Derrota muito difícil de digerir, frente a um Braga que veio a Alvalade para jogar no 0-0 e acabou a aproveitar os erros do Sporting para somar três pontos.
Confesso-vos que ainda estou incrédulo perante a derrota de ontem. Frente a um Braga que chegou a ser patético na sua vontade de defender o 0-0 e queimar tempo desde o primeiro pontapé de baliza, conseguimos ser nós a deixá-los entrar na discussão da partida, conseguimos ser nós a dar-lhe ânimo, conseguimos ser nós a oferecer-lhes a vitória. Inacreditável.
A primeira parte teve muito pouco futebol. 11 gajos apostados em defender, alto quando o Sporting tinha um pontapé de baliza, pouco à frente do meio círculo central no resto do tempo, contra 11 gajos à procura de espaços para furar. Houve um remate de Potter de fora da área e pouco mais, até Matheus Nunes, já o relógio espreitava os vinte e cinco minutos, ter tempo e espaço para, com classe, ver a desmarcação de Peter Potter. O golo que se segue é de um requinte técnico que merece ser visto em loop, da recepção fenomenal ao remate pronto com o pé contrário, num momento precioso que, sem VAR, teria sido anulado por um bandeirinha que voltou aos anos 90 para conseguir ver um fora de jogo quando o jogador do Sporting estava mais de metro e meio legal.
Nem atrás no marcador o Braga mudou a sua forma de estar e o único momento de sobressalto na área leonina veio da primeira grande desconcentração defensiva, resolvida por Adán com nervos de aço e uma finta que deixou o avançado arsenalista por terra, para sorriso aliviado das bancadas. Do outro lado, a cinco minutos do intervalo, Paulinho ganhou nas alturas, Sarabia arrancou e serviu uma colher de mel que deixou Potter na cara de um redes a sair-se à maluca, mas o chapéu saiu ao lado para desespero de todos os que viam o 2-0 desviar-se calmamente das redes.
Ao intervalo, o Braga trocou Vitinha por Ruiz e ganhou mais consistência ofensiva, nomeadamente na capacidade de segurar a bola, mas acabaria por ser num lance de merda que surgiria o empate, através de um penalti confirmado pelo VAR. Estranhamente, com 40 minutos para ir em busca da vitória, o Sporting parece ter-se desorientado completamente com esse golo, quase sofrendo o segundo, num remate cruzado que passou pouco ao lado, por deixar o adversário jogar à vontade entre linhas.
O desassossego desses dez minutos foi sacudido quando Potter (sempre ele), correu meio campo e tentou mais um golaço de pé esquerdo, agora em arco. O redes defendeu e, no minuto seguinte, ficou a ver o cruzamento milimétrico de Reis encontrar a cabeça de Paulinho para um remate que bateu no poste. O mesmo Paulinho perderia uma enormidade de tempo quando se apanhou com possibilidade de rematar, já dentro da área, antes de Ruben Amorim entrar no rol de disparates que terminaram com a derrota.
Feddal saiu, passando Matheus Reis para central à esquerda, medida acertada até porque muita falta fez o jogo interior que o brasileiro dá nas saídas de bola, ele que até parece bem mais confortável a jogar por dentro do que colado à linha. A opção recaiu em Tabata que, ao longo destes meses de Sporting, já mostrou pouco ou nada acrescentar junto à linha e que, ontem, tirando um remate cruzado, foi isso mesmo: um corpo presente. E esta opção causa ainda mais confusão quando, no banco, estava Vinagre, o lateral mais ofensivo e mais capaz de jogar no 1×1 pela ala canhota. Está sem ritmo? Então o que dizer de Jovane, directamente de meses de inactividade para ser opção a Sarabia, quando Tiago Tomás ficava a aquecer e recebia o carimbo de que, até final do mês, será com toda a certeza emprestado. Junte-se-lhe o facto de Daniel Bragança, depois do jogo que fez em Vizela, ficar a ver jogar uma equipa que perdia completamente a cabeça e assumia o futebol directo para Coates como única opção de correr atrás dos três pontos. Junte-se-lhe o facto de Gonçalo Esteves, infinitamente superior a Esgaio no que toca a dar dimensão ofensiva à equipa, também ter ficado a fazer companhia a TT e Daniel. Junte-se-lhe o facto de Potter, aos 91, ficar na cara do redes e em vez de fazer um daqueles passes rasteirinhos para junto do primeiro poste, ter pensado em fazer sei lá o quê com mira ao redes. Junte-se-lhe o facto de Esgaio e Gonçalo Inácio terem uma paragem cerebral em conjunto e daí resultar o 1-2, aos 97′. E de Paulinho, um poço de trabalho e de boas opções para a equipa, é verdade, voltar a falhar a baliza no último suspiro do jogo e voltar a fazer-nos questionar o porquê de ser um intocável (sem que se contrate alguém que coloque em causa esse estatuto).
Foi assim, de erro em erro, que o Sporting perdeu em casa e corre o risco de ver o fcp aumentar a vantagem para 6 pontos, deixando o Sporting de depender apenas de si mesmo para poder reconquistar o título. Foi assim, de erro em erro, que o Sporting deixou o benfica ficar a apenas três pontos, na luta pelo segundo lugar e acesso directo à Champions.
Faith!: Don’t you let your love turn to hate
Now we’ve gotta keep the faith
Bon Jovi – Keep The Faith (Official Music Video) – YouTube
23 Janeiro, 2022 at 15:09
Depois do #ondevaiumvãotodos, época de #oquenãonosmatatorna-nosmaisfortes
Sim, eu acredito. Fazer o quê?
Cambada. Não queria como amigos nas horas difíceis muitos dos que por aqui comentam. Fooooosga-se…
23 Janeiro, 2022 at 15:10
Já agora… ó Amorim… METE O BRAGANÇA, CRAILHES!
23 Janeiro, 2022 at 16:21
Já é tarde… Ana
23 Janeiro, 2022 at 18:31
Fal-tam-quin-ze-jor-na-das. Tarde?
23 Janeiro, 2022 at 21:01
Para meter o Bragança… já acabou o jogo 😉
23 Janeiro, 2022 at 15:14
Durante o jogo:
1 – o Bragança?
2 – o Esteves?
3 – o ponta de lança? Coates quando nem sequer centramos.
Chegado a casa
1 – se aquilo é penalty vão todos levar no cu
2 – não sei como me iludi porque desde o Estoril Porto que sei que este campeonato está entregue.
3 – depois do penalty sobre o Darwin, e castigo ao Nuno santos, também sei para quem vai o segundo lugar.
Melhorar o que há a melhorar e seguir o caminho. Contra e contra todos la ganharemos outro campeonato quando alguém adormecer daqui a 20 anos.
23 Janeiro, 2022 at 18:53
Fácil. Igual aqui. Qd vi na tv, penalti a puta que os pariu.
E virou o jogo.
23 Janeiro, 2022 at 15:16
A equipa desde o derby que vem passando por um momento de baixo de forma.
Teve um grande jogo frente ao Gil e o resto foram jogos menos conseguidos, mesmo quando vencemos.
São duas derrotas.
Duas delas a vencer e uma por duas vezes.
É uma equipa que tinha 5 sofridos e agora tem 12.
Uma equipa que vai á luz com duas baixas de peso e consegue ganhar por 1-3.
Mas isso parece que se perdeu, nas dificuldades, mostravam que estavam prontos para contornar isso.
Neste momento temos 2 derrotas no campeonato, nos últimos 5 a 7 anos, os campeões costumam ter entre 2 a 3 derrotas.
Realisticamente o BI-campeonato, se o Porto ganhar hoje, fica muito mais complicado.
O que se espera neste fase, é uma resposta da equipa, como já deram no passado e aquilo nos habituou nos últimos 2 anos.
Não vale a pena pensar já no Dragão, porque temos uma final four por disputar esta semana e nada melhor que responder, ganhando a mesma.
A mentalidade tem que ser a mesma, jogo a jogo.
Do outro lado estão a fazer o campeonato perfeito, portanto temos que fazer a nossa parte.
Indo ao jogo de ontem, esta equipa vale muito pelo coletivo.
Quando isso falha, muito dificilmente se ganham os 3 pontos.
Ontem não foi só o ataque que falhou, mas também a defesa.
O trabalho sem bola que é característica desta equipa não existiu na 2º parte e acusou muito o penalty.
Lances como o Coates, Inácio, Pote e Paulinho, não podem acontecer numa equipa que esta na luta pelo campeonato.
São falhas individuais que colocam em causa o tal coletivo.
Também não ajudou as mexidas vindas do banco por parte de RAmorim.
Neste momento Ugarte e Bragança mereciam mais minutos de jogo, entre Palhinha e Nunes (mais o primeiro)
Ontem foi o seu pior jogo nesse requisito, já tivemos o dedo do mister a funcionar, mas ontem nem isso.
A entrada de Jovane não percebi, vinha de lesão, um jogador que tem dificuldades no passe, controlo de bola e receção, faz me lembrar o Djaló. (já nos deu muito é verdade)
TT tbm denota quase as mesmas dificuldades, mas SE calhar merecia mais minutos e estava preparado, do que um jogador que voltou de lesão.
Tabata, não acrescentou nada desde que chegou ao Sporting. ( a pior contratação dos últimos 2 anos)
Vou manter o que escrevi aqui antes desta fase menos boa, eu não ia ao mercado.
E espero mesmo que não venham ai 2 ou 3 jogadores, no desespero, isso era contra tudo o que tem sido feito nos últimos 2 anos.
Abro uma exceção que faz falta um “abre-latas”, um jogador forte em espaços curtos, no 1vs1, que saque da cartola uma jogada (o Pote fazia muito isso na época passada, com aqueles “passes” para a baliza).
O Edwards entra nessa perspetiva, ontem dava jeito.
Uma palavra para o RAmorim, o excelente trabalho que realizou em 2021, entregam agora mais expetativa para o resto desta época.
Um treinador que também está no processo de evolução.
Confiança no processo como sempre fui escrevendo e mantenho.
Campeonato complicou-se, mas temos que continuar a lutar, pelos menos uma entrada direta na champions por segurar, duas taças por conquistar e dignificar o Sporting na champions, como poucos fizeram…
SL!
23 Janeiro, 2022 at 15:18
Que azia monumental! Já não estava a perder contra o braguilha, nem contra ninguém, aliás. A verdade é que o penálti, mesmo existindo, nunca seria marcado contra lampiões ou fcp. E esteve aí a principal razão da derrota.
Outras razões? Paragens cerebrais de Gonçalo Inácio e Coates. É ótimo sair a jogar, mas quando não há linhas de passe seguras é chutão para a frente ou bola para fora.O problema é que os outros treinadores fazem o trabalho de casa e já estão a pressionar a nossa saída de bola.
Tudo devemos a Amorim, que fique connosco por muitos anos, mas ontem deu muitos tiros nos pés.
Continuo a acreditar.
23 Janeiro, 2022 at 16:13
Pois, eu acho que a equipa anda um bocado “aérea” ás vezes falta de intensidade, ás vezes falta de concentração e isto acontece desde que se soube que vamos jogar contra o Citty…
Não é uma critica, é uma constatação dos factos, não acho que ninguém esteja a fazer de propósito, acho que os nossos jogadores são simplesmente humanos e o subconsciente está a pesar, lá no fundo eles sabem que dentro de pouco tempo vão estar numa “montra” quase ao nível de uma final da Champions, contra uma das, se não for a melhor equipa do Mundo e por muito bonita que seja a conversa do “jogo a jogo” é impossível que isso não afecte nem que seja de forma inconsciente os jogadores, nomeadamente os mais inexperientes, aqui é que se paga a juventude do plantel!!!
SL
23 Janeiro, 2022 at 16:15
Depois de ler o que para aqui vai escrito…. Apenas digo que ha muito Sportinguista que não merece o Treinador e o Grupo de Jogadores que Nós temos.
23 Janeiro, 2022 at 16:20
[Podem malhar à vontade. Não respondemos a quaisquer comentários. E não somos menos sportinguistas por isso.]
Agora sim, vamos ver se o Rúben Amorim (RA) também tem unhas para os tempos mais complicados..
O título foi por um canudo, a Champions irá por um canudo, cheira-me que a Taça de Portugal seguirá o mesmo caminho (não o desejo, evidentemente; é apenas um “feeling”, vale o que vale). A Taça Lucílio, enfim, é a Taça Lucílio.
Faz parte, claro que sim, não se pode ganhar sempre. Mas quando se perde merecidamente (nos Açores), por falta de intensidade / vontade / capacidade?, ou por falta de soluções (como ontem), ou seja quando não há mérito decisivo nos adversários, percebemos que a fatia de leão (expressão aqui duplamente adequada) das responsabilidades é nossa.
Era mais do que evidente que o plantel era, e é, curto. E que faltam jogadores que resolvam jogos (marcar mais golos que o adversário continua a ser a única forma de ganhar jogos, em futebol). Agora, é tarde. Em Janeiro, é quase sempre tarde.
Varandas ganhará, na mesma. Mas já sem o brilho com que sonhou.
Com o provável adeus ao título, pelo menos uma coisa sabemos: RA continua, na próxima época.
As coisas são o que são. Não somos catastrofistas. Conhecemos o nosso clube o nosso futebol, como se costuma dizer, de ginjeira..
Saudações leoninas, movidas a Kompensan e a Rennie.
23 Janeiro, 2022 at 16:37
Boa analise da situação.
23 Janeiro, 2022 at 17:19
Gurosan tb ajuda….
Exigência máxima, tem de ser o nosso lema, mas cuidado que um por isso já se tramou e bem.
23 Janeiro, 2022 at 17:21
Ora aqui está uma opinião muito dentro daquilo que eu penso!
23 Janeiro, 2022 at 18:48
Na mouche.
23 Janeiro, 2022 at 16:31
Esta m**** está para lá de decidida nos gabinetes, mas o Dr. Vagandas acha que somos mais respeitados agora… Mas não é só contra nós que as armam: esta expulsão no Marítimo- Bsad do Joel é cá uma coisa… Nem falta é, e o VAR depois de rever não diz nada? Esta abécula é mais um dos formados no Seixal Lab e vai chegar a internacional?
23 Janeiro, 2022 at 17:24
Expulsão quando nem falta é!
Enfim…
23 Janeiro, 2022 at 16:37
Calma rapaziada !
É futebol,tudo pode acontecer !
SPORTING SEMPRE !
23 Janeiro, 2022 at 16:50
Sporting vintage…
Hoje já vi o Amorim… o meu filho a fazer testes na Academia
23 Janeiro, 2022 at 18:34
Que tenha sucesso. Como pai, e pai sportinguista, vai preparando o miúdo para a bipolaridade dos adeptos a quem vai ter de agradar. Espero que tenha uma personalidade forte. Não deve ser nada fácil.
23 Janeiro, 2022 at 18:36
Que idade tem o teu miúdo?
SL
23 Janeiro, 2022 at 17:28
Duro. Muito duro. Obrigado pela crónica. Ajuda a aceitar…
23 Janeiro, 2022 at 20:30
Bem, vou ver o jogo do foculporto, a ver se agoiro a coisa, eles perdem e muda o chip pessimista aqui dos tasqueiros, que isto vai para aqui uma depressão…
Já tenho velas, búzios, pedras e uma galinha preta que fui roubar ao vizinho.
Cumcatano! Não há bruxa que consiga contrariar.
23 Janeiro, 2022 at 20:33
Hoje nem que vás a Fafe. Eles vão fazer de tudo para que no jogo contra nós não precisem de ajudas. Já vi tudo o que precisava mas últimas jornadas
23 Janeiro, 2022 at 20:37
Porto, beneficiado?
Só se for o erro o mano, que influência zero…
23 Janeiro, 2022 at 20:50
A velha questão do dolo sem não sei bem o quê. Tudo virgens naquele clube.
Só é pena o campeonato italiano estar uma bela merda. Um juventus Milão na década de 90 era jogo para me deixar excitado o dia todo. Que tristeza.
23 Janeiro, 2022 at 20:34
Oh pá, e o árbitro é o lampião Rui Costa e tudo. Só preciso de metade das velas e vou repor a galinha no galinheiro.
23 Janeiro, 2022 at 20:51
O Pedro Marques é o nosso? Não estava no Gil Vicente? Ando mesmo a leste disto tudo…
23 Janeiro, 2022 at 21:00
Vou buscar a porra da galinha..
23 Janeiro, 2022 at 21:04
Custa me a dizer, mas RA já não está com a cabeça no SCP
Os jogadores também já não estão com a cabeça no SCP
Este ano está entregue, e por este andar vamos acabar em 3°
23 Janeiro, 2022 at 21:08
12.o, em homenagem aos adeptos.
23 Janeiro, 2022 at 21:08
A equipa está toda rota e não consegue jogar com a intensidade de antes.
O Sporting sem jogar a 110% tem sempre dificuldade.
23 Janeiro, 2022 at 21:30
Subscrevo na íntegra.
Ainda há 2/3 semanas referi o mesmo.
SL
23 Janeiro, 2022 at 23:18
É evidente que foi o árbitro que inverteu o jogo.
Mas uma coisa, que deixei de ver o nosso Sporting fazer, de á muito tempo a esta parte, foi aquilo que já aqui li, o Sporting deixou de á muito tempo fazer, foi aquele querer engolir o adversário aos dois e aos três jogadores quando não temos a bola e a queríamos recuperar.
Isto, á tempos eu chamei-lhe método, e disse muitas vezes, temos um método e está lá.
Mas deixou de estar.
Á muito tempo.
E era tremendamente eficaz.
24 Janeiro, 2022 at 7:47
o simbolo de campeão… aburguesa qualquer um…abaixo do douro !!!!