Nao sei se sabemos sempre o que acontece depois mas no caso do actual presidente, pela maneira como chegou lá, quem era no clube, pelo entourage empresarial e do universo leonino croquette, pela arrogância, pelas movimentacoes dos jogadores e respectivo agente… Sim,era óbvio o que se ia passar.
Isso não porque foi um acaso, ninguém previu o covid. Sim, dentro daquele contexto, ganhámos com todo o mérito mas quem teve o plantel e treinador fustigados pelo covid não fomos nós. E basta olhar para vários campeonatos, ficou tudo virado do avesso.. Sporting, Atletico M., Lille etc… Sabemos que não vai ser sempre assim certo ? Mas sabia que íamos ficar na merda em tudo o resto. Ser campeão nacional uma vez e fechar portas ou perder a maioria da sad a seguir… Que bom.
O Miguel tem um problema. Não é Sportinguista desde pequenino, nem desde criança, adolescente. Entrou para o Sporting para trabalhar, subiu na carreira profissional no clube, mérito do seu trabalho!
É costume dizer-se que se muda de carro, casa, mulher mas de clube nunca se muda, mas tantos anos como bom profissional o sentimento anterior deixe de existir.
Não sei o sentimento do MA actualmente! Sei antes de começar a trabalhar no SCP, quando ainda era vigilante nas instalações da RTP. As pessoas mudam: Sérgio Conceição era Sportinguista, Vieira dizem que também era, já vi qualquer coisa de Pinto da Costa quando era jovem.
Bate na mulher. A uma semana das eleições metem a circular a noticia de novo e pronto vem por aí a baixo. Acho que esta também foi uma das razões para fazerem o que lhe fizeram. O MA já foi julgado culpado, não tem hipóteses.
Uma hipótese, e se estiver para breve a decisão sobre a impugnação da AG de 23 de Junho?
Continuando no campo das hipóteses, e se os ditos arautos das leis não terem respondido às dúvidas do Juiz sobre as alegadas irregularidades cometidas pelo Penman e seus muchachos?
No lugar do destituído, iriam exigir as remuneraçoes desde a destituição, que nas contas do excelso Porrinho são superiores às do Varandas, ou abdicavam das mesmas?
Notícias que servem para dividir e destabilizar a família sportinguista.
Ainda é cedo para se pensar nas eleições.
Foco total nesta época desportiva, não só no futebol,como em todas as modalidades.
Se se há alguém que anda claramente a contribuir para a divisão do universo Leonino, não tenho dúvidas que esse nome é Varandas…
Faltam menos de 6 meses para as eleições.
Vai-se falar mesmo quando?
Na véspera das eleições?
Se há candidatos, que apareçam, apresentem as suas ideias e discutam estas com os sócios, já que este CD esconde tudo aos sócios…
O miguel Albuquerque foi duplamente queimado: pela.”lama” que atiraram sobre ele aquando da saida e pela competência que miguel afonso tem demonstrado, a desmistificar a função, a mostrar que MA nao era um super homem mas sim os seccionistas ou que Miguel afonso é um super super homem pprque ainda conseguiu mais, desinvestindo.
És burro que dói e ês uma viúva, mas isso é sabido.
Lê o comentário todo e tenta por os dois neurônios a trabalhar – não sei se consegues e talvez percebas o que eu disse e o enquadramento e a leitura “política”. És pessimo em estrategia, zero.
Sabes quantas vezes varandas teve ou vai ter votos meus? As mesmas que bdc.
Que Triste que és, TRASTE. Nao enganas ninguém, abocanha-Areias – o camelo hirsuto que nao o lateral: cepo como esse era, jogava melhor do que tu tentas parecer “supra-partes”.
Tens outra vez o unico esfincter avariado? Foda-se pareces o Tristes, que grupelha se juntou! O esfincter ligou-se-te ã boca, certo? É a unica explicação para tanta merda, tanto pretensiosismo bacoco, pedante mesmo…
É hilariante esse teu complexo de inferioridade, Coprófago. (Pudera, tal é a quantidade de vezes que te obrigo a ir ao dicionário). Sendo que o único esfíncter ao qual tens direito é o do BANANAS Bandalho, nao há nada mais Rídiculo do ver-te a elocubrar sobre “leitura política” quando tens um quilate intelectual da altura do marques mendes e a capacidade de disfarce do bola sete depois de uma dose de anfetamina.
Quanto ao “grupelho” (perfeito, porque rima com o teu acompanhamento favorito, porquito), já aqui estávamos todos antes de cá teres sido defecado empestares e insultares meia Tasca com os teus abortos de “controlo de danos” do teu dono, ranhosito. MAsi uma vez: dás tanta ou menos luta dialéctica que o teu chulo da autarquia de Odivelas.
Ideal seria que enfiasses um cd do MERDAS australiano no XLIII e fingisses que era um disco voador, para ver se te punhas nas Rabolhas, mas vou divertir-me mais em breve, quando a tua laia for escorracada de Alvalade e nós nunca mais termos de cheirar o fedor que as meretrizes como tu por aqui deixam, bardamerd(inh)as.
Percebo quem afirma que será o futebol a decicidir as próximas eleições, mas tenho esperança que o discernimento dos sócios vá para além do imediato. Tem sido assim ultimamente!
Haverá sempre é polémica … de eleições pacíficas é que não tenho esperança. E sinceramente, tendo em conta a gravidade de certas coisas no clube, se calhar é preferível a merda vir ao de cima. Espero é que haja um mínimo de respeito entre os candidatos.
Duas certezas:
1) qq candidato será melhor que Varandas. Não precisamos de muitos (para o voto não se diluir), precisamos é de bons candidatos!
2) não acho nada prematuro falar-se já em eleições, pois estas vão ser fulcrais!; e os sócios têm de ser informados e andar atentos nos próximos meses.
Julgo, pelas conversas tidas no estádio e pavilhão, que FV tem 5 meses para fazer as pazes com os adeptos e sócios. Mostrou capacidade em corrigir erros na gestão do futebol e isso é algo que muitos poucos conseguem, agora…continuar a culpar os adeptos por dificuldades que enfrenta internamente, não!
Estou-me a cagar se ganha 180K por anos (o PdC da costa ganha 600K!!!!) e sinceramente essa conversa é de quadrilheiras que passam o dia todo à janela para falar mal de algo.
Falar / comparar as remunerações dos Conselho Directivos (este ou o anteriores) só mesmo por desonestidade ou ingenuidade…
Seja o Varandas, o Bruno ou outro qualquer… Ganham muito dinheiro (de forma LEGAL) para além da remuneração.
Há um fartote em despesas de representação que basicamente.. Dá para tudo…
Por isso falarem só do salário só mesmo por desonestidade ou ingenuidade…
Tou-me a cagar para isso!! são valores mais que comuns para uma sociedade com um capital superior a 60M€.
Tou-me cagar que os jogadores recuperem na sua clinica se ficarem bons, tou-me a cagar se o sogro do BdC tinha uma boa avença com o SCP, se continuasse a defender o clube. Mas que merda de conversa, mais a da AG, se os postais da convocatória se não for cor de rosa, se a fitinha de braço não for amarela então há motivos para a impugnar….epá, pró caralho.
Quero um Sporting ganhador e unido, e nesta última parte esta direcção continua a falhar, é só o meu foco para perceber em que irei votar!
Este fds foi uma foda….duas derrotas contra os porcos nas amadoras.
Man, tudo o que é pago pelos cartões fica contabilizado pela natureza das dos gastos. Sem duvida que podem aproveitas umas centenas em almoços, jantares e até se não tiverem vergonha algumas escapadinhas.
O que ninguém sabe quanto vale é aquilo que marcha com pouca transparência, por exemplo, a concessão renovada a poucos meses da eleição, sem necessidade pq a que estava em vigor só termina em 2023 e executada sem qualquer informação ou melhor foi preciso um saca rolhas para ser comunicada ou os negócios com a ComCorpus que teve nos dois últimos anos, lembra-se anos do covid, os 2 melhores anos de sempre.
São FACTOS e tu sabes isso.
Tu sabes perfeitamente que qualquer Presidente da Sad do Sporting ou de qualquer grande empresa deste país mete muitíssimo dinheiro ao bolso por tudo o resto (despesas, carro, etc…) além da remuneração.
E claro que é tudo contabilizado, mas as despesas de representação e/ou deslocações é estadas não são contabilizadas como custos de pessoal. E tu sabes isso…. E é por isso que vires com merda de comparações de remunerações só revela a tua desonestidade intelectual.
É chato levares um banho de realidade em que se expõe a tua desonestidade intelectual.
E sim… repito as despesas em deslocações e estadas / despesas de representação NÃO SÃO contabilizadas em custos com o pessoal, pelo que escusas de te armar em carapau de corrida 🙂
P.S. Deves pensar que que uma empresa como o Sporting é a contabilidade da empresa do Senhor Manuel 🙂
O mestre gestor de grandes empresas do Nasdaq a dar-te um banho de realidade! Nunca me enganaste….
A Apple sempre sonhou conseguir ter este gajo, um Horta Osório mas sem a boa imprensa deste…e tu andas de peito feito porque fazes contabilidade do Zé do Talho…..ou do Mota.
Tu só és parvo quando queres e também tu sabes que qualquer Presidente (ou membro) de um Conselho de Administração de uma grande empresa (que é o que o Sporting é) mama muito dinheiro à custa de benesses (extra remunerações fixas e variáveis) que não são custos com o pessoal… pelo que vi para aqui com conversa de “contabilista” a tentar desviar o foco é apenas parvo.
E o foco é que é “parvo” andar aqui com a ladainha das remunerações….quando passa um Comboio gigante de benesses que não estão em custos com o pessoal.
E o Malcolm sabe isso (e tu também)…. e por isso é que o critiquei e lhe chamo desonesto.
E perceberes que eu disse mais ou menos o que tu dissestes, apenas com a diferença que o enorme comboio de benesses passa por outros apeadeiros que não o cartão de credito?
Apesar de tudo os gastos com o CC são controláveis, regra geral despesas feitas ao serviço do clube e não imagino o varandas ou o bruno ou o Godinho a pagarem a prestação do empréstimo bancário da casa, ou a atestarem o Porsche ou a comprarem fraldas para os filhos com o CC do clube.
Mas há gajos para tudo …
Claro que podes acrescentar as mordomias ao salario, como por exemplo carro com motorista, cartão de credito, telemóvel e tablet, bilhetes para a bola, merchandising gratuito ….
O que o Malcom está a dizer (e diz abaixo novamente) é que…o cartão de crédito é igual para os 2 (se estão a compara os 2 ultimos presidentes). À partida o plafont não triplicou. E ambos tinham acesso a isso…
Outra coisa é se a empresa do Varandas anda a viver à custa do Sporting…estamos a falar de dimensões diferentes.
Fora isso, estão a dizer o mesmo. Sim, ambos tiveram acesso ao cartão de crédito e aposto o que quiserem que ambos o usavam para as coisas pessoais, como fazem todos. Aliás o ter acesso ao cartão de crédito fará parte da análise da comissão de remunerações.
Nada disto é oficial mas todos sabem que é assim. Por isso essa parte não é fator diferenciador entre os 2 últimos presidentes do Sporting.
1 –> Quem falou em Cartões de créditos foi o Miguel.
2 –> Quem anda aqui dia sim dia sim a comparar remunerações do actual e do anterior Presidente és Tu Malcolm… sendo que tu sabes perfeitamente que essa parte é menos relevante no que toca a “rendimentos” que qualquer Presidente tem acesso. Por isso digo que é idiota fazer essa comparação.
3 –> se concordo com o nº de circo de aprovarem aumentos e depois “recusarem”? Claro que não!
4–> Se concordo com o aumento dos variáveis da forma que aconteceram? Claro que não!
5 –> Se concordo que o Conselho Directivo receba 1 € que seja de variável pela equipa de futebol ficar em qualquer outro lugar que não o primeiro? Claro que não!! Mas defendo isto hoje….mas também desde SEMPRE!! Chama-se a isto coerência.
6 –> Se concordo com uma unica votação em vez de 3 votações independente (Con. Directivo; Assembleia; Conselho Fiscal? Claro que não!!
Mais…defendo a aplicação do método de hondt.
A nossa grande diferença é que eu critico “atitudes/comportamentos” e não pessoas.
Ou seja…. para mim o Varandas fez coisas boas, outras menos bem…. e outras muitissimo mal!! E aplico a mesma bitola a anteriores Presidentes.
Mas isto aqui na tasca é complicado de perceber….pois basicamente está “cheia” de Brunettes….. e depois há uns quantos Varandettes (tipo J, não sei quê Ribeiro, etc…) que em em termos práticos são a mesma m.e.rda.
Mas será possível que não vejam o que se prepara na sombra ?
A sociedade anónima e o clube, já têm ao dia de hoje, capitais próprios NEGATIVOS, se o R&C fosse rejeitado pela assembleia Geral da SAD, ou seja chumbada, a CMVM teria de retirar/ suspender imediatamente a negociação das Acções. Até novas explicações ao mercado !
Daí o voto de confiança votada pelos accionista do clube após a declaração do Zenha em que disse:
” – Ou nós ou será o caos ! ” declaração que selectivamente não saiu cá para fora, mas que vão repetir na AG Extraordinária do dia 23 de Outubro 2021 .
Vocês não estão a ver bem; o buraco negro onde SAD e Clube estão metidos !
Se calhar, nem haverá tempo de chegar às ELEICÕES !
Esperem pelo dia 23 DE OUTUBRO de 2021 ! E logo se saberá das boas intenções dos putativos candidatos !
E mais …ou os Sócios não aceitam serem encostados à parede; e escolhem a espada demitindo estes Órgãos Sociais ! …,e seguirem com o clube prá frente
Ou nos dias que se seguem, um novo credor( após a venda pelos bancos da
totalidade da divida da SAD e/ou da SGPS … Grupo Apollo, ou outro qualquer), poe uma acção de cobrança da mesma divida pelo valor nominal em tribunal !
O Varandas disse um dia : A escumalha nunca mais regressará ao clube !
mas quando afirmou tal, estavam os três a pensar o seguinte …” Nem que para isso, tenhamos de destruir o Clube ”
Ele disse apenas o que o Godinho Lopes e o João Varandas (seu irmão) lhe mandaram dizer !
Esta gente chegou ao poder pela força do Ódio; e hão-de sair do poder, pelo Ódio que têm ao Clube …( entenda-se dos Sócios do SCP )
no Dia 23 junho de 2018( ao expulsar o BdC), os Sócios escolheram o seu destino !
Lembrem-se de quantos são hoje, e disto que eu disse !
Com as contas do porco preocupam-se os adeptos do porco…ou deviam preocupar-se.
Se os adeptos não se preocupam com as contas do porco não vou ser eu a preocupar-me. Eu preocupo-me mais que o suficiente com as do Sporting. E quanto menos eles se preocuparem, para mim melhor.
Agora se me querem “vender” que coitado do Varandas que até recebe pouco porque o PdC recebe mais…
“os resultados da equipa de futebol de 11 masculino decidirão o próximo presidente.”
Basta os candidatos dizerem que manterão o rumo no que ao desporto diz respeito, nomeadamente no FSM (Amorim fica) e que, além disso, vão endireitar as contas e compra as VMOC para ganharem a presidência.
Isto se não houver saco do Lidl, assassinatos de carácter (como fizeram com MA), churrasquinhos e outras patifarias.
“O prémio pela conquista do título nacional na temporada passada ainda não está totalmente saldado, mas, apurou A BOLA junto de fonte leonina, a primeira tranche já foi paga, assim como o valor referente à conquista da Taça da Liga, este na totalidade.
Contas feitas, neste momento a administração leonina só terá de pagar uma segunda tranche pela conquista do título de campeão nacional, sendo que, para isso, a administração acertou atempadamente com o plantel uma data para poder fazê-lo.”
Calma só passaram 5 meses, bem que ouvi esta semana um sururu de 1M de dívida por saldar com jogadores
O príncipe herdeiro já virou presidente adepto, hoje Futsal e Voleibol… Espero que os comentários dos ilustres painelereiros das Tv’s mantenham a opinião……
Ainda não apareceu no FB, a mamar GIN e aos melos na bancada, ou a anunciar merdas nos ecrãns.
Tudo tranquilo neste momento.
PS: agora sem brincar, o cabrão pode ser um sacana e claro que sabe tudo o que se passava, mas é um benfiquista do caralho e estava constantemente nos pavilhões a ver modalidades.
Mas que grande bordoada do Sr. Antão Bordoada ! Aquilo é um poema à indecência do Porrinho !
O Merdas do Porrinho ainda está à procura dos óculos e do dicionário !
Quando encontrar o dicionário, vai ficar estrábico, e lá terá que marcar consulta no oftalmologista, a conselho do seu AMANTE o Aleijado mental de Kandahar
Mas será possível que não vejam o que se prepara na sombra ?
A sociedade anónima e o clube, já têm ao dia de hoje, capitais próprios NEGATIVOS, se o R&C fosse rejeitado pela assembleia Geral da SAD, ou seja chumbada, a CMVM teria de retirar/ suspender imediatamente a negociação das Acções. Até novas explicações ao mercado !
Daí o voto de confiança votada pelos accionista do clube após a declaração do Zenha em que disse:
” – Ou nós ou será o caos ! ” declaração que selectivamente não saiu cá para fora, mas que vão repetir na AG Extraordinária do dia 23 de Outubro 2021 .
Vocês não estão a ver bem; o buraco negro onde SAD e Clube estão metidos !
Se calhar, nem haverá tempo de chegar às ELEICÕES !
Esperem pelo dia 23 DE OUTUBRO de 2021 ! E logo se saberá das boas intenções dos putativos candidatos !
E mais …ou os Sócios não aceitam serem encostados à parede; e escolhem a espada demitindo estes Órgãos Sociais ! …,e seguirem com o clube prá frente
Ou nos dias que se seguem, um novo credor( após a venda pelos bancos da
totalidade da divida da SAD e/ou da SGPS … Grupo Apollo, ou outro qualquer), poe uma acção de cobrança da mesma divida pelo valor nominal em tribunal !
O Varandas disse um dia : A escumalha nunca mais regressará ao clube !
mas quando afirmou tal, estavam os três( F. Varandas; G. Lopes; e J. Varandas) a pensar o seguinte …” Nem que para isso, tenhamos de destruir o Clube ”
Ele disse apenas o que o Godinho Lopes e o João Varandas (seu irmão) lhe mandaram dizer !
Esta gente chegou ao poder pela força do Ódio; e hão-de sair do poder, pelo Ódio que têm ao Clube …( entenda-se dos Sócios do SCP )
no Dia 23 junho de 2018( ao expulsar o BdC), os Sócios escolheram o seu destino !
Lembrem-se de quantos são hoje, e disto que eu disse !
Nenhum dos nomes me parece que seja mínima ameaça ao Varandas. Eventualmente e possivelmente o Albuquerque mas tinha muito que mostrar e nunca seria nestas condições (o Varandas com os resultados desportivos que tem no bolso). E não creio que nenhum nome forte se vai apresentar tendo o Varandas a eleição ganha. De todos, vejo eventualmente o Albuquerque tentar arregimentar o pessoal descontente mas isso não lhe dá mais de 20%. Pode permitir, se ele for inteligente a gerir isto, marcar posição para o futuro…
Achava muito mais interessante nesta altura estarmos a falar do que queremos nas eleições. Voto físico em núcleos, segunda volta, redução da diferença dos votos por antiguidade, entidade fiscalizadora, etc…
Também acharia igualmente interessante estarmos a discutir metas e balizas financeiras para colocar nos estatutos mas isso acho que ninguém quer mesmo discutir…
Tanta coisa importante, relevante e
necessária que se podia discutir mas a malta quer é discutir porches, suecas e bebedeiras de bdc….
Estamos parados no tempo e este “parar” favorece varandas e outros varandas que ae perfilem, este “parar” é a melhor arma de quem está no poder. Mas estes “parados” não percebem isso.
Enfim, é o que temos, é uma das premissas base da Democracia.
Podias também ter-te lembrado das regras do Fairplay Financeiro e assim…
Se as entidades não se sabem regular e governar, para defesa delas os adeptos deviam fazê-lo…
But…nobody gives a fuck…
Acho que tudo continua a achar que o importante é ganhar…o quanto isso custa ou quanto gastamos a fazê-lo ou o que metemos em risco ou o buraco onde nos metemos…é indiferente. Até interessa mais compara com os rivais, não é racionalizar em função da nossa realidade…
De qualquer forma já disse…o enterro está feito. Agora não depende de mais nada que da boa vontade do Mendes e dos seus amigos que nos vão ajudando a ir sobrevivendo, cavando um buraco cada vez maior. No dia que ele quiser que o Sporting acabe, ele acaba….
Uma coisa é regulação (o fair-play, financeiro, esse é uma treta) outra é auto-impôr regras que mais cedo ou mais tarde vão ser colocadas em xeque por condições excepcionais.
Ter nos estatutos balizas financeiras era o primeiro passo para uma revisão de estatutos, apareceria um a dizer que assim não se chega lá, é preciso menos rigidez, etc…
Queria ver uma direcção ser destituída após ser campeã nacional, por ter quebrado o limite de endividamento em 2 ou 3%, por exemplo.
Ou pelo menos devia ter pedido autorização aos sócios em AG antes de o fazer explicitando o que é que é o caso excecional e o porquê dessa necessidade.
Tal como na Alemanha (ou como se começa seriamente e discutir em Inglaterra), este papel deveria pertencer aos reguladores e ás ligas…garantir a continuidade dos clubes e uma gestão mais rígida dos mesmos.
No clube até colocastes algumas regras …. depois há que experimentar a teoria das regras existem para serem quebradas.
Por exemplo, os empréstimo da SAD ao clube, não é endividamento são compensações 🙂 , ou criares uma imparidade que quando necessitares podes reverter ou …
Mas isso é mais uma violação dos estatutos clara…e só acontece porque os tribunais em PT fazem com que nada valha a pena meter em tribunal e isso dá ao RA o à vontade para fazer o que quer….
Também já falei da necessidade do Sporting ter outro tipo de controlos internos que tornem o clube mais funcional, transparente ao mesmo tempo que se cria mais controlos…
Mas isso talvez seja eu que olho para o Sporting e só vejo necessidades de revoluções….e estou cada vez pior.
Talvez seja o desespero de ver que o Sporting se foi e perceber que, no fundo, não há nada a fazer…
Que não passou. E teve de ser pela porta do cavalo porque infelizmente o RA faz o que quer…
Não geres no pressuposto de referendos. Geres tendo por base as balizas colocadas.
Tudo na vida tem balizas e limites…se não forem autoimpostos serão impostos pelo exterior ou pelo limite da sociedade (quando implode). Eu prefiro impor os limites à gestão do que estar sempre a ver outros imporem….
Em casos excecionais podes pedir autorização para ultrapassar essas balizas. Mas tens de dar conta aos sócios, que é quem devia mesmo mandar.
Acontece em muito lado e é cada vez discutido esta necessidade no futebol. Para defesa dos clubes e dos adeptos. Só que cá isto nunca irá para a frente pelos reguladores, terá de ser pelos adeptos.
Quem impõe os limites atualmente são os credores. Os limites impostos pela banca já foram ultrapassados à muito. Hoje são fundos e o Jorge Mendes. No dia em que atingires os limites deles pronto…fechas a porta e boa viagem…
Numa empresa normal quem é que impõe os limites? Os acionistas nos bons casos. Os credores nos restantes. Na SAD do Sporting quem é que impõe os limites? O Clube…quem é que manda no clube? Deviam ser os sócios. Se preferimos que sejam os credores a impor esses limites….
Faz tanto sentido como uma TAP ou CP serem geridas por ciclos eleitorais.
Tiago, imagina o Amorim daqui a 4 anos quando for (vai ser) tetracampeão. Para renovar exige o dobro do tecto salarial auto-imposto. É boa ou má gestão renovar? E se estiver imposto no papel, faz-se uma AG para se aprovar? Quantos sócios iriam dizer que não?
Claro que podes refutar dizendo que o que faltou ao Barcelona era balizas nos estatutos, não estariam enterrados como hoje. Mas o Messi já tinha saltado há largos anos.
“Faz tanto sentido como uma TAP ou CP serem geridas por ciclos eleitorais.”
De facto faz sentido atendendo á situação delas. Experimenta retirar o capital e as ajudas do estado e vais ver se quem arrisca vai gerir pelos ciclos eleitorais.
Tiago com estes “senhores ” no poder neste clube, não há não há Lei, nem estatutos; nem votos, físicos ou electrónicos, nem haverá nada. tudo isso são conversas estéreis, da treta.
Discutam mas é como os tirar do poder, para depois se poder discutir alguma coisa !
“SÓCIOS NÃO PASSAM CHEQUES EM BRANCO A ESTA DIREÇÃO”
Em declarações ao Leonino, Nuno Sousa confirmou que será candidato a Presidente do Sporting e recusou a ideia de que existe uma minoria de bloqueio em Alvalade
Nuno Sousa vai ser candidato à presidência do Sporting nas próximas eleições. Em 2020, o gestor já havia anunciado essa intenção. Agora, em declarações ao nosso jornal, Nuno Sousa confirmou que vai mesmo avançar, discordando ainda de Frederico Varandas quanto à existência de uma minoria de bloqueio em Alvalade
Leonino (L): Em 2020, anunciou que seria candidato a Presidente do Sporting. Essa intenção mantém-se?
Nuno Sousa (NS): Sim, claramente. Quando essa intenção foi declarada publicamente foi com a determinação de a levar até ao fim, reunidas que estavam as opiniões, vontades, apoios, linhas programáticas e muito trabalho preparatório de uma equipa vasta de Sportinguistas.
“Sócios fizeram aquilo que o Conselho Fiscal não teve coragem de fazer”
L: Qual a leitura que faz do chumbo do Relatórios e Contas (2019/20) e dos Orçamentos (2020/21 e 2021/22)?
NS: Faço a leitura que os Sócios, muito inteligentemente, não passam cheques em branco a esta Direção.
Quanto ao R&C de 2019/20 é uma cena repetida após já ter sido reprovado, o ano passado, com cerca de 70% dos 3.115 Sócios que se dirigiram para exercerem o seu direito. Ser apresentado de novo, sem direito a debate, sem explicações, sem nada, e ainda para mais sabendo-se agora que na verdade houve um prejuízo de mais de 3 milhões de euros, ficaria admirado se a resposta dos Sócios tivesse sido outra. Quanto às contas de 2020/21 pareceu-me que a preocupação continua a ser o aumento da dívida do Clube à SAD e a falta de confiança que o resultado líquido apresentado espelhe factualmente o exercício.
Já no que diz respeito ao Orçamento para esta época, pois se o próprio Conselho Fiscal diz que está preocupado com mais estes 3,9 Milhões de euros de défice que é gerado por esta Direção, e no Orçamento não há a mínima pista de como pretende diminui-lo, e o que vai fazer para aumentar as receitas, então, não levar o chumbo dos Sócios é que me espantaria.
Assim, os Sócios fizeram aquilo que me parece o Conselho Fiscal não teve coragem de fazer e em vez de dar um louvor deram um cartão amarelo.
“Era o que mais faltava desprezar Sócios”
L: Partilha da opinião de Frederico Varandas quando o próprio defende que se trata de uma minoria?
NS: Não, de todo. Foi à Assembleia Geral quem pode, dado o dia e a hora escolhida por Frederico Varandas, era o que mais faltava desprezar esses Sócios, serem maltratados pelo presidente, e ainda por cima catalogados negativamente, quando o que mereciam era um louvor pela sua presença. Ora a meu ver os resultados foram claros.
L: Se, no dia 23, os documentos forem chumbados, acha que o Presidente do Sporting deve retirar ilações políticas?
Essa pergunta parte do pressuposto que a próxima AG anunciada, mas ainda não convocada, terá essa ordem de trabalhos. Ora, se de facto for esse o tema da AG, o que eu espero é que desta vez Frederico Varandas vá melhor preparado para responder às questões, o faça sem altivez, demonstre que está lá para ouvir atentamente todos, em vez de estar naquela atitude pouco institucional que o caracteriza durante a AG.
“Acho sempre de salutar quem tiver um projeto baseado em ideias para implementar e engrandecer o Sporting”
L: Como é que olha para a possibilidade de, nas próximas eleições, existirem várias candidaturas?
NS: Acho sempre de salutar quem tiver um projeto baseado em ideias para implementar e engrandecer o Sporting, que esteja disposto a debate-las e a colocar-se sob o escrutínio dos seus consócios.
L: Concorda com a existência de uma segunda volta em eleições futuras?
NS: Há Sócios que defendem que existe uma desconformidade entre os estatutos e a Lei, e, portanto, o Presidente do Sporting tem que ser eleito com mais de 50% dos votos. Já aqui escrevi (LER MAIS AQUI) e defendi que há metodologias que permitem achar-se o vencedor com mais de 50% sem necessidade de uma segunda volta. Já foi implementada em algumas eleições locais nos EUA e potenciaria o poder do Sócio eleitor alargando o espetro da sua escolha votando em consciência e não tanto em quem na sua opinião tem mais hipóteses de ganhar, acabando com o chamado “voto útil”, ao mesmo tempo evita que o Sócio eleitor numa 2ª volta vote no “menos mau” ou exerça um voto negativo de “votar neste para o outro não ganhar”, ainda para mais evitaria certas negociatas pré e pós eleitorais que introduzem sempre desconfiança ao processo democrático.
Há muito tempo que um grupo de Sócios do qual fazia parte, entregou uma proposta para refazer todo o edifício regulamentar eleitoral e das AG do Clube ao Dr Rogério Alves, sem que tenha tido qualquer notícia de volta.
10 Outubro, 2021 at 12:56
Contar espingardas.
Quanto mais candidatos, melhor para Varandas, se este se recandidatar.
A(s) próximas AG’s e os resultados da equipa de futebol de 11 masculino decidirão o próximo presidente.
Os sócios saberão escolher.
SL
10 Outubro, 2021 at 13:02
Vai se recandidatar quase de certeza. Mas como diz quantos mais candidatos melhor para o Vagangas
10 Outubro, 2021 at 13:02
Miguel Albuquerque pela competência que mostrou em muitos anos de Sporting, na teoria seria uma excelente opção.
10 Outubro, 2021 at 13:30
Subscrevo!
Mas vou pedir a opinião aos tasqueiros que, no sofá, sabem sempre o que acontece depois…
10 Outubro, 2021 at 13:44
Nao sei se sabemos sempre o que acontece depois mas no caso do actual presidente, pela maneira como chegou lá, quem era no clube, pelo entourage empresarial e do universo leonino croquette, pela arrogância, pelas movimentacoes dos jogadores e respectivo agente… Sim,era óbvio o que se ia passar.
10 Outubro, 2021 at 15:14
Sabias que íamos ser campeões nacionais?
10 Outubro, 2021 at 15:19
Ahahah
Essa foi bem metida.
11 Outubro, 2021 at 1:04
Isso não porque foi um acaso, ninguém previu o covid. Sim, dentro daquele contexto, ganhámos com todo o mérito mas quem teve o plantel e treinador fustigados pelo covid não fomos nós. E basta olhar para vários campeonatos, ficou tudo virado do avesso.. Sporting, Atletico M., Lille etc… Sabemos que não vai ser sempre assim certo ? Mas sabia que íamos ficar na merda em tudo o resto. Ser campeão nacional uma vez e fechar portas ou perder a maioria da sad a seguir… Que bom.
12 Outubro, 2021 at 8:13
Fodasse…
” foi um acaso (…) ganhámos com todo o mérito mas quem teve o plantel e treinador fustigados pelo covid não fomos nós.”
baza Jesuíno!
10 Outubro, 2021 at 14:28
O Miguel tem um problema. Não é Sportinguista desde pequenino, nem desde criança, adolescente. Entrou para o Sporting para trabalhar, subiu na carreira profissional no clube, mérito do seu trabalho!
É costume dizer-se que se muda de carro, casa, mulher mas de clube nunca se muda, mas tantos anos como bom profissional o sentimento anterior deixe de existir.
10 Outubro, 2021 at 20:32
Se não é Sportinguista, não pode ser Presidente.
Pode ser um ÓTIMO funcionário mas para presidente é preciso ser-se do clube.
10 Outubro, 2021 at 20:34
Sócio do Sporting é a condição….
10 Outubro, 2021 at 20:56
Administrativa…
A moral, digo eu, é ser-se Sportinguista. Eu sei que há aí muita merd@ que o é, mas acho essencial…
Presidente DO CLUBE não é (só) uma profissão. Se for o presidente da sad…
10 Outubro, 2021 at 22:01
Não sei o sentimento do MA actualmente! Sei antes de começar a trabalhar no SCP, quando ainda era vigilante nas instalações da RTP. As pessoas mudam: Sérgio Conceição era Sportinguista, Vieira dizem que também era, já vi qualquer coisa de Pinto da Costa quando era jovem.
10 Outubro, 2021 at 22:27
Não me interessa o que ele era em pequenino.
Interessa o que ele é agora e se é competente ou não.
É sócio do Sporting e segue e vive o Sporting em várias modalidades.
Se for candidato, é uma lista à qual vou dar muita atenção porque é uma pessoa à qual reconheço competência enquanto dirigente.
É bom também que não se esqueçam o que esta Direcção fez a este homem: uma canalhice!
10 Outubro, 2021 at 22:36
Bate na mulher. A uma semana das eleições metem a circular a noticia de novo e pronto vem por aí a baixo. Acho que esta também foi uma das razões para fazerem o que lhe fizeram. O MA já foi julgado culpado, não tem hipóteses.
10 Outubro, 2021 at 13:09
Uma hipótese, e se estiver para breve a decisão sobre a impugnação da AG de 23 de Junho?
Continuando no campo das hipóteses, e se os ditos arautos das leis não terem respondido às dúvidas do Juiz sobre as alegadas irregularidades cometidas pelo Penman e seus muchachos?
No lugar do destituído, iriam exigir as remuneraçoes desde a destituição, que nas contas do excelso Porrinho são superiores às do Varandas, ou abdicavam das mesmas?
10 Outubro, 2021 at 13:12
Nas minhas contas? Ó pá, vai pó caralho, estou fsrto destas merdas de viuvas.
Foda-se que não há pachorra para estas merdas…
10 Outubro, 2021 at 13:13
Não respondeste à pergunta, Porrinho, abdicavas ou não das remuneraçoes?
10 Outubro, 2021 at 13:32
Não percebo porque isso não está já decidido…
Meteram numa gaveta e não se lembram qual foi?
10 Outubro, 2021 at 14:34
Essa decisão só será conhecida em Janeiro/Fevereiro… E vai ser uma bomba!!!
10 Outubro, 2021 at 14:58
Qual vai ser a decisão?
10 Outubro, 2021 at 20:58
https://youtu.be/QlPS16NeBO0
10 Outubro, 2021 at 17:34
Mas tu já a conheces, não é?
10 Outubro, 2021 at 17:22
Eu não abdicava nem de 1 cêntimo
10 Outubro, 2021 at 22:28
Outro aqui… 🙂
11 Outubro, 2021 at 1:19
Só malucos…. Tal como o destituído.
Já percebeu que é a única forma de ganhar dinheiro na vida
10 Outubro, 2021 at 14:08
Notícias que servem para dividir e destabilizar a família sportinguista.
Ainda é cedo para se pensar nas eleições.
Foco total nesta época desportiva, não só no futebol,como em todas as modalidades.
10 Outubro, 2021 at 14:15
Isto é um post de interesse geral, de apoios às equipas o Cherba coloca específicos.
10 Outubro, 2021 at 14:41
Se se há alguém que anda claramente a contribuir para a divisão do universo Leonino, não tenho dúvidas que esse nome é Varandas…
Faltam menos de 6 meses para as eleições.
Vai-se falar mesmo quando?
Na véspera das eleições?
Se há candidatos, que apareçam, apresentem as suas ideias e discutam estas com os sócios, já que este CD esconde tudo aos sócios…
10 Outubro, 2021 at 15:28
As eleições serão a partida em Março
Cinsidero positivo que comecem a aparecer alternativas.
E já bastou a lição de democracia dada pelo rival, esta semana, a esta direcção…
10 Outubro, 2021 at 14:57
O futebol ditará o vencedor.
Ou há um adversário forte, ou então a divisão dará a vitória a Varandas.
À data de hoje, naturalmente.
10 Outubro, 2021 at 15:09
Num cenário Varandas vs. Miguel Albuquerque duvido mesmo muito que a vitória seja assim tão naturalmente.
Ouvir um Muguel Albuquerque a discursar e a apresentar ideias e pensar no mesma acção por parte do Varandas…dia e noite
10 Outubro, 2021 at 15:24
O miguel Albuquerque foi duplamente queimado: pela.”lama” que atiraram sobre ele aquando da saida e pela competência que miguel afonso tem demonstrado, a desmistificar a função, a mostrar que MA nao era um super homem mas sim os seccionistas ou que Miguel afonso é um super super homem pprque ainda conseguiu mais, desinvestindo.
Tem.zero hipóteses.
10 Outubro, 2021 at 15:38
Essa percepção do Porrinho é pessoal e compreensível para quem quer a continuidade desta direcção.
Quem conhece o trabalho de MA a frente do Futsal sabe a diferença entre desenvolver uma secção campeã e administrar o que foi herdado.
O zero hipóteses é com Sportinguistas que cagam para os presidentes mas não largam os tomates do Varandas…
10 Outubro, 2021 at 15:43
És burro que dói e ês uma viúva, mas isso é sabido.
Lê o comentário todo e tenta por os dois neurônios a trabalhar – não sei se consegues e talvez percebas o que eu disse e o enquadramento e a leitura “política”. És pessimo em estrategia, zero.
Sabes quantas vezes varandas teve ou vai ter votos meus? As mesmas que bdc.
Agora vai lá carpir mais um bocado
10 Outubro, 2021 at 17:59
Que Triste que és, TRASTE. Nao enganas ninguém, abocanha-Areias – o camelo hirsuto que nao o lateral: cepo como esse era, jogava melhor do que tu tentas parecer “supra-partes”.
Limpa a mas é essa cloaca que tens no lugar da boca e usa a proteína camelídea como unguento depois desta modinha: https://www.youtube.com/watch?v=hV76KXU1x6g
10 Outubro, 2021 at 18:11
Cagão barrigada!
Tens outra vez o unico esfincter avariado? Foda-se pareces o Tristes, que grupelha se juntou! O esfincter ligou-se-te ã boca, certo? É a unica explicação para tanta merda, tanto pretensiosismo bacoco, pedante mesmo…
Ahahahahah, que puta de cromos!
10 Outubro, 2021 at 20:05
É hilariante esse teu complexo de inferioridade, Coprófago. (Pudera, tal é a quantidade de vezes que te obrigo a ir ao dicionário). Sendo que o único esfíncter ao qual tens direito é o do BANANAS Bandalho, nao há nada mais Rídiculo do ver-te a elocubrar sobre “leitura política” quando tens um quilate intelectual da altura do marques mendes e a capacidade de disfarce do bola sete depois de uma dose de anfetamina.
Quanto ao “grupelho” (perfeito, porque rima com o teu acompanhamento favorito, porquito), já aqui estávamos todos antes de cá teres sido defecado empestares e insultares meia Tasca com os teus abortos de “controlo de danos” do teu dono, ranhosito. MAsi uma vez: dás tanta ou menos luta dialéctica que o teu chulo da autarquia de Odivelas.
Ideal seria que enfiasses um cd do MERDAS australiano no XLIII e fingisses que era um disco voador, para ver se te punhas nas Rabolhas, mas vou divertir-me mais em breve, quando a tua laia for escorracada de Alvalade e nós nunca mais termos de cheirar o fedor que as meretrizes como tu por aqui deixam, bardamerd(inh)as.
10 Outubro, 2021 at 22:38
Não acho nada que o Porrinho queira que o Varangas continue. E vocês abusam um bocado da paciência do homem… 🙂
Nem toda a gente como as Cabalas como vocês, ao natural. São tudo cabalas…
Deixem lá o homem dar a sua opinião.
Se o homem acha que o Albuquerque tem zero hipótese, bem, é a ideia dele… Depois logo se vê.
10 Outubro, 2021 at 18:09
Tens uma perspectiva do Sporting de quem vive nas Arábias a ordenhar camelos.
A tua opinião vale Zero para mim…
10 Outubro, 2021 at 18:11
Queres ser ordenhado, camelo?
11 Outubro, 2021 at 19:25
Em 3, 2, 1… Albuquerque lampião desde pequeno. E como é, num presidente fará diferença, ao contrário de outras funções num clube.
Já numa equipa, terá um peso interessante.
10 Outubro, 2021 at 15:18
Percebo quem afirma que será o futebol a decicidir as próximas eleições, mas tenho esperança que o discernimento dos sócios vá para além do imediato. Tem sido assim ultimamente!
Haverá sempre é polémica … de eleições pacíficas é que não tenho esperança. E sinceramente, tendo em conta a gravidade de certas coisas no clube, se calhar é preferível a merda vir ao de cima. Espero é que haja um mínimo de respeito entre os candidatos.
Duas certezas:
1) qq candidato será melhor que Varandas. Não precisamos de muitos (para o voto não se diluir), precisamos é de bons candidatos!
2) não acho nada prematuro falar-se já em eleições, pois estas vão ser fulcrais!; e os sócios têm de ser informados e andar atentos nos próximos meses.
10 Outubro, 2021 at 16:14
É positivo haverem interessados mas mais importante é saber os projectos e sobretudo as ideias que têm para o passivo do clube
10 Outubro, 2021 at 17:10
Enquanto houver dinheiro ainda aparecerão vários candidatos, depois….bem depois só se houver algum maluco a concorrer contra a monarquia croquetiana.
10 Outubro, 2021 at 17:28
Julgo, pelas conversas tidas no estádio e pavilhão, que FV tem 5 meses para fazer as pazes com os adeptos e sócios. Mostrou capacidade em corrigir erros na gestão do futebol e isso é algo que muitos poucos conseguem, agora…continuar a culpar os adeptos por dificuldades que enfrenta internamente, não!
Estou-me a cagar se ganha 180K por anos (o PdC da costa ganha 600K!!!!) e sinceramente essa conversa é de quadrilheiras que passam o dia todo à janela para falar mal de algo.
10 Outubro, 2021 at 17:34
Falar / comparar as remunerações dos Conselho Directivos (este ou o anteriores) só mesmo por desonestidade ou ingenuidade…
Seja o Varandas, o Bruno ou outro qualquer… Ganham muito dinheiro (de forma LEGAL) para além da remuneração.
Há um fartote em despesas de representação que basicamente.. Dá para tudo…
Por isso falarem só do salário só mesmo por desonestidade ou ingenuidade…
10 Outubro, 2021 at 17:57
Tou-me a cagar para isso!! são valores mais que comuns para uma sociedade com um capital superior a 60M€.
Tou-me cagar que os jogadores recuperem na sua clinica se ficarem bons, tou-me a cagar se o sogro do BdC tinha uma boa avença com o SCP, se continuasse a defender o clube. Mas que merda de conversa, mais a da AG, se os postais da convocatória se não for cor de rosa, se a fitinha de braço não for amarela então há motivos para a impugnar….epá, pró caralho.
Quero um Sporting ganhador e unido, e nesta última parte esta direcção continua a falhar, é só o meu foco para perceber em que irei votar!
Este fds foi uma foda….duas derrotas contra os porcos nas amadoras.
11 Outubro, 2021 at 19:26
Tudo dito, falta só metade, porque ganhadores temos sido recentemente.
Mas é uma metade muito, muito grande…
10 Outubro, 2021 at 22:41
Isso mesmo.
Muito bem dito!
Muito está nos cartões que ninguém sabe quanto valem.
10 Outubro, 2021 at 22:58
Lol
A embarcar nas teorias da conspiração.
Man, tudo o que é pago pelos cartões fica contabilizado pela natureza das dos gastos. Sem duvida que podem aproveitas umas centenas em almoços, jantares e até se não tiverem vergonha algumas escapadinhas.
O que ninguém sabe quanto vale é aquilo que marcha com pouca transparência, por exemplo, a concessão renovada a poucos meses da eleição, sem necessidade pq a que estava em vigor só termina em 2023 e executada sem qualquer informação ou melhor foi preciso um saca rolhas para ser comunicada ou os negócios com a ComCorpus que teve nos dois últimos anos, lembra-se anos do covid, os 2 melhores anos de sempre.
11 Outubro, 2021 at 0:15
Porquê a pressa se o anterior contrato só acabava em 2023?
Porquê 35 anos?
Porquê não foi informado aos sócios?
11 Outubro, 2021 at 9:09
Porque não há dinheiro e era preciso colaterais para conseguir créditos…
11 Outubro, 2021 at 0:23
Não é teoria da conspiração.
São FACTOS e tu sabes isso.
Tu sabes perfeitamente que qualquer Presidente da Sad do Sporting ou de qualquer grande empresa deste país mete muitíssimo dinheiro ao bolso por tudo o resto (despesas, carro, etc…) além da remuneração.
E claro que é tudo contabilizado, mas as despesas de representação e/ou deslocações é estadas não são contabilizadas como custos de pessoal. E tu sabes isso…. E é por isso que vires com merda de comparações de remunerações só revela a tua desonestidade intelectual.
E agora lança outro spin…
11 Outubro, 2021 at 8:32
Quando souberes o que é a natureza do gasto sou gajo para perder uns minutos a falar contigo, atá fica bem .
11 Outubro, 2021 at 9:29
Conheço despesas do género atuais e passadas, mas como deves compreender não as vou publicar aqui.
Acredita se quiseres.
11 Outubro, 2021 at 9:44
Voltou a conta da Florista?
11 Outubro, 2021 at 9:45
Olha…. amuou.
É chato levares um banho de realidade em que se expõe a tua desonestidade intelectual.
E sim… repito as despesas em deslocações e estadas / despesas de representação NÃO SÃO contabilizadas em custos com o pessoal, pelo que escusas de te armar em carapau de corrida 🙂
P.S. Deves pensar que que uma empresa como o Sporting é a contabilidade da empresa do Senhor Manuel 🙂
11 Outubro, 2021 at 9:47
P.S. 2: É demasiado óbvio que és contabilista certificado habituado a lidar com contabilidades de empresas de pequena dimensão .
11 Outubro, 2021 at 9:52
Toma Malcom!!
In your face!!!
O mestre gestor de grandes empresas do Nasdaq a dar-te um banho de realidade! Nunca me enganaste….
A Apple sempre sonhou conseguir ter este gajo, um Horta Osório mas sem a boa imprensa deste…e tu andas de peito feito porque fazes contabilidade do Zé do Talho…..ou do Mota.
Granda baile que levaste agora…
Incha!!
11 Outubro, 2021 at 11:00
Tiago….
Tu só és parvo quando queres e também tu sabes que qualquer Presidente (ou membro) de um Conselho de Administração de uma grande empresa (que é o que o Sporting é) mama muito dinheiro à custa de benesses (extra remunerações fixas e variáveis) que não são custos com o pessoal… pelo que vi para aqui com conversa de “contabilista” a tentar desviar o foco é apenas parvo.
E o foco é que é “parvo” andar aqui com a ladainha das remunerações….quando passa um Comboio gigante de benesses que não estão em custos com o pessoal.
E o Malcolm sabe isso (e tu também)…. e por isso é que o critiquei e lhe chamo desonesto.
Não gostam é porem à borda do prato!
11 Outubro, 2021 at 11:16
E perceberes que eu disse mais ou menos o que tu dissestes, apenas com a diferença que o enorme comboio de benesses passa por outros apeadeiros que não o cartão de credito?
Apesar de tudo os gastos com o CC são controláveis, regra geral despesas feitas ao serviço do clube e não imagino o varandas ou o bruno ou o Godinho a pagarem a prestação do empréstimo bancário da casa, ou a atestarem o Porsche ou a comprarem fraldas para os filhos com o CC do clube.
Mas há gajos para tudo …
Claro que podes acrescentar as mordomias ao salario, como por exemplo carro com motorista, cartão de credito, telemóvel e tablet, bilhetes para a bola, merchandising gratuito ….
11 Outubro, 2021 at 11:25
O que o Malcom está a dizer (e diz abaixo novamente) é que…o cartão de crédito é igual para os 2 (se estão a compara os 2 ultimos presidentes). À partida o plafont não triplicou. E ambos tinham acesso a isso…
Outra coisa é se a empresa do Varandas anda a viver à custa do Sporting…estamos a falar de dimensões diferentes.
Fora isso, estão a dizer o mesmo. Sim, ambos tiveram acesso ao cartão de crédito e aposto o que quiserem que ambos o usavam para as coisas pessoais, como fazem todos. Aliás o ter acesso ao cartão de crédito fará parte da análise da comissão de remunerações.
Nada disto é oficial mas todos sabem que é assim. Por isso essa parte não é fator diferenciador entre os 2 últimos presidentes do Sporting.
11 Outubro, 2021 at 16:27
é fazer um desenho ai ao grande gestor, isto não é para contabilistas de empresas de pequena dimensão 🙂
11 Outubro, 2021 at 17:25
1 –> Quem falou em Cartões de créditos foi o Miguel.
2 –> Quem anda aqui dia sim dia sim a comparar remunerações do actual e do anterior Presidente és Tu Malcolm… sendo que tu sabes perfeitamente que essa parte é menos relevante no que toca a “rendimentos” que qualquer Presidente tem acesso. Por isso digo que é idiota fazer essa comparação.
3 –> se concordo com o nº de circo de aprovarem aumentos e depois “recusarem”? Claro que não!
4–> Se concordo com o aumento dos variáveis da forma que aconteceram? Claro que não!
5 –> Se concordo que o Conselho Directivo receba 1 € que seja de variável pela equipa de futebol ficar em qualquer outro lugar que não o primeiro? Claro que não!! Mas defendo isto hoje….mas também desde SEMPRE!! Chama-se a isto coerência.
6 –> Se concordo com uma unica votação em vez de 3 votações independente (Con. Directivo; Assembleia; Conselho Fiscal? Claro que não!!
Mais…defendo a aplicação do método de hondt.
A nossa grande diferença é que eu critico “atitudes/comportamentos” e não pessoas.
Ou seja…. para mim o Varandas fez coisas boas, outras menos bem…. e outras muitissimo mal!! E aplico a mesma bitola a anteriores Presidentes.
Mas isto aqui na tasca é complicado de perceber….pois basicamente está “cheia” de Brunettes….. e depois há uns quantos Varandettes (tipo J, não sei quê Ribeiro, etc…) que em em termos práticos são a mesma m.e.rda.
11 Outubro, 2021 at 19:30
Eu acho que vcs juntavam-se os três e corriam com o Zenha de lá.
Não tenho dúvidas que financeiramente teríamos um grande Sporting.
11 Outubro, 2021 at 8:21
Meus caros,
Mas será possível que não vejam o que se prepara na sombra ?
A sociedade anónima e o clube, já têm ao dia de hoje, capitais próprios NEGATIVOS, se o R&C fosse rejeitado pela assembleia Geral da SAD, ou seja chumbada, a CMVM teria de retirar/ suspender imediatamente a negociação das Acções. Até novas explicações ao mercado !
Daí o voto de confiança votada pelos accionista do clube após a declaração do Zenha em que disse:
” – Ou nós ou será o caos ! ” declaração que selectivamente não saiu cá para fora, mas que vão repetir na AG Extraordinária do dia 23 de Outubro 2021 .
Vocês não estão a ver bem; o buraco negro onde SAD e Clube estão metidos !
Se calhar, nem haverá tempo de chegar às ELEICÕES !
Esperem pelo dia 23 DE OUTUBRO de 2021 ! E logo se saberá das boas intenções dos putativos candidatos !
E mais …ou os Sócios não aceitam serem encostados à parede; e escolhem a espada demitindo estes Órgãos Sociais ! …,e seguirem com o clube prá frente
Ou nos dias que se seguem, um novo credor( após a venda pelos bancos da
totalidade da divida da SAD e/ou da SGPS … Grupo Apollo, ou outro qualquer), poe uma acção de cobrança da mesma divida pelo valor nominal em tribunal !
O Varandas disse um dia : A escumalha nunca mais regressará ao clube !
mas quando afirmou tal, estavam os três a pensar o seguinte …” Nem que para isso, tenhamos de destruir o Clube ”
Ele disse apenas o que o Godinho Lopes e o João Varandas (seu irmão) lhe mandaram dizer !
Esta gente chegou ao poder pela força do Ódio; e hão-de sair do poder, pelo Ódio que têm ao Clube …( entenda-se dos Sócios do SCP )
no Dia 23 junho de 2018( ao expulsar o BdC), os Sócios escolheram o seu destino !
Lembrem-se de quantos são hoje, e disto que eu disse !
11 Outubro, 2021 at 10:01
Não queiras compara o PdC com o Varandas….
O Varandas tem de ganhar 2 champions, 2 taças UEFA e dezenas de campeonatos a mais para chegar ao PdC……
Não estamos sequer a falar de universos diferentes.
No dia em que o Varandas tiver o Currículo do PdC para apresentar podes comparar salários…
11 Outubro, 2021 at 17:08
Estás a insinuar que o Pinto pode apresentar os prejuízos que bem lhe apetecer anos e anos seguidos, porque tem crédito de vitórias passadas?
11 Outubro, 2021 at 17:18
Não. De todo.
Com as contas do porco preocupam-se os adeptos do porco…ou deviam preocupar-se.
Se os adeptos não se preocupam com as contas do porco não vou ser eu a preocupar-me. Eu preocupo-me mais que o suficiente com as do Sporting. E quanto menos eles se preocuparem, para mim melhor.
Agora se me querem “vender” que coitado do Varandas que até recebe pouco porque o PdC recebe mais…
11 Outubro, 2021 at 19:32
Epá, nunca esquecer como muitos dos títulos, direta ou indiretamente foram conseguidos.
E mesmo as grandes campanhas lá fora, beneficiaram de grande tranquilidade por cá.
Tem muito mérito (em muita coisa), mas não façamos agora uma estátua ao homem…
Eu e tu sabemos bem como foram aqueles anos 90…
10 Outubro, 2021 at 17:40
a turma do malhão nunca enganou alguém.
Isso mesmo
10 Outubro, 2021 at 19:00
Os abutres dos croquetes chulos e aldrabões continuam a sobrevoar a carne que ainda resta…
11 Outubro, 2021 at 10:19
Lionnigt,
Devias saber que os Abutres sobrevoam as carcaças de cadáveres !
Ora por enquanto estes órgãos Sociais, infelizmente ainda não são cadáveres !
Infelizmente vão desaparecendo, mais rápido os Sócios, do que esta gente, sair do poder !
E lidar !
10 Outubro, 2021 at 19:21
“os resultados da equipa de futebol de 11 masculino decidirão o próximo presidente.”
Basta os candidatos dizerem que manterão o rumo no que ao desporto diz respeito, nomeadamente no FSM (Amorim fica) e que, além disso, vão endireitar as contas e compra as VMOC para ganharem a presidência.
Isto se não houver saco do Lidl, assassinatos de carácter (como fizeram com MA), churrasquinhos e outras patifarias.
É aguardar.
10 Outubro, 2021 at 19:34
Varandas parte em vantagem nesta fase.
Nuno Sousa parece me ser apenas um gajo com boas ideias mas nao mais que isso.
Albuquerque tem carisma. Mas nao o vejo mais forte candidato que Benedito por exemplo. Ha 3 anos, ainda como funcionário do clube, apoiou Varandas.
O Outro nao conheço.
A bem do Sporting, que apareça uma boa solução a Varandas.
10 Outubro, 2021 at 20:59
“O prémio pela conquista do título nacional na temporada passada ainda não está totalmente saldado, mas, apurou A BOLA junto de fonte leonina, a primeira tranche já foi paga, assim como o valor referente à conquista da Taça da Liga, este na totalidade.
Contas feitas, neste momento a administração leonina só terá de pagar uma segunda tranche pela conquista do título de campeão nacional, sendo que, para isso, a administração acertou atempadamente com o plantel uma data para poder fazê-lo.”
Calma só passaram 5 meses, bem que ouvi esta semana um sururu de 1M de dívida por saldar com jogadores
10 Outubro, 2021 at 21:22
Enquanto houver dinheiro pra torrar não vão faltar candidatos. Quanto voltarmos a estar na merda lá aparecerá algum louco.
Nada de novo.
10 Outubro, 2021 at 22:23
Bem Cherba a fazer-se a nova avença. Não se deve colocar os ovos todos no mesmo cesto.
#cherbabem
10 Outubro, 2021 at 22:32
O príncipe herdeiro já virou presidente adepto, hoje Futsal e Voleibol… Espero que os comentários dos ilustres painelereiros das Tv’s mantenham a opinião……
10 Outubro, 2021 at 23:59
Ora muito bem, todos em uníssono, Rui Costa o presidente adepto, é para continuar….. Sim senhora……
11 Outubro, 2021 at 19:34
Ainda não apareceu no FB, a mamar GIN e aos melos na bancada, ou a anunciar merdas nos ecrãns.
Tudo tranquilo neste momento.
PS: agora sem brincar, o cabrão pode ser um sacana e claro que sabe tudo o que se passava, mas é um benfiquista do caralho e estava constantemente nos pavilhões a ver modalidades.
Eu sei porque o via muitas e muitas vezes.
11 Outubro, 2021 at 19:41
It’s true Brave… O problema é que não deixa de ser um presidente adepto como o Maluco o era….
Uns dos maiores problemas do homem era não largar a pele de adepto diziam…. Vamos ver se o príncipe herdeiro consegue…
Não existe maior presidente adepto que o Bufasbandido.
12 Outubro, 2021 at 4:14
Não é surpresa nenhuma a diferença de tratamento.
E se o gajo for inteligente, manda passear o DSO e fecha a porta ao Vieira, passando-lhe a mão no pêlo.
Vê lá se não começou já a falar com o Simões, que andava de costas voltadas.
Pode não ter mão para aquilo, mas não é parvo.
11 Outubro, 2021 at 6:44
Votarei “em quem me der mais garantias “…
De “ Continuar o Sporting…”…
SL
11 Outubro, 2021 at 7:40
Sim Senhora !!! Ahahahah
Mas que grande bordoada do Sr. Antão Bordoada ! Aquilo é um poema à indecência do Porrinho !
O Merdas do Porrinho ainda está à procura dos óculos e do dicionário !
Quando encontrar o dicionário, vai ficar estrábico, e lá terá que marcar consulta no oftalmologista, a conselho do seu AMANTE o Aleijado mental de Kandahar
Nem tão cedo aparece aqui pela Tasca !
11 Outubro, 2021 at 10:04
Que duas queridas, o cagão barrigada e o tristes! Vê-se bem bem que são “sangue do mesmo sangue, gémeos separados à nascença “.
São merdas como vocês que me fazem continuar a frequentar a Tasca, dá para rir à gargalhada!
Ahahshs, que cromos pedantes
11 Outubro, 2021 at 8:27
Meus caros,
PARA MEMÓRIA FUTURA !
Mas será possível que não vejam o que se prepara na sombra ?
A sociedade anónima e o clube, já têm ao dia de hoje, capitais próprios NEGATIVOS, se o R&C fosse rejeitado pela assembleia Geral da SAD, ou seja chumbada, a CMVM teria de retirar/ suspender imediatamente a negociação das Acções. Até novas explicações ao mercado !
Daí o voto de confiança votada pelos accionista do clube após a declaração do Zenha em que disse:
” – Ou nós ou será o caos ! ” declaração que selectivamente não saiu cá para fora, mas que vão repetir na AG Extraordinária do dia 23 de Outubro 2021 .
Vocês não estão a ver bem; o buraco negro onde SAD e Clube estão metidos !
Se calhar, nem haverá tempo de chegar às ELEICÕES !
Esperem pelo dia 23 DE OUTUBRO de 2021 ! E logo se saberá das boas intenções dos putativos candidatos !
E mais …ou os Sócios não aceitam serem encostados à parede; e escolhem a espada demitindo estes Órgãos Sociais ! …,e seguirem com o clube prá frente
Ou nos dias que se seguem, um novo credor( após a venda pelos bancos da
totalidade da divida da SAD e/ou da SGPS … Grupo Apollo, ou outro qualquer), poe uma acção de cobrança da mesma divida pelo valor nominal em tribunal !
O Varandas disse um dia : A escumalha nunca mais regressará ao clube !
mas quando afirmou tal, estavam os três( F. Varandas; G. Lopes; e J. Varandas) a pensar o seguinte …” Nem que para isso, tenhamos de destruir o Clube ”
Ele disse apenas o que o Godinho Lopes e o João Varandas (seu irmão) lhe mandaram dizer !
Esta gente chegou ao poder pela força do Ódio; e hão-de sair do poder, pelo Ódio que têm ao Clube …( entenda-se dos Sócios do SCP )
no Dia 23 junho de 2018( ao expulsar o BdC), os Sócios escolheram o seu destino !
Lembrem-se de quantos são hoje, e disto que eu disse !
11 Outubro, 2021 at 9:07
Ainda falta….mas…
Nenhum dos nomes me parece que seja mínima ameaça ao Varandas. Eventualmente e possivelmente o Albuquerque mas tinha muito que mostrar e nunca seria nestas condições (o Varandas com os resultados desportivos que tem no bolso). E não creio que nenhum nome forte se vai apresentar tendo o Varandas a eleição ganha. De todos, vejo eventualmente o Albuquerque tentar arregimentar o pessoal descontente mas isso não lhe dá mais de 20%. Pode permitir, se ele for inteligente a gerir isto, marcar posição para o futuro…
Achava muito mais interessante nesta altura estarmos a falar do que queremos nas eleições. Voto físico em núcleos, segunda volta, redução da diferença dos votos por antiguidade, entidade fiscalizadora, etc…
Também acharia igualmente interessante estarmos a discutir metas e balizas financeiras para colocar nos estatutos mas isso acho que ninguém quer mesmo discutir…
11 Outubro, 2021 at 9:53
Não sei porquê lembrei-me daqueles défices 3% impostos pela UE.
11 Outubro, 2021 at 10:10
Tanta coisa importante, relevante e
necessária que se podia discutir mas a malta quer é discutir porches, suecas e bebedeiras de bdc….
Estamos parados no tempo e este “parar” favorece varandas e outros varandas que ae perfilem, este “parar” é a melhor arma de quem está no poder. Mas estes “parados” não percebem isso.
Enfim, é o que temos, é uma das premissas base da Democracia.
SL
11 Outubro, 2021 at 10:13
Pois…e bem….
11 Outubro, 2021 at 10:17
Podias também ter-te lembrado das regras do Fairplay Financeiro e assim…
Se as entidades não se sabem regular e governar, para defesa delas os adeptos deviam fazê-lo…
But…nobody gives a fuck…
Acho que tudo continua a achar que o importante é ganhar…o quanto isso custa ou quanto gastamos a fazê-lo ou o que metemos em risco ou o buraco onde nos metemos…é indiferente. Até interessa mais compara com os rivais, não é racionalizar em função da nossa realidade…
De qualquer forma já disse…o enterro está feito. Agora não depende de mais nada que da boa vontade do Mendes e dos seus amigos que nos vão ajudando a ir sobrevivendo, cavando um buraco cada vez maior. No dia que ele quiser que o Sporting acabe, ele acaba….
11 Outubro, 2021 at 10:26
Uma coisa é regulação (o fair-play, financeiro, esse é uma treta) outra é auto-impôr regras que mais cedo ou mais tarde vão ser colocadas em xeque por condições excepcionais.
Ter nos estatutos balizas financeiras era o primeiro passo para uma revisão de estatutos, apareceria um a dizer que assim não se chega lá, é preciso menos rigidez, etc…
Queria ver uma direcção ser destituída após ser campeã nacional, por ter quebrado o limite de endividamento em 2 ou 3%, por exemplo.
11 Outubro, 2021 at 10:37
Mas devia…
Ou pelo menos devia ter pedido autorização aos sócios em AG antes de o fazer explicitando o que é que é o caso excecional e o porquê dessa necessidade.
11 Outubro, 2021 at 11:04
E sim,
Tal como na Alemanha (ou como se começa seriamente e discutir em Inglaterra), este papel deveria pertencer aos reguladores e ás ligas…garantir a continuidade dos clubes e uma gestão mais rígida dos mesmos.
11 Outubro, 2021 at 11:20
No clube até colocastes algumas regras …. depois há que experimentar a teoria das regras existem para serem quebradas.
Por exemplo, os empréstimo da SAD ao clube, não é endividamento são compensações 🙂 , ou criares uma imparidade que quando necessitares podes reverter ou …
11 Outubro, 2021 at 11:29
Mas isso é mais uma violação dos estatutos clara…e só acontece porque os tribunais em PT fazem com que nada valha a pena meter em tribunal e isso dá ao RA o à vontade para fazer o que quer….
11 Outubro, 2021 at 11:34
Também já falei da necessidade do Sporting ter outro tipo de controlos internos que tornem o clube mais funcional, transparente ao mesmo tempo que se cria mais controlos…
Mas isso talvez seja eu que olho para o Sporting e só vejo necessidades de revoluções….e estou cada vez pior.
Talvez seja o desespero de ver que o Sporting se foi e perceber que, no fundo, não há nada a fazer…
11 Outubro, 2021 at 11:36
Como te explicaram a necessidade da alienação de patrimonio?
Gerir uma SAD no pressuposto de referendos…
11 Outubro, 2021 at 11:48
Que não passou. E teve de ser pela porta do cavalo porque infelizmente o RA faz o que quer…
Não geres no pressuposto de referendos. Geres tendo por base as balizas colocadas.
Tudo na vida tem balizas e limites…se não forem autoimpostos serão impostos pelo exterior ou pelo limite da sociedade (quando implode). Eu prefiro impor os limites à gestão do que estar sempre a ver outros imporem….
Em casos excecionais podes pedir autorização para ultrapassar essas balizas. Mas tens de dar conta aos sócios, que é quem devia mesmo mandar.
Acontece em muito lado e é cada vez discutido esta necessidade no futebol. Para defesa dos clubes e dos adeptos. Só que cá isto nunca irá para a frente pelos reguladores, terá de ser pelos adeptos.
Quem impõe os limites atualmente são os credores. Os limites impostos pela banca já foram ultrapassados à muito. Hoje são fundos e o Jorge Mendes. No dia em que atingires os limites deles pronto…fechas a porta e boa viagem…
Numa empresa normal quem é que impõe os limites? Os acionistas nos bons casos. Os credores nos restantes. Na SAD do Sporting quem é que impõe os limites? O Clube…quem é que manda no clube? Deviam ser os sócios. Se preferimos que sejam os credores a impor esses limites….
11 Outubro, 2021 at 12:28
Isto dava pano para mangas. Muito interessante a discussão e leva-nos para um campo surreal.
Que sentido faz uma empresa cotada, ter uma gestão económica financeira dependente de ciclos eleitorais?
Estou sem tempo para aprofundar isto, mas mais logo poderei acrescentar algo mais sobre a minha opinião.
11 Outubro, 2021 at 12:32
A palavra mais correta nem será gestão mas sim politica/estratégia …. dependente de ciclos …
11 Outubro, 2021 at 17:14
Faz tanto sentido como uma TAP ou CP serem geridas por ciclos eleitorais.
Tiago, imagina o Amorim daqui a 4 anos quando for (vai ser) tetracampeão. Para renovar exige o dobro do tecto salarial auto-imposto. É boa ou má gestão renovar? E se estiver imposto no papel, faz-se uma AG para se aprovar? Quantos sócios iriam dizer que não?
Claro que podes refutar dizendo que o que faltou ao Barcelona era balizas nos estatutos, não estariam enterrados como hoje. Mas o Messi já tinha saltado há largos anos.
11 Outubro, 2021 at 19:55
“Faz tanto sentido como uma TAP ou CP serem geridas por ciclos eleitorais.”
De facto faz sentido atendendo á situação delas. Experimenta retirar o capital e as ajudas do estado e vais ver se quem arrisca vai gerir pelos ciclos eleitorais.
11 Outubro, 2021 at 10:04
Tiago com estes “senhores ” no poder neste clube, não há não há Lei, nem estatutos; nem votos, físicos ou electrónicos, nem haverá nada. tudo isso são conversas estéreis, da treta.
Discutam mas é como os tirar do poder, para depois se poder discutir alguma coisa !
Pragmatismo meu caro ! … Pragmatismo !!!!!
11 Outubro, 2021 at 11:02
Para isso haverá eleições em Março.
Antes disso não vão cair…esse tempo já passou…
Aliás até acho contraprodutivo andar a tentar forçar a queda agora…
11 Outubro, 2021 at 12:53
“SÓCIOS NÃO PASSAM CHEQUES EM BRANCO A ESTA DIREÇÃO”
Em declarações ao Leonino, Nuno Sousa confirmou que será candidato a Presidente do Sporting e recusou a ideia de que existe uma minoria de bloqueio em Alvalade
Nuno Sousa vai ser candidato à presidência do Sporting nas próximas eleições. Em 2020, o gestor já havia anunciado essa intenção. Agora, em declarações ao nosso jornal, Nuno Sousa confirmou que vai mesmo avançar, discordando ainda de Frederico Varandas quanto à existência de uma minoria de bloqueio em Alvalade
Leonino (L): Em 2020, anunciou que seria candidato a Presidente do Sporting. Essa intenção mantém-se?
Nuno Sousa (NS): Sim, claramente. Quando essa intenção foi declarada publicamente foi com a determinação de a levar até ao fim, reunidas que estavam as opiniões, vontades, apoios, linhas programáticas e muito trabalho preparatório de uma equipa vasta de Sportinguistas.
“Sócios fizeram aquilo que o Conselho Fiscal não teve coragem de fazer”
L: Qual a leitura que faz do chumbo do Relatórios e Contas (2019/20) e dos Orçamentos (2020/21 e 2021/22)?
NS: Faço a leitura que os Sócios, muito inteligentemente, não passam cheques em branco a esta Direção.
Quanto ao R&C de 2019/20 é uma cena repetida após já ter sido reprovado, o ano passado, com cerca de 70% dos 3.115 Sócios que se dirigiram para exercerem o seu direito. Ser apresentado de novo, sem direito a debate, sem explicações, sem nada, e ainda para mais sabendo-se agora que na verdade houve um prejuízo de mais de 3 milhões de euros, ficaria admirado se a resposta dos Sócios tivesse sido outra. Quanto às contas de 2020/21 pareceu-me que a preocupação continua a ser o aumento da dívida do Clube à SAD e a falta de confiança que o resultado líquido apresentado espelhe factualmente o exercício.
Já no que diz respeito ao Orçamento para esta época, pois se o próprio Conselho Fiscal diz que está preocupado com mais estes 3,9 Milhões de euros de défice que é gerado por esta Direção, e no Orçamento não há a mínima pista de como pretende diminui-lo, e o que vai fazer para aumentar as receitas, então, não levar o chumbo dos Sócios é que me espantaria.
Assim, os Sócios fizeram aquilo que me parece o Conselho Fiscal não teve coragem de fazer e em vez de dar um louvor deram um cartão amarelo.
“Era o que mais faltava desprezar Sócios”
L: Partilha da opinião de Frederico Varandas quando o próprio defende que se trata de uma minoria?
NS: Não, de todo. Foi à Assembleia Geral quem pode, dado o dia e a hora escolhida por Frederico Varandas, era o que mais faltava desprezar esses Sócios, serem maltratados pelo presidente, e ainda por cima catalogados negativamente, quando o que mereciam era um louvor pela sua presença. Ora a meu ver os resultados foram claros.
L: Se, no dia 23, os documentos forem chumbados, acha que o Presidente do Sporting deve retirar ilações políticas?
Essa pergunta parte do pressuposto que a próxima AG anunciada, mas ainda não convocada, terá essa ordem de trabalhos. Ora, se de facto for esse o tema da AG, o que eu espero é que desta vez Frederico Varandas vá melhor preparado para responder às questões, o faça sem altivez, demonstre que está lá para ouvir atentamente todos, em vez de estar naquela atitude pouco institucional que o caracteriza durante a AG.
“Acho sempre de salutar quem tiver um projeto baseado em ideias para implementar e engrandecer o Sporting”
L: Como é que olha para a possibilidade de, nas próximas eleições, existirem várias candidaturas?
NS: Acho sempre de salutar quem tiver um projeto baseado em ideias para implementar e engrandecer o Sporting, que esteja disposto a debate-las e a colocar-se sob o escrutínio dos seus consócios.
L: Concorda com a existência de uma segunda volta em eleições futuras?
NS: Há Sócios que defendem que existe uma desconformidade entre os estatutos e a Lei, e, portanto, o Presidente do Sporting tem que ser eleito com mais de 50% dos votos. Já aqui escrevi (LER MAIS AQUI) e defendi que há metodologias que permitem achar-se o vencedor com mais de 50% sem necessidade de uma segunda volta. Já foi implementada em algumas eleições locais nos EUA e potenciaria o poder do Sócio eleitor alargando o espetro da sua escolha votando em consciência e não tanto em quem na sua opinião tem mais hipóteses de ganhar, acabando com o chamado “voto útil”, ao mesmo tempo evita que o Sócio eleitor numa 2ª volta vote no “menos mau” ou exerça um voto negativo de “votar neste para o outro não ganhar”, ainda para mais evitaria certas negociatas pré e pós eleitorais que introduzem sempre desconfiança ao processo democrático.
Há muito tempo que um grupo de Sócios do qual fazia parte, entregou uma proposta para refazer todo o edifício regulamentar eleitoral e das AG do Clube ao Dr Rogério Alves, sem que tenha tido qualquer notícia de volta.
11 Outubro, 2021 at 22:59
Andam todos a fazer projecções para as eleições e quem é ou não candidato.
Dois pontos.
1. Aguardem a resolução judicial da AG destitutiva.
2. Em ano de VMOCS poderá existir uma debandada croquettiana do Clube.