De que forma é que as vitórias e as derrotas afectam o crescimento de um jogador e lhe moldam a personalidade e a mentalidade?

Esta parece-me uma pergunta essencial, e que deve ser feita quando, semana após semana, a nossa equipa de sub-23 vai somando desaires. O mais recente, ontem, frente à B-SAD, por 3-0, num jogo onde, na antevisão, o treinador Filipe Pedro dizia o seguinte: “É mais um jogo que temos pela frente e, curiosamente, um dos mais competitivos que teremos nesta fase. Vamos jogar diante da Belenenses SAD, que ainda está no processo de decisão de apuramento para a Taça. Neste momento actuam com vários jogadores que competiram na equipa principal, atletas que foram utilizados regularmente ao mais alto nível. Dentro dessa prespectiva, este será um jogo muito importante. Vamos tentar desfrutar diante de uma equipa muito competitiva e tentando fazer o máximo possível para o adversário não atingir os seus objectivos e atingirmos os nossos, que passam primeiro pelo desenvolvimento dos nossos atletas e depois por construir um bom resultado, ou seja, uma vitória”.

Sublinho esta parte: os nossos objectivos passam, primeiro, pelo desenvolvimento.

Aproveito, também, para puxar uma passagem da crónica do jogo, escrita no nosso site oficial, onde se lê, “Entrada em falso dos Leões com a equipa da casa, composta por jogadores mais velhos e mais experientes, a abrir o marcador logo no segundo minuto de jogo, por Mota, com o 1-0 a manter-se até ao intervalo.”

Esta tem sido a justificação para tudo o que corre mal: estamos a jogar com miúdos que deviam estar um escalão abaixo, mas acredita-se que esse salto de etapas será benéfico e acelerará o seu crescimento, rumo à equipa principal. Não é por acaso que, nas últimas duas semanas, ouvimos Filipe Pedro dizer algo como:

“Ao longo de toda a época, a nossa grande preocupação tem sido desenvolver os jogadores. Colocamos cada um deles no contexto desportivo que consideramos mais adequado para desenvolverem as suas capacidades. Temos feito isso com qualidade, têm aparecido jogadores nos sub-19 e têm-se destacado outros nos sub-23 e na equipa B, o que tem culminado com o aparecimento de jogadores na equipa A. Quero dar os parabéns ao Rodrigo Ribeiro por se ter estreado na UEFA Champions League, esperemos que venham mais. Com o trabalho que tem sido feito e a qualidade que os atletas têm apresentado, nos sub-23 e noutros escalões, o caminho está aberto para mais jovens.”

“É para isso que trabalhamos, estamos de consciência muito tranquila. Os atletas têm feito um trabalho de grande valor e têm conseguido aparecer e valorizar-se em momentos mais complicados. São pontos que nos têm dado muito orgulho, faz parte da evolução tanto individual como colectiva. Se conseguirmos isso com bons resultados melhor ainda, senão nós sabemos bem qual o nosso caminho e não serão resultados menos bons que nos vão desviar”.

Volto à pergunta inicial: de que forma é que as vitórias e as derrotas afectam o crescimento de um jogador e lhe moldam a personalidade e a mentalidade?
E acrescento: será normal chegar-se ao final de mais uma fase, e achar-se natural olhar para uma tabela assim arrumada?