O relatório e contas do Sporting relativo a 2019-20 foi novamente chumbado em sede de Assembleia-Geral, o mesmo tendo acontecido com o documento respeitante à época passada e com o orçamento para a presente temporada. Em Alvalade, assistiu-se a mais um voto de protesto por parte dos sócios presentes.
Dos quatro pontos em discussão na reunião magna desta quinta-feira, só um recebeu luz verde: a atribuição de nomes representativos do clube às portas do Estádio de Alvalade. De resto, tanto o Relatório e Contas 19/20 (59% de votos contra), o Orçamento para 21/22 (57%) e o Relatório e Contas 20/21 (58%) foram reprovados pelos associados.
“O Relatório e Contas de 2019/2020 e o orçamento para 2021/2022 foram reprovados. Votaram cerca de 750 sócios, 1% do total do universo com possibilidades para votar. Estas foram as pessoas que estiveram. A AG decorreu de forma adequada, os esclarecimentos foram prestados e as pessoas votaram naquilo que entenderam. Não vou tirar ilações políticas do resultado”, afirmou Rogério Alves, presidente da Mesa da AG, em declarações à Sporting TV.
Minutos mais tarde, foi a vez de Frederico Varandas, presidente do clube, fazer uma reflexão sobre o sentido da votação. “Sistematicamente, temos um grupo de cerca de 400 pessoas que se apresenta nas assembleias, que tem a sua orientação de voto quer o Sporting seja campeão nacional, quer venha a ganhar a Liga dos Campeões. Estamos a falar de um grupo que corresponde a 1% dos sócios votantes e a pergunta que faço é se esses 99% de sócios votantes querem que esta minoria continue a bloquear a gestão do clube”.
O presidente do Sporting foi ainda mais longe no discurso durante a AG, afirmando “Apresento o meu comprovativo de rendimentos ao Conselho Fiscal todos os anos. Mas uma coisa podem ter a certeza: quando sair do Sporting não vou estar 3 anos sem qualquer rendimento…”
NOTAS RÁPIDAS DA TASCA
– marcar uma AG para uma quinta feira às 18h30 e depois vir-se queixar da pouca afluência e menosprezar a percentagem de votantes?
– mais uma intervenção de Frederico Varandas, mais um toro para a fogueira que divide os Sportinguistas.
1 Outubro, 2021 at 7:37
Eleições, suponho que o actual CD não terá grandes problemas em ser reeleito, a esmagadora maioria de nós vota conforme os resultados desportivos. Melhor timing de eleições para eles não haverá. SL
1 Outubro, 2021 at 7:40
Parece-me evidente o que a direção deverá fazer face a estes resultados mas, um diz que não tira ilações políticas o outro diz que só votaram 1% e que estes são os maus.
Estão mais agarrados a cadeira que uma lapa á Rocha.
Nunca mais nos vemos livres desta corja.
1 Outubro, 2021 at 8:01
A propriedade, certeza, prepotência, arrogância com que o Dr Varandas diz saber qual o sentido de voto de todos os que não votaram é qq coisa de… enfim, vou chamar-lhe de trágico-cómico para ser simpático.
1 Outubro, 2021 at 8:42
Pensou que marcando a ag para uma 5° feira a tarde só iriam aparecer os reformados que veem de autocarro e a aprovação das contas estava no papo.
1 Outubro, 2021 at 12:06
Nem mais. E mais uma vez a contar com o ovo no cu da galinha. Clássico.
1 Outubro, 2021 at 7:45
Sistematicamente, temos um grupo de cerca de 400 pessoas que se apresenta nas assembleias, que tem a sua orientação de voto quer o Sporting seja campeão nacional, quer venha a ganhar a Liga dos Campeões.
– gloria ao pai, ao filho e ao espirito santo.
– amén.
varandinhas… não há maiorias silenciosas…
E tu sabes que vais perder.
1 Outubro, 2021 at 7:50
Mas não foram eles que criaram as condições para só alguns dos sócios de Lisboa poderem ir votar?
1 Outubro, 2021 at 7:55
“Estamos a falar de um grupo que corresponde a 1% dos sócios votantes e a pergunta que faço é se esses 99% de sócios votantes querem que esta minoria continue a bloquear a gestão do clube”.
Sabem o que esta frase quer dizer não sabem?. Fossem 1500, 3000 ou 7500 votos faria sentido que 10% decidam o destino do clube, quer sejamos campeões nacionais ou (hahahaha) europeus, que deve ser a próxima promessa eleitoral. Não faz sentido pois, porque uma gestão de topo que leva o SCP a ser campeão, que renova a academia, que constroi a cidade sporting, que apresenta contas incriveis de imparidades fantasticas, que transforma o Sporting roulotte numa empresa digna de estar em silicon Valey, não pode ser bloqueada por uma mão cheia de votos, nem uma AG pode ser solicitada por outra mão cheia, bem sei que está nos estatutos mas nós não queremos saber disso para nada.
O que o Varandas está a insinuar é que não faz sentido que sejam os sócios a decidir os destinos do clube, porque 1% vale tanto como 2%, 10% ou 20% é sempre uma percentagem irrisoria. Como se conseguem percentagens irrisorias, facil , facil, marcar com 1 semana de antecedência, marcar para uma 5 feira à noite e divulgar o menos possivel o que se vai aprovar como se não tivesse qualquer importância.
Eu ontem avisei, tratam o povo todo como estúpidos até um dia terem uma valente surpresa. O meu muito obrigado a todos os sportuinguistas que se deslocaram ontem à AG
1 Outubro, 2021 at 7:58
Nem mais.
1 Outubro, 2021 at 8:40
Isso.
1 Outubro, 2021 at 9:45
+1
1 Outubro, 2021 at 10:03
Isto@
1 Outubro, 2021 at 10:21
Meu Caro Rodrigo acrescento só o seguinte….
Eu estou algures na Europa (civilizada ) a 2500 Km de distancia de Lisboa !
Foi Sócio ( deixei de ser porque, detesto fazer figura de estupido na vida do clube ) e sou adepto ferrenho do Sporting CP, e posso garantir com absoluta certeza, que aqui onde vivo, não há banco algum, que empreste, ou faça rolar divida, de um cliente que NÃO RESPEITA OS SEUS PRÓPRIOS ESTATUTOS, e que não tenha as suas próprias contas LEGALMENTE APROVADAS !
Isso aqui é simplesmente Impossível !
O SCP corre graves Riscos como clube !
Aí em Portugal, confesso que não sei o que se passa !
Até porque já vi o João Rendeiro ( BPP) fugir à Justiça e ao cumprimente de Pena Judicial, com o consentimento de uma JUIZA !
É por esta razão que não tenho conta bancária aí em Portugal, e deixei de enviar dinheiro em 2008 !
Ninguém com dois dedos de testa o fará !
Muitos ficaram com dinheiro a arder nas mãos de banqueiros que roubaram o estado Português !
Digam agora que sou um TRISTE ! … ou acéfalo….ou inimputável !
SL
1 Outubro, 2021 at 12:07
+1906
1 Outubro, 2021 at 7:56
São as regras da Democracia Dr. Varandas.
Sinceramente, acho que os relatórios deviam ter passado. Acho igualmente as declarações do Varanda sem sentido e não lhe ficam nada bem.
1 Outubro, 2021 at 7:59
A vontadinha que eles tinham de fazerem o que queriam do clube sem dar satisfação aos sócios… há tanta gente que se diz democrata mas que só gosta verdadeiramente da democracia qd funciona para o seu lado!
1 Outubro, 2021 at 8:43
Os Relatórios não podiam passar.
Espelham o aumento de dívida do clube à SAD sem esclarecimento prévio nem discussão pelos sócios em AG, além do valor real das despesas ser superior ao orçamentado sem aval dos sócios.
1 Outubro, 2021 at 9:52
Jaime
os relatórios são o que são… são relatórios.
Os orçamentos, pelo contrário, são documentos estratégicos e esses sim, devem ser bloqueados se suscitarem dúvidas, omissões ou indicações contrárias aos interesses do clube.
1 Outubro, 2021 at 17:42
O Relatório tem que ser aprovado para que todos os sócios estejam comprometidos com as acções que ali são incluídas.
Houve acções que deveriam ter sido objecto de aprovação por parte do sócios e que não o foram.
Achas bem um sócio aprovar um relatório (e comprometer-se com o mesmo), tendo conhecimento de que houve acções praticadas em seu nome e com as quis ele não concorda ou não foi informado, quando deveria ter sido?
1 Outubro, 2021 at 7:57
Cada tiro, cada melro. Impressionante! De facto, o Dr. Varandas calado é um poeta!
1 Outubro, 2021 at 7:58
Tendo estado um pouco aafstado destas realidades por motivos pessoais enstes ultimos 2 meses, não surpreende este chumbo.
Basta ver, que 95% dos chumbos de relatorios e contas em todo o lado nada tem a ver com as contas em sim mas com desagrados com a direção e protestos.
FV e a sua direção continuam a não cair no goto dos sportinguistas, aliás é quase impossivel algum dia caírem.
Falta perceber a Varandas e companhia que ganhar a Champions não resolve tudo, assim como se este ano ficarmos em 3º pode não ser o fim de tudo. Não se resume a só resultados desportivos.
Contudo, sinceramente, não me parece que Varandas se demita já e avançe para eleições.
Mas de uma coisa também é certa, dificilmente não será reeleito
1 Outubro, 2021 at 8:48
Luís.
Tu em consciência, sabendo que os Relatórios espelham acções que contrariam a vontade dos sócios, como i aumento da dívida do clube à SAD sem qualquer escrutínio ou explicação, com valores de despesa que ultrapassam o orçamentado sem aval dis sócios, votavas a favor dos mesmos?
Esquece que o presidente é A ou B.
Votavas a favor?
Caucionavas aldrabices?
Agira, já está, já está?
1 Outubro, 2021 at 8:49
*Agora
1 Outubro, 2021 at 10:53
Não, não votava. Mas sem conhecimento de causa, pois o aumento da divida e do valor de despesa podem ter milhoes de explicações. Que eu posso ou não entender ou querer entender.
Eu falo também por mim. Nao fui mas votaria contra.
Mas é pelo atestado que queremos a dar a quem nos gere, da forma que gere.
1 Outubro, 2021 at 10:59
Sabes….
Tinham bom remédio….
Marcavam a AG para o fds, estavam na semana anterior a explicar as contas e o orçamento e o que aconteceu ao longo do ano, até podiam aceitar perguntas por e-mail depois darem esclarecimentos devidos nessa semana, tinham publicado ambos no site, tinham a discussão na AG e no final votado…
Querem apoio dos sócios e não votos de cruz? Então façam as coisas como deve ser.
A merda sabes qual é? Eles querem votos de cruz mas no que lhes interessa. Porque não têm interesse nenhum em que as pessoas saibam o que estão a votar. Olha….foderam-se….
1 Outubro, 2021 at 11:27
Tal e qual.
1 Outubro, 2021 at 12:09
É isto.
1 Outubro, 2021 at 12:18
Nem mais!
1 Outubro, 2021 at 8:04
Queria apenas deixar o meu sincero obrigado a todos os sócios que se deslocaram ao Pavilhão ontem para exercer o seu sentido de voto. Enquanto houver leões destes ainda há esperança no grande SCP! Bem hajam!
1 Outubro, 2021 at 12:09
Subscrevo totalmente! Obrigado leões.
1 Outubro, 2021 at 8:13
Parece que quem quer votar contra está mobilizado para tal.
São as regras. Se querem que as contas passem, a direção tem de cativar os restantes 90% dos sócios.
1 Outubro, 2021 at 8:16
Se querem que as contas passem,façam por isso….Não é endividar o clube cada vez mais…mobilizar os outros 90??é uma minoria não é??curioso que este presidente foi eleito também por uma minoria em relação a um concorrente dele….ou quando algo passa em ag a falar deles já não é falada em minoria…para o caralho,deixem de ser desonestos.
1 Outubro, 2021 at 8:48
como disse mais acima, para alguns a democracia é uma coisa linda qd funciona segundo os seus interesses!!
Este CD, tresanda a despotismo!!!
1 Outubro, 2021 at 8:51
Como se nos restantes 90% não houvesse quem votasse contra…
1 Outubro, 2021 at 11:51
Não são 90%, são 99%!!!
1 Outubro, 2021 at 8:15
Meu querido Sporting, nem na hora de um dos melhores, senão o melhor, ano de vitórias desportivas tem paz…
Será genética…
Viva o SCP ♥️
1 Outubro, 2021 at 8:26
Outra vez a conversa da minoria pode ser que para a próxima marque uma AG para um fim de semana. Estranho o Sr Rogério ter aprovado venda de património com minoria um pouco semelhante e não ter feito caso. Quanto ao Varandas, que acumula mais cargos que eu sei lá o quê, é de uma filha da putice imprópria de um militar como ele falar sobre quem não está presente, mais uma vez fraturando o clube.
Infelizmente preparem-se para mais 4 anos disto, prepotência e desculpabilização.
1 Outubro, 2021 at 8:29
Tudo chumbado….e isso quer dizer o que com esta gente? Nada. Siga. Tudo normal. Rogério Rules…
O gago é apenas triste. Já ninguém lhe liga nenhum. Nem o Rogério.
1 Outubro, 2021 at 8:31
Coisas de que o Cherba se “esquece” de falar:
ttps://twitter.com/sporting_tatico/status/1443730567044997120?s=20
1 Outubro, 2021 at 8:38
Uma coisa que me deixou triste nesta AG, e a pensar sobre o rumo que queremos seguir, foi num momento em que um sócio, na terceira ou quarta intervenção, foi ao púlpito falar. Um septuagenário, disse que já tinha 75 anos de sócio, e que veio de muito longe para aquela que ele
considerou como a sua “última Assembleia Geral”. Palavras dele, não sabemos porque motivo as disse, ou por achar que já não tem paciência nem tempo para estas andanças, ou por outro motivo qualquer. Começou a falar e decidiu agradecer à Direção pelo trabalho feito e pelos títulos
Da última temporada. Concorde-se ou não com o senhor, a verdade é que a opinião dele, e tem tanto o direito de a ter como qualquer pessoa que vá discursar lá à frente. Chega à parte dos elogios e um grupo começa a apupar, a assobiar e a ofender o senhor. Isto sem dó nem piedade,
Como se ele estivesse a fazer algo de mal. A verdade é que assim foi durante o resto da sua intervenção. Mal se conseguia ouvir o que o senhor dizia e a verdade é que este se exaltou e teve de elevar a voz para se fazer ouvir, felizmente não lhe deu nenhuma coisa má, e ainda saiu
Do púlpito relativamente emocionado pela situação que sucedeu.
Goste-se ou não do trabalho dos outros ou opiniões alheias, devemos sempre respeitar os mais velhos e aqueles que têm o dobro dos anos de Sporting do que muitos têm de vida.
É para meter a mão na consciência e pensar
Sporting Tático
1 Outubro, 2021 at 8:53
Triste, sem dúvida!
Mas esse, e outros episódios, não fazem de uns bons e outros maus! Reflectem sobretudo a incapacidade deste CD em unir os Sportinguistas como prometeu.
O clube não pode continuar a ser gerido desta forma!
1 Outubro, 2021 at 8:59
Fazem….
Dos idiotas que os protagonizam…fazem deles maus…
E não é 1 ou 2 episódios.
Eu estive por um fio para aprovar só por irritação e vergonha de estar a votar do mesmo lado que pessoal que se comporta como uns macacos…
1 Outubro, 2021 at 9:07
Votar por irritação nunca é bom!
Por muito que custe há que saber manter o discernimento!
PS- Obrigado Tiago por teres ido votar!
1 Outubro, 2021 at 9:13
Foi o que me segurou. Foi querer chumbar as contar e para mim ser mais importante dar sinal a quem manda do que a outros sócios…por mais que os outros sócios me irritem…
1 Outubro, 2021 at 10:43
Fizeste-me lembrar de um amigo que estava na AG de destituição para votar contra e mudou em pleno pavilhão a intenção de voto depois de ver um dos tristes espetáculos na bancada.
Vale o que vale, não foi caso único.
1 Outubro, 2021 at 11:04
Perguntem por exemplo ao João Gaspar, sobre os massacres que João Rocha teve de passar em Assembleias Gerais bem, quentes.
Mas como evidente eram já os “brunistas”, melhor, acho que está na hora de deixar de falar em brunistas mas sim começar a falar em anti-varandettes a ganhar experiencia para aquilo que tinham pela frente.
PS: Não é para desculpar nada, é indecente, é ordinário, é primitivo que continue a acontecer assim como adjetivo da mesma forma o planeamento e processos utilizados para a realização das AGs nos últimos anos.
1 Outubro, 2021 at 9:57
do CD????
mas foi o CD que faltou ao respeito ao sócio? Que não lhe deu voz, que o apupou e insultou?
1 Outubro, 2021 at 10:31
Esse mesmo cd que mandou beijinhos para a bancada….Que fala em escumalha ou agora chama de pelintras?esse mesmo…tudo a mesma merda,os que não deixaram o senhor falar como o palhaço que preside o Sporting.
1 Outubro, 2021 at 12:13
Este é sempre muito selectivo nas indignações.
Andou na escolinha de Marias e afins.
1 Outubro, 2021 at 12:12
Talvez o CD que apelida de pelintroes escumalha e atiras beijos. Coitado do RF, sempre muito selectivo.
1 Outubro, 2021 at 15:24
Triste sem dúvida, e fácil, identificação desse/desses sócios e enviar participação disciplinar para o órgão competente do clube.
O mesmo se aplicava no caso da suposta agressão à filha de um dirigente.
1 Outubro, 2021 at 8:54
O pessoal vive todo em bicos dos pés no Sporting. Resultado de votar num candidato que prometeu unir o clube e que após eleito ainda está para fazer a primeira acção de união. O resto é perceber que há gente de merda e sem noção, incapazes de respeitar a opinião do outro em todo o lado, nós não somos excepção
1 Outubro, 2021 at 8:54
Concordo.
1 Outubro, 2021 at 8:58
Só nojento isso. Quem fez isso não é melhor que o Varandas e nem vale a pena critica-lo porque no fundo fazem igual.
1 Outubro, 2021 at 8:52
Muito mau. Mas, já agora, diz-me lá o que pensas sobre esta declaração?
https://twitter.com/SCPPopular/status/1443720983756656641
O que é que ele quer dizer com isto? Está a perguntar aos “99%” de sócios se querem permitir a continuidade dos “1%”? Talvez propôr-se a expulsão desses sócios? Expulsem-se as vozes críticas. O senhor devia preocupar-se era em arranjar maneira de gerir bem o clube para que não houvesse vozes discordantes. E, já agora, deixar-se de discursos cáusticos e fraturantes em intervenções públicas.
Faça o seu trabalho como deve ser e deixe de dar pretextos para protestos. Se não houvesse por onde pegar, não teria contestação. Simpatias/antipatias pessoais hão de sempre existir, e ele que meta na cabeça que não é só por isso que é contestado. Governe o CLUBE em vez do seu bolso e os dos amigos.
1 Outubro, 2021 at 12:43
ana ,
” O que é que ele quer dizer com isto ? ” ; amiga provavelmente NADA !
Ele … não diz o que sabe ! nem sabe o que diz !
Mas tem a Clinica sem dividas e a bombar, o que antes de ser Presidente do CD do Sporting CP não acontecia !
Participou ativamente na Golpada, pertence a uma minoria de sportinguistas oportunistas ! … isto é o que ele … não diz, mas sabe-o !
SL e Obrigado por teres ido à assembleia geral !
1 Outubro, 2021 at 8:32
Esta AG foi marcada com o objetivo de passar despercebida e ter o mínimo de celeuma.
Azar do caraças que quem se preocupa com o Sporting e alerta constantemente para o buraco em que as contas do clube e SAD se encontram, não se importou de mais uma vez fazer o sacrifício de dizer presente, eu incluído.
Foram inúmeros os que fizeram 300 + 300 quilómetros para dizer presente às 18h30 de uma quinta-feira e mostrar a este CD que o contínuo desrespeito pelos sócios tem que acabar.
No que toca ao que estava em votação, só meia dúzia que aqui escrevem é que não entendem que este chumbo tem raízes muito mais profundas que um grupo de viúvas ou brunistas vs. Varandas.
Será que já se esqueceram da manifestação com milhares em Alvalade a pedir a demissão de Varandas?
Não é por se ganhar um titulo no futebol que se passa uma esponja em tudo o que este CD fez e continua a fazer mal.
Acima de tudo continua a ser o futuro do clube que se vota nestas AGs e quem não concorda com o rumo, vota contra.
Este chumbo é dirigido não só à incompetência financeira da dupla Zenha/Varandas mas igualmente à forma como Varandas, com a cobertura de Rogério Alves, tratam os sócios e sistematicamente encontram formas de desunir o clube.
Mas muito mais foi focado nesta AG, único local onde a maioria de nós pode discutir tudo o que respeita igualmente à SAD (porque a maioria não é accionista desta) apontando os inúmeros erros desta gestão:
– Desrespeito do PMAG pelos inúmeros pedidos que lhe foram dirigidos para realização de AGs extraordinárias para reverter expulsões que hoje se sabem ser injustas
– Continuação da numeração de boletins de voto sem uma explicação plausível para o facto
– Intenção de uto-atribuição de prémio aos membro do CD quando apresentam prejuízo de milhões nas contas de clube e SAD
– Mascarar das contas do clube à conta de novos normativos contabilísticos
– Não inscrição das equipas femininas nas competições europeias
– Preço dos bilhetes
– Relvado de Alvalade
– A atribuição de um certo nome a um campo da Academia ou a determinada porta de Alvalade
– Imoralidade do despedimento de funcionários do clube com inúmeros anos de serviço, sob o lema de corte nos custo e de seguida contratar mais e sobretudo contratar jogadores de milhões
– Falta de transparência na comunicação aos sócios das comissões com compra e venda de jogadores
E a lista tem continuação….
1 Outubro, 2021 at 8:57
Da Holanda, onde vivo, a minha humilde vénia e obrigado! Só isto!
1 Outubro, 2021 at 10:04
“Azar do caraças que quem se preocupa com o Sporting e alerta constantemente para o buraco em que as contas do clube e SAD se encontram, não se importou de mais uma vez fazer o sacrifício de dizer presente, eu incluído.”
Ora! Ele devia era enaltecer quem, apesar de tudo, lá vai e criticar quem, podendo fazê-lo, contra ou pró, não se deu ao trabalho de lá ir. Até podia ser que as contas tivessem sido aprovadas. Porque é que não critica quem não foi?
1 Outubro, 2021 at 19:24
A minha vénia a este excelente comentario e perrmitam-me que aplauda de pé! Parabéns!
Sl
1 Outubro, 2021 at 12:15
Outro bom comentário.
1 Outubro, 2021 at 13:04
“Desrespeito do PMAG pelos inúmeros pedidos que lhe foram dirigidos para realização de AGs extraordinárias para reverter expulsões que hoje se sabem ser injustas”.
Que eu saiba, houve apenas um pedido e foi bem rejeitado. Não existem assembleias de reversão das decisões de expulsão. O artigo 34 , parágrafo 1, alínea C) diz claramente que os sócios expulsos ou suspensos, mediante processo disciplinar, só podem ser readmitidos “…quando, em Assembleia Geral expressamente convocada para o efeito, for aprovada a sua readmissão por maioria de dois terços dos votos expressos”.
Quem quiser pedir uma AG nesses termos, reúne as assinaturas necessárias e pede a sua convoicção para esse efeito. Isso, que eu saiba, nunca foi feito.
Que eu saiba, ninguém pediu uma assembleia nesses termos…pretender reverter a decisão da AG de expulsão é uma artimanha para que a exigência de 2/3 não se aplique…o que obviamente não pega.
1 Outubro, 2021 at 13:15
Não foi assim mas também não interessa para nada.
Ainda bem que os peritos nos estatutos não faleceram todos.
E então que dizes sobre os estatutos preverem que a contabilidade é feita de acordo com as normas do SNC-ESNL e assim de momento para o outro POR OPÇÃO resolvem utilizar as normas do IAS, não te parece que primeiro deveriam mudar os estatutos?
“Artigo 31º
(Gestão económica – financeira)
1 – A contabilidade do Clube será efectuada de acordo com a legislação em vigor, com especial relevo para as normas contabilísticas aplicáveis a entidades do sector não lucrativo ajustadas às actividades desportivas.”
1 Outubro, 2021 at 13:21
Se não foi assim, podes dizer-me como foi?
Sobre normas de contabilidade não percebo nada…só falo do que percebo…mas não me parece que seja uma questao decisiva (sobretudo se até mudram lucro para prejuízo…).
1 Outubro, 2021 at 14:34
Não percebes de normas mas percebes de estatutos e os estatutos dize o que dizem e o que dizem é o que está no texto até ser mudado. Até lá pelo que percebo terão de ser respeitados, assim como 2/3 que mencionas que não pega …. Ou apenas isso dos 2/3 é que é, para ti, uma questão decisiva?
Posso, a AG que falas já foi realizada é pedida (recurso) pelos próprios, e os sócios confirmaram a decisão do CFeD. Agora só é possível a readmissão numa AG a pedido dos sócios (que não é a que mencionas do artº 34º essa é o recurso de quem é expulso e é pedida pelos proprios), observando os requisitos necessários e foi entregue requerimento com assinaturas suficientes e validadas. Rogerio Alves decidiu que ele é que sabe o que os sócios podem ou não querer agendar. é como a justa causa, ele é que decide mesmo que em causa própria.
1 Outubro, 2021 at 14:31
O primeiro comentário que me apraz dizer em resposta é se esses estatutos são os mesmo que o Rogério Alves, a cada AG e a cada requerimento que lhe é dirigido, faz questão de interpretar à sua maneira.
Quanto à questão que levantas, sabes tão bem como eu que significativa parte dos sócios votaram a favor da destituição de BdC porque tudo foi feito (media, figuras de estado, oposição sportinguista) para responsabilizar este pela invasão de Alcochete.
Depois da absolvição em tribunal, acho que já era mais que tempo de os sócios se pronunciarem sobre manterem ou revereterem a decisão de expulsão, sem ser necessário haver um requerimento.
Mas mesmo um requerimento nesse sentido existe como podes verificar na notícia abaixo:
– https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/rogerio-alves-recebeu-socios
1 Outubro, 2021 at 14:32
E até pode acontecer que os sócios votem pela manutenção de decisão de expulsão, situação que terá de ser respeitada.
1 Outubro, 2021 at 8:38
Karma 🙂 o varandas pega na bola e vai embora
1 Outubro, 2021 at 8:40
Já comentei no cantinho, mas se por um lado eu não esperava o resultado, por outro vejo aqui uma boa oportunidade para o Varandas vencer eleições.
É que no momento da verdade (massivo), o futebol manda.
Mais do que ver os projetos, o longo prazo, as modalidades e as pessoas.
A bola entra, siga.
Por outro lado, desvalorizar aquilo que é o resultado desportivo neste momento é ser mal intencionado ou burro, pois é o core business de tudo isto. Por mais financeiro que um gajo seja, por mais que um gajo odeie esta direção.
Se me perguntarem o que acho do trabalho da direção, não é dificil apontar coisas boas e más. Mas é muito fácil apontar só boas ou só más.
1 Outubro, 2021 at 10:49
Olha uma coisa só boa … E se corre bem … até correr mal!
Infelizmente não há mais.
1 Outubro, 2021 at 11:43
“Por outro lado, desvalorizar aquilo que é o resultado desportivo neste momento é ser mal intencionado ou burro, pois é o core business de tudo isto.”
Estás a insinuar que quem votou contra desvalorizou o resultado desportivo e, por isso, é mal intencionado ou burro?
O resultado desportivo sobrepõe-se às aldrabices e atropelos que têm sido cometidos?
É isso?
A maioria dos sócios chumbou relatórios e orçamento por os mesmos conterem atropelos à sua consideração e aos Estatutos. Ponto.
1 Outubro, 2021 at 11:45
Não.
1 Outubro, 2021 at 12:23
Brave,
Muito sinceramente acho que está à vista de todos que “a bola está a custar mais a entrar”, ou seja os resultados vão começar a ser piores… Não sei se o futebol será um trunfo.
Z
2 Outubro, 2021 at 6:22
Certo. Mas terá enorme influência o campeonato, supertaça não tanto, mas os jovens e o Amorim.
1 Outubro, 2021 at 8:56
Muito contente por termos chumbado as contas e o orçamento.
Seria uma boa altura para esta gente pensar o que anda a fazer. Mas já é evidente que não. Aliás todas as declarações apontam nesse sentido.
Então vão marcar uma AG para quinta-feira ao final do dia e estão à espera do quê? Mobilização de grande parte dos sócios?
O Varandas ainda vai mais longe na estupidez. Então numa AG sobre as contas do clube, que ele prestou ZERO esclarecimentos prévios com a votação a decorrer em simultâneo com a suposta discussão…e ele queria tudo aprovado por ter sido campeão?! Pois é meu idiota…felizmente parece que ser campeão ainda não justifica tudo e há quem se preocupe com mais do que isso…
Os 99% que não foram não foram porque vocês fizeram questão de fazer tudo a forma mais sorrateira possivel a ver se passava. Zero transparência, zero discussão, zero mobilização, zero explicações. Numa AG a uma quinta feira ao final do dia em Lisboa?! Além de que tinha de se ir a Lisboa logo de origem para sequer ver o que se ia discutir?!
Tinham aqui mais uma boa oportunidade para pensar que se calhar têm de fazer as coisas como deve ser…ao invés, decidem fazer birrinha e não olhar para dentro. Só dão mais razão a quem chumbou as contas e o orçamento.
PS: Isto não invalida uma coisa…é uma tristeza a forma como as pessoas se comportam. Há efetivamente uma mão cheia de idiotas (e não é apenas uma mão cheia) que vão para lá e se comportam como macacos. E o que mais me custa no meio de tudo isto é mesmo ter de votar no sentido que estes animais.
1 Outubro, 2021 at 9:05
Pois é Tiago, somos cada vez mais os que estamos fartinhos quer de Croquettes quer de Brunettes … precisávamos tanto de uma bendita 3a via credível e que pusesse os interesses do SCP à frente dos seus, seus amigos, e accionistas da SAD …
1 Outubro, 2021 at 9:20
Mesmo…
Eu detesto a direção atual pela forma como gere o Sporting mas não suporto este lado desta gente….Parece a SA….quer fazer valer-se pelo Bulling, mais do que incapazes de ouvir outras pessoas e opiniões (que isso é problema deles), comportam-se como uns trogloditas e não deixam ninguém ouvir…
E inutilizam a AG.
Eu adorava ter uma AG de avaliação de mandato. Um dia ao fds, com o final num voto de confiança à direção, onde fosse possivel ouvir as vários sensibilidades do Sporting. Mas estes idiotas trogloditas invalidam que isso fosse sequer possivel mesmo que a direção tivesse os tomates para a convocar. Com estes comportamentos, nem eu sou capaz de criticar ela não ser convocada…porque não vale a pena…
1 Outubro, 2021 at 9:22
Gente estúpida e sem educação existe em todo o lado. O Sporting não é nem nunca será excepção.
1 Outubro, 2021 at 9:54
+1
1 Outubro, 2021 at 10:33
Esquece. Até porque há sempre um mas, ou o outro que…
Vota e sai.
1 Outubro, 2021 at 9:34
Até tu, Rugido?
“nem brunettes nem varandettes”, alguém que ponha o Sporting acima dos interesses pessoais.
Já percebeste que estás a descrever o Presidente Bruno de Carvalho?
O Muro é tão seguro!!!!
1 Outubro, 2021 at 10:05
Hehehehehe
1 Outubro, 2021 at 11:17
Só abordei uma parte do meu raciocínio: pôr o Sporting acima dos interesses pessoais é uma condição fundamental mas não suficiente. Também é preciso unir e pacificar o clube. E esta parte, nunca BdC ou os seus apoiantes conseguirão. Tb não acredito em Benedito, já agora!
Precisamos de sangue novo, que se proponha a:
1) Recomprar VMOCs e se comprometa (com um plano financeiro) a consolidar o controlo da SAD por parte do clube;
2) Organise uma AG para se votar a reintegração de BdC e que estabeleça um acordo honesto e responsável com as claques;
3) Mantenha a aposta na formação;
4) Traga capacidade de investimento no futebol mas defenindo um mínimo de investimento para as modalidades de modo a nunca canibalizar as outras modalidades por causa do futebol;
5) Respeite a história e identidade do SCP (e.g. ecletismo, olimpismo) em Portugal e no Mundo!
Aonde está a 3a via capaz de fazer isto com carisma, não sei! Mas é disto que precisamos!
1 Outubro, 2021 at 11:45
Precisamos de sangue novo, que se proponha a:
1) Recomprar VMOCs e se comprometa (com um plano financeiro) a consolidar o controlo da SAD por parte do clube;
2) Organise uma AG para se votar a reintegração de BdC e que estabeleça um acordo honesto e responsável com as claques;
3) Mantenha a aposta na formação;
4) Traga capacidade de investimento no futebol mas defenindo um mínimo de investimento para as modalidades de modo a nunca canibalizar as outras modalidades por causa do futebol;
5) Respeite a história e identidade do SCP (e.g. ecletismo, olimpismo) em Portugal e no Mundo!
totalmente de acordo
1 Outubro, 2021 at 11:33
Incrível é apelidar uns arruaceiros de brunetes, como que se todos os que apoiam o antigo presidente fossem desse tipo.
Falam em união mas estão sempre a espetar a faca.
1 Outubro, 2021 at 10:45
É muito isto, Tiago. Muito.
1 Outubro, 2021 at 8:59
O mais certo é isto resultar em eleições antecipadas. E muito dificilmente Varandas não as ganha. A não ser que não se recandidate.
1 Outubro, 2021 at 9:03
Seria o movimento mais inteligente. Isso parece evidente e tem aqui uma relativamente boa desculpa…se bem que um candidato mais inteligente conseguisse desmontar um bocado isto. Para pedir apoio não era preciso eleições, bastava marcar uma AG com tipo uma “moção de confiança”. Uma coisa bem feita, no fds, com tempo para discussão, a conseguirem mobilizar uma base de apoios que evidentemente têm…
Mas já disse…o Varandas tem medo de eleições como tem medo de AG’s…só vai mesmo obrigado…
1 Outubro, 2021 at 9:57
Já o disse aqui que já o devia ter feito. Fins de Agosto inicio de Setembro tinha sido o ideal. Ganhava sem espinhas, teoricamente tinha munições para ter um EO de sucesso e a malta ainda não tinha tempo para digerir possíveis derrotas na CL e os flops contratados. A convocar agora serão feitas no mês que vem e até lá tudo pode acontecer.
1 Outubro, 2021 at 10:00
Mas antes não tinha um motivo. E o motivo é tudo. Ele tinha de se demitir. Qual era o motivo para se demitir na altura?
Agora sempre teria qualquer coisa a que se agarrar.
Mas não vai acontecer, de qualquer forma…e as eleições são daqui a uns meses…
1 Outubro, 2021 at 10:05
O Clube está claramente fraturado, o pretexto é o da união e estabilidade, o resto o Rogério tratava do spin. Já vimos muitas vezes que não é preciso muita gente querer para se fazerem coisas no Sporting, um banho de propaganda nos jornais e ninguém quer justificações para nada.
Mas eu estou como tu, vão haver eleições na altura delas e só mesmo uma hecatombe tira de lá o Varandas-
1 Outubro, 2021 at 10:18
não é preciso uma hecatombe, é preciso uma alternativa…
1 Outubro, 2021 at 10:18
Mas precisava de expor a fratura. Em Setembro não tinhas nenhum acontecimento que mostra-se a fratura. As cambalhotas na CS não dá para tudo. E se já têm uns quantos que não votam neles nem por nada, entrar numa politiquice dessas desmobiliza eleitores deles…não dá automaticamente a outros mas desmobiliza…
Para mim, para ir legitimamente e de forma segura (ou seja sem dar munições à oposição) a eleições, tinhas agora de convocar a tal AG que eu disse, ela dar molho (porque ia obviamente dar) e aí sim…ir a eleições porque é preciso ouvir os sócios. E ainda ficas com a bala dourada de meter os animais que iam provocas nas AG do lado de lá…o que tem o efeito de mobilizar do lado da direção e desmobiliza do outro lado…
Enfim…é o jogo politico….
1 Outubro, 2021 at 10:25
Eu acredito que eles não precisem de nada disso, porque lá está sou crente no quero posso e mando do Rogério Alves. Fazendo o que dizes ou o que eu digo ele seria reeleito. Mas como ontem disseram que basicamente aquilo não contou para nada vão prosseguir com a vida, e para o ano em Junho ou Julho levam 3 orçamentos a aprovação.
1 Outubro, 2021 at 15:43
Se o Varandas tivesse um pingo de estratégia política era mesmo isso que fazia. Retirar tempo às alternativas estar o mais próximo possível do sucesso desportivo recente e ainda capitalizar os indecisos que perante os comportamentos de bullying nas assembleias votariam mais contra os bullies do que propriamente a favor do Varandas.
1 Outubro, 2021 at 9:01
Mau….!!!!! Queres ver que agora as AG já não contam….!!!! É tão bom a democracia…. quando ganhamos, não é….???
p.s. E parece que o ‘fantasma’ vem é de cima para baixo….
1 Outubro, 2021 at 9:03
Se fossem aprovadas por 1% dos socios ja nao fazia mal , é isso ?
E que tal criar condiçoes para que mais socios possam votar ?
1 Outubro, 2021 at 9:11
Concordo…. Mas enquanto isso não acontece…. Estes 1% são os que decidem…. independentemente do sentido de voto….
Chama-se lei, regras, estatutos ou assim…..!!!!
Coisas que só têm letra grande qdo dá jeito….
1 Outubro, 2021 at 9:30
Que não restem dúvidas, o que esta malta quer é o regresso daquele outro senhor.
Podemos ser campeões, ter lucros de milhões, ganhar nas modalidades ou futebol feminino. Não interessa para nada isso!
O Sporting é um clube inexplicável.
E basta comparar com os do outro lado da circular, já a viver num estado de graça depois dos fracassos e escândalos do passado recente.
E somos nós agora que estamos em convulsão. Mesmo apresentando os melhores resultados desportivos das ultimos duas decádas, com muito menos rescursos que os rivais.
Mas é algo que se devia tentar perceber….. Não sei se é a direita mais conservadora que se associou a ser do Sporting (por ser clube de Portugal?) e cultivam este saudosismo face a ter uma pessoa 1 pessoa que tenha que ser dono disto tudo.
1 Outubro, 2021 at 9:32
Um bom exemplo do ambiente que se vive em Alvalade desde que 2018
https://twitter.com/sporting_tatico/status/1443730567044997120
1 Outubro, 2021 at 9:35
‘Esta malta’. És pouco estúpido, és.. O que vale é que não enganas ninguém.
Essa do ter lucros de milhões aí no meio ficou mesmo linda..
Que idiota.
1 Outubro, 2021 at 9:37
E já agora.. A única (ou as únicas, vá..) pessoa que se comporto como o dono disto tudo é mesmo o teu padrinho e o padrinho dele. Basta ver como são recorrentemente chumbados e continuam agarradinhos à cadeira..
1 Outubro, 2021 at 9:54
pois é chato , enquanto não se resolver a historia de 2018 , enquanto não for feita historia do que aconteceu ao Sporting em 2018 e qual foi o papel de cada interveniente , não saímos disto …
“lucros de milhões” !!! afinal não falta guita
1 Outubro, 2021 at 13:18
É muito isto.
1 Outubro, 2021 at 10:01
Hoje ganhaste com muito menos recursos que os rivais, ontem andavas aqui a falar como se tivéssemos de gastar a torto e a direito para competir com eles. Tens de te decidir, dá para ganhar sendo mais competente mesmo com menos recursos ou temos de gastar como os outros para competir?
1 Outubro, 2021 at 11:06
São milhoes de lucro!!! Chaters de guito a chegar a Alvalade!!!
Ai minha nossa, que estupidez!!
1 Outubro, 2021 at 13:19
Dá para lutar, chatear, ser digno, eventualmente. Para ganhar.. Sim, num ano anormal dos rivais.
1 Outubro, 2021 at 11:07
Mas se tivéssemos sido campeões e tivéssemos tido lucro, achas que a maioria não aprovava as contas?
As pessoas são todas burras?
Ó J., há n razões para criticar o Varandas – resultados financeiros horríveis, postura idiota, falta de transparência, negócios incompreensíveis, muita mentira dita pelo meio de algumas verdades, não unir o clube… – e só há uma para o elogiar – os resultados desportivos maioritariamente da ultima época.
Eu votei no Varandas e hoje acho que tem feito um mau mandato para o Clube, apesar de algum sucesso desportivo. Acho que o Clube está hoje pior do que estava pós rescisões, mesmo com um relativo sucesso desportivo. E isto diz muito do que tem sido a gestão desta Direcção.
1 Outubro, 2021 at 12:03
O J, como sempre, vive no país dos unicórnios e o futuro do clube que se f…
1 Outubro, 2021 at 12:19
Mais um copy paste de propaganda.
Trabalha soldadinho.
É só a mim que este croquete faz lembrar o desaparecido Jonas? Curioso…
1 Outubro, 2021 at 13:17
Lucros de milhões ? Oi ? Isso foi com o outro.. Mas preferiram rebentar o clube e entregá-lo a mesma merda de gente que nos afunda. Btw.. O dias da cunha também foi campeão e depois foi ver o estado em que deixou o clube quando bazou. Este CD voltou aos tiques de gestão cascais style e sabemos onde isso nos vai levar… E mesmo assim alguns gostam porque fomos campeões uma vez, ocasionalmente, dando crédito para os próximos 20 anos a um merdas que despreza os sócios do scp. O Sporting é de facto um clube inexplicavel.
1 Outubro, 2021 at 14:56
O clube e sad cada vez mais com a corda ao pescoço e este fantoche a falar de lucro de milhões….
Croquette estragado.
1 Outubro, 2021 at 15:24
Nalitzis,
Oh homem de Deus …Tu não percebeste nadinha do que, o Lion De Rochefort escreveu, pois não ?
Harre…Croquete estragado ? ninguém diria tal ….mas vocês lá saberão !
OhValha-meDeus !
1 Outubro, 2021 at 17:37
Ele está a responder ao mentiroso do J.
Vê a escada pá!
1 Outubro, 2021 at 18:18
O Diastristes ainda não compreendeu a dinâmica das escadas.
1 Outubro, 2021 at 21:35
Era para o rissol de cona do J.
Pau mandado do Croquette Master.
2 Outubro, 2021 at 13:23
🙂
1 Outubro, 2021 at 9:30
“Apresento o meu comprovativo de rendimentos ao Conselho Fiscal todos os anos. Mas uma coisa podem ter a certeza: quando sair do Sporting não vou estar 3 anos sem qualquer rendimento…”
Um balde de merda deste calibre merecia era chumbo nas trombas.
1 Outubro, 2021 at 10:31
Nessa AG houve 14735 sócios
9477 votaram Sim à destituição com 53517 votos
5138 votaram Não com 21475 votos
Ontem os votos foram 3974 (correspondente a 750 socios)
1 Outubro, 2021 at 10:57
Portanto, dado o número de associados na altura, uma pequena percentagem (5 a 8%), destituiram o Koreano, e esta hein…..
1 Outubro, 2021 at 9:35
Bom dia, caros pelintroes ou não, uma pergunta a qual não consigo responder, qual a percentagem de sócios que votaram na AG de destituição? Só para comparar….
1 Outubro, 2021 at 9:36
Outra pergunta, os agora escandalizados não assistiram concerteza à AG de Fevereiro de 2018….
1 Outubro, 2021 at 9:49
e da anterior a essa que levou a essa ag de fevereiro, o city lion explica, tudo bons rapazes e bem comportados.
1 Outubro, 2021 at 9:59
Mas isso desculpa alguma coisa?
Logo a seguir houve uma AG com apoio massivo à direção da altura e total reprovação desses comportamentos.
Onde por sinal foram aprovadas coisas que gostava de saber se muitos dos que lá foram aprovar não se arrependem.
1 Outubro, 2021 at 10:04
E eu até acho que esta direção devia fazer +- o mesmo. Uma AG em altura própria para “voto de confiança”. Com tempo para mobilizarem os seus apoiantes e terem uma votação clara, com tempo para discussão, com tempo para intervenções a discutir os tempos correntes, etc.
Mas todos sabemos que ia ser uma batalha campal entre suínos e mais nada…juntavam-se os animais dos 2 lados e pronto…não valia de nada…
1 Outubro, 2021 at 10:11
“Onde por sinal foram aprovadas coisas que gostava de saber se muitos dos que lá foram aprovar não se arrependem.”
Mesmo
1 Outubro, 2021 at 11:01
era só para dizer que existe esse tipo de pessoas dos 2 lados mais nada do que isso.
1 Outubro, 2021 at 11:04
Existe. Sem duvida…
1 Outubro, 2021 at 11:13
então está respondido por ti proprio
1 Outubro, 2021 at 13:27
Mas falta coluna & cerebro num dos lados.
1 Outubro, 2021 at 11:06
Quais coisas que podem levar ao arrenpedimento?
1 Outubro, 2021 at 11:07
O exemplo mais fácil é a votação de uma lista só em vez de listas separadas para os diversos órgãos …
1 Outubro, 2021 at 11:11
O que mudava?
O Rogério ajudou o varandas a ganhar.
O cabrão do Marta era da mesma lista. Só por uma vez aconteceu o pmag eleito ser de uma lista diferente e isso deveu-se à necessidade do arranjinho.
Posso concordar com o fim do método de hondt no CFeD embora perceba perfeitamente as razões e são aceitáveis.
1 Outubro, 2021 at 11:14
Não achas que faz sentido serem eleitos em separado?
Eu na altura achei que não era por isso que ia votar contra, hoje acho que fiz mal. E creio que não sou o unico até porque conheço vários…
Eu acho que CFeD e MAG devem ser votados em separado do CD. E ainda te digo mais…dificilmente votaria novamente na mesma lista. E antes já votei mais que uma vez diferente…
1 Outubro, 2021 at 11:26
Teoricamente sim, não pratica não.
Além de associação desportiva estamos a falar de uma entidade comercial e se já existem problemas sendo todos da mesma lista o que fará quando são de “sensibilidades” “interesses” diferentes?
Repara na SAD o pmag e o CF são indicados por … isso mesmo todos da mesma “lista”, agora vai ver se o pmag permite as poucas vergonhas que assistes no clube, quer da parte do CA quer da parte dos acionistas. Talvez o problema seja de regras …
As pessoas e por isso falo em teoricamente deveriam ser descomprometidas mas na pratica dificilmente isso acontece. E temos tantos exemplos disso, de ver leaks e ressabiados a vazar informação.
1 Outubro, 2021 at 11:34
Malcom….
Mas eu acho que existe o mesmo problemas nas empresas…e acho que isso é parte do problema das grandes empresas em Portugal. O conluio entre Administração e restantes órgãos é parte do problema …
Neste caso estou a falar do clube. E como já disse, acho que este é um dos maiores problemas do clube. A governance e a falta de controlos intermédios. Daí falar também num “conselho leonino” mas mais pequeno e com maior intervenção. Não deixando os OS fazerem o que querem. Teria de se ver a composição deste órgão…mas eu acho que sim. Com regras próprias de eleição e com grande independências das direções. Eleitos em momentos diferentes dos eleições gerais, com 1 mandato apenas mas muito mais longo, possivelmente com membros permanentes, com proibição de depois irem para os OS durante montes de anos…não sei…
Temos este problema no clube (e na SAD…mas se controlar-mos o problema no clube, controlamos na SAD…).
1 Outubro, 2021 at 11:54
Estamos de acordo em quase tudo. Teoricamente.
Na pratica as pessoas não tem distanciamento nem descomprometimento necessário para a responsabilidade dos cargos. Em todos os lados e não é por acaso que se diz que o segredo é a alma do negocio.
Por exemplo, sou da opinião que, a direcção deverá ser eleita em listas e pelos programas que apresenta.
Já o CFeD e a MAG deveriam ser candidaturas individuais, votadas em eleições e ou em AGerais para o efeito. Os nomes mais votados seriam nomeados. (Olha mesmo assim tenho quase a certeza que o nome do Rogerio numa lista destas seria dos mais votados)
1 Outubro, 2021 at 11:07
Se estas a falar da extinção do Conselho Leonino, sou gajo para concordar, a situação não teria evoluído para o que é.
1 Outubro, 2021 at 11:16
Não concordei com a extinção na altura. Sempre achei que devia ser reformulado. Devia ser mais curto mas mais efetivo…continuo a achar.
Mas também sei que era uma posição muito minoritária…a maioria queria acabar com aquilo…
1 Outubro, 2021 at 11:31
Aqui, independentemente de se concordar ou não era o cumprimento de umas das mais importantes promessas eleitorais.
Mas na minha opinião, isto sim, foi mexer num ninho de víboras, que contribuiu e muito para tudo o que passou e passa atualmente.
1 Outubro, 2021 at 11:35
Certo. Estava no programa e era a vontade de muita gente…
Não acho que seja o caso de ter sido aprovado só porque estava em cima da mesa a demissão de uma direção…
1 Outubro, 2021 at 15:48
Regresso do Conselho leonino Nunca Jamais na vida, trazer mais víboras para dentro do Clube, NÃO…nunca ! Jamais !
1 Outubro, 2021 at 15:45
Meus caros,
Não foi no passado… mas hoje sou completamente a favor e estou de acordo, que haja Listas diferentes para Conselho Directivo, Assembleia Geral e sobretudo para CF& Disciplinar que deve ser eleito pelo método de ” Hont ” de proporcionalidade !
E mais todos os membros do conselho Fiscal e Disciplinar devem fazer prova de Formação académica Superior em direito e/ou Direito Fiscal, bem como apresentar cadastro JUDICIAL Limpo ! Sem Mácula !
Aliás acho absolutamente necessário essa mudança nuns Estatutos remodelados !
Esta pouca vergonha, de conivências e compadrios acintosos, devem acabar no Sporting Clube de Portugal !
Aliás… na minha opinião, todos os membros dos Órgãos Sociais devem fazer prova de cadastro criminal Limpo e idoneidade Jurídica !
Estou farto de trafulhas no Clube !
1 Outubro, 2021 at 10:32
ups…a resposta ficou por cima…
Nessa AG houve 14735 sócios
9477 votaram Sim à destituição com 53517 votos
5138 votaram Não com 21475 votos
Ontem os votos foram 3974 (correspondente a 750 socios)
1 Outubro, 2021 at 11:45
Tendo sido unânime em todas as mesas.
1 Outubro, 2021 at 9:46
Um verdadeiro porco.
Baixo, baixo, baixo, rasteirinho.
Agora é que não vão descansar até tirarem o pequeno poder que os sócios ainda teem.
1 Outubro, 2021 at 10:29
Para quem aqui cola o comportamento imbecil de alguns sócios à figura de Bruno de Carvalho é porque nunca esteve numa AG nos tempos dele. Sempre que tal aconteceu ele era o primeiro a mandar calar as hostes para que as pessoas pudessem falar e ser ouvidas.
Posto isto,
Podem me dizer qual foi a assembleia geral (sem ser eleitoral) de um clube qualquer a volta do mundo que tenha tido mais de 10% de sócios a votar? Isto em clubes com 100.000 sócios é claro.
A capa do rascord é clara sobre as ilações do que vai acontecer no Sporting depois disto. NADA.
Estes gajos vão com. 2.anos consecutivos com contas chumbadas e não se demitem.
Depois o. Outro é que estava agarrado ao lugar pq vivia a conta do Sporting. Estes chapadões do destino são deliciosos.
1 Outubro, 2021 at 10:34
Quem é que ligou o comportamento ao Bruno de Carvalho?
A única ligação é que são apoiantes dele. E são…basta ouvir 2 ou 3 minutos e ver quem lá esteve e o que diz para saber. Isso parece-me inequívoco.
Acho que ninguém aqui disse que foi o BdC que os mandou ou que foi ele que fez aquilo…
1 Outubro, 2021 at 11:38
O que passa para a opinião pública é que os sócios se comportam assim porque Bdc deixou uma herança cultural troculenta dentro do clube. O que é inteiramente falso.
Ou o pessoal já se esqueceu das AG dos anos 90 em que a polícia era chamada AG sim AG sim?
1 Outubro, 2021 at 11:42
Mas isso é o erro de quem se move unica e exclusivamente pelo ódio ao BdC…
Este mal é anterior ao BdC. Bem anterior. Aliás, os momentos em que foi tudo mais calmo foram os que fomos mais roubados….
Eu respondi foi a isto:
“Para quem aqui cola”…e eu não vi ninguém aqui colar.
1 Outubro, 2021 at 12:34
Houve que dissesse (exclusivamente sobre os arruaceiros) que está farto de varandettes e brunettes.
Varandettes os gajos que apioam esta merda. Brunettes os arruaceiros que vão fazer isso para as AG.
Não… Arruaceiros sempre houve e sempre haverão.
Se estão contra a direção e fazem o que fazem nem sequer quer dizer que são TODOS apoiantes de Bdc.
Basta ler as msg de telemóvel da Juve antes do ataque à academia ou então lembrar de 90% do estádio a gritar Bruno Cabrão Pede a Demissão, enquanto o William, o Patrício, o Gelson e a Velha era aplaudidos de pé numa volta Olímpica.
1 Outubro, 2021 at 10:31
Medo Muito Medo do que esta gente estará a preparar, para pôr o clube de pantanas !
1 Outubro, 2021 at 10:32
Parece que 400 ou 2000 não contam para o Varandas e Rogério, acho que está na altura de darem um número exacto só para sabermos quantos têm de ir votar para que a AG seja válida para eles. 5000? 10 000?
Por outro lado, mais um recorde para Varandas voltou a chumbar em AG, para o ano leva 3 Orçamentos a ver se finalmente são todos aprovados e um bonus de performance de 300mil euros que é por causa dos juros.
1 Outubro, 2021 at 10:44
Toda a intervenção do Varandas justifica o voto contra…
Quem agora anda feito doido à procura dos motivos objectivos … é só ouvir…
Não houve 1 unico momento de “parar para refletir” porque é que 2 orçamentos foram chumbados seguidos. A culpa é dos sócios que não aparecem e deixam 400 mandar. Ainda por cima até ganharam títulos, qual é o motivo para chumbar contas (como se as 2 coisas estivessem relacionadas…o Barcelona pode explicar…).
Há zero reflecção neste Sporting. Há zero respeito pelos sócios. Há zero vontade sequer de perceber os sócios. Há zero de interesse em ouvir e compreender os sócios. Há zero transparência. Tudo é xico espertismo e tentar passar por cima dos sócios.
1 Outubro, 2021 at 11:10
Eles querem o regresso ao passado, onde as coisas eram feitas, o sócio aprova porque quem está lá é conceituado na sociedade, por isso sabe o que faz e pronto não há perguntas não há explicações o sócio paga quotas e consome Sporting. O problema foi 2013 em que as portas iam fechando, muita gente abriu os olhos e está-se a cagar para falsos ídolos, quer é que o Sporting seja um clube saudável e sustentável. Quer saber e quer perceber, sempre atento, sempre crítico. E esta malta que lá está é tal e qual aquele juiz negacionista que todos odeiam, tem um cargo social elevado, boa casa, bom carro, boas roupas e acha que por isso tem o direito divino de fazer o que quer e lhe apetece sem que seja questionado ou confrontado. Democracia é boa quando cai para o lado deles, quando não cai é porque há malta que é inculta e mal educada porque ousa questionar acções de alguém moralmente superior.
1 Outubro, 2021 at 13:50
É mesmo isto.
1 Outubro, 2021 at 10:37
Meu Caro Rodrigo acrescento só o seguinte….
Eu estou algures na Europa (civilizada ) a 2500 Km de distancia de Lisboa !
Foi Sócio ( deixei de ser porque, detesto fazer figura de estupido na vida do clube ) e sou adepto ferrenho do Sporting CP, e posso garantir com absoluta certeza, que aqui onde vivo, não há banco algum, que empreste, ou faça rolar divida, de um cliente que NÃO RESPEITA OS SEUS PRÓPRIOS ESTATUTOS, e que não tenha as suas próprias contas LEGALMENTE APROVADAS !
Isso aqui é simplesmente Impossível !
O SCP corre graves Riscos como clube !
Aí em Portugal, confesso que não sei o que se passa !
Até porque já vi o João Rendeiro ( BPP) fugir à Justiça e ao cumprimente de Pena Judicial, com o consentimento de uma JUIZA !
É por esta razão que não tenho conta bancária aí em Portugal, e deixei de enviar dinheiro em 2008 !
Ninguém com dois dedos de testa o fará !
Muitos ficaram com dinheiro a arder nas mãos de banqueiros que roubaram o estado Português !
Reflitam bem nisto que acabo de dizer !
Será Portugal um país Pária ?
Digam agora que sou um TRISTE ! … ou acéfalo….ou inimputável !
SL
1 Outubro, 2021 at 10:43
O Arouca, e os jogadores, e o Futebol é que é importante ! Não é meus caros !
Como diria o outro ” – Para mim o Sporting é a equipa que vai a jogo ! ”
Continuem a assobiar para o lado ! E talvez …
UM DIA DESTES VOS CAIA O CÉU EM CIMA DA CABECA, E VOCÊS NEM SE DÃO CONTA !
SL
1 Outubro, 2021 at 10:44
Os sócios votaram, o CD que faça a sua análise (ou não…) dos resultados ou do que levou aos resultados.
Isto de serem 500, 5000 ou 50000 não importa, como não importam as percentagens; os números estão lá e ou se aceitam a vontade e a Democracia ou não.
1 Outubro, 2021 at 11:06
tudo muito bonito mas a pergunta que se faz é:
e agora ?
1 Outubro, 2021 at 11:29
O melhor que poderia acontecer, era não haverem grandes tumultos para não lixar esta época. Daqui a uns meses temos eleições … até lá é esperar que surja uma verdadeira alternativa capaz de unir o clube e manter o que as direcções de BdC e FV fizeram de bem (nem tudo foi mau) … sim, sou um romântico!
1 Outubro, 2021 at 11:36
Nada….
Vai continuar tudo na mesma…e vamos a eleições no próximo ano…
1 Outubro, 2021 at 11:55
entendido, os socios são ursos e depois existem os coreanos.
1 Outubro, 2021 at 12:18
Face à proximidade das eleições, julgo que nada vai acontecer e Varandas concorrerá para legitimar a sua presidência.
Esperemos que apareçam candidatos com C grande.
1 Outubro, 2021 at 13:04
Fight for your Right,
” E agora ? ” … Agora é mijar na mão e deitar fora ! … queria dizer SACUDIR a mão !
1 Outubro, 2021 at 13:10
E agora…o Sporting clube vai ser gerido com base no orçamento de há dois anos… e temos eleições dentro de alguns meses, como teríamos de qualquer modo…a não ser que o Varandas ache que pode ganhar melhor agora e se demita e peça eleições antecipadas…
Ou que o que votam sempre contra reúnam as assinaturas necessárias e peçam uma assembleia destitutiva…
O que é que queriam que acontecesse?
1 Outubro, 2021 at 14:10
nada, nem sei porque fazem ags.
séra que está a ser gerido com base no orçamento de há 2 anos ?
mhhhhh
1 Outubro, 2021 at 11:28
Eleições antecipadas, mas duvido que vá acontecer.
Tendo em conta que ano que vem temos eleições e uma época a decorrer.
1 Outubro, 2021 at 12:40
Eleições neste momento nao!
Que as marque para Maio. Agora nao. Temos toda uma época para brilhar e temos um grupo de jogadores e treinadores que nos da garantias.
Fds. Chega de brincar
1 Outubro, 2021 at 13:17
Toda a época para brilhar…. Se calhar era melhor começar a esfregar as pratas, não?!
Z
1 Outubro, 2021 at 14:20
Eleições vão ser em Março.
Não há altura ideal para eleições, vai sempre haver algo para se fazer em X tempo, como preparar épocas etc, portanto elas vão acontecer no final do mandato desta direcção.
O futebol e Modalidades, têm as épocas preparadas para arrancar, este chumbo das contas, não vai prejudicar isso.
Amanhã temos jogo.
Siga.
1 Outubro, 2021 at 11:39
É por o pessoal não se saber comportar nas AG que surgiu a peregrina ideia de se fazerem AG não com sócios mas com delegados que representem os sócios… Ontem ouviu-se o Carlos Barbosa da Cruz a falar nesta merda outra vez…
Mas há pessoas que não se sabem comportar de ambas as facções – contra e a favor desta Direcção. Quantas vezes se questionaram as contas e um grupinho punha-se aos gritos de “campeões, campeões”?
Então não interessam as contas?
Podemos ser campeões todos os anos com 30M€ de prejuízo que está porreiro?
Que futuro tem o clube assim? Ou talvez seja melhor perguntar quantos anos dura o clube assim?
A postura do Varandas, principalmente na 1ª intervenção, mas na 2ª também, não ajudam nada nem lhe trazem nada de positivo. O gajo não percebe isso?
É o primeiro a “incendiar” o ambiente.
Qual o sentido disso? Para quê?
Há uma coisa que eu preciso de entender e não entendo e gostava que o pessoal que está ligado à contabilidade me ajude a entender – se quiserem fazer-me esse favor!
Então o Zenha disse ontem que mudaram a maneira como apresentam os resultados contabilísticos – para um que é hoje mais utilizado e mais comum no mundo da contabilidade. E isso fez o R&C de 10/20 passar de um resultado positivo de uns 70 mil euros na apresentação anterior para um resultado negativo superior a 3M€ na apresentação nova.
O que eu queria, e quero, entender, é como é que com os mesmos números, porque eles dizem que não mudaram nada no R&C – “está auditado por isso está correcto e é bom” – podem dar resultados tão diferentes só mudando a apresentação que se faz desses números?
Então o método antigo escondia uma parte dos números, não os tendo em consideração? É isso?
E, se é, como é que isso é possível de fazer? Que raio de entidade aceita uma merda destas?
Sinceramente, para mim, isto é tão absurdo, tão surreal, que não entendo… Como é que se pode confiar nestas merdas de apresentações? Se antes isto era possível, quem garante que agora não é?
1 Outubro, 2021 at 11:41
“E isso fez o R&C de 19/20 passar de um resultado positivo de uns 70 mil euros na apresentação anterior para um resultado negativo superior a 3M€ na apresentação nova.”
1 Outubro, 2021 at 12:21
Sobre a postura de Varandas vs. Zenha.
Não sendo Zenha uma figura do agrado da maioria dos sócios presentes e tendo o seu trabalho chumbado já duas vezes consecutivas, consegue ter um comportamento nos antípodas do presidente, não faltando ao respeito a ninguém e encarando com postura tudo e todos.
Varandas, é a merda que é…
1 Outubro, 2021 at 12:58
Absolutamente de acordo.
A postura do Varandas é uma merda e, se pensarmos bem, uma estupidez até para a sua imagem. Não ganha nada com isso. Faz-me lembrar o puto que era o dono da bola e andava todo inchado por isso…
1 Outubro, 2021 at 11:41
Não fui eu que escrevi, mas subscrevo palavra por palavra o que foi escrito:
————————————————————————————————————————-
Portanto tu divides o Sporting entre apoiantes do Varandas e do Bruno de Carvalho?
É que para ti toda a contestação vem de apoiantes do Bruno, eu não votaria no Bruno outra vez e contesto estes órgãos sociais…
Quanto a não conseguirem falar…não fui a esta AG mas aposto que é um exagero, se ouves uns buuus e uns insultos continuas a falar, man up…
O CD por sua vez tem imensas vias de contactar e informar os sócios, fazem isso? Não. Pior, marcam uma AG para quinta feira e depois queixam-se e quase insultam os que fizeram o esforço para ir…brincamos?
O Varandas com o título teve uma oportunidade de se tentar aproximar dos sócios, explicar o projecto desportivo e financeiro, fez isso? Não, porque não há projecto, o desportivo chama-se Amorim, o financeiro chama-se estrangular o clube com o incompetente do Zenha…que andou a enganar o Man Utd e mais umas parolices de vendedor de banha de cobra.
Mais, não me esqueço também da forma mesquinha como se livraram do Albuquerque, isto depois de terem aproveitado um dos piores momentos do clube para sacarem o poder…e a vontade de enterrar o ex Presidente era tanta que até enterravam o Sporting se fosse preciso, basta ver o que o Varandas foi dizer a tribunal.
Quem apoia isto se quiser ser ouvido que berre, e muito…caso contrário não vão ser ouvidos. Democracia engloba muitas coisas, uma delas é só respeitares aldraboes se quiseres…
1 Outubro, 2021 at 11:53
eu também
1 Outubro, 2021 at 12:00
O BDC continua a ser o culpado de tudo.
1 Outubro, 2021 at 12:01
Ja passa do meio dia e ainda não apareceu nenhum expert dos estatutos a explicar o que dizem sobre dois orçamentos chumbados?
1 Outubro, 2021 at 12:05
Noutros tempos até apareciam aqui advogados a explicar os estatutos, pro Bono claro.
1 Outubro, 2021 at 12:08
pro bono e anti-Bruno… 🙂
1 Outubro, 2021 at 12:33
Na boa mais de 200 coments dia a espremer estatutos.
Hoje… .
1 Outubro, 2021 at 12:07
Aqui só há experts do tintol… 🙂
1 Outubro, 2021 at 12:32
Nisso sou melhor do que eles.
1 Outubro, 2021 at 12:03
Fizeram o possivel para dificultar aos sócios a avaliação dos documentos a aprovar, fizeram o possível para que viessem o menor numero de socios votar, marcando AG a uma 5@feira e com 1 semana de antecedência, fizeram o possivel para não esclarecer absolutamente nada antes e no dia da votação.
No final queixam-se de pouca participação, que os sócios não demonstram interesse e que os destinos do clube não devem ficar nas mãos desta gente, pois nem vêm votar nem entendem aquilo que eles acham que não devem explicar.
As incongruências deste raciocínio são mais que muitas e revelam muitissimo das intenções que estão por detrás. Quanto a mim estou perfeitamente esclarecido.
Não tenho assim tanta certeza que o Varandas ganhe as próximas eleições em Março
1 Outubro, 2021 at 12:08
É engraçado que estou farto de ouvir hoje que não há motivos objetivos para votar contra o orçamento e os R&C…
No entanto depois o único motivo para votar a favor são os títulos, como se a votação fosse “É a favor de ganhar títulos ou não?”.
Depois quando um gajo usa argumentos financeiros mesmo ou então quando fala da falta de transparência …nada conta…não devem ser critérios objetivos para aprovar contas…o que interessa é mesmo os títulos …
Há quem vote não só porque não gosta da direção. Há…certamente. Há quem vote sim só porque…sim?! Há…certamente…
1 Outubro, 2021 at 12:15
Tiago
Houve dúvidas que foram certamente levantadas acerca de determinados pontos das contas. Algumas terão sido esclarecidas, outras não (fazendo fé no que o Miguel relatou).. Mas (pergunta retórica) sendo esclarecidas e sendo estás explicações razoáveis, continuam a ser determinantes para votar contra?
1 Outubro, 2021 at 12:23
Quando se questionam os R&C e a resposta é “foram auditados, portanto estão correctos, são bons e os sócios podem estar descansados”… o que achas tu?
Foram respondidas as questões?
Ou foi areia mandada para os olhos das pessoas?
Que aconteceu aos R&C auditados de tantos anos do BES, do BPP, do BPN, do Banif, etc? Também garantiam que as contas estavam certas e que os R&C estavam correctos?
Como é que, depois de tanta auditoria, os bancos foram à falência afinal?
Qual é a tua opinião?
1 Outubro, 2021 at 12:30
A minha, e com conhecimento de causa, é que as KPMGs, e E&Ys e o raio que os parta, são boas nalgumas coisas mas são igualmente vulneráveis aos males da sociedade- incompetência, concluio e até corrupção.
Muitas vezes servem apenas para ‘tick the box’, mas também são melhores que nada.
Eles fazem auditoria, que em princípio pode ser bem feita mas depende das competências que tiverem. É mais difícil terem competência para fazer consultoria. Falo com conhecimento de causa.
Por outro lado, mesmo que os serviços sejam de qualidade, é preciso entender o que eles fazem é aquilo que não fazem. Uma auditoria tem que ser feita com base no âmbito pré-definido, e com critérios objectivos.
1 Outubro, 2021 at 14:24
Do que conheço….
Fortes com os fracos mas fracos com os fortes.
Têm um medo que se pelam dos grandes. Não só a empresa como estrutura como os partners individualmente. Quanto toca aos pequeninos…aí já é tranquilo e abrem o peito para pedir ajustamentos e esclarecimentos e o crl…
1 Outubro, 2021 at 22:26
Exactamente. Eles vergam-se a quem lhes paga.
No meu caso, uma dessas empresas foi contratada para fazer uma avaliação estratégica pelo maior de vários stakeholders, sobre um assunto fundamental que tinha a ver com mecanismos de auditoria entre precisamente os stakeholders, e as suas subsidiárias.
Toda a avaliação estava coberta de viés, só para concluir aquilo que nós já sabíamos que era a opinião do maior stakeholder.
Resultado, menor independência dos sistemas de governança e menos escrutínio
1 Outubro, 2021 at 18:40
O Rf teve de sair. Regressa amanhã…
1 Outubro, 2021 at 12:16
Pior do que isso, são estas explicações relatadas pelo Miguel:
“Sobre o R&C 19/20, o Zenha disse que o mesmo está auditado pelo que isso é uma segurança para os sócios. E se está auditado, é porque está correcto e não têm de apresentar outro.
Sobre o R&C 20/21, apresentado ao mesmo tempo, disse o mesmo. Está auditado, é seguro, é porque está correcto.”
Nem sei para que fazem a AG afinal está tudo auditado. Ou como o Miguel referiu, os ReC dos BES, BPN, BPP, PT estavam todos auditados e eram seguros e corretos.
1 Outubro, 2021 at 12:30
Nem tinha visto este teu comentário… Tinha poupado umas linhas! 🙂
1 Outubro, 2021 at 12:31
Pois
1 Outubro, 2021 at 12:57
Malcolm o país inteiro está auditado pela UE, mas está falido e sem tribunais, sem Justiça sem juízes , sem médicos, sem sistema de saúde que trate a tempo dos doentes ! …enfim !
Tirem-me deste filme por amor de Deus !
1 Outubro, 2021 at 14:23
Isso mesmo…isto não é nada…
É o que eles querem…”votem que sim porque sim…”
Mas ficam doidos doentes com os que eles dizem que “votam que não porque não”….
Não vou falar muito de auditoras…trabalhei em 2…e é um dos maiores problemas que há em Portugal e no mundo capitalista…auditoras, agencias de rating e autoridades de supervisão. São os responsáveis por toda a merda que sofremos. Não são os empresários gananciosos…são quem tinha a responsabilidade de os meter na linha e faz sempre vista grossa por dependência financeira…seja pessoal seja coletiva.
1 Outubro, 2021 at 15:55
Completamente de acordo contigo Tiago …Bis !
Quando as agências de Rating, são pagas por fundos de associações de empresários e instituições governamentais/governos e Bancos que são auditados !
Tem tudo para dar errado !
1 Outubro, 2021 at 12:03
“Tiago Coração de Leão
1 Outubro, 2021 at 8:59
Dos idiotas que os protagonizam…fazem deles maus…
E não é 1 ou 2 episódios.
Eu estive por um fio para aprovar só por irritação e vergonha de estar a votar do mesmo lado que pessoal que se comporta como uns macacos…”
O sensos comum diz-nos que esses que protestaram e vaiaram o sócio idoso por este ter elogiado o actual CD não só são animais como pertencem a um grupo anti-Varandas e/ou pró-BdC.
“Eu estive por um fio para aprovar só por irritação” – TCdL
“braveheart
1 Outubro, 2021 at 10:43
Fizeste-me lembrar de um amigo que estava na AG de destituição para votar contra e mudou em pleno pavilhão a intenção de voto depois de ver um dos tristes espetáculos na bancada.
Vale o que vale, não foi caso único.”
Ou seja, o senso comum faz-nos reagir CONTRA estas atitudes e, quem sabe, inverter a nossa posição.
No entanto, se sairmos fora da caixa, deixamos o nosso senso comum descansar, podemos (e devemos) não nos deixa levar pelas aparências.
Essa turba pode se anti-Varandas e/ou pró-brunista? Claro que pode!
Mas será que são?
Não há a mais ínfima possibilidade de serem elementos colocados propositadamente para que o foco se vire para este episódio?
Lembram-se das suposta agressões a Miguel Afonso e à filha?
Antes de me atirarem pedras, calma! É provável que os apupadores sejam mesmo anti-Varandas e/ou pró-brunistas.
Mas vão descartar a possibilidade que coloquei em cima?
É que este truque de “infiltração” é velho…
https://www.tugaleaks.com/infiltrados-14-novembro.html
https://expresso.pt/blogues/opiniao_daniel_oliveira_antes_pelo_contrario/-o-governo-usa-a-policia-para-instigar-a-violencia=f692344
1 Outubro, 2021 at 12:10
Se calhar é malta disfarçada de malta arruaceira, disfarçada.de malta fixe disfarçada…
1 Outubro, 2021 at 17:51
Calma, Rf… Respira…
1 Outubro, 2021 at 12:12
Jakme , é sempre uma possibilidade, mas eu diria que é uma teoria algo improvável, até porque há tantos inergumeros que vivem apenas para o futebol que infelizmente este tipo de acontecimentos é bastante comum
1 Outubro, 2021 at 12:13
*Jaime…sry
1 Outubro, 2021 at 17:49
Eu sei. 🙂
1 Outubro, 2021 at 12:29
Caramba, Grilo, tanta cabala na tua cabeça…
Deixa-te disso, homem.
Há gente assim.
Ontem, azar do caralho, sentei-me junto a um bronco que. só porque a minha opinião era diferente da dele, me quis bater… Vê bem ao nível a que isto está!
E depois era ouvir o gajo a chamar ditador ao Varandas enquanto discursava…
Um total sem noção, que repetia mentiras atrás de mentiras…
Uma merda quase surreal.
Se não tivesse visto até achava difícil de haver broncos assim…
1 Outubro, 2021 at 17:49
😀
1 Outubro, 2021 at 12:43
https://youtu.be/TWnkYkKGzs8
1 Outubro, 2021 at 17:51
😀 😀 😀 😀 😀
1 Outubro, 2021 at 13:59
Não me parece…nada….
Eram demais…não tinha dado chumbo…
1 Outubro, 2021 at 17:53
Sim, eu sei.
Apenas tento não ver as coisas como preto ou branco, porque muitas vezes não o são.
Se eu não tivesse conhecimento de casos semelhantes, até te dava 100% de razão.
1 Outubro, 2021 at 17:48
🙂
Como escrevi (mas vocês não quiseram ler), o mais provável é serem arruaceiros que não gostam do Varandas e/ou são brunistas.
Mas há sempre que colocar a hipótese que escrevi, por mais improvável que seja. É improvável, mas não impossível.
Como dizia um amigo meu… “As iludências aparudem”.
1 Outubro, 2021 at 12:33
Pergunta de um.sovio que percebe pouco de estatutos:
– este chumbo não implica que, automaticamente, estes OS caiam?
1 Outubro, 2021 at 12:37
Calma.
Elas e eles dem estar para aparecer.
Os experts.
Estão mesmo a acabar de reler os estatutos.
1 Outubro, 2021 at 12:40
Automaticamente não, demitirem-se deveria ser uma ilação transmitida pela falta de confiança que os seus relatórios de atividades e contas merecem dos sócios.
Coisa diferente, na minha perspetiva e acredito de muitos sócios existirem nos ReC situações que configuram motivos estatutária previstos para perda de mandato imediata. Mas para isso acontecer eles teriam de assumir essas situações e isso vai acontecer nunca, talvez numa auditoria quando eles já por lá não estiverem.
1 Outubro, 2021 at 13:25
Olá Malcolm… então e a dívida do clube à SAD ter aumentado cerca de 12M no R&C 2019/20 (já vai em cerca de 20M +/-) sem autorização dos sócios não resulta na queda destes OS?
SL
1 Outubro, 2021 at 13:43
Sim, claro que sim, esse é o julgamento que todos deveríamos fazer e na minha ótica deve ter sido o principal motivo para o chumbo.
Mas eles não assumem isso, dizem que na compensação entre as empresas do grupo a coisa fica saldada, mas nem isso é verdade, pois fazendo a compensação a divida permanece e até fica outra coisa obvia, a SAD adiantou receitas da Plataformas, logo um financiamento indireto do clube e proibido pelos estatutos se feito sem o aval dos sócios.
Por isso a importância de chumbar, se fossem aprovadas, estas infrações ficavam validadas pelos sócios.
E assim vão continuando com o braço de ferro ….
1 Outubro, 2021 at 13:55
Ou seja, não só a dívida do Clube à SAD aumentou exponencialmente sem factos objetivos que sustentem esse endividamento colossal, como ainda se financiaram (SAD) numa fonte que é destinada ao Clube é isso?
Obrigado por me esclareceres 😉
SL
1 Outubro, 2021 at 15:33
Sim, exatamente 🙂 E estas manobras são o camuflado perfeito das infrações.
1 Outubro, 2021 at 16:08
Malcolm e ayres,
Os custos que tudo isso vai ter na credibilidade da instituição Sporting Clube de Portugal no futuro !
Alguém contabiliza isso ?
1 Outubro, 2021 at 13:17
Não. Vê o artigos 36 a 40 dos Estatutos.
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/documentos/estatutos_scp_versao_consolidada_dos_estatutos_junho_2018.pdf
1 Outubro, 2021 at 15:39
Os pontos que eu ouvi serem mencionados acerca disso são os pontos 4 e 7 do artigo 31.º
No entanto também não sou perito na matéria, portanto também gostava que alguém me esclarecesse sobre isso
1 Outubro, 2021 at 18:01
Isso.
“Artigo 31º
(Gestão económica – financeira)
1 – A contabilidade do Clube será efectuada de acordo com a legislação em vigor, com especial relevo para as normas contabilísticas aplicáveis a entidades do sector não lucrativo ajustadas às actividades desportivas.
2 – Os rendimentos, gastos e investimentos do Clube visam unicamente a realização dos seus fins e a manutenção, directa ou indirecta, das respectivas actividades.
3 –Fora dos casos previstos no presente Artigo e salvo se a Assembleia Geral expressamente deliberar de forma diferente, os gastos e investimentos realizados não poderão exceder, em cada exercício económico, o total dos rendimentos obtidos.
4 – A realização de gastos e investimentos que impliquem um défice superior ao que foi orçamentado, carece de
autorização da Assembleia Geral, sujeito a parecer prévio do Conselho Fiscal e Disciplinar.
5 – A angariação de fundos, seja qual for o fim a que se destinem, mediante donativos ou subscrições, por intermédio
de sócios individuais ou constituídos em comissão, carece de prévia autorização do Conselho Directivo.
6 – O exercício económico anual do Clube decorrerá de um de Julho de um ano de calendário a trinta de Junho do ano
de calendário seguinte.
7 – Salvo se outra decisão for tomada em Assembleia Geral por maioria de, pelo menos, dois terços dos votos expressos, a violação por parte do Conselho Directivo do disposto no número 4, implica a perda imediata dos mandatos por parte dos seus membros e a impossibilidade de, durante sete anos, qualquer desses membros poder desempenhar qualquer cargo nos órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
8 – Pode haver orçamentos suplementares.
9 – O orçamento anual deverá prever um montante adequado para despesas com o funcionamento do Conselho Fiscal
e Disciplinar, nomeadamente, com a contratação de técnicos especializados cujos serviços se mostrem relevantes ou convenientes para o cabal exercício das funções de fiscalização e disciplinares.”
1 Outubro, 2021 at 18:07
A questão é quem faz cumprir os estatutos, pois o excelso presidente Varandas, disse que iam respeitar os mesmos, mas não acredito…
1 Outubro, 2021 at 18:46
O único que violava os estatutos era o maluco.
Mas já foi corrido.
Agora respira-se paz e democracia.