A vitória era obrigatória e o Sporting só pode queixar-se da falta de acerto em frente à baliza (outra vez), para não ter saído do Restelo com o dobro dos golos marcados. Tiago Tomás bisou, Peter Potter regressou, Porro assustou, Gonçalo Esteves aproveitou e Nuno Santos mostrou que nem numa noite de festa sabe brincar
O final de tarde convidava a um passeio junto ao rio, mas aquela fila em volta do velhinho Restelo era de quem tinha escolhido um dérbi para celebrar uma noite de sexta feira com amigos, coisa que parece pandemicamente lá tão longe como os dias em que íamos a Belém ver o Sporting. E antes que aquelas bancadas ganhassem um colorido como há muito lhes falta, Tiago Tomás tratou de deixar bem claro quem era o campeão e quem era a equipa da quarta divisão, à procura de um milagre histórico.
Bragança fez um daqueles passes que aceleram o jogo quando está toda a gente a dizer que ele é lento, Vinagre foi por ali fora com a felicidade de quem sabe que não apanhará um Antony em Belém e o cruzamento chegou ao segundo poste onde TT apenas teve que confirmar e celebrar. Dois minutos, um golo, gente às carradas fora do estádio à espera de ocupar o seu lugar e uma goleada celebrar. Puro engano. Não que o Sporting não tivesse mais do que oportunidades para marcar, marcar, marcar e voltar a marcar, mas entre a falta de pontaria que começa a ser exasperante e um redes Valverde à procura da glória, os minutos foram passando. Os Belenenses, sustentados na sua defesa de cinco que só queria defender, lá iam aguentando como podiam e sonhando que Clé, rapaz acutiliante, iria surpreender o mundo atingindo as redes leoninas.
E com tudo isto chegou-se ao intervalo com o marcador inalterado, mas com algumas dignas de destaque, como por exemplo, para o menino Gonçalo Esteves, um lateral direito de 17 anos cheio de qualidade com a bola no pé e vontade de levá-la à área adversária. O puto haveria de ser substituído por Pedro Porro, dono do lugar que o menino sonha ocupar, e o espanhol teve dez minutos em campo que deram para tudo: viu amarelo, celebrou o segundo golo de Tiago Tomás e foi alvo de uma entrada assassina, por trás, que o fez sair em maca e deixou os adeptos do Sporting sem vontade de continuar a ver o jogo (não sei se alguém disse ao Porro que o árbitro apenas deu amarelo ao Frias, o tal que entrou para aleijar).
Vieram dois penaltis, um deles feito pelo tal Frias que assim viu o segundo amarelo, e vieram os golos de Jovane e de Nuno Santos, dando um colorido ao marcador mais do que justificado, mesmo que conseguido numa segunda parte onde em metade da mesma o Sporting desligou a ficha e quase fez o Belenenses acreditar que era possível fazer uma festa que, como cantam os Nouvelle Vague, começaria na sexta à noite e duraria até sábado de manhã.
16 Outubro, 2021 at 10:02
há noites em que o treinador devia estar calado!
– joão goulart… daqui a 2 meses pode assinar por qualquer clube.
jogou e acabou elogiado pelo treinador.
16 Outubro, 2021 at 13:05
Na TV nunca me tinha apercebido do tamanho do gajo.
Ao lado do avançado do Belém que entrou (uma besta), deu para perceber.
16 Outubro, 2021 at 13:53
Eu só espero que sinceramente, seja vendido e bem vendido. Atrasa a integração do marsá
16 Outubro, 2021 at 10:06
Jogo que deveria ter sido hoje, sábado, as 11h30 ou 12h00.
Bragança é outra louça. Precisa apenas de ir mais um pouco ao choque sem perder o que de bom tem pois até bolas de cabeça defensivas ganhou.
G. Esteves é interessante mas está sempre a ir para o meio. Acho que RA não aprecia muito isso, olhando para Porro (esperamos que esteja bem) e Nuno Mendes ou Santos, joga de maneira diferente. Sempre a ir na direção do centro do campo. Acho que será corrigido mas jogou bem.
Inácio confere outra solidez à defesa, já se sabe.
Vinagre está azedo e o mister concorda. Veremos se é reversível.
O Virgínia não comprometeu e demonstrou personalidade mas não teve que fazer trabalho de GR.
TT fez o que se pede a um PdL sem o ser e sem jogar na posição de forma permanente. O facto de mostrar ao João Paulo como se faz não me deixa tranquilo em relação a ele. Acho que lhe falta algo…
Os outros jogaram no ritmo deles e mostraram que são suplentes. Jovane é um caso estranho e P. Gonçalves que afine a mira pois bem precisamos dos golos que falhou e não costuma falhar (guardou o doce para jogos a doer?).
Grande casa e grande festa em Belém. Grande ambiente com 2 equipas a jogaram em casa.
Os outros?
16 Outubro, 2021 at 10:09
Foi quase tudo bonito… faltou educação à Fúria Azul quando cantaram o q não deviam, faltou as nossas claques os terem ignorado a seguir e faltou a não convocação para o jogo desse merdas do frias lampião q só entrou para fazer merda. Posto isto a festa fez-se, o Clube de Futebol os Belenenses merece estes palcos, não devia andar a passar o q tem passado à custa de uma situação inacreditável q ninguém teve até à data coragem para resolver, o poder instituído para os afilhados da LPF continua a ser o q tem sido estes anos todos desde a sua criação, um conjunto de escroques a quem as boas práticas, FairPlay e os respeito pelos seus associados pouco valem .
Rivalidades à parte acho q todos os Sportinguistas querem o CFB na primeira divisão! A b sad é a antítese do futebol português.
Força Belenenses.
16 Outubro, 2021 at 13:11
Pode ter-me escapado, mas a fúria azul cantou BSad é merda. Sobre o Sporting não reparei.
16 Outubro, 2021 at 10:24
Foi contra uma equipa da quarta divisao… nem euforias nem dramas (apenas o Porro, fiquei piurso…) e muita, mas muita mesmo, bola de golo falhada, mesmo jogando a menos de meio gas.
SL
16 Outubro, 2021 at 10:41
Jogo suficiente, adversário não dá para perceber quem está ou nao está pronto.
Lesão do Porro o pior, seguido de longe pela exibição do jovane e do penalty do Nuno Santos.
Belém e AAC em breve se encontrarão
16 Outubro, 2021 at 10:50
Boas.
Ambiente fantástico ontem no Estádio (sim, aquilo é um Estádio e não um campo de futebol) e respect pelo percurso que o clube decidiu tomar.
Tem uma massa humana impressionante e os jovens atletas são tantos que o futuro está ali à porta.
É preciso perceber que os bacanos que jogaram ontem, grande parte trabalha e este jogo era um prémio. Tirando o palhaço que lixou o Porro (sem desculpa), todos se entregaram a uma festa onde a vitória do Sporting era mais que assumida, com mais ou menos facilidade, com mais ou menos intensidade. Sempre que se metia mais velocidade, dava oportunidade.
Não gostei do Feddal, lento e muitas vezes desligado do jogo (in loco percebe-se melhor, sem bola), gostei muito do Ugarte. Bragança é aquela classe, mas precisa de um pouco mais de velocidade.
TT ganhou muito músculo, vai ser bastante útil e dar soluções no ataque.
Importante é vencermos na Turquia.
PS: Entre o muito Sporting no fds, hoje quero ver com atenção o Futsal e amanhã estar no JR para apoiar aquela malta num jogo muito complicado. E que belo spot lançado para este efeito pela equipa de MK.
16 Outubro, 2021 at 11:48
Reparei no mesmo. Estava nessa bancada porque 1 deles era o meu e impressiona o número de escolas/jovens que têm. Se aproveitarem, o futuro estará mesmo aí! Desde miúdos de 5/6 anos a gajos que já devem ser quase juniores, um setor de bancada muito preenchido!
Amanhã o hóquei vai ser lixado. Também quero ver se consigo lá ir.
16 Outubro, 2021 at 13:23
Same here.
Tens o teu em que escalão?
Diz que festejou os golos para dentro… ahahah
16 Outubro, 2021 at 14:00
Benjamins
Claro que festejou por e para dentro. Ele é apenas um profissional de futebol que joga no Belém. Só me disse que gostava de ter visto 1 golo deles 🙂
16 Outubro, 2021 at 14:01
Ambos os vossos putos estão no Belém?
Que idades se não for indiscrição?
16 Outubro, 2021 at 14:10
8
Escola de Telheiras
E o teu? 🙂
Daqui a pouco descobrimos que estamos a ir ver treinos e jogos todos juntos 🙂
16 Outubro, 2021 at 18:09
O meu já tem barba eheh
Tenho um familiar muito próximo que se reparte entre o polo essencialmente e a academia, que treina miúdos já com mais idade que o teu.
17 Outubro, 2021 at 0:48
O meu está mesmo no Restelo, competição.
Na EAS onde estavam não fazem competição neste escalão e dentro da zona da escola foi a melhor solução.
Trabalham muito bem, devo dizer.
De qq modo, no pólo a qualidade é muito superior, temos muitos miúdos com futuro promissor.
17 Outubro, 2021 at 7:33
Mas de que idade estamos a falar? A competição começa tão cedo?
17 Outubro, 2021 at 7:41
Normalmente as escolinhas não têm. Quer dizer, treinam como escola mas jogam pelo “clube” dono do espaço.
Umas vão aos campeonatos, outras só amigáveis, dependendo de organização de eventos.
Por exemplo, EAS telheiras não faz 7. Olivais, Algés, já fazem, mas jogam ao fds com o nome e equipamentos desses clubes.
Estou a falar de 2012 ou 2013, mesmo sendo os benjamins 2011 2012.
Mas os clubes oficiais dividem por ano, fazem equipas fortes e competem na AFL (nosso caso) mas tb em algumas ligas próprias muito competitivas organizadas pelos próprios e aí misturam distritos.
Ontem vi um Sporting-Benfica, todos 2013. Que qualidade…
17 Outubro, 2021 at 7:59
De facto é isso. O Belém tenta juntá-los 2 sábados por mês para fazer uns jogos entre escolas ou mesmo com outras equipas, mas não é competição.
Agora pensar em mudar a logística de treinos para “a terra onde Jesus nasceu” 🙂 é que não é viável. A grande vantagem é ter a escola por perto. Muitos deles estudam na escola onde treinam. A competição puxa muito mais por eles mas também por nós.
Penso que abordarão com os pais os casos em que realmente valerá a pena mudar.
17 Outubro, 2021 at 8:57
Qualquer dia ainda vamos ver os vossos miúdos no Polo, de leão ao peito !
SL
17 Outubro, 2021 at 10:42
O meu fez uns jogos amigáveis contra equipas do Belém este fds, na Escola Aurélio Pereira… É de 2012.
17 Outubro, 2021 at 14:28
Leão Forever, não gosto de embarcar muito nisso de “ele vai ser jogador de futebol”. Se seria muito bonito? Sem dúvidas, adoraria.
Mas à frente da bola têm que estar N coisas e não gosto de ser treinador do meu filho. Dou algumas dicas em casa mas mais de gestão psicológica do que de outra coisa. “Pai, joguei bem?”, gosto de abordar mais com a perspectiva de aprendizagem futura do que se marcou 1 golo ou fez uma finta.
Esta geração tem graves problemas em lidar com frustrações e isso sim, preocupa -me.
Tomás, primeiro fim de semana de descanso do mês 🙂 para ele e para mim. Mas se calhar um dia destes jogam aí um amigável:)
16 Outubro, 2021 at 10:51
Jogo que poderia e devia de ter chegado a números mais altos… Ninguém falha golos como nós, é impressionante, nem contra o Belém que pobre coitados, acelerávamos e vinha tudo por ali a baixo.
Terça feira é o mais importante, ganhar na Turquia é imperativo, a falhar assim fica muito mais difícil.
Palavra para o Jovane: Põe-te a fancos
16 Outubro, 2021 at 11:01
A grande maioria dos jogadores do Belenses tem outra profissão e treinam a noite após um exaustivo dia de trabalho.
Provavelmente estarão a trabalhar neste momento.
Parecíamos a Selecção Nacial contra uma Andorra tal a diferença de andamento.
Nestes jogos parecem todos craques de outro mundo.
Foi bom para desentorpecer os músculos e avaliar outras opções.
A meio de semana já é a doer.
16 Outubro, 2021 at 11:09
E o Porro?
É grave ou não?
16 Outubro, 2021 at 12:56
Ele diz que não
16 Outubro, 2021 at 11:44
Cumprir num jogo quase de sentido único.
O Restelo é fantástico, sempre foi, é indiscutivelmente o 2º estádio mais bonito do Pais.
No ataque, devia-se voltar à formula da 1ª metade do campeonato passado, aquela que nos deu os pontos de avanço e garantiu praticamente o título, com TT a titular, mais Pote e agora com Sarabia que também pode jogar a ponta de lança, mas Amorim não vai abdicar da sua “paixão” obviamente.
* 1º ano sem Stromp na história do clube, desde que me lembre, ontem um dos piores equipamentos alternativos da história, na Champions um camuflado e ainda diziam mal da Macron.
16 Outubro, 2021 at 12:33
A Direcção já disse que haverá camisola Stromp e até já houve pessoas a falar nela – igual à do Maccabi Haifa, se não me engano!
Não percebo a insistência no “não há camisola Stromp”…
16 Outubro, 2021 at 12:54
Vai ser a prenda de Natal da direção, em vem de um avançado, uma camisola Stromp há Maccabi, é isso!
16 Outubro, 2021 at 12:30
Dó duas coisas surpreenderam neste jogo.
Uma, a não expulsão do Frias naquela entrada sobre o Porro – mandam vir um gajo da Póvoa do Varzim para arbitrar um Os Belenenses-Sporting em Lisboa é uma estupidez, mas o gajo ser mau ainda torna a coisa pior!
Outra, a quantidade de lugares por preencher no estádio com a lotação esgotada e centenas de pessoas no exterior a tentar arranjar bilhetes. Não tem explicação que justifique isto!
No resto, um regresso à infância num jogo sem história e com uma exibição qb.
16 Outubro, 2021 at 12:31
“Só duas coisas… ” 🙂
16 Outubro, 2021 at 12:36
o “do’ ” tambe’m e’ aplicavel, pelo que descreveste…
17 Outubro, 2021 at 0:45
Póvoa de Varzim e não do Varzim,apesar do Varzim ser da Póvoa…
Nem sabia que esse ladrão que não expulsou o lampião do frias era daqui perto..
16 Outubro, 2021 at 12:59
Um relvado da 4a divisão melhor que o do campeão nacional. Apesar de me parecer que não estava com a perfeição de outros tempos…
16 Outubro, 2021 at 13:38
Também reparei nisso. Estava a ver na TVI e o GR do Belenenses faz uma reposição de bola e eles fizeram um plano fechado no pé dele e nem um tufinho de relva levantou. No nosso relvado era logo uma fatia de tapete com o galheiro.
16 Outubro, 2021 at 13:34
Foi exatamente esse o sentimento que tive quando vejo a entrada sobre o Porto. Ridículo. Uma entrada por trás nunca é “sem querer” “não teve intenção de aleijar” É UMA ENTRADA POR TRÁS CARALHO! RUA!
Gostei de ver o Ugarte, segura bem a bola, vai ao choque, tenta encontrar espaços em progressão com ela. À semelhança do Matheus. Também mete gelo no jogo como se diz na gíria. Não é a força da natureza João Palhinha, mas é uma alternativa válida se precisarmos de mais circulação de bola e de a guarde em posse, em segurança.
Jovane está pesado… não sei o que se passa com ele.
Bragança, o “novo Geraldes da Tasca”, joga muito à bola. Temporiza e quando tem oportunidade abre o jogo com passes de muita qualidade em que a bola entra rapidamente numa ala e fica SEMPRE jogavel, impressionante.
TT com dois golos à PdL e uns toquezinhos de nota artística. Confiante pode trazer muito mais ao jogo. É continuar.
Pote precisa claramente de ritmo, saiu todo roto, mas também é uma diferença de qualidade quando tem a bola nos pés.
Vinagre não jogou mal, mas também contra gajos de 4 divisão semi profissionais…
Inácio é outra loiça, sai a jogar, tenta desmarcar os colegas. Um central com bola e com muita qualidade naquele pé esquerdo.
Os restantes estiverem também em bom nível. Nota para uma excelente defesa do Virgínia com o peito, fora da área.
Que ambiente magnífico, as claques das duas equipas deram show, um estádio muito bem composto é uma autêntica festa da taça.
16 Outubro, 2021 at 19:00
+1
16 Outubro, 2021 at 19:07
“Que ambiente magnífico, as claques das duas equipas deram show, um estádio muito bem composto é uma autêntica festa da taça.”
Mas olha que o Olysipo lá mais acima escreveu isto:
“Foi quase tudo bonito… faltou educação à Fúria Azul quando cantaram o q não deviam, faltou as nossas claques os terem ignorado a seguir (…)”
17 Outubro, 2021 at 0:50
Cantaram o quê, já agora? Se ele puder esclarecer, agradeço.