De acordo com a revista sábado, Luís Filipe Vieira tentou, em outubro de 2018, um pacto com Frederico Varandas, presidente do Sporting. Motivo: os salários nas modalidades amadoras que, segundo o então presidente do Benfica, tinham sido inflacionados por Bruno de Carvalho e estavam a criar um problema, já que Vieira tinha sido obrigado a acompanhar a política salarial do rival. Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, foi chamado para promover um encontro entre os dois, mas tudo acabaria por correr mal devido a uma entrevista de Frederico Varandas. A história está contada nos resumos das milhares de escutas telefónicas da Operação Cartão Vermelho, processo no qual o ex-presidente do Benfica foi constituído arguido por suspeitas de burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e abuso de informação privilegiada.
Foi em outubro de 2018, que Luís Filipe Vieira contactou José de Sousa Cintra, perguntando se este tinha uma “boa relação com Varandas”. Depois da resposta afirmativa, Vieira começou por dizer que tinham que se “sentar os três”, explicando que “teve que aumentar as modalidades por causa do Bruno de Carvalho”, mas que não podia “andar com modalidades com 17 de milhões de orçamento.
Para isso acontecer, Frederico Varandas teria também que baixar ordenados. Vieira acrescentou que estaria disposta a assumir um “pacto” de quanto é que os dois clubes estariam dispostos a gastar por ano nas modalidades amadoras e a cumprir, porque o “dinheiro faz falta para o futebol”. Sousa Cintra comprometeu-se a fazer chegar o recado a Frederico Varandas, sugerindo um almoço ou jantar entre os três. Num sítio onde ninguém os visse, sugeriu Luís Filipe Vieira. O ex-presidente do Benfica diria ainda que, com o tal “pacto”, os “dois clubes só têm a ganhar um com o outro”, já que, exemplificou, no Atletismo do Benfica andavam “uns chulos” a ganhar três mil euros/mês, comentando que andavam “todos malucos” e que os aumentos só aconteceram devido à política de investimento das modalidades amadoras de Bruno de Carvalho.
A realização do encontro até estaria bem encaminhada. Porém, a 27 de outubro de 2018, Frederico Varandas, sabendo ou não do “convite” de Vieira, deitou tudo por terra com uma entrevista ao Expresso, declarando que os sucessivos casos judiciais envolvendo o Benfica – emails, e-toupeira – eram “uma vergonha para o futebol português”. Logo em seguida, Luís Filipe Vieira pediu a Sousa Cintra para “já não marcar nada” com Frederico Varandas, porque, segundo as suas palavras, “o gajo é ordinário”, referindo-se à entrevista ao semanário Expresso, acrescentando ainda não querer “mais nada com ele”. Vieira disse ainda a Sousa Cintra que Varandas teria que “olhar mais para o que tem dentro de casa, porque ainda não sabe o que lhe vai suceder”.
O tema das modalidades regressaria às escutas telefónicas, em abril de 2020, através de uma conversa entre Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica, e Miguel Moreira, diretor financeiro (que esteve sob escuta). Miguel Moreira refere que Luís Filipe Vieira ia “falar com Varandas”, novamente devido aos salários nas modalidades amadoras. Segundo o diretor financeiro, Vieira prepara-se para dizer ao presidente do Sporting que “todos os anos” o Benfica “tinha um buraco de 60 milhões” e que o “segredo” era “vender jogadores e “reduzir as modalidades”. Soares Oliveira alertou, de imediato, o seu interlocutor que o então presidente não poderia avançar com tal número a Frederico Varandas, porque isso acabaria por chegar à imprensa. Miguel Moreira concordou, acrescentando não perceber “estas maluquices de dizer tudo diretamente aos outros”.
No vasto acervo de escutas telefónicas do “Cartão Vermelho”, Frederico Varandas surge não só como personagem indireta das conversas interceptadas, mas também como um dos atores principais. O seu interlocutor era o empresário Bruno Macedo. Numa dessas conversas, Bruno Macedo – arguido no processo por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais – informou o presidente do Sporting já ter falado com os empresários Giuliano Bertolucci e Kia Joorabchian, pedindo-lhes ajuda para colocar o empréstimo obrigacionista do clube junto de investidores estrangeiros.
10 Janeiro, 2022 at 16:50
Para já o Sousa Cintra que vá para o caralho, atender a chamada já é uma ofensa para o universo Sportinguista.
Agora a outra questão é, quanto custa pedir um “favor” a Bruno Macedo?
10 Janeiro, 2022 at 17:05
Na qualidade de empresário de jogadores seria uma relação de negócios, como com qualquer outro exceptuando Jorge Mendes que é “especial de corrida”.
Agora contactos com Bruno Macedo em relação ao EO? No mínimo estranho…
10 Janeiro, 2022 at 16:58
Nenhuma relação com…quem?
10 Janeiro, 2022 at 17:03
Este Sousa Cintra realmente…
Eu acho mesmo que são fait-divers. Nem o Benfica diminuiu o orçamento, nem o Sporting aumentou o seu orcamento(consideravelmente), mas já este ano se notou grandes diferenças nos resultados. Com base na competência e compromisso já conseguimos muito melhores resultados que eles.
10 Janeiro, 2022 at 17:07
jbidé, és uma mão cheia de nada… o cintra… o o bidévarandas, nem uma palavrinha? Nada?
10 Janeiro, 2022 at 17:14
Extimos modalidades e reconfiguramos os orçamentos das modalidades existentes para poder abrir o basquetebol sénior.
Verdade que naquelas mais estruturadas, que mantiveram equipas técnicas e principais jogadores, continuamos a ganhar. Mas também é verdade que a dívida que antes era de uma centena de milhares é hoje de 20 milhões de euros.
10 Janeiro, 2022 at 17:30
Sempre os mesmos prontos a malhar lol
3 titulos nacionais e 2 champions…..épico!!!!
E acho que em qualquer dessas modalidades não teremos um orçamento superior ao dos nossos rivais 😉
10 Janeiro, 2022 at 18:30
Fosga-se tu não podes ser assim tão burro, está lá claro como água nas escutas, dito pelo próprio orelhas, o que o estava a “lixar” era a estratégia do CD de BdC ao investir nas modalidades e, como é óbvio, ao dar-lhes mais condições para evoluir, PJR e.g.
E continuas aqui com a conversa de ir ao cú, a tentar justificar o que é injustificável face aos factos, continuas a distorcer, a negar a relação de causa efeito das linhas estratégicas do CD* anterior (portanto para ti a única coisa que passou foi a “pesada herança” tudo o que aconteceu de bom a seguir é uma espécie de “cogumelo” de geração espontânea, ninguém sabe como apareceu…) e a tentares passar uma realidade alternativa aos idiotas que ainda se revêm nessas campanhas orquestradas por inimigos do SCP!!!
Deves ter um ego do tamanho do Mundo e muito, mas muito superior ao teu proclamado amor pelo SCP, ou seja tu e alguns mais, cada vez menos Graças a Deus, pões o teu ego e o teu orgulho á frente do Sporting porque queres ter razão á força no que pensaste e disseste do antigo Presidente e não queres admitir que foste comido como um anjinho pela campanha Nacional feita contra um cidadão que embora tenha cometido erros estratégicos, não era nem criminoso, nem corrupto, nem ladrão, nem drogado** nem incitador de nada de que o acusaste e acusas…
A tua falta de humildade é tal, em reconhecer os teus erros que inventas tudo o que for possível para não teres de dizer a ti próprio que não foste suficientemente inteligente ou experiente para veres que te estavam a “fazer a cabeça” com aquela campanha orquestrada para destruir um gajo que ameaçou o “status quo” do País como poucos, nos últimos tempos…
Não é nenhuma humilhação um gajo reconhecer que errou, humilhante mesmo é um gajo ter uma soberba tal (curiosamente uma das coisas de que acusas BdC) que mesmo com as mais variadas provas de que estava errado, continuar a insistir no mesmo, com toda a gente a perceber á transparência do porquê de o fazeres…
Quando te leio sinto duas coisas, reforça a minha crença que a decência impõe que embora não deseje BdC de volta á Presidência tenho a obrigação moral de o defender de ataques ao caracter e de revisionismo, perpetrados por pessoas como tu e em segundo quando te leio sinto vergonha alheia, muita vergonha alheia!!!
*Como é claro para todos de um CD (de todos os CD’s) para o outro passam sempre várias coisas, umas boas e outras más, ao CD seguinte compete aproveitar e melhorar as boas e eliminar as más, este CD aproveitou o trabalho de fundo e o investimento feito pelo anterior nas modalidades, cavalgou e bem, é também para isso que lá estão, a onda criada pelos que lá estiveram antes, por outro lado tiveram de reconstruir de raiz as relações com a CS e a comunicação que melhorou muitissimo e isso é obra dos actuais que esperamos que os próximos mantenham…Isto não é “rocket science” é senso comum!!!
**Caso não saibas o assalariado do carnide e amigo do orelhas, hugo gil foi condenado pelo tribunal por ter iniciado o boato (que tu e os teus amigos repetiram até á exaustão) sobre BdC ser um drogado, foi obrigado entre outras coisas a pedir-lhe desculpa publicamente, coisa que tu ainda não fizeste, por exemplo…
10 Janeiro, 2022 at 18:59
Subscrevo.
SL
10 Janeiro, 2022 at 19:23
Não li o testamento mas se é a favor de BdC subscrevo!
Lol
10 Janeiro, 2022 at 19:44
Tens tempo, podes cá voltar á noite quando ninguém estiver a ver…
10 Janeiro, 2022 at 20:28
Não leu, não…
10 Janeiro, 2022 at 19:42
” …. campanha orquestrada para destruir um gajo que ameaçou o “status quo” do País como poucos ”
Pois, não foi só do Sporting foi mesmo do país …. e fodeu-se.
10 Janeiro, 2022 at 19:47
yeep era um “mau exemplo” para os “brandos costumes” vulgo carneirada do “come e cala” aliás se queres a minha opinião votaria nele para qualquer cargo politico, dificilmente o faria para a Presidencia do SCP
10 Janeiro, 2022 at 20:32
Subscrevo!!!
Acho que não faltou nada!
10 Janeiro, 2022 at 21:20
Phonix granda comentário, tenho orgulho de ter Sportinguistas com este nível de inteligência e assertividade. SL
10 Janeiro, 2022 at 21:41
Eu não subscrevo* – é dar demasiado crédito à inteligência dessa abécula.
*brinco. Estas coisas têm que ser ditas. Não para o Jonas, mas para os outros
11 Janeiro, 2022 at 10:13
Imagina dar palheta ao monte de merda do J.
Eu já me cansei. Desde o primeiro dia que esse cancro apareceu (ou mudou de nick porque é uma cópia do jurbas ou o o jonascp) que vi logo ao que vinha.
Deixem-no passar o paninho. Só assim é que ele se sente realizado.
Imagina vangloriar-se de títulos quando os seus deuses imaculados contribuíram 0 para que eles acontecessem.
Obrigado a todos os atletas e equipas técnicas do SCP.
10 Janeiro, 2022 at 17:14
O varandas borrou a pintura no último parágrafo…
10 Janeiro, 2022 at 17:22
Já a minha curiosidade é outra. Não sei se repararam no pormenor de Miguel Moreira alertar DSO para o facto de LFV se preparar «para dizer ao presidente do Sporting que “todos os anos” o Benfica “tinha um buraco de 60 milhões” e que o “segredo” era “vender jogadores e “reduzir as modalidades”».
O DSO afirmou logo que essa era informação que nunca poderia ser transmitida aos rivais.
Já na nossa casa ninguém se preocupou ainda em “clarificar” a origem do célebre “Leak da auditoria”.
Mais extraordinário ainda é o chico esperto do Orelhas dizer que o BdC é que inflaccionou os salários das Módalidades no Desporto Português para 17 M quando o nosso Orçamento total no Clube não chegava a isso (e depois de passar de 35 para 54 Modalidades).
Quem é que andava, então a inflaccionar as Modalidades. Só lhe deu para se preocupar quando começámos a investir (RACIONALMENTE, já que não apresentávamos exercícios deficitários) o suficiente para começarmos a ganhar em catadupa e lhes retirámos o que era uma hegemonia repartida com os fruteiros.
E o batata do Cintra, deve ligar tanto ao ecletismo que ia na cantiga de uma agremiação batoteira que tinha e tem mais prejuízo que nós nas Modalidades, com metade das que temos e com muito menos resultados.
Haja pachorra que esses Nojáveis NUNCA se enxergam!
A prestarem-se a negociatas e às escondidas!?
SL
10 Janeiro, 2022 at 17:43
Ele não disse que o nosso orçamento era de 17M o que ele disse foi que o orçamento deles passou a ser de 17M para fazer frente á aposta do BdC nas modalidades…
10 Janeiro, 2022 at 18:19
E eu não escrevi que ele disse isso.
Falei da acusação de LFV a BdC de inflaccionar os Orçamentos das Modalidades em Portugal para os 17M.
Até esclareço que o nosso Orçamento com BdC nunca chegou a isso mesmo tendo passado de 35 para 54 Modalidades; e ainda acrescentei que no nosso caso nunca seria inflacção porque produzíamos muito mais sem dar prejuízo (o prejuízo em 5 anos foi residual, pouco mais de 100.000€).
Se o orelhas se queixava de 60.000.000€ prejuízo a ganhar pouco mais que merda, diz muito da gestão do toupeirame.
SL
10 Janeiro, 2022 at 18:35
Eu sei que tu tens a ideia correcta mas o BdC, não inflacionou as “modalidades em Portugal” para 17M, como escreveste, inflacionou as modalidades do carnide, apenas e só, para 17M…
È aquela “coisa” do espirito da lei e da letra da lei
10 Janeiro, 2022 at 19:49
Caro amigo eu não escrevi que ele inflaccionou para 17 M. Citei apenas o que vinha nas escutas em que o LFV o “acusava” de ser o causador de se inflaccionarem Orçamentos de Modalidades para 17 M€.
Ora nenhum Orçamento de BdC chegou aos 17M€ (incluindo todos os gastos do Sporting Clube e não apenas as Modalidades).
Aquilo de que LFV fala a Cintra (reduzir salários de atletas das Modalidades), no ano em que o CD de BdC “gastou” mais com salários (incluindo atletas e equipas técnicas) totalizou 8,017M€ oq ue é menos de metade dos tais 17 de que falava LUIS FILIPE VIEIRA (e não eu) sobre o que se estava a gastar com Modalidades “por causa de BdC” (não esclareceu se esses 17 M€ eram dos gastos do ass-hole-B).
Eu julgo ter sido claro que não me referi a BdC como tendo inflaccionado custos das Modalidades. Até porque acho que o que ele “inflaccionou” foi o número de Modalidades no SCP, o número de atletas no SCP, as condições para o desempenho desses atletas no SCP e as receitas do SCP (muito mais que o aumento de custos, aumento este completamento justificado por haver mais Modalidades, mais atletas, mais equipas técnicas, MUITO MELHORES condições, MUITO mais competitividade, MUITO MELHORES RESULTADOS e SOBRETUDO muito mais rigor na gestão que permitiu uma sequência de Resultados Operacionais positivo que há muito se não viam no SCP (mesmo quando este fechava Modalidades a seguir de Modalidades).
Um abraço e sudações leoninas
10 Janeiro, 2022 at 20:15
” … mais rigor na gestão que permitiu uma sequência de Resultados Operacionais positivo”
Isso é pouco para descrever os resultados financeiros de 5 anos:
2014: + 4.521M
2015: + 4.245M
2016: + 3.190M
2017: + 2.622M
2018: + 2.088M
No fantástico acumulado nestes 5 anos de 16.766M …. haaaa e porque é importante com a a SAD a dever ao clube 1.931M.
10 Janeiro, 2022 at 20:41
Ó Álvaro aquilo que eu te disse é que tu generalizaste uma coisa que é apenas do carnide, é uma questão de Português, quando tu dizes “inflacionou as modalidades em Portugal” e te esqueces de colocar a seguir “do carnide” automaticamente estás a generalizar e por consequência a falar de todos e não de um…
Eu sei perfeitamente que o nosso orçamento para as modalidades estava indexado ás receitas do Clube, quotizações, rendas e publicidade (excluindo as da Sad) e que não poderia ir muito além dos 9/10M
Nós aqui estamos do mesmo lado, eu “critiquei” a forma, não foi o conteúdo e apenas o fiz pelo respeito que tenho pelas tuas opiniões e hoje em dia não se pode facilitar, porque aparece logo um “esperto” a citar fora do contexto ou a utilizar o que escreveste para deturpar o que tu querias transmitir na realidade…
10 Janeiro, 2022 at 18:07
Muito bem analisado, Álvaro.
Nunca se descobriu o responsável pela divulgação da auditoria “forense” nem a nossa direcção achou importante falar aos sócios sobre o assunto e das diligências prometidas.
Ver Sousa Cintra assumir o papel de intermediário num acordo assumidamente para enfraquecer as nossas modalidades é revoltante.
Saber dos “procedimentos” do rival para tapar buracos, pelo actual director financeiro das águias, deveria revoltar os benfiquistas. Mas não me parece que seja assunto se o futebol estiver a ganhar.
10 Janeiro, 2022 at 17:45
“Alianças só no dedo e é com a minha mulher”.
10 Janeiro, 2022 at 17:48
Folgo em saber que o nosso presidente anda em conversações com a Kia.
10 Janeiro, 2022 at 18:04
Se há ligações mais ou menos obscuras com o Jorge Mendes e com o Bruno Macedo, não há nada a temer…
10 Janeiro, 2022 at 18:44
Tinha posto isto, a minha visão da componente estratégica, no “cantinho” antes de ser criada esta pag:
“CINTRA INTERMEDIÁRIO DE VIEIRA PARA CHEGAR A VARANDAS”
Ex-presidente do Benfica queria chegar a acordo com o líder leonino. Informação divulgada pela revista ‘Sábado’ consta nas escutas da operação ‘Cartão Vermelho’
“Foi em outubro de 2018, que Luís Filipe Vieira contactou José de Sousa Cintra, perguntando se este tinha uma “boa relação com Varandas”. Depois da resposta afirmativa, Vieira começou por dizer que tinham que se “sentar os três”, explicando que “teve que aumentar as modalidades por causa do Bruno de Carvalho”, mas que não podia “andar com modalidades com 17 de milhões de orçamento”
Atenção que isto não é para criticar o varandas, é só para realçar, mais uma vez que uma estratégia que resulta para desestabilizar os roxos, mas principalmente o carnide* é investir nas modalidades, tal como JR e BdC agora provaram…
É muito simples, na verdade, se o carnide e o fcporco tiverem de gastar muito nas modalidades, deixam de ter (tanto) dinheiro para sustentarem a “clientela” apaf’s, jogadores para perder, jogadores para ganhar, intermediários, agentes, jornalistas, juizes e até politicos…
Tal como JR viu na altura, eles até podem facturar mais, venderem melhor, mas gastam muito dinheiro a inclinar os campos, a pagar a “jornalistas” “analistas” e cartilheiros para branquearem a coisa, a pagarem a juizes (ou terem-nos debaixo da asa) para escaparem á justiça, etc etc etc
O investimento nas modalidades do SCP não é só uma questão de ecletismo, é uma questão de “sobrevivencia” porque é das poucas táticas eficientes para diminuir ou eliminar as influencias, as disparidades e os “erros humanos” tão queridos ao rola, esse ilustre ex-arbitro e actual funcionário do carnide, a não ser que queiram usar as mesmas táticas deles…
SL
*O fcporco quer ganhar a todo o custo, mas o carnide acima de tudo quer que o SCP não ganhe, ou não lhes ganhe a eles devido ao complexo de inferioridade que eles têm em relação ao SCP
10 Janeiro, 2022 at 19:31
Não esquecer o orçamento para “bruchos” (para destacar dos bruxos “verdadeiros”, tipo Matosinhos e mais não sei onde, mas aí pelo Seixal também os deve haver -não confundir con Deve e Haver)
10 Janeiro, 2022 at 19:49
é exactamente aí que quero chegar, se tiveres de pagar a gajos do futsal e do andebol a verba para os “bruxos” fica diminuida…
10 Janeiro, 2022 at 20:45
A cena do bruxo da Guiné era para importar branca
10 Janeiro, 2022 at 18:45
Não quero dar uma de “Chico das catástrofes ” mas não menosprezar o Leça. Já fui ver alguns jogos e têm valor e gostam de jogar bom futebol.
Somos favoritos pela qualidade e as condições que temos, que são incomparáveis, mas no futebol tudo é possível. Então se entrarmos como nos Açores…
10 Janeiro, 2022 at 19:01
A minha visão “politica” do assunto é muito simples
Nunca me senti em “perigo” ou tive dúvidas sobre a inocência do SCP e do CD deposto, em relação ás acusações de corrupção originárias de pessoas da “confiança” do gajo do outro lado da estrada que costumava mandar nisto tudo…
Além da estória ser anedótica (BdC teria subornado árbitros de andebol, não nos nossos jogos, mas num carnide-porco, num jogo que só não nos tirou o titulo porque na última jogada do encontro o redes do carnide, ex-Barcelona, fez uma defesa do outro mundo e impediu o empate…e isto num campeonato aonde fomos roubados barbaramente, nomeadamente na luz) o perfil frontal (demasiado até) e truculento, inclusive, de BdC não é típico de alguém que se mexe “nas sombras” porque ele é mais “pão, pão, queijo, queijo” e pessoas com esse perfil não são as que usam “canais alternativos” é mais á frente de todos e na cara de toda a gente, sem “medos”
Portanto na altura tranquilidade absoluta, agora não estou tão tranquilo e isto resume a minha leitura “politica” dos factos…
Nem sequer me quero alongar em considerações de ética, ou Sportinguismo sobre o que vamos sabendo agora, porque isso dava para pags sem fim, só quero transmitir o que penso e sinto, sem grandes explicações laterais, antes fiquei perfeitamente tranquilo e agora estou com um bocado de receio do que é que para aí vem (ou não, espero eu) mais…
SL Campeões
10 Janeiro, 2022 at 21:37
Obviamente
10 Janeiro, 2022 at 19:02
Tudo bons rapazes
10 Janeiro, 2022 at 19:10
Mais sócios, mais dinheiro para as modalidades, mais próximos da vitória. Cumpriu-se uma promessa eleitoral e os resultados foram imediatos, toda o mérito a quem o fez – e como um colega tasqueiro bem mencionou, com contas equilibradissimas e resultados extraordinarios.
Manter o que era bem feito, melhorar o que nao era tão bem feito – não é rocket science.
Spoooooooooooorting
10 Janeiro, 2022 at 19:54
É isso mesmo Porrinho.
Comentário muto assertivo e lúcido.
SL
10 Janeiro, 2022 at 19:55
+ 1
Concordo a 100%, e votarei sempre quem propõe o contrário, de que as quotas dos sócios sejam exclusivamente para as modalidades. E mais, deveria a SAD do futebol dar dinheiro ao clube para as modalidades, e nunca o inverso!
10 Janeiro, 2022 at 19:56
* obviamente votarei contra!
10 Janeiro, 2022 at 20:36
A SAD deve dar dinheiro ao Clube pelo uso de tudo o que é – ou devia ser!!!!! – do Clube, como a marca, como a Academia, como o Estádio, como a Sporting TV, como parte do merchandising, como a passagem dos jogadores da formação para o universo da SAD *, etc…
* Aqui acho que devia definir-se que a formação pertencia ao Clube até uma determinada idade – por exemplo, até completarem a idade de Juvenis – passando depois para a SAD com um custo que seria distribuído pelo tempo de acordo com o sucesso dos jogadores.
Por exemplo, um valor base por cada jogador a passar de Juvenil no Clube para Júnior na SAD, acrescido de 10% se fossem internacionais e 20% a partir de x internacionalizações.
Entrando nos Sub23 mais 10% e entrado na equipa B mais 10%.
Subindo ao plantel principal, mais 25%. Estando no plantel principal ao fim de 3 anos ou sendo vendido nesse período, mais 100%.
Vendidos a partir daqui, ou antes por um valor igual a superior a Z, uma pequena percentagem (1%, por exemplo) tinha de ser para o Clube.
Isto é só uma ideia do que se podia fazer para defender o Clube e deixar regras claras que não estivessem sujeitas à vontade de cada um!
O Clube tem de ser defendido e estar acima de tudo e todos, SAD inclusive, que tem de pertencer ao Clube!
10 Janeiro, 2022 at 20:45
É relativamente fácil, contrato profissional-Sad, contrato de formação-Clube não há grandes dúvidas aqui…
10 Janeiro, 2022 at 20:46
É isso mesmo Miguel.
O que reparo é que nos últimos anos o clube, que é maioritario na SAD, cada vez deve mais dinheiro a essa dita cuja. Não entendo…
Embora os exemplos das B-SAD possam dizer muita coisa…
E mais, os administradores da SAD nomeados pelo clube, tinham que ter determinadas decisões decididas em assembleia do clube, para não haverem decisões contraditórias como houve nos últimos tempos.
10 Janeiro, 2022 at 22:11
Sobre a compensação da Formação no Futebol ao Clube, acho que pelo menos 25% das verbas resultantes do chamado “mecanismo de solidariedade” FIFA deveria reverter para o Clube.
O problema está na “indefinição” (ou, mais precisamente, na má definição) das contas da SAD: quem custeia todos os escalões de Formação é a SAD, quando apenas deveria “custear” os jogadores com contracto profissional.
Se o Clube perder a maioria do capital accionista da SAD, poderá estar aí um problema suplementar (a juntar ao do Estádio e ao da Academia); caso haja uma cisão, como sucedeu no CF Os Belenenses, o SCP fica a “ver navios”: nem Estádio, nem Academia, nem putos.
SL
10 Janeiro, 2022 at 22:39
Não podemos nunca deixar de ter a maioria na SAD. O Clube é o coração de tudo, e tudo o resto tem de prestar contas ao clube.
10 Janeiro, 2022 at 19:49
Sobre o Bruno Macedo, não me repugna, alias, é pratica comum, que uma administração pague por serviços de assessoria financeira. A Administração anterior para auxiliar na enorme e milionária operação de reestruturação que iria comprar a divida bancaria total do CLUBE e da SAD, contratou a Sigma Trust num contrato prevendo o pagamento de uma avença mensal de 25 mil euros e um bonus de sucess fee de 1 milhão de euros.
Agora o BRUNO MACEDO , para uma operação de revolving do EO, muito gostaria dever o circuito de faturação, dizem na minha terra que não há almoços grátis …
10 Janeiro, 2022 at 20:23
Concordo contigo!
10 Janeiro, 2022 at 20:18
Sousa Cintra é um merdoso, sempre foi um merdoso e será sempre um merdoso!
Se houvesse entendimento entre o Benfic@ e o Sporting sobre os salários das modalidades, não via aí um problema, mas o que seria depois com o Porko?
Pelo que se sabe, há um entendimento entre os Clubes para não irem buscar jogadores ao rival de Lisboa – que dizem também havia entre Sporting e Porko até virem cá buscar o gajo do Andebol.
Também aqui não vejo problema nenhum, se todos cumprirem – e já se sabe que mal isto foi alinhavado a Carole marchou para o Benfic@ e não se passou nada. Isto sim, para mim é uma merda!
Quanto às modalidades, acho um bocado utópico querer todas as modalidades de pavilhão, mais o Atletismo, mais o Judo e o Ténis de Mesa, em ambas as vertentes (masculina e feminina) a lutar pelos títulos em Portugal com um orçamento para as modalidades, que abrange também a formação de todas elas, na casa dos 20M€.
Acho isto completamente irrealista a não ser que se endivide o Clube, coisa de que sou 100% contra!
Estou farto de dizer que deviam escolher as modalidades para competir em degraus, começando pelo degrau no topo com as modalidades, masculinas ou femininas, que podem trazer títulos europeus e, quem sabe, mundiais para o Clube, dentro de valores que estejam de acordo com o Clube. E estas são, o Hóquei em Patins, masculino e feminino, o Futsal masculino, o Atletismo feminino, o Judo masculino e feminino e talvez o Ténis de Mesa masculino. Aqui devia estar o foco principal.
Depois, no patamar abaixo, o Andebol masculino, o Voleibol masculino e feminino, o Basquetebol masculino, o Futsal feminino, o Atletismo masculino e o Ténis de Mesa feminino.
Aqui, apostar também na formação do Andebol feminino e no Basquetebol feminino.
Noutro patamar, tudo o resto que teria de ser auto sustentado pelas secções com parte das quotas e patrocínios próprios.
Subindo dos 20M€ anuais de orçamento, muito à conta do aumento da quotização e dos patrocínios, seria possível ir puxando algumas das modalidades intermédias para o patamar superior e melhorar essas equipas.
Agora isto requer visão, um plano, e muito trabalho para que não se desperdice também dinheiro que faz sempre falta em qualquer lado.
(fica aqui a ideia para o Cherba e para o Nuno Sousa, e também para os outros)
10 Janeiro, 2022 at 20:22
Desporto adaptado não entra aqui porque considero que deve haver uma verba no orçamento total do Sporting alocada obrigatoriamente a todas essas modalidades – num esquema similar ao que acho que o FF deve ter no orçamento da SAD, que deve começar numa ordem de 5% mas para chegar aos 10% com o tempo!
10 Janeiro, 2022 at 20:24
“Acho isto completamente irrealista a não ser que se endivide o Clube, coisa de que sou 100% contra!”
Irrealista, fdx …..
2014: + 4.521M
2015: + 4.245M
2016: + 3.190M
2017: + 2.622M
2018: + 2.088M
Yes, we can!
10 Janeiro, 2022 at 20:38
Isso é o quê?
Não queres explicar?
10 Janeiro, 2022 at 20:57
Mas o tenham Orgulho ainda não percebeu que eu não afirmei nada disso.
Quem afirmou foi LFV, que eu me “limitei” a citar e EXACTAMENTE para o desmentir:
«Mais extraordinário ainda é O CHICO ESPERTO DO ORELHAS DIZER QUE O BDC É QUE INFLACCIONOU OS SALÁRIOS DAS MODALIDADES NO DESPORTO PORTUGUÊS PARA 17 M»
e acrescentei logo :
«QUANDO O NOSSO ORÇAMENTO TOTAL NO CLUBE NÃO CHEGAVA A ISSO (E DEPOIS DE PASSAR DE 35 PARA 54 MODALIDADES).»
Não percebo de onde o Tenham Orgulho extraíu qualquer generalização da minha parte e muito menos naquilo que cita, porque o que cita não são palavras minhas mas parte das escutas a LFV. O que imputa a mim retirei do post: «… Vieira começou por dizer que tinham que se “sentar os três”, explicando que “teve que aumentar as modalidades por causa do Bruno de Carvalho”, mas que não podia “andar com modalidades com 17 de milhões de orçamento.»
“Vieira começou por dizer”; NÃO EU!
10 Janeiro, 2022 at 21:05
Miguel, acho que está claro, são os resultados financeiros de anos irrealistas, que se traduziram num brutal acumulado em 5 anos de 16.766M de lucro.
Na verdade não tínhamos basket e só no ultimo ano é que fomos campeões em tudo.
10 Janeiro, 2022 at 21:32
Só no último ano é que fomos campeões em tudo … O QUE SE JOGAVA NO ENTÃO RECENTE PJR.
Convém não esquecer os Títulos Nacionais em Atletismo Feminino, Ginástica, Natação, Judo, Ténis de Mesa, Goalball, Tiro, Tiro com Arco, Padel (a tal modalidade que no programa eleitoral de F. Varandas iria ser inaugurada … com 2 anos de atraso e após sermos campeões Nacionais), Pugilismo, Kickboxing, e outras.
Os 2 Títulos europeus de Atletismo Feminino open air, os 2 Títulos Europeus de Corta- Mato (1 Feminino e 1 Masculino), a Taça CERES de Hóquei em Patins, a Taça Challenge de Andebol e a Super European Goalball League; as 2 finais da Champions de Futsal e a histórica meia-final da Taça dos Campeões de Ténis de Mesa.
Conseguir tudo isso (vem-se a saber pela conversa do Orelhas) gastando com 54 Modalidades quase metade do que gastava o Benfica com menos de 30 e sem um troféu Europeu, é mesmo uma pesada herança!
Um abraço e saudações leoninas. Um bom 2022 para o Malcolm e para os seus.
10 Janeiro, 2022 at 22:12
Pois… as contas…
Quando num ano se apresenta um resultado positivo residual com umas contas e depois elas mudam de apresentação e o resultado são 3M€ negativos, fica difícil perceber e acreditar no que seja…
O valor dos planteis nesses anos de resultados positivos era muito maior – foi subindo sempre! – do que o é actualmente.
Nessa altura dava esses resultados gastando mais?
Ou há para aí itens estranhos?
Acho isso um pouco estranho.
Tu não achas?
Como é que agora os planteis custam menos – mas há o basquetebol – e naquela altura é que haviam lucros maiores?
10 Janeiro, 2022 at 22:44
Não, não acho, percebo o que aconteceu varias falei nisso aqui e não vou fazer uma analise exaustiva.
O deficit de cash na ordem de 3 4M ano sempre existiu, provocada pelas receitas ( cedência de estádio) há muito já gastas mas que pelas regras tem de ser incluídas mesmo que não sejam recebidas no ano a que correspondem.
As únicas formas como se resolve este deficit de cash é com resultados no final do ano positivos, que aconteceu entre 2014 e 2018 ou então aumentas o passivo ou seja as dividas, no caso à SAD o que o atual CD fez.
Com a mudança de normativo encontraram uma forma de esticar as rendas já recebidas do estádio por muitos mais anos e logo dá um valor anual menor e com isso um deficit de cash menor, que foi o que aconteceu em 2020 em que aplicaram o novo normativo em que as contas apresentaram uma aspeto mais verdadeiro, o prejuízo de 3M, e aí de certeza que o deficit de cash deixou praticamente de existir.
Nas contas de 2021, só não acontece o mesmo, um resultado negativo de 3M porque fizeram a reversão da provisão que estava nas contas para processos judiciais (outra forma de gerar deficit de cash) ou seja em 2021 voltas devido a esta reversão a ter um pequeno resultado positivo mas em contrapartida tens outra vez um deficit de cash de 3M e logo aumentas as dividas.
Quero ver como vão fazer em 2022 pois praticamente já não provisões para processos judiciais, talvez a criação da imparidade na divida da SGPS não tenha sido inocente e pode ser revertida à medida das conveniências tornando obsoleta a norma nos estatutos criada por BdC e aprovada pelos sócios que impede a apresentação de resultados líquidos negativos.
10 Janeiro, 2022 at 22:49
Não Miguel. Nada de estranho. Apenas:
não houve adiantamentos para a SAD de dinheiros da Sporting TV (e que nem sequer estão contabilizados como dívida da SAD ao Clube);
havia mais receitas de quotas;
havia menos uma modalidade muto onerosa (na verdade 1 e meia se contabilizarmos o Hóquei feminino onde os custos de aquisição e manutenção de equipamentos são algo elevados e acrescem aos das atletas e equipa técnica);
houve mais receitas de gameboxes modalidades e bilhética, graças ao PJR.
O BdC teve o mérito de: passar 100% das quotas para o Clube; proporcionar o Pavilhão; e, sobretudo, de galvanizar muitos adeptos sportinguistas a ponto de se tornarem sócios (particularmente jovens).
Teve aspectos pouco positivos e outros negativos no seu “consulado”, mas qualquer balanço sério e criterioso, quer no Clube quer na SAD, terá de ser muito positivo.
Esta direcção teve o mérito de continuar a “rentabilizar” as Modalidades (mas com o demérito de colocar de novo as contas do Clube no vermelho) e significou um enorme upgrade no que respeita a parte da comunicação de marketing e revela melhorias na comunicação motivacional (bem pior na comunicação institucional).
Após várias experiências ruinosas e aberrantes acabou por acertar, à 4ª tentativa, na equipa técnica do Futebol Profissional e, com isso, conduziu a SAD a um sucesso desportivo que me parece bem estruturado e, finalmente, com projecto (haja vontade e coragem para não titubear aos primeiros sinais de menor sucesso; e nem me interessa assacar se o sucesso se deve ao Amorim ou ao Viana ou ao Varandas .. acho que, agora, é de todos).
Mas o que, INFELIZMENTE, me leva a fazer um balanço negativo desta Gestão é a componente financeira (SAD e Clube) e sobretudo o sectarismo e desrespeito pelo associativismo (responsabilidade da direcção mas também E MUITO de Rogério Alves).
Um abraço e SL
10 Janeiro, 2022 at 21:14
Miguel são os resultados operacionais no clube SCP em 2013-14, 2014-15, 2015-16, 2016-17 e 2017-18.
Resultados operacionais positivos, sempre acima dos 2M€.
Quando havia herdado:
2009: – 3,241M€ (o sinal – é de menos, negativo, portanto)
2010: – 6,268M€
2011: – 1,755M€
2012: – 3,411M€
2013: – 3,722M€
Ou seja: 5 anos de gestões de JEB e LGL deram, só no Clube, resultados operacionais negativos acumulados de -18.397.000€ para “gerir” a dissolução de 35 Modalidades; 5 anos de gestão de um “maluco irresponsável” proporcionaram resultados operacionais positivos de +16.666.000€ e ainda deu para fundar ou refundar mais 19 Modalidades, construir um Pavilhão, conquistar 6 Títulos Europeus e terminar a sua passagem pelo Clube com a conquista de TODAS as modalidades do inaugurado Pavilhão João Rocha.
Um abraço e saudações leoninas
10 Janeiro, 2022 at 21:47
E distituido…
10 Janeiro, 2022 at 20:47
Mas não é isso o que está a ser feito?
Gostaria de sentir que as modalidades de Pavilhão são tratadas de forma igual a nível de investimento e promoção. Não sinto.
Também a divisão alimentada por Varandas fez com que muitos sócios se distanciassem do Clube e das modalidades. Isso para não falar daqueles que como eu deixaram de pagar quotas por entender que o Clube está sequestrado por uma gestão que não respeita os sócios nem a democracia.
10 Janeiro, 2022 at 22:07
“Gostaria de sentir que as modalidades de Pavilhão são tratadas de forma igual a nível de investimento e promoção.”
Nunca foram. Nunca serão.
10 Janeiro, 2022 at 22:28
Miguel, o que preconizou é o que já sucede (talvez as excepções sejam o Basket e o Vólei, não sei quanto estão a “gastar” para o seu “patamar internacional).
«Noutro patamar, tudo o resto que teria de ser auto sustentado pelas secções com parte das quotas e patrocínios próprios.»
Isso já acontece e nem é tanto com patrocínios mas com o dinheiro de inscrições de atletas.
Só para ter uma ideia, no Orçamento 2020/21 as receitas previstas das inscrições nas Modalidades (previsão feitas a partir das receitas 2018/2019 – muito por baixo, devido à COVID) foram:
NATAÇÃO 501.078€
GINÁSTICA 422.479€
MODALIDADES de COMBATE 83.630€
ATLETISMO 45.217€
OUTRAS MODALIDADES 29.318€
VÓLEIBOL 19.167€
BASQUETEBOL 13.785€
TÉNIS DE MESA 12.781€
FUTSAL 11.891€
ANDEBOL 5.465€
HÓQUEI EM PATINS 5.187€
Dito de outra forma: ao contrário da formação no Futebol, os atletas em escalões de formação nas Modalidades pagam para ser formados pelo Clube.
Modalidades com a Natação, a Ginástica e mesmo as de Combate tornam-se praticamente auto-suficientes com as receitas de inscrições tal é a quantidade de atletas de formação ou de componente lúdica ou de manutenção física.
Um abraço e SL
10 Janeiro, 2022 at 21:07
a ver se percebo:
LFV queria um concontro com o Varandas para fazerem um 2acordo” com os custos das modalidades, mas como o Varandas falou mal dele numa entrevista, acabou por não existir encontro nem acordo nenhum
e depois o Varandas tambem pediu a ajuda por causa do EO.
ou seja o Varandas, tal como o Hugo viana e mais uma data de pessoal entra nesta historia toda porque fez um telefonema ou atendeu um telefonema de alguem que estava a ser escutado..
ou seja a ideia é 2vender” a ideia de que esta operação toda não é apenas para os vizinhos, mas “insinua-se” que a direcçao do Sporting também está envolvida em negocios menos licitos
10 Janeiro, 2022 at 21:42
Sim mais ou menos isso, o Varandas nem devia ser chamado a esta conversa por enquanto pois nem sequer falou com ninguém. Já não é bem assim num pequeno aparte com Hugo Viana que falou mesmo com o Mendes e prometeu uma comissão da venda de Mateus se ele nos ajudasse a contratar o Horta do Braga, conversa que é no mínimo estranha.
10 Janeiro, 2022 at 21:54
eu n acho estranho, alias nem sei quando foi essa conversa( no verão passado quando se falava de o matheus ir para inglaterra?), mas temos que ter uma coisa em consideraçao de que existem os empresarios e existem os EMPRESARIOS, e nem todos conseguem “entrar” em todos os mercados e clubes.
e os adeptos têm de perceber isso, n é achar que é facil vender o jogador x apenas com o que ele faz em campo, é preciso ter alguem que o “venda”.
eu n sei quem é o empresario do Matheus, mas se calhar ele batia a porta de um clube ingles e cm ninguem o conhecia de lado nenhum, ele conseguia uma reuniao com o estagiario do assistente do gajo que faz as contrataçoes, e quer se queira quer não o JM recomendar 1 jogador é automaticamente sinal de qualidade e o JM se calhar tem mais portas abertas do que muitos empresarios
neste caso o que se “noticiou” foi o HV ser apanhado nesse telefonema.
bem se eu tivesse a ser escutado e tu me ligasses tb eras apanhado em escutas e provavelmente n estavas a fazer nada de mal
11 Janeiro, 2022 at 0:03
O truque é não estares desesperado para vender. Se não estás desesperado não és tu que bates à porta, eles é que vêm bater à tua. Por isso é que os clubes do Mendes estão sempre no limiar. Sucesso financeiro sustentável pode sempre trazer sucesso desportivo sustentável, o contrário não é sempre verdade.
Quanto ao assunto em si é ler o que diz, o Vieira queria fazer um pacto com o Varandas, tal como queria fazer com o BdC, e seria mais na linha do que foi falado pelo Bruno do que esta peta das modalidades. E quem já ouviu o Orelhas a falar sabe perfeitamente que é bem plausível ter perdido a vontade porque se sentiu insultado.
11 Janeiro, 2022 at 8:37
Exacto. Aquilo em letras pequenas no fim do texto de pedir a um empresário criminoso para colocar o EO a nível internacional é tranquilo.
Só se fosse o BdC é que merecia destaque de primeira página “Bruno pede a criminoso para meter dinheiros fora de Portugal” ou coisa semelhante.
E destaco também que existe uma franja de adeptosbe sócios, possivelmente de mais idade (e votos) que continuam a fazer kumbayaa com a rabolhagem, quando está mais que provado que nunca quiseram o bem do Sporting. Provavelmente os mesmos a quem incomodava ver o BdC a desmascarar vouchers Eusébio nas TV.
10 Janeiro, 2022 at 21:10
Sou um saudosista:
Tenho saudades de ver o Orelhas no nosso camarote presidencial.
De ver o Cintra e o Torres a mandar no meu Sporting
De ver o Monteiro e a Rita a mandar no CFD
De ver o presidente do meu Clube mentir em tribunal
Oh, bons velhos tempos!
11 Janeiro, 2022 at 8:32
Incrível que o BdC tenha investido forte nas modalidades ao ponto de deixar os adversários de rastos, investido num pavilhão, mantido a equipa de futebol a lutar pelo título (2015/16 não teve nada a ver com o falhanço do Bryan) e ainda apresentado lucros sucessivos. O legado da direcção anterior (não confundir com a do Cintra) ainda se nota tão obviamente nos dias de hoje, tanto nas modalidades como no dinheiro que há para queimar em adiantamentos sucessivos e investimento em fracções de jogadores e comissões.
Apenas para ser afastado por sócios que deram ouvidos a amigalhaços lampiões e à CMTV.
Dos quais aqui o inenarrável J é um perfeito exemplo.
11 Janeiro, 2022 at 9:22
A unica questão pertinente aqui é:
Queremos continuar a ganhar nas modalidades?
Sim!
Quando ganhavam, alguma vez se preocuparam connosco? não!
agora que só ganham no voleibol, é que estão preocupados….
Não podemos baixar orçamento nenhum.
o carnide que se f*da
11 Janeiro, 2022 at 9:27
Mais, o Bruno de Carvalho foi inteligente quando se virou para as modalidades, porque nós temos que ser um clube ganhador.
E se não conseguíamos no futebol, tínhamos que enriquecer o clube com trofeus nas modalidades.
Não podemos é estar sem ganhar coisa nenhuma…
e agora eles é que tem que abdicar das modalidades se quiserem…
o carnide que se f*da.
#ONDEVAIUMVAOTODOS