Frente a um benfica que chegou a ser confrangedor na tentativa de levar o jogo para penáltis, o Sporting foi infinitamente superior dentro e fora do relvado e só faltaram mais golos para carimbar uma tão grande diferença que valeu a conquista da Taça da Liga

 

 

Um gajo deita-se a sorrir e acorda a sorrir. Afinal, um dérbi é sempre um dérbi, e este até trazia diversas nuances que podiam e podem ter um enorme peso nos quatro meses que faltam para terminar esta época.

O Sporting, vindo de duas derrotas em três jogos a contar para o campeonato, havia chegado a esta final parecendo desconfiar de si mesmo e das capacidades que lhe permitiram ser campeão nacional. Pode inclusivamente dizer-se, que a última grande exibição dos Leões foi no início de dezembro, precisamente na Luz, frente ao benfica. Do lado dos encarnados, com o campeonato praticamente perdido, fora da Taça de Portugal e a Champions como um milagre em que nem a mulher do Damásio acredita quando vai à capela, restava a possibilidade de conquistar esta Taça da Liga como alimento motivacional para lutar pelo acesso directo à Champions até final.

I, I’m a one way motorway
I’m the one that drives away
Then follows you back home
I, I’m a street light shining
I’m a wild light blinding bright
Burning off and on
Ah-ah-ahh

 

O primeiro sinal dos diferentes estados de espírito entre verdes e vermelhos, veio das bancadas. Desde o aquecimento das equipas, que os adeptos leoninos literalmente esmagaram e abafaram as toupeiras que se deslocaram a Leiria. Jogamos sempre em casa, é uma grande verdade e um elefante que aqueles que diziam que o Sporting havia sido campeão porque o covid tinha retirado os adeptos das bancadas, têm que engolir.

O segundo sinal foi dado no relvado. O Sporting entrou a mandar e a empurrar o seu adversário para o meio campo, ao ponto do benfica conseguir passar pela primeira vez da divisória com a bola dominada já o relógio apontava aos dez minutos de jogo. Foi uma primeira parte de sentido único, mas que terminou com o benfica em vantagem, fruto de um bom trabalho individual de Cebolinha, após uma das poucas falhas defensivas que o Sporting teve ao longo dos 90 minutos.

O golo surgiu mais ou menos a meio de uma primeira parte, onde o lance mais perigoso dos Leões veio de uma cabeçada aviso de Gonçalo Inácio (também houve uma buja de Sarabia à barra, mas estava fora de jogo). No resto do tempo, o Sporting teve bola e teve espaço de sobra para que os laterais, Matheus Reis e Esgaio, galgassem metros e chegassem ao último terço. A ansiedade (e a bela primeira parte de Vertonghen), quando próximos da área, ia traindo os verde e brancos, que insistiam recorrentemente nos mesmos movimentos diagonais de Sarabia e Potter ou nos cruzamentos mal medidos.

O quadro estava pintado: as águias defendiam e mal como podiam, os Leões tinham bola, mas não tinham as setas pelas alas que, estava à vista de todos, ajudariam soprar aquela defesa de papel encarnada. Foi, por isso, com estranheza, que, no regresso ao relvado, Porro e Nuno Santos continuaram no banco.

E estava este que vos escreve, furioso com essa não mexida na equipa, quando Sarabia e Gonçalo Inácio voltaram a ensaiar o movimento que tinha proporcionado uma defesa ao redes grego. Acontece que, desta vez, o arco de Sarabia teve como resposta uma cabeçada perfeita, com a bola a fugir de tudo e todos para beijar a rede que a esperava de braços abertos.

Aos 49′ o Sporting colocava meia justiça no marcador e embalava para uma segunda parte onde engoliu ainda mais o benfica (o que me ri a ouvir o mister Veríissimo, rapaz que viu um jogo dividido e disputado, com oportunidades nas duas balizas, sem que alguém lhe dissesse que Adán fez a primeira defesa já nos descontos, segurando uma bufa do Pizzi que despediu o JJ).

Se o Sporting havia sido dominador, o Sporting, era, agora, um ameaço de rolo compressor, com Palhinha a limpar tudo, Matheus Nunes em modo frenético (o passe que o gajo faz, na primeira parte, ali entre os 15 e os 20, é candidato a passe do ano) e os cruzamentos precipitados transformados em tabelas em passes rasteiros a pedir emendas no coração da área. O ponto final no jogo, esse, veio com a entrada de Porro (Esgaio encostou ao meio, no lugar do amarelado Neto), esse lateral que é um craque dos pés à cabeça e, por saber o que faz em cada movimento que faz, transforma o Sporting numa equipa muito mais equipa, nomeadamente a atacar.

Lázaro já andava aos papéis na direita da defesa toupeira, mas, ainda assim, agradecia aos céus por ter que ser Grimaldo a levar com o a avalancha Porro. Foi desse lado que veio o passe para a bomba de Paulinho à barra, foi desse lado que veio o passe brutal, na diagonal, num diálogo em castelhano entre a direita de Porro e a canhota de Sarabia, com o 17 a dominar na passada e a metê-la toda lá dentro, cariño. Um golaço a colocar justiça no marcador e a entregar mais uma Taça da Liga ao Sporting, que até final soube defender e bem a vantagem, pese as picardias e os momentos de teatro ensaiados pelos jogadores adversários.

No final, entre sorrisos, mais do que a felicidade de conquistar mais um troféu, ainda por cima frente ao rival de sempre, fica a esperança que, tal como há um ano, esta vitória embale a equipa para uma segunda metade da época capaz de conduzir a outras conquistas. O primeiro boost de confiança foi alcançado ontem, com o extra de trazer um primeiro reforço de inverno, daqueles que fazem toda a diferença.

I, I’m a new day rising
I’m a brand new sky
To hang the stars upon tonightAh-ah-ahh

It’s times like these you learn to live again
It’s times like these you give and give again

Foo Fighters – Times Like These (Live at Glastonbury Festival 2017) – YouTube