Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
É o ditado.
Isto para dizer, que, embora a nossa equipa tenha ficado um nadinha de nada mais forte, o Porto ficou mais forte, mesmo ficando sem o Luiz Diaz, e explico.
O Sporting, tínhamos alguma deficiência no ataque, mais própriamente no PL, o porto e o benfica sõ equipas que têm tido uma concretização maior que nós, basta reparar nos golos das três equipas marcados, portanto nós, melhora-mos a frente atacante, e temos agora, mais outra solução diferente para o ataque. A parte central ficou e anda um pouco desgastada, e percebe-se porquê.
Mas…….
O porto equilibrou-se um pouco mais em termos gerais de equipa, diminuiu na frente atacante, mas melhorou, em termos centrais, dado que Pepe vinha a jogar muito pouco e com perspectivas de continuar a reaalizar poucos jogos, a idade não perdoa, daí a aquisição de R. Semedo, veio colmatar uma zona que ia ficar deficitária. E foi buscar o Eustáquio, que tem dado nas vistas, para reforçar e poder rodar o meio campo, contratando também o Galeno, que pode oscilar entre o meio e oi ataque, embora não seja um jogador por aí além, sabe-se como ele conhece o campeonato português e como sabe se comportar nele, vimos em Alvalade.
Portanto o Porto ficou para mim, mais forte em termos coletivos e de sectores.
O benfica, não se reforçou, porque já tinha feito uma despesa enorme em anos anteriores, mas tem também, devido ao dinheiro gasto, uma equipa capaz de lutar por algo, e esse algo neste momento pró benfica é a champions, nada mais.
O nosso clube fez o esforço de não vender ninguém influente, felizmente, e estamos na luta pelo título, seis pontos de desvantagem não é pera doce, mas devemos tentar e lutar e ter ambição de lá tentar chegar.
Não podemos é perder pontos como até aqui, todos os jogos deverão ser encarados como se fosse o mais importante, só assim lá chegaremos.
Vamos ver o filme que se segue, até á 34ª jornada.
Em relação ao Edwards, introvertido, não é nenhum defeito.
Ele quis apenas dizer, tal como eu já calculava, que Edwards devido a ser introvertido, vai demorar um pouco mais a aparecer, (talvez expluda na próxima época) daí a ter que começar agora a ser trabalhado e integrado com os colegas, para depois então, ficar mais á vontade com a equipa e o clube. De realçar que tem 23 anos.
Nada mais do que isto, é simples, e nada preocupante.
Ele não disse mentalmente débil, ele disse introvertido, que é completamente diferente.
Slimani, com 33 anos, com vasta experiência, e tendo já passado por vários clubes maiores com exigências maiores, e tendo já estado no Sporting, estará mais á vontade, bastar-lhe-á conhecer as rotinas da equipa.
É bom que não procuremos anticorpos com um jogador ainda jovem e com muito para dar.
Fazemos melhor.
Vamos todos esquecer, que ele (Edwards) veio pró Sporting.
Vamos deixá-lo estar lá a um canto com o seu treinador, pode ser que um dia apareça e nos faça uma surpresa, mas vamos esquecê-lo, combinado .
Esta deverá ser a nossa ajuda.
Outra dica.
Respeito as mais variadas opiniões acerca da direção do nosso clube.
Mas…..
Por causa disso não vamos deitar abaixo um valor (jogador) que nos pode servir e evoluir e muito.
Estou-me a explicar bem ?
É que os jogadores também lêêm os que escrevemos, e ás vezes esquecemo-nos, sem querer, que estamos a danificar um jogador que nos pode servir e muito, que penso que é o caso de Edwards.
Vamos esquecer a aquisição Edwards, deixá-lo lá a trabalhar sózinho com o treinador e os colegas, depois lá muito mais prá frente, veremos o que sai dali.
Digo isto em prol do êxito, de um jogador nosso.
Fodasse agora tive de me chatear, porque vivo num país de analfabetos que criam realidades paralelas, vivem num mundo de fantasia e vêm insultar quem lhes tenta abrir os olhos para a realidade.
Último jogo do FCP contra o marítimo, jogadores da formação na ficha de jogo com menos de 24 anos, são 6 e só não jogou o Fábio Vieira.
Diogo Costa 22 anos
Bruno Costa 24 anos
Vitinha 21 anos
João Mário 22 anos
Fábio Vieira 21 anos
F. Conceição 19 anos
Todos estes 6 são da formação do FCP, repito a ver se entendem são jogadores da formação e têm todos menos de 24 anos
O último jogo do Sporting contra o Braga contou com 2 jogadores da formação com menos de 24 anos
Jovanne 23 anos
Inácio 20 anos
O Palhinha tem 26 anos e o Esgaio tem 28 anos, não querem mesmo fazer os outros de parvos não e dizer que pomos estes 2 porque apostamos na formação.
Repito eu não estou a criticar o RA estou a constatar uma realidade, mas se querem continuar a viver esse conto de fadas que o Sporting é o clube que mais aposta na formação, então força ai e fechem a porta depois de voltar do mundo da Alice no país das maravilhas.
Estou contente com o RA e com a maneira como tem carregado o Sporting às costas, mas por favor vamos ser sérios, pôs o Nazinho 1 jogo, pôs essugo 5min, o Sporting não é nem de perto que aposta mais na formação para entrar na equipa principal
Ainda continuas com isso?
Agora mudaste para quem aposta mais na formação, quando ninguém aqui se comparou com outros clubes. (E já comparar 5 anos de SC com o RA, o que um e o outro gastou, o que e o outro flopou e apostou, nem faz sentido, mas ok)
E só conta jogadores com menos de 24 anos, mas é porque tu queres ou é idade limite de formação?
Isso da ficha de jogo quer dizer o que mesmo?
Ainda por cima escolhes o jogo que queres…essa tá boa, o nosso ultimo jogo foi contra o Benfica á uns dias.
Tínhamos Inácio, Palhinha e Esgaio no onze.
No banco Bragança, Jovane, Catamo e TT.
Ainda não percebi onde queres chegar com isto.
É dizer que o Sporting não aposta na formação?? Ou estamos a comparar com X ou Y, para ganhar algum prémio da liga, como quem aposta mais na formação.
Mas continuou a escrever, que esta comparação nem faz sentido.
Falar em formação e escrever Porto, não combina e basta ver os últimos anos do Porto. (Não tem academia sequer, mas produz talento na mesma)
A aposta do SC tem haver muito com o contexto, depois de 5 anos, lá teve que se virar para alguma produto da casa, porque o talento era por demais evidente.
E as criticas dos adeptos era imensas sobre isso.
O SC leva 5 anos de Porto, quantos jogadores lançou até este ano?
Quantos Milhões derreteu em flops?
Até comentei isto noutro lado, ele vir chorar falta de planeamento, é porque também se deve a ele, já que a maioria dos reforços vindos com SC floparam e até consentiu que muitos dos jogadores da chave da equipa sair a custo zero.
Nada tem haver com o que o RA tem feito.
Desde a sua chegada tem se investido em jogadores, como também tem se lançado outros jovens jogadores, não só da formação.
Calma Rodrigo.
Cada um trabalha com o que tem.
Quem venceu, á um ou dois anos a Youth League, como o porto venceu, só tinha mesmo que os aproveitar, era e é obrigação do porto, aproveitá-los.
Nós não tivemos uma equipa nos últimos anos a ganhar uma Youth League, se não também tínhamos o dever de os aproveitar.
Acalme-se lá.
Temos que ir aproveitando também os nossos, mais espaçadamente, porque pertenceram a equipas diferentes dentro do nosso clube e nunca tiveram uma vitória colectiva, que os empurrasse.
E nós também, sem essa vitória, já podemos vender um por 40 milhões.
Acalme-se lá.
Rodrigo, como treinador de formação que sou.
Posso-lhe dizer, que se o nosso Sporting, todos os anos, conseguir aproveitar pelo menos um só jogador prá equipa A, já será ótimo, se forem dois então será extraordinário.
Isto do aproveitamento da formação, não é metê-los na equipa A aos montões. Se for assim, rebentamos com eles, porque nunca ganharão nada sózinhos, têm que lá ter os mestres.
Os outros fazem como querem, nós faremos como pensar-mos que será melhor para nós.
O nosso clube tem sido mestre neste campo, portanto…..
Cada um na sua casa é Rei.
Quem vai vai, quem está está.
Cada caso é um caso e é preciso ter cuidado com imposições de um mínimo de jogadores entrarem na equipa principal e fazerem X ou Y jogos.
Em todo o caso um clube que se diz formador tem que medir o seu sucesso e estabelecer certos parâmetros.
Produzir um Gelson, um Nuno Mendes, etc – um gajo que seja difícil manter (embora queiramos que fique o mais possível) por ano não é uma métrica nada má. Significa a possibilidade de um encaixe anual.
Encaixe esse que dever ser sempre apenas para investir e não pagar contas. O clube tem que ser sustentável.
De baixo desse jogador preparado para dar o salto, o plantel principal deve ter vários jogadores jovens capazes de lutar pela titularidade ou já titulares, a jogar num nível necessário para o Sporting. O Bragança, por exemplo podia perfeitamente ser titular se não houvesse concorrência. Quando tiver a sua oportunidade eg Matheus sair, então explode a sua importância na equipa e passa a nível Nuno Mendes.
O parâmetro a medir é ter vários jogadores nesta situação só que cada ano é diferente.
Se isto não é a norma, em ciclos de 3/5/10 anos então é preciso reavaliar a estrutura por completo: matéria prima/competências técnicas nas camadas jovens/infrastrutura/modelo de jogo da A vs formação/treinador principal/relação com agentes e política de contratações. Entre muitos outros factores
Gonçalo Inácio (20)
Gonçalo Esteves (sacado ao Porto) (18)
Matheus Nunes (21)
Palhinha (26)
Bragança (22)
Eduardo Quaresma (22)
Já não falo em mais velhos, como Esgaio.
E no que tivemos : Maximiano (22)
E há mais na calha, á pois há.
6 portanto.
Como diz e bem o RA, estou de acordo com o meu colega RA, não podem jogar todos ao mesmo tempo, a equipa pode sofrer consequências e os jogadores também.
Por isso, viva o Sporting Clube de Portugal.
Em ração à formação e a devida aposta, a minha opinião, como se interessasse a alguem, é a seguinte:
Apesar das regras da UEFA, pra mim um jogador que chega com 20 anos ao clube, seja para a equipa b, sub 23 ou equipa principal, não é um jogador da formação…
Não posso considerar o Ronaldo formação do Man Utd. Como não posso considerar o Matheus Nunes, o porro, plata ou o Wendell formação do Sporting…
O Esteves… Eh pá… Chega com 17… Enfim…
O meu “problema” com isto é muito simples… E revela-se facilmente na turma de comprar/vender jogadores.
Nós comprarmos um Ugarte por 10 milhões com 20 anos, e não apostar nos de forma assim tão clara no Bragança, por exemplo, diz-me que valorizamos muito mais o Ugarte (formado sei lá onde) do que o Bragança, formado em casa.
Edwards damos 10 ou 12 milhões por metade, jovane, da casa, damos por 8 a totalidade. O Edwards é melhor que o jovane? Eu tenho dúvidas, nunca vi nada de extraordinário no Edwards, admitindo que tem técnica e sabe “tratar bem a bola”, bem como o jovane também o sabe fazer. E marca livres e cantos. E remata.
Compramos o marsá (não faço ideia se é bom ou não, nunca vi nem 1 minuto de jogo dele, nem vídeos nem o crl) para os escalões de formação (quanto é que pagamos mesmo?) é dizer que ele é melhor que miúdos que estão no clube há vários anos, que vêm desde os escalões inferiores…
Aceito que este seja um caminho, mas não se torna um bocado contraproducente? Pra que é que andámos a investir décadas em jogadores que vêm para o clube com 7 ou 8 anos que depois chegam aos 18 e vão “rodar” para virem marsás da vida, que, em contexto competitivo, hão de ter igual ou menos que os nossos?
Este tipo de estratégia desvaloriza a nossa formação. Basicamente, estamos a dizer que a formação dos outros clubes é melhor que a nossa, porque os jogadores formados por nós não servem para nós, mas os dos outros já servem…
Entendo excessões, casos de jogadores que claramente se destacam… O Ugarte parece de facto ter muita qualidade e tem jogado bem. Custa-me mais em casos em que comparo com o que temos em casa e não vejo que tenhamos pior… Camacho, Plata, comparativamente a joelson, por exemplo.
E agora Edwards/jovane… Vamos ver como corre. Espero que o Edwards seja tudo o que os que estão a borrar a cueca vêem nele.
A minha opinião vai muito de encontro a do Modeler.
E o Rodrigo também tem razão em muitos pontos.
Já ontem tinha escrito que a estratégia agora passa por comprar jogadores em fase final de formação, enquanto os jovens com anos na nossa Academia estão a seguir para outros clubes por empréstimo com opção de compra.
Inácio e Nuno Mendes aproveitaram a falta de dinheiro e a inevitável reconstrução do plantel perante os pinos de Varandas que Amorim rapidamente descartou.
Esta época não surgiu nenhum jovem, a exceção do puto do Porto que saltou de imediato para o plantel principal e que tem condições de entrar num jogo a “doer”.
E dos últimos jogos que vi da B, nenhum dos nomes que treinam com a equipa principal estão sequer perto de disfarçar a ausência de um titular. Quando ficamos sem alguém, Amorim manda Esgaio aquecer…
Por acaso vi o primeiro jogo dele na Academia, ja’ os “residentes da Academia”, aquela malta que la estava sempre ao fundo de pe, com vista para os outros campo, o grupo do Manel careca, diziam que era uma grande contratacao – e nao falharam.
1 Fevereiro, 2022 at 22:35
Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
É o ditado.
Isto para dizer, que, embora a nossa equipa tenha ficado um nadinha de nada mais forte, o Porto ficou mais forte, mesmo ficando sem o Luiz Diaz, e explico.
O Sporting, tínhamos alguma deficiência no ataque, mais própriamente no PL, o porto e o benfica sõ equipas que têm tido uma concretização maior que nós, basta reparar nos golos das três equipas marcados, portanto nós, melhora-mos a frente atacante, e temos agora, mais outra solução diferente para o ataque. A parte central ficou e anda um pouco desgastada, e percebe-se porquê.
Mas…….
O porto equilibrou-se um pouco mais em termos gerais de equipa, diminuiu na frente atacante, mas melhorou, em termos centrais, dado que Pepe vinha a jogar muito pouco e com perspectivas de continuar a reaalizar poucos jogos, a idade não perdoa, daí a aquisição de R. Semedo, veio colmatar uma zona que ia ficar deficitária. E foi buscar o Eustáquio, que tem dado nas vistas, para reforçar e poder rodar o meio campo, contratando também o Galeno, que pode oscilar entre o meio e oi ataque, embora não seja um jogador por aí além, sabe-se como ele conhece o campeonato português e como sabe se comportar nele, vimos em Alvalade.
Portanto o Porto ficou para mim, mais forte em termos coletivos e de sectores.
O benfica, não se reforçou, porque já tinha feito uma despesa enorme em anos anteriores, mas tem também, devido ao dinheiro gasto, uma equipa capaz de lutar por algo, e esse algo neste momento pró benfica é a champions, nada mais.
O nosso clube fez o esforço de não vender ninguém influente, felizmente, e estamos na luta pelo título, seis pontos de desvantagem não é pera doce, mas devemos tentar e lutar e ter ambição de lá tentar chegar.
Não podemos é perder pontos como até aqui, todos os jogos deverão ser encarados como se fosse o mais importante, só assim lá chegaremos.
Vamos ver o filme que se segue, até á 34ª jornada.
1 Fevereiro, 2022 at 22:48
Em relação ao Edwards, introvertido, não é nenhum defeito.
Ele quis apenas dizer, tal como eu já calculava, que Edwards devido a ser introvertido, vai demorar um pouco mais a aparecer, (talvez expluda na próxima época) daí a ter que começar agora a ser trabalhado e integrado com os colegas, para depois então, ficar mais á vontade com a equipa e o clube. De realçar que tem 23 anos.
Nada mais do que isto, é simples, e nada preocupante.
Ele não disse mentalmente débil, ele disse introvertido, que é completamente diferente.
Slimani, com 33 anos, com vasta experiência, e tendo já passado por vários clubes maiores com exigências maiores, e tendo já estado no Sporting, estará mais á vontade, bastar-lhe-á conhecer as rotinas da equipa.
1 Fevereiro, 2022 at 22:51
É bom que não procuremos anticorpos com um jogador ainda jovem e com muito para dar.
Fazemos melhor.
Vamos todos esquecer, que ele (Edwards) veio pró Sporting.
Vamos deixá-lo estar lá a um canto com o seu treinador, pode ser que um dia apareça e nos faça uma surpresa, mas vamos esquecê-lo, combinado .
Esta deverá ser a nossa ajuda.
1 Fevereiro, 2022 at 23:00
Outra dica.
Respeito as mais variadas opiniões acerca da direção do nosso clube.
Mas…..
Por causa disso não vamos deitar abaixo um valor (jogador) que nos pode servir e evoluir e muito.
Estou-me a explicar bem ?
É que os jogadores também lêêm os que escrevemos, e ás vezes esquecemo-nos, sem querer, que estamos a danificar um jogador que nos pode servir e muito, que penso que é o caso de Edwards.
Vamos esquecer a aquisição Edwards, deixá-lo lá a trabalhar sózinho com o treinador e os colegas, depois lá muito mais prá frente, veremos o que sai dali.
Digo isto em prol do êxito, de um jogador nosso.
1 Fevereiro, 2022 at 23:02
Fodasse agora tive de me chatear, porque vivo num país de analfabetos que criam realidades paralelas, vivem num mundo de fantasia e vêm insultar quem lhes tenta abrir os olhos para a realidade.
Último jogo do FCP contra o marítimo, jogadores da formação na ficha de jogo com menos de 24 anos, são 6 e só não jogou o Fábio Vieira.
Diogo Costa 22 anos
Bruno Costa 24 anos
Vitinha 21 anos
João Mário 22 anos
Fábio Vieira 21 anos
F. Conceição 19 anos
Todos estes 6 são da formação do FCP, repito a ver se entendem são jogadores da formação e têm todos menos de 24 anos
O último jogo do Sporting contra o Braga contou com 2 jogadores da formação com menos de 24 anos
Jovanne 23 anos
Inácio 20 anos
O Palhinha tem 26 anos e o Esgaio tem 28 anos, não querem mesmo fazer os outros de parvos não e dizer que pomos estes 2 porque apostamos na formação.
Repito eu não estou a criticar o RA estou a constatar uma realidade, mas se querem continuar a viver esse conto de fadas que o Sporting é o clube que mais aposta na formação, então força ai e fechem a porta depois de voltar do mundo da Alice no país das maravilhas.
Estou contente com o RA e com a maneira como tem carregado o Sporting às costas, mas por favor vamos ser sérios, pôs o Nazinho 1 jogo, pôs essugo 5min, o Sporting não é nem de perto que aposta mais na formação para entrar na equipa principal
1 Fevereiro, 2022 at 23:14
Ainda continuas com isso?
Agora mudaste para quem aposta mais na formação, quando ninguém aqui se comparou com outros clubes. (E já comparar 5 anos de SC com o RA, o que um e o outro gastou, o que e o outro flopou e apostou, nem faz sentido, mas ok)
E só conta jogadores com menos de 24 anos, mas é porque tu queres ou é idade limite de formação?
Isso da ficha de jogo quer dizer o que mesmo?
Ainda por cima escolhes o jogo que queres…essa tá boa, o nosso ultimo jogo foi contra o Benfica á uns dias.
Tínhamos Inácio, Palhinha e Esgaio no onze.
No banco Bragança, Jovane, Catamo e TT.
Ainda não percebi onde queres chegar com isto.
É dizer que o Sporting não aposta na formação?? Ou estamos a comparar com X ou Y, para ganhar algum prémio da liga, como quem aposta mais na formação.
1 Fevereiro, 2022 at 23:21
É que ainda por cima em termos de minutos.
Os nossos têm tantos como os nossos.
Nem sei bem o que afinal estamos aqui a comparar, afinal.
1 Fevereiro, 2022 at 23:25
“os nossos têm tantos como os nossos.”
Faz todo o sentido 😀 😀
1 Fevereiro, 2022 at 23:27
os nossos têm tanto como os deles*
Mas continuou a escrever, que esta comparação nem faz sentido.
Falar em formação e escrever Porto, não combina e basta ver os últimos anos do Porto. (Não tem academia sequer, mas produz talento na mesma)
A aposta do SC tem haver muito com o contexto, depois de 5 anos, lá teve que se virar para alguma produto da casa, porque o talento era por demais evidente.
E as criticas dos adeptos era imensas sobre isso.
2 Fevereiro, 2022 at 2:38
“A aposta do SC tem haver muito com o contexto” e então a nossa tem a ver com quê?
Só para ver o grau de seriedade com que vens para aqui discutir…
2 Fevereiro, 2022 at 13:45
O SC leva 5 anos de Porto, quantos jogadores lançou até este ano?
Quantos Milhões derreteu em flops?
Até comentei isto noutro lado, ele vir chorar falta de planeamento, é porque também se deve a ele, já que a maioria dos reforços vindos com SC floparam e até consentiu que muitos dos jogadores da chave da equipa sair a custo zero.
Nada tem haver com o que o RA tem feito.
Desde a sua chegada tem se investido em jogadores, como também tem se lançado outros jovens jogadores, não só da formação.
1 Fevereiro, 2022 at 23:09
AHAHAHAH!!!
https://twitter.com/ViscondeP/status/1488593611272904709?s=20&t=zf2-MOTwS7kOuyAhyvsAzQ
AHAHAHAH!!!
1 Fevereiro, 2022 at 23:21
Calma Rodrigo.
Cada um trabalha com o que tem.
Quem venceu, á um ou dois anos a Youth League, como o porto venceu, só tinha mesmo que os aproveitar, era e é obrigação do porto, aproveitá-los.
Nós não tivemos uma equipa nos últimos anos a ganhar uma Youth League, se não também tínhamos o dever de os aproveitar.
Acalme-se lá.
Temos que ir aproveitando também os nossos, mais espaçadamente, porque pertenceram a equipas diferentes dentro do nosso clube e nunca tiveram uma vitória colectiva, que os empurrasse.
E nós também, sem essa vitória, já podemos vender um por 40 milhões.
Acalme-se lá.
1 Fevereiro, 2022 at 23:23
Olha o Marta Soares:
“…banco dos Réus acusado de crimes Prevaricação, participação económica em negócio, abuso de poderes e FALSIFICAÇÃO DE DOCS…”
Mais uma 4a feira normal, portanto.
1 Fevereiro, 2022 at 23:30
Rodrigo, como treinador de formação que sou.
Posso-lhe dizer, que se o nosso Sporting, todos os anos, conseguir aproveitar pelo menos um só jogador prá equipa A, já será ótimo, se forem dois então será extraordinário.
Isto do aproveitamento da formação, não é metê-los na equipa A aos montões. Se for assim, rebentamos com eles, porque nunca ganharão nada sózinhos, têm que lá ter os mestres.
Os outros fazem como querem, nós faremos como pensar-mos que será melhor para nós.
O nosso clube tem sido mestre neste campo, portanto…..
Cada um na sua casa é Rei.
Quem vai vai, quem está está.
2 Fevereiro, 2022 at 7:46
Cada caso é um caso e é preciso ter cuidado com imposições de um mínimo de jogadores entrarem na equipa principal e fazerem X ou Y jogos.
Em todo o caso um clube que se diz formador tem que medir o seu sucesso e estabelecer certos parâmetros.
Produzir um Gelson, um Nuno Mendes, etc – um gajo que seja difícil manter (embora queiramos que fique o mais possível) por ano não é uma métrica nada má. Significa a possibilidade de um encaixe anual.
Encaixe esse que dever ser sempre apenas para investir e não pagar contas. O clube tem que ser sustentável.
De baixo desse jogador preparado para dar o salto, o plantel principal deve ter vários jogadores jovens capazes de lutar pela titularidade ou já titulares, a jogar num nível necessário para o Sporting. O Bragança, por exemplo podia perfeitamente ser titular se não houvesse concorrência. Quando tiver a sua oportunidade eg Matheus sair, então explode a sua importância na equipa e passa a nível Nuno Mendes.
O parâmetro a medir é ter vários jogadores nesta situação só que cada ano é diferente.
Se isto não é a norma, em ciclos de 3/5/10 anos então é preciso reavaliar a estrutura por completo: matéria prima/competências técnicas nas camadas jovens/infrastrutura/modelo de jogo da A vs formação/treinador principal/relação com agentes e política de contratações. Entre muitos outros factores
1 Fevereiro, 2022 at 23:47
Gonçalo Inácio (20)
Gonçalo Esteves (sacado ao Porto) (18)
Matheus Nunes (21)
Palhinha (26)
Bragança (22)
Eduardo Quaresma (22)
Já não falo em mais velhos, como Esgaio.
E no que tivemos : Maximiano (22)
E há mais na calha, á pois há.
6 portanto.
Como diz e bem o RA, estou de acordo com o meu colega RA, não podem jogar todos ao mesmo tempo, a equipa pode sofrer consequências e os jogadores também.
Por isso, viva o Sporting Clube de Portugal.
2 Fevereiro, 2022 at 0:08
Em ração à formação e a devida aposta, a minha opinião, como se interessasse a alguem, é a seguinte:
Apesar das regras da UEFA, pra mim um jogador que chega com 20 anos ao clube, seja para a equipa b, sub 23 ou equipa principal, não é um jogador da formação…
Não posso considerar o Ronaldo formação do Man Utd. Como não posso considerar o Matheus Nunes, o porro, plata ou o Wendell formação do Sporting…
O Esteves… Eh pá… Chega com 17… Enfim…
O meu “problema” com isto é muito simples… E revela-se facilmente na turma de comprar/vender jogadores.
Nós comprarmos um Ugarte por 10 milhões com 20 anos, e não apostar nos de forma assim tão clara no Bragança, por exemplo, diz-me que valorizamos muito mais o Ugarte (formado sei lá onde) do que o Bragança, formado em casa.
Edwards damos 10 ou 12 milhões por metade, jovane, da casa, damos por 8 a totalidade. O Edwards é melhor que o jovane? Eu tenho dúvidas, nunca vi nada de extraordinário no Edwards, admitindo que tem técnica e sabe “tratar bem a bola”, bem como o jovane também o sabe fazer. E marca livres e cantos. E remata.
Compramos o marsá (não faço ideia se é bom ou não, nunca vi nem 1 minuto de jogo dele, nem vídeos nem o crl) para os escalões de formação (quanto é que pagamos mesmo?) é dizer que ele é melhor que miúdos que estão no clube há vários anos, que vêm desde os escalões inferiores…
Aceito que este seja um caminho, mas não se torna um bocado contraproducente? Pra que é que andámos a investir décadas em jogadores que vêm para o clube com 7 ou 8 anos que depois chegam aos 18 e vão “rodar” para virem marsás da vida, que, em contexto competitivo, hão de ter igual ou menos que os nossos?
Este tipo de estratégia desvaloriza a nossa formação. Basicamente, estamos a dizer que a formação dos outros clubes é melhor que a nossa, porque os jogadores formados por nós não servem para nós, mas os dos outros já servem…
Entendo excessões, casos de jogadores que claramente se destacam… O Ugarte parece de facto ter muita qualidade e tem jogado bem. Custa-me mais em casos em que comparo com o que temos em casa e não vejo que tenhamos pior… Camacho, Plata, comparativamente a joelson, por exemplo.
E agora Edwards/jovane… Vamos ver como corre. Espero que o Edwards seja tudo o que os que estão a borrar a cueca vêem nele.
2 Fevereiro, 2022 at 2:21
A minha opinião vai muito de encontro a do Modeler.
E o Rodrigo também tem razão em muitos pontos.
Já ontem tinha escrito que a estratégia agora passa por comprar jogadores em fase final de formação, enquanto os jovens com anos na nossa Academia estão a seguir para outros clubes por empréstimo com opção de compra.
Inácio e Nuno Mendes aproveitaram a falta de dinheiro e a inevitável reconstrução do plantel perante os pinos de Varandas que Amorim rapidamente descartou.
Esta época não surgiu nenhum jovem, a exceção do puto do Porto que saltou de imediato para o plantel principal e que tem condições de entrar num jogo a “doer”.
E dos últimos jogos que vi da B, nenhum dos nomes que treinam com a equipa principal estão sequer perto de disfarçar a ausência de um titular. Quando ficamos sem alguém, Amorim manda Esgaio aquecer…
2 Fevereiro, 2022 at 8:43
O Palhinha chegou com 17, e sempre foi visto como “produto da formação”.
O Nani deve ter entrado entre 16/17 anos também.
2 Fevereiro, 2022 at 8:53
Por acaso vi o primeiro jogo dele na Academia, ja’ os “residentes da Academia”, aquela malta que la estava sempre ao fundo de pe, com vista para os outros campo, o grupo do Manel careca, diziam que era uma grande contratacao – e nao falharam.
4 Fevereiro, 2022 at 20:39
Ver video
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/o-momento-tornou-se-viral-artur-soares-dias-mais-rapido-do-que-andre-almeida-14557549.html