O dabate e’ a uma hora proibitiva para mim, espero que fique disponivel no Youtube ou coisa do genero, mas deve ser “interessante” de se seguir. Os dois pretendentes a apostarem na parte economica da coisa, fragilizando Varandas ai’ mas tirando votos um ao outro ao mesmo tempo.
A estrategia de Varandas vai ser apenas a das evidencias dos titulos, da reducao dos custos operacionais e a do nao fizemos “ainda melhor” devido ‘a pandemia e a de que um segundo mandato seria o da consolidacao – um classico e expectavel.
Quem vai votar, 99% das pessoas, ja’ tem a sua ideia definida.
Sinceramente o CD de Varandas e’ dos com mais sorte que eu conheco (nao estou a discutir competencias aqui), de cada vez que esteve mais “apertado” apareceu algo justificavel que os segurou e que, no fim, ate’ lhes dava alguma razao.
O core sao os “titalos”, Varandas e’ dos mais titulados da nossa historia – factos.
Sorte ou Competência, apenas o tempo o dirá.
Mas quanto a factos, acho que não há muito por onde pegar.
Clamar por uma época falhada em 3 épocas desportivas (já nem conto com esta que está a decorrer) é claramente insuficiente dado até o nosso passado nos últimos 40 anos.
Na época 2018/2019, depois da invasão e instabilidade, ficas em terceiro e ganhas uma taça de Portugal ao Porto na final eliminando o Benfica (que foi campeão essa época) nas meias finais a duas mãos; mais a Taça da Liga novamente ao Porto de Conceição e ao Braga no seu próprio estádio.
É uma época falhada? Encontra lá outras épocas parecidas….
No ano passado, acho que estamos todos de acordo que foi uma época bem sucedida, não? lol
Na minha opinião não é falhada.
Bruno Fernandes, Dost e Battaglia aceitam regressar com Sousa Cintra e mantivemos o plantel competitivo de JJ com Nani(antes de sair para os EU), Raphinha, Coates, Mathieu, Acuña, Wendel, Jovane Cabral, e os 3 regressados.
De referir que foi Sousa Cintra quem contratou Renan, herói das grandes penalidades. As 2 Taças têm o plantel de Cintra e BdC como base.
A época onde Varandas cristalizou os seus “conhecimentos” foi a seguinte em que dispensou Romain Salin, Bruno Gaspar, André Pinto, Jefferson, Petrovic, Diaby e Gudelj, e trouxe Vietto, Fernando, Jesé, Bolasie e Camacho para ser goleado por 5-0 com o Benfica, eliminado em Outubro da Taça da Liga pelo Alverca, eliminado da Taça de Portugal pelo Braga, afastado da Liga Europa pelo Besaksehir, ficando logo em Janeiro arredado do Título.
A sua salvação foi Ruben Amorim, que encostou todo o “conhecimento” do presidente e promoveu vários valores da nossa Academia para terminar o campeonato em 4º lugar.
Tantas condicionantes para explicar o sucesso, e tantas razões e explicações para justificar uma época de insucessos….
Basicamento, nas vitórias o mérito é de outros, nas derrotas a culpa é do Varandas.
Realidade…. 6 titulos conquistados num só mandato e isto só no futebol!
lol
Mais 4 das 5 Champions de modalidades de pavilhão conquistadas em toda a história do clube.
🙂
Enfim, siga… que discutir isto é pura perda de tempo
Quantas vezes foi dito e escrito que os clubes vivem de títulos, e não de contas… que não são empresas e tal… o FCP, tão elogiado por aqui, está falido, tem anos de exercícios negativos, achas que algum adepto troca os títulos que venceram por contas certas?
As coisas são como são, indiferente se são ou não como deviam ser ou como queríamos que fossem; a grande maioria olha, por ordem de prioridades a títulos no futebol, títulos nas modalidades, modalidades, contas. E depois vêm assuntos que os quais o comum adepto se preocupa diariamente, a app, o site, os núcleos…
Não creio que o porco seja assim tão elogiado pela gestão que tem…
Não percebo bem porque é que as coisas são mutuamente exclusivas. É preciso rebentares com o clube (como parece evidente que acontece com eles) para ganhar? Porquê?
Qual será a forma mais sustentável de ganhar? Ter um clube financeiramente estável e organizado e uma boa gestão desportiva ou ter um clube sempre no fio da navalha e a ter um Luiz Dias a ter de ser vendido à pressa a meio do ano e uma boa gestão desportiva?
Uma boa gestão desportiva de um clube está dependente de ter uma gestão financeira ruinosa?
O homem vai vencendo as eleições. E os sócios não são acéfalos como os nossos.
Nao são elogiados? Sabem comprar, sabem vender, sabem negociar, sobra o quê?
Se as listas concorrentes e que competem com a lista do Varandas forem inteligentes, basta comparar o que se devia no Verão de 2018 com o que se deve agora e falar em todos os M€ que entraram neste mandato e foram consumidos.
Aqui não há como o Varandas se defender, nem com a pandemia. É que é tudo muito mau.
Isso e’ o expectavel dos concorrentes e as respostas de Varandas tambem sao esperadas: ‘pesada heranca”, debandada na equipa principal, pandemia, quebra de receitas, contraccao do mercado mundial a nivel do valor das compras, etc etc.
E vai dizer que o que os socios & accionistas querem sao titulos e nao dividendos pelas suas accoes – e que nao ha’ problemas de sustentabilidade porque o modelo contabilistico mete os activos da formacao a zeros, blablaba, acesso ‘a champions, blabla.
Nao espero nada de novo sem ser a pressao sobre as VMOC’s e alteracoes estatutarias – -essas serao as questoes criticas, no meu entender, e o que podera’, eventalmente, fazer oscilar os pratos da balanca.
Demasiado óbvio que será assim…. até porque já deu para perceber que as alternativas ao varandas são muitíssimo fraquinhas….
Alternativas não são fazer “programas bonitos” do ponto de vista estético e usar alguns estrangeirismos….
Alternativas não é dizer que se vai fazer um mega financiamento para substituir todos os existentes…. sem avançar mais dados concretos….
Alternativas não é dizer que temos que criar receitas alternativas sem especificar com algo concreto….
Alternativas não é dizer que vamos ter 1 enfermeiro para a formação….
Vejo Sportinguismo puro nas alternativas….em particular no Nuno Sousa…. mas espremendo tudo “não sai sumo” e só Sportinguismo não chega
Por isso desta vez….. não voto.
P.S. Nas ultimas eleições votei porque não havia Presidente, estando o clube a ser gerido por uma comissão de gestão, pelo que tinha mesmo que se escolher alguem. Desta vez…já lá está um….
o unico concorrente ‘a reeleicao de Varandas, na minha opiniao, sera’ a abstencao e Varandas ja’ teve exemplos clarissimos sobre isso com as AG’s das contas. Faz-me confusao (e ate’ me irrita) o silencio de Varandas nestas eleicoes, o nao fazer campanha alguma; nao sei se esta’ tambem ‘a espera de um minimo de 75% para continuar, mas os socios ja’ nao vao em chantagens com ninguem…
O que os meus caros consocios decidirem esta’ bem para mim, democracia & respeito.
Obviamente, fazes o que quiseres, como todo o mundo.
Agora, é inaceitável que hoje se deva muito mais do que se devia em 2018, com todo o dinheiro que houve disponível e com o que já se consumiu do futuro.
Achar que “está bem assim” e que “deixa andar que já lá está alguém” e manter este caminho que, na minha opinião, não é bom para o Clube.
Realmente, o Varandas não precisa falar muito. A obra dele, o que tem de falar por ele, é o que fez nos 3,5 anos que esteve à frente do Clube e o que se vê é um Clube com mais divida, uma SAD com mais divida, receitas futuras já consumidas, modalidades a fechar pela calada, erros atrás de erros na SAD até se acertar no Amorim, e negócios muito questionáveis na compra e venda de jogadores, que terão um forte impacto (negativo) no futuro.
Isto é a obra do Varandas, a que se juntam os títulos conquistados.
Agora, cada um mete tudo numa balança e decide. Mas o futuro com o Varandas parece-me óbvio qual será – mais do mesmo!
Eu, que votei no Varandas nas eleições passadas, prefiro dar oportunidade a outro porque já vi que este não levará o Clube para onde eu acho que deve ir!
Nunca entendi como se pode esperar melhor mantendo o que está mal… Mas é assim no país há 40 anos, e será assim no Clube… Já é assim no Porto e já é assim no Benfic@.
Aquela “coisa bonita” em que estão escritas “pérolas” tais como a definição de um modelo de jogo pela Direcção…. 1 enfermeiro para a formação e outras do mesmo género?
Epah….poupem-me
Dão tantos tiros no pé que o varandas até se dá ao luxo de ficar em silencio, porque sabe que cada vez que abre a boca….salvo raríssimas excepções… só sai porcaria…
Vir falar em definição de um modelo de jogo para o futebol no momento actual acrescenta o quê em termos de eleições?
Actualmente temos o futebol sénior masculino a funcionar como “nunca” funcionou nos últimos (muitos…) anos e com um modelo de jogo claro e que funciona… inclusive com uma lógica clara nas contratações de miúdos e a “aposta” nos que já cá estão e revelam potencial.
Escusado será dizer que não vamos acertar em todos os miudos (ninguem acerta)…. mas percebe-se claramente o Esteves, o Marsa, o Catena, o outro miudo africano que joga no meio-campo (gambiano…salvo erro), o do Gana que vai chegar agora…. a contratação do Diogo Abreu (do porto)
Por isso….meter este tipo de coisas num programa eleitoral ao dia de hoje acrescenta 0000
Se fosse nas ultimas eleições…. ai a conversa seria outra….pois não havia NADA. Mas pronto….era preciso fazer um programa extenso…por isso bora lá meter uma coisa que no contexto actual não tem aplicabilidade.
Modelo de jogo. Para mim faz todo o sentido o Sporting ter um modelo de jogo definido.
Isto não tem nada a ver com o 433, 343, etc. É uma forma de jogar. Na minha opinião é importante definir um modelo de jogo. O que queremos da nossa equipa? É a partir daí que tudo o resto se define. O que fazemos com o crescimento dos putos, que tipo de treinador de formação queremos, como se gere as equipas de formação, etc. Até ajuda a definir o treinador principal. Creio que o Amorim não vai durar para sempre…
O modelo de jogo “à Sporting” é o quê? Eu acho que uma direção técnica do Sporting tem de saber isto e decidir por aqui. Por isso faz todo o sentido o modelo de jogo estar pensado e ser definido.
Aliás, basta ver os Juniores, sub23 e equipa B para perceber o quão isto é importante.
Simplesmente tenho a MINHA opinião.
Não gostas…. tens todo o direito do mundo em ter uma opinião diferente.
E claro que o Sportinguistas devem conhecer as propostas de todos os candidatos e avaliarem com sentido critico e não comerem toda a “palha” que TODOS os candidatos (em TODAS as eleições) apresentam nos programas eleitorais.
E depois decidem o sentido de voto LIVREMENTE…. e no fim ganha quem tiver mais votos e no dia Seguinte…. os SPORTINGUISTAS…. apoiam o Sporting em vez de ficarem à espera de “insucessos” do Sporting só porque o Presidente é alguem de quem não gostam.
Isto não quer dizer que a formação deve jogar no mesmo sistema tatico. Não tem nada a ver com isso.
Significa que deve ter princípios de jogo definidos.
Modelos de pressão? Sair a jogar no pé? futebol de toque curto ou de esticões? Que tipo de jogadores queremos? O que devem saber fazer? Etc…
Claro que é muito importante o desenvolvimento individual e centrado no jogador, mas na minha opinião faz todo o sentido ter um modelo de jogo definido e sabermos o que queremos.
PS: Nem sei se esta direção não tem. Olhando para o estado atual “da arte” e para estes 4 anos é muito difícil achar que sim, mas se calhar têm só que estão a fazer só merda a escolher treinadores e não estão a conseguir materializar isso…
eu das 3 candidaturas neste momento so descartei 1 porque aquilo é 1 mão cheia de nada, depois ainda tenho esperança que o Nuno Sousa n cometa o mesmo erro do varandas ( ainda para mais depois de numa das ultimas entrevistas ter dito que n ia alinhar numa politica de terra queimada de andar a criticar tudo) que nunca foi capaz de dizer algo de positivo sobre a direcçao anterior.
Gostava de ler/ouvir algo positivo do N sousa sobre a direcçao actual sem ser tudo a base de sorte e de ter sido por acaso.
Porque saber fazer oposição também é ter coragem e capacidade de dizer bem de algumas coisas e não andar numa de dizer mal de tudo porque se é oposição e se está numa eleição
Contracção do mercado Mundial a nível do valor da compras?O Porrinho deve estar a falar das vendas.
Porque as compras, ante e pós pandemia foi um esticar os cordões à bolsa por percentagens de passes.
Fazendo as contas às percentagens, entre as compras de Varandas contam-se as 6 mais caras da História do Sporting: Vietto (7,5M€ 50% passe → “valorização” na compra 15M€); Amorim (quase 13M€); Pote (6,5M€ 50% do passe → “valorização” na compra 13M€); Edwards (7,67M€ 50% passe → “valorização” na compra 15,34M€); Paulinho (16M€ 70% passe → “valorização” na compra 22,857M€); Vinagre (10M€ 20% passe → “valorização” na compra 20M€).
Algumas no pós pandemia, na tal de “recessão do mercado” que afinal, no caso do Sporting, só se via numa das “faces” das “trocas comerciais”: para boa parte das vende era em saldos, para comprar era mãos largas.
SL
Sinceramente não! estava a falar da recessão geral a nível de mercado de transferências. Diria que foi uma tendência … mas muitas vezes contrariada (PSG, City) … ou contraditória (SCP vender relativamente barato – excepções Bruno F. e N.Mendes – e comprar inflaccionado – os exemplos dados atrás).
Um abraço e saudações leoninas
Sorte tiveram mesmo na recusa de JJ e em contratar Amorim.
O resto foi criatividade para nos momentos mais críticos do mandato criar cortinas de fumo e situações para vitimizarem-se e desviar as atenções dos Sportinguistas para o que na realidade estavam e estão causando ao Clube.
A repetição da AG do Clube é apenas um exemplo do atestado que passaram aos Sportinguistas ao longo de todo o mandato.
Gostei muito da entrevista de Nuno Sousa no Sporting160.
Foi excelente para aprofundar, mesmo com o limite de tempo, as ideias que vimos nos vídeos dos pilares, em que assenta este projecto.
Para mim ficou ainda mais visível a quantidade de aspectos em que podemos fazer mais e melhor, desde a app até um trabalho cuidado e centrado nas mulheres enquanto sócias/consumidoras. Há mesmo muito coisa descurada actualmente e que é necessário potenciar.
Gosto da forma como Nuno Sousa expõem as suas ideias, de forma simples e clara, sem floreados e chavões. O seu programa é um programa completo.
Aquilo que realmente me preocupa é o défice de aproximadamente 200 milhões de euros que temos neste momento, com as receitas da Champions já antecipadas bem como 3 anos da NOS. Vejo muita dificuldade para equilibrar as contas.
Recuperar a RF rasgada por Varandas como sugere Nuno Sousa será complicado no estado depauperado em que agora estamos.
Espero que no debate de logo questionem Frederico Varandas sobre o estado actual das nossas contas e como pretende gerir o Clube quando já não tivermos nada para antecipar e apenas metade dos passes de meia dúzia de jogadores com mercado como bóia de salvação.
Não tem comparação a consistência do Nuno Sousa com a do Oliveira. O Nuno Sousa tem as ideias claras e construídas de forma muito sólida. Muitas delas vão ao encontro do que eu penso e nota-se que o programa e as ideias têm um fio condutor. Nota-se que todo o modelo de gestão e de intervenção foi muito pensado e ponderado.
Não é por acaso que causa tanta reação, com enorme análise e discussão de micro-medidas de quem aceita tudo e mais alguma coisa como natural do lado da direção atual. Enorme debate sobre futebol feminino em Alvalade porque relvado de quem mal falou do mal do próprio relvado…que é chato mas acontece…coisas assim…
Continuo depois com dificuldade em encaixar tudo financeiramente. Ou seja, muitas medidas, muitas alterações, muita vontade de fazer, bom diagnóstico financeiro…mas depois encaixar tudo isto num projeção do que seria o mandato continua a não ser fácil para mim. É difícil eu perceber como será feita a reestruturação financeira, onde vamos buscar o equilíbrio operacional e encaixar todas as medidas que li no meio disto. E é ainda mais complicado para mim o principal…como é que fazemos o “desmame” de Jorge Mendes…o que vejo nisto tudo é uma quadratura do circulo quase insolúvel (na minha opinião, insolúvel mesmo). Mas a verdade é que apesar disso me identifico muito mais com a candidatura do Nuno Sousa do que com qualquer uma das outras e esta candidatura dá MUITO, mas imensamente MUITO mais respostas do que qualquer outra…
Concordo, Tiago. É a candidatura mais bem preparada.
A questão financeira é um problema gigantesco e piora a cada dia que passa. Não sei como vamos dar a volta a isto.
A questão dos VMOC é importantíssima mas tem uma solução negociada, que expira em 2026. Custa cerca de 40 milhões. Acredito que teremos um investidor tipo CR7 a financiar a compra.
O verdadeiro pesadelo é actualmente saber que o fundo de maneio está nas lonas depois de já termos realizado uma operação de factoring para os valores que iremos receber de Clubes e fornecedores, e dos prémios da Liga dos Campeões desta época.
Ao mesmo tempo renegociamos os prazos de pagamento das dívidas somando juros a mais juros.
“Acredito que teremos um investidor tipo CR7 a financiar a compra.”
Não necessariamente:
No programa está previsto um EO intercalar com o atual que pode ir até aos 50M, que chega e sobra para pagar as vmocs. A SAD entrega esse valor à SGPS, pagando dessa forma a sua divida bancaria, a SGPS fica nessa altura com mais de 90% da SAD, o sobrinho perde o administrador e a SGPS pode entre outras coisas dispersar algum capital em bolsa e ou encontrar um entidade que financie a compra da totalidade da divida bancaria (do clube e da SAD), entre vender ações em bolsa (acredito que os Sportinguistas com uma boa campanha de venda poderiam aderir significativamente) e ou encontrar uma entidade financiadora (nestas altura todas as garantias e avales estarão libertados) será necessário mais 50 a 60M para que o CLUBE fique sem divida bancarias e SAD apenas com a divida dos EO. O beneficio é inteirinho do clube e dos sócios.
O plano é bom, tem enorme viabilidade e resolve o problema do clube e atenua significativamente na SAD, de uma forma geral com pequenos ajustes é colocar em pratica o que já estava pronto em 2018, agora é preciso arregaçar as mangas e trabalhar.
este é o ponto mais forte do Programa de Nuno Sousa.
Também MUITO BEM nas medidas para uma maior transparência quer na Gestão quer na Comunicação.
Boas propostas para a Gestão Desportiva no Futebol e Modalidades (embora ache quase risível a alocação de orçamento da SAD que propõe para o FM).
MAL, MUITO MAL MESMO na questão dos Núcleos, na questão da descriminação do voto por antiguidade, na questão do I-vote e do funcionamento das AGs.
Sendo que, para mim, estas questões, se bem trabalhadas e sem medo de criar rupturas (porque acho essa uma falsa questão) são as mais determinantes para potenciar a massificação do associativismo SCP em 2 anos para níveis entre entre os 200.000 e os 250.0000 sócios. E essa é a condição primordial para uma maior garantia de sustentabilidade da SAD e do Clube, quer pelas receitas que traz quer directamente (quotas, gameboxes, bilhética, merchandise) quer indirectamente (parcerias, sponsors, publicidade, financiamento).
Deverá ter os meus 6 votos (que gostaria fosse só 1), porque a reestruturação financeira é uma questão de sobrevivência, ainda antes da sustentabilidade.
Mas passarei o mandato a “rezar a todas as santinhas” que não avancem com Núcleos Virtuais, com Núcleos 2.0, com o I-vote ubíquo e universal para as AGs Comuns (muito bem se conseguirem para as Eleitorais), ou com a estapafúrdia “nova tabela de direitos e voto” que passa de 1 a 21 para 9 a 29.
P’RA MELHOR ESTÁ BEM, ESTÁ BEM … P’RA PIOR, JÁ BASTA ASSIM!
Um abraço e saudações leoninas
“MAL, MUITO MAL MESMO na questão dos Núcleos, na questão da descriminação do voto por antiguidade, na questão do I-vote e do funcionamento das AGs.”
Alvaro tudo isso e como disse mais abaixo são posições de principio, toda e qualquer dessas alterações obrigatoriamente terão de passar pelo crivo de 2/3 dos sócios. A meu ver e bem a candidatura apenas divulga sem falsos moralismo e ambiguidades a sua posição sobre as matérias.
Apenas acho que deveria, nem tenho a certeza se fala nisso no programa mas julgo que não, deveria levar os assuntos a discussão num congresso antes de as sumter para aprovação ou não pelos sócios.
Outra coisa que deveria também insistir era a continuação dos congressos internacionais The Future of Football, tanta causa que ainda podemos abraçar ou continuar a abraçar pois anda tudo adormecido à sombra do pouco que se conquistou e que esses congressos tiveram a sua quota parte de responsabilidade.
Ouvi a entrevista, não ouvi a do outro candidato.
Atrapalhou-se um bocado quando o avençado do sudeste questionou sobre as partilhas de passe e modelo de compras…
No global tem boas ideias, bem compartimentadas, mas enquanto o ouvia não podia deixar de pensar que, fosse o Varandas (ou para outros o Benedito) a ter o exacto mesmo discurso, um tipo pensava, que tangas este gajo está aqui a espetar, até parece que vai fazer isso. Ou seja, a aceitação do discurso, desde que não caia em devaneios (do tipo prometer um Sporting campeão europeu no mandato), depende da predisposição.
Já agora, muito falaram em app(s?), mas aquele site devia ser prioritário. A todos os níveis, tecnologia, usabilidade, conteúdo, aquela coisa é péssima.
Mas eu acho que isso é normal já que o Castro estava preparado para a discussão e ele não. E o exemplo Pedro Gonçalves é demasiado evidente…para mim é a arvore que esconde a floresta. Mas no meio da atrapalhação foi dizendo o certo…
Há dinheiro, compra-se. Não há, não se compra. E que isto vai gerar um claro problema futuro porque quando chegar a hora de vender é que elas Doyen. E isto não é um caso como quiseram parecer…é sistema. É politica. E como politica sou contra. Preferia comprar o Eustáquio por 5M e ter 100% do Eustáquio do que dar 6 ou 7 M ou lá o que foi por 50% do Ugarte. Mesmo que o Eustáquio não seja tão bom.
O Castro também meteu um bocado os pés pelas mãos quando disse que era diferente da Doyen. Porque não é. Pouca diferença tem. Se vendemos um jogador que só temos 50%, não recebemos um crl…para um clube vendedor é killer. E o Nuno esteve bem a dizer isso…
Ficamos dependentes do que sair da formação. Este ano ainda não saiu nada, por exemplo….e não sei se vai sair no próximo ano. E basta isso para já a coisa ficar bem complicada para um clube com o desiquilíbrio que o nosso tem.
Faltou ele dizer que não tivemos capacidade para comprar 100% do P. Gonçalves porque se rebentou dinheiro a torto e a direito antes. E faltou dizer que ainda assim, 70% ou 80% do passe não é 50%.
Faltou ter a coragem de assumir o que eu aqui posso assumir. Mesmo esquecendo toda a merda feita antes que faz com que cheguemos a essa altura de calças na mão eu preferia ter 100% do P. Gonçalves e ter apenas 1 entre Tabata, Feddal e Nuno Santos do que como foi. E isto não é popular e até é chato dizer porque…o Cherba explica o que acontece com os padres todos sobre um post do Nuno Santos. Ia ser o fim do mundo sem cuecas se ele fala em escolher entre jogadores que lá estão e que foram campeões. Como têm feito desde o inicio da candidatura ia ser uma montanha de conversa sobre o acessório e uma discussão sem fim sobre o detalhe em vez de se falar do principio…
Eu defendo exatamente o mesmo que ele. Eu proibia ter passes a menos de 75%.
E quanto à predisposição…sendo verdade para alguns, não é o meu caso. Eu entrei nas anteriores eleições sem nenhuma predisposição. E até achava piada ao Varandas. Tinha ótima impressão dele como médico, tinha ótima impressão dele como Sportinguista e não tinha nada contra ele se candidatar. E até achava que tinha algum perfil que podia ser importante para o Sporting. O que me fez não votar nele foi exatamente achar que aquilo era tudo colado com cuspo na véspera (que me parece evidente que nem este nem o do Benedito eram…aliás o Varandas andou a mudar ideias toda a campanha conforme as coisas iam aparecendo). E no entanto, tendo dito isso, também disse que tendo sido eleito ele era o meu presidente e que eu acreditava que ele tinha condições para ser um excelente presidente. Depois o que me fez não gostar mesmo dele a sério foi o que ele fez ao longo do mandato. Que foi onde se percebeu mesmo que ele pensou em candidatar-se pai meio dia antes de anunciar….
A diferença para a Doyen é que com esses, mesmo não vendendo, tinhas de lhes pagar. Ele referiu o caso do Brahimi. Ou seja, está obrigado a vender o jogador, para não sair totalmente a perder. No caso da partilha de mais-valias (a não ser que haja clausulas, na do paulinho há algo desse estilo), não vendes o jogador, ficam ambos sem rendimento adicional.
No caso do Pote, é verdade que o Famalicão tem ali um activo “a potenciar” sem fazer nenhum, mas isto é como a bolsa, só conta quando vendes. O Sporting pode fazer uma venda da treta, ou nem sequer o vender. Eles assumem algum risco, teórico, na perspectiva de receberem 6 em vez de 12, e o potencial lucro pode nem aparecer. O Sporting faz o papel de barriga de aluguer, mas também é ele que tira o rendimento desportivo. O gajo não marca meio golo pelo Famalicão…
Mas já se percebeu que a “estratégia” das aquisições é esta, cotas, e tipos a meias (e tenho sérias dúvidas que tenha ficado acordado compras do restante do passe, bem pelo contrário); os putos, da casa e comprados tipo Matheus é que vão cobrir os défices. Funciona enquanto houver Mendes, mas Nunos não aparecem todos os dias.
O Rojo não tinha esse problema. E isso também pode estar em contrato com um clube. Estás tu (e ele) a assumir que não. O principal problema é apostares num jogador, venderes o jogador e receberes 50% – comissão empresário – mecanismo de solidariedade, etc.
Se o problema da partilha de passes fosse esse, era só não aceitar essa clausula no contrato inicial…
Começou logo na primeira cf depois de tomar posse, em que teve nas mãos a oportunidade de fazer o que disse em campanha (unir o Sporting, apostar nos miúdos, virar a página, arregaçar as mangas e trabalhar) e preferiu arranjar desculpas, arrastar ainda mais o nome do clube na lama, culpar a direção anterior de todos os males do mundo, passar ainda mais a ideia de que tudo estava um nojo, um caos, o completo apocalipse… Isso e os problemas de dicção e raciocínio.
“E quanto à predisposição…sendo verdade para alguns, não é o meu caso. Eu entrei nas anteriores eleições sem nenhuma predisposição. E até achava piada ao Varandas. Tinha ótima impressão dele como médico, tinha ótima impressão dele como Sportinguista e não tinha nada contra ele se candidatar. E até achava que tinha algum perfil que podia ser importante para o Sporting. O que me fez não votar nele foi exatamente achar que aquilo era tudo colado com cuspo na véspera (que me parece evidente que nem este nem o do Benedito eram…aliás o Varandas andou a mudar ideias toda a campanha conforme as coisas iam aparecendo).”
Engraçado o Tiago escrever isso pois a minha opinião sobre o Varandas era muito parecida. A diferença é que percebi muito antes das eleições.
Acho que assisti a quase todos os debates que foram transmitidos em canal aberto ou posteriormente na internet. Acho que não falhei nenhum.
Quando opinava noutro blog referi que quanto mais ouvia Varandas maior era a certeza da sua total impreparação para o cargo e evidente incapacidade até para decorar e explicar o seu programa (o estudo Cal/Farinha).
No fim vingou o discurso da casa das máquinas e do especialista em futebol. Perdeu para Benedito em votantes, venceu em número de votos.
Programa muito bom e bem exposto em 90% dos temas.
Nos outros 10 % (que constituem 80 % do mais relevante) propostas péssimas para a massificação do Clube (anulam o efeito do que propõe para as Mulheres e as crianças):
* Não se conquistam novos SÓCIOS em massa mantendo o aberrante privilégio da diferenciação de voto por antiguidade (a actual décalage de 1 para 21 passa de 10 par 29), ainda por cima passando o início do direito ao voto de 1 para 4 anos de associado;
* Não se conquistam votos massivamente fora da Grande Lisboa, com propostas que correspondem à liquidação dos actuais Núcleos físicos, que chama de Núcleos1.0 (propostas de Núcleos Virtuais e de franchise de restauração Sporting de gestão comercial privada a que chamam de Núcleos 2.0, portanto um “upgrade” dos actuais Núcleos; proposta de i-vote universal e ubíquo para todas as AGS, dando (mais) uma machadada no debate e no associativismo democrático (uma Associação é para juntar em causa comum; uma Assembleia, é para REUNIR debatendo e defendendo essa causa; propor Núcleos Virtuais e votos no sofá é privilegiar o comodismo em vez do activismo).
Esses 3 temas: Massificação associativa; expansão geográfica associativa e democracia associativa são o calcanhar de Aquiles do que poderia ter sido um Programa EXCEPCIONALMENTE BOM.
Um abraço e saudações leoninas
Aumentar o número de votos dos sócios mais recentes em vez de reduzir os votos dos mais antigos não resolve a questão da igualdade.
E será complicado, na minha opinião, convencer os sócios dessas alterações.
Nota que essa é apenas a posição de principio, o que quer que seja feita vai necessitar da aprovação de 2/3 dos sócios.
Isto, votos bem como a readmissão são posições politicas, nada pode ser feito sem a maioria de 2/3 dos sócios.
São questões laterais que na minha opinião nem deveriam ter grande discussão em campanha mas sim abordadas em congresso a realizar previamente a uma eventual colocação na agenda de uma AG.
Dito de outra forma, não deveriam ser motivo de quem discorda para cancelar a candidatura.
Pelo contrário Malcolm é MESMO ESSA QUESTÃO dos 2/3 em AG que me faz dizer que deveria ser uma proposta clara de um candidato com arrojo e sem medo de REDEMOCRATIZAR o SCP.
Afirmar algo como:
“no 3º ano do mandato colocarei em AG de revisão estatutária a proposta de 1 SÓCIO = 1VOTO; para compensar a antiguidade proponho um esquema de pontuações de fidelização que se tornem proporcionais a descontos nas compras em Lojas Verdes e nas aquisições de Gameboxes, em descontos de 10% nas quotas a partir dos 50 anos e subindo 5 % porcada 5 anos até um máximo de 25%.”
Ao contrário do receio dos teóricos das conspirações absurdas isso não atrai paraquedistas; mas atrai uma enormidade de novos sócios que se sentirão mais respeitados por se associarem em igualdade de direitos com todos os outros (seriam 2 anos para atrair mais 50.000 a 80.000 novos sócios com esta perspectiva de poderem vir a votar na tal AG de revisão estatutária).
Acrescentem a isso uma alteração do Regimento das AGs para permitir o I-vote ubíquo e universal nas Assembleias Eleitorais e o voto electrónico presencial em todos os Núcleos que para isso se equipem e certifiquem e aproveitem a AG de revisão estatutária para propor escalão único de Sócio com quotas de 0€ até aos 14 anos inclusive, de 4€x12 meses dos 15 aos 17 anos inclusive e de 8%x13 meses para todos os outros e terão um potencial para, nos mesmos 2 anos, angariar mais mais 30.000 a 50.000 novos sócios fora da zona da Grande Lisboa e no estrangeiro.
E na mesma assentada “resolviam” muitos dos tiques elitistas que frequentemente se “apoderam” dos nossos dirigentes e dos pseudo-notáveis.
Um abraço e saudações leoninas
Malcolm, mas a posição de princípio já está mal. E não serve de nada dizer que vaia AG de alteração de Estatutos. Isso é óbvio, porque tem mesmo de ir. A questão é que uma Candidatura que se propõe LIDERAR tem de apontar rumos claros e não apresentar algo que depois parece até ter vergonha (pudera) em defender, alegando que a última palavra é os Sócios. Lapalisse! O que interessa é o que a candidatura propõe que seja a palavra dos Sócios. E, nesta matéria, como nos Núcleos e nas AGs o que propõe é, perdoe-me a franqueza, um dejecto.
Deveria haver ideias bem claras de como fazer para criar as melhores condições para a massificação decisiva do número de Sócios.
O que tem sido empecilho para essa massificação CONTINUADA só parcialmente foi “derrubado” durante a Presidência de BdC: o ecletismo (34 para 55 Modalidades, construção do Pavilhão João Rocha) e a sua valorização (e do associativismo leonino), passando integralmente para a esfera do Clube todas as receitas de quotas dos associados.
Tuido o resto continua por fazer e ninguém tem coragem de o assumir:
– Democracia associativa onde os direitos associativos são iguais para todos (1 SÓCIO =1VOTO / 1 SÓ CATEGORIA DE SÓCIO) ;
– Expansão geográfica do associativismo leonino com o aproveitamento da Rede Orgânica SCP de Núcleos, Filiais e Delegações como extensões físicas das AGs e das suas deliberações, promovendo o voto electrónico presencial nas suas Sedes (motivar os adeptos de fora da Grande Lisboa a também se associarem ao Clube por poderem PARTICIPAR MAIS na sua vida Associativa e usufruir de vantagens que parecem privilégio centralista – e nem estou a falar dos jogos de Futebol e das Modalidades);
– Cadernos de Propostas para a credibilização, transparência, equidade, lealdade competitiva, promoção e sustentabilidade para o Futebol (masculino e feminino) e para todas as Modalidades carentes de mudança;
E SIM, … COMPLETAMENTE DE ACORDO com qualquer proposta para reeditar os Congressos “The Future of Footbal” e até acho que se poderiam realizar de 2 em 2 anos alternando com Congressos “The Future of Eclethics” (não apenas para discutir, mas, sobretudo para promover – e gerar parcerias internacionais – várias modalidades: as nossas 5 “de Pavilhão” o Ténis de Mesa, o Judo, o Atletismo e as de Desporto Adaptado).
Além de nos colocarmos em dia com todos os progressos no desporto, estaríamos na linha da frente para promover o seu progresso e estaríamos a fazer uma EXCELENTE PROMOÇÃO DA MARCA SPORTING E DOS SEUS VALORES.
Um abraço e saudações leoninas
Meu caro:
1º porque o I-voting tenderá a cada vez mais deixar as pessoas em casa;
2º porque não há qualquer garantia de que os utilizadores de I-voting assistam a qualquer debate;
3º (e em reforço destas 2 primeiras) não é por acaso que esta é a proposta patrocinada pelo excelso Dr Rogério Língua de Prata Alves, que, como é sabido, foi o paladino da introdução do voto em AGs ainda antes de o debate respectivo se iniciar!!! O I-vote ubíquo e universal permite a consumação dessa prática, tende a esvaziar de público e de conteúdo as AGs e, por mais que o procurem defender, promove o comodismo individualista em detrimento do compromisso associativo.
Para as AGs Eleitorais não só é defensável como até acho que é desejável (para facilitar o voto de quem quer que seja sócio do Sporting, onde quer que esteja e, uma vez que não existe debate nessas Assembleias, não há qualquer problema de esvaziamento de conteúdo do associativismo, apenas se promovendo a maior participação eleitora e, logo, a maior legitimação dos Órgãos Sociais eleitos (isto sempre no pressuposto de um processo certificado, transparente, monitorizado e validado).
Para uma maior democratização e participação das AGs não eleitorais (AGs Comuns) defendo o voto electrónico presencial em AGs simultâneas dos Núcleos SCP que previamente se equipem e certifiquem para o efeito, sendo condição, a transmissão em directo dos trabalhos da AG Central e a votação simultânea de cada ponto a deliberação, apenas findo o debate na AG Central. Isso, dada a existência de mais de 200 Núcleos, garante a PARTICIPAÇÃO e votação de muito mais associados e incrementaria a atractividade dos Núcleos, fomentaria a criação de novos onde ainda não existam e potenciaria a sua capacidade de angariar novos Sócios SCP.
Um abraço e saudações leoninas
Gosto do Nuno Sousa, da postura e da comunicação. Gosto ainda mais, pela a associação ao Cherba, este bastião de Sportinguismo com que tanto me identifico.
Quem parte de trás, como o Nuno Sousa e o Ricardo Oliveira, não basta dizer o que é que está mal. Todos sabemos o que é que está mal.
O problema é simples. Não há dinheiro.
Como é que arranjamos mais dinheiro? Ou vendemos o que não temos ou gastamos menos.
Para mim é claro. O orçamento do Sporting devia estar limitado, até estatutariamente, a poder gastar apenas 60 a 70% da sua receita do ano anterior, enquanto tiver capitais próprios negativos. Com resultados próprios positivos, esse limite poderá subir para 80 ou 90%.
A engenharia financeira para a recompra das VMOCS e para a actual dívida financeira, é mais do mesmo. Juntar tudo, arranjar uns parceiros e no fim, vai-se o colateral por incumprimento.
Primeiro, temos de resolver os problemas internos. Depois podemos pedir ajuda ao mercado. Por uma questão de sustentabilidade e claramente, por uma questão de confiança e poder negocial junto desses mesmos parceiros.
Não é gestão de mercearia, de tostão a tostão. É criar e gerar valor. Os limites estatutários de que falo, obrigam a crescer para não minguar. Mais negócios, mais escolas, mais modalidades, mais envolvimento.
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Em dia de debate, convém não esquecer determinadas promessas.
Gostava mesmo que o Nuno ou o Ricardo falassem nisto.
PROGRAMA ELEITORAL DE VARANDAS – PEV18
LISTA DE MEDIDAS NÃO CUMPRIDAS
MISSÃO
– “No Sporting que me proponho liderar, todos contamos, todos acreditamos, todos participamos”
– A missão, a principal missão, que nos motiva, que nos move, que nos inspira, é UNIR O SPORTING.
– UNIR O SPORTING, que entendemos ser uma condição vital para o sucesso do Clube, pressupõe lucidez e encarar a realidade como ela é, olhos nos olhos, de frente.
– UNIR O SPORTING requer atos concretos, medidas, exemplos de união, de pacificação.
– (Sobre a promoção da união) A promoção, a mensagem, o exemplo, pode e deve partir de quem visa dirigir o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (…)
– UNIR o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL exige uma pacificação interna, exige arrumar o passado, não censurar opiniões e opções livres tomadas nesse mesmo passado, a favor ou contra determinadas pessoas ou determinados programas.
– UNIR o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL requer que se enfrentem os problemas de frente e que se combata, sem hesitações, o divisionismo, o sectarismo, que se ultrapassem pequenas ou grandes questões pessoais (…)
– A nossa proposta baseia-se num compromisso de seriedade, de honestidade, de transparência, de decência, de ética, e de profundo respeito para com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e para com a sua inigualável, insuperável e inexcedível massa associativa.
– Queremos, dando passos firmes e sustentáveis, com pragmatismo e sem demagogia, tornar o nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL num crónico vencedor em todas as modalidades desportivas.
– O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um espaço de liberdade, de pluralismo, de coexistência de diferentes opiniões e visões e essa liberdade deve ser respeitada e preservada.
– Os órgãos sociais são apenas uma parte da equipa, desta gigantesca equipa, que integra cada um de vós e em que todos, MAS TODOS MESMO, contam.
– Respeitamos o passado, honramos a memória dos gigantes que, desde 1906, nos fizeram ser o que somos (…)
PILAR I – LÍDER NO FUTEBOL – FUTEBOL PROFISSIONAL
– 4. Política de contratações. Coordenação entre equipa de Scouting e equipa técnica para a definição de uma política de contratações rigorosa, com avaliação objetiva dos jogadores a contratar, suportada em critérios de valorização, rentabilidade desportiva, de utilidade para o plantel profissional e da política desportiva do Sporting Clube de Portugal.
– World Class Scouting. Departamento de scouting ao nível dos melhores do mundo (…)
PILAR II – ECLETISMO ÍMPAR NO MUNDO
– “Quero um Clube eclético e gigante. Com corpo e com alma”
– 1. Investimento. Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
– 4. Novas modalidades. Criação de novas modalidades que reforcem o ecletismo do Sporting Clube de Portugal, com prioridade para modalidades historicamente vencedoras como o basquetebol e para modalidades que estejam em rápido crescimento como o padel.
– 5. Centro de Atletismo de Alto Rendimento Professor Moniz Pereira. Criação de um centro de alto rendimento em parceria com instituição especializada, já identificada, que potencie o rendimento dos atletas de alta competição.
– 7. Presença. Reforço da presença das modalidades na vida do Clube: criação dos dias de cada modalidade com open day dos balneários e de programas na Sporting TV para divulgação de cada modalidade e das suas regras, táticas e estratégias de jogo.
PILAR II – ECLETISMO ÍMPAR NO MUNDO – FORMAÇÃO E ABRANGÊNCIA
– 1. Academia das Modalidades. Criação de uma Academia das Modalidades com um modelo de formação semelhante ao da Academia de Alcochete.
– 3. Escalões de formação. Reforçar o papel do Sporting Clube de Portugal como Clube formador de atletas, desenvolvendo escalões de formação masculinos e femininos nas modalidades em que essa valência não se encontre implementada.
– 5. Especialização. Criação de equipas especializadas de scouting e de prospeção de talentos para as modalidades, bem como estabelecer parcerias com os Núcleos e celebrar protocolos com escolas e universidades para os mesmos objetivos.
– 6. Escolinhas das Modalidades. Criação de escolinhas das modalidades nos locais onde houver maior potencial de formação de atletas, em estreita colaboração com os Núcleos e parceiros do Sporting Clube de Portugal.
– 8. Transição de carreira. Parcerias para a criação de condições para transição de carreira dos atletas das modalidades, criando oportunidades de novas carreiras que podem passar por integração noutras áreas do Sporting Clube de Portugal, criando referências e embaixadores do Clube.
PILAR III – SÓCIOS, A FAMÍLIA SPORTING
– “Acredito nos sócios”
1. Objetivo: 200.000 Sócios. Fomentar o crescimento do número de Sócios, sublinhando a relevância do associativismo no Sporting Clube de Portugal e atraindo os adeptos à participação na vida do Clube, de forma a atingir o objetivo de ultrapassar os 200.000 Sócios em 2019.
– 2. De Sócio para Sócio. Promover uma campanha de angariação de Sócios, atribuindo a cada Sócio que angarie um novo Sócio (e a um acompanhante à escolha) livre acesso aos jogos que tenham lugar no Estádio e no Pavilhão João Rocha durante um período de 1 mês logo que o novo Sócio angariado atinja 1 ano de filiação com quotas pagas.
– 4. Dia “Sentir Sporting”. Um dia inteiramente dedicado a um grupo de Sócios, mediante inscrição num programa especificamente criado para o efeito, que irão viver a experiência de sentir o Sporting Clube de Portugal de manhã à noite: pequeno-almoço com o Presidente, visita ao Museu e Pavilhão, assistência a um treino de modalidade no Pavilhão João Rocha, visita à Academia e participação no treino da equipa de futebol.
– 7. “Sócios na TV”. Programa trimestral na Sporting TV com a presença do Presidente e de um grupo de Sócios do Sporting Clube de Portugal que irá debater em direto com o Presidente os temas da atualidade do Clube.
PILAR IV – NÚCLEOS: O SPORTING NO PAÍS E NO MUNDO
– “Revejo-me na (…) atenção ao núcleos.”
– 1. Participação nas Eleições. Promover a criação dos mecanismos estatutários e operacionais que permitam aos Sócios do Sporting Clube de Portugal espalhados por todo o país o exercício dos seus direitos de voto também nos Núcleos, criando-se, no curto prazo, as condições para esta medida em três Núcleos, a título experimental: um Núcleo no Norte, um Núcleo no Centro e um Núcleo no Sul.
– 2. Venda de bilhetes nos Núcleos. Promover a criação dos mecanismos logísticos e informáticos necessários à criação de postos de venda de bilhetes nos Núcleos para jogos de futebol e das diversas modalidades.
– 3. Apoio ativo. Estabelecimento de um canal permanente com a Comissão Coordenadora dos Núcleos e criação de uma área no website do Sporting Clube de Portugal para divulgação dos eventos organizados pelos Núcleos.
– 4. Participação ativa. Encontros mensais com Núcleos de todo o país e trimestrais com Núcleos espalhados pelo mundo, com um calendário definido no início de cada época e presença efetiva dos membros dos órgãos sociais e de atletas e eternas glórias do Clube nesses encontros e, igualmente, nos Aniversários marcantes dos Núcleos (…)
– 5. Gamebox Núcleos. Proporcionar aos Núcleos a possibilidade de aquisição de uma Gamebox para vários lugares no Estádio e no Pavilhão João Rocha cujos utilizadores podem variar de jogo para jogo, consoante a disponibilidade dos Sócios dos Núcleos (devendo cada Núcleo estabelecer o critério de atribuição dos lugares em cada jogo).
– 6. “200% Sócio”. Atribuição de descontos em bilhetes e em produtos oficiais do Sporting Clube de Portugal pelos Sócios do Clube que sejam simultaneamente Sócios dos Núcleos.
– 7. Crescimento. Promoção da criação de novos Núcleos, tanto a nível nacional como a nível internacional, utilizando os Núcleos como arma fundamental na expansão do Sporting Clube de Portugal pelo mundo.
– 8. Festa dos Núcleos. Promoção da Festa dos Núcleos, um evento a realizar na Praça Centenário em que cada Núcleo terá a sua banca com iguarias da respetiva região, revertendo as receitas do evento exclusivamente para os Núcleos.
PILAR V – ESTABILIDADE FINANCEIRA
– “Só um sportinguista de sempre (…) está em condições de liderar esta missão crítica para a reabilitação do Sporting e a manutenção da sua independência desportiva e económica”
– 1. Maioria na SAD. Garantir que o Sporting Clube de Portugal mantém a maioria do capital social da Sporting SAD, assegurando a recompra das VMOCs dentro de um quadro negocial que assegure um efetivo controlo dessa maioria.
– 2. Reestruturação da dívida. Renegociar a dívida bancária consolidada, mantendo a receita de quotização fora do pacote de garantias do passivo financeiro.
– 3. Credibilidade no mercado financeiro. Refinanciar a emissão de obrigações de 30M€ cujo vencimento ocorre em Novembro de 2018, de forma a assegurar o integral cumprimento dos compromissos assumidos perante os credores.
– 4. Naming do Estádio e Academia. Negociação do naming do Estádio e da Academia, associando o Sporting Clube de Portugal a parceiros de referência mas mantendo a identidade.
– 5. Mercados internacionais. Internacionalizar as fontes de financiamento da Sporting SAD, criando um track record de referência e confiança.
– 6. Inovação. Potenciar instrumentos de dívida com a associação a produtos financeiros que os Sócios e adeptos possam subscrever, assim comparticipando de forma indireta nas contratações de jogadores.
PILAR VI – PATRIMÓNIO POR EXPLORAR
– “O Sporting Clube de Portugal – o Futebol, as Modalidades, a Gestão Financeira, a Marca e o Património – tem de ser dirigido por profissionais competentes e sérios, sportinguistas de corpo e alma que queiram o melhor para o Clube e que, ao mesmo tempo, saibam como concretizá-lo.”
– 1. Estádio. Abertura de um concurso internacional para soluções para o fosso, vencendo a proposta que apresente melhor relação custo/benefício desportivo e negociação com a NOS de um protocolo para assegurar wi-fi no Estádio em dias de jogo.
– 4. Abrir o Estádio ao país. Disponibilizar o Estádio para a realização de congressos e convenções, associando o Sporting Clube de Portugal a marcas e eventos de prestígio.
– 5. Concertos e espetáculos. Negociar a utilização do Pavilhão João Rocha para concertos e espetáculos.
– 6. Lion Zone. Criação de uma zona para “roulottes e bifanas”, a explorar e/ou concessionar pelo Sporting Clube de Portugal, em locais mais próximos do Estádio em dias de jogo.
– 7. Alvaláxia. Contribuir para a dinamização do Alvaláxia, negociando parcerias e acordos que tragam sportinguistas para as zonas próximas do Estádio.
PILAR VII – SPORTING, MARCA UNIVERSAL
– “Ao futuro Presidente do Sporting Clube de Portugal exige-se que promova a União de toda a Família Leonina em torno de um projeto competitivo no Futebol e nas Modalidades, na Formação e no Marketing.”
– 3. Gala. Gala a 1 de julho de todos os anos, com a presença de 20 convidados de honra: os Sócios com maior número de presenças em jogos do Clube (futebol e modalidades).
– 7. Extreme Sporting. Associar o Sporting Clube de Portugal aos desportos alternativos, desportos radicais, promovendo esses desportos junto dos jovens sportinguistas e estabelecendo parcerias com as marcas de referência nesses setores.
– 8. Sporting Jovem. Evento no Pavilhão João Rocha destinado a torneios de E-Sports e Videogames, com a presença de atletas do Sporting Clube de Portugal das principais modalidades.
PILAR VIII – SPORTING SOLIDÁRIO
– “Serei o Presidente da união de todos os sportinguistas”
– 6. Equipa “Sporting Academy”. Promover jogos de solidariedade com a participação de uma equipa constituída por jogadores formados na Academia contra equipas de estrelas internacionais, revertendo a receita para causas sociais.
– 7. Exemplo Sporting. Visitas a escolas primárias e preparatórias com os nossos atletas, transmitindo os valores do Sporting Clube de Portugal.
– 8. Bancada Escolas. Disponibilizar lugares no Estádio, em todos os jogos, para a presença de alunos das escolas com quem o Sporting Clube de Portugal estabeleça protocolos de cooperação e com instituições de solidariedade social.
ZERO SUSPEIÇÃO
– “Queremos que os sócios do Sporting vivam tranquilos quanto à competência e à seriedade daqueles que governam o nosso Clube”
– 1. Integridade. Divulgar as declarações anuais de rendimentos de todos os membros dos órgãos sociais do Clube e dos administradores da SAD que sejam remunerados pelo Clube ou pela SAD.
– 2. Contas Consolidadas. Apresentar e auditar pontualmente contas consolidadas do universo Sporting.
– 3. Transparência. Publicar sínteses das operações realizadas pelo Clube e pela SAD na contratação de jogadores logo que terminado o período de transferências, identificando todos os destinatários dos valores envolvidos nessas operações, sem exceções.
– 4. Liga de Futebol. Propor uma regulamentação clara para os empréstimos entre clubes da mesma competição profissional, mantendo um rigoroso controlo das possíveis situações de fraude, e regulamentar o acesso aos diálogos mantidos entre os árbitros de campo e o vídeo-árbitro.
– 5. Regulamentos de competições. Impulsionar todas as medidas que se destinem a promover transparência, concorrência leal, fair-play, decência nos comportamentos e eficiência nos órgãos e decisões das competições profissionais.
– 7. Arbitragem. Numa lógica de separação de poderes e de responsabilização, promover e defender a profissionalização dos árbitros, lutando por uma arbitragem livre, independente, isenta, imparcial e estruturada num organismo autónomo, à margem de quaisquer influências, que não tenha qualquer dependência hierárquica ou orgânica relativamente à Federação ou a qualquer órgão desta.
– 8. Observadores. Tomar a iniciativa de regulamentar no sentido da publicitação dos relatórios dos observadores dos árbitros, para que seja possível identificar de forma objetiva a qualidade do processo de avaliação, bem como validar os critérios de avaliação e progressão dos árbitros.
Saudades do keizer ball, titalos, uma época desportiva de sucesso ímpar! Um futebol de regalar a vista, nada previa que com a saída do responsável pelos titalos, o keizer, obviamente, treinador do projeto, iríamos ficar em 4 com o maior número de derrotas da nossa história. Pelo menos não ficámos em 7.
Considerar títulos ganhos nos penaltis, às costas de um jogador só como sucesso desportivo é como tirar 10 a todas as cadeiras de considerar que temos sucesso escolar. Passaste de facto, mas não sabes bem como.
1 excelente época a todos os níveis excepto na gestão financeira. Nem vou malhar nas outras duas épocas de tão penosas que foram.
Já outro dia tinha perguntado se a aplicação do castigo FPF apenas se aplicava a Portugal e se isso seria impeditivo de os Clubes (Sporting e Porto) poderem negociar para o estrangeiro Tabata e Pepe, cujos castigos podem ir até 2 anos.
Parece que é disso que se trata: não “cortar os pés” ao jogador.
ACHO BEM.
SL
O Tabata jogou com o City e o pepe joga amanhã….pelo que só estão suspensos (preventivamente) em Portugal. Acresce que tudo é lento…pelo
que se trata de não cortar as pernas ao Tabata
Não acho necessário ter a garantia de que não joga mais.
Basta não ter a garantia de que possa jogar mais.
Porque se trata de “aproveitar ” a janela de mercado no Brasil e … caso precisem para nos lixar com F maiúsculo … só para decidir o que quer que seja, demoram mais do que demoraram com o castigo do Slimani em 2015/16.
SL
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, hoje vai ser um dia muito comprido. Acordar bem cedinho, trabalhar para ganhar a vida, logo mais chegará a hora de ver os rabolhos a enfardarem e, finalmente, assistir ao debate. Quero um leite com chocolate da Ucal e uma torrada por favor.
Varandas, hoje é dia de fazeres o único debate eleitoral, o que é uma pena e uma falta de respeito pelos restantes candidatos! Em 2018 enfrentaste os demais concorrentes num frente a frente, mas desta vez foges com o rabo à seringa. Porque é que a SportingTV, que agora controlas a teu bel-prazer, não realiza debates entre todos? Se és cobardolas e queres evitá-los, pronto, ok, mas o Nuno e o Ricardo não têm culpa disso e podiam debater entre si, não era? Olha lá, com o campeonato ganho até podias ter um desempenho desastroso que ninguém se importava e, em caso de dúvida, pagavas àquele pasquim e pedias para juntar os 20 milhões do rato Rafael aos 100 que fizeram capa e seria uma notícia ainda melhor, “Varandas tem 120 Milhões para investir no futebol”. Já viste, se fosse necessário uma ajudinha até te convidavam para balbuciares nos canais generalistas, pá!
Outra coisa, quando é que explicas aos teus que para além das esmolas que fizeste em 2018 com os ratos, podias ter encontrado outras formas de financiamento? Pois, é que parece mesmo que era a única alternativa. Não me digas que a herança pesada não tinha lá outra opção para fazeres frente às despesas mais prementes e teres avançado para os tribunais? Pois, claro que não, apesar do Zenha ter afirmado que não havia buraco nenhum, a cartilha corrigiu e, como se vê, continuas a fazer crer-nos que os acordos foram uma inevitabilidade. É que até agora nem fizeste mais de 200M€ em vendas e não rebentaste com a maioria do contrato com a NOS. Lamento, mas só é enganado quem quer ou então quem prefira escamotear a verdade.
Resistentes, vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Bifes de Peru com Molho de Espargos à Chef Luis Oliveira”
Chef Luis Oliveira, comida vegetariana só para a próxima semana, agora vai saber mesmo bem esses bifinhos. Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto!
Eis os INGREDIENTES que o Chef Luis Oliveira utilizou:
• 2 dl de natas
• 4 bifes de peru
• 1/2 embalagem de creme de espargos
• 2 colheres de sopa de manteiga
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 dl de caldo de galinha
• 1 frasco de pontas de espargos
• 1 colher de sobremesa de cebolinho picado
• 1 colher de chá de salsa picada
• sal q.b.
PREPARAÇÃO
Numa frigideira aquecemos a manteiga e o azeite, alouramos os bifes, retiramos e reservamos. Juntamos à gordura restante a embalagem de creme de espargos, o caldo de galinha e as natas e mexemos bem para obtermos uma textura homogénea. Sem deixar de mexer, esperamos até que espesse e voltamos a colocar os bifes. Gib, vou derreter um queijinho com orégãos, mas a seco não pode ser, ok? Deixamos ferver um pouco e, de seguida, acrescentamos as pontas dos espargos, a salsa e o cebolinho. Apuramos um pouco e está pronto a servir. Acompanhamos com arroz branco e uma salada mista.
Parabéns, Chef Luis Oliveira, o teu petisco está formidável!
Gib, o que combinar com estes bifinhos ? Amanhã teremos Raia.
Ana, recomendo uns Tachinhos de Dom Abade de Alcobaça.
Hoje é 4ª feira, portanto, começamos com 4 Medronhos e, claro, oferecemos 4 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Luis Oliveira vai tocar o sino às 13h00, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Bom proveito.
Depois do que se leu hoje num jornal, acerca de um senhor que entrega o seu cartão de sócio no caso de BdC ser readmitido como sócio. É nestes momentos que se vê que para alguns a democracia só serve quando vai de encontro ao que defendemos. Pode ser que muitos dos “notáveis” pensem do mesmo modo e que afinal de contas a readmissão de BdC venha a fazer bem ao clube.
A diferença, é que aqueles que na minha opinião, erradamente, entregaram o cartão com a expulsão de BdC, não têm uma tribuna semanal nos jornais ou televisões para passar a mensagem sem contraditório.
Eu entrego o meu se perdermos a maioria da SAD. Cada qual defende aquilo em que acredita.
Ha’ por aqui muita gente que grita bem alto que deixou de ser socio com a queda do CD de BdC, porque nao o contrario (BdC ate’ afirmou que deixou de ser do Sporting e tudo e chamou burro a quem o apoiou, por isso..)?
Sao opcoes e limites de cada um. Enquanto o Sporting existir e for dos socios conto continuar a ser socio. Ja’ vi demasiada merda acontecer no Clube para ser a gestao de Varandas a incomodar-me. Peanuts
Ja’ te disse, cada qual defende aquilo que defende e tem os seus proprios limites. Eu, por exemplo, nao aceito chantagens e nao suporto ameacas.
Eu continuo a ser socio e as minhas balizas estao claramente definidas e ha’ muitisimo tempo; as tuas “linhas vermelhas”, que colocaste a ti proprio, foram ultrapassadas e deixas-te de ser socio, de acordo com a tua consciencia.
nao ha’ diferenca nenhuma entre nos, apenas que cada qual tem os seus limites e as suas conviccoes.
“Ja’ vi demasiada merda acontecer no Clube para ser a gestao de Varandas a incomodar-me.”
A gente sabe. Às vezes tentas disfarçar debitando umas coisitas que vais lendo aqui e ali, mas há muito que se sabe que a gestão de Varandas é o que menos te incomoda. Incomoda-te é quem a contesta.
Gente parva há em todo o lado, SouSporting!
Porque não haveria de haver no Sporting?
Mas subscrevo o comentário do Tiago CL.
É tão claro que existem muitas pessoas nas extremidades – ou veneram o BDC, ou odeiam-no, o que também acontece com o Varandas!
Pessoas de bom senso, que analisam ponto a ponto e opinam com lógica, são uma minoria! 🙂
É mais um resultado de polarização do que propriamente de outra coisa qualquer. Cada vez vimemos num mundo em que a malta parece ter prazer em ser polarizada. Basta ler algumas discussões tuas para perceber isso lool.
Ontem o Nuno Sousa abordou um pouco o tema quando falaram de chamarem as pessoas de “brunistas” ou “varandistas”, ou o que fosse, dizendo que é mais fácil abordar assim os temas do que realmente discuti-los. E eu tendo a partilhar mais esta opinião…
Discutir um assunto requer que se pense no assunto, que se esteja minimamente informado, que se façam analises sobre o assunto, que se elabore um pensamento lógico e que se esteja pronto para debater e ter contraditório.
A maior parte das pessoas não está para ter este trabalho.
É mais simples chamar “lagarto”, “lampião”, “brunista”, “varandista”, “racista”, “fascistas”, o que seja… Arrumam o assunto assim!
Não é o prazer em ser assim que faz as pessoas serem assim. É o facilitismo, o não querer saber, o não estar para se dar ao trabalho de pensar…
Vês isso aos pontapés fora do desporto mas também no desporto.
Aqui na Tasca, quantas vezes se fala, por exemplo, das contas do Sporting e o contraditório não é rebater essa opinião mas rotular as pessoas?
Há pessoal assim em todo o lado.
Mas essa falta de vontade é escolha das pessoas. Só não se informa quem não quer, só não discute quem não quer, e se não querem é porque estão melhor em não querer. Depois há que ter em conta as pessoas que têm mesmo prazer em ser arreliadas ou arreliar os outros. Há malta que vive de polarização ou precisa da polarização para viver. Há vários exemplos disso no nosso Clube, alguns até que ganharam mais notoriedade depois de se polarizarem.
Sim, é escolha das pessoas. Mas, na minha opinião, porque dá menos trabalho assim e porque podem manter a sua opinião sem terem de debater o que seja.
Não porque gostam de estar num extremo. Na realidade, e é a minha opinião, pouca gente gosta de estar nos extremos, onde as coisas ou são brancas ou são pretas. É muito fácil, e confortável, estar na zona cinzenta e opinar para cima e para baixo, conforme da jeito no momento.
Não é polarização, é tribalismo. Ou grupo. A tua tendência sempre foi e será juntares-te aos que te são semelhantes.
É esquecer (se possível) o varandas/bruno e o ftebol em si e apreciar o grosso das actuais discussões públicas, seja em que área for. Parte-se do pressuposto de que há dois lados opostos. Não há à partida o mínimo interesse em ouvir a outra parte. O resto é ruído.
Eu tenho o quarto arrumado.
Nós ou eles, os outros não existem… Não sei se é da malta ter estado tanto tempo fechada em casa mas muito gostam de debitar a primeira estupidez que lhes vem à cabeça. Entre fascos e comunas, antis e prós, vax e unvax, sobra a Irmandade, o Muro, e outros nomes que na realidade ninguém quer saber. O que importa são os cliques, em que canal estão as tvs e fomentar o culto de personalidade. Por cada Trump um Joe Biden, por cada Lula um Jair, por cada António Costa um José Seguro (lol como se alguém fosse contraponto do António Costa). A ofensa é subjetiva e o respeito nulo, talvez derivem uma da outra, mas qualquer dia é tudo preso por dar um peido mal dado ou espirrar onde não deve.
No BdC vs Varandas é um pouco do mesmo, talvez um dia se preocupem em falar para os Sportinguistas e não para certas fações do Sporting e talvez cheguemos a algum lado no que toca à tão afamada “União”.
“É nestes momentos que se vê que para alguns a democracia só serve quando vai de encontro ao que defendemos.”
Sem querer voltar a trazer este assunto à baila, mas não foi a AG que acabou na expulsão de BdC um acto democrático do Clube? Um pedido de readmissão não acaba por ser um exemplo da democracia so servir se for de encontro ao que defendemos?
E atenção, não tenho problema algum com a existência dessa AG
Se foi cometida uma injustiça, não é justo que se corrija?
Se uma pessoa até pode, de algum modo, compreender a destituição, a expulsão de sócio é uma das grandes aberrações do Clube, com zero de fomentação!
Os sócios foram induzidos num embuste que muita gente continua a fomentar – como se viu até na merda do BB!
A questão defendida é a readmissão de sócios que não tenham sido condenados pela justiça.
Bruno de Carvalho foi expulso de sócio numa altura em que estava acusado de dezenas de crimes e sujeito a julgamento e ataques de carácter em praça pública.
Tanto Godinho Lopes como Bruno de Carvalho foram ilibados. Outros membros do anterior CD também devem ter a oportunidade de serem readmitidos, situação prevista nos estatutos.
Nada contra. Apesar de achar que ele perde novamente a AG mas nada contra a realização da mesma.
Acho que o pessoal valoriza demais o peso que teve os casos em tribunal na expulsão. Na minha opinião nenhum deles foi expulso por ter casos em tribunal mas sim pelos ódios à personagem…
Não vejo que tenham diminuído. Aliás, não me admirava do Godinho ser readmitido e o BdC não (porque o pessoal que quer readmitir o BdC vota para readmitir o Godinho e o pessoal que quer readmitir o Godinho vota para não readmitir o BdC).
Não conheço muitos que tenham votado a favor da expulsão mas os que votaram, vão lá votar novamente. E é por isso. Ódio à personagem, estavam-se a cagar para se estava indiciado por crimes ou não. Aliás, estavam-se a cagar para as violações de estatutos e tudo…o motivo era o que lhes quisessem meter à frente…
Acho um bocadinho menos acto discricionário do que convocar uma nova AG para discutir e votar Contas rejeitadas em AG 3 semanas antes.
Desde logo, porque até foi promessa eleitoral dos Órgãos Sociais maioritariamente sufragados. Não foi cumprida essa promessa.
Nada impede, pelo contrário, que haja quem em novo acto eleitoral chame o assunto a debate. E acresce que até nem se trata de reverter uma decisão de uma AG, mas de propor uma alteração muito mais abrangente de não expulsar qualquer Sócio que não tenha sido CONDENADO por actos que tenham implicado o SCP (começando, desde logo, por readmitir TODOS os que preenchem essa condição e tenham sido expulsos – princípio da retroactividade).
Um abraço e saudações leoninas
Aproveitar que o J passou por aqui para deixar a informação no ar.
Depois de em 2014 o Estádio ter sido bombardeado, parece que a malta do Shaktar dificilmente vai voltar a Donesk. Centro de treinos, Estádio e acessos à cidade parece que foi “tudo à vida”…
Na escala de J a previsão é de debandada e prevêem-se rescisões unilaterais em barda. É isso J ou Alcochete foi pior?
Conclusão : Estamos um clube fraco ? Há quanto tempo eu não via isto ? Os adversários a quererem colinho e com medo do Sporting ? Os Lamps q quererem o colinho da arbitragem nas modalidades. Os porcos a quererem a irmandade dos Lamps para prejudicarem o Sporting nas arbitragens e na justiça ou injustiça. Nunca os vi assim e isto também é mérito desta Direção, não é só dizer mal. Varandas não tem medo de nada nem de ninguém
O Porto pressiona para vencer o campeonato, como sempre faz. Seja em que modalidade for.
Nas modalidades que tem e que luta pelo titulo quem lhe dá luta é o Sporting.
Querias que falasse mal de quem, do Benfic@?
O Benfica pressiona para ficar em 2º lugar no futebol, obviamente pelos M€ da entrada directa na CL. Manda umas bocas para o Porto porque realmente o Porto tem sido beneficiado mas o que conta é a pressão para chegar ao 2º lugar.
E nas modalidades, fala de onde colocam em causa o seu desempenho, por razões óbvias: desculpar-se perante os sócios.
Não vejo nada diferente do que tem sido o passado recente.
Ambas as nádegas puxam a brasa à sua sardinha. Esperavas exactamente o quê?
Os rivais estão mortinhos por mais 4 anos do Varandas porque será isso que afastará o Sporting de estar na posição que está agora – a lutar por títulos! Sem dinheiro vais ao fundo!
E nem vais conseguir comprar as VMOCs…
Mas duvidas que o Bruno de Carvalho, não era otário ? Para mim não é otário quem se mune de armas para não ser lixado, seja na imprensa ou no mundo empresarial do futebol e muiras vezes tens que dar com uma mão para receberes com a outra e não estou a falar de corrupção. Duvidas que uma pessoa como Jorge Mendes te lixa, senão lhe encheres a peida ?
Bem, vamos lá abordar um pouco o tema Jorge Mendes… para desmistificar esta merda de argumentação!
A minha opinião, que digo aqui desde 2016, é que tens de tratar todos os empresários da mesma maneira, com o mínimo de respeito mas defendendo sempre os interesses do Clube.
Não é preciso atacar empresários e, acho eu, é burrice atacar empresários na praça publica.
Fazes os negócios que te interessam e não fazes os que não te interessam.
Deves tentar contratar os jogadores que te interessam, nas condições que te interessam e podes assumir, independente de quem for o empresário.
Não tens de andar a encher o cu de nenhum empresário, para usar a tua expressão.
Isso é estúpido e coloca-te numa posição frágil a médio e longo prazo, porque acabas de ficar na mão dele.
Aliás, havendo essa possibilidade, deves tentar variar os negócios pelos diversos empresários – sempre tendo em conta que contratas quem queres e precisas e não quem te impingem.
Isto é que é, para mim, o correcto. E o mais certo e inteligente de fazer. Não é, nem atacar empresários, nem dar primazia a empresários.
Outro dos erros do Bruno de Carvalho foi andar na praça publica a dizer mal do Mendes e a atacá-lo a toda a hora. Não queria trabalhar com o gajo, não trabalhava mas não andava aí a gozar com o gajo e a dizer mal dele.
Se metes um empresário de lado, colocas em causa os contratos dos jogadores que esse empresário tem no teu clube e isso é mau para ti. Portanto, tens de ser inteligente e saber manter um certo nível, mesmo quando não estão de acordo – porque os interesses do Clube estão acima das tuas opiniões ou vontades!
Quem te lê ultimamente, Chico, provavelmente fica a pensar que achas que temos de andar a fazer vontades ao sistema para que nos deixem ganhar umas coisas. Ora, eu continuo a ver gamanços inacreditáveis – agora até com o VAR, e são muitos os exemplos mas basta pensar nos 4 jogos com o Porco neste campeonato e no anterior!
Mas o que é que ganhaste nos últimos 20 anos ? Não duvides que se hostilizas e não deres muito dinheirinho a ganhsr a quem tem muito poder no futebol, ainda te fazem mais a folha, sabes porque não te eliminam já da luta por títulos, exactamente por aquilo que tu não aceitas, dás dinheiro a ganhar e isto não quer dizer que sejas ajudado, mas também não és tão prejudicado, porque se for necessário amachucar-te, amachucam-te mesmo.
A diferença é que de Varandas eles não dizem, apenas aguardam silenciosamente.
Estão mortinhos por mais 4 anos de Sporting à Godinho Lopes.
O que eles esquecem é que quando arrebentarmos, a SAD irá para as mãos de outros, mas o Sporting não acabará.
O Benfica talvez se safe de processo idêntico, mas com o Porto será o mesmo, quando Pinto da Costa sair.
O Benfica está mergulhado numa série de processos que apanharam LFV e Rui Costa que levou com JJ um plantel caríssimo. Estão a pagar o preço das trafulhices. Responsabilidade de Varandas? ZERO.
O Porto esteve 3 anos limitado pelo fair-play financeiro, ligado às máquinas, com a Liga dos Campeões como tábua de salvação. Estão a pagar o preço dos negócios feitos em que o dinheiro desaparece e ligações com os empresários que todos conhecemos. Responsabilidade de Varandas? ZERO.
O Sporting conseguiu dar a volta a uma das piores épocas da sua história com a contratação de Ruben Amorim, que trouxe finalmente a aposta em jogadores formados na nossa Academia e contratação de jogadores com o perfil desejado pelo treinador.
No entanto foram antecipados os créditos das vendas de jogadores, os prémios da LC, 3 anos de receitas da NOS e empurradas as dívidas com mais juros a somar. Ao mesmo tempo não temos a totalidade dos passes dos jogadores mais valiosos do plantel, nossa maior esperança de receitas. Isto vai ter consequências! Responsabilidade?
O varandas é um campeão do crl! Ganda líder!! Muita bem! Com ele ninguém faz farinha!! E isso traduz-se logo nos negócios que tem feito, em que saímos sempre a ganhar!!
Depende do ponto de vista, médo não tem ele, mas para combater os poderes instituídos, tem que se dar dinheiro a ganhar a muita gente, não podes combater todos ao mesmo tempo, tens que ter aliados muito fortes do teu lado, com isto respondi-te , se fores esperto, compreend s
Sim, é uma verdade que não podes atacar toda a gente ao mesmo tempo – um dos grandes erros básicos do Bruno de Carvalho! – mas, foda-se ó Chico, tens de dar dinheiro a muita gente?
Não chega dares as normais comissões nos bons negócios?
Tens mesmo de fazer negócios de merda e pagar o valor de referência das contratações por 50% do passe – na melhor das hipóteses?
E depois usam a desculpa do mercado estar em recessão quando é das vendas?
Dinheiro é poder, todos sabemos isto, não deve haver ninguém mais poderoso no futebol em Portugal que Jorge Mendes, podem ter a certeza até o presidente da Federação ou do Porto que são uns grandes manfios, tiram a pala ao Comendador
“Está confirmado. O português Vítor Pereira é o novo treinador do Corinthians. O anúncio foi feito pelo presidente do clube brasileiro, Duilio Monteiro Alves, num vídeo divulgado nas redes sociais.”
Alguém reparou que no 2º golo do Boavista, o João Mário vem com o Makouta desde o meio campo, sempre a cobrir o gajo com os olhos e deixa de ir atrás dele à entrada da área e o gajo faz o empate?
É esta merda na parte defensiva dele que me lixava no Sporting e… confesso, agora acho piada no Benfic@! 🙂
Além de que longe vão os dias de que o país estava rendido à “excelente” contratação do Benfic@, “roubada” ao Sporting!
Ainda a 1ª época dele de vermelho não acabou e já se questiona se foi um dinheiro bem empregue… e vamos ver se não vem aí um problema com o Inter e o Sporting que arraste o Benfic@!
Bolas…
( eu sei que cada um é livre de pensar e dizer o que lhe apetecer…)
Mas “ não chegará “ o que “ já malharam” no Paulinho…?
O Paulinho… é verdade que não foi barato…
Mas o Paulinho trabalha imenso para a equipa…
E se falha muitos golos…também faz boas assistências…e tem marcado golos importantes…
E…quantos não ajudou a não sofrermos…?
Força Paulinho…
Se marcasses mais era melhor…
Mas “ estou contigo “ na mesma…
Fez um ano que o Paulinho chegou ao clube. Já ganhamos 3 titulos desde então e ainda estamos na luta por mais dois (Campeonato e Taça de Portugal).
Mas acho que deve fazer porte de um certo tipo de adeptos do Sporting andarem constantemente a autoflagelar-se com realidades paralelas ou com isto de acertar no totobola á segunda-feira, mesmo quando o clube entra finalmente num ciclo de vitórias
O nosso mister, que acredito que todos concordamos que até percebe um bocadinho disto, já disse por várias vezes que para ele o Paulinho era o melhor ponta de lança a jogar em Portugal.
Mas para os iluminados do costume, isto não faz sentido, é uma piada que neste caso não se faz sozinha, mas até é partilhada por alguns. Fazer o quê?
A sério? O Rúben Amorim disse que o avançado que ele fez questão de comprar, fosse pelo preço que fosse, e que, no momento dessas declarações, era o único avançado no clube que ele treina, é o melhor de todos?? Ah! Não acredito! Não disse que os do benfica eram melhores? Ou os do porto? Que coisa mais estranha. Um treinador a dizer que o jogador que ele quis comprar é o melhor de todos. Nunca visto…
O Paulinho era o avançado que o Ruben queria, e que se não fosse ele, pois preferia jogar com o que tinha no clube, nem que fosse um miudo de 18 anos chegou a dizer. Com a chegada do Paulinho pois o Sporting ganhou titutlos e ainda está luta por mais. Como não dar razão então ao Ruben?
Eu não sei o que os adeptos do Porto pensam sobre o Taremi, Martinez ou Evanilson, mas sim sei o que os adeptos do Sporting deveriam se calhar pensar sobre a sua equipa e os seus jogadores em vez de andarem sempre no apontar dedos aqueles que dizem ser os elos mais fracos….apesar dos resultados!!!
Miguel, bem sei que o dia vai longo, e andares aqui sempre a comentar o importante e o acessório a o mesmo tempo que tentas insultar como os meninos grandes, deve cansar mais um bocadinho.
O Braga acaba de vender um extremo por 9 milhões por 50%. Já antes tinha vendido um jovem promessa por 30 e tu achas que iamos buscar o PL titular da equipa deles nos ultimos por 4/5 milhões?
Tu podias ter sido campeão com o Tozé Marreco ou com o Pires do Portimonense. Verdadeiros goleadores das divisões inferiores.
Mas quem quis o Paulinho foi o Amorim, e foi com ele que foi campeão, coisa até que não é habitual no nosso clube nos ultimos 40 anos. Tudo o resto é realidade alternativa…
Deve ser lixado andar sempre em contra corrente contra uma direção por facciosismo, ao mesmo tempo que mostramos uma vitalidade em termos de titulos no futebol e nas modalidades.
E assim há muito pouco por discutir. Se o Paulinho comecar a marcar golos, vão falar no Edwards. Se o Edwards começar a jogar e a render, vou pegar em qualquer outro.
O vosso ressabiamento levará sempre a querer pegar naquilo que se fez de menos bem, em vez de valorizar o positivo.
No fundo, até dá uma certa pena, nunca irão disfrutar das vitórias do clube a 100%. Haverá sempre qq coisa que preferem falar…
Tu nem deves saber o que é vitalidade porque se soubesses não vinhas dizer que uma empresa que galopa prejuízos e dividas por todo o lado está com vitalidade porque ganhou um campeonato.
Prejuízos e dividas levam-te à falência e até um adolescente percebe isso.
O Luiz Diaz foi avaliado em menos de metade do Edwards…. Dizem…
O Pepe esteve à experiência com Boloni e acabou no FCP…
José Sá, Danilo, Marega….
Cervi, Mitroglou…..
Isto é tudo muito complicado…
O Chico está quase a convencer-me, o Varandas é o maior, não tem medo de nada nem de ninguém, trata o Mendes por tu, e temos é de ter o melhor lugar no carrossel….
Fora destas discussões, li á pouco numa televisão.
F.C.Porto não prescinde de Marchesin pró Boca Juniores, por menos de 5 milhões.
E vai daí lembrei-me, então o nosso Maximiano não foi vendido por 4 ou 5 milhões ?
Então, pergunto, quem vende mal o porto ou Sporting ? é que Marchesin é um g.r. feito com experiência.
O porto deve andar mesmo á rasquinha de arame, mesmo sabendo, que Marchesin irá ser castigado por algum periodo, 5 milhões, mostra que andam com as cuecas na mão.
Penso eu de que.
23 Fevereiro, 2022 at 9:01
Bom dia, Tasca!
23 Fevereiro, 2022 at 9:03
Ora bons dias!
Z
23 Fevereiro, 2022 at 9:25
Rise and shine, tasca!
23 Fevereiro, 2022 at 9:33
Hoje é dia de esclarecimento, ou não, tudo depende da condução do moderador ou moderadores.
TazondeWang
23 Fevereiro, 2022 at 9:42
Onde é o debate SportingTV?
Z
23 Fevereiro, 2022 at 9:53
Como assim ?
23 Fevereiro, 2022 at 10:08
O Sniper de Alvalade
22 Fevereiro, 2022 at 13:32
Amanhã, 23 de Fevereiro. Quarta-Feira, às 21h30, na Sporting TV.
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2022-02-18/eleicoes-2022-debate-entre-os-tres-candidatos-dia-23-de-fevereiro
23 Fevereiro, 2022 at 9:44
O dabate e’ a uma hora proibitiva para mim, espero que fique disponivel no Youtube ou coisa do genero, mas deve ser “interessante” de se seguir. Os dois pretendentes a apostarem na parte economica da coisa, fragilizando Varandas ai’ mas tirando votos um ao outro ao mesmo tempo.
A estrategia de Varandas vai ser apenas a das evidencias dos titulos, da reducao dos custos operacionais e a do nao fizemos “ainda melhor” devido ‘a pandemia e a de que um segundo mandato seria o da consolidacao – um classico e expectavel.
Quem vai votar, 99% das pessoas, ja’ tem a sua ideia definida.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 9:54
Concordo com tudo.
23 Fevereiro, 2022 at 9:55
Concordar, mas não subscrever. Pois…
23 Fevereiro, 2022 at 10:13
Essa agora. Subscrevo.
23 Fevereiro, 2022 at 9:55
É muito por aqui
23 Fevereiro, 2022 at 12:05
Manguito do Mateus > Iron Fist
23 Fevereiro, 2022 at 9:55
Até parece fácil…. titulos com redução dos custos operacionais.
23 Fevereiro, 2022 at 9:59
O Cherba vai gravar e colocar aqui 😀
Também espero que fique disponível no Youtube…
Vai ser disso, cascar no passivo e nos negócios, e o Dr. responde com títalos na bola e nas modalidades. E a pandemia.
23 Fevereiro, 2022 at 10:05
Pronto, ja nem vou ver.
23 Fevereiro, 2022 at 10:06
Sinceramente o CD de Varandas e’ dos com mais sorte que eu conheco (nao estou a discutir competencias aqui), de cada vez que esteve mais “apertado” apareceu algo justificavel que os segurou e que, no fim, ate’ lhes dava alguma razao.
O core sao os “titalos”, Varandas e’ dos mais titulados da nossa historia – factos.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 10:15
Sorte ou Competência, apenas o tempo o dirá.
Mas quanto a factos, acho que não há muito por onde pegar.
Clamar por uma época falhada em 3 épocas desportivas (já nem conto com esta que está a decorrer) é claramente insuficiente dado até o nosso passado nos últimos 40 anos.
23 Fevereiro, 2022 at 10:17
Deves hoje muito mais dinheiro do que devias em 2018.
E tu falas numa época falhada, que nem é verdade?
Espero que a gestão da tua casa também seja assim…
23 Fevereiro, 2022 at 10:24
Ai, paciência para isto…
Na época 2018/2019, depois da invasão e instabilidade, ficas em terceiro e ganhas uma taça de Portugal ao Porto na final eliminando o Benfica (que foi campeão essa época) nas meias finais a duas mãos; mais a Taça da Liga novamente ao Porto de Conceição e ao Braga no seu próprio estádio.
É uma época falhada? Encontra lá outras épocas parecidas….
No ano passado, acho que estamos todos de acordo que foi uma época bem sucedida, não? lol
23 Fevereiro, 2022 at 10:59
Na minha opinião não é falhada.
Bruno Fernandes, Dost e Battaglia aceitam regressar com Sousa Cintra e mantivemos o plantel competitivo de JJ com Nani(antes de sair para os EU), Raphinha, Coates, Mathieu, Acuña, Wendel, Jovane Cabral, e os 3 regressados.
De referir que foi Sousa Cintra quem contratou Renan, herói das grandes penalidades. As 2 Taças têm o plantel de Cintra e BdC como base.
A época onde Varandas cristalizou os seus “conhecimentos” foi a seguinte em que dispensou Romain Salin, Bruno Gaspar, André Pinto, Jefferson, Petrovic, Diaby e Gudelj, e trouxe Vietto, Fernando, Jesé, Bolasie e Camacho para ser goleado por 5-0 com o Benfica, eliminado em Outubro da Taça da Liga pelo Alverca, eliminado da Taça de Portugal pelo Braga, afastado da Liga Europa pelo Besaksehir, ficando logo em Janeiro arredado do Título.
A sua salvação foi Ruben Amorim, que encostou todo o “conhecimento” do presidente e promoveu vários valores da nossa Academia para terminar o campeonato em 4º lugar.
23 Fevereiro, 2022 at 11:14
Tantas condicionantes para explicar o sucesso, e tantas razões e explicações para justificar uma época de insucessos….
Basicamento, nas vitórias o mérito é de outros, nas derrotas a culpa é do Varandas.
Mostra bem o enviesamento que vai nessa cabeça!!!
23 Fevereiro, 2022 at 11:26
Não tens como desmentir o que escrevi 🙂
A realidade é lixada…
23 Fevereiro, 2022 at 11:52
Realidade…. 6 titulos conquistados num só mandato e isto só no futebol!
lol
Mais 4 das 5 Champions de modalidades de pavilhão conquistadas em toda a história do clube.
🙂
Enfim, siga… que discutir isto é pura perda de tempo
23 Fevereiro, 2022 at 12:14
Podias ter começado pelos títulos e a discussão estava arrumada.
É uma resposta-tipo para qualquer discussão quando já não há argumentos.
23 Fevereiro, 2022 at 12:19
Então mas não era a realidade…. agora são argumentos?
lol
Enfim, siga vá,….
23 Fevereiro, 2022 at 10:32
Quantas vezes foi dito e escrito que os clubes vivem de títulos, e não de contas… que não são empresas e tal… o FCP, tão elogiado por aqui, está falido, tem anos de exercícios negativos, achas que algum adepto troca os títulos que venceram por contas certas?
As coisas são como são, indiferente se são ou não como deviam ser ou como queríamos que fossem; a grande maioria olha, por ordem de prioridades a títulos no futebol, títulos nas modalidades, modalidades, contas. E depois vêm assuntos que os quais o comum adepto se preocupa diariamente, a app, o site, os núcleos…
23 Fevereiro, 2022 at 11:57
Não creio que o porco seja assim tão elogiado pela gestão que tem…
Não percebo bem porque é que as coisas são mutuamente exclusivas. É preciso rebentares com o clube (como parece evidente que acontece com eles) para ganhar? Porquê?
Qual será a forma mais sustentável de ganhar? Ter um clube financeiramente estável e organizado e uma boa gestão desportiva ou ter um clube sempre no fio da navalha e a ter um Luiz Dias a ter de ser vendido à pressa a meio do ano e uma boa gestão desportiva?
Uma boa gestão desportiva de um clube está dependente de ter uma gestão financeira ruinosa?
23 Fevereiro, 2022 at 12:21
O homem vai vencendo as eleições. E os sócios não são acéfalos como os nossos.
Nao são elogiados? Sabem comprar, sabem vender, sabem negociar, sobra o quê?
23 Fevereiro, 2022 at 12:24
Não sei quem é que disse que eles sabem vender e que sabem negociar….quem o disse anda a dormir nos últimos vá…8 a 10 anos, pai…
Os adeptos deles não se preocuparem e serem acéfalos é coisa que a mim não me preocupa…por mim podem continuar alegremente.
23 Fevereiro, 2022 at 10:16
Se as listas concorrentes e que competem com a lista do Varandas forem inteligentes, basta comparar o que se devia no Verão de 2018 com o que se deve agora e falar em todos os M€ que entraram neste mandato e foram consumidos.
Aqui não há como o Varandas se defender, nem com a pandemia. É que é tudo muito mau.
23 Fevereiro, 2022 at 10:29
Isso e’ o expectavel dos concorrentes e as respostas de Varandas tambem sao esperadas: ‘pesada heranca”, debandada na equipa principal, pandemia, quebra de receitas, contraccao do mercado mundial a nivel do valor das compras, etc etc.
E vai dizer que o que os socios & accionistas querem sao titulos e nao dividendos pelas suas accoes – e que nao ha’ problemas de sustentabilidade porque o modelo contabilistico mete os activos da formacao a zeros, blablaba, acesso ‘a champions, blabla.
Nao espero nada de novo sem ser a pressao sobre as VMOC’s e alteracoes estatutarias – -essas serao as questoes criticas, no meu entender, e o que podera’, eventalmente, fazer oscilar os pratos da balanca.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 10:38
Demasiado óbvio que será assim…. até porque já deu para perceber que as alternativas ao varandas são muitíssimo fraquinhas….
Alternativas não são fazer “programas bonitos” do ponto de vista estético e usar alguns estrangeirismos….
Alternativas não é dizer que se vai fazer um mega financiamento para substituir todos os existentes…. sem avançar mais dados concretos….
Alternativas não é dizer que temos que criar receitas alternativas sem especificar com algo concreto….
Alternativas não é dizer que vamos ter 1 enfermeiro para a formação….
Vejo Sportinguismo puro nas alternativas….em particular no Nuno Sousa…. mas espremendo tudo “não sai sumo” e só Sportinguismo não chega
Por isso desta vez….. não voto.
P.S. Nas ultimas eleições votei porque não havia Presidente, estando o clube a ser gerido por uma comissão de gestão, pelo que tinha mesmo que se escolher alguem. Desta vez…já lá está um….
23 Fevereiro, 2022 at 10:51
Bom ponto, esqueci-me de referir isso:
o unico concorrente ‘a reeleicao de Varandas, na minha opiniao, sera’ a abstencao e Varandas ja’ teve exemplos clarissimos sobre isso com as AG’s das contas. Faz-me confusao (e ate’ me irrita) o silencio de Varandas nestas eleicoes, o nao fazer campanha alguma; nao sei se esta’ tambem ‘a espera de um minimo de 75% para continuar, mas os socios ja’ nao vao em chantagens com ninguem…
O que os meus caros consocios decidirem esta’ bem para mim, democracia & respeito.
23 Fevereiro, 2022 at 20:37
sendo num dia de jogo acredito que seja concorrido
23 Fevereiro, 2022 at 10:59
Tas como eu, tambdm não devo votar. Até porque ainda nem os papéis para votar recebi.
23 Fevereiro, 2022 at 11:02
Obviamente, fazes o que quiseres, como todo o mundo.
Agora, é inaceitável que hoje se deva muito mais do que se devia em 2018, com todo o dinheiro que houve disponível e com o que já se consumiu do futuro.
Achar que “está bem assim” e que “deixa andar que já lá está alguém” e manter este caminho que, na minha opinião, não é bom para o Clube.
Realmente, o Varandas não precisa falar muito. A obra dele, o que tem de falar por ele, é o que fez nos 3,5 anos que esteve à frente do Clube e o que se vê é um Clube com mais divida, uma SAD com mais divida, receitas futuras já consumidas, modalidades a fechar pela calada, erros atrás de erros na SAD até se acertar no Amorim, e negócios muito questionáveis na compra e venda de jogadores, que terão um forte impacto (negativo) no futuro.
Isto é a obra do Varandas, a que se juntam os títulos conquistados.
Agora, cada um mete tudo numa balança e decide. Mas o futuro com o Varandas parece-me óbvio qual será – mais do mesmo!
Eu, que votei no Varandas nas eleições passadas, prefiro dar oportunidade a outro porque já vi que este não levará o Clube para onde eu acho que deve ir!
Nunca entendi como se pode esperar melhor mantendo o que está mal… Mas é assim no país há 40 anos, e será assim no Clube… Já é assim no Porto e já é assim no Benfic@.
23 Fevereiro, 2022 at 11:05
Subscrevo, Miguel.
23 Fevereiro, 2022 at 11:02
Tens de ler os programas, Ricardo.
23 Fevereiro, 2022 at 11:10
“programas”….
Aquela “coisa bonita” em que estão escritas “pérolas” tais como a definição de um modelo de jogo pela Direcção…. 1 enfermeiro para a formação e outras do mesmo género?
Epah….poupem-me
Dão tantos tiros no pé que o varandas até se dá ao luxo de ficar em silencio, porque sabe que cada vez que abre a boca….salvo raríssimas excepções… só sai porcaria…
23 Fevereiro, 2022 at 11:16
Não percebi…
Achas errado uma direção definir um modelo de jogo? E depois definir tudo o resto em torno disso?
23 Fevereiro, 2022 at 11:27
Tudo tem que ser enquadrado no contexto actual.
Vir falar em definição de um modelo de jogo para o futebol no momento actual acrescenta o quê em termos de eleições?
Actualmente temos o futebol sénior masculino a funcionar como “nunca” funcionou nos últimos (muitos…) anos e com um modelo de jogo claro e que funciona… inclusive com uma lógica clara nas contratações de miúdos e a “aposta” nos que já cá estão e revelam potencial.
Escusado será dizer que não vamos acertar em todos os miudos (ninguem acerta)…. mas percebe-se claramente o Esteves, o Marsa, o Catena, o outro miudo africano que joga no meio-campo (gambiano…salvo erro), o do Gana que vai chegar agora…. a contratação do Diogo Abreu (do porto)
Por isso….meter este tipo de coisas num programa eleitoral ao dia de hoje acrescenta 0000
Se fosse nas ultimas eleições…. ai a conversa seria outra….pois não havia NADA. Mas pronto….era preciso fazer um programa extenso…por isso bora lá meter uma coisa que no contexto actual não tem aplicabilidade.
23 Fevereiro, 2022 at 11:37
Se é essa a lógica, tudo vale zero.
Modelo de jogo. Para mim faz todo o sentido o Sporting ter um modelo de jogo definido.
Isto não tem nada a ver com o 433, 343, etc. É uma forma de jogar. Na minha opinião é importante definir um modelo de jogo. O que queremos da nossa equipa? É a partir daí que tudo o resto se define. O que fazemos com o crescimento dos putos, que tipo de treinador de formação queremos, como se gere as equipas de formação, etc. Até ajuda a definir o treinador principal. Creio que o Amorim não vai durar para sempre…
O modelo de jogo “à Sporting” é o quê? Eu acho que uma direção técnica do Sporting tem de saber isto e decidir por aqui. Por isso faz todo o sentido o modelo de jogo estar pensado e ser definido.
Aliás, basta ver os Juniores, sub23 e equipa B para perceber o quão isto é importante.
23 Fevereiro, 2022 at 11:39
“Vir falar em definição de um modelo de jogo para o futebol no momento actual acrescenta o quê em termos de eleições?”
Mas um projecto é para 4 anos ou para o momento actual?
E o que significa acrescentar em termos de eleições?
Já percebi que o Ricardo está determinado em desvalorizar as candidaturas concorrentes de Varandas.
Espero é que os Sportinguistas leiam as propostas e votem naquela que acreditam ser a melhor para o Sporting.
23 Fevereiro, 2022 at 11:45
JHC
Eu não estou determinado em nada
Simplesmente tenho a MINHA opinião.
Não gostas…. tens todo o direito do mundo em ter uma opinião diferente.
E claro que o Sportinguistas devem conhecer as propostas de todos os candidatos e avaliarem com sentido critico e não comerem toda a “palha” que TODOS os candidatos (em TODAS as eleições) apresentam nos programas eleitorais.
E depois decidem o sentido de voto LIVREMENTE…. e no fim ganha quem tiver mais votos e no dia Seguinte…. os SPORTINGUISTAS…. apoiam o Sporting em vez de ficarem à espera de “insucessos” do Sporting só porque o Presidente é alguem de quem não gostam.
Deveria ser “simples”…mas infelizmente não é….
23 Fevereiro, 2022 at 11:48
Isto não quer dizer que a formação deve jogar no mesmo sistema tatico. Não tem nada a ver com isso.
Significa que deve ter princípios de jogo definidos.
Modelos de pressão? Sair a jogar no pé? futebol de toque curto ou de esticões? Que tipo de jogadores queremos? O que devem saber fazer? Etc…
Claro que é muito importante o desenvolvimento individual e centrado no jogador, mas na minha opinião faz todo o sentido ter um modelo de jogo definido e sabermos o que queremos.
23 Fevereiro, 2022 at 11:49
completamente de acordo Tiago
Subscrevo
23 Fevereiro, 2022 at 11:51
PS: Nem sei se esta direção não tem. Olhando para o estado atual “da arte” e para estes 4 anos é muito difícil achar que sim, mas se calhar têm só que estão a fazer só merda a escolher treinadores e não estão a conseguir materializar isso…
23 Fevereiro, 2022 at 11:51
os SPORTINGUISTAS…. apoiam o Sporting em vez de ficarem à espera de “insucessos” do Sporting só porque o Presidente é alguem de quem não gostam.
não sei porque mas lembrei-me assim de repente do antes de 2018 e por pessoas que agora trabalham para o Sporting.
23 Fevereiro, 2022 at 20:36
eu das 3 candidaturas neste momento so descartei 1 porque aquilo é 1 mão cheia de nada, depois ainda tenho esperança que o Nuno Sousa n cometa o mesmo erro do varandas ( ainda para mais depois de numa das ultimas entrevistas ter dito que n ia alinhar numa politica de terra queimada de andar a criticar tudo) que nunca foi capaz de dizer algo de positivo sobre a direcçao anterior.
Gostava de ler/ouvir algo positivo do N sousa sobre a direcçao actual sem ser tudo a base de sorte e de ter sido por acaso.
Porque saber fazer oposição também é ter coragem e capacidade de dizer bem de algumas coisas e não andar numa de dizer mal de tudo porque se é oposição e se está numa eleição
23 Fevereiro, 2022 at 11:35
Contracção do mercado Mundial a nível do valor da compras?O Porrinho deve estar a falar das vendas.
Porque as compras, ante e pós pandemia foi um esticar os cordões à bolsa por percentagens de passes.
Fazendo as contas às percentagens, entre as compras de Varandas contam-se as 6 mais caras da História do Sporting: Vietto (7,5M€ 50% passe → “valorização” na compra 15M€); Amorim (quase 13M€); Pote (6,5M€ 50% do passe → “valorização” na compra 13M€); Edwards (7,67M€ 50% passe → “valorização” na compra 15,34M€); Paulinho (16M€ 70% passe → “valorização” na compra 22,857M€); Vinagre (10M€ 20% passe → “valorização” na compra 20M€).
Algumas no pós pandemia, na tal de “recessão do mercado” que afinal, no caso do Sporting, só se via numa das “faces” das “trocas comerciais”: para boa parte das vende era em saldos, para comprar era mãos largas.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 11:40
* ” (…) Vinagre (10M€ 50% passe → (…)
SL
23 Fevereiro, 2022 at 11:42
Acho que percebeu…
23 Fevereiro, 2022 at 18:09
Sinceramente não! estava a falar da recessão geral a nível de mercado de transferências. Diria que foi uma tendência … mas muitas vezes contrariada (PSG, City) … ou contraditória (SCP vender relativamente barato – excepções Bruno F. e N.Mendes – e comprar inflaccionado – os exemplos dados atrás).
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 18:11
* Estava a falar da recessão geral a nível de mercado de transferências?
23 Fevereiro, 2022 at 10:29
Não creio que foi sorte.
Sorte tiveram mesmo na recusa de JJ e em contratar Amorim.
O resto foi criatividade para nos momentos mais críticos do mandato criar cortinas de fumo e situações para vitimizarem-se e desviar as atenções dos Sportinguistas para o que na realidade estavam e estão causando ao Clube.
A repetição da AG do Clube é apenas um exemplo do atestado que passaram aos Sportinguistas ao longo de todo o mandato.
23 Fevereiro, 2022 at 10:16
Gostei muito da entrevista de Nuno Sousa no Sporting160.
Foi excelente para aprofundar, mesmo com o limite de tempo, as ideias que vimos nos vídeos dos pilares, em que assenta este projecto.
Para mim ficou ainda mais visível a quantidade de aspectos em que podemos fazer mais e melhor, desde a app até um trabalho cuidado e centrado nas mulheres enquanto sócias/consumidoras. Há mesmo muito coisa descurada actualmente e que é necessário potenciar.
Gosto da forma como Nuno Sousa expõem as suas ideias, de forma simples e clara, sem floreados e chavões. O seu programa é um programa completo.
Aquilo que realmente me preocupa é o défice de aproximadamente 200 milhões de euros que temos neste momento, com as receitas da Champions já antecipadas bem como 3 anos da NOS. Vejo muita dificuldade para equilibrar as contas.
Recuperar a RF rasgada por Varandas como sugere Nuno Sousa será complicado no estado depauperado em que agora estamos.
Espero que no debate de logo questionem Frederico Varandas sobre o estado actual das nossas contas e como pretende gerir o Clube quando já não tivermos nada para antecipar e apenas metade dos passes de meia dúzia de jogadores com mercado como bóia de salvação.
23 Fevereiro, 2022 at 10:19
Subscrevo 10 vezes.
23 Fevereiro, 2022 at 11:29
Eu gostei de ouvir o Nuno Sousa.
Não tem comparação a consistência do Nuno Sousa com a do Oliveira. O Nuno Sousa tem as ideias claras e construídas de forma muito sólida. Muitas delas vão ao encontro do que eu penso e nota-se que o programa e as ideias têm um fio condutor. Nota-se que todo o modelo de gestão e de intervenção foi muito pensado e ponderado.
Não é por acaso que causa tanta reação, com enorme análise e discussão de micro-medidas de quem aceita tudo e mais alguma coisa como natural do lado da direção atual. Enorme debate sobre futebol feminino em Alvalade porque relvado de quem mal falou do mal do próprio relvado…que é chato mas acontece…coisas assim…
Continuo depois com dificuldade em encaixar tudo financeiramente. Ou seja, muitas medidas, muitas alterações, muita vontade de fazer, bom diagnóstico financeiro…mas depois encaixar tudo isto num projeção do que seria o mandato continua a não ser fácil para mim. É difícil eu perceber como será feita a reestruturação financeira, onde vamos buscar o equilíbrio operacional e encaixar todas as medidas que li no meio disto. E é ainda mais complicado para mim o principal…como é que fazemos o “desmame” de Jorge Mendes…o que vejo nisto tudo é uma quadratura do circulo quase insolúvel (na minha opinião, insolúvel mesmo). Mas a verdade é que apesar disso me identifico muito mais com a candidatura do Nuno Sousa do que com qualquer uma das outras e esta candidatura dá MUITO, mas imensamente MUITO mais respostas do que qualquer outra…
23 Fevereiro, 2022 at 11:56
Concordo, Tiago. É a candidatura mais bem preparada.
A questão financeira é um problema gigantesco e piora a cada dia que passa. Não sei como vamos dar a volta a isto.
A questão dos VMOC é importantíssima mas tem uma solução negociada, que expira em 2026. Custa cerca de 40 milhões. Acredito que teremos um investidor tipo CR7 a financiar a compra.
O verdadeiro pesadelo é actualmente saber que o fundo de maneio está nas lonas depois de já termos realizado uma operação de factoring para os valores que iremos receber de Clubes e fornecedores, e dos prémios da Liga dos Campeões desta época.
Ao mesmo tempo renegociamos os prazos de pagamento das dívidas somando juros a mais juros.
Estamos cada vez mais pobres e endividados.
23 Fevereiro, 2022 at 16:42
“Acredito que teremos um investidor tipo CR7 a financiar a compra.”
Não necessariamente:
No programa está previsto um EO intercalar com o atual que pode ir até aos 50M, que chega e sobra para pagar as vmocs. A SAD entrega esse valor à SGPS, pagando dessa forma a sua divida bancaria, a SGPS fica nessa altura com mais de 90% da SAD, o sobrinho perde o administrador e a SGPS pode entre outras coisas dispersar algum capital em bolsa e ou encontrar um entidade que financie a compra da totalidade da divida bancaria (do clube e da SAD), entre vender ações em bolsa (acredito que os Sportinguistas com uma boa campanha de venda poderiam aderir significativamente) e ou encontrar uma entidade financiadora (nestas altura todas as garantias e avales estarão libertados) será necessário mais 50 a 60M para que o CLUBE fique sem divida bancarias e SAD apenas com a divida dos EO. O beneficio é inteirinho do clube e dos sócios.
O plano é bom, tem enorme viabilidade e resolve o problema do clube e atenua significativamente na SAD, de uma forma geral com pequenos ajustes é colocar em pratica o que já estava pronto em 2018, agora é preciso arregaçar as mangas e trabalhar.
23 Fevereiro, 2022 at 18:00
Obrigado pela explicação, Malcolm.
23 Fevereiro, 2022 at 18:27
este é o ponto mais forte do Programa de Nuno Sousa.
Também MUITO BEM nas medidas para uma maior transparência quer na Gestão quer na Comunicação.
Boas propostas para a Gestão Desportiva no Futebol e Modalidades (embora ache quase risível a alocação de orçamento da SAD que propõe para o FM).
MAL, MUITO MAL MESMO na questão dos Núcleos, na questão da descriminação do voto por antiguidade, na questão do I-vote e do funcionamento das AGs.
Sendo que, para mim, estas questões, se bem trabalhadas e sem medo de criar rupturas (porque acho essa uma falsa questão) são as mais determinantes para potenciar a massificação do associativismo SCP em 2 anos para níveis entre entre os 200.000 e os 250.0000 sócios. E essa é a condição primordial para uma maior garantia de sustentabilidade da SAD e do Clube, quer pelas receitas que traz quer directamente (quotas, gameboxes, bilhética, merchandise) quer indirectamente (parcerias, sponsors, publicidade, financiamento).
Deverá ter os meus 6 votos (que gostaria fosse só 1), porque a reestruturação financeira é uma questão de sobrevivência, ainda antes da sustentabilidade.
Mas passarei o mandato a “rezar a todas as santinhas” que não avancem com Núcleos Virtuais, com Núcleos 2.0, com o I-vote ubíquo e universal para as AGs Comuns (muito bem se conseguirem para as Eleitorais), ou com a estapafúrdia “nova tabela de direitos e voto” que passa de 1 a 21 para 9 a 29.
P’RA MELHOR ESTÁ BEM, ESTÁ BEM … P’RA PIOR, JÁ BASTA ASSIM!
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 18:40
“MAL, MUITO MAL MESMO na questão dos Núcleos, na questão da descriminação do voto por antiguidade, na questão do I-vote e do funcionamento das AGs.”
Alvaro tudo isso e como disse mais abaixo são posições de principio, toda e qualquer dessas alterações obrigatoriamente terão de passar pelo crivo de 2/3 dos sócios. A meu ver e bem a candidatura apenas divulga sem falsos moralismo e ambiguidades a sua posição sobre as matérias.
Apenas acho que deveria, nem tenho a certeza se fala nisso no programa mas julgo que não, deveria levar os assuntos a discussão num congresso antes de as sumter para aprovação ou não pelos sócios.
Outra coisa que deveria também insistir era a continuação dos congressos internacionais The Future of Football, tanta causa que ainda podemos abraçar ou continuar a abraçar pois anda tudo adormecido à sombra do pouco que se conquistou e que esses congressos tiveram a sua quota parte de responsabilidade.
23 Fevereiro, 2022 at 16:05
“(…) e esta candidatura [do Nuno Sousa] dá MUITO, mas imensamente MUITO mais respostas do que qualquer outra…”
Era bom que os Sportinguistas tivessem essa noção.
Veremos se a mensagem chega a todos.
23 Fevereiro, 2022 at 17:29
Já podes votar?
Excelente noticia!!!
Quanto mais Sportinguistas forem Sócios…melhor! O nosso poder é o “direito a votar”
23 Fevereiro, 2022 at 16:36
Ouvi a entrevista, não ouvi a do outro candidato.
Atrapalhou-se um bocado quando o avençado do sudeste questionou sobre as partilhas de passe e modelo de compras…
No global tem boas ideias, bem compartimentadas, mas enquanto o ouvia não podia deixar de pensar que, fosse o Varandas (ou para outros o Benedito) a ter o exacto mesmo discurso, um tipo pensava, que tangas este gajo está aqui a espetar, até parece que vai fazer isso. Ou seja, a aceitação do discurso, desde que não caia em devaneios (do tipo prometer um Sporting campeão europeu no mandato), depende da predisposição.
Já agora, muito falaram em app(s?), mas aquele site devia ser prioritário. A todos os níveis, tecnologia, usabilidade, conteúdo, aquela coisa é péssima.
23 Fevereiro, 2022 at 17:02
Sim…patinou um bocado…
Mas eu acho que isso é normal já que o Castro estava preparado para a discussão e ele não. E o exemplo Pedro Gonçalves é demasiado evidente…para mim é a arvore que esconde a floresta. Mas no meio da atrapalhação foi dizendo o certo…
Há dinheiro, compra-se. Não há, não se compra. E que isto vai gerar um claro problema futuro porque quando chegar a hora de vender é que elas Doyen. E isto não é um caso como quiseram parecer…é sistema. É politica. E como politica sou contra. Preferia comprar o Eustáquio por 5M e ter 100% do Eustáquio do que dar 6 ou 7 M ou lá o que foi por 50% do Ugarte. Mesmo que o Eustáquio não seja tão bom.
O Castro também meteu um bocado os pés pelas mãos quando disse que era diferente da Doyen. Porque não é. Pouca diferença tem. Se vendemos um jogador que só temos 50%, não recebemos um crl…para um clube vendedor é killer. E o Nuno esteve bem a dizer isso…
Ficamos dependentes do que sair da formação. Este ano ainda não saiu nada, por exemplo….e não sei se vai sair no próximo ano. E basta isso para já a coisa ficar bem complicada para um clube com o desiquilíbrio que o nosso tem.
Faltou ele dizer que não tivemos capacidade para comprar 100% do P. Gonçalves porque se rebentou dinheiro a torto e a direito antes. E faltou dizer que ainda assim, 70% ou 80% do passe não é 50%.
Faltou ter a coragem de assumir o que eu aqui posso assumir. Mesmo esquecendo toda a merda feita antes que faz com que cheguemos a essa altura de calças na mão eu preferia ter 100% do P. Gonçalves e ter apenas 1 entre Tabata, Feddal e Nuno Santos do que como foi. E isto não é popular e até é chato dizer porque…o Cherba explica o que acontece com os padres todos sobre um post do Nuno Santos. Ia ser o fim do mundo sem cuecas se ele fala em escolher entre jogadores que lá estão e que foram campeões. Como têm feito desde o inicio da candidatura ia ser uma montanha de conversa sobre o acessório e uma discussão sem fim sobre o detalhe em vez de se falar do principio…
Eu defendo exatamente o mesmo que ele. Eu proibia ter passes a menos de 75%.
E quanto à predisposição…sendo verdade para alguns, não é o meu caso. Eu entrei nas anteriores eleições sem nenhuma predisposição. E até achava piada ao Varandas. Tinha ótima impressão dele como médico, tinha ótima impressão dele como Sportinguista e não tinha nada contra ele se candidatar. E até achava que tinha algum perfil que podia ser importante para o Sporting. O que me fez não votar nele foi exatamente achar que aquilo era tudo colado com cuspo na véspera (que me parece evidente que nem este nem o do Benedito eram…aliás o Varandas andou a mudar ideias toda a campanha conforme as coisas iam aparecendo). E no entanto, tendo dito isso, também disse que tendo sido eleito ele era o meu presidente e que eu acreditava que ele tinha condições para ser um excelente presidente. Depois o que me fez não gostar mesmo dele a sério foi o que ele fez ao longo do mandato. Que foi onde se percebeu mesmo que ele pensou em candidatar-se pai meio dia antes de anunciar….
23 Fevereiro, 2022 at 17:16
A diferença para a Doyen é que com esses, mesmo não vendendo, tinhas de lhes pagar. Ele referiu o caso do Brahimi. Ou seja, está obrigado a vender o jogador, para não sair totalmente a perder. No caso da partilha de mais-valias (a não ser que haja clausulas, na do paulinho há algo desse estilo), não vendes o jogador, ficam ambos sem rendimento adicional.
No caso do Pote, é verdade que o Famalicão tem ali um activo “a potenciar” sem fazer nenhum, mas isto é como a bolsa, só conta quando vendes. O Sporting pode fazer uma venda da treta, ou nem sequer o vender. Eles assumem algum risco, teórico, na perspectiva de receberem 6 em vez de 12, e o potencial lucro pode nem aparecer. O Sporting faz o papel de barriga de aluguer, mas também é ele que tira o rendimento desportivo. O gajo não marca meio golo pelo Famalicão…
Mas já se percebeu que a “estratégia” das aquisições é esta, cotas, e tipos a meias (e tenho sérias dúvidas que tenha ficado acordado compras do restante do passe, bem pelo contrário); os putos, da casa e comprados tipo Matheus é que vão cobrir os défices. Funciona enquanto houver Mendes, mas Nunos não aparecem todos os dias.
23 Fevereiro, 2022 at 17:21
Não era esse o problema da partilha de passes.
O Rojo não tinha esse problema. E isso também pode estar em contrato com um clube. Estás tu (e ele) a assumir que não. O principal problema é apostares num jogador, venderes o jogador e receberes 50% – comissão empresário – mecanismo de solidariedade, etc.
Se o problema da partilha de passes fosse esse, era só não aceitar essa clausula no contrato inicial…
23 Fevereiro, 2022 at 17:17
Começou logo na primeira cf depois de tomar posse, em que teve nas mãos a oportunidade de fazer o que disse em campanha (unir o Sporting, apostar nos miúdos, virar a página, arregaçar as mangas e trabalhar) e preferiu arranjar desculpas, arrastar ainda mais o nome do clube na lama, culpar a direção anterior de todos os males do mundo, passar ainda mais a ideia de que tudo estava um nojo, um caos, o completo apocalipse… Isso e os problemas de dicção e raciocínio.
23 Fevereiro, 2022 at 18:49
“E quanto à predisposição…sendo verdade para alguns, não é o meu caso. Eu entrei nas anteriores eleições sem nenhuma predisposição. E até achava piada ao Varandas. Tinha ótima impressão dele como médico, tinha ótima impressão dele como Sportinguista e não tinha nada contra ele se candidatar. E até achava que tinha algum perfil que podia ser importante para o Sporting. O que me fez não votar nele foi exatamente achar que aquilo era tudo colado com cuspo na véspera (que me parece evidente que nem este nem o do Benedito eram…aliás o Varandas andou a mudar ideias toda a campanha conforme as coisas iam aparecendo).”
Engraçado o Tiago escrever isso pois a minha opinião sobre o Varandas era muito parecida. A diferença é que percebi muito antes das eleições.
Acho que assisti a quase todos os debates que foram transmitidos em canal aberto ou posteriormente na internet. Acho que não falhei nenhum.
Quando opinava noutro blog referi que quanto mais ouvia Varandas maior era a certeza da sua total impreparação para o cargo e evidente incapacidade até para decorar e explicar o seu programa (o estudo Cal/Farinha).
No fim vingou o discurso da casa das máquinas e do especialista em futebol. Perdeu para Benedito em votantes, venceu em número de votos.
23 Fevereiro, 2022 at 11:56
Programa muito bom e bem exposto em 90% dos temas.
Nos outros 10 % (que constituem 80 % do mais relevante) propostas péssimas para a massificação do Clube (anulam o efeito do que propõe para as Mulheres e as crianças):
* Não se conquistam novos SÓCIOS em massa mantendo o aberrante privilégio da diferenciação de voto por antiguidade (a actual décalage de 1 para 21 passa de 10 par 29), ainda por cima passando o início do direito ao voto de 1 para 4 anos de associado;
* Não se conquistam votos massivamente fora da Grande Lisboa, com propostas que correspondem à liquidação dos actuais Núcleos físicos, que chama de Núcleos1.0 (propostas de Núcleos Virtuais e de franchise de restauração Sporting de gestão comercial privada a que chamam de Núcleos 2.0, portanto um “upgrade” dos actuais Núcleos; proposta de i-vote universal e ubíquo para todas as AGS, dando (mais) uma machadada no debate e no associativismo democrático (uma Associação é para juntar em causa comum; uma Assembleia, é para REUNIR debatendo e defendendo essa causa; propor Núcleos Virtuais e votos no sofá é privilegiar o comodismo em vez do activismo).
Esses 3 temas: Massificação associativa; expansão geográfica associativa e democracia associativa são o calcanhar de Aquiles do que poderia ter sido um Programa EXCEPCIONALMENTE BOM.
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 12:18
A questão dos votos é aquela que não me convence.
Aumentar o número de votos dos sócios mais recentes em vez de reduzir os votos dos mais antigos não resolve a questão da igualdade.
E será complicado, na minha opinião, convencer os sócios dessas alterações.
23 Fevereiro, 2022 at 16:47
Nota que essa é apenas a posição de principio, o que quer que seja feita vai necessitar da aprovação de 2/3 dos sócios.
Isto, votos bem como a readmissão são posições politicas, nada pode ser feito sem a maioria de 2/3 dos sócios.
São questões laterais que na minha opinião nem deveriam ter grande discussão em campanha mas sim abordadas em congresso a realizar previamente a uma eventual colocação na agenda de uma AG.
Dito de outra forma, não deveriam ser motivo de quem discorda para cancelar a candidatura.
23 Fevereiro, 2022 at 18:51
Pelo contrário Malcolm é MESMO ESSA QUESTÃO dos 2/3 em AG que me faz dizer que deveria ser uma proposta clara de um candidato com arrojo e sem medo de REDEMOCRATIZAR o SCP.
Afirmar algo como:
“no 3º ano do mandato colocarei em AG de revisão estatutária a proposta de 1 SÓCIO = 1VOTO; para compensar a antiguidade proponho um esquema de pontuações de fidelização que se tornem proporcionais a descontos nas compras em Lojas Verdes e nas aquisições de Gameboxes, em descontos de 10% nas quotas a partir dos 50 anos e subindo 5 % porcada 5 anos até um máximo de 25%.”
Ao contrário do receio dos teóricos das conspirações absurdas isso não atrai paraquedistas; mas atrai uma enormidade de novos sócios que se sentirão mais respeitados por se associarem em igualdade de direitos com todos os outros (seriam 2 anos para atrair mais 50.000 a 80.000 novos sócios com esta perspectiva de poderem vir a votar na tal AG de revisão estatutária).
Acrescentem a isso uma alteração do Regimento das AGs para permitir o I-vote ubíquo e universal nas Assembleias Eleitorais e o voto electrónico presencial em todos os Núcleos que para isso se equipem e certifiquem e aproveitem a AG de revisão estatutária para propor escalão único de Sócio com quotas de 0€ até aos 14 anos inclusive, de 4€x12 meses dos 15 aos 17 anos inclusive e de 8%x13 meses para todos os outros e terão um potencial para, nos mesmos 2 anos, angariar mais mais 30.000 a 50.000 novos sócios fora da zona da Grande Lisboa e no estrangeiro.
E na mesma assentada “resolviam” muitos dos tiques elitistas que frequentemente se “apoderam” dos nossos dirigentes e dos pseudo-notáveis.
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 21:49
Malcolm, mas a posição de princípio já está mal. E não serve de nada dizer que vaia AG de alteração de Estatutos. Isso é óbvio, porque tem mesmo de ir. A questão é que uma Candidatura que se propõe LIDERAR tem de apontar rumos claros e não apresentar algo que depois parece até ter vergonha (pudera) em defender, alegando que a última palavra é os Sócios. Lapalisse! O que interessa é o que a candidatura propõe que seja a palavra dos Sócios. E, nesta matéria, como nos Núcleos e nas AGs o que propõe é, perdoe-me a franqueza, um dejecto.
Deveria haver ideias bem claras de como fazer para criar as melhores condições para a massificação decisiva do número de Sócios.
O que tem sido empecilho para essa massificação CONTINUADA só parcialmente foi “derrubado” durante a Presidência de BdC: o ecletismo (34 para 55 Modalidades, construção do Pavilhão João Rocha) e a sua valorização (e do associativismo leonino), passando integralmente para a esfera do Clube todas as receitas de quotas dos associados.
Tuido o resto continua por fazer e ninguém tem coragem de o assumir:
– Democracia associativa onde os direitos associativos são iguais para todos (1 SÓCIO =1VOTO / 1 SÓ CATEGORIA DE SÓCIO) ;
– Expansão geográfica do associativismo leonino com o aproveitamento da Rede Orgânica SCP de Núcleos, Filiais e Delegações como extensões físicas das AGs e das suas deliberações, promovendo o voto electrónico presencial nas suas Sedes (motivar os adeptos de fora da Grande Lisboa a também se associarem ao Clube por poderem PARTICIPAR MAIS na sua vida Associativa e usufruir de vantagens que parecem privilégio centralista – e nem estou a falar dos jogos de Futebol e das Modalidades);
– Cadernos de Propostas para a credibilização, transparência, equidade, lealdade competitiva, promoção e sustentabilidade para o Futebol (masculino e feminino) e para todas as Modalidades carentes de mudança;
E SIM, … COMPLETAMENTE DE ACORDO com qualquer proposta para reeditar os Congressos “The Future of Footbal” e até acho que se poderiam realizar de 2 em 2 anos alternando com Congressos “The Future of Eclethics” (não apenas para discutir, mas, sobretudo para promover – e gerar parcerias internacionais – várias modalidades: as nossas 5 “de Pavilhão” o Ténis de Mesa, o Judo, o Atletismo e as de Desporto Adaptado).
Além de nos colocarmos em dia com todos os progressos no desporto, estaríamos na linha da frente para promover o seu progresso e estaríamos a fazer uma EXCELENTE PROMOÇÃO DA MARCA SPORTING E DOS SEUS VALORES.
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 16:47
“proposta de i-vote universal e ubíquo para todas as AGS, dando (mais) uma machadada no debate e no associativismo democrático”
Porque é que não pode haver debates se houver i Voting? Não entendo…
Permitindo uma maior facilidade de acesso as pessoas fora da grande Lisboa aumentaria as possibilidades de debate, e de voto, não o contrário… Não?
23 Fevereiro, 2022 at 19:08
Meu caro:
1º porque o I-voting tenderá a cada vez mais deixar as pessoas em casa;
2º porque não há qualquer garantia de que os utilizadores de I-voting assistam a qualquer debate;
3º (e em reforço destas 2 primeiras) não é por acaso que esta é a proposta patrocinada pelo excelso Dr Rogério Língua de Prata Alves, que, como é sabido, foi o paladino da introdução do voto em AGs ainda antes de o debate respectivo se iniciar!!! O I-vote ubíquo e universal permite a consumação dessa prática, tende a esvaziar de público e de conteúdo as AGs e, por mais que o procurem defender, promove o comodismo individualista em detrimento do compromisso associativo.
Para as AGs Eleitorais não só é defensável como até acho que é desejável (para facilitar o voto de quem quer que seja sócio do Sporting, onde quer que esteja e, uma vez que não existe debate nessas Assembleias, não há qualquer problema de esvaziamento de conteúdo do associativismo, apenas se promovendo a maior participação eleitora e, logo, a maior legitimação dos Órgãos Sociais eleitos (isto sempre no pressuposto de um processo certificado, transparente, monitorizado e validado).
Para uma maior democratização e participação das AGs não eleitorais (AGs Comuns) defendo o voto electrónico presencial em AGs simultâneas dos Núcleos SCP que previamente se equipem e certifiquem para o efeito, sendo condição, a transmissão em directo dos trabalhos da AG Central e a votação simultânea de cada ponto a deliberação, apenas findo o debate na AG Central. Isso, dada a existência de mais de 200 Núcleos, garante a PARTICIPAÇÃO e votação de muito mais associados e incrementaria a atractividade dos Núcleos, fomentaria a criação de novos onde ainda não existam e potenciaria a sua capacidade de angariar novos Sócios SCP.
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 11:56
subscrevo mas não tantas vezes como o miguel 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 22:10
Miguel é subscritor Premium, não se pode subscrever como ele
23 Fevereiro, 2022 at 10:33
Para quem estiver interessado, a partir do minuto 39:00 Nuno Sousa analisa a actual situação financeira do Sporting.
https://www.youtube.com/watch?v=2tk-j6V0sPQ
23 Fevereiro, 2022 at 13:22
Gosto do Nuno Sousa, da postura e da comunicação. Gosto ainda mais, pela a associação ao Cherba, este bastião de Sportinguismo com que tanto me identifico.
Quem parte de trás, como o Nuno Sousa e o Ricardo Oliveira, não basta dizer o que é que está mal. Todos sabemos o que é que está mal.
O problema é simples. Não há dinheiro.
Como é que arranjamos mais dinheiro? Ou vendemos o que não temos ou gastamos menos.
Para mim é claro. O orçamento do Sporting devia estar limitado, até estatutariamente, a poder gastar apenas 60 a 70% da sua receita do ano anterior, enquanto tiver capitais próprios negativos. Com resultados próprios positivos, esse limite poderá subir para 80 ou 90%.
A engenharia financeira para a recompra das VMOCS e para a actual dívida financeira, é mais do mesmo. Juntar tudo, arranjar uns parceiros e no fim, vai-se o colateral por incumprimento.
Primeiro, temos de resolver os problemas internos. Depois podemos pedir ajuda ao mercado. Por uma questão de sustentabilidade e claramente, por uma questão de confiança e poder negocial junto desses mesmos parceiros.
Não é gestão de mercearia, de tostão a tostão. É criar e gerar valor. Os limites estatutários de que falo, obrigam a crescer para não minguar. Mais negócios, mais escolas, mais modalidades, mais envolvimento.
23 Fevereiro, 2022 at 10:34
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Em dia de debate, convém não esquecer determinadas promessas.
Gostava mesmo que o Nuno ou o Ricardo falassem nisto.
PROGRAMA ELEITORAL DE VARANDAS – PEV18
LISTA DE MEDIDAS NÃO CUMPRIDAS
MISSÃO
– “No Sporting que me proponho liderar, todos contamos, todos acreditamos, todos participamos”
– A missão, a principal missão, que nos motiva, que nos move, que nos inspira, é UNIR O SPORTING.
– UNIR O SPORTING, que entendemos ser uma condição vital para o sucesso do Clube, pressupõe lucidez e encarar a realidade como ela é, olhos nos olhos, de frente.
– UNIR O SPORTING requer atos concretos, medidas, exemplos de união, de pacificação.
– (Sobre a promoção da união) A promoção, a mensagem, o exemplo, pode e deve partir de quem visa dirigir o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (…)
– UNIR o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL exige uma pacificação interna, exige arrumar o passado, não censurar opiniões e opções livres tomadas nesse mesmo passado, a favor ou contra determinadas pessoas ou determinados programas.
– UNIR o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL requer que se enfrentem os problemas de frente e que se combata, sem hesitações, o divisionismo, o sectarismo, que se ultrapassem pequenas ou grandes questões pessoais (…)
– A nossa proposta baseia-se num compromisso de seriedade, de honestidade, de transparência, de decência, de ética, e de profundo respeito para com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e para com a sua inigualável, insuperável e inexcedível massa associativa.
– Queremos, dando passos firmes e sustentáveis, com pragmatismo e sem demagogia, tornar o nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL num crónico vencedor em todas as modalidades desportivas.
– O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um espaço de liberdade, de pluralismo, de coexistência de diferentes opiniões e visões e essa liberdade deve ser respeitada e preservada.
– Os órgãos sociais são apenas uma parte da equipa, desta gigantesca equipa, que integra cada um de vós e em que todos, MAS TODOS MESMO, contam.
– Respeitamos o passado, honramos a memória dos gigantes que, desde 1906, nos fizeram ser o que somos (…)
PILAR I – LÍDER NO FUTEBOL – FUTEBOL PROFISSIONAL
– 4. Política de contratações. Coordenação entre equipa de Scouting e equipa técnica para a definição de uma política de contratações rigorosa, com avaliação objetiva dos jogadores a contratar, suportada em critérios de valorização, rentabilidade desportiva, de utilidade para o plantel profissional e da política desportiva do Sporting Clube de Portugal.
– World Class Scouting. Departamento de scouting ao nível dos melhores do mundo (…)
PILAR II – ECLETISMO ÍMPAR NO MUNDO
– “Quero um Clube eclético e gigante. Com corpo e com alma”
– 1. Investimento. Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
– 4. Novas modalidades. Criação de novas modalidades que reforcem o ecletismo do Sporting Clube de Portugal, com prioridade para modalidades historicamente vencedoras como o basquetebol e para modalidades que estejam em rápido crescimento como o padel.
– 5. Centro de Atletismo de Alto Rendimento Professor Moniz Pereira. Criação de um centro de alto rendimento em parceria com instituição especializada, já identificada, que potencie o rendimento dos atletas de alta competição.
– 7. Presença. Reforço da presença das modalidades na vida do Clube: criação dos dias de cada modalidade com open day dos balneários e de programas na Sporting TV para divulgação de cada modalidade e das suas regras, táticas e estratégias de jogo.
PILAR II – ECLETISMO ÍMPAR NO MUNDO – FORMAÇÃO E ABRANGÊNCIA
– 1. Academia das Modalidades. Criação de uma Academia das Modalidades com um modelo de formação semelhante ao da Academia de Alcochete.
– 3. Escalões de formação. Reforçar o papel do Sporting Clube de Portugal como Clube formador de atletas, desenvolvendo escalões de formação masculinos e femininos nas modalidades em que essa valência não se encontre implementada.
– 5. Especialização. Criação de equipas especializadas de scouting e de prospeção de talentos para as modalidades, bem como estabelecer parcerias com os Núcleos e celebrar protocolos com escolas e universidades para os mesmos objetivos.
– 6. Escolinhas das Modalidades. Criação de escolinhas das modalidades nos locais onde houver maior potencial de formação de atletas, em estreita colaboração com os Núcleos e parceiros do Sporting Clube de Portugal.
– 8. Transição de carreira. Parcerias para a criação de condições para transição de carreira dos atletas das modalidades, criando oportunidades de novas carreiras que podem passar por integração noutras áreas do Sporting Clube de Portugal, criando referências e embaixadores do Clube.
PILAR III – SÓCIOS, A FAMÍLIA SPORTING
– “Acredito nos sócios”
1. Objetivo: 200.000 Sócios. Fomentar o crescimento do número de Sócios, sublinhando a relevância do associativismo no Sporting Clube de Portugal e atraindo os adeptos à participação na vida do Clube, de forma a atingir o objetivo de ultrapassar os 200.000 Sócios em 2019.
– 2. De Sócio para Sócio. Promover uma campanha de angariação de Sócios, atribuindo a cada Sócio que angarie um novo Sócio (e a um acompanhante à escolha) livre acesso aos jogos que tenham lugar no Estádio e no Pavilhão João Rocha durante um período de 1 mês logo que o novo Sócio angariado atinja 1 ano de filiação com quotas pagas.
– 4. Dia “Sentir Sporting”. Um dia inteiramente dedicado a um grupo de Sócios, mediante inscrição num programa especificamente criado para o efeito, que irão viver a experiência de sentir o Sporting Clube de Portugal de manhã à noite: pequeno-almoço com o Presidente, visita ao Museu e Pavilhão, assistência a um treino de modalidade no Pavilhão João Rocha, visita à Academia e participação no treino da equipa de futebol.
– 7. “Sócios na TV”. Programa trimestral na Sporting TV com a presença do Presidente e de um grupo de Sócios do Sporting Clube de Portugal que irá debater em direto com o Presidente os temas da atualidade do Clube.
PILAR IV – NÚCLEOS: O SPORTING NO PAÍS E NO MUNDO
– “Revejo-me na (…) atenção ao núcleos.”
– 1. Participação nas Eleições. Promover a criação dos mecanismos estatutários e operacionais que permitam aos Sócios do Sporting Clube de Portugal espalhados por todo o país o exercício dos seus direitos de voto também nos Núcleos, criando-se, no curto prazo, as condições para esta medida em três Núcleos, a título experimental: um Núcleo no Norte, um Núcleo no Centro e um Núcleo no Sul.
– 2. Venda de bilhetes nos Núcleos. Promover a criação dos mecanismos logísticos e informáticos necessários à criação de postos de venda de bilhetes nos Núcleos para jogos de futebol e das diversas modalidades.
– 3. Apoio ativo. Estabelecimento de um canal permanente com a Comissão Coordenadora dos Núcleos e criação de uma área no website do Sporting Clube de Portugal para divulgação dos eventos organizados pelos Núcleos.
– 4. Participação ativa. Encontros mensais com Núcleos de todo o país e trimestrais com Núcleos espalhados pelo mundo, com um calendário definido no início de cada época e presença efetiva dos membros dos órgãos sociais e de atletas e eternas glórias do Clube nesses encontros e, igualmente, nos Aniversários marcantes dos Núcleos (…)
– 5. Gamebox Núcleos. Proporcionar aos Núcleos a possibilidade de aquisição de uma Gamebox para vários lugares no Estádio e no Pavilhão João Rocha cujos utilizadores podem variar de jogo para jogo, consoante a disponibilidade dos Sócios dos Núcleos (devendo cada Núcleo estabelecer o critério de atribuição dos lugares em cada jogo).
– 6. “200% Sócio”. Atribuição de descontos em bilhetes e em produtos oficiais do Sporting Clube de Portugal pelos Sócios do Clube que sejam simultaneamente Sócios dos Núcleos.
– 7. Crescimento. Promoção da criação de novos Núcleos, tanto a nível nacional como a nível internacional, utilizando os Núcleos como arma fundamental na expansão do Sporting Clube de Portugal pelo mundo.
– 8. Festa dos Núcleos. Promoção da Festa dos Núcleos, um evento a realizar na Praça Centenário em que cada Núcleo terá a sua banca com iguarias da respetiva região, revertendo as receitas do evento exclusivamente para os Núcleos.
PILAR V – ESTABILIDADE FINANCEIRA
– “Só um sportinguista de sempre (…) está em condições de liderar esta missão crítica para a reabilitação do Sporting e a manutenção da sua independência desportiva e económica”
– 1. Maioria na SAD. Garantir que o Sporting Clube de Portugal mantém a maioria do capital social da Sporting SAD, assegurando a recompra das VMOCs dentro de um quadro negocial que assegure um efetivo controlo dessa maioria.
– 2. Reestruturação da dívida. Renegociar a dívida bancária consolidada, mantendo a receita de quotização fora do pacote de garantias do passivo financeiro.
– 3. Credibilidade no mercado financeiro. Refinanciar a emissão de obrigações de 30M€ cujo vencimento ocorre em Novembro de 2018, de forma a assegurar o integral cumprimento dos compromissos assumidos perante os credores.
– 4. Naming do Estádio e Academia. Negociação do naming do Estádio e da Academia, associando o Sporting Clube de Portugal a parceiros de referência mas mantendo a identidade.
– 5. Mercados internacionais. Internacionalizar as fontes de financiamento da Sporting SAD, criando um track record de referência e confiança.
– 6. Inovação. Potenciar instrumentos de dívida com a associação a produtos financeiros que os Sócios e adeptos possam subscrever, assim comparticipando de forma indireta nas contratações de jogadores.
PILAR VI – PATRIMÓNIO POR EXPLORAR
– “O Sporting Clube de Portugal – o Futebol, as Modalidades, a Gestão Financeira, a Marca e o Património – tem de ser dirigido por profissionais competentes e sérios, sportinguistas de corpo e alma que queiram o melhor para o Clube e que, ao mesmo tempo, saibam como concretizá-lo.”
– 1. Estádio. Abertura de um concurso internacional para soluções para o fosso, vencendo a proposta que apresente melhor relação custo/benefício desportivo e negociação com a NOS de um protocolo para assegurar wi-fi no Estádio em dias de jogo.
– 4. Abrir o Estádio ao país. Disponibilizar o Estádio para a realização de congressos e convenções, associando o Sporting Clube de Portugal a marcas e eventos de prestígio.
– 5. Concertos e espetáculos. Negociar a utilização do Pavilhão João Rocha para concertos e espetáculos.
– 6. Lion Zone. Criação de uma zona para “roulottes e bifanas”, a explorar e/ou concessionar pelo Sporting Clube de Portugal, em locais mais próximos do Estádio em dias de jogo.
– 7. Alvaláxia. Contribuir para a dinamização do Alvaláxia, negociando parcerias e acordos que tragam sportinguistas para as zonas próximas do Estádio.
PILAR VII – SPORTING, MARCA UNIVERSAL
– “Ao futuro Presidente do Sporting Clube de Portugal exige-se que promova a União de toda a Família Leonina em torno de um projeto competitivo no Futebol e nas Modalidades, na Formação e no Marketing.”
– 3. Gala. Gala a 1 de julho de todos os anos, com a presença de 20 convidados de honra: os Sócios com maior número de presenças em jogos do Clube (futebol e modalidades).
– 7. Extreme Sporting. Associar o Sporting Clube de Portugal aos desportos alternativos, desportos radicais, promovendo esses desportos junto dos jovens sportinguistas e estabelecendo parcerias com as marcas de referência nesses setores.
– 8. Sporting Jovem. Evento no Pavilhão João Rocha destinado a torneios de E-Sports e Videogames, com a presença de atletas do Sporting Clube de Portugal das principais modalidades.
PILAR VIII – SPORTING SOLIDÁRIO
– “Serei o Presidente da união de todos os sportinguistas”
– 6. Equipa “Sporting Academy”. Promover jogos de solidariedade com a participação de uma equipa constituída por jogadores formados na Academia contra equipas de estrelas internacionais, revertendo a receita para causas sociais.
– 7. Exemplo Sporting. Visitas a escolas primárias e preparatórias com os nossos atletas, transmitindo os valores do Sporting Clube de Portugal.
– 8. Bancada Escolas. Disponibilizar lugares no Estádio, em todos os jogos, para a presença de alunos das escolas com quem o Sporting Clube de Portugal estabeleça protocolos de cooperação e com instituições de solidariedade social.
ZERO SUSPEIÇÃO
– “Queremos que os sócios do Sporting vivam tranquilos quanto à competência e à seriedade daqueles que governam o nosso Clube”
– 1. Integridade. Divulgar as declarações anuais de rendimentos de todos os membros dos órgãos sociais do Clube e dos administradores da SAD que sejam remunerados pelo Clube ou pela SAD.
– 2. Contas Consolidadas. Apresentar e auditar pontualmente contas consolidadas do universo Sporting.
– 3. Transparência. Publicar sínteses das operações realizadas pelo Clube e pela SAD na contratação de jogadores logo que terminado o período de transferências, identificando todos os destinatários dos valores envolvidos nessas operações, sem exceções.
– 4. Liga de Futebol. Propor uma regulamentação clara para os empréstimos entre clubes da mesma competição profissional, mantendo um rigoroso controlo das possíveis situações de fraude, e regulamentar o acesso aos diálogos mantidos entre os árbitros de campo e o vídeo-árbitro.
– 5. Regulamentos de competições. Impulsionar todas as medidas que se destinem a promover transparência, concorrência leal, fair-play, decência nos comportamentos e eficiência nos órgãos e decisões das competições profissionais.
– 7. Arbitragem. Numa lógica de separação de poderes e de responsabilização, promover e defender a profissionalização dos árbitros, lutando por uma arbitragem livre, independente, isenta, imparcial e estruturada num organismo autónomo, à margem de quaisquer influências, que não tenha qualquer dependência hierárquica ou orgânica relativamente à Federação ou a qualquer órgão desta.
– 8. Observadores. Tomar a iniciativa de regulamentar no sentido da publicitação dos relatórios dos observadores dos árbitros, para que seja possível identificar de forma objetiva a qualidade do processo de avaliação, bem como validar os critérios de avaliação e progressão dos árbitros.
23 Fevereiro, 2022 at 10:44
Pub
https://grandeconsumo.com/lidl-lanca-2-a-edicao-dos-lidl-stars/#.YhYO5vhUnIU
Lidl
23 Fevereiro, 2022 at 10:54
Mais fizessem igual.
23 Fevereiro, 2022 at 11:03
Saudades do keizer ball, titalos, uma época desportiva de sucesso ímpar! Um futebol de regalar a vista, nada previa que com a saída do responsável pelos titalos, o keizer, obviamente, treinador do projeto, iríamos ficar em 4 com o maior número de derrotas da nossa história. Pelo menos não ficámos em 7.
Considerar títulos ganhos nos penaltis, às costas de um jogador só como sucesso desportivo é como tirar 10 a todas as cadeiras de considerar que temos sucesso escolar. Passaste de facto, mas não sabes bem como.
1 excelente época a todos os níveis excepto na gestão financeira. Nem vou malhar nas outras duas épocas de tão penosas que foram.
23 Fevereiro, 2022 at 11:08
Portugal-Noruega em FF – Algarve Cup, 3º e 4º lugares em disputa – agora no Canal 11… para quem poder ter reunião a esta hora!
23 Fevereiro, 2022 at 11:20
0-1 para a Noruega!
23 Fevereiro, 2022 at 11:24
A Ana Borges está tão, mas tão, longe da jogadora que foi… 🙁
23 Fevereiro, 2022 at 11:31
Tabata no Botafogo? Para ontem sff
23 Fevereiro, 2022 at 11:39
?!?! O quê?
Não acredito…então mandaram 2 embora daquela posição para ficarem com o Tabata e agora iam despachá-lo?
Não acredito.
23 Fevereiro, 2022 at 11:53
Este ano não joga e não…
23 Fevereiro, 2022 at 12:10
Já outro dia tinha perguntado se a aplicação do castigo FPF apenas se aplicava a Portugal e se isso seria impeditivo de os Clubes (Sporting e Porto) poderem negociar para o estrangeiro Tabata e Pepe, cujos castigos podem ir até 2 anos.
Parece que é disso que se trata: não “cortar os pés” ao jogador.
ACHO BEM.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 12:13
O Tabata jogou com o City e o pepe joga amanhã….pelo que só estão suspensos (preventivamente) em Portugal. Acresce que tudo é lento…pelo
que se trata de não cortar as pernas ao Tabata
23 Fevereiro, 2022 at 12:25
Pois…se têm garantia que ele não joga mais este ano…por esse lado, percebo…
23 Fevereiro, 2022 at 19:14
Não acho necessário ter a garantia de que não joga mais.
Basta não ter a garantia de que possa jogar mais.
Porque se trata de “aproveitar ” a janela de mercado no Brasil e … caso precisem para nos lixar com F maiúsculo … só para decidir o que quer que seja, demoram mais do que demoraram com o castigo do Slimani em 2015/16.
SL
23 Fevereiro, 2022 at 11:40
PETISCOS NA TASCA – 466
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, hoje vai ser um dia muito comprido. Acordar bem cedinho, trabalhar para ganhar a vida, logo mais chegará a hora de ver os rabolhos a enfardarem e, finalmente, assistir ao debate. Quero um leite com chocolate da Ucal e uma torrada por favor.
Varandas, hoje é dia de fazeres o único debate eleitoral, o que é uma pena e uma falta de respeito pelos restantes candidatos! Em 2018 enfrentaste os demais concorrentes num frente a frente, mas desta vez foges com o rabo à seringa. Porque é que a SportingTV, que agora controlas a teu bel-prazer, não realiza debates entre todos? Se és cobardolas e queres evitá-los, pronto, ok, mas o Nuno e o Ricardo não têm culpa disso e podiam debater entre si, não era? Olha lá, com o campeonato ganho até podias ter um desempenho desastroso que ninguém se importava e, em caso de dúvida, pagavas àquele pasquim e pedias para juntar os 20 milhões do rato Rafael aos 100 que fizeram capa e seria uma notícia ainda melhor, “Varandas tem 120 Milhões para investir no futebol”. Já viste, se fosse necessário uma ajudinha até te convidavam para balbuciares nos canais generalistas, pá!
Outra coisa, quando é que explicas aos teus que para além das esmolas que fizeste em 2018 com os ratos, podias ter encontrado outras formas de financiamento? Pois, é que parece mesmo que era a única alternativa. Não me digas que a herança pesada não tinha lá outra opção para fazeres frente às despesas mais prementes e teres avançado para os tribunais? Pois, claro que não, apesar do Zenha ter afirmado que não havia buraco nenhum, a cartilha corrigiu e, como se vê, continuas a fazer crer-nos que os acordos foram uma inevitabilidade. É que até agora nem fizeste mais de 200M€ em vendas e não rebentaste com a maioria do contrato com a NOS. Lamento, mas só é enganado quem quer ou então quem prefira escamotear a verdade.
Resistentes, vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Bifes de Peru com Molho de Espargos à Chef Luis Oliveira”
Chef Luis Oliveira, comida vegetariana só para a próxima semana, agora vai saber mesmo bem esses bifinhos. Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos a isto!
Eis os INGREDIENTES que o Chef Luis Oliveira utilizou:
• 2 dl de natas
• 4 bifes de peru
• 1/2 embalagem de creme de espargos
• 2 colheres de sopa de manteiga
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 dl de caldo de galinha
• 1 frasco de pontas de espargos
• 1 colher de sobremesa de cebolinho picado
• 1 colher de chá de salsa picada
• sal q.b.
PREPARAÇÃO
Numa frigideira aquecemos a manteiga e o azeite, alouramos os bifes, retiramos e reservamos. Juntamos à gordura restante a embalagem de creme de espargos, o caldo de galinha e as natas e mexemos bem para obtermos uma textura homogénea. Sem deixar de mexer, esperamos até que espesse e voltamos a colocar os bifes. Gib, vou derreter um queijinho com orégãos, mas a seco não pode ser, ok? Deixamos ferver um pouco e, de seguida, acrescentamos as pontas dos espargos, a salsa e o cebolinho. Apuramos um pouco e está pronto a servir. Acompanhamos com arroz branco e uma salada mista.
Parabéns, Chef Luis Oliveira, o teu petisco está formidável!
Gib, o que combinar com estes bifinhos ? Amanhã teremos Raia.
Ana, recomendo uns Tachinhos de Dom Abade de Alcobaça.
Hoje é 4ª feira, portanto, começamos com 4 Medronhos e, claro, oferecemos 4 Saquês de Arroz às varandettes assumidas ou camufladas à Rambo de Kandahar!
Muristas, se pensam que estão num rooftop varandette com empregados à vossa disposição, estão bem enganados. Desçam do muro, sirvam-se e voltem para o vosso lugar!
Resistentes, o Chef Luis Oliveira vai tocar o sino às 13h00, preparem-se para irmos para a mesa e resistam, ok?
Bom proveito.
23 Fevereiro, 2022 at 11:45
Depois do que se leu hoje num jornal, acerca de um senhor que entrega o seu cartão de sócio no caso de BdC ser readmitido como sócio. É nestes momentos que se vê que para alguns a democracia só serve quando vai de encontro ao que defendemos. Pode ser que muitos dos “notáveis” pensem do mesmo modo e que afinal de contas a readmissão de BdC venha a fazer bem ao clube.
23 Fevereiro, 2022 at 11:49
É o mesmo que alguns que entregaram o cartão quando ele foi expulso…
23 Fevereiro, 2022 at 13:43
A diferença, é que aqueles que na minha opinião, erradamente, entregaram o cartão com a expulsão de BdC, não têm uma tribuna semanal nos jornais ou televisões para passar a mensagem sem contraditório.
23 Fevereiro, 2022 at 14:56
Que é completamente indiferente no que toca ao gesto em si…
O gesto é exatamente o mesmo. Uns dizem no jornal, outros nas redes sociais e aqui…mas o gesto é o mesmo…
23 Fevereiro, 2022 at 15:02
Sempre houve tribunas semanais nos jornais e televisões para passar a mensagem sem contraditório. Até comícios. E entrevistas.
23 Fevereiro, 2022 at 11:53
Eu entrego o meu se perdermos a maioria da SAD. Cada qual defende aquilo em que acredita.
Ha’ por aqui muita gente que grita bem alto que deixou de ser socio com a queda do CD de BdC, porque nao o contrario (BdC ate’ afirmou que deixou de ser do Sporting e tudo e chamou burro a quem o apoiou, por isso..)?
23 Fevereiro, 2022 at 12:05
E houve quem deixou de pagar quotas com a gestão incompetente, a falta de verdade, transparência e democracia de Varandas e destes OS…
23 Fevereiro, 2022 at 12:08
Sao opcoes e limites de cada um. Enquanto o Sporting existir e for dos socios conto continuar a ser socio. Ja’ vi demasiada merda acontecer no Clube para ser a gestao de Varandas a incomodar-me. Peanuts
23 Fevereiro, 2022 at 12:25
Eu nunca vi nenhum presidente mentir, ofender, gozar, descalçar, perseguir os sócios do Sporting como Varandas fez.
Nunca vi uma AG ser repetida por não corresponder as pretensões de uma direcção.
Para mim não são peanuts.
23 Fevereiro, 2022 at 12:26
Estás a meter-te novamente por caminhos apertados e vais acabar com a mesma resposta acima…
Já se sabe onde isto vai parar. Não precisas de perder muito mais tempo…
23 Fevereiro, 2022 at 13:03
Ja’ te disse, cada qual defende aquilo que defende e tem os seus proprios limites. Eu, por exemplo, nao aceito chantagens e nao suporto ameacas.
Eu continuo a ser socio e as minhas balizas estao claramente definidas e ha’ muitisimo tempo; as tuas “linhas vermelhas”, que colocaste a ti proprio, foram ultrapassadas e deixas-te de ser socio, de acordo com a tua consciencia.
nao ha’ diferenca nenhuma entre nos, apenas que cada qual tem os seus limites e as suas conviccoes.
23 Fevereiro, 2022 at 13:37
Enquanto uns desistem da sua condição de sócio, a minha angariação já vai precisamente em 43.
Sempre pelo Sporting !
23 Fevereiro, 2022 at 15:13
“Ja’ vi demasiada merda acontecer no Clube para ser a gestao de Varandas a incomodar-me.”
A gente sabe. Às vezes tentas disfarçar debitando umas coisitas que vais lendo aqui e ali, mas há muito que se sabe que a gestão de Varandas é o que menos te incomoda. Incomoda-te é quem a contesta.
23 Fevereiro, 2022 at 15:34
A mim incomoda-me a hipocrisia logo tu incomodas-me…
Mateus 7:5
Vai contar bicadas, vai. Ou fazer bolas de cenoura e banana.
O que leio? Ahahha, a tewitter copy-paste!
Ahahaha
23 Fevereiro, 2022 at 15:55
🙂
23 Fevereiro, 2022 at 11:58
Gente parva há em todo o lado, SouSporting!
Porque não haveria de haver no Sporting?
Mas subscrevo o comentário do Tiago CL.
É tão claro que existem muitas pessoas nas extremidades – ou veneram o BDC, ou odeiam-no, o que também acontece com o Varandas!
Pessoas de bom senso, que analisam ponto a ponto e opinam com lógica, são uma minoria! 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 12:15
É mais um resultado de polarização do que propriamente de outra coisa qualquer. Cada vez vimemos num mundo em que a malta parece ter prazer em ser polarizada. Basta ler algumas discussões tuas para perceber isso lool.
23 Fevereiro, 2022 at 12:17
Daí a necessidade urgente de arranjar um presidente agregador, coisa que o Varandas já demonstrou não querer ser.
23 Fevereiro, 2022 at 12:32
Não partilho muito dessa opinião.
Ontem o Nuno Sousa abordou um pouco o tema quando falaram de chamarem as pessoas de “brunistas” ou “varandistas”, ou o que fosse, dizendo que é mais fácil abordar assim os temas do que realmente discuti-los. E eu tendo a partilhar mais esta opinião…
Discutir um assunto requer que se pense no assunto, que se esteja minimamente informado, que se façam analises sobre o assunto, que se elabore um pensamento lógico e que se esteja pronto para debater e ter contraditório.
A maior parte das pessoas não está para ter este trabalho.
É mais simples chamar “lagarto”, “lampião”, “brunista”, “varandista”, “racista”, “fascistas”, o que seja… Arrumam o assunto assim!
Não é o prazer em ser assim que faz as pessoas serem assim. É o facilitismo, o não querer saber, o não estar para se dar ao trabalho de pensar…
Vês isso aos pontapés fora do desporto mas também no desporto.
Aqui na Tasca, quantas vezes se fala, por exemplo, das contas do Sporting e o contraditório não é rebater essa opinião mas rotular as pessoas?
Há pessoal assim em todo o lado.
23 Fevereiro, 2022 at 12:49
Mas essa falta de vontade é escolha das pessoas. Só não se informa quem não quer, só não discute quem não quer, e se não querem é porque estão melhor em não querer. Depois há que ter em conta as pessoas que têm mesmo prazer em ser arreliadas ou arreliar os outros. Há malta que vive de polarização ou precisa da polarização para viver. Há vários exemplos disso no nosso Clube, alguns até que ganharam mais notoriedade depois de se polarizarem.
23 Fevereiro, 2022 at 13:42
Sim, é escolha das pessoas. Mas, na minha opinião, porque dá menos trabalho assim e porque podem manter a sua opinião sem terem de debater o que seja.
Não porque gostam de estar num extremo. Na realidade, e é a minha opinião, pouca gente gosta de estar nos extremos, onde as coisas ou são brancas ou são pretas. É muito fácil, e confortável, estar na zona cinzenta e opinar para cima e para baixo, conforme da jeito no momento.
23 Fevereiro, 2022 at 15:09
Não é polarização, é tribalismo. Ou grupo. A tua tendência sempre foi e será juntares-te aos que te são semelhantes.
É esquecer (se possível) o varandas/bruno e o ftebol em si e apreciar o grosso das actuais discussões públicas, seja em que área for. Parte-se do pressuposto de que há dois lados opostos. Não há à partida o mínimo interesse em ouvir a outra parte. O resto é ruído.
Eu tenho o quarto arrumado.
23 Fevereiro, 2022 at 17:06
Nós ou eles, os outros não existem… Não sei se é da malta ter estado tanto tempo fechada em casa mas muito gostam de debitar a primeira estupidez que lhes vem à cabeça. Entre fascos e comunas, antis e prós, vax e unvax, sobra a Irmandade, o Muro, e outros nomes que na realidade ninguém quer saber. O que importa são os cliques, em que canal estão as tvs e fomentar o culto de personalidade. Por cada Trump um Joe Biden, por cada Lula um Jair, por cada António Costa um José Seguro (lol como se alguém fosse contraponto do António Costa). A ofensa é subjetiva e o respeito nulo, talvez derivem uma da outra, mas qualquer dia é tudo preso por dar um peido mal dado ou espirrar onde não deve.
No BdC vs Varandas é um pouco do mesmo, talvez um dia se preocupem em falar para os Sportinguistas e não para certas fações do Sporting e talvez cheguemos a algum lado no que toca à tão afamada “União”.
23 Fevereiro, 2022 at 19:43
O Carlos Barbosa da Cruz rasga o cartão de sócio se BdC for readmitido.
Aí está uma boa causa para votar pela readmissão…
23 Fevereiro, 2022 at 12:37
“É nestes momentos que se vê que para alguns a democracia só serve quando vai de encontro ao que defendemos.”
Sem querer voltar a trazer este assunto à baila, mas não foi a AG que acabou na expulsão de BdC um acto democrático do Clube? Um pedido de readmissão não acaba por ser um exemplo da democracia so servir se for de encontro ao que defendemos?
E atenção, não tenho problema algum com a existência dessa AG
23 Fevereiro, 2022 at 13:37
Se foi cometida uma injustiça, não é justo que se corrija?
Se uma pessoa até pode, de algum modo, compreender a destituição, a expulsão de sócio é uma das grandes aberrações do Clube, com zero de fomentação!
Os sócios foram induzidos num embuste que muita gente continua a fomentar – como se viu até na merda do BB!
23 Fevereiro, 2022 at 15:58
A questão defendida é a readmissão de sócios que não tenham sido condenados pela justiça.
Bruno de Carvalho foi expulso de sócio numa altura em que estava acusado de dezenas de crimes e sujeito a julgamento e ataques de carácter em praça pública.
Tanto Godinho Lopes como Bruno de Carvalho foram ilibados. Outros membros do anterior CD também devem ter a oportunidade de serem readmitidos, situação prevista nos estatutos.
23 Fevereiro, 2022 at 16:09
Nada contra. Apesar de achar que ele perde novamente a AG mas nada contra a realização da mesma.
Acho que o pessoal valoriza demais o peso que teve os casos em tribunal na expulsão. Na minha opinião nenhum deles foi expulso por ter casos em tribunal mas sim pelos ódios à personagem…
Não vejo que tenham diminuído. Aliás, não me admirava do Godinho ser readmitido e o BdC não (porque o pessoal que quer readmitir o BdC vota para readmitir o Godinho e o pessoal que quer readmitir o Godinho vota para não readmitir o BdC).
Não conheço muitos que tenham votado a favor da expulsão mas os que votaram, vão lá votar novamente. E é por isso. Ódio à personagem, estavam-se a cagar para se estava indiciado por crimes ou não. Aliás, estavam-se a cagar para as violações de estatutos e tudo…o motivo era o que lhes quisessem meter à frente…
23 Fevereiro, 2022 at 22:01
Concordo.
Embora alguns (poucos) do que votaram pela expulsão hoje não votariam assim.
23 Fevereiro, 2022 at 19:26
Acho um bocadinho menos acto discricionário do que convocar uma nova AG para discutir e votar Contas rejeitadas em AG 3 semanas antes.
Desde logo, porque até foi promessa eleitoral dos Órgãos Sociais maioritariamente sufragados. Não foi cumprida essa promessa.
Nada impede, pelo contrário, que haja quem em novo acto eleitoral chame o assunto a debate. E acresce que até nem se trata de reverter uma decisão de uma AG, mas de propor uma alteração muito mais abrangente de não expulsar qualquer Sócio que não tenha sido CONDENADO por actos que tenham implicado o SCP (começando, desde logo, por readmitir TODOS os que preenchem essa condição e tenham sido expulsos – princípio da retroactividade).
Um abraço e saudações leoninas
23 Fevereiro, 2022 at 12:23
Sporting 2-Farense 1 aos 60m, sub-23 (SportingTV).
Coisas “interessantes” ate’ agora
23 Fevereiro, 2022 at 12:58
Terminado.
2-1 para nos
23 Fevereiro, 2022 at 12:24
Aproveitar que o J passou por aqui para deixar a informação no ar.
Depois de em 2014 o Estádio ter sido bombardeado, parece que a malta do Shaktar dificilmente vai voltar a Donesk. Centro de treinos, Estádio e acessos à cidade parece que foi “tudo à vida”…
Na escala de J a previsão é de debandada e prevêem-se rescisões unilaterais em barda. É isso J ou Alcochete foi pior?
23 Fevereiro, 2022 at 12:45
O que é isso comparado a AL cochete???por favor….
23 Fevereiro, 2022 at 16:39
Tens razão, prevê-se debandada. Pelo menos é que se vai vendo na imprensa avençada.
23 Fevereiro, 2022 at 17:13
Donesk já foi, rumo a Kiev, pode ser que o “amigo Mendes” arranje por lá um negócio parecido ao que fez com Gelso ou WC. Marlon e o Tete davam jeito.
23 Fevereiro, 2022 at 12:53
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/benfica-ataca-arbitragens-e-fala-em-protecao-aos-rivais-fica-muito-mais-facil-ganhar-jogos-assim
https://foradejogo08.blogspot.com/2022/02/os-benfiquistas-juntaram-se-e-sao-do.html
Conclusão : Estamos um clube fraco ? Há quanto tempo eu não via isto ? Os adversários a quererem colinho e com medo do Sporting ? Os Lamps q quererem o colinho da arbitragem nas modalidades. Os porcos a quererem a irmandade dos Lamps para prejudicarem o Sporting nas arbitragens e na justiça ou injustiça. Nunca os vi assim e isto também é mérito desta Direção, não é só dizer mal. Varandas não tem medo de nada nem de ninguém
23 Fevereiro, 2022 at 13:39
Por favor!
Somos gamados em todo o lado, ou não vês isso?
23 Fevereiro, 2022 at 13:58
E mais essa!
23 Fevereiro, 2022 at 14:04
Miguel, vê o que está na minha conclusão : Os rivais têm medo de nós
23 Fevereiro, 2022 at 14:37
O Porto pressiona para vencer o campeonato, como sempre faz. Seja em que modalidade for.
Nas modalidades que tem e que luta pelo titulo quem lhe dá luta é o Sporting.
Querias que falasse mal de quem, do Benfic@?
O Benfica pressiona para ficar em 2º lugar no futebol, obviamente pelos M€ da entrada directa na CL. Manda umas bocas para o Porto porque realmente o Porto tem sido beneficiado mas o que conta é a pressão para chegar ao 2º lugar.
E nas modalidades, fala de onde colocam em causa o seu desempenho, por razões óbvias: desculpar-se perante os sócios.
Não vejo nada diferente do que tem sido o passado recente.
Ambas as nádegas puxam a brasa à sua sardinha. Esperavas exactamente o quê?
23 Fevereiro, 2022 at 14:41
E digo-te mais, Chico…
Os rivais estão mortinhos por mais 4 anos do Varandas porque será isso que afastará o Sporting de estar na posição que está agora – a lutar por títulos! Sem dinheiro vais ao fundo!
E nem vais conseguir comprar as VMOCs…
23 Fevereiro, 2022 at 14:44
Os lamps diziam a mesma coisa de bdc- ainda hoje dizem – forsm campeões todos os anos…
23 Fevereiro, 2022 at 15:14
Mas todos sabemos como isso aconteceu, não é?
Ou ganharam limpo?
23 Fevereiro, 2022 at 15:36
Unicórnios é com o tipo dos legos… eu conto taças no Museu.
23 Fevereiro, 2022 at 15:11
Miguel, coloca lá uns otários quaisqueres que estás mais 20 anos a cheirar.
23 Fevereiro, 2022 at 15:15
Portanto, quem é honesto é otário…
É essa a justificação que tens para explicar porque não ganhámos nenhum campeonato com o Bruno de Carvalho?
Estás a tentar ensinar-me exactamente o quê?
23 Fevereiro, 2022 at 15:40
Mas duvidas que o Bruno de Carvalho, não era otário ? Para mim não é otário quem se mune de armas para não ser lixado, seja na imprensa ou no mundo empresarial do futebol e muiras vezes tens que dar com uma mão para receberes com a outra e não estou a falar de corrupção. Duvidas que uma pessoa como Jorge Mendes te lixa, senão lhe encheres a peida ?
23 Fevereiro, 2022 at 17:11
Bem, vamos lá abordar um pouco o tema Jorge Mendes… para desmistificar esta merda de argumentação!
A minha opinião, que digo aqui desde 2016, é que tens de tratar todos os empresários da mesma maneira, com o mínimo de respeito mas defendendo sempre os interesses do Clube.
Não é preciso atacar empresários e, acho eu, é burrice atacar empresários na praça publica.
Fazes os negócios que te interessam e não fazes os que não te interessam.
Deves tentar contratar os jogadores que te interessam, nas condições que te interessam e podes assumir, independente de quem for o empresário.
Não tens de andar a encher o cu de nenhum empresário, para usar a tua expressão.
Isso é estúpido e coloca-te numa posição frágil a médio e longo prazo, porque acabas de ficar na mão dele.
Aliás, havendo essa possibilidade, deves tentar variar os negócios pelos diversos empresários – sempre tendo em conta que contratas quem queres e precisas e não quem te impingem.
Isto é que é, para mim, o correcto. E o mais certo e inteligente de fazer. Não é, nem atacar empresários, nem dar primazia a empresários.
Outro dos erros do Bruno de Carvalho foi andar na praça publica a dizer mal do Mendes e a atacá-lo a toda a hora. Não queria trabalhar com o gajo, não trabalhava mas não andava aí a gozar com o gajo e a dizer mal dele.
Se metes um empresário de lado, colocas em causa os contratos dos jogadores que esse empresário tem no teu clube e isso é mau para ti. Portanto, tens de ser inteligente e saber manter um certo nível, mesmo quando não estão de acordo – porque os interesses do Clube estão acima das tuas opiniões ou vontades!
Quem te lê ultimamente, Chico, provavelmente fica a pensar que achas que temos de andar a fazer vontades ao sistema para que nos deixem ganhar umas coisas. Ora, eu continuo a ver gamanços inacreditáveis – agora até com o VAR, e são muitos os exemplos mas basta pensar nos 4 jogos com o Porco neste campeonato e no anterior!
23 Fevereiro, 2022 at 17:58
Mas o que é que ganhaste nos últimos 20 anos ? Não duvides que se hostilizas e não deres muito dinheirinho a ganhsr a quem tem muito poder no futebol, ainda te fazem mais a folha, sabes porque não te eliminam já da luta por títulos, exactamente por aquilo que tu não aceitas, dás dinheiro a ganhar e isto não quer dizer que sejas ajudado, mas também não és tão prejudicado, porque se for necessário amachucar-te, amachucam-te mesmo.
23 Fevereiro, 2022 at 15:43
A diferença é que de Varandas eles não dizem, apenas aguardam silenciosamente.
Estão mortinhos por mais 4 anos de Sporting à Godinho Lopes.
O que eles esquecem é que quando arrebentarmos, a SAD irá para as mãos de outros, mas o Sporting não acabará.
O Benfica talvez se safe de processo idêntico, mas com o Porto será o mesmo, quando Pinto da Costa sair.
23 Fevereiro, 2022 at 13:57
O Benfica está mergulhado numa série de processos que apanharam LFV e Rui Costa que levou com JJ um plantel caríssimo. Estão a pagar o preço das trafulhices. Responsabilidade de Varandas? ZERO.
O Porto esteve 3 anos limitado pelo fair-play financeiro, ligado às máquinas, com a Liga dos Campeões como tábua de salvação. Estão a pagar o preço dos negócios feitos em que o dinheiro desaparece e ligações com os empresários que todos conhecemos. Responsabilidade de Varandas? ZERO.
O Sporting conseguiu dar a volta a uma das piores épocas da sua história com a contratação de Ruben Amorim, que trouxe finalmente a aposta em jogadores formados na nossa Academia e contratação de jogadores com o perfil desejado pelo treinador.
No entanto foram antecipados os créditos das vendas de jogadores, os prémios da LC, 3 anos de receitas da NOS e empurradas as dívidas com mais juros a somar. Ao mesmo tempo não temos a totalidade dos passes dos jogadores mais valiosos do plantel, nossa maior esperança de receitas. Isto vai ter consequências! Responsabilidade?
23 Fevereiro, 2022 at 14:39
Subscrevo!
Mas, obviamente, és um “brunista”! 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 14:44
🙂
23 Fevereiro, 2022 at 14:32
O varandas é um campeão do crl! Ganda líder!! Muita bem! Com ele ninguém faz farinha!! E isso traduz-se logo nos negócios que tem feito, em que saímos sempre a ganhar!!
23 Fevereiro, 2022 at 14:39
🙂
23 Fevereiro, 2022 at 14:47
Depende do ponto de vista, médo não tem ele, mas para combater os poderes instituídos, tem que se dar dinheiro a ganhar a muita gente, não podes combater todos ao mesmo tempo, tens que ter aliados muito fortes do teu lado, com isto respondi-te , se fores esperto, compreend s
23 Fevereiro, 2022 at 15:13
Sim, é uma verdade que não podes atacar toda a gente ao mesmo tempo – um dos grandes erros básicos do Bruno de Carvalho! – mas, foda-se ó Chico, tens de dar dinheiro a muita gente?
Não chega dares as normais comissões nos bons negócios?
Tens mesmo de fazer negócios de merda e pagar o valor de referência das contratações por 50% do passe – na melhor das hipóteses?
E depois usam a desculpa do mercado estar em recessão quando é das vendas?
Caramba, man, pareces um lampião a discutir bola…
23 Fevereiro, 2022 at 16:51
“medo não tem ele”, só do Jorge Mendes
23 Fevereiro, 2022 at 16:52
Isso! 🙂
Até o Chico tem medo do Mendes! 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 18:38
Dinheiro é poder, todos sabemos isto, não deve haver ninguém mais poderoso no futebol em Portugal que Jorge Mendes, podem ter a certeza até o presidente da Federação ou do Porto que são uns grandes manfios, tiram a pala ao Comendador
23 Fevereiro, 2022 at 19:34
Chico, explica então como vamos ter poder e influência para fazer frente aos rivais.
Com frutas e caixas Peyroteu?
23 Fevereiro, 2022 at 19:35
Peyroteo…
23 Fevereiro, 2022 at 13:33
Vencemos está manhã o Farense, último colocado, por 2 bolas a 1 em sub-23.
Aumentamos assim para 4 os pontos para o fundo da tabela.
23 Fevereiro, 2022 at 15:09
“Está confirmado. O português Vítor Pereira é o novo treinador do Corinthians. O anúncio foi feito pelo presidente do clube brasileiro, Duilio Monteiro Alves, num vídeo divulgado nas redes sociais.”
23 Fevereiro, 2022 at 15:44
Isto vai ser interessante.
O feitio do Vítor Pereira combina mesmo bem com o Brasil.
23 Fevereiro, 2022 at 16:51
Para mim, melhor treinador que o Abel, que o JJ, e que os outros que lá estão!
Saibam aproveitar o gajo!
Agora, sim, não vai ter a vida fácil porque a mentalidade ali é quase o oposto do que o gajo tinha no Porto.
23 Fevereiro, 2022 at 15:18
Onde é que o Canal 11 foi desencantar a Ana Teixeira que comenta tudo o que é futebol feminino? Alguém sabe?
23 Fevereiro, 2022 at 15:31
O debate vai ser simples. Os outros a discutir projetos e o Vagandas a elencar o que já ganhou.
Ponto.
23 Fevereiro, 2022 at 16:49
Têm de ser inteligentes e não deixar que o debate SÓ se foque nisso.
23 Fevereiro, 2022 at 16:48
Alguém reparou que no 2º golo do Boavista, o João Mário vem com o Makouta desde o meio campo, sempre a cobrir o gajo com os olhos e deixa de ir atrás dele à entrada da área e o gajo faz o empate?
É esta merda na parte defensiva dele que me lixava no Sporting e… confesso, agora acho piada no Benfic@! 🙂
Além de que longe vão os dias de que o país estava rendido à “excelente” contratação do Benfic@, “roubada” ao Sporting!
Ainda a 1ª época dele de vermelho não acabou e já se questiona se foi um dinheiro bem empregue… e vamos ver se não vem aí um problema com o Inter e o Sporting que arraste o Benfic@!
23 Fevereiro, 2022 at 17:15
Por falar em negócios…
Os 3 avançados do Porto – Taremi, Martinez e Evanilson – custaram menos ao clube do que o Paulinho custou ao Sporting!
23 Fevereiro, 2022 at 17:55
Bolas…
( eu sei que cada um é livre de pensar e dizer o que lhe apetecer…)
Mas “ não chegará “ o que “ já malharam” no Paulinho…?
O Paulinho… é verdade que não foi barato…
Mas o Paulinho trabalha imenso para a equipa…
E se falha muitos golos…também faz boas assistências…e tem marcado golos importantes…
E…quantos não ajudou a não sofrermos…?
Força Paulinho…
Se marcasses mais era melhor…
Mas “ estou contigo “ na mesma…
Sporting Sempre…!
SL
23 Fevereiro, 2022 at 18:06
Fez um ano que o Paulinho chegou ao clube. Já ganhamos 3 titulos desde então e ainda estamos na luta por mais dois (Campeonato e Taça de Portugal).
Mas acho que deve fazer porte de um certo tipo de adeptos do Sporting andarem constantemente a autoflagelar-se com realidades paralelas ou com isto de acertar no totobola á segunda-feira, mesmo quando o clube entra finalmente num ciclo de vitórias
23 Fevereiro, 2022 at 18:27
Um gajo usar o Paulinho como argumento para dizer que ganharmos títulos, e acusar outros de viverem em realidades paralelas.
A piada faz-se sozinha…
23 Fevereiro, 2022 at 18:39
O nosso mister, que acredito que todos concordamos que até percebe um bocadinho disto, já disse por várias vezes que para ele o Paulinho era o melhor ponta de lança a jogar em Portugal.
Mas para os iluminados do costume, isto não faz sentido, é uma piada que neste caso não se faz sozinha, mas até é partilhada por alguns. Fazer o quê?
23 Fevereiro, 2022 at 18:43
A sério? O Rúben Amorim disse que o avançado que ele fez questão de comprar, fosse pelo preço que fosse, e que, no momento dessas declarações, era o único avançado no clube que ele treina, é o melhor de todos?? Ah! Não acredito! Não disse que os do benfica eram melhores? Ou os do porto? Que coisa mais estranha. Um treinador a dizer que o jogador que ele quis comprar é o melhor de todos. Nunca visto…
23 Fevereiro, 2022 at 18:45
🙂
Não sejas bruto!
23 Fevereiro, 2022 at 18:44
Quando se diz que o Taremi, o Evanilson e o Martinez custaram menos que o Paulinho, o que tu tiras da frase é que o Paulinho não presta?
Então, o que pensarão os portistas do valor desses 3 jogadores do seu clube? Que são pernetas?
Epá, a sério, J., vai lá dar uma volta ao bilhar grande…
23 Fevereiro, 2022 at 18:50
O Paulinho era o avançado que o Ruben queria, e que se não fosse ele, pois preferia jogar com o que tinha no clube, nem que fosse um miudo de 18 anos chegou a dizer. Com a chegada do Paulinho pois o Sporting ganhou titutlos e ainda está luta por mais. Como não dar razão então ao Ruben?
Eu não sei o que os adeptos do Porto pensam sobre o Taremi, Martinez ou Evanilson, mas sim sei o que os adeptos do Sporting deveriam se calhar pensar sobre a sua equipa e os seus jogadores em vez de andarem sempre no apontar dedos aqueles que dizem ser os elos mais fracos….apesar dos resultados!!!
23 Fevereiro, 2022 at 19:19
Foda-se, pá, não está em causa de o Paulinho é bom ou mau…
Mas tu és burro ou gostas de te fazer de burro?
Tu és tão limitado que não entendes que a questão é o preço de 1 jogador contra o preço de 3 jogadores, sendo que o 1 jogador não vale os 3 jogadores?
23 Fevereiro, 2022 at 19:28
Miguel, bem sei que o dia vai longo, e andares aqui sempre a comentar o importante e o acessório a o mesmo tempo que tentas insultar como os meninos grandes, deve cansar mais um bocadinho.
O Braga acaba de vender um extremo por 9 milhões por 50%. Já antes tinha vendido um jovem promessa por 30 e tu achas que iamos buscar o PL titular da equipa deles nos ultimos por 4/5 milhões?
Há que ter um pouco de noção….
23 Fevereiro, 2022 at 19:22
Não tinhas sido campeão com o Taremi em vez do Paulinho?
Não tinhas sido campeão com o Evanilson em vez do Paulinho?
Não tinhas sido campeão até com o Martinez em vez do Paulinho?
E, a cereja no topo do bolo, não tinhas sido campeão com o Taremi, o Evanilson e o Martinez em vez do Paulinho? 😉
23 Fevereiro, 2022 at 19:31
Tu podias ter sido campeão com o Tozé Marreco ou com o Pires do Portimonense. Verdadeiros goleadores das divisões inferiores.
Mas quem quis o Paulinho foi o Amorim, e foi com ele que foi campeão, coisa até que não é habitual no nosso clube nos ultimos 40 anos. Tudo o resto é realidade alternativa…
23 Fevereiro, 2022 at 19:35
E com o TT
23 Fevereiro, 2022 at 19:37
Para mim os Trófeus conquistados devem-se a contratação do Neto.
Basta ver o que ganhamos antes e depois do Neto…
23 Fevereiro, 2022 at 19:42
JHC, entrada a pés juntos que te obriga a levar um vermelho directo e 5 jogos de suspensão.
23 Fevereiro, 2022 at 19:46
Deve ser lixado andar sempre em contra corrente contra uma direção por facciosismo, ao mesmo tempo que mostramos uma vitalidade em termos de titulos no futebol e nas modalidades.
E assim há muito pouco por discutir. Se o Paulinho comecar a marcar golos, vão falar no Edwards. Se o Edwards começar a jogar e a render, vou pegar em qualquer outro.
O vosso ressabiamento levará sempre a querer pegar naquilo que se fez de menos bem, em vez de valorizar o positivo.
No fundo, até dá uma certa pena, nunca irão disfrutar das vitórias do clube a 100%. Haverá sempre qq coisa que preferem falar…
23 Fevereiro, 2022 at 20:06
Deve ser lixado mas tu não esmoreces.
Que grande fã tem o Varandas!
23 Fevereiro, 2022 at 20:58
Tu nem deves saber o que é vitalidade porque se soubesses não vinhas dizer que uma empresa que galopa prejuízos e dividas por todo o lado está com vitalidade porque ganhou um campeonato.
Prejuízos e dividas levam-te à falência e até um adolescente percebe isso.
23 Fevereiro, 2022 at 19:36
Ganhámos 3 títulos desde então?
Não terão sid0 2?
SL
23 Fevereiro, 2022 at 19:39
A Taça de Portugal já está garantida. Falta apenas os proformes…
23 Fevereiro, 2022 at 19:43
Campeonato, Supertaça e Taça da Liga… 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 18:41
Mas isto é malhar no Paulinho?
Foi o Paulinho que se auto valorizou? Foi ele que pagou?
Ó Max, a ginja é boa mas, caramba, maneira lá isso… 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 18:10
não me digas que é possivel contratar bons jogadores por menos dinheiro 🙂
pensava que era impossivél.
o problema em si não é somente os 50% do passe mas o poder negocial dos mesmos.
23 Fevereiro, 2022 at 19:28
O Luiz Diaz foi avaliado em menos de metade do Edwards…. Dizem…
O Pepe esteve à experiência com Boloni e acabou no FCP…
José Sá, Danilo, Marega….
Cervi, Mitroglou…..
Isto é tudo muito complicado…
O Chico está quase a convencer-me, o Varandas é o maior, não tem medo de nada nem de ninguém, trata o Mendes por tu, e temos é de ter o melhor lugar no carrossel….
23 Fevereiro, 2022 at 19:38
Parabéns Master Vânia Silva.
23 Fevereiro, 2022 at 20:19
Um já lá está!
23 Fevereiro, 2022 at 20:26
Porcos empatam.
23 Fevereiro, 2022 at 20:29
Já lá está outro. 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 20:27
Haller foi só encostar
23 Fevereiro, 2022 at 20:27
Fora destas discussões, li á pouco numa televisão.
F.C.Porto não prescinde de Marchesin pró Boca Juniores, por menos de 5 milhões.
E vai daí lembrei-me, então o nosso Maximiano não foi vendido por 4 ou 5 milhões ?
Então, pergunto, quem vende mal o porto ou Sporting ? é que Marchesin é um g.r. feito com experiência.
O porto deve andar mesmo á rasquinha de arame, mesmo sabendo, que Marchesin irá ser castigado por algum periodo, 5 milhões, mostra que andam com as cuecas na mão.
Penso eu de que.
23 Fevereiro, 2022 at 20:51
Vale 6M€ com 33 anos. A tendência é desvalorizar.
Pagaram quase 8M€ por ele.
Hoje é suplente e é uma maneira de recuperar parte do investimento.
O caso do Max não é comparável porque é jovem e está a valorizar. E foi vendido abaixo do valor de referência.
23 Fevereiro, 2022 at 20:27
Boifica e golos cagados
Name a more iconic duo
23 Fevereiro, 2022 at 20:31
já forem…
Haller já leva 2 golos
23 Fevereiro, 2022 at 20:45
Ajax ao poste e Haller recarga ao lado com a baliza aberta.
23 Fevereiro, 2022 at 20:49
Contra nós entrou tudo.
É o que é.
Falta a estrelinha Europeia 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 20:52
Podes crer.
23 Fevereiro, 2022 at 20:50
Inacreditável… Como é que não entra??? Contra nós entrou tudo… O golo do Benfica também é muita sorte mas pronto
O outro jogo também não está grande coisa. United tão à deriva
23 Fevereiro, 2022 at 20:53
Ver o united a jogar devia ser considerado um perigo para a visão, que horrivel
23 Fevereiro, 2022 at 22:17
Vejo todos os fins de semana, acho que estou a desenvolver cataratas.
23 Fevereiro, 2022 at 20:54
Mas grande golo do feliz!
Já vale perto dos 100M€ outra vez… 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 20:55
Levar um golo de cabeça do Feliz só está mesmo ao nível da defesa do United
Maguire foi mais caro que Van Dijk btw
23 Fevereiro, 2022 at 20:59
🙂
O Maguire, para o J., foi um bom negócio porque o treinador da altura o quis e disse que era o melhor defesa do campeonato!
23 Fevereiro, 2022 at 21:21
Exato
O facto de os media britânicos estarem sempre a sobrevalorizar os jogadores de lá não conta porque é um argumento de ressabiado 🙂
23 Fevereiro, 2022 at 20:54
O debate é hoje ás 21h30m?
23 Fevereiro, 2022 at 20:54
Oui!
23 Fevereiro, 2022 at 21:08
Sporting TV