O fim de semana foi auspicioso com uma vitória sobre o SL Benfica, no torneio Raça Vareira. Com a supertaça aí à porta, hoje é o dia deles! Vou organizar a escrita por posição e pelas expetativas.

Distribuidores:
Aconteceu uma revolução nesta posição. Com a saída do histórico capitão, Miguel Maia, e Bruno Alves fomos contratar Thiago Gelinski e Frederico Santos. Neste momento, para além dos reforços que referi, temos ainda o Hugo Vinha. Na minha opinião, houve aqui uma estratégia clara. Deixámos de ter 2 jogadores com qualidade idêntica, para ter um jogador com melhor qualidade, ou seja, o nosso titular é melhor. Em termos de orçamento ter-se-á utilizado o dinheiro de 2 jogadores e colocar num só. Isto traduz-se em que o Thiago Gelinski é um distribuidor de grande qualidade, no entanto ficamos sem um 2º jogador para a posição com qualidade próxima. Os dois jovens têm o seu potencial, mas precisam de trabalhar muito para se tornarem numa mais-valia.

Centrais:
Para esta posição mantivemos o Vítor Hugo, que trará força, poder, qualidade, explosão à posição no centro de rede. Ainda bem que ficou porque é um jogador que eleva o nível da nossa equipa. Para o acompanhar a luta será entre o gigante Tiago Barth e o Joaquín Gallego. O currículo do Barth está recheado de grandes clubes e conquistas. Destaca-se pelo bloco e pelo seu serviço forte. Ainda neste jogo do fim de semana com o SL Benfica serviu muitíssimo bem. Depois convencemos o melhor central da liga espanhol a vir para o melhor clube do mundo. O Gallego fez uma época passada fantástica! É um jogador muito forte no ataque, com eficácia elevada, e com grande performance no bloco. O Kelton Tavares vem para ajudar e tentar crescer também como jogador. Temos um melhor conjunto de jogadores para o centro de rede.

Opostos:
O Paulo Victor permaneceu da época anterior. É curioso ver a forma como começou este ano e, parece-me, que está tudo ligado à sua confiança e motivação. O novo distribuidor confia muito nele e isso elevou o seu jogo. Para segundo oposto acredita-se que virá o Israel Masso, de Cuba. É, para mim, uma incógnita o que poderá dar à equipa. Esperemos que venha e depois perceber o quanto nos pode dar.

Entradas:
Mais uma revolução para esta posição em campo. Permaneceu o Bob da época anterior e contratamos o Rafael Cavalcanti, Tiago Pereira, Tom D-P e, possivelmente, o Yohan Leon. O Rafael é um jovem jogador que virá para ajudar a equipa e evoluir o seu jogo, aumentando a sua qualidade. Quem for mais velho lembrar-se-á do seu pai pela antiga Nave de Alvalade. O apelido não engana. O Tiago “raça de leão” Pereira é a alegria sportinguista em campo. Chegou motivado, com vontade, com raça, com pujança, com confiança e qualidade. O número de jogadores para a posição pode tirar-lhe espaço, mas o Tiago está habituado a trabalhar e conquistar o seu momento. Neste início de época parece que ganha vantagem. O Tom D-P é um jogador muito interessante. Não é um Luke Smith, mas também não está muito longe desse nível. Estando em forma, dificilmente não será titular nesta equipa. Chega ao Sporting CP numa altura que ninguém esperava uma nova contratação. A minha sensação é que este atraso na vinda dos cubanos levou a uma decisão rápida para a Supertaça e início de campeonato. Fica a dúvida se não serão excesso de jogadores para a zona 4, quando o dinheiro cada vez abunda menos nesta seção. O Leon é também um jogador de qualidade, mas que não se sobressai ao Tiago Pereira. Sem o Tom, lutariam os dois arduamente pela vaga de titular. Vai ser uma luta engraçada.

Líberos:
Aqui não há alterações. O João Fidalgo e o Gil Meireles continuam de leão ao peito. De fazer referência que o João Fidalgo é o último campeão nacional no plantel e terá a responsabilidade, seríssima, de carregar esse peso consigo e passá-los aos colegas. É o único de todos que sabe o que é ver o PJR abarrotar pelas costuras a gritar SPOOORTING!! Confiamos João!

Expetativas:
Sou um otimista. No ano passado achei que tínhamos melhor equipa do que na época anterior. Apesar das derrotas, a conquista da taça deu uma importância grande ao plantel do ano passado. Este ano também acho que é melhor que o do ano passado. E, apesar de ser descontextualizado afirmar isto, acredito que, se ganharmos a Supertaça, vamos lutar pelo título de campeão. Isto quer dizer que não espero derrotas com o AJ Fonte do Bastardo ou Esmoriz GC. A questão é que se afasta o fantasma chamado SL Benfica. Apesar de termos vencido a Taça de Portugal, o fantasma não foi a lado nenhum porque foi uma vitória circunstancial como se viu no playoff. Neste jogo no último fim de semana o treinador Marcel Matz escondeu muito a sua equipa. Não significa isto que eles são melhores, quer só dizer que, objetivamente, não sabemos o que vale o oposto que veio para o lugar do Theo Lopes.

O Gersinho não tem a equipa ideal, porque nunca se tem, mas tem uma equipa muito competitiva. Acredito muito no trabalho que pode realizar este ano. Passou um pouco despercebido, mas pelas fotografias percebe-se que a sua equipa técnica foi praticamente toda remodelada. No ano passado disse, várias vezes, que parecia um homem sozinho pela postura que se via, se calhar era verdade.

Para sábado aposto num 3-2! O Sporting CP ganha 3-2.

Jogos:
– Supertaça, dia 2, Sábado, às 17h.
– a equipa feminina também entra em ação para o campeonato. Dia 3, domingo, às 16h.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo.