O empréstimo é de ano e meio, e segundo me contaram só regressa caso o Estugarda desça de divisão. Se ficar na primeira divisão, não sei se há cláusula que permita o regresso já.
Neste momento o Estugarda está em posição de disputar o playoff para manutenção, falta uma jornada.
Bom dia.
Algum dia teremos um campeonato ganho sem vigarice e ajudas cirúrgicas?
Algum dia teremos um campeonato ganho sem fanfarronice, arrogância, violência verbal, gozo ofensivo, etc.?
Algum dia teremos um campeonato em que sintamos que foi justo, limpo, bem entregue, resultado apenas e só de desempenho desportivo, com adversários irrepreensíveis no modo de estar, merecendo, portanto, os nossos sinceros parabéns?
Nunca, desconfio.
Por estas razões, uma competição em que i) quem perde nunca reconhece mérito a quem ganha e ii) tem legítimas razões para isso nunca será uma competição capaz de gerar valor para lá de Badajoz (e mesmo cá dentro veremos a evolução sociológica das novas gerações).
Nunca levarás os meus parabéns, Jorge Nuno. Que sejas herói da tua parolada, da mafia local que é o teu braço armado, de algumas forças vivas da tua cidade que melhor andariam em fazer cumprir a lei, dos teus papagaios avençados, da tua corte de delfins e potenciais sucessores. Os “padrinhos” têm sempre admiração de parte da comunidade de que se servem, alimentando-se da fragilidade cultural, social, económica de quem pouco mais tem a que se agarrar, distribuindo benesses e motivos de orgulho emocional, ao mesmo tempo que apontam para um inimigo externo, pretensa razão para o tanto que falta a tantos. Um clássico sociológico, com sotaque.
Caro Sniper,
Vale para eles, e vale para nós. É cultural não reconhecer mérito ao vencedor.
A ideia de que perdemos apenas porque fomos gamados é igual no Norte e no Sul, e não irá mudar pois nunca deixaremos de ser o que somos.
Em relação as “bocas”, não esperava outra coisa de quem foi chamado de bandido.
Quanto a bazófia, não foi Pinto da Costa a vir dizer que eram os únicos em todas as frentes.
Pinto da Costa utiliza esta “fórmula” com sucesso a 40 anos, unir uma região contra os opressores da Capital. Porquê haveria de mudar, se resulta?
Só teremos uma competição com qualidade quando houver mudança não só de geração, mas de mentalidade dos dirigentes de futebol, a começar pelos 3 grandes.
Eu acho que esta vitória do porco no campeonato foi justa. Acho que eles foram a melhor equipa.
Quanto ao bate bocas…o Varandas faz igual. Nem acho nada de grave…até acho engraçado este “despique”. Depois as pessoas é que levam tudo a peito e tudo como se fosse uma ofensa à mãe…
Os portistas ficaram malucos e cegos de raiva com uns potes de fruta atrás do PdC. Os Sportinguistas ficam ofendidos com o PdC dizer que o Varandas não sabe fazer contas…enfim…Outros acham muita bem quando o seu faz e fartam-se de rir….
Foi justa, mas isso não significa termos de andar a mandar bjinhos e congratular. Depois do que fizeram no estádio deles e esta constante guerrilha que eles tanto adoram…não faz sentido!
Daqui a minutos vou almoçar com os meus sogros e dizer que o Porto está de parabéns e foi o melhor durante toda a época. Tal como eles disseram em relação ao Sporting na época passada, que fomos justos vencedores.
Mas isto somos nós adeptos, entre família e amigos.
No caso das direcções não acho que devam andar armados em Guardiolas, mas um comunicado institucional a dar os parabéns por vezes fica melhor a quem dá do que a quem recebe. Se queremos que isto melhore tem de se começar por algum lado.
Em relação ao Porto, eles próprios desvalorizam a conquista quando dão espectáculos como os da jornada anterior, em que se queixaram de tudo e de todos com expressões lamentáveis. Pois foi esse afinal o campeonato que venceram.
Porque crl é que um clube tem de dar parabéns a outro? Clube ou treinador ou o crl?! Isso, as guardas de honra, os aplausos enquanto os outros recebem as taças….
É tudo tão estupido.
Ganhou, está ganho. Para mim foi merecido, está feito. Dar parabéns? A quem? A um adepto? Porquê? Ele não fez nada. Ou q humilhação de ficar a ver a festa do outro receber a taça…é uma estupidez…
Os meus amigos dos outros clubes, eu nunca dei parabéns a ninguém e só uns quantos meio deslocados é que me deram. E que eu respondi apenas que não fazia anos.
Uma coisa é desportivismo. Ganharam, está ganho. Mereceram, para mim foram a melhor equipa, temos agora é de ser nós a crescer e a ser melhores. E falar sobre o que levou a ganharem e tal.
Amigo Sniper: Como diria o nosso tasqueiro Miguel: “subscrevo”! E faço-o porque é tão evidente, tão óbvio, tão transparentemente evidente, que, em dozes mais puxadas, dói!
Alguém ouviu comemorações do campeonato do Porto? Eu moro no Cacém e o silêncio foi rei durante toda a noite, excepto o idiota da Honda 600 cá do bgurgo a enrolar o punho direito da máquina, -, com o motor ligado, é claro, -, só para ter o prazer de não deixar dormir os pacatos cidadãos deste “prestimoso” dormitório!
O que é que vai ser do futebol nacional? Entregamo-lo definitivamente ao projecto mal amanhado de “máfia” do macaco e seus sacritães”, sim, porque não chegam a ser acólitos seguindo a praxe da igreja católica, ou entregamo-lo aos aprendizes de feiticeiros do outro lado da rua, -, eu vou mandar a localização do google para que não se confundam!? Em que ficamos? Terá a nossa direcção “tomates” para enfrentar uma situação que, se calhar, não consegue controlar?
Fazemos o quê, amigos Sportinguistas?
José Manuel david
Para surpresa de praticamente…ninguém…Bragança entrar quando o Nunes está na altura em que perde gás melhora muito a equipa e dá novo folego à equipa.
O que quererá dizer o Sporting estar a jogar sucessivamente sem PL? Não sei o que o Amorim está á procura mas deixa-me várias interrogações para a próxima época…
Tabata entrou muito bem. Continuo a achar que acho o Tabata muito mais interessante no meio do que perdido na ala.
Nuno Santos é o nosso ala que melhor interpreta o papel de ala num clube grande. É o único que é capaz de jogar aberto d cruzar ou de entrar na área. O Porro tem muita dificuldade me largar a ala e entrar ao 2º poste….
Não percebo muito bem o que é que o Amorim está a tentar com o RR. Quer dizer…temo estar a perceber. Temo que pode querer dizer mais uma vez que vamos com Paulinho e depois mais ninguém. Porque se há Paulinho e sem viesse outro, o RR não tinha necessidade de estar a ser “apressado” para aparecer.
Incomoda-me ler que o TT pode voltar para ser PL. O TT não é PL. Metam isso na cabeça de 1 vez…
Já disse aqui ontem que me parece que para o ano é outra vez sem ponta de lança, e volta a fórmula Coates nos descontos, quando a coisa estiver a correr mal…
Nao acho mal jogar sem ponta de lança, alías, em dois anos fizemos duas vezes 85 pontos (espero eu que se ganhe ao Santa Clara no próximo fim de semana) com essa estratégia.
Mas já se viu que é preciso um plano B, porque quando as coisas não funcionam convém que haja alguém que seja capaz de dar luta aos centrais (nem que seja para libertar espaços para os outros avançados mais móveis) e que tenha indices de finalização superiores. Eu esperava que o Slimani viesse para ser esse plano B, mas borrou a pintura… Espero é que o Ruben não abdique do plano B por causa do Slimani…
Tenho duvidas. Em ambos os anos dependemos do acerto na finalização de 2 médios. Este ano foi o Sarabia, o ano passado o P. Gonçalves.
Fazemos 85 pontos mas este ano ficamos a 6 do primeiro. Nem sequer conseguimos disputar o campeonato até à ultima jornada. O Campeonato está entregue desde o jogo com os lampiões a 5 jornadas do fim. Não ganhámos nenhum dos principais troféus e pior…na eliminatória contra o porco ficou a sensação clara que o porco controlou completamente a eliminatória…
Para o próximo ano não há Sarabia. Vamos voltar a apostar que “vai aparecer alguém” a fazer golos?
Continuo a achar que falta 1 PL a sério. Que saiba fazer golos e que seja capaz de ligar o jogo. Sem isso acho que esta equipa não vai evoluir e vai ser cada vez mais fácil de contrariar. A segunda metade do campeonato (eu diria desde o jogo com o Portimonense em casa até agora) fomos uma equipa mediana, se tanto…talvez esteja a ser até simpático.
Esta equipa tem de crescer. Tem de evoluir. Em muita coisa. Uma delas não tenho duvidas…é ter um PL a sério.
Não sei se é verdade absoluta, mas o mais comum é que uma equipa para ser campeã tem normalmente alguém a rondar os 20 golos no campeonato. Um dos três da frente tem quase obrigatoriamente de marcar mais de 20 para que possamos ganhar ou pelo menos lutar pelo campeonato.
Precisamos de um gajo na frente que mate jogos, que em duas ou três oportunidades marque golo. O João Paulo não é para isso, o Slimani estava com números bem interessantes mas borrou a pintura toda, por isso há que arranjar alguém que faça esse papel. Agora é preciso saber se há vontade do treinador e capacidade para conseguir um bom negócio em termos de qualidade/preço.
Eu concordo, aliás vê o comentário que eu escrevi no post pós-jogo do Portimonense:
“Eu ontem quando vi o sarabia resolver só me vinha a cabeça uma pergunta: e para o ano, quem resolve?
…
– Sarabia não está
– Slimani não conta
– Sporar não conta
– Luiz Phellype não conta
– TT é uma incógnita
– Rodrigo Ribeiro é outra incógnita
– Paulinho é o que se sabe
– Pote é pouco provável que tenha uma época igual à primeira”
Estou totalmente de acordo que precisamos de um finalizador que faça mais de 20 golos / epoca e que saiba ligar o jogo. Só não sei se o Amorim concorda connosco.
Mas também digo o seguinte, se ele nao aposta num ponta de lança a sério, mas continuar a fazer 85 pontos por época, quero lá saber. Vamos andar sempre perto de ser campeões (e em algumas épocas seremos concerteza, porque esta época do Porto nao se vai repetir), e em lugar de Champions.
Os treinadores com ideias, quando apresentam resultados são génios, quando começam a não apresentar é que essas ideias passam a ser teimosias… Até agora o facto é que ele tem apresentado. E enquanto assim for, pelo menos dou-lhe o beneficio da duvida.
A minha mais questão é mesmo que a equipa precisa de continuar a crescer e a evoluir para fazer 85 pontos ou mais para que chegue.
E parece-me que isso passa mais pelo sistema, não só por ter melhores jogadores (até porque isso não é fácil).
E por isso é que digo. Parece-me complicado que a evolução tenha resultado a sério para fazer 85 ou mais pontos sem um PL a sério.
Tal como este ano não faríamos 85 pontos a jogar como no ano em que fomos campeões, para o próximo não faremos com tantas “duvidas” que a equipa tem. Não é por acaso que a 2ª volta é bem pior que a primeira….novamente….
Tinhamos um que mostrou ser capaz de fazer 15-20 por epoca, e que foi uma pechincha, e que tinha lugar na equipa, e de repente…eclipsa-se. Deixa de contar. Desaparece da face do futebol do Sporting.
Ainda estou para saber o que se passou afinal com o Luiz P.
“Antigos dirigentes do Sporting alinham no discurso de Rúben Amorim.
Sousa Cintra, Soares Franco, Barbosa da Cruz, Rogério Brito e José Quintela reconhecem mérito do FC Porto e anteveem futuro radiante.”
in Record
Sem colocar em causa o Sportinguismo destas pessoas, diria o seguinte:
1. Todos juntos conseguiram exactamente o quê, em prol do nosso clube? Pois.
2. Reconhecem mérito ao FCP? Isto serve exactamente para quê? Para branquear a impunidade das ajudas extra-futebol jogado. Para destruir uma eventual estratégia de combate aos métodos mafiosos nortenhos, eventualmente em marcha nos bastidores (não faço ideia, mas não custa admitar que Varandas não terá apreciado ser motivo de gozo pelo Papa de Contumil).
3. Futuro radiante? Baseado em quê? Deve ser o mesmo que anteviam, quando ocupavam lugares nos corpos dirigentes e acabaram ganhando nada ou quase nada.
É também por isto que somos um clube sem o sucesso que todos desejaríamos. Uma cambada de tontos que falam sem parar, sem nada terem para dizer, e que, quando decidem fazer, só fazem asneiras.
A época passada festejaram o primeiro lugar. Esta época, a entrada direta na Champions.
O importante é estarem sempre a festejar alguma coisa e terem o seu lugar no camarote garantido.
Vocês usam tanto esse termo de exigência máxima, que ela daqui nada, não passa de um chavão comum.
Exigência máxima é o que se tem feito no futebol desde que chegou RA.
É o que o futsal e o basket teem feito, hóquei a espaços.
É o que se tem que fazer no Andebol como já vimos um rumo este ano.
Os anos passam e os “notáveis” continuam a ser os mesmos de sempre. Não há renovação. E não é porque não exista muita gente que poderia ser considerada notável. Não há é vontade para que isso aconteça.
Pois amigo Sniper, continue a disparar, que o faz com assertividade! Se me permite, e com todo respeito, recomendo que leia “Aparição” de Virgílio Ferreira, se é que já não o fez! Talvez compreenda nessa leitura o peso que a expressão “Senhor Doutor” tem na cultura Portuguesa, e a que os trâmites sócio culturais que as relações sociais daí advenientes obrigam inexoravelmente.
Os “Doutores” do Sporting aparecem, sempre, em situações como a que vivemos agora, para dizer: “Estou aqui!” Uhm1?
Só que o tempo deles passou! Digo eu: Não é tempo de togas, estetoscópios, máquinas de fazer contas com defeito, teodolitos desalinhados, ou mesmo “vontades de aparecer na ribalta”, algumas com muitas teias de aranha!
O que faremos, Sportinguistas?
José Manuel David
Não me parece um problema jogarmos sem ponta de lança. Não há só um modelo para ganhar e competir e certamente não há um melhor do que todos os outros. Coisa diferente, é termos as nossas preferências pessoais por determinado conceito, o que é legítimo. Fazemos 85 pontos em duas épocas consecutivas graças à ideia de jogo do Amorim, isto parece-me indiscutível. Num campeonato frágil como o nosso, um Sporting mais sólido atrás é um Sporting mais próximo das vitórias. Neste campeonato, o Porto cresceu, é muito mais pressionante e agressivo do que nós, coloca muito mais desafios aos adversários. O Porto provoca o resultado enquanto nós esperamos pelo resultado. Voltando ao ponta de lança, se me derem três sarabias passo bem sem ponta de lança, ou três potes como o pote da época anterior. Agora, de facto, parece que em Portugal o caminho mais curto para ganhar não é esse. E que um clube grande com um goleador a sério (ou dois…) fica logo muito perto de ser campeão.
3 P. Gonçalves deste ano e tinhas ficado ainda mais longe do 1º…
Não conseguimos 1 Sarabia, onde vamos arranjar 3?
Se queremos competir com o Porco no próximo ano (e este competimos à distancia desde o Santa Clara) temos de crescer. É mais provável encontrarmos 3 P. Gonçalves do 1º ano ou 3 Sarabias ou entrar um PL?
Não sei. Com 16 milhões de euros parece-me impossível não se conseguir um ponta de lança capaz de dominar o campeonato português. Ou até dois. Um Sarabia sai mais caro de certeza e provavelmente não vem jogar para cá. Sacar um Pote da primeira época é daquelas coisas que pode ou não acontecer. Acho que ninguém imaginava que o Pote tivesse o impacto que teve no ano do título, tal como ninguém imaginava que o Bruno Fernandes se tornasse no jogador que é e que foi no Sporting.
Por outro lado, o que realmente não percebo é o que o Amorim pretende no meio-campo. João Mário é diferente do Matheus e o Ugarte é diferente do Palhinha. O Bragança dá coisas ao jogo que nenhum destes dá e não tem quase nada do que eles têm. Morita não conheço bem mas não me parece um médio de esticar o jogo como o Matheus Nunes. Não sei. Muitas dúvidas.
Estou curioso para perceber o caminho que o Sporting via percorrer no proximo ano.
O Sporting do primeiro ano já não ganha nada a jogar como jogou nesse ano. Foi uma situação ocasional.
O Sporting deste segundo ano, com tantas “duvidas” dele mesmo, com tantas contradições….também não. É uma evolução do Sporting do primeiro ano mas não é sólido nem consistente nem bom o suficiente.
Não sei qual será o caminho agora. Não sei qual vai ser a “evolução” que o Sporting vai ter deste ano para o próximo ano. O que quer que seja deve passar por todos os setores. A vontade de subir a equipa em pressão obriga provavelmente a largar a defesa a 5 que jogou tantas vezes assim e a ter pelo menos 2 defesas centrais muito rápidos. Provavelmente obriga os alas a serem alas e não centrais, os centrais a serem bem mais rápidos do que foram este ano.
O meio campo também parece que ele quer mudar. Morita é muito mais Bragança e João Mário que M. Nunes. Mas de qualquer forma fica dificil perceber o caminho porque se ele quer manter M. Nunes e se o M. Nunes fez os minutos absurdos que fez este ano…é dificil perceber onde encaixa aqui o Morita e o Bragança. É que o Palhinha saindo…que parece ser a vontade…fica Ugarte só? Parece que o meio campo está para mudar a forma de jogar. Mas um meio campo para equipa tão pressionante? Morita, Bragança ou mesmo M. Nunes? Como se vai arrumar este meio campo?
Não sei…vamos ver.
Estou curioso para ver o caminho que a equipa vai “percorrer”. Olhando para tudo o que o Amorim parece querer da equipa….parece mais natural passar para 2 avançados e 3 médios. Isso permitiria a equipa pressionar mais acima preenchendo melhor o meio campo, subir mais os alas. Também permitiria ter mais bola. Se virmos o porco jogar, é um pouco isso que fazem. Enchem o meio campo com o Otávio a fechar no meio e depois 2 avançados, um lateral direito muito projetado, pressão muito alta que permita aliviar a defesa….não sei se não é isso que o Amorim procura….
Se olharmos bem à jogada, é impressionante a diferença de atitude entre os jogadores duma e de outra equipa.
Na altura em que o Pêpe recupera a bola o Benfic@ tem 2 jogadores atrás da linha da bola (e do Pêpe), mais o GR, logo mais perto da baliza deles.
O Pêpe está quase ao pé do 2º defesa do Benfic@!
Há um 3º jogador do Benfic@ no meio, de onde partem 3 jogadores do Porto para o contra ataque.
No arranque da jogada, ou seja, mal o Pêpe pega na bola e corre os primeiros 5/10 metros, ficam 3 defesas do Benfic@ para 4 jogadores do Porto.
O 2º jogador do Benfic@, em 10 metros, e partindo 1 ou 2 metros à frente, perde 2 metros para o Pêpe que leva a bola.
O 3º jogador do Benfic@ é passado por 2 do Porto no mesmo espaço de tempo.
Nos 10 metros seguintes, o 2º jogador do Benfic@ desiste de correr e é passado pelo Zaidu que partiu uns 15 metros atrás dele, e fica um defesa do Benfic@ (João Mário) para 2 gajos sozinhos do Porto (Pêpe que leva a bola e Zaidu que corre em direcção à baliza).
Mais 10 metros e o 2º defensor do Benfica (que era o gajo que foi ao Pêpe no inicio da jogada) já é o 3º defensor, já tem 4 jogadores do Porto a correr à sua frente e até já foi passado pelo árbitro! O João Mário vai ao Pêpe e este prepara-se para meter no Zaidu…
Antes da bola chegar ao Zaidu já o 2º defesa do Benfic@ desistiu de correr e é praticamente apanhado por mais 3 jogadores do Benfic@.
Zaidu remata com o 3º defesa do Benfic@ a chegar em cima dele e uns bons 15 metros à frente do “2º” defesa do Benfic@ (o gajo que partiu com o Pêpe). Estão 4 jogadores do Porto para 2 do Benfic@ (+ o gr) na área.
De um lado, total passividade, quase zero esforço!
Do outro, “vamos ganhar esta merda”!
O sóbê queria ganhar porque era fixe e tal. Mas se perdesse também não viria mal ao mundo (deles). Já os outros estavam a jogar tudo para ganhar e queriam matar a coisa ali.
É verdade que a atitude deles é quase sempre esta, mas este lance em específico acaba por ser normal, para mais perto dos 90.
O empate chegava-lhes!
Não precisavam de se pôr a correr que nem loucos já nos descontos.
E era muito mais importante para o Benfic@ não perder do que era para o Porto ganhar, porque faziam a festa na mesma com o empate.
A má época do Benfic@ assenta muito nesta falta de empenho.
O sucesso do Porto assenta muito neste empenho até ao fim.
E, para mim, isso está perfeitamente exposto neste jogo e neste lance.
Aliás, o mesmo se passou no Benfic@-Sporting no FF, que foi um jogo que mostrou perfeitamente o que foi a época e as virtudes e falhas duma e de outra equipa/estrutura.
Por uma questão de narrativa, o Benfica precisava muito mais de ganhar. 2a volta 2-0 contra rivais faria com que os adeptos encarassem a nova época sem JJ com muito mais apoio e isso importa principalmente para evitar contestação.
Que o sucesso do Porto assenta muito na sua intensidade competitiva é verdade.
Que o problema do Benfica seja a falta de intensidade competitiva…já tenho mais duvidas. Eu acho que é bem mais profundo que isso e está relacionado com uma desadequação do tipo de jogadores aos vários modelos de jogo que experimentou, especialmente a jogar em Portugal. Um plantel mal construído, um grupo mal gerido…acho que anda mais à volta disto do que de correr muito ou pouco…
Eu acho que a falta de empenho é resultado dos problemas, não é “O” problema.
A falta de jogadores adequados ao modelo, de um modelo claro de jogo, um plantel muito mal construído com demasiados jogadores parecidos e sem “quimica”. Depois a frustração leva a falta de empenho natural…mas acho que é o resultado, não o motivo…
Faltou-lhes treinador e isso paga-se sempre caro. E o caro é normalmente falta de empenho dos jogadores que não acreditam no que está a ser feito.
Mas é só a minha opinião.
Tu vês os jogos onde perderam pontos em casa com equipas “pequenas” e é demasiado óbvio que o que faltou ali foi empenho. Jogaram a fazer um frete do caraças e, obviamente, não ganharam. E houve uns 4 ou 5 jogos em que bastou jogarem 10 ou 15 minutos para resolverem os jogos e o resto até deu sono…
A participação na Champions tem exatamente a ver com isso. O modelo de jogo que melhor se adapta aos avançados deles é jogar com espaço. Coisa que cá muitas vezes não têm.
O problema que eles têm, é criar o espaço quando ele não existe naturalmente sem se terem de mandar todos para a frente e abrir buracos atrás, são os centrais lentos e o meio-campo demasiado macio.
yap o taarabat é quem vai com o ziadu no inicio da jogada e depois desiste.
e de+pos percebes quem fica no fim a defender, o joao mario que era com o taarabat um dos jogadores recuados e o Pl que vem num sprint de 100 mts em desespero
Vale o que vale, muita rapidez o que ajuda a recuperar algumas falhas de posicionamento, por outro lado também um poder de antecipação bom, jogando com o porte físico que tem.
Isto para a nossa Liga tem tudo na teoria para dar certo.
ps: Espero bem que não passe para o rival ou acabe em Espanha.
Uma coisa que me deixa contente e que sempre achei necessário e raramente faziam era ter o plantel praticamente fechado antes de Agosto. O Amorim trouxe isso e colhe os benefícios que são mesmo com férias, mesmo com competições, temos uma equipa ou pelo menos um grande número de jogadores já rotinados e em condição física aceitável. Tirando casos tipo Nuno Mendes, acho que é assim que temos sempre de atuar, mais cedo (até porque podemos tirar vantagens nos preços também) do que o resto.
Mas este Verão esta abordagem tende a ser ainda mais importante, com as saídas de 2 ou 3 elementos.
Já fizemos algo parecido com Ugarte.
Neste momento saindo Palhinha, temos já um substituto, por exemplo.
Por isso é que digo que estou completamente descansado com RAmorim.
Mesmo numa época onde baixamos o ritmo desde Janeiro/Fevereiro, deu para fazer os mesmos pontos que o ano passado ou andar lá perto.
Para o ano a base deste trabalho vai estar ainda mais consolidada.
Não esquecer que temos o Mundial e que vai afetar todos os clubes, ou seja, tenho dúvidas que tanto Porto e Sporting vão fazer os mesmos pontos, vai haver mais cansaço e “baixos” de forma em ambas as equipas.
O que Porto e o Sporting fizeram nos últimos dois anos não é normal, salvo raras exepções é que tivemos campeões quase invictos (lembro de RA, JJ vs RV, SC e VP/VB assim de cabeça nos últimos anos)
Normal é numa prova de regularidade as equipas perderem/empatarem jogos e não fazer uma caminhada quase invicta.
O único senão da estratégia é por vezes contar com saídas e elas não acontecerem, mas neste caso o Feddal não ativou a extensão por isso vai à vida dele e o lugar fica preenchido.
O resto não acho que tenhamos baixado o ritmo, acho que houve picos e abaixamentos de forma, como é normal, e o Amorim não soube gerir usando o que tinha à disposição. Esta é uma preocupação que não tinha e ganhei e vai ser acentuada por isso mesmo, Mundial… Se o Amorim comete os erros de usar quase sempre o mesmo 11 não temos hipóteses até porque a nossa água não é tão boa como a do Porto. Para quem não percebe, vão ver como eram as épocas do Pepe antes de vir para Portugal e como são agora.
O Sporting vai perder poucos jogadores para a selecção…
Dois, três no máximo!
Saindo o Palhinha e o Matheus Nunes, até podes nem levar nenhum português ao Mundial. Sobram Porro (pode ir ou não), Coates (deve ir) e Ugarte (pode ir ou não).
O Porto perde o Diogo Costa, o Pepe, pode perder o Rúben Semedo (se cá estiver), o Ótavio, o Vitinha…
A situação não é perder jogadores, é os jogadores ficarem sem competir ao mais alto nível 1 a 2 meses quase.
Com certeza vão fazer uns amigáveis com a malta que fica cá, mas nunca será a mesma coisa.
O Sevilha vai à champions. Se eles querem, não foi esse o fator diferenciador.
Atrevo-me a dizer que se o Sevilha quisesse mesmo, ele estava lá…
Não conheço. É caro, mas para resolver o problema da defesa (com este a que eu acrescentava o Quaresma…se for para jogar mesmo e não estarem sempre os mesmos…) é um valor que se aceita se ele tiver mesmo MUITA qualidade.
Resta ver se tem mesmo MUITA qualidade.
Não se dá 10M por um jogador (ou não se devia dar) sem ser com MUITA qualidade…
Ainda não há bacalhau por isso tudo pode acontecer. Eles vão à CL nós também, se há real interesse do Sevilla o Kondé pode ser o factor que decide, e por isso é bom que estejamos a negociar já.
Depois de um ano sem jogar tudo pode sair dali. O Rosier parecia ter qualidade (e não sei se é pior que o Esgaio) e não deu certo. O preço vai ser bom ou mau dependendo do que apresente. A única coisa que sei é que a carta dele no FIFA era das mais usadas porque era o central mais rápido da Bundesliga lol. O resto logo se vai ver, se bem que o Feddal e até o Mateus Reis fizeram parte de uma das defesas menos batidas do campeonato, por isso se não for burro é meio caminho andado para ter um impacto positivo.
Eu espero que não seja um Coates, porque o Coates só se estabilizou mesmo com RAmorim.
Duas épocas com regularidade sobretudo a época passada.
O fato de se dizer que o Sevilla e o Dortmund estão interessados ou estiveram, não quer dizer que ele escolha o Sporting, em detrimento dos dois.
Se fosse sempre assim, não vinha para o tugão alguns jogadores como vieram nos ultimos anos.
Olha o Sarabia por exemplo.
Olha que o Naldo fazia uma perninha neste plantel… mas tu percebes lá o que é um bom jogador… Só vens para aqui debitar merda, que é a única maneira de não estares cheio!
Não conheço bem este jogador, apenas um vídeo ou outro que vi no youtube (vale o que vale, 0), mas espero que conheças bem visto a tua satisfação nesta contratação.
O perfil agrada à partida. As lesões assustam muito e fazem desta contratação um jogo de sorte.
Pena não olharmos para as laterais. Quase 20 milhões investidos em 2 jogadores que nem sequer alternativa são: vinagre e esgaio.
O Esteves está (mal) tapado pelo esgaio.
Pequeno aparte:
Vi agora o calendário para a ultima jornada:
Sexta-feira:
Paços de Ferreira – Benfica, 20h15
Sábado:
Arouca – Belenenses SAD, 15h30
Tondela – Boavista, 15h30
Moreirense – Vizela, 15h30
Marítimo – Portimonense, 18h00
FC Porto – Estoril, 18h00
Sporting – Santa Clara, 20h30
Domingo:
Famalicão – SC Braga, 18h00
Vitória de Guimarães – Gil Vicente, 20h30
Se é que esta merda faz algum sentido? Antes a ultima jornada era jogada ao mesmo tempo. De tarde porque futebol é uma festa.
Agora lá vamos nós jogar outra vez as 20:30. Chegar a casa as 23h porque va lá, a Wayne manor é em Odivelas. Agora levar os miudos ao futebol, descansado vai de boca porque um tem 3 o outro tem 4, vão adormecer-me a meio do jogo.
O pior é que para algum filho da puta isto faz sentido. Jogos as 20h30. E pior, fazem uma reunião, marcam o horario e no final soltam um “ya, pode ser assim”.
Um biqueiro no meio dos dentes era pouco.
Precisava de desabafar. Continuação de um excelente dia.
SL
tecnicamente apenas objectivos iguais tinham de jogar a mesma hora( neste caso apenas é os jogos da manutençao), e até pensei que eles deixassem o jogo do porto para o fim por causa da entrega da taça
Mesmo assim, fica a faltar um central. E um ponta de lança. Defesa esquerdo, não considero prioritário. Apesar do Vinagre ser uma incognita, o Mateus Reis dá garantias e o NS pode fazer o lugar qd for preciso atacar.
Boa tarde, ou boa noite, tenho andado meio distante por causa da minha mais recente batalha (3 dias e 7 horas limpo)
O meu humor está muito melhor, e os desejos são quase inexistentes agora, durmo e como muito melhor
Bem era apenas isto, espero que se encontrem todos bem
excerto de um post do duarte gomes na sua pagina de facebook sobre a historia dos fora de jogo
“Dois dias depois espero que o balão esteja mais vazio e as mentes mais calmas.
A reflexão que proponho, pela enésima vez, é sobre como pode ser melhorada a regra do fora de jogo.
Os golos marcados/anulados por 2, 3 ou 4 cms acontecem desde que há linha tecnológica. Acontecem em Portugal e em todas as ligas do mundo com sistema idêntico.
O sistema é falível? É. Depende de mão humana, está tudo dito.
Podem haver calibrações incorretas? Podem.
A regra do fora de jogo devia ser revista? Devia!
Foras de jogo milimétricos são um atentado à inteligência? São.
Mas as coisas são assim e são para todos os que têm sistema idêntico, cá dentro e lá fora.
Quanto a análises, o princípio deste lado foi o mesmo de sempre: confiar na decisão que sai de sala, tendo-a como boa. Seja por 1 ou 2 centímetros, seja por 0 (!!!)… como aconteceu no golo validado ao Vizela, na jornada passada (ver imagem abaixo).
Dito isto… soluções?
1. Como a lei não mudou (fora de jogo de 1 milímetro é sempre um fora de jogo), a Premier League já arranjou alternativa: engrossou as linhas (as que calibram posição de defesa e atacante) e decidiu que sempre que as duas se tocarem ou sobrepuserem (na imagem tv), não há FJ. Além disso, terminou com a indicação numérica. Agora ninguém sabe quantos centímetros um jogador estaria em jogo ou offside. Com isto, têm menos ruído, mais golos e menos interrupções.
2. A FIFA foi mais longe, porque tem meios para isso: encontrou um sistema (vai estar no Catar) apenas tecnológico, que não depende de mão humana.
É usada AI (Inteligência Artificial) e várias câmaras, para detetar quem está adiantado. A indicação chega em 1 ou 2 segundos à sala do VAR, que a comunica ao árbitro. É simples: ou está ou não está adiantado. Ponto final, parágrafo. As pessoas confiam e os árbitros livram-se de uma carga de trabalhos.”
Notas. vamos ver se a Fifa e uefa ( e as varias federaçoes/ ligas) vão avançar com esta nova ferramenta, que me parece muito interessante e ja foi testada no mundial de clubes. o problema é sao precisas mais camaras do que o sistema atual e provavelmente alguns estadios n estariam preparados para isso, mas como pelos vistos já anda a existir Var na fase de apuramento da liga 3 e par ao ano já é para existir tb na liga 2 , talvez a coisa se faça
basicamente este sistema de IA “marca” a bola e “marca” os varios pontos dos jogadores todos
Lá está a EPL arranjou a solução mais básica e atenuou a maioria dos problemas. O sistema claramente tem uma margem de erro grande provavelmente andará entre os 5 e os 10cm e o engrossar das linhas foi garantir que a margem de erro era representada.
Quanto ao Duarte Gomes, pode ir mamar, é dos piores gajos que por ai anda, foi-o como homem do apito, agora também o é como representante do lobby. O que o futebol português precisava mesmo, era acabar com a APAF, refundar aquela merda toda com árbitros estrangeiros e só daqui a 10 anos termos árbitros novos portugueses. Precisamos urgentemente de uma limpeza espiritual desses fdp todos.
eu coloquei este post para se analisar as soluçoes: a da Premier league, e a que a curto/ medio prazo vai passar a acontecer.
quanto ao duarte gomes, ele deu uma opiniao semelhante a por exemplo ao pedro henriques, se as queixas sao daquele frame, no anterior a distancia ainda seria maior
A solução é o que é. Se é para continuar a meter 2 ou 3 mecos a ver a televisão tem de se arranjar a margem de erro, se é para usar IA tem de se usar uma que seja infalível primeiro e depois que tenha tempo de resposta aceitável.
O Duarte Gomes, o Pedro Henriques e o resto deviam era de perguntar o porquê de se fazer tanto barulho e o porquê da maioria que vê futebol não confiar nas decisões de um único gajo que apita, e depois arranjar soluções para isso. Isto do VAR é uma não questão se há confiança em quem toma as decisões, porque tira-se a suspeição e as pessoas aceitam o erro humano e tecnológico, numa liga completamente conspurcada como a nossa, que eles fizeram questão de conspurcar, ninguém aceita o erro humano, porque não sabem que existe.
Tentem ver o campeonato da 1.ª para a 34ª jornada e não da 34ª para a1.ª e vejam lá se é assim tão justo a vitória do fcp!? É que eu acho que a percepção muda completamente!
Há uma coisa que não percebo nisso da margem de erro e na proteção do árbitro, fiscal de linha e var.
Então neste caso o fiscal de linha foi corrigido pelo VAR por 2 cms mas e se o fiscal de linha num lance de 2/3/5 cm assinalar fora de jogo o var vai alterar a decisão? Ou como está na margem de erro mantém a decisão inicial do fiscal de linha?
9 Maio, 2022 at 7:51
Fevereiro!?
Bom dia a todos.
9 Maio, 2022 at 8:24
ahahah está frio!
Bom dia!
Z
9 Maio, 2022 at 8:36
Bom dia,
Procura-se um avançado para o banco, sugiro Fran Navarro a pedido de muitos tasqueiros.
E se o Zandonaide tiver razão?
9 Maio, 2022 at 8:49
O TT vai regressar
9 Maio, 2022 at 9:28
O empréstimo é de ano e meio, e segundo me contaram só regressa caso o Estugarda desça de divisão. Se ficar na primeira divisão, não sei se há cláusula que permita o regresso já.
Neste momento o Estugarda está em posição de disputar o playoff para manutenção, falta uma jornada.
9 Maio, 2022 at 11:16
Afinal há cláusula:
https://abola.pt/nnh/noticias/ver/939930
9 Maio, 2022 at 9:27
https://blogvisaodemercado.pt/2022/05/pinto-da-costa-varandas-ainda-deve-estar-a-pensar-que-vai-ser-campeao/
Bom dia.
Algum dia teremos um campeonato ganho sem vigarice e ajudas cirúrgicas?
Algum dia teremos um campeonato ganho sem fanfarronice, arrogância, violência verbal, gozo ofensivo, etc.?
Algum dia teremos um campeonato em que sintamos que foi justo, limpo, bem entregue, resultado apenas e só de desempenho desportivo, com adversários irrepreensíveis no modo de estar, merecendo, portanto, os nossos sinceros parabéns?
Nunca, desconfio.
Por estas razões, uma competição em que i) quem perde nunca reconhece mérito a quem ganha e ii) tem legítimas razões para isso nunca será uma competição capaz de gerar valor para lá de Badajoz (e mesmo cá dentro veremos a evolução sociológica das novas gerações).
Nunca levarás os meus parabéns, Jorge Nuno. Que sejas herói da tua parolada, da mafia local que é o teu braço armado, de algumas forças vivas da tua cidade que melhor andariam em fazer cumprir a lei, dos teus papagaios avençados, da tua corte de delfins e potenciais sucessores. Os “padrinhos” têm sempre admiração de parte da comunidade de que se servem, alimentando-se da fragilidade cultural, social, económica de quem pouco mais tem a que se agarrar, distribuindo benesses e motivos de orgulho emocional, ao mesmo tempo que apontam para um inimigo externo, pretensa razão para o tanto que falta a tantos. Um clássico sociológico, com sotaque.
9 Maio, 2022 at 9:53
Quero é que o pdc e sua entourage se fo***.
9 Maio, 2022 at 9:57
Caro Sniper,
Vale para eles, e vale para nós. É cultural não reconhecer mérito ao vencedor.
A ideia de que perdemos apenas porque fomos gamados é igual no Norte e no Sul, e não irá mudar pois nunca deixaremos de ser o que somos.
Em relação as “bocas”, não esperava outra coisa de quem foi chamado de bandido.
Quanto a bazófia, não foi Pinto da Costa a vir dizer que eram os únicos em todas as frentes.
Pinto da Costa utiliza esta “fórmula” com sucesso a 40 anos, unir uma região contra os opressores da Capital. Porquê haveria de mudar, se resulta?
Só teremos uma competição com qualidade quando houver mudança não só de geração, mas de mentalidade dos dirigentes de futebol, a começar pelos 3 grandes.
9 Maio, 2022 at 10:01
Subscrevo!
9 Maio, 2022 at 18:23
+1 subscritor
9 Maio, 2022 at 10:13
Eu já disse aqui mais que uma vez…
Eu acho que esta vitória do porco no campeonato foi justa. Acho que eles foram a melhor equipa.
Quanto ao bate bocas…o Varandas faz igual. Nem acho nada de grave…até acho engraçado este “despique”. Depois as pessoas é que levam tudo a peito e tudo como se fosse uma ofensa à mãe…
Os portistas ficaram malucos e cegos de raiva com uns potes de fruta atrás do PdC. Os Sportinguistas ficam ofendidos com o PdC dizer que o Varandas não sabe fazer contas…enfim…Outros acham muita bem quando o seu faz e fartam-se de rir….
9 Maio, 2022 at 12:30
Foi justa, mas isso não significa termos de andar a mandar bjinhos e congratular. Depois do que fizeram no estádio deles e esta constante guerrilha que eles tanto adoram…não faz sentido!
9 Maio, 2022 at 12:59
Daqui a minutos vou almoçar com os meus sogros e dizer que o Porto está de parabéns e foi o melhor durante toda a época. Tal como eles disseram em relação ao Sporting na época passada, que fomos justos vencedores.
Mas isto somos nós adeptos, entre família e amigos.
No caso das direcções não acho que devam andar armados em Guardiolas, mas um comunicado institucional a dar os parabéns por vezes fica melhor a quem dá do que a quem recebe. Se queremos que isto melhore tem de se começar por algum lado.
Em relação ao Porto, eles próprios desvalorizam a conquista quando dão espectáculos como os da jornada anterior, em que se queixaram de tudo e de todos com expressões lamentáveis. Pois foi esse afinal o campeonato que venceram.
9 Maio, 2022 at 15:41
Sempre achei isso uma paneleirice….
Porque crl é que um clube tem de dar parabéns a outro? Clube ou treinador ou o crl?! Isso, as guardas de honra, os aplausos enquanto os outros recebem as taças….
É tudo tão estupido.
Ganhou, está ganho. Para mim foi merecido, está feito. Dar parabéns? A quem? A um adepto? Porquê? Ele não fez nada. Ou q humilhação de ficar a ver a festa do outro receber a taça…é uma estupidez…
Os meus amigos dos outros clubes, eu nunca dei parabéns a ninguém e só uns quantos meio deslocados é que me deram. E que eu respondi apenas que não fazia anos.
Uma coisa é desportivismo. Ganharam, está ganho. Mereceram, para mim foram a melhor equipa, temos agora é de ser nós a crescer e a ser melhores. E falar sobre o que levou a ganharem e tal.
Outra coisa é a conice…
9 Maio, 2022 at 17:08
É para esconder a falta de cultura desportiva lol
9 Maio, 2022 at 12:08
Por mim falo, odeio o que o porco representa no desporto. Impossivel para mim dar parabéns.
SL
9 Maio, 2022 at 15:54
Amigo Sniper: Como diria o nosso tasqueiro Miguel: “subscrevo”! E faço-o porque é tão evidente, tão óbvio, tão transparentemente evidente, que, em dozes mais puxadas, dói!
Alguém ouviu comemorações do campeonato do Porto? Eu moro no Cacém e o silêncio foi rei durante toda a noite, excepto o idiota da Honda 600 cá do bgurgo a enrolar o punho direito da máquina, -, com o motor ligado, é claro, -, só para ter o prazer de não deixar dormir os pacatos cidadãos deste “prestimoso” dormitório!
O que é que vai ser do futebol nacional? Entregamo-lo definitivamente ao projecto mal amanhado de “máfia” do macaco e seus sacritães”, sim, porque não chegam a ser acólitos seguindo a praxe da igreja católica, ou entregamo-lo aos aprendizes de feiticeiros do outro lado da rua, -, eu vou mandar a localização do google para que não se confundam!? Em que ficamos? Terá a nossa direcção “tomates” para enfrentar uma situação que, se calhar, não consegue controlar?
Fazemos o quê, amigos Sportinguistas?
José Manuel david
9 Maio, 2022 at 9:31
Bom dia tasca!
Para surpresa de praticamente…ninguém…Bragança entrar quando o Nunes está na altura em que perde gás melhora muito a equipa e dá novo folego à equipa.
O que quererá dizer o Sporting estar a jogar sucessivamente sem PL? Não sei o que o Amorim está á procura mas deixa-me várias interrogações para a próxima época…
Tabata entrou muito bem. Continuo a achar que acho o Tabata muito mais interessante no meio do que perdido na ala.
Nuno Santos é o nosso ala que melhor interpreta o papel de ala num clube grande. É o único que é capaz de jogar aberto d cruzar ou de entrar na área. O Porro tem muita dificuldade me largar a ala e entrar ao 2º poste….
Não percebo muito bem o que é que o Amorim está a tentar com o RR. Quer dizer…temo estar a perceber. Temo que pode querer dizer mais uma vez que vamos com Paulinho e depois mais ninguém. Porque se há Paulinho e sem viesse outro, o RR não tinha necessidade de estar a ser “apressado” para aparecer.
Incomoda-me ler que o TT pode voltar para ser PL. O TT não é PL. Metam isso na cabeça de 1 vez…
9 Maio, 2022 at 9:46
Já disse aqui ontem que me parece que para o ano é outra vez sem ponta de lança, e volta a fórmula Coates nos descontos, quando a coisa estiver a correr mal…
Nao acho mal jogar sem ponta de lança, alías, em dois anos fizemos duas vezes 85 pontos (espero eu que se ganhe ao Santa Clara no próximo fim de semana) com essa estratégia.
Mas já se viu que é preciso um plano B, porque quando as coisas não funcionam convém que haja alguém que seja capaz de dar luta aos centrais (nem que seja para libertar espaços para os outros avançados mais móveis) e que tenha indices de finalização superiores. Eu esperava que o Slimani viesse para ser esse plano B, mas borrou a pintura… Espero é que o Ruben não abdique do plano B por causa do Slimani…
9 Maio, 2022 at 10:00
Tenho duvidas. Em ambos os anos dependemos do acerto na finalização de 2 médios. Este ano foi o Sarabia, o ano passado o P. Gonçalves.
Fazemos 85 pontos mas este ano ficamos a 6 do primeiro. Nem sequer conseguimos disputar o campeonato até à ultima jornada. O Campeonato está entregue desde o jogo com os lampiões a 5 jornadas do fim. Não ganhámos nenhum dos principais troféus e pior…na eliminatória contra o porco ficou a sensação clara que o porco controlou completamente a eliminatória…
Para o próximo ano não há Sarabia. Vamos voltar a apostar que “vai aparecer alguém” a fazer golos?
Continuo a achar que falta 1 PL a sério. Que saiba fazer golos e que seja capaz de ligar o jogo. Sem isso acho que esta equipa não vai evoluir e vai ser cada vez mais fácil de contrariar. A segunda metade do campeonato (eu diria desde o jogo com o Portimonense em casa até agora) fomos uma equipa mediana, se tanto…talvez esteja a ser até simpático.
Esta equipa tem de crescer. Tem de evoluir. Em muita coisa. Uma delas não tenho duvidas…é ter um PL a sério.
9 Maio, 2022 at 11:00
Não sei se é verdade absoluta, mas o mais comum é que uma equipa para ser campeã tem normalmente alguém a rondar os 20 golos no campeonato. Um dos três da frente tem quase obrigatoriamente de marcar mais de 20 para que possamos ganhar ou pelo menos lutar pelo campeonato.
Precisamos de um gajo na frente que mate jogos, que em duas ou três oportunidades marque golo. O João Paulo não é para isso, o Slimani estava com números bem interessantes mas borrou a pintura toda, por isso há que arranjar alguém que faça esse papel. Agora é preciso saber se há vontade do treinador e capacidade para conseguir um bom negócio em termos de qualidade/preço.
9 Maio, 2022 at 11:19
Pois…
Vamos ver…
9 Maio, 2022 at 11:24
Eu concordo, aliás vê o comentário que eu escrevi no post pós-jogo do Portimonense:
“Eu ontem quando vi o sarabia resolver só me vinha a cabeça uma pergunta: e para o ano, quem resolve?
…
– Sarabia não está
– Slimani não conta
– Sporar não conta
– Luiz Phellype não conta
– TT é uma incógnita
– Rodrigo Ribeiro é outra incógnita
– Paulinho é o que se sabe
– Pote é pouco provável que tenha uma época igual à primeira”
Estou totalmente de acordo que precisamos de um finalizador que faça mais de 20 golos / epoca e que saiba ligar o jogo. Só não sei se o Amorim concorda connosco.
Mas também digo o seguinte, se ele nao aposta num ponta de lança a sério, mas continuar a fazer 85 pontos por época, quero lá saber. Vamos andar sempre perto de ser campeões (e em algumas épocas seremos concerteza, porque esta época do Porto nao se vai repetir), e em lugar de Champions.
Os treinadores com ideias, quando apresentam resultados são génios, quando começam a não apresentar é que essas ideias passam a ser teimosias… Até agora o facto é que ele tem apresentado. E enquanto assim for, pelo menos dou-lhe o beneficio da duvida.
9 Maio, 2022 at 11:27
A minha mais questão é mesmo que a equipa precisa de continuar a crescer e a evoluir para fazer 85 pontos ou mais para que chegue.
E parece-me que isso passa mais pelo sistema, não só por ter melhores jogadores (até porque isso não é fácil).
E por isso é que digo. Parece-me complicado que a evolução tenha resultado a sério para fazer 85 ou mais pontos sem um PL a sério.
Tal como este ano não faríamos 85 pontos a jogar como no ano em que fomos campeões, para o próximo não faremos com tantas “duvidas” que a equipa tem. Não é por acaso que a 2ª volta é bem pior que a primeira….novamente….
9 Maio, 2022 at 11:47
O problema é que gastámos 8M (Sporar) + 18M (Paulinho) em 2 jogadores que têm numeros miseráveis para tal…E agora não há guito!!
9 Maio, 2022 at 12:30
Tinhamos um que mostrou ser capaz de fazer 15-20 por epoca, e que foi uma pechincha, e que tinha lugar na equipa, e de repente…eclipsa-se. Deixa de contar. Desaparece da face do futebol do Sporting.
Ainda estou para saber o que se passou afinal com o Luiz P.
Entretanto, sera que Dost volta?
9 Maio, 2022 at 9:52
Tabata no meio, muito interessante.
Bons pés, remate e assistência. Talvez tenha mais espaço para o ano, tal como Bragança.
Veremos quem sai.
9 Maio, 2022 at 10:01
Acho que só terão se o Sporting passasse para um meio campo a 3 com 2 avançados.
Não creio que vá acontecer…
9 Maio, 2022 at 10:18
Pois, não creio que Amorim mude de sistema…
9 Maio, 2022 at 9:35
“Antigos dirigentes do Sporting alinham no discurso de Rúben Amorim.
Sousa Cintra, Soares Franco, Barbosa da Cruz, Rogério Brito e José Quintela reconhecem mérito do FC Porto e anteveem futuro radiante.”
in Record
Sem colocar em causa o Sportinguismo destas pessoas, diria o seguinte:
1. Todos juntos conseguiram exactamente o quê, em prol do nosso clube? Pois.
2. Reconhecem mérito ao FCP? Isto serve exactamente para quê? Para branquear a impunidade das ajudas extra-futebol jogado. Para destruir uma eventual estratégia de combate aos métodos mafiosos nortenhos, eventualmente em marcha nos bastidores (não faço ideia, mas não custa admitar que Varandas não terá apreciado ser motivo de gozo pelo Papa de Contumil).
3. Futuro radiante? Baseado em quê? Deve ser o mesmo que anteviam, quando ocupavam lugares nos corpos dirigentes e acabaram ganhando nada ou quase nada.
É também por isto que somos um clube sem o sucesso que todos desejaríamos. Uma cambada de tontos que falam sem parar, sem nada terem para dizer, e que, quando decidem fazer, só fazem asneiras.
Exigência máxima é também isto.
9 Maio, 2022 at 9:40
Exigência máxima deve ser a expressão mais estupida que se inventou no desporto…
Vem sempre acompanhado de uma coisa qualquer sem sentido…
9 Maio, 2022 at 10:03
Subscrevo! 🙂
9 Maio, 2022 at 10:00
A época passada festejaram o primeiro lugar. Esta época, a entrada direta na Champions.
O importante é estarem sempre a festejar alguma coisa e terem o seu lugar no camarote garantido.
9 Maio, 2022 at 10:54
Vocês usam tanto esse termo de exigência máxima, que ela daqui nada, não passa de um chavão comum.
Exigência máxima é o que se tem feito no futebol desde que chegou RA.
É o que o futsal e o basket teem feito, hóquei a espaços.
É o que se tem que fazer no Andebol como já vimos um rumo este ano.
9 Maio, 2022 at 11:18
Daqui a nada?
Sempre foi. Teve piada as primeiras 2 ou 3 vezes que foi usada e deu que pensar, a partir daí passou a chavão para justificar tudo…
9 Maio, 2022 at 12:40
Subscrevo!
E acrescento, a maioria das pessoas que andam com a “exigência máxima” na boca para os outros, não a têm para si… 😉
9 Maio, 2022 at 13:03
Devia de ser a competência máxima a reinar, mas pelos vistos há é que ser exigente máximo, mesmo que tenhas matéria prima que deixa a desejar.
9 Maio, 2022 at 15:02
Normalmente é assim….
10 Maio, 2022 at 0:46
“Exigência máxima é o que se tem feito no futebol desde que chegou RA”… É mesmo para rir… só pode!
#CARREGAPAULINHO
Z
9 Maio, 2022 at 12:06
Os anos passam e os “notáveis” continuam a ser os mesmos de sempre. Não há renovação. E não é porque não exista muita gente que poderia ser considerada notável. Não há é vontade para que isso aconteça.
10 Maio, 2022 at 0:46
Como dizia o outro… “eles nunca mais morrem”…
Z
9 Maio, 2022 at 16:35
Pois amigo Sniper, continue a disparar, que o faz com assertividade! Se me permite, e com todo respeito, recomendo que leia “Aparição” de Virgílio Ferreira, se é que já não o fez! Talvez compreenda nessa leitura o peso que a expressão “Senhor Doutor” tem na cultura Portuguesa, e a que os trâmites sócio culturais que as relações sociais daí advenientes obrigam inexoravelmente.
Os “Doutores” do Sporting aparecem, sempre, em situações como a que vivemos agora, para dizer: “Estou aqui!” Uhm1?
Só que o tempo deles passou! Digo eu: Não é tempo de togas, estetoscópios, máquinas de fazer contas com defeito, teodolitos desalinhados, ou mesmo “vontades de aparecer na ribalta”, algumas com muitas teias de aranha!
O que faremos, Sportinguistas?
José Manuel David
9 Maio, 2022 at 10:18
Não me parece um problema jogarmos sem ponta de lança. Não há só um modelo para ganhar e competir e certamente não há um melhor do que todos os outros. Coisa diferente, é termos as nossas preferências pessoais por determinado conceito, o que é legítimo. Fazemos 85 pontos em duas épocas consecutivas graças à ideia de jogo do Amorim, isto parece-me indiscutível. Num campeonato frágil como o nosso, um Sporting mais sólido atrás é um Sporting mais próximo das vitórias. Neste campeonato, o Porto cresceu, é muito mais pressionante e agressivo do que nós, coloca muito mais desafios aos adversários. O Porto provoca o resultado enquanto nós esperamos pelo resultado. Voltando ao ponta de lança, se me derem três sarabias passo bem sem ponta de lança, ou três potes como o pote da época anterior. Agora, de facto, parece que em Portugal o caminho mais curto para ganhar não é esse. E que um clube grande com um goleador a sério (ou dois…) fica logo muito perto de ser campeão.
9 Maio, 2022 at 10:24
3 P. Gonçalves deste ano e tinhas ficado ainda mais longe do 1º…
Não conseguimos 1 Sarabia, onde vamos arranjar 3?
Se queremos competir com o Porco no próximo ano (e este competimos à distancia desde o Santa Clara) temos de crescer. É mais provável encontrarmos 3 P. Gonçalves do 1º ano ou 3 Sarabias ou entrar um PL?
9 Maio, 2022 at 10:48
Não sei. Com 16 milhões de euros parece-me impossível não se conseguir um ponta de lança capaz de dominar o campeonato português. Ou até dois. Um Sarabia sai mais caro de certeza e provavelmente não vem jogar para cá. Sacar um Pote da primeira época é daquelas coisas que pode ou não acontecer. Acho que ninguém imaginava que o Pote tivesse o impacto que teve no ano do título, tal como ninguém imaginava que o Bruno Fernandes se tornasse no jogador que é e que foi no Sporting.
Por outro lado, o que realmente não percebo é o que o Amorim pretende no meio-campo. João Mário é diferente do Matheus e o Ugarte é diferente do Palhinha. O Bragança dá coisas ao jogo que nenhum destes dá e não tem quase nada do que eles têm. Morita não conheço bem mas não me parece um médio de esticar o jogo como o Matheus Nunes. Não sei. Muitas dúvidas.
9 Maio, 2022 at 11:17
Pois…é um bocado por aí….
Estou curioso para perceber o caminho que o Sporting via percorrer no proximo ano.
O Sporting do primeiro ano já não ganha nada a jogar como jogou nesse ano. Foi uma situação ocasional.
O Sporting deste segundo ano, com tantas “duvidas” dele mesmo, com tantas contradições….também não. É uma evolução do Sporting do primeiro ano mas não é sólido nem consistente nem bom o suficiente.
Não sei qual será o caminho agora. Não sei qual vai ser a “evolução” que o Sporting vai ter deste ano para o próximo ano. O que quer que seja deve passar por todos os setores. A vontade de subir a equipa em pressão obriga provavelmente a largar a defesa a 5 que jogou tantas vezes assim e a ter pelo menos 2 defesas centrais muito rápidos. Provavelmente obriga os alas a serem alas e não centrais, os centrais a serem bem mais rápidos do que foram este ano.
O meio campo também parece que ele quer mudar. Morita é muito mais Bragança e João Mário que M. Nunes. Mas de qualquer forma fica dificil perceber o caminho porque se ele quer manter M. Nunes e se o M. Nunes fez os minutos absurdos que fez este ano…é dificil perceber onde encaixa aqui o Morita e o Bragança. É que o Palhinha saindo…que parece ser a vontade…fica Ugarte só? Parece que o meio campo está para mudar a forma de jogar. Mas um meio campo para equipa tão pressionante? Morita, Bragança ou mesmo M. Nunes? Como se vai arrumar este meio campo?
Não sei…vamos ver.
Estou curioso para ver o caminho que a equipa vai “percorrer”. Olhando para tudo o que o Amorim parece querer da equipa….parece mais natural passar para 2 avançados e 3 médios. Isso permitiria a equipa pressionar mais acima preenchendo melhor o meio campo, subir mais os alas. Também permitiria ter mais bola. Se virmos o porco jogar, é um pouco isso que fazem. Enchem o meio campo com o Otávio a fechar no meio e depois 2 avançados, um lateral direito muito projetado, pressão muito alta que permita aliviar a defesa….não sei se não é isso que o Amorim procura….
9 Maio, 2022 at 11:20
O mais dificil de encaixar nestes 352 é o Edwards…
9 Maio, 2022 at 11:33
Foi logo o que me ocorreu quando li o teu comentário. Onde é que entra o Edwards
9 Maio, 2022 at 12:09
Eventualmente no duo da frente…também se pensou que o P. Gonçalves vinha para o meio campo e depois correu bem no meio…não sei…
Mas sim, o que é mais dificil de encaixar é ele…o Edwards…
10 Maio, 2022 at 0:48
Nem devia ter entrado… entretando maos 10M…
E o Viana de Maserati…
Z
9 Maio, 2022 at 10:43
Também não foi bom para nós, mas deixa de ter piada
https://twitter.com/tiagogotit/status/1523065942594682880
9 Maio, 2022 at 11:17
“mas não deixa de ter piada”…
9 Maio, 2022 at 13:00
Não consigo achar piada. A consequência foi tão má para nós…
O problema não foi este fim de sema a, mas sim durante o percurso.
Mas acho que ainda estou mais aziado com o andebol
9 Maio, 2022 at 13:06
Se olharmos bem à jogada, é impressionante a diferença de atitude entre os jogadores duma e de outra equipa.
Na altura em que o Pêpe recupera a bola o Benfic@ tem 2 jogadores atrás da linha da bola (e do Pêpe), mais o GR, logo mais perto da baliza deles.
O Pêpe está quase ao pé do 2º defesa do Benfic@!
Há um 3º jogador do Benfic@ no meio, de onde partem 3 jogadores do Porto para o contra ataque.
No arranque da jogada, ou seja, mal o Pêpe pega na bola e corre os primeiros 5/10 metros, ficam 3 defesas do Benfic@ para 4 jogadores do Porto.
O 2º jogador do Benfic@, em 10 metros, e partindo 1 ou 2 metros à frente, perde 2 metros para o Pêpe que leva a bola.
O 3º jogador do Benfic@ é passado por 2 do Porto no mesmo espaço de tempo.
Nos 10 metros seguintes, o 2º jogador do Benfic@ desiste de correr e é passado pelo Zaidu que partiu uns 15 metros atrás dele, e fica um defesa do Benfic@ (João Mário) para 2 gajos sozinhos do Porto (Pêpe que leva a bola e Zaidu que corre em direcção à baliza).
Mais 10 metros e o 2º defensor do Benfica (que era o gajo que foi ao Pêpe no inicio da jogada) já é o 3º defensor, já tem 4 jogadores do Porto a correr à sua frente e até já foi passado pelo árbitro! O João Mário vai ao Pêpe e este prepara-se para meter no Zaidu…
Antes da bola chegar ao Zaidu já o 2º defesa do Benfic@ desistiu de correr e é praticamente apanhado por mais 3 jogadores do Benfic@.
Zaidu remata com o 3º defesa do Benfic@ a chegar em cima dele e uns bons 15 metros à frente do “2º” defesa do Benfic@ (o gajo que partiu com o Pêpe). Estão 4 jogadores do Porto para 2 do Benfic@ (+ o gr) na área.
De um lado, total passividade, quase zero esforço!
Do outro, “vamos ganhar esta merda”!
PS – o 2º defesa do Benfic@ é o Taarabt!
9 Maio, 2022 at 13:07
Acrescento só que o 3º defesa, que chega quase a tempo ao Zaidu, é o Darwin.
9 Maio, 2022 at 13:21
Que grandeeeeeeee análise.
Nem esse lance consegues resumir! 🙂
Para mim foi contra-ataque e golo, nem reparei nos detalhes…
9 Maio, 2022 at 13:36
Pois, foi contra ataque e golo.
Mas o giro é perceber os detalhes e ver onde está a diferença e o que faz o sucesso e o insucesso. Mas cada um é como cada qual!
9 Maio, 2022 at 16:53
Mas concordo contigo! 🙂
9 Maio, 2022 at 13:49
Miguel, o contexto do jogo explica essa atitude.
O sóbê queria ganhar porque era fixe e tal. Mas se perdesse também não viria mal ao mundo (deles). Já os outros estavam a jogar tudo para ganhar e queriam matar a coisa ali.
É verdade que a atitude deles é quase sempre esta, mas este lance em específico acaba por ser normal, para mais perto dos 90.
9 Maio, 2022 at 14:23
O empate chegava-lhes!
Não precisavam de se pôr a correr que nem loucos já nos descontos.
E era muito mais importante para o Benfic@ não perder do que era para o Porto ganhar, porque faziam a festa na mesma com o empate.
A má época do Benfic@ assenta muito nesta falta de empenho.
O sucesso do Porto assenta muito neste empenho até ao fim.
E, para mim, isso está perfeitamente exposto neste jogo e neste lance.
Aliás, o mesmo se passou no Benfic@-Sporting no FF, que foi um jogo que mostrou perfeitamente o que foi a época e as virtudes e falhas duma e de outra equipa/estrutura.
9 Maio, 2022 at 14:29
Por uma questão de narrativa, o Benfica precisava muito mais de ganhar. 2a volta 2-0 contra rivais faria com que os adeptos encarassem a nova época sem JJ com muito mais apoio e isso importa principalmente para evitar contestação.
9 Maio, 2022 at 14:47
Hummmm…
Que o sucesso do Porto assenta muito na sua intensidade competitiva é verdade.
Que o problema do Benfica seja a falta de intensidade competitiva…já tenho mais duvidas. Eu acho que é bem mais profundo que isso e está relacionado com uma desadequação do tipo de jogadores aos vários modelos de jogo que experimentou, especialmente a jogar em Portugal. Um plantel mal construído, um grupo mal gerido…acho que anda mais à volta disto do que de correr muito ou pouco…
9 Maio, 2022 at 15:24
Não disse falta de intensidade, no caso do Benfic@. Disse falta de empenho. E houve isso aos pontapés esta época e a anterior, por exemplo…
9 Maio, 2022 at 15:31
Sim. Eu queria dizer falta de empenho.
Eu acho que a falta de empenho é resultado dos problemas, não é “O” problema.
A falta de jogadores adequados ao modelo, de um modelo claro de jogo, um plantel muito mal construído com demasiados jogadores parecidos e sem “quimica”. Depois a frustração leva a falta de empenho natural…mas acho que é o resultado, não o motivo…
9 Maio, 2022 at 15:47
Não concordo!
O plantel do Benfic@ é melhor que o nosso.
Faltou-lhes treinador e isso paga-se sempre caro. E o caro é normalmente falta de empenho dos jogadores que não acreditam no que está a ser feito.
Mas é só a minha opinião.
Tu vês os jogos onde perderam pontos em casa com equipas “pequenas” e é demasiado óbvio que o que faltou ali foi empenho. Jogaram a fazer um frete do caraças e, obviamente, não ganharam. E houve uns 4 ou 5 jogos em que bastou jogarem 10 ou 15 minutos para resolverem os jogos e o resto até deu sono…
9 Maio, 2022 at 15:48
Aliás, os gajos empenharam-se na CL e os resultados foram completamente diferentes, mesmo com um futebol pobre.
9 Maio, 2022 at 16:09
A participação na Champions tem exatamente a ver com isso. O modelo de jogo que melhor se adapta aos avançados deles é jogar com espaço. Coisa que cá muitas vezes não têm.
O problema que eles têm, é criar o espaço quando ele não existe naturalmente sem se terem de mandar todos para a frente e abrir buracos atrás, são os centrais lentos e o meio-campo demasiado macio.
Lá está…não acho que seja falta de empenho…
10 Maio, 2022 at 0:51
O benfica correr muito mais que nós… concordo com a análise.
Z
9 Maio, 2022 at 14:39
A forma como o Tabarat caga de alto é tragico-comica….
9 Maio, 2022 at 20:38
yap o taarabat é quem vai com o ziadu no inicio da jogada e depois desiste.
e de+pos percebes quem fica no fim a defender, o joao mario que era com o taarabat um dos jogadores recuados e o Pl que vem num sprint de 100 mts em desespero
9 Maio, 2022 at 14:50
St. Juste em Lisboa.
Continuamos a trabalhar bem, com antecedência na preparação da época.
Vamos ver se temos negócio.
9 Maio, 2022 at 14:56
10M é o que se fala.
Vamos ver as percentagens.
A ficar fechado.
Temos a zona central completa
Inácio, Coates, St.Juste
Dois centrais rápidos e que tratam bem a bola.
E um patrão da defesa.
Ficando Reis e Neto.
Feddal acaba o contrato.
Sobra um espaço para subir um da formação ou volta Quaresma.
Fica a faltar um extremo ou um jogador mais móvel no ataque, do estilo do Sarabia.
9 Maio, 2022 at 15:05
https://www.youtube.com/watch?v=arnIkaLmRHg
Vale o que vale, muita rapidez o que ajuda a recuperar algumas falhas de posicionamento, por outro lado também um poder de antecipação bom, jogando com o porte físico que tem.
Isto para a nossa Liga tem tudo na teoria para dar certo.
ps: Espero bem que não passe para o rival ou acabe em Espanha.
9 Maio, 2022 at 15:29
Pelo vídeo, cá e a jogar no Sporting, eram penáltis e faltas que nunca mais acabavam… 🙂
9 Maio, 2022 at 15:32
VAR é amego.
9 Maio, 2022 at 16:49
Não admira as lesões nos ombros…anda sempre a varrer o chão…
9 Maio, 2022 at 15:19
Uma coisa que me deixa contente e que sempre achei necessário e raramente faziam era ter o plantel praticamente fechado antes de Agosto. O Amorim trouxe isso e colhe os benefícios que são mesmo com férias, mesmo com competições, temos uma equipa ou pelo menos um grande número de jogadores já rotinados e em condição física aceitável. Tirando casos tipo Nuno Mendes, acho que é assim que temos sempre de atuar, mais cedo (até porque podemos tirar vantagens nos preços também) do que o resto.
9 Maio, 2022 at 15:31
Mas este Verão esta abordagem tende a ser ainda mais importante, com as saídas de 2 ou 3 elementos.
Já fizemos algo parecido com Ugarte.
Neste momento saindo Palhinha, temos já um substituto, por exemplo.
Por isso é que digo que estou completamente descansado com RAmorim.
Mesmo numa época onde baixamos o ritmo desde Janeiro/Fevereiro, deu para fazer os mesmos pontos que o ano passado ou andar lá perto.
Para o ano a base deste trabalho vai estar ainda mais consolidada.
Não esquecer que temos o Mundial e que vai afetar todos os clubes, ou seja, tenho dúvidas que tanto Porto e Sporting vão fazer os mesmos pontos, vai haver mais cansaço e “baixos” de forma em ambas as equipas.
O que Porto e o Sporting fizeram nos últimos dois anos não é normal, salvo raras exepções é que tivemos campeões quase invictos (lembro de RA, JJ vs RV, SC e VP/VB assim de cabeça nos últimos anos)
Normal é numa prova de regularidade as equipas perderem/empatarem jogos e não fazer uma caminhada quase invicta.
9 Maio, 2022 at 15:33
Nos últimos 20 digo**
9 Maio, 2022 at 15:41
O único senão da estratégia é por vezes contar com saídas e elas não acontecerem, mas neste caso o Feddal não ativou a extensão por isso vai à vida dele e o lugar fica preenchido.
O resto não acho que tenhamos baixado o ritmo, acho que houve picos e abaixamentos de forma, como é normal, e o Amorim não soube gerir usando o que tinha à disposição. Esta é uma preocupação que não tinha e ganhei e vai ser acentuada por isso mesmo, Mundial… Se o Amorim comete os erros de usar quase sempre o mesmo 11 não temos hipóteses até porque a nossa água não é tão boa como a do Porto. Para quem não percebe, vão ver como eram as épocas do Pepe antes de vir para Portugal e como são agora.
9 Maio, 2022 at 15:42
O Sporting vai perder poucos jogadores para a selecção…
Dois, três no máximo!
Saindo o Palhinha e o Matheus Nunes, até podes nem levar nenhum português ao Mundial. Sobram Porro (pode ir ou não), Coates (deve ir) e Ugarte (pode ir ou não).
O Porto perde o Diogo Costa, o Pepe, pode perder o Rúben Semedo (se cá estiver), o Ótavio, o Vitinha…
Do Benfic@ vai depender muito de quem cá ficar…
9 Maio, 2022 at 15:53
A situação não é perder jogadores, é os jogadores ficarem sem competir ao mais alto nível 1 a 2 meses quase.
Com certeza vão fazer uns amigáveis com a malta que fica cá, mas nunca será a mesma coisa.
9 Maio, 2022 at 16:41
Vai haver a Taça da Liga…
9 Maio, 2022 at 20:39
no mes da paragem do campeoanto vao fazer a fase de grupos da taça da liga
9 Maio, 2022 at 19:48
Achas que o Otávio vai ao mundial? Com Ruben Neves e o Renato Sanches sem lesões o Otávio vê o mundial em casa
10 Maio, 2022 at 0:54
“Continuamos a trabalhar bem”… oh fsx esconde-te pah!
O ano passado também trabalhámos muito bem… nem central nem PL…
Agora apostamos mais 10M numa incognita que ninguem ouviu falar…
Olha que não seja um novo Rosier… Só peço isso!
mas realmente “Continuamos a trabalhar bem”… é mesmo de que não percebe nada disto, ou anda aqui nas avenças…
Z
10 Maio, 2022 at 1:39
Avença de dizer merda voltou?
Andaste escondido nos últimos 2 anitos.
Volta para lá, é melhor.
Obrigado.
9 Maio, 2022 at 15:09
St Juste no Fabrizio Romano.
Here we go
9,5M
9 Maio, 2022 at 15:14
Nice.
9 Maio, 2022 at 15:15
o fato de jogarmos Champions, deve ser essencial para atrair este tipo de jogadores.
Parece que o Sevilla andava ou anda atrás.
9 Maio, 2022 at 15:21
Talvez, o Sevilla deve estar perto de perder o Kondé por isso devem andar atrás de um substituto.
9 Maio, 2022 at 16:42
O Sevilha vai à champions. Se eles querem, não foi esse o fator diferenciador.
Atrevo-me a dizer que se o Sevilha quisesse mesmo, ele estava lá…
Não conheço. É caro, mas para resolver o problema da defesa (com este a que eu acrescentava o Quaresma…se for para jogar mesmo e não estarem sempre os mesmos…) é um valor que se aceita se ele tiver mesmo MUITA qualidade.
Resta ver se tem mesmo MUITA qualidade.
Não se dá 10M por um jogador (ou não se devia dar) sem ser com MUITA qualidade…
9 Maio, 2022 at 16:45
Muita qualidade tipo um Van Dijk?
Ou muita qualidade tipo um Coates? 😉
9 Maio, 2022 at 16:50
Tipo Coates.
Van Dijk só há 1. Claro que não espero comprar um Van Dijk por 10M. Mas espero no mínimo um Coates.
Devia ter sido mais especifico, claro.
O que quero dizer é que não pode ser um Feddal ou coisa parecida….
9 Maio, 2022 at 18:33
🙂
9 Maio, 2022 at 17:15
Ainda não há bacalhau por isso tudo pode acontecer. Eles vão à CL nós também, se há real interesse do Sevilla o Kondé pode ser o factor que decide, e por isso é bom que estejamos a negociar já.
Depois de um ano sem jogar tudo pode sair dali. O Rosier parecia ter qualidade (e não sei se é pior que o Esgaio) e não deu certo. O preço vai ser bom ou mau dependendo do que apresente. A única coisa que sei é que a carta dele no FIFA era das mais usadas porque era o central mais rápido da Bundesliga lol. O resto logo se vai ver, se bem que o Feddal e até o Mateus Reis fizeram parte de uma das defesas menos batidas do campeonato, por isso se não for burro é meio caminho andado para ter um impacto positivo.
9 Maio, 2022 at 18:34
Subscrevo!
9 Maio, 2022 at 20:21
Eu espero que não seja um Coates, porque o Coates só se estabilizou mesmo com RAmorim.
Duas épocas com regularidade sobretudo a época passada.
O fato de se dizer que o Sevilla e o Dortmund estão interessados ou estiveram, não quer dizer que ele escolha o Sporting, em detrimento dos dois.
Se fosse sempre assim, não vinha para o tugão alguns jogadores como vieram nos ultimos anos.
Olha o Sarabia por exemplo.
9 Maio, 2022 at 16:36
St. Juste contratado.. saudades de não contratar Ciani’s, Naldo’s, Boulahrouz’s (Not)
9 Maio, 2022 at 16:44
… Sporar… Camacho… Ilori… Silas…
Olha que o Naldo fazia uma perninha neste plantel… mas tu percebes lá o que é um bom jogador… Só vens para aqui debitar merda, que é a única maneira de não estares cheio!
9 Maio, 2022 at 16:51
O Naldo era titular nesta equipa.
Era melhor do que é agora o Neto ou o Feddal…
9 Maio, 2022 at 17:24
Titularissimo!!
9 Maio, 2022 at 18:35
Claro!
9 Maio, 2022 at 22:42
Não alimentes o Troll sff
9 Maio, 2022 at 17:36
O Naldo era um bom central.
Não conheço bem este jogador, apenas um vídeo ou outro que vi no youtube (vale o que vale, 0), mas espero que conheças bem visto a tua satisfação nesta contratação.
O perfil agrada à partida. As lesões assustam muito e fazem desta contratação um jogo de sorte.
Pena não olharmos para as laterais. Quase 20 milhões investidos em 2 jogadores que nem sequer alternativa são: vinagre e esgaio.
O Esteves está (mal) tapado pelo esgaio.
9 Maio, 2022 at 19:50
Interessante dizer o bolo de arroz…
9 Maio, 2022 at 16:57
Estamos a comprar um central destro com 3 meses de antecedência ou com 1 ano de atraso, depende da perspectiva.
Espero que não seja uma contratação do FIFA ou do FM, porque por 9,5 milhões tem de fazer a diferença.
O Coates custou metade e veio do Liverpool, além do estatuto que já tinha no Uruguai.
9 Maio, 2022 at 17:45
meio vinagre não é assim tão caro
9 Maio, 2022 at 18:44
O Coates não veio do Liverpool, mas sim do Sunderland e bem que eles agradeceram na altura a sua vinda e doga-se, nós também
9 Maio, 2022 at 18:04
Pequeno aparte:
Vi agora o calendário para a ultima jornada:
Sexta-feira:
Paços de Ferreira – Benfica, 20h15
Sábado:
Arouca – Belenenses SAD, 15h30
Tondela – Boavista, 15h30
Moreirense – Vizela, 15h30
Marítimo – Portimonense, 18h00
FC Porto – Estoril, 18h00
Sporting – Santa Clara, 20h30
Domingo:
Famalicão – SC Braga, 18h00
Vitória de Guimarães – Gil Vicente, 20h30
Se é que esta merda faz algum sentido? Antes a ultima jornada era jogada ao mesmo tempo. De tarde porque futebol é uma festa.
Agora lá vamos nós jogar outra vez as 20:30. Chegar a casa as 23h porque va lá, a Wayne manor é em Odivelas. Agora levar os miudos ao futebol, descansado vai de boca porque um tem 3 o outro tem 4, vão adormecer-me a meio do jogo.
O pior é que para algum filho da puta isto faz sentido. Jogos as 20h30. E pior, fazem uma reunião, marcam o horario e no final soltam um “ya, pode ser assim”.
Um biqueiro no meio dos dentes era pouco.
Precisava de desabafar. Continuação de um excelente dia.
SL
9 Maio, 2022 at 20:42
tecnicamente apenas objectivos iguais tinham de jogar a mesma hora( neste caso apenas é os jogos da manutençao), e até pensei que eles deixassem o jogo do porto para o fim por causa da entrega da taça
9 Maio, 2022 at 18:07
Mesmo assim, fica a faltar um central. E um ponta de lança. Defesa esquerdo, não considero prioritário. Apesar do Vinagre ser uma incognita, o Mateus Reis dá garantias e o NS pode fazer o lugar qd for preciso atacar.
9 Maio, 2022 at 18:08
E ainda há o Esgaio.
9 Maio, 2022 at 18:12
Haaland – city
Adeyemo – borussia
SPORAR e luiz phellyppe – Salzburg e liefering?!
Esta é a cascata de transferências que eu sonho.
9 Maio, 2022 at 18:32
Ó anti sportiguistas primários:
QUE CHATICE TERMOS SIDO CAMPEÕES
A ÉPOCA PASSADA.
Tenham vergonha do que escrevem.
9 Maio, 2022 at 18:37
Não abriu o paraquedas?
9 Maio, 2022 at 19:00
Foi-se deixando cair, deixando-se, cair, deixando-se cair, sempre a pensar “Ainda vamos a tempo”, e quando deu por ela…
9 Maio, 2022 at 20:19
Boa tarde, ou boa noite, tenho andado meio distante por causa da minha mais recente batalha (3 dias e 7 horas limpo)
O meu humor está muito melhor, e os desejos são quase inexistentes agora, durmo e como muito melhor
Bem era apenas isto, espero que se encontrem todos bem
SL
9 Maio, 2022 at 22:28
🙂
9 Maio, 2022 at 22:28
Muita força nisso, e parabéns!
É um esforço que vai valer a pena, no bolso e principalmente na saúde! Qualidade de vida!
SL
9 Maio, 2022 at 22:43
Força nisso, querer é poder
9 Maio, 2022 at 22:48
Parabéns, muita força, isso sim é uma vitória, vale mil campeonatos.
9 Maio, 2022 at 22:27
excerto de um post do duarte gomes na sua pagina de facebook sobre a historia dos fora de jogo
“Dois dias depois espero que o balão esteja mais vazio e as mentes mais calmas.
A reflexão que proponho, pela enésima vez, é sobre como pode ser melhorada a regra do fora de jogo.
Os golos marcados/anulados por 2, 3 ou 4 cms acontecem desde que há linha tecnológica. Acontecem em Portugal e em todas as ligas do mundo com sistema idêntico.
O sistema é falível? É. Depende de mão humana, está tudo dito.
Podem haver calibrações incorretas? Podem.
A regra do fora de jogo devia ser revista? Devia!
Foras de jogo milimétricos são um atentado à inteligência? São.
Mas as coisas são assim e são para todos os que têm sistema idêntico, cá dentro e lá fora.
Quanto a análises, o princípio deste lado foi o mesmo de sempre: confiar na decisão que sai de sala, tendo-a como boa. Seja por 1 ou 2 centímetros, seja por 0 (!!!)… como aconteceu no golo validado ao Vizela, na jornada passada (ver imagem abaixo).
Dito isto… soluções?
1. Como a lei não mudou (fora de jogo de 1 milímetro é sempre um fora de jogo), a Premier League já arranjou alternativa: engrossou as linhas (as que calibram posição de defesa e atacante) e decidiu que sempre que as duas se tocarem ou sobrepuserem (na imagem tv), não há FJ. Além disso, terminou com a indicação numérica. Agora ninguém sabe quantos centímetros um jogador estaria em jogo ou offside. Com isto, têm menos ruído, mais golos e menos interrupções.
2. A FIFA foi mais longe, porque tem meios para isso: encontrou um sistema (vai estar no Catar) apenas tecnológico, que não depende de mão humana.
É usada AI (Inteligência Artificial) e várias câmaras, para detetar quem está adiantado. A indicação chega em 1 ou 2 segundos à sala do VAR, que a comunica ao árbitro. É simples: ou está ou não está adiantado. Ponto final, parágrafo. As pessoas confiam e os árbitros livram-se de uma carga de trabalhos.”
Notas. vamos ver se a Fifa e uefa ( e as varias federaçoes/ ligas) vão avançar com esta nova ferramenta, que me parece muito interessante e ja foi testada no mundial de clubes. o problema é sao precisas mais camaras do que o sistema atual e provavelmente alguns estadios n estariam preparados para isso, mas como pelos vistos já anda a existir Var na fase de apuramento da liga 3 e par ao ano já é para existir tb na liga 2 , talvez a coisa se faça
basicamente este sistema de IA “marca” a bola e “marca” os varios pontos dos jogadores todos
9 Maio, 2022 at 22:36
Parecem bem, as apreciações de Duarte Gomes e as alterações.
9 Maio, 2022 at 22:46
no mundial de clubes usaram a versao semi automatica, no mundial vao testar a totalmente automatizada
9 Maio, 2022 at 22:55
Lá está a EPL arranjou a solução mais básica e atenuou a maioria dos problemas. O sistema claramente tem uma margem de erro grande provavelmente andará entre os 5 e os 10cm e o engrossar das linhas foi garantir que a margem de erro era representada.
Quanto ao Duarte Gomes, pode ir mamar, é dos piores gajos que por ai anda, foi-o como homem do apito, agora também o é como representante do lobby. O que o futebol português precisava mesmo, era acabar com a APAF, refundar aquela merda toda com árbitros estrangeiros e só daqui a 10 anos termos árbitros novos portugueses. Precisamos urgentemente de uma limpeza espiritual desses fdp todos.
9 Maio, 2022 at 23:02
eu coloquei este post para se analisar as soluçoes: a da Premier league, e a que a curto/ medio prazo vai passar a acontecer.
quanto ao duarte gomes, ele deu uma opiniao semelhante a por exemplo ao pedro henriques, se as queixas sao daquele frame, no anterior a distancia ainda seria maior
9 Maio, 2022 at 23:17
A solução é o que é. Se é para continuar a meter 2 ou 3 mecos a ver a televisão tem de se arranjar a margem de erro, se é para usar IA tem de se usar uma que seja infalível primeiro e depois que tenha tempo de resposta aceitável.
O Duarte Gomes, o Pedro Henriques e o resto deviam era de perguntar o porquê de se fazer tanto barulho e o porquê da maioria que vê futebol não confiar nas decisões de um único gajo que apita, e depois arranjar soluções para isso. Isto do VAR é uma não questão se há confiança em quem toma as decisões, porque tira-se a suspeição e as pessoas aceitam o erro humano e tecnológico, numa liga completamente conspurcada como a nossa, que eles fizeram questão de conspurcar, ninguém aceita o erro humano, porque não sabem que existe.
9 Maio, 2022 at 23:27
esta sao 1, 2 seg a dar a info ao Var
9 Maio, 2022 at 23:33
Então parece-me bem. Pena é não servir para o resto, porque a subjetividade de certas leis complica muita coisa.
9 Maio, 2022 at 22:33
Codecity mais um passo ao lugar merecido. Para o ano mais um passito…
9 Maio, 2022 at 23:02
tecnicamente ainda podem ir parar ao playoff
9 Maio, 2022 at 22:48
Tentem ver o campeonato da 1.ª para a 34ª jornada e não da 34ª para a1.ª e vejam lá se é assim tão justo a vitória do fcp!? É que eu acho que a percepção muda completamente!
9 Maio, 2022 at 22:50
Skok de saída…
9 Maio, 2022 at 23:27
Depois de Asanin e Cudic….
Vamos contratar melhor, espero eu…. Falou-se num do Barcelona.
10 Maio, 2022 at 0:59
É o Travante… sei de fonte segura!
Z
10 Maio, 2022 at 1:40
Há uma coisa que não percebo nisso da margem de erro e na proteção do árbitro, fiscal de linha e var.
Então neste caso o fiscal de linha foi corrigido pelo VAR por 2 cms mas e se o fiscal de linha num lance de 2/3/5 cm assinalar fora de jogo o var vai alterar a decisão? Ou como está na margem de erro mantém a decisão inicial do fiscal de linha?