Eu geralmente nao perco uma corrida, gosto muito e este campeonato estava bastante interessante. A corrida foi aqui, fui fazer o pit labe e ver treinos mas nao consegui or ver ao vivo, o Domingo é dia se trabalho… ainda bem que não fui.
É verdade que há muita polémica em várias decisões mas é para ambos os lados e as corridas foram emocionante pa crl. Aliás, juntando o ano todo acho difícil alguém achar que o Max foi beneficiado pelas direções de corrida…
Eu custa-me perceber como é que há pessoal a dizer que vai deixar de seguir a F1 por causa deste ano…só se gostam é de procissões. Este ano foi quase perfeito para quem gosta de F1. Teve tudo o que um campeonato de F1 tem de ter…
Verdade eu sou team Lewis, que acho que este ano demonstrou bem que não é só o melhor quando tem o melhor carro (durante a maior parte da época não o teve e só perdeu porque o latifi se espetou e estragou o que seria uma recuperação épica com 4 vitórias consecutivas). Lewis é o piloto mais completo, é rápido e nesta frase da carreira frio e consegue trabalhar o carro melhor do qualquer outro. Verstapen é muito rápido e agressivo, mas não tem o mesmo talento para ajudar a desenvolver o carro nem para gerir os pneus em corrida. E para mim vem ai Russel e se a Mclaren conseguir dar o salto Norris. Dificilmente Max apesar de muito novo chega perto dos 7 titulos falta-lhe o “toque” para ajudar a desenvolver o carro algo que Hamilton e Schumacer partilham e que foi instrumental para os números que atingiram.
Apesar de não ter acabado com eu mais gostava isto foi F1 como não se via desde os duelos Prost – Senna.
Depois foi tão apertado que seria sempre decido “na bola que entra ou bate no poste” ou na nesta ou aquela decisão em lances duvidosos cair para um lado ou para o outro, isto usando termos futebolísticos.
Não era a minha luta (sou Tiffosi, era-me indiferente quem ganhava), mas aquilo foi mesmo ás 3 pancadas. Percebo a intensão da direção de corrida e acho nobre mas…percebo a azia de quem apoia o Hamilton. Apesar de achar que é um bocado de justiça divina pelo “azar” que o Max teve o ano todo.
A minha vantagem é que vi o espetáculo e no final não tenho azia nenhuma…foi só mesmo desfrutar…
A direcção de corrida apenas negligenciou toda uma corrida, todo um campeonato, toda uma recuperação notavek e condenou o Hamilton “à morte” ao coloca-lo naquelas condições, foi humilhante.
Não se percebeu nem as regras nem a justiça da decisão. Enfim…
Sendo que as regras vão dar basicamente a que ele é que manda e é o que ele quiser…sim.
E eu volto à minha. Eu concordo com a opção de, havendo possibilidade, não acabar em Safety car. A Mercedes doí-lhe porque apostaram que acabava em Safety car….perdeu a aposta…
a mercedes sabia que nunca ia acabar em safety car, a não ser que a barreira tivesse danificada
Onde estava o latifi era facil tirar de lá o carro, tinha 2 pontos de extraçao ali ao lado, um deles com grua
o que a mercedes achava ( e isso foi a primeira informação dada) é que os 4 retardatarios iam ficar ali( o hamilton ja os tinha passado e o Max nem tinha sequer chegado a traseira do ultimo deles e ia perder tempo ai em circunstancias normais) e o Masi apenas tirou esses 4 dali, mas n fez o mesmo com os outros ( a regra teoricamente diz que tinham de ser todos os com mais de 1 volta a passar o safety car) e por exemplo o sainz n podia “apertar” o max no recomeço se quisesse.
ou seja o masi n queria ninguem a interferir na luta entre os 2 e basicamente deixou o hamilton na posição de sitting duck, porque ele nunca pode fazer nada, nem sequer ir a boxe, pk perdia a posição
A intensão é clara. Acabar em corrida e não atrás do Safety car….E eu sou a favor dessa vontade. Para mim seria horrivel acabar este campeonato atrás do Safety car.
O Hamilton e a Mercedes tinham 2 hipoteses. Parar como fez o Max a pensar em acabar em corrida ou apostar que o Safety car ia até ao fim. Perdeu a aposta…em muitos outros casos ganhou….é assim…
As várias direções de corrida passaram o ano a penalizar o Max e a deixar o Hamilton correr…mesmo nesta corrida, perante a situação na primeira volta optaram por não penalizar o Hamilton. É quase impossivel um gajo isento (como eu sou) olhar para este ano e achar que a direção de corrida é “pró” Max….
O Hamilton teve um azar do crl na ultima volta do ano?! Teve. O Max teve uma sorte do crl…mas o Max teve o ano todo com azar. De levar na Hungria, até rebentar um pneu do nada numa corrida controladíssima em Baku, a Silverstone…o Max foi de longe o piloto mais azarado dos 2. A sorte acabou por lhe sorrir no fim.
Para mim, como outsider…foi justo. Foi lixado a forma como acabou, mas justo. Não só pelo ano todo como acho que a decisão de acabar sem ser em Safety car correta. Se o Hamilton tem ganho seria justo na mesmo pela bela recuperação mas eu acharia sempre que o Max tinha perdido por ter tido tanto azar quando estava por cima….
A unica coisa que acho que o Masi podia ter feito para evitar isto era, quando percebeu que ia ser à pele, podia ter dado bandeira vermelha a 3 voltas do fim…
Mas também era uma bandeira vermelha muito forçada e o Masi já nos habituou a que bloqueia quando deve tomar decisões e isso arrasta as decisões e cria outros problemas…
Não dando ali bandeira vermelha, acho que fez bem em forçar acabar como acabou…
Acabar a corrida em safety car seria a piçada do século. A corrida mais antecipada dos últimos largos anos tem de acabar em condições normais.
2 pontos que achei importantes para a RedBull: O Christian Horner foi um chato do crlho e pressionou o Masi para tirar os carros que estavam entre o Hamilton e o Max (procedimento normal que estavam a ver se passava); o Max esticou as regras ao máximo recomeçando o mais perto da dianteira do Hamilton possível. Depois disto, quando há o recomeço o Hamilton já devia de estar perdido por dentro.
Ficar fdd porque se passou o que se passou é fingir que não se sabe que em posições invertidas a Mercedes e o Hamilton fariam o mesmo. Foi um bom campeonato, emocionante, com uma data de azares e decisões esquisitas e a Ferrari a confirmar que é uma desilusão do crlho.
Sinceramente com macios novos, a partir do momento em que tem 1 volta, acho que passava sempre…
O pessoal que estava à frente dele ia encostar todo, ele ia sair disparado e tinha a 2 reta e a curva 14 para passar…com macios, acho que passava sempre. Mas sim, importante o Horner ter apertado para tirar dali os carros. Mais uma vez, fez todo o sentido tirar dali os homens…eles próprios devem ter agradecido aos anjinhos todos terem saído dali…
Curiosamente o Latifi…um gajo que tinha tudo para passar completamente anonimo pela F1 e ninguém se lembrar dele daqui a 10 anos…vai ficar para a história como tendo dado o SC que deu o campeonato ao Max…
Eu acho que partir coladinho ao lado do Hamilton lhe deu mais vantagem ainda, nem que fosse pela vertente psicológica. Depois de trocar de pneus o Hamilton pouco podia fazer se não esperar que um dos outros 4 lixasse o Max, quando os 4 saíram o gajo deve-se ter suado todo. Imagina tudo a correr mal olhares para o lado e teres um cão como o Verstapen ali pronto para te fder a vida.
sabes que o Hamilton n tinha hipotese de ir a boxe, os 12 seg n VSC nao chegavam e quando caiu o SC ele tinha passado a entrada da boxe e a red bull arriscou tudo com o max, o hamilton entrar na boxe depois era perder a posição
O problema é que as decisões da direcção de corrida não foram coerentes ao longo da época.
Na palhaçada de Spa, não houve sequer corrida (fizeram meia duzia de voltas atrás do safety car, por causa da chuva) e no fim deram pontos na mesma (metade dos pontos, é certo, mas foi o suficiente se calhar para decidir um campeonato). Aí não houe problema em terminar atrás do safety car, e ainda por cima em dar pontos por uma corrida que não chegou a ser.
Por muito que se goste do “espetáculo” os directores de corrida não podem fazer o que bem lhes apetece para o “espectáculo”. Imagina estarmos na ultima jornada empatados com os lamps à frente do campeonato e termos um jogo Sporting – Benfica. Nós estamos a gahar 3-0 aos 85 minutos, e o árbitro, ou os responsáveis da Liga dizem: “caga nisso, ganha o jogo quem marcar nos ultimos 5 minutos”…
Nada contra o Max e a Red Bull, apesar de gostar mais do Lewis. O Max e a Red Bull fizeram o que lhes competia, e fizeram bem. Não acho que lhes deva ser retirado o título. O que acho que devia acontecer é um valente pontapé no cu do Michael Masi, e que nunca mais pudesse ser director de nenhuma corrida, depois da incoerencia nas decisões com que nos brindou esta época toda. Foi assim uma espécie de Bruno Paixão da F1…
Nisso estamos de acordo. O Masi é uma merda e a sua incapacidade de decidir provoca montes de confusões. Essa de SPA é outra. A incapacidade dele decidir cancelar antes de andarem ou mandá-los lá para dentro e “desenmerdem-se…” resultou naquela palhaçada atrás do SC e ter sido considerado uma corrida.
Como aqui as hesitações e incapacidade de decidir provocou esta confusão. Como a confusão de merda com os limites de pista e com as ultrapassagem e cedências de posição, etc…
Por acaso a diferença de pontos felizmente não fez daquela corrida decisiva a nível pontual…podia o Lewis ter gerido a ultima corrida de outra forma porque entraria na frente mas nunca se sabe e não me parece, no final das contas, decisivo. Felizmente.
Pelo que percebi o acordo de fazer tudo para não acabar mais atrás de SC veio daí…
Mas sim, é urgente repensar não só o Masi como toda a direção de corrida e mesmo os stewards estarem sempre a mudar e decidirem na Áustria uma coisa, em Jedah outra, Abu Dhabi outra, Brasil outra….mesmo o regulamento e estas negociações e o crl. Tudo tem de ser muito mais claro e limpo logo desde o inicio do ano. Se não isto é uma confusão que ninguém se entende…
À custa de penalizarem o Verstappen.
Das duas vezes que o Hamilton colocou o Verstappen fora de prova, uma teve uma penalização e 5 segundos e noutra teve bola de penalização. Ganhou ambas as corridas.
Assim é fácil “recuperar” pontos.
O Schumacher quando fez isso foi desclassificado.
É como diz o Tiago… “Apesar de achar que é um bocado de justiça divina pelo “azar” que o Max teve o ano todo.”
#Quero entrar, deixa-me jogar à bola!!
Take 17 / 13-12-2021
Destaques:
• Battaglia – depois de um inicio timido, tem agarrado as oportunidades e jogado mais minutos.
• Šporar – mesmo não marcando acumula minutos.
• Rodrigo Rêgo – primeiros 90 min.
Nota: o Nuno Mendes tem jogado menos.
Emprestados:
●Pedro Mendes – Rio Ave Futebol Clube
2a Liga Portuguesa
22 anos/Avançado PL
1152 minutos/20 jogos de 20/3 golos/ast 1
• 20-11-2021 Rio Ave vs Olhanense 2-1, jogou 45 min.
• 28-11-2021 Rio Ave vs Nacional 1-0, jogou 30 min.
• 4-12-2021 Benfica B vs Rio Ave 2-0, jogou 90 min.
• 11-12-2021 Rio Ave vs Mafra 1-2, jogou 15 min.
●Filipe Chaby – Clube Desportivo Nacional
2a Liga Portuguesa
27 anos/ Médio Ofensivo
90 minutos/ 6 jogos de 14/ 1 golo/ ast 1
• 28-11-2021 convocado não utilizado.
• 4-12-2021 não convocado
• 12-12-2021 Farense vs Nacional 2-2, jogou 58 min.
● Eduardo Quaresma – Clube Desportivo de Tondela
1a Liga Portuguesa
19 anos/ Defesa Central
784 minutos/ 11 Jogos de 13/ 0 golos/ ast 0
• 16-11-2021 PT vs Chipre 6-0, jogou 90 min.
• 22-11-2021 Tondela vs Leixões 3-1, jogou 90 min.
• 28-11-2021 Emprestado não pode ser utilizado
• 11-12-2021 vit. Guim. vs Tondela 5-3, jogou 56 min.
● Pedro Marques – Futebol Clube de Famalicão
1a Liga Portuguesa
23 anos/ Avançado PL
101 minutos/ 6 Jogos de 14/ 2 golos/ ast 0
• 20-11-2021 não convocado
• 27-11-2021 não convocado
• 5-12-2021 não convocado
• 12-12-2021 Famalicão vs benfica 1-4, jogou 20 min.
● Eduardo Henrique – Al-Raed Saudi Football Clubp0
Liga Arabia Saudita
26 anos/ Médio Defensivo
978 minutos/ 12 Jogos de 12/ 0 golos/ ast 0
• 20-11-2021 Al-Nasar vs Al-Raed 2-2, jogou 90 min.
• 25-11-2021 AL- shabad vs Al-Raed 0-3, jogou 84 min.
Há uma pausa no campeonato?!
● Rodrigo Battaglia – Real Club Deportivo Mallorca
La Liga
30 anos/ Médio Defensivo
543 minutos/ 13 Jogos de 14/ 0 golos/ ast 0
• 22-11-2021 Rayo Vallacano vs Mallorca 3-1, jogou 90 min.
• 27-11-2021 Convocado não utilizado
• 1-12-2021 ginastica Segóvia vs Mallorca 0-2, jogou 120 min.
• Mallorca vs At. Madrid 1-2, jogou 16 min.
• 10-12-2021 Mallorca vs Celta de Vigo 0-0, jogou 90 min.
● Andraž Šporar – Middlesbrough Football Club
Championship
27 anos/ Avançado PL
1231 minutos/ 17 Jogos de 17/ 3 golos/ ast 2
• 20-11-2021 Middlesbrough vs millwall 1-1, jogou 45 min.
• 23-11-2021 Middlesbrough vs Preston 1-2, jogou 90 min.
• 27-11-2021 Huddersfield vs Middlesbrough 1-2, jogou 90 min.
• 4-12-2021 Middlesbrough vs Swansea 1-0, jogou 73 min.
• 12-11-2021 Stoke City vs Middlesbrough 0-0, jogou 89 min.
● Idrissa Doumbia –
Sportvereniging Zulte Waregem
Eerste Klasse
23 anos/ Médio Defensivo/
577 minutos/ 8 Jogos de 12/ 0 golos/ ast 0
• 28-11-2021 Zulte vs Beerschot 2-0, jogou 90 min.
• 1-12-2021 Kas Eupen vs Zulte 3-2, jogou 90 min.
• 5-12-2021 Anderlecht vs Zulte 3-2, jogou 74min.
• 12-12-2021 Brugge vs Zulte 3-0, jogou 45 min.
● Tiago Ilori – Boavista Futebol Clube
1a Liga Portuguesa
28 anos/ Defesa Central
270 minutos/ 3 Jogo de 8/ 0 golos/ ast 0
• 27-11-2021 não convocado lesionado
• 4-12-2021 não convocado lesionado
• 11-12-2021 lesionado e não podia jogar por ser emprestado.
● Bruno Paz – Sporting Clube Farense
2a Liga Portuguesa
23 anos/ Médio Centro/ Defesa Direito
254 minutos/ 8 Jogos de 14/ 1 golos/ ast 1
• 13-11-2021 Farense vs Trofense 2-0, jogou 10 min.
• 19-11-2021 Casa Pia vs Farense 3-1, jogou 45 min.
• 26-11-2021 Farense vs Casa Pia 0-1, jogou 15 min.
• 5-12-2021 Mafra vs Farense 0-2, jogou 26 min.
• 12-12-2021 Farense vs Nacional 2-2, jogou 30 min.
● Rafael Camacho – Os Belenenses Futebol, SAD
1a Liga Portuguesa
21 anos/ Extremo Direito/ 2.º avançado
363 minutos/ 7 Jogo de 14/ 0 golos/ ast 0
• 21-11-2021 Não convocado, ao que parece está lesionado.
• 27-11-2021 Não convocado, ao que parece está lesionado.
• 12-12-2021 Belenenses vs Estoril 0-1, jogou 45 min.
● Luiz Phellyppe – Clube Desportivo Santa Clara
1a Liga Portuguesa
27 anos/ Avançado PL
447 minutos/ 9 Jogos de 13/ 1 golos/ ast 1
• 20-11-2021 Braga vs Sta Clara 6-0, jogou 22 min.
• 29-11-2021 Estoril vs Sta Clara 2-2, jogou 19 min.
• 5-12-2021 Convocado não utilizado.
• 11-12-2021 não convocado
● Joelson Fernandes – Fussballclub Basel 1893
Super League
18 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
187 minutos/ 9 Jogos de 11/ 0 golos/ ast 1
• 28-11-2021 Luzern vs Basel 1-3, jogou 4 min.
• 5-12-2021 Basel vs Lausanne 1-1, jogou 12 min.
• 12-12-2021 convocado não utilizado
● Gonzalo Plata – Real Valladolid Club de Fútbol
20 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
680 minutos/ 11 Jogos de 14/ 4 golos/ ast 0
• 17-11-2021 Chile vs Equador 0-2, jogou 18 min.
• 20-11-2021 Almeria vs Valladolid 3-1, jogou 71 min.
• 27-11-2021 Valladolid vs Cartagena 2-0, jogou 84 min e marcou 1 golo.
• 30-11-2021 Suplente não utilizado
• 3-12-2021 Huesca vs Valladolid 3-2, jogou 71min. e marcou 1 golo.
• 12-12-2021 não convocado
● Rodrigo Rêgo – Varzim Sport Club
2a Liga Portuguesa
19 anos/ Defesa Esquerdo
170 minutos/ 2 Jogos de 9/ 1 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado (vermelho no jogo anterior)
• 27-11-2021 não convocado (cumprir castigo por vermelho?)
• 2-12-2021 convocado não utilizado
• 12-12-2021 Varzim vs Trofense 0-3, jogou 90 min.
● Bruno Tavares – Varzim Sport Club
2a Liga Portuguesa
19 anos/ Avançado/ Avançado Esquerdo
134 minutos/ 5 Jogos de 9/ 0 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado
• 27-11-2021 Varzim vs Penafiel 0-2, jogou 32 min.
• 2-12-2021 Casa Pia vs Varzim 1-0, jogou 79 min.
• 12-12-2021 Varzim vs Trofense 0-3, jogou 18 min.
● Nuno Mendes – Paris Saint-Germain Football Club
Ligue 1
19 anos/ Defesa Esquerdo
851 minutos/ 12 Jogos de 15/ 0 golos/ ast 0
• 20-11-2021 não convocado
• 28-11-2021 convocado não utilizado
• 1-12-2021 PSG vs Nice 0-0, jogou 90 min.
• 4-12-2021 Lens vs PSG 1-1, jogou 11 min.
• 7-12-2021 PSG vs Brugges 4-1, jogou 49 min.
• 12-12-2021 não convocado
● Buno Gaspar – Vancouver Whitecaps FC (até 31-12-2021)
Major League Soccer
28 anos / Lateral Direito
900 minutos/ 17 jogos de 24/ 1 golos/ ast 1
• 20-11-2021 Sporting KC vs Whitecaps 3-1, jogou 90 min.
Acabou a época 6o lugar
● Carlos Jatobá – CBR [Clube de Regatas Brasil (AL)] (até 30-11-2021)
Serie B Brasil
25 anos/ Médio Centro
1292 minutos/ 36 jogos de 63/ 0 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado
• 22-11-2021 convocado não utilizado
•28-11-2021 convocado não utilizado
Acabou a época 7o lugar
● Marco Túlio – CSA [Centro Sportivo Alagoano (AL)] (até 31-12-2021)
Serie B Brasil
23 anos/ Extremo Esquerdo/ Médio Ofensivo
2559 minutos/ 44 jogos de 63/ 7 golos/ ast 3
• 21-1-2021 Coritiba vs CSA 0-1, jogou 65 min.
• 28-11-2021 CSA vs B.pelotas 4-0, jogou 61 min e marcou 1 golo.
… é a transmissão via rádio entre o Lewis e o engenheiro dele a partir do momento em que é declarada bandeira amarela e entrada de SC… Está no youtube… Mas acho que muitos preferem ignorar este erro da Mercedes e tentar culpar outros… incluindo as regras estarem mal…
Eu adoro F1, e quando se adora mesmo o desporto que seja, nunca se pode ter uma relação amor-ódio em relação a dois titãs, neste caso do automobilismo… eu gosto do CR7 e também gosto do Messi (não tem culpa que a UEFA/FIFA não gostem do nosso tuga)… assim como no ténis adoro o Nadal tanto como o Federer, e já agora o Djikovic… ou no ciclismo… tinha alguma lógica, só porque aprecio imensamente o Roglic ter antipatia pelo Pogacar… Sem a rivalidade de uns para com os outros estes desportos não teriam a dimensão que merecidamente têm…
O Max e o Lewis deram um festival de pilotagem ao longo de 22 corridas este ano… engrandeceram os DOIS a F1…
Eu não acho que fosse um erro…aquilo era quase 50/50. Não há grandes cálculos e grandes cenas. Ou apostas que o Safety car vai até ao fim ou não…a Mercedes apostou que não, a Red Bull faria sempre a aposta contrária à Mercedes. No fim foi a aposta errada e nesse sentido talvez possa ser visto como um erro mas pronto…
De resto, 100% de acordo contigo. Foi um campeonato épico entre 2 gigantes…
Eu acho que o primeiro a decidir ir às boxes teria vantagem… se a corrida retomasse… Agora, não se sabia como iria ser.
A Mercedes hesitou e a Red Bull tomou a decisão que se veio a revelar ser a certa. Mas na altura era difícil dizer que era a correcta com 100% de certeza disso.
Agora, vi aqui muito comentário sem sentido – obviamente fruto da azia – como dizerem que a bandeira amarela juntou os carros – que é o que acontece sempre.
A partir do momento em que há o acidente já se sabia que os carros iam juntar-se, daí a importância de decidir ir mudar de pneus da Red Bull, que apostou certo e primeiro. E isso é que fez a diferença.
A Mercedes tinha a decisão na mão. A Red Bull ia limitar-se a fazer o contrário do que a Mercedes fizesse mas quem tinha de decidir era a Mercedes. Percebo a opção por não ceder lugar em pista ao Max mas correu mal…
É situação obvia de Safety Car, isso é sem espinhas. Acho que todos viram que ia acontecer mal se viu o acidente. A minha maior duvida ao principio era se forçava bandeira vermelha ou não. Depois percebeu-se que não era situação para bandeira vermelha mas pelo bem da corrida, devia ter sido mostrada a 3 voltas do fim. E aí ia ser um farto-te de ler que a direção de corrida quis beneficiar o Hamilton porque não era situação de bandeira vermelha…
Enfim…a direção de corrida dificilmente sairia bem de uma situação destas, ia sempre levar, fosse qual fosse a decisão…
Pois…é isso. A Mercedes não quis perder posição em pista e apostou forte que o Safety Car ia até ao fim. Correu mal porque só eles é que queriam isso, o resto do mundo queria final de corrida em corrida…
A unica coisa que acho que podia ter evitado tudo isto era ter dado bandeira vermelha para as ultimas 3 voltas mas também era uma bandeira vermelha muito forçada….
… e fica óbvio que eles (Mercedes) tinham perfeita noção desde o início da entrada do SC que o Max ia colar no Lewis… e ao contrário do que dizem, quem tinha a faca e o queijo na mão neste momento era a Mercedes…
O Lewis é o 1º a passar pelo carro acidentado, parecia óbvia a entrada de SC, e este queria ir, e bem, à box… a box negou…
Se tem entrado, como deveria tê-lo feito porque era o mais lógico, o Lewis na pior das hipóteses sairia atrás do Max, isto se este não parasse e mantivesse um jogo de pneus que já não estavam a ganhar quase nada aos hard do Lewis… e ficaria a Mercedes com jogo de pneus softs novos contra os medios gastos do Max… A RedBull não tenho a mínima dúvida que iria mandar sempre o Max entrar para trocar para softs (= rápidos)…
A Mercedes tinha a chave na mão. E tiveram tempo para decidir, como dizes.
Eu tenho muitas duvidas…mas MUITAS, que a Red Bull chama-se o Max caso o Hamilton tem parado. A Red Bull ia fazer o contrário da Mercedes. Era a única hipótese. Se tem parado também ficava atrás do Hamilton com um carro pior e com os mesmos pneus….ou perdia ou o Max varria o Hamilton…
A decisão estava na Mercedes e tenho quase a certeza que a Red Bull faria sempre a aposta contrária…aliás já é isso que tentam fazer quando pararam o Max a 2ª vez para meter médios. Foi já naquele desespero de “isto em igualdade de circunstancias não vai lá que eles são muito mais rápidos, deixa fazer diferente e que se foda…não temos nada a perder”.
A Mercedes, pelas contas que fez, o Safety Car ia até ao fim. Eles viram o carro, fizeram contas ás voltas para tirar carro, limpar pista e deixar passar outros e não quiseram arriscar porque acharam mesmo que ia até ao fim. Mas é uma linha tão fina quanto isto…foi a vontade de acabar em corrida que fez aquela ultima volta. Não fosse ultima corrida, se fosse a meio do campeonato, tinha acabado em safety car quase de certeza. Tudo foi apressado e feito meio ás 3 pancadas para acabar em corrida. A Mercedes não meteu essa “vontade” na equação…fez mal porque ela faz todo o sentido…
E agora a Mercedes agora só tem a ganhar em parar e aceitar…
Quanto mais longe levarem a azia e os protestos, pior vai ser para a imagem da equipa e da marca…e não vão ganhar nada com isso porque não vão conseguir ganhar o campeonato na secretaria. No limite dos limites a corrida era anulada e mesmo assim, ganharia o Max.
O Max não fez nada de mal por isso não perderá tempo nem posição nem nada…o problema é com a direção de corrida….
Tu tens dúvidas que a RB entraria se a Mercedes o fizesse com o Lewis, eu acho o contrário, acho que o Max ficar com aquele jogo de pneus seria entregar o título no momento, aquele jogo nem 15v tinha e já não ganhavam tempo aos do Lewis com quase 40v… além do Mercedes em corrida se mostrar bem superior ao RB…
Não sei se viste o GP com atenção… mas quando se dá o VSC o Toto nega a ida à box ao Lewis e diz qualquer coisa como ”não queremos tirar benefício de VSC/SC para ganhar”…
Acho que sim…se a Mercedes aposta em parar, a RB não para e tenta ver se acaba a corrida em SC. Se param os 2 a RB não tinha hipótese e eles sabiam. Tinham uma corrida inteira para o provar. Saindo com pneus iguais atrás do Hamilton era quase impossivel…
E a conversa de não querer tirar vantagem do VSC….come on…..achou que estava no bolso e os pneus do Hamilton estavam bem e sem necessidade de trocar. A troca do Max já é em desespero de tentar qualquer coisa….
a mercedes nunca podia decidir nada, naquele situaçao de VSC com os 12 seg não existiam certezas se dava tempo de entrar trocar de pneus, e sair na frente na mesma( pk a red bull com uma vantagem de pneus de 23 v ia aproveitar a posiçao em pista.
e quando cai o SC ja nao podiam fazer nada, pk eles sabiam que a corrida ia voltar , depois o Masi é que deu uma informaçao e depois deu uma informaçao contraria e fez a coisa a maneira dele de forma a deixar apenas eles os 2 juntos
Tiago em relação a terminar corridas que não sob a bandeira xadrez, não sei se foi após a pouca vergonha que foi Spa, mas creio que as equipas têm um acordo com a FIA de se fazer sempre todos os possíveis para não terminar corridas com red flag… se possível óbvio.
Sim sim. E eu estou completamente de acordo. Para mim faz todo o sentido e a decisão fez todo o sentido.
Lá está…a única coisa que podia ter feito diferente era ter dado bandeira vermelha a 3 voltas do fim. Talvez fosse mais justo para meter tudo em igualdade de circunstancias mas era uma bandeira vermelha um muito forçada…era só mesmo para nivelar a corrida…
Era uma redflag forçada… mas até era justificável, dada a entrada em pista duma grua… e sim, seria a decisão mais justa… permitiria à Mercedes também trocar… e teríamos 3 ou 5 voltas carregadas de adrenalina e emoção…
Mais uma vitória, mais 3 pontos tranquilos. A equipa não entrou bem mas foi crescendo no jogo…curiosamente, tudo correu mal na primeira parte e parecia-me que ia ser uma noite “daquelas” em que nada funciona bem, em que os passes não saem e tudo mais mas a equipa voltou com a força toda na mesma, resolveu o assunto com o 2-0 e a partir daí foi jogar tranquilo.
Bela entrada do Bragança. Belo jogo do Sarabia pelo meio. Continuo a não gostar muito de ver o Sarabia no meio e o N. Santos como interior porque parece que fica muito espaço vazio mas belo jogo.
Surpresa do Amorim a meter o Nazinho…não comprometeu mas não deu “azas” ao Sporting. Normal…não arriscou, tem de crescer com os jogos. Mas mais uma vez, colhões de aço do Amorim e total confiança dele no seu processo de treino…
Campeonato centrado a 3. Os 3 grandes estão a milhas de tudo o resto. A pandemia e o facto de não ter havido mercado para vender (dos 3 grandes só o N. Mendes foi vendido) colocou os 3 grandes demasiado fortes para o resto do campeonato. Se não fosse a Champions ainda dizia que era do resto que era uma merda demasiado grande mas…houve Champions e houve 3 clubes a jogar bem e a disputar os jogos da Champions sem ser na retranca e com muita personalidade. Passaram 2, até deviam ter passado os 3….
Agora vem Penafiel e provavelmente um 11 muito remodelado. Volta a ser tempo de dar tempo ás 2as opções porque vamos precisar de todos.
Desculpa lá, mas o resto É uma m**da.
Se dás exemplo europeu para enaltecer os grandes, convém falar que o “4º” andou a penar com Mijatalands e Estrelas Vermelhas. O resto é melhor nem falar…
Para mim o Braga não é grande. Nem 3º, nem 4º nem o crl…
O Mijatalands não está ao nível dos 3 grandes mas está ao nivel do Braga…é uma belíssima equipa e um clube muito bem gerido, não me admira nada…Melhor equipa da Dinamarca, e a Dinamarca não é propriamente um não pais de coxos.
E passou…com o Carvalhal a treinador.
Eu expliquei-me mal. O resto é uma merda, como se viu no Sábado. A incapacidade de jogar futebol até assusta. Mas já era uma merda nos outros anos, o que mudou para este ano é que os 3 grandes cresceram e eles ficaram na mesma…
Conforme. Já tiveste anos de acabarem equipas sem derrotas, ou com derrotas apenas entre os candidatos.
A diferença é que, para já, a premonição do JJ finalmente se aplica.
Concordo. Mas o mal do desnivelamento nos campeonatos de futebol não é só em PT.
A grande culpa é da UEFA: deveriam inspirar-se na NBA e fazer regras de drafts, tectos salariais, forçar centralização de direitos televisivos, aumentar o prémio aos clubes formadores nas transferências, etc, etc.
Mas como todas estas medidas não interessam aos interesses económicos que verdadeiramente regem o futebol …
Nacionalizar a discussão só contribui para perpetuar o problema!
Eu detesto o modelo da NBA…ou por outra. Acho impraticável no futebol.
Na NBA são franchisings, não há “formadores” porque são as universidades. Além disso não gosto nada dos drafs e tal…para mim não funciona para o futebol e para um desporto que não seja de franchising e muito manipulado.
Mas concordo que se devia repensar o modelo do futebol para dar maior competitividade em geral aos campeonatos e competições europeias. Mais no sentido de criar tetos salariais, regras rígidas de FFP, controlo de transferências, transparência, controlo nos agentes, maior repartição de euros entre champions, taça uefa, conference league e mesmo para as ligas locais de ranking mais baixo, etc…
A questão é que tens equipas que só se safam se forem ao draft. Ninguém vai de boa vontade para Minnesota, San Antonio (todas as equipas campeãs que fizeram foi com base no draft), Utah ou Milwaukee. E claro, nem todos os donos querem pagar mais do que devem e ir ao bolso para pagar o luxury tax.
San Antonio também teve uma borra enorme, nos anos 90 eram uma equipa de play-off com o David Robinson e bastou ele se lesionar e estar parado durante um época e lá eles conseguiram a primeira pick e um tal de Tim Duncan
Sim, aplicar o draft modo NBA cegamente ao futebol não funcionaria. Mas poderia-se fazer algo intermédio, por exemplo uma espécie de draft opcional: os clubes (principalmente os formadores e vendedores) punham os jogadores que queriam transferir (e que dificilmente conseguiriam boas condições no mercado aberto) no draft e definiam a um preço apetecível; depois a ordem de preferência de escolha seria dada pela classificação do campeonato anterior. Uma mistura de draft com mercado condicionado que iria ajudar muito os clubes mais fracos e não prejudicaria os grandes negócios.
Haverá sempre desnivelamentos. mas em Portugal o problema nem é desnível, ou ganharem sempre os mesmos, é o modo como se ganha. Constantemente a jogar qb, ritmo baixo, exigência baixa, e vai dando para vencer à vontade a grande maioria dos jogos. A grande parte das vezes que as equipas menores criam problemas, ou é na base da traulitada e anti-jogo (basicamente não deixam que se jogue), ou é porque os grandes entram a dormir.
Posto isto, claro que deviam haver algumas regras a la nba, nomeadamente colocar um tecto salarial (mesmo que a maioria das equipas não conseguissem lá chegar), número máximo de jogadores sob contrato, regular transferências (eu obrigava um clube a ter no mínimo uma contratação durante um ano inscrita, para acabar com o compra e empresta; e não deixava comprar acima de determinada percentagem do que se vende)
O braga é o braga, não jogam a ponta de um corno e ontem no dragoum viu-se isso, a minha miopia ia quase duplicando só de ver aqueles gajos a jogar, safa-se o Ricardo Horta e mais uns quantos mas de resto é horrível. Das outras equipas que tinham a possibilidade de ir à europa, o paços teve o azar de apanhar o tottenham, e mesmo assim venceram em casa forçando os londrinos a dar tryhard para vencerem a segunda mão, o Santa Clara até tinha uma grande oportunidade para se qualificar, só que alguém da direção bebeu demais ao almoço e decidiram vender o que era de longe o melhor jogador e marcador mesmo antes da eliminatória contra o Partizan
Subscrevo mas concordo com o Nuno que o resto é muito fraco – daí Portuga estar a ser apanhado pela Holanda porque só os 3 grandes têm pontuado bem – especialmente com os pontos de serem apurados.
Também tinhas equipas na Conference League mas foram eliminadas logo antes da fase de grupos… Eles não! Aliás, não só não foram eliminados como fazem boa prestação.
Portanto, meu caro, esse argumento é merdoso porque grande parte da diferença está exactamente aqui.
O Ajax fez praticamente os mesmos pontos que Benfic@ e Sporting juntos.
Tinhas, mas não era equipas de topo do campeonato.
Eles têm 5 equipas vs nós que temos 4. Só que nós temos 3 na champions e eles 1 na champions e 1 na LE.
Se tivesses um dos grandes na conference, outro na LE, a probabilidade de fazer mais pontos também era maior.
E tivemos o Paços eliminado pelo Tottenham…qualquer uma das equipas deles da conf. league eram eliminadas pelo Tottenham. E o PSV foi para a LE eliminado pelos lamps….
Eles estão a fazer mais pontos porque beneficiam de estar abaixo no ranking. Das poucas coisas boas na UEFA e que ajuda países mais a baixo…e que nos tem ajudado muito…
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero uns croquetes e um penálti de tinto, por favor. Sim, são indigestos e sempre ajuda a escorregar melhor.
Varandas, ainda quanto ao comunicado do Diretivo, quero destacar o ponto 41), onde se pode ler que “Da mesma forma, não deixamos de registar a visão redutora, desrespeitosa e seletiva dos referidos órgão sociais para com os Associados do Clube, a quem conotam com um grupo organizado de adeptos para este efeito, olvidando, no entanto, essa conotação nas restantes interações dos mesmos com o Clube e a SAD, nomeadamente, no momento do pagamento das suas quotas e da aquisição inicial das suas respetivas Gameboxes;”
Estes rapazes não existem ou então nunca ouviram falar do “come e cala” ou que os sócios só existem para isso mesmo, fazer entrar dinheiro no Clube e na SAD, não contando para absolutamente mais nada! Talvez percebam, se vierem a ser definitivamente expulsos da sua casinha, o que tem vindo a passar-se desde 2018 e lutem não só nos pavilhões e nos estádios pelo Sporting Clube de Portugal, mas também onde se tomam as decisões mais importantes para a vida do nosso Clube e marquem presença massiva nas Assembleias Gerais, evitando, nomeadamente, a aprovação desastrosa das contas que nos tornaram reféns da SAD.
Golpista, és o maior, desrespeitas os sócios, mentes com todos os dentinhos que tens na boca aos mesmos, ignoras as suas pretensões, mandas descalçá-los e ainda te sais a rir das reclamações e das críticas que te são feitas. Como disseste um dia na televisão, “valem ZERO!” Porca miséria!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Hambúrguer de Grão com Pimentos e Caril à Chef Marco Gonçalves”
Chef Marco Gonçalves, vou mesmo experimentar pela 1ª vez um hambúrguer de grão! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Marco Gonçalves utilizou:
• 6 hambúrgueres de grão com pimentos e caril
• 6 pães para hamburguer
• 1/2 alface frisada
• 12 fatias de queijo amanteigado
• 2 tomates redondos
• Molho de alho fresco
• 2 pimentos vermelhos
• 1 fio de azeite
• 1 boa pitada de alho moído
• 1 pitada de pimenta
• Sal
PREPARAÇÃO
Começamos por arranjar os pimentos e cortá-los às rodelas ou tiras longas; Aquecemos um fio de azeite e juntamos-lhe os pimentos, temperamos com sal, pimenta, alho moído e deixamo-los murchar um pouco; Entretanto, untamos um grelhador com azeite e colocamos os hambúrgueres, deixando cozinhar bem de um lado; Viramos, adicionamos-lhes duas fatias de queijo e terminamos de cozinhar até que o queijo fique derretido. Gib, daqui a pouco também derretemos se não serves algo valente! Abrimos os pães de hambúrguer e adicionamos-lhes uma folha de alface, fatias finas de tomate e uma porção de pimentos; Regamos com o molho de alho, cobrimos a chicha com o queijo no topo, terminamos com a outra parte do pão e está prontinho para ser devorado!
Parabéns, Chef Marco Gonçalves, o teu petisco está incrível!
Gib, nem sei o que te diga, o que mandares vir será bem-vindo! Amanhã é dia de polvo.
Ana, queres fazer um Bolo da Consoada?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é 2ª feira, portanto, começamos com 2 Medronhos, e, claro, oferecemos 2 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Marco Gonçalves vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Vamos a um tintinho porque hambúrguer é sempre hambúrguer.
Caiado Tinto, vinho Alentejano, 14º
A personalidade deste jovem tinto alentejano permite-lhe uma enorme abrangência gastronômica. É um bom acompanhamento para pastas e massas ligeiras bem como para queijos e enchidos. Releva-se uma excelente companhia numa tarde de churrasco, acompanhando as mais variadas carnes.
M60, vens beber um copo ou vais continuar a gritar à janela GOLPISTA GOLPISTA, o gajo está-se marimbando, a cena até está a correr de feição… imagino a risada a caminho do trabalho…
Diz que os filhadaputas são os que safam neste mundo. Tens uma pequena amostra no nosso clube, com Varandex e o Rogérios Alvex, de que a sabedoria popular está certa. Mas também tens a amostra de que se safam porque o povo o permite. No caso do Sporting, permite, premeia e saúda.
A direcção de corrida apenas negligenciou toda uma corrida, todo um campeonato, toda uma recuperação notavek e condenou o Hamilton “à morte” ao coloca-lo naquelas condições, foi humilhante.
Não se percebeu nem as regras nem a justiça da decisão. Enfim…
so te digo vai ver o resultado do segundo protesto da Mercedes e lê lá o que a direcçao da corrida defendeu e se não achas aquilo no minimo surreal e de “parcialidade” em relaçao a uma das partes então não sei.
é que eles disseram claramente que podiam acabar em SC, mas ele queriam acabar em bandeira verde
e quanto a cena dos retardatarios, eles podiam ficar ali, mas a direcçao de corrida n queria ninguem a interferir na luta pelo titulo, por isso tirou aqueles 4 dali, porque eles queriam que fosse uma volta 1×1.
ou seja para quem está de fora toda a gente percebeu que esta decisao ia dar uma vantagem clara a 1 dos lados, porque os 4 que estavam ali nunca iriam interferir, e até acredito que passavam a linha de meta e desviavam-se para o max passar a vontade, mas o max iria sp perder algum tempo a apanhar o hamilton e depois até o podia passar na mesma, mas pelo menos n ficava a ideia que o max tinha sido “ajudado” ao ser colado ao hamilton e ao garantirem que o sainz n o ia chatear no arranque
13 Dezembro, 2021 at 5:42
Ainda estou aziado com a F1…
SL
13 Dezembro, 2021 at 7:36
Somos 2.
Não via f1 se calhar à mais de 15 anos e vi as últimas 3 corridas. Se calhar tão cedo não volto a ver.
13 Dezembro, 2021 at 7:57
Eu geralmente nao perco uma corrida, gosto muito e este campeonato estava bastante interessante. A corrida foi aqui, fui fazer o pit labe e ver treinos mas nao consegui or ver ao vivo, o Domingo é dia se trabalho… ainda bem que não fui.
SL
13 Dezembro, 2021 at 9:14
Porquê?
É quase impossivel ter melhor que este ano.
É verdade que há muita polémica em várias decisões mas é para ambos os lados e as corridas foram emocionante pa crl. Aliás, juntando o ano todo acho difícil alguém achar que o Max foi beneficiado pelas direções de corrida…
Eu custa-me perceber como é que há pessoal a dizer que vai deixar de seguir a F1 por causa deste ano…só se gostam é de procissões. Este ano foi quase perfeito para quem gosta de F1. Teve tudo o que um campeonato de F1 tem de ter…
13 Dezembro, 2021 at 10:01
Subscrevo!
13 Dezembro, 2021 at 11:05
+1
13 Dezembro, 2021 at 14:03
Verdade eu sou team Lewis, que acho que este ano demonstrou bem que não é só o melhor quando tem o melhor carro (durante a maior parte da época não o teve e só perdeu porque o latifi se espetou e estragou o que seria uma recuperação épica com 4 vitórias consecutivas). Lewis é o piloto mais completo, é rápido e nesta frase da carreira frio e consegue trabalhar o carro melhor do qualquer outro. Verstapen é muito rápido e agressivo, mas não tem o mesmo talento para ajudar a desenvolver o carro nem para gerir os pneus em corrida. E para mim vem ai Russel e se a Mclaren conseguir dar o salto Norris. Dificilmente Max apesar de muito novo chega perto dos 7 titulos falta-lhe o “toque” para ajudar a desenvolver o carro algo que Hamilton e Schumacer partilham e que foi instrumental para os números que atingiram.
Apesar de não ter acabado com eu mais gostava isto foi F1 como não se via desde os duelos Prost – Senna.
Depois foi tão apertado que seria sempre decido “na bola que entra ou bate no poste” ou na nesta ou aquela decisão em lances duvidosos cair para um lado ou para o outro, isto usando termos futebolísticos.
13 Dezembro, 2021 at 8:09
O teu teclado não funciona?
13 Dezembro, 2021 at 9:23
E com a F5! Ehehehhe
13 Dezembro, 2021 at 9:11
Não era a minha luta (sou Tiffosi, era-me indiferente quem ganhava), mas aquilo foi mesmo ás 3 pancadas. Percebo a intensão da direção de corrida e acho nobre mas…percebo a azia de quem apoia o Hamilton. Apesar de achar que é um bocado de justiça divina pelo “azar” que o Max teve o ano todo.
A minha vantagem é que vi o espetáculo e no final não tenho azia nenhuma…foi só mesmo desfrutar…
13 Dezembro, 2021 at 9:26
A direcção de corrida apenas negligenciou toda uma corrida, todo um campeonato, toda uma recuperação notavek e condenou o Hamilton “à morte” ao coloca-lo naquelas condições, foi humilhante.
Não se percebeu nem as regras nem a justiça da decisão. Enfim…
13 Dezembro, 2021 at 9:34
Cumpriu as regras ou não?
13 Dezembro, 2021 at 9:41
Sendo que as regras vão dar basicamente a que ele é que manda e é o que ele quiser…sim.
E eu volto à minha. Eu concordo com a opção de, havendo possibilidade, não acabar em Safety car. A Mercedes doí-lhe porque apostaram que acabava em Safety car….perdeu a aposta…
13 Dezembro, 2021 at 12:01
Ele quem?
13 Dezembro, 2021 at 12:06
Diretor de corrida
13 Dezembro, 2021 at 13:16
Michael Masi
13 Dezembro, 2021 at 20:20
tiago
a mercedes sabia que nunca ia acabar em safety car, a não ser que a barreira tivesse danificada
Onde estava o latifi era facil tirar de lá o carro, tinha 2 pontos de extraçao ali ao lado, um deles com grua
o que a mercedes achava ( e isso foi a primeira informação dada) é que os 4 retardatarios iam ficar ali( o hamilton ja os tinha passado e o Max nem tinha sequer chegado a traseira do ultimo deles e ia perder tempo ai em circunstancias normais) e o Masi apenas tirou esses 4 dali, mas n fez o mesmo com os outros ( a regra teoricamente diz que tinham de ser todos os com mais de 1 volta a passar o safety car) e por exemplo o sainz n podia “apertar” o max no recomeço se quisesse.
ou seja o masi n queria ninguem a interferir na luta entre os 2 e basicamente deixou o hamilton na posição de sitting duck, porque ele nunca pode fazer nada, nem sequer ir a boxe, pk perdia a posição
13 Dezembro, 2021 at 12:01
Parece haver dúvidas no regulamento. É esperar.
13 Dezembro, 2021 at 9:39
A intensão é clara. Acabar em corrida e não atrás do Safety car….E eu sou a favor dessa vontade. Para mim seria horrivel acabar este campeonato atrás do Safety car.
O Hamilton e a Mercedes tinham 2 hipoteses. Parar como fez o Max a pensar em acabar em corrida ou apostar que o Safety car ia até ao fim. Perdeu a aposta…em muitos outros casos ganhou….é assim…
As várias direções de corrida passaram o ano a penalizar o Max e a deixar o Hamilton correr…mesmo nesta corrida, perante a situação na primeira volta optaram por não penalizar o Hamilton. É quase impossivel um gajo isento (como eu sou) olhar para este ano e achar que a direção de corrida é “pró” Max….
O Hamilton teve um azar do crl na ultima volta do ano?! Teve. O Max teve uma sorte do crl…mas o Max teve o ano todo com azar. De levar na Hungria, até rebentar um pneu do nada numa corrida controladíssima em Baku, a Silverstone…o Max foi de longe o piloto mais azarado dos 2. A sorte acabou por lhe sorrir no fim.
Para mim, como outsider…foi justo. Foi lixado a forma como acabou, mas justo. Não só pelo ano todo como acho que a decisão de acabar sem ser em Safety car correta. Se o Hamilton tem ganho seria justo na mesmo pela bela recuperação mas eu acharia sempre que o Max tinha perdido por ter tido tanto azar quando estava por cima….
13 Dezembro, 2021 at 10:04
Subscrevo!
13 Dezembro, 2021 at 10:08
A unica coisa que acho que o Masi podia ter feito para evitar isto era, quando percebeu que ia ser à pele, podia ter dado bandeira vermelha a 3 voltas do fim…
Mas também era uma bandeira vermelha muito forçada e o Masi já nos habituou a que bloqueia quando deve tomar decisões e isso arrasta as decisões e cria outros problemas…
Não dando ali bandeira vermelha, acho que fez bem em forçar acabar como acabou…
13 Dezembro, 2021 at 11:13
Acabar a corrida em safety car seria a piçada do século. A corrida mais antecipada dos últimos largos anos tem de acabar em condições normais.
2 pontos que achei importantes para a RedBull: O Christian Horner foi um chato do crlho e pressionou o Masi para tirar os carros que estavam entre o Hamilton e o Max (procedimento normal que estavam a ver se passava); o Max esticou as regras ao máximo recomeçando o mais perto da dianteira do Hamilton possível. Depois disto, quando há o recomeço o Hamilton já devia de estar perdido por dentro.
Ficar fdd porque se passou o que se passou é fingir que não se sabe que em posições invertidas a Mercedes e o Hamilton fariam o mesmo. Foi um bom campeonato, emocionante, com uma data de azares e decisões esquisitas e a Ferrari a confirmar que é uma desilusão do crlho.
13 Dezembro, 2021 at 11:37
Sinceramente com macios novos, a partir do momento em que tem 1 volta, acho que passava sempre…
O pessoal que estava à frente dele ia encostar todo, ele ia sair disparado e tinha a 2 reta e a curva 14 para passar…com macios, acho que passava sempre. Mas sim, importante o Horner ter apertado para tirar dali os carros. Mais uma vez, fez todo o sentido tirar dali os homens…eles próprios devem ter agradecido aos anjinhos todos terem saído dali…
Curiosamente o Latifi…um gajo que tinha tudo para passar completamente anonimo pela F1 e ninguém se lembrar dele daqui a 10 anos…vai ficar para a história como tendo dado o SC que deu o campeonato ao Max…
13 Dezembro, 2021 at 11:37
Totalmente de acordo com o Tiago e o Fix…
13 Dezembro, 2021 at 11:41
… e o Timo Glock lembram-se??
13 Dezembro, 2021 at 12:07
Foda-se Ayres….
Há 2 palavras proibidas….
Glock e Petrov…
Não mais repitas….começo logo com suores frios e com pesadelos……mesmo sem estar a dormir!
13 Dezembro, 2021 at 13:07
Eu acho que partir coladinho ao lado do Hamilton lhe deu mais vantagem ainda, nem que fosse pela vertente psicológica. Depois de trocar de pneus o Hamilton pouco podia fazer se não esperar que um dos outros 4 lixasse o Max, quando os 4 saíram o gajo deve-se ter suado todo. Imagina tudo a correr mal olhares para o lado e teres um cão como o Verstapen ali pronto para te fder a vida.
13 Dezembro, 2021 at 13:19
Totalmente de acordo com ambos (Tiago e Fix).
13 Dezembro, 2021 at 20:23
sabes que o Hamilton n tinha hipotese de ir a boxe, os 12 seg n VSC nao chegavam e quando caiu o SC ele tinha passado a entrada da boxe e a red bull arriscou tudo com o max, o hamilton entrar na boxe depois era perder a posição
14 Dezembro, 2021 at 16:32
O problema é que as decisões da direcção de corrida não foram coerentes ao longo da época.
Na palhaçada de Spa, não houve sequer corrida (fizeram meia duzia de voltas atrás do safety car, por causa da chuva) e no fim deram pontos na mesma (metade dos pontos, é certo, mas foi o suficiente se calhar para decidir um campeonato). Aí não houe problema em terminar atrás do safety car, e ainda por cima em dar pontos por uma corrida que não chegou a ser.
Por muito que se goste do “espetáculo” os directores de corrida não podem fazer o que bem lhes apetece para o “espectáculo”. Imagina estarmos na ultima jornada empatados com os lamps à frente do campeonato e termos um jogo Sporting – Benfica. Nós estamos a gahar 3-0 aos 85 minutos, e o árbitro, ou os responsáveis da Liga dizem: “caga nisso, ganha o jogo quem marcar nos ultimos 5 minutos”…
Nada contra o Max e a Red Bull, apesar de gostar mais do Lewis. O Max e a Red Bull fizeram o que lhes competia, e fizeram bem. Não acho que lhes deva ser retirado o título. O que acho que devia acontecer é um valente pontapé no cu do Michael Masi, e que nunca mais pudesse ser director de nenhuma corrida, depois da incoerencia nas decisões com que nos brindou esta época toda. Foi assim uma espécie de Bruno Paixão da F1…
14 Dezembro, 2021 at 16:47
Nisso estamos de acordo. O Masi é uma merda e a sua incapacidade de decidir provoca montes de confusões. Essa de SPA é outra. A incapacidade dele decidir cancelar antes de andarem ou mandá-los lá para dentro e “desenmerdem-se…” resultou naquela palhaçada atrás do SC e ter sido considerado uma corrida.
Como aqui as hesitações e incapacidade de decidir provocou esta confusão. Como a confusão de merda com os limites de pista e com as ultrapassagem e cedências de posição, etc…
Por acaso a diferença de pontos felizmente não fez daquela corrida decisiva a nível pontual…podia o Lewis ter gerido a ultima corrida de outra forma porque entraria na frente mas nunca se sabe e não me parece, no final das contas, decisivo. Felizmente.
Pelo que percebi o acordo de fazer tudo para não acabar mais atrás de SC veio daí…
Mas sim, é urgente repensar não só o Masi como toda a direção de corrida e mesmo os stewards estarem sempre a mudar e decidirem na Áustria uma coisa, em Jedah outra, Abu Dhabi outra, Brasil outra….mesmo o regulamento e estas negociações e o crl. Tudo tem de ser muito mais claro e limpo logo desde o inicio do ano. Se não isto é uma confusão que ninguém se entende…
13 Dezembro, 2021 at 13:13
“toda uma recuperação notavek”
À custa de penalizarem o Verstappen.
Das duas vezes que o Hamilton colocou o Verstappen fora de prova, uma teve uma penalização e 5 segundos e noutra teve bola de penalização. Ganhou ambas as corridas.
Assim é fácil “recuperar” pontos.
O Schumacher quando fez isso foi desclassificado.
É como diz o Tiago… “Apesar de achar que é um bocado de justiça divina pelo “azar” que o Max teve o ano todo.”
13 Dezembro, 2021 at 13:28
O Tiago para os Hamilton Boys, está pior do que Ceicao para nós, não larga….
13 Dezembro, 2021 at 19:57
🙂
13 Dezembro, 2021 at 19:55
O Max é um cabrao e o Lewis um sonso.
Caiu p Max e ainda bem.
Prefiro um sacana a um sonso.
A F1 está uma merda faz anos. Este nao foi diferente.
13 Dezembro, 2021 at 7:11
Está escuro. O que é bom.
13 Dezembro, 2021 at 7:31
#Quero entrar, deixa-me jogar à bola!!
Take 17 / 13-12-2021
Destaques:
• Battaglia – depois de um inicio timido, tem agarrado as oportunidades e jogado mais minutos.
• Šporar – mesmo não marcando acumula minutos.
• Rodrigo Rêgo – primeiros 90 min.
Nota: o Nuno Mendes tem jogado menos.
Emprestados:
●Pedro Mendes – Rio Ave Futebol Clube
2a Liga Portuguesa
22 anos/Avançado PL
1152 minutos/20 jogos de 20/3 golos/ast 1
• 20-11-2021 Rio Ave vs Olhanense 2-1, jogou 45 min.
• 28-11-2021 Rio Ave vs Nacional 1-0, jogou 30 min.
• 4-12-2021 Benfica B vs Rio Ave 2-0, jogou 90 min.
• 11-12-2021 Rio Ave vs Mafra 1-2, jogou 15 min.
●Filipe Chaby – Clube Desportivo Nacional
2a Liga Portuguesa
27 anos/ Médio Ofensivo
90 minutos/ 6 jogos de 14/ 1 golo/ ast 1
• 28-11-2021 convocado não utilizado.
• 4-12-2021 não convocado
• 12-12-2021 Farense vs Nacional 2-2, jogou 58 min.
● Eduardo Quaresma – Clube Desportivo de Tondela
1a Liga Portuguesa
19 anos/ Defesa Central
784 minutos/ 11 Jogos de 13/ 0 golos/ ast 0
• 16-11-2021 PT vs Chipre 6-0, jogou 90 min.
• 22-11-2021 Tondela vs Leixões 3-1, jogou 90 min.
• 28-11-2021 Emprestado não pode ser utilizado
• 11-12-2021 vit. Guim. vs Tondela 5-3, jogou 56 min.
● Pedro Marques – Futebol Clube de Famalicão
1a Liga Portuguesa
23 anos/ Avançado PL
101 minutos/ 6 Jogos de 14/ 2 golos/ ast 0
• 20-11-2021 não convocado
• 27-11-2021 não convocado
• 5-12-2021 não convocado
• 12-12-2021 Famalicão vs benfica 1-4, jogou 20 min.
● Eduardo Henrique – Al-Raed Saudi Football Clubp0
Liga Arabia Saudita
26 anos/ Médio Defensivo
978 minutos/ 12 Jogos de 12/ 0 golos/ ast 0
• 20-11-2021 Al-Nasar vs Al-Raed 2-2, jogou 90 min.
• 25-11-2021 AL- shabad vs Al-Raed 0-3, jogou 84 min.
Há uma pausa no campeonato?!
● Rodrigo Battaglia – Real Club Deportivo Mallorca
La Liga
30 anos/ Médio Defensivo
543 minutos/ 13 Jogos de 14/ 0 golos/ ast 0
• 22-11-2021 Rayo Vallacano vs Mallorca 3-1, jogou 90 min.
• 27-11-2021 Convocado não utilizado
• 1-12-2021 ginastica Segóvia vs Mallorca 0-2, jogou 120 min.
• Mallorca vs At. Madrid 1-2, jogou 16 min.
• 10-12-2021 Mallorca vs Celta de Vigo 0-0, jogou 90 min.
● Andraž Šporar – Middlesbrough Football Club
Championship
27 anos/ Avançado PL
1231 minutos/ 17 Jogos de 17/ 3 golos/ ast 2
• 20-11-2021 Middlesbrough vs millwall 1-1, jogou 45 min.
• 23-11-2021 Middlesbrough vs Preston 1-2, jogou 90 min.
• 27-11-2021 Huddersfield vs Middlesbrough 1-2, jogou 90 min.
• 4-12-2021 Middlesbrough vs Swansea 1-0, jogou 73 min.
• 12-11-2021 Stoke City vs Middlesbrough 0-0, jogou 89 min.
● Idrissa Doumbia –
Sportvereniging Zulte Waregem
Eerste Klasse
23 anos/ Médio Defensivo/
577 minutos/ 8 Jogos de 12/ 0 golos/ ast 0
• 28-11-2021 Zulte vs Beerschot 2-0, jogou 90 min.
• 1-12-2021 Kas Eupen vs Zulte 3-2, jogou 90 min.
• 5-12-2021 Anderlecht vs Zulte 3-2, jogou 74min.
• 12-12-2021 Brugge vs Zulte 3-0, jogou 45 min.
● Tiago Ilori – Boavista Futebol Clube
1a Liga Portuguesa
28 anos/ Defesa Central
270 minutos/ 3 Jogo de 8/ 0 golos/ ast 0
• 27-11-2021 não convocado lesionado
• 4-12-2021 não convocado lesionado
• 11-12-2021 lesionado e não podia jogar por ser emprestado.
● Bruno Paz – Sporting Clube Farense
2a Liga Portuguesa
23 anos/ Médio Centro/ Defesa Direito
254 minutos/ 8 Jogos de 14/ 1 golos/ ast 1
• 13-11-2021 Farense vs Trofense 2-0, jogou 10 min.
• 19-11-2021 Casa Pia vs Farense 3-1, jogou 45 min.
• 26-11-2021 Farense vs Casa Pia 0-1, jogou 15 min.
• 5-12-2021 Mafra vs Farense 0-2, jogou 26 min.
• 12-12-2021 Farense vs Nacional 2-2, jogou 30 min.
● Rafael Camacho – Os Belenenses Futebol, SAD
1a Liga Portuguesa
21 anos/ Extremo Direito/ 2.º avançado
363 minutos/ 7 Jogo de 14/ 0 golos/ ast 0
• 21-11-2021 Não convocado, ao que parece está lesionado.
• 27-11-2021 Não convocado, ao que parece está lesionado.
• 12-12-2021 Belenenses vs Estoril 0-1, jogou 45 min.
● Luiz Phellyppe – Clube Desportivo Santa Clara
1a Liga Portuguesa
27 anos/ Avançado PL
447 minutos/ 9 Jogos de 13/ 1 golos/ ast 1
• 20-11-2021 Braga vs Sta Clara 6-0, jogou 22 min.
• 29-11-2021 Estoril vs Sta Clara 2-2, jogou 19 min.
• 5-12-2021 Convocado não utilizado.
• 11-12-2021 não convocado
● Joelson Fernandes – Fussballclub Basel 1893
Super League
18 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
187 minutos/ 9 Jogos de 11/ 0 golos/ ast 1
• 28-11-2021 Luzern vs Basel 1-3, jogou 4 min.
• 5-12-2021 Basel vs Lausanne 1-1, jogou 12 min.
• 12-12-2021 convocado não utilizado
● Gonzalo Plata – Real Valladolid Club de Fútbol
20 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
680 minutos/ 11 Jogos de 14/ 4 golos/ ast 0
• 17-11-2021 Chile vs Equador 0-2, jogou 18 min.
• 20-11-2021 Almeria vs Valladolid 3-1, jogou 71 min.
• 27-11-2021 Valladolid vs Cartagena 2-0, jogou 84 min e marcou 1 golo.
• 30-11-2021 Suplente não utilizado
• 3-12-2021 Huesca vs Valladolid 3-2, jogou 71min. e marcou 1 golo.
• 12-12-2021 não convocado
● Rodrigo Rêgo – Varzim Sport Club
2a Liga Portuguesa
19 anos/ Defesa Esquerdo
170 minutos/ 2 Jogos de 9/ 1 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado (vermelho no jogo anterior)
• 27-11-2021 não convocado (cumprir castigo por vermelho?)
• 2-12-2021 convocado não utilizado
• 12-12-2021 Varzim vs Trofense 0-3, jogou 90 min.
● Bruno Tavares – Varzim Sport Club
2a Liga Portuguesa
19 anos/ Avançado/ Avançado Esquerdo
134 minutos/ 5 Jogos de 9/ 0 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado
• 27-11-2021 Varzim vs Penafiel 0-2, jogou 32 min.
• 2-12-2021 Casa Pia vs Varzim 1-0, jogou 79 min.
• 12-12-2021 Varzim vs Trofense 0-3, jogou 18 min.
● Nuno Mendes – Paris Saint-Germain Football Club
Ligue 1
19 anos/ Defesa Esquerdo
851 minutos/ 12 Jogos de 15/ 0 golos/ ast 0
• 20-11-2021 não convocado
• 28-11-2021 convocado não utilizado
• 1-12-2021 PSG vs Nice 0-0, jogou 90 min.
• 4-12-2021 Lens vs PSG 1-1, jogou 11 min.
• 7-12-2021 PSG vs Brugges 4-1, jogou 49 min.
• 12-12-2021 não convocado
● Buno Gaspar – Vancouver Whitecaps FC (até 31-12-2021)
Major League Soccer
28 anos / Lateral Direito
900 minutos/ 17 jogos de 24/ 1 golos/ ast 1
• 20-11-2021 Sporting KC vs Whitecaps 3-1, jogou 90 min.
Acabou a época 6o lugar
● Carlos Jatobá – CBR [Clube de Regatas Brasil (AL)] (até 30-11-2021)
Serie B Brasil
25 anos/ Médio Centro
1292 minutos/ 36 jogos de 63/ 0 golos/ ast 0
• 18-11-2021 não convocado
• 22-11-2021 convocado não utilizado
•28-11-2021 convocado não utilizado
Acabou a época 7o lugar
● Marco Túlio – CSA [Centro Sportivo Alagoano (AL)] (até 31-12-2021)
Serie B Brasil
23 anos/ Extremo Esquerdo/ Médio Ofensivo
2559 minutos/ 44 jogos de 63/ 7 golos/ ast 3
• 21-1-2021 Coritiba vs CSA 0-1, jogou 65 min.
• 28-11-2021 CSA vs B.pelotas 4-0, jogou 61 min e marcou 1 golo.
Acabou a época 5o lugar
13 Dezembro, 2021 at 8:10
Dá para pedir ao Santa Clara que nos devolva o Luiz Phellyppe?
13 Dezembro, 2021 at 10:04
Acho que com o Amorim não é possivel.
13 Dezembro, 2021 at 7:53
Bom dia Tasca, F1 digna de Hitchcock, com um campeão de nome Max.
Darwin já vai nos 420M…..
Levem o Diaz em Janeiro.
Zazuz nos píncaros.
Próxima etapa, Penafiel, temos um troféu a defender.
13 Dezembro, 2021 at 8:02
Para quem entende……. SEM MENTIRAS
https://www.youtube.com/watch?v=2xLDxt1Os2s
ERRO DA MERCEDES…
13 Dezembro, 2021 at 9:14
Não consigo ver…é o quê?
13 Dezembro, 2021 at 9:34
… é a transmissão via rádio entre o Lewis e o engenheiro dele a partir do momento em que é declarada bandeira amarela e entrada de SC… Está no youtube… Mas acho que muitos preferem ignorar este erro da Mercedes e tentar culpar outros… incluindo as regras estarem mal…
Eu adoro F1, e quando se adora mesmo o desporto que seja, nunca se pode ter uma relação amor-ódio em relação a dois titãs, neste caso do automobilismo… eu gosto do CR7 e também gosto do Messi (não tem culpa que a UEFA/FIFA não gostem do nosso tuga)… assim como no ténis adoro o Nadal tanto como o Federer, e já agora o Djikovic… ou no ciclismo… tinha alguma lógica, só porque aprecio imensamente o Roglic ter antipatia pelo Pogacar… Sem a rivalidade de uns para com os outros estes desportos não teriam a dimensão que merecidamente têm…
O Max e o Lewis deram um festival de pilotagem ao longo de 22 corridas este ano… engrandeceram os DOIS a F1…
13 Dezembro, 2021 at 9:44
Eu não acho que fosse um erro…aquilo era quase 50/50. Não há grandes cálculos e grandes cenas. Ou apostas que o Safety car vai até ao fim ou não…a Mercedes apostou que não, a Red Bull faria sempre a aposta contrária à Mercedes. No fim foi a aposta errada e nesse sentido talvez possa ser visto como um erro mas pronto…
De resto, 100% de acordo contigo. Foi um campeonato épico entre 2 gigantes…
13 Dezembro, 2021 at 10:18
Eu acho que o primeiro a decidir ir às boxes teria vantagem… se a corrida retomasse… Agora, não se sabia como iria ser.
A Mercedes hesitou e a Red Bull tomou a decisão que se veio a revelar ser a certa. Mas na altura era difícil dizer que era a correcta com 100% de certeza disso.
Agora, vi aqui muito comentário sem sentido – obviamente fruto da azia – como dizerem que a bandeira amarela juntou os carros – que é o que acontece sempre.
A partir do momento em que há o acidente já se sabia que os carros iam juntar-se, daí a importância de decidir ir mudar de pneus da Red Bull, que apostou certo e primeiro. E isso é que fez a diferença.
13 Dezembro, 2021 at 10:29
A Mercedes tinha a decisão na mão. A Red Bull ia limitar-se a fazer o contrário do que a Mercedes fizesse mas quem tinha de decidir era a Mercedes. Percebo a opção por não ceder lugar em pista ao Max mas correu mal…
É situação obvia de Safety Car, isso é sem espinhas. Acho que todos viram que ia acontecer mal se viu o acidente. A minha maior duvida ao principio era se forçava bandeira vermelha ou não. Depois percebeu-se que não era situação para bandeira vermelha mas pelo bem da corrida, devia ter sido mostrada a 3 voltas do fim. E aí ia ser um farto-te de ler que a direção de corrida quis beneficiar o Hamilton porque não era situação de bandeira vermelha…
Enfim…a direção de corrida dificilmente sairia bem de uma situação destas, ia sempre levar, fosse qual fosse a decisão…
13 Dezembro, 2021 at 9:42
https://youtu.be/2xLDxt1Os2s?t=4
13 Dezembro, 2021 at 9:52
https://youtu.be/QWG782-XZ1E
…last try
13 Dezembro, 2021 at 10:05
Obrigado! Este deu para ver.
Pois…é isso. A Mercedes não quis perder posição em pista e apostou forte que o Safety Car ia até ao fim. Correu mal porque só eles é que queriam isso, o resto do mundo queria final de corrida em corrida…
A unica coisa que acho que podia ter evitado tudo isto era ter dado bandeira vermelha para as ultimas 3 voltas mas também era uma bandeira vermelha muito forçada….
13 Dezembro, 2021 at 10:26
Subscrevo! 🙂
13 Dezembro, 2021 at 10:39
… e fica óbvio que eles (Mercedes) tinham perfeita noção desde o início da entrada do SC que o Max ia colar no Lewis… e ao contrário do que dizem, quem tinha a faca e o queijo na mão neste momento era a Mercedes…
O Lewis é o 1º a passar pelo carro acidentado, parecia óbvia a entrada de SC, e este queria ir, e bem, à box… a box negou…
Se tem entrado, como deveria tê-lo feito porque era o mais lógico, o Lewis na pior das hipóteses sairia atrás do Max, isto se este não parasse e mantivesse um jogo de pneus que já não estavam a ganhar quase nada aos hard do Lewis… e ficaria a Mercedes com jogo de pneus softs novos contra os medios gastos do Max… A RedBull não tenho a mínima dúvida que iria mandar sempre o Max entrar para trocar para softs (= rápidos)…
13 Dezembro, 2021 at 10:50
A Mercedes tinha a chave na mão. E tiveram tempo para decidir, como dizes.
Eu tenho muitas duvidas…mas MUITAS, que a Red Bull chama-se o Max caso o Hamilton tem parado. A Red Bull ia fazer o contrário da Mercedes. Era a única hipótese. Se tem parado também ficava atrás do Hamilton com um carro pior e com os mesmos pneus….ou perdia ou o Max varria o Hamilton…
A decisão estava na Mercedes e tenho quase a certeza que a Red Bull faria sempre a aposta contrária…aliás já é isso que tentam fazer quando pararam o Max a 2ª vez para meter médios. Foi já naquele desespero de “isto em igualdade de circunstancias não vai lá que eles são muito mais rápidos, deixa fazer diferente e que se foda…não temos nada a perder”.
A Mercedes, pelas contas que fez, o Safety Car ia até ao fim. Eles viram o carro, fizeram contas ás voltas para tirar carro, limpar pista e deixar passar outros e não quiseram arriscar porque acharam mesmo que ia até ao fim. Mas é uma linha tão fina quanto isto…foi a vontade de acabar em corrida que fez aquela ultima volta. Não fosse ultima corrida, se fosse a meio do campeonato, tinha acabado em safety car quase de certeza. Tudo foi apressado e feito meio ás 3 pancadas para acabar em corrida. A Mercedes não meteu essa “vontade” na equação…fez mal porque ela faz todo o sentido…
13 Dezembro, 2021 at 11:14
E agora a Mercedes agora só tem a ganhar em parar e aceitar…
Quanto mais longe levarem a azia e os protestos, pior vai ser para a imagem da equipa e da marca…e não vão ganhar nada com isso porque não vão conseguir ganhar o campeonato na secretaria. No limite dos limites a corrida era anulada e mesmo assim, ganharia o Max.
O Max não fez nada de mal por isso não perderá tempo nem posição nem nada…o problema é com a direção de corrida….
13 Dezembro, 2021 at 11:15
Tu tens dúvidas que a RB entraria se a Mercedes o fizesse com o Lewis, eu acho o contrário, acho que o Max ficar com aquele jogo de pneus seria entregar o título no momento, aquele jogo nem 15v tinha e já não ganhavam tempo aos do Lewis com quase 40v… além do Mercedes em corrida se mostrar bem superior ao RB…
Não sei se viste o GP com atenção… mas quando se dá o VSC o Toto nega a ida à box ao Lewis e diz qualquer coisa como ”não queremos tirar benefício de VSC/SC para ganhar”…
Sua cabeça sua sentença
13 Dezembro, 2021 at 11:40
Acho que sim…se a Mercedes aposta em parar, a RB não para e tenta ver se acaba a corrida em SC. Se param os 2 a RB não tinha hipótese e eles sabiam. Tinham uma corrida inteira para o provar. Saindo com pneus iguais atrás do Hamilton era quase impossivel…
E a conversa de não querer tirar vantagem do VSC….come on…..achou que estava no bolso e os pneus do Hamilton estavam bem e sem necessidade de trocar. A troca do Max já é em desespero de tentar qualquer coisa….
13 Dezembro, 2021 at 11:51
A tua visão sobre a RB não entrar tem toda a lógica… provavelmente até estarias certo… são opiniões.
13 Dezembro, 2021 at 12:01
O Toto foi presunçoso… mas não fosse o Lattifi bater e ele estava mais que certo…
Em corrida o Mercedes não deu chance…muito mais ritmo de corrida… só Checo conseguiu por uma volta fazer-lhe frente, e que puta de volta 😀
13 Dezembro, 2021 at 12:09
Heheheh!
O Perez foi brutal. Fez lembrar o que o Hamilton fez ao Roseberg ali…
Mas sim. A verdade é que a Mercedes faz uma reta final de campeonato filha da puta.
Não deu hipóteses desde o Brasil. Foi uma limpeza….
13 Dezembro, 2021 at 20:28
a mercedes nunca podia decidir nada, naquele situaçao de VSC com os 12 seg não existiam certezas se dava tempo de entrar trocar de pneus, e sair na frente na mesma( pk a red bull com uma vantagem de pneus de 23 v ia aproveitar a posiçao em pista.
e quando cai o SC ja nao podiam fazer nada, pk eles sabiam que a corrida ia voltar , depois o Masi é que deu uma informaçao e depois deu uma informaçao contraria e fez a coisa a maneira dele de forma a deixar apenas eles os 2 juntos
13 Dezembro, 2021 at 10:45
Tiago em relação a terminar corridas que não sob a bandeira xadrez, não sei se foi após a pouca vergonha que foi Spa, mas creio que as equipas têm um acordo com a FIA de se fazer sempre todos os possíveis para não terminar corridas com red flag… se possível óbvio.
13 Dezembro, 2021 at 10:52
Sim sim. E eu estou completamente de acordo. Para mim faz todo o sentido e a decisão fez todo o sentido.
Lá está…a única coisa que podia ter feito diferente era ter dado bandeira vermelha a 3 voltas do fim. Talvez fosse mais justo para meter tudo em igualdade de circunstancias mas era uma bandeira vermelha um muito forçada…era só mesmo para nivelar a corrida…
13 Dezembro, 2021 at 16:49
Era uma redflag forçada… mas até era justificável, dada a entrada em pista duma grua… e sim, seria a decisão mais justa… permitiria à Mercedes também trocar… e teríamos 3 ou 5 voltas carregadas de adrenalina e emoção…
13 Dezembro, 2021 at 8:10
Vai, Porro. É tua.
13 Dezembro, 2021 at 9:02
Bom dia, tasca!
13 Dezembro, 2021 at 9:33
Bom dia tasca!!
Mais uma vitória, mais 3 pontos tranquilos. A equipa não entrou bem mas foi crescendo no jogo…curiosamente, tudo correu mal na primeira parte e parecia-me que ia ser uma noite “daquelas” em que nada funciona bem, em que os passes não saem e tudo mais mas a equipa voltou com a força toda na mesma, resolveu o assunto com o 2-0 e a partir daí foi jogar tranquilo.
Bela entrada do Bragança. Belo jogo do Sarabia pelo meio. Continuo a não gostar muito de ver o Sarabia no meio e o N. Santos como interior porque parece que fica muito espaço vazio mas belo jogo.
Surpresa do Amorim a meter o Nazinho…não comprometeu mas não deu “azas” ao Sporting. Normal…não arriscou, tem de crescer com os jogos. Mas mais uma vez, colhões de aço do Amorim e total confiança dele no seu processo de treino…
Campeonato centrado a 3. Os 3 grandes estão a milhas de tudo o resto. A pandemia e o facto de não ter havido mercado para vender (dos 3 grandes só o N. Mendes foi vendido) colocou os 3 grandes demasiado fortes para o resto do campeonato. Se não fosse a Champions ainda dizia que era do resto que era uma merda demasiado grande mas…houve Champions e houve 3 clubes a jogar bem e a disputar os jogos da Champions sem ser na retranca e com muita personalidade. Passaram 2, até deviam ter passado os 3….
Agora vem Penafiel e provavelmente um 11 muito remodelado. Volta a ser tempo de dar tempo ás 2as opções porque vamos precisar de todos.
13 Dezembro, 2021 at 9:56
Desculpa lá, mas o resto É uma m**da.
Se dás exemplo europeu para enaltecer os grandes, convém falar que o “4º” andou a penar com Mijatalands e Estrelas Vermelhas. O resto é melhor nem falar…
13 Dezembro, 2021 at 10:13
Para mim o Braga não é grande. Nem 3º, nem 4º nem o crl…
O Mijatalands não está ao nível dos 3 grandes mas está ao nivel do Braga…é uma belíssima equipa e um clube muito bem gerido, não me admira nada…Melhor equipa da Dinamarca, e a Dinamarca não é propriamente um não pais de coxos.
E passou…com o Carvalhal a treinador.
Eu expliquei-me mal. O resto é uma merda, como se viu no Sábado. A incapacidade de jogar futebol até assusta. Mas já era uma merda nos outros anos, o que mudou para este ano é que os 3 grandes cresceram e eles ficaram na mesma…
13 Dezembro, 2021 at 10:37
Conforme. Já tiveste anos de acabarem equipas sem derrotas, ou com derrotas apenas entre os candidatos.
A diferença é que, para já, a premonição do JJ finalmente se aplica.
13 Dezembro, 2021 at 11:22
Incapacidade ou falta de vontade?
13 Dezembro, 2021 at 10:20
Concordo. Mas o mal do desnivelamento nos campeonatos de futebol não é só em PT.
A grande culpa é da UEFA: deveriam inspirar-se na NBA e fazer regras de drafts, tectos salariais, forçar centralização de direitos televisivos, aumentar o prémio aos clubes formadores nas transferências, etc, etc.
Mas como todas estas medidas não interessam aos interesses económicos que verdadeiramente regem o futebol …
Nacionalizar a discussão só contribui para perpetuar o problema!
13 Dezembro, 2021 at 10:31
Obviamente tenho de subscrever isto!
A UEFA tem contribuído para o cavar do fosso, e de maneira óbvia e foleira!
13 Dezembro, 2021 at 10:33
Eu detesto o modelo da NBA…ou por outra. Acho impraticável no futebol.
Na NBA são franchisings, não há “formadores” porque são as universidades. Além disso não gosto nada dos drafs e tal…para mim não funciona para o futebol e para um desporto que não seja de franchising e muito manipulado.
Mas concordo que se devia repensar o modelo do futebol para dar maior competitividade em geral aos campeonatos e competições europeias. Mais no sentido de criar tetos salariais, regras rígidas de FFP, controlo de transferências, transparência, controlo nos agentes, maior repartição de euros entre champions, taça uefa, conference league e mesmo para as ligas locais de ranking mais baixo, etc…
13 Dezembro, 2021 at 10:37
Concordo, e a prática de drafts cria o que para mim é a coisa que menos gosto no desporto americano: tanking.
13 Dezembro, 2021 at 10:50
Agora são muitos a ir ao mesmo 🙂
A questão é que tens equipas que só se safam se forem ao draft. Ninguém vai de boa vontade para Minnesota, San Antonio (todas as equipas campeãs que fizeram foi com base no draft), Utah ou Milwaukee. E claro, nem todos os donos querem pagar mais do que devem e ir ao bolso para pagar o luxury tax.
13 Dezembro, 2021 at 10:54
Já viste o que era agora os juniores do Sporting serem metidos num Draft no campeonato?!
Não fazia sentido nenhum…..
13 Dezembro, 2021 at 11:10
Eu não defendo o draft no futebol.
13 Dezembro, 2021 at 11:15
Sim eu sei…estava a comentar na sequência….
13 Dezembro, 2021 at 20:14
San Antonio também teve uma borra enorme, nos anos 90 eram uma equipa de play-off com o David Robinson e bastou ele se lesionar e estar parado durante um época e lá eles conseguiram a primeira pick e um tal de Tim Duncan
13 Dezembro, 2021 at 11:16
Sim, aplicar o draft modo NBA cegamente ao futebol não funcionaria. Mas poderia-se fazer algo intermédio, por exemplo uma espécie de draft opcional: os clubes (principalmente os formadores e vendedores) punham os jogadores que queriam transferir (e que dificilmente conseguiriam boas condições no mercado aberto) no draft e definiam a um preço apetecível; depois a ordem de preferência de escolha seria dada pela classificação do campeonato anterior. Uma mistura de draft com mercado condicionado que iria ajudar muito os clubes mais fracos e não prejudicaria os grandes negócios.
… apenas uma ideia
13 Dezembro, 2021 at 10:44
Haverá sempre desnivelamentos. mas em Portugal o problema nem é desnível, ou ganharem sempre os mesmos, é o modo como se ganha. Constantemente a jogar qb, ritmo baixo, exigência baixa, e vai dando para vencer à vontade a grande maioria dos jogos. A grande parte das vezes que as equipas menores criam problemas, ou é na base da traulitada e anti-jogo (basicamente não deixam que se jogue), ou é porque os grandes entram a dormir.
Posto isto, claro que deviam haver algumas regras a la nba, nomeadamente colocar um tecto salarial (mesmo que a maioria das equipas não conseguissem lá chegar), número máximo de jogadores sob contrato, regular transferências (eu obrigava um clube a ter no mínimo uma contratação durante um ano inscrita, para acabar com o compra e empresta; e não deixava comprar acima de determinada percentagem do que se vende)
13 Dezembro, 2021 at 10:30
O braga é o braga, não jogam a ponta de um corno e ontem no dragoum viu-se isso, a minha miopia ia quase duplicando só de ver aqueles gajos a jogar, safa-se o Ricardo Horta e mais uns quantos mas de resto é horrível. Das outras equipas que tinham a possibilidade de ir à europa, o paços teve o azar de apanhar o tottenham, e mesmo assim venceram em casa forçando os londrinos a dar tryhard para vencerem a segunda mão, o Santa Clara até tinha uma grande oportunidade para se qualificar, só que alguém da direção bebeu demais ao almoço e decidiram vender o que era de longe o melhor jogador e marcador mesmo antes da eliminatória contra o Partizan
13 Dezembro, 2021 at 10:29
Subscrevo mas concordo com o Nuno que o resto é muito fraco – daí Portuga estar a ser apanhado pela Holanda porque só os 3 grandes têm pontuado bem – especialmente com os pontos de serem apurados.
13 Dezembro, 2021 at 10:41
Epah…
A Holanda tem 1 clube na Champions e o outro foi eliminado da Liga Europa.
Está a ganhar pontos pelo Ajax e porque estão a jogar Conference League, basicamente. Estão a beneficiar de estar tão abaixo no ranking.
Basicamente é como se fosse Sporting na champios, porco eliminado da liga europa e depois ter Lamps e Braga na conference…também fazíamos mais pontos…
13 Dezembro, 2021 at 12:09
Também tinhas equipas na Conference League mas foram eliminadas logo antes da fase de grupos… Eles não! Aliás, não só não foram eliminados como fazem boa prestação.
Portanto, meu caro, esse argumento é merdoso porque grande parte da diferença está exactamente aqui.
O Ajax fez praticamente os mesmos pontos que Benfic@ e Sporting juntos.
13 Dezembro, 2021 at 12:18
Tinhas, mas não era equipas de topo do campeonato.
Eles têm 5 equipas vs nós que temos 4. Só que nós temos 3 na champions e eles 1 na champions e 1 na LE.
Se tivesses um dos grandes na conference, outro na LE, a probabilidade de fazer mais pontos também era maior.
E tivemos o Paços eliminado pelo Tottenham…qualquer uma das equipas deles da conf. league eram eliminadas pelo Tottenham. E o PSV foi para a LE eliminado pelos lamps….
Eles estão a fazer mais pontos porque beneficiam de estar abaixo no ranking. Das poucas coisas boas na UEFA e que ajuda países mais a baixo…e que nos tem ajudado muito…
13 Dezembro, 2021 at 11:15
PETISCOS NA TASCA – 421
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero uns croquetes e um penálti de tinto, por favor. Sim, são indigestos e sempre ajuda a escorregar melhor.
Varandas, ainda quanto ao comunicado do Diretivo, quero destacar o ponto 41), onde se pode ler que “Da mesma forma, não deixamos de registar a visão redutora, desrespeitosa e seletiva dos referidos órgão sociais para com os Associados do Clube, a quem conotam com um grupo organizado de adeptos para este efeito, olvidando, no entanto, essa conotação nas restantes interações dos mesmos com o Clube e a SAD, nomeadamente, no momento do pagamento das suas quotas e da aquisição inicial das suas respetivas Gameboxes;”
Estes rapazes não existem ou então nunca ouviram falar do “come e cala” ou que os sócios só existem para isso mesmo, fazer entrar dinheiro no Clube e na SAD, não contando para absolutamente mais nada! Talvez percebam, se vierem a ser definitivamente expulsos da sua casinha, o que tem vindo a passar-se desde 2018 e lutem não só nos pavilhões e nos estádios pelo Sporting Clube de Portugal, mas também onde se tomam as decisões mais importantes para a vida do nosso Clube e marquem presença massiva nas Assembleias Gerais, evitando, nomeadamente, a aprovação desastrosa das contas que nos tornaram reféns da SAD.
Golpista, és o maior, desrespeitas os sócios, mentes com todos os dentinhos que tens na boca aos mesmos, ignoras as suas pretensões, mandas descalçá-los e ainda te sais a rir das reclamações e das críticas que te são feitas. Como disseste um dia na televisão, “valem ZERO!” Porca miséria!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Hambúrguer de Grão com Pimentos e Caril à Chef Marco Gonçalves”
Chef Marco Gonçalves, vou mesmo experimentar pela 1ª vez um hambúrguer de grão! Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto.
Eis os INGREDIENTES que o Chef Marco Gonçalves utilizou:
• 6 hambúrgueres de grão com pimentos e caril
• 6 pães para hamburguer
• 1/2 alface frisada
• 12 fatias de queijo amanteigado
• 2 tomates redondos
• Molho de alho fresco
• 2 pimentos vermelhos
• 1 fio de azeite
• 1 boa pitada de alho moído
• 1 pitada de pimenta
• Sal
PREPARAÇÃO
Começamos por arranjar os pimentos e cortá-los às rodelas ou tiras longas; Aquecemos um fio de azeite e juntamos-lhe os pimentos, temperamos com sal, pimenta, alho moído e deixamo-los murchar um pouco; Entretanto, untamos um grelhador com azeite e colocamos os hambúrgueres, deixando cozinhar bem de um lado; Viramos, adicionamos-lhes duas fatias de queijo e terminamos de cozinhar até que o queijo fique derretido. Gib, daqui a pouco também derretemos se não serves algo valente! Abrimos os pães de hambúrguer e adicionamos-lhes uma folha de alface, fatias finas de tomate e uma porção de pimentos; Regamos com o molho de alho, cobrimos a chicha com o queijo no topo, terminamos com a outra parte do pão e está prontinho para ser devorado!
Parabéns, Chef Marco Gonçalves, o teu petisco está incrível!
Gib, nem sei o que te diga, o que mandares vir será bem-vindo! Amanhã é dia de polvo.
Ana, queres fazer um Bolo da Consoada?
Riacho, serradura das arábias para a mesa do canto e para o Muro, por favor.
Hoje é 2ª feira, portanto, começamos com 2 Medronhos, e, claro, oferecemos 2 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Marco Gonçalves vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Bom proveito.
13 Dezembro, 2021 at 12:27
Vamos a um tintinho porque hambúrguer é sempre hambúrguer.
Caiado Tinto, vinho Alentejano, 14º
A personalidade deste jovem tinto alentejano permite-lhe uma enorme abrangência gastronômica. É um bom acompanhamento para pastas e massas ligeiras bem como para queijos e enchidos. Releva-se uma excelente companhia numa tarde de churrasco, acompanhando as mais variadas carnes.
M60, vens beber um copo ou vais continuar a gritar à janela GOLPISTA GOLPISTA, o gajo está-se marimbando, a cena até está a correr de feição… imagino a risada a caminho do trabalho…
13 Dezembro, 2021 at 13:48
M60, que nunca te falte a Internet.
A voz da resistência no M60.
Os Burros abrirão os olhos, falta saber se a tempo…
13 Dezembro, 2021 at 15:42
Diz que os filhadaputas são os que safam neste mundo. Tens uma pequena amostra no nosso clube, com Varandex e o Rogérios Alvex, de que a sabedoria popular está certa. Mas também tens a amostra de que se safam porque o povo o permite. No caso do Sporting, permite, premeia e saúda.
Triste, não é?
Sai um bolo da Consoada.
13 Dezembro, 2021 at 12:00
A direcção de corrida apenas negligenciou toda uma corrida, todo um campeonato, toda uma recuperação notavek e condenou o Hamilton “à morte” ao coloca-lo naquelas condições, foi humilhante.
Não se percebeu nem as regras nem a justiça da decisão. Enfim…
13 Dezembro, 2021 at 12:10
Qual regra não percebeste?
13 Dezembro, 2021 at 16:06
Todas
13 Dezembro, 2021 at 16:08
Assim está bem… 😀
13 Dezembro, 2021 at 20:43
🙂
Lamento!
Olhas para aquilo e não percebes nada! Deve ser fodido… 😉
13 Dezembro, 2021 at 20:51
so te digo vai ver o resultado do segundo protesto da Mercedes e lê lá o que a direcçao da corrida defendeu e se não achas aquilo no minimo surreal e de “parcialidade” em relaçao a uma das partes então não sei.
é que eles disseram claramente que podiam acabar em SC, mas ele queriam acabar em bandeira verde
e quanto a cena dos retardatarios, eles podiam ficar ali, mas a direcçao de corrida n queria ninguem a interferir na luta pelo titulo, por isso tirou aqueles 4 dali, porque eles queriam que fosse uma volta 1×1.
ou seja para quem está de fora toda a gente percebeu que esta decisao ia dar uma vantagem clara a 1 dos lados, porque os 4 que estavam ali nunca iriam interferir, e até acredito que passavam a linha de meta e desviavam-se para o max passar a vontade, mas o max iria sp perder algum tempo a apanhar o hamilton e depois até o podia passar na mesma, mas pelo menos n ficava a ideia que o max tinha sido “ajudado” ao ser colado ao hamilton e ao garantirem que o sainz n o ia chatear no arranque
13 Dezembro, 2021 at 16:16
Esgaio com Covid
13 Dezembro, 2021 at 16:20
Bom…
Pelo menos vão a conta gotas…
Sempre dá para o Esteves jogar quarta, Porro em Barcelos, Esteves no Casa Pia depois está feito.
Mas vejam lá essa merda…isto tem de parar….se chega ao P. Gonçalves ou ao Sarabia estamos bem fodidos….
13 Dezembro, 2021 at 16:41
Se não fosse o GV, era a altura ideal…
13 Dezembro, 2021 at 20:52
penafiel é amanha
13 Dezembro, 2021 at 18:17
Não entendi a lógica das datas dos jogos dos oitavos!
Era bem melhor jogar na outra semana.
13 Dezembro, 2021 at 20:51
Recebemos o Famalicão…
Vamos ao Dragão…
Recebemos o City…
Recebemos o Estoril…
Recebemos o Arouca…
Vamos a Manchester…
Vamos ao Moreirense…
E é isto…
13 Dezembro, 2021 at 21:02
O Arouca está a levar 4 secos do Vizela!
Em casa e nos primeiros 45 minutos!
13 Dezembro, 2021 at 21:21
Goleada
Vitória sofrida
Empate
Vitória
Grande Vitória
Vitória só com golos de bola parada
Vitória com golos de bola parada
13 Dezembro, 2021 at 20:53
Hoje vai outro treinador de vela na 1ª Liga…
13 Dezembro, 2021 at 22:12
Resultados do fim-de-semana do Futebol Feminino do SCP:
Seniores: Sporting CP 8-0 Clube Albergaria
Equipa B: Sporting CP 14-0 A-dos-Francos
Juniores: Sporting CP 5-0 CS Marítimo
Iniciadas: CAC B 3-0 Sporting CP | Sporting CP 11-0 FC Alverca
Infantis: Sporting CP 7-1 GS Loures
13 Dezembro, 2021 at 23:04
Sobre a Fórmula 1 (não, não é pelo que se passou ontem):
Como As Equipes de Fórmula 1 Ganham Dinheiro?
https://www.youtube.com/watch?v=ZYt8-YPMMNc