Banho de bola em todas as dimensões. Do banco ao relvado, da táctica ao espírito de grupo, o Sporting foi à Luz lembrar ao rival o porquê de carregar o escudo de campeão e fê-lo com tal estrondo que o 1-3 final nem permite discussão
The champ is here! The champ is here! The champ is here!
Assim mesmo, como se a equipa tivesse entrado em campo ao som de Jadakis, o Sporting chegou à Luz em tom mandão. Queria bola, ia às disputas e nem a vontade de Soares Dias em mostrar cartões aos jogadores leoninos fazia os Leões abrandar.
Sem Coates e sem Palhinha, com Neto e com Ugarte, o Sporting fez do colectivo força e transformou as palavras do seu treinador numa aula prática: somos um grupo com rotinas e essas rotinas não desaparecem com as ausências.
Serve isto, para quem vos escreve sublinhar este mérito incrível de Rúben Amorim que é o de ter vinte e qualquer coisa homens prontos a jogar nem que seja um minuto, mesmo que esse minuto seja só de quando em quando. De semana para semana, o treinador oferece-nos um manual de liderança e o resultado é um grupo que sabe o que faz, quando faz e porque faz.
Não admira, por isso, que Paulinho soubesse perfeitamente que a sua missão passava por encostar em Weigl e matar o início da construção lampiã. Não admira, por isso, que o camisola 21 baixasse nos apoios para permitir que Pote e Sarabia surgissem embalados no espaço que se abria. Não admira, por isso, que Porro galgasse metros e metros rumo ao buraco defensivo que é Grimaldo, ameaçando primeiro, combinando depois para o início do 1-0.
Que obra de arte foi esse momento, com Peter Potter a puxar da varinha para assistir com classe a entrada de Sarabia, ali entre o lateral e o central vermelho, num remate de primeira candidato a golo do ano.
Estavam decorridos oito minutos e o jogo mudava de cariz. Adán jogava muito menos do que habitualmente a bola no pé dos centrais, até porque sabia que Ugarte e Matheus Nunes chegavam e sobravam para João Mário e Weigl. Sem conseguir construir, o Benfica deixava sem bola rafas e cebolinhas e, pior, destapava o seu meio campo, pondo mais uma vez a nu a quase patética capacidade de transição defensiva da equipa.
E foi aqui que começou a aparecer Matheus Nunes, verdadeiro Leão à solta num galinheiro, investindo uma e outra vez por aquele meio campo fora. Que jogo, miúdo! Foi também nesse aproveitamento de espaço, que se construiria o remate ao poste de Peter Potter e o golo anulado a Paulinho, mesmo em cima do intervalo. E que justa teria sido essa diferença antes do descanso.
No recomeço, o fanfarrão lançou Yaremchuk e o Sporting viu-se sem Feddal, por lesão. Matheus Reis assumiu a canhota do trio de centrais, Esgaio veio fazer a ala esquerda e foi o momento em que o Benfica esteve perto de marcar: primeiro Darwin enviou ao poste, de cabeça, depois João Mário atirou fraco quando tinha a baliza na mira.
Na resposta, Paulinho lá baixa outra vez e mete em Matheus Nunes, que liga novamente o turbo para galgar quase meio campo em passada larga, sem perder a noção de que o João Paulo o acompanhava à espera do açúcar. A diagonal do camisola 21 é perfeita e o toque por cima do redes grego é coisa para fazer pingar a cueca. 0-2!
O jogo estava animado e Rafa fazia a bola chocar com o poste de Adán. Enquanto isso, Esgaio via Matheus Nunes com a mudança engatada e ficava a contemplá-lo naquela correria que a todos fez levantar e que terminou num fuzilar de raiva para o 0-3.
Fuckin wit the champion (you already know)
(J-A-D-A, kiss the game goodbye)
You fuckin wit the champion (you already know)
A 20 minutos do fim o jogo ficava decidido, até porque o benfica nunca passou de um grupo de individualidades à espera que uma delas resolvesse. O golo de Pizzi, já nos descontos, é exemplo perfeito disso.
Quanto ao Sporting, foi uma equipa na verdadeira acepção da palavra. A tal equipa que só ganhava porque não tinha adeptos nas bancadas e porque cedo tinha ficado fora da Europa. A tal equipa que foi campeã e que, nesta noite de dezembro, mesmo condicionada por meia equipa amarelada no primeiro tempo, fez questão de ir a casa do eterno rival lembrar a todos o que permitiu tal conquista.
The champ is here! The champ is here! The champ is here!
4 Dezembro, 2021 at 3:25
O meu campo agora é a cama!!
By… By…. até amanhã!!
Vou dormir como um anjo ….
SL
4 Dezembro, 2021 at 3:33
Sportîiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiîîiîiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiing
4 Dezembro, 2021 at 5:42
Grande jogo ds nossa parte, madutos, controladores, impecáveis!
Vários jogadores em plano de destaque mas para mim um, que me deixou de sorriso rasgado e me deu confiança para o resto kdo jogo:Feddal!
Primeiro minuto de jogo, biqueirada no João Merdário, a virá-lo no ar. Foi como se tivessem 3 milhoes de Sportinguistas dado aquele pontapé e o mostrar que ninguém ia facilitar um milímetro.
Spoooooooooooorting!
4 Dezembro, 2021 at 5:45
Não era aqui, este novo update tem vários cenas que…sorry.
Spoooooooooooorting
4 Dezembro, 2021 at 5:03
Que lindo!
4 Dezembro, 2021 at 5:38
Sempre houve jogo?
Boa táctica do Amorim, ao pôr 11 em campo. Sem Coates e Palhinha, os lampiões esperavam jogar contra 9 (e com o Virgínia como defesa esquerdo), mas o nosso Adjunto trocou-lhes as voltas.
4 Dezembro, 2021 at 9:09
Win win win
4 Dezembro, 2021 at 5:44
Grande jogo ds nossa parte, maduros, controladores, impecáveis!
Vários jogadores em plano de destaque mas para mim um, que me deixou de sorriso rasgado e me deu confiança absoluta para o resto do jogo:Feddal! Aliás, não me lembro de estar tão calmo a ver um derby.
Primeiro minuto de jogo, biqueirada no João Merdário, a virá-lo no ar. Foi como se tivessem 3 milhoes de Sportinguistas dado aquele pontapé e o mostrar que ninguém ia facilitar um milímetro.
Spoooooooooooorting!
4 Dezembro, 2021 at 15:26
Raramente concordamos – hoje é sem dúvida a excepção. Foi exactamente assim que me senti (e pelas mesmas razões).
No meio disto tudo, um pormenor importante por causa dessa porradona (bem dada) do Feddal… mais uma vez passou a ideia que nós é que somos violentos.
1º minuto, 2 amarelos; tudo o que é bola disputada, falta contra nós, a maioria a dar amarelo; e depois, vem a (não) expulsão do Taarabt, num caso típico de benfiquismo nojento e vergonhoso – pisadela à frente do árbitro (que viu e deu amarelo para não poder ser suspenso posteriormente), tudo calado no decorrer do jogo a fingir que não viram e depois, no resumo da Sportv, cortam na altura em que o gajo vai a pisar!
Montes de merda!
Temos muito que lutar ainda para limpar o futebol português (provavelmente nunca o iremos fazer) mas vitórias destas ajudam e muito isso.
4 Dezembro, 2021 at 19:59
Foi lindo. E muito importante. Foi mesmo um nós não esquecemos e vimos cá para ganhar.
4 Dezembro, 2021 at 6:41
Um banho em toda linha.
A raça do costume aliada a uma personalidade incrível, quando de fora estaria só Palhinha e Coates… parece um sonho.
A conf do Rúben vs a velha só é superada pela malta na bancada a dar show.
Mais um grande jogo do Paulinho em prol da equipa, mvp foi Matheus, mas é o Neto quem aplaudo hoje.
Vai ser um belo fim de semans.
4 Dezembro, 2021 at 11:13
Tb aplaudo o Neto. Muito bom jogo
4 Dezembro, 2021 at 11:36
Subscrevo tudo isso!
4 Dezembro, 2021 at 15:56
Espero vitórias nas modalidades, a comecar pelo hóquei, esta noite e fechar este fim-de-semana com chave de ouro, com o regresso do ROLO ao seu lugar natural, i.e. a final four da Champions.
Vamos, CRÓNICO.
4 Dezembro, 2021 at 6:50
Não houve minuto 70. Estou triste.
Quero o backstage depressa!
4 Dezembro, 2021 at 7:04
são 7 da manhã…
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
4 Dezembro, 2021 at 7:13
2 ou 3 notas:
Nao quero fazer grandes apreciaçoes individuais, porque o “segredo” da equipa esta no seu coletivo, sempre esteve, e cada vez se nota mais, tanto que estao ausentes 2 dos melhores elementos e , mesmo assim a dinamica esta la quase toda.
A tactica nao muda, Amorim criou aquela dinamica, e independentemente dos intervenientes, o plano e cumprido a risca. Ja alguns treinadores adversarios admitiram que sabem prefeitamente como o SPORTING vai jogar, mas nao conseguem contrariar.
Qeum poder/quiser, va ver a recuperaçao de bola que o Paulinho fez aos… 93 minutos!!!!!
A puta da velha ate com o lampizi se fodeu, entao nao e que esse proscrito entrou quase ao fim e marcou!
Espero que esse merdas (velha) faça um contrato vitalicio com os lamps do princepe herdeiro.
Descubram as diferenças: As papoilas jogaram contra 9 e espetaram 6 ou 7, o Sporting jogou contra 14 e enfardou-lhes 3 – a reflctir.
O ASD sofre de cleptomania.
Tenham um bom dia, e fodam MUITO a cabeça aos vossos amigos lamps!
Saudaçoes leoninas.
4 Dezembro, 2021 at 7:45
Não sofre. Vive de…
4 Dezembro, 2021 at 11:37
Subscrevo, mais uma vez!
4 Dezembro, 2021 at 7:14
Mal dormi com tanta alegria… Spooooooorting!!!!:-)
4 Dezembro, 2021 at 7:25
A resposta aos lenços brancos: «Os adeptos não estão habituados a perder com o Sporting, muito menos eu»
CHUPA !!!!
que fiques ai mais 10 anos.
4 Dezembro, 2021 at 7:46
Há limite de lotação para o jogo com o Boavista?
4 Dezembro, 2021 at 8:50
Está fodido é fazer teste nas farmácias…
4 Dezembro, 2021 at 9:32
eu ja ando a dias a tentar ver disso e nos sitios dos gratuitos ou já n consigo marcaçao antes de dia 13, ou tinha hipotese 6f , mas em horarios manhosos estando a trabalhar.
neste momento a minha hipotese de ir resume-se a 3 hipoteses:
– encontrar algum sitio dos comparticipados onde consiga ir sabado de manha
– por obra e graça de n sei que tenhamos testagem lá no trabalho 5 ou 6f e esses testes sirvam e eles passem a declaração
– ou o Sporting faça como existia ontem e façam testes a entrada , mas sem levar balurdios
4 Dezembro, 2021 at 12:05
800242424 – 4 dias antes – “estou com sintomas”
4 Dezembro, 2021 at 15:49
Com 12 anos, é preciso?
4 Dezembro, 2021 at 7:59
E a intensidade na recuperação da bola? E os duelos ganhos?
Agora se percebe bem aqueles minutos de treinos passados cá para fora.
4 Dezembro, 2021 at 8:26
Sim senhor. Somos mesmo sérios candidatos ao bi campeonato. Que exibição…
Ps: alguém quer falar do João Mário? João Mário ou Matheus Nunes acho que acabou hoje a discussão.
4 Dezembro, 2021 at 8:49
Muito bem observado.
4 Dezembro, 2021 at 11:38
Subscrevo!
4 Dezembro, 2021 at 11:38
Faziam falta os 2, mas a ter que optar…
4 Dezembro, 2021 at 13:22
Isso é um assunto encerrado. Matheus Nunes, em tudo.
4 Dezembro, 2021 at 14:05
Não trocava o MN por dois João Mario, mas por acaso até me pareceu ter sido o melhor das papoilas, mas pelo banho de tactica que o mestre inventor do futebol levou, torna essas avaliações dificeis!!
4 Dezembro, 2021 at 8:34
Surpreendentemente fácil…
Confesso que fiquei optimista quando vi que o André Almeida ia jogar..
O jm jogou?! 😉
Z
4 Dezembro, 2021 at 10:34
Bom Natal….
Está a chegar o Natal
4 Dezembro, 2021 at 8:43
🙂
4 Dezembro, 2021 at 8:55
Tenho de facto expectativas sempre muito baixas quando se joga com os lampiões.
A história, as derrotas crónicas, os campos inclinados, o facto deste ser um país de lampiões, etc, etc.
Por isso, ontem, sem Palhinha e Coates, a expectativa de pontuar era mínima.
A verdade é que já devia saber que quando o mister fala (e que bem falou antes do jogo), aquele discurso deve tocar no coração e alma de todos os jogadores elevando-os a um patamar de crença e garra que arrisco dizer nunca mais visto desde o tempo dos 5 violinos.
Raramente vi uma exibição como a de ontem e com tantas condicionantes à partida.
Obrigado ao meu lampião favorito!
E obrigado ainda mais por não embandeirares em arco com as vitórias nem teres um discurso de bazófia como a velha que treina os outros.
Humildade, sempre!
Agora, deixem-me sorrir para todos os lampiões que me aparecerem ao caminho hoje e nos próximos dias.
4 Dezembro, 2021 at 8:56
Que equipa absolutamente incrível!
4 Dezembro, 2021 at 9:12
O que mais me surpreende neste equipa é a sua alta rotação. É incrível a capacidade fisica dos jogadores.
Uma palavra para o Ugart: Jogão!!!
4 Dezembro, 2021 at 9:19
As minhas expectativas basearam-se apenas em RA… já tivemos equipas bem melhores que esta e superiores aos criminosos e perdemos… Há 10 anos roubaram-nos 3 PENALTYS sobre o VwW… A arbitragem está muito menos inclinada, há 10 anos não acabávamos sequer com dez…
Vi o jogo com a serenidade de quem sabe que vai ganhar, vi os jogadores do Sporting parados a serem mais rápidos que os dos criminosos quando estes corriam… e vi o MN encher o campo, não senti falta nenhuma do nosso Palhão… Para mim, qualidade dos jogadores à partem, RA construiu UMA EQUIPA DE SONHO….
4 Dezembro, 2021 at 10:56
A arbitragem para algumas coisas vai tendo alguma vergonha havendo VAR… não está perfeito, longe disso e na última vez q nos apitou na luz o ASD bem tentou marcar 3 penalties de mergulho às toupeiras…
Mas com tanto barulho q o maluco andou a fazer para ter VAR… mesmo assim cada vez q se joga com o Famalicão…
4 Dezembro, 2021 at 13:16
Sim, sem dúvida… o VAR veio reduzir em muito a capacidade (= o à vontade) desses vendidos ‘darem missas’…
4 Dezembro, 2021 at 12:57
Já há lampiões a pedir que o príncipe herdeiro pague a cláusula de rescisão do Rúben Amorim….
4 Dezembro, 2021 at 13:19
Se o compraram por uma obscenidade de dinheiro sem ele ter CV… agora que tem e não pára de o engrandecer, só espero que a cláusula de não cumprimento do contrato até ao fim seja igualmente obscena… excêntrica mesmo….
4 Dezembro, 2021 at 9:23
Ele há coisas que não mudam:
Ligas a TV pela manhã, na RTP 3 e às 9h tens abertura com o Cabrita, depois os números da Covid e a seguir as capas dos jornais e a análise a essas capas. Tivessem sido 1-0 em vez de 1-3 e era loucura na redação.
Ah,Ah, Ah, Ah!
4 Dezembro, 2021 at 10:57
E diz la que não dá um gozo brutal? 🙂
Ontem a noite até mostraram o jogo do fcp primeiro um par de vezes…. 😉
4 Dezembro, 2021 at 11:17
Claro que dá! O único sítio onde vi passar um resumo ontem à noite e hoje, foi na CNN. Mas ontem estava lá um gajo com uma azia!
4 Dezembro, 2021 at 9:32
Há pouco mais de um ano atrás Amorim nao ganhava um jogo decisivo.
Entretanto ganhou algum crédito.
Confiança na equipa, sem deslumbramentos. Tranquilidade.
Venha o próximo, que é um jogo complicado.
4 Dezembro, 2021 at 11:18
Sim e com o Petit no comando, sem dúvida!
4 Dezembro, 2021 at 15:52
Ajax deve já ter o TT com muitos minutos, terá de ser o titular com o Boavista.
A ver se o Paulinho não vai fazer falta.
4 Dezembro, 2021 at 9:36
Grande grande jogo… Só tenho pena daquele bombom que oferecemos a eles no final. Confesso que não estava muito confiante, mas esta equipa surpreende-me a cada jogo.
Siga para o próximo jogo.
4 Dezembro, 2021 at 9:37
o que se vê na equipa é que em termos de grupo a coisa funciona, por isso n é qualquer jogador que cabe ali, tem de ser alguem que em termos psicologicos ter de perceber que ali n existem os titulares indiscutiveis, ali jogando 1 min, 90min , ficando no banco ou n sendo convocado todos remam para o mesmo lado e não se vê os jogadores a amuar por n jogarem.
na proxima semana n vamos ter coates, palhinha, feddal e paulinho, mas quem jogar sabe que é uma oportunidade que vai ter para mostrar serviço e dificultar ainda mais as escolhas do treinador
4 Dezembro, 2021 at 10:00
Acho que daquilo que temos visto, e sobretudo ontem, já arrisco a dizer que as baixas não assustam, naquele grupo todos comem a relva por isso quem jogar vai querer dar tudo e aproveitar a oportunidade. Não tiveste Pote em 8 dos 10 primeiros jogos da liga e mesmo assim aguentaste o primeiro lugar (não fosse o campo com o foculputas estar inclinado e a diferença seria maior).
4 Dezembro, 2021 at 11:44
Bem lembrado.
Com o Boavista jogamos sem 4 titulares indiscutíveis e ainda há o jogo com o Ajax a meio da semana – também sem 3 deles pois só o Paulinho deve jogar.
É uma pena não termos, pelo menos parece, um puto na formação de qualidade a central – e se for é o Marsá, que tem jogado a lateral.
4 Dezembro, 2021 at 15:53
A malta nos treinos dá tudo, pq sabe que pode jogar a qq momento e agarrar um lugar.
Não fomos campeões à toa com JP, Antunes e Neto.
4 Dezembro, 2021 at 9:38
Personalidade. Continuem a subestimar e picar esta nossa equipa e eles continuarão a fazer das fraquezas forças e a superar-se em campo. Limpinho limpinho, a vitória da nossa equipa, sem centenas de milhões, sem vedetas, sem espinhas, apenas uma verdadeira equipa.
P.S.: Gostei do guião que o RA deu ao Matheus e ao Ugarte.
4 Dezembro, 2021 at 11:08
Bem… em rigor, olhando para as contas, esta equipa já custou mais de 900 milhões… desde 2018… (fonte? Relatórios e contas da SAD, publicados na CMVM..) – 859 milhões de receitas e 73 milhões de prejuízos acumulados.. sendo q os 20 milhões q o clube deve são considerados receita da SAD…
Mas pronto, é um a equipa de tostões e como o Varandas meia, eu sou burro pq faço perguntas..
Dito isto sim, foi um grande jogo. E é lindo ver a carrada de lampiões que “não liga nada à bola” 😉
Mas chamar a uma equipa q custa mais de 250 milhões por ano uma equipa de tostões é comer gelados com a testa :). Mesmo q uns 30 desses 250 sejam comissões..
4 Dezembro, 2021 at 11:46
A equipa custa mais de 250M€ por ano?
Queres explicar isso?
É que nem o Benfic@ custa isso…
4 Dezembro, 2021 at 12:35
Não vês que o rapaz tá chateado..
4 Dezembro, 2021 at 14:11
Subscreve e passa à frente.
4 Dezembro, 2021 at 15:55
É talvez a pensar no que vai custar com a venda do clube a um investidor.
Prevejo a vinda de grandes estrelas.
4 Dezembro, 2021 at 13:46
Alael, antes que digas “vai ver os R&C” explica lá esses números para quem não percebe nada disso sff.
Obrigado.
4 Dezembro, 2021 at 9:47
Que bela manhã!!!
Não vi o jogo. Só soube o resultado no fim.
A minha casa , quase que vinha abaixo. Ainda por cima , o lampião que mora por cima, faz sempre questão de se manifestar quando o toupeirense ganha ou o Sporting perde.
Felizmente, cada vez mais, o oiço menos.
Vi o resumo , bastante curto, e fiquei maravilhado com a fantástica qualidade dos Nossos golos.
Não sei quem jogou melhor, mas aquela “ correria” do MN, para fazer , com classe, o terceiro golo, deixou-me siderado.
Confesso, que estava bastante apreensivo , face às Nossa ausências.
Este jogo tirou-me todas as dúvidas e receios. Vamos, certamente lutar até ao último jogo, pelo bi.
Já marquei o meu teste, para ir assistir e aplaudir o Grande Sporting , contra o Boavista.
Os Jogadores merecem uma recepção digna dos campeões que são.
Viva o Sporting Clube de Portugal
4 Dezembro, 2021 at 12:10
Ainda antes do jogo com o Tondela dizia a dois portistas que o meu palpite é que a luta ia ser entre eles e nós, porque está mais que visto que JJ, a qualquer momento, dá cabo de um balneário.
Mas depois veio a Covid no Coates e o receio que isso fizesse missa, não só para o dérbi, mas principalmente no resto do mês de Dezembro.
Em termos de Covid, para já amainou e em campo a equipa deu uma resposta tremenda.
Mas ressalvo que vai ser muito difícil o Bi, basta ver o percurso do Porto: quando coisa complica, um adversário para a rua (Santa Clara para o campeonato e Guimarães – no caso do Açores resultante de mais um mergulho do Faremos) ou então um auto-golo como ontem, para desbloquear!
Isto não é falta de confiança na nossa equipa, mas vocês já viram o terramoto que seria um bi nosso?
4 Dezembro, 2021 at 9:55
Basta ver a evolução dos dois Matheus para entender o efeito Amorim.
Esgaio, Ugarte e Paulinho estão a começar a engatar. Vinagre ainda está a adaptar-se como aconteceu com o Reis.
Aos poucos Inácio e Bragança vão mostrando que não tremem. Neto, Coates e Adan os veteranos que metem calma na miudagem.
Jovane, Tabata vão mostrando porque são opções no banco onde mesmo quando não se joga é preciso fazer parte do grupo.
Os ‘monstros’; Palhinha, Pote, Porro, Sarabia (este uma surpresa para mim e com classe a mais para esta liga).
E depois ali um grupo de miúdos a desenvolver; TT, Essugo, Nazinho, Esteves, Quaresma (emprestado mas sem dúvida um jogador com muito futuro).
Como diz o treinador “não valem sacos de dinheiro hoje mas vão valer amanhã”
4 Dezembro, 2021 at 10:03
CA-TE-GO-RIA ! ! ! !
Retirado do twitter do @captomente, resume na perfeição o que foi esta vitória:
“Ganhar na casa dos lampiões é sempre bom mas ganhar num jogo “a sério”, como campeão nacional, sem Coates e Palhinha, defronte do fanfarrão do JJ, Rui Pedro Braz, Rui Costa, dos 6 milhões e dos 100 milhões, do João Miliomário e com Amorim como nosso treinador… Sublime. Sublime.”
Nem mais!
4 Dezembro, 2021 at 10:39
E perdendo o Feddal o que obriga a ter um trio que é capaz de ser a primeira vez que jogava junto – talvez nao… – com o ASD a arbitrar e no primeiro jogo grande em casa do novo presidente deles… Para ser melhor, só se tivesse sido 15 a zero.
4 Dezembro, 2021 at 10:04
Tem-se falado pouco do Ugarte. Gostei muito!! Intenso, bom posicionamente, excelente a roubar bolas e mt bom toque de bola tb. Estou tranquilo quando o Palhinha não puder jogar.
4 Dezembro, 2021 at 10:08
https://www.instagram.com/p/CXChiUDKVvg/
4 Dezembro, 2021 at 10:11
E viva a Dona Dolores…
E claro…
Sporting Sempre…!
SL
4 Dezembro, 2021 at 11:32
🙂