Amorim apostou num carrossel atacante e durante 60 minutos, Sarabia, Edwards e Potter ofereceram divertimento com a bola no pé, sempre com Ugarte a controlar a máquina de algodão doce. Em Tondela, o Sporting ganhou com toda a naturalidade e fica à espera do que possa acontecer esta tarde, em Guimarães

 

Slimani estava de fora por opção técnica, Paulinho ficava no banco para se resguardar do quinto amarelo, Sarabia surgia como falso nove, numa frente de ataque ontem também cabiam Edwards e Potter. E o que se pode dizer é que a nova sigla de ataque, PES em vez de PSP, abriu o livro e ofereceu jogadas que pareceram saídas do jogo dessa forma conhecido em grande parte do mundo.

O destaque vai, obviamente, para o 0-2, ali por volta da meia hora. Edwards, cada vez mais entrosado nas entrelinhas e cada vez mais pronto a ir para cima dos adversários, arrancou da direita e meteu em Potter; o 28 simulou que era dele, mas deixou passar para Sarabia, pedindo o 1×2 ao craque espanhol, ao primeiro toque, com a redonda a aparecer já dentro da área para ser devolvida a Pablito, na cara do redes, para o segundo festejo de uma bancada de adeptos leoninos cheia que nem um ovo da páscoa recheado. Uma maravilha.

It go, right foot up, left foot slide
Left foot up, right foot slide
Basically, I’m saying either way, we ‘bout to slide, ayy
Can’t let this one slide, ayy

Antes, Gonçalo Inácio tinha aproveitado uma bola de ressaca e mandado uma “couratada” na bola tão bem manda na bola, que até vez lembrar aqueles ataques às orelhas na secundária, em plena manhã de inverno. Golaço do central, ontem novamente à esquerda do trio de centrais, face ao castigo de Nuno Santos, com Matheus Reis a regressar à ala canhota e a protagonizar o único momento “amarelo azia da noite”, que o retira do dérbi do próximo domingo.

E se, na frente, Potter, Edwards e Sarabia (PES) se divertiam e nos divertiam, havia quem alimentasse e assegurasse esse divertimento: Ugarte. O jovem uruguaio é cada vez mais um monstro no meio campo, como se tivesse escutado os Ornatos Violeta e tivesse trabalhado para tentar superar Palhinha. Entre a pressão e as arrancadas a queimar linhas (o primeiro lance de perigo é dele, correndo meio campo antes de disparar cruzado), Ugarte é uma das figuras desta equipa, que nos primeiros 45 minutos praticamente não permitiu ao Tondela sair do seu meio-campo.

No recomeço, os três da frente voltaram a combinar para um quase 0-3, antes do Sporting passar por dez minutos de relaxamento, durante os quais Adan teve que fazer uma belíssima mancha no cara a cara com Rafael Barbosa, garantindo que o Tondela não sonharia, sequer, em reentrar na partida. O carimbo na mesma nasceu de mais uma combinação lá na frente, desta vez com Edwards a dar para Sarabia e o remate do espanhol a encontrar o braço do defesa no caminho para a baliza. Penalti e golo 17 do camisola 17, que ainda estaria muito perto de fazer um hattrick já depois de outro espanhol, Manu Hernando, central do Tondela, assinar a melhor cabeçada da sua carreira e celebrar um golaço de cabeça que nem ele sabe como aconteceu.

O Sporting rapidamente colocou gelo na partida, pese as tentativas de Edwards continuar a animar a noite, como na bola que meteu em Tabata e que acabou defendida pelo pé do redes. No final, tempo para a entrada do menino Rodrigo Ribeiro, avançado de 16 anos que nos quatro minutos que lhe foram dados, encontrou tempo para uma pincelada que deixou água na boca para o que pode aí vir.

I could dance like Michael Jackson
I could give you satisfaction
And you know we out here everyday with it
I’ma show you how to get it