Com os oitavos garantidos, o Sporting foi a Amsterdão com os olhos no futuro. Da gestão do plantel ao lançamento de jovens, incluindo o juvenil Essugo, Amorim deu continuidade à política de aposta na formação e de dar oportunidades a quem luta por elas. A derrota, essa, acabou por ser natural, frente a um Ajax que apenas fez descansar Tadic
João Virgínia, Gonçalo Esteves, Gonçalo Inácio, Ugarte, Daniel Bragança, Tiago Tomás jogaram de início. Depois, entraram Nazinho e Essugo, que passou a ser o mais jovem jogador português a estrear-se nas competições europeias, e, de repente, estamos a falar de oito jogadores com idades entre os 16 e os 22 anos que, ontem, pela primeira vez, entre estreias totais ou primeira titularidade, estiveram debaixo dos holofotes da Champions. Para tentar equilibrar a juventude, havia Neto, Esgaio, Matheus Reis e Nuno Santos, num onze completamente inédito e com habituais titulares, como Adán, Sarabia, Pote, Matheus Nunes ou Paulinho a assistirem à partida no banco.
“Temos um projeto a longo prazo e aproveitamos cada minuto para ter esse crescimento“. Amorim havia sido claro na conferência de imprensa de antevisão e passou das palavras aos actos. Perdeu por 4-2, é verdade, e até podia ter sido por um resultado mais desnivelado, ou não, tendo em conta que os três primeiros golos dos holandeses foram verdadeiras prendas de Natal antecipadas, mas, no final, a pergunta que se coloca é se a derrota e o dinheiro imediato que outro resultado traria valem mais do que aquilo que o Sporting pode ter conquistado ontem?
A verdade é que, lá para Fevereiro, voltaremos a jogar na Champions e, quando faltam apurar três cabeças de série, sabemos que Manchester City, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique são nomes que podem cair-nos na rifa. Por essa altura, o choque emocional que muitos dos miúdos tiveram ontem, estará diluído. Também contaremos com Matheus, que estava em risco de ver amarelo e ficar de fora. E, até lá, sabemos que há segundas linhas com as quais podemos definitivamente contar, seja para a Taça de Portugal, seja para a Taça da Liga, seja para ausências daqueles que queremos que joguem sempre.
Ontem, numa Arena vazia por motivos sanitários, Gonçalo Esteves mostrou ter estaleca para vir a fazer real concorrência a Porro na luta pela lateral direita. Ugarte, um puto com a mania de jogar com as meias quase tão em baixo como o incrível Douglas, é definitivamente opção às ausências de Palhinha. Tabata foi uma boa surpresa no papel de falso 9, tendo como momento alto a assistência para a emenda acrobática de Nuno Santos, no primeiro golo, e a bomba, de primeira, que fez o segundo golo do Sporting, atenuando a diferença no marcador. E, já que falamos na posição 9, parece claro que Amorim não vê em Tiago Tomás um jogador para ocupar essa posição no actual modelo de jogo. Na época passada, quando o menino era a nossa única opção, o Sporting usava e abusava do ataque à profundidade. Actualmente, o técnico prefere um ponta de lança que seja forte nos apoios à transição, o que faz com que mais depressa vejamos Pote, Sarabia ou Tabata a fazer de Paulinho, relegando Tiago Tomás para uma espécie de crise de identidade a pedir trabalho específico.
Depois vieram Nazinho e Essugo. Sem vergonha, sem receio, querendo ter bola e fazer parte de algo a médio/longo prazo e dando seguimento às palavras do treinador quando, há uns oito meses, lançou Essugo na equipa principal: “É uma mensagem para os jovens. Todos vão ter uma oportunidade. O futuro do Sporting passa por aqui“.
As palavras batem certo na passagem aos actos e, também por isso, Amorim tem o grupo consigo, do mais novo ao mais velho. Ontem, essa mistura inédita, não conseguiu impedir um Ajax sem poupanças de fazer quatro golos, mas foi a tempo de, por exemplo, fazer dois golos aos holandeses, coisa rara esta época e que permitiu a esta equipa passar a ser aquela que mais golos marcou com a camisola do Sporting, numa fase de grupos da Champions.
Diz que o futuro se constrói assim, aceitando que é preciso errar para continuar a crescer. E no futuro, muitos dos que ontem estiveram em campo irão contar a filhos e netos, sobre aquela vez quando eram novos e fizeram parte de uma equipa do Sporting que parece apostada em continuar a pintar-nos bonitas páginas na memória.
Can we climb this mountain?
I don’t know
Higher now than ever before
I know we can make it if we take it slow
Let’s take it easy
Easy now, watch it go
8 Dezembro, 2021 at 9:21
Não consegui dedicar a atenção devida ao jogo. Pena os erros indivuduais (GI e RE)… Mas melhor aqui do que num jogo a contar.
Gostei bastante do Tabata, mesmo antes de ter marcado. Foi a grande surpresa para mim. O puto Esteves parace poder vir a ser uma máquina.
O que mais me choca é a diferença de “andamento” destas equipas europeis em relação às nossas. O nosso campeonato é uma real merda e ninguém se preocupa em faze-lo evoluir… Isso paga-se caro… Lá fora.
Z
8 Dezembro, 2021 at 13:36
Já viste jogos do campeonato holandês? São um horror em termos defensivos. O Ajax está montado para a Europa, não consegue evoluir mt com os jogos do campeonato holandês.
8 Dezembro, 2021 at 9:25
Real Madrid, Manchester United / Villareal, Juventus (dificil chegar em 1º), LOSC/Salzburgo/Sevilha… Ainda lhes dávamos boa réplica, os outros… É mais dificil…
Z
8 Dezembro, 2021 at 10:57
O Real Madrid este ano, esquece. Com aquele cabrao do Vinicius a jogar como anda a jogar, não ia ser nada facil. Os outros são mais do que acessíveis, jogue a equipa do Sporting como jogou na luz ou como jogou em Alvalade contra o dortmund, de forma pragmática, junta, saberes sofrer e matarem quando têm que matar.
8 Dezembro, 2021 at 12:37
O RM e o United, muita coisa pode mudar nos próximos meses e começarem a jogar futebol a sério, e mesmo que não aconteça basta um erro e o CR mete uma batata, ou mesmo o BF…
8 Dezembro, 2021 at 15:56
Estão a menosprezar o RM! Líder em Espanha, na champions ganha fora e em casa ao Inter! Não tem nada a ver com a época do United!
8 Dezembro, 2021 at 12:18
Passar aos quartos-de-final significa um encaixe de mais 10,6 M€, a que se junta a receita de bilheteira.
Venha de lá um sorteio que nos dê hipóteses de sonhar com mais uma grande ajuda ao PowerPoint do Zenha.
8 Dezembro, 2021 at 9:29
Fala-se muito na juventude mas as “falhas criticas” vieram dos mais velhos/experientes; o passe competamente transviado que depois veio originar o penalty, a perdad e bola por falta de charuto (ainda ha’ pouco tempo se falou aqui na “phill babb & feddal” e de como ser feio, porco e mau ‘as vezes ‘e necessario, a escorregadela do NS, etc etc.
“In Amorim we trust” e nao mudei de opiniao – se tomou estas opcoes de certeza deve ter pesado as consequencias e ganhos.
SL
PS: Cassandras will cassandraete…
8 Dezembro, 2021 at 10:11
Outro ponto: a conferencia de imprensa do Neto. Algo delicioso. Comprometimento. Percepcao da realidade e do lugar de cada um. Disponibilidade.
8 Dezembro, 2021 at 9:32
Bom dia, se é verdade que não podemos ficar felizes pelo futebol que apresentámos ontem, não é menos verdade que temos de ficar orgulhosos pela coragem de uma real aposta na formação feita pelo nosso treinador e pensada pelo nosso presidente! Que num futuro próximo colhamos o que estamos a semear com estes miúdos.
8 Dezembro, 2021 at 9:58
O problema é que o nosso presidente está a fazer (de novo) um buraco financeiro tão grande que teremos de vender ao desbarato (de novo) os melhores jogadores para pagar as contas da água e da luz.
Iremos colher muito pouco do que estamos a semear – porque os putos irão ser lançados para serem vendidos rapidamente, ao contrário do que se quer (lançados para jogarem por nós durante vários anos).
Ou o nosso presidente muda rapidamente a estratégia financeira (se é que existe) ou iremos voltar a tempos recentes (Godinho e companhia).
8 Dezembro, 2021 at 11:09
O que é que a direção está a fazer para ter esse buraco financeiro?
Campeões?
Melhor receita de champions de sempre?
Passivo aumentou porque não houve receitas durante 2 anos.
Investiu-se em Amorim e Paulinho a sério. Estamos arrependidos?
Temos o plantel mais barato desde a limpeza de BdC com Jardim e Marco Silva.
Estamos arrependidos?
Temos orgulho na equipa e nas modalidades.
São fracos enquanto dirigentes? Sim.
Estão em formação contínua? Sim.
Estamos melhores ou piores que quando Sousa Cintra saiu?
8 Dezembro, 2021 at 11:16
O plantel custa 250 milhões por ano, ao que parece
8 Dezembro, 2021 at 11:18
Tambem vi esses numeros, mas justificacao zero.. E tambem vi que so’ “existimos”, mesmo antes de Amorim chegar, gracas ao Antero.
Este e’ um espaco de constante aprendizagem…
8 Dezembro, 2021 at 11:24
Como ninguém refutou, como fazem contra qualquer cartilheiro que por cá comenta, só pode ser verdade.
8 Dezembro, 2021 at 11:49
Não é que “só existimos” porcausa de Antero.
Mas está provada a influência que teve neste Sporting actual. O Stalley, num comentário a dias, demonstrou isso mesmo.
8 Dezembro, 2021 at 11:53
Se eu fosse do tipo de procurar ia faze-lo, mas duvido muitissimo que o Stalley tenha escrito algo nesse sentido… o que eu li foi alguem a fazer a apologia da influencia e eficacia do Antero mesmo ANTES da entrada de Amorim no sporting.
Enfim, e’ o que e’ – isto e’ o Sporting…
8 Dezembro, 2021 at 12:26
Tudo no futebol é influências – do Antero, do Pini, do Mendes…
Apenas mudam os protagonistas, consoante quem está na direcção e/ou os jogadores que nos interessam.
Fico muito contente por ver a FIFA tentar pôr um travão nisso.
Fico muito apreensivo que isso demore demasiado tempo a chegar cá. Como tudo o que se passa lá fora.
8 Dezembro, 2021 at 14:26
“Stalley
5 Dezembro, 2021 at 14:45
Responder
E há outro dado interessante.
Quando só façam que isto é só trabalho de RAmorim e jogadores.
É errado.
O ano passado mudou-se algumas coisas importantes.
Entrou Paulo Noga, como coordenador de Scouting, com passado no PSG e na formação do Porto.
Entrou Flavio Costa que estava no projeto do Fama (chegada de Pote, Ugarte e Vinagre ao Sporting entretanto) com passado no Estoril e na formação do benf@s.
E manteve-se com eles observadores com passado no Sporting, como também chegaram outros.”
8 Dezembro, 2021 at 14:32
A equipa parece muito melhor fisicamente que no passado, qualquer passado.
Quando nao se conseguia correr atrás de um chamorro ou diakité.
Preparador físico, departamento de performance, o que for.
8 Dezembro, 2021 at 14:55
Nao vi Antero em lado nenhum nem vi Antero.antes de RAmorim entrar ( ja entrou há bem mais de um ano)
8 Dezembro, 2021 at 12:23
Agnóstico, fui dos que pediu para explicarem essas contas muito estranhas.
Ainda estou à espera de resposta.
No resto, contente por termos equipa competitiva, preocupado porque continuamos a dar prejuízo incontrolável.
Até parece que há gente que não se lembra do que foi o Godinho e de como estava o clube quando saiu.
8 Dezembro, 2021 at 12:35
LS, são contas à português, o Sporting SAD é futebol, o resto é o resto, dizem, assim o Tasqueiro em causa, não me lembro quem foi, somou as receitas dos 3 anos, juntou os prejuízos e dividiu por 3.
Mais importante será aquilatar onde será aplicado o excedente da nossa mini BAZUCA (40 EO + receita adicional da Champions – liquidação da operação que visou o pagamento do anterior EO). Existem compromissos a resolver com as IF até final do ano e com clubes Credores que reclamaram até final de Janeiro de 2022.
8 Dezembro, 2021 at 13:15
Eu percebi as contas, foi uma tentativa (falhada…) de o obrigar a ter argumentos em vez de contas de marceneiro.
Irritam-me pessoas que mandam umas bombas e desaparecem.
De resto, também estou com muito interessado em ver onde é aplicado o dinheiro da “troika”. Algum tem de ser para a multa que apanhámos no outro dia por dividas (aparentemente…).
Uma bola de neve, as nossas contas.
8 Dezembro, 2021 at 11:31
TS,
2 anos de gestão incompetente delapidou quase na totalidade o contrato da NOS, as vendas e valores acordados das rescisões sem que conseguíssemos equilibrar as contas. Muito pelo contrário temos hoje uma fatura de 220 milhões para pagar sendo que cerca de 70 milhões são a fornecedores.
Empréstimos obrigacionistas são dinheiro fresco mas não é de borla. É uma dívida pesada empurrada com a barriga para quem vier a seguir.
E quem vier a seguir não terá um contrato televisivo para pagar despesas correntes, e provavelmente não terá RA para o “projecto”.
O risco de termos o futebol novamente com “gestão Varandas” a breve prazo é real! E sem dinheiro…
8 Dezembro, 2021 at 12:11
Skuhravy, respondendo à tua última pergunta:
Estamos (muito) melhores desportivamente, estamos (muito) piores financeiramente.
No resto, o JHC responde mais abaixo.
As contas foram reprovadas duas (!!!) vezes. Não foi por acaso.
8 Dezembro, 2021 at 12:30
Aparentemente, era mais acima a resposta do JHC…
Não me dou nada bem com as escadinhas.
8 Dezembro, 2021 at 12:42
Já somos dois… 🙂
8 Dezembro, 2021 at 16:06
Eu…”também prefiro o elevador…”
Boa saúde e vida o Sporting…
SL
8 Dezembro, 2021 at 19:56
As contas chumbadas foram as do clube , não da SAD e depois passaram com quase 90%.
Terem passado, não as torna melhores, obviamente.
A exploração foi e ainda é negativa, mas ninguém está a cavar esse buraco à Godinho.
Quando o PSG pagar os 40M€ pelo o NM, também serão super gestores, quando apresentarem resultados positivos e diminuição do passivo.
8 Dezembro, 2021 at 19:57
Não serão *
8 Dezembro, 2021 at 13:25
LS…
E já agora que outra hipótese tem o actual presidente …que lhe permita “ juntar dinheiro…para taoaro buraco…?”
Não votei no actual presidente…
Mas “ não sou dos que criticam…apenas porque sim…”
Vamos ter calma e aguardar os acontecimentos…
Depois…logo se verá…
Sporting Sempre…
SL
8 Dezembro, 2021 at 13:57
Max, o problema não é só de agora, é principalmente da falta de acerto nas transferências / rescisões que têm existido com esta direcção. Muito dinheiro mandado embora que podia ter sido evitado.
Está muito melhor agora (que o RA começou a tapar a sangria) mas o mal já está feito e estamos a correr atrás do prejuízo nalgunas casos.
Uma das maneiras de “juntar dinheiro?” Não precisamos ir buscar o Vinagre por 10 milhões (50% do passe) quando já temos matheus reis, nuno santos, nazinho, esgaio. Isto sem contar com miúdos a subir e que ainda nem vimos nos seniores.
Somos um clube formador, há que dar espaço aos nossos.
Isto é só um exemplo, claro. Estamos bem melhores mas os péssimos anos anteriores estão-nos a estrangular.
8 Dezembro, 2021 at 13:59
Foi o que eu fiz, caro Max. Depois chegamos a 2013…
Bom feriado e SL
8 Dezembro, 2021 at 14:03
Ora nem mais…
Todos nós, JHC.
8 Dezembro, 2021 at 14:16
Na mouche, JHC.
Agora temos que dar o mérito a quem colocou a assinatura no contrato com o Trolha, é de realçar.
Quem no seu perfeito juízo contratava por 10M um treinador com nível 2?
Mas está a correr bem, agora é alavancar o efeito Amorim, tem de haver é arte e engenho para o efeito, mas já veste casaco de cabedal, há que ter fé.
8 Dezembro, 2021 at 9:52
Sofremos essencialmente por erros individuais e não pelo dinâmica, é um sinal que a equipa funciona, mesmo sem os “habituais”.
8 Dezembro, 2021 at 9:52
Aparentemente fiquei contente com a derrota, pois não fiquei particularmente triste ou surpreendido. Aquela coisa de alguém que é um perigoso esquerdista para uns é um neoliberal de direita para outros.
nÃO Vi a primeira meia hora (em compensação vi o andebol :P), do que vi a derrota explica-se por 2 razões
1) não se jogou na máxima força
2) o Ajax é, em qualquer condição, superior
Os holandeses nem aceleraram muito, fizeram a lusa gestão, só que com bola e em cima da área adversária. Foram 4 (consentidos, no último a “culpa” é do Esgaio), podiam ter sido 3 ou 5.
O Sporting há 2 anos, quando chegou o Lamorim, andava aos caídos na liga jogando um futebol medíocre. Hoje é campeão e anda pelos oitavos da Champions. Evoluiu. Claro que não chega para outros patamares, mas esta é a altura em que se decide na continuação da lenta e dolorosa evolução, ou se tenta atalhar e dar o salto.
Claro que hoje é completamente inócuo andar a meter nestes jogos um Essugo ou mesmo o Esteves, mas se calhar daqui a 3 anos olhamos para trás e agradecemos este momento.
Quanto ao jogo, o Amorim fez algo que não aprecio, tirou 11 e meteu 11. Trio de ataque que nunca jogou junto, dupla de médios que nunca jogou junta… mas percebe-se que não quis desgastar os “titulares”, vençam-se os jogos deste ciclo de Dezembro e fica perdoado.
O Sporting ainda não tem (nem nenhum tuga tem) andamento para isto. A coisa da posse e construção a partir da baliza é bonita, mas quando se apanha uma equipa a pressionar em bloco e rápido, dá m*rda. Uma coisa é andarem um, dois ou três mecos a correrem à toa a fingirem que pressionam, outra é aparecerem três caramelos na nossa área a construir um muro (daqueles a sério, não dos feitos de moínhos).
Errou-se, muito, então a este nível paga-se caro, corrija-se.
Individualmente pouco a dizer, todos enterraram mais ou menos, o Virginia é bom entre os postes mas um despassarado nos cruzamentos, Tomás evoluiu zero, muita correria mas pouco futebol, tem de atinar porque pode e sabe mais, o Tabata é tecnicamente fortíssimo, mas cada vez mais parece o típico brazuca que só corre com bola e às vezes.
No fim, não está mal para quem ia fazer pior figura que o Xerife e ficar em branco. Agora venha um tubaralho, para fazer crescer ainda mais a equipa.
8 Dezembro, 2021 at 10:28
Subscrevo.
8 Dezembro, 2021 at 10:41
Vi a espaços, mas estava mais claro que o jogo para nós ia ser um prémio para os miúdos e também para quem não joga tanto quanto os outros. Estranhei a ausência do Paulinho no inicio até porque não joga Sábado, mas lá se arranjou Tabata no meio. Importante era dar andamento à malta, porque mesmo a feijões Champions é Champions, e descansar algumas pernas para Sábado.
As coisas estão a sair bem é continuar assim, o Adjunto é fortíssimo por isso há que acreditar.
8 Dezembro, 2021 at 10:04
Ao contrário do jogo em Alvalade, onde pensei no fim que teríamos hipóteses de ganhar em Amesterdão, ontem nem com os titulares ganhávamos – simplesmente porque o modelo de jogo do RA (de retenção de bola, 2 / 3 toques, controlar os tempos) são opostos ao que se tem de fazer contra eles (jogar ao 1 toque, 6/7/8 pessoas na área ou à volta da área do Ajax).
Provavelmente teria de mudar de táctica (2 centrais) para poder ganhar o jogo e isso demora tempo. Coisa que não temos (nem precisávamos, felizmente).
De resto, muito bem RA na gestão do balneário, a dar tempo a quem precisa. Desde que aprendam com os erros, a derrota pode ser rapidamente minimizada.
8 Dezembro, 2021 at 11:02
Estamos a 4 vitórias e 3 empates de sermos campeões Europeus, fácil…….
8 Dezembro, 2021 at 11:11
Estamos a 4 vitórias!
8 Dezembro, 2021 at 11:12
Cherba, grande malha. Do melhorzinho dos últimos anos.
Quanto ao jogo, vi quase todo e com cuidado. Nada a dizer, Rúben Amorim ganhou tanto crédito que temos que aceitar esta gestão. Mesmo que não gostemos.
Mas concordo que isto é dum nível a que ainda não chegámos – mas estamos mais próximos dele fazendo jogos assim e lançando os miúdos às feras. E isso dá-me satisfação, porque parece haver um plano de crescimento e esse está a ser executado ao detalhe.
Dito de outra forma – se tivéssemos metido todos os titulares (incluindo os lesionados Coates e Palhinha – Jovane no banco), de certeza que discutiriamos o resultado. Não há vitórias morais, mas foi isso que eu vi ontem. Uma equipa que sabe o que quer, que conhece as suas limitações, mas que olha com confiança para o futuro. Há quantos anos (décadas?) não sentíamos isto?
Parabéns aos miúdos, na Youth Champions League – a sua hora nos grandes palcos chegará em breve, se for possível manter Amorim. Este passou a ser o meu desígnio número um – conseguir manter Amorim por alguns anos (e é aqui que os rivais vão atacar em força). Amorim é hoje o ‘projecto’ do futebol do Sporting, por isso tem que ser mantido a todo o custo.
8 Dezembro, 2021 at 11:51
Grande malha, sim senhor!
8 Dezembro, 2021 at 11:20
O que me custa?
Não termos um puto para ser lançado lá na frente (começo a temer que TTomas não vai passar disto!)
Tudo o resto, normal e expectável…até o rendimento de NSantos
8 Dezembro, 2021 at 11:22
Sorteio no dia 13 e só voltamos a pensar na Champions em Fevereiro (primeira mão) e Março (segunda mão).
Com o resultado de ontem no Dragão, os tripeiros já sabem que ganharam mais 2 jigis ko seu calendário de Fevereiro com o Play-off da Liga Europa: 17 e 24/02.
Que as perninhas lhes comecem a fraquejar é o que desejo.
8 Dezembro, 2021 at 11:28
O pepe a queixar-se do Atlético provocar confusões e promover paragens de jogo enquanto estratégia é motivo para a Alanis refazer um dos seus hits.
Aquele Otário passa mais tempo a ser agredido que a chutar a bola, coitado. Um saco de cebolas autêntico.
8 Dezembro, 2021 at 11:52
Provaram do próprio veneno…
8 Dezembro, 2021 at 11:52
Estão sempre a falar de contas para dizer mal da direção, a verdade é que com uma equipe com muitos jovens é a primeira vez desde há 13 anos que passamos aos oitavos da liga dos campeões. Agora a seguir vêm falar do Amorim, têm razão, mas a verdade é que a Direção com calma, com cuidado para não estilhaçar nada é o suporte deste trabalho. Cometeram erros que saíram e estão a sair caro às contas do clube é verdade, vamos ter fé que apreenderam com os erros, porque há muitos que não aprenderam com o que faziam de mal.
8 Dezembro, 2021 at 13:05
Foda se é preciso ter uma lata….
Estás sempre todo borrado antes dos jogos que vamos ser goleados pelos lampiões,que o ajax ia rebentar tudo ontem onde por acaso ou não tão por acaso os miúdos até tiveram bem…
Decide te Chico…
8 Dezembro, 2021 at 13:50
Ó Chico, viste o Sérgio Conceição ontem a criticar um jogador ou tinhas a televisão desligada?
8 Dezembro, 2021 at 14:27
Sim vi, falar em infantilidades e viste o presidente a criticar ?
8 Dezembro, 2021 at 15:10
Estou a cagar-me para o presidente.
Disseste que o Serginho não criticava jogadores.
Afinal…
8 Dezembro, 2021 at 15:19
O Presidente neste momento está com a CMTV à perna….
8 Dezembro, 2021 at 16:02
Sim, é a primeira vez que o SC descasca os jogadores. Também é fácil de aturar.
8 Dezembro, 2021 at 12:49
A equipa estava já qualificada e vinha em estado de graça depois do dérbi, muitas mexidas que para mim fazem todo sentido e por isso a derrota não faz mossa. Foi a mesma estratégia que RA aplicou o ano passado quando vamos à luz já campeões, mas com a hipótese de manter a invencibilidade na liga. Entre esse “título” (terminar a liga invictos) e dar oportunidade/prémio aos menos utilizados de jogar um jogo grande, escolheu a segunda hipótese. Ontem foi igual, havia dinheiro em jogo e prestígio, no entanto, são oportunidades únicas de dar competição àquela rapaziada toda que tem qualidade, potencial e trabalha todos os dias mas não joga mais porque no onze temos dos melhores jogadores em Portugal. Portanto para mim, nada a apontar.
8 Dezembro, 2021 at 17:43
Esta coisa de derrotas não fazerem mossa tira-me do sério. Faz-me sempre mossa ver o Sporting perder. Em jogos oficiais ou a feijões. Queria premiar miúdos com a presença na champions era fazê-los entrar quando/se o resultado estivesse feito. Detesto que se menosprezem jogos seja por que motivo for. Para a história vai ficar que perdeste por 5-1 e 4-2 com o Ajax, não que jogou A, B, C ou D contra E, F ou G. E não é crítica por embirração com presidentes, antes que me venham já acusar de estar a criticar por o presidente ser quem é. NUNCA gostei desta política. Acima de tudo está o clube, o seu prestígio, e um somatório em dois jogos de duas derrotas com um score de 9-3 faz-me MUITA mossa. É lidar, dirão alguns. Não consigo. Fazer o quê?
8 Dezembro, 2021 at 20:01
Talvez não tenha sido feliz na escolha de palavras porque prémio já é representarem o Sporting dia a dia.
Estes jogos são importantes no crescimento dos jogadores, na habituação a jogar a maior competição de clubes, são o melhor banho de realidade que se pode dar quanto àquilo que é defrontar as melhores equipas do mundo, que é onde queremos estar.
Ok, percebo e concordo com o que dizes quanto ao quanto custa perder e logo por estes números, mas não me parece que se deva a facilitismo ou menosprezo. O que me parece é que o apuramento tornou este jogo numa oportunidade de dar a todo o plantel a experiência de jogar a este nível. A competitividade que experimentaram ontem é essencial para que se tornem melhores, e na nossa liga nunca vão encontrar as dificuldades que ontem vimos.
Pelas respostas que este grupo nos deu num passado recente, eu imagino que estejam f©d!d0s pelo resultado e não andem às palmadinhas nas costas porque” foi muita fixe ir à Holanda jogar a Champions”. A goleada vai servir de aprendizagem, vai doer, terão o orgulho ferido mas, a longo prazo, caso consigam lidar com isso da melhor forma (e aqui entra o trabalho da equipa técnica) fará de todos mais jogadores. Quando digo que não faz mossa refiro-me à progressão planeada para a equipa e para cada jogador, existe um rumo e não foi a derrota que alterou isso.
8 Dezembro, 2021 at 13:06
Sou só eu que acha que devido ao jogo de ontem o Tabata vai ser o nosso 9 contra o Boavista e o TT no banco??o rapaz esta época ainda não fez nada…acho que em vez de evoluir ainda regrediu…muito mau.
8 Dezembro, 2021 at 13:16
o TT pelos vistos nem opção para a faixa central do ataque já é. mesmo quando entra do banco entra para uma faixa
8 Dezembro, 2021 at 14:49
Concordo com a desilusão que está a ser TT. Só uma dúvida: parece-me que ele adquiriu muito cabedal. Será um “tratamento” especial para encorpar que, de momento, lhe rouba espontaneidade, velocidade, rapidez?
8 Dezembro, 2021 at 13:19
Este jogo foi um 3 em 1:
– Evitamos a exclusão de jogadores para a fase seguinte;
– Evitamos uma possível derrota (o que nunca acreditei) com a equipa principal, o que poderia retirar alguma confiança.
– Uma derrota por números escandolosos seria perfeitamente justificável pela aposta na formação.
Com isso Ruben Amorim venceu em toda a linha!
Factos:
– O Ajax cedo se apercebeu da equipa que enfrentava e controlou o jogo. Um bom treino com milhões a somar.
– Abdicamos de milhões muito importantes para as nossas contas.
– Tiago Tomás dificilmente terá lugar nas equipas de RA. Suas características físicas e técnicas não encaixam neste modelo. E o modelo não irá mudar para encaixar um jogador, como é natural.
– Das apostas, na minha opinião, apenas Gonçalo Esteves poderá vir a ter uma maior utilização esta época no Campeonato caso Esgaio, por alguma razão, venha a estar ausente.
Uma última palavra para Daniel Bragança. Pura classe!
8 Dezembro, 2021 at 15:58
Então w o Nazinho? Acho que esteve bem.
8 Dezembro, 2021 at 18:22
O Esgaio é uma espécie de Bruno César. Desconfio que até Adán tenha receio de falhar. Com Esgaio nunca se sabe… 🙂
8 Dezembro, 2021 at 13:19
terminar o ano só com vitórias.
as 3 derrotas que temos são contra equipas de primeira linha da europa.
8 Dezembro, 2021 at 14:16
Não consigo gostar do Tiago Tomás…
9 Dezembro, 2021 at 19:02
Eu consigo.
8 Dezembro, 2021 at 14:18
Boa tarde malta.
Ontem fiquei um bocado desapontado com o resultado porque já me acostumei a ganhar quase sempre 🙂
Acho que o RA fez bem em rodar a malta, para colocar em prática o que diz e assim segurar o grupo. Preço elevado, pois os milhões da vitória seriam muito importantes.
Quanto a quem jogou, surpreendeu o Esteves que tem muito a crescer, mas já mostra nível elevado.
O Bragança, tem uns pézinhos e uma classe que sim sr. Mas neste modelo do RA só o vejo a render mais, ou nos momentos em que o jogo está ganho e é preciso segurar a bola, ou contra equipas que jogam fechadas e é preciso encontrar os espaços. Quando se joga o jogo pelo jogo, com equipas a disputar no meio campo, o meio campo a dois precisa de mais poder físico que ele não tem e daí jogar sempre o Matheus e o Palhinha (e agora o Ugarte).
O Tabata esteve muito bem a 9. Prevejo que jogará no sábado no lugar do Paulinho.
De uma forma menos positiva, vi um TT e um Nuno Santos tecnicamente mais limitados. Não vejo evolução. Muito disponíveis, sim senhor e tal, mas na hora de decidir e mostrar que fazem mossa, não se vê muito. O Tiago Tomás por exemplo, parece andar meio a passo. Houve apenas um lance em que o vi a acelerar a sério e a bola não lhe foi colocada em condições. Precisa de rotação (alta) constante e melhorar muito o remate.
O Essugo entrou e penso que foi fazer o que aprendeu até agora nos juniores. Juntou-se ali proximo aos centrais para sair a jogar. Pareceu-me a mim, que foi como se estivéssemos a jogar em 4-3-3. Não sei, também pode ter sido indicação do RA…mas estávamos a perder… Tem 16 ou 17 anos e tudo é ainda prematuro. Espero que ganhe ritmo e venha a ser mais que o WC!
8 Dezembro, 2021 at 15:18
Afinal o que se aprendeu com este jogo do Ajax?
Digo …. muito … mesmo muito!
Que melhoramos a performance das segundas linhas!
Com as quais podemos contar!
Que o futuro a próximo/médio prazo está assegurado!
Que o Ruben Amorim é um mestre (toda a gente sabe disso)!
Que sem ele nada disto poderia acontecer (poderíamos ter 5 Varandas e/ou 3 Hugos Vianas)!
Que o TT tem perdido muito jeito para jogar a ponta de lança/avançado!
Que com vinagre não se apanha moscas (dizer mal dos jogadores, atirando-lhes as culpas de maus resultados), quero dizer, gestão do balneário de categoria!
Que temos uma verdadeira equipa, quer sejam titulares quer sejam suplentes!
SL
8 Dezembro, 2021 at 16:08
Comparaste o treinador com o Varandas e o Hugo Viena para que ? Podias ter comprado com um chimpanzé ou um elefante, para já se não fosse o Hugo Viena, , nunca terias que Amorim, jamais.
São amigos pessoais e as esposas também, mas gostas de bater compra um saco de você e umas luvas.
8 Dezembro, 2021 at 16:03
Subscrevo
+1
8 Dezembro, 2021 at 19:58
Foi uma derrota que não é surpresa para ninguém.
Qualquer pessoa esperava isso ainda que, qualquer sportinguista, esperasse sempre um desempenho surpreendente da nossa parte. Não aconteceu, portanto… siga!
Vírginia esteve bem.
Parece-me um bom GR para o futuro.
Esteves tem ainda muita sopa para comer. Tem raça, entrega mas posiciona-se deficientemente com frequência. O potencial é claro e, por isso, é ir dando tempo de jogo ao gajo e mantê-lo a treinar com a equipa principal.
Neto, esteve normal.
Imperdoável o passe para o Inácio que acabou no 2º golo do Ajax. Se estavam todos cobertos, era biqueiro lá para a frente ou meter a bola fora. Entalou o Inácio com aquele passe.
Inácio, é claramente o maior responsável pelo 2º golo deles. O passe do Neto não devia ter acontecido mas acontecendo cabia-lhe tirar a bola dali de primeira – teve mais que tempo para isso! A opção dele não se compreende num gajo que já é titular há mais de 1 ano!
Matheus Reis cumpriu dentro do que é normal nele.
Esgaio também cumpriu dentro do normal.
Ugarte foi dos poucos a ter um bom jogo, até sair por motivos óbvios.
Bragança esteve bem abaixo do normal e do que se espera dele. É o responsável por um penalti estúpido, mas que pode acontecer. Provavelmente isso afectou-o. Um ou outro pormenor mas sempre aquém do que a equipa precisava.
TT… um desastre!
Não fez uma bola.
Qualquer bola metida nele acabava a jogada para nós.
Como alguém disse ontem, nem a entrega que sempre teve e era imagem de marca do miúdo se viu.
Absolutamente ao lado do jogo, uma perfeita nulidade.
E nem é de agora. Não domina uma bola, não faz um passe decente, não se desmarca, não cabeceia bem, enfim, a anos luz do TT importante da época passada. Ou melhora bastante ou podemos estar aqui perante mais um caso que se perde…
Tabata foi intermitente.
Ora bons pormenores, ora lances sem sentido. Sempre com boa entrega ao jogo, tentou levar a equipa para a frente e ser mais um a defender no meio mas a parte criativa nem sempre saiu bem. Ainda assim, acho que foi dos que se pode dizer que aproveitou bem este jogo para mostrar qualquer coisa.
Excelente no golo que marcou.
Nuno Santos começou prometendo muito, com a entrega normal e o golo do 1-1, mas aos poucos foi desaparecendo acabando a perder lance atrás de lance – outro onde a bola ia e a jogada acabava. Começa numa perca de bola dele, com a equipa balanceada para o ataque, o 3º golo dos holandeses.
Os suplentes não trouxeram grandes novidades.
Pote, Paulinho e Sarabia nem conseguiram fazer a diferença numa equipa que já não estava a jogar grande coisa, ainda que mantiveram mais tempo a bola em nosso poder.
Nazinho e Essugo… foi giro serem lançados.
Nazinho com mais personalidade e Essugo mais tremido.
Como eu disse antes, o importante era não perder ninguém para a eliminatória que aí vem – check – ninguém se lesionar – check – e ganhar ao Boavista no fim de semana – esperemos que seja outro check!
8 Dezembro, 2021 at 21:30
Concordo com a análise. Fui eu que falei na questão da (aparente) menor entrega de TT. Pode até ser falta de ritmo de jogo, mas enfim, a sua exibição mostra-se ainda mais fraca. Não gostei ontem, nem em ocasiões recentes.
Quanto a Nuno Santos, é um jogador de luta e útil a um plantel. Julgo que o seu principal pecado é não ser bom no drible, no um para um. Resumindo, não é muito virtuoso, mas, desgasta os adversários.
9 Dezembro, 2021 at 0:27
Possíveis adversários do Sporting: Bayern Munique, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Lille
Lille o mais apetecível …
Juventus a seguir …
MU + RM no 3 patamar
Bayern + Liverpool + MC + Chelsea … a evitar !!!!!
9 Dezembro, 2021 at 1:43
O Chelsea já evitamos 😉
9 Dezembro, 2021 at 19:13
Villarreal ganha em casa do Atalanta por 2-0 (aos 50 minutos) e prepara-se para ficar em 2.º lugar no grupo F.
9 Dezembro, 2021 at 19:14
3-0