Sacudir a água do capote. A culpa não é deles, querem relvado novo, pagam. Isto devia de ser um não problema até porque estava tudo resolvido, quis-se ir ao mais barato provavelmente acabou por lhes custar 10M em Janeiro. Felizmente a lesão do Jovane não é tão grave como se parece.
Da entrevista subentendi que o.anterior tinha chegado ao prazo de validade (5 anos). Mas concordo, muito sacudir agua, se sabem que as condicoes no ptimeiro ano sao sempre dificeis e se existem tecnicas especificas, então pprque não as utilizarwm? É que ja passou meio de Novembro.
Foi preciso trocar o relvado, não quem o fornecia. Quiseram ver se poupavam umas coroas e ao fim de 2 meses tinham o relvado ao nível do Nacional, e eles têm um clima mais exigente, coisa que o outro nunca teve. Aqui foi tudo uma questão de dinheiro, e normalmente quando mudas para mais barato mudas para pior.
Equipa que ganha não mexe não é verdade? Mexeu o resultado está à vista.
Resolve o problema da luz, mas não da circulação de ar.
O problema é a concepção da cobertura e orientação do estádio/relvado.
Não respira e não tem luz natural.
O problema de enraizamento é real e era de simples resolução. Bastava colocar o novo relvado e apenas permitir a utilização, quando este estivesse pronto. Não estava, não está.
Deve ser muito mais lento devido ao tal microclima. Eu meti um relvado aqui em casa este ano e com clima perfeito ainda tive que esperar 6 semanas antes de tocar na relva.
Uma das proezas, (e faço notar o termo proeza!) da parte de excelente trabalho do maluco, foi ter-se deixado de falar no relvado. De repente desapareceu o problema.
É só mais uma das coisas bem feitas que deviam ser feitas como foram antes.
Como se fosse dramático copiar o que foi bem feito e modificar o que foi mal feito…
O homem era feiticeiro Apache, acabou com o microclima durante 5 anos.
Era tão nebuloso que a relva agarrou-se ao chão de medo e tentou refugiar-se em raízes profundas.
Deixem de pessoalizar os problemas, muito em especial em modo “só porque sim”…
Miguel, o relvado que BdC encontrou tinha sido colocado em 2009 pela RED, durou 7 anos, precisou de ser renovado e durou mais 5 anos, até este ano. Começou com Godinho Lopes, vê lá tu!
A relva não é eterna e parece-me – mas só parece – que o problema principal não está só na relva, terá muito a ver com a cobertura do estádio, sei lá eu!
Isto tem a ver com o Sporting, não tem a ver com presidentes.
“A relva não é eterna e parece-me – mas só parece – que o problema principal não está só na relva, terá muito a ver com a cobertura do estádio, sei lá eu!
Ahahahahahah!
“ei lá eu!”
Então se não sabes, porque dizes que o problema não está ó na relva e que terá a ver com a cobertura do estádio?
Andas a aprende umas coisas com o Álamo…
“Foi com esta ideia na mente que procurei, com os escassos dados que esta já gasta memória me permitiu, que construí o quadro que acima publico e que decerto levará, tanto a mim próprio quanto a tantos outros sportinguistas, a colocarem algumas pertinentes questões sobre esta malfadada matéria.”
Vamos voltar aos holofotes para aquecer a relva como se fazia há bem poucos anos.
Um relvado é “só” o local de trabalho de uma equipa de futebol.
Não é microclima, é mesmo burrice e incompetência, basta olhar para a tromba desse pintas.
Espero que Coates e Palhinha não tropecem como Jovane, estaria o caldo entornado.
Simplesmente ridícula esta situação.
Que valerão estes números?
Desde Agosto 2003, a RED preparou 7 (sete) relvados, que duraram:
2 M(eses) – 3 A(nos)+ 4 M – 5 M – 4 M – 1 A+8M – 7 A – 5 A
O relvado atual, da SPORTRELVA, “(sobre)vive” desde Junho/21.
(Dados obtidos no Leoninamente de hoje, onde poderão ver mais detalhes e uma apresentação gráfica decente).
Em minha opinião, a duração dos relvados, só por si, diz-me pouco – mas deixa algumas pistas sobre os cuidados na elaboração do projecto do Estádio.
Essa merda dos prazos de validade tem muito que se lhe diga… É ver, por exemplo, a comida!
Quantas vezes chega o prazo de validade e a comida está boa? Quantas vezes a comida fica estragada antes do prazo de validade?
Vamos deitar fora comida boa porque chegou o prazo de validade ou vamos comer comida estragada porque ainda não chegou o prazo de validade.
O relvado estava em boas condições e estava decente há anos com a empresa que lá estava a cuidar dele. Alguma coisa fizeram para que isso acontecesse porque nestas merdas não é uma questão de sorte.
Ok, acharam que deviam mudar.
Tudo bem.
Mas que justificação têm para ter mudado a empresa que tinha conseguido anos de bons resultados depois dos problemas que se sabe que o Estádio tem com a luz?
E, já agora, quem é o responsável por o Estádio ter esses problemas com a luz? Pagou alguma coisa pelos prejuízos causados ao Clube?
Foda-se que nunca ninguém é responsabilizado pelas merdas que faz!!!!!!!!!!!
Que raio de país este!!!
Mas isto é cultural.
O povinho é assim. Tal como é, na generalidade, chico-esperto e corrupto.
Enquanto não se mudarem mentalidades, nada vai mudar…
Que parte do texto do Miguel é que não compreendeste?
Que parte do “O relvado estava em boas condições e estava decente há anos com a empresa que lá estava a cuidar dele. Alguma coisa fizeram para que isso acontecesse porque nestas merdas não é uma questão de sorte.” é que não percebeste?
E, meu caro, semearam relva?
Ou trouxeram um “tapete” de relva de outro lado?
Eu levantei 2 questões, e nenhuma foi essa!
Primeiro, os prazos de validade são, acima de tudo, indicativos. É preciso ver se são para seguir ou não, porque o que interessa é o estado da coisa e não a data que lá está.
Depois, o que levou a mudar de empresa quando a anterior tinha resolvido o problema?
Portanto, é óbvio que nada disto tem a ver com a sementeira, que nem existiu em Alvalade – como não existe em Estádio nenhum!
“Depois, o que levou a mudar de empresa quando a anterior tinha resolvido o problema?”
Lê sem te rires…
“O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
Por acaso, quem terá resolvido o problema foi… Godinho Lopes, em 2009 !
O tapete durou 7 anos, compriu o seu ciclo de vida e, já na presidência de BdC, foi mudado – durou mais 5 ano, acabou em 2021 (ou 2020, que estas coisas não acontecem de um dia para o outro).
Para trás e como já disse acima, houve tapetes da RED que duraram 4 e 5 meses.
Não sou especialista de erva que nasce em qualquer canto, quanto mais de relva de estádios! Somente procuro juntar informações fidedignas e, salvo casos muito concretos, procuro deixar as passoas em paz, na convicção de que tomam as decisões que melhor (lhes parece que) servem o grupo social em que se inserem.
Depois, estando num Clube com uma base associativa imensa, nunca perderei a noção de que a minha cabeça é, apenas e só, mais uma entre 90, 100 ou 200 mil!
“Por acaso, quem terá resolvido o problema foi… Godinho Lopes, em 2009 !
O tapete durou 7 anos, compriu o seu ciclo de vida e, já na presidência de BdC, foi mudado – durou mais 5 ano, acabou em 2021 (ou 2020, que estas coisas não acontecem de um dia para o outro).”
Facto.
Mas nada do que escreveste a seguir justifica esta mudança.
Se tinha resultado nesses 12 anos, para quê e voltarmos aos relvados de 3/4 meses?
Clara que sim e aí de quem se questione ou os questione.
Assim de rajada:
“Novo estádio de Alvalade custou mais 80 milhões do que previsto
Custo da construção derrapou 75 por cento face ao que estava planeado em abril de 2000. Valor final foi de 184 milhões de euros.”
Sporting “tinha um património imobiliário de 55 ME e uma dívida bancária quase inexistente, e em meados de 2013 o património imobiliário era quase inexistente e a dívida bancária ascendia a 331 ME”
Um dia vamos fazer estas contas em relação ao que havia em 2018 e o que vai acabar por sobrar ……
Palermice incompreensível de Varandas que conhecia melhor que ninguém os problemas do relvado e a forma como tinham sido resolvidos. Agora para resolver o problema atiram areia para cima do relvado e dos olhos dos Sportinguistas….em vez de tomarem a decisão que se impõe que é chamar a Red
Eu gostaria mesmo era de ouvir declarações da Red sobre o que se passa com o atual relvado.
Perceber se tinham/continuam a ter soluções que este fornecedor escolhido por esta Direcção claramente não tem.
O jogo com o Dortmund, que tem milhões de euros em jogo essenciais para o clube, está a dias de ser disputado num ervado e o que ouvimos são promessas de um incompetente (Frederico Machado) e silêncio de outros incompetentes (o CD do outro Frederico)…
a questão é que mesmo com a RED já tivemos relvados que deram merda.
tem tudo a ver com a constituiçao dos relvados e com a forma e velocidade com que estes se adaptam as condições do estadio.
desde 2003 que toda a gente sabe os problemas que o relvado tem em especial no topo sul e o Liondamaia ja mostrou que mesmo da RED temos relvados que duraram 2 meses
Estranho, sem aprofundar, pois como disse, para mim é um problema da competência de quem manda e paga, como é possível em 2009 o relvado ser da RED quando o fornecedores era a Camposol que também fornecia o santiago bernabeu.
No mínimo estranho … para não dizer cartilha ou ainda dito de outro modo, desculpas de mau pagador.
Não dou desculpas, nem acuso. Transcrevi o que li, por considerar fidedigno -só isso.
Se os números estão certos -e espero bem que sim- posso dizer que factos são factos, o resto é conversa, são tretas.
E nisto de ervas, sementeiras, etc, etc, venha o primeiro que jure que é perfeito durante um ano!
Cartilha comigo? Essa não pega, por mais voltas que dêem! Virem a pistola lá para as vossas escadinhas, a fazer lembrar as comadres lá da aldeia…
“No Jornal Sporting desta semana vem escrito o seguinte “A obra ficará a cargo de um consórcio luso-británico, composto pela empresa Camposol, situada em Vila Nova de Mil Fontes, de onde vêm os 8214 metros quadrados de relva, e pela S.I.S., sociedade inglesa, que irá dedicar-se à instalação do novo tapete verde.””
Em 2008, não se poderia dizer que a “RED é competente” – mas, meses depois, encontraram a varinha de condão da competência para que a sementeira durasse sete !!! anos, ainda que, depois, caísse para 5…
Brincadeiras à parte, a coisa deve ser mesmo complexa e irá, muito provavelmente, mexer com a cobertura.
Mas tinham um know how adquirido e comprovado por esses 2 relvados sobre a melhor maneira de fazer as coisas… Custou mas foi, agora vamos ter de repetir o processo e já estamos a ver os resultados que um relvado de merda pode ter. Isto tudo era desnecessário se tivessem mantido um empresa que dava garantias. Agora tens custos associados a pagar, tens a lesão do Jovane e tens de rezar para que mais ninguém se lesione e que não chova muito. Uma lesão daquelas é para arrumar com a carreira de alguém.
Terminou o contrato coma RED, que não foi renovado, e avançou-se para uma nova empresa que não veio apena tratar da relva que o outros colocaram, mas colocar ela própria a “sua” relva, sob o pretexto de O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
*Terminou o contrato com a RED, que não foi renovado, e avançou-se para uma nova empresa que não veio apenas tratar da relva que os outros (RED) colocaram, mas colocar ela própria a “sua” relva
Em ano de regresso à Liga dos Campeões, RED deixará de fazer gestão da relva do Estádio José Alvalade. Sport Relva na pole position para gerir tapete leonino. Exclusivo Leonino
A gestão do relvado do Estádio de Alvalade vai mudar de mãos. Em ano de regresso à Liga dos Campeões, a ‘Relvado e Equipamentos Desportivos’ (RED) vai deixar de gerir a relva dos leões. Na pole position para substituir a RED, está a Sport Relva, que, ao que tudo indica, vai passar a fazer a gestão do tapete leonino.
Em 2016, a RED renovou contrato com o Sporting, continuando responsável pelo relvado do Estádio José Alvalade, bem como da Academia leonina. Para lá da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, a RED gere os relvados de diversos clubes da Liga NOS, como por exemplo o Benfica, o Porto, o Braga ou o Portimonense.
Mais recentemente, aquando da realização da fase final da Liga dos Campeões em Lisboa, a RED ficou responsável por tratar dos relvados onde se jogaram as fases decisivas da prova milionária.
No caso da Sport Relva, e após consulta do site e redes sociais da empresa, é possível perceber que tem como clientes alguns clubes internacionais. Em Portugal, destaque para o Vitória SC, o Tondela, a Oliveirense ou Estrela da Amadora.”
“A empresa contratada para a instalação do novo relvado é a portuguesa ‘Sport Relva’, que já removeu o anterior tapete, que estava a chegar ao limite após cinco anos de utilização (foi estreado em julho de 2016). Nesta fase, ainda com terra à vista, estão a ser criadas as bases para a implementação do novo tapete. O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
Filipe Soares Franco viu pela primeira vez, na manhã de sábado, o novo relvado do Estádio. O presidente do Conselho Directivo afirmou que “se for para estragar na festa do título nacional, acho que o investimento é bem empregue. Se nos sagrarmos campeões nacionais, podem estragar à vontade porque a partir de agora o relvado é para mudar todos os anos, segundo a política do Sporting.”
Os objetivos do gigantone podem ser cumpridos … um visionário.
Recebi uma informação fidedigna que a RED são mesmo o top dos top. Utilizam uma tecnologia que mais ninguém utiliza. Mesmo podendo não ter contrato fixo de manutenção, também são contratados por diversas instituições para fazer recuperações por exemplo numa semana! Pode ser triste para uma empresa que está todos os dias sem resolver o problema e chega a RED e numa semana resolve o problema!
Não li a entrevista mas o tema se falam que existe miclocimas no relvado vem bater mesmo certo com aquilo que me disseram! Eles estão a tratar ou trataram o relvado todo por igual e isso não pode acontecer! A rega está ou estava a mandar água na mesma quantidade seja para sul ou para norte! Como devem perceber pouco daquilo agora devem começar por tentativas até acertar a quantidade certa de água para cada quadrante do campo.
Esse tal micro clima que se esqueceu de aparecer por cá durante 5 anos voltou agora. É tudo contra o Varandas!
Mais a sério:
– Desde a inauguração problemas no relvado.
– Conseguem finalmente resolver o problema.
– Opção lógica seguinte: despedir a empresa que conseguiu o único relvado decente em 20 anos.
Bravo!! Bravo mesmo! De génio!
Bom post, cherba sousa veloso.
Não percebo de erva, ao contrário de tantos camaradas tasqueiros, apenas sei pisá-la, e comê-la (metaforicamente).
O relvado é historicamente uma poia, deixou de o ser por um intervalo de tempo, regressou ao estado inicial.
Alguma coisa terá sido feita de modo diferente.
“A gestão do relvado do Estádio de Alvalade vai mudar de mãos. Em ano de regresso à Liga dos Campeões, a ‘Relvado e Equipamentos Desportivos’ (RED) vai deixar de gerir a relva dos leões. Na pole position para substituir a RED, está a Sport Relva, que, ao que tudo indica, vai passar a fazer a gestão do tapete leonino.”
Confesso que aprecio a ironia do Grilo defender afincadamente a red.
O único relvado que não deu problemas foi o último.
O tal maravilhoso dos 7 anos anteriores foi criticado pelo paulo bento, pelo jesualdo, e no ano do Jardim esteve péssimo.
Agora a sério.
Não estou a defender a RED.
Baseei-me apenas no quadro do Álamo.
Desconheço – não me lembro, é a expressão certa – se entretanto houve problemas durante esses 7 anos.
Apenas isso.
Mas encontrou a solução para que o relvado não desse problemas durante 7 anos + 5
Simplesmente esta frase não é verdadeira. Por mais verde que seja o quadro do Alamo.
A red fez algo de diferente na 2a intervenção. Na colocação, na manutenção, o que for. Até pode ter sido o jj a explicar-lhes como se fazia.
Ou seja, a teoria de que com a red sempre funcionou não é real, também andaram às aranhas.
Há pouco esqueci-me de referir a sagacidade e ironia fina do homem do muro que nunca se engana e raramente tem dúvidas.
A parte de “A RED finalmente encontrou a solução para o relvado” passou-lhe ao lado.
Já é costume, provavelmente ocupado a tentar fazer mais uma piada inócua.
A falta de ventilação, o que me parece ser o caso, aumenta exponencialmente a probabilidade de desenvolvimento e propagação de pragas de fungos. E a descida das temperaturas pode acentuar o problema, o que me também parece ser o caso.
E como as raízes num relvado novo ainda estão incipientes, sem tempo para estabelecer relações bióticas com o ambiente envolvente, qualquer agressão é maximizada, porque o suporte da planta ainda é frágil.
A justificação dada pelo responsável do relvado, tem base científica válida, mas não tem ponta por onde se lhe pegue em termos profissionais, tanto mais não seja porque pelos vistos, não foi dada qualquer atenção ao histórico de problemas do dito relvado.
E sabendo desse histórico, muito falhou. As causas podem ser de vária ordem, desde uma má escolha das variedades, deficiente nutrição, técnicas de implantação e manutenção desadequadas, até à natureza físico-química do substrato de suporte que pode induzir entre outras situações, uma drenagem deficiente.
Mas uma conclusão se pode tirar, a de que a empresa contratada não teve a competência necessária para perceber o ecossistema muito particular do estádio.
A experiência diz-me que este tipo de situações despoleta uma bola de neve muito difícil de parar. E o Inverno ainda não chegou.
Antevejo uma futura substituição do relvado muito mais cedo do que previsto.
Quando dizes que a “a descida de temperaturas aumenta o problema de fungos”, e se foi isso que percebi, depende…
Grande parte dos fungos ou bactérias do solo ficam “inactivos” a temperaturas inferiores a 10graus centígrados, tal como quando as temperaturas são muito elevadas.
O maior problema agora será sim a temperatura baixa, menor luminosidade e dias mais curtos que fazem as plantas responderem de uma maneira muito mais lenta…entre outras coisas.
Mas isso não aconteceu em 2020? E em 2019? E em 2018? E em 2017? E… Já percebeste.
Então se todos os anos há essa baixa de temperatura, menor luminosidade e dias mais curtos, e o relvado manteve-se apto para os jogos, porque carga de água mudaram de empresa e de relvado? Relvado esse, de outra empresa, que durou 3 meses até dar problemas?
O Varandas não se levantou um dia e pensou:
“bem, o que é que vou fazer hoje?? Já sei, trocar de relvado e foder 1 milhão de euros…”!!
Será que o pessoal não quer entender que até poderá ter sido a própria RED a dizer que o relvado tinha chegado ao fim e que mantê-lo poderia ser um risco pois o antigo com todos os tratamentos desde agroquimicos a bioestimulantes já estava desgastado e poderia não responder às exigências deste ano????
Um relvado de um estádio é uma cultura sujeita a um desgaste e stress permanente, e se for o de Alvalade então…!!!
Agricultura não é 2+2, existem muitas variantes que por mais que queiras não consegues dominar, como tal não posso dizer mal da empresa que ficou com a manutenção, até porque o Sporting tem um quadro que era da RED e deve ter o histórico todo de tratamentos que efectuavam
Como tal, acredite quem quiser, até a própria RED poderia estar exactamente com os mesmos problemas.
Posto isto Jaime, a única coisa que não tinha trocado era a RED, por uma questão de me defender e não arriscar caso as coisas corressem mal, no mínimo teria um álibi!!
Obviamente que o relvado podia até precisar de ser trocado (apesar de não ter visto / ouvido queixas no final da época passada sobre isso).
Se a RED sabia resolver o problema da relva (para nem se ouvir falar disso durante muito tempo), porque carga de água se trocou de prestador de serviço?
A RED deixou de querer fazer o serviço de manutenção do relvado de Alvalade? Duvido.
O ponto é este: a questão da manutenção do relvado estava controlada; muda-se de empresa de manutenção do mesma, aparecem logo os problemas com o mesmo.
Tens razão no que dizes, todos os seres vivos têm um intervalo óptimo de desenvolvimento em todos os parâmetros físicos que os rodeiam.
No caso particular da relva no estádio, a descida de temperatura agravou o problema, porque para o conjunto de fungos (nunca é só um) essa descida não foi dramática, o clima de Lisboa é bastante suave e a temperatura mínima raramente baixa do nível crítico.
E um pormenor importante, as altas temperaturas destroem fungos, mas as baixas temperaturas apenas os inibem, portanto existe sempre uma bomba relógio.
Se aliarmos a descida da temperatura (desde que no intervalo de desenvolvimento) à diminuição do fotoperíodo, à sua intensidade e ao aumento de humidade, temos o caldo entornado.
Nota- o mais poderoso antifúngico que conheço é a luz solar, um aliado que diminui substancialmente o apoio nesta época do ano.
A empresa anterior entendeu e resolveu o problema, esta não.
E se me permites uma adenda e continuando a falar como agricultor e técnico, um relvado instalado em Junho já teria obrigação de apresentar um sistema radicular suficientemente desenvolvido no presente.
A constatação, quase cinco meses após a instalação de que a relva não apresenta raiz é dupla asneira: a primeira traduz a falta de acompanhamento do ciclo da planta, a segunda traduziu a incapacidade de fornecer à planta as condições para um enraizamento saudável. As duas asneiras estão ligadas, porque se houver sabedoria e sorte a natureza pode ser 2+2. Aqui foi ao contrário
Não sei o que se fez, não posso dizer se foi feita asneira até porque relvados não são a minha especialidade, mas de qualquer maneira aliado aos bioestimulantes que tenho a certeza que estão a utilizar, uma coisa eu faria.. era utilizar fungos ou bactérias benéficas que ao mesmo tempo que protegem contra doenças foliares também o fariam em relação às radiculares além de promoverem um melhor enraizamento.
Ainda há alguma dúvida sobre os benefícios, mas, eu não tenho.
Relativamente à fungalhada e ao tempo, se tiveres a falar de fungos que afectam a parte foliar… OK, talvez,mas mesmo assim aqui no norte 21graus 13 graus mínima, está bom para proliferarem…
Se falarmos sobre pythium, phytophtoras, e fungos de solo na generalidade o tempo tem estado bom para os mesmos…aliás são fungos de solo, tempo ameno e humidade é maravilha.
Trabalho com uma cultura muito sensível a fungos que é a vinha. Também com castanheiros, uma das plantas mais sensíveis ao complexo de fungos no solo.
Pela minha formação e actividade profissional, senão soubesse do que estou a falar, já tinha fechado as portas há muito tempo.
E estás enganado, o tempo não tem estado bom pra fungos que não gostam de tempo seco e de sol. Tu julgas que o tempo está húmido, mas nestas coisa somar 2+2 é bom e basta consultar os dados recolhidos pelo IPMA para verificar que até há duas semanas atrás, o teor de água no solo estava bastante abaixo do normal. E ainda está. E bastava olhar para os campo e ver os prados amarelos da falta de água. Parece que o tempo vai mudar.
Agora se assumirmos que o relvado tem uma dmá drenagem o caso muda de figura, o que só vem acentuar o erro. O uso de bioestimulantes e de organismos simbiontes será sempre bem vindo, neste caso em concreto a ver se não vão tarde. Porque isto não é chapa 5
Igualzinho. Logo assim a cabeça vem-me o plantel sem valor, os treinadores sem valor, e a ausência de títulos ou ainda a possibilidade de disputa dos mesmos.
“No Jornal Sporting desta semana vem escrito o seguinte “A obra ficará a cargo de um consórcio luso-británico, composto pela empresa Camposol, situada em Vila Nova de Mil Fontes, de onde vêm os 8214 metros quadrados de relva, e pela S.I.S., sociedade inglesa, que irá dedicar-se à instalação do novo tapete verde.””
Mas o Álamo faz uma salvaguarda (que a malta ignora, pois só quer saber do <):
“Foi com esta ideia na mente que procurei, com os escassos dados que esta já gasta memória me permitiu, que construí o quadro que acima publico e que decerto levará, tanto a mim próprio quanto a tantos outros sportinguistas, a colocarem algumas pertinentes questões sobre esta malfadada matéria.”
Epah o problema foi resolvido pela RED depois de vários anos de batatal.
A própria RED teve mão em alguns desses batatais mas foram eles a resolver o problema. Simples. Quem quiser entender entende, quem não quiser fala em micro climas, corbeturas, luzes, toupeiras, etc.
Eles têm a solução. E se fosse a eles não punha lá mais os pés enquanto o Capitão Curagem lá estivesse.
Depois de ler grande parte dos comentários fico mais descansado com o que aqui se fala sobre finanças, futebol ou outro assunto de uma maneira geral!!
Porreiro pá…
Boa tarde.
Se me perguntassem, se queria para aquisições na nova janela de transferências pró Sporting, Messi, CR7, Pogba e Mourinho.
Eu responderia logo de rajada, NÃO.
Seria um péssimo negócio económico e desportivo pró clube.
E se te perguntassem que podias ir buscar um PDL associativo, que não marca muito, pois não é essa a sua função, com 28 anos, por 16M mais custos a jusante por 70% do passe, o que dizias?
Expliquem-me lá melhor, essa do microclima.
Então como estava antes, embora não fosse a ideal, estava a durar umas coisas e ninguém falou em microclima.
Agora com a mudança para esta nova empresa, apareceu o microclima ?
Há aqui alguma coisa, que não estou a perceber.
Como dizia aquele ator brasileiro ” …eeexxxxxpilica melhor…….”
Isto é muito simples.
Todas as compras têm uma garantia.
Como tal.
Venha a indeminização.
A seguir, parta-se para outra empresa.
Quem tem unhas tem, quem não tem bye, bye maria ivone.
Empresas há muitas a quererem fazer dinheirinho, é estudar o mercado e com a indeminização, pagar e por outro relvado na melhor opurtunidade de tempo possível.
No Natal não dará ?
Tão simples como isto.
Depende das cláusulas do contrato, dos prazos de duração, das garantias, dos ALEGADOS interesses que possam ter havido na dispensa da RED para contratar a Sport Relva, etc.
Queremos é que o problema seja resolvido o mais rápido possível sob pena do Sporting sair gravemente prejudicado.
Ja venho tarde mas cá vão os meus dois cêntimos para a discussão.
O problema é que qualquer empresa produz relvados para instalar em 99% dos casos em locais com características bem diferentes do nosso estádio. A justificação é uma pérola daquelas que enfim…
A conversa do microclima é um facto, mas isso não apaga a responsabilidade da empresa pois isso já eles sabiam quando apresentaram a proposta ao clube. Soluções já se viu que não tinham eu aposto que chegaram, instalaram um relvado “todo o terreno” e fé em deus, resultado, andam agora a tentar apagar o fogo porque nós não precisamos de um todo terreno mas de um relvado específico, feito à medida.
A relva é um ser vivo, certíssimo, mas há diferentes espécies e misturas que se podem escolher. O que acontece (penso) é que como disse antes, as empresas produzem relvados que possivelmente dão resposta em 99% dos casos, o nosso azar é que estamos no restante 1%. Ou seja eles (e talvez a grande maioria da empresas) não têm disponível o relvado à nossa medida porque o que vendem são os tais que se adaptam a 99% dos casos. Agora é ir aos livros e perceber quais as espécies de relva que dão resposta nestas condições, e não andar a martelar ali uma peça que não encaixa no puzzle. Mas isto dá trabalho, pode levar algum tempo… e custa dinheiro que eles obviamente não vão gastar sem ter esgotado as opções que pensem resolver o problema. Entretanto estamos todos a ver o remake do filme.
Possivelmente a diferença de preço nas propostas era isto mesmo, a empresa anterior já sabia ao que ia e a solução era um relvado à medida, e logo de custo superior.
Moral da estória, já dizia Scolari (quando se falava na hipótese de treinar a nossa seleção mas se dizia que ele era um treinador caro) “o barato sai caro”.
20 Novembro, 2021 at 10:46
Sacudir a água do capote. A culpa não é deles, querem relvado novo, pagam. Isto devia de ser um não problema até porque estava tudo resolvido, quis-se ir ao mais barato provavelmente acabou por lhes custar 10M em Janeiro. Felizmente a lesão do Jovane não é tão grave como se parece.
20 Novembro, 2021 at 11:00
Da entrevista subentendi que o.anterior tinha chegado ao prazo de validade (5 anos). Mas concordo, muito sacudir agua, se sabem que as condicoes no ptimeiro ano sao sempre dificeis e se existem tecnicas especificas, então pprque não as utilizarwm? É que ja passou meio de Novembro.
20 Novembro, 2021 at 11:16
Foi preciso trocar o relvado, não quem o fornecia. Quiseram ver se poupavam umas coroas e ao fim de 2 meses tinham o relvado ao nível do Nacional, e eles têm um clima mais exigente, coisa que o outro nunca teve. Aqui foi tudo uma questão de dinheiro, e normalmente quando mudas para mais barato mudas para pior.
Equipa que ganha não mexe não é verdade? Mexeu o resultado está à vista.
20 Novembro, 2021 at 11:39
Certíssimo
20 Novembro, 2021 at 11:05
Não daria para pôr na cobertura um sistema que reflicta a luz do sol? Não é preciso espelhos, basta uma superfície clara. Até podia ser verde.
20 Novembro, 2021 at 11:21
Resolve o problema da luz, mas não da circulação de ar.
O problema é a concepção da cobertura e orientação do estádio/relvado.
Não respira e não tem luz natural.
O problema de enraizamento é real e era de simples resolução. Bastava colocar o novo relvado e apenas permitir a utilização, quando este estivesse pronto. Não estava, não está.
20 Novembro, 2021 at 18:15
Deve ser muito mais lento devido ao tal microclima. Eu meti um relvado aqui em casa este ano e com clima perfeito ainda tive que esperar 6 semanas antes de tocar na relva.
20 Novembro, 2021 at 11:06
Mas, se o relvado anterior funcionava, não é impossível. Basta contratar uma empresa com know how, como eles gostam de dizer
20 Novembro, 2021 at 11:32
Tão simples quanto isso.
Mas assim não tinha piada.
20 Novembro, 2021 at 11:40
La estas em manipulacao… funcionava quando enraizou.
Mas pronto, es o que es…
20 Novembro, 2021 at 12:35
Por supuesto que no, coño.
20 Novembro, 2021 at 11:14
Uma das proezas, (e faço notar o termo proeza!) da parte de excelente trabalho do maluco, foi ter-se deixado de falar no relvado. De repente desapareceu o problema.
É só mais uma das coisas bem feitas que deviam ser feitas como foram antes.
Como se fosse dramático copiar o que foi bem feito e modificar o que foi mal feito…
20 Novembro, 2021 at 11:27
O homem era feiticeiro Apache, acabou com o microclima durante 5 anos.
Era tão nebuloso que a relva agarrou-se ao chão de medo e tentou refugiar-se em raízes profundas.
20 Novembro, 2021 at 11:31
😀
20 Novembro, 2021 at 11:57
Eheheh muito bom! 🙂
20 Novembro, 2021 at 13:46
Ahahahahah 🙂
20 Novembro, 2021 at 14:05
O Outro agora pode dedicar-me á relva… mas é da casa do BB…
Metam lá o Pedro Guerra também…
20 Novembro, 2021 at 14:05
*dedicar-se
20 Novembro, 2021 at 17:04
Deixem de pessoalizar os problemas, muito em especial em modo “só porque sim”…
Miguel, o relvado que BdC encontrou tinha sido colocado em 2009 pela RED, durou 7 anos, precisou de ser renovado e durou mais 5 anos, até este ano. Começou com Godinho Lopes, vê lá tu!
A relva não é eterna e parece-me – mas só parece – que o problema principal não está só na relva, terá muito a ver com a cobertura do estádio, sei lá eu!
Isto tem a ver com o Sporting, não tem a ver com presidentes.
20 Novembro, 2021 at 19:17
Foi sempre uma merda. Esse, o inicial, os outrus a seguir. Quando finalmente a empresa descobre a solução….é substituída.
20 Novembro, 2021 at 19:21
“A relva não é eterna e parece-me – mas só parece – que o problema principal não está só na relva, terá muito a ver com a cobertura do estádio, sei lá eu!
Ahahahahahah!
“ei lá eu!”
Então se não sabes, porque dizes que o problema não está ó na relva e que terá a ver com a cobertura do estádio?
Andas a aprende umas coisas com o Álamo…
“Foi com esta ideia na mente que procurei, com os escassos dados que esta já gasta memória me permitiu, que construí o quadro que acima publico e que decerto levará, tanto a mim próprio quanto a tantos outros sportinguistas, a colocarem algumas pertinentes questões sobre esta malfadada matéria.”
20 Novembro, 2021 at 19:22
(faltam ali 2 “esses”… “sei” e “só”)
20 Novembro, 2021 at 19:24
Só eu Sei…
20 Novembro, 2021 at 11:43
Vamos voltar aos holofotes para aquecer a relva como se fazia há bem poucos anos.
Um relvado é “só” o local de trabalho de uma equipa de futebol.
Não é microclima, é mesmo burrice e incompetência, basta olhar para a tromba desse pintas.
Espero que Coates e Palhinha não tropecem como Jovane, estaria o caldo entornado.
Simplesmente ridícula esta situação.
20 Novembro, 2021 at 11:49
Que valerão estes números?
Desde Agosto 2003, a RED preparou 7 (sete) relvados, que duraram:
2 M(eses) – 3 A(nos)+ 4 M – 5 M – 4 M – 1 A+8M – 7 A – 5 A
O relvado atual, da SPORTRELVA, “(sobre)vive” desde Junho/21.
(Dados obtidos no Leoninamente de hoje, onde poderão ver mais detalhes e uma apresentação gráfica decente).
Em minha opinião, a duração dos relvados, só por si, diz-me pouco – mas deixa algumas pistas sobre os cuidados na elaboração do projecto do Estádio.
20 Novembro, 2021 at 11:57
Um aparte, não é para si é para os estudiosos.
O raio do microclima deve ser uma ciência das mais difíceis de estudar, fosse assim com os vírus e já teríamos morrido todos.
A questão é pratica e resume-se facilmente, há ou não há competência, quando não há, até os pombos cagam em cima.
20 Novembro, 2021 at 12:12
Essa merda dos prazos de validade tem muito que se lhe diga… É ver, por exemplo, a comida!
Quantas vezes chega o prazo de validade e a comida está boa? Quantas vezes a comida fica estragada antes do prazo de validade?
Vamos deitar fora comida boa porque chegou o prazo de validade ou vamos comer comida estragada porque ainda não chegou o prazo de validade.
O relvado estava em boas condições e estava decente há anos com a empresa que lá estava a cuidar dele. Alguma coisa fizeram para que isso acontecesse porque nestas merdas não é uma questão de sorte.
Ok, acharam que deviam mudar.
Tudo bem.
Mas que justificação têm para ter mudado a empresa que tinha conseguido anos de bons resultados depois dos problemas que se sabe que o Estádio tem com a luz?
E, já agora, quem é o responsável por o Estádio ter esses problemas com a luz? Pagou alguma coisa pelos prejuízos causados ao Clube?
Foda-se que nunca ninguém é responsabilizado pelas merdas que faz!!!!!!!!!!!
Que raio de país este!!!
Mas isto é cultural.
O povinho é assim. Tal como é, na generalidade, chico-esperto e corrupto.
Enquanto não se mudarem mentalidades, nada vai mudar…
20 Novembro, 2021 at 12:23
Quando se trata de uma sementeira, as coisas não são lineares -qualquer agricultor te explica isso facilmente através dos seus próprios exemplos.
20 Novembro, 2021 at 12:43
Que parte do texto do Miguel é que não compreendeste?
Que parte do “O relvado estava em boas condições e estava decente há anos com a empresa que lá estava a cuidar dele. Alguma coisa fizeram para que isso acontecesse porque nestas merdas não é uma questão de sorte.” é que não percebeste?
20 Novembro, 2021 at 12:45
https://leonino.pt/relvado-de-alvalade-muda-de-maos/
20 Novembro, 2021 at 12:48
Mas eu coloquei isso em causa?
E, meu caro, semearam relva?
Ou trouxeram um “tapete” de relva de outro lado?
Eu levantei 2 questões, e nenhuma foi essa!
Primeiro, os prazos de validade são, acima de tudo, indicativos. É preciso ver se são para seguir ou não, porque o que interessa é o estado da coisa e não a data que lá está.
Depois, o que levou a mudar de empresa quando a anterior tinha resolvido o problema?
Portanto, é óbvio que nada disto tem a ver com a sementeira, que nem existiu em Alvalade – como não existe em Estádio nenhum!
20 Novembro, 2021 at 15:06
“Depois, o que levou a mudar de empresa quando a anterior tinha resolvido o problema?”
Lê sem te rires…
“O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
20 Novembro, 2021 at 17:11
Conversa da treta, que é o forte deste país!
20 Novembro, 2021 at 17:38
A RED conseguiu resolver um problema de anos e era mais que qualificada para continuar a ser fornecedor do Sporting.
Esta Direção quis arriscar para poupar dinheiro. Trocou o certo pelo duvidoso e é incapaz de reconhecer o erro.
20 Novembro, 2021 at 17:22
Por acaso, quem terá resolvido o problema foi… Godinho Lopes, em 2009 !
O tapete durou 7 anos, compriu o seu ciclo de vida e, já na presidência de BdC, foi mudado – durou mais 5 ano, acabou em 2021 (ou 2020, que estas coisas não acontecem de um dia para o outro).
Para trás e como já disse acima, houve tapetes da RED que duraram 4 e 5 meses.
Não sou especialista de erva que nasce em qualquer canto, quanto mais de relva de estádios! Somente procuro juntar informações fidedignas e, salvo casos muito concretos, procuro deixar as passoas em paz, na convicção de que tomam as decisões que melhor (lhes parece que) servem o grupo social em que se inserem.
Depois, estando num Clube com uma base associativa imensa, nunca perderei a noção de que a minha cabeça é, apenas e só, mais uma entre 90, 100 ou 200 mil!
20 Novembro, 2021 at 17:49
“Por acaso, quem terá resolvido o problema foi… Godinho Lopes, em 2009 !
O tapete durou 7 anos, compriu o seu ciclo de vida e, já na presidência de BdC, foi mudado – durou mais 5 ano, acabou em 2021 (ou 2020, que estas coisas não acontecem de um dia para o outro).”
Facto.
Mas nada do que escreveste a seguir justifica esta mudança.
Se tinha resultado nesses 12 anos, para quê e voltarmos aos relvados de 3/4 meses?
20 Novembro, 2021 at 18:17
O Liondanóia é o limpa-cangadas de serviço hose
20 Novembro, 2021 at 19:04
Clara que sim e aí de quem se questione ou os questione.
Assim de rajada:
“Novo estádio de Alvalade custou mais 80 milhões do que previsto
Custo da construção derrapou 75 por cento face ao que estava planeado em abril de 2000. Valor final foi de 184 milhões de euros.”
Sporting “tinha um património imobiliário de 55 ME e uma dívida bancária quase inexistente, e em meados de 2013 o património imobiliário era quase inexistente e a dívida bancária ascendia a 331 ME”
Um dia vamos fazer estas contas em relação ao que havia em 2018 e o que vai acabar por sobrar ……
20 Novembro, 2021 at 18:50
Palermice incompreensível de Varandas que conhecia melhor que ninguém os problemas do relvado e a forma como tinham sido resolvidos. Agora para resolver o problema atiram areia para cima do relvado e dos olhos dos Sportinguistas….em vez de tomarem a decisão que se impõe que é chamar a Red
20 Novembro, 2021 at 12:16
Eu gostaria mesmo era de ouvir declarações da Red sobre o que se passa com o atual relvado.
Perceber se tinham/continuam a ter soluções que este fornecedor escolhido por esta Direcção claramente não tem.
O jogo com o Dortmund, que tem milhões de euros em jogo essenciais para o clube, está a dias de ser disputado num ervado e o que ouvimos são promessas de um incompetente (Frederico Machado) e silêncio de outros incompetentes (o CD do outro Frederico)…
20 Novembro, 2021 at 12:25
a questão é que mesmo com a RED já tivemos relvados que deram merda.
tem tudo a ver com a constituiçao dos relvados e com a forma e velocidade com que estes se adaptam as condições do estadio.
desde 2003 que toda a gente sabe os problemas que o relvado tem em especial no topo sul e o Liondamaia ja mostrou que mesmo da RED temos relvados que duraram 2 meses
20 Novembro, 2021 at 12:36
Estranho, sem aprofundar, pois como disse, para mim é um problema da competência de quem manda e paga, como é possível em 2009 o relvado ser da RED quando o fornecedores era a Camposol que também fornecia o santiago bernabeu.
No mínimo estranho … para não dizer cartilha ou ainda dito de outro modo, desculpas de mau pagador.
20 Novembro, 2021 at 17:32
Não dou desculpas, nem acuso. Transcrevi o que li, por considerar fidedigno -só isso.
Se os números estão certos -e espero bem que sim- posso dizer que factos são factos, o resto é conversa, são tretas.
E nisto de ervas, sementeiras, etc, etc, venha o primeiro que jure que é perfeito durante um ano!
Cartilha comigo? Essa não pega, por mais voltas que dêem! Virem a pistola lá para as vossas escadinhas, a fazer lembrar as comadres lá da aldeia…
20 Novembro, 2021 at 17:51
Não sei porque te picaste e enfiaste a carapuça.
A resposta do Malcolm foi para o rigaboss, não para ti.
20 Novembro, 2021 at 18:43
o que é que foi para mim? é que quando vejo certos nicks passo a frente nem vejo o que lá escrevem, pk prefiro n dar trela a certo pessoal
20 Novembro, 2021 at 18:56
🙂
A resposta era para o riga mas a referencia para cartilha era para quem fez o texto do leoninamente.
Fazes bem riga passa em frente, agradeço.
20 Novembro, 2021 at 19:14
Álamo a se Álamo… Estavas à espera do quê?
20 Novembro, 2021 at 18:58
A única coisa que a Camposol teve a ver com o assunto fou a venda da relva.
Nada mais!
20 Novembro, 2021 at 18:58
Foi*
20 Novembro, 2021 at 19:14
Malandros!
20 Novembro, 2021 at 20:53
“No Jornal Sporting desta semana vem escrito o seguinte “A obra ficará a cargo de um consórcio luso-británico, composto pela empresa Camposol, situada em Vila Nova de Mil Fontes, de onde vêm os 8214 metros quadrados de relva, e pela S.I.S., sociedade inglesa, que irá dedicar-se à instalação do novo tapete verde.””
20 Novembro, 2021 at 21:06
Exatamente.
Acompanhei essa situação de perto pois essa empresa é da minha residência fiscal.
O seu sócio gerente à época, Peter Knight, foi praticante de atletismo no Sporting.
Alguns relvados nacionais e espanhóis foram adquiridos àquela empresa à época.
20 Novembro, 2021 at 21:07
É da área *
20 Novembro, 2021 at 12:33
Em 2008, não se poderia dizer que a “RED é competente” – mas, meses depois, encontraram a varinha de condão da competência para que a sementeira durasse sete !!! anos, ainda que, depois, caísse para 5…
Brincadeiras à parte, a coisa deve ser mesmo complexa e irá, muito provavelmente, mexer com a cobertura.
20 Novembro, 2021 at 12:37
Mas tinham um know how adquirido e comprovado por esses 2 relvados sobre a melhor maneira de fazer as coisas… Custou mas foi, agora vamos ter de repetir o processo e já estamos a ver os resultados que um relvado de merda pode ter. Isto tudo era desnecessário se tivessem mantido um empresa que dava garantias. Agora tens custos associados a pagar, tens a lesão do Jovane e tens de rezar para que mais ninguém se lesione e que não chova muito. Uma lesão daquelas é para arrumar com a carreira de alguém.
20 Novembro, 2021 at 13:23
As coisas estavam a correr bem de mais.
Vamos trocar de empresa para ver o que acontece.
Surpresa….
20 Novembro, 2021 at 13:09
” ainda que, depois, caísse para 5…”
Não caiu coisa nenhuma.
Terminou o contrato coma RED, que não foi renovado, e avançou-se para uma nova empresa que não veio apena tratar da relva que o outros colocaram, mas colocar ela própria a “sua” relva, sob o pretexto de O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
20 Novembro, 2021 at 13:10
*Terminou o contrato com a RED, que não foi renovado, e avançou-se para uma nova empresa que não veio apenas tratar da relva que os outros (RED) colocaram, mas colocar ela própria a “sua” relva
20 Novembro, 2021 at 17:37
Acho estranho que, estando o relvado da RED em condições, tenham decidido trocá-lo “só porque sim” (a mudança de fornecedor/tratador).
Há algum apoio fidedigno que possa ser consultado?
20 Novembro, 2021 at 17:53
“Há algum apoio fidedigno que possa ser consultado?”
Hã?
Isso terás que perguntar à atual direcção porque razão o fez, não a mim.
Pergunta genuína: Antes de mudarem o tapete em Junho de 2021, alguém se queixou do mau estado do relvado (mesmo tendo durado 5 anos)?
20 Novembro, 2021 at 18:57
Revejam o último jogo da época passada o SCP-Maritmo e comparem com o deste ano…
20 Novembro, 2021 at 13:32
A propaganda da Sport Relva poderia ter sido escrita pelo gabinete do presidente…
“Tecnológico e sustentável”. Jovane teve sorte…
20 Novembro, 2021 at 13:26
Cobertura transparente já ….. e ar a circular, muito ar naquele relvado …. sol e ar …. o resto é o resto!!!!
Bom dia e SL
20 Novembro, 2021 at 12:42
Boa dica,
O Silêncio dos Incompetentes.
20 Novembro, 2021 at 12:46
https://leonino.pt/relvado-de-alvalade-muda-de-maos/
“RELVADO DE ALVALADE MUDA DE MÃOS
Em ano de regresso à Liga dos Campeões, RED deixará de fazer gestão da relva do Estádio José Alvalade. Sport Relva na pole position para gerir tapete leonino. Exclusivo Leonino
A gestão do relvado do Estádio de Alvalade vai mudar de mãos. Em ano de regresso à Liga dos Campeões, a ‘Relvado e Equipamentos Desportivos’ (RED) vai deixar de gerir a relva dos leões. Na pole position para substituir a RED, está a Sport Relva, que, ao que tudo indica, vai passar a fazer a gestão do tapete leonino.
Em 2016, a RED renovou contrato com o Sporting, continuando responsável pelo relvado do Estádio José Alvalade, bem como da Academia leonina. Para lá da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, a RED gere os relvados de diversos clubes da Liga NOS, como por exemplo o Benfica, o Porto, o Braga ou o Portimonense.
Mais recentemente, aquando da realização da fase final da Liga dos Campeões em Lisboa, a RED ficou responsável por tratar dos relvados onde se jogaram as fases decisivas da prova milionária.
No caso da Sport Relva, e após consulta do site e redes sociais da empresa, é possível perceber que tem como clientes alguns clubes internacionais. Em Portugal, destaque para o Vitória SC, o Tondela, a Oliveirense ou Estrela da Amadora.”
20 Novembro, 2021 at 12:53
Em equipe que ganha não se mexe, mas porque raio se estávamos bem , tínhamos que mudar ? Incompetência
20 Novembro, 2021 at 12:55
Bien sûr.
20 Novembro, 2021 at 16:30
Livres do virus?
Abraço, tudo a correr bem
20 Novembro, 2021 at 12:54
“A empresa contratada para a instalação do novo relvado é a portuguesa ‘Sport Relva’, que já removeu o anterior tapete, que estava a chegar ao limite após cinco anos de utilização (foi estreado em julho de 2016). Nesta fase, ainda com terra à vista, estão a ser criadas as bases para a implementação do novo tapete. O ‘Sport Relva Strong Grass System’ é conhecido por se tratar de um sistema mais tecnológico, sustentável e, acima de tudo, resistente, com vista a aguentar a maior quantidade de partidas que o Sporting vai disputar em 2021/22, com destaque para o regresso dos encontros da Liga dos Campeões. Este novo relvado será de alta sustentabilidade, com materiais amigos do ambiente, que ajuda a baixar a incidência dos problemas relacionados com fungos que tantos estragos já causaram em Alvalade. O novo relvado terá uma maior capacidade de drenagem do que o anterior e a vantagem de possuir uma perfeita simbiose entre relva natural e artificial. De forma a dar maior longevidade ao tapete verde, haverá mensalmente o reforço de um programa de fertilização, que visa elevar a performance da superfície e torná-la mais resistente aos constantes movimentos dos jogadores.”
That’s All Folks!
20 Novembro, 2021 at 13:25
Filipe Soares Franco viu pela primeira vez, na manhã de sábado, o novo relvado do Estádio. O presidente do Conselho Directivo afirmou que “se for para estragar na festa do título nacional, acho que o investimento é bem empregue. Se nos sagrarmos campeões nacionais, podem estragar à vontade porque a partir de agora o relvado é para mudar todos os anos, segundo a política do Sporting.”
Os objetivos do gigantone podem ser cumpridos … um visionário.
20 Novembro, 2021 at 13:35
Sabe mais ele sobre a vida e negócios do Sporting que os sócios…
20 Novembro, 2021 at 17:12
Eu que sou contra a expulsão de sócios, abria uma excepção a este anormal…
20 Novembro, 2021 at 22:10
E ao Barbosa dos Reboques 🙂
20 Novembro, 2021 at 19:18
Ahahahaha fds…. Outro que devia ter ganho o prémio dirigente do ano. Uma girafa é ria que dedicava 2 horas por dia ao Sporting.
20 Novembro, 2021 at 13:40
Recebi uma informação fidedigna que a RED são mesmo o top dos top. Utilizam uma tecnologia que mais ninguém utiliza. Mesmo podendo não ter contrato fixo de manutenção, também são contratados por diversas instituições para fazer recuperações por exemplo numa semana! Pode ser triste para uma empresa que está todos os dias sem resolver o problema e chega a RED e numa semana resolve o problema!
Não li a entrevista mas o tema se falam que existe miclocimas no relvado vem bater mesmo certo com aquilo que me disseram! Eles estão a tratar ou trataram o relvado todo por igual e isso não pode acontecer! A rega está ou estava a mandar água na mesma quantidade seja para sul ou para norte! Como devem perceber pouco daquilo agora devem começar por tentativas até acertar a quantidade certa de água para cada quadrante do campo.
20 Novembro, 2021 at 13:44
Eh pá, acordem para a vida, escutem o Salgas, estamos em plena SAD das maravilhas.
Esquecer Gaguez, Vmoc’s, relvados, EO, disfrutar é a palavra.
https://youtu.be/ej4sXbNhByY
20 Novembro, 2021 at 13:47
A poia!
20 Novembro, 2021 at 13:49
O Koreano estava perdido da cabeça, trabalhar com a Red…..
20 Novembro, 2021 at 13:54
Completamente! Onde já se viu apostar numa empresa com esse nome só porque conseguiu resolver um problema com 20 anos?
Se ainda fosse alguma coisa importante, agora um relvado num clube cuja trave mestra é o futebol….pffffff….peanuts!
20 Novembro, 2021 at 15:10
Um pequeno pormenor… É RED (Relvado e Equipamentos Desportivos).
20 Novembro, 2021 at 19:19
Sim, eu sei 🙂
20 Novembro, 2021 at 13:45
Já tivemos um soldado abatido.
20 Novembro, 2021 at 15:10
E já tivemos vários a batido.
20 Novembro, 2021 at 15:40
Já fizeste melhores.
20 Novembro, 2021 at 17:55
É da mudança do tempo… Não ajuda…
20 Novembro, 2021 at 13:51
Esse tal micro clima que se esqueceu de aparecer por cá durante 5 anos voltou agora. É tudo contra o Varandas!
Mais a sério:
– Desde a inauguração problemas no relvado.
– Conseguem finalmente resolver o problema.
– Opção lógica seguinte: despedir a empresa que conseguiu o único relvado decente em 20 anos.
Bravo!! Bravo mesmo! De génio!
20 Novembro, 2021 at 13:52
Tantas e mais tangas…
Com a idade dele… deve ser amigo do Varandas ou do Zenha…
20 Novembro, 2021 at 14:02
Bom post, cherba sousa veloso.
Não percebo de erva, ao contrário de tantos camaradas tasqueiros, apenas sei pisá-la, e comê-la (metaforicamente).
O relvado é historicamente uma poia, deixou de o ser por um intervalo de tempo, regressou ao estado inicial.
Alguma coisa terá sido feita de modo diferente.
20 Novembro, 2021 at 14:46
Claro!
Dizem que um dia Einstein disse o seguinte:
“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!”
20 Novembro, 2021 at 14:58
“Alguma coisa terá sido feita de modo diferente.”
“A gestão do relvado do Estádio de Alvalade vai mudar de mãos. Em ano de regresso à Liga dos Campeões, a ‘Relvado e Equipamentos Desportivos’ (RED) vai deixar de gerir a relva dos leões. Na pole position para substituir a RED, está a Sport Relva, que, ao que tudo indica, vai passar a fazer a gestão do tapete leonino.”
20 Novembro, 2021 at 15:12
A RED só tratou do relvado naqueles anos em que esteve bom?
20 Novembro, 2021 at 15:15
Não.
Mas encontrou a solução para que o relvado não desse problemas durante 7 anos + 5 anos and counting (pois foi substituído antes de fica estragdo).
20 Novembro, 2021 at 15:26
Maldito Koreano, trabalhar com Vermelho.
20 Novembro, 2021 at 16:08
daí o “Alguma coisa terá sido feita de modo diferente.”
(não foram 7 anos)
20 Novembro, 2021 at 17:58
Foram 7 + 5.
20 Novembro, 2021 at 19:05
Nao temos 7+5 anos de relvado sem problemas
20 Novembro, 2021 at 19:12
Então temos 7 anos sem problemas (6 anos e meses) + problemas + 5 anos sem problemas.
Está bem assim ou quer mais bem passado?
20 Novembro, 2021 at 19:17
(tendo em conta o quadro que o Álamo colocou no seu recinto)
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg9SOKa5Pr-mWFK-l_dEBlRhMUAT4X7XLanamot4Uj1lkGM23-k37hpfWkU_MWL_xYCUhMprNL6DLkNuxJLiwu2TV7D2HPhjjbQBKbtsmNgdY0FxcefGgKjWmKLriD2ePxvnLYHiafmd4Odb1DpaqnkUnrLgY9E3hwe_6eMWCaECPwkSWqk2W18KX8=s501
Junho de 2009 a Junho de 2016 = 7 anos e 1 mês
Junho de 2016 a Junho de 2021 = 5 anos e 1 mês
Mais arroz? Bebida? Sobremesa? Café? A conta?
20 Novembro, 2021 at 19:26
Confesso que aprecio a ironia do Grilo defender afincadamente a red.
O único relvado que não deu problemas foi o último.
O tal maravilhoso dos 7 anos anteriores foi criticado pelo paulo bento, pelo jesualdo, e no ano do Jardim esteve péssimo.
20 Novembro, 2021 at 19:30
Agora a sério.
Não estou a defender a RED.
Baseei-me apenas no quadro do Álamo.
Desconheço – não me lembro, é a expressão certa – se entretanto houve problemas durante esses 7 anos.
Apenas isso.
20 Novembro, 2021 at 19:36
Mas encontrou a solução para que o relvado não desse problemas durante 7 anos + 5
Simplesmente esta frase não é verdadeira. Por mais verde que seja o quadro do Alamo.
A red fez algo de diferente na 2a intervenção. Na colocação, na manutenção, o que for. Até pode ter sido o jj a explicar-lhes como se fazia.
Ou seja, a teoria de que com a red sempre funcionou não é real, também andaram às aranhas.
Pode vir a sobremesa.
20 Novembro, 2021 at 19:45
“Ou seja, a teoria de que com a red sempre funcionou não é real, também andaram às aranhas.”
De acordo.
“Pode vir a sobremesa.”
Pavlova de frutos vermelhos?
20 Novembro, 2021 at 15:15
Já estes, nem 3 meses durou…
20 Novembro, 2021 at 15:16
Mas não faz mal… Daqui a 10 ou 20 anos encontram a solução…
20 Novembro, 2021 at 15:19
*Já com estes
20 Novembro, 2021 at 19:23
Há pouco esqueci-me de referir a sagacidade e ironia fina do homem do muro que nunca se engana e raramente tem dúvidas.
A parte de “A RED finalmente encontrou a solução para o relvado” passou-lhe ao lado.
Já é costume, provavelmente ocupado a tentar fazer mais uma piada inócua.
Nada muda mesmo.
20 Novembro, 2021 at 16:18
Cheba sousa veloso é tão bom hahahahahah
20 Novembro, 2021 at 18:00
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDyraTpNdiE2OpiymJfg1VNpDwF0rCsJKezOCuTZp9L_5R1TH5
20 Novembro, 2021 at 15:32
Olá:
A falta de ventilação, o que me parece ser o caso, aumenta exponencialmente a probabilidade de desenvolvimento e propagação de pragas de fungos. E a descida das temperaturas pode acentuar o problema, o que me também parece ser o caso.
E como as raízes num relvado novo ainda estão incipientes, sem tempo para estabelecer relações bióticas com o ambiente envolvente, qualquer agressão é maximizada, porque o suporte da planta ainda é frágil.
A justificação dada pelo responsável do relvado, tem base científica válida, mas não tem ponta por onde se lhe pegue em termos profissionais, tanto mais não seja porque pelos vistos, não foi dada qualquer atenção ao histórico de problemas do dito relvado.
E sabendo desse histórico, muito falhou. As causas podem ser de vária ordem, desde uma má escolha das variedades, deficiente nutrição, técnicas de implantação e manutenção desadequadas, até à natureza físico-química do substrato de suporte que pode induzir entre outras situações, uma drenagem deficiente.
Mas uma conclusão se pode tirar, a de que a empresa contratada não teve a competência necessária para perceber o ecossistema muito particular do estádio.
A experiência diz-me que este tipo de situações despoleta uma bola de neve muito difícil de parar. E o Inverno ainda não chegou.
Antevejo uma futura substituição do relvado muito mais cedo do que previsto.
SL
20 Novembro, 2021 at 15:59
De preferência adjudicando a “obra” à empresa anterior
SL
20 Novembro, 2021 at 16:17
Obg.
20 Novembro, 2021 at 17:16
Este ficou fora de validade antes de acabar a validade… 🙂
20 Novembro, 2021 at 19:47
Se me permites só um reparo…
Quando dizes que a “a descida de temperaturas aumenta o problema de fungos”, e se foi isso que percebi, depende…
Grande parte dos fungos ou bactérias do solo ficam “inactivos” a temperaturas inferiores a 10graus centígrados, tal como quando as temperaturas são muito elevadas.
O maior problema agora será sim a temperatura baixa, menor luminosidade e dias mais curtos que fazem as plantas responderem de uma maneira muito mais lenta…entre outras coisas.
SL
20 Novembro, 2021 at 19:55
Mas isso não aconteceu em 2020? E em 2019? E em 2018? E em 2017? E… Já percebeste.
Então se todos os anos há essa baixa de temperatura, menor luminosidade e dias mais curtos, e o relvado manteve-se apto para os jogos, porque carga de água mudaram de empresa e de relvado? Relvado esse, de outra empresa, que durou 3 meses até dar problemas?
Explica-me, caso achaste bem essa mudança.
20 Novembro, 2021 at 19:57
Aliás… Nem 3 meses, já que há algum tempo que há queixas (o Sporting – Ajax foi a 16 de Setembro).
20 Novembro, 2021 at 21:24
O Varandas não se levantou um dia e pensou:
“bem, o que é que vou fazer hoje?? Já sei, trocar de relvado e foder 1 milhão de euros…”!!
Será que o pessoal não quer entender que até poderá ter sido a própria RED a dizer que o relvado tinha chegado ao fim e que mantê-lo poderia ser um risco pois o antigo com todos os tratamentos desde agroquimicos a bioestimulantes já estava desgastado e poderia não responder às exigências deste ano????
Um relvado de um estádio é uma cultura sujeita a um desgaste e stress permanente, e se for o de Alvalade então…!!!
Agricultura não é 2+2, existem muitas variantes que por mais que queiras não consegues dominar, como tal não posso dizer mal da empresa que ficou com a manutenção, até porque o Sporting tem um quadro que era da RED e deve ter o histórico todo de tratamentos que efectuavam
Como tal, acredite quem quiser, até a própria RED poderia estar exactamente com os mesmos problemas.
Posto isto Jaime, a única coisa que não tinha trocado era a RED, por uma questão de me defender e não arriscar caso as coisas corressem mal, no mínimo teria um álibi!!
20 Novembro, 2021 at 21:36
Estou de acordo com o que escreveste.
Obviamente que o relvado podia até precisar de ser trocado (apesar de não ter visto / ouvido queixas no final da época passada sobre isso).
Se a RED sabia resolver o problema da relva (para nem se ouvir falar disso durante muito tempo), porque carga de água se trocou de prestador de serviço?
A RED deixou de querer fazer o serviço de manutenção do relvado de Alvalade? Duvido.
O ponto é este: a questão da manutenção do relvado estava controlada; muda-se de empresa de manutenção do mesma, aparecem logo os problemas com o mesmo.
Coincidências?
20 Novembro, 2021 at 21:37
*muda-se de empresa de manutenção e aparecem logo os problemas com o mesmo.
20 Novembro, 2021 at 21:51
Não, estás a esquecer o principal… Mudaste de relvado!!!
Mudaste de relvado!!!
Caramba, de que serve mesmo este post?
É para bater no Varandas, está feito…
20 Novembro, 2021 at 22:01
Mudaste de relvado como mudaste em 2009 e em 2016.
Bolas, que às vezes fazes-te de sonso (pois parto do princípio que não és “tótó”)!
20 Novembro, 2021 at 21:37
Olá Rutura:
Tens razão no que dizes, todos os seres vivos têm um intervalo óptimo de desenvolvimento em todos os parâmetros físicos que os rodeiam.
No caso particular da relva no estádio, a descida de temperatura agravou o problema, porque para o conjunto de fungos (nunca é só um) essa descida não foi dramática, o clima de Lisboa é bastante suave e a temperatura mínima raramente baixa do nível crítico.
E um pormenor importante, as altas temperaturas destroem fungos, mas as baixas temperaturas apenas os inibem, portanto existe sempre uma bomba relógio.
Se aliarmos a descida da temperatura (desde que no intervalo de desenvolvimento) à diminuição do fotoperíodo, à sua intensidade e ao aumento de humidade, temos o caldo entornado.
Nota- o mais poderoso antifúngico que conheço é a luz solar, um aliado que diminui substancialmente o apoio nesta época do ano.
A empresa anterior entendeu e resolveu o problema, esta não.
Abraço e SL
20 Novembro, 2021 at 21:39
“A empresa anterior entendeu e resolveu o problema, esta não.”
Isto.
20 Novembro, 2021 at 22:11
Possivelmente também estarão a utilizar esse método.
Não tenho conhecimento, mas acredito que sim…
20 Novembro, 2021 at 22:50
E se me permites uma adenda e continuando a falar como agricultor e técnico, um relvado instalado em Junho já teria obrigação de apresentar um sistema radicular suficientemente desenvolvido no presente.
A constatação, quase cinco meses após a instalação de que a relva não apresenta raiz é dupla asneira: a primeira traduz a falta de acompanhamento do ciclo da planta, a segunda traduziu a incapacidade de fornecer à planta as condições para um enraizamento saudável. As duas asneiras estão ligadas, porque se houver sabedoria e sorte a natureza pode ser 2+2. Aqui foi ao contrário
Abraço e SL
20 Novembro, 2021 at 22:55
Continuando, e muita sorte tivemos com o Outono que tem sido seco, quente e luminoso, tudo coisas que a fungalhada não gosta.
Se fosse um Outono à antiga agora tínhamos por lá uma horta, assim parece só que andaram por lá uns javalis,
SL
21 Novembro, 2021 at 0:08
Não sei o que se fez, não posso dizer se foi feita asneira até porque relvados não são a minha especialidade, mas de qualquer maneira aliado aos bioestimulantes que tenho a certeza que estão a utilizar, uma coisa eu faria.. era utilizar fungos ou bactérias benéficas que ao mesmo tempo que protegem contra doenças foliares também o fariam em relação às radiculares além de promoverem um melhor enraizamento.
Ainda há alguma dúvida sobre os benefícios, mas, eu não tenho.
Relativamente à fungalhada e ao tempo, se tiveres a falar de fungos que afectam a parte foliar… OK, talvez,mas mesmo assim aqui no norte 21graus 13 graus mínima, está bom para proliferarem…
Se falarmos sobre pythium, phytophtoras, e fungos de solo na generalidade o tempo tem estado bom para os mesmos…aliás são fungos de solo, tempo ameno e humidade é maravilha.
E continuo a dizer, isto não é 2+2…
Já agora, é muito saber que culturas trabalhas??
21 Novembro, 2021 at 2:32
Olá:
Trabalho com uma cultura muito sensível a fungos que é a vinha. Também com castanheiros, uma das plantas mais sensíveis ao complexo de fungos no solo.
Pela minha formação e actividade profissional, senão soubesse do que estou a falar, já tinha fechado as portas há muito tempo.
E estás enganado, o tempo não tem estado bom pra fungos que não gostam de tempo seco e de sol. Tu julgas que o tempo está húmido, mas nestas coisa somar 2+2 é bom e basta consultar os dados recolhidos pelo IPMA para verificar que até há duas semanas atrás, o teor de água no solo estava bastante abaixo do normal. E ainda está. E bastava olhar para os campo e ver os prados amarelos da falta de água. Parece que o tempo vai mudar.
Agora se assumirmos que o relvado tem uma dmá drenagem o caso muda de figura, o que só vem acentuar o erro. O uso de bioestimulantes e de organismos simbiontes será sempre bem vindo, neste caso em concreto a ver se não vão tarde. Porque isto não é chapa 5
SL
20 Novembro, 2021 at 15:37
Estou farto desta puta desta administração.
Esta merda está a ficar igual aos tempos do godinho lopes.
Só não vê quem não quer.
20 Novembro, 2021 at 16:50
Igualzinho. Logo assim a cabeça vem-me o plantel sem valor, os treinadores sem valor, e a ausência de títulos ou ainda a possibilidade de disputa dos mesmos.
22 Novembro, 2021 at 14:53
Foi exactemente o que aconteceu nos 2 primeiros anos Varandeiros, ou pior… Ate chegar o totoloto RA.
20 Novembro, 2021 at 15:47
Com tanto dinheiro desperdiçado em relvados não haverá uma maneira de substituir esta cobertura por outra?
20 Novembro, 2021 at 15:59
Dá para substituir o relvado e o PL?
20 Novembro, 2021 at 16:45
Em 2007, foi assim:
“No Jornal Sporting desta semana vem escrito o seguinte “A obra ficará a cargo de um consórcio luso-británico, composto pela empresa Camposol, situada em Vila Nova de Mil Fontes, de onde vêm os 8214 metros quadrados de relva, e pela S.I.S., sociedade inglesa, que irá dedicar-se à instalação do novo tapete verde.””
20 Novembro, 2021 at 18:06
Sim.. Provavelmente não foi sempre a RED.
Mas o Álamo faz uma salvaguarda (que a malta ignora, pois só quer saber do <):
“Foi com esta ideia na mente que procurei, com os escassos dados que esta já gasta memória me permitiu, que construí o quadro que acima publico e que decerto levará, tanto a mim próprio quanto a tantos outros sportinguistas, a colocarem algumas pertinentes questões sobre esta malfadada matéria.”
20 Novembro, 2021 at 18:07
*pois só quer saber do quadro
20 Novembro, 2021 at 18:09
Sei que em 2003, no início, foi a RED.
https://maisfutebol.iol.pt/sporting/euro-2004/alvalade-xxi-coberturas-exigem-mais-trabalho-com-os-relvados
20 Novembro, 2021 at 19:18
Não era o estádio do Ajax que tinha problemas semelhantes?
Deixaram de falar nisso, portanto alguém fez algo bom, que resultou e deixaram de falar (tanto quanto sei).
Por cá, é exatamente igual, com a agravante que se voltou a falar.
20 Novembro, 2021 at 19:27
Epah o problema foi resolvido pela RED depois de vários anos de batatal.
A própria RED teve mão em alguns desses batatais mas foram eles a resolver o problema. Simples. Quem quiser entender entende, quem não quiser fala em micro climas, corbeturas, luzes, toupeiras, etc.
Eles têm a solução. E se fosse a eles não punha lá mais os pés enquanto o Capitão Curagem lá estivesse.
É burrice, incompetência e muita soberba.
20 Novembro, 2021 at 19:34
Depois de ler grande parte dos comentários fico mais descansado com o que aqui se fala sobre finanças, futebol ou outro assunto de uma maneira geral!!
Porreiro pá…
20 Novembro, 2021 at 19:50
Boa tarde.
Se me perguntassem, se queria para aquisições na nova janela de transferências pró Sporting, Messi, CR7, Pogba e Mourinho.
Eu responderia logo de rajada, NÃO.
Seria um péssimo negócio económico e desportivo pró clube.
20 Novembro, 2021 at 19:58
Nesta mesa fala-se de relvado.
20 Novembro, 2021 at 20:12
E se te perguntassem que podias ir buscar um PDL associativo, que não marca muito, pois não é essa a sua função, com 28 anos, por 16M mais custos a jusante por 70% do passe, o que dizias?
20 Novembro, 2021 at 21:09
Já saiu de serviço.
20 Novembro, 2021 at 20:23
É uma opinião como as outras.
20 Novembro, 2021 at 20:08
Ja podem concorrer todos ao Quem quer casar com um agricultor. Temporada 10
20 Novembro, 2021 at 20:08
win
20 Novembro, 2021 at 21:03
Quem quer casar com o jardineiro…
20 Novembro, 2021 at 21:52
O jovane podia ficar com o teu nick 🙂
20 Novembro, 2021 at 22:04
Agora estiveste bem…
20 Novembro, 2021 at 21:08
😀
20 Novembro, 2021 at 21:51
Eu vi logo que existia um culpado, está encontrado, raios partam o microclima e os apitadores de preto que se dedicaram a agricultura.
20 Novembro, 2021 at 22:03
Expliquem-me lá melhor, essa do microclima.
Então como estava antes, embora não fosse a ideal, estava a durar umas coisas e ninguém falou em microclima.
Agora com a mudança para esta nova empresa, apareceu o microclima ?
Há aqui alguma coisa, que não estou a perceber.
Como dizia aquele ator brasileiro ” …eeexxxxxpilica melhor…….”
20 Novembro, 2021 at 22:08
Isto é muito simples.
Todas as compras têm uma garantia.
Como tal.
Venha a indeminização.
A seguir, parta-se para outra empresa.
Quem tem unhas tem, quem não tem bye, bye maria ivone.
Empresas há muitas a quererem fazer dinheirinho, é estudar o mercado e com a indeminização, pagar e por outro relvado na melhor opurtunidade de tempo possível.
No Natal não dará ?
Tão simples como isto.
20 Novembro, 2021 at 22:22
Parece fácil, só que não.
Depende das cláusulas do contrato, dos prazos de duração, das garantias, dos ALEGADOS interesses que possam ter havido na dispensa da RED para contratar a Sport Relva, etc.
Queremos é que o problema seja resolvido o mais rápido possível sob pena do Sporting sair gravemente prejudicado.
20 Novembro, 2021 at 22:24
O último parágrafo diz tudo Jaime, mas atenção que as inscrições para a décima edição já esgotaram.
20 Novembro, 2021 at 22:29
😀
20 Novembro, 2021 at 22:30
Malandros!
21 Novembro, 2021 at 0:19
Não percebo porque reclamam do relvado.
O Jovane? Há quem diga que nem é grande jogador de futebol, não se perdeu nada.
E fomos campeões portanto é apoiar!!
Apoiem, caralho, brunistas viuvas!! Apoiem o Paulinho, apoiem o Zenha, apoiem o relvado! Apoiem códigos de barras nos votos! Apoiem tudo.
Tá bom, bots?
21 Novembro, 2021 at 1:02
Fdx tou cheido de sede.
Sai uma caneca cara…
🙂
21 Novembro, 2021 at 1:06
Esta situação do relvado é ridícula!
Pura de amadorismo.
22 Novembro, 2021 at 19:05
Ou seja.. A parte que foge ao controlo de RA.
21 Novembro, 2021 at 22:35
Ja venho tarde mas cá vão os meus dois cêntimos para a discussão.
O problema é que qualquer empresa produz relvados para instalar em 99% dos casos em locais com características bem diferentes do nosso estádio. A justificação é uma pérola daquelas que enfim…
A conversa do microclima é um facto, mas isso não apaga a responsabilidade da empresa pois isso já eles sabiam quando apresentaram a proposta ao clube. Soluções já se viu que não tinham eu aposto que chegaram, instalaram um relvado “todo o terreno” e fé em deus, resultado, andam agora a tentar apagar o fogo porque nós não precisamos de um todo terreno mas de um relvado específico, feito à medida.
A relva é um ser vivo, certíssimo, mas há diferentes espécies e misturas que se podem escolher. O que acontece (penso) é que como disse antes, as empresas produzem relvados que possivelmente dão resposta em 99% dos casos, o nosso azar é que estamos no restante 1%. Ou seja eles (e talvez a grande maioria da empresas) não têm disponível o relvado à nossa medida porque o que vendem são os tais que se adaptam a 99% dos casos. Agora é ir aos livros e perceber quais as espécies de relva que dão resposta nestas condições, e não andar a martelar ali uma peça que não encaixa no puzzle. Mas isto dá trabalho, pode levar algum tempo… e custa dinheiro que eles obviamente não vão gastar sem ter esgotado as opções que pensem resolver o problema. Entretanto estamos todos a ver o remake do filme.
Possivelmente a diferença de preço nas propostas era isto mesmo, a empresa anterior já sabia ao que ia e a solução era um relvado à medida, e logo de custo superior.
Moral da estória, já dizia Scolari (quando se falava na hipótese de treinar a nossa seleção mas se dizia que ele era um treinador caro) “o barato sai caro”.