Como esperado, vitória do Varandas. É a decisão dos sócios, respeito. Espero que eles tenham razão e eu não. Espero que possamos assistir nestes 4 anos a uma consolidação de processos e de vitórias desportivas ao mesmo tempo que assistimos a uma reestruturação financeira do clube. E não falo da muito falada reestruturação da divida. Estou a falar de uma reestruturação financeira do clube, da estrutura geral de custos e uma racionalização do dinheiro gasto de forma a que finalmente faça o Sporting reduzir substancialmente a sua dependência da divida.
Esperava um pouco mais de % do Nuno Sousa…é preciso olhar para a campanha e perceber o que faltou e o que falhou. Pelo pouco que fui percebendo, havia demasiada gente com demasiados anticorpos com ele…pessoal demasiado ligado ao BdC e isso fez com que demasiados indecisos tenham optado por não votar. Enfim…também não iria fazer uma diferença louca. Sem isso também perdia os votos dos Brunistas e por isso não mudaria muito. Fica o esforço e dedicação de se chegar à frente num momento difícil. Gostava que isto significasse também um virar de página no Brunismo porque isso sempre enfraqueceu a oposição ao Varandas e quem queria “fazer diferente”.
Quanto ao jogo…gostei tanto do Essugo. Infelizmente aquele amarelo “tirou-o” ao intervalo (é tão fácil…nem precisa ser falta…).
Depois, o que assistimos no Sábado era algo que o Sporting devia fazer com frequência. Uma rotação da equipa que permita aos suplentes terem ritmo e aos titulares descansarem. Não é os jogadores titulares que têm suplentes de qualidade jogarem até rebentarem como acontece com o nosso meio campo. A confiança que o Amorim tem nos substitutos na hora das lesões e castigos deveria ser a confiança que o Amorim tem neles quando os titulares estão bem…para gerir forma física, para gerir castigos, para gerir tudo. Um plantel curto só faz sentido se for para ter os jogadores a jogarem todos muito tempo e uma equipa com 18/19 jogadores com andamento para jogar a qualquer momento.
A minha maior desilusão nem foi o Vinagre, como muitos dizem. Lá está. O Vinagre não tem ritmo nem confiança…o que aconteceu ontem devia ter acontecido logo que recuperou de lesão e aquele lugar devia estar entregue a ele e ao Nuno Santos em definitivo e não o Vinagre ser 3ª opção e muitas vezes 4ª (se o Amorim acredita tanto nele que acha que ele vale 20M, claro…). Foi o Esgaio. O Esgaio deve ter sido o jogador do Sporting que teve mais espaço pela frente…e céus, como foi lento…Não só a correr como a decidir, como a subir….
O Inácio é outro que está no limite. Vai precisar de para em breve…ele e o M. Nunes…
Slimani…2 jogos a titular, 3 golos. Isto é que é um PL. Para quem dizia que não fazia falta um PL. Não é preciso grande coisa, é preciso não estar sempre à entrada da área e longe da zona de finalização e é preciso ter instinto.
Paulinho começa a habituar-se a jogar atrás do PL mas voltamos ao mesmo. Muita mudança em Março, altura em que o processo deveria estar completamente consolidado e a equipa rodar bastante para manter forma fisica…e andamos a mudar de sistema e a tentar criar novas rotinas (já no ano passado foi assim). Esta não é a altura para isso…e o Amorim tem de perceber isso sob pena de penarmos sempre nesta fase….
Enfim…vai ser duro até ao final da época e acho que quase todos olhamos mais para baixo naquela de não sermos apanhados do que para cima e para a possibilidade de apanhar o porco…
Varandas ganhou, nada que não se soubesse há muito tempo. A não campanha funcionou, os não debates também, ou seja, tudo o que lhe podia fazer o mínimo de mossa foi eliminado. Depois tem ganho simpatizantes com o beef que tem com PdC. Isto mais o facto da maioria já nem se lembrar da primeira metade do mandato explica a disparidade gigante para o resto. Quanto ao mandato terá o desafio de tapar o buraco que cavou, e depois quando perder o Amorim terá um desafio tão grande ou maior…
Quanto ao jogo estou contigo. O Essugo tem 16 anos, bateu-se com bacanos com 10 anos de avanço com muita tranquilidade. Trabalhe os pés, reze para crescer uns 5cm e tem tudo para ser um talento diferente. Os problemas que tivemos em chegar à frente na primeira parte foram claramente mais das alas do que do meio campo. O Esgaio é dos maiores empata-fodas que por aí anda, não corre para a frente é papado atrás. Já o Vinagre ou não sabe mais ou então não tem confiança para ir para cima, depois para jogar com o Nuno Santos à frente tem de ter melhor jogo interior como tinha o Nuno Mendes, e nenhum dos que cá está o tem e por isso ficam um em cima do outro na linha encafuando o jogo.
A diferença dentro do retângulo que importa entre o Sli e o João Paulo é tipo dia e noite. O segundo golo do Slimani existe porque ele está lá que é o que não acontece muitas vezes com o Paulinho. O primeiro é um grande cabeceamento depois de ganhar nos movimentos, que eu também não sei o Paulinho tem, porque ainda não vi. Com a falta de golo do Pote ao longo do ano era o que precisávamos, não de um gajo que jogue bem de costas, mas de um gajo que marque, que esteja lá para responder às bolas do Nuno Santos e Sarabia.
Ponto para o Amorim que mexeu, deu descanso a uns gajos, apesar do Sarabia e do Mateus estarem em ponto de ebulição, e saiu com a vitória. Pode ser que tenha aprendido e contra o Moreirense faça algo parecido. Lado bom de ter um treinador jovem e uma equipa jovem é que podem sempre melhorar.
O Essugo acho que só precisa de tempo. Ele ainda arriscou de vez em quando e correu algumas vezes mal mas ele tem 16 anos. Foda-se…é quase impossivel um gajo de 16 anos entrar e impor-se quando arrisca a meio campo sendo um trinco. Tem tempo. Eu diria que ele aos 16 está no ponto em que estava o M. Nunes quando chegou à equipa principal. Por isso é que estou sempre a dizer…se sair o Palhinha e conseguirmos segurar o M. Nunes, é aqui que está o suplente. Não é preciso gastar mais não sei quantos milhões por 50% de passe nenhum. Bragança, Nunes, Ugarte e Essugo…daqui a 2 anos temos um craque de todo o tamanho e só tem 18 anos…
Eu até gosto do Esgaio. Não é nenhum jogador de topo mas acho daqueles gajos uteis no plantel enquanto o puto cresce. Não é muito bom a nada mas normalmente é certinho. Não perde muitas bolas, é inteligente a gerir as faltas, tem um posicionamento bom, faz assistências…O que me irritou ontem foi que ele teve muitas vezes espaço e parecia pesado, longe do jogo, decidiu mal. Ontem o jogo correu-lhe mesmo mal. Normalmente acho que exageram imenso e tudo é culpa do Esgaio mas ontem foi mesmo mau.
O Vinagre…o Amorim tem de decidir. Está a custar-lhe decidir. O Amorim vai ter de decidir o que é o Nuno Santos, o que é o M. Reis, o que é o Feddal, como quer construir a defesa e onde é que o Vinagre encaixa nisto tudo. Enquanto andar +- ás aranhas do que quer à esquerda o Vinagre nunca vai ter minutos porque é o que mais precisa de confiança e de tempo….
O Essugo quer é trabalho e um treinador que lhe saiba incutir um bom posicionamento em campo e entendimento tático, quanto mais rápido subir à equipa principal melhor para ele, porque os escalões abaixo coitados.
O Esgaio aparecia como o polivalente que ia contrapor o que era o Porro. Mais defensivo, mais seguro sem nunca perder a capacidade de assistir. O problema ultimamente do Esgaio é que é inconsequente na frente, e tem perdido todas as divididas atrás. Este jogo foi papado várias vezes, e já contra o Braga se não estou em erro foi uma passadeira. Não tem fisico, nunca teve, mas agora parece não ter pernas e por isso qualquer gajo que caia sobre ele e imponha velocidade ganha o lance.
O Vinagre pode ser isso, ou pode ser mesmo falta de qualidade. Os últimos anos não abonam a seu favor. Não são 6 meses no Famalicão que não impressionam ninguém que mostram o contrário. Tem a expectativa do preço da qual nunca se vai livrar, e é fraco psicologicamente. Este ultimo jogo pode-lhe ter feito mais mal que bem, porque nem contra o Arouca consegue demonstrar capacidade para jogar 90min
Vitória esperada e inevitável. Os porquês, que vão de o povo é burro até ao sócio é ignorante, deixo para os politólogos.
o jogo fui vendo pelo canto do olho (nem percebi a anulação do golo ao Sarabia), o Esgaio recebe a bola com espaço na frente e em vez de avançar com ela recebe, pára e jogar para trás. Entra o Porro e tudo muda. Para o ano tem de ser Porro e Gadelhas, o Esgaio quanto muito desenrasca a central à direita (nem falo no susto que é quando lhe fazem um passe mais à queima).
Essugo mama um amarelo (justo?) cedo, já os Otávios e Uribes distribuem pau à vontade. Lances sem influência no resultado dirão os péritos dos méritos. Por falar nisso, kudos ao Paços. Quatro faltas é coisa para o Luiz Carlos sozinho fazer, já uma equipa é digno do cartão branco.
Slimani é isto. Associativismo é bom, mas em PT dá mais jeito ter um fura-redes.
Como é que uma equipa pequena, a jogar contra uma equipa grande faz 4 faltas o jogo todo? Como?! O Sporting contra o City fez 9 e eu achei escandalosamente pouco…quanto mais 4! É assim um absurdo….que não tem explicação. Ou tem……..
Aquelas anomalias estatísticas como os amarelos ao Sporting que dizem muito….
L A Amorim meteu pata na poça, é a primeira vez que gere uma época assim. Não me preocupa os erros e casmurrices (lole) dele. Preocupa-me se os repetir para o ano.
Quando lês que a gasolina antes dos impostos é mais barata que em Espanha achas que algo está mal. Quando lês gajos do Governo a dizerem que não podem fazer nada em relação a isso aí ainda é de torcer mais o nariz.
De tudo o que me ficou no ouvido nas eleições o que sobressai sempre é o careca do partido laranja dizer que o salário mínimo deve ser influenciado pelo PIB. Do pouco que sei de economia, pareceu-me fazer sentido, mas pelas poucas eleições a que assisti parece-me que afinal são balelas. O ordenado mínimo aumenta, os impostos também, não há corelação, ou há, não sei.
Espanha tem uma carga fiscal muito baixa mesmo comparada com a média europeia, segundo percebo. Ainda mais quando comparado com a europa ocidental…
Mas nem é isso. Elas farão em Espanha o que fazem cá. A variação do preço da gasolina é um absurdo sem qualquer relação com o preço do barril de petróleo, que só serve para aumentar os preços e pouco serve para diminuir. Vais ver o valor do barril, a carga fiscal e o preço da gasolina e aquilo não tem correlação nenhuma. O preço do barril anda para cima e para baixo, a carga fiscal é relativamente constante e depois o preço da gasolina tem uma curva ascendente clara….
No mínimo é um cartel claro e evidente para todos menos para reguladores.
Muito disto tem a ver com as barreiras psicológicas de certos aumentos…
Primeiro, há uns anos, foi atingir e passar o 1,5€… Atingiram esses valores, o pessoal comentou, mas seguiu tudo na paz do Senhor!
A partir daí estava aberta a porta para preços dentro dessa ordem, ou até superiores.
Por isso, voltou-se a chegar a esses valores com o preço do barril a metade do que estava na altura a que chegou a 1ª vez. O pessoal já estava habituado e, a maioria, nem reparou que o preço do barril era metade…
Agora, estamos no patamar dos 2€… Com a desculpa da guerra…
O barril ainda não custa os 150 dólares que fez, há anos, chegar ao 1,5€ o litro… mas já vai nos 2€…
Mais uma vez, o pessoal comenta mas tudo segue na paz do Senhor!
Fazem o que querem, que o povo é manso.
O que vale é que é assim em toda a Europa, dizem os inteligentes… Também sobe na Alemanha, também sobe aqui ao lado, em Espanha…
Como se subisse o mesmo, ou os ordenados fossem comparáveis!
Enfim… o povo é que manda!
Disso não há duvida!
Manda o país ser assim, e o país é o que o povo manda!
O gasóleo pode estar a 2€ em Portugal e na Alemanha que não é a mesma coisa porque na Alemanha ganha-se de 2000€ para cima e em Portugal é de 650€ para cima – 3 vezes menos.
Percebes?
Não estou a comparar um português a ganhar 650€ com outro português a ganhar 2000€.
Estou a comparar as realidades dos países, em termos de custos.
Quando se diz que Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa – deve estar no 5 mais caros da UE! – e que tem os salários mais baixos da Europa – que está no 5 mais baixos da UE – se isso não te diz nada, porque raio foste tu trabalhar para o “deserto” se isto aqui é uma maravilha?
Tenta ler o que eu escrevo e não o que tu queres que eu escreva… Ok? E ser honesto o suficiente para argumentar ao que eu escrevo e não ao que tu inventas…
O preco de uma coisa ‘e apenas o preco dela, nao o esforco que fazes para a pagar. Confundes preco com taxa de esforco.
Estas a confundir velocidade com toucinho… outra vez. Teem sido demasiadas vezes nos ultimos tempos. Pensas muito com os pes, tenta pensar com a cabeca de vez em quando.
Portugal aumenta 14 cêntimos, a Espanha aumenta 3 cêntimos, e o burro sou eu?
Mas qual preço?
O preço dos combustíveis em Portugal é inferior ao da Espanha, à partida.
Fica muito superior ao consumidor – que é do que falamos! – por causa das taxas que uns e outros colocam.
E agora traz aí a velocidade e o toucinho para explicar a tua ideia, ó “dromedário”!
Quando não se quer ver, foda-se, não há hipótese…
Tem a ver porque depois o custo de produção, refinação e distribuição também é mais baixo nos países onde o salário mínimo e médio é mais baixo…
Para além do facto de…como está a ser evidente…isto não tem a ver com o que custa mas sim com a especulação e com o facto do Gasóleo ser um bem essencial e com uma elasticidade muito baixa. E por isso é que é sempre a subir os preços. Num pais regulado ou com um estado inteligente, sendo o gasóleo um bem essencial isto deveria estar muito mais protegido do que está de forma a ser possivel a economia crescer e desenvolver-se.
Por isso sim…tem tudo a ver…
Não podes tratar o gasóleo como se tivesses a falar de diamantes…em que quem pode tem, quem não pode, não tem….
Mas esta merda é mesmo só porque sou eu a dizer isto.
Há aqui pessoal que qualquer cena que eu diga, não aguentam e toca de atacar…
Outra merda completamente ridícula que existe para o consumidor é terem preços tipo 1,467€… É só mais uma maneira de explorarem as pessoas. Parece 1,46 mas na realidade pagas a 1,47. Agora é ver esta merda em milhões de situações por dia, semana e mês… São mais uns valentes € que metem ao bolso!
Ninguém defende o consumidor, mas também a maioria está a cagar para tudo isto…
Nao tem rigorosamente nada a ver. Se o mercado é liberalizado aunda menos.
O Estado não abdica da sua parte, o custo “na fonte” é igual para todos. Se o Estado permite que em cada fase do processo se carregue no preço sem do nem piedade… isso é outra historia.
Não é verdade de diminuindo a procura o preço desça.
É que os produtores passam a produzir menos, começa a haver menos petróleo e combustíveis e por isso o preço mantem-se e até já ameaçaram mais que uma vez que aumentam o preço porque vendem menos…
A extração de petróleo e produção, assim como a refinação, é controlada. É por isso que não assististe a um decréscimo dos preços brutal na pandemia, quando o consumo desceu brutalmente e é por isso que é indiferente….
É por isso que não percebo como é que é possivel negar a evidencia do Cartel. Ele é publico….está à vista de todos. Deve ser dos únicos carteis públicos e permitido alegremente no mundo todo….
Aqui no UK, recebo mais 50% do que recebia em Portugal por uma posicao profissional equivalente, e a comida sai mais barata. Assim, o esforco de comprar comida sobre o meu salario aqui acaba por ser mais baixo do que se estivesse em PT, onde se recebe menos e a comida sai mais cara.
No negócio da gasolina ninguém ganha, ao que parece. Os produtores queixam-se do preço, as refinadoras não têm margem, o governo não pode mexer nos impostos, as gasolineiras mal sobrevivem. Qualquer dia acaba.
A verdade é que o gasoil tem subido consecutivamente em toda a Europa, e com isso o preço dos produtos. Se é por causa da Greta, da ameaça da guerra, da guerra, do corona, do cartel… mas que tem, tem. Aliás, o aumento dos preços era previsto há meses.
Se o barril de petróleo sobe, é natural que o combustível suba.
Mas não é disso que eu falei.
Mas desconversa, que tu desconversas bem…
E, eu posso ser muita coisa mas parvo não sou, sei muito bem porque tu e o inteligente de ontem desconversam. É que só isso vos pode dar argumentos para atacar o que eu disse – que é uma evidência que qualquer um vê! É que nem é preciso ser inteligente para ver isso. Basta não ser cego!
Quando a OPEC se juntou ‘a Russia ja’ se sabia que os precos iam subir (e bastante) porque ja’ habia procura. A “guerra” so’ esta’ a trazer especulacao de precos, mais nada (ainda esta semana se acertou um aumento de mais 400k/dia), porque a guerra nao esta’ a fazer ou aumentar a procura ou diminuir a producao. Alias, os produtores estao a produzir bastante bastante abaixo da sua capacidade, estao apenas a encher-se (ainda mais) de dinheiro a ver isto.
E nao olhem para o preco do trigo (e do gas natursl) com mais atencao vao ver a volta que levam…
Estas todo baralhado… estas a confundir o preco da materia prima com a do produto final… pode ser que alguem te explique os VAB’s e os impostos para se chegarem aos precos finais… mesmo as taxas de desconto que se fazem aos compradores – ou tu pensas mesmo que o petroleo esta’ a ser vendido a 150$/bbl?
Nao vai ha muito tempo estava a discutir com um filosofo sobre os perigos da “tudologia” nas sociedades modernas, devia ter dado o teu exemplo.
Esquece.
Ontem a teoria era de que a subida do preço do combustível era um embuste porque tinha sido comprado há 3 meses. O povo come porque é burro e vota PS. O facto de ter subido na Europa toda é irrelevante.
Hoje já não é bem assim, o assunto é outro, sobe 5x em Portugal o que sobe em Espanha, esse é que é o problema. Pode parecer diferente do que afirmou inicialmente ontem, mas não, é confirmação.
Olha, Varandas out. Assim ficamos em sintonia
Obviamente o problema energético e a dependência do petróleo e das petrolíferas não é um problema nacional…
O cartel é mundial…até uma organização dos produtores de petróleo que controla o petróleo que é produzido há. E é por isso que não há milhares de petrolíferas…
Faz-me lembrar uma discussão que tinha com uns amigos há uns anos sobre o cartel na banca. Que me juravam que não e que há tanta concorrência e tal…até ser descoberto que afinal comissões e taxas e o diabo a 7 que temos de pagar…eram sim alvo de cartel. Foi preciso um banco dar com a língua nos dentes para o que eram teorias malucas apesar das evidencias que se observavam afinal….
Sobe o preço do barril, é natural que suba o preço do combustível e em todo o lado.
Outra coisa são subidas absurdas dos valores, que não têm sustentação com o que subiu o preço do petróleo.
Sobre o 1º ponto, há também a dizer que para subir é logo na semana seguinte e para descer, por vezes demora 1 mês a descer.
Portanto, até aqui roubam.
E o interesse aqui é concertado entre o Governo e as petrolíferas porque ganham ambos com isso ser assim.
Em relação à subida em si, uma coisa é subir ou até descer 1 ou 2 cêntimos, que não tem grande relevância, e outra é subir 14 cêntimos, que tem relevância para muita gente. Diria até para a maioria.
Mas, lá está, o que passa é a desculpa da guerra e o português, vamos chamar-lhe médio para que não possas usar a piada fácil dos putos no recreio, assume que “bem, tem de ser”… quando o barril do petróleo ainda não chegou aos 150 dólares que foi o que fez o gasóleo bater no 1,5€ o litro aqui há uns anos.
Portanto, humorista, só por aqui se vê que a tua retórica é merdosa.
Depois, não sei se foste tu a dizer mas vai aqui na mesma, as empresas vendem os produtos com base no custo que têm. Há, muitas, é verdade, que se entretanto o produto na sua base aumentar, aumentam os preços de venda mas há outras que não.
Moralmente não o deviam fazer, mas na realidade cada uma faz o que quer. Agora, não é OBRIGATÓRIO que se compre a 10, seja para vender a 15 e se acabe por vender a 20 porque entretanto o preço base aumentou.
E, no caso dos combustíveis, sobem na hora e para descer já não é assim e até usam exactamente esse argumento de que compraram mais caro do que é o valor no momento.
Agora, cada um tem a sua opinião, com base no que sabe, e é livre de a escrever aqui ou onde for…
Têm 2 anos perdidos de lucros e agora querem recuperar o tempo perdido…
Assim já falamos…
Curiosos…
A procura desceu brutalmente nesses 2 anos…os preços do combustível quase nem mexeu. Agora que a procura volta a subir…aí vão eles!
Mas isto não tem nada a ver com o aproveitamento da dependência do petróleo e com o cartel do petróleo. É por sim…ditou o mercado! Não há OPP nem eles gerem o que todos produzem nem nada de forma a controlarem o preço!
Eles controlam a oferta, nao estabelecem os preços- isso faz o mercado.
E olha que há muitos -e grandes – produtores fora da OPEC.
Ah, e se quiseres perceber melhor, a descida brutal do preço dos combustíveis aqui há uns anos foi para enfraquecer a Russia, já se estava ã espera do que está a acontecer hoje. Não resulto, houve países que “rebentaram” antes…
Um produto de procura praticamente inelástica como é a energia, o que é que achas que estabelece o preço?
Quem é o “mercado”?
Claro que são eles que estabelecem o preço…ele está ligado à produção que é feita….
O mercado da energia é controlado por uma dúzia de países e uma dúzia de empresas privadas….é por isso que há cartel…
Nesse caso o problema foi que tinha de ir tão baixo o preço que só a Arábia saudita praticamente é que aguentava devia aos preços de extração. Mas foi um caso de esticar demasiado a corda ainda por cima para tentar entalar um dos países.
A Arabia fou quem não aguentou porque tem um preço de producao alto e break even acima dos outros.
Eles não controlsam o preço, ajustam a producao de forma a chegarem a um preço que lhes interesse. Na casa dos 65/75.
Neste momento aumentaram a producao e os preços continuam a subir. Apenas medo irracional do mercado, nao há falta de produto, muito longe disso. Os USA nem estão a produzir muito, podem produzir mais e deixar de comprar fora ( sao auto suficientes mas sabem muito…)
Não precisam de estar na OPEC. Precisam de estar concertados. E estão. Entre estados e maiores petrolíferas, grande parte delas gigantes locais ou estatais….
Tu próprio admites que controlam o preço. Se controlam a produção para terem o preço que querem, controlam o preço…obviamente…
Defender que controlam a produção para terem o preço que querem…e que isso não é controlar o preço de um mercado tão inelástico como o petróleo é que é na moche…..
Ouve outra vez: a producao subiu (oferta) 400k bbl/dia, a procura nao subiu, o que sobra para justificar esta subida de preço? A especulação pura. Está merda é básica…
Já te disse, falhaste em todas, procura respostas, para tudologo chega e sobra o Miguel.
A procura nao subiu nos ultimos tempos (largos) e a oferta subiu.
Há a quem interesse esta subida de preços- e muito – mas não fazem parte da OPEC
Vou repetir: existem muitos produtores fora da OPEC. E nao sejam simplistas. Lembro-te só que o petróleo esteve a 25 $ com a mesma produção diária com que esteve a 80$… e quando esteve a 25$ a procura não tinha caido, muito pelo contrário.
O petróleo é uma arma poderosíssima, dad mais poderosas que há e brevemente substituída pelo gas natural. Portugal que junte uns 25 bilioes e invista numa central nuclear…
Ora aqui está um fenómeno estranho…o mundo desconfinou mas consome tanto petróleo como quando estava em casa…é um bem estranho….
Porrinho….claro que é uma arma poderosíssima! É isso que estou a dizer. É uma arma poderosíssima por que é um bem essencial, com procura muito inelástica e que está na mão de uma dúzia de países e de empresas. Na OPCE, fora dela, aumentar o preço, diminuir o preço…eles têm um cartel e controlam o preço do petróleo como lhes convém seja pela produção seja pela especulação.
É isso que estou a dizer à horas.
E não me venham com merdas. Em Portugal é igual. À nossa escala, claro. É simples. Se contas pelos dedos das mãos os players de um mercado essencial como energia e que movimenta milhões…é matemático. Há cartel. Porque eles não são estupidos. São meia dúzia e sabem que juntos fazem muito mais lucro do que entrando em concorrência. É valido para energia, é válido para Banca, é válido para todos os mercados com estas características. É inevitável. Especialmente num pais da nossa dimensão.
Se 6 ou 7 pessoas se podem sentar a uma mesa e orientar as coisas de forma a que consigam muito mais dinheiro do que se não se juntassem…acham mesmo que isso não acontece? Em Portugal? Onde a regulação é uma anedota e os governos trabalham para quem lhes paga? Vá lá…
Tiago, tem toda a razão, na minha opinião.
E tanto controlam o preço que, esta semana, a Federação Russa para minimizar as perdas das sanções baixou os seus preços 20% (e o “alinhamento” de muitos outros “agentes do circuito” é tal, que a Shell adiou o boicote às compras de petróleo russo para “usufruir dos saldos” e fazer uma compra extraordinária).
Há 2 coisas que me parecem mais que evidentes:
1. os países “extractores” definem os seus “stocks” (aumentam ou diminuem a extracção) para influenciar os preços brutos;
2. a cartelização complementa-se com a política concertada dos países OPEP, muitas vezes até visando agendas políticas (1973) e/ou práticas desleais de concorrência com outros países “extractores” camufladas em agenda política (mais recentemente para com a Venezuela de Chavez/Maduro; não deixa de ser curioso que, para preparar-se para poder aplicar sanções ao petróleo russo, os EUA, nos últimos 3 dias, já tenham reunido 2 vezes com a Venezuela para acertar compra do seu crude … ou seja, a dependência – e a “coerência” – vai ao ponto de pedir “ajuda” a um país “sancionado” para poder aplicar sanções a um outro … para aumentar o desaforo é lembrar que também a Venezuela se mostra “coerente” pois tem alinhado com a não condenação à invasão mas para vender o seu crude já não se importa de encavar o Putin).
SL
Têm 2 anos de poucos lucros e já há consumidores, os bons samaritanos, obviamente, pessoal de grande coração e bom senso, a defender que podem abusar agora um bocadinho para repor os “lucros absurdos”!
Foda-se, ó humorista!
Mas tu só dizes piadas?
Fala um bocadinho a sério, pá!
Genial Porrinho!
« (…) Eles controlam a oferta, nao estabelecem os preços – isso faz o mercado. (…)»
O mercado deveria ser exactamente a RELAÇÃO ENTRE A OFERTA E A PROCURA, relação que inclui o valor final do produto.
A questão neste caso (e é o que alguns aqui estão a demonstrar) é que o mercado do petróleo e seus derivados não obedecem à chamadas “leis naturais do mercado”, não porque haja pouca ou muita regulação, mas porque há concertação CARTELIZADA da oferta!!!
Em cima disso, há casos de intervenção de Estados na política de preços, por via da carga fiscal sobre o produto final (Gasóleo ou Gasolina)
SL
Vou só dizer novamente e a ultima: a oferta ainda agora subiu, a procura não e os orecos subiram mais de 30%. Agora entenda o que quiser.
E mais uma vez: a OPEC nao sao todos os produtores, muitos dos maiores do mundo ( de longe( nao fazem parte da OPEC. Larguem os.dogmas e abram os olhos, se quiserem
A subida do preço não é de hoje, a ideia que tenho é que já há um ano que sobe… Ouvi há uns tempos (ano passado) que o facto de o Joe Biden ter fechado Keystone o ano passado, ter aprovado leis que proibiam o fracking e que fragilizaram os EUA no que toca a terem um pouco mais de autonomia energética, tudo para reduzir emissões, pode ter influenciado negativamente tudo.
O que eu acho é que nós não acompanhamos a subida do preço da gasolina. Sobe sempre mais para nós, em termos de peso na carteira, do que para os outros. Diria que é incapacidade do Governo, porque é o mais fácil de culpar, mas até pode haver outra explicação, eu sinceramente não consigo é ver qual.
Na verdade até um peido dado por um gajo perto de um pais produtor de petroleo serve de desculpa para as subidas…
Para as descidas é que é mais escasso…
É engraçado que as subidas preveem-se a 1 ano mas as descidas é para o marreco….se calhar está relacionado com o facto de ser um cartel e ser fácil eles próprios preverem o que eles vão fazer a 1 ano. Depois as desculpas é uma questão de encontrar no momento o que é que há….
Sim isso também é um bocado estranho. Se o valor de tudo passa por altos e baixos, é estranho o do petróleo não sofrer os mesmos altos e baixos.
Há muitos anos ouvi um sr de nome Ramalho Eanes falar da exploração de energia nuclear. Desconheço o seu trabalho, o meu pai parecia gostar dele, dos poucos politicos que me lembro o meu pai gostar. Não sei se me recordo bem mas defendia a criação de uma central nas Ilhas. Desconheço se o custo valeria o esforço, o que fosse, mas a ideia que tenho é que apesar de Chernobil, é supostamente o tipo de energia mais limpo e que se aproveita melhor. Sei que a dependência de petróleo cada vez vale menos, e não tem nada a ver com emissões, tem mesmo a ver com o facto de qualquer dia só estar ao alcance de algumas pessoas.
Do resto mesmo lendo o Porrinho não percebo como o petróleo sobe para todos, mas depois para venda aqui é muito mais alto do que em países em que o ordenado médio é bem maior.
“Do resto mesmo lendo o Porrinho não percebo como o petróleo sobe para todos, mas depois para venda aqui é muito mais alto do que em países em que o ordenado médio é bem maior.”
Assim é fácil gerir!
Como é que o Varandas nunca pensou nessa merda?
Precisa de dinheiro?
É aumentar as quotas, é aumentar os bilhetes, é aumentar o preço dos jogadores, enfim, é aumentar… o que for!
Gerir só é assim no Governo, porque as pessoas deixam que façam esta merda toda.
Se o Varandas fizesse igual, metade do pessoal deixava de ser sócio, o estádio passava a estar às moscas, e ninguém comprava jogadores nossos porque estavam todos inflacionados.
Deixem de se endividar!
Pagamos por ano mais que o Ministério mais caro pela divida. Vais mais dinheiro dos impostos para sustentar a divida – só o Juro! – do que se gasta no Ministério da Saúde, que é o que gasta mais.
Mas, tal como acontece no Sporting, está tudo a cagar para a divida e o que isso vai transformar o futuro do país para os nossos filhos e netos. Desde que pareça que funciona — que é um bocado o caso do Sporting – o pessoal está feliz e dá o seu aval para continuar.
Então…mas não percebes a contradição do que estás a dizer?
Como é que vais produzir mais com estes preços de combustível?
O preço da energia é um dos maiores travões que tens ao aumento da produção…
É exatamente isso que eu estou a dizer. Estar a falar de cor neste caso não faz sentido. Tens de medir o impacto na economia que teria uma diminuição do preço da energia e do importo que esse impacto ia gerar.
Primeiro partes do principio que alguém em Portugal mede efetivamente este impacto. Ias ficar espantado com a quantidade de decisões politicas que são tomadas por achismo….
Segundo…quando um governo (ou vários…é um problema bem maior que Portugal e possivelmente o maior problema do capitalismo) considera que haver 4 ou 5 players num mercado é “o mercado livre a funcionar”, está tudo dito sobre o entendimento que têm do que é o mercado a funcionar. Provavelmente o maior problema do capitalismo neste tipo de mercados menos elásticos é exatamente a concentração ser tanta que nem o mercado regula nada (porque é dominado por meia dúzia de agentes), nem o governo controla e muito menos os reguladores, que quando acaba o mandato têm de ir trabalhar para algum lado…
Relacionado com os 2 anteriores…há a sensação evidente (que me parece muito justa) que o estado diminui os impostos, os preços baixam ali e vão aumentar para onde eles querem nos próximos 2 meses. E se tiverem uma boa desculpa nem sequer baixam e vão dizer que até deviam era aumentar mais…
Somos competitivos? Como podemos ser competitivos e em que sectores económicos? Como podemos baixar a despesa do Estado, etc…
O que se vê é que hoje gastas 100e em compras para trazeres meia duzia de merdas que no ano passado te ficavam por 70/80e ou até menos, e tu a receber o mesmo ao fim do mês.
Mas olha que no próximo fim de semana vais fazer as compras para a semana e o que te custou hoje 100 já vai para os 120… No fim do ano há um aumento aparente do ordenado minimo, umas mexidas nos impostos (dizem eles) e o teu poder de compra até aumentou vê lá tu bem. A poupança é que pronto. Também é bom ser governado por um grupo de manos que sempre viveu numa bolha de conforto extremo e que nunca teve um pai ou mãe a trabalhar para por comida na mesa e rezar para juntar uns trocos para que a velhice não seja uma valente merda.
Isto está a ficar fora de controlo mas como o calculo da inflação está desatualizada a coisa fica por aqui…
Qualquer gajo que controle um bocadinho o que gasta percebe o aumento do custo de vida de 2021 e de 2022 e que ele foi muito maior do que 3%….tomara que fosse….
Nós aqui aumentámos os ordenados mais do que a inflação por isso mesmo (felizmente podemos) e mesmo assim o pessoal queixa-se que tem de cortar porque não está a dar para tudo……e com razão porque realmente está difícil…
Quem faz regularmente as compras para casa – que aqui sou eu – já percebeu o que a inflação tem aumentado nos últimos 3 ou 4 anos, com especial incidência nos últimos 2…
TcdL
Não sei onde estás, mas onde “estou” o custo de vida tem subido diariamente. Sim, a coisa boa dos países liberais é que as subidas (ou descidas) sentem-se diariamente. Supermercado, energia, combustíveis, é sempre a bombar. Os salários sobem por norma, mas só no 1 de janeiro…
Em pt o cabaz da inflacção é uma tanga de há anos, que nada tem a ver com a subida do custo de vida. Até porque certos bens têm mais peso que outros na carteira. A electricidade tem subido anualmente, e é despesa a que não podes fugir (podes sempre ligar o petromax ou ir para a cama ao pôr do sol como faziam os antepassados), e mais, por força da tal “sociedade digital” o consumo tende a aumentar.
Tens um modelo construído na base da energia barata, ora o pressuposto não é válido, logo…
Também passa por não gastar mal o dinheiro que há – olha, um pouco como no Sporting!
Ou diminuis a divida, ou vai ser sempre isto.
E diminuir a divida requer gastar muito bem o dinheiro que há, coisa que estes gajos não fazem, nem nunca fizeram – só o Sócrates é responsável por metade da divida que havia na altura em que o 2º governo dele caiu.
E o que é que o povinho, inteligente, faz?
Mete o nº 2 do Governo dele a governar Portugal.
E entretanto a divida já aumentou mais um pedaço!
Eu não meto, de qualquer forma, no mesmo saco os Governos que estão a gerir uma bancarrota e os que estão em gestão normal.
Tal como não o que o Bruno de Carvalho foi obrigado a fazer quando chegou ao Sporting – se fizermos um paralelo, vocês aqui aplaudiram todos os cortes de despesa, inclusive em ordenados e até despedindo pessoas, e acharam isso mau quando o Passos teve de fazer igual.
Para que fique absolutamente claro, eu não voto PSD, nem CDS, nem PS… Nem BE, nem PCP ou afins que são o mesmo.
São estes gajos/partidos que, na minha opinião, uns mais, outro menos, são todos responsáveis pela divida que Portugal tem e pelo estado em que o país está neste momento, caminhando para que o futuro dos nossos filhos seja bem pior que o nosso, sem as perspectivas que nós tínhamos!
Nunca será quem nos colocou neste buraco que nos vai tirar dele. É a minha opinião.
Agora, meu caro, e já que puxaste por mim, 80% do tempo Portugal tem sido governado pelo PS, do Cavaco para cá… E, até ao Sócrates sair do Governo, só os Governos dele eram responsáveis por 50% da divida do país!
Espero ter sido completamente esclarecedor sobre o que eu penso e que não seja necessário voltares a fazer perguntas sem sentido! 😉
PS – Pois não é fácil “arranjar alternativas para ir buscar dinheiro”. O que me parece fácil é entender que o que pagamos de impostos, para aquilo que o país nos dá em troca, devia ser mais que suficiente para o país funcionar melhor e ainda irem abatendo a divida… Agora, pensa lá porque é que não chega e é preciso endividar-nos todos os anos, apesar do dinheiro que a UE mete cá… 😉
Mas mais depressa votava neles que nos outros cinco!
A solução para o país é uma partido que governe para bem do povo, coisa que nunca vi acontecer em Portugal, desde que me conheço…
E, sabes tão bem como eu que essa merda do “candidata-te” é mesmo só uma boca sem sentido porque nunca seria possível, mesmo que alguém como eu quisesse!
No que concerne à indignação do Miguel, da qual partilho, só quero acrescentar que as refinarias estão a ganhar imenso, e o estado consegue IVA sobre ISP…
“Numa carta enviada à secretária-geral da FIFA, a senegalesa Fatma Samoura, e divulgada hoje pelos dois organismos, FIFPRO e WLF defenderam a necessidade de criar condições para que os jogadores estrangeiros que atuam no futebol russo possam abandonar o país e continuar a sua profissão noutros campeonatos, sem que sejam punidos por isso.
Ou seja, estes organismos, pedem que os estrangeiros que jogam na Rússia possam rescindir, se essa for a vontade dos mesmos, e não tenham de voltar.”
Pois…de facto não me lembro de ler um caso especifico. Não sei porquê tinha ideia que isto estava a acontecer…se calhar li alguns pedidos e pensei que estava a ser feito…
“O jornal norte-americano New York Times avança esta segunda-feira que a FIFA vai permitir que os jogadores estrangeiros a jogar na Rússia possam terminar os contratos temporariamente. Ou seja, os futebolistas poderão deixar a Rússia e assinar por outro clube para acabar a temporada, mas terão de regressar depois de 30 de junho, excetuando casos em que os contratos terminem no final da temporada 2021/22.”
Ainda diziam que era fácil os rescisores ganharem os casos na FIFA por causa de Alcochete…
Porra….
Numa guerra e num mundo de sanções à Rússia, num caso que penso que é evidente à luz do que está a acontecer em todo o desporto, está difícil a FIFA aceitar, quanto mais…
Uma cartinha… fotocopia-se 350 vezes… faz-se menção aos “suores frios” e vai de mota!
O Sporting que anda atrás do Wenderson Maciel do Krasnodar há 2 anos… que faça como fez ao podence! Vá lá agora e pague 6 ou 7 milhões (100% do passe tá claro!)
A “cena” da gasolina que estavam a discutir, é só mais uma que me tira do sério, é esquema dos nossos políticos, dirigentes e pessoal do capital? É sim, a responsabilidade é deles, mas a culpa é nossa, mais uma vez falta de cidadania dos Portugueses, de solidariedade e de união nas coisas básicas dos cidadãos…
Eu acidentalmente vivia na Bélgica quando eles liberalizaram o preço dos combustíveis e lembro-me bem, duas bombas em frente uma da outra, uma dizia 1c abaixo do preço de referencia, a outra dizia 2c abaixo do preço de referencia, os Belgas faziam filas sem fim para irem á bomba dos 2c abaixo, na semana a seguir a bomba em frente punha 3c abaixo e a fila mudava para essa bomba e dado o nível de vida na Bélgica eles não o faziam por uma questão de dinheiro, era por uma questão de cidadãos, consumidores a defenderem os seus direitos…
Agora Portugal, liberalizam o preço dos combustíveis, a Galp durante meio ano, seis meses, teve o combustível mais barato de Portugal, sabem quantos clientes “ganhou”? ZERO, ganhou zero clientes….
A Bélgica tem 10M de habitantes, uns 7 ou 8M são sócios da DECO deles, Portugal tem 11M, a DECO se tiver 200 ou 300K de sócios já vai com sorte!!!
Nós não nos defendemos a nós mesmos como cidadãos e consumidores e estamos á espera que o Governo ou as corporações multinacionais o façam? Eh phá tenham juízo….
Tenham orgulho, eu adoro os teus posts sobre o Sporting, mesmo a sério. Já quando chega a política parece o revisionismo varandista do J. Sinceramente deves saber perfeitamente bem que a liberalização do mercado é a melhor maneira de defender o consumidor e em 99% dos casos é o mais eficaz. Saberás também com certeza que a soma dos impostos cobrados pelo estado em Portugal sobre os combustíveis, corresponde a mais de 70% do valor pago pelos portugueses, ou seja mais de 1,40€ vão para o estado em cada litro que custa agora 2€. Sinceramente não há muito mais a dizer sobre isto porque somos xulados até ao tutano e depois andam a dar IVA vouchers para nos comer de cebolada e a malta toda contente com os 10€ que recebe. Cada vez mais é como a Venezuela, roubam nos tiludo e depois diatrubuem migalhas para andarmos de mão estendida. Eu meto 180€ de gasolina por mês, 2160€ por ano dos quais mais de 1600€ vão para o estado para financiar uma treta qualquer. Metam o IVA voucher num sítio que eu cá sei
Ou eu não me expliquei bem ou tu não leste com atenção o que eu disse ė que a responsabilidade é das empresas e do estado mas que a culpa é nossa porque permitimos que gozem com a nossa cara, tão simples como isso, sabes porque ė que na Bélgica não se pagam portagens? Porque o governo que tentou foi posto a andar numa semana, os Belgas disseram que isso já estava incluído nos impostos deles e exerceram os direitos da sua cidadania manifestaram-se, revoltaram-se e correram com o governo, nunca mais nenhum tentou….
Mais a liberalização seja de que preço for, só defende os cidadãos se eles se defenderem a si mesmos e como é que os cidadãos/consumidores o fazem? Simples penalizando as empresas que têm preços mais altos para o mesmo serviço ou bem se uma grande quantidade de consumidores o fizerem os preços baixam se os consumidores se estiverem a cagar os preços sobem….
Olha que há uns anos fizeram estudos que afirmavam que os portugueses eram dos menos fiéis às marcas porque se guiavam pelo preço mais baixo.
Nos hipers tens o caso da adesão às marcas próprias, no caso da gasolina o pessoal nas cidades maiores pode guiar-se pela bomba que apanha no caminho, mas no lugarejo onde residi as marcas brancas estavam sempre à pinha.
Quando há concertação de preço é que não há muito a fazer. E quando tens áreas com apenas 2 ou 3 agentes, quase nem é preciso combinar.
O “problema” é que o pessoal da cidade que se regula “pela bomba que está mais á mão” representa 2/3 dos consumidores totais…
Para fazeres face ás corporações, só há uma forma ir-lhes ao bolso, tudo o resto é irrelevante, a única coisa que conta é se os acionistas recebem muito guito e andam satisfeitos, ou se começam a receber menos e vão perguntar ao CEO o que é que se passa e isso só fazes com um grande numero de consumidores a boicotar uma marca e a preferir outra mais barata
Não sei como é com a gasolina, mas por exemplo sei que nas telecomunicações toda a gente tinha de pagar à PT(MEO) para poder ter serviço, logo aí pronto. Nas energias a EDP também deve chular alguma coisa. Não sei se a Galp o faz, mas não me surpreendia. Logo aí já tens pelo menos 2 empresas que em parte controlam o mercado, ou seja o que parece um mercado livre não o é porque o poder de negociação está sempre de um lado. E a MEO é do mais toxico para o mercado que pode haver, porque pelo que eu sei a NOS e Vodafone queriam explorar o 5G há muito mais tempo e não podiam por causa da MEO e a merda acho que só se resolveu em tribunal. Esta parte não tomem como verdade universal, mas tenho essa ideia.
Respeito todas as opiniões, inclusive a minha…Logo os “cães ladram e a caravana passa…”
Atenção que não lhes estou a chamar cães é um ditado popular para exemplificar um ponto, eu ouço o que me dizem, mas se apesar disso continuar convencido das minhas ideias, a caravana continua a passar….
Há empresas que se só se importam contigo quando sais ou ameaças sair. Aí funciona o mercado…
Tive um “bife” com uma empresa… do Estado. Aí nem a Deco me valeu. Esses bem se estão borrifando para os clientes.
Mas tive uma situação específica com a Deco que me lixou de vez, fizeram um leilão da energia, e a enpresa que ganhou era a melhor proposta, mas por outro lado era a líder incontestada em reclamações (e eu tivera pessoalmente contrato com eles). Acho que não fica bem a uma organização que defende consumidores dar palco a empresas que destratam consumidores.
Discordo num ponto. Isolados, se todos se dessem ao trabalho de preencher o livro de reclamações, se calhar podia ser diferente. A malta reclama, faz espalhafato, mas não deixa por escrito.
Pelo que li hoje na imprensa o Sporting na pessoa do seu génio negocial Viana fez uma proposta para ir buscar o melhor marcador do SLB na liga dos campeões de 2016, um qualquer coisa Svilar. Aparentemente este craque terá recusado. Any comments J?
A FIFA comunicou, esta segunda-feira, que os jogadores estrangeiros de clubes russos e ucranianos têm até ao final da temporada (30 de junho) para rescindir, de forma unilateral e «sem enfrentarem quaisquer consequências legais», os contratos devido ao conflito militar entre os dos países em solo ucraniano. Atualmente, são 129 os jogadores estrangeiros que atuam no campeonato russo e 95 no ucraniano.
O organismo que rege o futebol mundial decidiu ainda abrir uma janela de transferências excecional, pelo que os referidos jogadores terão até 7 de abril para poderem assinar a ‘custo zero’ por outra equipa. Cada clube poderá apenas registar dois jogadores ao abrigo desta exceção, de forma a «salvaguardar a integridade das competições».
Ora aqui está uma boa oportunidade para nos reforçarmos bem…
O Shaktar tem dois brasileiros que acho interessantes. Marlon que é central e Tete que é extremo. O Dodo que passou no Guimarães também é bom, mas já temos o portento do Vinagre.
O Neres é bué inconsistente. Devia de ter saído do Ajax para uma equipa melhor ou alguém da EPL e saiu para o Shaktar, o Antony por exemplo vai dar o salto que o Neres não conseguiu por ser mais consistente. Se tivesse de escolher seria o Tete que é mais novo, mais maleável e acredito que seja melhor. Mas se for como o Miguel diz não escolhia nenhum porque basicamente é um aluguer de 4 meses.
Só mesmo para um clube ou outro que esteja com possibilidade de ser campeão… Não para nós que já será muito difícil. E nem estou a ver o Amorim ir nisso…
Não sei quem é mas para 10/11 jogos?
O mais provável é nenhuma equipa vá contratar alguém para tão poucos jogos. Só se for algum jogador que é muito claramente superior do nível dos que já estão no plantel.
Agora é que vi a estatística…. 4 faltas do P. Ferreira no jogo inteiro!!!??
Quem fizer apostas que aposte forte no P. Ferreira que os próximos jogos vão ganhar der por onde der!
Depois do ping-pong energético/económico entre alguns escribas, anexo um resumo da Carta de Bruges, escrita pelo Infante D. Pedro, um dos mais esclarecidos governantes portugueses de sempre, ao rei seu irmão D. Duarte
“O governo do Estado deve basear-se nas quatro virtudes cardeais e, sob esse ponto de vista, a situação de Portugal não é satisfatória. A força reside em parte na população; é pois preciso evitar o despovoamento, diminuindo os tributos que pesam sobre o povo.
Impõem-se medidas que travem a diminuição do número de cavalos e de armas. É preciso assegurar um salário fixo e decente aos coudéis, a fim de se evitarem os abusos que eles cometem para assegurar a sua subsistência.
É necessário igualmente diminuir o número de dias de trabalho gratuito que o povo tem de assegurar, e agir de tal forma que o reino se abasteça suficientemente de víveres e de armas; uma viagem de inspeção, atenta a estes aspetos, deveria na realidade fazer-se de dois em dois anos.
A justiça só parece reinar em Portugal no coração do Rei ; e dá ideia que de lá não sai, porque se assim não fosse aqueles que têm por encargo administrá-la comportar-se-iam mais honestamente. A justiça deve dar a cada qual aquilo que lhe é devido, e dar-lho sem delonga. É principalmente deste último ponto de vista que as coisas deixam a desejar: o grande mal está na lentidão da justiça.”
Fantástica lucidez de quem há mais ou menos 600 anos, percebeu que há limites à tributação do povo e de que a justiça é um pilar de confiança e do funcionamento das coisas. E o desejo de uma força de defesa profissionalizada e eficaz, coisa descurada na Europa, assume contornos premonitórios em face do que se passa na actualidade. Por isso o mataram em Alfarrobeira.
Houve um continuador, seu neto D. João II, que proibiu qualquer cidadão de se vestir mais ricamente que o rei (ele dava o exemplo e vestia de negro), cortando a ostentação, também acabaram com ele.
O off quer-se diverso e interessante. Hoje é o espelho de um off a sério. Começa com cordialidade, um pouco de futebol com anime no meio não sei porquê; um duelo entre o amarelo e o menos crente da Irmandade, e o tema da atualidade. Acho que hoje foi um bom dia, até porque está a chover bem aqui para os lados de Alvalade, infelizmente para o nosso relvado.
Agora vou dar ali os parabéns à malta das modalidades que parece mal não dizer nada, ainda por cima está lá a Patrícia.
Á dias estive a fazer as contas por baixo, do produto em termos de euros, das bombas de gasolina em Portugal, não vou estar aqui a presentar como fiz as contas, pensei numa determinada média diária por pessoa, é evidente que nem todas as pessoas metem todos os dias combustivel, também levei isso em conta, com um determinado numero de bombas de gasolina no país e multiplicando por 365 dias.
Fiz essas multiplicações todas e cheguei á linda quantia a rondar os 7 a 8 mil milhões de euros anuais.
Destes valores, tem que se pagar a quem nos fornece o petróleo.
Agora imaginem os valores que o estado ainda arrecada.
Quase que dá para dizer, que cada bomba de gasolina em Portugal é um verdadeiro poço de petróleo.
Depois vêm com esmolas de evauchers.
Só em Portugal.
“A UEFA anunciou esta segunda-feira multas para Sporting e FC Porto por uso de pirotecnia em jogos europeus.
Os leões vão pagar 11.500 euros pela utilização de engenhos pirotécnicos na receção ao Manchester City, para a Liga dos Campeões, a 15 de fevereiro. Pela mesma razão, os dragões foram castigados a pagar 5.250 euros referentes ao jogo no Estádio do Dragão com a Lazio, referente à Liga Europa.”
Não resolvem isto porque não querem…
Tanta merda com as claques e esta porcaria continua!
Era meterem camaras, várias de alta resolução, apontadas a estas bancadas para identificar quem faz estas coisas e ter a policia pronta para ir lá buscar os gajos e identificá-los ainda durante os jogos!
Depois, tribunal com eles para pagarem as multas e para serem expulsos de vez dos estádios…
“Graças à falta de padrões morais, a exposição ante informações verdadeiras já não fará mais diferença para a maioria.
Uma pessoa que foi corrompida, que foi doutrinada pelo marxismo, é incapaz de ascender à verdade, os factos não significam nada para ela.
Mesmo que ela seja soterrada de provas autênticas, documentos, fotografias, tudo, ela se recusara a acreditar.
Somente quando a bota do regime estiver esmagando seu corpo…aí, ela irá entender.”
7 Março, 2022 at 8:48
https://athle-liveresults.fr/en/events/meeting-de-paris-indoor/results/1204/finals
7 Março, 2022 at 8:58
Dia Bom, todos para.
7 Março, 2022 at 9:16
Para dia, bom todos.
7 Março, 2022 at 9:40
Todos dia, para bom
7 Março, 2022 at 9:43
para dia todo bom um entendedor basta
7 Março, 2022 at 9:42
Bom dia tasca!
Como esperado, vitória do Varandas. É a decisão dos sócios, respeito. Espero que eles tenham razão e eu não. Espero que possamos assistir nestes 4 anos a uma consolidação de processos e de vitórias desportivas ao mesmo tempo que assistimos a uma reestruturação financeira do clube. E não falo da muito falada reestruturação da divida. Estou a falar de uma reestruturação financeira do clube, da estrutura geral de custos e uma racionalização do dinheiro gasto de forma a que finalmente faça o Sporting reduzir substancialmente a sua dependência da divida.
Esperava um pouco mais de % do Nuno Sousa…é preciso olhar para a campanha e perceber o que faltou e o que falhou. Pelo pouco que fui percebendo, havia demasiada gente com demasiados anticorpos com ele…pessoal demasiado ligado ao BdC e isso fez com que demasiados indecisos tenham optado por não votar. Enfim…também não iria fazer uma diferença louca. Sem isso também perdia os votos dos Brunistas e por isso não mudaria muito. Fica o esforço e dedicação de se chegar à frente num momento difícil. Gostava que isto significasse também um virar de página no Brunismo porque isso sempre enfraqueceu a oposição ao Varandas e quem queria “fazer diferente”.
Quanto ao jogo…gostei tanto do Essugo. Infelizmente aquele amarelo “tirou-o” ao intervalo (é tão fácil…nem precisa ser falta…).
Depois, o que assistimos no Sábado era algo que o Sporting devia fazer com frequência. Uma rotação da equipa que permita aos suplentes terem ritmo e aos titulares descansarem. Não é os jogadores titulares que têm suplentes de qualidade jogarem até rebentarem como acontece com o nosso meio campo. A confiança que o Amorim tem nos substitutos na hora das lesões e castigos deveria ser a confiança que o Amorim tem neles quando os titulares estão bem…para gerir forma física, para gerir castigos, para gerir tudo. Um plantel curto só faz sentido se for para ter os jogadores a jogarem todos muito tempo e uma equipa com 18/19 jogadores com andamento para jogar a qualquer momento.
A minha maior desilusão nem foi o Vinagre, como muitos dizem. Lá está. O Vinagre não tem ritmo nem confiança…o que aconteceu ontem devia ter acontecido logo que recuperou de lesão e aquele lugar devia estar entregue a ele e ao Nuno Santos em definitivo e não o Vinagre ser 3ª opção e muitas vezes 4ª (se o Amorim acredita tanto nele que acha que ele vale 20M, claro…). Foi o Esgaio. O Esgaio deve ter sido o jogador do Sporting que teve mais espaço pela frente…e céus, como foi lento…Não só a correr como a decidir, como a subir….
O Inácio é outro que está no limite. Vai precisar de para em breve…ele e o M. Nunes…
Slimani…2 jogos a titular, 3 golos. Isto é que é um PL. Para quem dizia que não fazia falta um PL. Não é preciso grande coisa, é preciso não estar sempre à entrada da área e longe da zona de finalização e é preciso ter instinto.
Paulinho começa a habituar-se a jogar atrás do PL mas voltamos ao mesmo. Muita mudança em Março, altura em que o processo deveria estar completamente consolidado e a equipa rodar bastante para manter forma fisica…e andamos a mudar de sistema e a tentar criar novas rotinas (já no ano passado foi assim). Esta não é a altura para isso…e o Amorim tem de perceber isso sob pena de penarmos sempre nesta fase….
Enfim…vai ser duro até ao final da época e acho que quase todos olhamos mais para baixo naquela de não sermos apanhados do que para cima e para a possibilidade de apanhar o porco…
7 Março, 2022 at 10:27
Varandas ganhou, nada que não se soubesse há muito tempo. A não campanha funcionou, os não debates também, ou seja, tudo o que lhe podia fazer o mínimo de mossa foi eliminado. Depois tem ganho simpatizantes com o beef que tem com PdC. Isto mais o facto da maioria já nem se lembrar da primeira metade do mandato explica a disparidade gigante para o resto. Quanto ao mandato terá o desafio de tapar o buraco que cavou, e depois quando perder o Amorim terá um desafio tão grande ou maior…
Quanto ao jogo estou contigo. O Essugo tem 16 anos, bateu-se com bacanos com 10 anos de avanço com muita tranquilidade. Trabalhe os pés, reze para crescer uns 5cm e tem tudo para ser um talento diferente. Os problemas que tivemos em chegar à frente na primeira parte foram claramente mais das alas do que do meio campo. O Esgaio é dos maiores empata-fodas que por aí anda, não corre para a frente é papado atrás. Já o Vinagre ou não sabe mais ou então não tem confiança para ir para cima, depois para jogar com o Nuno Santos à frente tem de ter melhor jogo interior como tinha o Nuno Mendes, e nenhum dos que cá está o tem e por isso ficam um em cima do outro na linha encafuando o jogo.
A diferença dentro do retângulo que importa entre o Sli e o João Paulo é tipo dia e noite. O segundo golo do Slimani existe porque ele está lá que é o que não acontece muitas vezes com o Paulinho. O primeiro é um grande cabeceamento depois de ganhar nos movimentos, que eu também não sei o Paulinho tem, porque ainda não vi. Com a falta de golo do Pote ao longo do ano era o que precisávamos, não de um gajo que jogue bem de costas, mas de um gajo que marque, que esteja lá para responder às bolas do Nuno Santos e Sarabia.
Ponto para o Amorim que mexeu, deu descanso a uns gajos, apesar do Sarabia e do Mateus estarem em ponto de ebulição, e saiu com a vitória. Pode ser que tenha aprendido e contra o Moreirense faça algo parecido. Lado bom de ter um treinador jovem e uma equipa jovem é que podem sempre melhorar.
7 Março, 2022 at 11:31
O Essugo acho que só precisa de tempo. Ele ainda arriscou de vez em quando e correu algumas vezes mal mas ele tem 16 anos. Foda-se…é quase impossivel um gajo de 16 anos entrar e impor-se quando arrisca a meio campo sendo um trinco. Tem tempo. Eu diria que ele aos 16 está no ponto em que estava o M. Nunes quando chegou à equipa principal. Por isso é que estou sempre a dizer…se sair o Palhinha e conseguirmos segurar o M. Nunes, é aqui que está o suplente. Não é preciso gastar mais não sei quantos milhões por 50% de passe nenhum. Bragança, Nunes, Ugarte e Essugo…daqui a 2 anos temos um craque de todo o tamanho e só tem 18 anos…
Eu até gosto do Esgaio. Não é nenhum jogador de topo mas acho daqueles gajos uteis no plantel enquanto o puto cresce. Não é muito bom a nada mas normalmente é certinho. Não perde muitas bolas, é inteligente a gerir as faltas, tem um posicionamento bom, faz assistências…O que me irritou ontem foi que ele teve muitas vezes espaço e parecia pesado, longe do jogo, decidiu mal. Ontem o jogo correu-lhe mesmo mal. Normalmente acho que exageram imenso e tudo é culpa do Esgaio mas ontem foi mesmo mau.
O Vinagre…o Amorim tem de decidir. Está a custar-lhe decidir. O Amorim vai ter de decidir o que é o Nuno Santos, o que é o M. Reis, o que é o Feddal, como quer construir a defesa e onde é que o Vinagre encaixa nisto tudo. Enquanto andar +- ás aranhas do que quer à esquerda o Vinagre nunca vai ter minutos porque é o que mais precisa de confiança e de tempo….
7 Março, 2022 at 11:57
O Essugo quer é trabalho e um treinador que lhe saiba incutir um bom posicionamento em campo e entendimento tático, quanto mais rápido subir à equipa principal melhor para ele, porque os escalões abaixo coitados.
O Esgaio aparecia como o polivalente que ia contrapor o que era o Porro. Mais defensivo, mais seguro sem nunca perder a capacidade de assistir. O problema ultimamente do Esgaio é que é inconsequente na frente, e tem perdido todas as divididas atrás. Este jogo foi papado várias vezes, e já contra o Braga se não estou em erro foi uma passadeira. Não tem fisico, nunca teve, mas agora parece não ter pernas e por isso qualquer gajo que caia sobre ele e imponha velocidade ganha o lance.
O Vinagre pode ser isso, ou pode ser mesmo falta de qualidade. Os últimos anos não abonam a seu favor. Não são 6 meses no Famalicão que não impressionam ninguém que mostram o contrário. Tem a expectativa do preço da qual nunca se vai livrar, e é fraco psicologicamente. Este ultimo jogo pode-lhe ter feito mais mal que bem, porque nem contra o Arouca consegue demonstrar capacidade para jogar 90min
7 Março, 2022 at 10:45
Vitória esperada e inevitável. Os porquês, que vão de o povo é burro até ao sócio é ignorante, deixo para os politólogos.
o jogo fui vendo pelo canto do olho (nem percebi a anulação do golo ao Sarabia), o Esgaio recebe a bola com espaço na frente e em vez de avançar com ela recebe, pára e jogar para trás. Entra o Porro e tudo muda. Para o ano tem de ser Porro e Gadelhas, o Esgaio quanto muito desenrasca a central à direita (nem falo no susto que é quando lhe fazem um passe mais à queima).
Essugo mama um amarelo (justo?) cedo, já os Otávios e Uribes distribuem pau à vontade. Lances sem influência no resultado dirão os péritos dos méritos. Por falar nisso, kudos ao Paços. Quatro faltas é coisa para o Luiz Carlos sozinho fazer, já uma equipa é digno do cartão branco.
Slimani é isto. Associativismo é bom, mas em PT dá mais jeito ter um fura-redes.
7 Março, 2022 at 11:11
O Amarelo do Essugo…eu acho que nem falta é, muito menos para amarelo. Primeira falta dele e mal toca no gajo, não é lance de perigo, é a meio campo…
7 Março, 2022 at 11:35
Eu fico parvo com estas merdas…
Como é que uma equipa pequena, a jogar contra uma equipa grande faz 4 faltas o jogo todo? Como?! O Sporting contra o City fez 9 e eu achei escandalosamente pouco…quanto mais 4! É assim um absurdo….que não tem explicação. Ou tem……..
Aquelas anomalias estatísticas como os amarelos ao Sporting que dizem muito….
7 Março, 2022 at 11:59
Nada. O gajo deu amarelo porque o outro gritou muito alto
7 Março, 2022 at 12:07
Inserir gif do Nani a gritar
7 Março, 2022 at 12:40
Mete um do Paulinho. É o ponto forte dele
7 Março, 2022 at 12:46
Procurei Nani, encontrei Gintoki
https://c.tenor.com/RDOUNpNrIgkAAAAC/gintoki-sakata-gintama.gif
7 Março, 2022 at 16:17
Ahahhha nani???
7 Março, 2022 at 17:42
Omae wa mou shindeiru
7 Março, 2022 at 10:47
L A Amorim meteu pata na poça, é a primeira vez que gere uma época assim. Não me preocupa os erros e casmurrices (lole) dele. Preocupa-me se os repetir para o ano.
7 Março, 2022 at 11:10
Assim espero também. Espero que prepare melhor a época como um todo e que inclua os problemas que teve este ano na equação…
Ainda falta acabar a época para avaliar o que foi a época do Sporting mas o desnorte nesta fase é evidente…e tem de o evitar no próximo ano.
7 Março, 2022 at 10:31
#ondevaiumvãotodos
Um abraço para o Mário.
7 Março, 2022 at 11:12
O que se passou com o Mário?!?!
7 Março, 2022 at 11:30
O comentário não era para aqui era para o post seguinte.
Sorry
7 Março, 2022 at 11:32
Ok! Já percebi. Pensei que estavas a falar do Mário da tasca…
7 Março, 2022 at 10:34
‘dia
7 Março, 2022 at 11:43
No seguimento da discussão de ontem… e do usual “é tudo igual”…
https://www.leak.pt/aumento-combustiveis-0145e-em-portugal-e-apenas-003e-em-espanha/
7 Março, 2022 at 11:47
E curioso que quando baixo o barril os preços não baixam porque o stock é comprado à 6 meses e por isso o impacto é reduzido.
Quando aumenta, aí vai o preço para os píncaros…
Portugal e o mercado livre…uma história de amor….
Para um gajo de direita como eu, estas merdas matam-me por dentro….
7 Março, 2022 at 11:59
Pode-se até comparar o preco que uma gasolineira portuguesa pratica em Espanha, e os preços que pratica cá
https://www.dieselogasolina.com/
7 Março, 2022 at 12:05
Quando lês que a gasolina antes dos impostos é mais barata que em Espanha achas que algo está mal. Quando lês gajos do Governo a dizerem que não podem fazer nada em relação a isso aí ainda é de torcer mais o nariz.
De tudo o que me ficou no ouvido nas eleições o que sobressai sempre é o careca do partido laranja dizer que o salário mínimo deve ser influenciado pelo PIB. Do pouco que sei de economia, pareceu-me fazer sentido, mas pelas poucas eleições a que assisti parece-me que afinal são balelas. O ordenado mínimo aumenta, os impostos também, não há corelação, ou há, não sei.
7 Março, 2022 at 12:14
Espanha tem uma carga fiscal muito baixa mesmo comparada com a média europeia, segundo percebo. Ainda mais quando comparado com a europa ocidental…
Mas nem é isso. Elas farão em Espanha o que fazem cá. A variação do preço da gasolina é um absurdo sem qualquer relação com o preço do barril de petróleo, que só serve para aumentar os preços e pouco serve para diminuir. Vais ver o valor do barril, a carga fiscal e o preço da gasolina e aquilo não tem correlação nenhuma. O preço do barril anda para cima e para baixo, a carga fiscal é relativamente constante e depois o preço da gasolina tem uma curva ascendente clara….
No mínimo é um cartel claro e evidente para todos menos para reguladores.
7 Março, 2022 at 12:29
Muito disto tem a ver com as barreiras psicológicas de certos aumentos…
Primeiro, há uns anos, foi atingir e passar o 1,5€… Atingiram esses valores, o pessoal comentou, mas seguiu tudo na paz do Senhor!
A partir daí estava aberta a porta para preços dentro dessa ordem, ou até superiores.
Por isso, voltou-se a chegar a esses valores com o preço do barril a metade do que estava na altura a que chegou a 1ª vez. O pessoal já estava habituado e, a maioria, nem reparou que o preço do barril era metade…
Agora, estamos no patamar dos 2€… Com a desculpa da guerra…
O barril ainda não custa os 150 dólares que fez, há anos, chegar ao 1,5€ o litro… mas já vai nos 2€…
Mais uma vez, o pessoal comenta mas tudo segue na paz do Senhor!
Fazem o que querem, que o povo é manso.
O que vale é que é assim em toda a Europa, dizem os inteligentes… Também sobe na Alemanha, também sobe aqui ao lado, em Espanha…
Como se subisse o mesmo, ou os ordenados fossem comparáveis!
Enfim… o povo é que manda!
Disso não há duvida!
Manda o país ser assim, e o país é o que o povo manda!
7 Março, 2022 at 12:49
Inteligentes? É certo que só conheço um, e estou neste momento a responder-lhe. O resto é burro e/ou ignorante.
7 Março, 2022 at 13:14
Com essas piadinhas de merda bem podes ir para o caralhinho também tu…
Eu conheço muita gente inteligente.
Até tu me pareces ser inteligente, quando consegues falar a sério e não tens por objectivo só ser parvo!
Se tu só conheces um inteligente, se calhar estou enganado e afinal não és assim tão inteligente…
7 Março, 2022 at 13:36
A tua capacidade de auto-crítica está ao nível do preço do diesel.
7 Março, 2022 at 13:19
E tens aqui 4 tasqueiros que, parece, partilham da minha opinião…
Vê lá bem isso…
7 Março, 2022 at 13:18
Tens de explicar aqui ‘a malta o que e’ que os salarios medios teem a ver com o preco do barril de petroleo e com a refinacao do mesmo. Cada confusao…
Por tu ganhares 100 e o teu vizinho 300 isso nao implica que o preco das levis 501 seja mais barato para ti.
7 Março, 2022 at 13:26
Foda-se, outro a desconversar…
Man que vive lá no deserto… Vê se percebes…
O gasóleo pode estar a 2€ em Portugal e na Alemanha que não é a mesma coisa porque na Alemanha ganha-se de 2000€ para cima e em Portugal é de 650€ para cima – 3 vezes menos.
Percebes?
Não estou a comparar um português a ganhar 650€ com outro português a ganhar 2000€.
Estou a comparar as realidades dos países, em termos de custos.
Quando se diz que Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa – deve estar no 5 mais caros da UE! – e que tem os salários mais baixos da Europa – que está no 5 mais baixos da UE – se isso não te diz nada, porque raio foste tu trabalhar para o “deserto” se isto aqui é uma maravilha?
Tenta ler o que eu escrevo e não o que tu queres que eu escreva… Ok? E ser honesto o suficiente para argumentar ao que eu escrevo e não ao que tu inventas…
7 Março, 2022 at 13:32
Bem, isso e’ apenas burrice pura….
O preco de uma coisa ‘e apenas o preco dela, nao o esforco que fazes para a pagar. Confundes preco com taxa de esforco.
Estas a confundir velocidade com toucinho… outra vez. Teem sido demasiadas vezes nos ultimos tempos. Pensas muito com os pes, tenta pensar com a cabeca de vez em quando.
7 Março, 2022 at 14:12
Portugal aumenta 14 cêntimos, a Espanha aumenta 3 cêntimos, e o burro sou eu?
Mas qual preço?
O preço dos combustíveis em Portugal é inferior ao da Espanha, à partida.
Fica muito superior ao consumidor – que é do que falamos! – por causa das taxas que uns e outros colocam.
E agora traz aí a velocidade e o toucinho para explicar a tua ideia, ó “dromedário”!
Quando não se quer ver, foda-se, não há hipótese…
7 Março, 2022 at 14:07
Tem a ver porque depois o custo de produção, refinação e distribuição também é mais baixo nos países onde o salário mínimo e médio é mais baixo…
Para além do facto de…como está a ser evidente…isto não tem a ver com o que custa mas sim com a especulação e com o facto do Gasóleo ser um bem essencial e com uma elasticidade muito baixa. E por isso é que é sempre a subir os preços. Num pais regulado ou com um estado inteligente, sendo o gasóleo um bem essencial isto deveria estar muito mais protegido do que está de forma a ser possivel a economia crescer e desenvolver-se.
Por isso sim…tem tudo a ver…
Não podes tratar o gasóleo como se tivesses a falar de diamantes…em que quem pode tem, quem não pode, não tem….
7 Março, 2022 at 14:18
Tão óbvio.
Mas esta merda é mesmo só porque sou eu a dizer isto.
Há aqui pessoal que qualquer cena que eu diga, não aguentam e toca de atacar…
Outra merda completamente ridícula que existe para o consumidor é terem preços tipo 1,467€… É só mais uma maneira de explorarem as pessoas. Parece 1,46 mas na realidade pagas a 1,47. Agora é ver esta merda em milhões de situações por dia, semana e mês… São mais uns valentes € que metem ao bolso!
Ninguém defende o consumidor, mas também a maioria está a cagar para tudo isto…
7 Março, 2022 at 14:30
A ser verdadeira esta comparação com Espanha, aqui estou com o Miguel, nada justifica uma diferença tão grande ….
Mas como dizia ontem, aqui a preocupação é encher o deposito e levar uns jerrican para casa, cada um por si …
Se a nível macro e também micro a preocupação fosse em diminuir o consumo, talvez o preço em lugar de aumentar, descia.
7 Março, 2022 at 14:34
Nao tem rigorosamente nada a ver. Se o mercado é liberalizado aunda menos.
O Estado não abdica da sua parte, o custo “na fonte” é igual para todos. Se o Estado permite que em cada fase do processo se carregue no preço sem do nem piedade… isso é outra historia.
Agora a comparação do Miguel é absurda. Apenas.
7 Março, 2022 at 14:58
É óbvio que a comparação do Miguel não tem nada de absurda.
O que é absurdo é o que tu falas da suposta comparação do Miguel, que é, na realidade, diferente da comparação do Miguel. 😉
Mas, pronto, tu tens muita areia para a minha camioneta…
7 Março, 2022 at 15:03
Malcom…
Essa é a prova derradeira.
Não é verdade de diminuindo a procura o preço desça.
É que os produtores passam a produzir menos, começa a haver menos petróleo e combustíveis e por isso o preço mantem-se e até já ameaçaram mais que uma vez que aumentam o preço porque vendem menos…
A extração de petróleo e produção, assim como a refinação, é controlada. É por isso que não assististe a um decréscimo dos preços brutal na pandemia, quando o consumo desceu brutalmente e é por isso que é indiferente….
É por isso que não percebo como é que é possivel negar a evidencia do Cartel. Ele é publico….está à vista de todos. Deve ser dos únicos carteis públicos e permitido alegremente no mundo todo….
7 Março, 2022 at 16:50
Eu percebo o que o Miguel esta a dizer.
Aqui no UK, recebo mais 50% do que recebia em Portugal por uma posicao profissional equivalente, e a comida sai mais barata. Assim, o esforco de comprar comida sobre o meu salario aqui acaba por ser mais baixo do que se estivesse em PT, onde se recebe menos e a comida sai mais cara.
Isto, mas com petroleo.
7 Março, 2022 at 13:08
No negócio da gasolina ninguém ganha, ao que parece. Os produtores queixam-se do preço, as refinadoras não têm margem, o governo não pode mexer nos impostos, as gasolineiras mal sobrevivem. Qualquer dia acaba.
A verdade é que o gasoil tem subido consecutivamente em toda a Europa, e com isso o preço dos produtos. Se é por causa da Greta, da ameaça da guerra, da guerra, do corona, do cartel… mas que tem, tem. Aliás, o aumento dos preços era previsto há meses.
Para entreter
https://www.dutchnews.nl/news/2022/02/average-energy-bills-could-rise-86-as-gas-and-electricity-prices-soar/
7 Março, 2022 at 13:17
Mas ninguém diz que não tem de subir.
Se o barril de petróleo sobe, é natural que o combustível suba.
Mas não é disso que eu falei.
Mas desconversa, que tu desconversas bem…
E, eu posso ser muita coisa mas parvo não sou, sei muito bem porque tu e o inteligente de ontem desconversam. É que só isso vos pode dar argumentos para atacar o que eu disse – que é uma evidência que qualquer um vê! É que nem é preciso ser inteligente para ver isso. Basta não ser cego!
7 Março, 2022 at 13:28
Não só somos burros, como temos uma agenda. Afinal é mesmo mais o que vos une, inteligentes.
7 Março, 2022 at 13:30
Que há aqui pessoal com agenda, não tenho a mínima duvida!
Agora, humorista, nem todas as agendas são iguais…
7 Março, 2022 at 13:32
No teu caso específico é a do ataque pessoal. Problemas do forno narcísico não são minha especialidade
7 Março, 2022 at 14:21
Pois, tinha de vir essa… Não tens melhor?
Rebate a minha opinião e não a minha pessoa. Fazias um melhor serviço pois até podias mostrar que estou errado e ajudar-me a ser melhor!
Essas piadinhas de merda, dignas dum imberbe juvenil, não adiantam nada…
7 Março, 2022 at 13:21
Quando a OPEC se juntou ‘a Russia ja’ se sabia que os precos iam subir (e bastante) porque ja’ habia procura. A “guerra” so’ esta’ a trazer especulacao de precos, mais nada (ainda esta semana se acertou um aumento de mais 400k/dia), porque a guerra nao esta’ a fazer ou aumentar a procura ou diminuir a producao. Alias, os produtores estao a produzir bastante bastante abaixo da sua capacidade, estao apenas a encher-se (ainda mais) de dinheiro a ver isto.
E nao olhem para o preco do trigo (e do gas natursl) com mais atencao vao ver a volta que levam…
7 Março, 2022 at 13:29
Man, a noticia, que é de ontem, diz que Portugal sobe mais de 14 cêntimos o combustível e a Espanha sobre 3…
Percebes a diferença ou 3 e 14 é o mesmo para ti?
Pareces o outro gajo que 40M€ ou 90M€ de divida vai dar ao mesmo…
7 Março, 2022 at 13:34
Estas todo baralhado… estas a confundir o preco da materia prima com a do produto final… pode ser que alguem te explique os VAB’s e os impostos para se chegarem aos precos finais… mesmo as taxas de desconto que se fazem aos compradores – ou tu pensas mesmo que o petroleo esta’ a ser vendido a 150$/bbl?
Nao vai ha muito tempo estava a discutir com um filosofo sobre os perigos da “tudologia” nas sociedades modernas, devia ter dado o teu exemplo.
7 Março, 2022 at 13:43
Esquece.
Ontem a teoria era de que a subida do preço do combustível era um embuste porque tinha sido comprado há 3 meses. O povo come porque é burro e vota PS. O facto de ter subido na Europa toda é irrelevante.
Hoje já não é bem assim, o assunto é outro, sobe 5x em Portugal o que sobe em Espanha, esse é que é o problema. Pode parecer diferente do que afirmou inicialmente ontem, mas não, é confirmação.
Olha, Varandas out. Assim ficamos em sintonia
7 Março, 2022 at 14:16
Nuno
Obviamente o problema energético e a dependência do petróleo e das petrolíferas não é um problema nacional…
O cartel é mundial…até uma organização dos produtores de petróleo que controla o petróleo que é produzido há. E é por isso que não há milhares de petrolíferas…
Faz-me lembrar uma discussão que tinha com uns amigos há uns anos sobre o cartel na banca. Que me juravam que não e que há tanta concorrência e tal…até ser descoberto que afinal comissões e taxas e o diabo a 7 que temos de pagar…eram sim alvo de cartel. Foi preciso um banco dar com a língua nos dentes para o que eram teorias malucas apesar das evidencias que se observavam afinal….
7 Março, 2022 at 14:36
Nuno, são 2 assuntos diferentes.
Sobe o preço do barril, é natural que suba o preço do combustível e em todo o lado.
Outra coisa são subidas absurdas dos valores, que não têm sustentação com o que subiu o preço do petróleo.
Sobre o 1º ponto, há também a dizer que para subir é logo na semana seguinte e para descer, por vezes demora 1 mês a descer.
Portanto, até aqui roubam.
E o interesse aqui é concertado entre o Governo e as petrolíferas porque ganham ambos com isso ser assim.
Em relação à subida em si, uma coisa é subir ou até descer 1 ou 2 cêntimos, que não tem grande relevância, e outra é subir 14 cêntimos, que tem relevância para muita gente. Diria até para a maioria.
Mas, lá está, o que passa é a desculpa da guerra e o português, vamos chamar-lhe médio para que não possas usar a piada fácil dos putos no recreio, assume que “bem, tem de ser”… quando o barril do petróleo ainda não chegou aos 150 dólares que foi o que fez o gasóleo bater no 1,5€ o litro aqui há uns anos.
Portanto, humorista, só por aqui se vê que a tua retórica é merdosa.
Depois, não sei se foste tu a dizer mas vai aqui na mesma, as empresas vendem os produtos com base no custo que têm. Há, muitas, é verdade, que se entretanto o produto na sua base aumentar, aumentam os preços de venda mas há outras que não.
Moralmente não o deviam fazer, mas na realidade cada uma faz o que quer. Agora, não é OBRIGATÓRIO que se compre a 10, seja para vender a 15 e se acabe por vender a 20 porque entretanto o preço base aumentou.
E, no caso dos combustíveis, sobem na hora e para descer já não é assim e até usam exactamente esse argumento de que compraram mais caro do que é o valor no momento.
Agora, cada um tem a sua opinião, com base no que sabe, e é livre de a escrever aqui ou onde for…
7 Março, 2022 at 13:30
Fdx, é difícil perceber que em cima de tudo ainda têm 2 anos “perdidos” para recuperar?
Mas esta porra está cheia de nobéis da economia, não sei porque nunca fizeram uma lista e foram a eleições
7 Março, 2022 at 14:46
Ahhhh bom…….
Assim está bem…..
Têm 2 anos perdidos de lucros e agora querem recuperar o tempo perdido…
Assim já falamos…
Curiosos…
A procura desceu brutalmente nesses 2 anos…os preços do combustível quase nem mexeu. Agora que a procura volta a subir…aí vão eles!
Mas isto não tem nada a ver com o aproveitamento da dependência do petróleo e com o cartel do petróleo. É por sim…ditou o mercado! Não há OPP nem eles gerem o que todos produzem nem nada de forma a controlarem o preço!
7 Março, 2022 at 15:00
Eles controlam a oferta, nao estabelecem os preços- isso faz o mercado.
E olha que há muitos -e grandes – produtores fora da OPEC.
Ah, e se quiseres perceber melhor, a descida brutal do preço dos combustíveis aqui há uns anos foi para enfraquecer a Russia, já se estava ã espera do que está a acontecer hoje. Não resulto, houve países que “rebentaram” antes…
7 Março, 2022 at 15:07
Porrinho….
Estás a gozar certo?
Um produto de procura praticamente inelástica como é a energia, o que é que achas que estabelece o preço?
Quem é o “mercado”?
Claro que são eles que estabelecem o preço…ele está ligado à produção que é feita….
O mercado da energia é controlado por uma dúzia de países e uma dúzia de empresas privadas….é por isso que há cartel…
Nesse caso o problema foi que tinha de ir tão baixo o preço que só a Arábia saudita praticamente é que aguentava devia aos preços de extração. Mas foi um caso de esticar demasiado a corda ainda por cima para tentar entalar um dos países.
7 Março, 2022 at 15:16
Falhaste todas…
A Arabia fou quem não aguentou porque tem um preço de producao alto e break even acima dos outros.
Eles não controlsam o preço, ajustam a producao de forma a chegarem a um preço que lhes interesse. Na casa dos 65/75.
Neste momento aumentaram a producao e os preços continuam a subir. Apenas medo irracional do mercado, nao há falta de produto, muito longe disso. Os USA nem estão a produzir muito, podem produzir mais e deixar de comprar fora ( sao auto suficientes mas sabem muito…)
7 Março, 2022 at 15:29
“Eles não controlsam o preço, ajustam a producao de forma a chegarem a um preço que lhes interesse. Na casa dos 65/75.”
Mau….
Então…controlam o preço ou não?
Eles não controlam o preço mas produzem para terem o preço que querem?! Então isso é o quê?
7 Março, 2022 at 15:57
Nao controlam o preço, tao simples como isso. E como te disse, existem bastantes produtores – e alguns muito grandes, fora da OPEC.
É ir ver…
7 Março, 2022 at 16:00
Não precisam de estar na OPEC. Precisam de estar concertados. E estão. Entre estados e maiores petrolíferas, grande parte delas gigantes locais ou estatais….
Tu próprio admites que controlam o preço. Se controlam a produção para terem o preço que querem, controlam o preço…obviamente…
7 Março, 2022 at 16:12
Como te disse, falhaste ( e continuas a falhar, e por muito…) todas.
Demasiado simplista.
7 Março, 2022 at 16:18
Com certeza…
Defender que controlam a produção para terem o preço que querem…e que isso não é controlar o preço de um mercado tão inelástico como o petróleo é que é na moche…..
7 Março, 2022 at 16:33
Ouve outra vez: a producao subiu (oferta) 400k bbl/dia, a procura nao subiu, o que sobra para justificar esta subida de preço? A especulação pura. Está merda é básica…
Já te disse, falhaste em todas, procura respostas, para tudologo chega e sobra o Miguel.
7 Março, 2022 at 16:37
A procura não subiu?!
Hummmmm….
Desde o confinamento até agora a procura não subiu? O mundo parou mas a procura de petróleo não?
Curioso……..
Nisto estamos de acordo. Especulação….
Quem especula com o preço do petróleo e com o preço dos combustiveis?
Não sei…hesito…..
7 Março, 2022 at 16:50
A procura nao subiu nos ultimos tempos (largos) e a oferta subiu.
Há a quem interesse esta subida de preços- e muito – mas não fazem parte da OPEC
Vou repetir: existem muitos produtores fora da OPEC. E nao sejam simplistas. Lembro-te só que o petróleo esteve a 25 $ com a mesma produção diária com que esteve a 80$… e quando esteve a 25$ a procura não tinha caido, muito pelo contrário.
O petróleo é uma arma poderosíssima, dad mais poderosas que há e brevemente substituída pelo gas natural. Portugal que junte uns 25 bilioes e invista numa central nuclear…
7 Março, 2022 at 17:05
Quando saímos da pandemia a procura não aumentou?
Ora aqui está um fenómeno estranho…o mundo desconfinou mas consome tanto petróleo como quando estava em casa…é um bem estranho….
Porrinho….claro que é uma arma poderosíssima! É isso que estou a dizer. É uma arma poderosíssima por que é um bem essencial, com procura muito inelástica e que está na mão de uma dúzia de países e de empresas. Na OPCE, fora dela, aumentar o preço, diminuir o preço…eles têm um cartel e controlam o preço do petróleo como lhes convém seja pela produção seja pela especulação.
É isso que estou a dizer à horas.
E não me venham com merdas. Em Portugal é igual. À nossa escala, claro. É simples. Se contas pelos dedos das mãos os players de um mercado essencial como energia e que movimenta milhões…é matemático. Há cartel. Porque eles não são estupidos. São meia dúzia e sabem que juntos fazem muito mais lucro do que entrando em concorrência. É valido para energia, é válido para Banca, é válido para todos os mercados com estas características. É inevitável. Especialmente num pais da nossa dimensão.
Se 6 ou 7 pessoas se podem sentar a uma mesa e orientar as coisas de forma a que consigam muito mais dinheiro do que se não se juntassem…acham mesmo que isso não acontece? Em Portugal? Onde a regulação é uma anedota e os governos trabalham para quem lhes paga? Vá lá…
7 Março, 2022 at 17:10
Estás a enveredar pelo caminho do Miguel, quadrado e autista.
Fica lá com a bicicleta, não vale a pena
7 Março, 2022 at 17:18
Tinhas de descer até aí…
É mais forte que tu…
7 Março, 2022 at 17:32
Tiago, tem toda a razão, na minha opinião.
E tanto controlam o preço que, esta semana, a Federação Russa para minimizar as perdas das sanções baixou os seus preços 20% (e o “alinhamento” de muitos outros “agentes do circuito” é tal, que a Shell adiou o boicote às compras de petróleo russo para “usufruir dos saldos” e fazer uma compra extraordinária).
Há 2 coisas que me parecem mais que evidentes:
1. os países “extractores” definem os seus “stocks” (aumentam ou diminuem a extracção) para influenciar os preços brutos;
2. a cartelização complementa-se com a política concertada dos países OPEP, muitas vezes até visando agendas políticas (1973) e/ou práticas desleais de concorrência com outros países “extractores” camufladas em agenda política (mais recentemente para com a Venezuela de Chavez/Maduro; não deixa de ser curioso que, para preparar-se para poder aplicar sanções ao petróleo russo, os EUA, nos últimos 3 dias, já tenham reunido 2 vezes com a Venezuela para acertar compra do seu crude … ou seja, a dependência – e a “coerência” – vai ao ponto de pedir “ajuda” a um país “sancionado” para poder aplicar sanções a um outro … para aumentar o desaforo é lembrar que também a Venezuela se mostra “coerente” pois tem alinhado com a não condenação à invasão mas para vender o seu crude já não se importa de encavar o Putin).
SL
7 Março, 2022 at 17:36
Descer,
Foda-se, estou a falar em circulos e dizes isso?
Olha, vai para o caralho, vai brincar com os legos vai, acho que assim percebes melhor.
Olha este agora. Foda-se, tenho filhos mas são mais novos…
7 Março, 2022 at 14:52
Foda-se! Onde chegou a lata e a hipocrisia!!!!!!
Décadas de lucros absurdos…
Têm 2 anos de poucos lucros e já há consumidores, os bons samaritanos, obviamente, pessoal de grande coração e bom senso, a defender que podem abusar agora um bocadinho para repor os “lucros absurdos”!
Foda-se, ó humorista!
Mas tu só dizes piadas?
Fala um bocadinho a sério, pá!
7 Março, 2022 at 15:18
Quem tinha os lucros absurdosneram as petrolíferas, nao os produtores. As coisas comecaa mudar quando os produtores comecaram a refinar…
7 Março, 2022 at 17:41
Genial Porrinho!
« (…) Eles controlam a oferta, nao estabelecem os preços – isso faz o mercado. (…)»
O mercado deveria ser exactamente a RELAÇÃO ENTRE A OFERTA E A PROCURA, relação que inclui o valor final do produto.
A questão neste caso (e é o que alguns aqui estão a demonstrar) é que o mercado do petróleo e seus derivados não obedecem à chamadas “leis naturais do mercado”, não porque haja pouca ou muita regulação, mas porque há concertação CARTELIZADA da oferta!!!
Em cima disso, há casos de intervenção de Estados na política de preços, por via da carga fiscal sobre o produto final (Gasóleo ou Gasolina)
SL
7 Março, 2022 at 17:51
Nem vale a pena Alvaro, nem vale a pena.
Peça a bicicleta ao tiago e dê uma volta tambem.
Vou só dizer novamente e a ultima: a oferta ainda agora subiu, a procura não e os orecos subiram mais de 30%. Agora entenda o que quiser.
E mais uma vez: a OPEC nao sao todos os produtores, muitos dos maiores do mundo ( de longe( nao fazem parte da OPEC. Larguem os.dogmas e abram os olhos, se quiserem
7 Março, 2022 at 13:42
A subida do preço não é de hoje, a ideia que tenho é que já há um ano que sobe… Ouvi há uns tempos (ano passado) que o facto de o Joe Biden ter fechado Keystone o ano passado, ter aprovado leis que proibiam o fracking e que fragilizaram os EUA no que toca a terem um pouco mais de autonomia energética, tudo para reduzir emissões, pode ter influenciado negativamente tudo.
O que eu acho é que nós não acompanhamos a subida do preço da gasolina. Sobe sempre mais para nós, em termos de peso na carteira, do que para os outros. Diria que é incapacidade do Governo, porque é o mais fácil de culpar, mas até pode haver outra explicação, eu sinceramente não consigo é ver qual.
7 Março, 2022 at 14:12
Na verdade até um peido dado por um gajo perto de um pais produtor de petroleo serve de desculpa para as subidas…
Para as descidas é que é mais escasso…
É engraçado que as subidas preveem-se a 1 ano mas as descidas é para o marreco….se calhar está relacionado com o facto de ser um cartel e ser fácil eles próprios preverem o que eles vão fazer a 1 ano. Depois as desculpas é uma questão de encontrar no momento o que é que há….
7 Março, 2022 at 15:06
Sim isso também é um bocado estranho. Se o valor de tudo passa por altos e baixos, é estranho o do petróleo não sofrer os mesmos altos e baixos.
Há muitos anos ouvi um sr de nome Ramalho Eanes falar da exploração de energia nuclear. Desconheço o seu trabalho, o meu pai parecia gostar dele, dos poucos politicos que me lembro o meu pai gostar. Não sei se me recordo bem mas defendia a criação de uma central nas Ilhas. Desconheço se o custo valeria o esforço, o que fosse, mas a ideia que tenho é que apesar de Chernobil, é supostamente o tipo de energia mais limpo e que se aproveita melhor. Sei que a dependência de petróleo cada vez vale menos, e não tem nada a ver com emissões, tem mesmo a ver com o facto de qualquer dia só estar ao alcance de algumas pessoas.
Do resto mesmo lendo o Porrinho não percebo como o petróleo sobe para todos, mas depois para venda aqui é muito mais alto do que em países em que o ordenado médio é bem maior.
7 Março, 2022 at 15:47
“Do resto mesmo lendo o Porrinho não percebo como o petróleo sobe para todos, mas depois para venda aqui é muito mais alto do que em países em que o ordenado médio é bem maior.”
Provavelmente, nem ele! 🙂
7 Março, 2022 at 15:55
Que o Miguel nao perceba é normal… normalíssimo até.
E nIs não digo
Ah, já existem paises produde petróleo a apostar/utilizar a nuclear.
7 Março, 2022 at 14:09
Não…ninguém ganha…
Os petrodólares são um mito…
E as petrolíferas serem das maiores empresas do mundo também.
Ninguém ganha…a BP, Shell, etc é tudo empresas deficitárias coitadas…não têm dinheiro para mandar cantar um cego….
Coitados….
7 Março, 2022 at 14:27
O que não quer dizer que a energia não tenha de aumentar pelas circunstancias e tudo mais.
Uma coisa não invalida a outra.
O problema de dependência energética e do cartel da energia (muita dela controlada por estados), para mim é igualmente uma realidade …
7 Março, 2022 at 16:12
Se calhar é poer isso
!
7 Março, 2022 at 14:34
O pessoal quer baixar os impostos sobre os combustiveis, mas esquece-se que o dinheiro que não entra por esse imposto tem que entrar por outro.
7 Março, 2022 at 14:47
Olha que caralho…
Assim é fácil gerir!
Como é que o Varandas nunca pensou nessa merda?
Precisa de dinheiro?
É aumentar as quotas, é aumentar os bilhetes, é aumentar o preço dos jogadores, enfim, é aumentar… o que for!
Gerir só é assim no Governo, porque as pessoas deixam que façam esta merda toda.
Se o Varandas fizesse igual, metade do pessoal deixava de ser sócio, o estádio passava a estar às moscas, e ninguém comprava jogadores nossos porque estavam todos inflacionados.
Deixem de se endividar!
Pagamos por ano mais que o Ministério mais caro pela divida. Vais mais dinheiro dos impostos para sustentar a divida – só o Juro! – do que se gasta no Ministério da Saúde, que é o que gasta mais.
Mas, tal como acontece no Sporting, está tudo a cagar para a divida e o que isso vai transformar o futuro do país para os nossos filhos e netos. Desde que pareça que funciona — que é um bocado o caso do Sporting – o pessoal está feliz e dá o seu aval para continuar.
7 Março, 2022 at 15:25
É assim aqui e em todo lado. O que podes fazer de diferente?
7 Março, 2022 at 15:38
Só podes não votar nos mesmos que já viste que nem tentam tirar-te do buraco…
Individualmente, não podes fazer mais nada. Quanto muito tentar passar a mensagem.
Isto só muda quando a maioria quiser mas não devemos deixar de fazer a nossa parte, só porque os outros não fazem a deles.
É complexo.
7 Março, 2022 at 16:45
E os outros iam baixar o imposto sobre os combustiveis?
7 Março, 2022 at 14:51
Discutivel…
Tinhas de colocar aí o impacto do aumento dos combustíveis no resto da economia e do prejuízo brutal que geram estes aumentos.
É difícil estar aqui a discutir só de boca se a entropia criada no resto da economia não é maior do que o imposto arrecadado….
Tenho sérias duvidas….
7 Março, 2022 at 14:54
Pois, também há isso.
E que pode levar a desemprego, por exemplo.
Enfim…
7 Março, 2022 at 15:28
A conta está lá para ser paga, eles vem buscar o dinheiro de uma forma ou de outra.
Baixavam o imposto sobre os combustiveis e estávamos aqui a discutir o aumento do IVA. Não há volta a dar.
A solução é produzir mais.
7 Março, 2022 at 15:32
Então…mas não percebes a contradição do que estás a dizer?
Como é que vais produzir mais com estes preços de combustível?
O preço da energia é um dos maiores travões que tens ao aumento da produção…
É exatamente isso que eu estou a dizer. Estar a falar de cor neste caso não faz sentido. Tens de medir o impacto na economia que teria uma diminuição do preço da energia e do importo que esse impacto ia gerar.
7 Março, 2022 at 15:37
Percebo Tiago.
Mas se a solução para o aumento da produção fosse baixar os impostos sobre os combustiveis, já a tinham implementado.
7 Março, 2022 at 15:45
Primeiro partes do principio que alguém em Portugal mede efetivamente este impacto. Ias ficar espantado com a quantidade de decisões politicas que são tomadas por achismo….
Segundo…quando um governo (ou vários…é um problema bem maior que Portugal e possivelmente o maior problema do capitalismo) considera que haver 4 ou 5 players num mercado é “o mercado livre a funcionar”, está tudo dito sobre o entendimento que têm do que é o mercado a funcionar. Provavelmente o maior problema do capitalismo neste tipo de mercados menos elásticos é exatamente a concentração ser tanta que nem o mercado regula nada (porque é dominado por meia dúzia de agentes), nem o governo controla e muito menos os reguladores, que quando acaba o mandato têm de ir trabalhar para algum lado…
Relacionado com os 2 anteriores…há a sensação evidente (que me parece muito justa) que o estado diminui os impostos, os preços baixam ali e vão aumentar para onde eles querem nos próximos 2 meses. E se tiverem uma boa desculpa nem sequer baixam e vão dizer que até deviam era aumentar mais…
7 Março, 2022 at 16:49
Não tenho conhecimentos para isso, mas custa me a crer que uma matéria destas não seja estudada pelo governo antes de tomar uma decisão.
7 Março, 2022 at 15:50
Somos competitivos? Como podemos ser competitivos e em que sectores económicos? Como podemos baixar a despesa do Estado, etc…
O que se vê é que hoje gastas 100e em compras para trazeres meia duzia de merdas que no ano passado te ficavam por 70/80e ou até menos, e tu a receber o mesmo ao fim do mês.
7 Março, 2022 at 15:54
O cabaz de calculo da inflação está de tal forma desajustado da realidade que um gajo até fica maluco.
Quem foi o gajo a quem o custo de vida aumentou 2 ou 3% em 2021 e 2022?!?! Quero conhecer esse gajo e saber como é que ele vive…..e replicar….
7 Março, 2022 at 16:07
Mas olha que no próximo fim de semana vais fazer as compras para a semana e o que te custou hoje 100 já vai para os 120… No fim do ano há um aumento aparente do ordenado minimo, umas mexidas nos impostos (dizem eles) e o teu poder de compra até aumentou vê lá tu bem. A poupança é que pronto. Também é bom ser governado por um grupo de manos que sempre viveu numa bolha de conforto extremo e que nunca teve um pai ou mãe a trabalhar para por comida na mesa e rezar para juntar uns trocos para que a velhice não seja uma valente merda.
7 Março, 2022 at 16:12
Isto está a ficar fora de controlo mas como o calculo da inflação está desatualizada a coisa fica por aqui…
Qualquer gajo que controle um bocadinho o que gasta percebe o aumento do custo de vida de 2021 e de 2022 e que ele foi muito maior do que 3%….tomara que fosse….
Nós aqui aumentámos os ordenados mais do que a inflação por isso mesmo (felizmente podemos) e mesmo assim o pessoal queixa-se que tem de cortar porque não está a dar para tudo……e com razão porque realmente está difícil…
7 Março, 2022 at 19:45
Quem faz regularmente as compras para casa – que aqui sou eu – já percebeu o que a inflação tem aumentado nos últimos 3 ou 4 anos, com especial incidência nos últimos 2…
7 Março, 2022 at 20:02
TcdL
Não sei onde estás, mas onde “estou” o custo de vida tem subido diariamente. Sim, a coisa boa dos países liberais é que as subidas (ou descidas) sentem-se diariamente. Supermercado, energia, combustíveis, é sempre a bombar. Os salários sobem por norma, mas só no 1 de janeiro…
Em pt o cabaz da inflacção é uma tanga de há anos, que nada tem a ver com a subida do custo de vida. Até porque certos bens têm mais peso que outros na carteira. A electricidade tem subido anualmente, e é despesa a que não podes fugir (podes sempre ligar o petromax ou ir para a cama ao pôr do sol como faziam os antepassados), e mais, por força da tal “sociedade digital” o consumo tende a aumentar.
Tens um modelo construído na base da energia barata, ora o pressuposto não é válido, logo…
7 Março, 2022 at 15:42
Também passa por não gastar mal o dinheiro que há – olha, um pouco como no Sporting!
Ou diminuis a divida, ou vai ser sempre isto.
E diminuir a divida requer gastar muito bem o dinheiro que há, coisa que estes gajos não fazem, nem nunca fizeram – só o Sócrates é responsável por metade da divida que havia na altura em que o 2º governo dele caiu.
E o que é que o povinho, inteligente, faz?
Mete o nº 2 do Governo dele a governar Portugal.
E entretanto a divida já aumentou mais um pedaço!
7 Março, 2022 at 16:53
Gastar bem o dinheiro é fazer o que o Passos fez?
Este imposto é transversal a qualquer governo. Gera muitos milhões, não é fácil arranjar alternativas para ir buscar este dinheiro.
7 Março, 2022 at 19:33
Foi isso que eu disse?
Eu não meto, de qualquer forma, no mesmo saco os Governos que estão a gerir uma bancarrota e os que estão em gestão normal.
Tal como não o que o Bruno de Carvalho foi obrigado a fazer quando chegou ao Sporting – se fizermos um paralelo, vocês aqui aplaudiram todos os cortes de despesa, inclusive em ordenados e até despedindo pessoas, e acharam isso mau quando o Passos teve de fazer igual.
Para que fique absolutamente claro, eu não voto PSD, nem CDS, nem PS… Nem BE, nem PCP ou afins que são o mesmo.
São estes gajos/partidos que, na minha opinião, uns mais, outro menos, são todos responsáveis pela divida que Portugal tem e pelo estado em que o país está neste momento, caminhando para que o futuro dos nossos filhos seja bem pior que o nosso, sem as perspectivas que nós tínhamos!
Nunca será quem nos colocou neste buraco que nos vai tirar dele. É a minha opinião.
Agora, meu caro, e já que puxaste por mim, 80% do tempo Portugal tem sido governado pelo PS, do Cavaco para cá… E, até ao Sócrates sair do Governo, só os Governos dele eram responsáveis por 50% da divida do país!
Espero ter sido completamente esclarecedor sobre o que eu penso e que não seja necessário voltares a fazer perguntas sem sentido! 😉
PS – Pois não é fácil “arranjar alternativas para ir buscar dinheiro”. O que me parece fácil é entender que o que pagamos de impostos, para aquilo que o país nos dá em troca, devia ser mais que suficiente para o país funcionar melhor e ainda irem abatendo a divida… Agora, pensa lá porque é que não chega e é preciso endividar-nos todos os anos, apesar do dinheiro que a UE mete cá… 😉
7 Março, 2022 at 19:52
Mas com uma crise sanitária sem precedentes já não faz mal.
O país teve praticamente 2 anos parado. O dinheirinho para o pessoal estar em casa veio de onde?
Então não votas em ninguém, ou a tua alternativa era o chega?
Se tens a solução para os problemas do país, candidata-te.
7 Março, 2022 at 22:22
Não votei Chega, também.
Mas mais depressa votava neles que nos outros cinco!
A solução para o país é uma partido que governe para bem do povo, coisa que nunca vi acontecer em Portugal, desde que me conheço…
E, sabes tão bem como eu que essa merda do “candidata-te” é mesmo só uma boca sem sentido porque nunca seria possível, mesmo que alguém como eu quisesse!
7 Março, 2022 at 19:34
“Tal como não CRITICO o que o Bruno de Carvalho foi obrigado a fazer quando chegou ao Sporting…”
7 Março, 2022 at 15:17
Desculpa a franqueza, mas é por muitos pensarem assim que não saimos da cauda da Europa.
7 Março, 2022 at 15:23
Não saímos da cauda da Europa porque produzimos pouco e a justiça não funciona.
7 Março, 2022 at 15:43
Eu acho que é pela soma das 2 coisas… e mais algumas.
7 Março, 2022 at 15:16
Resulta de nós pagar-mos mais de 50 % em imposto. Quando sobe 12 centimos na realidade está um pouco menos de 6… o resto é para o estado.
7 Março, 2022 at 13:18
17 golos sofridos
1 marcado
3 jogos nos oitavos da Champions
7 Março, 2022 at 14:39
No que concerne à indignação do Miguel, da qual partilho, só quero acrescentar que as refinarias estão a ganhar imenso, e o estado consegue IVA sobre ISP…
7 Março, 2022 at 14:47
Não digas essa merda… Vais ficar a ser burro e narcisista!
7 Março, 2022 at 15:13
Gastas demasiado tempo a responder…. A secretária pode fazer outras coisas….
7 Março, 2022 at 15:34
Tens razão!
E às vezes é pura perda de tempo…
7 Março, 2022 at 15:29
“Numa carta enviada à secretária-geral da FIFA, a senegalesa Fatma Samoura, e divulgada hoje pelos dois organismos, FIFPRO e WLF defenderam a necessidade de criar condições para que os jogadores estrangeiros que atuam no futebol russo possam abandonar o país e continuar a sua profissão noutros campeonatos, sem que sejam punidos por isso.
Ou seja, estes organismos, pedem que os estrangeiros que jogam na Rússia possam rescindir, se essa for a vontade dos mesmos, e não tenham de voltar.”
7 Março, 2022 at 15:34
Eu pensava que isto já estava a acontecer….
Realmente a FIFA……
7 Março, 2022 at 15:45
Mas, já viste alguém, jogador, rescindir?
Quem tem rescindindo são treinadores, mas esses podem.
7 Março, 2022 at 15:47
Pois…de facto não me lembro de ler um caso especifico. Não sei porquê tinha ideia que isto estava a acontecer…se calhar li alguns pedidos e pensei que estava a ser feito…
7 Março, 2022 at 15:48
“O jornal norte-americano New York Times avança esta segunda-feira que a FIFA vai permitir que os jogadores estrangeiros a jogar na Rússia possam terminar os contratos temporariamente. Ou seja, os futebolistas poderão deixar a Rússia e assinar por outro clube para acabar a temporada, mas terão de regressar depois de 30 de junho, excetuando casos em que os contratos terminem no final da temporada 2021/22.”
7 Março, 2022 at 15:52
Ainda diziam que era fácil os rescisores ganharem os casos na FIFA por causa de Alcochete…
Porra….
Numa guerra e num mundo de sanções à Rússia, num caso que penso que é evidente à luz do que está a acontecer em todo o desporto, está difícil a FIFA aceitar, quanto mais…
7 Março, 2022 at 15:58
Tão isso…
7 Março, 2022 at 16:22
Isso é coisa para o J te responder
7 Março, 2022 at 15:55
É avisar os gajos que existe um escritório de advocacia em Portugal que trata isso em conjunto.
7 Março, 2022 at 15:59
🙂
Não perdes uma! 😉
7 Março, 2022 at 16:04
Uma cartinha… fotocopia-se 350 vezes… faz-se menção aos “suores frios” e vai de mota!
O Sporting que anda atrás do Wenderson Maciel do Krasnodar há 2 anos… que faça como fez ao podence! Vá lá agora e pague 6 ou 7 milhões (100% do passe tá claro!)
7 Março, 2022 at 15:58
https://www.youtube.com/watch?v=GwrIDeOiPIg
7 Março, 2022 at 18:14
A “cena” da gasolina que estavam a discutir, é só mais uma que me tira do sério, é esquema dos nossos políticos, dirigentes e pessoal do capital? É sim, a responsabilidade é deles, mas a culpa é nossa, mais uma vez falta de cidadania dos Portugueses, de solidariedade e de união nas coisas básicas dos cidadãos…
Eu acidentalmente vivia na Bélgica quando eles liberalizaram o preço dos combustíveis e lembro-me bem, duas bombas em frente uma da outra, uma dizia 1c abaixo do preço de referencia, a outra dizia 2c abaixo do preço de referencia, os Belgas faziam filas sem fim para irem á bomba dos 2c abaixo, na semana a seguir a bomba em frente punha 3c abaixo e a fila mudava para essa bomba e dado o nível de vida na Bélgica eles não o faziam por uma questão de dinheiro, era por uma questão de cidadãos, consumidores a defenderem os seus direitos…
Agora Portugal, liberalizam o preço dos combustíveis, a Galp durante meio ano, seis meses, teve o combustível mais barato de Portugal, sabem quantos clientes “ganhou”? ZERO, ganhou zero clientes….
A Bélgica tem 10M de habitantes, uns 7 ou 8M são sócios da DECO deles, Portugal tem 11M, a DECO se tiver 200 ou 300K de sócios já vai com sorte!!!
Nós não nos defendemos a nós mesmos como cidadãos e consumidores e estamos á espera que o Governo ou as corporações multinacionais o façam? Eh phá tenham juízo….
SL
7 Março, 2022 at 19:13
Tenham orgulho, eu adoro os teus posts sobre o Sporting, mesmo a sério. Já quando chega a política parece o revisionismo varandista do J. Sinceramente deves saber perfeitamente bem que a liberalização do mercado é a melhor maneira de defender o consumidor e em 99% dos casos é o mais eficaz. Saberás também com certeza que a soma dos impostos cobrados pelo estado em Portugal sobre os combustíveis, corresponde a mais de 70% do valor pago pelos portugueses, ou seja mais de 1,40€ vão para o estado em cada litro que custa agora 2€. Sinceramente não há muito mais a dizer sobre isto porque somos xulados até ao tutano e depois andam a dar IVA vouchers para nos comer de cebolada e a malta toda contente com os 10€ que recebe. Cada vez mais é como a Venezuela, roubam nos tiludo e depois diatrubuem migalhas para andarmos de mão estendida. Eu meto 180€ de gasolina por mês, 2160€ por ano dos quais mais de 1600€ vão para o estado para financiar uma treta qualquer. Metam o IVA voucher num sítio que eu cá sei
7 Março, 2022 at 19:42
Acho que não entendeste o comentário dele, Rodrigo.
7 Março, 2022 at 20:03
Não compreendeu não a culpa é minha não me expliquei bem
7 Março, 2022 at 19:52
Ou eu não me expliquei bem ou tu não leste com atenção o que eu disse ė que a responsabilidade é das empresas e do estado mas que a culpa é nossa porque permitimos que gozem com a nossa cara, tão simples como isso, sabes porque ė que na Bélgica não se pagam portagens? Porque o governo que tentou foi posto a andar numa semana, os Belgas disseram que isso já estava incluído nos impostos deles e exerceram os direitos da sua cidadania manifestaram-se, revoltaram-se e correram com o governo, nunca mais nenhum tentou….
7 Março, 2022 at 20:01
Mais a liberalização seja de que preço for, só defende os cidadãos se eles se defenderem a si mesmos e como é que os cidadãos/consumidores o fazem? Simples penalizando as empresas que têm preços mais altos para o mesmo serviço ou bem se uma grande quantidade de consumidores o fizerem os preços baixam se os consumidores se estiverem a cagar os preços sobem….
7 Março, 2022 at 20:07
Olha que há uns anos fizeram estudos que afirmavam que os portugueses eram dos menos fiéis às marcas porque se guiavam pelo preço mais baixo.
Nos hipers tens o caso da adesão às marcas próprias, no caso da gasolina o pessoal nas cidades maiores pode guiar-se pela bomba que apanha no caminho, mas no lugarejo onde residi as marcas brancas estavam sempre à pinha.
Quando há concertação de preço é que não há muito a fazer. E quando tens áreas com apenas 2 ou 3 agentes, quase nem é preciso combinar.
7 Março, 2022 at 20:19
O “problema” é que o pessoal da cidade que se regula “pela bomba que está mais á mão” representa 2/3 dos consumidores totais…
Para fazeres face ás corporações, só há uma forma ir-lhes ao bolso, tudo o resto é irrelevante, a única coisa que conta é se os acionistas recebem muito guito e andam satisfeitos, ou se começam a receber menos e vão perguntar ao CEO o que é que se passa e isso só fazes com um grande numero de consumidores a boicotar uma marca e a preferir outra mais barata
7 Março, 2022 at 20:29
Não sei como é com a gasolina, mas por exemplo sei que nas telecomunicações toda a gente tinha de pagar à PT(MEO) para poder ter serviço, logo aí pronto. Nas energias a EDP também deve chular alguma coisa. Não sei se a Galp o faz, mas não me surpreendia. Logo aí já tens pelo menos 2 empresas que em parte controlam o mercado, ou seja o que parece um mercado livre não o é porque o poder de negociação está sempre de um lado. E a MEO é do mais toxico para o mercado que pode haver, porque pelo que eu sei a NOS e Vodafone queriam explorar o 5G há muito mais tempo e não podiam por causa da MEO e a merda acho que só se resolveu em tribunal. Esta parte não tomem como verdade universal, mas tenho essa ideia.
7 Março, 2022 at 19:40
Olha, caro TenhamOrgulho, isso tem toda a parecença com estares a chamar burro aos portugueses… Parece isso, cheira a isso, só pode ser isso.
Portanto, já vem aqui o Nuno e o tasqueiro da Irlanda, dizer que és tão inteligente como eu e que não passas de um narcisista! 😉
7 Março, 2022 at 20:26
Respeito todas as opiniões, inclusive a minha…Logo os “cães ladram e a caravana passa…”
Atenção que não lhes estou a chamar cães é um ditado popular para exemplificar um ponto, eu ouço o que me dizem, mas se apesar disso continuar convencido das minhas ideias, a caravana continua a passar….
7 Março, 2022 at 20:31
Exacto! 🙂
7 Março, 2022 at 19:47
Nao tenho grande experiência por ter sido sócio da deco…
7 Março, 2022 at 20:06
Uma mà associação de consumidores com 1000 sócios tem mais força que um “bom” consumidor isolado….
7 Março, 2022 at 20:14
Há empresas que se só se importam contigo quando sais ou ameaças sair. Aí funciona o mercado…
Tive um “bife” com uma empresa… do Estado. Aí nem a Deco me valeu. Esses bem se estão borrifando para os clientes.
Mas tive uma situação específica com a Deco que me lixou de vez, fizeram um leilão da energia, e a enpresa que ganhou era a melhor proposta, mas por outro lado era a líder incontestada em reclamações (e eu tivera pessoalmente contrato com eles). Acho que não fica bem a uma organização que defende consumidores dar palco a empresas que destratam consumidores.
7 Março, 2022 at 20:23
O facto da DECO ser mal gerida não invalida a teoria que 1M de consumidores organizados tenham mais força que 1 ou 2 isolados, o ponto é esse…
7 Março, 2022 at 20:32
Subscrevo mas também dou razão ao Nuno no ponto que a Deco portuguesa pouco faz…
Se calhar é mesmo por terem poucos associados.
7 Março, 2022 at 20:48
Discordo num ponto. Isolados, se todos se dessem ao trabalho de preencher o livro de reclamações, se calhar podia ser diferente. A malta reclama, faz espalhafato, mas não deixa por escrito.
7 Março, 2022 at 22:17
Referes-te aos preços? Ou outras situações?
7 Março, 2022 at 18:53
Pelo que li hoje na imprensa o Sporting na pessoa do seu génio negocial Viana fez uma proposta para ir buscar o melhor marcador do SLB na liga dos campeões de 2016, um qualquer coisa Svilar. Aparentemente este craque terá recusado. Any comments J?
7 Março, 2022 at 19:41
🙂
Muito bom, Rodrigo!
7 Março, 2022 at 19:47
A FIFA comunicou, esta segunda-feira, que os jogadores estrangeiros de clubes russos e ucranianos têm até ao final da temporada (30 de junho) para rescindir, de forma unilateral e «sem enfrentarem quaisquer consequências legais», os contratos devido ao conflito militar entre os dos países em solo ucraniano. Atualmente, são 129 os jogadores estrangeiros que atuam no campeonato russo e 95 no ucraniano.
O organismo que rege o futebol mundial decidiu ainda abrir uma janela de transferências excecional, pelo que os referidos jogadores terão até 7 de abril para poderem assinar a ‘custo zero’ por outra equipa. Cada clube poderá apenas registar dois jogadores ao abrigo desta exceção, de forma a «salvaguardar a integridade das competições».
Ora aqui está uma boa oportunidade para nos reforçarmos bem…
Vejam se abrem a pestana! Mas escolham bem!
7 Março, 2022 at 20:34
Aqui, nesta noticia, não fala nada de ser só até 30 de Junho mas noutra noticia fala disso.
Só até 30 de Junho não parece muito interessante.
Mas é uma boa oportunidade para tentar negociar jogadores em baixa, até porque ninguém garante que em Julho isto esteja resolvido…
7 Março, 2022 at 20:36
O contrato só pode ser até 30 de Junho?
7 Março, 2022 at 20:46
É o que diz uma das noticias, que vem no seguimento do que se dizia durante a manhã.
Mas na outra não fala nada disso.
7 Março, 2022 at 20:35
O Shaktar tem dois brasileiros que acho interessantes. Marlon que é central e Tete que é extremo. O Dodo que passou no Guimarães também é bom, mas já temos o portento do Vinagre.
7 Março, 2022 at 21:18
E o Neres?
7 Março, 2022 at 21:35
O Neres é bué inconsistente. Devia de ter saído do Ajax para uma equipa melhor ou alguém da EPL e saiu para o Shaktar, o Antony por exemplo vai dar o salto que o Neres não conseguiu por ser mais consistente. Se tivesse de escolher seria o Tete que é mais novo, mais maleável e acredito que seja melhor. Mas se for como o Miguel diz não escolhia nenhum porque basicamente é um aluguer de 4 meses.
7 Março, 2022 at 22:17
Por 4 meses nem parece interessante.
Só mesmo para um clube ou outro que esteja com possibilidade de ser campeão… Não para nós que já será muito difícil. E nem estou a ver o Amorim ir nisso…
7 Março, 2022 at 20:06
Existe algum jogador estrangeiro na Ucrânia ou Rússia que pudesse ser interessante para 10/11 jogos?
7 Março, 2022 at 20:45
Alguém falou dum brasileiro do Krasnodar, que já se terá tentado contratar 2 vezes…
8 Março, 2022 at 0:02
Não sei quem é mas para 10/11 jogos?
O mais provável é nenhuma equipa vá contratar alguém para tão poucos jogos. Só se for algum jogador que é muito claramente superior do nível dos que já estão no plantel.
7 Março, 2022 at 20:45
Wendell looool
7 Março, 2022 at 23:57
Wendell para 10/11 jogos?
7 Março, 2022 at 20:16
Agora é que vi a estatística…. 4 faltas do P. Ferreira no jogo inteiro!!!??
Quem fizer apostas que aposte forte no P. Ferreira que os próximos jogos vão ganhar der por onde der!
7 Março, 2022 at 20:43
Contra nós isso NUNCA acontece. Só contra Porto e Benfic@, o que é bem demonstrativo…
A mim ninguém me convence que é coincidência!
7 Março, 2022 at 20:46
Claro que não.
Tudo comprado
7 Março, 2022 at 21:15
Olá,
Depois do ping-pong energético/económico entre alguns escribas, anexo um resumo da Carta de Bruges, escrita pelo Infante D. Pedro, um dos mais esclarecidos governantes portugueses de sempre, ao rei seu irmão D. Duarte
“O governo do Estado deve basear-se nas quatro virtudes cardeais e, sob esse ponto de vista, a situação de Portugal não é satisfatória. A força reside em parte na população; é pois preciso evitar o despovoamento, diminuindo os tributos que pesam sobre o povo.
Impõem-se medidas que travem a diminuição do número de cavalos e de armas. É preciso assegurar um salário fixo e decente aos coudéis, a fim de se evitarem os abusos que eles cometem para assegurar a sua subsistência.
É necessário igualmente diminuir o número de dias de trabalho gratuito que o povo tem de assegurar, e agir de tal forma que o reino se abasteça suficientemente de víveres e de armas; uma viagem de inspeção, atenta a estes aspetos, deveria na realidade fazer-se de dois em dois anos.
A justiça só parece reinar em Portugal no coração do Rei ; e dá ideia que de lá não sai, porque se assim não fosse aqueles que têm por encargo administrá-la comportar-se-iam mais honestamente. A justiça deve dar a cada qual aquilo que lhe é devido, e dar-lho sem delonga. É principalmente deste último ponto de vista que as coisas deixam a desejar: o grande mal está na lentidão da justiça.”
Fantástica lucidez de quem há mais ou menos 600 anos, percebeu que há limites à tributação do povo e de que a justiça é um pilar de confiança e do funcionamento das coisas. E o desejo de uma força de defesa profissionalizada e eficaz, coisa descurada na Europa, assume contornos premonitórios em face do que se passa na actualidade. Por isso o mataram em Alfarrobeira.
Houve um continuador, seu neto D. João II, que proibiu qualquer cidadão de se vestir mais ricamente que o rei (ele dava o exemplo e vestia de negro), cortando a ostentação, também acabaram com ele.
SL
7 Março, 2022 at 22:25
Impressionante como há 600 anos já era assim… e já havia gente lúcida e com visão!
7 Março, 2022 at 21:19
Mas, e a gasolina? Já falaram disso hoje?
7 Março, 2022 at 21:44
O off quer-se diverso e interessante. Hoje é o espelho de um off a sério. Começa com cordialidade, um pouco de futebol com anime no meio não sei porquê; um duelo entre o amarelo e o menos crente da Irmandade, e o tema da atualidade. Acho que hoje foi um bom dia, até porque está a chover bem aqui para os lados de Alvalade, infelizmente para o nosso relvado.
Agora vou dar ali os parabéns à malta das modalidades que parece mal não dizer nada, ainda por cima está lá a Patrícia.
7 Março, 2022 at 22:04
Á dias estive a fazer as contas por baixo, do produto em termos de euros, das bombas de gasolina em Portugal, não vou estar aqui a presentar como fiz as contas, pensei numa determinada média diária por pessoa, é evidente que nem todas as pessoas metem todos os dias combustivel, também levei isso em conta, com um determinado numero de bombas de gasolina no país e multiplicando por 365 dias.
Fiz essas multiplicações todas e cheguei á linda quantia a rondar os 7 a 8 mil milhões de euros anuais.
Destes valores, tem que se pagar a quem nos fornece o petróleo.
Agora imaginem os valores que o estado ainda arrecada.
Quase que dá para dizer, que cada bomba de gasolina em Portugal é um verdadeiro poço de petróleo.
Depois vêm com esmolas de evauchers.
Só em Portugal.
7 Março, 2022 at 22:12
“A UEFA anunciou esta segunda-feira multas para Sporting e FC Porto por uso de pirotecnia em jogos europeus.
Os leões vão pagar 11.500 euros pela utilização de engenhos pirotécnicos na receção ao Manchester City, para a Liga dos Campeões, a 15 de fevereiro. Pela mesma razão, os dragões foram castigados a pagar 5.250 euros referentes ao jogo no Estádio do Dragão com a Lazio, referente à Liga Europa.”
Não resolvem isto porque não querem…
Tanta merda com as claques e esta porcaria continua!
Era meterem camaras, várias de alta resolução, apontadas a estas bancadas para identificar quem faz estas coisas e ter a policia pronta para ir lá buscar os gajos e identificá-los ainda durante os jogos!
Depois, tribunal com eles para pagarem as multas e para serem expulsos de vez dos estádios…
Isto já mete nojo!
7 Março, 2022 at 22:33
Olá:
D. Pedro e D.João devem estar às voltas na tumba.
Chamam ao telefone o Sr Dr Afonso Henriques, de Nuno Nazareth Fernandes. Sugestão de leitura
SL
7 Março, 2022 at 23:33
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/campeonato-de-bofetadas-teve-schwarzenegger-como-padrinho-e-um-incrivel-embate-entre-mulheres?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
7 Março, 2022 at 23:42
Feminino Voleibol na four final da Portugal Taça.
Falar é que é isso.
8 Março, 2022 at 7:28
“Graças à falta de padrões morais, a exposição ante informações verdadeiras já não fará mais diferença para a maioria.
Uma pessoa que foi corrompida, que foi doutrinada pelo marxismo, é incapaz de ascender à verdade, os factos não significam nada para ela.
Mesmo que ela seja soterrada de provas autênticas, documentos, fotografias, tudo, ela se recusara a acreditar.
Somente quando a bota do regime estiver esmagando seu corpo…aí, ela irá entender.”
– Yuri Bezmenov