Derrota muito difícil de digerir, frente a um Braga que veio a Alvalade para jogar no 0-0 e acabou a aproveitar os erros do Sporting para somar três pontos.
Confesso-vos que ainda estou incrédulo perante a derrota de ontem. Frente a um Braga que chegou a ser patético na sua vontade de defender o 0-0 e queimar tempo desde o primeiro pontapé de baliza, conseguimos ser nós a deixá-los entrar na discussão da partida, conseguimos ser nós a dar-lhe ânimo, conseguimos ser nós a oferecer-lhes a vitória. Inacreditável.
A primeira parte teve muito pouco futebol. 11 gajos apostados em defender, alto quando o Sporting tinha um pontapé de baliza, pouco à frente do meio círculo central no resto do tempo, contra 11 gajos à procura de espaços para furar. Houve um remate de Potter de fora da área e pouco mais, até Matheus Nunes, já o relógio espreitava os vinte e cinco minutos, ter tempo e espaço para, com classe, ver a desmarcação de Peter Potter. O golo que se segue é de um requinte técnico que merece ser visto em loop, da recepção fenomenal ao remate pronto com o pé contrário, num momento precioso que, sem VAR, teria sido anulado por um bandeirinha que voltou aos anos 90 para conseguir ver um fora de jogo quando o jogador do Sporting estava mais de metro e meio legal.
Nem atrás no marcador o Braga mudou a sua forma de estar e o único momento de sobressalto na área leonina veio da primeira grande desconcentração defensiva, resolvida por Adán com nervos de aço e uma finta que deixou o avançado arsenalista por terra, para sorriso aliviado das bancadas. Do outro lado, a cinco minutos do intervalo, Paulinho ganhou nas alturas, Sarabia arrancou e serviu uma colher de mel que deixou Potter na cara de um redes a sair-se à maluca, mas o chapéu saiu ao lado para desespero de todos os que viam o 2-0 desviar-se calmamente das redes.
Ao intervalo, o Braga trocou Vitinha por Ruiz e ganhou mais consistência ofensiva, nomeadamente na capacidade de segurar a bola, mas acabaria por ser num lance de merda que surgiria o empate, através de um penalti confirmado pelo VAR. Estranhamente, com 40 minutos para ir em busca da vitória, o Sporting parece ter-se desorientado completamente com esse golo, quase sofrendo o segundo, num remate cruzado que passou pouco ao lado, por deixar o adversário jogar à vontade entre linhas.
O desassossego desses dez minutos foi sacudido quando Potter (sempre ele), correu meio campo e tentou mais um golaço de pé esquerdo, agora em arco. O redes defendeu e, no minuto seguinte, ficou a ver o cruzamento milimétrico de Reis encontrar a cabeça de Paulinho para um remate que bateu no poste. O mesmo Paulinho perderia uma enormidade de tempo quando se apanhou com possibilidade de rematar, já dentro da área, antes de Ruben Amorim entrar no rol de disparates que terminaram com a derrota.
Feddal saiu, passando Matheus Reis para central à esquerda, medida acertada até porque muita falta fez o jogo interior que o brasileiro dá nas saídas de bola, ele que até parece bem mais confortável a jogar por dentro do que colado à linha. A opção recaiu em Tabata que, ao longo destes meses de Sporting, já mostrou pouco ou nada acrescentar junto à linha e que, ontem, tirando um remate cruzado, foi isso mesmo: um corpo presente. E esta opção causa ainda mais confusão quando, no banco, estava Vinagre, o lateral mais ofensivo e mais capaz de jogar no 1×1 pela ala canhota. Está sem ritmo? Então o que dizer de Jovane, directamente de meses de inactividade para ser opção a Sarabia, quando Tiago Tomás ficava a aquecer e recebia o carimbo de que, até final do mês, será com toda a certeza emprestado. Junte-se-lhe o facto de Daniel Bragança, depois do jogo que fez em Vizela, ficar a ver jogar uma equipa que perdia completamente a cabeça e assumia o futebol directo para Coates como única opção de correr atrás dos três pontos. Junte-se-lhe o facto de Gonçalo Esteves, infinitamente superior a Esgaio no que toca a dar dimensão ofensiva à equipa, também ter ficado a fazer companhia a TT e Daniel. Junte-se-lhe o facto de Potter, aos 91, ficar na cara do redes e em vez de fazer um daqueles passes rasteirinhos para junto do primeiro poste, ter pensado em fazer sei lá o quê com mira ao redes. Junte-se-lhe o facto de Esgaio e Gonçalo Inácio terem uma paragem cerebral em conjunto e daí resultar o 1-2, aos 97′. E de Paulinho, um poço de trabalho e de boas opções para a equipa, é verdade, voltar a falhar a baliza no último suspiro do jogo e voltar a fazer-nos questionar o porquê de ser um intocável (sem que se contrate alguém que coloque em causa esse estatuto).
Foi assim, de erro em erro, que o Sporting perdeu em casa e corre o risco de ver o fcp aumentar a vantagem para 6 pontos, deixando o Sporting de depender apenas de si mesmo para poder reconquistar o título. Foi assim, de erro em erro, que o Sporting deixou o benfica ficar a apenas três pontos, na luta pelo segundo lugar e acesso directo à Champions.
Faith!: Don’t you let your love turn to hate
Now we’ve gotta keep the faith
Bon Jovi – Keep The Faith (Official Music Video) – YouTube
23 Janeiro, 2022 at 11:08
E é isto tudo.
Keep the Faith.
SL,
23 Janeiro, 2022 at 11:12
Não consigo dizer nada, estou com muita azia 🙁
23 Janeiro, 2022 at 11:19
Continuou sem perceber esta opção de deixar o D. Bragança de fora quando a nossa maior dificuldade é a saída da bola na construção de jogo e criação de linhas de passe. Não dá para entender!
Depois, é muito bonito o apoio ao Paulinho mas em momentos como estes em que necessitamos de um matador……penso que o Amorim deve refletir muito bem, pois possivelmente perdemos o campeonato ontem e a continuar assim nem o 2º lugar.
23 Janeiro, 2022 at 11:19
Concordo com a análise, para mim faltou ser mais incisiva (muito mais…) com os nossos centrais ontem. E nao foi só ontem…
É trabalhar trabalhar trabalhar.
Spoooooooooooorting!
23 Janeiro, 2022 at 12:27
Se o problema fosse só os centrais foda-se…quando tínhamos o trio mathieu, coates, doumbia o problema era os centrais também. Look at the fucking bigger picture.
23 Janeiro, 2022 at 12:39
Por olhar e por ver como a equipa está organizada, como é o nosso modelo de jogo e de onde temos tido as falhas mais absurdas é que falo nos centrais.
Se não sofres golos estás sempre mais perto de ganhar jogos e temos tido erros… primários, at the least.
23 Janeiro, 2022 at 13:19
Não é por acaso que os jogadores mais completos são médios; tanto têm de defender, como atacar bem.
O problema neste momento é que com esta táctica, os médios têm de estar em grande forma, no limite das suas capacidades. Não estão. Como tal, o “buraco” que há na defesa existe… por culpa deles.
Ou mudamos de táctica (Bragança a titular com os outros dois, por exemplo) ou pomos em campo os dois médios em melhor forma (ugarte e Bragança).
As ditas falhas absurdas da defesa advém do passador que tem sido o meio-campo (facilmente dominado por eles terem mais gajos do que nós lá).
23 Janeiro, 2022 at 13:46
É isso que no fundo estou a dizer. Palhinha não varre como varria pré-lesão, não pressiona como faxia, Ugarte está melhor, Matheus esteve bem na 1a parte, grande passe para o golo mas quando desapareceu o importante era manter a posse e critério e aí o Bragança tinha de entrar…equipa ficou sem meio campo e perdemos o controlo do jogo aí, criando enormes espaço para o Braga e sem linhas para os centrais, estando eles sob uma pressão frequente dos avançados do Braga quase em cima da baliza, o que provocou os erros. O jogo foi perdido no meio campo e não na defesa. RA não leu o jogo e não agiu em conformidade, viu a equipa dar charutos, a jogar no desespero, a perder todas as bolas, sem capacidade para construir e todos cada um por si, a jogarem sozinho como nunca vi com RA e o que ele fez foi meter o Jovane na frente quando a equipq estava cortada ao meio. Que tenha humildade e reconheça que errou.
23 Janeiro, 2022 at 15:54
Nem mais.
Tenta explicar isso ao outro…
23 Janeiro, 2022 at 14:03
As falhas absurdas da defesa são erros primários como passar sem olhar, muitas vezes em situações em que nem estão pressionados.
Concentração.
23 Janeiro, 2022 at 15:57
Se fosses video-analista, estavas despedido há já muito tempo.
Ou então fazias parte do famoso scouting do iraniano, só pode.
23 Janeiro, 2022 at 16:10
Nao sou nem quero ser.
faltas de concentracao primarias na defesa – varias – e nao sao de ontem.
repito: primarias.
23 Janeiro, 2022 at 16:27
Enfim…
Como explicar a um burro que ele é burro?
Que desperdício de tempo, tentar-te explicar uma coisa básica como esta.
Ao menos um gajo vai aprendendo a quem responder / dialogar / conversar.
Porque de futebol percebes 0.
Obrigado.
23 Janeiro, 2022 at 17:24
Ahahahaha nem vale a pena com esse coitado 🙂
Concordo com o que escreveste, os centrais são o mesmo mas estão muito mais desprotegidos e expostos ao erro.
Nos últimos jogos deixamos de ser aquela equipa compacta que deixava muito pouco espaço e tempo para jogar entre linhas e jogadores adversários no 1 para 1 com o sector recuado.
E sim, muito se deve a Palhinha não estar nem perto da sua forma.
Ontem Ugarte podia e devia ter sido titular, tem vindo em crescendo e está no ponto.
23 Janeiro, 2022 at 17:29
‘e ires para a frente do espelho e explicares. facil.
e pela companhia do “el touro” estas apresentado…
nas tabuas boi, marra nas tabuas!
23 Janeiro, 2022 at 16:25
A equipa esteve partida toda a 2a parte, meio campo inexistente,dando quase sempre a bola ao adversario, o ataque nunca combinou, era só charutos para a área… isso é da responsabilidade do Coates / Inácio? Basta olhar para o 2o golo. Remate de fora da area sem nenhum médio a pressionar, ninguém voltou, solidariedade e pressão zero. Estiveram todos mal mas reduzir isso a Coates / Inácio quando é factual a queda defensiva fos ultimos 4/5 jogos, i.e, desde o regresso de Palhinha que claramente não está em grande forma é redutor… Era sabido que o ponto de equilibrio desta equipa era a pressao defensiva em que Palhinha era o factor desequiibrador. Palhinha não está lá, é um passador esta equipa, desde o meio campo e isso nada tem a ver com centrais. Que estando sozinhos e mais pressionados, sem cobertura do meio campo, vao logicamente tender a cometer mais erros. É uma equipa que não está a demonstrar o mesmo nível de solidariedade ou de capacidade física de outros tempos, nem alegria e união. Em campo pelo menos.
23 Janeiro, 2022 at 16:27
Perdes o teu latim… mas bem tentado.
Tens toda a razão.
23 Janeiro, 2022 at 16:30
meu, se queres entrar em provocacoes, retira-te da conversa, nao estas a acrescentar nada.
23 Janeiro, 2022 at 16:59
Meu, se queres acrescentar alguma coisa, retira-te da conversa.
Já houve vários (além de mim próprio) a tentar explicar porque é que há buracos na defesa. Não queres ouvir. Que mais há a dizer?
23 Janeiro, 2022 at 17:17
meu, nem sequer percebes a diferenca entre erros individuais nao forcados e erros de pressao da equipa… nao vale a pena.
23 Janeiro, 2022 at 16:30
Bem, se nao es capaz de ver o erro primario, que “parte” a equipa toda, que origina o segundo golo… e outros iguais que, miraculosamente, nao deram golo… I rest my case.
A equipa esta’ a descer de forma, e’ obvio, mas nao ver os erros GROSSEIROS individuais, e repetidos…
23 Janeiro, 2022 at 17:09
Pergunta-te então porque é que erros individuais grosseiros como dizes estão a acontecer com tanta frequência ultimamente, especificamente com os centrais, jogadores que têem sido tão regulares. Sobretudo que isso coincide comno desaparecimento de im meio campo que engolia literalmente os adversarios pela pressão e posse?
23 Janeiro, 2022 at 17:16
Pergunto e nao discordo de que o nosso meio campo (e nao e o meio campo, e’ o trio da frente que comecava a fazer pressao e tem feito menos, muito menos) esta’ a deixar passar mais – mas erros grosseiros individuais sao sempre erros grosseiros INDIVIDUAIS.
Ninguem esta’a dizer que a defesa nao esta’ mais exposta, que esta’ a levar com mais ataques, que estaoa ser emnos “filtrados”; estou a dizer que tem havido BASTANTES erros de concentracao, muitas vezes de jogadores sozinhos, sem sequer estarem a ser pressionados.
E’ que claramente estamos a falar de coisas distintas…
23 Janeiro, 2022 at 16:32
Não estás errado.
Mas no 2º lance, o Inácio tem que colocar a bola fora e ai equipa volta a organizar-se para ganhar a bola ao adversário.
O Inácio ali pensou mais com o coração, equipa empatada, tempo a terminar…
Mas o inteligente e correto a fazer nessas situações é colocar a bola fora, até porque ele mesmo com o chutão sendo bem feito, a equipa estava descompensada na mesma.
O Sporting de RA, vale muito pelo processo defensivo da equipa, que começa a pressionar pelos os 3 da frente (ontem isso não aconteceu na 2º parte e nos últimos jogos tem faltado mais isso) sobretudo Paulinho e Sarabia, ora começando mal o trabalho ai, já o resto vai depender da individualidade Palhinha e dos centrais por exemplo e isso ontem não aconteceu.
23 Janeiro, 2022 at 16:59
Certo mas cedo ou tarde com centrais de topo ou nao, gr de topo ou nao, sem equipa pressionante e meio campo a funcionar, com e sem bola dá po torto. É uma equipa que tem ordens para jogar no pé desde o gr…qd meio campo nao ajuda vao ficar sob brasas e qts vezes em brasas mais o erro individual vai estar à espreita.e isto é relativamente à posse. Sem a bola Palhinha nao esta o seu nivel e nc vi o scp de RA jogar c os seus jogadores tao longe uns dos outros. Lembrem se do nivel defensivo do Andre Cruz enqt havia a dupla Vidigal / Duscher e na época seguinte com Paulo Bento e Hugo… um central de top como André Cruz passou a ser velho, lento, uma merda… A defesa não joga sozinha.
23 Janeiro, 2022 at 11:24
Excelente crónica colocando o ponto de mira onde ele deve estar: no treinador.
E. Amorim cometeu uma série de disparates, começando logo pela despromoção de D. Bragança. Inacreditável.
Aliás, TODOS os jovens, neste jogo, deixaram de ser opção e vejam o que aconteceu…
R. Amorim numa tentativa de desviar o foco falou insistentemente do penalty e, se isso for só para atirar areia para os olhos dos Sportinguistas ainda menos mal. Problema maior será se ele pensa mesmo isso, quer dizer que não vai perceber o que correu mal, conforme o cherba tão bem explica no texto e que eu acrescento a casmurrice (tipo JJ) de jogarem sempre os mesmos até rebentarem deixando mais de metade do plantel sem ritmo.
Espero que se tenha aprendido a lição, mas estou muito pouco convencido disso.
Por fim, inacreditável como alguns calimeros sem amor próprio consideram que estamos a fazer uma boa época quando, por exemplo, os rabolhos consideram que estão a fazer uma má, e “só estão tecnicamente empatados connosco”.
De seguida vêm os floquinhos da Tasca com o mimi do árbitro e cenas.
Burros que dói.
23 Janeiro, 2022 at 11:24
o Braga usou a mesma receita que o Sta Clara havia usado.
Assustadora a incapacidade para ajustar o nosso jogo às circusntâncias, à pressão do Braga a jogar com linhas juntas e agressivas inibindo a capacidade de transportar bola pelo meio campo.
Está-nos a faltar a estrelinha, mas também me parece que o banco pouco traz de novo perante estas dificuldades que Braga e Sta Clara nos trouxeram.
Bom jogo daquele lateral direito do Braga.
O Hugo Miguel na primeira parte, fez uma arbitrgaem medíocre. Na segunda melhorou, mas passou-nos o mau olhado.
dia fodido… primeiro o Sporting depois os Packers, enfim…
23 Janeiro, 2022 at 11:37
parece-me que a equipa entrou na segunda parte muito mole, com o conforto da vantagem e com o empate intranquilizou-se, sem que aas opções do Amorim tenham ajudado (embora, diga-se tenhamos tido oportunidades para chegar à vantagem).
Notas soltas:
-posso ser em certa medida injusto, mas ainda não percebi o que Tabata faz no Sporting…
-ter metido o Esteves e passado o Esgaio para a esquerda podia ter sido uma solução, bem como trocar o Palhinha/M Nunes pelo Ugarte/Bragança (se bem que recordemo-nos que o Bragança contra o Sta Clara – jogo com as mesmas características- não acrescentou nada.
-não vou bater no Jovane, ele pode ser importanto no resto da época, mas precisa de ganhar ritmo e confiança e este, sinceramente, não era o jogo para isso.
– no ano passado, por diversas vezes vimos o M Nunes a fazer a direita, com uma garra e mestria assinaláveis (este ano não me lembro de o Amorim ter feito essa opção…). Será que um 4-3-3 (como plano B) com o miolo com um tridente Bragança-Palhinha-M Nunes é muito descabido?
23 Janeiro, 2022 at 11:54
Lembrar que o Bragança contra o Santa Clara jogou 6min, difícil impactar o jogo quando entras aos 85min e levas um dos vermelhos mais absurdos do campeonato. Ontem já estávamos a necessitar do Bragança aos 60min e ai tem muito mais tempo para entrar no ritmo do jogo e influenciar com o que sabe.
23 Janeiro, 2022 at 12:43
Provavelmente pior não teria feito, mas tb é sabido que o Bragança tem dificuldades em acrescentar quando muito pressionado e perante intimidação física.
23 Janeiro, 2022 at 14:06
Ele ia acrescentar porque é o único que tem calma e qualidade para termos bola no pé. O nosso problema a certa altura é que deixámos o jogo partir, e deixámos de ter aquela confiança quando temos a bola. Era preciso ter cabeça e bola que são as coisas que o Bragança dá, optou-se por manter o “musculo” sem acrescentar o critério.
Foi um dos vários erros do Amorim ontem na minha opinião.
23 Janeiro, 2022 at 11:58
“posso ser em certa medida injusto, mas ainda não percebi o que Tabata faz no Sporting…”
Não estás. Eu também ainda não percebi isso. O gajo tem uns bons pés mas zero atitude
24 Janeiro, 2022 at 15:51
bons pés? Nao faz um lance de 1×1.. nao cruza.. nao assiste…
Safa-se.. pela atitude! Mas é apenas a minha visao. SL
23 Janeiro, 2022 at 11:26
Bons velhos tempos em que se marcava de bola parada…
23 Janeiro, 2022 at 11:26
Eu digo foda-se e fico por aqui.
23 Janeiro, 2022 at 11:29
Acresce algo
2⁰ jogo em que se perde a vantagem e perdemos.
23 Janeiro, 2022 at 11:26
Mais uma noite tão mal dormida,foda se.
Foi daqueles jogos que tínhamos tudo para ganhar,um empate já era mau,a derrota então,matou nos…fds.
Tivemos erros defensivos que não é normal mas mesmo com esses erros,se tivéssemos marcados as oportunidades de golo escandalosas,ganhavamos o jogo,o Pote falha 2 que não se pode falhar…O nosso ponta de lança que segundo os entendidos não é o botão de mais avançado da equipa falhou um golo cantado…assim fica difícil.
Concordo que o Bragança na 2 parte devia ter entrado para o lugar do palhinha para termos critério na saída e não tudo no jogo direto…
Outra que me irrita é a constante saída de bola dos nossos centrais,lenta lenta lenta…..
23 Janeiro, 2022 at 11:26
Ao contrário do que aconteceu nos Açores, ontem não vi falta de vontade na equipa, até porque a primeira parte foi demonstrativa da nossa superioridade. O que faltou ontem, é o que tem faltado há muito tempo mas não tem corrido mal. É sintomático da falta de soluções para uma ou outra posição e, falta de qualidade noutras.
A tática funciona. Aliás, funciona tão bem que com várias abordagens diferentes dos vários adversários, temos conseguido ganhar, mesmo com algumas limitações individuais. O que nos tem valido sobretudo é que a maioria dos adversários tem menos qualidade individual. Esta forma de jogar pede equilíbrios e quando um ou outro jogador não está bem, a coisa não funciona. Este ano, modo geral:
– O Coates está menos consistente depois de um ano inteiro em alto nível.
– O Inácio está com excesso de confiança.
– O Feddal e o Neto defendem, mas a sair a jogar, como pede o nosso jogo, não dá.
– O Palhinha voltou de lesão e não tem sido o mesmo, tendo encostado o seu substituto (Ugarte) que estava a ser dos melhores da equipa.
– O Esgaio é muito curto. Dá para alguns gastos, mas longe de dar à equipa o que dá Porro. É pouco para a qualidade que se pede para esta tática.
– Na esquerda, apesar de Matheus Reis estar muito bem e Nuno Santos ser muito produtivo no ataque, nenhum no plantel é o Nuno Mendes, que era um tanque, que limpava tudo na defesa e ainda atacava bem.
– O Pote tem tido menos acerto este ano. Sendo médio é o nosso melhor avançado.
– O Paulinho continua a ter mais baixos que altos. E não tem substituto! Não tem substituto! Relembro, não tem substituto!
Na baliza não temos razões de queixa. Na defesa, quando se quer sair a jogar, tem de se ter malta com essa capacidade, senão é o que se vê em largos minutos do jogo, passe para um lado e para o outro e não se sai dali. Ainda ontem fiquei com aquela sensação de perderem tempo que depois poderiam necessitar mais adiante, o que se confirmou!!
A pressão da equipa parece mal feita. Vão dois ou 3 doidos na correria a pressionar os oponentes mas depois, há um ou dois (principalmente os alas) que não fazem a sua parte e lá se foi a primeira linha de pressão. A defesa não sobe para pressionar porque são lentos e têm medo das bolas nas costas e depois criam desequilíbrios no meio campo. Se puderem, vejam como pressiona o City com a equipa toda. Prestem atenção a todos os jogadores, sem ser o que pressiona a bola e vejam os movimentos…
No final do jogo, lá vai o bombeiro Coates outra vez para “Ponta de Lança”, como se de uma final se tratasse. E bolas para a área?? Poucas. Quase que me arrancava os cabelos a ver os alas a engonhar quando a solução Coates é para aquela fase do mete bolas lá para cima e fé no calmeirão. Além disso, Coates na frente desequilibra a nossa defesa e isso viu-se ontem. Em vez de estarmos hoje a falar de um empate, estamos a discutir a primeira derrota em casa nos últimos na Era Amorim!
Se der para vender o Jovane por 20 mendilhões, epá faz favor. Sei que veio de lesão, mas se o músculo pode rasgar, a vontade e a raça nunca!
E sobre o Edwards, percebo a lógica, pois para o ano não há Sarabia, ou haverá mas do outro lado da 2 circular. Preferia investir no Geny Catamo como ala e meter o guito em avançados! Pontas de lança.
23 Janeiro, 2022 at 11:34
Companheiros! Calma. Ainda falta muito e vamos ter confiança nesta equipa. Até ao fim.
23 Janeiro, 2022 at 11:36
Mas não é só o Bragança.
Até o miudo Esteves sempre que entrou ou jogou fez muito mais do que o tabata.
Do Jovane nem vale a pena falar, incompreensível num jogo destes.
Se aquele penalti é marcado a um dos rivais no dia e no dia seguinte o chão até treme.
Fé não mas esperança pois basta ganhar ao foicompts e fica ao alcance.
O problema é fazer com que os erros do santa clara e de ontem não voltem a acontecer.
23 Janeiro, 2022 at 11:42
Mas eu acho que a questão nem são os que entraram ou que já lá estavam. A merda da troca insistente da bola perto na nossa área quando há pressão adversária dá asneira em algum momento e o braga foi à procura disso e por mais do que 2 xs aconteceu. Os falhanços defensivos e ofensivos a que assistimos hipotecam tudo, é o que define a qualidade, não há tatica que resiste, nem nervos que aguentem.
23 Janeiro, 2022 at 11:54
Tudo junto são muitos minutos de jogo jogados perto da nossa área e sempre no risco.
Esta mentalidade aperta o nervo sim Sr. .
Lembro assim de repente 3 jogadores do Sporting a trocarem a bola junto a linha no meio campo sem pressão e foi um passa para ti e agora para ali sem querer avançar num raio de para ai uns 4 metros.
Jogo não é treino raios.
23 Janeiro, 2022 at 11:39
O árbitro é que decidiu o jogo. Inverteu um jogo que podia ser tranquilo pois os gajos teriam que vir para a frente.
E ficamos calados perante mais 1 escândalo?
23 Janeiro, 2022 at 11:40
Tenho esperança (confiança ainda não, porque não vi mudança) que RA tenha finalmente percebido que:
Tem de ter um 5-3-2 como segunda opção táctica, já as equipas perceberam que é marcando os dois médios centro e ao mesmo tempo fechando espaço aos centrais que se desmonta facilmente esta táctica;
Que paulinho tem de ter apoio muito mais perto (lá está, 5-3-2…) para lhe tirar pressão ao facto de não ser um goleador (e mesmo construtor é sofrível…), ao mesmo tempo que abre caminho ao 2 avançado (não sei se tt ou se outro, mas alguém!);
Que o plantel continua desiquilibrado, seja por termos jogadores fraquinhos a titular (feddal, paulinho), segundas opções duvidosas quando temos 3 opções melhores (esgaio vs esteves, por exemplo) ou em baixo de forma evidente (Inácio, palhinha, matheus nunes) que têm de ir para o banco – tem é de pôr quem está em forma, se tem opções viáveis (ugarte, Bragança, esteves já deviam ser titulares há algum tempo atrás).
No geral, estamos melhor do que devíamos, mas estamos aquém do que podemos.
Tendo em conta isso e a vergonha que tem sido as arbitragens este ano (no ano passado também, mas já não foram a tempo de nos parar), bicampeonato possivelmente daqui a uns anos, não é desta ainda.
23 Janeiro, 2022 at 11:42
E se não querem apertar com os apitos fora do campo há outras formas.
Ontem depois daquele escândalo de penalti era começar a cair como tordos em todo o lado.
Apertar o gajo lá dentro.
23 Janeiro, 2022 at 11:46
TT, Bragança e Esteves ficaram a ver o jogo do banco, enquanto Carvalhal (ou o seu adjunto) ía buscar a sua formação a solução para ganhar em Alvalade.
Rúben Amorim acreditou que Jovane iria tirar o “coelho da cartola” como já o fez em algumas ocasiões, mas tanto ele como Palhinha precisam de ritmo de jogo.
Paulinho a fazer o que melhor sabe. Deve ser o avançado mais regular do Mundo. O ketchup só funciona com CR7…
Ainda há muito campeonato. Temos de voltar a cerrar os dentes e deixar os tiques de vedetas que alguns jogadores começaram a revelar esta época.
23 Janeiro, 2022 at 11:46
A jogar assim, jamais ganharemos no Ladrão. A fazer lembrar a época 17/18 em que chegamos a janeiro bem e a partir daí começa a desmoronar e acaba no jogo do Ladrão.. Não é só a falta de atitude, ou concentração, ou os erros individuais que nos fizeram perder dois jogos. Esta equipa joga mal, muito mal, desde o jogo com o benfica, é só balões para a frente e seja o que deus quiser, constantemente a jogar aos cruzamentos quando temos o esgaio e depois o Tabata (minha nossa, que jogador tão inútil nas alas) a laterais e o Paulinho a ponta de lança.
23 Janeiro, 2022 at 11:50
Largar já o absurdo, e neste capítulo duas notas: Varandas falou, perdemos duas vezes; Sporar e Amorim têm menos derrotas que Sporar e Paulinho.
Ontem mais uma vez ficou provado que é a defesa que nos tem carregado até aqui e que nos tem mantido na luta. Se não defendemos bem não ganhamos simplesmente porque somos incapazes de aproveitar as oportunidades de que dispomos. Ontem perdemos porque fomos incapazes de retirar o Braga do jogo, e como se retira uma equipa do jogo? Marcando o 2-0, e o 3-0, e por aí adiante. E o Sporting é incapaz de fazer isso, não só porque não tem um matador, como também tira muitas vezes o pé do acelerador, dependendo sempre de que a defesa não cometa erros. O Inácio ontem esteve em dia não, mas tivemos 2 oportunidades claras para matar o jogo e não o fizemos. O Amorim também mexeu muito mal a meu ver.
Isto a meu ver é o nosso maior desafio, marcar mais, porque a defesa vai atinar como já atinou antes, mas o ataque vai ser o que foi até agora, vamos ganhar jogos por 1 ou 2-0 que deviam de ser 4 ou 5 (BSad, Vizela etc). Precisamos urgentemente de um jogador que saia do banco e tenha capacidade de marcar. Depender da subida do Coates pode resultar mais vezes na merda que deu ontem, subimos a ancora da defesa e ficamos desprotegidos atrás dando margem para que o adversário aproveite.
Por fim, o Mateus Nunes deixou de defender, não sei o que se passa, mas tudo o que é nível defensivo do meio campo tem de ser feito pelo Palhinha e isso não pode ser. O jogo ontem pedia o Bragança, não porque é melhor que o Mateus, mas sim porque dá critério e é mais um a defender, coisa que o Mateus já não é.
23 Janeiro, 2022 at 11:51
Segunda parte calamitosa a lembrar a incompetência e triste fado pré-2020.
Sebastian Coates foi possuído pelo espírito Marvel, durante precisamente 1 ano e 4 meses, desde que perdeu os seus super poderes, voltou ao antigamente com erros humanos fatais, perdendo também a sua veia goleadora que nos permitiu ganhar à cabeçada e à pazada um punhado de jogos decisivos o ano passado e o respetivo campeonato, fazendo-nos esquecer da importância decisiva numa equipa de futebol em ter um verdadeiro avançado que saiba marcar golos, para além de que os seus colegas defensivos também desaprenderam quase tudo o que sabiam, Gonçalo Inácio ontem parecia um Ilori da vida.
Amorim espalhou-se ao comprido nas substituições, deixando de fora o homem que talvez resolvesse ontem o jogo (Bragança) e optando por dois patuscos jogadores (Tabata e Jovane) que daqui a meia dúzia de anos estarão a competir provavelmente no Mafra ou no Mangualde.
Faltou estrelinha, faltou estofo, faltou garra, faltou ponta de lança, faltou banco, faltou paciência, e sobretudo já faltam 6 pontos para o 1º lugar, ainda é possível a recuperação claro, mas ela está ao nível da crença no Pai Natal.
Um santo Domingo a tutti.
23 Janeiro, 2022 at 11:53
Fodido! Sim, estou. Mas confesso que me sinto confiante em saber que tão fodido como eu ou mais esta o treinador e a equipa!
Não há tempo para baixar a cabeça nem desarmar, até pqe vem uma final four onde apesar de ser a taça menos valiosa, e para ganha-la! Com tudo
E ontem foi dos jogos mais estranhos. Primeiro pqe vi um Braga sobretudo na 1a parte à pequeno. Podíamos estar 2 ou 3 ao intervalo.
Na 2a parte o penalti de inicio mudou tudo. Primeiro, e vou ser sincero sem doenças tal como faço sempre, para mim não vejo uma imagem em que se veja claramente que é penalti. Não é desculpa. É constatação.
Depois sim uma 2a parte de merda! A começar por erros de Amorim. Faz parte, já resolveu muito jo banco, desta vez prejudicou.
A entrada de Tabata para fazer de NS foi um erro. A única semelhança com NS e serem canhotos. De resto 0. Tabata e jogador de terrenos interiores. Matheus Reis melhorou mas foi só ele.
Se a entrada de Ugarte até se percebe, pelo Palhinha (Ugarte da a equipa uma capacidade de pressão alta e de segurar bola que Palha neste momento não dá (após lesao). A entrada de Jovane foi tiro no escuro. Então quando acabamos o jogo com Esgaio e Mateus a centrais Jovane como lateral esquerdo e Tabata como lateral direito! Muito mal.
As não entradas de TT (aqui até percebo, mas nunca ter entrado Jovane), as não entradas de Esteves (Apesar de Esgaio ter feito bkm jogo, mas fds via se na cara que puro viria com uma vontade do caralho, aliado a qualidade que já tem!) E mais ainda de Bragança (está para mim era a 1a!). Tinha de entrar, o jogo pedia Bragança logo após o 1×1. Ou metia se Matheus Nunes na ala, Oi saia Matheus Nunes, ou qlq coisa.
Sarabia fez um dos jogos mais apagados, Pote talvez um dos melhores.
Difícil, sim! Impossível o caralho.
Nunca passamos por estas fases com Amorim, hora de meter pés ao caminho. Confiança absoluta em quem já nos deu tantas provas!
E sim, daria jeito um PL para não meter sempre, mas sempre Coates.
23 Janeiro, 2022 at 11:53
Acabar com um jogo horrível de Inácio. Muito, mas muito mau
Vamos caralho!
23 Janeiro, 2022 at 11:55
Ontem por momentos fui transportado para as últimas épocas do alucinado do cavalo branco! Começou na antevisão, seguiu para o 11 inicial, passou por substituições inenarráveis com jogadores que nem no banco deviam estar, MVPs que na semana seguinte nem utilizados são, fezadas em jogadores parados 3 meses, fetiches, teimosias rídiculas….enfim….
Um candidato ao título não PODE fazer uma época com uma única opção a ponta de lança, especialmente se essa única opção é um jogador abaixo de mediano que precisa de 15 remates para acertar na baliza e mais 15 em cima desses para marcar 1 golo. Não pode, isso não existe em lado nenhum.
Ontem Amorim pôs os pés pelas mãos mas já muito tem feito com este plantel. Mal construído, desiquilibrado, limitado em qualidade e profundidade. Só em Paulinho, Esgaio e Vinagre estão quantas dezenas de milhões estourados que davam perfeitamente para um outro aproveitamento? Isto é, davam para outro aproveitamento se existisse scouting além de Braga ou se o Varandas não tivesse de calças pelos joelhos com o Mendes e obrigado a comer e calar todo o refugo que ele quer despachar.
E enquanto isso xau campeonato. Sim xau campeonato, desçam á terra: Os fruteiros logo ficam a 6 e com o momento de forma em que estão, a qualidade de jogo, até alguma estrelinha para virar jogos como nós já tivemos na época passada e a santa mão dos padres de serviço a pô-los a jogar contra 10 e 9 semana sim, semana sim senhor está mais que encaminhado. E ainda tem de nos receber no Ladrão a necessitar de apenas 1 empate a zeros para ter vantagem no confronto directo.
Temos é de preocupar-nos com o que aí vem atrás. Incrivel como damos vida ás Toupeiras em apenas 3 semanas. Focar na Champions, porque com a cratera financeira que Varandas e restante corja abriram em apenas 3 anos se falhamos este ano os milhões vamos penar e penar bem.
23 Janeiro, 2022 at 12:02
É preciso levantar a cabeça…
23 Janeiro, 2022 at 12:13
Foda-se, nem me lembres desse cabrão
23 Janeiro, 2022 at 12:11
Lei de Murphy.
Desde aquele fora de jogo ridiculo em que afinal o Pote estava 160cm em jogo, ao mergulho acrobático do “Galinhas”.
Desde os erros da defesa, até a um ataque que pouco fez na segunda parte.
Desde à entrada de jogadores que pouco acrescentaram, até à não utilização de jogadores que fariam mais sentido estarem em campo.
Não digo que está perdido, mas que está quase a fugir-nos das mãos
Que puta de azia….
23 Janeiro, 2022 at 12:42
E acrescento, temos Pedro Marques, Pedro Mendes, Sporar e Luiz Phellype emprestados, todos eles pontas de lança.
Já que não temos um grande orçamente não seria lógico resgatar alguém para vir dar uma ajudinha?
Penso que não faria mal nenhum para estes momentos de aperto nos jogos em que necessitamos de marcar…
23 Janeiro, 2022 at 12:14
Plantel muito limitado.
São demasiados jogadores que pouco acrescentam (Neto, Feddal, Esgaio, Paulinho, Tabata), outros parece que deixaram de contar (TT, Vinagre, Porro…), pouca aposta em sangue novo (Bragança, Ugarte só jogam quando não há mais ninguém)..
Foi bom, mas isto era esperado
23 Janeiro, 2022 at 12:25
Isto de jogar/ter um único PL no plantel e esse ser Paulinho é um suicídio colectivo.
Correu bem uma vez, mas abusar da sorte normalmente dá nisto.
Agora vamos dar mais uma porrada de milhões por um Edwards que tb não deveria ser a prioridade.
Não percebo nada disto!
Ps: que jogo(s) de merda tem feito Inácio!! Acorda miúdo
23 Janeiro, 2022 at 12:35
Porro está lesionado.
23 Janeiro, 2022 at 12:54
Fds, dizeres que Porro não conta…
23 Janeiro, 2022 at 17:10
Tem jogado?
23 Janeiro, 2022 at 17:16
Lesionado.
23 Janeiro, 2022 at 12:35
Adeus à possibilidade de ser bicampeão.
Foquem-se em ficar em 2º lugar, com humildade que tem aqui e ali, porque isso é fundamental para preparar a próxima época – que deve ter garantido a continuação do Amorim.
No entretanto há 2 Taças para tentar ganhar e uma boa prestação nos oitavos da CL para conseguir, contra uma das melhores e mais caras equipas do mundo!
Melhorem o plantel para a próxima época porque há jogadores que andam ali sem dar grande coisa à equipa quando jogam.
Amorim não é perfeito e há que ter isso em consideração. Mas é o melhozinho que temos a treinador desde o Paulo Bento e o Leonardo Jardim – que seria a minha escolha quando o Amorim for embora.
Entretanto é preciso estar atento aos jovens talentos que vão aparecendo em Portugal e não só. Há falta disso na formação!
23 Janeiro, 2022 at 12:37
“Adeus à possibilidade de ser bicampeão.”
Ganhem no Dragão e façam-me engolir estas palavras, por favor!
23 Janeiro, 2022 at 12:56
Miguel, Amorim é o melhrozinho?
Fds! A diferença e abismal para os outros.
E subscrevo. Ainda ontem pensava nisso, ir ganhar ao Dragao! Primeiro, ganhar a Final Four e mostrar que somos da verdadeira raça que nunca se verga
23 Janeiro, 2022 at 14:00
Não sei se é abismal. O que o Jardim fez no Sporting com todas as restrições que tinha não é para muitos. O contexto do Jardim era horrível, teve menos de um Eduardo para gastar e ficou em 2o, isto depois de ter pegado numa equipa que ficou em 7º. Jogador mais caro que contratámos foi o Heldon. Com isto não tiro mérito nenhum ao Amorim, mas o que o Jardim fez com o que tinha foi um trabalho a roçar o perfeito.
23 Janeiro, 2022 at 15:58
Não acho que seja esse exagero de diferença.
O Paulo Bento teve planteis de merda e ficou sempre em 2º lugar e ganhou 4 títulos – 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças. E não ganhou mais porque foi gamado escandalosamente – 1 campeonato e 1 Taça da Liga.
O Jardim também tinha um plantel fraquíssimo e ficou em 2º lugar e só foi afastado da luta pelo campeonato pela APAF.
O Amorim até pode ser melhor mas a diferença não é esse exagero.
Além disso, o Amorim contrata quem quer e nem o Paulo Bento, nem o Jardim, tiveram isso! A quantidade de pinos que lhes deram foi qualquer coisa de absurdo!
23 Janeiro, 2022 at 12:36
O Sporting caiu muito de forma com a entrada do novo ano. Nem é preciso olhar para os jogos que perdemos. Basta ver jogos em que vencemos como contra o Portimonense e até com o Leça, em que a lentidão e alguma preguiça parecem imagem de marca. Como dizem os ingleses, we are struggling.
Acho sinceramente que entregámos o campeonato ontem. Que azia monumental.
23 Janeiro, 2022 at 12:42
O RA tem um problema. Pedir um Ponta de lança é reconhecer que errou ao contratar o paulinho e pior sería se o colocasse no banco e a alternativa começasse a marcar golos…Assim sendo, vamos continuar a contratar extremos a centrar bolas para o paulinho falhar… De resto, da aposta tão propalada na formação, só se for do Sporting mas de Braga…tem ali uns miúdos muito jeitosos (O Vitinha vai valer muitos milhões).
Se querem ver um PL barato e em condições ponham os olhos no Cassiano do Vizela…ontem marcou de cabeça, com os pés, luta, mexe-se bem, enfim, tudo o que o paulinho não sabe fazer…
23 Janeiro, 2022 at 12:46
Também acho o Cassiano interessante.
O Navarro também.
O Lino igualmente – nem metade do Edwards deve custar!
Para defesa, apostava no Poroso, com 1 ano de empréstimo mais opção de compra, deixando lá o Ilori e até outro qualquer puto da formação.
O Edwards aceitava bem se fosse avaliado em 5M€ (50% do passe que o VSC tem) e aceitassem jogadores para baixar esse valor.
23 Janeiro, 2022 at 12:51
Quando vejo posts do género do “agora é só ir ganhar ao dragão e estamos de volta na discussão” , dá me vontade de rir e tenho de relembrar que vivo num país de alucinados que vive da esperança e na fé. Primeiro o Sporting está em baixo de forma e o Porto num pico de forma, depois temos o factor casa, depois temos o factor arbitragem. A probabilidade de o Sporting vencer no dragão é de prai 5%. Portanto o “é só” tornar-se absolutamente remoto. Depois mesmo que aconteça esse milagre, quem nos garante que depois destas últimas surpresas com equipas menores não esteja aí outra ao virar da esquina. Sinceramente não vejo o Sporting com hipótese de discutir o título este ano.
Agora independentemente disto continuo a apoiar o RA e muito lhe devemos antes de lhe retirar o tapete, continuo a apoiar os jogadores e a equipa, vamos até ao fim a dar o nosso melhor, depois logo se vê.
Grave para mim é a falta de amplitude e soluções neste plantel, grave é esta imaturidade de ter 1 PD e 4 centrais para fazer a época em 4 frentes e aqui lamento ter de dizer que considero RA co-responsável nesta péssima gestão.
Falam muito de ganhar no dragão, mas se perdermos ficamos talvez a 9 e provavelmente em 3 lugar. Apoiar sim mas também ser realistas e exigentes.
23 Janeiro, 2022 at 13:05
Dia difícil, aparentemente o porto tem o campeonato na mão e os lamps (bem ou mal) volta às contas.
Mas se alguém pensa que a toalha cai ao chão, não conhece o grupo de trabalho. O jogo do dragão era importantíssimo, agora pode ser decisivo (para nós).
Erros inacreditáveis num jogo que estava controladíssimo, ineficácia no ataque que resolveria o problema dos erros defensivos e a decisão de Amorim em não apostar no Bragança para dar largura (a pensar no Coates no meio), correu mal.
O futebol manda nisto tudo, mas a vida do nosso Sporting continua.
Hoje há uma taça para ganhar.
23 Janeiro, 2022 at 13:10
Não se pode sofrer 3 do Santa Clara ou 2 do Braga. Ah, está provado que era a defesa que carregava a equipa. E em Portugal quantos foram campeões sem ser assim? So se for no tempo do Eusébio ou do Peyroteo. Quantos títulos conseguiram os dois metralhas com um porradao de 1-0 ou 2-1.
O que me preocupa além da defesa é a recente dificuldade em marcar de canto, outra imagem de marca de qualquer campeão luso.
Ontem a eficácia na frente foi pouca, Pote falhou 2 e o Paulao 1 penalty com os cornos. Saraiva jeje nem se viu.
Árbitro foi fazendo o serviço (adorei a falta em que o gajo do Braga vai recuando, e quando o MR se desvia cai com a peida no chão e ganha falta), o penalty f..eu a equipa. Claro que “é falta”, há contacto, há um frame, isoladamente foi bem assinalado, mas depois é ver todos os outros em que se mede intensidade, intencionalidade, gravidade e o camandro.
No banco o LAmorim esteve mal, aquela do Tabata a fazer o flanco e o jovane em modo Sebastião não lembrava ao careca Silas.
Volto à minha, aconteça o que acontecer, há uma ideia, é proceder aos tweaks e acreditar no Processo.
Ps: Edwards? Fdx, ou tenho azar de nunca o apanhar em dias bons, ou então… gajo de fogachos, apenas. Nem é grande finalizador de jogadas. Por outro lado vem aí o Rabiu xxi, aposta por aposta…
23 Janeiro, 2022 at 13:30
“Árbitro foi fazendo o serviço (adorei a falta em que o gajo do Braga vai recuando, e quando o MR se desvia cai com a peida no chão e ganha falta), o penalty f..eu a equipa. Claro que “é falta”, há contacto, há um frame, isoladamente foi bem assinalado, mas depois é ver todos os outros em que se mede intensidade, intencionalidade, gravidade e o camandro.” fiz exactamente o mesmo exercício, mas a verdade é que se fosse ao contrário também acharia que era penalty a nosso favor….
23 Janeiro, 2022 at 14:12
Do Braga neste jogo sofríamos 0 se não fosse um erro infantil que originou um penalti forçadíssimo.
O empate mudou o jogo porque tivemos de arriscar e ainda estou a tentar perceber como o Pote e o Paulinho falham o 2-1 daquela maneira.
Mas claro que é preocupante para uma equipa que quase não sofria golos levar vários em poucos jogos.
23 Janeiro, 2022 at 14:26
O Sporting tem 12 golos sofridos, continua a ser a melhor defesa da liga isto é mais que aceitável, mas em termos de ataque comparativamente com o Porto temos menos 13 marcados. A defesa vai acabar por engatar outra vez, é normal haverem quebras, o problema é que vamos continuar a ter dificuldades para marcar quando precisamos, porque não temos um matador nem temos soluções que possam partir do banco para decidir.
23 Janeiro, 2022 at 14:29
Hoje há um troféu para vencer.
Por um lado é basquete, por outro é contra o slb. Pode haver mobilização e uma corrente tipo dragonball.