O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol aplicou esta terça-feira os castigos referentes ao clássico da Liga Bwin, de 11 de fevereiro, entre FC Porto e Sporting.
Nessa noite, Matheus Reis foi agredido por adeptos do fcp mascarados de “moços da publicidade”, mas, amanhã, o clássico repete-se exactamente no mesmo estádio, como se nada se tivesse passado. Ah, Matheus Reis foi suspenso, só podendo jogar se o Sporting avançar para recurso. Fantástico.
——
de acordo com o jornal Record, por terem confessado “integralmente e sem reservas” junto da Comissão de Instrutores da Liga (condutora dos processos), versa no documento publicado pelo CD, os respetivos ilícitos, Matheus Reis e Tabata ganharam a possibilidade de recorrer para o Pleno do referido Conselho, sempre com efeito suspensivo. Mas até nem isso é preciso para participarem no reencontro.
Ainda dentro da moldura para apresentarem as respetivas defesas (as partes têm 2 dias, após a notificação do castigo, para requerer a documentação e um total de 5 para o recurso), é impossível que cumpram suspensão antes deste prazo se esgotar – e desta terça-feira para quinta-feira restam 48 horas; a única hipótese de Matheus Reis e Tabata falharem a visita ao Dragão seria o Sporting comunicar que não irá apresentar recurso, cenário, até ver, completamente afastado.
Em situação (muito) diferente está Pepe, capitão do FC Porto, que por não ter confessado a agressão no clássico, só tem a possibilidade de se defender junto do TAD (Tribunal Arbitral do Desporto), com pedido de providência cautelar junto TCAS (Tribunal Central Administrativo Sul).
Os timings são apertados e o último tribunal não tem aceitado, nos últimos casos dirimidos, decidir favoravelmente sobre os efeitos suspensivos de um processo cautelar. Ou seja, caso o mesmo se volte a verificar, será praticamente impossível ao TAD constituir um júri a tempo de julgar um eventual recurso que possibilite ao central a sua presença no clássico de quinta-feira.
20 Abril, 2022 at 6:03
Justiça à portuguesa.
O costume…
SL
20 Abril, 2022 at 6:25
Confessam, mas ganham direito a recorrer.
Entretanto, os coletes… nada. Devem andar a recolher provas. Realmente, foram só uns bananos e uma cadeirada, não é que que lhe tivessem chamado uns nomes xenófobos.
20 Abril, 2022 at 7:36
Eishhhhh…!
20 Abril, 2022 at 8:15
Após o campeonato resolvido.
A 2 dias de Porto x Sporting
🙂
Portugal…
20 Abril, 2022 at 8:15
O Sporting já disse alguma coisa?
Os castigos aos jogadores já se sabe que é sempre a mesma incoerência habitual. O que não pode passar em claro e é inédito é haver malta credenciada a distribuir fruta (salvo seja) e estar tudo bem.
Não pode passar em claro e o Sporting TEM de insistir nisto já. Mostrar que não temos medo de nada e levar isto até às últimas consequências. Se em Portugal não se fizer nada, reportar na Europa o que aconteceu. Mostrar o todos o verdadeiro adn daqueles cães.
Claro que ainda vão gozar e organizar um jogo a porta fechada quando o campeonato já estiver decidido mas isso é outra história.
20 Abril, 2022 at 8:35
Acho que houve comunicado ou post ou o que for. Li na diagonal, ao que parece o Pepe teve atenuantes… serviços à nação e tal.
Haver reacção ou não dá no mesmo. Os anti-porto batem palmas e muito bem a denunciar, os pró-porto dizem que é calimerismo dos centralistas e joguem mazé à bola.
Achas que na Europa alguém liga ao que se passa aqui na Porcalhota? Vê lá tu se contra o Porto espanhol fizeram este tipo de festividade. E bem que os castelhanos se puseram a jeito.
A conclusão a que chego e que vou negando até não poder mais é que esta m**da não tem conserto, a solução é desligar e deixar a rapaziada entreter-se. Há tanta coisa boa com que usar o tempo.
20 Abril, 2022 at 10:33
Tendo a concordar contigo…
20 Abril, 2022 at 8:32
É a justiça à portuguesa.
É incrível, como , com imagens claríssimas do que se passou, o campo do ladrão não é interditado.
Realmente, é um futebol “sui generis “, aquele que se joga no nosso País.
Já não basta , haver sempre dois pesos e duas medidas, para punir infracções iguais, como perante evidências tão claras , assobia-se para o lado.
Se esta situação, tivesse ocorrido no Nosso Estádio, o que seria…
Mas , estando o título atribuído, há que garantir a dobradinha
20 Abril, 2022 at 8:52
O Sporting volta ao seu lugar e tudo volta à normalidade, tal como o mundo tanto precisava.
Incrível como andam a congratular um criminoso como o bimbo da costa por 40 anos na presidência de um clube, só mesmo em Portugal e em países sul americanos é que os criminosos são figuras de culto idolatradas pelo povo.
Adiante, nada de surpreendente.
20 Abril, 2022 at 10:34
Subscrevo!
Até o Eanes participa nessa merda… 🙁
20 Abril, 2022 at 9:12
1º, Matheus Reis confessou o quê? Ele não fez nada????? Atão?
2º, Já houve alguma comunicação do Sporting ou diligências junto da Liga para saber o que está a ser feito relativamente a alegada abertura de processo contra os gajos de coletes?
3º, O amadorismo dessa malta que domina o futebol português! Então dominam isto tudo e ficam sem o seu melhor central em vésperas de um jogo em que necessitam não sofrer golos? Nem roubar sabem!
20 Abril, 2022 at 20:26
ele foi castigado pelo pirete feito ao conceiçao jr
20 Abril, 2022 at 20:51
Pensei que teria sido também pela cuspidela ao assistente de colete laranja.
Matheus Reis cuspiu e fez um pirete.
Palhinha deu um estalo ao Marchesin.
Tabata empurrou o dirigente do Porto.
Pelo que leio, todos têm atenuantes para andarem de cabeça perdida. Imagino que os portistas também terão.
Em vez de andarmos aqui com vitimizações e a comparar castigos, deveríamos era perguntar porque razão profissionais pagos a peso de ouro não deverão ter juízo e pensarem que suas ações irrefletidas poderão ter graves repercussões e causar prejuízo ao Clube.
Os Clubes estão mais preocupados em minimizar os estragos da porcaria feita pelos seus funcionários, do que em responsabilizá-los de forma a evitar novos episódios. Depois querem que o produto futebol português seja atrativo. Pois…
20 Abril, 2022 at 9:29
O regresso à normalidade.
Em 2040 voltaremos ao marquês ( se ainda houver planeta) para festejar novamente, até lá mais uma travessia no deserto.
Um país para ladrões e vigaristas e o futebol está na linha da frente.
20 Abril, 2022 at 9:30
Isto foi pelo pirete que ele fez eu Ceição junior…
O castigo é mais que justo, a aberração é o tempo que demorou….
Nós sem o M. Reis, eles sem o Pepe…não quero desculpas.
Não tivesse feito o pirete….
20 Abril, 2022 at 9:39
Ao que parece teve que confessar.
Enfim…
Depois de ver o castigo do Braz, só encolhendo os ombros. Tanta coisa injusta neste mundo para um gajo chatear, tem lá alguma importância a bola.
Claro que é duvidoso que no meio daquela maralha só o Matheus, Pepe, Tabata e o pitbull do Porto é que tiveram comportamentos incorrectos. Da actuação dos coletes é esquecer, devem estar em diligências. Talvez na peritagem, contrataram um astrofísico para aferir se a trajectória da cadeira arremessada pode ser imputada ao tipo do fcp ou se o Newton também tem culpa.
20 Abril, 2022 at 9:52
M. Reis acho que joga…
20 Abril, 2022 at 10:00
Está disponível.
O recurso tem caracter suspensivo….
20 Abril, 2022 at 11:03
Segundo dizem, nem é pelo recurso. É porque só entra em vigor 48 horas depois de notificado, ou algo assim, e o jogo é antes disso…
Ainda não é claro que o Sporting apresente recurso, se bem que eu acho que irá apresentar para ter o jogador para o Bessa…
20 Abril, 2022 at 10:12
Corrupção incompetente…
20 Abril, 2022 at 10:31
Espera…..
Estamos a reclamar porque o Pepe foi castigado para o clássico e nenhum dos nosso foi?
20 Abril, 2022 at 11:06
Não queres perceber…
Estamos a reclamar porque o Pepe pontapeou o Hugo Viana, não confessou o gesto, e apanhou o mesmo castigo que o Tabata que empurrou o cabrão que estava a apertar o pescoço ao Inácio…
Foda-se que é difícil perceber que são 2 casos de gravidade distinta?
Foi a mesma merda do Marchesin ter apanhado 2 jogos, por pontapear não sei quem, e o Palhinha 3 jogos porque lhe deu depois um estalo!
20 Abril, 2022 at 12:55
Eu, já passei a fase do reclamar.
Se achas normal 2 meses para sair castigo de algo que tudo viu, murros, pontapés, piretes e tal, fixe.
Se achas normal que o banco do Porto passe jogos a insultar, mas que ninguém ouça, tens razão.
Se achas normal que o staff do clube organizador tenha insultado, agredido de toda a maneira e feitio jogadores do clube visitante, e nada se passe, melhor ainda.
20 Abril, 2022 at 20:27
vai ver a lista de atenuantes que o pepe teve para apanhar o mesmo castigo do tabata
20 Abril, 2022 at 10:39
Mas ele fez o pirete a algo que o Cãoceição mini disse, nas barbas do árbitro e disso nem um pio…
Certo o castigo ao Matheus Reis mas deve ser o 1º jogador a ser castigado por isso, quando é coisa que acontece n vezes por campeonato!
Ao fim deste tempo todo nem uma palavras sobre as agressões aos jogadores do Sporting e continua-se a jogar no Dragão como se nada se tivesse passado.
Amanhã lá vai outro jogo carregado de pressão ao ferrari vermelho e ao Sporting, e toda a gente aceita esta merda na boa!
E ainda têm a lata de se queixar do castiguinho ao Pepe… Impressionante!
20 Abril, 2022 at 10:51
Quantos jogadores viste fazerem piretes e saírem sem castigo?
Eu não me lembro….
20 Abril, 2022 at 10:59
Jogadores a fazer piretes e a dizer “vai pró caralho”, na TV, há aos pontapés…
Quantos viste serem castigados?
2
O Matheus Reis e o Nuno Santos!
Gajos com a mão nos genitais também já aconteceu algumas vezes.
Quem foi o 1º a ser castigado?
Nuno Santos.
E o gajo apanha 1 jogo numa cena que até se pode questionar se está a ofender alguém ou se está só a coçar-se, e o Datas, onde é óbvio e claro, que é um gesto ofensivo para o publico, apanha 1 jogo também…
20 Abril, 2022 at 11:01
Se queres um exemplo concreto, que me lembro assim do nada, o do mini Conceição a fazer o pirete ao Porro que o ia cumprimentar!
Apanhou algum castigo?
E essa merda chegou a ser debatida nas TVs… Portanto, não podem dizer que passou despercebido!
20 Abril, 2022 at 11:17
MiniCeição não confessou, não há castigo.
No caso do Nuno Santos, apalpou os genitais enquanto atirava água.
Neste último jogo também coçou-os o que provocou um espasmo e consequente pontapé na cabeça do Gilberto. O VAR não viu água e mandou seguir…
20 Abril, 2022 at 20:28
so este ano ja foram o Matheus reis, o nuno santos o rosic e acho que mais gente, ainda agora foi o dantas
20 Abril, 2022 at 10:07
O efeito suspensivo é que me assusta.
Precisamos mais do MR, para o campeonato, para garantir o 2 lugar, do que para a Taça, cujo vencedor , já está designado.
20 Abril, 2022 at 10:16
Amanhã, Slimani e Sarabia para cima deles.
Temos é de marcar +2 do que eles, é difícil mas não impossível.
20 Abril, 2022 at 10:22
Não necessariamente….se marcarmos 3 e eles 2…passamos nós!
20 Abril, 2022 at 10:36
Sabem o que eu faria contra esta pouca vergonha….. Não ia ao estádio das antas jogar. Era um escândalo internacional. Jogadores que que fazem um gesto obsceno levam o mesmo castigo que um que pontapé ia adversários e pessoal do staff. Pessoas contratadas pelo futebol clube do nojo que estão lá para garantir a segurança agrediram e insultaram elementos do jogo e ainda se vangloriaram na Internet continuam tranquilamente a exercer funções. Na minha opinião não há condições para este jogo se realizar
20 Abril, 2022 at 10:41
Essa merda teria repercussões bem grandes, em todos os sentidos, e até para nós!
Tinha de ser uma coisa bem feita e bem pensada, para no fim não sermos nós os maiores prejudicados!
20 Abril, 2022 at 10:46
Sobrestimas o impacto do escândalo. Escândalo foi o b-sad / Slb. Mal durou um dia, passou. Espuma dos dias ou lá como se diz.
Estamos num país em que morreu um adepto em campo, e ainda se usa a expressão “qualquer dia acontece uma desgraça”.
20 Abril, 2022 at 10:53
Eu devo estar muito imune a isto…
Então o único castigado para o jogo é o Pepe e nós íamos faltar ao jogo?
Parece que estou a ver a repercussão disto…
“Sporting falha jogo porque jogador seu podia jogar apesar de fazer pirete mas Pepe foi castigado e não podia jogar”. Estou a ver as instancias internacionais a compreenderem bem isto!
Isto realmente faz sentido…
20 Abril, 2022 at 11:00
Acho que o comentário vem na base do que aconteceu fora de campo. As agressões do staff… que ainda estarão em análise.
20 Abril, 2022 at 11:17
Exactamente Nuno, o FCP contratou pessoal que provocou, agrediu, insultou os nossos jogadores e ainda se vangloriou na Internet de o ter feito. Funcionários perfeitamente identificados que estão lá para garantir a segurança. 2 meses depois não há qualquer conclusão do inquérito nem castigo e os mesmos funcionários vão lá estar outra vez prontos para molhar a sopa nos nossos. Qual aí ser o resultado disto? O agressor é o segurança do agredido, mas somos alguns palhaços nós?
20 Abril, 2022 at 12:37
Mas tu achas que não devia jogar depois de fazer um pirete?. Mas onde isto passa na cabeça de alguém quando está tudo à estalada e gajos a agarrar o pescoço de um jogador e fazer um pirete leva castigo. Fodasse que mundo mais ridículo e hipócrita onde nós vivemos . Já agora cuspir para o chão quando o adversário estende a mão dá quantos jogos? Bah sem problema, treinador ameaçar outro é andarem à estalada, bah 500€ multa
Pirete ou cara feia, 2 jogos, agarrar os tomates dá 5 jogos, chamar lésbica ou paneleiro dá 30 jogos
20 Abril, 2022 at 10:54
Esta cena…
… ao pé das provas que existem de corrupção do Porto e do Benfic@, que deram em nada, é uma cena que nem assunto é!
20 Abril, 2022 at 11:20
Epá não concordo nada contigo. Acho gravíssimo o que aconteceu, acho ainda mais grave os castigos saírem no dia do jogo para acender ainda mais os animos, acho gravíssimo que elementos externos ao jogo que estão lá para garantir a segurança sejam dos principais provocadores e agressores, e acho gravíssimo as pessoas acharem isto tudo normal
20 Abril, 2022 at 11:24
Este futebol cada vez me interessa menos. O Sporting ou toma uma posição e propõe medidas sérias e a curto prazo que mudem esta palhaçada, ou então as pessoas vão se afastar cada vez mais disto. Não há paciência para todos os dias estar a discutir casos de jogos e extra jogos em permanente guerra e ódios todos uns contra os outros. Sinceramente não contem comigo para isto.
20 Abril, 2022 at 11:31
Ando a dizer isto há uns dois-tres anos. No meu caso já acontece em grande medida. Cheguei a gastar mais de 700€ com futebol por ano. Quotas, Sptv, gameboxes, lugar de leão, um ou outro jogo fora.
Agora pago as quotas… antes das eleições. Acredito que como eu haverá cada vez mais, e não só entre os adeptos do Sporting. Mais uns 5 anos e nosso futebol “acaba”…
Z
20 Abril, 2022 at 13:01
Zandinga renascido, e a “profecia da desgraça” diária. Vejo que tem canalizado essa poupança para dados móveis. Há que passar a mensagem.
20 Abril, 2022 at 13:33
Estás contente com o espectaculo que a nossa liga proporciona a cada fim de semana? É que eu digo claramente que não estou.
Z
20 Abril, 2022 at 13:38
Não será de hoje…
Mas sempre houve quem defendesse que quem quer espectáculo vá à ópera, jogo de futebol é para ir ver ganhar.
20 Abril, 2022 at 13:48
É isso tudo… Onde só mesmo cá para um treinador de uma equipa grande fazer esse comentário… A esse também ninguém lhe pega… E a raiva vai aumentando… 🙂
Z
20 Abril, 2022 at 11:35
67 dias. O resto é quase acessório porque a aberração foi tão grande que demorarem mais de dois meses para decidir é só vergonhoso. Pior é que está tudo documentado, seja relatórios de árbitros sejam imagens, se não estivesse iriam julgar o Pepe reformado e o Tabata noutra liga.
Depois há todo o timing, a decisão é tomada um/dois dias do fim do campeonato, quando os castigos já não têm impacto nenhum. Há muito que evoluir nesta “democracia adulta”, porque estamos cada vez mais longe de países desenvolvidos e mais perto do Kosovo que há quem diga que não é pais.
20 Abril, 2022 at 13:27
Se votam nisto, é normal ser isto que se tem… Digo eu! 🙂
20 Abril, 2022 at 12:29
É uma vergonha!
Isto só acontece mesmo no futebol português.Má organização,falta de autoridade,e uma justiça muito lenta.E que decide sempre de modo inclinado.Vergonhoso, além do conselho de disciplina ter que se demitir,o poder político tem de uma vez por todas,meter mão e intervir nestes casos,para se erradicar a violência no futebol.Vejam o Caso do futebol inglês.
20 Abril, 2022 at 12:50
“Má organização,falta de autoridade,e uma justiça muito lenta.E que decide sempre de modo inclinado.”
Não será apenas e só no futebol
20 Abril, 2022 at 13:25
O futebol é o reflexo do que é o país, em todos os aspectos, desde a cultura (desportiva) à corrupção e compadrio ! Ponto!
O pessoal, a maioria, queixa-se, mas na hora de votar é sempre a mesma atitude! Tirando uma minoria muito minoria, ou votam nos mesmos de sempre, ou não votam!
Normalmente os povos têm o país que merecem!
20 Abril, 2022 at 12:30
Hehehehehehe conhecendo o futebol português, imagino a idoneidade, a seriedade, o carácter das pessoas que fazem parte destes conselhos de disciplina. Hahahahahahah
Deve ser um bafio lá dentro. Se os juízes e a justiça já são uma das maiores desgraças do país, imaginem agora os juízes que despendem meia horinha por semana à justiça desportiva.
20 Abril, 2022 at 13:18
A presidente do CD vem directamente da Assembleia da Republica… Devias começar por questionar a idoneidade, a seriedade e o carácter das pessoas logo por aí, que fazem muito mais mal ao país e aos portugueses que no futebol… 😉
20 Abril, 2022 at 13:29
Existem dois poderes basilares numa democracia e num estado de direito. O legislativo e o judicial. Ambos são equiparáveis e por isso autónomos.
Não se pode dizer que o legislativo tem mais peso que o judicial. Mas eu não me referia ao futebol. A crítica começa logo pelo a justiça civil.
20 Abril, 2022 at 13:34
Discordo!
O poder legislativo condiciona tudo o resto…
20 Abril, 2022 at 14:21
Pq és realista. Mas na constituição há a clara necessidade de separação de poderes, para que a democracia funcione. Então, constitucionalmente os dois pilares são equiparados.
20 Abril, 2022 at 16:04
Sim, mas isso é teoricamente.
Na pratica, o poder político, que nem é só legislativo, condiciona TUDO!
Condiciona a Justiça e condiciona a Imprensa. E, a partir daí, está tudo contaminado!
Repara, até condiciona a Educação, que vai condicionar as futuras gerações a aceitarem este condicionamento.
20 Abril, 2022 at 14:34
Bom o Jornalismo é um dos pilares da Democracia e o nosso é algo que parece ter sido escrito pelo Lovecraft, por isso é normal que o poder legislativo e o judicial sejam também eles uma merda.
20 Abril, 2022 at 12:51
Em condições normais os golos fora não contaria.
Mas ao bom tugão para o ano é que muda.
Dai a tarefa ser muito complicada.
E foi complicada por nós.
2-0 no Dragão é possível, mas como temos jogado…
20 Abril, 2022 at 13:19
Pois, o problema são os golos fora. Isso é que nos fode!
Ter perdido em case é um detalhe… 😉
20 Abril, 2022 at 14:10
Complicado foi perder o 1º jogo, e depois de estar em vantagem.
No campeonato chegou-se ao 2-0, impossivel não é. Convém é acabar com 11. E não provocar os coletes.
Kumbaya
20 Abril, 2022 at 16:01
Exacto!
Os nossos jogadores perdem sempre, ou ficam sempre a perder, quando entram nos confrontos e nas picardias com os adversários, especialmente se são o Benfic@ e o Porco.
Já no domingo, em vez de estarem focados exclusivamente em jogar à bola, andaram o jogo todo a responder às merdas que os jogadores do Benfic@ faziam – caso do Sarabia, do Paulinho, do Pote, do Matheus Nunes, do Nuno Santos, etc.
E amanhã, obviamente, vai ser mais do mesmo, com os mergulhos do Otávio, do Taremi, do Evanildo, enfim, dos mergulhadores todos que são bastantes. Depois é só gritar e rebolar muito…
20 Abril, 2022 at 13:55
Passam os anos e continuamos com um campeonato completamente ao nível do 3°mundo. Infelizmente a direcção do SCP tem contribuído para este clima de tensão com os comunicados da treta que nada mais fazem que não seja motivar os rivais.
Talvez se estivéssemos mais preocupados em mostrar a nossa garra dentro de campo não estaríamos afastados do título (o benfica venceu-nos na vontade e crença).
20 Abril, 2022 at 14:25
VERGONHA
São situações como esta que dão vontade de deixar de ir ao futebol e esperar que impluda todo o sistema vigente.
Por curiosidade em relação ao derby de domingo fui ver as multas e constatei que os delegados da liga devem ser surdos já que existem zero multas ou referencias aos assobios a imitar very ligths feitos pelos lampiões, punem nuns dias cânticos ofensivos mas ignoram esta situação, PQP