Hoje de manhã tinha tudo para ser um domingo normal, dia de jogo, mas não foi. Uma das minhas jogadoras foi vítima de racismo por parte de adeptos adversários. Durante o jogo, foi alvo de vários comentários que ofendem qualquer jogadora que joga e percorre um sonho. Um sonho que todos merecem um dia na sua infância aspirar.
Eis que um adepto a manda calar e dirige-se a ela chamando de macaca. Ao ouvir, a jogadora em causa, perdeu o controlo e respondeu a esse mesmo adepto, sendo no fim da sua ação advertida e expulsa do jogo.
Na altura não tinha percebido o sucedido mas se tivesse ouvido tal comentário, não teria continuado o jogo. Com 23 anos foi a primeira vez que me senti impotente, sem saber o que se passava e sem saber o que fazer. Nenhum sistema táctico ou substituição alterava tal coisa.
As suas colegas foram ao seu encontro para a abraçar e confortar. Jogaram a segunda parte quase toda com menos uma, por ela. E que intensidade e que carácter tiveram.
Ninguém, mas ninguém deve ser julgado pela sua idade, gênero, orientação sexual ou tom de pele, muito menos uma criança de 14 anos. Acredito num mundo justo, livre. Podemos e devemos tornar esse mundo, um lugar melhor, um lugar onde todos e todas pertencem. Episódios como estes, recorrentes, não devem ter lugar no futebol de formação, no alto rendimento, e em qualquer outro desporto ou lugar.
Gostaria que um dia, conhecessem as 28 jogadoras que temos o privilégio de trabalhar todas as semanas. Temos o maior orgulho do mundo nesta equipa! Nunca nenhuma jogadora estará sozinha.
Ah! Perdemos o jogo, mas a vitória de hoje foi outra e muito mais importante que os 3 pontos. Esta é a minha equipa, a nossa equipa e não as trocava por nada. Onde vai uma vão todas.
#futfemscp
#Nanablessme
24 Janeiro, 2022 at 10:09
Inaceitável realmente
Deviam ter tentado perceber o que tinha acontecido antes de continuarem o jogo….
24 Janeiro, 2022 at 10:14
Tristeza do caralho. Nem as miúdas escapam à ignorância e estupidez de certa gente.
24 Janeiro, 2022 at 10:14
Não.
24 Janeiro, 2022 at 10:34
Século XXI e ainda andamos nisto, foda-se.
24 Janeiro, 2022 at 10:36
Mas não identificaram o idiota?
Estas merdas tiram-me do sério… Cambada de anormais! Isto já é mau com os adultos – que muitas vezes são sujeitos a estas merdas só para os ofenderem, sem ser realmente uma cena de racismo – quanto mais com crianças!!!!!!!!!!
Há gentinha que, puta que os pariu, não merece o ar que respira…
24 Janeiro, 2022 at 10:57
Falta a reacção “oficial”, com pedido de investigação do prevaricador.
Grunhos…
24 Janeiro, 2022 at 11:00
Foda-se… é que não me sai mais nada. E o anormal que insultou? Foi identificado? O árbitro só se preocupou com a reação da jogadora? Não havia polícia no local a quem ele pedisse para identificar a besta? Surreal!
24 Janeiro, 2022 at 12:50
E a equipa técnica não questiona a jogadora para a sua atitude perante o adepto?
E as colegas não explicam ao arbitro e ao treinador o que aconteceu? Têm 14 anos!
Então não há sportinguistas a ver o jogo e familiares das miúdas que se manifestem contra os insultos? E mesmo outros adeptos? Que porra!
A atitude correta era abandonar o campo e procurar identificar o adepto.
E como diz o Porrinho, falta a reacção oficial.
24 Janeiro, 2022 at 13:04
Tens razão. A FPF devia falar. E deve haver um observatório ou instituto qualquer do racismo que também devia falar.
24 Janeiro, 2022 at 12:29
Bom…. resta-nos marcar presença no próximo jogo destas leoas e apoiar em massa.
24 Janeiro, 2022 at 12:33
Pena não ser em Vizela….onde a GNR consegue ver o Nuno Santos a fazer algo que não fez……
Atrasados mentais……
24 Janeiro, 2022 at 13:09
Inaceitável de facto. Muito triste este tipo de atitudes.
É Inaceitável que este tipo de adeptos ainda possa assistir a qualque evento desportivo. Este pessoal devia ser banido para toda a vida. E levar com um processo-crime por discriminação e ofensas pessoais.
Inaceitável também a arbitragem não ter percebido o que aconteceu e ter mostrado o cartão vermelho. Não dava para ver pelo “comentário” da jogadora que era uma resposta a uma ofensa do publico?
24 Janeiro, 2022 at 14:00
… Entretanto o Sporting já reagiu oficialmente através do seu Instagram.
Mais vale tarde que nunca!
24 Janeiro, 2022 at 14:41
#Nanablessme
Isto é uma vergonha, o SCP tem de ir até ás últimas instancias, para começar o árbitro não pode arbitrar mais, depois a fpf deve desculpas á jogadora, á sua família e ao SCP por ter castigado com expulsão uma miúda de 14 anos que foi barbaramente insultada só por ter um tom de pele diferente e que respondeu a um energúmeno racista…
A sanha de expulsar e castigar os atletas do SCP seja em que modalidade e idade for, resultou nisto, uma miúda de 14 anos é insultada devido á sua etnia (não, não é raça, para mim só existe uma raça na terra, a raça humana) revolta-se contra uma barbaridade e é expulsa…Bravo, muito bem, fpf sempre na frente na defesa dos direitos humanos!!!
Uma instituição de suposta utilidade pública que permite uma coisa destas, apesar de oficialmente ter uma campanha contra o racismo, não vale nada, os seus dirigentes não valem nada e eu quero saber como é que num País que tem leis contra o racismo, a fpf tem o estatutos de Instituição de Utilidade Pública!!!!
Mas não há problema, a “missão” foi cumprida, as miúdas do SCP perderam o jogo…
STOP RACISMO, RACISMO NÃO*
*a não ser que seja contra atletas do SCP, aí já pode…
24 Janeiro, 2022 at 14:44
Miúdas de 14 anos a jogar pela diversão de chutar a bola e aparece um animal qualquer a estragar a festa com comentários dignos do Apartheid. Como alguém disse aí em cima, este otário merecia uma tomada de posição, patricionada pelo SCP, através de «processo-crime por discriminação e ofensas pessoais».
24 Janeiro, 2022 at 15:21
https://www.ojogo.pt/especiais/futebol-feminino/sporting-defende-jovem-jogadora-vitima-de-racismo-nesta-luta-nunca-estaras-sozinha-14521587.html
24 Janeiro, 2022 at 17:05
A minha alma estaria parva se não soubesse que abundam pessoas estupidas e mal formadas. A malta do apito também deixa muito a desejar se não consegue alcançar o dano que um ato de racismo causa, expulsando neste caso a vitima.
Episódio de merda em que a pobre coitada sai a perder duas vezes.
24 Janeiro, 2022 at 18:15
Esse MERDAS que insulta uma garota já ia passar 3/4 de hora ‘a esquadra, depois de ter sido identificado. E esse boi do apito, também já ia rocar esquinas: se faz isto num jogo deste escalao, imaginemos o que é que essa BESTA faria noutro jogo mais importante.
Um abraco para essa leoazinha, caso alguém daqui a conheca.
24 Janeiro, 2022 at 18:59
Isto é o pão nosso de cada dia, joguei futsal de formação durante 8 anos desde os escolinhas até aos juniores, e era com cada merda que chegava a ouvir da bancada, era com cada coisa que ouvia da bancada, cenas como “cabrão” e “porco” diretamente chamadas a miudos de 12, 13, 14 anos
24 Janeiro, 2022 at 19:06
A equipa devia-se ter recusado a jogar o resto do jogo.
Multas pesadas para a equipa adversária.
24 Janeiro, 2022 at 20:46
Yep.
Atitudes destas, requerem respostas que de alguma forma cheguem lá acima.
Nem que seja via CS.
Mesmo com prejuízo…
24 Janeiro, 2022 at 21:07
Nunca dei aqui a minha opinião em nada que não fosse o futebol, técnico\táctico, vocês sabem disso.
Mas com estas coisas, que aconteceu á pobre miúda é de bradar aos céus como existem pessoas, que por um simples resultado ou jogo, cometam atos inqualificáveis.
Um beijinho para essa nossa criança, que não conheço, e que lhe peço que ultrapasse isso rápidamente, o mundo á melhor do que isto, acredita que é verdade.
Olha já lá dizia o Louis Amstrong, na sua canção bastante conhecida do ” Wonderful World ” não ligues, segue em frente, estamos cá para te dar a força que disseste que não tinhas naquele momento, não estás sozinha, pelo menos nós no Sporting estamos ao teu lado.
24 Janeiro, 2022 at 21:15
É uma vergonha.,a nossa jogadora ter de gramar esta merda, e não havia polícia para identificar o adepto.
25 Janeiro, 2022 at 16:44
acho que a atleta tem que se preocupar com o jogo e não ligar a insultos da claque adversária , porque com a sua atitude prejudicou a equipe . Se nâo souber aguentar insultos , não pode ser jogadora ….
25 Janeiro, 2022 at 17:02
Foda-se……
25 Janeiro, 2022 at 17:02
Eh pá tá calado caralho
25 Janeiro, 2022 at 17:14
diz-me que estás a tentar ser irónico…
25 Janeiro, 2022 at 17:37
Inqualificável.