O bis de Slimani, a vertigem de Porro, o monstro Ugarte e a estreia de Essugo a titular. É a crónica do Sporting, dois! Arouca, zeeeeero!
Eu tinha saudades, tu tinhas saudades, nós tínhamos saudades. Do Slimani a marcar e a morder a língua em Alvalade, claro, ainda por cima duas vezes, ainda por cima a decidir um jogo.
Mas foi preciso esperar uma parte e mais quase nada para isso começar a acontecer. Depois da irritante derrota a meio da semana, frente ao fcp, na primeira mão da meia final da Taça de Portugal, Rúben Amorim aproveitou um jogo teoricamente mais fácil para promover a rotatividade do plantel. Esgaio foi lateral direito, Vinagre foi lateral esquerdo, Essugo, aos 16 anos, foi titular pela primeira vez na equipa principal e tornou-se no mais novo de sempre a fazê-lo, roubando um recorde que era de Luís Figo.
O miúdo até foi dos mais esclarecidos na primeira parte e, obviamente, viu um amarelo sem ter feito falta, só para perceber como é a vida dos crescidos que vestem a verde e branca. Também viu Slimani fazer um desarme à Palhinha e dar início a um golaço de Sarabia anulado por fora de jogo, quase viu Nuno Santos marcar um golo candidato a golo do ano depois de ganhar uma bola e assistir o extremo, viu Adan dizer “presente” na única oportunidade de golo do Arouca e viu o porquê dos adeptos torcerem o nariz às contratações de Esgaio e de Vinagre.
Depois, foi tomar banho. Não que Essugo fosse o culpado pelo jogo mastigado dos Leões, mas além de já ter visto um amarelo, era preciso fazer algo para que não andássemos outra vez a colocar o Coates a ponta de lança nos últimos dez minutos. Entrou Ugarte para o lugar do puto, entraram Paulinho e Porro para os lugares de Vinagre e de Esgaio. E tudo mudou para melhor.
Bastaram 40 segundos pós recomeço e já Porro marcava um canto direitinho para a cabeça do argelino desatar o nó. Depois, Ugarte ganhou uma bola na raça, foi por ali fora com classe e deixou para Paulinho disparar uma bomba que embateu na barra. Dois minutos volvidos, Paulinho permitiu o a subida de Nuno Santos, agora lateral esquerdo desde a saída de Vinagre, numa bela jogada de envolvimento que terminou com um cruzamento para a área, onde apareceu Slimani a marcar pela segunda vez.
O camisola 9 tornava-se na figura da partida e ainda teria oportunidade para fazer o terceiro golo, mas para lá do sentimento de termos um homem de área daqueles que resolve partidas, ficou a imagem de alguém que oferece uma alma e uma disponibilidade física à equipa que parece estar a faltar em vários momentos. Teremos ganho um novo fôlego para o que falta da época?
One is nine
Nine is two
Holy God and holy truth
Nine is God
Nine to come
Nine to breathe inside your lungs
6 Março, 2022 at 22:54
Marcou, com o número 9: ISLAM… SLIMANI!!!! IIIIIIIIIIIIIIIISLAM…. SLIMANIIIII !!!
Que saudades!
Esgaio é muito mau para ser verdade… Vinagre por 10M é de uma gestão de botões de punho. 15M empandeirados em dois jogadores que desportivamente rendem: 0.
6 Março, 2022 at 22:58
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Um cumpre defensivamente o outro desenrasca se ofensivamente, podendo ainda evoluir.
Os custos é que causam profunda repulsa!
6 Março, 2022 at 23:07
Esgaio nao serve quando é preciso sair a jogar de trás pela ala. Não tem velocidade nem capacidade de conduzir a bola uns bons metros.
É para limpar tudo até ao fim. Pronto, menos o city. Não chegará para o título, mas pronto.
6 Março, 2022 at 23:26
Pior que o Esgaio é o vinagre, temos ali 10M que nunca vamos reaver.
O Dario esteve bem, e para mim quem tinha saído ao intervalo era o Mateus Nunes que se anda a arrastar à vários jogos.
Slimani é ponta de lança, o único neste plantel.
O Paulinho também entrou bem, e até rende mais atrás do ponta de lança.
Adan é grande.
7 Março, 2022 at 0:03
Adan é grande.
Coates e M. Reis bem na defesa.
Essugo tem que crescer.
Mateus Nunes precisa de descanso.
Nuno Santos a precisar de reler o guião.
Slimani a matar.
João Paulo melhor a jogar atrás.
SL
7 Março, 2022 at 16:46
Essugo tem que crescer? Epá, calma, senão… das duas, três:
um dia destes não cabe no balneário ou só uma simples corrida faz com que um adversário caia com a deslocação de ar,
Afinal, nem 17 anos tem, ainda pode crescer – e como tem crescido!
Para a história fica o 1º amarelo que lhe mostraram e que nem falta foi! Aposto que o Nobre (só de nome) vai guardar a efeméride no baú das suas mais gratas recordações.
7 Março, 2022 at 0:21
A diferença entre ter Esgaio à direita e Vinagre à esquerda e ter Porro e Nuno Santos é todo um tamanho que, nesta forma de jogar do Sporting do Amorim, faz uma equipa parecer mediana ou boa!
Porro mais Nuno Santos andam nos 12M€.
Esgaio e meio Vinagre andam nos 16M€.
E era só isto!
7 Março, 2022 at 0:40
Slimani vai dar pontos até ao fim e é menino para ainda conseguir chegar a ultrapassar a barreira dos 10 golos no campeonato.
Está mais que na altura de Esteves ser o suplente de Porro, Esgaio não vale um chavelho.
Ugarte é um Ducher em versão uruguaia, está mais que encontrado o sucessor de Palhinha se este sair.
* Convem também ir pensando na alternativa a Sarabia para a próxima época, porque se estamos à espera daquele inglês nem em 2026.
7 Março, 2022 at 1:09
Slimani é um matador e um lutador nato. Espero que volte a ser titular em Moreira de Cónegos, estamos sempre mais perto de marcar e de ganhar se ele jogar.
Esgaio é demasiado mau, até dá dores nos olhos vê-lo jogar. O Vinagre sinceramente acho que não sabe mais do que aquilo, 10M deve entrar para um dos piores negócios da história do Sporting. Não gostei do Ugarte contra o Porto, mas desta vez entrou muito bem e fez uma segunda parte incrível. Gostei do Essugo, saiu graças a um amarelo mal dado, para variar. Nuno Santos, a extremo, é uma nulidade neste momento, dá muito mais à equipa quando recua. SL
7 Março, 2022 at 1:12
Poderia falar aqui que Slimani, em meia dúzia de jogos, já apresenta uma velocidade e intensidade muito superiores ao João Paulo.
Poderia falar aqui dos iluminados da Tasca que sempre foram contra a sua aquisição porque “Slimani claramente já não é o mesmo jogador de há 6 anos atrás. Está velho”!
Poderia falar aqui de quem dizia que o Deus “Amorim é que sabe! Slimani não encaixa no seu sistema de jogo”!
Mas apenas digo isto: Se Amorim não tivesse vetado a vinda de Slimani no verão, para proteger o seu fetiche João Paulo, as contas do campeonato estariam a esta altura muitíssimo diferentes!
(Foi bonito ver Amorim a elogiar a grande 2a parte do João Paulo no final do jogo. Sobre Slimani: “não é uma dor de cabeça”)
7 Março, 2022 at 3:41
Tirem o pônei da chuva, o nosso Mister já referiu imúneras…irúnem…inúmeras vezes que Ricardo Esgaio é jogador de bola.
Para meio entendedor, boa palavra basta.
7 Março, 2022 at 7:42
Com base nas alterações no jogo de Sábado, gostava de ver o Nuno Santos a voltar a lateral, o Pote no meio com Ugarte (tirava-se a pressão de fazer golos e dava-se uma pausa ao M Nunes) e Paulinho, Slimani, Sarabia na frente. O problema é o Pote não ser grande coisa a defender mas, para a maior parte das equipas do campeonato é mais do que suficiente.
7 Março, 2022 at 8:16
O Vinagre, apesar de ter custado bem mais, é o Alan Ruiz deste cd.
É inacreditável, como é possível contratar um jogador destes , por 20M( 10M por 50% )!
Para a próxima época, temos de ir ao mercado , contratar um defesa esquerdo e um médio defensivo ( caso o Palhinha, mude de ares).
Mas a estrutura deve estar atenta.
O Pedro Gonçalves ,actual, não pode jogar recuado.
Não defende e quando quer construir , não acerta um passe.
7 Março, 2022 at 8:48
Reconheço o início exasperantemente lento, duvidoso e frustante do Vinagre.
Mas sinceramente vejo ali qualidade. Continuo a acreditar que vai dar jogador!
Super Slim a fazer das dele! Que saudades! E atenção aos números:
Campeonato:
Paulinho 2031 min. – 9 golos = 1 a cada 225 min.
Slimani 240 mintos – 3 golos = 1 a cada 80 min.
Paulinho 2031 min. – 4 assist. = 1 a cada 508 min.
Slimani 240 min. – 1 assit. = 1 a cada 240 min.
Adoro o Paulinho mas o rendimento até agora não deixa dúvidas.
Quanto ao jogo, fomos competentes sem deslumbrar. Boa vitória após a desilusão com o #40anosdisto. A esperança é a ultima a morrer….
7 Março, 2022 at 11:14
Não vi o jogo.
Confesso que estou um desapontado com o mau futebol que temos vindo a praticar e as opções que têm vindo a ser tomadas.
” O Esgaio é o tipo de jogador que QQ treinador quer…” Pois claro, todos nós já vimos isto.
“O Paulinho é o único PL no mundo que assenta neste tipo jogo” Pois claro, mesmo isso.
Emtretanto virá mais um statement qualquer para justificar o preço deste vinagre, ou de um Virgínia…e a equipa cada vez com menos soluções.
Já que gostam tanto de falar dos rivais, era melhor olhar um pouco para o porto…esta época apostaram num jovem GR, um miúdo no meio campo por troca com o capitão de equipa, mais um lateral direito da formação…
Enfim, espero que se aprenda QQ coisa…mas duvido muito
7 Março, 2022 at 12:59
Esgaio e Vinagre jogaram 45min. Não acrescentaram nada. Juntos implicam um investimento a rondar os 15M… O Arouca é fraquinho, mesmo assim chega ao intervalo por cima com duas oportunidades de golo no mesmo lance.
Porro e Paulinho “agitaram” mais do que propriamente o Ugarte e nem um nem outro fizeram um jogo de encher o olho. Ofereciam e representavam ameaças que quem substituiu não conseguiu. O NS parecia outro a defender, mas já chega ao ponto de irritar mais que o Paulinho quando não remata. Quando tem de fazer algo escolhe sempre a maneira mais difícil de o fazer. Tenta sempre o golaço e por vezes falha o golo certo. Mas corre, tem sempre o cruzamento perigoso na manga e por isso ainda dá.
Sarabia e Mateus têm de ficar no banco no próximo jogo para o campeonato, não sei se será possível, mas têm.
Sporting ganhou num jogo em que bastou apertar um pouco e um PdL que mostrou serviço nas poucas oportunidades que teve. Equipa tem muito a melhorar, o que é bom.