Com a eliminatória resolvida, o Sporting foi ao Etihad para uma aula de crescimento a grande parte dos seus jogadores. Adán e Neto exibiram a experiência que a Champions já lhes deu, Ugarte tentou estar em todo o lado, Edwards agitou o jogo, o menino Rodrigo estreou-se aos 16 anos e os adeptos leoninos brilharam na bancada
Guardiola tinha choramingado só ter 14 jogadores, mas um gajo olhava para os que equipavam de azul bebé e via-se Fernandinho, Gündoğan, Bernardo Silva, Sterling, Gabriel Jesus ou Phil Foden, com um banco onde cabiam Mahrez, Grealish, Kevin de Bruyne e Rodri. Coisa pouca. Do nosso lado, sem Palhinha, Matheus Nunes e Daniel Bragança, Tabata ocupava ao miolo, ao lado de Ugarte, enquanto Paulinho surgia naquele papel de falso extremo esquerdo que vai ganhando minutos de entrosamento com Slimani, a referência ofensiva.
A verdade é que a primeira parte foi correndo sem que algo de muito relevante acontecesse. Matheus Nunes e Gabriel Jesus travavam um duelo muito interessante, Neto começava a dar nas vistas com o primeiro de três ou quatro cortes de nível Champions, Ugarte parecia estar em todo o lado (ou tentava), Porro deliciava tudo e todos nas vezes em que recebia de forma orientada e pedia à equipa para se libertar de amarras. Tudo isto com um City com muito mais bola, tentando que o carrossel desmontasse o posicionamento adversário, e um Sporting com linhas mais baixas, mais compactas, assumindo que entre o fim da infância e o início da vida adulta existe uma adolescência.
Já depois da meia hora, os Leões tiveram finalmente bola. Rodaram, jogaram, respiraram e ganharam alguma confiança. Gonçalo Inácio, que até tinha entrado mal na partida, com duas perdas de bola que indiciavam vaselina nas botas, agarrou na redonda e tirou um, dois, três do caminho, arrancando decidido relva fora. Mas o perigo maior vinha quando o Sporting conseguia usar a profundidade. Slimani ameaçou, Paulinho estava fora de jogo, mas estava dado o sinal, antes de surgir o momento alto do primeiro tempo, quando Sterling surgiu frente a Adan, picou a bola com a canhota e viu a mão esquerda do redes espanhol dizer-lhe “o que tu queres, já muitos tentaram fazer”.
Ao intervalo, Guardiola deixou Foden e Bernardo Silva no duche, fazendo entrar McAtee e Mahrez, um craque que mal tocou na bola provocou o único real erro a Matheus Reis, provocou o desnorte na defesa leonina e permitiu a Gabriel Jesus celebrar o 1-0, que viria a ser anulado pelo VAR.
Tinha passado o susto e o próprio City parece ter tomado esse lance como uma espécie de birra: ai anulaste? Então agora ainda me vou chatear menos. E enquanto os ingleses faziam beicinho, veio de lá o pequenito Edwards, conterrâneo dos de azul, para animar a segunda parte. O camisola 23 entrou de nariz arrebitado e passo acelerado, dando ao Sporting uma velocidade de transição que permitiu à equipa ir-se chegando à frente. Foi inclusivamente Edwards, que viu bem a desmarcação de Paulinho e o deixou na cara de um desconhecido Scott Carsen, que aos 36 anos recebeu a prenda de poder jogar na Champions. João Paulo não conseguiu ultrapassar a muralha erguida pelo redes e o Sporting via esfumar-se a sua grande oportunidade de golo, à qual o City responderia quase em cima do apito final, por Sterling.
E num jogo que, acima de tudo, serviu para esta equipa leonina ganhar mais minutos na mais exigente prova futebolística que tem que disputar, foi ainda chamado à sala de aula o menino Rodrigo Ribeiro, de 16 anos, promissor avançado que ainda ousou incomodar John Stones antes de voltar a Lisboa com o mesmo desejo dos restantes companheiros: voltar a estar na Champions em 22/23, se possível aproveitando todos os ensinamentos recolhidos na edição deste ano.
10 Março, 2022 at 9:25
Estes ganharam de goleada aos beefs.
https://twitter.com/nanacferreira/status/1501644670010593292
10 Março, 2022 at 9:29
As diferenças são gigantes e dificilmente teremos um plantel para poder sequer tentar dar luta…
Se o tivéssemos seriamos imparáveis em Portugal e arredores.
No entanto as nossas finanças e o próprio campeonato português não permite manter os melhores e ir reforçando com outros de igual ou melhor valor
10 Março, 2022 at 9:31
Tiveram de defender muito e bem (Neto Neto e Neto…), Porro foi obrigado a perceber que na sua posicao tem de se ser eximio defensor, MR mostrou sobriedade (bom jogo, mais um).
A parte defensiva funcionou, o espirito de equipa funcionou, a hipotese Paulinho naquela posicao nao e’, de todo, descabida.
NS entrou pessimamente (mais uma vez, a precisar de qq coisa.)
Saimos vivos, assumimos o autocarro, assumimos ao que iamos, se falsas expectativas para ninguem (conseguir nao perder no Etihad Arena ‘e uma “pequenina vitoria”).
Para o ano mais fortes, crescimento sustentado, constante, equilibrado – naos e corre sem se aprender a andar primeiro.
Nao foi excelente mas foi honroso, foi esforco e dedicacao – e estas sao sempre retribuidas pelos Sportinguistas (por estes, sempre).
Spoooooooooooooorting
10 Março, 2022 at 9:34
Muito fixe, Chuck Berry! Primórdios do Rock … a guitarra eléctrica a transforma o Blues em ritmos mais acelerados … Boa analogia com o nosso futebol – que na próxima edição da Champions este projecto do Amorim já apresente mais irreverência. Faltou-nos uns “rifts” de guitarra eléctrica em certos jogos.
Mas nota-se evolução. Há que ter esperança! No global, não foi excelente, mas foi uma boa campanha na CL!
10 Março, 2022 at 9:39
Não deu para ver (mesmo o real-psg perdi parte por blackout), a vontade e disponibilidade eram nulas, arriscaria dizer que o Sporting jogou ou viu jogar aquilo que o City quis.
Falta intensidade, mentalidade, e nalguns casos, qualidade. São coisas que se ganham e aprendem, excepto a terceira, que embora possa ser trabalhada, na maior parte das vezes é formada ou comprada.
Houve upgrade, o Dortmund (longe da máxima força) foi passado, os turcos mais fracos foram atropelados. Para o ano espera-se mais.
Ontem o Porto mostrou a realidade tuga, bastou uma equipa que troque a redonda e tenha qualidade e físico na frente, foi um fartote. Por mais ADN que se tenha, é complicado andar semanalmente a jogar em serviços mínimos com manhas, e passar num segundo para jogos de exigência grande.
10 Março, 2022 at 9:59
“Big frog in a small pound”… Exatamente o que acho do PSG.
10 Março, 2022 at 10:08
Curioso como o Porco é muito pior na Liga Europa que é na Champions…um fenomeno que não consigo perceber muito bem…
10 Março, 2022 at 10:54
“Ontem o Porto mostrou a realidade tuga”
Mostrou até de outra forma… Quando há árbitros e VAR a sério, a coisa fica mais complicada para eles…
10 Março, 2022 at 12:50
Foram uns cordeirinhos…
Se aquilo que presenciamos ontem fosse na liga tuga o que é que não seria?!
10 Março, 2022 at 13:42
Alguém seria agredido no final do jogo. Viria o basta e o contra tudo e contra todos.
As lengalengas do costume desses novos.
10 Março, 2022 at 13:42
Nojos *
10 Março, 2022 at 15:48
Era a peixeirada do costume… Como foi connosco, com o Moreirense, com o Gil Vicente, etc.
Na Europa não fazem porque sabem que não podem fazer. Cá fazem porque sabem que podem, ninguém se atreve a castigá-los.
10 Março, 2022 at 9:41
Um jogo pouco interessante entre uma equipa pouco interessada no jogo e outro com mais medo que vontade de jogar.
O City nunca acelerou a sério, nós quando conseguimos ter um bocadinho de bola já na 2ª parte lá se viu qualquer coisa de futebol. Enfim…cumpriu-se calendário.
Confesso que acabo esta eliminatória com a sensação que nunca conseguimos mesmo jogar futebol, tirando nos últimos 30 minutos, pai. Até aí não fomos uma equipa de futebol. E isso desilude-me um bocado. Claro que não esperava jogar olhos nos olhos e ter bola e tal, mas nem transições conseguimos até essa altura.
Está feita a prestação na champions deste ano e é, sem duvida nenhuma, positiva.
Do jogo registo uma grande exibição do Neto. Para mim o melhor em campo, de longe. Registo o Slimani…explora o espaço muito melhor do que o Paulinho e é muito mais perigoso.
O Ugarte acabou o jogo de rastos. Não percebi essa parte. Com o Essugo no banco, para quê forçar o Ugarte até ao limite dos limites. Ele estava visivelmente morto.
Continuo a não ser fã do Tabata mas, tal como na pré-época, gosto muito mais de o ver no meio campo do que na frente. Apesar de não ter lugar também a meio campo que tem 4 melhores que ele…
Sarabia parece que não sabe jogar rápido. O City exige uma velocidade de raciocínio e de execução que o Sarabia parece não ter. Uma pena…também é verdade que se tivesse não estava no Sporting. Mas com o tipo de jogo que ele joga, isto nota-se muito nestes jogos.
O Inácio foi em crescendo…mas como tenho dito ao Inácio falta descanso. Ele parece muito cansado e as reações dele parecem muito mais “pesadas”.
Interessante a entrada do puto RR. Já tinha dito que me parecia claramente o jogador que melhor encaixa na frente “à Amorim” que temos na academia neste momento. Tudo o resto parece estar a milhas…vamos ver como se desenvolve, como cresce na principal e na B. Espero que mais na principal que na B que com aquela gente não cresce nada…
Enfim…está feito. A partir de agora concentração total no campeonato, muito tempo para trabalhar. Segurar o 2º lugar, acabar bem o campeonato e ganhar a taça. Acabando assim não é uma época boa mas pode ser uma época importante de aprendizagem….depende do caminho que isto levar….
10 Março, 2022 at 10:52
Bem parecido com o que penso… 🙂
10 Março, 2022 at 9:42
Não vi o jogo…
Escutei na Antena Um…
Uiii…” é doentio” escutar os comentários daqueles gajos…
Li o comentário do Cherba que “até conseguiu o milagre” de… deixando de fora o Matheus Nunes “acabou” a colocá-lo num duelo com Gabriel de Jesus (é apenas uma brincadeira Cherba…sei bem que era o Mateus Reis…)…
Vi há pouco um vídeo da jogada do “golo falhado” por Paulinho…
Ele “não falhou”…vê-se bem como inteligentemente ele tentou desviar a bola do redes…mas o Scortt Carsen, saiu muito bem e com um reflexo fantástico evitou o golo…
Espero, se Deus me der vida e saúde…poder ver em breve o crescimento do Rodrigo Ribeiro…
E uma ultima palavra para os adeptos do Sporting presentes no Etihad…
Estes sim “representando os melhores adeptos mundo…”…
(Que não “aquelas bestas, armadas de tochas…”…e que se “dizem também adeptos”…)
Sporting Sempre…!!
10 Março, 2022 at 9:48
E com malta de todas as idades e dos dois sexos na bancada, todos em comunhao e a apoiar a serio; talvez o problema seja mesmo geografico, como o da tao propalada falta de produtividade do trabalhador portugues…em Portugal. Parece que em Portugal nao se sabem comportar, ou quando estao apenas com aquelegrupo restricto, “de iguais”, so’ fazem asneira…
O comportamento na bancada, no apoio, deveria ser bem estudado. Mas bem mesmo.
SL
10 Março, 2022 at 9:45
A eliminatória já estava decidida, foi bom não sair derrotado lá em Inglaterra.
City em modo treino, e nós com respeito a mais.
Os plantéis são incomparáveis, mas o que fica desta eliminatória foi a falta de atitude e de tomates para ir a luta.
Perdemos logo a seguir ao sorteio, entrámos em campo já derrotados, eu sei que estamos em crescimento mas não é a perder 0-5 que aprendemos.
Muito satisfeito por ter passado a fase de grupos, muito desiludido com a atitude da equipa nesta eliminatória. Para o ano há mais, que corra melhor.
Sporting sempre!
10 Março, 2022 at 10:09
Vi os highlights. Pareceu-me que nos safámos de um penalty do Ugarte logo no inicio e depois quase que passa logo para a segunda parte, por isso imagino a qualidade do jogo. Na segunda parece haver uma clara mudança com a entrada do Edwards. Lá está, fechadinhos cá atrás, rápidos na frente, e contra estas equipas que gostam de ter a bola e pressionar alto só com muita concentração atrás e velocidade na frente é que podemos fazer mossa.
Podíamos ter ganho o que parece absurdo, mas infelizmente a bola foi para os pés do João Paulo. Ao ver o lance dá a sensação que pode chutar de primeira com o pé direito, mas prefere deixar a bola correr para lhe dar com o esquerdo por isso é que já chega em esforço. Não lhe peço para marcar golos como ontem o terceiro do Benzema, mas fds pelo menos que marque 1 dos mil golos à pdl que já falhou. A meu ver está a levar um banho do Slimani e não sei como é que o Amorim vai descalçar esta bota quando o Pote regressar.
10 Março, 2022 at 10:11
Pelo menos não perderam.
Neto e Ugarte muito bem, finalmente já se conseguiu ver alguma coisa de Edwards, João Paulo com a perdida da noite à frente de um guarda redes pré-reformado, aquela base.
Contas finais: 8 jogos na Champions, 4 derrotas, 3 vitórias e um empate, 17 golos sofridos (com dois cabazes pelo meio) e 14 golos marcados.
Voltaremos para o ano, mais maduros, e espero que sem fraldas para o cagaço, há demasiado respeito por estes tubarões europeus e isso nunca é bom.
* Chuck Berry é o Boss, Tarantino (outro Boss) que o diga.
https://www.youtube.com/watch?v=Vq_-6frUQ2g
10 Março, 2022 at 11:39
https://www.youtube.com/watch?v=S1i5coU-0_Q
Eu vou mais por esta… 🙂
10 Março, 2022 at 12:22
Outro Clássico!
10 Março, 2022 at 10:58
Desde 2014, na Liga Europa, enfrentamos Wolfsburgo, Lokomotiv Moscow, Besiktas, Skenderbeu, Astana, Bayer Leverkusen, Viktoria Plzen, Arsenal, Vila Real, Rosenborg, Atlético de Madrid, Qarabag, Vorlska Poltava, PSV Eindhoven, Lask Linz, Rosemborg, Besaksehir, Aberdeen.
Desde 2014, na Liga dos Campeões, enfrentamos, Maribor, Chelsea, Schalke04, CSKA Moscow , Real Madrid, Légia Warszava, Borussia Dortmund, Real Madrid, Olympiacos, Barcelona, Juventus, Ajax, Besiktas, Manchester City.
É uma fase de aprendizagem que nunca mais acaba…
Comentei ontem que estávamos a cansar o City sem bola. Foi quase como naqueles filmes de boxe em que um dos lutadores leva porrada durante todo o combate para no último round derrubar o adversário exausto. Na segunda parte apanhamos um City sem o frescor da primeira parte mas que apesar de acomodado com a vantagem da primeira mão, não pensava em sair do Etihad sem a vitória.
Rubem Amorim percebeu bem o momento e aproveitou a deixa para colocar em campo Edwards que com a sua velocidade conseguiu criar desiquilíbrios e espaços que até a sua entrada não tínhamos tido. E poderíamos até ter saído de Inglaterra com mais que um empate.
Quanto ao jogo em si não há muito a contar. Primeira parte em que até despejamos a bola para o campo adversário para podermos respirar, e uma segunda parte com significativa melhoria a partir do momento em que percebemos que o City não estava interessado em golear.
Se há uma coisa que espero que Ruben Amorim e equipa tenham aprendido com esta época de LC é que o Sporting não deve nunca fazer o papel de aprendiz que mais nenhuma equipa por esta europa faz. Não somos os estreantes Sheriff!
Desculpem mas detestei esta mentalidade pequenina de fatalismo e resignação perante os ingleses. Boa altura para o futebol olhar para as modalidades e perceber o que é o Sporting!
10 Março, 2022 at 11:12
Não é filme, é vida real. Rope a dope. Amorim pica como uma borboleta e voa como uma abelha.
10 Março, 2022 at 12:29
+1
10 Março, 2022 at 16:37
É ir ver daquele grupo quantos jogos na europa tem cada um.
Depois é ir comparar com os rivais.
Depois faz-se luz.
10 Março, 2022 at 17:17
Que grupo? O grupo do Adan, Neto, Coates, Slimani e Sarabia? Já é quase metade da equipa.
Pareces burro.
10 Março, 2022 at 17:25
Agora temos também o Rodrigo Ribeiro com 3 minutos de Champions.
Neste ritmo e com a aposta na formação, em 2040 estaremos dourorados…
10 Março, 2022 at 11:33
Os jogos foram “trocados” 🙂
Seria mais normal ser 0-0 cá e 5-0 lá.
Ainda se faturou 900M pelo empate…
10 Março, 2022 at 11:35
Já ontem dei uma ideia do que achei do jogo mas, repito, acho que houve 2 fases distintas.
Numa, a que começou e teve mais tempo, viu-se um Sporting muito parecido com aquilo que já se tinha visto na 1ª mão e até no jogo em Alvalade com o Ajax: uma equipa curta, que nunca conseguiu ter bola e que nunca conseguiu atacar decentemente, não incomodando o adversário e fazendo-os jogar sempre tranquilos no ataque. Mas, ao contrário desses jogos, foram mais compactos lá atrás e, apesar das dificuldades que o jogo mais intenso e rápido do City impunha, foram-se safando com algum mérito.
O que eu acho, em cima disto, é que ter 3 gajos na frente onde nenhum é realmente rápido e que alguns até são lentos – Sarabia e Paulinho – deixa o jogo curto e sem grandes possibilidades de colocar a defesa contrária em sentido de alerta para terem de defender possíveis oportunidades de golo nossas. E assim fica muito mais difícil defender para nós porque nunca temos tempo com a bola nos pés, nunca os pomos em sentido e eles fazem ataques sobre ataques, encostando-nos cá atrás sem dar descanso.
Teria sido interessante ver, por exemplo, a frente com o Jovane e o TT a serem lançados pelo Sarabia, porque são jogadores mais rápidos e que atacam bem as costas dos adversários. Plata também era um jogador que poderia encaixar bem num jogo destes…
Quando, quase aos 60 minutos, entrou o Edwards, o jogo mudou um bocadinho. Um bocadinho suficientemente grande para se perceber que passou a haver outro Sporting. Não que o Edwards tenha feito uma exibição de encher o olho, que acho que não fez, mas trouxe velocidade e transporte de bola, que nos estavam a faltar muito. E fez com que o City tivesse que se esticar e deixasse mais espaços para nós termos mais tempo a bola sem estar sujeitos à incrível pressão que fazem quando a perdem e estão compactos.
Os arranques em velocidade do Edwards também “obrigaram” os nossos outros jogadores a correr mais e mais rápido e foi assim que, aos 72 minutos, surgiu a 1ª grande oportunidade com o remate do Matheus Reis por cima, em boa posição para fazer golo. Tivemos depois outra, ainda mais flagrante, com o Paulinho a não conseguir o golo por pouco – mérito ao GR deles – e mais 2 ou 3 lances que se melhores definidos na parte final podiam ter criado perigo. Mas, e isso é que me parece importante relevar, a partir daquela oportunidade do Matheus Reis, o City teve de se passar a preocupar em defender, coisa que até à entrada do Edwards não era nenhum problema para eles.
O que me parece evidente, e que eu sempre defendi, aqui e noutros lados, é que uma equipa como o Sporting – ou o Porto ou o Benfic@ – tem de ter a inteligência de ter diferentes abordagens ao jogo consoante os adversários que defronta e também tem de ter jogadores para isso. Este tipo de equipas apanham, ao longo da época, muitas equipas onde são nitidamente superiores, e a abordagem é uma. Outras onde defrontam equipas semelhantes e a abordagem já é outra, mais cautelosa. E, finalmente, outras, muito mais poderosas, onde é muito difícil dividir o jogo e ter a bola muito tempo nos pés, e tem que se ter ainda outro tipo de abordagem.
Abordar jogos com Ajax ou City da mesma forma que se aborda um Moreirense, ou um B SAD, ou um Tondela, é puro suicídio! Como se viu! É toda uma diferença abismal, desde a velocidade do adversário, desde a intensidade que metem em jogo, desde a qualidade técnica que têm, desde a capacidade física dos jogadores… Tudo! É quase como ir jogar a outro planeta!
Ontem, apesar do jogo curto que se fez durante a maior parte do tempo, houve a preocupação em, 1º que tudo, defender bem e compactos. E é por aí, na minha opinião sempre, que tem de se começar a abordar estes jogos. Porque se levamos um ou dois golos, o jogo acaba aí… Já está perdido porque nunca na vida vamos ter hipótese de, no resto do jogo, equilibrar a coisa para podermos dar a volta ao resultado ou até empatar.
E estes jogos só se ganham com bolas paradas ou contra-ataques venenosos, tal a diferença de qualidade e capacidade entre as 2 equipas. Por isso, na minha opinião, há que ter a inteligência de ir a jogo com a estratégia e as armas que nos podem fazer ganhar o jogo, e não ir jogar como se do outro lado estivesse uma equipa similar ao Vizela! E, mesmo assim, vai ser sempre preciso alguma pontinha de sorte porque a diferença é realmente muito grande.
Eu vejo a coisa assim, e, acho eu, quando temos uma intensidade muito superior e colocamos velocidade nos jogos, quando se defrontam equipas como o B SAD, ou o Moreirense, ou esse tipo de equipas do nosso campeonato, até fica fácil ganhar os jogos e dar goleadas. A questão, muitas vezes, é que nem metemos a intensidade necessária, nem jogamos rápido, preferindo andar em campo com o que chamo de “futebol de pastar cabras”… e mesmo assim temos sempre 4 ou 5 oportunidades flagrantes de marcar nos 90 minutos.
10 Março, 2022 at 12:12
És um estraga comentários.
10 Março, 2022 at 13:10
Como assim?
10 Março, 2022 at 17:29
Eu a escrever que quanto ao jogo havia pouco a dizer e tu escreves outro tratado… 🙂
10 Março, 2022 at 19:38
🙂
Epá, não acho nada que haja pouco a dizer deste jogo, exactamente por aquilo que escrevi, duas realidades diferentes, uma até entrar o Edwards, em que nunca conseguimos ter bola, e outra depois de entrar o Edwards e ganharmos velocidade na frente.
Porque foi muito estas duas realidades que se discutiram bastante na analise às abordagens aos jogos com o Ajax e com o City em casa.
10 Março, 2022 at 12:18
Resumindo, Amorim é uma merda, mandou rodar os gajos que iriam fazer (wishful thinking) a diferença NUM jogo – o Plata, o TT e o Jovane.
Foda-se…
10 Março, 2022 at 12:24
Este gajo está mesmo de cabeça perdida…..
A maturidade fodeu-lhe o tico e o teco…..
10 Março, 2022 at 12:30
Completamente 😀
10 Março, 2022 at 12:42
Boi, essa plastica à testa nao resultou! O grande Correia, o corno mais famosa da aldeola!
Ahahahah
10 Março, 2022 at 12:47
Calma.
10 Março, 2022 at 14:26
Ahahahaha 😀 😀
Completamente à nora! Provavelmente a ordenhar algum camelo levou com um coice na cabeça.
Uma pena.
Continua na tua pocilga particular Laurêncio, serves para bombo e nós gostamos.
10 Março, 2022 at 12:41
Po caralho puto, vai la brincar com os legos, vai.
Ah, e aprende que a OPEC nem representa 40% da produção, uma grátis paravti, para nao te andares a por em biquinhos de pés… nao acertas uma miúdo
10 Março, 2022 at 12:56
Porque?
10 Março, 2022 at 13:41
Não sei…
Fritou…
Acontece aos melhores. Aos piores acontece mais….
10 Março, 2022 at 14:03
Ok, não sabes !
10 Março, 2022 at 12:35
Estamos a falar de malta que passou grande parte da sua adolescência a jogar ao Championship Manager, e então pensa que isto é tudo assim… tão fácil.
10 Março, 2022 at 13:11
Não disse isso em lado nenhum – nem aqui, nem em qualquer outro comentário.
E estou farto de dizer que quero que fique mitos anos.
Agora, não concordo com tudo o que faz… Mas é a vida! Tu é que tens dificuldade em perceber que as pessoas podem apoiar mesmo não concordando a 100%.
10 Março, 2022 at 13:13
Mais, Porrinho, pena na minha argumentação, que está lá, concordes ou não com ela, e diz o que discordas…
Mandares essas merdas para o ar é, mais uma vez, cenas de puto da escola…
10 Março, 2022 at 12:21
Subscrevo muito isto.
A ideia peregrina de jogar com o City ou com o Ajax pressionando alto e dando espaço nas costas…para uma equipa como a nossa que não pressiona bem e que a maior “força” que tem é quando está compacta fechada atrás…sinceramente ultrapassou-me. E não ter metido velocidade na equipa na frente. Olhar para a forma como abordámos o jogo no Dragão uns dias antes e depois o que fomos fazer com o City…e um gajo pensa. Como?! Como é que o Amorim prepara tão bem o jogo do Dragão mas depois muda completamente a abordagem para jogar com o City?!
E depois temos isso. As transições que fazemos foram horríveis até aos 60 minutos dos 2 jogos. O Sarabia demora muito a pensar, o Paulinho é lento, o P. Gonçalves está numa forma horrível e por isso também ele demora muito a pensar…Só o Slimani foi um gajo que mostrou estar confortável em transição. Até o Porro foda-se…80% das vezes que conseguiu lá chegar (e foram poucas as vezes) decidiu horrivelmente mal.
E mesmo quando conseguimos me pareceu mais desleixe e falta de ligação do City do que propriamente uma grande alteração do Sporting.
Estes jogos foram mal preparados. O Amorim imaginou um Sporting muito acima do que é capaz de fazer contra equipas destas…sobrestimou o Sporting.
10 Março, 2022 at 12:32
Eu acho mesmo que o problema foi o oposto.
Amorim subestimou o que o Sporting poderia fazer e mostrou respeito a mais pelo Ajax e Man.City. Falta-lhe ainda estaleca nestas andanças e acho que o mesmo reconheceu isso.
Claro que são equipas superiores á nossa, mas quando o Sporting entrou em campo contra estas equipas, apesar de as ideias estarem lá, a cabeça já estava temorosa do que poderia acontecer.
No estádio percebeu-se bem isso. Como equipa entramos demasiado receosa, e ás primeiras contrariedades, aquilo foi um sufrimento.
10 Março, 2022 at 13:17
Não acho nada que tenha sido isso.
Mais depressa acho que o Amorim, pelo menos contra o City, achou que não tínhamos hipóteses e mais valia manter o estilo/identidade e fazer a equipa crescer nesse estilo/identidade, mesmo havendo a possibilidade de ser cilindrada…
Eu é que discordo desta abordagem porque, por principio, acho que tudo devemos fazer para ganhar o jogo dando a máxima luta possível.
Além que detesto ver a equipa a levar aos 5 ou 6…
10 Março, 2022 at 13:29
Eu tb preferiria jogar de peito aberto contra qq equipa.
Simplesmente acho que tb tu decerto concordas que não temos condições para tal, muito menos contra uma das melhores equipas do mundo.
2 ou 3 jogadores do City superam o orçamento do Sporting.
Dignificaram o clube e para mim, atendendo às circunstâncias, foi suficiente!
Quem não esperaria outra goleada?!
A
10 Março, 2022 at 14:21
Mas eu não defendo jogar de peito aberto contra Citys ou Bayerns, antes pelo contrário.
Basta ler o meu comentário inicial, que deu origem a esta escadinha, para perceber o que eu defendo.
Levantei foi a possibilidade – que é mesmo só isso, uma possibilidade – de o Amorim ter pensado “já que esta eliminatória está, à partida, perdida, mais vale abordá-la no nosso sistema tradicional e fazer a equipa crescer nesse sistema, mesmo que nos arrisquemos a levar uma goleada”.
Agora, como é fácil depreender do meu comentário inicial, esta nunca seria a minha opção… 🙂 Mas eu também não estou lá nem nunca treinei um colosso como o Celta de Vigo!
10 Março, 2022 at 13:41
Basta ver os golos que o City marcou…tirando o golaço do Sterling todos os outros foram derivados de erros individuais nossos que superam qualquer táctica ou estilo de jogo.
E já com o Ajax foi também assim!!!!
10 Março, 2022 at 13:44
Esses erros para mim revela falta de concentração ou então nervosismo.
10 Março, 2022 at 13:48
Mas se vires a jogada completa o Sporting está quase sempre a “correr para trás”.
Ele tentou um bloco alto e depois de ultrapassado passava a bloco médio. E o City usou isso quase sempre. Era atrair os 3 da frente, bola nas costas deles para o meio campo, passe de ruptura para o espaço entre o central e o ala. O Guardiola ao inicio do jogo estava doido a berrar com os jogadores para eles acelerarem um bocadinho e irem buscar o espaço nas costas do Sarabia e do P. Gonçalves…e quando conseguiam explorar esse espaço e aceleravam metiam sempre o Sporting a “correr para trás”.
Ontem o bloco já desceu mais.
Aliás a utilização do M. Reis como central é exatamente por isso. Para ter mais velocidade para tentar jogar mais subido.
E nem foi um dia muito forte do City porque a jogar como jogámos e a dar o espaço que demos nestas zonas, podia ter sido mesmo muito mau….
10 Março, 2022 at 15:53
O que tiro desta análise é que no fundo temos de jogar contra um City da mesma forma como um Tondela ou Arouca joga connosco. Defender bem e só lá ir a frente com contra-ataques ou lances de bola parada.
É capaz de ser verdade, se formos tentar jogar olhos nos olhos com equipas destas acabamos goleados.
10 Março, 2022 at 11:52
É tudo isso Miguel!
10 Março, 2022 at 12:50
Este jogou mostrou uma coisa, era praticamente impossível passar MAS era possível não vir já totalmente resolvido de Alvalade e não ter sido humilhado. E mesmo com o Ajax.
E para isso “bastava” não ser tão lírico, romântico…até ingénuo.
Mudar o sistema e esboçar um plano de jogo adaptado a adversários muito mais fortes não é vergonha nenhuma, nem perda de identidade, nem traição. É futebol, é Champions, é alto nível!
Até os colossos o fazem em jogos entre eles.
As poucas excepções são o City, e mesmo assim Guardiola, esse “g€nio”, teve de gastar 1 trilião em 5 ou 6 anos para se dar a esse luxo.
E como diz e bem o JHC em cima, o Sporting anda à quantas décadas em aprendizagem? Sempre que lá vamos é a lengalenga da inexperiência, aprender, etc.
Quem ouvir pensa que o Sporting não é presença constante há várias décadas na Europa. Não pode ser, deixem-nos deste discursozinho pequeno e tacanho.
Ainda tenho o falhanço (mais um) do Paulinho atravessado. Contra um idoso qualquer que já não jogava 1 jogo oficial vai para quanto tempo.
Neto, Coates e Ugarte no melhor.
Tabata e Paulinho no pior.
Edwards boa entrada, que dê continuidade porque tem de começar a render. Principalmente em palcos menores como o de próxima 2a feira e sem ser apenas em contra-ataque. É que 80% da época do Sporting é nessas condições.
Acabou a Europa e fica um certo travo amargo, com um final digno mas ainda assim amargo.
Ainda mais se pensarmos que podíamos (devíamos?) ter apanhado a Juventus.
10 Março, 2022 at 16:01
Isto!
A equipa tem de ser mais cínica e realista na abordagem a estes jogos com equipas mais fortes.
A não repetir no próximo ano.
10 Março, 2022 at 12:54
Para mim os dois 0-5, foram jogos muito atípicos da nossa parte.
Mesmo com a má abordagem de RAmorim, correu nos tudo mal, sobretudo no jogo em Alvalade contra o City.
O sorteio ditou a Juventus, onde tenho a certeza e não sou o único, que poderíamos não passar, mas tínhamos muito mais hipóteses de fazer melhor figura.
Repetiu.se e calhou-nos um dos 3 ou 4 que ninguém queria apanhar.
A campanha Europeia, não começou nada bem.
Mas o treinador e a equipa souberam trabalhar por cima dos erros cometidos e passar com uma jornada de folga á próxima fase.
Aquele jogo contra o Dortmund em Alvalade fica para recordar.
(Se calhar o melhor jogo do Pote esta época)
Ontem não havia muito mais a fazer, depois dos 5 na primeira mão.
City é muito superior e ontem não acelerou, sobretudo na primeira parte, mesmo na 2º parte não teve aquela “cagada” de bater em um ou dois dos nossos e sobrar para eles, como aconteceu em Alvalade e em alguns jogos deles esta época na premier.
Seria injusto para nós acabar por sofrer golo no finalzinho.
Fica claro para mim, que nestes jogos, falta nos “setas” na frente, ontem o Eduardo Ingles entrou e mesmo não fazendo nada por ai além, deu dois ou tres lances de perigo, onde colocou a sua velocidade e drible curto em acção.
Pálinho teve a melhor oportunidade para nós.
Boa exibição do Neto.
Não consigo gostar do Tabata.
Estreia de Rodrigo Ribeiro aos 16 anos.
Neste momento resta continuar a dar pressão ao Porto e preparar a 2º mão no Dragão.
Tenho pena que no Tugão os golos fora ainda vale 2.
Dois jogos fora difíceis, Moreirense do Sá Pinto e o Guimarães do Pepa, ambas em altos e baixos, mas contra nós, já se sabe o que nos espera…
SL!
10 Março, 2022 at 13:39
Muito o que penso.
Para além de Porro e MNunes (este de outra forma), não temos mais ninguém no plantel que consiga acelerar o jog. Lá na frente anda tudo a gasóleo, o que nestes jogos faz toda a diferença.
Isso explica muito das nossas dificuldades em criar perigo e /ou por outro lado, aliviar a pressão sobre o meio campo e defesa. Há falta de velocidade, dava jeito ter bons jogadores tecnicamente, coisa que tirando Sarabia, tb não temos em abundância.
A rever na constituição do plantel da próxima época
10 Março, 2022 at 13:43
Não é uma questão de correr muito ou depressa. É executar. Quando tens jogadores que precisam de fazer pontaria à bola para a dominar, e nunca a um toque, esquece a aceleração. Em Portugal, no máximo, mete-se o corpo, cai-se, ganha-se uma falta quando se está apertado
10 Março, 2022 at 14:13
O Porro corre rápido. O Porro tem boa técnica. O Porro só fez merda nos 2 jogos contra o City…porque decidiu quase sempre mal.
O Sarabia é cerebral. Tem técnica. Só fez merda porque não teve velocidade de execução.
O P. Gonçalves igual. Só é rápido perto da baliza quando é para rematar…
O Nunes nem se fala.
O que eu acho é que só temos 1 gajo na equipa que pensa rápido e faz rápido. O Bragança. O resto são jogadores que não são rápidos a decidir. Uns têm mais técnica que outros mas decidir rápido ninguém decide. Isso é que faz de nós uma equipa lenta…
10 Março, 2022 at 14:22
Isto também tem a ver com o treinador…
Eu acho que o BF por exemplo, enfiado num City, passava a decidir muito melhor do que decide. Porque o Guardiola trabalha muito isso.
O Klopp já é diferente…
Não sei…vamos ver para onde vai caminhar esta equipa. Mas o Amorim parece preferir o físico e verticalidade (ou mesmo variações rápidas de flanco) à velocidade de execução.
10 Março, 2022 at 14:23
Verdade. Ontem se o Bragança estivesse em campo no lugar do tabata, muita das bolas que este teve e perdeu por queres fintar, com o Dani a bola teria saído com qualidade e segurança para o jogador certo. Mesmo que por vezes sejam passes curtos, são passes seguros e que permitem a manutenção da posse de bola e permitem à equipa entrar no jogo, por ter bola.
10 Março, 2022 at 14:53
O Porro tem técnica e decide rápido, mas volta e meia recebe uns passes que são um arrepio. Aos saltos, e com defesa em cima. E costuma safar-se. Já quando essas bolas vão para o Esgaio, ou são perdidas ou fazem ricochete.
E tens outro factor, vale para o Porro ou para o Bragança, podes ser o mais rápido a decidir e executar, se os colegas não se mexem, esquece.
10 Março, 2022 at 14:09
Foi o que deu. Os 0-5 foram demasiado duros para a equipa… correu tudo mal, tanto contra o City, como contra o Ajax em que o Paulinho até falha um golo na primeira parte em que estoira na barra (o que seria o nosso segundo creio) e podia ter mudado o rumo do jogo com a equipa a relaxar em campo e poder impor o seu jogo. Águas passadas.
Acho que a equipa sofre muito por não ter todas as semanas que estar num nível de concentração Champions. Os ingleses, embora não estejam todos os fins de semana nesse nível, estão bem lá perto. Equipas rotinadas nestas andanças como o Ajax, atingem esse nível facilmente, mesmo que a liga holandesa seja fraca. Contra o Dortmund fizemos um bom jogo lá, mesmo perdendo e que cá fizemos um excelente jogo, concentrados e cientes do que poderíamos fazer para sair por cima do jogo. Contra o besiktas pronto, mostramos às equipas que vêm jogar o jogo pelo jogo contra nós, sendo mais fraquinhas, arriscam a ser goleadas. Coisa que não acontece por cá em nenhum jogo do campeonato, mas que curiosamente acontecem noutros jogos do campeonato 😉 maritimo cof cof braga cof cof belenenses cof cof vizela cof cof famalicao cof cof
Campanha positiva, equipa mais adulta e preparada para o que aí vem. Bem sabemos que as arbitragens tugas não são as da Europa, caso contrário ainda iríamos ganhar este campeonato e passar à final da taça. Não vou ser ingénuo ao ponto de achar que nós vão dar essa benesse e começar a apitar os jogos como deve ser, o campeonato está entregue desde o jogo com o Estoril.
10 Março, 2022 at 14:11
Acho que esta equipa não vai evoluir mais a não ser que comecemos a trocar os mais fracos por mais qualidade, um ou dois de cada vez e jogadores que tenham a personalidade “ideal” conjuntamente com a qualidade técnica…
E isso é da responsabilidade do CD, se eles o conseguirem fazer, a equipa vai continuar a evoluir e todos ficam satisfeitos, se meterem os pés pelas mãos a equipa começa a estagnar, os jogadores começam a “perder a chama” e o treinador começa a pensar noutras paragens…
Muito do futuro do SCP vai depender da janela de mercado do verão…
SL
10 Março, 2022 at 14:24
Subscrevo!
Ainda que pense que ainda há alguma margem de progressão.
10 Março, 2022 at 14:28
O que tens em mente quando dizes isso?
Quem são os mais fracos que precisam de ser trocados e por quem?
10 Março, 2022 at 14:36
Precisas nitidamente de 1 central. Talvez até 2.
Precisas de outro extremo rápido que seja bom tecnicamente.
Como disse mais abaixo, provavelmente perdes o Palhinha e o Matheus Nunes pelo que vais precisar de pelo menos 1 médio bom, de preferência com golo, podendo depois adaptar o Tabata aí – passávamos a ter Ugarte, Bragança, Tabata, médio novo e Essugo. Portanto, era muito importante que o médio novo fosse realmente de qualidade e com golo.
E vais ter 25/30 M€ para isto tudo! Talvez nem tanto!
10 Março, 2022 at 14:38
Para sair, o Virginia, por mim o André Paulo, o Feddal… Palhinha e Matheus Nunes vendidos.
Deve andar dentro disto…
10 Março, 2022 at 14:46
Concordo com o Central.
O extremo que dizes é o avançado que joga nas costas do PL, certo? Isso também precisamos, sim. Mas acho difícil aumentar o nivel face a Sarabia, P. Gonçalves e Edwards. E agora Paulinho que anda e vai andar por lá também…não vejo nenhum puto fazer isso…só se for o M. Fernandes…eventualmente….
E ainda te vai faltar a meio campo. Já se fala do Morita…podia ser um caso que ele sim, permitia à equipa jogar uma mudança acima. Mas custa-me perceber o Amorim querer o Morita e dar tão pouco jogo ao Bragança.
Eu estou com dificuldade em ver esta equipa a crescer muito…contratar jogadores que façam a equipa crescer. Só o central…
10 Março, 2022 at 19:45
Não, o extremo que falo é outro gajo mais para o estilo do Edwards, que seja rápido e bom acima da media no 1×1.
Para mim o Pote fez uma época de excepção na época passada. Muito acima da média que acho que ele vale – que é mais o que mostra este ano, que também tem golo e assistências mas não na quantidade que fez a época passada.
E acho, como tenho dito aqui tanta vez, que é um gajo que lhe falta intensidade e competitividade para ser um jogador de um nível superior – por exemplo, o nível que parecia ter a época passada. Mas, está lá a qualidade. Falta o resto, na minha opinião.
Parece-me um bom gajo para jogar atrás do ponta de lança, se jogarmos nesse sistema.
Enfim, é um gajo útil no plantel, sem duvida. Mas não acho que seja um craque fabuloso.
10 Março, 2022 at 14:48
Neste momento Defesa central.
Na formação não vejo ninguém.
Veio o Marsa e o Catena, projetos de jogador.
Defesa esquerdo, vais apostar no Vinagre.
Sai Palhinha e Matheus Nunes, por exemplo, tens Ugarte e Bragança.
Capaz de entrar aqui um médio.
Volta Plata?
Edwards vai ter que assumir para o ano.
Sai Sarabia, provavelmente entra mais um extremo se calhar…
Pote fica?
Porro?
Depois há casos da formação, que veremos que segmento vão ter.
Uns com 16/17/18 anos.
10 Março, 2022 at 14:51
Pois…
Mas lá está…
Tirando o central, não estou a ver assim onde é que vamos buscar um bom upgrade de qualidade ao plantel atual….
10 Março, 2022 at 14:55
Provavelmente vamos tentar ao máximo manter a base desta época.
Com a contratação de um central para entrar no onze e depois médio ou extremo, dependendo das saídas.
Vejo algo assim para o ano:
Adan
Vinagre ou Reis
Reis ou Contratação
Coates
Inácio
Porro
Ugarte
Nunes/Bragança ou contratação com a saida de Nunes
Pote
Paulinho
Edwards/contratação
10 Março, 2022 at 14:57
Não esquecendo que temos Mundial no Inverno, o que pode baralhar o mercado.
Temos alguns jogadores com aspirações de estar no Mundial nas suas seleções, o que pode levar a querer ficar na zona de conforto e ficar mais uma época. (dependente das propostas)
Porro
Inácio
Coates
Palhinha
Nunes
Pote
Sarabia
Assim de cabeça
10 Março, 2022 at 14:51
O que se tem falado, é que vem um central, que sabe comunicar em espanhol, de um grande campeonato, mas que não tem tido minutos.
Se não me engano pé direito.
Vamos ver se confirma.
10 Março, 2022 at 15:58
Sérgio Ramos ehehehhe 🙂
10 Março, 2022 at 15:59
Foda-se….
Nos 2 jogos que estava bem fisicamente para jogar era expulso…
HEHEHEHEHEHEH
10 Março, 2022 at 16:01
Pois 🙂 mas tem de ser nessa senda experiência na defesa é muito importante.
10 Março, 2022 at 16:01
Já ouvi isso também….
Não consigo imaginar quem seja…
Assim de jogadores de qualidade que estejam encostados…não estou a ver…
Também não sei os que falam espanhol…estou a pensar mais nos que têm espanhol como lingua mãe….
10 Março, 2022 at 16:09
É o Umtiti lol
10 Março, 2022 at 16:16
Se não custasse dinheiro dizia já uns 6… A custar dinheiro só um ou dois. Um central e um interior. Mas fds Feddal não presta e está sempre no estaleiro, Esgaio e Vinagre estão a fazer uma época em que parece que nem para alternativas servem, o Nuno Santos já viu melhores dias por isso é rezar para que seja passageiro, o Virginia pobre coitado e o Tabata que era extremo mas parece jogar melhor no meio campo isto quando não tem derrames como naquele lance de ontem…
Vinagre, Esgaio e Tabata parecem 20M deitados ao lixo, ou dão uma volta de 180º ou não passarão disso, Feddal tem um ano a mais no contrato do que aquilo que devia.
Acho que é inegável que o Sporting pode melhorar, nem que seja porque o Esteves fique com mais barba que o Esgaio
10 Março, 2022 at 14:20
A defesa precisa de uma renovação, sobretudo no centro. Feddal não serve, neto tem altos e baixos, mas não sai a jogar com a qualidade necessária, à esquerda temos um problema, o que será que vinagre dará? À direita temos o Esgaio à frente do puto Esteves, embora ache que no ano que vem o Esteves consiga dar o salto e ser a segunda opção. O meio campo vai precisar de um trinco mais batido caso saia o Palhinha. Na frente é obrigatório ter 3 opções para PdL. No geral temos futuro e potencial, mas esperar que eles rendam o suficiente num futuro próximo é ser um pouco ingénuo. O Sarabia vai sair muito provavelmente a não ser que possamos realizar outro empréstimo que é a única forma real de o manter.
A janela de mercado de verão será importante, e nem sempre a contratação de um nome sonante é garantia de qualidade. Veremos.
10 Março, 2022 at 14:31
Aquilo que eu acho que vai acontecer, desta para a próxima época…
Vais fazer tudo para vender o Palhinha e o Matheus Nunes e encaixar pelo menos 70M€ com os 2 – 30+40!
Daqui vais receber 60M€ – que o resto vão em comissões.
Com os 40M€ do Nuno Mendes fazes 110M€ no verão dos quais ficas com cerca de 95M€.
Metade vai para pagar divida, 25% para reforçar a equipa com novos jogadores e os outros 25% para pagar grande parte do Porro, Vinagre e Edwards.
Isto se entrares na CL.
Não entrando na CL, muito menos vai para a divida e irá menos para novos jogadores. Vais precisar de dinheiro para ter em caixa que substitua o dinheiro da CL.
10 Março, 2022 at 14:40
Não acredito que encaixes 70M pelos 2 e acredito ainda menos que desses entrem 60. E a isto ainda tens de tirar o preço do factoring para adiantar a guita.
A minha maior dificuldade até é olhar para o trabalho feito e ver o Amorim escolher jogadores diferentes. Que pensem mais rápido, que façam mais rápido, privilegiar isso ao físico.
Se fosse assim o Bragança já jogava. Por isso tenho alguma dificuldade em ver a equipa do Sporting mudar muito e crescer muito. Vamos ver…pode-me surpreender muito mas veremos…
10 Março, 2022 at 15:17
Eu acho que vai crescer muito se o Inácio evoluir, se comprarmos um central para o lado direito de categoria.
E depois precisamos de um porro com menos lesões, do velho pote ou meter o Paulinho no seu lugar. O Slimani foi um claro update, se ele aguentar mais uns tempos, temos a posição fechada.
Só contratava um central, se não sair ninguém.
10 Março, 2022 at 15:30
O Conceição mudou do jogo físico para o jogo técnico de um ano para o outro é foi quanto bastou. O Amorim não é burro nenhum e entende isso, simplesmente não vai estar a criar novas rotinas em cima do joelho.
Miguel – até acho que para além desses dois ainda consegues um bom encaixe pelo tabata, ele joga “sempre” para ter mercado e acredito que vá ter algum mercado em Espanha por exemplo, que há clubes que têm um bom poder de compra mesmo no meio da tabela.
10 Março, 2022 at 15:34
É verdade.
10 Março, 2022 at 19:48
O Tabata custou-te 5M€ por 50% do passe.
Achas que o vendes por mais de 10M€?
10 Março, 2022 at 21:05
Pois… já não me lembrava disso. No máximo dos máximos uns 13M
10 Março, 2022 at 18:21
O Bayern viu-se aflito na 1a mão e no segundo jogo foram 7…
10 Março, 2022 at 19:22
Usou pilhas Duracell.
10 Março, 2022 at 21:07
Que o exemplo do Chelsea e de Abramovic sirva de exemplo para muitos clubes, especialmente o nosso.
Ter mecenas e especialmente deste género, pode arriscar o futuro dos clubes.
Mais vale não ter, do que arriscar a existência.
11 Março, 2022 at 11:03
Em desacordo com a maioria. Fomos mijados nesta eliminatória.
Em termos de orçamento temos tanta responsabilidade como o Estoril contra nós, e fazem-nos a vida muito mais difícil que nós fizemos ao City.
Porrada neles e ambição, são humanos e não cyborgs como nos quiseram fazer crer.