A prova de fogo para o que resta do campeonato, não podia ter melhor resposta: o Sporting virou o resultado em Guimarães com dois golaços, carimbando uma exibição consistente que mostrou uma equipa cada vez mais versátil e com mais soluções
Foi tão sofrido quanto merecido, e ambos por culpa própria. Sofrido pela quantidade de oportunidades de golo claras e desperdiçadas, merecido pelo domínio quase constante e pelo futebol que chegou a ser entusiasmante e a colocar o adversário na caixa.
Uma visita a Guimarães nunca é fácil, e exceptuando aquele 0-5 que começou quando ao primeiro minuto de jogo Bruno Fernandes disparou o primeiro para o fundo das redes, são raras as vezes em que o Sporting não tem que empenhar-se a fundo para conquistar os três pontos. Ontem não fugiu à regra, pese aquele arranque de partida em que os vimaranenses praticamente só viram jogar, mais preocupados em manter posições defensivas do que em esticar-se e ter a bola. Esgaio substituía Porro à última hora, Matheus Reis regressava ao meio para formar o melhor trio de centrais com Coates e Inácio, Nuno Santos surgia como o elástico pelo corredor esquerdo, Paulinho e Slimani continuavam a partilhar o ataque com Sarabia. No Guimarães, Alfa Semedo não hesitava em recuar para junto dos centrais em processo defensivo, não sendo poucas as vezes em que se via os de branco a defender em 5-4-1.
Não admira que, ao intervalo, o contador de posse de bola entregasse 65% aos Leões, num domínio que não se traduzia em vantagem efectiva. Sarabia, num momento raro e após grande passe de Coates, deu um toque errado na bola quando estava isolado, Slimani viu Varela negar-lhe o golo quando o grito já se ajeitava na garganta dos adeptos. Do outro lado, na primeira e única real oportunidade de golo (há uma segunda, sacada por Adán, mas o avançado estava em fora de jogo), o Guimarães marcou pelo seu goleador de serviço, Óscar Estupiñan, depois de um belo momento a meio campo do jovem e promissor, André Almeida. O empate chegaria mesmo em cima do apito para o descanso, num penalti claro por mão de Alfa Semedo que Sarabia transformou com classe.
Já com Pepa na bancada, por ter visto vermelho por palavras (foram três da equipa técnica a saltar do banco do Guimarães, ao longo do jogo), os de branco entraram para o segundo tempo com vontade de marcar. Roubaram bola ao Sporting, foram mais rápidos e mais fortes nos duelos, numa superioridade que durou seis ou sete minutos, mas que incomodou quem via o Sporting meio atarantado. Amorim não esperou muito para mexer, face ao quadro que se ia pintando no relvado, e trocou Slimani por Pote, recuperando o trio Sarabia, Paulinho e Pote.
I’m looking for the magic
I’m feeling for the right way out of mind
Looking for the alchemy to release me from my maze
I am makin myself
Tudo mudou a partir desse momento, com o Sporting a voltar a pegar no jogo e a arrancar para 20 minutos de belíssimo futebol. A entrada de Peter Potter deu bola entre linhas aos Leões, libertou Sarabia, permitiu mais subidas de Matheus Nunes e trouxe Paulinho para o jogo. Com Ugarte a ser rei e senhor do meio campo, a turma de Alvalade enfiou o Guimarães no seu meio campo, empurrando-o para junto da área e ganhando todas as segundas bolas ou tentativas de sair para o contra golpe.
Depois de grande passe de Matheus Reis, Paulinho falhou a primeira, num chapéu cara a cara com o redes que ficou demasiado alto; depois de um cruzamento de Esgaio que provocou confusão dentro da área, Paulinho falhou a segunda já dentro da pequena área, num misto de culpa própria e de mérito de Varela. Exasperante, desesperante! Mas, reza a lenda, Paulinho estava apenas à espera do momento para fazer algo mais mágico: Sarabia e Peter Potter fizeram o 2×1 que tantas vezes ensaiam nos treinos, o camisola 28 entrou na área, foi à linha e meteu rasteira para o toque de letra de Paulinho!
Nas bancadas, os adeptos do Vitória de Guimarães eram corridos à bastonada (às tantas o castigo chega primeiro do que o que está a marinar pelas cenas miseráveis na nossa visita ao Dragão), obrigando o árbitro a parar a partida durante meia dúzia de minutos.O arrefecimento juntou-se ao mood irritante que o nosso Sporting tantas vezes nos oferece, baixando linhas e afrouxando a pressão quando se apanha a ganhar. É verdade que o Vitória não teve propriamente oportunidades de golos, mas aquela sequência de bolas metidas na área que Coates ia limpando pelo ar e rente à relva, foi coisa para deixar inquieto até o adepto mais optimista.
Até que, já para lá do meio dos nove minutos de desconto, Bragança aproveitou o bocadinho que lhe deram para suar a camisola e ganhou uma bola dividida junto à área adversária. A redonda sobrou para outro recém entrado, Marcus Edwards, que ajeitou com carinho e disparou uma bomba em arco com o pé direito, metendo-a no ângulo de uma baliza que conhece bem. O jogo terminava aí, com mais um momento de pura magia, dando o colorido certo ao marcador e deixando claro que há um grupo claramente com vontade de colocar em prática as palavras do seu treinador: ganhar todos os jogos até final. É a única forma de continuarmos a sonhar.
20 Março, 2022 at 11:20
Porro te echo de menos mas não há espaço para jogadores de cristal ou jogadores “hoje não me apetece”
20 Março, 2022 at 11:28
Sábado que valeu pelo futebol no masculino e feminino. Obrigado SAD.
20 Março, 2022 at 11:41
Futsal também… Hoquei idem….
E que grande jogo Rafa vs Alcaraz….
Só uma observação, há muitos gordos feios por aqui….
20 Março, 2022 at 12:21
Contra os Marinhanenses mal seria…
Referia-me às eliminações semanais das Taças, nos derbies e não só…
20 Março, 2022 at 12:48
Precisamos do Manniche na tasca, para colocar na linha os faxineiros.
20 Março, 2022 at 11:58
Vitória muito importante num campo díficil.
Amorim a ganhar o jogo com as mexidas no banco.
Paulinho a ser decisivo, Edwards a mostrar que será importante na próxima época, bom movimento de antecipação.
Ugarte…que contratação! 20 anos!
Venha o Paços de Ferreira!
20 Março, 2022 at 11:32
Vi o resumo do jogo, e foi de mim ou o keeper deles fez um grande jogo? Sem ele, tinham sido pelo menos 5 (tirou um ao Sli e dois ao Paulinho, creio – ou Sarabia?) Incluindo uma enorme defesa logo antes do 2-1.
20 Março, 2022 at 12:10
Verdade. Tem 3 ou 4 defesas incríveis.
Podíamos ter finalizado melhor, mas o gajo teve mérito. E normalmente é um pato, principalmente a sair da baliza.
20 Março, 2022 at 11:40
Belíssima vitória. Jogo consistente. Apesar de não ser uma grande equipa, ganhar em Guimarães, naquele ambiente e com a equipa na frente, não é nada fácil. Parabéns, equipa!
Desta vez Veríssimo esteve muito bem. Nada a dizer. Pepa foi um senhor na conferência de imprensa. Raríssimo nos treinadores tugas.
20 Março, 2022 at 11:51
Vi aos bochechos, mas a crónica não é coerente com o bloco.
20 Março, 2022 at 11:58
Mas há algum bloco coerente?
Muitas vezes dou comigo a pensar se muitos dos comentários são realmente escritos por malta que se diz Sportinguista.
SL,
20 Março, 2022 at 12:06
“Bloco não conta”
20 Março, 2022 at 12:44
Os jogadores já nao vêm ler?
20 Março, 2022 at 13:09
Depende
20 Março, 2022 at 12:25
Ao menos viu aos bochechos. Há quem não ceja os jogos e venha “faxinar” os comentários.
20 Março, 2022 at 12:39
Subscrevo!
20 Março, 2022 at 14:14
Eu quero lá saber do futebol, basket ou futsal.. Enquanto não ganhar no voleibol ou no futebol feminino para mim estes serão sempre incompetentes:-)
20 Março, 2022 at 19:41
Mas ao menos vê os jogos… 🙂
20 Março, 2022 at 17:07
Yang e Yin.
Foi uma exibição fraca mas que até foi boa.
20 Março, 2022 at 12:01
Mais um trabalho profissional. Cada vitória nossa coloca pressão sobre o Porto para os jogos no Bessa, em Guimarães, em Braga e na Luz.
Acho o penálti a nosso favor duvidoso, mas, por outro lado, eles pediram penálti num lance em que o Adán afasta a bola com os punhos e há um choque entre jogadores quando Adán está NO AR e dentro da PEQUENA ÁREA.
O futebol português é surreal.
20 Março, 2022 at 13:02
E naquele grande corte do Coates, nos últimos minutos, também pediram penalti. Parece a bimbolandia, quem gritar mais ou mais alto, ganha.
20 Março, 2022 at 12:06
Não me parece que tenhamos jogado assim tão bem. É certo que o Vitória de Guimarães se fechou atrás durante um tempo, mas sempre que saia em transição a nossa defesa tremia demasiado. Talvez se devesse ao facto de termos um médio completamente de rastos, o que criava crateras gigantes no nosso meio campo, mas o treinador é que sabe, já são n jogos em que dito jogador acrescenta pouco mas faz 90min. Na frente os problemas estavam mais que assinalados, não havia velocidade não havia mobilidade, curiosamente no primeiro lance em que há velocidade na esquerda o Nuno Santos consegue ganhar as costas, cruzar com qualidade para a finalização do Slimani que encontrou o lampião ou ex-lampião numa grande noite.
É verdade que o Guimarães chega ao golo na primeira real oportunidade, mas também já tinham rondado a nossa baliza várias vezes e não seria a última onde ficava tudo com receio que lá metessem uma batata. Tudo menos o Adan esse não tem medo, mas se olharmos bem para a cara dele também não parece ter nada, é apenas um robô se lhe sacam um sorriso ou outra expressão que não aquela já devemos considerar um milagre.
Ao intervalo disse que o nosso jogo ia passar muito pela saída de Paulinho ou Slimani, porque com os dois não estava a funcionar. E assim foi, entrou o Pote, houve mais velocidade, mais mobilidade. E o golo da reviravolta nasce disso. Pote vem apoiar à direita, e no espaço de 5m temos 3 jogadores, que com passes rápidos desmontam a defesa e criam o golo. A finalização do Paulinho foi bonita, mas o difícil foi feito antes.
E pronto 2-1, a equipa lá voltou a fazer o que gosta, que é recuar as linhas e deixar de jogar à bola, o Vitória foi acreditando, e nós com o Mateus Nunes e Sarabia ainda em campo. Amorim voltou a mexer outra vez bem, se bem que tarde, e lá meteu o Neto (adoro este gajo), Bragança e Edwards. E foi na base da vontade de Bragança que recupera a bola no ultimo terço do Guimarães, que fica jogável para outro gajo que parece ter o nível de expressividade do Adan marcar o golo da noite, talvez da jornada, e ficar impávido e sereno.
3-1, num jogo em que a maior história parece ser mais a capacidade de o Amorim ser casmurro como a merda, do que propriamente o resultado frente a uma equipa treinada pelo ex-treinador sensação que levou 3 num jogo em que facilmente podia ter levado 5 ou 6.
20 Março, 2022 at 12:07
“o Sporting virou o resultado em Guimarães”
Isto é o importante, por mais que se detalhe a forma como aconteceu.
O porquê de começarmos a perder, a forma como demos a volta.
Há dias maus, mas este grupo estará sempre num pedestal, fruto da enorme alegria que me deu no ano passado, fora taças e tacinhas.
20 Março, 2022 at 12:21
O mister mexeu e a equipa ganhou.
Chamado dedo do mister.
Bota pressão nos lá de cima…
2° lugar cada vez mais arrumado.
20 Março, 2022 at 12:30
Também mexeu na equipa inicial e deu bosta.
Nunca treinei um Colosso, mas Paulinho e Slimani juntos, deveria ser Paulinho no apoio, nunca numa ala.
20 Março, 2022 at 12:56
O treinador não controla os falhanços.
20 Março, 2022 at 13:08
Óbvio.
Mérito na forma como monta a equipa para criar oportunidades, o resto não controla.
Mas se falarmos da posição 9, Sli de caras. Falha muito menos que o Paulinho.
Acho que ele está a tentar encaixar o Paulinho e não sendo um 4 4 2, acaba por ser uma adaptação.
20 Março, 2022 at 13:16
adpataçao mais ou menos, pk antes de chegar a braga o paulinho n jogava no meio como Pl, foi sempre um ala, mas mais do lado direito
20 Março, 2022 at 14:24
Se ouvires as palavras dele no final…
20 Março, 2022 at 15:30
sim ele disse que prefere jogar no meio, mas volta atras na carreira dele e vê onde jogava no gil vicente quando o braga o foi buscar
20 Março, 2022 at 13:04
o sistema base nunca muda, muda apenas os jogadores que estão nas varias posições e que fazem o sistema variar devido as suas caracteristicas
20 Março, 2022 at 14:03
Podes não mudar o sistema, mas a diferença entre teres o Paulinho à esquerda, ou teres um Nuno Santos ou Pote são do dia para a noite, quer ofensivamente quer defensivamente.
20 Março, 2022 at 12:25
A exibição passou a ser bem melhor na 2ª parte, até lá foi fraquinha.
Vitória importante num dos estádios mais anti-Sporting deste país, por isso o gozo ser ainda maior.
Há um penalti sobre Sarabia que não foi assinalado na 2ª parte (após remate).
Ugarte voltou a encher o campo e Slimani e Edwards são reforços que valem golos e pontos.
* Por esta altura, o ano passado há 27º jornada estávamos com 69 pontos e 6 de vantagem, este ano temos 67 e estamos a 6 de distância, estamos praticamente com o mesmo registo (-2 pontos) a diferença é que aqueles ordinários do norte não perdem pontos em lado nenhum.
20 Março, 2022 at 15:43
Correção: não os deixam (ver Estoril-Porto e Porto-Sporting).
20 Março, 2022 at 16:07
E hoje será Boavista- oporto com a “benção” do Boi ASD.
20 Março, 2022 at 12:27
Ainda bem que fomos a jogo.
Excelente arbitragem, para mim a melhor equipa em campo.
Marc Edwards e Islam Slimani, excelente mercado de Inverno.
Nota: quando tens qualidade, o árbitro apita mais a preceito
20 Março, 2022 at 12:34
Defesa a meter água por todo o lado no primeiro golo (será assim tão difícil mandar a bola para a vinha?!!).
Chegamos ao empate num daqueles lances que não acho que seja penalty.
Depois do 1-2 voltamos a fazer o mesmo de sempre…recuar, recuar e sem critério nenhum nas saídas.
Gostava que Amorim explicasse o que se ganha em ter Paulinho e Slimani no 11…enfim.
Não acredito que o porto perca pontos hoje, mas…
20 Março, 2022 at 12:34
Boa vitória, 2 grandes golos e mais um penalti por marcar.
MNunes a pedir banco há demasiados jogos.
Aldo Ugarte a fazer exibições cada vez melhores. Impressionante o que joga este miúdo
20 Março, 2022 at 12:41
Ugarte treina bem. É disciplinado. E vê-se que não se preocupa com o penteado.
20 Março, 2022 at 13:09
Aldo Ugarte eheh que máquina de miúdo, só tenho a apontar é no capítulo do passe longo, deixa um pouco a desejar. Matheus Nunes já mete nojo… que garganeiro.
20 Março, 2022 at 13:28
Anda a agarrar-se demasiado a bola. Cansaço fisico e psicológico. Precisa de banco
20 Março, 2022 at 14:17
Precisa mesmo… o golo do vitória nasce de uma má decisão dele que vai fechar o espaço muito à frente e deixa uma cratera enorme no meio campo nas suas costas, o pepa estudou isso e a equipa aproveitou bem. Não pode acontecer, o Ugarte não pode cobrir tanto espaço sozinho, não tem a presença física do Palhinha. Um pouco o que o joao Mário fazia no ano passado, também deixava muito a desejar a defender. A atacar não tinha este estilo de jogo de ir para cima, mas era mais como o Bragança, manutenção da posse, passe certo, mas nunca passe longo a variar um flanco ou a rasgar como faz o Bragança. O problema do Bragança comparativamente aos outros 3 é o pulmão e a velocidade, mas em termos de entrega e tecnicamente está à frente deste Matheus preso pelas costuras.
20 Março, 2022 at 14:05
O único problema que vejo no Ugarte é que parece uma barata tonta com a bola no pé. No entanto e apesar de todos os elogios que recebe e que são mais que merecidos, não o consigo achar melhor que o Palhinha.
20 Março, 2022 at 12:42
Sarabia levou uma saraivada num remate. Ah, já tinha rematado. Taremi concorda.
20 Março, 2022 at 13:07
Pois, se o Sarabia vestisse outras cores… tanto que o tribunal até foi unânime, vejam lá bem.
20 Março, 2022 at 13:17
Acho que foi um jogo bem conseguido, acima de tudo, com uma vitória merecida e inquestionável, numa rara boa arbitragem – que mesmo assim teve 2 erros evidentes, um penalti por marcar a nosso favor e o amarelo por mostrar ao Inácio.
A primeira parte não foi tão boa como a segunda mas foi maioritariamente nossa, com 3 ou 4 oportunidades flagrantes nossas, mais o golo de penálti, contra uma oportunidade única do vitória que lhes valeu o seu golo.
Dizer que o jogo, na 1ª parte, foi equilibrado, como disse ontem o idiota do Amaral, é só para passar a mensagem, reforçada, de que o penálti é mal marcado e que devíamos ir a perder para o intervalo.
Na 2ª parte, apesar do bom começo do Vitória, não me lembro duma oportunidade deles e nós temos outra vez 3 ou 4 mais os 2 golos e outro penalti claro que ficou por marcar – aqui dou beneficio da duvida ao árbitro mas é imperdoável que o VAR não o tenha alertado.
Portanto, sem ser um grande jogo, foi uma exibição consistente da nossa parte que, com acerto na finalização, podia ter acabado em 1-4 ou 1-5 facilmente e num jogo sem história.
Para além da tristeza que foi, mais uma vez, ver os adeptos a fazerem merda – e é irrelevante de quem são adeptos! – chega a ser surreal o ódio – que mais pode ser? – que certos clubes têm ao Sporting tal as figuras ridículas que fazem contra nós e que NUNCA fazem com as duas nádegas, com quem perdem sempre com um sorriso na face!
A pressão que se assistiu ontem sobre o Fábio Veríssimo, de toda a comunidade VSC, desde treinadores, a jogadores, passando pelos adeptos, só vi similar nos estádios do Porco – Antas e Dragão – e nem me lembro de ver na Luz, apesar de lá também haver sempre alguma pressão, como bom clube corrupto habituado a ser favorecido que são!
Há realmente, neste aspecto particular que falo, algo que deve ser tido em conta pelas Direcções do Sporting – não esta em particular mas todas no geral – porque não é de todo normal que se aceite perder, e às vezes de goleada, com Benfic@ ou Porto e com o Sporting qualquer jogo é sempre levado para a condição de drama.
Felizmente ontem tivemos um árbitro que mostrou personalidade em campo – até me arrepio todo de escrever isto do Fábio Veríssimo! – porque o que se assistiu ontem, com outro árbitro menos “personalizado” facilmente tinha descambado para uma arbitragem completamente inquinada – e basta pensar num Eucalipto, num Godinho, num Artur cabrão, numa puta Martins ou num merdoso Hugo Miguel – de onde dificilmente sairíamos com os 3 pontos, apesar da diferença de qualidade que ficou patente em campo entre as 2 equipas.
O Porco tem 4 jogos fáceis em casa, onde não é minimamente expectável que percam pontos. Tem, com o jogo de hoje no Bessa, 4 saídas teoricamente complicadas mas que só 3 realmente o são, como se viu pelo fraco Vitória de ontem – Bessa, Braga e Luz. Nestes 3 jogos, para nós sermos campeões, o Porco precisa perder 6 pontos, ou seja, não ganhar nenhum ou perder 2 deles.
E nós temos de ganhar todos, sendo que também vamos ao Bessa, ainda vamos a Portimão e recebemos o Benfic@ e o Gil Vicente (que ganhou na Luz e empatou no Dragão). Portanto, também temos jogos difíceis onde podemos, sem que seja uma surpresa, perder pontos.
Numa analise aos comentários nos desportivos sobre a arbitragem do nosso jogo, em 6 ex-árbitros só 2 questionam o penalti assinalado e só 1 não marcaria o penalti sobre o Sarabia.
Não posso deixar de particularizar a analise do Jorge Coroado que devia estar absolutamente bêbado, tal o tamanho de disparates que escreve na analise ao jogo! Uma coisa surreal mesmo!
20 Março, 2022 at 13:21
Pessoal da tasca, acompanho há uns 3 anos este espaço de grande Sportinguismo, mas fico chocado com a negatividade e bota-abaixismo de alguns comentadores que parecem gostar de rebolar na lama quando o grande Sporting está a jogar menos bem. Ontem, no post sobre o jogo, foi chocante, diria que eram adeptos de outro clube, de tanta maledicência. Camaradas, com certeza não são perfeitos e têm desempenhos menos bons nos vossos trabalhos e até na vida pessoal, não? O mesmo se passa com os nossos jogadores e treinador, que já deram provas do seu empenho e total dedicação à nossa camisola. Recordo a todos que apoiar uma equipa quando esta joga bem é fácil, difícil é apoiar quando joga mal. Pensem nisso. Quando um filho ou amigo faz algo mal, ele necessita do nosso apoio, não de críticas e insultos. Vamos apoiar e mostrar porque somos um clube diferente, esse é o nosso ADN, vamos gerar boa energia com a nossa boa energia. Abraço e saudações leoninas!
20 Março, 2022 at 14:22
Só tenho uma coisa a apontar de muito negativo… Nuno Santos, a defender, é um suplício. Tem pouca inteligência para jogar numa defesa. Já na madeira ele alivia uma bola PARA O MEIO DA DEFESA, o maior erro que se pode cometer. Ontem em várias ações para tirar a bola da zona defensiva, não o faz com eficácia… no capítulo do cruzamento, as coisas saem-lhe bem quando não dá aquele toque a mais na bola e permite ao defesa encurtar o espaço e cortar a linha de cruzamento. Entrega-se e tudo mais, mas por vezes deixa muito a desejar na eficácia com que executa as suas jogadas.
20 Março, 2022 at 14:25
Adán.
Top. A defender e a sair a jogar.
20 Março, 2022 at 14:59
Adan parece o Bob.
(Nao confundir com o BoB).
Ontem foram socos e pontapés
20 Março, 2022 at 15:01
https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/61CU67G86iL._RI_.jpg
20 Março, 2022 at 15:03
Vitória saborosa ontem a noite.
-Amorim bem nas substituições que baralhou a linha defensiva do vitória
– pênalti claro sobre o Sarabia que ficou por marcar
– golaço de Edwards
– vitória deu tudo
– péssimo exemplo de pais no dia do pai .
Siga, jogo a jogo e esperar que o porto escorregue.
20 Março, 2022 at 17:13
Apesar do Bluff Amorim… Conseguimos os 3 pontos…
Siga….
P. S. Para quando a interdição do estádio de Guimarães por uns tempos largos?
20 Março, 2022 at 17:42
Adoro ganhar mas ainda adoro mais ganhar ao facadas 🙂
20 Março, 2022 at 19:20
Também acho que o Sporting “arrancou” um grande vitória em Guimarães…
E que o que em campo se desenrolou…
“Nada tem a ver com uma grande parte dos comentários feitos”…enquanto o jogo decorria…
Às vezes “já me custa a entender”…certos comentários que por aqui “são alinhavados”…
Sporting Sempre…!
20 Março, 2022 at 21:39
PALHINHA: “PENSEM DUAS VEZES ANTES DE LEVAREM OS VOSSOS FILHOS AO ESTÁDIO”
Nas redes sociais, médio do Sporting deixou duras críticas ao comportamento dos adeptos vimaranenses
https://leonino.pt/palhinha-pensem-duas-vezes-antes-de-levarem-os-vossos-filhos-ao-estadio/
Curiosamente, ontem veio alguém do Guimarães para as televisões dizer que a culpa foi dos adeptos do Sporting.
Estes gajos (do Guimarães) têm a distinta lata de culpar os outros pela merda que fazem (recentemente foi na Madeira).
20 Março, 2022 at 21:58
E is adeptos do Sporting…
Nenhum deles foi agredido à facada…?