O mundo leonino fez guarda de honra nas redes sociais ao Rui Costa, treinador do Sporting CP, depois da conferência de imprensa pós-jogo com o Porto Volei. Eu reforço esse apoio, como sempre o fiz a todos os que defendem os maiores interesses do Sporting CP. O Rui Costa faz parte de um grupo de treinadores competentes e sérios que temos no nosso clube, ao qual eu sinto muito orgulho em ter a defender as nossas cores.

As palavras foram tão assertivas e claras que pouco há a acrescentar. Se, por algum motivo, ainda quisermos um resumo podemos ler o último post no Núcleo de Barcelos.

Nucleo Barcelos

As palavras foram em defesa do desporto feminino nesta modalidade, mas haveria muito mais a dizer. Parece haver um ataque sério ao nosso clube, estando nós pouco capazes de responder. Aliás, só as vitórias e as conferências de imprensa é que nos podem dar essa defesa, como bem usou o Rui Costa. E relembro acontecimentos para que não seja tudo “no ar”:

– Quem não se lembra das meias-finais do campeonato no ano passado onde a bancada do Leixões SC estava consideravelmente composta quando era totalmente proibida a presença de público? Numa ocasião, até foi chamada a polícia porque estava em causa a segurança da nossa comitiva;
– A inscrição de atletas em janeiro e a sua utilização em março, precisamente na final 4 da taça de Portugal;
– O Sporting CP gosta de aquecer separadamente no campo. Isto significa que a nossa equipa utiliza os dois lados do campo para aquecer. Enquanto isso o adversário espera e avança quando nós terminarmos. Quando adversário estiver a aquecer, o Sporting CP está à espera fora de campo. Estranhamente este ano foi proibido isto. Esta regra INTERNACIONAL foi restringida em Portugal;

Por aqui termino esta defesa séria e sportinguista ao treinador Rui Costa. Até digo que aquele discurso não foi só de coragem, foi também de cansaço. Um cansaço também devido ao nosso clube, que não trata bem o voleibol, a começar pelo Miguel Albuquerque há uns tempos. Atualmente, e dada a infeliz e prematura partida do Jorge Sousa, ainda não temos um novo diretor que, mais que não seja, nos defenderia institucionalmente nesta fase tão importante. O Miguel Afonso deve estar a procurar. Penso que o Tiago Botelho está disponível!

Falando agora de voleibol e de bola no ar.

A equipa feminina jogou no Porto vencendo, por 3-1, o Porto Volei. A equipa nortenha castigou a nossa russa Bochka com 37 receções e ela respondeu com uma percentagem enorme de acertos (68%!!!). A Dani Loureiro e Bruzza juntas receberam 30 bolas. Trata-se de uma percentagem impressionante e frieza para aguentar o jogo todo sob esta pressão. A melhor pontuadora foi a Jady com 16 pontos, que caminha a passos largos para se tornar numa das favoritas dos leões, pelo que vou lendo por aí.

Este sábado jogamos com o CD Aves e no domingo vamos jogar com o campeão nacional AJM/FC Porto. Para o segundo jogo do fim de semana, não tenho a certeza se que já estaremos preparados para vencer. A Regalado e a Bochka chegaram há muito pouco tempo, ainda com poucas rotinas táticas. Não é uma desculpa, é a realidade. Pelo estilo de jogo da AJM prevejo-nos sempre na luta, dado que temos uma recepção forte, tal como bloco e serviço. Ainda assim, como ainda não estamos explosivos no ataque, isto pode gerar dificuldades em fechar os pontos. Será, certamente, um bom jogo de voleibol entre dois rivais!

Neste fim de semana a equipa masculina perdeu, surpreendentemente, contra o SC Espinho. As boas notícias é que vêm, finalmente, os dois cubanos para ajudar e que esta fase de jogos conta pouco. A más notícias é que começaram cedo a criar suspeição e burburinho à sua volta. A exigência no Sporting CP é alta e não se compadece com derrotas como esta. As vitórias fazem esquecer tudo por isso a receita está dada e chama-se trabalho.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo.