Banho de bola em todas as dimensões. Do banco ao relvado, da táctica ao espírito de grupo, o Sporting foi à Luz lembrar ao rival o porquê de carregar o escudo de campeão e fê-lo com tal estrondo que o 1-3 final nem permite discussão
The champ is here! The champ is here! The champ is here!
Assim mesmo, como se a equipa tivesse entrado em campo ao som de Jadakis, o Sporting chegou à Luz em tom mandão. Queria bola, ia às disputas e nem a vontade de Soares Dias em mostrar cartões aos jogadores leoninos fazia os Leões abrandar.
Sem Coates e sem Palhinha, com Neto e com Ugarte, o Sporting fez do colectivo força e transformou as palavras do seu treinador numa aula prática: somos um grupo com rotinas e essas rotinas não desaparecem com as ausências.
Serve isto, para quem vos escreve sublinhar este mérito incrível de Rúben Amorim que é o de ter vinte e qualquer coisa homens prontos a jogar nem que seja um minuto, mesmo que esse minuto seja só de quando em quando. De semana para semana, o treinador oferece-nos um manual de liderança e o resultado é um grupo que sabe o que faz, quando faz e porque faz.
Não admira, por isso, que Paulinho soubesse perfeitamente que a sua missão passava por encostar em Weigl e matar o início da construção lampiã. Não admira, por isso, que o camisola 21 baixasse nos apoios para permitir que Pote e Sarabia surgissem embalados no espaço que se abria. Não admira, por isso, que Porro galgasse metros e metros rumo ao buraco defensivo que é Grimaldo, ameaçando primeiro, combinando depois para o início do 1-0.
Que obra de arte foi esse momento, com Peter Potter a puxar da varinha para assistir com classe a entrada de Sarabia, ali entre o lateral e o central vermelho, num remate de primeira candidato a golo do ano.
Estavam decorridos oito minutos e o jogo mudava de cariz. Adán jogava muito menos do que habitualmente a bola no pé dos centrais, até porque sabia que Ugarte e Matheus Nunes chegavam e sobravam para João Mário e Weigl. Sem conseguir construir, o Benfica deixava sem bola rafas e cebolinhas e, pior, destapava o seu meio campo, pondo mais uma vez a nu a quase patética capacidade de transição defensiva da equipa.
E foi aqui que começou a aparecer Matheus Nunes, verdadeiro Leão à solta num galinheiro, investindo uma e outra vez por aquele meio campo fora. Que jogo, miúdo! Foi também nesse aproveitamento de espaço, que se construiria o remate ao poste de Peter Potter e o golo anulado a Paulinho, mesmo em cima do intervalo. E que justa teria sido essa diferença antes do descanso.
No recomeço, o fanfarrão lançou Yaremchuk e o Sporting viu-se sem Feddal, por lesão. Matheus Reis assumiu a canhota do trio de centrais, Esgaio veio fazer a ala esquerda e foi o momento em que o Benfica esteve perto de marcar: primeiro Darwin enviou ao poste, de cabeça, depois João Mário atirou fraco quando tinha a baliza na mira.
Na resposta, Paulinho lá baixa outra vez e mete em Matheus Nunes, que liga novamente o turbo para galgar quase meio campo em passada larga, sem perder a noção de que o João Paulo o acompanhava à espera do açúcar. A diagonal do camisola 21 é perfeita e o toque por cima do redes grego é coisa para fazer pingar a cueca. 0-2!
O jogo estava animado e Rafa fazia a bola chocar com o poste de Adán. Enquanto isso, Esgaio via Matheus Nunes com a mudança engatada e ficava a contemplá-lo naquela correria que a todos fez levantar e que terminou num fuzilar de raiva para o 0-3.
Fuckin wit the champion (you already know)
(J-A-D-A, kiss the game goodbye)
You fuckin wit the champion (you already know)
A 20 minutos do fim o jogo ficava decidido, até porque o benfica nunca passou de um grupo de individualidades à espera que uma delas resolvesse. O golo de Pizzi, já nos descontos, é exemplo perfeito disso.
Quanto ao Sporting, foi uma equipa na verdadeira acepção da palavra. A tal equipa que só ganhava porque não tinha adeptos nas bancadas e porque cedo tinha ficado fora da Europa. A tal equipa que foi campeã e que, nesta noite de dezembro, mesmo condicionada por meia equipa amarelada no primeiro tempo, fez questão de ir a casa do eterno rival lembrar a todos o que permitiu tal conquista.
The champ is here! The champ is here! The champ is here!
4 Dezembro, 2021 at 10:25
Que la chupen e la sigan chupando!
Bom dia : )
4 Dezembro, 2021 at 10:30
Jogo fabuloso do nosso Sporting na Luz.
O crescimento do Matheus Nunes é qualquer coisa. Ugarte a mostrar muita personalidade e presença!
Ruben Amorim é o treinador! A estrategia, as rotinas da equipa, a aposta nos jovens, a gestão do plantel (Porro e Matheus Reis por exemplo estavam fresquinhos ontem), a comunicação, a liderança do grupo…tudo nota máxima!
Renovem com o Ruben Amorim até 2028!
4 Dezembro, 2021 at 10:33
o amorim devia usar um bigode à Ron Jeremy…
ontem foi só pornográfico.
4 Dezembro, 2021 at 11:10
Loooooooooooooooooool.
Winner!!
4 Dezembro, 2021 at 10:43
O jogo foi ganho nos primeiros 5 minutos.
Enfiar três porradas a sério no JM não tem nada a ver com o facto de ter ido para o Benfica.
Quando o organizador de jogo tem medo de ter a bola nos pés porque ainda leva uma porrada a sério e lesiona-se, torna-se difícil organizar o ataque com confiança.
Se isto só custou dois amarelos, foi um preço engraçado de se pagar.
4 Dezembro, 2021 at 11:34
É uma perspectiva…
4 Dezembro, 2021 at 10:46
Não me canso de rever o primeiro golo.
Um hino ao futebol.
4 Dezembro, 2021 at 11:11
Mesmo. O passe, o remate, é a cara de parvo do Odysseias!!
4 Dezembro, 2021 at 15:57
Verdade. A classe no passe, a qualidade na finalização. De primeira.
4 Dezembro, 2021 at 10:50
Impressionante. Que jogo do crlh.
Matheus deu show, Ugarte jogou muito, Paulinho fez o melhor jogo desde que chegou ao Sporting.
Amorim é excepcional. Sem palavras.
Aguardo o comentário do Dr. Stalley.
4 Dezembro, 2021 at 10:52
Também vou subscrever esse comentário futuro.
Haja alegria, farto de discutir OS’s…
SL
4 Dezembro, 2021 at 10:57
Tás farto?
Espera até amanhã
4 Dezembro, 2021 at 11:12
Deixa lá. Vão ter eleições em março. Corre o rumor que vão ser repetidas até 2026 que é quando despacham as VMOC, ou o Varandas ganhar…
4 Dezembro, 2021 at 10:51
Grande jogo, sem hipóteses. Foi um pouco do que falámos ontem por aqui. Esta equipa dá sempre tudo, por isso está sempre mais perto de tirar um resultado positivo. Na frente temos dois jogadores com classe a mais para este campeonato, e o João Paulo demonstrou que com espaço pode aparecer e decidir. No meio campo Matheus fez uma primeira parte abaixo, deixando o Ugarte brilhar e entrou com tudo na segunda aglutinando tudo o que era transação e impondo a sua vontade. Na defesa tudo muito certo sem dar muito espaço para algum dissabor, com o Neto a calar muitas bocas (a meu ver).
Demos a bola exploramos as mil e uma fragilidades defensivas de uma equipa com orçamento de EPL. A velha da Reboleira levou 3 batatas e mesmo assim acha que perdeu porque os jogadores não souberam chutar à baliza quando apenas criou 3 ou 4 lances de perigo. Como disse o Risto: “sim foram 3 batatas”.
4 Dezembro, 2021 at 11:10
Sem palavras para esta equipa. Merece tudo o que lhe está a acontecer. E nós, adeptos, também merecemos. Uma vénia a Ruben Amorim, já nos deu mais do que esperávamos e pelos vistos não quer ficar por aqui. Orgulho nesta rapaziada
4 Dezembro, 2021 at 11:11
Que brutalidade. Quando vi aquela atitude desde o primeiro minuto, e depois aquele golão do Saraiva, pensei logo que o jogo estava no papo.
Impressionante como durante todo o jogo dominámos o campo inteiro.
Hoje em dia nem me apetece fazer comentários durante o jogo. Estou simplesmente colado ao ecrã.
4 Dezembro, 2021 at 11:17
Vitória em toda a linha.
Sem os dois pilares principais em campo, apareceram outros, e mais outros, Amorim descobre sempre soluções, mesmo quando parece que não há.
Os 3 golos são fantásticos, O 1º é uma obra prima pelo passe e remate final de Pablito Sarabia ( a peça que faltava nesta equipa), o 2º uma jogada magistral e concretização de classe de João Paulo e o 3º uma cavalgada imparável de “seu” Matheus.
Estamos fortes, motivados e com um treinador que vale Ouro Puro, ” Esta vitória é dedicada ao Coates” , és ENORME AMORIM!
* No campo ganhámos 1-3 (seria bonito termos ficado sem sofrer) mas na conferência pós jogo, Amorim ganhou 10- 0 ao outro saloio, que diferença abismal, não é só tatica mas também o discurso, a educação, a humildade, a ética, o português, o nível, que orgulho ter um treinador destes.
4 Dezembro, 2021 at 11:52
“* No campo ganhámos 1-3 (seria bonito termos ficado sem sofrer) mas na conferência pós jogo, Amorim ganhou 10- 0 ao outro saloio, que diferença abismal, não é só tatica mas também o discurso, a educação, a humildade, a ética, o português, o nível, que orgulho ter um treinador destes.”
Subscrevo 10 vezes!
4 Dezembro, 2021 at 15:59
3-0 não. Dá azar.
3-1 é melhor, a história não se repete.
4 Dezembro, 2021 at 20:30
3.1 foi melhor porque eu apostei nesse resultado
4 Dezembro, 2021 at 21:58
Moral.
4 Dezembro, 2021 at 13:09
Subscrevo
4 Dezembro, 2021 at 14:11
Subscrição concluída
4 Dezembro, 2021 at 15:12
É isto.
Subscrição sem pagar nada
4 Dezembro, 2021 at 11:18
Até muitos lampiões se vergaram às evidências… 🙂
“Benfica 1-3 Sporting: humilhados
Ontem Lisboa foi verde e branca… O Sporting limpou o Benfica de um jeito que há muito não se via os leões fazerem em casa do Benfica. Aliás, só me lembro de um vez (0-3 em 2015).
O resultado de 2 golos de vantagem é manifestamente curto para o que os campeões nacionais fizeram na Luz e fica para a história um autêntico banho tático de Rúben Amorim a Jorge Jesus. Ainda mais escandaloso quando Amorim não pode contar com o seu melhor médio e o seu melhor defesa e capitão! Que atropelo!”
“(…) mas se olharmos para a percentagem que é controlada pelos treinadores: plano de jogo, motivação dos seus atletas, entrega ao jogo, tática, posicionamento em campo, substituições, foi uma goleada das antigas. Os famosos 15-0. O pupilo tornou-se o mestre!”
http://ofuraredes.blogspot.com/2021/12/benfica-1-3-sporting-humilhados.html#.YatNItDP2Uk
“O Sporting mereceu ganhar? Sem dúvida. Mérito do seu treinador e da equipa focada e que sabia o que estava a fazer em campo.” – Shadows
4 Dezembro, 2021 at 11:55
Isso tudo.
E uma das bolas que eles mandaram ao poste é num lance que começa com fora de jogo evidente. Se entra nem contava. Assim ajudou o Zazuz a ter mais uma oportunidade falhada nas suas contas…
4 Dezembro, 2021 at 11:18
Tenho de me habituar a este Sporting.
Estava todo borrado e com zero expectativas.
Que equipa.
Que exibição.
Vénia
4 Dezembro, 2021 at 12:40
É um pouco por aí.
Subescrevo
4 Dezembro, 2021 at 11:19
Ugarte a dizer que foi contratado para jogar.
Que jogo que o homem fez.
Andava em todo o lado.
Nem sei, só obrigado e obrigado.
4 Dezembro, 2021 at 11:36
“Matheus Nunes, verdadeiro Leão à solta num galinheiro”
Tenho de destacar que houve outro enorme Leão à solta no galinheiro, já que não posso colocar imagens fica o link para o tweet onde podem apreciar devidamente o seu rugido.
https://twitter.com/SportingTp/status/1466923259862167569
4 Dezembro, 2021 at 11:48
Deve ter feito um reforço na cobertura de invalidez.
4 Dezembro, 2021 at 11:54
🙂
Fantástico!
4 Dezembro, 2021 at 12:10
Grande!
4 Dezembro, 2021 at 12:32
Zicky? 😀 😀 😀
Ganda maluco 😀
4 Dezembro, 2021 at 13:36
EHEHEHEHEHEH
4 Dezembro, 2021 at 13:52
Se já na bancada de visitantes o cheiro é o que é. Imagine-se ali, corajoso esse leão
🙂
4 Dezembro, 2021 at 11:53
Ainda a recuperar. Epá, nem sei que dizer, senão: classe!!!
É desfrutar.
4 Dezembro, 2021 at 11:57
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/joao-mario-foi-ignorado-pelos-antigos-colegas-no-sporting?ref=HP_DestaquesPrincipais
Isto também é de evidenciar.
4 Dezembro, 2021 at 12:02
Não me pareceu. Nos primeiros minutos fartou-se de levar porrada 🙂
4 Dezembro, 2021 at 12:05
😀 😀 😀
E só se perderam as que caíram no chão!
4 Dezembro, 2021 at 16:02
Foi só para lhe mostrar a nossa raça. Bastaram aqueles minutos.
O resto do jogo, nem piou.
4 Dezembro, 2021 at 12:01
Aqui escrevi que tinha total confiança em Ruben Amorim, que a pressão estava do lados deles e que íamos a Luz para ganhar.
Os últimos jogos que vi do rival mostravam um grupo de jogadores assalariados e não uma equipa. Ontem foi igual.
Mesmo sem jogar meia parte de um jogo contra 9, e em que golearam, é notório que fisicamente estão a uma distância considerável do Sporting. Sinal de trabalho deficiente a nível da preparação física. Treinam como vedetas.
Isto leva-me a outra constatação: grande parte dos jogadores só treina o que quer por estar “divorciada” do treinador. Pizzi e outros jogadores menos utilizados certamente alimentarão divisões naquele balneário. A folha está em andamento.
Este slb é uma continuação do slb da época passada. Quando empandeirarem JJ já estarão irreversivelmente fora da “corrida”.
Nosso verdadeiro adversário pela conquista do título é o fcp. E mesmo este estará preocupado ao ver aquilo que temos produzido, e ao lembrar o histórico recente dos embates entre as duas equipas. A pressão está toda do lado de lá!
Vamos ser Campeões! Bicampeões!
4 Dezembro, 2021 at 16:42
Subscrevo.
Mas temos de ver a equipa com a mesma atitude no próximo jogo pois como disse o RA na flash, a atitude com o Boavista tem de ser igual ou o que vimos ontem não valerá de muito. É a tal conversa de os campeonatos são ganhos nos jogos com equipas menos cotadas, pois se é fácil ver uma equipa motivada nos grandes jogos também é fácil cair na tentação de tirar o pé do acelerador em jogos de menor dimensão.
4 Dezembro, 2021 at 12:13
Alguém sabe se e a que horas a Sporting TV passa o jogo de ontem? Obrigado.
4 Dezembro, 2021 at 12:13
Esta é provavelmente a equipa que mais me cativa desde que me lembro.
E vivi o tempo do Balakov, tb senti bem aquele primeiro ano do JJ.
Não esqueço os “Antunes”, “JPs” e os “Netos” desta vida, que seguram um balneário e permitem aos restantes brilhar.
Amorim tem muito mérito. Out of the box, vai ter carreira brilhante.
4 Dezembro, 2021 at 13:16
Eu gostava, e ainda lembro bem, da equipa do Jozic… Adorava ver aquela equipa jogar.
Foi mais um campeonato que nos foi claramente gamado!
4 Dezembro, 2021 at 16:02
Não tinha este equilibrio.
4 Dezembro, 2021 at 17:00
Mas era um futebol mais vistoso… 🙂
4 Dezembro, 2021 at 19:44
Sim, mas futebol vistoso e não ganhar não é melhor que bom futebol (menos vistoso) e também ganhar.
Depois há o futebol merdoso e ganhar, podemos não gostar, mas… Futebol sem títulos… dá merda.
4 Dezembro, 2021 at 12:22
Noite perfeita, não se pode pedir mais
4 Dezembro, 2021 at 12:27
Mais alguém a verificar ansiosamente de cinco em cinco minutos se este Backstage Sporting já está online?
O que esta rapaziada nos anda a fazer. Nunca pensei.
4 Dezembro, 2021 at 12:37
🙂
4 Dezembro, 2021 at 12:49
🙂
E estou à espera dum Backstage épico…
4 Dezembro, 2021 at 12:59
Obrigado RA pela dica para as apostas. 10 euros com uma odd de 4.5 = 45 paus.
Hoje janto à conta dos lampiões.
SL
4 Dezembro, 2021 at 13:44
jorge cu_rrula…
«Pagava a cláusula e ia buscar o Rúben Amorim»
o amorim tem um bigode a ron jeremy… e tu tens o cu_rrula.
toma cuidado.
4 Dezembro, 2021 at 13:52
Pela primeira vez na vida, estava confiante nesta vitória. Eu sabia que iriamos ter uma atitude à Sporting e isso dava me suporte à minha confiança. Somos muito melhores mentalmente e na parte emocional do jogo em relação aos nossos adversários, é aqui que se encontra a grande diferença. Enquanto se falava em “anos de luz” menosprezando a qualidade dos jogadores do Sporting ao longo dos anos, que nunca foi assim tão grande para os outros dois tirando o primeiro ano e meio (até à chegada do Ruben) do balconies, em que jogávamos com os diabis e os bolasies e o jeses e o duplo ferrolho… enfim… o segredo sempre este na atitude competitiva das equipas. Com o judas, tinhas um presidente que pedia essa atitude e um treinador que NUNCA mas mesmo NUNCA acreditou nos seus jogadores. Nunca os protegeu, sempre preocupado em proteger-se a ele próprio, nunca criou esta família que se vê hoje em dia em campo. Os “anos de luz” eram apenas mostrar que jogam no Sporting e que isso já é razão suficiente para darem tudo pelo clube e por eles mesmos a seguir. Verdadeiros BROTHERS IN ARMS.
4 Dezembro, 2021 at 13:52
errata: o segredo sempre esteve
4 Dezembro, 2021 at 13:59
Ya o futebol é isto: “bora bater a clausula de um treinador que dizíamos que era bom o suficiente para o Sporting porque está a começar a carreira e assim não tem de ter a ambição lá em cima porque o clube não tem dinheiro para jogadores e a exigência é menor do que se fosse num boifica ou num porco”. Diziam isto à boca cheia. O que eles não entendem é que sem a ajuda dos padrecos eles têm de se servir da sua força enquanto equipa para se superarem. Guess what? Não existe.
4 Dezembro, 2021 at 14:01
Como se costuma escrever depois de uma vitória no lol
“GG EZ”
4 Dezembro, 2021 at 14:09
GG EZ mesmo eheh 🙂
4 Dezembro, 2021 at 14:10
No CS tbm acontece. Normalmente é aquele pato que faz 5 kills e é carregado pelo smurf com 40 kills
4 Dezembro, 2021 at 14:33
Yup, é em todos os jogos, o gajo que é carregado é o que diz “gg ez” no final
4 Dezembro, 2021 at 14:24
https://www.lateralesquerdo.com/2021/12/04/amorim-e-a-nova-arrogancia/
No caminho certo!!!! Em vez de pensar como os galinholas que vale tudo ou que ou se vai lá com esquemas ou não dá, etc.
4 Dezembro, 2021 at 14:57
Bom texto (apesar de longo).
4 Dezembro, 2021 at 16:20
As usual.
4 Dezembro, 2021 at 19:14
Mau nick, bom texto 🙂
4 Dezembro, 2021 at 14:59
Aceitava o empate.
Mas a vitória…ainda mais.
Sporting atualmente é muito superior ao Benfica.
Este Sporting é uma verdadeira equipa, não vi nada melhor nos últimos longos anos.
Uma coisa é jogar á bola, outra é jogar futebol, NÓS com o RAmorim jogamos futebol.
O que eu venho dizendo no ultimo ano e pouco?
Quando vejo aqui “adormecemos”, “passes para trás”, “marcamos um e a equipa começa a gerir”…
Pois bem, isto é uma maratona, não ganha quem marcar mais golos.
Ganha quem é regular, no Sporting não há picos de forma…há regularidade.
Ontem chegamos á Luz sem COATES e PALHINHA, não esquecer que este ano jogamos a meio da semana…ou seja mais cansaço.
O que mostramos ontem é que ao gerir os jogos anteriores, deu para ir á Luz, dar um banho táctico sem BOLA, uma equipa que andou os 90 em alta rotação.
Matheus Nunes, Ugarte e Paulinho ontem aos quase 90 minutos andavam a fazer piscinas.
Mal o Benfica tinha a bola, caiam 2 ou 3 em cima.
Eles com bola não fizeram nada, 1º parte 60 e tal posse de bola e tinham uma bufa do Grimaldo de cabeça.
Sporting na primeira parte podia ter ido 2 ou 3 caso o Pote tivesse em dia sim.
A pressão que o Sporting colocou ontem em campo.
Estas dinâmicas que o RAmorim tem vindo a consolidar desde que chegou, são fantásticas.
Linha de 5 sempre bem montada, ontem mais uma vez um golo anulado ao Benfas por isso.
Temos 5 golos sofridos, não é por acaso.
O Ugarte entra com apenas 20 anos e faz esquecer o Palhinha, trabalho de um coletivo brutal.
Vai sair barato, como já tinha dito.
PSP jogadores super inteligentes com bola e sem ela, mesmo o Pote não tendo uma noite inspirada, Sarabia e principalmente Paulinho assumiram o jogo da frente.
Resumindo mais uma masterclass do RAmorim, mais uma prova de confiança para os Sportinguistas que ainda não sabem lidar com o melhor treinador dos últimos longos anos, como também no futebol Português. (Um pouco á imagem de Mourinho e AVBoas no Porto)
Discurso sempre ponderado e profissional.
Quanto ao outro lado.
O prime JJ, já lá vai, diria que após 2016, alguma chama perdeu-se, são quase 70 anos, é normal.
Ontem caiu uma ficha que para muitos benf@s não vinha a cair…
Mas isso é problemas deles.
A irmandade já tratou do problema no Sporting e foi avisando para o desgaste que JJ causava ao Sporting – Estrutura.
Posto isto, são apenas 3 pontos.
Não estamos sozinhos na luta, Porto continua forte, coletivo á SC com um Diaz a carregar o piano e alguns jovens a aparecer.
Jogo a jogo, vamos desfrutar o momento, estamos nas 4 frentes, na liderança(partilhada) e uma passagem aos Oitavos de final.
SL!
4 Dezembro, 2021 at 17:20
Aqui está. Esperei por isto quase tanto como pelo backstage
4 Dezembro, 2021 at 15:46
Muito bom ….ca graaaaanda leão
4 Dezembro, 2021 at 15:49
Esta resposta era para o link que o Malcom postou com o leão no meio do galinheiro.
Infelizmente ontem não pude ver o jogo, mas este resultado para mim totalmente inesperado deixou me radiante da vida e só tenho a dizer que começo a achar que a cláusula de 30M de RA é demasiado baixa…..mas que grande senhor
4 Dezembro, 2021 at 16:30
Não tenho duvidas que estamos muito melhor com VAR, mas é incompreensível como uma agressão destas passa em claro.
PORCOS é pouco, muito pouco para classificar.
https://twitter.com/sportingcpadep/status/1467118603346530305
4 Dezembro, 2021 at 17:33
Eu vi logo no decorrer do lance. E depois a repetição sai logo quando ele aterra ahahah 😀 BTV no seu melhor
4 Dezembro, 2021 at 19:30
Até o Duarte Gomes falou nisso ontem.
O ASD está perto e de frente para o lance, deu apenas amarelo.