Casa cheia e uma certeza: vai ter que ser uma tarde de superação para a nossa equipa de andebol, frente ao bicampeão fcp.

“Aquilo que esperamos é um jogo difícil perante uma equipa com quem jogámos duas vezes este ano e não fomos capazes de vencer, embora tenhamos feito bons jogos. Encaramos esta partida com o máximo optimismo, é uma oportunidade pela qual lutámos muito e neste momento é isso que queremos. Estamos na luta”, começou por dizer o técnico Ricardo Costa à Sporting TV, abordando depois a evolução da equipa ao longo da época. “Os jogos das competições europeias foram importantes para mostrarmos aquilo de que somos capazes. Agora somos uma equipa diferente face ao último jogo com o FC Porto, mas fomos sempre uma boa equipa, uma equipa competente. Temos de estar ao mais alto nível e preparar, juntamente com o nosso público, os momentos de maior dificuldade. Tudo faremos para conquistar os três pontos”.

Por fim, Ricardo Costa fez também uma análise ao FC Porto: “Neste momento o FC Porto joga como ninguém. Sabemos que temos de estar muito fortes em vários aspectos do jogo, têm atletas muito bons e têm como objectivo estar na final four da Liga dos Campeões. Do nosso lado temos jogadores com muita capacidade, mas mais jovens. Ainda assim, é nestes jogos que queremos estar, nas grandes decisões”.

Carlos Carneiro, director da modalidade, falou com o Jornal Sporting sobre este encontro, dizendo que a pressão está do lado azul e branco. “A pressão está do lado do FC Porto. O Sporting CP entrou numa nova era no início da época e, na altura, não nos declarámos candidatos ao título, pensámos sempre no jogo seguinte, já o FC Porto declarou essa intenção. Por isso, a pressão está toda do lado deles por todas as razões. São a base da selecção nacional, têm jogadores de altíssimo nível, um treinador muito conceituado e os treinadores-adjuntos estão no panorama da selecção nacional também”, começou por dizer, sublinhando: “A pressão está toda do lado do FC Porto devido ao alto investimento que fizeram. E correm um grande risco porque estão perante uma equipa difícil. Não será fácil para nós, mas para eles também não. Esperamos um encontro muito aguerrido diante de um adversário que tem dominado o andebol nacional. Nós não assumimos que éramos candidatos ao título, mas estamos a lutar por ele neste momento. E vamos combater com tudo. Não dependemos deste jogo, pelos objectivos que traçámos no início da época, mas o segundo lugar dificilmente foge ao Sporting CP”.

Sobre a época dos Leões, no seu todo, Carlos Carneiro disse que o balanço só se faz no final, mas que é claramente positivo: “O balanço terá de ser feito no fim da temporada, mas tem corrido tudo dentro do que planeámos. Há uma óptima relação entre jogadores e equipa técnica – a simbiose é fantástica; há um crescimento visível; e há muitos jogadores jovens que têm crescido a olhos vistos. Queríamos criar uma base para o futuro e conseguimos. No futuro queremos dar apenas retoques e estamos a trabalhar nesse sentido. Por isso, fazendo esta análise mais fria e pragmática, o balanço é claramente o mais positivo”.

Carlos Carneiro aproveitou ainda para deixar um apelo aos Sportinguistas, dizendo-lhes para no sábado marcarem presença no clássico: “Encham o Pavilhão João Rocha porque só com esse apoio faz sentido. Nós temos noção da dificuldade, mas vamos lutar pela vitória”.