Começou o campeonato com alguns dos principais jogadores completamente esgotados, após um Mundial de seleções.
Em janeiro, na segunda metade do mês, há Euro2022.
Pelo meio, esta publicação de João Matos mostra bem o ritmo a que vão estar sujeitos muitos dos nossos atletas.
Diria que, para lá do reajustar a equipa após as saídas de atletas como Taynan ou Rocha, o grande desafio de Nuno Dias é jogar para tudo ganhar tendo que gerir o inegável desgaste de alguns dos jogadores fundamentais.
16 Novembro, 2021 at 9:35
Não sei bem o que se passa com a equipa…mas se calhar é do Nuno Dias pensar em dar férias à malta daqui a pouco tempo e jogar com os putos. Tem de ver com a Champions mas no campeonato vale quase o mesmo ficar em 1 ou em 2…a coisa decide-se em Playoff. E se calhar vai ser mais importante chegar lá com a equipa inteira do que jogar 3 vezes em casa.
Isto é um bocado absurdo. Não percebo puto de futsal mas estamos em Novembro a falar de jogadores estoirados…Para mim não faz sentido. Mesmo o mundial…foi o quê? 1 mês? Vêm estoirados ao fim de 1 mês?
Não sei…mas parece que alguma coisa tem de ser feita porque a equipa parece estar presa por arames em Novembro. Não pode correr bem….
16 Novembro, 2021 at 10:25
Subscrevo!
Mas também o comentário do Porrinho!
Total confiança no Nuno Dias, ganhe ou perca!
16 Novembro, 2021 at 23:08
Não subscrevo porque não foi apenas um mês de mais jogos nas pernas.
Foi um mês de jogos MUITO competitivos e desgastantes física e emocionalmente!
E foi menos um mês de férias (quase nem existiram)!
Para 8 jogadores (9 contando com a prolongada ausência do Cardinal) que à partida seriam dos mais “valiosos” da equipa (por isso estavam na selecção que foi “só” campeã do Mundo)!
E este foi um handicap que quase não se verificou nas outras principais equipas (quantos jogadores do fifica, do Braga, do Fundão, do Elétrico estiveram no Mundial e quanto tempo?)
16 Novembro, 2021 at 11:41
Bom dia e SL para todos, o futsal é um desporto de grande intensidade física e mental, um mês de preparação e competição terá sido brutal para os atletas, mas a realidade é a que é.
Vamos aguardar pelo desenrolar da época e avaliar no final, pois os dois crónicos candidatos estão afetados pela conjetura e o Braga que este ano tem plantel pra se intrometer na luta também vai sofrer pois tem alguns jogadores na seleção.
Eu acredito nas revalidações …todas.
SL
16 Novembro, 2021 at 12:21
Como seria no futebol de 11 se os jogadores tivessem um Mundial (que inclui estágio, e torneio com vários jogos pouco espaçados entre si), e fossem directos para treinos, começando a competir na semana seguinte?
16 Novembro, 2021 at 15:38
E pior isso do que fazer no final da época?
Pois…não sei…no final da época com um ano inteiro em cima parece-me mais exigente do que no inicio da época…
Mas como digo, não sei…não sou jogador. Instintivamente diria que é estranho estarem de rastos com 1 mês e tal de competições, mesmo sendo intensa como um mundial. E no final do ano conseguirem fazer o mundial sem morrerem a meio.
De qualquer forma SE o problema é mesmo físico, o Sporting tem mesmo de lidar com ele…se estão de rastos em Novembro, não vamos longe em Junho. E tem de lidar com ele agora, não é quando está na altura das decisões.
16 Novembro, 2021 at 23:34
Quanto ao último parágrafo concordo inteiramente com o Tiago, mas acho que o Nuno Dias já tem estado a “lidar com o problema” dando uma enorme rotatividade ao plantel e usando menos os jogadores mais desgastados pela AUSÊNCIA DE FÉRIAS.
Porque acho que é muito mais desta questão que se trata.
Mundial no final de uma época (caso do Futebol – ATÉ À ABERRAÇÃO DE UM MUNDIAL NO QATAR) significa “apenas” que os que nele jogaram iniciam a preparação mais tarde que os outros, porque não deixam de ter férias (mesmo se um pouco mais curtas); tem um desgaste que se reflete MUITO MAIS nas prestações no Mundial do que no início da época que se lhe segue.
Já o caso de um Mundial imediatamente antes do início de uma época significa quase total ausência de férias, porque parar para um período relativamente longo de férias antes desse Mundial significaria uma necessidade de mais tempo de preparação para essa competição; o que sucede é um muito curto tempo para não acentuar a fadiga e os jogadores convocados começarem, logo a seguir, a cumprir com planos de recuperação física que os permita estar na competição mais dura do mundo da modalidade, a um nível físico e competitivo de “super-elite” (o período entre jogos é mais curto que no Mundial de Futebol e acho o grau de competitividade mais elevado; além de que no Futebol os jogadores portugueses até costumam ir cedo para casa, a excepção foi 2006 e … mesmo em1966, havia menos um jogo e a competitividade era muito menor – até a Coreia do Norte foi aos quartos de final).
UM ABRAÇO (ou uma “cotovelada” que estamos em vias de regressar à regras de distanciamento social) E SAUDAÇÕES LEONINAS
16 Novembro, 2021 at 23:38
Recordo ainda que, no Futsal, 7 dos 8 jogadores do Sporting que estiveram no Mundial além de iniciarem esta época praticamente a seguir a uma competição muito exigente, fizeram parte da equipa com mais jogos e de maior exigência da época anterior.
SL
16 Novembro, 2021 at 12:29
Tiveram Mundial que é esgotante e menos de uma semana depois já estavam a jogar. Não houve descanso, há que fazer uma gestão maior mas é confiar em quem não tem falhado.
16 Novembro, 2021 at 9:36
Este calendário do futsal é uma bela bosta. Não tenho grandes aspirações nesta temporada…
(se bem que Benfica e Braga, os supostos adversários directos, também jogam pouquito)
16 Novembro, 2021 at 10:18
As “segundas linhas” vao jogar mais este ano, e’ inevitavel
In Nuno Dias we trust!
16 Novembro, 2021 at 11:50
Acredito que estejam cansados, mas tambem acredito no Nuno Dias e em todos os jogadores
16 Novembro, 2021 at 12:01
Este grupo de trabalho não precisa de provar nada a ninguém.
Esta será uma época atipica, ninguém quer ganhar mais do que os nossos mas sabemos que no futsal alguns jogos se decidem em pormenores, basta lembrar a final do mundial onde no ultimo segundo levámos uma bola no poste.
Eu acredito que haverá conquistas e troféus ganhos.
Confio em Nuno Dias e em todo o grupo, mesmo na remota hipotese de não ganhar nada continuará a merecer o meu apoio
16 Novembro, 2021 at 13:00
Também confio a 100% na equipa do Nuno Dias….
A “começar pelo nosso conterrâneo Filipe…”
Sporting Sempre…!
16 Novembro, 2021 at 13:26
Cansado de Selecções. É no futebol, é no futsal, é no Hoquéi , é no Andebol…. E já há quem fale em Campeonatos do Mundo de futebol de 2 em 2 anos. Não ponham travão nisto não…
17 Novembro, 2021 at 6:01
Ano com muita rotatividade, por tudo o que já foi dito aqui.
Faz com que não sejamos rolo compressor, mas fortalecerá o grupo para as decisões.
Na champs e na tugoliga.
Ter Nuno à frente disto deixa-me descansado e vou defendê-los sempre, ganhem ou percam.