Diga-se em abono da verdade, a verdadeira e não desportiva, que na NBA (e não só) seria falta técnica. Até o gesto de assinatura do Mutombo agora é proibido. Cenas do wok.
Eu não acho mal interações negativas com o publico serem punidas. Devem ser. Com amarelo as menos graves, as mais graves com vermelho…
A merda que é chata é que nunca são. O Almeida faz o que quer, o Pepe faz o que quer, toda a gente faz o que quer…e o Nuno Santos é o único a lixar-se…
Eu tenho alguma compaixão adicional com os jogadores do Sporting por isso. Ser jogador do Sporting é fodido…um gajo não pode escorregar um bocadinho que é logo castigado. Há Sportinguistas que por não gostarem dos jogadores embirram com eles porque levam muitos amarelos e tal…mas foda-se! Um gajo não pode ter um bocadinho de “sangue na guelra” que é amarelos por todo o lado…vamos ter mesmo uma equipa de anjinhos?!
Gajos como o Acuna, Nuno Santos, etc…são perseguidos porque mostram um bocadinho os dentes. Já os Otávios, Pepes, Maxis, Enzos, etc…têm vida tranquila e podem morder à vontade que…não passa nada.
Há anos que digo que é o Clube que tem de se preparar para isso. É sua obrigação.
Não vão mudar as regras, por muito que protestem, com facilidade e, na minha opinião, levará anos a ter um futebol limpo porque o futebol nunca será limpo enquanto o próprio país não o for!
E este é um país de chicos espertos, que passou a “viver da cunha sem vergonha” até que isso se transformou num “viver da corrupção sem vergonha”. Hoje rouba-se descaradamente, à vontade – longe vai o tempo do “à vontadinha”! – e aos M€… Já ninguém, ou muito poucos, se está para chatear por 50 ou 100 mil euros… E os poucos que se chateiam por isso é porque, infelizmente para eles, não chegam aos M€…
Mas, dizia eu, é obrigação do Clube alertar os jogadores para como o Clube é tratado em todas as modalidades e que o normal é jogar contra 2 equipas ao mesmo tempo. Por isso temos de ser sempre muito superiores a essas 2 equipas porque só assim não nos impedem de ganhar.
Para mim, e já disse isto aqui várias vezes, era bom o Clube ter um Departamento para compilar as arbitragens que existem em Portugal, nas diversas modalidades. Gente que se deve ao trabalho de ver os jogos e de compilar lances, catalogando-os quer por Clubes, quer por árbitros. 3 ou 4 pessoas capazes por cada modalidades relevante onde a arbitragem normalmente inclina os campos – Futebol, Futsal, Andebol, Hóquei, Basquetebol… – faziam esse trabalho semanalmente e o Clube depois podia lançar vídeos num canal criado para isso. Nem precisava de comentários muitas vezes, porque há muitos lances que os dispensam de tão óbvios que são.
Desmascarar esta gente, semana após semana, acabaria por ter algum efeito.
Outra cena que eu acho, já um bocado mais à frente, é ter acesso ao que se diz entre os árbitros. Basta ter um aparelho igual ao que usam para comunicar e estar na frequência que estão a usar para se ter acesso – obviamente indevido!
E depois, se houvesse trafulha, colocar essa merda na net… que há gente capaz de o fazer sem ser apanhada.
Qualquer pessoa isenta percebe a gritante diferença de tratamento que o Sporting tem em relação às nádegas. Só vir com palavreado para expor esta gente é muito pouco e tem quase um efeito nulo.
É preciso mais que isso. É preciso defender melhor o Clube.
A declaração do Varandas que agora os árbitros nos respeitam é trágica…
Eu não consigo perceber…a sério. É daquelas merdas que não pode correr bem. Nunca vai correr bem. Para que é que ele se arma ao pingarelho e se atira assim para baixo do autocarro…
O gajo do Sporting que se revê numa frase destas…não pode ver os jogos do Sporting. Não pode. Só se for ceguinho….
Pois… Eu também não percebo, sinceramente. Anos e anos disto, e agora o Varandas vem dizer uma merda destas? É convidar os gajos a continuarem a fazer o mesmo…
Enquanto tivermos presidentes que dizem coisas destas para “parecer bem” e para “não parecer arruaceiros” podemos esquecer os departamentos para compilar erros de arbitragem (com os quais eu concordo), porque para eles está tudo bem. Vamos ter o Miguel Braga a mandar umas bocas num programa da Sporting TV que ninguém vê, e é só isso…
Não é preciso ser arruaceiro, mas convém defender o clube daquilo que é óbvio para toda a gente.
Miguel subscrevo na integra. Tem que haver reacção a este estado de coisas e deixarmos de ser betinhos reverentes ao poder instalado.
Pode-se marcar a diferença por outro caminho que não o de ficar calado.
Há anos que sonho com esse departamento que o SCP poderia criar por meia duzia de tostões com alguns profissionais e que serviria para espalhar as dualidades de tratamento a uma audiencia extensa (nacional e internacional)
Factos e apenas factos
O Maxi é aquele caso típico de lampião que faz uma epoca inteira e é um exemplo no comportamento, mas assim que chega ao primeiro jogo do mundial é expulso com vermelho directo.
Para mim o mais gritante é veres os numero do Acuna e do Enzo Perez em Portugal e em Espanha…
É brutal. A diferença de amarelos e vermelhos de ambos entre cá e lá dizem tudo. E ainda tem o adicional de o Enzo com tanto amarelo e vermelho ainda se ter moderado mas já nem vou por aí…
Quem pode agradecer ao Maxi é o André Almeida. No ano em que é “lançado” pela velha da Reboleira, o benfica está na fase de grupos da Champions: 1º jogo Maxi amarelo; 2º jogo Maxi amarelo; 3º jogo entra André Almeida; 4º jogo Maxi amarelo; 5º jogo Maxi amarelo; 6º jogo Maxi amarelo. Benfica relegado para a Liga Europa. Maxi passa a jogar só nas competições nacionais (onde não levava amarelos) e o André Almeida faz os oitavos os quartos e as meias da Liga Europa sem amarelos. Final com o Chelsea, entra o Maxi … é expulso!
A expulsão do Mundial ficou histórica não popr ser no primeiro jogo mas por ser a mais rápida da História de Mundiais: 1 minuto e 15 segundos de jogo!!! (pudera, estava mal habituado … pensava que era a Liga tuga)
Sem espinhas!!
SL
Tem razão. A minha memória atraiçoou-me. O Maxi deixou de jogar na Liga Europa (foi o André Almeida nos 6 jogos dos 16 avos, dos oitavos e dos quartos); o mestre da táctica quando chegou às meias-finais pôs o Maxi nos 2 jogos (contra o Fenerbache) e foi por isso que não jogou a final (de novo, um amarelo em cada jogo).
Um abraço e SL
o que é uma interacção negativa?
Eu acho que fazer uma dança depois de marcar um golo é falta de respeito, ou virar para os adeptos adversários, ou chamar-lhes f***d*p***, ou mandar calar o público. Ofendo-me com pouco, sou um wok sensível.
Vermelhos a quem fizer isso.
Fdx, faz parte.
Passas hora e meia a chamar nomes à mãe do jogador e a dizer que ele na verdade não quer ter relações com a esposa, e depois quando ele mete um golo não aceitas um manguito?
Olha que em certos sítios já há códigos de conduta para adeptos, e são convidados a sair…
Só por curiosidade, o que achas dos festejos do Pedro Gil quando marcava ao Benfica? Vermelho directo?
E acho que o Almeida devia ter levado amarelo, e acho que o N. Santos devia ter levado amarelo (eu até pensava que tinha levado por isso)…
Vermelho é insulto. Um manguito para o publico acho que é vermelho. Como é um manguito para outro jogador ou para o arbitro ou para o banco…provocação é amarelo…
Acho muito mais ridiculo o amarelo por tirarem a camisola…
o rosic a semana passada n joga na luz porque foi apanhado no intervalo do jogo com o vizela a fazer piretes para o publico que o estava a provocar.
e quem o “denunciou” n foi nem o arbitro nem os auxiliares nem o Var, tal como neste caso do N santos foi o delegado da liga e o responsavel da policia
No caso do rosic o gajo que o picou acabou identificado pelo sistema de cctv e a policia tb foi la ter com ele
o n santos leva amarelo por ter sido o causador da confusao( a regra diz que o jogador ou jogadores que provoquem os aglomerados são quem deve levar cartao, isto se ali pelo meio mais ninguem fizer algo grave) e o guzzo devia ter levado vermelho, mas acho que nem amarelo levou, quem levou foi outro gajo do vizela
O Benfic@, esta época, em masculinos, leva 15 jogos contra os 2 rivais e tem 12 derrotas. Safa-os 2 vitórias no voleibol e uma no hóquei (gamado mas enfim!), todas sobre o Sporting.
Estão melhores em femininos mas mesmo assim é com base no Futsal e no hóquei.
E é este o clube que tem, de longe, mais dinheiro em Portugal. Isto só é mais uma prova de que mais importante do que gastar muito é gastar bem.
Provavelmente o que os vai salvar esta época é o FF, porque contrataram em força este mês, o voleibol masculino, o futsal feminino e o hóquei feminino, que dominam há anos. Em modalidades com algum dos rivais, não estou a ver ganharem mais nada.
Miguel, já ando há uns tempos para fazer essa comparação, mas gostava de ver essa comparação efetuada entre os 3, incluindo o tempo atual e o palmarés de títulos nacionais e internacionais.
O Porto é muito competitivo nas modalidades de pavilhão que tem (Hóquei, Andebol, Basquetebol) mas não tem Vólei nem Futsal.
O Steua tem todas e está muito forte no Vólei, de resto não vai ganhar nada.
Nós temos felizmente agora todas, e vivemos muitos anos sem pavilhão próprio o que tenho quase a certeza que nos retirou vários títulos, e estamos muito fortes no Futsal e no Basquetebol, vamos estar na luta no Hóquei e não temos quaisquer hipóteses no Vólei e Andebol.
Miguel, já ando há uns tempos para fazer essa comparação, mas gostava de ver essa comparação efetuada entre os 3, incluindo o tempo atual e o palmarés de títulos nacionais e internacionais.
O Porto é muito competitivo nas modalidades de pavilhão que tem (Hóquei, Andebol, Basquetebol) mas não tem Vólei nem Futsal.
O Steua tem todas e está muito forte no Vólei, de resto não vai ganhar nada.
Nós temos felizmente agora todas, e vivemos muitos anos sem pavilhão próprio o que tenho quase a certeza que nos retirou vários títulos, e estamos muito fortes no Futsal e no Basquetebol, vamos estar na luta no Hóquei e não temos quaisquer hipóteses no Vólei e Andebol.
Por alguma razão o Orelhas queria fazer um acordo com o Sporting para desinvestimento nas modalidades.
O Clube está endividado como nunca esteve mas continuamos competitivos.
Infelizmente as modalidades menos “populares” pagarão a fatura, mas teremos as que todo mundo gosta sempre a ganhar.
Por isso eu defendo que haja níveis claros de investimento nas modalidades, quer no Clube, quer na SAD.
Há que apostar bem nas modalidades que:
a) dão mais dinheiro – que é basicamente o futebol masculino
b) podem dar títulos internacionais com um investimento razoável – Futsal masculino e feminino, Hóquei masculino e feminino, Andebol masculino num 2º ou 3º nível, o Atletismo feminino, talvez o Judo também
c) nos darão visibilidade mundial se estivermos entre os melhores, como o FF
d) podem lutar por títulos internos – Voleibol feminino, Basquetebol masculino, Ténis de Mesa, etc…
e) o resto que terá de se auto sustentar.
Há aqui algo que não podemos esquecer que é a formação.
Nem todas as crianças gostam ou têm “jeito para a bola”, mas criam a sua ligação afectiva ao Clube ao praticarem as modalidades de que gostam, de Leão Rampante ao peito.
E isto de extinguir uma modalidade feminina e manter a masculina, ou vice-versa (caso do Voleibol) mediante o sucesso desportivo ou valor do orçamento, não é digno de um Clube com o nosso historial e sinal claro de incompetência.
Mas prevejo que iremos ter aquilo que o Miguel diz pois da menos trabalho e chatices.
A formação das modalidades é praticamente auto-sustentada porque na grande maioria os atletas pagam mensalidade. Pode haver uma ou outra excepção mas o peso não é gigante.
Eu falei em termos de investimento nas equipas que competem nos campeonatos principais.
Por exemplo, o Voleibol, ao estar centrado no norte, complica muito as equipas do sul em termos de ter bons jogadores – que maioritariamente estão no norte.
Há custos acrescidos em ter esses jogadores porque implica dar-lhes casa e algum tara transportes.
Investir numa equipa feminina implica um determinado montante mas investir numa equipa masculina implica, sei lá, um valor muito superior – nem sei quantas vezes, mas o Adrien S. é capaz de ajudar nisso.
Quando tens um orçamento global limitado, tens de pensar nestas coisas. Teremos dinheiro para ter uma equipa competitiva de Voleibol masculina e outra feminina? Ou será melhor optar só por uma delas? E, optando por uma delas, qual?
Estas questões também se colocam no Andebol, por exemplo, ou no Basquetebol. Só temos equipas masculinas.
E aqui não questionas isso no teu comentário.
A verdade é que não só não há dinheiro para tudo no Sporting, como nem há dinheiro para investir top em todas as principais modalidades.
Por isso o Porto não tem as modalidades todas e foca-se só nas que pode ter. Isso afecta a quantidade de adeptos?
Não me parece.
O Voleibol está centrado no Norte, e o Basquetebol está centrado aonde? Vivem todos no mesmo apartamento e vão todos na mesma viatura para os treinos e jogos?
Vou fazer a pergunta de outra forma, porque razão contratamos jogadores de outras proveniências com todos os custos associados, para o Basquetebol e temos resultados, e no Voleibol masculino não?
Já agora, quanto absorve em dinheiro o Basquetebol em relação ao Voleibol?
O Sporting deve apenas manter modalidades em que luta por títulos ou não?
Deve o Sporting ter modalidades baseadas na formação, sendo que em algumas até faria serviço público de permitir que meia dúzia de maluco/as pratiquem o seu desporto de eleição?
Deve o Sporting apostar em modalidades com número de praticantes e interesse residual?
Em termos de orçamentos de alta competição, para ganhar títulos internos, futsal e hóquei devem ser as mais caras, porque os portugueses são bons (logo, têm lugar lá fora), e porque estrangeiros que venham acrescentar são caros (há poucos).
Em Portugal. E no Sporting?
Qual é o número aceitável de praticantes para garantir a sobrevivência de uma modalidade?
Isto não tem haver com mais nada senão uma visão política.
Como acabou a canoagem chegará o dia em que as modalidades paralímpicas apresentarão “argumentos válidos” para a sua extinção. Esses que discutimos acima servem na perfeição para o efeito.
Muda o chip de discutir direcções para discutir Sporting e percebes as perguntas. Que são perguntas retóricas.
Tu é que queres ir para basquete (e feminino, por que não) e canoagem.
Talvez o Nuno Sousa possa também dar o seu inside.
Mas podes crer que é uma visão política. Ainda mais quando tens de decidir o espírito das modalidades. O Sporting tem modalidades em que apenas compete, e nunca ganha ou ganhará (a não ser que injecte massas bem acima do “mercado”). Para mim tudo bem, alguns acharão que jogar, só para ganhar.
Para mim não faz sentido ter remo e canoagem (e muito menos ténis e automóveis) ainda mais nos moldes que eram, e o Sporting há muito devia ter apostado naquelas tretas urbanas tipo escalada e skate. Mas já digo isto há muito, muito tempo. Mas que quero saber eu de ecletismo…
Rwgressamos em 2012/2013 ao basquetebol com captações de jovens e a criação de uma equipa sub-19 feminina que entretanto foi extinta.
Em 2013/2014 arrancamos em força com a aposta na formação com 4 escalões, mini-basket, sub-8, sub-10 e sub-12.
Em 2014/15 acrescentamos os escalões sub-14 masculinos e femininos.
Em 2015/2016, 2 novos escalões, sub-14M-B e sub-13 e organizou-se um Centro de Aperfeiçoamento Técnico com a participação de 72 jovens nascidos entre 2002 e 2005.
Em 2016/2017, 2 novos escalões, sub-16M e sub-16F.
Em 2017/2018, os escalões de sub-16 ganharam equipas B masculinas e femininas.
Com poucos anos de existência os sub-16 masculinos chegaram a Final Four do Campeonato de Lisboa no 2o, apesar de terminatem em 4o.
Em sub-14M vencemos o primeiro título desde 1995, a Taça Distrital.
Em 2018/2019, +sub-18M e sub-19F. Ao todo tínhamos( tenos?) 15 escalões de formação!
De 2019 para cá, Informações sobre a formação do basquetebol, nem na página oficial do Sporting nem em lado nenhum.
Ainda existirão?
Sobre as razões de não termos equipa sénior feminina no basquetebo só os responsáveis saberão?
Uma nota para Paulo Mendes, Jorge Patinho e Antonio Feu (saiu com a entrada de Varandas) foram (são?) os responsáveis desde 2012/2013 pelo Basquetebol de formação do Sporting.
E para mim faz todo o sentido investir na canoagem e modalidades olímpicas pois dão visibilidade ao Clube e ao País.
o benfica que se f**a. No basquete em particular estão a pagar os anos em que andaram todos contentes a jogar sozinhos.
No andebol e futsal a hegemonia está já aí à porta. Pelo menos prometem todos os anos, e há (incluindo cá) quem acredite.
Nona. Quarta no barracao de carnide. Espero que cheguemos ‘a décima no JR, pois isso servirá para A ) facilitar o nosso apuramento para os quartos de final da competicao. B) Eliminar RABOLHOS de um competicao europeia pela terceira vez, após os termos escorracado da Champions de Futsal em 18 ou 19 e na Euroliga de Hóquei no ano passado.
O Nuno Santos, R. Amorim, e J. Pereira daqui a muitos anos vão ser entrevistados e dizer o mesmo que o Rui Jorge disse: no Sporting os jogadores são tratados de forma diferente pelos árbitros.
Refiro estes jogadores porque vieram dos rivais, obviamente, e por isso são o melhor exemplo para explicar as diferenças de tratamento pelos árbitros.
A vida não lhe tem corrido bem. O promotor da sua candidatura caiu e está a contas com a Justiça e as derrotas que teve no castigo que pretendia dar ao Palhinha foram difíceis de digerir. Ficou amarga e vai descarregando a sua fúria..
A vida não lhe tem corrido bem. O promotor da sua candidatura caiu e está a contas com a Justiça e as derrotas que teve no castigo que pretendia dar ao Palhinha foram difíceis de digerir. Ficou amarga e vai descarregando a sua fúria..
Neste caso o treinador e o presidente do clube foram ingénuos, querem ser sérios, num meio de canalhas, ao admitirem que o Nuno Santos errou, abriram a porta a fazerem-lhe a cama.
Sr. Miguel, em relação á criação desse departamento para alertar os nossos jogadores para a diferenciação das arbitragens.
ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO.
Embora não seja normal, a existência de um departamento assim, mas em PORTUGAL e no SPORTING, impunha-se.
Os jogadores que estão no clube por vezes não têm a noção dessa diferenciação, quanto mais os que chegam.
Dar-lhes a noção como decorrem os campeonatos, e abstrairem-se dessas guerras durante o jogo, mesmo que aconteçam lances mal analisados.
Para que haja uma redução de castigos, sem nunca perder a capacidade de lutar.
Concordo.
20 Janeiro, 2022 at 9:33
Falta! 2 lances livres para o benfica e o amorim suspenso 15 dias.
20 Janeiro, 2022 at 9:37
Por acaso lembrei-me desse lance 🙂
Diga-se em abono da verdade, a verdadeira e não desportiva, que na NBA (e não só) seria falta técnica. Até o gesto de assinatura do Mutombo agora é proibido. Cenas do wok.
20 Janeiro, 2022 at 9:50
Eu não acho mal interações negativas com o publico serem punidas. Devem ser. Com amarelo as menos graves, as mais graves com vermelho…
A merda que é chata é que nunca são. O Almeida faz o que quer, o Pepe faz o que quer, toda a gente faz o que quer…e o Nuno Santos é o único a lixar-se…
20 Janeiro, 2022 at 10:00
Epá, é porque não se pode equipar de verde!
Devias saber as regras!
20 Janeiro, 2022 at 10:05
É fodido…
Eu tenho alguma compaixão adicional com os jogadores do Sporting por isso. Ser jogador do Sporting é fodido…um gajo não pode escorregar um bocadinho que é logo castigado. Há Sportinguistas que por não gostarem dos jogadores embirram com eles porque levam muitos amarelos e tal…mas foda-se! Um gajo não pode ter um bocadinho de “sangue na guelra” que é amarelos por todo o lado…vamos ter mesmo uma equipa de anjinhos?!
Gajos como o Acuna, Nuno Santos, etc…são perseguidos porque mostram um bocadinho os dentes. Já os Otávios, Pepes, Maxis, Enzos, etc…têm vida tranquila e podem morder à vontade que…não passa nada.
20 Janeiro, 2022 at 11:28
São as regras, pá! 🙂
Há anos que digo que é o Clube que tem de se preparar para isso. É sua obrigação.
Não vão mudar as regras, por muito que protestem, com facilidade e, na minha opinião, levará anos a ter um futebol limpo porque o futebol nunca será limpo enquanto o próprio país não o for!
E este é um país de chicos espertos, que passou a “viver da cunha sem vergonha” até que isso se transformou num “viver da corrupção sem vergonha”. Hoje rouba-se descaradamente, à vontade – longe vai o tempo do “à vontadinha”! – e aos M€… Já ninguém, ou muito poucos, se está para chatear por 50 ou 100 mil euros… E os poucos que se chateiam por isso é porque, infelizmente para eles, não chegam aos M€…
Mas, dizia eu, é obrigação do Clube alertar os jogadores para como o Clube é tratado em todas as modalidades e que o normal é jogar contra 2 equipas ao mesmo tempo. Por isso temos de ser sempre muito superiores a essas 2 equipas porque só assim não nos impedem de ganhar.
Para mim, e já disse isto aqui várias vezes, era bom o Clube ter um Departamento para compilar as arbitragens que existem em Portugal, nas diversas modalidades. Gente que se deve ao trabalho de ver os jogos e de compilar lances, catalogando-os quer por Clubes, quer por árbitros. 3 ou 4 pessoas capazes por cada modalidades relevante onde a arbitragem normalmente inclina os campos – Futebol, Futsal, Andebol, Hóquei, Basquetebol… – faziam esse trabalho semanalmente e o Clube depois podia lançar vídeos num canal criado para isso. Nem precisava de comentários muitas vezes, porque há muitos lances que os dispensam de tão óbvios que são.
Desmascarar esta gente, semana após semana, acabaria por ter algum efeito.
Outra cena que eu acho, já um bocado mais à frente, é ter acesso ao que se diz entre os árbitros. Basta ter um aparelho igual ao que usam para comunicar e estar na frequência que estão a usar para se ter acesso – obviamente indevido!
E depois, se houvesse trafulha, colocar essa merda na net… que há gente capaz de o fazer sem ser apanhada.
Qualquer pessoa isenta percebe a gritante diferença de tratamento que o Sporting tem em relação às nádegas. Só vir com palavreado para expor esta gente é muito pouco e tem quase um efeito nulo.
É preciso mais que isso. É preciso defender melhor o Clube.
20 Janeiro, 2022 at 12:00
Completamente de acordo.
20 Janeiro, 2022 at 12:15
A declaração do Varandas que agora os árbitros nos respeitam é trágica…
Eu não consigo perceber…a sério. É daquelas merdas que não pode correr bem. Nunca vai correr bem. Para que é que ele se arma ao pingarelho e se atira assim para baixo do autocarro…
O gajo do Sporting que se revê numa frase destas…não pode ver os jogos do Sporting. Não pode. Só se for ceguinho….
21 Janeiro, 2022 at 10:31
Pois… Eu também não percebo, sinceramente. Anos e anos disto, e agora o Varandas vem dizer uma merda destas? É convidar os gajos a continuarem a fazer o mesmo…
Enquanto tivermos presidentes que dizem coisas destas para “parecer bem” e para “não parecer arruaceiros” podemos esquecer os departamentos para compilar erros de arbitragem (com os quais eu concordo), porque para eles está tudo bem. Vamos ter o Miguel Braga a mandar umas bocas num programa da Sporting TV que ninguém vê, e é só isso…
Não é preciso ser arruaceiro, mas convém defender o clube daquilo que é óbvio para toda a gente.
20 Janeiro, 2022 at 12:01
Miguel subscrevo na integra. Tem que haver reacção a este estado de coisas e deixarmos de ser betinhos reverentes ao poder instalado.
Pode-se marcar a diferença por outro caminho que não o de ficar calado.
20 Janeiro, 2022 at 14:40
Há anos que sonho com esse departamento que o SCP poderia criar por meia duzia de tostões com alguns profissionais e que serviria para espalhar as dualidades de tratamento a uma audiencia extensa (nacional e internacional)
Factos e apenas factos
20 Janeiro, 2022 at 11:51
O Maxi é aquele caso típico de lampião que faz uma epoca inteira e é um exemplo no comportamento, mas assim que chega ao primeiro jogo do mundial é expulso com vermelho directo.
20 Janeiro, 2022 at 12:02
Para mim o mais gritante é veres os numero do Acuna e do Enzo Perez em Portugal e em Espanha…
É brutal. A diferença de amarelos e vermelhos de ambos entre cá e lá dizem tudo. E ainda tem o adicional de o Enzo com tanto amarelo e vermelho ainda se ter moderado mas já nem vou por aí…
20 Janeiro, 2022 at 15:13
Quem pode agradecer ao Maxi é o André Almeida. No ano em que é “lançado” pela velha da Reboleira, o benfica está na fase de grupos da Champions: 1º jogo Maxi amarelo; 2º jogo Maxi amarelo; 3º jogo entra André Almeida; 4º jogo Maxi amarelo; 5º jogo Maxi amarelo; 6º jogo Maxi amarelo. Benfica relegado para a Liga Europa. Maxi passa a jogar só nas competições nacionais (onde não levava amarelos) e o André Almeida faz os oitavos os quartos e as meias da Liga Europa sem amarelos. Final com o Chelsea, entra o Maxi … é expulso!
A expulsão do Mundial ficou histórica não popr ser no primeiro jogo mas por ser a mais rápida da História de Mundiais: 1 minuto e 15 segundos de jogo!!! (pudera, estava mal habituado … pensava que era a Liga tuga)
Sem espinhas!!
SL
20 Janeiro, 2022 at 17:17
O Maxi tinha muitos defeitos em termos de disciplina, mas daí a dizer que o rapaz foi expulso num jogo em que nem jogou…
20 Janeiro, 2022 at 17:22
🙂
20 Janeiro, 2022 at 23:43
Tem razão. A minha memória atraiçoou-me. O Maxi deixou de jogar na Liga Europa (foi o André Almeida nos 6 jogos dos 16 avos, dos oitavos e dos quartos); o mestre da táctica quando chegou às meias-finais pôs o Maxi nos 2 jogos (contra o Fenerbache) e foi por isso que não jogou a final (de novo, um amarelo em cada jogo).
Um abraço e SL
21 Janeiro, 2022 at 6:56
Expulsão mais rápida de sempre num Mundial?
20 Janeiro, 2022 at 19:32
Subscrevo Tiago e são muitas vezes os próprios Sportinguistas a crítica los.
20 Janeiro, 2022 at 10:12
o que é uma interacção negativa?
Eu acho que fazer uma dança depois de marcar um golo é falta de respeito, ou virar para os adeptos adversários, ou chamar-lhes f***d*p***, ou mandar calar o público. Ofendo-me com pouco, sou um wok sensível.
Vermelhos a quem fizer isso.
20 Janeiro, 2022 at 10:16
Dança não mas se a meio da dança fazes um pirete para a bancada é.
Não é muito difícil. Qual coisa que se faça para a bancada que seja negativa.
mandar calar, piretes, bocas, provocações…para a bancada…
não é assim tão complicado.
20 Janeiro, 2022 at 15:14
Fdx, faz parte.
Passas hora e meia a chamar nomes à mãe do jogador e a dizer que ele na verdade não quer ter relações com a esposa, e depois quando ele mete um golo não aceitas um manguito?
Olha que em certos sítios já há códigos de conduta para adeptos, e são convidados a sair…
Só por curiosidade, o que achas dos festejos do Pedro Gil quando marcava ao Benfica? Vermelho directo?
20 Janeiro, 2022 at 15:58
Amarelo. Sim. Por provação.
E acho que o Almeida devia ter levado amarelo, e acho que o N. Santos devia ter levado amarelo (eu até pensava que tinha levado por isso)…
Vermelho é insulto. Um manguito para o publico acho que é vermelho. Como é um manguito para outro jogador ou para o arbitro ou para o banco…provocação é amarelo…
Acho muito mais ridiculo o amarelo por tirarem a camisola…
20 Janeiro, 2022 at 20:22
o rosic a semana passada n joga na luz porque foi apanhado no intervalo do jogo com o vizela a fazer piretes para o publico que o estava a provocar.
e quem o “denunciou” n foi nem o arbitro nem os auxiliares nem o Var, tal como neste caso do N santos foi o delegado da liga e o responsavel da policia
No caso do rosic o gajo que o picou acabou identificado pelo sistema de cctv e a policia tb foi la ter com ele
20 Janeiro, 2022 at 20:24
o n santos leva amarelo por ter sido o causador da confusao( a regra diz que o jogador ou jogadores que provoquem os aglomerados são quem deve levar cartao, isto se ali pelo meio mais ninguem fizer algo grave) e o guzzo devia ter levado vermelho, mas acho que nem amarelo levou, quem levou foi outro gajo do vizela
20 Janeiro, 2022 at 10:13
Pensei o mesmo… Mas depende também de quem faz, o LeBron no outro dia fez os 2 no mesmo jogo e se não estou em erro não fizeram nada
https://www.youtube.com/watch?v=OG0Eu0sjrJc&ab_channel=MLGHighlights
20 Janeiro, 2022 at 9:47
E é oitava vitória consecutiva do Sporting nos dérbis de basquetebol.
Impressionante!!!
20 Janeiro, 2022 at 9:59
O Benfic@, esta época, em masculinos, leva 15 jogos contra os 2 rivais e tem 12 derrotas. Safa-os 2 vitórias no voleibol e uma no hóquei (gamado mas enfim!), todas sobre o Sporting.
Estão melhores em femininos mas mesmo assim é com base no Futsal e no hóquei.
E é este o clube que tem, de longe, mais dinheiro em Portugal. Isto só é mais uma prova de que mais importante do que gastar muito é gastar bem.
Provavelmente o que os vai salvar esta época é o FF, porque contrataram em força este mês, o voleibol masculino, o futsal feminino e o hóquei feminino, que dominam há anos. Em modalidades com algum dos rivais, não estou a ver ganharem mais nada.
20 Janeiro, 2022 at 10:22
Miguel, já ando há uns tempos para fazer essa comparação, mas gostava de ver essa comparação efetuada entre os 3, incluindo o tempo atual e o palmarés de títulos nacionais e internacionais.
O Porto é muito competitivo nas modalidades de pavilhão que tem (Hóquei, Andebol, Basquetebol) mas não tem Vólei nem Futsal.
O Steua tem todas e está muito forte no Vólei, de resto não vai ganhar nada.
Nós temos felizmente agora todas, e vivemos muitos anos sem pavilhão próprio o que tenho quase a certeza que nos retirou vários títulos, e estamos muito fortes no Futsal e no Basquetebol, vamos estar na luta no Hóquei e não temos quaisquer hipóteses no Vólei e Andebol.
20 Janeiro, 2022 at 10:29
E atenção ao vólei feminino…
20 Janeiro, 2022 at 10:24
Miguel, já ando há uns tempos para fazer essa comparação, mas gostava de ver essa comparação efetuada entre os 3, incluindo o tempo atual e o palmarés de títulos nacionais e internacionais.
O Porto é muito competitivo nas modalidades de pavilhão que tem (Hóquei, Andebol, Basquetebol) mas não tem Vólei nem Futsal.
O Steua tem todas e está muito forte no Vólei, de resto não vai ganhar nada.
Nós temos felizmente agora todas, e vivemos muitos anos sem pavilhão próprio o que tenho quase a certeza que nos retirou vários títulos, e estamos muito fortes no Futsal e no Basquetebol, vamos estar na luta no Hóquei e não temos quaisquer hipóteses no Vólei e Andebol.
20 Janeiro, 2022 at 10:54
Por alguma razão o Orelhas queria fazer um acordo com o Sporting para desinvestimento nas modalidades.
O Clube está endividado como nunca esteve mas continuamos competitivos.
Infelizmente as modalidades menos “populares” pagarão a fatura, mas teremos as que todo mundo gosta sempre a ganhar.
20 Janeiro, 2022 at 11:38
Por isso eu defendo que haja níveis claros de investimento nas modalidades, quer no Clube, quer na SAD.
Há que apostar bem nas modalidades que:
a) dão mais dinheiro – que é basicamente o futebol masculino
b) podem dar títulos internacionais com um investimento razoável – Futsal masculino e feminino, Hóquei masculino e feminino, Andebol masculino num 2º ou 3º nível, o Atletismo feminino, talvez o Judo também
c) nos darão visibilidade mundial se estivermos entre os melhores, como o FF
d) podem lutar por títulos internos – Voleibol feminino, Basquetebol masculino, Ténis de Mesa, etc…
e) o resto que terá de se auto sustentar.
20 Janeiro, 2022 at 12:08
Há aqui algo que não podemos esquecer que é a formação.
Nem todas as crianças gostam ou têm “jeito para a bola”, mas criam a sua ligação afectiva ao Clube ao praticarem as modalidades de que gostam, de Leão Rampante ao peito.
E isto de extinguir uma modalidade feminina e manter a masculina, ou vice-versa (caso do Voleibol) mediante o sucesso desportivo ou valor do orçamento, não é digno de um Clube com o nosso historial e sinal claro de incompetência.
Mas prevejo que iremos ter aquilo que o Miguel diz pois da menos trabalho e chatices.
20 Janeiro, 2022 at 12:21
Formação é outro assunto.
A formação das modalidades é praticamente auto-sustentada porque na grande maioria os atletas pagam mensalidade. Pode haver uma ou outra excepção mas o peso não é gigante.
Eu falei em termos de investimento nas equipas que competem nos campeonatos principais.
Por exemplo, o Voleibol, ao estar centrado no norte, complica muito as equipas do sul em termos de ter bons jogadores – que maioritariamente estão no norte.
Há custos acrescidos em ter esses jogadores porque implica dar-lhes casa e algum tara transportes.
Investir numa equipa feminina implica um determinado montante mas investir numa equipa masculina implica, sei lá, um valor muito superior – nem sei quantas vezes, mas o Adrien S. é capaz de ajudar nisso.
Quando tens um orçamento global limitado, tens de pensar nestas coisas. Teremos dinheiro para ter uma equipa competitiva de Voleibol masculina e outra feminina? Ou será melhor optar só por uma delas? E, optando por uma delas, qual?
Estas questões também se colocam no Andebol, por exemplo, ou no Basquetebol. Só temos equipas masculinas.
E aqui não questionas isso no teu comentário.
A verdade é que não só não há dinheiro para tudo no Sporting, como nem há dinheiro para investir top em todas as principais modalidades.
Por isso o Porto não tem as modalidades todas e foca-se só nas que pode ter. Isso afecta a quantidade de adeptos?
Não me parece.
20 Janeiro, 2022 at 12:35
O Voleibol está centrado no Norte, e o Basquetebol está centrado aonde? Vivem todos no mesmo apartamento e vão todos na mesma viatura para os treinos e jogos?
20 Janeiro, 2022 at 13:22
Onde está centrado o basquetebol?
20 Janeiro, 2022 at 13:45
12 equipas na 1ª Divisão de Basquetebol.
1 Madeira
1 Açores
1 Centro
1 Algarve
2 Lisboa
6 Norte
12 equipas na 1ª Divisão basquetebol feminina.
2 Madeira
1 Açores
4 Lisboa
5 Norte
14 equipas na 1ª Divisão de Voleibol feminina.
3 Lisboa
1 Açores
10 Norte
14 equipas na 1ª Divisão de Voleibol masculina.
2 Lisboa
2 Açores
1 Centro
9 Norte
Penso que dá para ter uma ideia…
20 Janeiro, 2022 at 14:18
Vou fazer a pergunta de outra forma, porque razão contratamos jogadores de outras proveniências com todos os custos associados, para o Basquetebol e temos resultados, e no Voleibol masculino não?
Já agora, quanto absorve em dinheiro o Basquetebol em relação ao Voleibol?
20 Janeiro, 2022 at 15:22
No voleibol o que não faltam são jogadores de outras proveniências.
20 Janeiro, 2022 at 12:38
O Sporting deve apenas manter modalidades em que luta por títulos ou não?
Deve o Sporting ter modalidades baseadas na formação, sendo que em algumas até faria serviço público de permitir que meia dúzia de maluco/as pratiquem o seu desporto de eleição?
Deve o Sporting apostar em modalidades com número de praticantes e interesse residual?
Em termos de orçamentos de alta competição, para ganhar títulos internos, futsal e hóquei devem ser as mais caras, porque os portugueses são bons (logo, têm lugar lá fora), e porque estrangeiros que venham acrescentar são caros (há poucos).
20 Janeiro, 2022 at 14:32
Quem fala em meia dúzia de malucos é o Nuno, não eu.
Depreendo que saiba mais.
Já agora, quais são actualmente estes “desportos de eleição” que meia dúzia praticam?
20 Janeiro, 2022 at 14:36
Certamente o Hóquei e o Futsal terão os maiores orçamentos.
Falamos de alguns dos melhores executantes do Mundo.
Mas o Basquetebol não deverá ter um orçamento menor.
20 Janeiro, 2022 at 15:18
Tantos… pólo aquático, hóquei em campo, baseball, saltos para a água, Badminton. Só para ir a olímpicos.
Ou há dezenas de milhares a praticá-los?
20 Janeiro, 2022 at 15:20
Futsal
Hoquei / andebol
Basquete
Volei
Podes apostar o do Sá
20 Janeiro, 2022 at 15:21
Em qyantas modalidades temos dezenas de milhares de praticantes?
E se foi possível mantê-las e ao mesmo tempo apresentar resultados financeiros positivos, porque não é possível agora?
20 Janeiro, 2022 at 15:29
Em Portugal? Bastantes. Incluindo femininas. Basta ir ao Pordata ver o número de federados.
20 Janeiro, 2022 at 15:39
Em Portugal. E no Sporting?
Qual é o número aceitável de praticantes para garantir a sobrevivência de uma modalidade?
Isto não tem haver com mais nada senão uma visão política.
Como acabou a canoagem chegará o dia em que as modalidades paralímpicas apresentarão “argumentos válidos” para a sua extinção. Esses que discutimos acima servem na perfeição para o efeito.
20 Janeiro, 2022 at 15:43
Muda o chip de discutir direcções para discutir Sporting e percebes as perguntas. Que são perguntas retóricas.
Tu é que queres ir para basquete (e feminino, por que não) e canoagem.
Talvez o Nuno Sousa possa também dar o seu inside.
20 Janeiro, 2022 at 15:47
Mas podes crer que é uma visão política. Ainda mais quando tens de decidir o espírito das modalidades. O Sporting tem modalidades em que apenas compete, e nunca ganha ou ganhará (a não ser que injecte massas bem acima do “mercado”). Para mim tudo bem, alguns acharão que jogar, só para ganhar.
Para mim não faz sentido ter remo e canoagem (e muito menos ténis e automóveis) ainda mais nos moldes que eram, e o Sporting há muito devia ter apostado naquelas tretas urbanas tipo escalada e skate. Mas já digo isto há muito, muito tempo. Mas que quero saber eu de ecletismo…
20 Janeiro, 2022 at 17:10
Eu dei um exemplo concreto, o voleibol.
Rwgressamos em 2012/2013 ao basquetebol com captações de jovens e a criação de uma equipa sub-19 feminina que entretanto foi extinta.
Em 2013/2014 arrancamos em força com a aposta na formação com 4 escalões, mini-basket, sub-8, sub-10 e sub-12.
Em 2014/15 acrescentamos os escalões sub-14 masculinos e femininos.
Em 2015/2016, 2 novos escalões, sub-14M-B e sub-13 e organizou-se um Centro de Aperfeiçoamento Técnico com a participação de 72 jovens nascidos entre 2002 e 2005.
Em 2016/2017, 2 novos escalões, sub-16M e sub-16F.
Em 2017/2018, os escalões de sub-16 ganharam equipas B masculinas e femininas.
Com poucos anos de existência os sub-16 masculinos chegaram a Final Four do Campeonato de Lisboa no 2o, apesar de terminatem em 4o.
Em sub-14M vencemos o primeiro título desde 1995, a Taça Distrital.
Em 2018/2019, +sub-18M e sub-19F. Ao todo tínhamos( tenos?) 15 escalões de formação!
De 2019 para cá, Informações sobre a formação do basquetebol, nem na página oficial do Sporting nem em lado nenhum.
Ainda existirão?
Sobre as razões de não termos equipa sénior feminina no basquetebo só os responsáveis saberão?
Uma nota para Paulo Mendes, Jorge Patinho e Antonio Feu (saiu com a entrada de Varandas) foram (são?) os responsáveis desde 2012/2013 pelo Basquetebol de formação do Sporting.
E para mim faz todo o sentido investir na canoagem e modalidades olímpicas pois dão visibilidade ao Clube e ao País.
20 Janeiro, 2022 at 18:35
O Sporting teve equipa feminina senior.
A formação de basquete, M e F, existe, jogam e competem. O site não vale um p**o, não é de hoje.
20 Janeiro, 2022 at 11:12
o benfica que se f**a. No basquete em particular estão a pagar os anos em que andaram todos contentes a jogar sozinhos.
No andebol e futsal a hegemonia está já aí à porta. Pelo menos prometem todos os anos, e há (incluindo cá) quem acredite.
20 Janeiro, 2022 at 22:17
Nona. Quarta no barracao de carnide. Espero que cheguemos ‘a décima no JR, pois isso servirá para A ) facilitar o nosso apuramento para os quartos de final da competicao. B) Eliminar RABOLHOS de um competicao europeia pela terceira vez, após os termos escorracado da Champions de Futsal em 18 ou 19 e na Euroliga de Hóquei no ano passado.
20 Janeiro, 2022 at 10:21
O Nuno Santos, R. Amorim, e J. Pereira daqui a muitos anos vão ser entrevistados e dizer o mesmo que o Rui Jorge disse: no Sporting os jogadores são tratados de forma diferente pelos árbitros.
Refiro estes jogadores porque vieram dos rivais, obviamente, e por isso são o melhor exemplo para explicar as diferenças de tratamento pelos árbitros.
20 Janeiro, 2022 at 11:56
Para mim a Sr.ª do Conselho de Disciplina da FPF, tem horror aos ” tintins”. Percebe-se.
20 Janeiro, 2022 at 12:13
A vida não lhe tem corrido bem. O promotor da sua candidatura caiu e está a contas com a Justiça e as derrotas que teve no castigo que pretendia dar ao Palhinha foram difíceis de digerir. Ficou amarga e vai descarregando a sua fúria..
20 Janeiro, 2022 at 12:13
A vida não lhe tem corrido bem. O promotor da sua candidatura caiu e está a contas com a Justiça e as derrotas que teve no castigo que pretendia dar ao Palhinha foram difíceis de digerir. Ficou amarga e vai descarregando a sua fúria..
20 Janeiro, 2022 at 12:32
Já vi pessoas serem despedidas por, palavra de colegas, passarem o tempo a coçá-los. Um jogo de suspensão é curto.
20 Janeiro, 2022 at 13:23
Sporting-Sp. Braga
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Rui Teixeira e Ricardo Santos
4.º árbitro: David Silva
VAR: João Pinheiro
AVAR: Tiago Costa
É lançar já um comunicado a rasgar e arrasar, eles até tremem, quais alemães perante o Nuno Santos.
O Pedro, não o coça-tomates.
20 Janeiro, 2022 at 13:51
para a próxima o Nuno que faça como canta o Fausto
20 Janeiro, 2022 at 16:31
https://www.youtube.com/watch?v=99NUhGby0H8
20 Janeiro, 2022 at 16:33
Neste caso o treinador e o presidente do clube foram ingénuos, querem ser sérios, num meio de canalhas, ao admitirem que o Nuno Santos errou, abriram a porta a fazerem-lhe a cama.
20 Janeiro, 2022 at 22:43
Sr. Miguel, em relação á criação desse departamento para alertar os nossos jogadores para a diferenciação das arbitragens.
ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO.
Embora não seja normal, a existência de um departamento assim, mas em PORTUGAL e no SPORTING, impunha-se.
Os jogadores que estão no clube por vezes não têm a noção dessa diferenciação, quanto mais os que chegam.
Dar-lhes a noção como decorrem os campeonatos, e abstrairem-se dessas guerras durante o jogo, mesmo que aconteçam lances mal analisados.
Para que haja uma redução de castigos, sem nunca perder a capacidade de lutar.
Concordo.