E basta recordar um “pormenor” para colocar o laço na ideia: depois do miserável empate na Irlanda, Fernando Santos defendeu que era indiferente ter empatado 0-0 ou ter ganhado 5-0. Um treinador que não percebe a influência que um resultado desses teria na motivação da equipa, bem como o aviso que seria ao adversário seguinte, está claramente a conduzir-nos no caminho errado e a contribuir para desperdiçar um grupo de 40 jogadores (entre A e sub-21) do melhor que Portugal alguma vez teve.
15 Novembro, 2021 at 8:37
Quando nao fazes parte da solucao, fazes parte do problema… regra Universal.
SL
15 Novembro, 2021 at 8:38
… paupérrimo este desempenho de um grupo de jogadores que são do melhor que existe no mundo!!!
O engenheiro esgotou-se. Por mim não ia sequer ao próximo jogo.
15 Novembro, 2021 at 8:52
Sempre defendi que devia ter saído a seguir à vitória no euro. Eternamente grato, continuamos amigos mas vamos seguir em frente.
O ciclo fechou ali. O que ele tinha a dar, deu.
Ganhámos o euro com uma sorte incrível, até reconheço algum mérito dele na parte psicológica (conseguiu que os jogadores se unissem e acreditassem até ao limite) mas um raio não cai duas vezes no mesmo sítio.
Quando não se põe os melhores em campo e não se joga uma pevide podes ganhar, mas estás sempre mais próximo de perder.
15 Novembro, 2021 at 8:55
A minha parte favorita de ontem foi na conferência de imprensa final, quando o jornalista do zerozero, um gajo que finalmente teve tomates no sitio para fazer a pergunta que todo o povo português quis fazer, em vez das habituais lambidelas no escroto da comunicação social tuga:
– como é que uma selecção com tantos jogadores bons joga tão mal?
E o Fernando Santos, que até ali tinha estado a fazer um frete do caralho a responder às perguntas de merda do costume de jornalistas medíocres e servis, surpreendido pela pergunta pertinente, nos ofereceu uns 5 segundos de silêncio absoluto, embaraçado e extremamente significativo…
Depois, para disfarçar o indisfarçável, o facto de que não faz ideia, partiu em mais uma viagem na maionese, em que nada disse.
15 Novembro, 2021 at 9:04
Eu acho que a derrota de ontem não tem a ver com os jogadores que entraram ou as substituições.
Ainda que ver o pequeno dinossauro Moutinho em campo, os flop Félix e Renato, o Danilo adaptado a central, a dependermos de um Pepe quase a chegar aos 40, quando há tantas alternativas de alta qualidade à disposição…
Mas o pior é a falta de uma ideia de jogo. Portugal não domina, não joga à bola, o que seria de esperar com executantes de qualidade, fossem quem fosse que estivesse no 11 e substituições. Portugal joga a depender de truques e trincos para reagir ao adversário. Acagaçados. Parecemos um Arrentela a ir jogar contra o Sporting em Alvalade para a Taça, a depender de chico-espertices e muita sorte para chegar ao prolongamento e ir a penalties ou então meter no pinheiro (leia-se CR7) para meter o golinho.
É uma vergonha, com tanta qualidade, a melhor geração a passar pela selecção.
Mas o engenheiro não tem mãos para a selecção. Nunca teve. E a vaca tinha que acabar.
Numa nota final, que raio de ideia marcar o jogo decisivo do apuramento para o estádio da luz. Talismã?? Toda a gente sabe que lá é o salão de festas do adversário.
15 Novembro, 2021 at 12:38
“E a vaca tinha que acabar.”
Mas é que acabou mesmo!!!!
SL
15 Novembro, 2021 at 15:42
Estás à espera do quê, se o próprio Fernando Santos nas entrevistas após o jogo, diz que o objectivo era “defender bem e depois os tres da frente resolverem”… É só isto que ele sabe, do ponto de vista tático, não sabe mais.
Já no Euro 2016 era assim, vejam o jogo em que eliminámos a Croácia no prolongamento. Não fizemos um cu no jogo todo, e depois num contra-ataque no prolongamento o Quaresma marca. Tática: defender bem e os da frente que resolvam… Jogo com a Polónia igual, só que nessa altura quem resolveu não foram os da frente, mas o Patricio ao defender um penalty no desempate. Jogo da final com a França idem aspas.
Ele não sabe mais. Nunca soube. Não é de agora.
15 Novembro, 2021 at 15:59
Não era mal pensado, se a equipa defendesse bem
15 Novembro, 2021 at 9:50
Foi a melhor pergunta dos últimos anos. E a ir contra o espirito que parece haver de não criticar o seleccionador porque fomos campeões em 2016.
15 Novembro, 2021 at 9:56
Faltou a pergunta das entre linhas e da 1ª fase de construção. E acerca da basculação.
Mau serviço público.
15 Novembro, 2021 at 23:12
Santos apostou no contra golpe.
15 Novembro, 2021 at 15:44
Faltou outra pergunta, depois dele ter dito que iamos estar no Qatar:
“Como espera que os portugueses acreditem em si, se ontem lhes disse que íamos ganhar à Sérvia e carimbar já o passaporte para o Qatar, e depois dentro de campo foi o que se viu?”
15 Novembro, 2021 at 8:57
Feenando “Lei de Murphy” Santos. As duas conquistas ofuscaram completamente os grandes defeitos do selecionador e criaram uma aura à volta deste. Ainda hoje, bem hoje talvez não, mas recentemente ainda se viam aqueles comentários de idiotas das redes sociais “Ah mas foi o único que ganhou algo pela seleção” como se isto fosse uma espécie de impedimento de ser despedido se as coisas piorassem. É isto que também falta a muitos adeptos da seleção, são muito bonzinhos, um gajo ganha alguma coisa e é endeusado imediatamente mesmo que se torne numa merda nos anos seguintes. E relembro este gajo está a conseguir pôr uma geração, que se não for a mais talentosa da história da seleção é definitivamente top 2/top 3, a jogar horrivelmente. O Paulo Bento no tempo em que era a tal seleção de “Ronaldo mais 10” (claramente é hiperbólico mas comparada a esta, a qualidade era muito inferior) foi a um euro, ficou em segundo num grupo com Alemanha e Países Baixos e ainda bateu-se de igual para igual (estando em algumas partes a dominar) aquela super espanha do início da última década nos penaltis, Este aqui joga para o empate contra a Sérvia.
15 Novembro, 2021 at 8:58
caindo apenas nos penáltis*
15 Novembro, 2021 at 9:06
É a mesma lógica que nos vai fazer mamar o doutor a presidente por largos anos. “Ah mas foi campeão”
A diferença foi só ali o Bryan Ruiz ter chutado para as nuvens…
SL
15 Novembro, 2021 at 9:59
pimba , em cheio no alvo.
15 Novembro, 2021 at 10:06
Pensei o mesmo…’Ah mas este foi campeão e o Bruno não’.
Esquecem-se de como chegou a campeão (o acaso Amorim) e tudo o resto. Esquecem-se também no trabalho hercúleo para salvar, literalmente refazer o clube, reabrir seccões, devolver competitividade geral e acima de tudo orgulho.
15 Novembro, 2021 at 10:07
E a luta contra o vieirismo por parte de bdc.
15 Novembro, 2021 at 9:13
O FS nunca devia ter continuado depois do euro 2016. Disse-o na altura. Devia ter sido o ponto em que alguém da FPF refletia sobre o que aconteceu e dizia “Epah pois…mas esta vaca não dura para sempre…”.
Pelo caminho temos mais 2 grandes competições eliminados logo após a fase de grupos e 2 vitórias no total das 2 competições.
Não tendo bastado a prestação medíocre nas 2 competições, ainda aguentaram o engenheiro para nova campanha até ao Mundial…e o melhor plantel desde que me lembro vai ter de ir a um playoff para qualificação do Mundial num grupo com Irlanda e Sérvia. E mesmo assim foi preciso por exemplo 2 golos depois dos 90 minutos para ganhar à Irlanda em casa, se não ainda era pior…
O FS é possivelmente o pior selecionador de que me lembro. A única coisa que ele eu à seleção foi sorte…a sorte que nos deu o Euro 2016. Eu até era um gajo que gostava de ver a seleção e gosto de ver os putos. Hoje em dia não consigo ver a seleção. Não só é mau como ainda me irrita mais pensar na qualidade que ali há e o tão mal que jogam…e por isso nem sequer vejo. Nesta fase de apuramento não fui capaz de ver 1 jogo….
15 Novembro, 2021 at 9:25
A forma como o FS passa entre pingos da chuva na CS depois de 5 anos de um trabalho abaixo de medíocre quando um treinador de clube caí-lhe tudo em cima em 2 empates ou se o futebol não for bom diz tudo sobre o poder que a FPF tem atualmente e do lambe pixas que são os jornalistas tugas…
E não é por 1 texto quando o apuramento foi ridiculamente a Playoff….
15 Novembro, 2021 at 9:15
Porra, haja quem malhe no engenheiro. Já deve anos ao desemprego. Ou fora da seleção, vá. Ele que arranje trabalho num país da parte de baixo do ranking, que, aí, poderá usar estas táticas merd(r)osas.
15 Novembro, 2021 at 10:35
O problema em meter o engenheiro no desemprego é que o futebol mudou muito desde os anos 70… mas a eletrotecnia também. 🙁
15 Novembro, 2021 at 9:26
Mantenho que o problema não é o Sancho, o Feliz ou o lampião Bernardo (não deixa de ser coerente insultar os jogadores e chamá-los fracos e por outro dizer que aqueles jogadores são o máximo e não jogam mais por culpa do Eng), jogue quem jogar, a trampa é a mesma.
Não existe jogo de equipa. A “construção” acaba no invariável charuto do Patrício ou numa biqueirada de um dos centrais, os laterais não sobem e são sempre apanhados em inferioridade a defender, o processo defensivo é meter 7 gajos no meio (não é coincidência que qualquer equipa que abra pelas alas rebente com Portugal, fez assim a Germânia no Euro, e ontem a Sérvia) quase enfiados dentro da baliza, o ataque é correr com bola até sair qualquer coisa. A quantidade de sprints estúpidos (aquela jogada do Silva foi top, conseguiu fintar meia equipa da Sérvia e acabou com um passe para trás) ontem foi bem superior aos ataques de futebol apoiado com tabelas e desmarcações.
Depois, parece notório que andam ali uns quantos a fazer frete. O CR já não joga, só concretiza (mas pronto, numa equipa com zero colectivo tem que por lá andar, pois consegue inventar um golo), o Bruno Fernandes tem menos vontade que eu à segunda-feira, e começam a ser demasiadas as vezes que o Bernardo “pede para sair” (um jogador com andamento de Premier League). Se não querem lá estar, porque se sentem mal com o Eucalipto 7 ou com a incompetência do Eng., mais vale assumirem e darem lugar a quem quer correr e jogar.
Aquilo ontem foi um bailarico, e só não foi pior porque a Sérvia está longe de ser top, e deu o berro a meio da 2ª parte, mas já com a poderosa Irlanda não se mamaram uns golos porque eles têm uns tamancos onde deviam estar chuteiras.
15 Novembro, 2021 at 9:34
“A quantidade de sprints estúpidos (aquela jogada do Silva foi top, conseguiu fintar meia equipa da Sérvia e acabou com um passe para trás)…”
Com o estádio e os comentadores a aplaudirem a classe do jogador!
15 Novembro, 2021 at 9:47
A verdade é que também ninguém se mexeu para o acompanhar…
15 Novembro, 2021 at 10:11
Nem nessa nem da arrancada do Félix, onde só o Ronaldo lá estava, ma estavam 3 jogadores sérvios a cortarem a linha de passe, obrigando o Félix a chega à área e andar ali às tentativas de fintas, perdendo a bola.
15 Novembro, 2021 at 10:12
*mas
*chegar
15 Novembro, 2021 at 11:25
E o comentador da RTP1 a dizer nomomento da substituição que o BS tinha sido de longe o melhor jogador português…bom, eu não percebo muito de futebol ao pé desses catedráticos, mas se ele foi o melhor…
15 Novembro, 2021 at 11:36
Quando a fasquia é ter a bola nos pés mais que 5 segundos… sim, foi o melhor
15 Novembro, 2021 at 9:39
Tive esta discussão antes do Euro.
Eu dizia que nós não jogávamos um peido, que não havia nenhum fio de jogo, que tudo dependia do individual e a grande maioria não sabia bem sequer o que fazer. E ainda disse que o Ronaldo é um problema ou, se quiserem, um desafio para quem quer construir um modelo de jogo. Admitindo que o FS não quer…deixa de ser problema…
E do outro lado era que era o único que tinha ganho um titulo por Portugal e que não há seleção que jogue futebol a sério porque não há tempo.
O Homem está lá à 7 anos. 7 anos! Como assim não há tempo?! Para além de ser obviamente mentira porque o Luis Enrique conseguiu, o Mancini conseguiu, sempre se conseguiu…só o Santos da casa é que coitado…é pouco tempo. O pouco tempo ainda é o que o ajuda…se ele tivesse mais tempo, pior era…
15 Novembro, 2021 at 9:42
Estaria pronto a apostar que despacham o Santos da casa e promovem o treinador dos sub21 à principal…e no playoff já aparece um fio de jogo e afinal não é preciso assim tanto tempo….
15 Novembro, 2021 at 9:55
No Euro que se venceu pelo menos havia alguma organização. A equipa jogava compacta, os jogadores sabiam por onde andar. Assumia-se o “bloco baixo”, e na frente o CR, Quaresma e outros que corressem. Também não havia jogadores para muito mais…
E o problema é mesmo esse: hoje há jogadores para muito mais, se calhar tacticamente não são tão certinhos (ou com medo de arriscar), e por isso tem que se trabalhar mais o colectivo. E ele não sabe o que fazer com eles. A Selecção é uma balda, ontem foi ver a quantidade de passes que iam para onde não estava ninguém, o gajos com bola no pé e zero linhas de passe próximas, ou ia biqueirada, ou era para trás.
15 Novembro, 2021 at 10:02
Não havia, salvo seja…
Metade da equipa era do Sporting, podia ter um meio campo todo o Sporting (que jogou maravilhosamente nesse ano) e apenas acrescentar qualidade.
Não tinha era treinador.
Ainda por cima a jogar contra Hungria, Islândia, etc….não era propriamente contra equipas sequer do nosso nível. Isso foi só na final. Se fosse só a jogar contra grandes equipas, ainda percebia o que dizias…
15 Novembro, 2021 at 10:07
William, Adrien e João Mário não é propriamente um trio de futebol arrasador. Sabem o que fazer, não inventam, mas têm de ter qualidade superior ao seu lado. Não são eles que vão decidir.
A Croácia da altura não era propriamente fraquinha. A Polónia só passou a ser má quando a eliminámos, uns dias antes quando se bateu com os alemães eram duros de roer.
15 Novembro, 2021 at 10:22
Epah, não são nenhuns padeiros. E vinham de jogar juntos e fazer um grande ano. Tinham tudo para ser a base da seleção. Eram o motor do Sporting, que convenhamos…não jogava nada mal!
A Croácia era uma equipa individualmente talvez ao nível da nossa seleção, vá. Concedo. Mas o problema já vinha da fase de grupos. Se tivessemos sequer dividido o jogo…eu percebia. Porra…não foi propriamente dividido. Eles a jogar e nós a ver.
A Polónia era fraca. Era organizadita e tal e tinha um PL brutal mas porra. A Alemanha empata mas também muito por força de ser jogo de fase de grupos e de não precisar de acelerar muito. E por isso bate muito contra uma equipa bem organizada.
Com um treinador como deve ser, tinhas condições para jogar MUITO melhor naquele euro…mas muito melhor. Claro que agora ainda é mais chocante porque os jogadores são melhores e a seleção nem sequer organizada é…..neste momento a seleção não é nada…
15 Novembro, 2021 at 9:29
Enfim, eu assim que vi o onze inicial, com aquele meio campo ridículo Moutinho, Danilo e Renato, tive logo a premonição do desastre que aí vinha. Aliás, quando foi a correr buscar o Palhinha e B. Fernandes na segunda parte, até ele já tinha percebido o banho de bola que estávamos a levar.
Depois, face ao passador que ali tínhamos, foram os laterias a sofrer forte e feio (seja o “melhor lateral direito do Mundo”, Cancelo, seja Nuno Mendes, que aqui que ninguém nos ouve, ainda não fez uma exibição acima da mediocridade na Seleção – em defesa de ambos, esta mediocridade tem tendência para alastrar a Bernardos, Jotas, Félixs e afins).
Uma exibição na linha do Engenheiro, diga-se, só que desta vez sem os santos (Ronaldo e…Ronaldo?) a safá-lo. A Oeste nada de novo.
15 Novembro, 2021 at 9:32
Não sei quantos anos de treinador tem o engenheiro mas sei, lembro, que não há uma equipa dele, nesses anos todos, que tenha jogado um futebol vistoso, agradável e mandão.
E o Homem treinou o Porto da era apito Dourado, com o Jardel, o Benfic@, o Sporting, boas equipas na Grécia e a selecção da Grécia que tinha sido campeã da Europa, entre outras, antes de pegar em Portugal, que levou à conquista do Euro2016 com exibições pouco mais que sofríveis – muito à base do talento formado no Sporting.
Mais deprimente que o jogo ontem foi a Conferência de Imprensa do engenheiro no pós jogo. Está tudo ali para se perceber porque Portugal não joga um cu!
Agora temos até Março para descansar da selecção e deviam aproveitar para reformar o homem e arranjar quem meta um fabuloso grupo de jogadores a jogar futebol que se veja!
Já agora, não há melhor jornalista desportivo que o André Pipa – mas pode haver igualmente bom! O homem diz o que precisa ser dito, com isenção e sabedoria!
15 Novembro, 2021 at 9:34
Segundo ele é colocar 4 defesas, 1 jogador à frente dos defesas, 2 jogadores à frente desse jogador e 3 avançados… e depois eles que se desenmerdem. As dinâmicas da equipa não existem porque para ele jogam os nomes. Até acho que fez boas substituições quando decide refrescar o meio campo, mas depois passados 10 minutos estávamos com o bloco demasiado baixo e como diz o Palhinha: “metemo-nos a jeito”.
“Deu-nos o euro”… Se isto continuar a ser a única razão para não terminar esta relação claramente tóxica, então só merecemos ser miseráveis.
Com ele no comando, vamos falhar o mundial.
15 Novembro, 2021 at 9:40
“Vai lá para dentro e ajuda a equipa”! 🙂
15 Novembro, 2021 at 10:03
Acredita que ia ter mais raça dentro de campo do que muitos… podia era ser só durante 15 minutos devido à minha capacidade física atual 😀
15 Novembro, 2021 at 10:04
Seria a arma secreta, “LdM resolve”
15 Novembro, 2021 at 9:58
Um selecionador-treinador que diz que, atualmente, o Cancelo é o melhor lateral do mundo deveria fazer parte do anedotário nacional, não da Seleção Nacional.
SL
15 Novembro, 2021 at 10:07
Não sei se é ou não…há assim tantos muito melhores que ele?
Se perguntares ao Guardiola ele não vai responder muito diferente…e no ano passado havia muitos comentadores ingleses que o consideraram o melhor lateral da PL (logo, um dos melhores do mundo). Não creio que o Guardiola seja para o anedotário….
Em Itália também não acham que isso é para o anedotário…mais acham que foi a Juventus deixá-lo sair….
15 Novembro, 2021 at 10:09
Para mim o Cancelo é dos melhores laterais do mundo….
Não digo o melhor ou o 2º melhor….mas está lá com o Trent, Walker, Alphonso Davies, Spinazzola…e assim de repente não vejo muito melhor….
15 Novembro, 2021 at 10:11
Sério, estás a argumentar?
PS: aquele Bissaka ou o que é do United é considerado top-10 mundial, e aquilo…
15 Novembro, 2021 at 10:14
Quem é que acha que o Wan-Bissaka é top 10 mundial sem ser o Solskjaer?!
Eu acho que ele seria muito bom como central pela direita numa defesa a 3. Para lateral do United é tão limitado…
15 Novembro, 2021 at 10:20
https://www.fourfourtwo.com/features/ranked-10-best-right-backs-world-trent-alexander-arnold-liverpool-man-city-cancelo
15 Novembro, 2021 at 10:25
Foda-se….nunca na vida…
Mas isto também é lista só de laterais direitos…eu estava a falar de laterais direitos + esquerdos…
O Hakimi sim, é top 10 de laterais do mundo e eu não disse…
15 Novembro, 2021 at 10:15
E é mesmo, não é anedota!
15 Novembro, 2021 at 9:47
Assim que vi o 11 inicial desisti de ver o jogo!
Não há paciência.
15 Novembro, 2021 at 10:11
Senti o mesmo, mas vi o jogo…Curiosidade mórbida, talvez 😉
15 Novembro, 2021 at 9:55
Se mais subs dessem para fazer e mais médios tivesse ele no banco e tinha posto todos.
Comecamos a ganhar aos 2min e comecamos a defender aos 3min. Só o FS é que não sabia que ia dar merda
15 Novembro, 2021 at 10:00
só faltou meter o william
15 Novembro, 2021 at 11:00
Há que reconhecer que foi até surpreendente não o ter feito… 😀 😀 😀
15 Novembro, 2021 at 11:22
estava no plano meter aos 92 minutos
15 Novembro, 2021 at 10:11
Para quem há 2 dias dizia que empatar ou ganhar por 5 era igual!! A sério? Um selecionador nacional diz uma barbariade destas e ninguém o questiona?? Como é possivel?
Até gostava de mandar umas larachas e dizer que deveria ter jogado B por troca com A ou que o CR7 já não é a solução ou que o Nuno Mendes parecia um gajo de Andorra a jogar..mas obviamente que o problema vai muito para além disso.
Ps: Já deve estar a caminho de fátima o ingenheiro
15 Novembro, 2021 at 10:16
O Sanches ontem até foi o melhor, e tem garra, força e técnica, mas fod**sse, é burro como um saco de areia. Aquela arrancada em velocidade em que leva a bola à beira do colega, e depois faz um passe todo desconchavado, ou a bola na segunda parte em que passa pelo defesa, está frente à baliza com a bola à mercê do melhor pé, e tenta uma finta para dentro, onde estão os defesas todos… é por essas que nunca será jogador de topo.
15 Novembro, 2021 at 10:21
O que acho tb.
E não me parece que vá melhorar.
15 Novembro, 2021 at 10:28
Não vi o jogo de ontem…mas é isso, sim. É sempre isso.
Não sei se é a decisão dele que é uma merda ou se é a capacidade de passe que é má e isso fode-lhe a decisão….mas das 2, 1 é de certeza…
15 Novembro, 2021 at 11:01
E podia ter passado para o Ronaldo que estava sozinho e sem ninguém na baliza na sua frente… Era só encostar!
Aliás, o Ronaldo ficou fodido a esbracejar com ele…
15 Novembro, 2021 at 11:18
É um dos motivos pelo qual dificilmente a seleção com o Ronaldo vai jogar muito…
Ele remata sempre…das posições mais estupidas e estranhas.
Quando outro gajo chuta…é uma desgraça! E com o peso que tem…depois anda sempre tudo à procura do Ronaldo e onde andará e a pastar em vez de chutar. A péssima capacidade de decisão na seleção de jogadores como o B. Silva ou o B. Fernandes, Félix, etc, tem a ver com o facto do manda chuva da seleção foder o juízo a toda a gente que arrisca 1/10 do que ele arrisca no remate. O Jota ainda cagava um bocado ao inicio mas mesmo assim no Euro já se sentia que se retraía mais….
Aliás, basta ver que está a acontecer o mesmo no United. O B. Fernandes passou a procurar sempre o Ronaldo em vez de procurar o desequilíbrio habitual. Só o Greenwood mostrou que se estava uma beca a cagar para o Ronaldo e faz a mesma cena de sempre. E o Ronaldo reclama e ele é para o lado que dorme melhor. É o único. E com o tempo vai acontecer o mesmo que ao Jota.
Esta era a altura do Ronaldo libertar toda a gente que o rodeia e ele ser o gajo que ajuda na transição para o pós-Ronaldo. Ajudar os putos a libertarem-se. Em vez disso anda preocupado em bater o record do outro e fazer golos e mais golos e ser o ponto fulcral de tudo….
E pronto…podem bater à vontade por eu estar a criticar o CR….
15 Novembro, 2021 at 11:21
O Santos e o CR para mim são o maior travão a esta geração….
O Santos porque é uma merda, o CR porque não se convence a não ser o Alfa e Omega de tudo…
15 Novembro, 2021 at 12:35
Exacto!!
O Ronaldo neste momento só pensa em titulos/recordes “individuais”, por isso só encaixa numa equipa como o Man actual, que não tem ponta por onde se pegue.
Ontem no ultimo lance do jogo recebe a bola de costas para a baliza e foi mesmo dali…ou seja, um disparate de todo o tamanho, tal como 90% dos lances em que participa.
15 Novembro, 2021 at 12:36
O Bruno é um cona mole de todo o tamanho… Já começaram a mandar vir com ele por causa disso (tem tido um impacto gigante nos números dele) e como ele não tem resposta diz que faz o que é melhor para a equipa. O Ronaldo tem de perceber que já não tem 30 anos, mas com dois treinadores de merda será quase impossível. Neste momento carrega o nome e acha que ainda faz tudo o que fazia antes, infelizmente cada vez mais inibe os colegas em vez de os potenciar
15 Novembro, 2021 at 14:27
Mas é curioso que só o Ronaldo é que tem esse efeito…
Ele chegou ao United e aquilo foi tudo dele…e anda por lá Rashford que os Ingleses adora, Pogba, Martial, etc….e ele cagou bem para isso, chegou e impôs-se.
Joga com o Ronaldo…e perde metade do que é. Isto é o medo do Ronaldo e do Ronaldo o lixar. Ou admiração…sei lá o que é…irrita-me pa crl ver isso….
15 Novembro, 2021 at 12:51
Penso exatamente o mesmo…marca golos e tal mas defender tá quieto e Ta sempre de braços no ar pah eu não tinha paciência mandava lhe cagar
15 Novembro, 2021 at 13:22
O Irónico é que se ele se convencesse a participar no jogo da equipa e a limitar-se à zona de finalização ia marcar muito mais golos nesta fase da carreira do que assim.
15 Novembro, 2021 at 14:43
Nem é só ser o gajo de estar na zona de finalização. É mesmo libertar a equipa. Deixar a equipa jogar em vez de sugar toda a equipa para lhe meter a bola como ele quer e estar sempre a chamar para ter a bola e desfazer cada vez que um gajo remata e ele acha que devia ter-lhe passado….
Os putos (que já nem são tão putos assim) ficam completamente condicionados quando ele joga. Parece que têm um papão e que se não lhe passarem a bola vão ficar sem guloseima. E se eles chutam e ele queria a bola é uma berraria e um teatro…e imagino depois no balneário e assim. Para já nem falar dos livres…
Não sei se fazia mais golos ou não…há ali muita malta que gosta de fazer “o gosto ao pé” e que se se libertassem ele possivelmente ia ver mais “a banda passar” e ele tem medo do mesmo….mas porra. Já tem idade para perceber que há o bem da equipa e que há coisas ligeiramente mais importantes que os records dele…
15 Novembro, 2021 at 14:01
É um bocado isso e se calhar já há algum tempo. No apuramento para a primeira Nations League sem Ronaldo foi uma maravilha; na final do Euro sem Ronaldo fomos campeões europeus. E são recorrentes as atitudes de «menino» aquando das derrotas, choro, reclamar com os colegas, etc. Não é um elemento agregador, nunca foi, mas sendo tão bom tudo é desculpável, ficando fora do próximo mundial… Ui, vedíamo…
15 Novembro, 2021 at 15:19
“É um dos motivos pelo qual dificilmente a seleção com o Ronaldo vai jogar muito…”
Minha nossa…
Cada barbaridade. Esta frase peca por escasso. Esqueceste-te de dizer que o Ronaldo é o culpado da fome no mundo e do aquecimento global.
Essa ladaínha de que o Ronaldo prejudica as equipas já vem de Madrid. É só ver como as equipas ficam melhores depois dele sair.
E o Manchester e o Bruno Fernandes? A máquina que era nos últimos anos agora desconchavada por Ronaldo.
Convido-te a ler o que diziam do Bruno F. nos jogos “grandes” antes do CR7 chegar. Não é de agora que lhe chamam conas.
Falar neste momento de que na seleção se “anda a jogar para o Ronaldo” é de quem engoliu uma k7 e não está a ver os jogos.
Quem me dera que o D. Jota ou o R. Sanches passassem a bola para o Ronaldo. E quem diz Ronaldo diz outro jogador qualquer. Fartaram-se de se agarrar a bola e definir mal. O D. Jota na seleção tem sido uma nódoa por culpa própria e por ser irritantemente individualista.
Eu também estou desejoso que o Ronaldo acabe a carreira mas é para que estes discursos mal agradecidos de pseudo-intelectuais da bola se voltem para jogadores que não nos prejudiquem por marcar 800 golos.
Haja paciência.
15 Novembro, 2021 at 15:34
O United ficou bem pior…
Vem de ter ficado em 2º no ano passado e com um bom inicio este ano para um descalabro.
A Juve ficou bem pior com a chegada dele do que estava.
Mal agradecido?! Olha….boa…num post destes em que andamos a pagar à 5 anos por um euro vez dizer que o importante é ser agradecido pelo passado?! Olha que bem.
Sabes qual é a diferença entre este pseudo-intelectual e tu?! É que eu aceito a tua opinião sem me armar ao pingarelho e sem me armar em superior. Não concordo, acho que o Ronaldo trás um problema para as equipas desde à um tempo, mas aceito que aches que o problema é de tudo o resto da equipa. Tu vens discutir isto armado em intelectualoide que tudo o que os outros dizem é estupido….afinal quem é o pseudo aqui?!
15 Novembro, 2021 at 16:12
Não é tudo estúpido.
Mas acho que há muita coisa que se escreve sem pensar duas vezes no que se está a dizer.
Outras são simplesmente mentira.
O BF já era criticado no primeiro trimestre deste ano por desaparecer contra os Big 6. Não é de agora. Basta uma simples pesquisa no google para confirmar isso.
O Jota Retraido? É por causa do Ronaldo que o Jota perdeu 3 ou 4 bolas por se atirar para o chão e o arbitro não marcar falta?
O Jota não passa a bola ao Ronaldo nem a ninguém e não é de ontem.
Então estamos a jogar contra a Sérvia em casa, não conseguimos sair da área e a culpa é do ponta de lança? Seja o Ronaldo ou seja o Andre Baladas?
O Renato a mesma merda. Se fosse o Ronaldo a fintar um gajo e a ter 2 colegas à entrada da área de baliza aberta e tentar fazer o que ele fez, tínhamos mais uma tese de mestrado de como o Ronaldo prejudica a equipa.
Só te faltou dizer que o Felix também está condicionado no Atlético por causa do Ronaldo ter casa em Madrid.
15 Novembro, 2021 at 16:34
Eu não disse que era tudo culpa do Ronaldo. Nem sequer disse que era o maior culpado.
“O Santos e o CR para mim são o maior travão a esta geração….
O Santos porque é uma merda, o CR porque não se convence a não ser o Alfa e Omega de tudo…”
O primeiro culpado é termos uma merda de um selecionador. Aliás, um como deve ser até poderia já ter resolvido o problema do Ronaldo. Que nem sequer eu disse que é a qualidade mas sim a atitude e a forma como não dá espaço aos outros.
Pah…vá lá…queres comparar quem perde mais bolas e quem se atira mais para o chão?! A sério? Entre o Jota e o Ronaldo?! Nem a brincar. Aposto o que quiseres como o Ronaldo chuta mais (de piores zonas) e perde mais bola que o Sanches e o Jota juntos. Não é num jogo, é no global da época. É o que quiseres…
E sabes qual é o maior problema do Jota na seleção?! É que o metem tão largo e tão longe que ele não consegue ser o que é melhor. Sabes porquê? Porque o Ronaldo gosta de fazer exatamente os mesmos movimentos que o Jota. E como não se quer adaptar, tapa o puto e tem de ser o puto a mudar e a fugir. Tudo bem…se tivesses um treinador que ajustasse a equipa a isto. Não tens. É veres os movimentos do Jota no Liverpool e vais perceber…
Para já não falar do ridiculo que é uma equipa com Rafael Guerreiro e Bruno Fernandes ter o Ronaldo a bater bolas paradas, que marca 2 a cada 50 livres.
Sim, o maior culpado é o treinador. E sim, o Ronaldo tem de se convencer que já não dá para ter uma equipa inteira a jogar como e para onde ele quer. O BF não marcava ao Big 6, agora marca e assiste metade ou 1/3 do que fazia antes ás outras. Não é preciso andar a inventar a roda…é estatística. A influencia do BF caiu a pique. E não foi só ele.
O Ronaldo continua a ser jogador para ser titular desta equipa de caras. Não tenho duvidas. Tem é de perceber que a equipa tem de se libertar dele. E não afunilar nele porque há records para bater….
E se calhar vai ser o PL que vai chamar muita marcação, que não vai conseguir fazer golos para os outros aparecerem no espaço, que vai ter de lutar mais com as defesas…é chato para ele mas para a equipa tens duvidas que é muito melhor?!
Volto a dizer. Com um treinador. A falta de treinador é uma merda. Também acho que com um treinador a sério e que o meta a fazer este papel…esse treinador tem a extrema unção sempre à porta…
15 Novembro, 2021 at 17:53
“Para já não falar do ridiculo que é uma equipa com Rafael Guerreiro e Bruno Fernandes ter o Ronaldo a bater bolas paradas, que marca 2 a cada 50 livres.”
Concordo a 100% com isto.
Tudo o resto que fazes à volta do Ronaldo, não concordo.
Um gajo que faz o que o Ronaldo faz, na posição que está a jogar atualmente, não faz parte do problema em lado nenhum, mas sim da solução. Não sei quantas vezes ele vai ter que desmentir isso em campo.
O Manchester sem ele já estava fora da Champions outra vez como ficou no ano passado.
Tanto no Manchester como na Seleção é eminentemente um problema de treinador. Aliás, se no Manchester isso já era gritante nos anos anteriores, este ano só é mais notório porque investiram mais na qualidade do plantel.
Eu já vi a Seleção a “jogar para o Ronaldo” noutros tempos. Neste momento vejo tudo menos isso. Tirando os minutos finais do desespero em que jogam “à Coates” para o Ronaldo e onde ele ainda com a Irlanda em casa salvou a seleção pela enésima vez.
Por isso é que falo em ingratidão. Não é pelo que passou há 5 anos.
O Jota já no Europeu ignorava o Ronaldo, só vê baliza e não acerta nela, muitas vezes dentro da área. Estás à procura de desculpas para o Jota, é o Ronaldo que não lhe dá espaço, é o treinador que o mete largo, é o puto que se tem que adaptar…. bla bla bla.
Vai lá ver os golos que ele tem falhado de “baliza aberta” desde o Europeu. Isso só tem a ver com ele e mais nada.
O Jota está largo e está longe? Está ele e a equipa toda. Porque o treinador é uma merda.
Mas o Jota tem desculpas, o Ronaldo é um dos culpados.
15 Novembro, 2021 at 21:33
O Manchester o ano passado a esta altura era líder de um grupo com PSG e Leipzig e precisava de um ponto para passar, exatamente como está o City este ano também num grupo com PSG e Leipzig… Nos últimos 2 jogos do Grupo é que se viram como os problemas eram do treinador que nunca soube fazer os ajustes necessários.
Acompanhei o Manchester o ano passado tal como acompanhei o Sporting, não perdi um jogo e posso-te dizer que a grande diferença está no Ronaldo. Não tem a capacidade de se manter na área e encafua muitas vezes as alas, onde a malta que habitualmente cruzava para o Cavani ou até o Martial (que medo) agora tem de passar para trás. O único jogador ofensivo que não está pior que o ano passado é o Mason porque como o Tiago diz se está a cagar, vê baliza e mais nada.
O Ronaldo é o homem golo porque se faz o homem golo, não é nada orgânico e na seleção vês isso mesmo. Ele ainda não percebeu que com o passar dos anos tem de assumir uma posição mais central no ataque e deixar-se de merdas porque se há algo que ainda é melhor que qualquer outro é a finalizar, mas tem de deixar a criação para os outros e deixar que os outros também saquem os coelhos da cartola. Ele tem de estar lá para marcar, porque se confiar nos outros que muitas vezes são o Bruno e o Bernardo vai marcar.
O Bruno Fernandes é o maior exemplo de que como o Ronaldo suga tudo de bom que há à volta.
15 Novembro, 2021 at 23:06
Fix Tix
No máximo visto os mesmos jogos do Manchester que eu, que foram todos.
Então o Manchester foi para a Liga Europa mas o que conta para a tua teoria era como estava nesta altura do ano… Ok.
Então este ano perdem 2-1 com YB, ganham 2-1 ao Villareal em casa, 3-2 com a Atalanta em casa e 2-2 fora.
Com estes resultados a tua dedução é que o problema está nos jogadores ofensivos que estão pior e mais especificamente naquele jogador que os marcou quase todos…..
Vocês não conseguem perceber quão ridículo isso é?
O problema do Manchester nao é deste ano. O problema é que uns tem Tuchel, Guardiola e Klopp e outros tem um boneco que nunca ganhou nada como treinador.
E tu se viste os jogos todos do Manchester do ano passado, tb já podias ter visto isso.
15 Novembro, 2021 at 17:41
Queres mesmo falar de perdas de bola e cair ao 1º toquezinho??
15 Novembro, 2021 at 10:31
Actualmente só a França tem um lote de jogadores superior a Portugal, nem o Brasil tem melhores jogadores do que nós. Depois temos várias seleções equilibradas com a nossa em jogadores: Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Itália. O resto do mundo todo está abaixo. Deste lote é uma tristeza ver Brasil e Portugal a jogar face às outras, o ponto em comum é terem dois treinadores completamente desatualizados e que vão conseguind mínimos olímpicos dada o lote de jogadores que têm.
Hoje em dia sem organização não se marcam diferenças individuais, é só ver os jogos que vêm fazendo Cancelo, Bernardo e Ruben Dias no City vs na Seleção ou mesmo Bruno Fernandes (que coitado caiu em duas equipas mal orientadase já não joga numa equipa decentemente treinada à 4 ou 5 anos) no United ou na Seleção. Nuno Mendes no PSG, Palhinha no SCP etc.. todos em grande forma esta época e ali no meio do caos parecem uns cepos (porque hoje em dia até um Luxemburgo se sabe organizar e sem um modelo de jogo no qual assentar a estratégia fica difícil).
15 Novembro, 2021 at 16:03
Alguém vê um jogo da seleção e conclui que há um treino?!?!
Não pode haver treinos. Não pode. Um gajo que treine e saiba minimamente o que quer não chama o William para o euro como ultimo recurso porque são 25 jogadores e depois o mete a titular. Ou então mete o M. Nunes a titular num jogo e manda para a bancada no próximo.
Estes jogadores, muitos deles, são extraordinariamente inteligentes. Não são jogadores burros, são considerados muito inteligentes. B. Silva, B. Fernandes, Palhinha, Danilo, Jota, Cancelo, R. Guerreiro, Nuno Mendes…Ok…o Renato Sanches não mas os restantes são jogadores cerebrais nos clubes. Tanto como tecnicamente brutais, são gajos que sabem os terrenos que pisam. Como é que ao fim de 4 ou 5 anos na seleção juntos não são capazes de fazer uma jogada com principio, meio e fim?! É ridiculo! É de um treinador que só atrapalha.
Eu acho que se eles fossem treinados como os nossos sub23 ou equipa B (que é…juntarem-se no dia do jogo, combinarem +- entre eles como jogam e siga) era melhor do que ter ali o engenheiro a fazer e a dizer merdas….a sério. E não estou mesmo a ser irónico. Mesmo com o que eu disse do Ronaldo…juntavam o B. Fernandes, B. Silva, Palhinha, Pepe e Ronaldo para combinarem +- como jogar, onde jogar e quem jogava com eles e tal… e era melhor do que o que acontece agora…
15 Novembro, 2021 at 10:34
Passar com empates, ganhar só com grandes penalidades ou com 1 golo no último segundo do prolongamento não interessa nada. O que importa são os resultados, atingir os objectivos.
Fernando Santos deu um título europeu inédito a Portugal e merece crédito infinito e respeito pela suas escolhas.
Também os jogadores merecem nosso respeito pois foram sempre muito esforçados.
Agora a sério, a Federação vai esticar a corda até onde der.
Se nos qualificarmos FS continuará a ser o selecionador, a menos que as recentes notícias obriguem a uma alteração no comando da Selecção.
Caso se retire, quem vier a seguir terá as mesmas directrizes, defender os interesses que conhecemos e ao mesmo tempo ganhar.
No entanto acho inevitável uma renovação na base da equipa após o playoff. Acredito que Pepe, Fonte, Moutinho e mesmo CR7, deixarão de representar a Selecção.
O que não é nenhuma garantia de que teremos Inacio, Pote, Palhinha e Mateus Nunes convocados e titulares. Pelo menos enquanto representarem o Sporting…
15 Novembro, 2021 at 10:45
Nunca passou do nível de mediocridade como treinador.
Ganhou um Euro de forma inacreditável, mas tirando isso e com o lote de jogadores que dispõe nunca teve mãos para o Ferrari, como dizia outro burgesso.
Começar com um meio campo lento e velho, exceção feita a renato sanches, talvez o melhor ontem, sempre a medo, deu nisto. Nuno Mendes esteve irreconhecível, as luzes de Paris já o estão a sedar talvez pela companhia de Neymar e restantes pagodeiros, a insistência nos mesmos cromos, estejam a jogar ou não nos clubes, o que é William ainda faz numa seleção? Pedro Gonçalves dava um jeitaço ontem, mas a abécula dos 120 milhões tinha de jogar, ainda para mais em carnide.
Palhinha não merecia isto, ele não está habituado a perder.
* É bom que este careca tenha dado o mote para que esta comunicação social cobarde e manipuladora comece a fazer finalmente as exéquias deste treinadorzeco, já basta de tanta proteção, se o cerco se montar, nem o Padre Marcelo o safa desta vez.
15 Novembro, 2021 at 10:45
Fernandinho Santos.
Antes – Vamos ao mundial diretos
Depois – Tenho capacidade para nos levar ao mundial.
Este treinador, como quer estar com Deus e com o diabo, não quer problemas com os jogadores, e como tal, não manda nada.
De tempos em tempos faz umas convocatórias, dos jogadores com mais nome e de clubes maiores, fácil.
Prós jogos faz a equipa, dará umas larachas antes de entrarem e pronto.
Um stressinho de tempos em tempos apertando o pescoço a si próprio e ajeitando a gravata e pronto, lá dentro os jogadores que resolvam.
O Henrique aqui ao lado, manda, a seleção joga como ele quer, tem modelo de jogo, e nomes para ele não contam.
E é respeitado pelos jogadores.
Nem há comparação.
15 Novembro, 2021 at 10:51
E depois do Mundial sair o Santos e entrar o Mourinho?!
Um minuto e meio de silencio só a pensar neste cenário que é quase certo…
Não vai ficar tudo bem.
15 Novembro, 2021 at 11:03
Sai um vendido para entrar um muito vendido…
15 Novembro, 2021 at 11:52
Hmmm há indeminização se for despedido? Se houver então é certinho. Já vai em aprox. 100 M de libras feitas com as indeminizações 🙂 claro, ganhou quase sempre títulos por onde passou, mas também ganhou umas indeminizações bem generosas.
15 Novembro, 2021 at 12:31
O Mourinho?!
Claro. Tem alguns 4 anos de contrato, não vai sequer acabar este ano….Vai receber mais de 3 anos agora quando for despedido…
15 Novembro, 2021 at 14:21
Estava a falar no caso de vir a ser selecionador, mas era como que uma pergunta retórica.
Não tem muitas soluções na Roma, mas até começou bem o campeonato. Os últimos 5 jogos para o campeonato é que foram uma miséria, apenas com 1 vitória.
15 Novembro, 2021 at 10:54
Outra coisa, isto é o nosso ADN, dos portugueses, quando estamos a ganhar,vá de vir para trás.
É ADN luso, é a nossa marca, seleções ou equipas, até já estou desconfiado, que os adversários deixam primeiro sermos nós (equipas ou seleção) para depois atacarem à fartazana.
A moda nossa é esta.
É o futebol dos coitadinhos.
15 Novembro, 2021 at 11:38
Com um treinador que senta o capitão do united para meter um anão com 34 anos não podemos pedir mais.
A Seleção Portuguesa bem trabalhada tinha potencial para chegar às meias no mundial, poucas são as equipas que na minha opinião têm melhor qualidade que nós. Mas de que serve ter uma grande tripulação quando o capitão do barco é louco…
15 Novembro, 2021 at 11:46
A camada de nervos de ver a equipa inicial lembrou-me as camadas de nervos que me davam as conferencias pós jogo quando foi treinador do nosso Sporting…
Não gosto dele desde aí e não compreendo esta vassalagem a um treinador que apesar de nos ter conduzido na vitória em 2016 sempre se prestou a um futebol mediocre mesmo com alguns dos melhores dos mundo à sua disposição…
Não há cá espaço para pensar em ingratidão, deveria haver espaço para sermos mais exigentes neste país à beira mar plantado.
15 Novembro, 2021 at 11:54
Vai “cair de podre” como quase tudo neste país…
Z
15 Novembro, 2021 at 12:21
A vitória no Euro foi um milagre. Os astros alinharam-se todos e tudo o que podia correr bem, correu bem, e até o que correu mal, correu bem!
Juntando a isso o facto da equipa de 2016 ser inferior às que se lhe seguiram, pelo menos a nivel de matéria prima. E o Fernando Santos manteve-se fiel ao “defender bem e fé em Deus (e em Cristiano) no ataque”, mostrando-se indiferente aos jogadores novos que foram surgindo, ou colocando-os em campo sem os deixar produzir o que sabiam ou então nem sequer os colocar.
E com isto chegámos a esta miséria…
15 Novembro, 2021 at 12:27
Em 2016, quando se perdeu as rotinas Adrien/William a meio campo, deixou-se de defender bem, sequer. Mesmo no Euro, nos primeiros jogos em que ele não meteu a dupla mais rotinada de todas e mais inteligente a ler o jogo defensivamente no meio campo, não defendeu bem…
Não é por ele meter lá muitos trincos que defendemos bem…o pior de tudo é mesmo termos de levar com tudo na retranca e nem sequer defendemos bem…
15 Novembro, 2021 at 12:32
Um jornalista com eles no sítio.
Finalmente!
15 Novembro, 2021 at 12:42
O ataque da Sérvia banalizou um trio com Jota Ronaldo e Bernardo Silva… Somos incapazes de fazer 4 passes seguidos, mesmo com Bruno Fernandes ou Montinho no meio campo. A defesa faz o que pode, mesmo que o Patrício esteja muito mal no 2o golo, raramente é por culpa dos defesas que temos um jogo negativo, mas mesmo aí há margem para os potenciar.
Temos grandes jogadores que estão claramente em sub-rendimento porque são treinados por um incompetente, mas mais incompetente é quem ainda o bajula e lhe dá emprego. Pelos nomes que se vão confirmando temos 2 ou 3 equipas acessíveis, o resto, a jogar assim são quase colossos. Será muito difícil conseguir o apuramento se as coisas continuarem assim.
15 Novembro, 2021 at 12:49
Se fosse no Sporting estava fodido e revoltado. Como é na FPF estou-me nas tintas. Se são e querem continuar burros, que o continuem…
15 Novembro, 2021 at 12:59
Dizem por aí, que houve um superagent que intermediou o valor do prémio do Presidente Sérvio.
Agora alguém possivelmente poderá intermediar os prémios pelo apuramento via Playoff, já acredito em tudo.
15 Novembro, 2021 at 13:24
Para mim o selecionador nacional deveria ser o judas.
Com está equipa cilindrava tudo!
O pior é que não dava para meter ao bolso nas transferências
15 Novembro, 2021 at 14:02
So para o pessoal que anda por aqui a dizer que esta Seleccao e a melhor de sempre…relembro que em tempos a Seleccao alinhou com:
Baia
Rui Jorge, Fernando Couto, Jorge Costa, Abel Xavier
Figo, Paulo Sousa, Rui Costa, Sergio Conceicao
Pauleta, JVP
com Beto, Nuno Gomes, Quim, Sa Pinto e Costinha no banco
e ainda com
Ricardo
Nuno Valente, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira
Figo, Deco, Rui Costa, Cristiano Ronaldo
Pauleta, Nuno Gomes
com Simao, Quaresma, Rui Jorge, Maniche, Beto, Fernando Couto, Quim e Costinha no banco
Na minha opiniao, a equipa de 2000 so perde para esta na ala direita (sendo melhor no ataque) e a de 2004 e melhor em toda a linha, podendo qualquer uma delas ser considerada sem celeumas como a melhor de sempre. Mas isso sao opinioes…
15 Novembro, 2021 at 14:24
Grande mistura. O Paulo Sousa não era titular em 2000. Já estava até mais para lá do que para cá por causa das lesões. O Rui Costa não jogava com o Deco em 2004 e estava em final de carreira. O Pauleta não era titular em 2000 e muito menos com o Conceição a não ser que estivesse a jogar a equipa suplente.
O Bruno Fernandes tava no banco ontem…e o unico médio da categoria dele que houve nessas 2 equipas foi o Deco.
O lateral esquerdo suplente (Nuno Mendes) é melhor do que qualquer um desses titulares.
O direito nem se fala….Paulo Ferreira e Abel?! Porra…
Quim?! O A. Lopes é melhor que o Ricardo alguma vez sonhou ser…e é suplente (se bem que neste momento nem devia).
E tens 2 jogadores em final de carreira. Ronaldo e Pepe. De resto é tudo gajos novos e ainda falta aqui muita rapaziada mais jovem que virá…
Não tenho a mínima duvida que este plantel é melhor que qualquer um desses…e com uma boa distancia. A unica coisa que essas seleções tinham melhor que esta era o Ricardo Carvalho e o Figo que era melhor em 2000 do que é hoje o Ronaldo. De resto, nada…
15 Novembro, 2021 at 14:49
Tens razao, nao me lembrava do P. Sousa em 2000 mas tambem nao me lembrava de o titular ser o Costinha. Em 2004 pensei que fosse mesmo Deco/Rui Costa mas era capaz de ser Deco/Costinha.
Esta seleccao tambem nao tem ninguem do calibre do JVP, na minha opiniao claro.
15 Novembro, 2021 at 14:59
Era Costinha/Vigidal ou Costinha/Paulo Bento ou Paulo Bento/Vidigal. Era 2 trincos…o Rui Costa jogava mais à frente, sozinho metido no trio atrás do PL que era Figo, JVP e Rui Costa.
Costinha não era melhor que o Palhinha. Não era DE TODO. E lá está…nem vou falar do Paulo Bento ou do Vidigal…muito carinho por ambos mas…Palhinha. Todos os dias, Palhinha.
O Bernardo Silva é melhor que o JVP. Não tenho duvidas disso. É dos jogadores mais influentes (para não dizer “O” mais influente deste inicio de época…) de uma das 3 ou 4 melhores equipas do mundo. E já é muito influente à vários anos. Eu adorava do coração o JVP. Mas o B. Silva é melhor. É mais completo. O B. Silva faz tudo bem. O Jota é menos completo que o JVP mas é mais finalizador, mais rápido a romper, mais letal. São todos jogadores diferentes, gosto muito de todos…mas se fosse fazer uma equipa hoje, era o Jota e o B. Silva que eu escolhia. Para não falar do que eu gosto mais de todos, que é o Bruno Fernandes. Temos é de ver no contexto não seleção, porque na seleção parecem todos pernetas atualmente.
15 Novembro, 2021 at 15:54
Figo em 2000, se não era o melhor do Mundo, andava lá perto.
Baía (gostemos ou não era top), Fernando Coice, Rui Costa, e o JVP (este foi-se encostando em Portugal) andavam no top-5/10 mundial para as suas posições. O problema era não haver quem metesse a bola na baliza (e o Nuno Gomes ainda engatou), e as alternativas eram curtinhas. Em termos de volume de jogadores, que sempre foi o nosso maior problema historicamente, não me lembro de nada parecido com este grupo.
15 Novembro, 2021 at 16:13
Acho que defensivamente estás melhor. O Baia é melhor que o Patricio (acho que não sofria aquele segundo golo), mas o resto é melhor. O Dias está neste momento acima do Couto e taco a taco com o Carvalho (que foi o melhor central português que vi) e o Pepe no seu pior dia é melhor que o Jorge Costa. Cancelo e Nuno Mendes são melhores que qualquer combinação entre Dimas, Abel Xavier, Secretário ou Rui Jorge. Do meio campo para a frente é difícil. O Rui Costa podia fazer o Bruno baixar no campo, mas mesmo assim seria questionável. Figo tinha lugar de caras no 11 de agora, mas talvez fosse o único. Pontualmente o JVP jogaria a titular porque encaixaria melhor com o Cr7 do que qualquer outro, mas não é melhor que o Bernardo. Os PdL de então não acho que sejam muito melhores do que o André Silva.
15 Novembro, 2021 at 16:19
Por acaso – exceptuando a diferença que o CR faz e a falta de PL que tem vindo a esconder – acho que as lacunas são precisamente as mesmas nas selecções de 2000 e na actual.
Diria que a actual tem melhores defesas laterais, mas em termos de centrais além dos titulares e pontas de lança estamos ela por ela.
No mais, as alternativas são mais ou menos equiparadas.
Em 2000 havia Vidigal e Paulo Bento num grande momento de forma, Conceição, Sá Pinto, Barbosa e Capucho eram alternativas e titulares nos respectivos clubes.
Por muito que queiramos acreditar Renato, Félix, Palhinha, Rubén Neves ou Jota não são – se é que são – assim tão diferentes dos nomes que referi em cima.
SL
15 Novembro, 2021 at 16:50
Epah…..
Jota e Félix são muito melhores do que eram o Barbosa ou o Capucho. Principalmente o Jota que o é claramente, o Félix se colocado num contexto como deve ser. Foda-se, é impossivel não ver o Félix quando está bem e não perceber que ele “brinca” com o jogo. Não é nenhum extraterrestre nem o que queriam fazer dele mas é melhor que o Sá Pinto, Barbosa ou Capucho. E pelo meu nick percebes o quão eu adoro o Sá Pinto. O Renato Sanches idem…basta vê-lo no Lille no ano passado. Sim, passa mal como a merda muitas vezes mas se não fosse isso era um jogador de top mundial. Por isso, sem isso não passa para um gajo bonzito.
Só a meio campo, do nível de Vidigal e Paulo bento tens Montinho, Sérgio Oliveira, M. Nunes, João Mário, Otávio….
E estamos a falar de muito mais jogadores a esse nível. Para além desses ainda tens Leão, Pote, Rafa, Pedro Neto, Trincão, G. Guedes…a quantidade de “Capuchos e Barbosas” não tem a mínima comparação. Considerando Capuchos e Barbosas ligados à rede, que era uma vez muito de vez em quando e estes putos estão muito mais….
A quantidade de jogadores de qualidade que há para escolher é brutal e sem qualquer comparação com 2000….
Falta é um treinador. Eu nem sequer tenho discutido muito as escolhas. Uma equipa com Danilo, Montinho, R. Sanches, B. Silva, Ronaldo e Jota….foda-se….tem de jogar muito bem! Não acho que sejam os melhores ou sequer as melhores combinações mas porra….são belíssimos jogadores! Ainda por cima com Cancelo de um lado e Guerreiro do outro….
E vêm aí mais…porque João Mário, Vieirinha, F. Vieira, Bragança, P. Bernardo…se continuarem a sua afirmação estão a bater à porta não tarda nada….
Deus me livre de ter de aguentar o Engenheiro mais anos e ver desperdiçar uma altura em que haverá isto tudo….ou pior, vir o Mourinho……….é o maior desperdício da história…
15 Novembro, 2021 at 20:36
era mais essa ultima opçao do paulo bento/vidigal e o costinha era a primeira opçao como alternativa e o paulo sousa vai a esse europeu quase como premio de carreira pk devido as lesoes já pouco jogava e se nao me engano estava na grecia na altura
16 Novembro, 2021 at 17:05
Só vim aqui dizer, um dia depois, que só podes ser completamente louco em dizer que B.Silva é melhor que JVP. Pode e tem mais imagem e status pq o futebol hoje não é o de há 20 anos e vive mto do mainstream. JVP sem o “trauma” do Atl Madrid tinha sido craque mundial. JVP era um GRANDA! jogador e superior ao B.Silva EM TUDO, dois pés, jogo de cabeça fortissimo, passe, controlo e jogava em toda a linha da frente. Um JVP hoje valia 200M, tal como outros…..do “antigamente”.
15 Novembro, 2021 at 14:42
O 10 marroquino lembrou-se de vir ao tasco, apanhou o amigo Fly a defecar na mata, roubou-lhe a camisola, fintou o porteiro, deu umas rabias nos cães de guarda, subiu ao balcão, mostrou o cu ao taqueiro e gritou alto e bom som:
“O tasqueiro bloqueou-me do lado de fora, enquanto empurrava a porta com o pandeiro e garantia aos clientes ser magnânimo, pacifista, tolerante e muito falador com os bêbados antes de os mandar embora. Tudo mentira! Tudo Merda!”
Depois observou que o ambiente está muito melhor e muito mais civilizado e riu muito. Foi embora, não sem antes dar um calduço na careca reluzente do ajoelhado chibo chico, o que pode ter, por sua vez, causado uma ligeira ruptura peniana no dono do estabelecimento.
Até sempre e nunca de esqueçam que as árvores quando morrem continuam de pé, embora todos saibamos que as únicas opções são apodrecer e cair aos pouquinhos o ser vendidas ao lenhador das sads, para queimar o que não presta a ratear barato o que ainda se aproveitar.
Aquele abraço,
Hadji
15 Novembro, 2021 at 15:51
“Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting.”
Agora somos a minoria que a bailarina apelidou de burros, mas recusamos ajoelhar. Feridos, enjaulados, insultados, deportados, expulsos mas resistimos até ao fim.
Bem vindo, com a camisola do Fly ou com a de sempre, espero que de vez em quando faças ouvir o teu rugido, é seguramente escutado.
Abraço!
15 Novembro, 2021 at 15:46
Pois é meus amigos, para quem diz mal do Paulinho, viu-se ontem a falta que faz um ponta de lança que sabe defender, que facilita a vida aos médios, que abre caminho aos avançados, que transmite dinâmica à equipa.
O jogo de ontem foi apenas a continuação do jogo anterior, com o Danilo mais à frente, ( só um bocadinho), acompanhado por um Moutinho fora de prazo e um Sanches que só sabe correr em frente e com palas nos olhos que não vê o que se passa ao lado. Jogo de equipa de distrital, com chuto para a frente e fé em Deus, Ronaldo.
Quando Deus não quer.
Santos tem mérito, ganhou aquilo que ninguém em Portugal tinha ganho até hoje. Honra lhe seja feita, entregues as medalhas, está na altura de ir para o museu.
Esta geração de grandes jogadores, não merece jogar desta forma, necessita urgentemente de alguém que os ponha a jogar como deve de ser, provavelmente alguém com coragem para fazer uma limpeza de balneário, como Amorim fez no Sporting.
Já ontem era tarde.
15 Novembro, 2021 at 17:20
Também senti falta do Paulinho, ontem.
Muita sorte têm estes sérvios…
16 Novembro, 2021 at 0:27
Foda se….ao que isto chega….Paulinho sabe defender,se tivesse jogado a seleção tinha ganho…eu não sei se isto é tanga ou de alguém que mandou um ácido…só pode.
15 Novembro, 2021 at 16:06
Palhinha e João Mário, dupla do meio campo do campeão Nacional. Palhinha suplente no Europeu, João Mário não convocado.
João Mário assina pelo benfica, imediatamente passa a seleccionável.
Médios em melhor forma nesta altura, na minha opinião, Palhinha, Matheus Nunes e Otávio. Jogaram Danilo, Moutinho e Golden Boy.
Bom para nós….dia 24 jogo decisivo…..
15 Novembro, 2021 at 17:13
“um grupo de 40 jogadores (entre A e sub-21) do melhor que Portugal alguma vez teve”
Eis quando uma mentira repetida a toda a hora passa a verdade. Grupo de jogadores medianos, que se endeusaram à sombra de um Cristiano Ronaldo hoje em dia esgotado e acabado. Liderados por um gajo que nunca na vida foi treinador. Penso que é isto.
15 Novembro, 2021 at 20:52
De manhã nem queria acreditar… enfim…
16 Novembro, 2021 at 9:17
‘A continuidade de Fernando Santos’ por, António Tadeia – 16NOV2021
Mesmoque por vias não institucionais, a FPF já fez saber que Santos vai dirigir a seleção no playoff. Não acho mal. Mas gostaria de ver acontecer algumas coisas até lá…
A estrutura da Federação Portuguesa de Futebol já fez saber, sem se comprometer, sempre através de fontes não institucionais, que Fernando Santos vai orientar a seleção nacional no “playoff” de acesso ao Mundial de 2022. É isso que enche as primeiras págin as dos jornais de hoje. Não acho mal que assim seja. Já disse ontem, no Futebol de Verdade, que sou, por princípio, contra chicotadas psicológicas a meio de um processo – e o processo de qualificação para o próximo Mundial ainda não se extinguiu. Mas, para ficar mais descansado, gostaria de ver alguma abertura da equipa técnica nacional no reconhecimento do falhanço evidente das ideias que vem professando e que, como também defendi ontem, não me parece que sirvam os jogadores atualmente ao seu dispor.
A tese segundo a qual isto acontece aos melhores e que é preciso relativizar o desastre que se abateu sobre a seleção nacional saiu ontem reforçada com a segunda posição da Itália, atual campeã da Europa, que foi ainda mais complacente face ao objetivo do que Portugal tinha sido. Os italianos podiam ter-se apurado na quinta-feira, se tivessem ganho à Suíça em Roma, mas não foram além de um empate (1-1), com o geralmente infalível Jorginho a perder um penalti no último minuto. Ainda assim, podiam na mesma ter-se qualificado no domingo, desde que ganhassem por dois golos à Irlanda do Norte, em Belfast – isto face aos 4-0 que a Suíça aplicou à Bulgária – mas ficaram-se por novo empate, desta vez sem golos, num jogo que acabaram com cinco atacantes (Berardi, Belotti, Chiesa, Scamacca e Bernardeschi) em campo. Para mal dos nossos pecados, no entanto, esta tese que vem menorizar o falhanço e impedir a tão desejável auto-responsabilização – o primeiro passo em qualquer processo de emenda –, pode dificultar o caminho até à fase final.
O playoff será sempre muito mais difícil de superar do que seria empatar um jogo em casa com a Sérvia, a 25ª seleção do ranking FIFA. Primeiro, porque agora teremos pela frente dois adversários e não apenas um. Depois, porque até a ilusão nascida do facto de sermos cabeças-de-série e de, por isso, jogarmos a meia-final em casa, é insuficiente para atapetar o caminho até ao Qatar. Porque se o primeiro passo deste playoff será, à partida, um jogo em casa contra um adversário de menor valia, o segundo já pode muito bem ser fora e, em princípio, se as coisas correrem normalmente, contra outro cabeça-de-série. E atenção: mesmo no primeiro jogo pode calhar-nos um adversário mais bem colocado no ranking FIFA do que a Sérvia. Há a Polónia de Paulo Sousa e Lewandowski (23ª) ou o País de Gales (19º). E nem a Suécia (17ª) está livre de ir parar ao Pote 2. No segundo jogo, o tal que pode ser fora – depende do sorteio – o nível sobe, pois podemos ter de superar a Itália, que é quarta do ranking, ou até os Países Baixos (11º no ranking), ainda que a possibilidade de a equipa de Louis van Gaal vir parar ao playoff seja muito mais improvável.
A questão é que o futebol de Portugal tem definhado. E mesmo quem fica pouco confortável a debater ideias e alega geralmente que “a ideia é ganhar” pode agora ser confrontado com o seu argumento preferido – o dos resultados. Fernando Santos dizia sempre que era “muito difícil ganhar a Portugal”. Durante anos teve razão. O atual selecionador chegou em Outubro de 2014 e, “a doer”, só perdeu o primeiro jogo em Setembro de 2016 (0-2 com a Suíça). Em 2017 só foi batido pelo Chile, nas meias-finais da Taça das Confederações, mas nos penaltis, depois de um 0-0. Em 2018 só perdeu com o Uruguai (1-2) nos oitavos-de-final do Mundial. Em 2019 somou também apenas uma derrota, contra a Ucrânia (1-2), na qualificação do Europeu. Em 2020 perdeu com a França (0-1), na decisão do grupo da Liga das Nações. Mas em 2021 já leva três desaires: 2-4 com a Alemanha e 0-1 com a Bélgica, no Europeu, e agora 1-2 com a Sérvia, a forçar a equipa ao playoff de apuramento para o Mundial. São derrotas suficientes para três anos concentradas em cinco meses.
Perante este cenário, a decisão mais popular seria demitir o selecionador. Os resultados dos inquéritos de opinião feitos pelos jornais nas edições de hoje não andam longe dos mostrados pela sondagem que lancei ontem no meu Instagram, à qual 69 por cento dos cerca de 300 votantes responderam que queriam mudar já de selecionador. A mudança súbita teria, ainda assim, várias contra-indicações. Primeiro, porque seria fruto da frustração – e raramente se tomam boas decisões a quente, em momentos de frustração. Depois, porque viria impedir Fernando Santos de terminar o trabalho – e os ciclos extinguem-se no final das competições, não a meio. Depois ainda, porque esta equipa, com Fernando Santos, já jogou de acordo com aquilo que as caraterísticas dos jogadores recomendam, na fase de grupos da Liga das Nações de 2019. Finalmente, porque não seria fácil encontrar uma boa solução assim de repente. Já se fala em André Villas-Boas, mas estará ele disponível para associar o seu futuro como treinador ao resultado de dois jogos de “mata-mata”? Estará algum treinador disponível para correr esse risco sem ter tempo para trabalhar com os jogadores e transmitir-lhes as ideias que defende?
Não acho mal que seja Fernando Santos a orientar a equipa no playoff – e não é por gratidão face aos títulos conquistados em 2016 e 2019. Mas ficaria muito mais descansado se o visse refletir acerca do falhanço de forma um pouco mais elaborada do que a que mostrou depois da derrota com a Sérvia. Se o visse abordar questões como a ideia de jogo, a opção entre mandar ou reagir ou a compatibilização do futebol de Ronaldo com um jogo apoiado e de posse. E também creio o playoff é o limite. O apuramento deve valer a manutenção de Santos no cargo. A eliminação deve permitir-lhe sair para a galeria dos notáveis, por tudo o que fez pela seleção. Porque aí começa um novo ciclo, o do Europeu de 2024.