Uma pergunta: o que diríamos se o presidente do Sporting, caso fosse o Soares Franco, o Godinho Lopes, o Bruno de Carvalho ou o Dias da Cunha, se, eles próprios fossem também fornecedores de um serviço do Sporting?
E porquê que não usamos esse mesmo escrutínio com o Frederico Varandas?
No meu entender sim, agora que o dono da clínica é, também o presidente do clube há aqui um claro conflito de interesses. Ou alguém de bom.senso acha isso normal?
Podemos ainda adicionar à questão as sociedades offshore que controlam agora esse negócio, mas não sei se é uma “Expressão Verde” se o fizermos.
Já seria conflito de interesses antes, basta que quiséssemos que fosse.
O antigo médico Fernando Ferreira, que se não estou eu erro saiu do Sporting por começar a tratar no estádio clientes externos, foi reintegrado pela direção do Bruno em 2018, se não me falha a memória.
Isto para mim é um assunto que até retira força a outros bem mais importantes.
Há um oceano de diferença agora que é presidente… Mas os “migueis” gostam de justificar o injustificavel… Eu acho que é apenas masturbação intelectual…
Mas tu não percebeste ainda que eu quero o Varandas dali para fora?
Eu sei que te chamam de burroZ aqui, mas, foda-se, tenta ao menos disfarçar um bocadinho…
Eu critico mais o Varandas do que tu, idiota do caralho! Não preciso é de inventar para o criticar, que o gajo dá-me razões para isso quase todos os dias…
Se quando o Varandas era o médico do Clube o Bruno achou por bem fazer esse protocolo com a clínica dele, é porque achou bem.
Não mudou nada a não ser o Varandas deixar de ser o médico do Clube e passar a ser o presidente do Clube.
Antes era bom.
Agora já não é?
Vamos deixar de fazer uma coisa que se achou por bem fazer, para melhorar o Clube, só para atacar o Varandas?
Vão-se catar…
Se agora há conflitos de interesse, então antes também havia. Olha que foda-se!
Lá está, tanta merda que o Varandas vos dá para o atacarem e vão atacar por merdas que nem sentido fazem…
Miguel, Bruno de Carvalho rescindiu o contrato com Varandas e houve médicos que a seguir apresentaram a demissão. O Sporting já tinha outro corpo clínico quando Sousa Cintra fez regressar Fernando Ferreira e dispensou os novos funcionários.
Hoje trabalham no Sporting 7 funcionários da ConCorpus mas na ReC aparecem pagamentos à Expressão Verde que pertence à Varandas. Pelo que se sabe, Varanda s foi questionado sobre isso na AG de accionistas mas não respondeu…
O Bruno não rescindiu porra nenhuma com o Varandas.
O contrato do Varandas terminava no final da época 17/18 e já se sabia que não ia ser renovado – já corria essa notícia. Mas não ia ser renovado por divergências pessoais entre o bruno e o Varandas, não porque ele não era bom médico – foi elogiado n vezes durante o tempo que o Bruno esteve à frente do Clube.
O Varandas até se demitiu assim que a equipa principal acabou a época, a seguir ao tão malfadado jogo da final da Taça com o Aves.
Não faço ideia se o Bruno ia acabar com a parceria com a Clínica do Varandas ou não. Não sei eu, nem a esmagadora maioria das pessoas porque isso nunca foi falado em publico (CS).
Se foram competentes durante 5 anos em que lá esteve o Bruno não vejo porque tinham de mudar.
As coisas mudam-se para melhorar e não para parecer bem a uma cambada de idiotas.
Mas, pronto, é a minha opinião…
Querem bater no Varandas por causa disto? Força!
A mim parece-me parvo e sem razão mas enfim…
E volto a lembrar aqui os esquecidos que, eu que votei no Varandas, disse em Abril de 2019, após o escândalo com a auditoria, que aquilo devia dar direito a destituição… Fui dos poucos a ter essa opinião!
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, queijo fresco, quero dois queijos frescos, meio casqueiro e Tinto da Tasca, por favor!
Varandas, cedes o parque de estacionamento durante 35 anos e nem uma palavrinha aos sócios? Gostava mesmo de saber quem trabalha nessa empresa e se tem ligações a algum dirigente do Campo Grande FC. Transparência e integridade, não era? E revelar os detalhes do negócio, vale? É melhor ou pior do que o anterior? Mudaram porquê? Já agora, o contrato com a Nike, é mais vantajoso do que o da Macron ou nem por isso? E a mudança da empresa do relvado, trouxe algum benefício financeiro ou saiu-te o tiro pela culatra e aquilo nunca mais se vai endireitar? Olha lá, quanto é que ia custar-nos o processo contra o Godinho e o teu irmão? Uma fortuna incomportável para o clube, de certeza! Na volta com o que poupaste é que te aumentaste a ti próprio! Pois é, tens razão, os pelintras são mesmo uma força de bloqueio que te impede de fazer o que bem entendes, como bem se vê, certo? Porca miséria!
Querido Laurêncio de estimação, toma um Red Bull, pá! Só 9 comentários no dia de ontem?! Isto assim não pode ser. Já contas com 358 em 24 dias! Com as contas aprovadas na sad, tens de arregaçar as mangas e trabalhar com afinco, ok? Olha, no fim de semana vou fazer uma pausa, aproveita e debita sem contemplações, ok?
Abracinho!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Pão Recheado com Alheira, Espinafres e Maçã à Chef Pedro”
Chef Pedro, esse pãozinho vai cair que nem ginjas! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Pedro utilizou:
• 1 pão de centeio
• 1 fio de azeite
• 1 cebola pequena picada
• 1 dente de alho picado
• 1 alheira
• 1 maçã reineta
• 100g de queijo creme
• 150g de folhas de espinafre baby
• 125g de queijo mozarella fresco (1 queijo)
• Sal e pimenta q.b.
• Queijo parmesão q.b. (para polvilhar)
PREPARAÇÃO
Com uma faca afiada cortamos uma tampa na superfície do pão e retiramos todo o miolo; De seguida, numa frigideira funda, colocamos um fio generoso de azeite, juntamos a cebola picada e deixamos alourar; Adicionamos o dente de alho picado, a alheira cortada aos pedaços, a maçã em cubos e deixamos saltear até a alheira ficar desfeita e a maçã macia; Acrescentamos o queijo creme, envolvemos e juntamos as folhas de espinafre; Salteamos até que murchem, colocamos o queijo mozzarella ralado, misturamos até derreter e retificamos os temperos com sal e pimenta. Gib, como temos queijinho a mais, que tal um branquinho? Recheamos o pão com o preparado anterior, polvilhamos com queijo parmesão ralado e levamos ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos; Finalmente, quando estiver pronto, servimos de imediato e acompanhamos com uma salada de espinafres.
Parabéns, Chef Pedro, o teu petisco está um portento!
Gib, deves estar a pensar num tintinho, certo? Amanhã temos Cachaço, ok?
Ana, bavaroise de café, pode ser?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é 6ª feira, portanto, saboreamos 6 Medronhos e, claro, oferecemos 6 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Pedro vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Ana de ITA? na, esta a deliciar-se no novo sofá…. Vai faltar à AG de 23/10, se houver…. Virou sócia de sofá, abandonou o grupo dos 400….
Gib, estacionaste o balão?
Infelizmente para mim, não nos conhecemos pessoalmente, mas este facto não me impede de te dar um abraço apertado, pelo teu grande Sportinguismo, pela tua lucidez, literacia e respeito que tens, pelo nosso grande amor o Sporting Clube de Portugal.
Deves aproveitar bem esse teu retiro alentejano, para descansares desta tua honesta batalha de todos os dias no trabalho, e no combate leal que dás a toda a geração rasca e malcriada, mas minoritária, aqui na Tasca , ( sabes bem a quem me refiro ).
Tinha decidido me retirar aqui da Tasca, mas abri uma excepção pelo respeito que me mereces, como companheiro de luta, contra a tal minoria de cerca de 10% que assaltou o clube em 2018 com uma insana Golpada em Alcochete, pondo fim a um período de crescimento no nosso clube, e iniciando uma queda livre protagonizada por esta canalha que governa (…e se governa) actualmente o Sporting Clube de Portugal.
Numa tua intervenção de ontem escreveste, para que no futura nos lembremos; o seguinte texto que aqui em parte reproduzo, e saliento pela sua importância .
” – Varandas, a AG de ontem foi representativa? Mas a de 30 de setembro nem pensar! E foi tudo aprovado com enorme representatividade, não foi? E quem é que detém a maioria do capital da sad? O clube, não é? E o clube pertence a quem? Aos sócios, certo? Ah, desculpa, claro que não, neste momento o clube está na dependência de uma pequeníssima minoria, mas não é de pelintras, é de pilantras( pessoa finória e enganadora ) como tu! E essa minoria de malfeitores a que pertences decide de acordo com a sua conveniência e não de acordo com os interesses dos sócios e, portanto, do Sporting Clube de Portugal, não decide? Olha lá, não foram os sócios que em Assembleia Geral decidiram intentar contra o teu irmão e o teu padrinho? Sim, esses mesmos que também estão ligados a Alcochete até à raiz dos cabelos! Então e agora contrarias a decisão maioritária dos sócios sem os consultares? Viva a democracia que alguns acéfalos dizem existir no clube! E insistentemente apregoam que são os sócios que tomam decisões! Sabes, estranhamente veio-me ao pensamento que talvez mereças mesmo um segundo mandato. É que não terás a herança pesada e a covid para te desculpares seja do que for enquanto arruínas o clube. Depois, depois não haverá outro maluco a meter a cabeça no cepo e os ignorantes que se deixam enganar com a propaganda falaciosa talvez percebam que a escumalha tinha razão.”
Espero muito sinceramente que; tal como o padre António Vieira, continues a evangelizar os indignas aqui da Tasca, aquando do regresso do teu retiro alentejano .
Os desportivos dizem que Varandas prescinde do aumento.
A ser verdade, não vamos prender alguém por ter cão e por não ter. No papel fica bem e a notícia já está adequadamente espalhada nos media. Parece obviamente uma manobra de charme e é sinal que está atento aos ventos de descontentamento generalizado. Já percebeu que ser campeão não apaga a sua imagem e gestão desgovernada e que tem que dar corda aos sapatos para se manter. Resta saber se esta manobra lhe trará simpatia e aproveitamento (e em caso afirmativo, durante quanto tempo se manterá).
Não sei se é encenada, mas é reactiva. E precisamos é de proactividade, de pensamento disruptivo, de imaginação.
Estou curioso pelos proximos R&C, que já vão incluir receitas “expectáveis” e normais da actividade uma vez que os efeitos da pandemia já não poderão ser utilizados e tentar perceber o rumo.
Demasiados factores, demasiadas condicionantes, pouquissima comunicação e transparência…
Quais próximos R&C?
No Clube, o do último exercício já foi debatido votado e reprovado. O do corrente exercício só será debatido em Junho do ano que vem e, em condições normais (e estatutariamente legais) nem deveria constituir grande “problema” “técnico” porque deveriam ter orçado mensalmente o exercício corrente em duodécimos do previsto (e não executado) no Orçamento de 2019/20 (uma vez que quer os de 2020/21 e o de 2021/22 foram reprovados pela maioria dos votos dos sócios presentes nas AGs).
SL
Voltou atrás perante os protestos tal como já o tinha feito anteriormente.
O erro esteve lá atrás, ao pensarem pela segunda vez consecutiva que a situação financeira do Sporting é tão boa que permite pensar-se que merecem aumentos…
E mais uma explicação sobre os milhões do Paulinho:
– “O valor da compra de Paulinho acabou por ser um dos temas quentes e que on-
tem mereceu nota do Sporting. O avançado custou €16M por 70%, «acrescidos de IVA»
— €3,68M. Olhando ao comunicado do SC Braga à CMVM, o Sporting suportou tam-
bém o mecanismo de solidariedade, no valor de €800 mil, bem como a totalidade do
vencimento de Sporar (€2M brutos, €1M pela meia época de cedência) e «a diferen-
ça salarial» de Borja «entre o seu contrato anterior» (€722m/época) e o atual
(€480m/época), ou seja, €242m, sendo que o colombiano custou €3,5M ao leão e
saiu por €3M. Paulinho custou, olhando aos comunicados oficiais de ambos os clu-
bes, €22,22M, sem contar com potenciais juros de operação, multas ou penalidades.”
Era bom que fosse o mesmo mas com os golos, mas ai a coisa esta facil, 5 golos em 25 jogos oficiais pelo Clube. Nao me recordo de um ponta de lanca principal/titular do Sporting ter uma media de golos tao baixa.
Infelizmente apresenta numeros que seriam considerados positivos se estivessemos a falar por exemplo do TT, que tem 19 anos, agora um gajo no topo de carreira, internacional A com estes numeros.
E ainda não fica por aqui pois só comprámos 70% e o Braga ainda espera receber 7.5 Milhões.
Basta vir uma proposta de 25 da china ou de outro sitio qualquer….
Estas contas estão no jornal A Bola, não sou eu que as faço.
De qualquer forma, já se percebeu que nunca vamos entender o valor do negócio em todas as suas parcelas.
Apenas sei que foi muito caro para o que joga e que não havia condições para o Sporting investir esta brutalidade num jogador.
Que os VERDADEIROS Sportinguistas se mobilizem todos, e em todo o pais, para impedir o GOLPE FINAL no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
As ALTERCÔES aos ESTATUTOS, na REPRESENTATIVIDADE DOS SÓCIOS nas Assembleias Gerais e Eleitoras, que os actuais Órgãos Sociais, se preparam para apresentar na próxima AG extraordinária, do dia 23 de Outubro 2021, será e representa de facto, o FIM da participação dos sócios nas AG’S do clube.
Retirando assim PODER AOS SÓCIOS, para os substituir por REPRESENTANTES dos SÓCIOS ( os amigos ), que representarão os interesses dos actuais (ou quaisquer outros) dirigentes e Órgãos Sociais, e dos seus ( CD) interesses em negociatas e alheios aos interesses do Clube, e que NÃO REPRESENTAM a defesa dos interesses do próprio Clube !
Prestem muita atenção ao ALERTA feito pelo nosso grande Sportinguista o Álvaro Dias Antunes .
….
”
Álvaro Dias Antunes
7 Outubro, 2021 at 12:01
Paulo Lopes, acho que a próxima AG não vai voltar a discutir Contas ou Orçamento (tanto quanto sei será para propor alterações aos Artigos respeitantes às Assembleias Gerais do 44º ao 54º inclusive).
A inclusão de nova apreciação e votação de “Relatório e Contas” ou de “Orçamento e Plano de Actividades” numa convocatória deveria ter de ser feita para AGs separadas (já o deveria ter sido) e como Assembleias Gerais Ordinárias Comuns. Ora como essas já se realizaram este ano(mais uma vez nu ilegal 2 em 1), a voltar a acontecer teria de ser em Assembleia Geral Extraordinária (o que não está previsto nos Estatutos).
Previstas estão as sanções para os motivos que levaram aos chumbos consecutivos das Contas e Orçamentos (Artigo 3º pontos 4 e 7) e nestes Órgãos Sociais anda tudo a assobiar para o lado enquanto a Comunicação Social faz o seu trabalho de lavandaria passando uma esponja sobre todas as irregularidades (e já são inúmeras) cometidas pelo CD, Pelo CF&D e pela MAG.
Álvaro Dias Antunes
7 Outubro, 2021 at 14:30
Atenção que o “não discutir novamente as Contas nessa AG” não deverá sossegar ninguém.
O que se perfila são propostas de alterações estatutárias que podem esvaziar completamente as AGs, retirando poder aos sócios no Clube (nomeadamente através da delegação dos poderes das Assembleias Gerais Ordinárias Comuns – a de Junho “Orçamento e Plano de Actividades” e a de Setembro para “Relatório e Contas” – para Assembleias de Delegados, uns nomeados por inerência de funções e “histórico” outros votados).
Ou seja, entre outras coisas, estão a preparar alteração de Estatutos para constituir uma espécie de sucedâneo do nocivo Conselho Leonino, mas agora com poderes acrescidos substituindo-se às AGs. Parece que também querem alterar o funcionamento das AG Eleitorais, nomeadamente com a votação electrónica universal.
Estas alterações necessitam de maioria qualificada de 2/3, motivo por que acho muito importante os sportinguistas estarem atentos e acudirem em massa para impedir o que seria um gravíssimo “golpe de Estado palaciano” contra o poder do associativismo democrático no Sporting Clube de Portugal.
SL ”
…
Como sempre eu desconfiava, do que vinha aí por parte desta canalha, que quer dar o golpe final no Sporting CP dos SÓCIOS !
Bem sei que agora a seguir a esta minha intervenção, vai-se seguir o corte oportuno, com comentários de assuntos sem importância alguma para o clube, apagando assim esta minha intervenção !
Discutam isto e prestem atenção ao que o Álvaro diz !
Venha agora a Chunguice aqui da tasca, dizer que eu não gosto do Clube e não sou Sportinguista !
Os estatutos podem ser mudados numa AG que não foi antecipadamente convocada para esse fim e sem que as propostas de modificação tenham sido tornadas públicas antecipadamente?
Para que é que foi convocada a AG? Qual a sua Ordem de Trabalhos? por acaso o HY sabe? Eu sou sócio e deveria estar a receber hoje a convocatória para a dita AG.
SL
Pelo menos tem de ser publicadas algum tempo antes da sua realização… mas não creio que uma assembleia possa decidir mudar as regatas do jogo sem anunciar previamente esse ponto
O Rogério Alves nunca coloca esse ponto.
O que tinha passado para a CS era que o pedido do CD visava a proposta de alterações relacionadas com o Artigo 44º e seguintes dos Estatutos (que dizem respeito às AGs).
Por isso o alerta, mas, sobretudo, a curiosidade, para já, em conhecer os termos da Convocatória e a sua Ordem de Trabalhos.
O que não poderá (ou não devia poder) ser é nova Assembleia em que na O.T. esteja algo como “Debate e deliberar sobre o Relatório de Actividades e Contas referente ao Exercício de 2020-21” ou “Debater e deliberar sobre o Orçamento e Plano de Actividades para o Exercício de 2021/22”. Não só porque já houve deliberação sobre essas matérias, como ainda porque essas matérias só podem ser debatidas em Assembleia Geral ORDINÁRIA Comum (e Ordinária significa que se realiza todos os anos em datas estatutariamente fixadas, portanto, uma vez por ano e pressupõe que seja convocada pela MAG sem qualquer intervenção ou solicitação de outro Órgão).
SL
“Outros assuntos de interesse” ou “Analise do Trabalho realizado” ou “Discutir e deliberar, na qualidade de accionista maioritário da “Sporting Clube de Portugal – Futebol, S.A.D.”, sobre questões relacionadas com acções de responsabilidade civil.” ou ” Apresentação do projecto de construção” ou “Aprsentar e discutir conclusões da auditoria” ou …..
Isso era no tempo da ditadura.
Agora a escumalha de chupa cabras tem direito e entrar mudos, participar em silencio e a sair calados.
Tribunal dá razão a recurso da FPF no caso Palhinha
Tribunal Central Administrativo do Sul considera que o TAD não tem jurisdição sobre as normas disciplinares das competições desportivas. Jogador ainda pode recorrer para o Supremo Tribunal Administrativo.
Apesar de reconhecer razão ao Sporting e a Palhinha, pois até o próprio árbitro admitiu ter-se enganado.
A FPF tomou uma posição díspar em relação a outras situações e só por isso (e pela teimosia de quere ter razão quando não tem) deveriam ter sido todos demitidos.
Mas confesso que preferia que Palhinha não tivesse jogado. O resto seguiria os trâmites legais, mesmo com prejuízo para o Sporting.
Repito: quem de direito na FPF estiveram mal; foram desonestos. 2 meses antes despenalizaram um cartão vermelho a um jogadora de FF do Benfocas por visualização das imagens; com o Palhinha, nem com imagens, nem com o árbitro a admitir que se enganou, nem com Portugal inteiro a dizer que não era motivo para amarelo, nada!
Foram desonestos. Foram uns autêntico filhos da puta.
Não acredito que tenham a lata de propor assembleias de delegados, pelo menos nesta fase não acredito. Eles têm vontade mas por enquanto ainda não há uma campanha massiva dos cartilheiros nesse sentido, de vez em quando há umas intervenções nesse sentido mas muito esporádicas. Quando for para proporem isso vai haver uma campanha de intoxicação na comunicação social.
Também acredito que o sócio “comum” se opõe na sua grande maioria a isso. O sócio “comum” gosta de ser sócio, de sentir que o clube é também seu, que tem algum poder de decisão. As ags de delegados para os sócios VIP, aqueles mais “famosos, conhecidos” é que tem interesse, porque mais cedo ou mais tarde serão nomeados delegados, enquanto não forem terão sempre algum poder sobre os delegados nomeados.
É essa também a única condição para deixar de ser sócio (e até adepto porque, como bom marxista, «demito-me de sócio porque não posso ser sócio de um Clube que não me aceita como sócio»; esvaziar o Clube dessa maneira é fazer com que ele deixe de ser o Sporting; só o será no nome mas deixará de o ser na representatividade, nos Valore e na essência da sua missão primordial).
SL
Até poderá ter sido um erro mas na prática tens vários exemplos que indicam que pouco serve.
Eduardo Barroso foi eleito numa lista diferente do godinho Lopes
marta soares foi eleito na lista de BdC
rogerio alves foi eleito na lista de varandas.
Aliás historicamente a mag sempre foi eleita na mesma lista do CD, excepção no godinho lopes mas aí o churrasquinho trocou as coisas, era o BdC eleito com o rogerio alves na MAG mas eles trocaram fazendo o godinho lopes com a MAG do BdC, pensando eles que facilmente iriam manipular o Eduardo Barroso, saiu-lhes o tiro pela culatra
Mas, caros Miguel e Jaime, não discordando de vocês, recordo que além do CF&D e da MAG, existe outro órgão de fiscalização que é o Órgão Máximo deliberativo do Clube: a própria AG.
Isto é, os principais fiscalizadores da actuação dos Órgãos Sociais eleitos são aqueles que os elegem: os Sócios.
Que se representam a si próprios em Assembleia (EFECTIVA) Geral. Não têm que delegar em ninguém.
Mais: acho que mesmo que numa AG com imensos presentes uma maioria de 2/3 decidisse que os Relatórios & Contas, os Orçamentos, os Planos de Actividades ou as Vendas ou Alienação de Património passariam a ser decididas por um órgão de Delegação do poder efectivo dos Sócios (Conselho Leonino, Conselho de Delegados, Assembleia de Delegados, o que lhe quiserem chamar) tal decisão iria carecer de legalidade por ser contrária à Lei Geral (o chamado “Código Associativo”, parte específica do Código Civil português que delimita estatutariamente o funcionamento das associações e dos seus Órgãos; os Estatutos de uma Associação não podem ser TUDO o que os Sócios quiserem; há normas e limites impostos por lei).
Não é por acaso que TODAS as Associações têm a OBRIGAÇÃO legal de apresentar Contas conforme regras contabilísticas legalmente aceites no nosso ordenamento Jurídico e que essas Contas têm de ser aprovadas por maioria dos Sócios reunidos em Assembleia Geral ORDINÁRIA convocada para o efeito.
Aliás, não deixa de ser curioso que essa seja uma das imposições estatutárias que o SCP Clube impõe aos Núcleos SCP e haja quem admita, nos actuais Órgãos Sociais que tal imposição deixe de imperar nos Estatutos da “casa-mãe”.
Acredito, aliás, que o Dr Rogério “Língua de Prata ” Alves, que foi tão hiper-cioso de meros formalismos administrativos aquando das suas 2 recusas a convocar AGs requeridas por Sócios, só muito dificilmente deixaria passar uma tamanha barbaridade, inconforme à Lei Geral.
SL
Era para a gestão mais corrente do clube. Garantir que os OS (a MAG faz parte dos OS) seguem uma linha de conduta escolhida pelos sócios e que não colocam em risco o Sporting. Um órgão completamente independente dos outros, eleito à parte.
Estamos a falar de um orgão muito mais participativo e a quem a direção reporta diretamente…
Que represente o Clube na Sad, cortando o obvio conflito de interesses que existe tendo 2 direções iguais (clube e Sad), por exemplo.
Que seja capaz de fiscalizar a forma de financiamento do Sporting e que garanta que não estamos a comprometer o Sporting.
Isto teria de ser acompanhado por alterações estatutárias que balizassem o grau de endividamento, lucros obrigatórios, etc etc etc…
Quem poderia ter este papel e deveria ter nos OS existente era o CFeD…mas não tem. Nem de perto nem de longe…
Percebo a tua ideia, Tiago, mas não concordo porque nada garante que fizessem esse papel, como estes não fazem porque não querem.
Tens o CFD a dar um louvor ao CD quando apresenta um prejuízo de 33M€. O que é isto senão “lambebotice”? Só um parvo dá valor a um louvor nestas condições.
Agora, quem te garante que os Delegados não fariam o mesmo?
Eu acho que, em termos de OS, está bem como está e só é preciso que sejam eleitos de forma independente, como acontecia antes do BdC propor a mudança.
Depois é tudo uma questão das pessoas serem honestas e quererem, acima de tudo, o bem do Sporting Clube de Portugal!
Isso dizes tu FixTix ! … veremos na prática as voltas que eles vão dar para tudo permitir ! como fazem agora que ignoram os Estatutos, quando lhes convém ! … assim alteram os… e está feito !
Estabelecem a confusão nos espíritos, fazem passar a proposta, e depois olha… Já está …Já está !
Achas se quer que eles querem correr o risco de criar um orgão na linha com o que o Tiago diz? Claro que não. Fds um orgão completamente independente, transversal a 2 mandatos e meio, que pode escrutinar tudo e todos (partindo do principio que é imparcial) e fazer cair qualquer um dos outros órgãos? Ainda por cima se for composto por sócios quase anónimos? Ninguém quer isso, ninguém.
Claro que não. Estamos a falar de um órgão que ia complicar a vida da direção. Mas que ia garantir aos sócios que uma direção não poderia fazer tudo o que quer e lhe apetece…
E claro que este orgão não substitui em nada a AG.
Neste caso estava a falar de uma coisa ao nivel de governance…não descarto por exemplo existir algo parecido para acompanhar a gestão desportiva, por exemplo…
Sim…é uma grande estrutura e miscelânea e nada disto é uma coisa muito estruturada e eu sou o primeiro a dizer que tinha de ser alvo de enorme reflecção do universo Sporting…como seria melhor materializar.
O que sei, desde à 20 anos que acompanho o Sporting mais de perto, é que o Sporting tem de criar formas de controlar quem lá está e formas de ter quem consigo delinear um rumo e uma forma de gestão que não faça com que isto mude tudo de 2 em 2 anos…
Tu não queres perceber, ou então convém-te não perceberes que é mais fácil controlar a vontade de 50 ou 100 Delegados numa AG; que quatrocentos ou cinco mil Sócios numa AG !
Para já… hoje em dia os Sócios não controlam absolutamente nada ! As suas decisões em assembleia Geral do Clube não são respeitadas, pelos Órgãos Sociais do clube !
Diz-me o que não percebes-te, disto que eu disse agora !
Quando perceberes que estás a falar de algo diferente do que eu estou a falar, avisa….
Leste eu dizer em algum lado que a AG ia ser com delegados?!
Eu estou a falar de uma coisa à parte da AG. A AG é como é agora e tem de ser. Nada mudaria a não ser a possibilidade deste “órgão” fazer relatórios sobre o assunto em questão para divulgar pelos sócios antes da AG, se fosse caso disso…
E depois era preciso mais delegados para fiscalizar esses eleitos…
Representante dos sócios é a MAG, fiscalização conselho fiscal. Se estes órgãos não estão a funcionar de acordo com os estatutos ou interesses dos sócios o que há a fazer é os sócios se unirem e tomar medidas para os obrigar a fazer ou promover a sua queda! Não é ficar sentado no sofá à espera que sejam os outros a tomar medidas
Um Órgão para fiscalizar o Conselho Fiscal e Disciplinar?
E, já agora, um outro Órgão para Fiscalizar este novo Órgão … e mais um para fiscalizar o que vai fiscalizar esse novo Órgão … e por aí adiante,
SL
Era muito mais abrangente do que o que existe agora…
E a ideia é ser muito mais independente…
Alguém acha que o CD&F ou a MAG é independente ou que tenderá alguma vez a ser independente nos moldes em que a coisa está feita hoje?
Mas o importante aqui era ter um orgão que garantisse uma continuidade de politicas e um fio condutor ao longo dos anos. Alguém que garantisse que o Sporting não anda completamente à deriva e ao sabor das vontades momentâneas como esteve nos últimos 20 anos…. Para além da tal independência e daí os mandatos tipo de 10 anos e sem possibilidade de renovar ou de participar em OS durante os 10 anos seguintes, por exemplo.
Alguém acha que não precisamos de maior controlo sobre quem dirige o Sporting? Alguém acredita que os clubes vão sobreviver a mudar tudo de 2 em 2 anos? Alguém acredita que isso é possivel fazer sempre em AG ou que alguma vez a MAG permitirá isso?
É a busca da resposta a tudo isto que eu procuro. Mais do que mudar o Varandas pelo Balcões ou o Bruno pelo Esteves….
O Sporting precisa simultaneamente de estabilidade, de maior controlo e de mais transparência. Não tenho outra resposta, pelo menos por enquanto…
É ideal? Não…é a que encontro.
PS: E não…não precisarias de nenhum órgão para controlar este…a “tensão” e o “conflito” possivel entre este e os OS seria o controlo…não no sentido de guerra mas de terem interesses que muitas vezes poderiam diferir. Especialmente porque os OS movem-se pela reeleição em 4 anos e este mover-se-ia pelo longo prazo…
E quem é que lhe diz que não seria no interesse de guerra? Isso significaria dar demasiado poder a um Órgão cuja função seria putativamente desestabilizadora (porque já existem 2 Órgãos fiscalizadores: o CF&D e a AG).
Nem falo das competências do CF&D (que podem não ser cumpridas por servilismo ou inacção, como está a acontecer); Falo, sobretudo da AGs, que são o Órgão Máximo do Clube e não podem ser mais esvaziados das suas funções.
Se o CF&D não cumpre o seu papel, compete aos Sócios em AG corrigir isso. Como têm procurado fazer!
Não deve haver maior poder numa Associação que o Poder dos Sócios.
SL
Não estou a ver qual seria o interesse das pessoas que constituem esse órgão em fazer essa guerra aos OS só porque sim. Teria de haver uma base para o fazer e essa base teria de ser o desrespeito pelas vontades dos sócios ou por não haver transparência. Ao ser apenas 1 mandato, transversal no tempo a várias direções e com os impedimentos de participarem em OS durante 10 anos, o que se pretende exatamente é retirar a questão politica da equação.
E como digo, teria de ser acompanhada de uma revisão de estatutos que impusesse uma série de balizas (de ordem financeira mas não só) que carecessem de monitorização)…
E nenhum poder é maior do que o poder da AG. E assim continuaria. Nesse aspeto nada mudaria.
É como digo. Para mim os clubes (não é só o Sporting) precisam de várias coisas. Maior controlo, mais transparência e mais continuidade com politicas mais sólidas. E eu não vejo forma de isto tudo ser conseguido no modelo atual de governance…
Mas estou completamente aberto a outras ideias…como digo isto não é uma coisa muito estruturada ainda na minha cabeça.
Como está agora para mim não vai nunca levar a um Sporting mais bem gerido, mais eficiente, mais transparente e mais seguro…neste momento não há controlo nenhum até a bazuca, que é a destituição/demissão de uma direção. Isto para mim não é sustentável e acho que isso tem sido evidente desde os tempos do Dias da Cunha. Falta aqui algo no meio que permita ao clube ser governável mas ao mesmo tempo haver transparência e um escrutínio continuo…
E sem boa fé quem garante que esse novo órgão não acabava capturado também?
O pessoal tem é que, em ag, passar a dizer o que tem e deve dizer de forma civilizada.
E saber ouvir também. Uma ag funcionalmente representativa não tem que ser uma tourada. Nem pode…
A sua eleição não depende dos OS, não há nenhuma dependência de nenhuma forma e além disso nenhum beneficio possivel futuro porque não podem participar nas eleições nos próximos 10 anos…
Além disso seriam eleitos de forma completamente autónoma, em alturas diferentes, por períodos diferentes…em 10 anos, são 3 direções diferentes…
Em AG não acontece nada…o pessoal fala, entra a 100, saí a 200. A única arma que os adeptos têm mesmo é fazer barulho e depois tentar destituir a direção. Mesmo barrados pela MAG, tenho duvidas que se não fosse o covid não fosse conseguidos nem que fosse em tribunal. Não têm mais nada. Isto seria uma forma de os tentar organizar por tendências e exercer um controlo efetivo.
Como digo. Uma certeza eu tenho. O modelo atual não funciona. Gera um guerra civil constante e extremamente extremada que não permite nem o governo do clube numa lógica de continuidade nem um controlo efetivo por parte de ninguém..
E não é de agora. Isto para mim é evidente desde o JEB e aí já vínhamos com esse problema desde o inicio do projeto Roquete.
Hoje, obviamente, não são independentes porque são eleitos “agarrados” ao CD mas deves isso aos cegos que votavam favoravelmente tudo o que o BdC dizia… Muitos que hoje criticam serem eleitos assim.
O pessoal, erra, acontece!
Agora, é preciso reverter isso!
Os 3 OS do Clube têm de ser eleitos em listas independentes, para os sócios poderem escolher em consciência.
Mas, mesmo isso, não garante o que tu achas que depois os Deputados vão garantir, porque nem eleger Deputados garante isso!
Depois, mandatos de 10 anos são uma merda assustadora.
Imagina que elegiam um série de “anormais”! Tinhas de levar com os gajos 10 anos? Surreal!!!
Sim, precisamos de maior controlo sobre quem dirige o Sporting – Clube e SAD!
Por isso há cenas que não podem ser decididas por 3 ou 4 pessoas, em nome de 100 mil!
Endividar o Clube é uma delas.
Um gajo decidir endividar o Clube pode ser o fim do Clube. Logo, não se pode deixar que isso aconteça sem a aprovação dos sócios. Têm de explicar quando endividam, porquê que endividam, como vão gastar esse dinheiro e como vão pagar essa divida! Isto devia ser o básico para se aprovar um endividamento.
Porque para endividar o clube, eu também posso ir para lá… Depois logo virá alguém para resolver os problemas que deixei.
São os sócios que têm de tomar conta do Clube. Não eleger Delegados para controlar não sei o quê… E quem os controla a eles? Elegem-se outros delegados?
«Alguém acha que o CD&F ou a MAG é independente ou que tenderá alguma vez a ser independente nos moldes em que a coisa está feita hoje?»
Não é mas, por Estatutos deveria ser. Ao contrário do que constantemente apregoam os elementos destes OS, não se impõe qualquer solidariedade institucional entre os 3 Órgãos Sociais. Pelo contrário, nos Estatutos, pelo exposto nas funções e funcionamento descrito para cada um dos Órgãos releva a independência entre eles.
Não é isso que se verifica? Tem razão que não é. Mas por que razão haveria de ser diferente com outro Órgão que se inventasse?
«Mas o importante aqui era ter um orgão que garantisse uma continuidade de politicas e um fio condutor ao longo dos anos. Alguém que garantisse que o Sporting não anda completamente à deriva e ao sabor das vontades momentâneas como esteve nos últimos 20 anos….»
Desde pelo menos os últimos 26 anos que houve a continuidade de políticas e o mesmo fio condutor, apenas interrompido durante 5 anos por uma Direcção que acabou destituída. E essa continuidade de políticas teve como “fio condutor” a incompetência e a deriva económica, financeira e desportiva.
Por que raio hei-de eu querer um Órgão para “garantir continuidade de políticas ” durante 10 anos, sobrepondo-se a 3 Direcções eleitas pelos Sócios. Mesmo que esse Órgão tivesse sido eleito pelos Sócios ou não obstaculizava as decisões das Direcções (e nesse caso era apenas mais um apêndice) ou obstaculizava as decisões das Direcções (e, nesse caso, seria anti-democrático, por fazer oposição a uma ou duas Direcções sufragadas pelos Sócios quando esse Órgão já tinha perdido legitimidade de sufrágio).
SL
Votar no Varandas nas próximas eleições está completamente fora de questão – e é com alguma pena que digo isto porque achei que tinha condições para fazer um bom trabalho, se rodeado das pessoas certas.
Estou curioso para ver quem vai aparecer para ir a eleições com ele, em Março…
Dizem que já se preparam 2 listas e que o Miguel Albuquerque pode avançar também…
Eu gostava que o Miguel Albuquerque concorresse.
O Nuno Sousa não me parece opção…
Era bom que fossem antes do fim do campeonato senao corremos o risco de termos de levar com mais um defeso preparado pela dupla Varandas / Zenha, que tão bem tem sabido contratar / vender jogadores…
Ah não, espera. Foi o mercado que se contraiu por causa do Covid…
Há muita coisa prevista em estatutos, mas os estatutos é o que o Rogério Alves quiser… Na volta faz uma interpretação qualquer dos estatutos em que Março afinal passa a ser Setembro…
A menos que venha a variante epsilon e esta merda feche tudo outra vez, as eleições têm de decorrer conforme os Estatutos. Se não o fizerem serão completamente trucidados
O fantasma do Koreano, aliado ao poder da cartilha que a generalidade dos sócios consume, permitirá isso.
Quanto aos vencimentos, o que gostava de saber era a vossa opinião para a decisão da dita comissão independente, criam a matriz, que até parece ponderada, mas depois num ano atípico, com o Varandas chamado ao exército, porque fomos campeões, exceciona a parte financeira e atribui uma remuneração variável de 50% da fixa, quando tivemos aproximadamente 33 M de prejuízo.
Quanto ao ganhava mais como médico é para rir….
Quanto ao custo do Paulinho, foi o que foi, deixo só o meu pequeno contributo, é um ativo, por isso contam todos os custos até o mesmo entrar em funcionamento.
E quem é que lhe diz que não seria no interesse de guerra? Isso significaria dar demasiado poder a um Órgão cuja função seria putativamente desestabilizadora (porque já existem 2 Órgãos fiscalizadores: o CF&D e a AG).
Nem falo das competências do CF&D (que podem não ser cumpridas por servilismo ou inacção, como está a acontecer); Falo, sobretudo da AGs, que são o Órgão Máximo do Clube e não podem ser mais esvaziados das suas funções.
Se o CF&D não cumpre o seu papel, compete aos Sócios em AG corrigir isso. Como têm procurado fazer!
Não deve haver maior poder numa Associação que o Poder dos Sócios.
SL
O ano é 2021, e o grande Sporting Clube de Portugal é o atual campeão nacional de futebol, campeão de várias modalidade, campeão europeu noutras, além de medalhados olímpicos.
2021, um dos melhores anos de sempre do grande SCP!
Acabei de ver agora na RTP1 (Telejornal) a acção do nosso clube em proporciar a um número vasto de meninas afegãs a possibilidade de continuarem a treinar futebol. Segundo o Tomás Morais, o SCP vai continuar a proporcionar duas horas de treino semanal (espero ter percebido correctamente). As meninas afegãs irão assitir a um jogo da equipa principal.
Como sócio, elogio esta acção do Sporting Clube de Portugal.
SL
O benfas as recebeu no dia 3 e para além do jogo ofereceu camisolas, chuteiras e cadernos.
Nós agora vamos oferecer uma experiência mais completa com treinos semanais.
Pena serem pequeninas. Desilusão para o Miguel…
“Bruno de Carvalho não foi bandido. Votavam hoje na sua expulsão? Perguntem”
“Primeiro mandato fantástico de Bruno de Carvalho modificou o Sporting”, diz Eduardo Barroso
Eduardo Barroso sai a público para defender os associados do Sporting que chumbaram os recentes relatórios e contas do clube de Alvalade, considerando que a crítica deve ser dirigida aos que não marcaram presença na reunião, ao contrário dos que lá estiveram. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que fez questão de admitir que apoia Varandas, diz que os sócios são soberanos para votar como entendem e pelas razões que defendem, sejam elas quais forem.
Em relação aos chumbos que se têm assistido às contas apresentadas na Assembleia Geral por parte da direção de Frederico Varandas, Eduardo Barroso considera que os associados que votaram contra têm “toda a legitimidade” para votar como entendem. A esse respeito, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral diz que não se devem criticar ou condenar os associados que foram à reunião e votaram mas, sim, aqueles que ficaram em casa. E que poderiam ter ido.
Como exemplo, Eduardo Barroso destaca que na política nacional, em breve, se os deputados do Partido Socialista não forem, por hipótese, à votação do Orçamento de Estado a culpa, caso o documento apresentado pelo Executivo de António Costa seja chumbado, não será dos deputados da oposição que possam votar contra mas, sim, dos que poderiam votar e não vão ao plenário.
PROLONGAMENTO
“Bruno de Carvalho não foi bandido. Votavam hoje na sua expulsão? Perguntem”
2021-10-08 11:45:00
“Primeiro mandato fantástico de Bruno de Carvalho modificou o Sporting”, diz Eduardo Barroso
Eduardo Barroso sai a público para defender os associados do Sporting que chumbaram os recentes relatórios e contas do clube de Alvalade, considerando que a crítica deve ser dirigida aos que não marcaram presença na reunião, ao contrário dos que lá estiveram. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que fez questão de admitir que apoia Varandas, diz que os sócios são soberanos para votar como entendem e pelas razões que defendem, sejam elas quais forem.
Em relação aos chumbos que se têm assistido às contas apresentadas na Assembleia Geral por parte da direção de Frederico Varandas, Eduardo Barroso considera que os associados que votaram contra têm “toda a legitimidade” para votar como entendem. A esse respeito, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral diz que não se devem criticar ou condenar os associados que foram à reunião e votaram mas, sim, aqueles que ficaram em casa. E que poderiam ter ido.
Como exemplo, Eduardo Barroso destaca que na política nacional, em breve, se os deputados do Partido Socialista não forem, por hipótese, à votação do Orçamento de Estado a culpa, caso o documento apresentado pelo Executivo de António Costa seja chumbado, não será dos deputados da oposição que possam votar contra mas, sim, dos que poderiam votar e não vão ao plenário.
PUBLICIDADE
“Fizeram muito bem. Foram e votaram”, disse Eduardo Barroso em relação aos adeptos leoninos que foram à última Assembleia Geral e votaram o documento apresentado pela direção, que acabou chumbado, referindo que não gosta que estes associados sejam apelidados de “minoria de bloqueio”.
Apesar desta visão, Eduardo Barroso fez questão, em várias ocasiões, de deixar claro que é apoiante de Frederico Varandas, que está “a fazer um trabalho notável”.
Só que Barroso nota que o Sporting tem uma “ferida” que precisa de ser curada e identifica a saída de Bruno de Carvalho da condição de sócio como a ‘pedra’ que está a dificultar a vida a Varandas. E pede que seja resolvida esta situação.
Numa análise ao trabalho do ex-presidente, Eduardo Barroso diz que “Bruno de Carvalho fez um primeiro mandato fantástico e foi isso que modificou o Sporting”. “Foram quatro anos em que nada foi conquistado mas que houve aplausos nas eleições”, lembra o antigo dirigente. “Depois houve um período de desnorte e houve um recomeço com o Frederico Varandas. E recomeçou”.
Para Eduardo Barroso, “essa modificação foi aproveitada agora” pela administração liderada por Frederico Varandas. Mas é necessário, na visão de Barroso, perceber que o Sporting precisa de “pacificação”.
“Quando Bruno de Carvalho foi expulso de sócio os associados do Sporting pensavam que ele tinha responsabilidades na invasão de Alcochete. Estavam convencidos [disso] e que merecia ser expulso”, argumentou Eduardo Barroso, na A Bola TV, mesmo ciente de que o capítulo Alcochete não fez parte integrante dos critérios que levaram à votação para a expulsão de sócio do ex-presidente.
Todavia, para o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral verde e branca, os sócios votaram na expulsão de Bruno de Carvalho tendo a ‘sombra’ de Alcochete a pairar sobre o empresário.
Para Eduardo Barroso, esta “ferida” está “aberta ainda hoje” e entende o médico de profissão que o antigo presidente deveria ser reintegrado como associado do emblema de Alvalade.
Assegurando que não votaria nele para presidente atualmente e apoiando Frederico Varandas, numa mensagem de apelo à união, Eduardo Barroso socorre-se da longa vida dedicada ao clube de Alvalade para deixar claro que era necessário permitir o regresso de Bruno de Carvalho à condição de sócio com plenos poderes. E assim acredita que seria dado um passo para a paz em Alvalade.
“Bruno de Carvalho não foi mandante nem bandido, nem energúmeno na invasão de Alcochete. O seu voto de expulsão manter-se-ia ou bastava ele sair da presidência? Perguntem aos sócios”, desafia Barroso, que gostava que se fizesse a “pacificação do Sporting”.
“Isto das claques tem de se resolver. São fundamentais. Quero negociações”, referiu, dizendo que “ainda bem que há oposição” dentro do Sporting.
Tivessem estes gajos um terço da noção que o Eduardo Barroso tem e estava tudo bem, ou pelo menos melhor porque noção e incompetência não são antónimos.
Não falei no Bruno, até porque pouco importa na vida do Sporting. O assunto Bruno foi mais que espremido, mesmo assim o Varandas de vez em quando lá tenta espremer mais. O próximo passo do assunto BdC é só um, ou se leva a votação para ser reintegrado como sócio ou não. Mas uma coisa é certa, tivesse ele tido um PMAG como o dr Eduardo Barroso e hoje não estávamos assim.
Quando disse estes gajos estava-me a referir a quem realmente importa e quem toma decisões todas as semanas sobre o clube.
Foda-se à mesmo gente que ainda diz que deita os CORNOS na almofada e dorme descansado!
Independentemente da Injustiça hahahahahahahahahah
Por isso é que eu digo… isto não é entre brunistas e croquetes, isto sempre foi e sempre será entre ter valores e ser integro ou ser uns autenticos escroques para quem a injustiças que acontecem aos outros não os incomoda nada! Deste que a vida siga segundo os seus ideais! enfim… da filha da putice maior que pode haver!
Está calado, Labrego. Metes NOJO aos caes sarnentos, servical cRoquette. Essa conversa da “humildade” cheira a retórica do padre cura que te alargou o quadragésimo terceiro…
Não percebo essa posição. Aliás acho que pior que o que está não fica, só com o Varandas sendo reeleito e continuar com as manobras de desrespeito. Talvez fizesse melhor do que se pensa. E estou a falar de levar proposta a AG os votos depois vê-se e papa-se o que a maioria quiser, mas darem essa hipótese de reverter a injustiça era mais que saudável, porque por mais que mintam a expulsão do Bruno estará sempre ligada a Alcochete.
Concordo em absoluto e já referi o mesmo 1000 vezes e não apenas isso mas também revisão estatutária e e-voting e todos os temas que sejam “fracturantes”. Os sócios devem falar sobre eles e votarem no que considerarem ser o melhor para o Clube.
Que faça boa viagem para o cimo do mastro das caravelas, este e outros, que falam, falam, falam e vai-se a ver e nem foram à AG e pior do que isso, nem PAO e muito menos os ReC leram.
Eduardo Barroso foi dos que mais defendeu BdC e mais injurias sofreu por causa disso.
Tenho-o como uma pessoa franca, que sempre defendeu o Sporting, os interesses do Clube e dos sócios que representou enquanto PMAG.
Nunca gostou de guerrilhas e crispação e não me admira que se tenha afastado do Clube. Penso que este afastamente da vida do Sporting e o desconhecimento são a principal razão para não ler ReCs e ainda apoiar Varandas.
Quem é este Ricardo Oliveira que terá dito à Renascença que está disponível para se candidatar ? Parece que terá entrado
numa Lista do Dias Ferreira mas desconheço tudo o mais .
Quem será esta linda peça de gestor ? Pergunto porque sinceramente nunca vi tal fronha!
Ter feito parte da lista de Dias Ferreira, para mim não é curriculum ! … Será antes cadastro !
Esperemos todos que não seja mais um gestor de topo Tipo Soares Franco !
Ricardo Oliveira já fez alguma coisa na vida que se veja ?
” – Ricardo Oliveira admite candidatura à presidência do Sporting
Sócio e acionista diz ainda ser cedo para confirmar cenários, mas garantiu estar “sempre disponível” para ajudar
21
…
Horas após Record ter dado conta de que Miguel Albuquerque está a equacionar avançar como candidato às eleições do Sporting, a marcar entre 1 de março e 30 de abril de 2022, Ricardo Oliveira, um dos nomes associados a outras duas listas que estarão em formação – leia tudo aqui – falou à Rádio Renascença sobre esse mesmo facto. Não antecipando cenários, o gestor garantiu estar “sempre disponível” para ajudar o clube.
“É um bocado cedo para estarmos a falar sobre isso, porque existe uma Direção eleita. Eu estou e sempre estarei disponível para ajudar o Sporting. Não faço críticas para prejudicar ninguém no Sporting, mas sim para fazer um Sporting melhor. Julgo que eu e todos os sportinguistas. Quanto ao futuro, haverá eleições em março ou abril e toda a gente sabe que não estou contente com esta equipa de gestão do Sporting”, explicou o também acionista da SAD em declarações à Bola Branca, da Rádio Renascença.
E prosseguiu com essa tal má gestão que aponta à atual administração: “As contas do Sporting são más. Vejam o Barcelona, que ganhou uma série de campeonatos nos últimos anos. Vejam a situação em que está neste momento. É para aí que queremos levar o Sporting? Não. Eu não gostava de ver o Sporting assim. As contas são más. São muito más. São perigosas. O Sporting vai num rumo perigoso.”
Ricardo Oliveira também aborda o tema ‘Paulinho’, que tanta polémica levantou e que levou, inclusive, o Sporting a lamentar em comunicado a contra-informação sobre o real preço da contratação do avançado (16 milhões de euros por 70% do passe, junto do Sp. Braga).
“O Paulinho não custou 16 milhões de euros. Efetivamente, há uma saída de caixa do Sporting de 16 milhões de euros, mas depois temos de ver que com essa transação há uma série de operações que estão relacionadas. Se quiserem dizer qual é o valor absoluto do Paulinho, numa avaliação em que saem das contas do Sporting, dos ativos do Sporting, sejam eles em demonstrações, em ‘cash flows’, o que quiserem, saem do Sporting 22,9 milhões de euros”, analisou, ele que em 2018 fez parte da lista de Dias Ferreira. “
Para já numa coisa eu e este senhor gestor, estamos de acordo !
” – As contas são más. São muito más. São perigosas. O Sporting vai num rumo perigoso.”
O resto nunca vi tal personagem !
Mas se vier para dizer que o clube está falido, e que se tem que jogar com os Juniores, no Futebol sénior, mesmo que se desça de divisão, … ou que se terá que fechar modalidades de pavilhão, ou mesmo …o pavilhão, porque está hipotecado e não se tem dinheiro para pagar o seu aluguer.
Se for para fazer isso, eu também sirvo, e não sou gestor !
8 Outubro, 2021 at 6:45
Bom dia!
Uma pergunta: o que diríamos se o presidente do Sporting, caso fosse o Soares Franco, o Godinho Lopes, o Bruno de Carvalho ou o Dias da Cunha, se, eles próprios fossem também fornecedores de um serviço do Sporting?
E porquê que não usamos esse mesmo escrutínio com o Frederico Varandas?
8 Outubro, 2021 at 9:37
Se falas da Clínica, já era usada pelo Sporting quando lá estava o Bruno de Carvalho…
Na altura falou-se disso e nunca foi um problema. Agora já é?
Vocês andam um bocado distraídos…
8 Outubro, 2021 at 9:42
No meu entender sim, agora que o dono da clínica é, também o presidente do clube há aqui um claro conflito de interesses. Ou alguém de bom.senso acha isso normal?
Podemos ainda adicionar à questão as sociedades offshore que controlam agora esse negócio, mas não sei se é uma “Expressão Verde” se o fizermos.
8 Outubro, 2021 at 10:22
Já seria conflito de interesses antes, basta que quiséssemos que fosse.
O antigo médico Fernando Ferreira, que se não estou eu erro saiu do Sporting por começar a tratar no estádio clientes externos, foi reintegrado pela direção do Bruno em 2018, se não me falha a memória.
Isto para mim é um assunto que até retira força a outros bem mais importantes.
8 Outubro, 2021 at 10:02
Va se lá saber porque é que se chatearam….
8 Outubro, 2021 at 10:22
Antes Varandas era um prestador de serviços, agora é presidente. Agora existe um conflito de interesses.
8 Outubro, 2021 at 11:53
Isto, óbvio.
Antes não decidia quem era o prestador do serviço, apenas dava o seu orçamento como qualquer outro fornecedor.
Agora dá o orçamento e decide quem fica com o negócio (ele) e há aqui uns tontinhos a achar que é a mesma coisa.
8 Outubro, 2021 at 14:18
Os piores cegos são os que não querem ver…
Há um oceano de diferença agora que é presidente… Mas os “migueis” gostam de justificar o injustificavel… Eu acho que é apenas masturbação intelectual…
Z
8 Outubro, 2021 at 15:16
E os piores surdos são aqueles que ouvem demais!
8 Outubro, 2021 at 18:35
Mas tu não percebeste ainda que eu quero o Varandas dali para fora?
Eu sei que te chamam de burroZ aqui, mas, foda-se, tenta ao menos disfarçar um bocadinho…
Eu critico mais o Varandas do que tu, idiota do caralho! Não preciso é de inventar para o criticar, que o gajo dá-me razões para isso quase todos os dias…
Tem juízo nessa merda dessa cabeça!
8 Outubro, 2021 at 18:33
Se quando o Varandas era o médico do Clube o Bruno achou por bem fazer esse protocolo com a clínica dele, é porque achou bem.
Não mudou nada a não ser o Varandas deixar de ser o médico do Clube e passar a ser o presidente do Clube.
Antes era bom.
Agora já não é?
Vamos deixar de fazer uma coisa que se achou por bem fazer, para melhorar o Clube, só para atacar o Varandas?
Vão-se catar…
Se agora há conflitos de interesse, então antes também havia. Olha que foda-se!
Lá está, tanta merda que o Varandas vos dá para o atacarem e vão atacar por merdas que nem sentido fazem…
8 Outubro, 2021 at 19:54
Miguel, Bruno de Carvalho rescindiu o contrato com Varandas e houve médicos que a seguir apresentaram a demissão. O Sporting já tinha outro corpo clínico quando Sousa Cintra fez regressar Fernando Ferreira e dispensou os novos funcionários.
Hoje trabalham no Sporting 7 funcionários da ConCorpus mas na ReC aparecem pagamentos à Expressão Verde que pertence à Varandas. Pelo que se sabe, Varanda s foi questionado sobre isso na AG de accionistas mas não respondeu…
9 Outubro, 2021 at 0:03
O Bruno não rescindiu porra nenhuma com o Varandas.
O contrato do Varandas terminava no final da época 17/18 e já se sabia que não ia ser renovado – já corria essa notícia. Mas não ia ser renovado por divergências pessoais entre o bruno e o Varandas, não porque ele não era bom médico – foi elogiado n vezes durante o tempo que o Bruno esteve à frente do Clube.
O Varandas até se demitiu assim que a equipa principal acabou a época, a seguir ao tão malfadado jogo da final da Taça com o Aves.
Não faço ideia se o Bruno ia acabar com a parceria com a Clínica do Varandas ou não. Não sei eu, nem a esmagadora maioria das pessoas porque isso nunca foi falado em publico (CS).
Se foram competentes durante 5 anos em que lá esteve o Bruno não vejo porque tinham de mudar.
As coisas mudam-se para melhorar e não para parecer bem a uma cambada de idiotas.
Mas, pronto, é a minha opinião…
Querem bater no Varandas por causa disto? Força!
A mim parece-me parvo e sem razão mas enfim…
E volto a lembrar aqui os esquecidos que, eu que votei no Varandas, disse em Abril de 2019, após o escândalo com a auditoria, que aquilo devia dar direito a destituição… Fui dos poucos a ter essa opinião!
8 Outubro, 2021 at 7:01
PETISCOS NA TASCA – 355
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, queijo fresco, quero dois queijos frescos, meio casqueiro e Tinto da Tasca, por favor!
Varandas, cedes o parque de estacionamento durante 35 anos e nem uma palavrinha aos sócios? Gostava mesmo de saber quem trabalha nessa empresa e se tem ligações a algum dirigente do Campo Grande FC. Transparência e integridade, não era? E revelar os detalhes do negócio, vale? É melhor ou pior do que o anterior? Mudaram porquê? Já agora, o contrato com a Nike, é mais vantajoso do que o da Macron ou nem por isso? E a mudança da empresa do relvado, trouxe algum benefício financeiro ou saiu-te o tiro pela culatra e aquilo nunca mais se vai endireitar? Olha lá, quanto é que ia custar-nos o processo contra o Godinho e o teu irmão? Uma fortuna incomportável para o clube, de certeza! Na volta com o que poupaste é que te aumentaste a ti próprio! Pois é, tens razão, os pelintras são mesmo uma força de bloqueio que te impede de fazer o que bem entendes, como bem se vê, certo? Porca miséria!
Querido Laurêncio de estimação, toma um Red Bull, pá! Só 9 comentários no dia de ontem?! Isto assim não pode ser. Já contas com 358 em 24 dias! Com as contas aprovadas na sad, tens de arregaçar as mangas e trabalhar com afinco, ok? Olha, no fim de semana vou fazer uma pausa, aproveita e debita sem contemplações, ok?
Abracinho!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Pão Recheado com Alheira, Espinafres e Maçã à Chef Pedro”
Chef Pedro, esse pãozinho vai cair que nem ginjas! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Pedro utilizou:
• 1 pão de centeio
• 1 fio de azeite
• 1 cebola pequena picada
• 1 dente de alho picado
• 1 alheira
• 1 maçã reineta
• 100g de queijo creme
• 150g de folhas de espinafre baby
• 125g de queijo mozarella fresco (1 queijo)
• Sal e pimenta q.b.
• Queijo parmesão q.b. (para polvilhar)
PREPARAÇÃO
Com uma faca afiada cortamos uma tampa na superfície do pão e retiramos todo o miolo; De seguida, numa frigideira funda, colocamos um fio generoso de azeite, juntamos a cebola picada e deixamos alourar; Adicionamos o dente de alho picado, a alheira cortada aos pedaços, a maçã em cubos e deixamos saltear até a alheira ficar desfeita e a maçã macia; Acrescentamos o queijo creme, envolvemos e juntamos as folhas de espinafre; Salteamos até que murchem, colocamos o queijo mozzarella ralado, misturamos até derreter e retificamos os temperos com sal e pimenta. Gib, como temos queijinho a mais, que tal um branquinho? Recheamos o pão com o preparado anterior, polvilhamos com queijo parmesão ralado e levamos ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos; Finalmente, quando estiver pronto, servimos de imediato e acompanhamos com uma salada de espinafres.
Parabéns, Chef Pedro, o teu petisco está um portento!
Gib, deves estar a pensar num tintinho, certo? Amanhã temos Cachaço, ok?
Ana, bavaroise de café, pode ser?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é 6ª feira, portanto, saboreamos 6 Medronhos e, claro, oferecemos 6 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Pedro vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Bom proveito.
8 Outubro, 2021 at 13:23
35 anos. Foda-se, concessionar por 35 anos.
Bom… enfim…
O branquinho e o tinto é adega das passarinhas que não tenho tempo para mais.
Levo a bavaroise de café que a ana está de certificado de incapacidade temporária… e bebo os medronhos a correr…
8 Outubro, 2021 at 13:46
Ana de ITA? na, esta a deliciar-se no novo sofá…. Vai faltar à AG de 23/10, se houver…. Virou sócia de sofá, abandonou o grupo dos 400….
Gib, estacionaste o balão?
8 Outubro, 2021 at 17:01
CIT, vulgo baixa médica.
É normal que se tenha uma crise hipertensiva com tanta barbárie.
Está a afinar as armas…
O balão não pode parar, estacionava-o onde? No parque concessionado? Ora ora.
8 Outubro, 2021 at 7:07
Bom dia para todos os amigos da Tasca…
Boa saúde…!
SL…
Sporting Sempre…!
8 Outubro, 2021 at 7:10
Meu Caro M60,
Infelizmente para mim, não nos conhecemos pessoalmente, mas este facto não me impede de te dar um abraço apertado, pelo teu grande Sportinguismo, pela tua lucidez, literacia e respeito que tens, pelo nosso grande amor o Sporting Clube de Portugal.
Deves aproveitar bem esse teu retiro alentejano, para descansares desta tua honesta batalha de todos os dias no trabalho, e no combate leal que dás a toda a geração rasca e malcriada, mas minoritária, aqui na Tasca , ( sabes bem a quem me refiro ).
Tinha decidido me retirar aqui da Tasca, mas abri uma excepção pelo respeito que me mereces, como companheiro de luta, contra a tal minoria de cerca de 10% que assaltou o clube em 2018 com uma insana Golpada em Alcochete, pondo fim a um período de crescimento no nosso clube, e iniciando uma queda livre protagonizada por esta canalha que governa (…e se governa) actualmente o Sporting Clube de Portugal.
Numa tua intervenção de ontem escreveste, para que no futura nos lembremos; o seguinte texto que aqui em parte reproduzo, e saliento pela sua importância .
” – Varandas, a AG de ontem foi representativa? Mas a de 30 de setembro nem pensar! E foi tudo aprovado com enorme representatividade, não foi? E quem é que detém a maioria do capital da sad? O clube, não é? E o clube pertence a quem? Aos sócios, certo? Ah, desculpa, claro que não, neste momento o clube está na dependência de uma pequeníssima minoria, mas não é de pelintras, é de pilantras( pessoa finória e enganadora ) como tu! E essa minoria de malfeitores a que pertences decide de acordo com a sua conveniência e não de acordo com os interesses dos sócios e, portanto, do Sporting Clube de Portugal, não decide? Olha lá, não foram os sócios que em Assembleia Geral decidiram intentar contra o teu irmão e o teu padrinho? Sim, esses mesmos que também estão ligados a Alcochete até à raiz dos cabelos! Então e agora contrarias a decisão maioritária dos sócios sem os consultares? Viva a democracia que alguns acéfalos dizem existir no clube! E insistentemente apregoam que são os sócios que tomam decisões! Sabes, estranhamente veio-me ao pensamento que talvez mereças mesmo um segundo mandato. É que não terás a herança pesada e a covid para te desculpares seja do que for enquanto arruínas o clube. Depois, depois não haverá outro maluco a meter a cabeça no cepo e os ignorantes que se deixam enganar com a propaganda falaciosa talvez percebam que a escumalha tinha razão.”
Espero muito sinceramente que; tal como o padre António Vieira, continues a evangelizar os indignas aqui da Tasca, aquando do regresso do teu retiro alentejano .
Abraço meu amigo !
8 Outubro, 2021 at 7:19
Bom dia,
Os desportivos dizem que Varandas prescinde do aumento.
A ser verdade, não vamos prender alguém por ter cão e por não ter. No papel fica bem e a notícia já está adequadamente espalhada nos media. Parece obviamente uma manobra de charme e é sinal que está atento aos ventos de descontentamento generalizado. Já percebeu que ser campeão não apaga a sua imagem e gestão desgovernada e que tem que dar corda aos sapatos para se manter. Resta saber se esta manobra lhe trará simpatia e aproveitamento (e em caso afirmativo, durante quanto tempo se manterá).
8 Outubro, 2021 at 7:41
Obviamente…é claro que foi uma manobra encenada.
8 Outubro, 2021 at 8:03
Não sei se é encenada, mas é reactiva. E precisamos é de proactividade, de pensamento disruptivo, de imaginação.
Estou curioso pelos proximos R&C, que já vão incluir receitas “expectáveis” e normais da actividade uma vez que os efeitos da pandemia já não poderão ser utilizados e tentar perceber o rumo.
Demasiados factores, demasiadas condicionantes, pouquissima comunicação e transparência…
8 Outubro, 2021 at 10:18
Quais próximos R&C?
No Clube, o do último exercício já foi debatido votado e reprovado. O do corrente exercício só será debatido em Junho do ano que vem e, em condições normais (e estatutariamente legais) nem deveria constituir grande “problema” “técnico” porque deveriam ter orçado mensalmente o exercício corrente em duodécimos do previsto (e não executado) no Orçamento de 2019/20 (uma vez que quer os de 2020/21 e o de 2021/22 foram reprovados pela maioria dos votos dos sócios presentes nas AGs).
SL
8 Outubro, 2021 at 11:38
Proximos. Futuro.
Respira….
8 Outubro, 2021 at 8:36
Claro que é encenada.
Um gajo que prescinde, nem precisa de o propor.
Ainda fica pior na fotografia, pois assim até fica a ideia que é pela opinião geral e acaba por ceder pressionado.
Manobra de charme na CS, claro, mas não para os adeptos.
8 Outubro, 2021 at 8:46
+1
8 Outubro, 2021 at 9:52
+1
8 Outubro, 2021 at 10:50
Não foi nada… Ele já sabe que não precisa… Era só para os outros… O Zenha já vai poder deixar de viver na “roulotte”… 🙂
Z
8 Outubro, 2021 at 7:56
Voltou atrás perante os protestos tal como já o tinha feito anteriormente.
O erro esteve lá atrás, ao pensarem pela segunda vez consecutiva que a situação financeira do Sporting é tão boa que permite pensar-se que merecem aumentos…
8 Outubro, 2021 at 12:38
Quem propõe aumentos é a Comissão de acionistas da SAD
8 Outubro, 2021 at 18:36
🙂
Quem são essas pessoas, sabes?
8 Outubro, 2021 at 8:05
E mais uma explicação sobre os milhões do Paulinho:
– “O valor da compra de Paulinho acabou por ser um dos temas quentes e que on-
tem mereceu nota do Sporting. O avançado custou €16M por 70%, «acrescidos de IVA»
— €3,68M. Olhando ao comunicado do SC Braga à CMVM, o Sporting suportou tam-
bém o mecanismo de solidariedade, no valor de €800 mil, bem como a totalidade do
vencimento de Sporar (€2M brutos, €1M pela meia época de cedência) e «a diferen-
ça salarial» de Borja «entre o seu contrato anterior» (€722m/época) e o atual
(€480m/época), ou seja, €242m, sendo que o colombiano custou €3,5M ao leão e
saiu por €3M. Paulinho custou, olhando aos comunicados oficiais de ambos os clu-
bes, €22,22M, sem contar com potenciais juros de operação, multas ou penalidades.”
8 Outubro, 2021 at 8:37
Um gajo tem de tirar a merda de um curso de matemática aplicada para perceber na realidade quanto custou o Paulinho.
Questões desportivas e rendimento à parte.
8 Outubro, 2021 at 9:10
Era bom que fosse o mesmo mas com os golos, mas ai a coisa esta facil, 5 golos em 25 jogos oficiais pelo Clube. Nao me recordo de um ponta de lanca principal/titular do Sporting ter uma media de golos tao baixa.
Infelizmente apresenta numeros que seriam considerados positivos se estivessemos a falar por exemplo do TT, que tem 19 anos, agora um gajo no topo de carreira, internacional A com estes numeros.
8 Outubro, 2021 at 10:26
O gajo tem de marcar. Ponto.
Não só porque precisamos, mas tb pela confiança, pois digam o que disserem para mandar areia, ele é um avançado. Veio para isso.
Claro, trabalha muito, abre espaços, o sistema é assim e assado, o Pote resolve. Tudo verdade.
Mas tem de marcar, fdx. Custasse 5 ou 20.
8 Outubro, 2021 at 8:41
Uma pechincha. Enganamos bem o trolha.
8 Outubro, 2021 at 9:12
O dinheiro tem que rodar o carrossel. Havia melhor e mais barato, mas nao tinha o aval do dono do Sporting.
8 Outubro, 2021 at 8:44
E ainda não fica por aqui pois só comprámos 70% e o Braga ainda espera receber 7.5 Milhões.
Basta vir uma proposta de 25 da china ou de outro sitio qualquer….
8 Outubro, 2021 at 9:35
O IVA é descontado depois mensalmente, por isso não deves considerar nas contas. O Sporting recupera esse IVA.
8 Outubro, 2021 at 9:36
É por isso que nunca vês considerado o IVA em nenhuma transação…porque ele é neutro. Pagamos ao Braga e depois descontamos no valor a pagar ao estado…
Não é por ele se chamar Paulinho que deves acrescentar…
8 Outubro, 2021 at 9:42
Ainda andas nisso?
Como os 3M do Borja só adicionam ao preço do Paulinho, nunca subtraem.
8 Outubro, 2021 at 9:47
Exato…
Como ontem chegaram a que não fazia sentido nenhum somar o Borja e realmente era estupido, andaram à procura de outros 3M….lá encontraram o IVA….
8 Outubro, 2021 at 9:48
O derradeiro problema matemático do Milénio.
8 Outubro, 2021 at 15:49
Como chamam aqui? Prostituição intelectual? Coluna direita,,? Educação?
Já esqueci…demasiadas grigris
8 Outubro, 2021 at 11:28
Estas contas estão no jornal A Bola, não sou eu que as faço.
De qualquer forma, já se percebeu que nunca vamos entender o valor do negócio em todas as suas parcelas.
Apenas sei que foi muito caro para o que joga e que não havia condições para o Sporting investir esta brutalidade num jogador.
8 Outubro, 2021 at 9:40
Tudo o que tenho repetido aqui há meses… 🙂
8 Outubro, 2021 at 10:28
E desconhemos o prêmio de assinatura e as comissões…
8 Outubro, 2021 at 10:48
Ouvi dizer que o Paulinho tb é dos que come mais no refeitório da Academia. Tudo isso conta.
8 Outubro, 2021 at 8:47
Agora que cedemos o estacionamento por 35 anos (ou seja o tempo de vida útil restante estádio actual) tenho uma questão metafísica:
Se algum dia quisermos acabar con o fosso e/ou subir o relvado, não vamos ter muitos problemas com este contrato?
E se quisermos renovar o estádio mais cedo?
8 Outubro, 2021 at 10:29
Isso não ia acontecer na mesma, na minha opinião. É uma obra muito complexa e cara.
Diria que tapar aquilo era o melhor, por baixo aproveita-se o espaço, em cima uma relvinha tipo arena de amsterdão.
Bom, bom… era deitar abaixo e fazer outro. Com ecrãs no sitio certo e essa até podia ser resolvida agora, nos topos entre a bancada A e B.
Claro que isto não invalida que os 35 anos sejam uma cena muito estranha…
8 Outubro, 2021 at 12:03
Precisavam de todos os tostões para minimizar os prejuízos…
8 Outubro, 2021 at 11:30
Daqui a 35 anos já estaremos a pensar construir outro estádio posi este já terá masi de 50 anos…
8 Outubro, 2021 at 12:24
Daquilo a 35 anos é tudo virtual
Só virtualidades
8 Outubro, 2021 at 17:11
Daqui a 35 anos onde estará o SCP?
8 Outubro, 2021 at 12:42
Varandas o obreiro, com 36 campeonatos no bolso e 2 liga dos campeões.
Zenha num lar a enganar os outros no dominó.
Rogério Alves ainda na mesa a curtir os estatutos.
8 Outubro, 2021 at 9:09
Tasca,
ATENCÃO ! … ATTENCION ! ….ATTENTION ! … ARCHTUNG !
Que os VERDADEIROS Sportinguistas se mobilizem todos, e em todo o pais, para impedir o GOLPE FINAL no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
As ALTERCÔES aos ESTATUTOS, na REPRESENTATIVIDADE DOS SÓCIOS nas Assembleias Gerais e Eleitoras, que os actuais Órgãos Sociais, se preparam para apresentar na próxima AG extraordinária, do dia 23 de Outubro 2021, será e representa de facto, o FIM da participação dos sócios nas AG’S do clube.
Retirando assim PODER AOS SÓCIOS, para os substituir por REPRESENTANTES dos SÓCIOS ( os amigos ), que representarão os interesses dos actuais (ou quaisquer outros) dirigentes e Órgãos Sociais, e dos seus ( CD) interesses em negociatas e alheios aos interesses do Clube, e que NÃO REPRESENTAM a defesa dos interesses do próprio Clube !
Prestem muita atenção ao ALERTA feito pelo nosso grande Sportinguista o Álvaro Dias Antunes .
….
”
Álvaro Dias Antunes
7 Outubro, 2021 at 12:01
Paulo Lopes, acho que a próxima AG não vai voltar a discutir Contas ou Orçamento (tanto quanto sei será para propor alterações aos Artigos respeitantes às Assembleias Gerais do 44º ao 54º inclusive).
A inclusão de nova apreciação e votação de “Relatório e Contas” ou de “Orçamento e Plano de Actividades” numa convocatória deveria ter de ser feita para AGs separadas (já o deveria ter sido) e como Assembleias Gerais Ordinárias Comuns. Ora como essas já se realizaram este ano(mais uma vez nu ilegal 2 em 1), a voltar a acontecer teria de ser em Assembleia Geral Extraordinária (o que não está previsto nos Estatutos).
Previstas estão as sanções para os motivos que levaram aos chumbos consecutivos das Contas e Orçamentos (Artigo 3º pontos 4 e 7) e nestes Órgãos Sociais anda tudo a assobiar para o lado enquanto a Comunicação Social faz o seu trabalho de lavandaria passando uma esponja sobre todas as irregularidades (e já são inúmeras) cometidas pelo CD, Pelo CF&D e pela MAG.
Álvaro Dias Antunes
7 Outubro, 2021 at 14:30
Atenção que o “não discutir novamente as Contas nessa AG” não deverá sossegar ninguém.
O que se perfila são propostas de alterações estatutárias que podem esvaziar completamente as AGs, retirando poder aos sócios no Clube (nomeadamente através da delegação dos poderes das Assembleias Gerais Ordinárias Comuns – a de Junho “Orçamento e Plano de Actividades” e a de Setembro para “Relatório e Contas” – para Assembleias de Delegados, uns nomeados por inerência de funções e “histórico” outros votados).
Ou seja, entre outras coisas, estão a preparar alteração de Estatutos para constituir uma espécie de sucedâneo do nocivo Conselho Leonino, mas agora com poderes acrescidos substituindo-se às AGs. Parece que também querem alterar o funcionamento das AG Eleitorais, nomeadamente com a votação electrónica universal.
Estas alterações necessitam de maioria qualificada de 2/3, motivo por que acho muito importante os sportinguistas estarem atentos e acudirem em massa para impedir o que seria um gravíssimo “golpe de Estado palaciano” contra o poder do associativismo democrático no Sporting Clube de Portugal.
SL ”
…
Como sempre eu desconfiava, do que vinha aí por parte desta canalha, que quer dar o golpe final no Sporting CP dos SÓCIOS !
Bem sei que agora a seguir a esta minha intervenção, vai-se seguir o corte oportuno, com comentários de assuntos sem importância alguma para o clube, apagando assim esta minha intervenção !
Discutam isto e prestem atenção ao que o Álvaro diz !
Venha agora a Chunguice aqui da tasca, dizer que eu não gosto do Clube e não sou Sportinguista !
Disse ! …
8 Outubro, 2021 at 10:36
Os estatutos podem ser mudados numa AG que não foi antecipadamente convocada para esse fim e sem que as propostas de modificação tenham sido tornadas públicas antecipadamente?
8 Outubro, 2021 at 10:42
Para que é que foi convocada a AG? Qual a sua Ordem de Trabalhos? por acaso o HY sabe? Eu sou sócio e deveria estar a receber hoje a convocatória para a dita AG.
SL
8 Outubro, 2021 at 10:57
Pelo menos tem de ser publicadas algum tempo antes da sua realização… mas não creio que uma assembleia possa decidir mudar as regatas do jogo sem anunciar previamente esse ponto
8 Outubro, 2021 at 11:01
Se estiver no ponto “Outros assuntos de interesse geral”… Quem sabe?
8 Outubro, 2021 at 11:02
[obviamente, deveria ser discutido num ponto concreto e não no ponto remanescente]
8 Outubro, 2021 at 11:17
O Rogério Alves nunca coloca esse ponto.
O que tinha passado para a CS era que o pedido do CD visava a proposta de alterações relacionadas com o Artigo 44º e seguintes dos Estatutos (que dizem respeito às AGs).
Por isso o alerta, mas, sobretudo, a curiosidade, para já, em conhecer os termos da Convocatória e a sua Ordem de Trabalhos.
O que não poderá (ou não devia poder) ser é nova Assembleia em que na O.T. esteja algo como “Debate e deliberar sobre o Relatório de Actividades e Contas referente ao Exercício de 2020-21” ou “Debater e deliberar sobre o Orçamento e Plano de Actividades para o Exercício de 2021/22”. Não só porque já houve deliberação sobre essas matérias, como ainda porque essas matérias só podem ser debatidas em Assembleia Geral ORDINÁRIA Comum (e Ordinária significa que se realiza todos os anos em datas estatutariamente fixadas, portanto, uma vez por ano e pressupõe que seja convocada pela MAG sem qualquer intervenção ou solicitação de outro Órgão).
SL
8 Outubro, 2021 at 11:22
hahahahahahahah
hahahahahahaha
“Outros assuntos de interesse” ou “Analise do Trabalho realizado” ou “Discutir e deliberar, na qualidade de accionista maioritário da “Sporting Clube de Portugal – Futebol, S.A.D.”, sobre questões relacionadas com acções de responsabilidade civil.” ou ” Apresentação do projecto de construção” ou “Aprsentar e discutir conclusões da auditoria” ou …..
Isso era no tempo da ditadura.
Agora a escumalha de chupa cabras tem direito e entrar mudos, participar em silencio e a sair calados.
8 Outubro, 2021 at 12:27
😀
8 Outubro, 2021 at 18:38
Mas não acabaram com a canoagem?
8 Outubro, 2021 at 17:40
Se não me engano a convocatória tem
de ser publicado em dois jornais pelo menos uma semana antes…
Continuo a pensar que não é aceitável modificar os estatutos sem anunciar antecipadamente quais as alterações propostas…
Veremos se se confirmam as previsões pessimistas ou se tudo não passa de boatos…
8 Outubro, 2021 at 9:17
Isto é e reedição do CONSELHO LEONINO mas em grande escala !
O que AFASTA por completo os SÓCIOS do CONTROLE do próprio clube, e dos ACTOS DE GESTÃO DA DIRECCÃO !
isto é o meu GRITO de desespero num MOMENTO CRITICO PARA O PRÓPRIO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
8 Outubro, 2021 at 9:28
Tribunal dá razão a recurso da FPF no caso Palhinha
Tribunal Central Administrativo do Sul considera que o TAD não tem jurisdição sobre as normas disciplinares das competições desportivas. Jogador ainda pode recorrer para o Supremo Tribunal Administrativo.
Marco Vaza
7 de Outubro de 2021, 17:38″
https://www.publico.pt/2021/10/07/desporto/noticia/tribunal-razao-recurso-fpf-caso-palhinha-1980235
8 Outubro, 2021 at 9:38
Então e agora?
Vai cumprir agora?
Foda-se…dificilmente vos consigo explicar o quanto eu detesto estar envolvido nesta xico espertice….
8 Outubro, 2021 at 9:42
+1
8 Outubro, 2021 at 9:47
Apesar de reconhecer razão ao Sporting e a Palhinha, pois até o próprio árbitro admitiu ter-se enganado.
A FPF tomou uma posição díspar em relação a outras situações e só por isso (e pela teimosia de quere ter razão quando não tem) deveriam ter sido todos demitidos.
Mas confesso que preferia que Palhinha não tivesse jogado. O resto seguiria os trâmites legais, mesmo com prejuízo para o Sporting.
Repito: quem de direito na FPF estiveram mal; foram desonestos. 2 meses antes despenalizaram um cartão vermelho a um jogadora de FF do Benfocas por visualização das imagens; com o Palhinha, nem com imagens, nem com o árbitro a admitir que se enganou, nem com Portugal inteiro a dizer que não era motivo para amarelo, nada!
Foram desonestos. Foram uns autêntico filhos da puta.
8 Outubro, 2021 at 9:57
+1 Tiago, tudo o que detesto nos outros
8 Outubro, 2021 at 9:29
MBS on the way…
8 Outubro, 2021 at 9:37
Não acredito que tenham a lata de propor assembleias de delegados, pelo menos nesta fase não acredito. Eles têm vontade mas por enquanto ainda não há uma campanha massiva dos cartilheiros nesse sentido, de vez em quando há umas intervenções nesse sentido mas muito esporádicas. Quando for para proporem isso vai haver uma campanha de intoxicação na comunicação social.
Também acredito que o sócio “comum” se opõe na sua grande maioria a isso. O sócio “comum” gosta de ser sócio, de sentir que o clube é também seu, que tem algum poder de decisão. As ags de delegados para os sócios VIP, aqueles mais “famosos, conhecidos” é que tem interesse, porque mais cedo ou mais tarde serão nomeados delegados, enquanto não forem terão sempre algum poder sobre os delegados nomeados.
8 Outubro, 2021 at 9:42
No dia em que não puder ir a uma AG como sócio, provavelmente deixo de ser sócio…
8 Outubro, 2021 at 10:28
Já somos dois
8 Outubro, 2021 at 10:34
É essa também a única condição para deixar de ser sócio (e até adepto porque, como bom marxista, «demito-me de sócio porque não posso ser sócio de um Clube que não me aceita como sócio»; esvaziar o Clube dessa maneira é fazer com que ele deixe de ser o Sporting; só o será no nome mas deixará de o ser na representatividade, nos Valore e na essência da sua missão primordial).
SL
8 Outubro, 2021 at 11:39
Outro aqui
8 Outubro, 2021 at 9:46
Já aqui disse que devia existir esse órgão. Um órgão eleito (se quiseres de delegados) que devia fiscalizar os OS eleitos…
Que fosse eleito por exemplo para mandatos únicos de 10 anos…
Eleitos à parte, fora de altura de eleições.
E que seriam, por exemplo, os representantes do clubes nas AG da SAD….
Mas isto nunca substituiria a AG…nunca…
8 Outubro, 2021 at 9:49
Para fiscalizar os OS já há a MAG e o CFD… Os delegados iam fazer o quê a mais?
Era só mais um grupo de gente a botar palpites, que podiam fazer o seu papel ou não, exactamente como estes agora…
8 Outubro, 2021 at 9:52
Ia agora escrever exactamente isso (ou parecido).
Apenas acho é que tanto a MAG como o CFeD deveriam concorrer em listas independentes do CD. Aqui esteve mal BdC.
8 Outubro, 2021 at 10:03
Absolutamente de acordo contigo Jaime !
Esse foi um erro grave do BdC !
8 Outubro, 2021 at 10:22
Até poderá ter sido um erro mas na prática tens vários exemplos que indicam que pouco serve.
Eduardo Barroso foi eleito numa lista diferente do godinho Lopes
marta soares foi eleito na lista de BdC
rogerio alves foi eleito na lista de varandas.
Aliás historicamente a mag sempre foi eleita na mesma lista do CD, excepção no godinho lopes mas aí o churrasquinho trocou as coisas, era o BdC eleito com o rogerio alves na MAG mas eles trocaram fazendo o godinho lopes com a MAG do BdC, pensando eles que facilmente iriam manipular o Eduardo Barroso, saiu-lhes o tiro pela culatra
8 Outubro, 2021 at 15:37
Concordo.
Sempre achei essa proposta do BdC uma estupidez mas o que ele dizia era lei para muita gente…
8 Outubro, 2021 at 16:41
Mais do que ser Lei para muita gente, na altura foram explicadas as vantagens e desvantagens…
Votou-se assim e pode-se sempre voltar à situação anterior.
Em qualquer dos casos os diferentes Órgãos têm é de cumprir com rigor e honra a sua função.
Tudo correrá melhor.
L SL
8 Outubro, 2021 at 16:52
Mas, caros Miguel e Jaime, não discordando de vocês, recordo que além do CF&D e da MAG, existe outro órgão de fiscalização que é o Órgão Máximo deliberativo do Clube: a própria AG.
Isto é, os principais fiscalizadores da actuação dos Órgãos Sociais eleitos são aqueles que os elegem: os Sócios.
Que se representam a si próprios em Assembleia (EFECTIVA) Geral. Não têm que delegar em ninguém.
Mais: acho que mesmo que numa AG com imensos presentes uma maioria de 2/3 decidisse que os Relatórios & Contas, os Orçamentos, os Planos de Actividades ou as Vendas ou Alienação de Património passariam a ser decididas por um órgão de Delegação do poder efectivo dos Sócios (Conselho Leonino, Conselho de Delegados, Assembleia de Delegados, o que lhe quiserem chamar) tal decisão iria carecer de legalidade por ser contrária à Lei Geral (o chamado “Código Associativo”, parte específica do Código Civil português que delimita estatutariamente o funcionamento das associações e dos seus Órgãos; os Estatutos de uma Associação não podem ser TUDO o que os Sócios quiserem; há normas e limites impostos por lei).
Não é por acaso que TODAS as Associações têm a OBRIGAÇÃO legal de apresentar Contas conforme regras contabilísticas legalmente aceites no nosso ordenamento Jurídico e que essas Contas têm de ser aprovadas por maioria dos Sócios reunidos em Assembleia Geral ORDINÁRIA convocada para o efeito.
Aliás, não deixa de ser curioso que essa seja uma das imposições estatutárias que o SCP Clube impõe aos Núcleos SCP e haja quem admita, nos actuais Órgãos Sociais que tal imposição deixe de imperar nos Estatutos da “casa-mãe”.
Acredito, aliás, que o Dr Rogério “Língua de Prata ” Alves, que foi tão hiper-cioso de meros formalismos administrativos aquando das suas 2 recusas a convocar AGs requeridas por Sócios, só muito dificilmente deixaria passar uma tamanha barbaridade, inconforme à Lei Geral.
SL
8 Outubro, 2021 at 11:15
A MAG é diferente…
Era para a gestão mais corrente do clube. Garantir que os OS (a MAG faz parte dos OS) seguem uma linha de conduta escolhida pelos sócios e que não colocam em risco o Sporting. Um órgão completamente independente dos outros, eleito à parte.
Estamos a falar de um orgão muito mais participativo e a quem a direção reporta diretamente…
Que represente o Clube na Sad, cortando o obvio conflito de interesses que existe tendo 2 direções iguais (clube e Sad), por exemplo.
Que seja capaz de fiscalizar a forma de financiamento do Sporting e que garanta que não estamos a comprometer o Sporting.
Isto teria de ser acompanhado por alterações estatutárias que balizassem o grau de endividamento, lucros obrigatórios, etc etc etc…
Quem poderia ter este papel e deveria ter nos OS existente era o CFeD…mas não tem. Nem de perto nem de longe…
8 Outubro, 2021 at 15:42
Percebo a tua ideia, Tiago, mas não concordo porque nada garante que fizessem esse papel, como estes não fazem porque não querem.
Tens o CFD a dar um louvor ao CD quando apresenta um prejuízo de 33M€. O que é isto senão “lambebotice”? Só um parvo dá valor a um louvor nestas condições.
Agora, quem te garante que os Delegados não fariam o mesmo?
Eu acho que, em termos de OS, está bem como está e só é preciso que sejam eleitos de forma independente, como acontecia antes do BdC propor a mudança.
Depois é tudo uma questão das pessoas serem honestas e quererem, acima de tudo, o bem do Sporting Clube de Portugal!
8 Outubro, 2021 at 9:52
Portanto Tiago, vais votar a favor de uma proposta destas, que na prática afasta os Sócios do controle dos Órgãos Sociais do clube em AG :
Muito bem …. Estou esclarecido !
Vo4ês merecem o Clube que têm !
8 Outubro, 2021 at 9:57
“Mas isto nunca substituiria a AG…nunca…” ele quer um orgão de fiscalização, não delegados
8 Outubro, 2021 at 10:08
Ainda perdes tempo a explicar? O homem já está esclarecido
8 Outubro, 2021 at 10:12
Só quero evitar que tenha uma ulcera, tanta tristeza não faz bem à saúde lol
8 Outubro, 2021 at 14:39
🙂
8 Outubro, 2021 at 10:14
Isso dizes tu FixTix ! … veremos na prática as voltas que eles vão dar para tudo permitir ! como fazem agora que ignoram os Estatutos, quando lhes convém ! … assim alteram os… e está feito !
Estabelecem a confusão nos espíritos, fazem passar a proposta, e depois olha… Já está …Já está !
8 Outubro, 2021 at 10:24
Achas se quer que eles querem correr o risco de criar um orgão na linha com o que o Tiago diz? Claro que não. Fds um orgão completamente independente, transversal a 2 mandatos e meio, que pode escrutinar tudo e todos (partindo do principio que é imparcial) e fazer cair qualquer um dos outros órgãos? Ainda por cima se for composto por sócios quase anónimos? Ninguém quer isso, ninguém.
8 Outubro, 2021 at 11:24
Claro que não. Estamos a falar de um órgão que ia complicar a vida da direção. Mas que ia garantir aos sócios que uma direção não poderia fazer tudo o que quer e lhe apetece…
E claro que este orgão não substitui em nada a AG.
Neste caso estava a falar de uma coisa ao nivel de governance…não descarto por exemplo existir algo parecido para acompanhar a gestão desportiva, por exemplo…
Sim…é uma grande estrutura e miscelânea e nada disto é uma coisa muito estruturada e eu sou o primeiro a dizer que tinha de ser alvo de enorme reflecção do universo Sporting…como seria melhor materializar.
O que sei, desde à 20 anos que acompanho o Sporting mais de perto, é que o Sporting tem de criar formas de controlar quem lá está e formas de ter quem consigo delinear um rumo e uma forma de gestão que não faça com que isto mude tudo de 2 em 2 anos…
8 Outubro, 2021 at 12:12
Tiago,
Tu não queres perceber, ou então convém-te não perceberes que é mais fácil controlar a vontade de 50 ou 100 Delegados numa AG; que quatrocentos ou cinco mil Sócios numa AG !
Para já… hoje em dia os Sócios não controlam absolutamente nada ! As suas decisões em assembleia Geral do Clube não são respeitadas, pelos Órgãos Sociais do clube !
Diz-me o que não percebes-te, disto que eu disse agora !
8 Outubro, 2021 at 12:15
Quando perceberes que estás a falar de algo diferente do que eu estou a falar, avisa….
Leste eu dizer em algum lado que a AG ia ser com delegados?!
Eu estou a falar de uma coisa à parte da AG. A AG é como é agora e tem de ser. Nada mudaria a não ser a possibilidade deste “órgão” fazer relatórios sobre o assunto em questão para divulgar pelos sócios antes da AG, se fosse caso disso…
8 Outubro, 2021 at 10:34
E depois era preciso mais delegados para fiscalizar esses eleitos…
Representante dos sócios é a MAG, fiscalização conselho fiscal. Se estes órgãos não estão a funcionar de acordo com os estatutos ou interesses dos sócios o que há a fazer é os sócios se unirem e tomar medidas para os obrigar a fazer ou promover a sua queda! Não é ficar sentado no sofá à espera que sejam os outros a tomar medidas
8 Outubro, 2021 at 15:43
Mainada!
8 Outubro, 2021 at 10:48
Um Órgão para fiscalizar o Conselho Fiscal e Disciplinar?
E, já agora, um outro Órgão para Fiscalizar este novo Órgão … e mais um para fiscalizar o que vai fiscalizar esse novo Órgão … e por aí adiante,
SL
8 Outubro, 2021 at 11:44
Era muito mais abrangente do que o que existe agora…
E a ideia é ser muito mais independente…
Alguém acha que o CD&F ou a MAG é independente ou que tenderá alguma vez a ser independente nos moldes em que a coisa está feita hoje?
Mas o importante aqui era ter um orgão que garantisse uma continuidade de politicas e um fio condutor ao longo dos anos. Alguém que garantisse que o Sporting não anda completamente à deriva e ao sabor das vontades momentâneas como esteve nos últimos 20 anos…. Para além da tal independência e daí os mandatos tipo de 10 anos e sem possibilidade de renovar ou de participar em OS durante os 10 anos seguintes, por exemplo.
Alguém acha que não precisamos de maior controlo sobre quem dirige o Sporting? Alguém acredita que os clubes vão sobreviver a mudar tudo de 2 em 2 anos? Alguém acredita que isso é possivel fazer sempre em AG ou que alguma vez a MAG permitirá isso?
É a busca da resposta a tudo isto que eu procuro. Mais do que mudar o Varandas pelo Balcões ou o Bruno pelo Esteves….
O Sporting precisa simultaneamente de estabilidade, de maior controlo e de mais transparência. Não tenho outra resposta, pelo menos por enquanto…
É ideal? Não…é a que encontro.
PS: E não…não precisarias de nenhum órgão para controlar este…a “tensão” e o “conflito” possivel entre este e os OS seria o controlo…não no sentido de guerra mas de terem interesses que muitas vezes poderiam diferir. Especialmente porque os OS movem-se pela reeleição em 4 anos e este mover-se-ia pelo longo prazo…
8 Outubro, 2021 at 12:16
E quem é que lhe diz que não seria no interesse de guerra? Isso significaria dar demasiado poder a um Órgão cuja função seria putativamente desestabilizadora (porque já existem 2 Órgãos fiscalizadores: o CF&D e a AG).
Nem falo das competências do CF&D (que podem não ser cumpridas por servilismo ou inacção, como está a acontecer); Falo, sobretudo da AGs, que são o Órgão Máximo do Clube e não podem ser mais esvaziados das suas funções.
Se o CF&D não cumpre o seu papel, compete aos Sócios em AG corrigir isso. Como têm procurado fazer!
Não deve haver maior poder numa Associação que o Poder dos Sócios.
SL
8 Outubro, 2021 at 13:55
Não estou a ver qual seria o interesse das pessoas que constituem esse órgão em fazer essa guerra aos OS só porque sim. Teria de haver uma base para o fazer e essa base teria de ser o desrespeito pelas vontades dos sócios ou por não haver transparência. Ao ser apenas 1 mandato, transversal no tempo a várias direções e com os impedimentos de participarem em OS durante 10 anos, o que se pretende exatamente é retirar a questão politica da equação.
E como digo, teria de ser acompanhada de uma revisão de estatutos que impusesse uma série de balizas (de ordem financeira mas não só) que carecessem de monitorização)…
E nenhum poder é maior do que o poder da AG. E assim continuaria. Nesse aspeto nada mudaria.
É como digo. Para mim os clubes (não é só o Sporting) precisam de várias coisas. Maior controlo, mais transparência e mais continuidade com politicas mais sólidas. E eu não vejo forma de isto tudo ser conseguido no modelo atual de governance…
Mas estou completamente aberto a outras ideias…como digo isto não é uma coisa muito estruturada ainda na minha cabeça.
Como está agora para mim não vai nunca levar a um Sporting mais bem gerido, mais eficiente, mais transparente e mais seguro…neste momento não há controlo nenhum até a bazuca, que é a destituição/demissão de uma direção. Isto para mim não é sustentável e acho que isso tem sido evidente desde os tempos do Dias da Cunha. Falta aqui algo no meio que permita ao clube ser governável mas ao mesmo tempo haver transparência e um escrutínio continuo…
8 Outubro, 2021 at 14:28
E sem boa fé quem garante que esse novo órgão não acabava capturado também?
O pessoal tem é que, em ag, passar a dizer o que tem e deve dizer de forma civilizada.
E saber ouvir também. Uma ag funcionalmente representativa não tem que ser uma tourada. Nem pode…
8 Outubro, 2021 at 14:51
Capturado por o quê?
A sua eleição não depende dos OS, não há nenhuma dependência de nenhuma forma e além disso nenhum beneficio possivel futuro porque não podem participar nas eleições nos próximos 10 anos…
Além disso seriam eleitos de forma completamente autónoma, em alturas diferentes, por períodos diferentes…em 10 anos, são 3 direções diferentes…
Em AG não acontece nada…o pessoal fala, entra a 100, saí a 200. A única arma que os adeptos têm mesmo é fazer barulho e depois tentar destituir a direção. Mesmo barrados pela MAG, tenho duvidas que se não fosse o covid não fosse conseguidos nem que fosse em tribunal. Não têm mais nada. Isto seria uma forma de os tentar organizar por tendências e exercer um controlo efetivo.
Como digo. Uma certeza eu tenho. O modelo atual não funciona. Gera um guerra civil constante e extremamente extremada que não permite nem o governo do clube numa lógica de continuidade nem um controlo efetivo por parte de ninguém..
E não é de agora. Isto para mim é evidente desde o JEB e aí já vínhamos com esse problema desde o inicio do projeto Roquete.
8 Outubro, 2021 at 15:56
E como garantias que era mais independente?
Hoje, obviamente, não são independentes porque são eleitos “agarrados” ao CD mas deves isso aos cegos que votavam favoravelmente tudo o que o BdC dizia… Muitos que hoje criticam serem eleitos assim.
O pessoal, erra, acontece!
Agora, é preciso reverter isso!
Os 3 OS do Clube têm de ser eleitos em listas independentes, para os sócios poderem escolher em consciência.
Mas, mesmo isso, não garante o que tu achas que depois os Deputados vão garantir, porque nem eleger Deputados garante isso!
Depois, mandatos de 10 anos são uma merda assustadora.
Imagina que elegiam um série de “anormais”! Tinhas de levar com os gajos 10 anos? Surreal!!!
Sim, precisamos de maior controlo sobre quem dirige o Sporting – Clube e SAD!
Por isso há cenas que não podem ser decididas por 3 ou 4 pessoas, em nome de 100 mil!
Endividar o Clube é uma delas.
Um gajo decidir endividar o Clube pode ser o fim do Clube. Logo, não se pode deixar que isso aconteça sem a aprovação dos sócios. Têm de explicar quando endividam, porquê que endividam, como vão gastar esse dinheiro e como vão pagar essa divida! Isto devia ser o básico para se aprovar um endividamento.
Porque para endividar o clube, eu também posso ir para lá… Depois logo virá alguém para resolver os problemas que deixei.
São os sócios que têm de tomar conta do Clube. Não eleger Delegados para controlar não sei o quê… E quem os controla a eles? Elegem-se outros delegados?
8 Outubro, 2021 at 17:11
«Alguém acha que o CD&F ou a MAG é independente ou que tenderá alguma vez a ser independente nos moldes em que a coisa está feita hoje?»
Não é mas, por Estatutos deveria ser. Ao contrário do que constantemente apregoam os elementos destes OS, não se impõe qualquer solidariedade institucional entre os 3 Órgãos Sociais. Pelo contrário, nos Estatutos, pelo exposto nas funções e funcionamento descrito para cada um dos Órgãos releva a independência entre eles.
Não é isso que se verifica? Tem razão que não é. Mas por que razão haveria de ser diferente com outro Órgão que se inventasse?
«Mas o importante aqui era ter um orgão que garantisse uma continuidade de politicas e um fio condutor ao longo dos anos. Alguém que garantisse que o Sporting não anda completamente à deriva e ao sabor das vontades momentâneas como esteve nos últimos 20 anos….»
Desde pelo menos os últimos 26 anos que houve a continuidade de políticas e o mesmo fio condutor, apenas interrompido durante 5 anos por uma Direcção que acabou destituída. E essa continuidade de políticas teve como “fio condutor” a incompetência e a deriva económica, financeira e desportiva.
Por que raio hei-de eu querer um Órgão para “garantir continuidade de políticas ” durante 10 anos, sobrepondo-se a 3 Direcções eleitas pelos Sócios. Mesmo que esse Órgão tivesse sido eleito pelos Sócios ou não obstaculizava as decisões das Direcções (e nesse caso era apenas mais um apêndice) ou obstaculizava as decisões das Direcções (e, nesse caso, seria anti-democrático, por fazer oposição a uma ou duas Direcções sufragadas pelos Sócios quando esse Órgão já tinha perdido legitimidade de sufrágio).
SL
8 Outubro, 2021 at 9:47
Votar no Varandas nas próximas eleições está completamente fora de questão – e é com alguma pena que digo isto porque achei que tinha condições para fazer um bom trabalho, se rodeado das pessoas certas.
Estou curioso para ver quem vai aparecer para ir a eleições com ele, em Março…
Dizem que já se preparam 2 listas e que o Miguel Albuquerque pode avançar também…
Eu gostava que o Miguel Albuquerque concorresse.
O Nuno Sousa não me parece opção…
8 Outubro, 2021 at 9:50
Talvez Augusto Inácio e João Benedito.
8 Outubro, 2021 at 10:25
As eleições serão em Fevereiro/ Março ou em Setembro?
8 Outubro, 2021 at 10:32
Era bom que fossem antes do fim do campeonato senao corremos o risco de termos de levar com mais um defeso preparado pela dupla Varandas / Zenha, que tão bem tem sabido contratar / vender jogadores…
Ah não, espera. Foi o mercado que se contraiu por causa do Covid…
8 Outubro, 2021 at 10:38
A data está prevista nos Estatutos, se não me engano é em Março.
8 Outubro, 2021 at 16:09
Estatutos? O que é isso?
Há muita coisa prevista em estatutos, mas os estatutos é o que o Rogério Alves quiser… Na volta faz uma interpretação qualquer dos estatutos em que Março afinal passa a ser Setembro…
8 Outubro, 2021 at 16:15
A menos que venha a variante epsilon e esta merda feche tudo outra vez, as eleições têm de decorrer conforme os Estatutos. Se não o fizerem serão completamente trucidados
8 Outubro, 2021 at 10:48
Se rodeado pelas pessoas certas?!
Isso quer dizer que o gajo afinal até podia ser presidente!?
Cura-te caralho!
Z
8 Outubro, 2021 at 10:51
João Ferreira? Ele candidata-se a tudo. E varria o CDS do clube.
8 Outubro, 2021 at 11:27
Miguel,
JÁ VAIS TARDE Miguel ! Agora aguentem-se à bronca ! Já está … Já está !
Para ti, e já agora para todos, os arrependimentos não alteram as decisões erradas do PASSADO. Infelizmente !
Eu não participei enquanto Sócio que era, na Golpada e nas eleições que ilegalmente e erradamente se seguiram !
Estes Órgãos Sociais estão há muito tempo ILEGAIS na direcção dos destinos do Clube !
Os Sócios do Sporting CP, o qual é dono da SAD, deliberam, mas as suas decisões não são respeitadas pelos órgãos sociais do clube .
Na prática deixaram de ter voz no Sporting Clube de Portugal .
Mas foram sócios como tu, que validaram essas eleições ao votarem e participarem nelas, e validaram assim o caos instalado depois delas !
Temos pena mas agora é tarde !
8 Outubro, 2021 at 9:55
O fantasma do Koreano, aliado ao poder da cartilha que a generalidade dos sócios consume, permitirá isso.
Quanto aos vencimentos, o que gostava de saber era a vossa opinião para a decisão da dita comissão independente, criam a matriz, que até parece ponderada, mas depois num ano atípico, com o Varandas chamado ao exército, porque fomos campeões, exceciona a parte financeira e atribui uma remuneração variável de 50% da fixa, quando tivemos aproximadamente 33 M de prejuízo.
Quanto ao ganhava mais como médico é para rir….
Quanto ao custo do Paulinho, foi o que foi, deixo só o meu pequeno contributo, é um ativo, por isso contam todos os custos até o mesmo entrar em funcionamento.
8 Outubro, 2021 at 9:57
Permitirá aprovar o que quiserem em AG…
8 Outubro, 2021 at 10:00
Ainda ides ter de ver os “ditos delegados ” readmitirem no clube o Godinho Lopes e o João Varandas, como Sócios de pleno direito .
O primeiro passo foi dado com a retirada do Processo judicial de indeminização ao clube por esses Ex. Sócios .
Definitivamente eu não pertenço a um clube destes !
8 Outubro, 2021 at 10:06
Só para desanuviar…
Grande jogo de bola ontém!
Sou só eu ou o Lloris não convence como GR de uma selecção de topo? 🙂
Z
8 Outubro, 2021 at 10:09
Nadinha. Acho o gajo uma merda
8 Outubro, 2021 at 10:26
Nunca foi bom, na linha do Barthez
8 Outubro, 2021 at 11:50
Epah…sim!
É isso…
Barthez…
Medianos e de engate…
8 Outubro, 2021 at 10:17
Zandonaide
Desvia a conversa ! … pois é isso que convém fazer !
8 Outubro, 2021 at 10:31
O Zandonaide é um avençado. A mim nunca me enganou
8 Outubro, 2021 at 10:46
Bolas fui descoberto! 🙂
Vou juntar-me aos meus amigos J & Ribeiro… Para alinhar estratégias…
Até já! 🙂
Z
8 Outubro, 2021 at 10:53
Mais um a comer?
Assim não dá
8 Outubro, 2021 at 10:56
Onde comem 2, comem 3.
8 Outubro, 2021 at 11:44
É por mais água na sopa
8 Outubro, 2021 at 12:51
Thats what she said
8 Outubro, 2021 at 13:58
😀
8 Outubro, 2021 at 10:36
‘grande’ cherba….
8 Outubro, 2021 at 12:16
E quem é que lhe diz que não seria no interesse de guerra? Isso significaria dar demasiado poder a um Órgão cuja função seria putativamente desestabilizadora (porque já existem 2 Órgãos fiscalizadores: o CF&D e a AG).
Nem falo das competências do CF&D (que podem não ser cumpridas por servilismo ou inacção, como está a acontecer); Falo, sobretudo da AGs, que são o Órgão Máximo do Clube e não podem ser mais esvaziados das suas funções.
Se o CF&D não cumpre o seu papel, compete aos Sócios em AG corrigir isso. Como têm procurado fazer!
Não deve haver maior poder numa Associação que o Poder dos Sócios.
SL
8 Outubro, 2021 at 12:27
Então…
“O caso” Palhinha…
Ainda “vai fazer correr muita tinta…?”
Estou pr’a ver…
Até “onde chegará a pouca vergonha …”
Sporting Sempre…!
8 Outubro, 2021 at 13:17
Tasca,
O Sporting Clube de Portugal está MORIBUNDO !
A CERTIDÃO DE ÓBITO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, Será passada com data de 23 Outubro 2021 ! Com a assinatura desta MESA DE ASSEMBLEIA GERAL DO SCP !
8 Outubro, 2021 at 14:46
O ano é 2021, e o grande Sporting Clube de Portugal é o atual campeão nacional de futebol, campeão de várias modalidade, campeão europeu noutras, além de medalhados olímpicos.
2021, um dos melhores anos de sempre do grande SCP!
Querias!…
8 Outubro, 2021 at 16:00
Mais 33M€ de prejuízo a somar ao que já é divida…
Continuas a cavar um buraco mas vais aplaudindo!
E o burro era o Scolari…
8 Outubro, 2021 at 16:01
De burroZ está o.Sporting cheio infelizmente…
8 Outubro, 2021 at 13:42
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/sporting-vence-torreense-com-pote-de-regresso-a-equipa?ref=Sporting_BucketDestaquesPrincipais
Pote regressou…e Paulinho marcou, não é por acaso.
🙂
8 Outubro, 2021 at 13:48
Marcou não, bisou…. Respect…
3 ao Casa Pia, 2 ao Torreense, golo do titalo, querem mais?
8 Outubro, 2021 at 13:49
Ahahah
Que seja o prenúncio do nosso êxito desportivo!
SL
8 Outubro, 2021 at 13:51
Paulinho marca (quase) sempre o jogos que não contam para o totobola (pé-época, treino, particulares).
8 Outubro, 2021 at 13:51
*pré-época
8 Outubro, 2021 at 15:58
Faz-me lembrar aquela malta que fala e fala e fala mas que depois nas alturas das decisões não risca nada!
Que dinheiro/tempo mal gasto…
8 Outubro, 2021 at 13:51
Paulinho marca (quase) sempre nos jogos que não contam para o totobola (pré-época, treino, particulares).
8 Outubro, 2021 at 13:53
Se começa a marcar assim quando for a sério, o Sporting fica sem ele.
Bem Paulinho.
8 Outubro, 2021 at 13:57
😀
8 Outubro, 2021 at 14:20
És mesmo o rei do “wishfull thinking” da Tasca 🙂
Quem nos dera… Quem nos dera…
Z
8 Outubro, 2021 at 14:29
Tens razão pah! Não é um acaso!
O facto de ser um jogo de treino e o adversário jogar no campeonato de Portugal… também não é nenhum acaso.. é… um facto… !? 🙂
Z
8 Outubro, 2021 at 14:45
“É como o ketchup” take 3
8 Outubro, 2021 at 14:58
🙂
8 Outubro, 2021 at 14:01
#Sportingbem
https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-feminino/2021-10-07/jovens-jogadoras-afegas-em-treino-leonino
(eu sei, eu sei, o Benfocas fez uma coisa semelhante)
https://observador.pt/2021/10/03/jovens-afegas-reencontram-a-alegria-do-futebol-em-portugal/
8 Outubro, 2021 at 14:04
Boa Tarde,
Acabei de ver agora na RTP1 (Telejornal) a acção do nosso clube em proporciar a um número vasto de meninas afegãs a possibilidade de continuarem a treinar futebol. Segundo o Tomás Morais, o SCP vai continuar a proporcionar duas horas de treino semanal (espero ter percebido correctamente). As meninas afegãs irão assitir a um jogo da equipa principal.
Como sócio, elogio esta acção do Sporting Clube de Portugal.
SL
8 Outubro, 2021 at 14:10
É só olhares o comentário anterior ao teu. 🙂
8 Outubro, 2021 at 14:13
Merecem isso e muito mais.
É o mínimo que a condição humana pode exigir a si própria.
8 Outubro, 2021 at 14:55
O benfas as recebeu no dia 3 e para além do jogo ofereceu camisolas, chuteiras e cadernos.
Nós agora vamos oferecer uma experiência mais completa com treinos semanais.
Pena serem pequeninas. Desilusão para o Miguel…
8 Outubro, 2021 at 16:01
🙂
8 Outubro, 2021 at 16:07
O Messi até para o FF é baixo… 🙂
Felizmente para ele é top para o FM nos outros parâmetros que costumo falar!
8 Outubro, 2021 at 15:18
Epá, vem nas noticias de um jornal desportivo (não sei qual) que Miguel Albuquerque tenciona candidatar-se.
Uma boa noticia…….
8 Outubro, 2021 at 20:38
Olha que o gajo bate em Mulheres! … Portanto… não pode ser candidato contra o Herói de Kandahar !
8 Outubro, 2021 at 15:53
“Bruno de Carvalho não foi bandido. Votavam hoje na sua expulsão? Perguntem”
“Primeiro mandato fantástico de Bruno de Carvalho modificou o Sporting”, diz Eduardo Barroso
Eduardo Barroso sai a público para defender os associados do Sporting que chumbaram os recentes relatórios e contas do clube de Alvalade, considerando que a crítica deve ser dirigida aos que não marcaram presença na reunião, ao contrário dos que lá estiveram. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que fez questão de admitir que apoia Varandas, diz que os sócios são soberanos para votar como entendem e pelas razões que defendem, sejam elas quais forem.
Em relação aos chumbos que se têm assistido às contas apresentadas na Assembleia Geral por parte da direção de Frederico Varandas, Eduardo Barroso considera que os associados que votaram contra têm “toda a legitimidade” para votar como entendem. A esse respeito, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral diz que não se devem criticar ou condenar os associados que foram à reunião e votaram mas, sim, aqueles que ficaram em casa. E que poderiam ter ido.
Como exemplo, Eduardo Barroso destaca que na política nacional, em breve, se os deputados do Partido Socialista não forem, por hipótese, à votação do Orçamento de Estado a culpa, caso o documento apresentado pelo Executivo de António Costa seja chumbado, não será dos deputados da oposição que possam votar contra mas, sim, dos que poderiam votar e não vão ao plenário.
PROLONGAMENTO
“Bruno de Carvalho não foi bandido. Votavam hoje na sua expulsão? Perguntem”
2021-10-08 11:45:00
“Primeiro mandato fantástico de Bruno de Carvalho modificou o Sporting”, diz Eduardo Barroso
Eduardo Barroso sai a público para defender os associados do Sporting que chumbaram os recentes relatórios e contas do clube de Alvalade, considerando que a crítica deve ser dirigida aos que não marcaram presença na reunião, ao contrário dos que lá estiveram. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que fez questão de admitir que apoia Varandas, diz que os sócios são soberanos para votar como entendem e pelas razões que defendem, sejam elas quais forem.
Em relação aos chumbos que se têm assistido às contas apresentadas na Assembleia Geral por parte da direção de Frederico Varandas, Eduardo Barroso considera que os associados que votaram contra têm “toda a legitimidade” para votar como entendem. A esse respeito, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral diz que não se devem criticar ou condenar os associados que foram à reunião e votaram mas, sim, aqueles que ficaram em casa. E que poderiam ter ido.
Como exemplo, Eduardo Barroso destaca que na política nacional, em breve, se os deputados do Partido Socialista não forem, por hipótese, à votação do Orçamento de Estado a culpa, caso o documento apresentado pelo Executivo de António Costa seja chumbado, não será dos deputados da oposição que possam votar contra mas, sim, dos que poderiam votar e não vão ao plenário.
PUBLICIDADE
“Fizeram muito bem. Foram e votaram”, disse Eduardo Barroso em relação aos adeptos leoninos que foram à última Assembleia Geral e votaram o documento apresentado pela direção, que acabou chumbado, referindo que não gosta que estes associados sejam apelidados de “minoria de bloqueio”.
Apesar desta visão, Eduardo Barroso fez questão, em várias ocasiões, de deixar claro que é apoiante de Frederico Varandas, que está “a fazer um trabalho notável”.
Só que Barroso nota que o Sporting tem uma “ferida” que precisa de ser curada e identifica a saída de Bruno de Carvalho da condição de sócio como a ‘pedra’ que está a dificultar a vida a Varandas. E pede que seja resolvida esta situação.
Numa análise ao trabalho do ex-presidente, Eduardo Barroso diz que “Bruno de Carvalho fez um primeiro mandato fantástico e foi isso que modificou o Sporting”. “Foram quatro anos em que nada foi conquistado mas que houve aplausos nas eleições”, lembra o antigo dirigente. “Depois houve um período de desnorte e houve um recomeço com o Frederico Varandas. E recomeçou”.
Para Eduardo Barroso, “essa modificação foi aproveitada agora” pela administração liderada por Frederico Varandas. Mas é necessário, na visão de Barroso, perceber que o Sporting precisa de “pacificação”.
“Quando Bruno de Carvalho foi expulso de sócio os associados do Sporting pensavam que ele tinha responsabilidades na invasão de Alcochete. Estavam convencidos [disso] e que merecia ser expulso”, argumentou Eduardo Barroso, na A Bola TV, mesmo ciente de que o capítulo Alcochete não fez parte integrante dos critérios que levaram à votação para a expulsão de sócio do ex-presidente.
Todavia, para o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral verde e branca, os sócios votaram na expulsão de Bruno de Carvalho tendo a ‘sombra’ de Alcochete a pairar sobre o empresário.
Para Eduardo Barroso, esta “ferida” está “aberta ainda hoje” e entende o médico de profissão que o antigo presidente deveria ser reintegrado como associado do emblema de Alvalade.
Assegurando que não votaria nele para presidente atualmente e apoiando Frederico Varandas, numa mensagem de apelo à união, Eduardo Barroso socorre-se da longa vida dedicada ao clube de Alvalade para deixar claro que era necessário permitir o regresso de Bruno de Carvalho à condição de sócio com plenos poderes. E assim acredita que seria dado um passo para a paz em Alvalade.
“Bruno de Carvalho não foi mandante nem bandido, nem energúmeno na invasão de Alcochete. O seu voto de expulsão manter-se-ia ou bastava ele sair da presidência? Perguntem aos sócios”, desafia Barroso, que gostava que se fizesse a “pacificação do Sporting”.
“Isto das claques tem de se resolver. São fundamentais. Quero negociações”, referiu, dizendo que “ainda bem que há oposição” dentro do Sporting.
8 Outubro, 2021 at 16:00
Tivessem estes gajos um terço da noção que o Eduardo Barroso tem e estava tudo bem, ou pelo menos melhor porque noção e incompetência não são antónimos.
8 Outubro, 2021 at 16:03
Bastava sair da presidência, respirat, curar-se e regressar. EB disse isso há muito tempo e subscrevo o que EB disse.
Faltou a humildade
8 Outubro, 2021 at 16:13
Não falei no Bruno, até porque pouco importa na vida do Sporting. O assunto Bruno foi mais que espremido, mesmo assim o Varandas de vez em quando lá tenta espremer mais. O próximo passo do assunto BdC é só um, ou se leva a votação para ser reintegrado como sócio ou não. Mas uma coisa é certa, tivesse ele tido um PMAG como o dr Eduardo Barroso e hoje não estávamos assim.
Quando disse estes gajos estava-me a referir a quem realmente importa e quem toma decisões todas as semanas sobre o clube.
8 Outubro, 2021 at 16:39
Neste momentos, para bem.do.Sportinh, independentemente de justiça ou injustiça (e porque o Sporting é o mais importante) um não.
8 Outubro, 2021 at 17:11
hahahahahahaha
Independentemente da injustiça hahahahahahahahaha
Foda-se à mesmo gente que ainda diz que deita os CORNOS na almofada e dorme descansado!
Independentemente da Injustiça hahahahahahahahahah
Por isso é que eu digo… isto não é entre brunistas e croquetes, isto sempre foi e sempre será entre ter valores e ser integro ou ser uns autenticos escroques para quem a injustiças que acontecem aos outros não os incomoda nada! Deste que a vida siga segundo os seus ideais! enfim… da filha da putice maior que pode haver!
8 Outubro, 2021 at 17:46
Eu quero é que tu, bdc e varandas se fodam, vocês e os vossos cornos. Percebido? Queres um desenho? Não?
Então vai pó caralho que te foda
8 Outubro, 2021 at 18:10
Está calado, Labrego. Metes NOJO aos caes sarnentos, servical cRoquette. Essa conversa da “humildade” cheira a retórica do padre cura que te alargou o quadragésimo terceiro…
9 Outubro, 2021 at 6:32
Tens nojo cagão?
8 Outubro, 2021 at 20:53
” – Para bem do ” Sportinh”, independentemente da justiça ou injustiça …. ”
Mas será que “Sua Majestade” O Porrinho, não vai mesmo para o Real Caralho, na vez de andar aqui na tasca a soletrar o Abecedário !
Foda-se lá para o gago, se calhar é desdentado !
8 Outubro, 2021 at 20:14
Não percebo essa posição. Aliás acho que pior que o que está não fica, só com o Varandas sendo reeleito e continuar com as manobras de desrespeito. Talvez fizesse melhor do que se pensa. E estou a falar de levar proposta a AG os votos depois vê-se e papa-se o que a maioria quiser, mas darem essa hipótese de reverter a injustiça era mais que saudável, porque por mais que mintam a expulsão do Bruno estará sempre ligada a Alcochete.
9 Outubro, 2021 at 6:31
Concordo em absoluto e já referi o mesmo 1000 vezes e não apenas isso mas também revisão estatutária e e-voting e todos os temas que sejam “fracturantes”. Os sócios devem falar sobre eles e votarem no que considerarem ser o melhor para o Clube.
E aceitar os resultados da maioria.
SL
9 Outubro, 2021 at 12:10
Como está mais rapidamente readmite o Godinho sem votar em AG do que propõe em AG o regresso do BdC.
8 Outubro, 2021 at 17:06
Curar-se? O Bruno de Carvalho está doente?
O que ele têm? Deve ser depressão, depois de ver a sua vida devastada pela Cofina em plena praça pública!
8 Outubro, 2021 at 19:35
hj é capaz de estar c dor de cabeça
8 Outubro, 2021 at 16:05
Subscrevo!
8 Outubro, 2021 at 16:28
Que faça boa viagem para o cimo do mastro das caravelas, este e outros, que falam, falam, falam e vai-se a ver e nem foram à AG e pior do que isso, nem PAO e muito menos os ReC leram.
8 Outubro, 2021 at 16:59
Eduardo Barroso foi dos que mais defendeu BdC e mais injurias sofreu por causa disso.
Tenho-o como uma pessoa franca, que sempre defendeu o Sporting, os interesses do Clube e dos sócios que representou enquanto PMAG.
Nunca gostou de guerrilhas e crispação e não me admira que se tenha afastado do Clube. Penso que este afastamente da vida do Sporting e o desconhecimento são a principal razão para não ler ReCs e ainda apoiar Varandas.
8 Outubro, 2021 at 17:03
Subscrevo na íntegra o teu post bem como o que se transcreveu de Eduardo Barroso !
8 Outubro, 2021 at 17:56
+1 Malcolm
8 Outubro, 2021 at 17:57
O gajo das passadeiras! Halloween!
8 Outubro, 2021 at 19:53
Malcolm,
Eu faço a legendagem ! … Não te preocupes !
O cimo do mastro das caravelas é o Caralho !
Eu mandava sua Alteza; mas era para o Real Caralho !
Talvez assim esteja melhor Malcolm ?
8 Outubro, 2021 at 17:11
O Eduardo apoia sempre os Sócios, essa é a GRANDE diferença.
E até já gostei mais dele, não entendo como apoia declaradamente o Varandas sabendo o que sabe…
Quanto à decência no Nosso Clube só acredito nela após novas eleições e vamos ver com que candidaturas?!?
Para mim será o momento crítico, em que tomarei a decisão de me manter ou não como Associado do Sporting Clube de Portugal, ao fim de 40 anos.
Quero alguém com um projeto estruturado, transparente e pronto a SERVIR o Clube e não a SERVIR_SE do Clube.
L SL
8 Outubro, 2021 at 17:28
Para mim a transparência deverá ser uma das principais, se não a principal bandeira para votar num futuro candidato.
A gestão de Varandas é tão transparente quanto a de Vieira.
Também não compreendo como Barroso apoia Varandas. Estará atento apenas ao lado desportivo?…
8 Outubro, 2021 at 19:40
Eu só quero ganhar o BI, que nunca o cheirei na minha vida.
8 Outubro, 2021 at 19:59
Quem é este Ricardo Oliveira que terá dito à Renascença que está disponível para se candidatar ? Parece que terá entrado
numa Lista do Dias Ferreira mas desconheço tudo o mais .
8 Outubro, 2021 at 20:02
A propósito de Candidato ?….
Quem será esta linda peça de gestor ? Pergunto porque sinceramente nunca vi tal fronha!
Ter feito parte da lista de Dias Ferreira, para mim não é curriculum ! … Será antes cadastro !
Esperemos todos que não seja mais um gestor de topo Tipo Soares Franco !
Ricardo Oliveira já fez alguma coisa na vida que se veja ?
” – Ricardo Oliveira admite candidatura à presidência do Sporting
Sócio e acionista diz ainda ser cedo para confirmar cenários, mas garantiu estar “sempre disponível” para ajudar
21
…
Horas após Record ter dado conta de que Miguel Albuquerque está a equacionar avançar como candidato às eleições do Sporting, a marcar entre 1 de março e 30 de abril de 2022, Ricardo Oliveira, um dos nomes associados a outras duas listas que estarão em formação – leia tudo aqui – falou à Rádio Renascença sobre esse mesmo facto. Não antecipando cenários, o gestor garantiu estar “sempre disponível” para ajudar o clube.
“É um bocado cedo para estarmos a falar sobre isso, porque existe uma Direção eleita. Eu estou e sempre estarei disponível para ajudar o Sporting. Não faço críticas para prejudicar ninguém no Sporting, mas sim para fazer um Sporting melhor. Julgo que eu e todos os sportinguistas. Quanto ao futuro, haverá eleições em março ou abril e toda a gente sabe que não estou contente com esta equipa de gestão do Sporting”, explicou o também acionista da SAD em declarações à Bola Branca, da Rádio Renascença.
E prosseguiu com essa tal má gestão que aponta à atual administração: “As contas do Sporting são más. Vejam o Barcelona, que ganhou uma série de campeonatos nos últimos anos. Vejam a situação em que está neste momento. É para aí que queremos levar o Sporting? Não. Eu não gostava de ver o Sporting assim. As contas são más. São muito más. São perigosas. O Sporting vai num rumo perigoso.”
Ricardo Oliveira também aborda o tema ‘Paulinho’, que tanta polémica levantou e que levou, inclusive, o Sporting a lamentar em comunicado a contra-informação sobre o real preço da contratação do avançado (16 milhões de euros por 70% do passe, junto do Sp. Braga).
“O Paulinho não custou 16 milhões de euros. Efetivamente, há uma saída de caixa do Sporting de 16 milhões de euros, mas depois temos de ver que com essa transação há uma série de operações que estão relacionadas. Se quiserem dizer qual é o valor absoluto do Paulinho, numa avaliação em que saem das contas do Sporting, dos ativos do Sporting, sejam eles em demonstrações, em ‘cash flows’, o que quiserem, saem do Sporting 22,9 milhões de euros”, analisou, ele que em 2018 fez parte da lista de Dias Ferreira. “
8 Outubro, 2021 at 20:13
Para já numa coisa eu e este senhor gestor, estamos de acordo !
” – As contas são más. São muito más. São perigosas. O Sporting vai num rumo perigoso.”
O resto nunca vi tal personagem !
Mas se vier para dizer que o clube está falido, e que se tem que jogar com os Juniores, no Futebol sénior, mesmo que se desça de divisão, … ou que se terá que fechar modalidades de pavilhão, ou mesmo …o pavilhão, porque está hipotecado e não se tem dinheiro para pagar o seu aluguer.
Se for para fazer isso, eu também sirvo, e não sou gestor !