estrelado, cardamomo e o xarope de groselha, mexa. Verta o gin e envolva, finalize juntando a água tónica de forma lenta.
Coloque cubos de gelo quantidade a gosto e sirva de imediato.
Quando acabares faz mais 3 🙂
26 Setembro, 2021 at 14:07
Adorava saber fazer estas coisas!
26 Setembro, 2021 at 13:24
Agora o vinho…
Colete velho, tinto 2020. Uma maravilha. Em promoção no continente. 13.5⁰.
Rico cabrito 🙂
26 Setembro, 2021 at 13:30
Semifrio de banana. Nunca provei, mas há que aproveitar a abundância do fruto na tasca. Isto não está para desperdícios.
26 Setembro, 2021 at 14:08
Sim, existem muitas bananas na Tasca!
26 Setembro, 2021 at 15:33
🙂
26 Setembro, 2021 at 15:33
🙂
26 Setembro, 2021 at 10:36
https://www.linkedin.com/pulse/ser-sporting-princ%C3%ADpios-%C3%A9tica-pedro-azevedo
Acham que dava um bom candidato ?
26 Setembro, 2021 at 10:42
A partir de agora não há 2 candidatos, há 3 candidatos!!
26 Setembro, 2021 at 10:48
Ganga Zazuz!
26 Setembro, 2021 at 12:39
Muito bem sacada 😀
26 Setembro, 2021 at 10:43
Comité de Compliance?
Como não amar estes croquetes.
26 Setembro, 2021 at 10:45
🙂
26 Setembro, 2021 at 11:01
O Pedro Azevedo nada tem a ver com s croquettes, DUX XXI.
26 Setembro, 2021 at 11:08
Mas dá a entender que esfriou os ânimos em relação a uma possível candidatura.
O que é estranho porque a nível de sustentabilidade estamos a piorar de dia para dia.
26 Setembro, 2021 at 11:57
E os títulos, caralho!!!
26 Setembro, 2021 at 13:14
Que merda os títulos
26 Setembro, 2021 at 13:16
Lá sabes, estás habituado a lidar!
26 Setembro, 2021 at 13:36
E o difícil que é lidar com um “Zé cabra das reestruturações”?
26 Setembro, 2021 at 14:27
O Senhor Atletismo é que tinha a mania dos títulos, ó jotinha. Agora já lhes dão importância.
26 Setembro, 2021 at 15:02
Olha o bagaço!!
26 Setembro, 2021 at 14:54
Não aprecias?
Venham mais, a exemplo do ultimo ano, que axredito não existisse leão que não as deseje ahahah
Dasse, que as contas e outras situações não sejam as desejáveis, ainda vai lá.
26 Setembro, 2021 at 15:14
Acredito*
Existe*
26 Setembro, 2021 at 12:16
Na minha opinião muitas vozes deixaram de se ouvir durante a época passada.
Ficou tudo em águas de bacalhau com as vitórias no futebol e o fim da contestação “nas ruas” a esta direção.
26 Setembro, 2021 at 15:36
Olá:
Julgo que sim, pelo menos embora de uma linha mais tradicional é competente e acima de tudo de um sportinguismo a toda a prova. Foi um dos primeiros a condenar o que fizeram a BdC.
SL
26 Setembro, 2021 at 11:48
A sério?
26 Setembro, 2021 at 11:47
Tem alguns principios com os quais concordo, com outros nem tanto – nunca foi nem nunca sera’ o que se escreve, de boas intencoes esta’ o Inferno cheio…
SL
26 Setembro, 2021 at 12:18
Para quem não crítica um pentelho do que esta direção faz, vieste cheio de vontade…
26 Setembro, 2021 at 12:42
E’ aprenderes a ler…
26 Setembro, 2021 at 13:28
O senhor queria que, além da democracia, fosse dada a oportunidade a aspirantes a presidentes do Sporting Clube de Portugal de gerirem o clube durante um trimestre, por exemplo, para podermos ver como as pessoas agem além do que escrevem. Tipo workshops em dois módulos: teoria e prática.
26 Setembro, 2021 at 14:58
Bem, este post é o expoente máximo da hipocrisia….
E para um tipo que opina constantemente já deve ter lido n posts do criticado a bater no atual cd.
Dasse, que viuva!
26 Setembro, 2021 at 15:37
Muitos mesmo! Devem equivaler aos do Leão Forever…
26 Setembro, 2021 at 15:40
Pergunta aí ais teus compadres do teu lado do muro, daqueles genero arquivistas (sem ofensa e ou ironia) e será facil derrubar essa tua hipocrisia.
26 Setembro, 2021 at 15:50
Ainda respondes a brunettas? Que perda de tempo…
26 Setembro, 2021 at 15:56
Não é uma questão de responder a a ou b, é simplesmente demonstrar a aberração/mentira/hipocrisia que é tão fácil de provar.
26 Setembro, 2021 at 15:57
Ahahahahahahahah
Pausa para respirar
Ahahahahahahahah
26 Setembro, 2021 at 16:00
Ainda bem que respiras, é bom sinal…há quem se apague ou sofra na vida sem o desejar!
26 Setembro, 2021 at 16:13
Não é preciso procurar comentários. É bater, bater, bater.
Nem sei como Frederico Varandas ainda anda…
27 Setembro, 2021 at 9:10
Expor a verdade custa mais do que mentir descaradamente.
26 Setembro, 2021 at 12:40
Só discordo com a limitação de mandatos. Se acertarmos na escolha de um bom Presidente vamos impedi-lo de candidatar-se a mais ? Percebo o fundamento subjacente na conhecida afirmação de Eça de Queiróz relativa aos políticos quando disse que tal como as fraldas devem ser mudados de tempos a tempos e pelas mesmas razões. Contudo, se os mecanismos propostos com vista a assegurar a transparência e integridade funcionarem, como é suposto funcionarem, não podemos desperdiçar talento, se existir.
26 Setembro, 2021 at 13:36
Acho que é uma bela ideia, desde que não se sobreponha/duplique competências e obrigações de outros agentes e estruturas dentro do clube, como o CFD entre outros.
Seria preciso reestruturar ou, no mínimo clarificar, a orgânica do clube e da SAD. E ter termos muito claros de referência, de modo que não seja mais um órgão politizável (que decide quem pode ou não candidatar-se…).
Tem que ser somente um órgão técnico.
Mas seria um passo para estruturalmente, fazer o Sporting um clube diferente.
26 Setembro, 2021 at 15:35
Olá:
Julgo que sim, pelo menos embora de uma linha mais tradicional é competente e acima de tudo de um sportinguismo a toda a prova. Foi um dos primeiros a condenar o que fizeram a BdC.
SL
26 Setembro, 2021 at 10:44
Boas notícias: O Dortmund tem vários lesionados da equipa principal, entre os quais o goleador Haaland.
Pode ser que dê para fazer uma gracinha…
26 Setembro, 2021 at 10:46
Nós também não temos disponível o nosso goleador…
26 Setembro, 2021 at 10:54
E não só!
26 Setembro, 2021 at 11:04
Paulinho lesionou-se?
26 Setembro, 2021 at 11:19
Estará a falar de PG pois o Paulinho já lhe fazia bem o banco!
26 Setembro, 2021 at 11:05
Lesionou-se o Coates? Desconheço.
Paulinho foi contratado por várias razões, uma das quais, marcar golos, eles vão aparecer. Podemos malhar o quanto quisermos, mas o Miguel neste caso tem razão, anormal foi o gajo que fez o negócio. Só crítico o Preço, o resto Amorim é que sabe, o risco é dele.
26 Setembro, 2021 at 11:14
“Marco Reus e Erling Haaland estarão aptos para defrontar o Sporting na terça-feira, em duelo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A dupla falhou o jogo de sábado, ante o Borussia Monchengladbach (0-1), relativo à 6.ª jornada da Bundesliga, mas o treinador Marco Rose explicou que os dois jogadores devem estar “disponíveis” para a receção aos leões.”
26 Setembro, 2021 at 11:25
A coisa está-se a compor …
https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/banca-despacha-divida-do-sporting-com-desconto?ref=HP_OutrasNoticias2
Se me sair o Euromilhões compro …..
26 Setembro, 2021 at 11:27
Esta’ a acontecer o que CV disse que ia acontecer, que ja’ estava previsto.
26 Setembro, 2021 at 11:55
No guião não constava que fosse efetuada uma imparidade de 56M na divida da SGPS ao clube.
Pode ter pode ter passado ao lado o comentário de ontem que continha uma citação de CV, vou repetir e concretizo a schiuuuuu padela do dia:
“iii) como a SGPS deve ao Clube cerca de € 70M, acertavam-se as contas e o Clube, sem mais, ficava sem dívida bancária e “arrumadinha” beneficiando os seus mais de 170 mil sócios;”
Claro que se a SAD comprar o clube e ou se os acionistas da SAD não se importarem de financiar um clube eclético, a coisa fica resolvida.
26 Setembro, 2021 at 12:07
Li ontem esse comentario mas nao sabia que era de CV.
Ouvi isso da boca de CV, numa daquelas entrevistas de um site de apoio ao Sporting, nao recordo o qual (Castro?) onde ele disse que era isso que estava previsto, a venda e recompra por um preco mais baixo.
O Clube nao e’ dono da SGPS a 100%?
26 Setembro, 2021 at 12:28
Sim … e?
Qual o objetivo de constituir uma imparidade na divida de uma empresa que controlamos a 100% e que poderia ter um papel importante no processo de reestruturação da divida do clube? Não é na divida da SAD é na divida do clube.
E porque 56M e não a totalidade? Ou porque não 50% da divida? Ou …
Um bocadinho de mais arroz:
Na AG realizada em 16/01/2016 foi deliberada a compra à SGPS da totalidade das ações da SAD
Agora pensa um bocadinho ou dito de outra forma, digere o arroz.
26 Setembro, 2021 at 12:34
Sorry, na verdade foi sobre a compra das acções da plataformas e não da SAD. A bem da verdade, antes que seja corrigido 🙂
26 Setembro, 2021 at 12:37
Estavas a fazer confusão com 2010, onde de facto a SGPS comprou as acções da SAD.
https://desporto.sapo.pt/futebol/portugal-futebol/artigos/sgps-sa-adquire-cerca-de-24-milhoes-de-accoes-da-sad
26 Setembro, 2021 at 12:47
Não, foi mesmo sobre a compra à SGPS das ações da Plataformas. Era para dar a ideia que a existência do credito na SGPS pode servir para alguma coisa, foram ações da Plataformas mas poderiam ser da SAD,
26 Setembro, 2021 at 12:51
“Propõe-se:
À Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal reunida aos 16 de Janeiro de 2016, que delibere aprovar, nos termos e para os efeitos do disposto no art. 6º
número 2 dos estatutos do Clube, a aquisição à Sporting, SGPS, SA das acções representativas da totalidade do capital social da sociedade SPORTING COMUNICAÇÃO E PLATAFORMAS, SA., correspondente a dez mil acções”
26 Setembro, 2021 at 13:34
Já ontem o Laurêncio não entendeu, por isso Malcolm, vais ter de ser mais objetivo 😉
26 Setembro, 2021 at 13:57
Ja’ te mandei alguma vez para o caralho??
26 Setembro, 2021 at 20:21
Tendo em conta o que já insultaste nesta tasca, acredito que sim.
Já aprendeste a ler? Sim? Então agora aprende a interpretar 😉
27 Setembro, 2021 at 4:34
Esta’ bem Bobby.
26 Setembro, 2021 at 13:47
Ó Malcolm (ou outro), desculpa mas podes explicar isto como se eu tivesse 6 anos?
26 Setembro, 2021 at 13:57
E a mim tb, esta malta pensa que somos todos contabilistas… e ja’ fui ler o que significam imparidades, de onde veem e porque devem ser analisadas anualmente! Ate fiz o download da NCRF12!
http://www.cnc.min-financas.pt/_siteantigo/SNC_projecto/NCRF_12_imparidade_activos.pdf
26 Setembro, 2021 at 14:36
Imparidades significa que tens razões objetivas que te levam a considerar essa divida como perdida, regra geral fazem-se quando há processos de Insolvência, PER etc…
Regra geral levam-se a gastos contabilísticos do exercício (que podem ou não ser aceites fiscalmente), diminuindo os resultados, na situação atual, talvez por ser uma divida antiga, nem passaram pelo resultado do exercício foram diretamente para perda de capital próprio.
Claro que, pode haver um acaso do destino que permita reverter a imparidade ou parte dela, por exemplo num processo de insolvência, na partilha final sobra mais do que era expectável, então revertes a imparidade considerando rendimento no ano em que ocorre.
No caso em concreto, se controlas a SGPS a 100%, se não está em insolvência, porque razão constituis uma imparidade. Podes até ter a perceção que a divida nunca vai ser paga, mas não faz mal nenhum manter o credito, quem sabe se amanha não vai ser necessário?
Por exemplo em 2018, seria esse credito que permitiria ao clube resolver a divida bancaria como explicou CV. A SGPS comprava as dividas do clube e da SAD, e em relação ao clube fazia encontro de contas, ficava o clube sem o credito na SGPS mas ficava com a divida bancaria limpinha.
Mas há mais, imagina que a SGPS entra em insolvência, o credito que o clube tinha poderia permitir a compra das ações na SAD tal como fez com a plataformas no exemplo que dei mais acima.
É inacreditável que tenham processado essa operação (imparidade) sem uma informação plausível para os sócios. Na verdade somos escumalha que não percebe nada de alta finança, nós queremos é títulos!
26 Setembro, 2021 at 14:46
Outro exemplo de imparidades. Tens um credito sobre uma entidade, perdeste a ação em tribunal para cobrança e já nem acreditas que eventuais recursos revertam a decisão, então constituis a imparidade assumindo a perda do credito.
O recurso para o constitucional, 🙂 que já nem acreditavas deu-te razão, nessa altura revertes a imparidade que já tinhas feito.
26 Setembro, 2021 at 15:03
Já agora e para clarificar, não critico a constituição da imparidade, até admito que tenha sido exigida pelo auditor por ser antiga e não existir esforço de cobrança e dessa forma estava a aumentar os ativos artificialmente.
O que critico é a falta de informação.
1 – Como pretendem resolver a divida bancaria do clube sabendo que, há noticias que os bancos preparam a sua venda e que há pouco tempo esta divida da SGPS tinha importância fulcral na estratégia de reestruturação.
2 – Porque razão fazem 56M e não a totalidade, deu jeito? Vão cobrar o remanescente quando e como? Não haveria mesmo nenhuma forma da SGPS pagar o credito? A SGPS não tem ativos? Leva a pensar que afinal pode não ter sido exigida pelo auditor mas por opção.
26 Setembro, 2021 at 15:17
Okay. Obrigado. Se ainda tivéssemos o maluco drogado, se calhar tínhamos concluído a reestruturação financeira tirando partido do tal acordo com os bancos (pagar 45M através dos VMOCs, em troca de 135M de dívida- mal explicado, mas tu percebes), é feito a operação para comprar uma maior percentagem da SAD, e mandar um chuto no cu da holdimo.
Hoje, somos campeões (sem tirar mérito a RA e ao plantel, mas um autêntico Euromilhões para a direcção), só que estamos preocupados com a sustentabilidade do clube.
Mas o gajo que escrevia no Facebook e defendia o Sporting acima de tudo (e não, os jogadores que só vêem €€€ à frente mais os seus empresários, não estiveram do lado do clube porque não coincidia com os seus interesses), é que era mau.
Que bases estamos a construir se nós endividamos a cada ano??
26 Setembro, 2021 at 15:19
Obrigado. Eu tentei ler o relatório e mencionam várias vezes que eatas contas sao apresentadas.em consonância com as melhores praticas contabilísticas e da mesma forma.que a SAD as apresenta, e que havia uma nota qualquer de protesto do auditor todos os anos, já ha 20.anos, sobre a maneira como as contas do Clube eram.demonstradas; estará alguma coisa relacionada?
SL e obrigado pela explicação, continua a ser tecnica mas mas perceptível agora onde queres chegar, aquilo que tem sido uma das maiores críticas a estes OS, a falta de comunicação/transparência para com os sócios.
Pode ser que na AG alguém consiga fazer a pergunta do porquê e a resposta seja satisfatória.
26 Setembro, 2021 at 15:20
Outra coisa, no fim de contas, alguém deve dinheiro a alguém sempre.
Qual é razão da existência da SGPS? Serve como entidade que pode ir à bancarrota protegendo o clube ou a SAD?
26 Setembro, 2021 at 15:25
@porrinho, há uma coisa que me parece – quando dizes que eles no relatório asseguram as melhores prácticas contabilísticas – dar o benefício da dúvida a esta corja, quando os sócios deviam fazer exactamente o contrário.
O CD tem que prestar contas e os sócios têm que exigir transparência, justificações e rigor.
Estes cabrões, além de terem um PMAG que suga tudo o que é direito democrático dos sócios, abusam desta confiança.
Isto é que é preocupante
26 Setembro, 2021 at 15:29
@portuguezza
Há uma nota em que dizem que estão a harmonizar a forma de apresentar contas do Clube com a da SAD e que esta é a BAT; se é ou não não faço a minima ideia, eu ainda faço contas “à marceneiro”… (ontem entrei na minha área de sócio para tentar ler aquilo, mas é maçudo para não técnicos apesar de ter informação com valor histórico- a nossa história enquanto Clube – muito interessante.
SL
26 Setembro, 2021 at 15:49
Porrinho, tudo isso é mais serie de aldrabices, propaganda e meias verdades.
Tenho duvidas sobre a legalidade na utilização das normas internacionais, há situações que são obrigatórias, por exemplo a SAD por causa dos EO, há outras que é possível a opção e na maioria dos casos é obrigatória a normas nacionais, que são bem mais exigentes na maior parte dos aspetos. Tenho quase a certeza que a opção agora tomada é ilegal, mas o que isso dá é uma pequena multa.
É verdade que o auditor colocava uma reserva há mais de 20 anos, basicamente dizia que as contas individuais se fossem apresentadas de forma consolidada veria os seus activos e passivos completamente modificados, Esta nota ficava ultrapassada pois desde 2013 até 2018 o clube uns meses depois submetia para deliberação dos sócios as contas consolidadas, pelo que ninguém era enganado e até fazia todo o sentido pois primeiro tinhas a visão individual das contas e mais tarde a visão consolidada.
Agora estas normas permitem uma ou mais aberrações. Por exemplo, nas contas pelo normativo anterior, o investimento na SAD como tem capital próprio negativo aparecia com valor zero, pelos vistos estas normas permitem fazer o que se quiser como incluir nas contas o investimento na SAD a valer 80M, nem percebo como chegaram a este valor deveria dar jeito, dizem que é e cito:
”
Ao nível das participações financeiras, o SCP optou por utilizar, na data de transição, como deemed cost ou
custo considerado, o justo valor para a valorização dos investimentos financeiros associados às subsidiárias
Sporting SAD e Sporting SGPS e o valor constante no anterior normativo para as restantes subsidiárias. ”
Ou seja para umas participações é de uma maneira para outras é como já estava antes, é à vontade do cliente.
Não são as melhores praticas, são as praticas que melhor permitem a criatividade e engenharia. As normas nacionais do SNC são bem mais exigentes.
26 Setembro, 2021 at 15:58
“Qual é razão da existência da SGPS? Serve como entidade que pode ir à bancarrota protegendo o clube ou a SAD?”
Servem para gerir participações e investimentos noutras sociedades com claras vantagens fiscais ao nível de tributação dos rendimentos de capitais.
26 Setembro, 2021 at 15:58
@Malcolm
Não percebo nada disso, se são melhores, piores, ilegais ou legais (ilegais o Auditor queixava-se) sei que está lá essa ressalva de que as contas do Clube iriam ser apresentadas como as da SAD, respeitando as mesmas normas…
SL
26 Setembro, 2021 at 11:30
Até estou a imaginar o fundo que irá comprar a dívida….. Para retalhar ou não…
Qualquer dúvida é ligar com o Excelso Carlos Vieira.
26 Setembro, 2021 at 12:07
Não quero acreditar que Nuno Sousa seja o único a ver que o rei anda nu, mas tudo indica que sim.
Parabéns pela coragem Nuno, e fosse apenas este o problema …
“Mas o ponto alto será, sem dúvida, tentar perceber como é que o Conselho Fiscal & Disciplinar, depois de no seu parecer dizer que acha importante “realçar a necessidade de se inverter a situação de se apresentarem Orçamentos com cash-flow negativo, que neste ascendem a 3,9 milhões de euros”, apela à aprovação e ainda propõe um louvor à Direção. Há coisas extraordinárias… ”
https://leonino.pt/opiniao/e-ao-ultimo-dia-eis-a-ag/
26 Setembro, 2021 at 12:34
Os estatutos não proibem orçamentos deficitários?
26 Setembro, 2021 at 12:41
Sim mas neste caso o orçamento não é deficitário, há um deficit de cash, alguns dos rendimentos orçamentados não vão gerar entrada de cash. Tem sido assim nos últimos anos, por isso a necessidade de concluir os exercícios com valores de 3 a 4M positivos, algo que foi possível entre 2014 e 2018, a partir dai …
Há outra situação que acaba por tornar o orçamento deficitário, mas talvez os sócios gostem de ser enganados, vamos ver.
“@RiskosRang
Orçamento 21/22 do SCP regista rendim/ de 5.040M relativo ao direito de superfície, pelo ReC de 20/21 sabemos q esse valor foi reduzido p/ 3.119M anuais, ora se Orç prevê lucro de 0.36M ficamos c/ noção q terá prejuízo de qs 2M Estatutos proíbem Orç deficitários … Aprovem tudo”
https://twitter.com/RiskosRang/status/1441754423248801793
26 Setembro, 2021 at 13:21
Esclarecido. Obrigado, Malcolm.
26 Setembro, 2021 at 13:44
Depois existem aqueles que criticam lampiões
26 Setembro, 2021 at 13:27
Isso da dívida, SAD, SGPS só interessa à maioria com direito de voto quando o futebol está na merda. Até lá é ir comendo croquetes…
Percebem agora porque havia gente a “querer derrotas” quando a coisa já estava má de si?
26 Setembro, 2021 at 13:59
Não compreendo 2 coisas:
1 – um Sportinguista desejar derrotas do seu clube
2 – Medirem a competência de quem dirige por um título de futebol, quando a probabilidade disso acontecer é de 1/3, é estou a ser optimista.
26 Setembro, 2021 at 14:35
Pois, mas como tu há poucos e por isso se explica que 1 seja necessário para 2… enfim…
Com bons resultados no campo JAMAIS uma direção deixa de ganhar eleições. Isso é incontornável e admiro-me que haja alguém a pensar o contrário. Estamos a falar de massas: comunicação social!
Quem perde 1 eleição nessas condições?
26 Setembro, 2021 at 13:30
Boa tarde, tasca!
26 Setembro, 2021 at 13:45
https://twitter.com/ScpVideos/status/1441767933299015680
Bragança vs Marítimo.
A pedir mais minutos.
Pezinhos de lã.
26 Setembro, 2021 at 13:56
Tem muita facilidade em colocar a bola no sítio certo.
26 Setembro, 2021 at 14:23
Very nice, great player
26 Setembro, 2021 at 15:32
Pode perfeitamente fazer o papel de médio que eu tinha falada, permitir o ataque apoiado porque tem excelente posicionamento, visão de jogo e qualidade a executar.
Eu experimentava um modelo, tirando o Feddal, metendo o Daniel. Em construção ficava o Matheus e o Palhinha lado a lado com o Bragança a dar apoio em todo o lado à frente deles. Um 433 que se desdobrava em 343 baixando o Palhinha ao meio cada vez que um ala subisse.
26 Setembro, 2021 at 15:34
Talvez em Dortmund algo do genero surja, mas com menos alguém na frente.
26 Setembro, 2021 at 16:29
Tirar o Palhinha do meio campo é algo que desmonta a equipa toda…
27 Setembro, 2021 at 0:18
Contra autocarros na liga…é mais nesse contexto
26 Setembro, 2021 at 14:59
Gostava que algum ex-jogador do Sporting, sportinguista, com carisma e razoável conhecimento, chegasse a presidente do Clube.
Acho que o caminho é por aí…
Penso que o Benfic@ vai melhorar muito com o Rui Costa por isso mesmo!
26 Setembro, 2021 at 15:21
Pensaste em alguém ou é apenas um desejo?
26 Setembro, 2021 at 16:21
É um desejo.
Mas tentei pensar em nomes…
26 Setembro, 2021 at 15:21
Assim de repente lembro-me que o Benedito tentou (carisma…mehh) mas que não lhe deste o voto!
Ehehhehe
SL
26 Setembro, 2021 at 16:24
Ao Benedito falta ali qualquer coisa…
Não gostei da campanha dele e, apesar de pensar nesta coisa de gostar de ter um ex-atleta a dirigir o Clube, não me cativou. Mas estive indeciso entre ele e o Varandas até quase ao fim.
Continuo a achar que o Varandas tinha ideias melhores. Não teve muito jeito foi para implementá-las e tem cometido outros erros que acho graves. tem sido mais incompetente do que competente, na minha opinião.
26 Setembro, 2021 at 16:30
Eu não consegui votar de forma efectiva, o boletim não chegou a tempo, mas fiz questão de colocar a cruz e publicar no meu FB, que eu nao escondo nem fujo das minhas opinioes. Votava DF e nunca votaria nem Varandas nem Ricciardi (Benedito era a segunda opção de voto), nunca gostei de “sedentos” pelo poder e nao considero que os fins justifiquem os.meios…
Não faço questão de ser um ex-atleta, não é sinónimo de competência per si.
SL
26 Setembro, 2021 at 16:39
Claro que não é só por ser ex-atleta.
Tem de ter mais!
26 Setembro, 2021 at 15:40
Vai. Principalmente porque aprendeu bem com o Vieira
26 Setembro, 2021 at 16:27
Não acho que vá seguir as pisadas do Vieira. Agora, vai usar o peso do nome “Benfic@” sempre que puder, como quem dirigir o Porto faz o mesmo com o peso do nome “Porto” e quem dirige o Sporting com o peso do nome “Sporting”, mesmo sabendo que são pesos diferentes… A tentativa de usar o “peso” será similar! Nem que seja por se pensar que do outro lado fazem o mesmo…
26 Setembro, 2021 at 16:10
Forever, esse comentário é um bocadinho infeliz, não achas?
26 Setembro, 2021 at 16:14
Não era aqui, mas o Forever entende.
Já agora, sem ironia ou sarcasmo, podes dar a tua opinião de expert em relvados? Na Academia já disseste que é um problema de respiração, mas o que se passa com o relvado de Alvalade?
26 Setembro, 2021 at 16:26
De Alvalade não te posso responder…no entanto já observei em tempo, que me enviaste uma picada sobre a respiração a que um relvado novo exige, na sequência do estado do relvado da academia, sobre o qual me pronunciei na altura.
Mais disse:
A bola não rolou corretamente, houve ressaltos ou mau dominio de bola causados pelo relvado ?
Hoje no jogo de juvenis recordei me do tema e mantenho a minha posição.
26 Setembro, 2021 at 16:41
E não sou deveras um expert na matéria.
Só conheço o da relva que foi colocada no nosso estadio no tempo de BdC, no dragao, em braga e em Madrid há anos, que me deu umas dicas sobre o assunto.
26 Setembro, 2021 at 16:42
Só conheço o proprietario…*
26 Setembro, 2021 at 16:20
Talvez, depende do estado espirito de cada um.
No caso em apreço vens mais uma vez menosprezar o comentário de um tasqueiro que merece a mesma autenticidade que tu e eu.
Neste caso, mais precisamente, foi alvo de uma hipocrisia tremenda por parte de outro tasqueiro.
É só releres e constatares que o que lhe foi imputado não corresponde de todo à realidade.
Já aqui pedi desculpa por 3/4 vezes e não me sinto menos homem por o ter feito.
É o reconhecer da factualidade.
Desculpa mas não lido bem com hipocrisia e perseguição.
26 Setembro, 2021 at 20:21
O Carvalhal assinou por quantos anos com o Braga?
26 Setembro, 2021 at 23:33
2
Este é o último que tem contrato.
Mas pode renovar…
26 Setembro, 2021 at 20:37
Boa Noite Tasca,
Chego agora porque em termos de trabalho, os domingos para mim têm sido terríveis !
Dito isto ! …
Vi os comentários iniciados pelo Chico Faria a uma possível candidatura do
Eng° Pedro Azevedo à Liderança do Sporting Clube de Portugal.
Ponto de Ordem à mesa !
Eu frequentei com elevado interesse o Blogue do Sr. Eng°. Pedro de Azevedo .
1° – Tive as minhas divergências, com o Sr. Eng°., na semântica e nos conceitos das suas valorosas ideias, mas reconheço-lhe a excelência do seu conceito geral, de ser Sportinguista activo e participativo, da generalidade dos Sócios, aos quais dá merecido relevo e importância.
2° -Registei com alguma reserva pessoal, a sua ideia de revisão estatutária, por achar que deveríamos ser mais audazes na garantia e salvaguarda da defesa do clube como um todo, em relação aos abusos de poder dos diversos membros dos Órgãos Sociais !
3 ° Reconheço elevada estatura Moral e Cívica ao Sr. Eng°, assim como Formação académica e experiencia profissional, para abraçar se assim o entender, uma candidatura sólida a Líder do Sporting CP.
Dito isto … Lamento alguma sobranceria da parte do Sr. Eng°., em relação ao comum dos mortais, mas enalteço a sua força de caracter e firmeza de princípios, o que para mim são valores intemporais e inalteráveis !
Constitui uma inegável vantagem para o Eng° Pedro Azevedo, não ter os vícios execráveis, vindos da frequência dos corredores de poder em Alvalade, nunca ter participado em Golpes Palacianos ou golpadas a que se tem assistido no SCP nos últimos quarenta anos.
Em resumo devo dizer que pessoalmente agradar-me-ia, ver uma sua candidatura, mas apenas com a sua gente, para executar o seu plano ou projecto !
Nunca deverá negociar ou abdicar das suas ideias, nem das pessoas de sua confiança, para as executar, caso contrário perderá credibilidade toda a sua estratégia para recuperar o seu Grande Sporting Clube de Portugal !
Esta minha ideia a respeito de uma possível candidatura do Eng° Pedro Azevedo, não invalida tudo o que eu anteriormente disse a respeito deste assunto !
26 Setembro, 2021 at 21:43
Também acompanhei o Pedro Azevedo no “És a Nossa Fé” e no seu próprio espaço “Castigo Máximo” e subscrevo os elogios as suas qualidades humanas e Sportinguismo. Acredito que a sua competência estará no mesmo patamar.
Tem uma ideia bem estruturada do que deve ser um Sporting dos sócios, transparente, sustentável e competitivo.
E reconheço-lhe humildade para aproveitar o que de bom tem sido feito, seja na formação, nas modalidades ou no marketing.
Caso apresente a sua candidatura, gostaria que avançasse com a promessa de reintegração dos membros do anterior CD enquanto sócios de pleno direito.
26 Setembro, 2021 at 22:12
JHC,
Também eu gostaria de ver reintegrados os Sócios da anterior direcção pela suas obras e dedicação à causa nobre do SCP, expulsos e afastados do clube !
Mas duvido da sua vontade de se envolver no Ludo, que é neste momento o nosso Sporting CP !
O Eng°. Pedro Azevedo é demasiado polido e correcto, para o Futebol Nacional !
SL
26 Setembro, 2021 at 21:54
Já aprendi umas merdas neste post.
Um gajo vai estando mais informado, mas… curto é títulos.
Claro que convém que um clube seja bem gerido financeiramente, é melhor viver saudável que andar sempre com o oxigénio. Nada contra quem está perfeitamente dentro do tema (goste de A ou B) e coloque primeiro a estabilidade do clube à frente de vitórias, pontuais ou não.
Mas eu adoro títulos e só depois penso no resto.
26 Setembro, 2021 at 22:03
Quanto mais estabilizado estiveres financeiramente, mais hipóteses tens que consistentemente ganhar.
Senão, tens que andar sempre a vender ativos que fazem falta.
Bastava pensares nisto assim.
26 Setembro, 2021 at 22:04
*tens de (e não tens que)
26 Setembro, 2021 at 23:34
Tão isso, Grilo!
26 Setembro, 2021 at 22:38
É normal, brave.
Nisso não somos diferentes dos outros. Todos querem ganhar.
Mas muitos de nós, principalmente aqueles que viveram o período de João Rocha (no meu caso está mais presente o mandato de Sousa Cintra) e as sucessivas direcções até Godinho Lopes, temos obrigação de olhar para mais do que os títulos.
Foram os 2 Titulo Nacionais conquistados na viragem deste século que validaram as más gestões e fizeram do Sporting um Clube com um jejum de quase 20 anos no Futebol, sem modalidades históricas, com património sendo vendido ao desbarato para garantir maus uns anos de sobrevivência, uma imagem muito diferente dos valores que sempre defendemos.
Quando acordamos para a realidade o Clube estava falido, os bancos exigiam tomar conta do Sporting. Não éramos alvo de gozo, éramos motivo de pena! Do plantel de futebol quase nada se aproveitava, e a nossa formação estava nas mãos da Holdimo.
Passados estes anos voltamos a ser Campeões Nacionais, mas a situação financeira é novamente preocupante.
Muitas vezes me pergunto se qualquer um de nós Sportinguistas não faria melhor com 500M de contrato da NOS mais quase 200M das vendas entretanto feitas com os jogadores que rescindiram e os que estavam no plantel.
Poderia falar de outros valores caros a alguns de nós, como a verdade, a transparência e o respeito pelos sócios, mas tenho de reconhecer que os tempos são outros. Tempos de um “Novo” Sporting.
26 Setembro, 2021 at 22:30
São três as medalhas conseguidas por atletas do Sporting Clube de Portugal ao serviço da selecção nacional, neste domingo, no Campeonato da Europa de ginástica acrobática por Grupos de Idade, em Pesaro, Itália.
O par de Leoas constituído por Leonor Tomás e Mariana Simplício alcançou o segundo lugar e a respectiva medalha de prata no escalão de 11-17 anos, totalizando 26.950 pontos – a 0.450 do par russo vencedor.
Depois, as ginastas Mónica Lima, Sofia Gaspar e Yasmin Rodrigues fizeram 26.990 pontos e conquistaram também a prata em grupos femininos no escalão 12-19 anos, alargando o sucesso nacional e verde e branco.
Por fim, em pares mistos no escalão de 12-19 anos, a Leoa Filipa Panóias e o Leão Gonçalo Sampaio também subiram ao pódio, ficando com a medalha de bronze nesta competição europeia.
No total, o Sporting CP está representado por 25 atletas na prova que decorre na cidade italiana de Pesaro.
26 Setembro, 2021 at 22:33
Parabéns !
Este fim de semana parece me ter sido bem produtivo, pelo menos do que tomei conhecimento.
Força Sporting
26 Setembro, 2021 at 22:34
Parabéns!
26 Setembro, 2021 at 22:47
Parabéns Leões e Leoas!
29 Setembro, 2021 at 14:31
Alguém que me explique… o que é este agendamento de jogo…
Viajaram para Dortmund na terça de manhã, jogaram á noite… e hoje treinam no centro de estágios do Dortmund…
Não está tudo trocado???
Modernices….