Mas de qualquer forma creio que será dispensado pelo Sporting no sentido de procurar colocação.
Extremo destro? Mais um extremo? Isso deve significar que não vamos mesmo por um avançado. Só se for um avançado que pode jogar ali, tipo o Danny Mota ou o Tiago Tomás….
O Jovane é um jogador de fogachos, a verdade é que nunca rende quando é titular, e só faz a diferença quando lançado nos últimos vinte minutos, quando a aceleração dele faz a diferença contra uma defesa com já 70 minutos nas pernas. Marca bem livres e penáltis, mas infelizmente estamos a falar de futebol e não de andebol.
As lesões são um problema incontornável, mad a diferença para o Porro em termos de rendimento é abissal, e penso que ninguém contesta a diferença. O Sporting é uma equipa diferente com ou sem Porro, algo que não se passa com Jovane.
Eu gosto dele, e gosto da forma como agita o jogo, saíndo do banco, mas também temos de olhar para o outro lado, e penso que o próprio prefere ir para um lugar onde é titular, do que ficar no banco a maior parte dos jogos como aconteceu no Sporting e agora na Lazio.
Não vi os potes este ano mas era habitual haver…o Pote 3 mesmo assim ainda tinha alguma equipas lixadas, o Pote 4 era quase tudo equipas ao nosso alcance.
Tipo o ano passado apanhámos o Dortmund do pote 3 não foi? E não foi a pior que podia calhar…
Pot 1 Pot 2
———————— —————-
Real Madrid Liverpool
Eintracht Frankfurt Chelsea
Manchester City FC Barcelona
AC Milan Juventus
Bayern München Atlético Madrid
Paris Saint-Germain Sevilla
FC Porto RB Leipzig
Ajax Tottenham Hotspur
Pot 3 Pot 4
———————— ———-
Borussia Dortmund Glasgow Rangers *3
FC Salzburg Dinamo Zagreb **
Shakhtar Donetsk Red Star Belgrade *3
Internazionale Olympique Marseille
Napoli Olympiakos Piraeus **
Benfica *3 FC København *4
Sporting CP Club Brugge
Bayer Leverkusen Celtic
Seria muitissimo bom, infelizmente nós “cagamos” na LE…Estamos sempre a “poupar-nos”…Até no campeonato nos “poupamos”… Somos de uma falta de competitividade gritante.
Para mim ganhar a LE vale bem mais que ser campeão em PT.
O Conte é bom treinador mas acho que falta “sangue novo” … muito dependentes do Kane e Son … e não estou a vê-los a conseguirem antecipar-se no defeso para ganharem reforços aos rivais. Obviamente não são uma equipa fácil mas entre as equipas do pote 2 acho que seria a que nos daria mais hipóteses. Preferias qual?
O que quis dizer é que as melhores equipas estão nos 2 primeiros potes e são aquelas que teoricamemte têm maior possibilidade de passar a fase de grupos.
Em relação aos potes 3 e 4, não deve ser muito diferente daquilo que o Tiago refere.
Também fiquei um pouco baralhado com estes 24M e com a ajuda do mendes, segundo consta, ou seja pode se contar com entre 15 a 20 desses 24 , nos cofres da Sad, o que parece pouco para o que o Palhinha(em forma) é para esta equipa.
O extremo devia ser o Plata ou o Jovane… ambos mereciam mais uma oportunidade neste plantel. Ou até mesmo apostar no Geny, que aproveitou o empréstimo em Guimarães
Ir torrar mais dinheiro para ir buscar alguém de fora…. mesmo que seja o Trincão com uma claúsula de 20 milhões? não faz sentido.
Se joga na mesma posição do Edwards, Plata e Geny… não sei, parece-me excessivo ir buscar alguém emprestado com clausula de 20 milhões, quando poderiamos potenciar jogadores que já temos nos quadros.
O problema é que o Trincão tem uma diferença qualitativa enorme para o resto. É jogador para no máximo 2 anos e ser vendido pelo dobro porque tem qualidade e potencial para ser a figura da liga.
Sim mas estou a falar numa questão de qualidade. O Sarabia era melhor que o resto. Acho que o Trincão também é claramente melhor que o Edwards e o Fatawu (que precisará do seu período de habituação).
Mas queres comparar o Sarabia com o Trincão?
O Sarabia neste momento é só titular da seleção de Espanha, enquanto que o Trincão “flopou” em Espanha e Inglaterra, daí que nem sei de onde veio a valorização dos 20 milhões.
Não temos culpa de o Barcelona o ter ir buscado por 30 milhões e mesmo esse negócio teria que ser visto, pois não sei por quanto foi valorizado o Abel Ruiz nesse mesme negócio
Fds, para quem deu 16M pelo Paulinho, 20 pelo Trincão é uma pechincha.
O Trincão é um jogador muito à semelhança do Sarabia, e acredito que o Amorim pode aproveitá-lo como ninguém, tal como já o fez no Braga. 22 anos, internacional, pode vir relançar e confirmar o potencial que lhe foi reconhecido. Já fizemos compras bem piores.
À borla duvido que venha… Deves ter uma taxa de empréstimo algures, mesmo que não se saiba agora, há de aparecer num futuro R&C.
Quanto à tal cláusula de compra, epá só se não for uma “cláusula Vinagre”. Tipo daquelas que mais tarde se vem a descobrir que se cumprires um objectivo qualquer é automaticamente accionada. Porque senão, se cumprimos o objectivo, e o Trincão acabar por não se revelar nada de especial, lá tens de largar mais não sei quantos milhões assim sem mais nem menos…
O Plata parece-me um claro caso de que teve tempo e não convenceu minimamente Amorim. Seja pela qualidade (o que não acredito pqe o gajo é bom), mas pela cabeça. Entra no ultimo ano de contrato e parece-me que o temos de vender agora
Jovane se mal jogou na época passada, após um empréstimo falhado, pior. Ficar apenas para ser mais um não me parece. Não sei se tem mercado, mas está na altura de deixá-lo ir +a vida dele mediante uma proposta minimamente in teressante.
Catamo acho que vai ficar. Acho é que será muito mais opção a jogar na ala do que propriamente a extremo.
Ficando como está, há Edwards / Pote / O puto Aricano e Nuno Santos se necessário Possivelmente Trincão e acho que mais um até pode fazer sentido. Embora eu apostaria num PL. Mas cada vez mais acho que Amorim vai ficar com Rodrigo e Paulinho só.
Lembro que essa será uma das melhores qualidades de Sérgio Conceição.
Pegar em jogadores meio esquecidos ou sem grande projeção e fazer deles jogadores decisivos.
E só acho que antes de olhar para fora, deveriamos primeiro tentar valorizar o que temos dentro.
Plata, apesar dos problemas disciplinares que teve e que poderá ter, fez uma contribuição final importante para o Valladolid subir de divisão. Ou pagam um valor interessante ou acho que se podia aproveitar em Alvalade e revalorizar o jogaror. O próprio Amorim já confessou ser um grande desafio para ele, aproveitar o Plata.
E o mesmo para o Jovane. Acabou os dois ultimos jogos a titular e até marcou um golo no último jogo. É um jogador que joga no outro lado (esquerda) e até pode ser utilizado como falso 9, tipo Tabata.
O Geny fez 3 ou 4 assistências em Guimarães nos ultimos jogos.
A meu ver, não faz sentido ir buscar um extremo mesmo que seja o Trincão
O Amorim disse que não sabia como usar o Plata. O jogo do Plata não se enquadra no jogo que o Amorim deseja para um extremo/interior. É aquela coisa que acontece por isso é que há jogadores que brilham com certos treinadores, certas táticas e parecem banais noutras. É o que é, não é preciso fazer uma leitura profunda para arranjar culpados, porque parece ser o caso em que não os há.
O Fergunson era ilimitado ahaha. Aquela vitória ao Arsenal com 7 defesas é qualquer coisa. Mas até ele tinha problemas com jogadores, e muitos deles autenticas máquinas como o Staam, Veron, Nani, até o Forlan passou quase despercebido no ManU e depois no Atlético foi o que foi, no entanto adorava o Cantona. É o que é, há jogadores e treinadores que não conjugam por uma ou outra razão.
O que esquecem de mencionar é que só Sarabia vale 30 milhões nessas contas.
Isso sem falar que vamos fazer bola com alguns jogadores em fim de carreira ou sem mercado.
Mas a palha não pode faltar diariamente…
O que esquecem de mencionar é que só Sarabia vale 30 milhões nessas contas.
Isso sem falar que vamos fazer bola com alguns jogadores em fim de carreira ou sem mercado.
Mas a palha não pode faltar diariamente…
Quer o Jovane, quer o Plata, por muitos problemas que tenham são melhores que o Tabata. Não percebo a necessidade de mais um extremo para além do Trincão. Mesmo a chegada de Trincão faz com que o Edwards seja banco, e com que o Fatawu só calce na taça da liga. Vamos atacar 3 competições e jogar Champions com o Paulinho e o Rodrigo Ribeiro??
Tabata não é extremo e tecnicamente não ficará atrás de nenhum dos 2, na minha opinião.
Neste momento o único “extremo” que temos para o lado esquerdo é Nuno Santos. Se ficasse Jovane diria que esse flanco estava fechado com Pote podendo também deambular por ali. Do lado direito temos opções com fartura.
Plata não encaixa no sistema. Acho que isso já ficou muito evidente durante o ano e meio em que ele esteve no plantel. A jogada tipica dele invalida. Ou seja, a jogada tipica dele é estar bem aberto na direita e depois fletir para o meio e puxar a canhota. Só que precisa sempre de embalar com espaço. O que faz com que para ala não serve porque não “abre” o jogo, para interior não serve porque precisa de espaço para embalar. Além disso o interior do Sporting tem de ser extremamente inteligente com bola…e o Plata não é. O Plata é um extremo puro…e nós jogamos sem extremos.
O Tabata é exatamente o contrário. O Tabata é o canivete suiço que parece jogar em todas as posições. Eu não acho que faça nenhuma muito bem mas “desenrasca” em todas. Meio campo ou no trio da frente.
O Jovane…eu gosto muito dele mas se fosse treinador também o descartava. Não posso ocupar um lugar no plantel (e um plantel curto, como eu gosto) com um jogador que faz 3 jogos e se lesiona para 6. Não pode ser.
Um plantel curto precisa de Tabatas e não pode ter Jovanes. Tal como Nuno Santos, por exemplo.
Eu acho o Tabata curto. Sempre achei. Mas se é para escolher entre os 3, percebo a escolha…
Eu por mim ficavamos com P. Gonçalves, Edwards, Trincão e o puto Ganês. Paulinho e depois íamos buscar um avançado que tenha mobilidade mas que seja um avançado a sério. Um gajo agressivo no ataque à bola, rápido. Que permite que ele jogue no meio ou atrás de um PL. E a 3ª opção que é o RR…que precisa de crescer…até nos sub17 acho que isso se percebeu. O talento é indiscutivel…mas precisa de dar o salto…
A minha maior duvida é…o que é que o Amorim “imagina” para a equipa…porque neste momento parece um bocado uma salganhada.
O M. Reis irá para o banco? E a defesa ficará St. Just, Coates e Inácio? Ou M. Reis vai para a ala? Onde encaixa aqui o Vinagre se o M. Reis for para a ala? Vai mesmo ser a 3ª opção para a ala? No meio campo, como ficamos? O meio campo é o coração da equipa e tudo parece em aberto menos o Ugarte…tudo depende do que vai ser o meio campo do Sporting. Na frente…temos 3 jogadores que parecem jogar exatamente na mesma posição (interior direito…P. Gonçalves, Trincão e Edwards). Como está a “imaginar” o Amorim enquadrar estre trio? Não acredito que o Amorim esteja a imaginar isto metendo um deles no banco….Ou vai o Paulinho para o banco? Ou o Amorim este ano está mais decidido em gerir a equipa com uma rotação como deve ser?
Ainda está tudo muito indefinido para estarmos a tirar conclusões…vamos ver como vai ser o mercado e como é que vamos começar a pré-época…já pode dar algumas ideias…
Só um comentário rápido….
Eu acho que o Jovane a não sair por alguns milhões, não deveria ser dispensado ou sair a custo zero.
Era um jogador que, na minha opinião, deveria ficar no plantel.
Está certo a questão das lesões, mas acho que ainda assim é capaz de dar uma boa contribuição vindo do banco.
Gosto muito do Jovane e acho que ajustando expectativas, poderia ser um bom jogador de plantel.
Acho que o Jovane quer mais do que ser um jogador que vá jogando muito intermitentemente…
Por isso não estou a ver o Jovane a renovar contrato nessas condições. E só tem mais 1 ano de contrato.
Não estou a ver grande opção a ele sair a custo zero. Nem acho que o Sporting lhe deva complicar a vida este ano só para o utilizar muito de vez em quando….
O extremo destro vai ser o Afonso Moreira. Jovane não conta, Plata é para despachar e só temos 50% do passe. Mais vale apostar num miúdo de 17 anos, com pelo na venta e sem medo de ir no 1×1. Se há qualidade é para apostar.
Adicionalmente, com Edwards, Pote, Tabata, Trincao?, Geny e Fatawu, não deve ser para fazer grande investimento no reforço, e para vir um reforço qualquer mais vale poupar esse dinheiro.
Imagino muito mais o Afonso a jogar como ala no sistema do Amorim do que na frente como interior….
De qualquer forma acho que ainda não vai ser agora que vai subir. Precisamos que os jogadores maturem. Estamos a subir os jogadores “à parva” e isso pode correr bem com 1 ou outro mas em geral é mau para eles.
O Esteves está numa encruzilhada, o Essugo numa encruzilhada está…em pouco tempo o RR está na mesma….em que a B é curta e não os ajuda a crescer, para a A o Amorim também ainda não confia para lhes dar tempo.
Para já não falar de estarmos a promover jogadores cedo demais com contratos ainda curtos, uma vez que só aos 18 podem assinar contrato de longa duração (penso que continua a ser assim).
Esta estratégia do Amorim ir buscar juniores e promove-los à pressa não é boa ideia. Pode parecer ao inicio que é mas não é. Estes jogadores precisam de estrutura. Esta promoção apressada tira-lhes essa estrutura. Pode resultar em casos muito excepcionais. Mas não pode ser norma…
Sem duvida que uma parte muito grande do problema é efetivamente a nossa equipa B ser uma merda…e não permitir trabalhar e maturar estes jogadores…
Por isso é que eles ficam bons demais para a B muito rapidamente trabalhando um bocadinho com os A.
Falta ter um treinador como deve ser, uma ideia como deve ser para o crescimento destes putos na B e uma equipa que jogue à bola…naquele contexto ninguém cresce ao ponto de depois para para a A sem ter de ser muito trabalhado na A.
Sim, acho que a equipa B tem que subir urgentemente á II Liga para poder oferecer algum tipo de competividade aos jogadores.
Jogar contra o Oriental Dragon ou Amora não deve ser lá muito motivante…
Daí eu falar em exigência… Começa por cima pelo treinador…
Enquanto não tivermos um gajo competente que seja de facto o “chefe” do futebol (leia-se da equipa, A, B, etc), dificilmente vamos articular alguma coisa de jeito.
Porque se há coisa de que o Rubão precisava era de um chefe de jeito! E não, não estou a gozar, acho que o ajudaria e muito!
Não sei bem o que significa um chefe de jeito para o Amorim…
Acho que falta estrutura. Acho que falta muita estrutura ao Sporting. Acho uma aberração quando me vêm falar da excelente estrutura do Sporting e nem percebo do que estão a falar…
Se não tiver uma estrutura, é um chefe só de nome. Que tão típico de Portugal é…
A estrutura não é nada vaga. É um departamento de scouting que funcione e que dê alternativas ao treinador e para equipas mais jovens, é treinadores decentes nos B e nos sub23, é um departamento financeiro e de negociação capaz, é um departamento técnico que trabalhe os jogadores nos seus contextos, é um departamento físico que trabalhe os jogadores como deve ser, é um plano de carreiras bem definido para os jogadores jovens, etc….
É muito mais do que “um chefe”.
Não há “um chefe” que mande no Amorim. Isso não existe agora nem nunca há com um treinador que tenha atingido estatuto.
Eu concordo e discordo convosco!
O papel da equipa B é ser incubadora para equipa A.
Caso consiga, a par dos Sub-23, enviar jogadores para a A, sempre que for solicitado, está a cumprir o seu papel.
Há dias, alguém da formação, disse que o CR7 nunca ganhou nada nos vários escalões do Sporting.
O papel da equipa B não está a ser cumprido, por falta de qualidade dos jogadores. Os putos que temos/tivémos na equipa A, vieram directamente dos júniores e dos sub-23 ou estavam emprestados.
Matheus Nunes, Eduardo Quaresma, Esteves, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Joelson Fernandes, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Dário Essugo e RR.
Skuravy. A minha discordância é com isso do problema ser a qualidade dos jogadores.
O exemplo do RR para mim é paradigmático.
Só sobe aos sub23 já depois de estar a trabalhar com a A. E depois sobe passado pouco tempo à equipa B mas quem chama primeiro é o Amorim.
É falta de qualidade do RR? Porque é que foi preciso o Amorim chamar primeiro para eles subirem?
Olhas para o Essugo ou para o Esteves na B e porra…notas que a equipa está toda desconjuntada. Não é ali que eles crescem. O Nazinho não cresce na B. O Veiga pouco cresce.
O M. Fernandes idem….
Tens uma defesa na B que mete medo ao susto…não há jogadores com mais qualidade para jogar ali? Mais novos? Há…vai ser preciso o Amorim chamar e dar-lhes tempo para subirem?
O Afonso Moreira por exemplo, figura neste euro…anda nos Juniores. Não sobe aos sub23? Estamos assim tão fortes de extremos?
A equipa B é horrivelmente mal trabalhada. Os sub23 nem se fala. E há alguma matéria prima.
É verdade que também há muito jogador mediano. Mas uma coisa bem trabalhada faz um jogador mediano encaixar no sistema e brilhar os mais fortes. O que temos é os medianos a parecerem pernetas ou perto e os mais fortes a fazerem gracinhas de vez em quando.
Belo negócio do Vinagre. Quem fez este negócio devia ser preso. Roubar á descarada o Sporting. Agora para pagar esta porcaria vamos praticamente dar o Palhinha.
Nós precisamos urgentemente de qualidade na frente. Isto é claro. Alternativa a Paulinho. E principalmente alguém rápido. Coisa que nós não temos.
Mas vou guardar a opinião sobre o plantel para quando ficar fechado. Já o outro ano ficou claro aos olhos de todos o que faltava…e a época só confirmou.
Quem lá está também sabe.
“E principalmente alguém rápido. Coisa que nós não temos.”
Trincão parece me ser esse jogador, muito mais rápido que Sarabia por exemplo!! Não é aquele “lá da frente”..
Mas era o que dizia das expectativas… o mais provavél é ir parar á Turquia e jogar num Sivasspor qualquer, não era preferivel assim ficar no clube ainda que fosse para um contributo parcial á equipa?
Acredito que para um jogador, prefere ir para um clube do meio da tabela da Turquia e jogar (que é o que mais gosta) do que fazer 400 ou 500 minutos no Sporting e não ter nenhuma perspectiva de fazer mais…
Diz o nojo que “Bruno Lage pressiona por Palhinha” será que vamos arte e engenho negocial para fazer valer esse desejo como o pedreiro fez no caso do Paulinho em que o Ruben tambem pressionou por ele?
Continuo a achar que o Jovane devia fazer a pré época, e provavelmente fazer esta época no Sporting e sair.
A nossa política de emprestados tem sido, salvo raras excepções, infrutífera. O Jovane encostado em Itália… Meu deus. Meteram o homem numa das piores ligas para ele jogar, sem espaço e com boas defesas.
Ou escolhem um sítio adequado, ou mais vale valorizar o miúdo e vender a um preço decente, na casa dos 10/15M. Acho que o mercado não vai dar mais que isso, mas uma época a jogar Champions, pode ser boa para ele, para mais quando o RA agora pensa em jogar mais vezes sem ponta de lança (não façam piadas do Paulinho).
Das principais ligas, por acaso acho que até é uma das ligas com melhor média de golos marcados, só atrás da Liga alemã.
Comecou mal o empréstimo, mas acabou os ultimos dois jogos a titular e no ultimo sempre marcou um golo o que dá alguma moral.
Sobre o Jovane, já pensei há uns anos “vendam rápido por 10M que é curto”. Depois fez aquele final de época em 2020 e pensei “Epá menos de 30M é dado”. Neste momento estou na fase do “Vai ser difícil vender bem. Talvez dê para incluir num negócio por outro jogador…”.
É inconstante e pior, parece-me não ter a atitude para conseguir mudar. É um jogador bipolar. Ora faz coisas espetaculares e está motivado, ora no jogo seguinte só faz merda, arrasta-se e perde toda a motivação. E depois há a propensão a lesões!
Isto resume a incerteza e inconstância do jogador. Por mim sai rentabilizando o melhor que se consiga… preferencialmente incluído num negócio… Um Ivan Jaime do Famalicão, um André Franco do Estoril… (Eu sei, isto parece conversa de jogador de Football Manager)
Quanto aos miúdos de estão aparentam ter qualidade para equipa A, há que gerir o melhor para o seu desenvolvimento.
Gk: Calai é para bater na B
DD: Esteves é para jogar 2a liga, precisa de ter mais noção tática e posicionamento defensivo. O Barroso pode ocupar o lugar do Esteves esta época.
DC: o quaresma tem que jogar noutro lado. E não vejo grandes qualidades até aos sub19. Talvez o Marlon dê qqr coisa, depois só alguém dos sub 17.
DE: Mazinho não me enche o olho. Acho o Martim mais intenso e adequado ao estilo de ala num sistema a 3 centrais. Nós sub-15 o Denilson tem sido uma agradável surpresa, muito parecido com o Nuno Mendes, nome a reter.
MC: Essugo é para jogar mais ou sair para jogar. Miguel Menino tem que ser fixado numa posição, para ver se dá alguma coisa. Renato Veiga e Mateus Fernandes têm que ganhar calo na B. Sub 17 e sub-15 tbm têm bons projetos de jogadores para a posição.
Extremos/MOfensivo: Mamede com a lesão tem que ficar para voltar gradualmente à competição. Vando Félix, Luís Gomes, André Gonçalves não têm qualidade para desequilibrar. Só nós sub 17 é que vemos o Afonso Moreira como um extremo à Sporting, como já não sai nenhum desde o Matheus Pereira/Podence/Bruma, etc. Sem medo de ir para cima do adversário.
PL: é entre o Chermiti e o RRibeiro, são jogadores diferentes, mas com muito potencial. Acho o Chermiti mais jogador de equipa neste momento, mas o Amorim gosta mais do RR. Um deles na equipa A o outro na B, mas com gestão de minutos entre 1 e outro, deve ser o melhor plano. Depois nos sub17 o vivaldo pode surpreender e nos sub-15 o Gabi é craque.
No meio disto, com qualidade para a pré época temos:
– Calai
– Barroso
– Quaresma
– Marim
– Essugo
– Moreira
– Chermiti
– Ribeiro
Se destes 2 ou 3 fizerem parte do plantel, já não é nada mau.
Só para quem ontem andou aqui a dizer que o activo do clube era maioritariamente o valor dos jogadores … vão lá dar uma espreitadela no relatório e contas … temos um activo de cerca de 300M e nesse activo apenas estão 85 milhões de passes de jogadores … a
Maior parte do nosso activo são os direitos de superfície . E o activo não é algo abstracto , como muitos aqui quiseram dizer. Não estão contabilizados os jogadores da formação , valem zero , e ai sim já é uma variável aleatória . Mas factualmente estão contabilizados o valor do plantel pelo valor de aquisição menos as amortizações . Não estou preocupado com a sustentabilidade do clube , apesar do enorme passivo que temos . Estava mais preocupado quando o Godinho la esteve e não se via luz ao fundo do túnel e teve que vir o BDC resolver a questão , conseguindo reduzir drasticamente os gastos com pessoal , fazer a reestruturação financeira , e apostando no Leonardo Jardim que com uma equipa low cost conseguiu a Champions . E estava mais preocupado quando em 2018 rescindíram os jogadores , ficamos amputados da Champions depois de um investimento brutal num treinador , e ficamos sem poder vender pelo preço justo os nossos melhores jogadores . Alem disso ainda tivemos o Cintra a gastar uns milhões no Diaby, a pagar princepescamente ao Dost, ao Nani , abrindo ainda mais o buraco . Relembro que nem 30M euros conseguimos colocar no empréstimo obrigacionista tal era a nossa falta de credibilidade no mercado .
” Maior parte do nosso activo são os direitos de superfície . ”
E isso é um problema pois faço minhas as palavras do Miguel, no post de ontem:
“o passivo é fruto do que aconteceu e é absolutamente real, factual; o activo é uma cena virtual que pode acontecer ou não, e que em alguns casos até se sabe que não acontecerá e será só um nº num papel que NUNCA será transformado em dinheiro!”
A não ser que expliques como podes transformar os direitos de superfície em notas que permitam pagar a divida em financiamentos de 161M e aos fornecedores que já se aproxima dos 100M.
“A não ser que expliques como podes transformar os direitos de superfície em notas que permitam pagar a divida em financiamentos de 161M e aos fornecedores que já se aproxima dos 100M.”
Pergunta directa e sem rasteira.
Longe de mim estar a dizer ou a insinuar que existe boa gestão no Sporting…. mas para ti qual era o valor em divida em financiamentos e fornecedores que te faria considerar boa gestão?
Parto do principio que não me vais dizer que uma boa gestão era ter 0€….. nestas rubricas….dai a minha pergunta
Apesar de depender sempre do quanto custa essa divida, claro. Mas eu diria que este seria o teto máximo que eu meteria para garantir a estabilidade do clube…
Não é fácil de atirar valores dada a especificidade do negocio e pior das contas atuais da sociedade e como diz e bem o Tiago o custo da divida é importante para o impacto que terá nos resultados de exploração exploração, seria um dos primeiros fatores a avaliar e no caso do Sporting o impacto na exploração é fortíssimo, estamos a falar em cerca de 15% dos rendimentos operacionais e isso é incomportável quando tens mais de 60% em salários, 20% em serviços. 15% em amortização do investimento, etc …
Por outro lado, uma coisa gastos com a divida para investimento e outra completamente diferença é gastos com a divida para adiantar receitas, que é o principal problema no Sporting e que torna a situação mais grave.
Em situações normais serviço de divida sobretudo para investimento diria que algo entre os 60 a 70% seria razoável mas como disse, cada caso é um caso e muito depende da conjuntura e da estratégia para a ultrapassar os problemas que se colocam.
Outra situação numa empresa com excelente gestão o valor das vendas/serviços prestado deveria ser o dobro do seu ativo, isto transportado para uma SAD como a nossa e a dos rivais não andam longe, deveríamos ter vendas na ordem dos 500M e sabemos quanto se faz de vendas.
Por isso tenho sempre dito que o futebol português vive acima das suas possibilidades, mas eu falo do Sporting onde sou sócio os outros que se preocupem com o clube deles.
Mas no activo por exemplo em quanto é que está valorizado o plantel do Sporting?
E em quanto é que está valorizado no TransferMarkt, por exemplo?
Corresponde? Ou é tb irreal e intangível?
Valor do plantel 21/22 –> 263,6 milhões de euros (excluindo Sarabia porque não é nosso –> 238,6 milhões)
No balanço…..85 milhões que inclui não só os jogadores do plantel…. mas todos os que têm contrato com a SAD. Por exemplo…. Plata, Quaresma, Pedro Mendes, Pedro Marques, Camacho, etc)
Ou seja….é “parecido”. Ou então não….
Mas pronto a frase a reter é que o activo é uma cena virtual que pode acontecer ou não, e que em alguns casos até se sabe que não acontecerá e será só um nº num papel que NUNCA será transformado em dinheiro!”
1 –> Transfermarket é apenas um referencial….. e nada mais que isso. Tanto que se compram e vendem jogadores acima e abaixo desse referencial
2 -> Apenas puxei o transfermarket para mostrar de forma clara e inequívoca que os nosso Activo no que diz respeito a jogadores está claramente sub-avaliado, sendo o Jovane um excelente exemplo disso
3 –> Por isso considerando o ponto 1 e 2…. a tua questão não faz sentido, pois o ponto chave era demonstrar por A+B que contabilisticamente falando o valor dos jogadores está claramente sub-avaliado.
Tu geres o clube com base nas regras que existem. Ou deves gerir.
E as regras contabilísticas têm um motivo. O preço registado é ao preço de custo porque o mercado de futebol é tão volátil que não é possivel encontrar um seguro para o Ativo. Em meio ano um ativo passa de valer 10 para valer zero com enorme facilidade. E por isso, por uma questão de prudência, é registado ao preço de custo, sujeito a depreciação ao longo de 4 anos.
Por isso tu geres o clube com base nas regras existentes. Não deves gerir com base no abstrato. E tudo é feito (ou deve ser feito e analisado) à luz das regras que existem e não ao que eu acho que vale. Os teus financiamentos são avaliados com base nisso, a SAD é avaliada em função disso.
Claro que se sabe que os ativos dos clubes têm a questão de o valor do plantel estar subavaliado. E bem. Por uma questão de prudência. Mas isso para mim só evidencia a miserável gestão que os clubes têm. É que as mais valias são gigantescas com as vendas de jogadores e no entanto o capital próprio mantem-se negativo e os resultados financeiros são paupérrimos.
A verdade é que estás a consumir as mais valias todas. E isto não é forma de gerir nenhuma empresa. Só os clubes de futebol são imunes a uma gestão completamente desconxavada…e são exatamente porque as mais valias são gigantescas. Como é que é possivel um clube que gera mais valias de 40 e 50 Milhões por ano, que tem orçamentos de 100M estarem com um capital próprio negativo? Só por uma gestão escabrosa….
e é por as regras contabilisticas serem o que são que os lampiões estão há muito tempo num carrossel de transferências de valores inflacionados…..
Por isso…arrisco sem ir ver que os lampiões têm no Activo um valor bem mais signigicativo que os nossos 88 milhões….. e honestamente ambos sabemos que em termos “práticos” os jogadores com contrato com os lampiões não valem o dobro (ou mais que isso) dos nossos…
Ps. e não estou a defender uma gestão á lampião! é apenas um exemplo
Para mim, na origem da “criatividade lampionica” está a necessidade de financiamento par esbanjar em montes de merda que compram…
Exatamente porque em PT se acha que é despejando dinheiro em tudo que os problemas se resolvem. Fazê-lo de forma cuidada e competente dá trabalho…
E porque quiseram despejar dinheiro em cima da incompetência é que tiveram essa necessidade.
Aliás, como nós. A nossa entrada de cabeça no carrocel é criatividade teve a ver com a necessidade de financiamento pós eleições de 2018. Depois o resto é criatividade para tapar o buraco…
Mas Tiago o futebol em si tem por base uma base incerta de negócio.
Se queres que um clube funcione apenas através dos seus rendimentos operacionais e não tanto em função do que pode ser extraordinário ou incerto, é á partida um primeiro passo para desvalorizares e nivelares o clube por baixo.
Há uma forte componente de especulação que já está inerente á própria gestão do clube.
Quando se diz tirar rendimento desportivo e valorizar jogadores já estás a assumir que o clube vai tentar sempre multiplicar varias vezes aquilo que hoje tem um valor (contabilistico ou real) menor ou mais reduzido.
Para mim, o fundamental é que o clube continue a ser competitivo desportivamente, que vá gerando mais valias financeiras que lhe permitam financiar a sua actividade e que não entre numa espiral de dividas que ponham tudo isso em questão.
Isso tem de ter um limite. A questão é onde está o limite.
Para mim anda em torno dos 75% do ativo e resultado líquido total do mandato positivo. Mais do que isso, na minha opinião coloca muito em causa a continuidade do clube. E aliás é nessa “aflição” que vivem is clubes portuguesas exatamente porque são geridos de forma absurda para qualquer negócio.
Tira competitividade?! Não sei… Um clube bem sólido financeiramente tem custos de financiamento significativamente mais baixos e tem mais capacidade de retenção de jogadores. Além de conseguir reter e aproveitar muito melhor e de forma muito mais eficiente os ganhos que têm. Será que um clube estável, com poder negocial a sério, com capacidade de reter jogadores e com capacidade de se financiar era assim tão menos competitivo?!?! Tenho muitas dúvidas…mas muitas dúvidas mesmo…
E sempre que vi o Sporting fazer isso foi competitivo, curiosamente. Depois estragou sempre tudo esbanjando dinheiro à parva mas sempre que encolheu o cinto foi competitivo…
Nas SADs e pelos problemas que aqui já foram falados é difícil fazer essa avaliação pelo lado do ativo. Também pelo lado dos capitais próprios e da autonomia financeira é difícil porque como sabemos os CP andam pelas tuas da amargura.
O que me parece mais correto é pela estrutura de custos ver a % que é possível acomodar, por exemplo, no Sporting e atendendo a um volume de negócios na ordem dos 100M, acho que 5% seria aceitável. Claro que seria preciso apertar o cinto em todas as rubricas, diria salários + amortizações na ordem 70%, FSE e outros gastos não ultrapassarem os 20%, com os 5% para serviço de divida, ficamos com uma pequena margem para lucro e ou para atender a qualquer imprevisto.
Se conseguires negociar tx de juros na ordem dos 3 a 4% poderia ser uma ferramenta para discutir descontos com fornecedores para pagamentos mais rápidos e com este rendimento atenuar o gasto em juros.
Sim, e nesse 238 tens por lá uma serie de jogadores que dificilmente encontras quem pague aquilo que eles valem, como por exemplo, feddal, neto, paulinho, esgaio, coates etc.. dps mesmo que penses em trocar o plantel todo por notas, seguramente que vais investir a maior parte para voltar a ter um plantel competitivo. E depois ainda outros que temos de repartir mais valias.
Por muito que avalies o ativo é muito inferior ao passivo exigível e que continua a aumentar, ano apôs ano.
Sinceramente o argumento do ativo para justificar um passivo demasiado elevado é incongruente a apenas demonstra a falta de argumentos validos. Até porque como disse, no ativo tens o direito de superfície que para pagares aos fornecedores vale bola, quando muito se estiver penhorado dá para executar mas mas assim duvido que apareçam compradores até porque o direito não é eterno esgota-se em 2063.
O passivo está mau, muito mau, por varias razões e o sucesso desportivo mais a possibilidade de adiantar receitas futuras atenuam o problema até ao dia em que as receitas futuras deixem de existir porque a fonte não é inesgotável e ou o sucesso desportivo não aconteça. Vale a pena arriscar o futuro? Há quem diga que sim e há quem diga que não:
Aqui tens 4 jogadores que se quisesses ter mais de 88 milhões em vendas…. os fazias com “facilidade”, sendo que nestes 4 jogadores…… como custo de aquisição “visivel” apenas tens o Porro, porque o Matheus foi barato e os outros 2 são da formação.
P.S. mas eu gostava mesmo era de saber qual era na tua opinião o valor que deveríamos ter em dividas de financiamento e fornecedores para ser uma boa gestão…..pois não acredito que me digas que a tua resposta seja “zero”
É curioso que estamos fartos de vender e vender e vender e no entanto… Cá estamos…
Essa conversa do “basta vender” é muito bonita mas depois a realidade é lixada. Não acontece. Não só não “basta vender” como se tiveres de vender e toda a gente o souber (que sabe) não fazes metade do valor com eles….
Qual é a novidade? Sempre foi assim.
Patrício, Adrien, João Mário, William, Gelson Martins, Rafael Leão, Podence…
O que é novo é o volume da dívida a fornecedores, juros de 1M/mês, a sobrevalorização de jogadores na compra e desvalorização dos nossos ativos na altura de vender, não deter percentagens significativas dos passes de alguns jogadores valiosos, ter já estoirado a almofada da NOS.
Sousa Cintra tomou muitas decisões que critico, mas ainda assim conseguiu um acordo por Wiliam melhor que qualquer dos posteriores e recusou outros por considerar que não eram bons para o Sporting.
Chegou a acordo para o regresso de Bruno Fernandes, Dost e Battaglia (acredito que ainda vá render dinheiro!), e foi com Renan, Gudelj, Diaby e Nani, reforços de Cintra, que o Sporting conquistou a Taça da Liga.
O falhanço do EO é totalmente da responsabilidade de Zenha e Varandas que nada fizeram para promovê-lo.
E se houve problema de credibilidade essa deve-se mais a quem assumiu a direção que ao Clube.
Exactamente, concordo!
A responsabilidade é unica e exclusivamente de quem chega ao clube, já totalmente estabilizado, e que depois de um par de meses e até contando com a “ajuda” de outros candidatos não vencedores das eleições, não consegue realizar todo o valor do EO.
Pelo menos outros, 6 meses antes, tiveram a grande competência de adiar o reembolso para depois.
Não foi BC quem criou o Cashball.
Não foi BC quem organizou a Invasão a Alcochete.
BC não era PMAG nem foi quem congelou as contas bancárias.
Não foi BC quem anunciou a demissão para de seguida “trabalhar” na destituição do CD.
Não foi BC quem fez chamadas ameaçadoras a membros da direção para provocar a sua queda.
Todos esses factos concretizados.
Pensei que ias dizer que foi bem feito e bem promovido.
Lembro-me bem das últimas semanas quando Zenha apercebeu-se que as subscrições estavam fracas e de Varandas a suplicar aos notáveis que não o deixassem cair após tanto “trabalho” para ali chegarem.
Isto foi dito pelo marreta Cintra, mas sei que na altura o gajo da comissão de gestão também disse e foi confirmado por declarações do zenha que quando saíram o processo estava totalmente pronto e que só não avançaram por respeito à nova direção que poderia ter estratégia diferente.
” Vamos sair e está tudo preparado para a nova direção fazer o novo empréstimo obrigacionista no montante que quiser. Sporting tem agora essa credibilidade. “
Outra vez arroz Jonas, campanha é algo que de facto percebes e praticas muito e todos recordam a tua campanha titânica pelo reconhecimento do mérito aos godinhos.:
“jonascp | Dezembro 30, 2011 às 4:57 pm
Nestes prémios é óbvio que falta o prémio para Dirigente do Ano e esse terá que ser atribuído, sem qualquer dúvida, a Godinho Lopes. Tenha-se sido ou não seu apoiante, o seu trabalho até aqui merece o nosso reconhecimento”
Valor de palhinha no transfermarket 25M
Valor estimado de venda 24M
Valor de Vinagre no transfermarket 5M
Valor de avaliação na compra 20M
Para vender abaixo do valor de marcado ou para comprar 4 X acima do valor de mercado ainda pagamos a um intermediário que facilita o negócio… Hahahahahah……
Espera hahahahhaha
Oh Varandas tenho aqui uma casa à venda na lapa, remax diz que vale 300 mil mas para ti faço 600mil e podia ser a nova sede do núcleo da lapa, o que achas? Se não tiveres dinheiro compras só metade por 300 mil e rachamos as receitas do aluguer próximos 10 anos, pensa bem, não é nada mau pois passas a ter metade da renda.
Se quiseres liga mas não a mim, bem sei que podia vender directamente a ti pois somos amigos de longa data, mas prefiro que fales com o meu intermediário e depois pagas mais 10% sobre o valor para ele te facilitar o negócio ok. Abraço
Já agora a dívida fornecedores e de 64 milhões e não 96 como o JHC ontem aqui referiu . E temos a receber de clientes e outros devedores 36 milhões . O valor de fornecedores e efectivamente bastante elevado , mas ainda não tivemos ninguém a pedir a insolvência do clube nem processos judiciais por falta de pagamento , sendo a excepção o que aconteceu com o Amorim em que falhamos o prazo o que nos custou mais uns milhões . Mas no momento actual acredito que os prazos de pagamento estão bem negociados, e que, sendo um valor elevado , estamos a cumprir com esses prazos .
Estás a considerar apenas os Fornecedores do Passivo Corrente (67,933 M€).
Tens que somar os Fornecedores do Passivo Não Corrente (página 63 do Relatório) (25,534 M€), resultando em 93,467 M€.
Ouve lá alguma vez me meti contigo pá ? Mas digo te ja o que tu demonstras ao longo destes anos de tasca : os teus comentários e opiniões vão mudando consoante a maré que vai na tasca
O que tem mais relevância e o passivo corrente meu caro, pois sao dívidas mais curto prazo . Em relação aos direitos de superficie , não se transformam em notas é verdade , mas é um activo do clube factual . Quanto ao clube pagar a dívida a Sad, sim é verdade nada a dizer , mas este argumento e tao válido agora como há uns anos . Como o direito de superfície . Ja agora para os que pensam que estou a defender esta direção, olha eu estava em Barcelos quando não pude entrar com cachecol .. e já elogiei aqui a anterior direcção muitas vezes . O problema é que aqui neste espaço não existe um equilíbrio , apenas se aponta o que de negativo o Varandas faz e leva se ao extremo . … tem sempre uma visão catastrófica de tudo . E ninguem esta aqui a dizer que a situação financeira do clube e boa . Aliás como nunca foi e como nenhum clube em Portugal tem . Agora , com o projecto Amorim ( podem lhe chamar assim ) estamos no caminho certo para melhorar a nossa situação financeira. E podem , como já disse , fazer as análises que quiserem, mas sem Champions e sem vendas de jogadores as SAD dão prejuízo ou lucro diminuto , portanto se queremos ter equipas competitivas temos que acreditar que o caminho que esta a ser seguido desportivamente nos vai levar a um maior equilíbrio financeiro .
“Quanto ao clube pagar a dívida a Sad, sim é verdade nada a dizer , mas este argumento e tao válido agora como há uns anos”
Em que ano o Clube deveu tamtos milhões à SAD?
E depois de toda a explicação do Malcolm o Rjp999 ainda não percebeu que devemos a fornecedores o equivalente a quase 5 anos seguidos de entradas na Liga dos Campeões, e a receber menos do que vais pagar por meio Vinagre?
Mas alguém acredita que isso é sustentável e exemplo de boa gestão?
Se gostas ou não desta direção estás no teu direito, assim como nós estamos no nosso direito de criticar aquilo com que não concordamos.
Gosto do Sporting e por isso questiono para onde foram as centenas de milhões para chegarmos em 4 anos a uma dívida como nunca antes tivemos.
Não se trata de defender ou atacar qualquer direção, trata-se da analise factual de um documento, documento que entre outras coisas preocupantes apresenta o maior passivo de sempre da historia da SAD.
No futuro se vamos vender jogadores da formação por dezenas de milhões e comprar bons jogadores pagando pouco, se temos presença garantida na UCL, deus te oiça e pode ser que daqui por um ano estejamos por aqui a dizer que as contas melhoraram imenso.
Estas por mais voltas que se ande a dar são factualmente más, alias muito más, das piores de sempre e só não as considero como as piores de sempre porque efetivamente há um ano apesar do passivo ser mais baixo apresentavam um prejuízo de milhões e ainda por cima tinham no curto uma divida elevada que felizmente o revolving e os novos adiantamentos da nós resolveram.
Quanto ao ativo do direito de superfície para aquilo que serve há muito que já foi utilizado pois a situação factual é esta e de certeza que não o poderás utilizar para pagar as atuais e elevadas dividas a fornecedores e comissionistas:
“Segunda hipoteca sobre o direito de superfície detido pela Sociedade sobre as fracções autónomas “A” e “B” do prédio urbano situado na Rua Dr. Fernando da Fonseca, em Lisboa, freguesia do Lumiar, descrito na CRP de Lisboa sob o nº 2440, que correspondem, respectivamente, ao Estádio José Alvalade e ao Edifício Multidesportivo;
Constituição de primeiro penhor sobre Créditos do Grupo Sporting;
Constituição de penhor de primeiro grau sobre créditos resultantes da exploração de Direito de Patrocínio, Direitos Televisivos e sobre créditos resultantes de quaisquer Contratos Relevantes;
Constituição de primeiro penhor sobre saldos de contas bancárias; “
” E temos a receber de clientes e outros devedores 36 milhões ”
Nesse valor tens a divida de 27M do clube à SAD, estas mesmo com muita fé que a vais receber. 🙂
” estamos a cumprir com esses prazos . ”
Pois estamos, empurrando dividas com a barriga como e aquilo que não pode ser empurrado, recorremos ao adiantamento de receitas.
Até os 10M do negocio simulado com o bufas foram já recebidos/adiantados através de factoring sem recurso, digo que foram adiantados pois não acredito que o bandido tenha pago e esteja agora a aguardar tranquilamente que o Sporting pague a sua divida de 10M ao porko.
a divida do clube á sad está sempre a subir mas nada preocupado já que os recursos do clube são infinitos até ao dia mas como não sou da área e não perecebo nada disto de certeza que a cena está completamente controlada.
somos credores em 27 milhões por parte do clube, estou sossegado, pagamento garantido, só basta aparecer um americano.
O que eu queria saber é se o Sporting vai receber efectivamente os 19M ou se a este valor se subtrai os serviços prestados pelo Mendes e outras alcavalas.
Já agora muito curioso com o que se vai fazer mas modalidades. O benfica vai aumentar o investimento. Nos até agora parece que vem revolução no basquete e no hóquei. Sendo que vão sair Travante e Font. Apenas os melhores…isto promete.
Nas Modalidades, a confirmarem-se saídas de jogadores fundamentais, vamos cair a pique. No Futebol colecionamos extremos e não corrigimos as debilidades identificadas há anos. O nosso Sporting é cada vez mais barriga de aluguer de JM que faz o que quer , veja-se o negócio Vinagre, o destino do Palhinha e a intervenção no caso Rafael Leão, e factura à ganância. Para já o futuro a curto parece cinzento e a médio prazo apela a medidas urgentes que lhe garantam a sustentabilidade e a fuga ao destino que parece lhe querem traçar.
Diz o adjunto… Mister, há um número 8 muito bom nos Wolves, pretendido por meio mundo, até se fala no Barça, tem que ser titular. Resposta, e vai ser… Começa o jogo e diz o adjunto, mister, era o RN não era o JM…
Um dia ainda vou perceber a ideia de jogar com um meio campo a três com Bernardo Bruno e Montinho… Se querem usar o Bruno metam-no o mais perto da baliza possível, num meio campo a três ele não vai ter o impacto que esperam que ele tenha.
Portugal não joga nada.
Agora, não venham dizer que , é por estarmos a jogar para o CR.
É isto que tem para mostrar o rafael ladrão?
Oh Fernandinho , faz-nos um favor:vai-te embora
Alguém percebe porque Rafael Leão depois do toque que desequilibra o central não remata de imediato para a baliza?
São estes detalhes que separam os bons jogadores dos extraordinários jogadores..
Deprimente. É o que tenho a dizer deste jogo e do nosso futebol, deprimente. Mas de certeza que não faltará quem faça a ‘lavagem’ necessária para parecer bom..
2 Junho, 2022 at 8:50
Bom dia, Tasca!
2 Junho, 2022 at 8:52
Trincão e mais um extremo destro.
Obrigado e boa sorte, Jovane.
2 Junho, 2022 at 9:02
Será que a Lázio o vai manter?
Curiosamente jogou os ultimos 2 jogos tendo marcado um golo.
Z
2 Junho, 2022 at 9:20
Não acredito muito…
Só se o Sarri sair, eventualmente…
Mas de qualquer forma creio que será dispensado pelo Sporting no sentido de procurar colocação.
Extremo destro? Mais um extremo? Isso deve significar que não vamos mesmo por um avançado. Só se for um avançado que pode jogar ali, tipo o Danny Mota ou o Tiago Tomás….
2 Junho, 2022 at 9:57
Não percebo como não se aposta em Jovane…lesões?? Epá procurem perceber o porquê e ter treino específico…
E o porro? Tb não passa a vida lesionado?
2 Junho, 2022 at 12:16
O Jovane é um jogador de fogachos, a verdade é que nunca rende quando é titular, e só faz a diferença quando lançado nos últimos vinte minutos, quando a aceleração dele faz a diferença contra uma defesa com já 70 minutos nas pernas. Marca bem livres e penáltis, mas infelizmente estamos a falar de futebol e não de andebol.
As lesões são um problema incontornável, mad a diferença para o Porro em termos de rendimento é abissal, e penso que ninguém contesta a diferença. O Sporting é uma equipa diferente com ou sem Porro, algo que não se passa com Jovane.
Eu gosto dele, e gosto da forma como agita o jogo, saíndo do banco, mas também temos de olhar para o outro lado, e penso que o próprio prefere ir para um lugar onde é titular, do que ficar no banco a maior parte dos jogos como aconteceu no Sporting e agora na Lazio.
2 Junho, 2022 at 16:04
Acho que é mais uma questão de regularidade.
Normalmente vem com o estar focado e empenhado em trabalhar.
Talento não lhe falta. Mas para o Sporting precisamos mais de regularidade.
2 Junho, 2022 at 8:52
Bom dia!
Quem estará de serviço hoje? Ontem o Ricardo esmerou-se! Um aplauso para ele!
Z
2 Junho, 2022 at 8:59
Parece que temos garantido o pote 3 da CL! Nada mau… Estava à espera do 4…
Z
2 Junho, 2022 at 9:30
Pote 3 significa que muito dificilmente passamos a fase de grupos…
Este ano ainda por cima não há campeões surpresa como no ano passado.
2 Junho, 2022 at 9:37
Temos o Frankfurt pela LE…
Z
2 Junho, 2022 at 9:40
Vai para o Pote 1?
Então sim…há esse “docinho”. Não sendo fácil, não é impossivel…
2 Junho, 2022 at 9:31
Entre o 3 e o 4 não há grande diferença…
2 Junho, 2022 at 9:34
Não vi os potes este ano mas era habitual haver…o Pote 3 mesmo assim ainda tinha alguma equipas lixadas, o Pote 4 era quase tudo equipas ao nosso alcance.
Tipo o ano passado apanhámos o Dortmund do pote 3 não foi? E não foi a pior que podia calhar…
Só se este ano mudou muito…
2 Junho, 2022 at 9:41
Pot 1 Pot 2
———————— —————-
Real Madrid Liverpool
Eintracht Frankfurt Chelsea
Manchester City FC Barcelona
AC Milan Juventus
Bayern München Atlético Madrid
Paris Saint-Germain Sevilla
FC Porto RB Leipzig
Ajax Tottenham Hotspur
Pot 3 Pot 4
———————— ———-
Borussia Dortmund Glasgow Rangers *3
FC Salzburg Dinamo Zagreb **
Shakhtar Donetsk Red Star Belgrade *3
Internazionale Olympique Marseille
Napoli Olympiakos Piraeus **
Benfica *3 FC København *4
Sporting CP Club Brugge
Bayer Leverkusen Celtic
Z
2 Junho, 2022 at 9:42
Desculpem a merda de formatação 🙂
Z
2 Junho, 2022 at 9:46
Obrigado!
Pois…lá está.
No Pote 4 dos complicados está o Marselha. O 3 sempre apanha o Dortmund, Inter, Napoles e Leverkusen…
No pote 2…vá…Sevilha e RB Leipzig são “possiveis” de passar. Pote 1 temos o Frankfurt e Milan…
Era preciso muita sorte para ter um grupo “passável”, era preciso muito azar para ter um grupo em que nem à liga europa…
2 Junho, 2022 at 9:47
Quero acreditar que o Ajax não vai estar tão forte como no ano passado.
2 Junho, 2022 at 9:49
Os potes 1 e 2 estão fechados:
Pote 1: Real Madrid, Eintracht Frankfurt, Manchester City, Milan, Bayern, PSG, FC Porto e Ajax
Pote 2: Liverpool, Chelsea, Barcelona, Juventus, Atlético Madrid, Sevilha, RB Leipzig e Tottenham
Podemos ter sorte…
Ou… Podemos ter umas casas bem cheias!
2 Junho, 2022 at 9:55
Ficar em terceiro, ir á Liga Europa e apostar por um brilharete também não seria mau para o clube.
2 Junho, 2022 at 10:39
É isso J!
Vamos fazer mais uma boa “digerssão pela europa”!
Z
2 Junho, 2022 at 10:54
Não. Se formos ás meias finais da LE acho que é uma excelente campanha.
Depende sempre do que apanhamos pela frente, claro. Mas sim…
Por exemplo a campanha do porco este ano acho que deixou a todos aquela sensação que não foi grande coisa…
2 Junho, 2022 at 11:09
Seria muitissimo bom, infelizmente nós “cagamos” na LE…Estamos sempre a “poupar-nos”…Até no campeonato nos “poupamos”… Somos de uma falta de competitividade gritante.
Para mim ganhar a LE vale bem mais que ser campeão em PT.
Z
2 Junho, 2022 at 10:22
Prefiro a sorte:
Ajax, Tottenham, Sporting, Celtic
Confiando que Ajax e Tottenham vão estar mais fracos no próximo ano.
2 Junho, 2022 at 10:25
Porque é que achas que o Tottenham vai estar mais fraco no proximo ano?!
Com o Conte, com dinheiro que se diz que há para gastar…o Perisic já está…
Não creio nada que o Tottenham esteja mais fraco no próximo ano….
O Ajax sim, é possivel. Mas se o Amorim quiser na mesma abrir o peito contra eles….perdemos igualmente. A não ser que estejam muito mais fracos…
2 Junho, 2022 at 12:55
O Conte é bom treinador mas acho que falta “sangue novo” … muito dependentes do Kane e Son … e não estou a vê-los a conseguirem antecipar-se no defeso para ganharem reforços aos rivais. Obviamente não são uma equipa fácil mas entre as equipas do pote 2 acho que seria a que nos daria mais hipóteses. Preferias qual?
2 Junho, 2022 at 9:47
Provavelmente a Liga dos Campeões mais forte dos últimos tempos.
Com exceção do FC København, não há equipas “amadoras” em relação a LC…
2 Junho, 2022 at 16:06
O barcelona no ano passado também estava fortissimo.
Logo se vê.
Mas com paulinho o melhor é fazer o melhor e tentar uma liga europa. Quem sabe…
2 Junho, 2022 at 9:41
O que quis dizer é que as melhores equipas estão nos 2 primeiros potes e são aquelas que teoricamemte têm maior possibilidade de passar a fase de grupos.
Em relação aos potes 3 e 4, não deve ser muito diferente daquilo que o Tiago refere.
2 Junho, 2022 at 9:27
Bons Dias para todos!
2 Junho, 2022 at 9:28
Bom dia
Mais um extremo??
Palhinha por 24M €?? Sempre a negociar no limite esta direção.
2 Junho, 2022 at 18:24
Também fiquei um pouco baralhado com estes 24M e com a ajuda do mendes, segundo consta, ou seja pode se contar com entre 15 a 20 desses 24 , nos cofres da Sad, o que parece pouco para o que o Palhinha(em forma) é para esta equipa.
2 Junho, 2022 at 9:49
O extremo devia ser o Plata ou o Jovane… ambos mereciam mais uma oportunidade neste plantel. Ou até mesmo apostar no Geny, que aproveitou o empréstimo em Guimarães
Ir torrar mais dinheiro para ir buscar alguém de fora…. mesmo que seja o Trincão com uma claúsula de 20 milhões? não faz sentido.
2 Junho, 2022 at 9:56
Trincão, se vier à borla e com a tal cláusula de compra, não vejo porque não!
A notícia parece-me algo palhosa.
Não há uma necessidade assim tão grande de extremos, pelos que temos no plantel e pelos que temos emprestados.
2 Junho, 2022 at 10:00
Se joga na mesma posição do Edwards, Plata e Geny… não sei, parece-me excessivo ir buscar alguém emprestado com clausula de 20 milhões, quando poderiamos potenciar jogadores que já temos nos quadros.
2 Junho, 2022 at 10:16
O problema é que o Trincão tem uma diferença qualitativa enorme para o resto. É jogador para no máximo 2 anos e ser vendido pelo dobro porque tem qualidade e potencial para ser a figura da liga.
2 Junho, 2022 at 10:29
Mas com isso tapa Edwards. E Fatawu…
2 Junho, 2022 at 10:49
Se o Sarabia regressa-se dizias que não? É isso
2 Junho, 2022 at 10:56
Eu acho que se o Sarabia voltasse quem saia do 11 era o Paulinho….
Resta saber se o Amorim tem ideia de fazer o mesmo com o Trincão…tentar fazê-lo ir para o meio…ou o Edwards….
2 Junho, 2022 at 11:29
Sim mas estou a falar numa questão de qualidade. O Sarabia era melhor que o resto. Acho que o Trincão também é claramente melhor que o Edwards e o Fatawu (que precisará do seu período de habituação).
2 Junho, 2022 at 11:17
Mas queres comparar o Sarabia com o Trincão?
O Sarabia neste momento é só titular da seleção de Espanha, enquanto que o Trincão “flopou” em Espanha e Inglaterra, daí que nem sei de onde veio a valorização dos 20 milhões.
Não temos culpa de o Barcelona o ter ir buscado por 30 milhões e mesmo esse negócio teria que ser visto, pois não sei por quanto foi valorizado o Abel Ruiz nesse mesme negócio
2 Junho, 2022 at 11:20
Esse negócio devia mesmo ser visto…
É pena que ninguém os quer ver “como deve ser” porque o Senhor Mendes em PT é intocável.
2 Junho, 2022 at 11:28
Fds, para quem deu 16M pelo Paulinho, 20 pelo Trincão é uma pechincha.
O Trincão é um jogador muito à semelhança do Sarabia, e acredito que o Amorim pode aproveitá-lo como ninguém, tal como já o fez no Braga. 22 anos, internacional, pode vir relançar e confirmar o potencial que lhe foi reconhecido. Já fizemos compras bem piores.
2 Junho, 2022 at 16:04
À borla duvido que venha… Deves ter uma taxa de empréstimo algures, mesmo que não se saiba agora, há de aparecer num futuro R&C.
Quanto à tal cláusula de compra, epá só se não for uma “cláusula Vinagre”. Tipo daquelas que mais tarde se vem a descobrir que se cumprires um objectivo qualquer é automaticamente accionada. Porque senão, se cumprimos o objectivo, e o Trincão acabar por não se revelar nada de especial, lá tens de largar mais não sei quantos milhões assim sem mais nem menos…
2 Junho, 2022 at 10:01
O Plata parece-me um claro caso de que teve tempo e não convenceu minimamente Amorim. Seja pela qualidade (o que não acredito pqe o gajo é bom), mas pela cabeça. Entra no ultimo ano de contrato e parece-me que o temos de vender agora
Jovane se mal jogou na época passada, após um empréstimo falhado, pior. Ficar apenas para ser mais um não me parece. Não sei se tem mercado, mas está na altura de deixá-lo ir +a vida dele mediante uma proposta minimamente in teressante.
Catamo acho que vai ficar. Acho é que será muito mais opção a jogar na ala do que propriamente a extremo.
Ficando como está, há Edwards / Pote / O puto Aricano e Nuno Santos se necessário Possivelmente Trincão e acho que mais um até pode fazer sentido. Embora eu apostaria num PL. Mas cada vez mais acho que Amorim vai ficar com Rodrigo e Paulinho só.
2 Junho, 2022 at 10:12
Lembro que essa será uma das melhores qualidades de Sérgio Conceição.
Pegar em jogadores meio esquecidos ou sem grande projeção e fazer deles jogadores decisivos.
E só acho que antes de olhar para fora, deveriamos primeiro tentar valorizar o que temos dentro.
Plata, apesar dos problemas disciplinares que teve e que poderá ter, fez uma contribuição final importante para o Valladolid subir de divisão. Ou pagam um valor interessante ou acho que se podia aproveitar em Alvalade e revalorizar o jogaror. O próprio Amorim já confessou ser um grande desafio para ele, aproveitar o Plata.
E o mesmo para o Jovane. Acabou os dois ultimos jogos a titular e até marcou um golo no último jogo. É um jogador que joga no outro lado (esquerda) e até pode ser utilizado como falso 9, tipo Tabata.
O Geny fez 3 ou 4 assistências em Guimarães nos ultimos jogos.
A meu ver, não faz sentido ir buscar um extremo mesmo que seja o Trincão
2 Junho, 2022 at 14:16
Do Ruben Semedo não fez nada 😉
2 Junho, 2022 at 10:14
O Amorim disse que não sabia como usar o Plata. O jogo do Plata não se enquadra no jogo que o Amorim deseja para um extremo/interior. É aquela coisa que acontece por isso é que há jogadores que brilham com certos treinadores, certas táticas e parecem banais noutras. É o que é, não é preciso fazer uma leitura profunda para arranjar culpados, porque parece ser o caso em que não os há.
2 Junho, 2022 at 11:13
Treinador limitado…
Z
2 Junho, 2022 at 11:18
Todos são…
Não há nenhum treinador ilimitado.
Conheces algum?
2 Junho, 2022 at 11:32
Muito limitado, desculpa.
Detesto essa conversa do “sistema do treinador”… Fdx os bons têm planos B e C…
Z
2 Junho, 2022 at 11:33
Mas atenção… com o jj era a mm merda… Depois do primeiro ano já todos sabiam como jogar contra nós.
O Rubão vai pelo mesmo caminho…
Z
2 Junho, 2022 at 12:02
Quais é que são os treinadores de topo com esses planos todos e que encaixam qualquer jogador desde que ele tenha qualidade?
2 Junho, 2022 at 11:35
O Fergunson era ilimitado ahaha. Aquela vitória ao Arsenal com 7 defesas é qualquer coisa. Mas até ele tinha problemas com jogadores, e muitos deles autenticas máquinas como o Staam, Veron, Nani, até o Forlan passou quase despercebido no ManU e depois no Atlético foi o que foi, no entanto adorava o Cantona. É o que é, há jogadores e treinadores que não conjugam por uma ou outra razão.
2 Junho, 2022 at 12:04
Claro.
Não há treinadores ilimitados….
Todos são limitados pelo seu sistema de jogo preferido…
Se não forem, então não têm sistema de jogo preferido e não são treinadores como deve ser…
2 Junho, 2022 at 9:57
Sempre desconfiei que Amorim trabalhava numa ourivesaria
2 Junho, 2022 at 10:47
O que esquecem de mencionar é que só Sarabia vale 30 milhões nessas contas.
Isso sem falar que vamos fazer bola com alguns jogadores em fim de carreira ou sem mercado.
Mas a palha não pode faltar diariamente…
2 Junho, 2022 at 11:07
a propaganda diaria faz-me lembrar um clube ali vizinho no bom tempo do bigodes com orelhas.
2 Junho, 2022 at 10:47
O que esquecem de mencionar é que só Sarabia vale 30 milhões nessas contas.
Isso sem falar que vamos fazer bola com alguns jogadores em fim de carreira ou sem mercado.
Mas a palha não pode faltar diariamente…
2 Junho, 2022 at 10:31
Quer o Jovane, quer o Plata, por muitos problemas que tenham são melhores que o Tabata. Não percebo a necessidade de mais um extremo para além do Trincão. Mesmo a chegada de Trincão faz com que o Edwards seja banco, e com que o Fatawu só calce na taça da liga. Vamos atacar 3 competições e jogar Champions com o Paulinho e o Rodrigo Ribeiro??
2 Junho, 2022 at 10:43
Tabata não é extremo e tecnicamente não ficará atrás de nenhum dos 2, na minha opinião.
Neste momento o único “extremo” que temos para o lado esquerdo é Nuno Santos. Se ficasse Jovane diria que esse flanco estava fechado com Pote podendo também deambular por ali. Do lado direito temos opções com fartura.
2 Junho, 2022 at 10:44
Concordo com o restante do comentário.
2 Junho, 2022 at 10:52
Ainda é tudo um bocado confuso…
Eu percebo preferir o Tabata ao Jovane e Plata.
Plata não encaixa no sistema. Acho que isso já ficou muito evidente durante o ano e meio em que ele esteve no plantel. A jogada tipica dele invalida. Ou seja, a jogada tipica dele é estar bem aberto na direita e depois fletir para o meio e puxar a canhota. Só que precisa sempre de embalar com espaço. O que faz com que para ala não serve porque não “abre” o jogo, para interior não serve porque precisa de espaço para embalar. Além disso o interior do Sporting tem de ser extremamente inteligente com bola…e o Plata não é. O Plata é um extremo puro…e nós jogamos sem extremos.
O Tabata é exatamente o contrário. O Tabata é o canivete suiço que parece jogar em todas as posições. Eu não acho que faça nenhuma muito bem mas “desenrasca” em todas. Meio campo ou no trio da frente.
O Jovane…eu gosto muito dele mas se fosse treinador também o descartava. Não posso ocupar um lugar no plantel (e um plantel curto, como eu gosto) com um jogador que faz 3 jogos e se lesiona para 6. Não pode ser.
Um plantel curto precisa de Tabatas e não pode ter Jovanes. Tal como Nuno Santos, por exemplo.
Eu acho o Tabata curto. Sempre achei. Mas se é para escolher entre os 3, percebo a escolha…
Eu por mim ficavamos com P. Gonçalves, Edwards, Trincão e o puto Ganês. Paulinho e depois íamos buscar um avançado que tenha mobilidade mas que seja um avançado a sério. Um gajo agressivo no ataque à bola, rápido. Que permite que ele jogue no meio ou atrás de um PL. E a 3ª opção que é o RR…que precisa de crescer…até nos sub17 acho que isso se percebeu. O talento é indiscutivel…mas precisa de dar o salto…
A minha maior duvida é…o que é que o Amorim “imagina” para a equipa…porque neste momento parece um bocado uma salganhada.
O M. Reis irá para o banco? E a defesa ficará St. Just, Coates e Inácio? Ou M. Reis vai para a ala? Onde encaixa aqui o Vinagre se o M. Reis for para a ala? Vai mesmo ser a 3ª opção para a ala? No meio campo, como ficamos? O meio campo é o coração da equipa e tudo parece em aberto menos o Ugarte…tudo depende do que vai ser o meio campo do Sporting. Na frente…temos 3 jogadores que parecem jogar exatamente na mesma posição (interior direito…P. Gonçalves, Trincão e Edwards). Como está a “imaginar” o Amorim enquadrar estre trio? Não acredito que o Amorim esteja a imaginar isto metendo um deles no banco….Ou vai o Paulinho para o banco? Ou o Amorim este ano está mais decidido em gerir a equipa com uma rotação como deve ser?
Ainda está tudo muito indefinido para estarmos a tirar conclusões…vamos ver como vai ser o mercado e como é que vamos começar a pré-época…já pode dar algumas ideias…
2 Junho, 2022 at 11:23
Só um comentário rápido….
Eu acho que o Jovane a não sair por alguns milhões, não deveria ser dispensado ou sair a custo zero.
Era um jogador que, na minha opinião, deveria ficar no plantel.
Está certo a questão das lesões, mas acho que ainda assim é capaz de dar uma boa contribuição vindo do banco.
Gosto muito do Jovane e acho que ajustando expectativas, poderia ser um bom jogador de plantel.
2 Junho, 2022 at 11:26
Acho que o Jovane quer mais do que ser um jogador que vá jogando muito intermitentemente…
Por isso não estou a ver o Jovane a renovar contrato nessas condições. E só tem mais 1 ano de contrato.
Não estou a ver grande opção a ele sair a custo zero. Nem acho que o Sporting lhe deva complicar a vida este ano só para o utilizar muito de vez em quando….
2 Junho, 2022 at 10:44
O extremo destro vai ser o Afonso Moreira. Jovane não conta, Plata é para despachar e só temos 50% do passe. Mais vale apostar num miúdo de 17 anos, com pelo na venta e sem medo de ir no 1×1. Se há qualidade é para apostar.
Adicionalmente, com Edwards, Pote, Tabata, Trincao?, Geny e Fatawu, não deve ser para fazer grande investimento no reforço, e para vir um reforço qualquer mais vale poupar esse dinheiro.
SL
2 Junho, 2022 at 11:00
Já disse isto no outro dia…
Imagino muito mais o Afonso a jogar como ala no sistema do Amorim do que na frente como interior….
De qualquer forma acho que ainda não vai ser agora que vai subir. Precisamos que os jogadores maturem. Estamos a subir os jogadores “à parva” e isso pode correr bem com 1 ou outro mas em geral é mau para eles.
O Esteves está numa encruzilhada, o Essugo numa encruzilhada está…em pouco tempo o RR está na mesma….em que a B é curta e não os ajuda a crescer, para a A o Amorim também ainda não confia para lhes dar tempo.
Para já não falar de estarmos a promover jogadores cedo demais com contratos ainda curtos, uma vez que só aos 18 podem assinar contrato de longa duração (penso que continua a ser assim).
Esta estratégia do Amorim ir buscar juniores e promove-los à pressa não é boa ideia. Pode parecer ao inicio que é mas não é. Estes jogadores precisam de estrutura. Esta promoção apressada tira-lhes essa estrutura. Pode resultar em casos muito excepcionais. Mas não pode ser norma…
2 Junho, 2022 at 11:18
Jogadores com 19, 20 anos a quem se reconhece potencial mas não entram no onze titular com continuidade têm de ser emprestados.
2 Junho, 2022 at 11:24
Tens a equipa B para alguma coisa, não?
Olha para o Vitinha, Fábio Vieira, Ruben Dias, etc…
2 Junho, 2022 at 11:29
Sem duvida que uma parte muito grande do problema é efetivamente a nossa equipa B ser uma merda…e não permitir trabalhar e maturar estes jogadores…
Por isso é que eles ficam bons demais para a B muito rapidamente trabalhando um bocadinho com os A.
Falta ter um treinador como deve ser, uma ideia como deve ser para o crescimento destes putos na B e uma equipa que jogue à bola…naquele contexto ninguém cresce ao ponto de depois para para a A sem ter de ser muito trabalhado na A.
2 Junho, 2022 at 11:39
Sim, acho que a equipa B tem que subir urgentemente á II Liga para poder oferecer algum tipo de competividade aos jogadores.
Jogar contra o Oriental Dragon ou Amora não deve ser lá muito motivante…
2 Junho, 2022 at 11:57
Acho que jogar no Sporting deveria ser suficientemente motivante…
è aquela coisa que tu não gostas… Exigência…
Z
2 Junho, 2022 at 11:59
O problema não é se é motivante.
O problema é estarmos a jogar taco a taco com equipas que individualmente mal são um desafio como deve ser para jogadores de qualidade.
Eles podem estar muito motivamos mas sem treinador fica complicado…
2 Junho, 2022 at 12:05
Daí eu falar em exigência… Começa por cima pelo treinador…
Enquanto não tivermos um gajo competente que seja de facto o “chefe” do futebol (leia-se da equipa, A, B, etc), dificilmente vamos articular alguma coisa de jeito.
Porque se há coisa de que o Rubão precisava era de um chefe de jeito! E não, não estou a gozar, acho que o ajudaria e muito!
Z
2 Junho, 2022 at 12:10
Não sei bem o que significa um chefe de jeito para o Amorim…
Acho que falta estrutura. Acho que falta muita estrutura ao Sporting. Acho uma aberração quando me vêm falar da excelente estrutura do Sporting e nem percebo do que estão a falar…
2 Junho, 2022 at 13:12
Se calhar é por isso “estrutura” … coisa vaga… Não tangivel, não responsabilizável.
Chefe…Algo mais concreto…e que existe em todas as… “estruturas” profissionalizadas, e não só 🙂
Z
2 Junho, 2022 at 14:03
Um chefe do quê?
Se não tiver uma estrutura, é um chefe só de nome. Que tão típico de Portugal é…
A estrutura não é nada vaga. É um departamento de scouting que funcione e que dê alternativas ao treinador e para equipas mais jovens, é treinadores decentes nos B e nos sub23, é um departamento financeiro e de negociação capaz, é um departamento técnico que trabalhe os jogadores nos seus contextos, é um departamento físico que trabalhe os jogadores como deve ser, é um plano de carreiras bem definido para os jogadores jovens, etc….
É muito mais do que “um chefe”.
Não há “um chefe” que mande no Amorim. Isso não existe agora nem nunca há com um treinador que tenha atingido estatuto.
2 Junho, 2022 at 14:30
Eu concordo e discordo convosco!
O papel da equipa B é ser incubadora para equipa A.
Caso consiga, a par dos Sub-23, enviar jogadores para a A, sempre que for solicitado, está a cumprir o seu papel.
Há dias, alguém da formação, disse que o CR7 nunca ganhou nada nos vários escalões do Sporting.
O papel da equipa B não está a ser cumprido, por falta de qualidade dos jogadores. Os putos que temos/tivémos na equipa A, vieram directamente dos júniores e dos sub-23 ou estavam emprestados.
Matheus Nunes, Eduardo Quaresma, Esteves, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Joelson Fernandes, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Dário Essugo e RR.
2 Junho, 2022 at 14:42
Skuravy. A minha discordância é com isso do problema ser a qualidade dos jogadores.
O exemplo do RR para mim é paradigmático.
Só sobe aos sub23 já depois de estar a trabalhar com a A. E depois sobe passado pouco tempo à equipa B mas quem chama primeiro é o Amorim.
É falta de qualidade do RR? Porque é que foi preciso o Amorim chamar primeiro para eles subirem?
Olhas para o Essugo ou para o Esteves na B e porra…notas que a equipa está toda desconjuntada. Não é ali que eles crescem. O Nazinho não cresce na B. O Veiga pouco cresce.
O M. Fernandes idem….
Tens uma defesa na B que mete medo ao susto…não há jogadores com mais qualidade para jogar ali? Mais novos? Há…vai ser preciso o Amorim chamar e dar-lhes tempo para subirem?
O Afonso Moreira por exemplo, figura neste euro…anda nos Juniores. Não sobe aos sub23? Estamos assim tão fortes de extremos?
A equipa B é horrivelmente mal trabalhada. Os sub23 nem se fala. E há alguma matéria prima.
É verdade que também há muito jogador mediano. Mas uma coisa bem trabalhada faz um jogador mediano encaixar no sistema e brilhar os mais fortes. O que temos é os medianos a parecerem pernetas ou perto e os mais fortes a fazerem gracinhas de vez em quando.
2 Junho, 2022 at 10:49
Belo negócio do Vinagre. Quem fez este negócio devia ser preso. Roubar á descarada o Sporting. Agora para pagar esta porcaria vamos praticamente dar o Palhinha.
https://www.transfermarkt.pt/ruben-vinagre/profil/spieler/357158
2 Junho, 2022 at 11:31
Impressionante como este gajo salta do Wolves para outros clubes… Nunca ficou um ano no mesmo sitio… Como é que pode ser um bom jogador?!
Que puta de “lavagem” aqui vai!
Z
2 Junho, 2022 at 10:59
Será que na nossa terceira divisão não existe um GR de qualidade para ser suplente que custe menos de 3,5M?
2 Junho, 2022 at 11:42
João Valido do Vitória de Setúbal.
2 Junho, 2022 at 12:05
Esse ao menos sabe-se o que vale.
2 Junho, 2022 at 12:06
Esse miúdo tem muito potencial, não sei o que faz na 3 divisão ainda
2 Junho, 2022 at 11:31
Nós precisamos urgentemente de qualidade na frente. Isto é claro. Alternativa a Paulinho. E principalmente alguém rápido. Coisa que nós não temos.
Mas vou guardar a opinião sobre o plantel para quando ficar fechado. Já o outro ano ficou claro aos olhos de todos o que faltava…e a época só confirmou.
Quem lá está também sabe.
2 Junho, 2022 at 12:07
O Paulinho já está a treinar velocidade… Calma… Vai explodir este ano!
Z
2 Junho, 2022 at 12:17
“E principalmente alguém rápido. Coisa que nós não temos.”
Trincão parece me ser esse jogador, muito mais rápido que Sarabia por exemplo!! Não é aquele “lá da frente”..
2 Junho, 2022 at 11:33
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/vitoria-guimaraes/noticias/amp/vitoria-de-guimaraes-oficializou-contratacao-de-jota-silva-14907587.html
A meu ver é uma excelente contratação por parte do vitória
2 Junho, 2022 at 11:34
Mas era o que dizia das expectativas… o mais provavél é ir parar á Turquia e jogar num Sivasspor qualquer, não era preferivel assim ficar no clube ainda que fosse para um contributo parcial á equipa?
2 Junho, 2022 at 11:37
Estava a falar do Jovane e vinha no seguimento na conversa mais acima.
2 Junho, 2022 at 12:01
Acredito que não.
Acredito que para um jogador, prefere ir para um clube do meio da tabela da Turquia e jogar (que é o que mais gosta) do que fazer 400 ou 500 minutos no Sporting e não ter nenhuma perspectiva de fazer mais…
2 Junho, 2022 at 12:05
E esse ao menos sabe-se o que vale.
2 Junho, 2022 at 12:39
Diz o nojo que “Bruno Lage pressiona por Palhinha” será que vamos arte e engenho negocial para fazer valer esse desejo como o pedreiro fez no caso do Paulinho em que o Ruben tambem pressionou por ele?
2 Junho, 2022 at 12:42
Continuo a achar que o Jovane devia fazer a pré época, e provavelmente fazer esta época no Sporting e sair.
A nossa política de emprestados tem sido, salvo raras excepções, infrutífera. O Jovane encostado em Itália… Meu deus. Meteram o homem numa das piores ligas para ele jogar, sem espaço e com boas defesas.
Ou escolhem um sítio adequado, ou mais vale valorizar o miúdo e vender a um preço decente, na casa dos 10/15M. Acho que o mercado não vai dar mais que isso, mas uma época a jogar Champions, pode ser boa para ele, para mais quando o RA agora pensa em jogar mais vezes sem ponta de lança (não façam piadas do Paulinho).
SL
2 Junho, 2022 at 13:12
Das principais ligas, por acaso acho que até é uma das ligas com melhor média de golos marcados, só atrás da Liga alemã.
Comecou mal o empréstimo, mas acabou os ultimos dois jogos a titular e no ultimo sempre marcou um golo o que dá alguma moral.
2 Junho, 2022 at 12:59
Sobre o Jovane, já pensei há uns anos “vendam rápido por 10M que é curto”. Depois fez aquele final de época em 2020 e pensei “Epá menos de 30M é dado”. Neste momento estou na fase do “Vai ser difícil vender bem. Talvez dê para incluir num negócio por outro jogador…”.
É inconstante e pior, parece-me não ter a atitude para conseguir mudar. É um jogador bipolar. Ora faz coisas espetaculares e está motivado, ora no jogo seguinte só faz merda, arrasta-se e perde toda a motivação. E depois há a propensão a lesões!
Isto resume a incerteza e inconstância do jogador. Por mim sai rentabilizando o melhor que se consiga… preferencialmente incluído num negócio… Um Ivan Jaime do Famalicão, um André Franco do Estoril… (Eu sei, isto parece conversa de jogador de Football Manager)
2 Junho, 2022 at 13:05
Quanto aos miúdos de estão aparentam ter qualidade para equipa A, há que gerir o melhor para o seu desenvolvimento.
Gk: Calai é para bater na B
DD: Esteves é para jogar 2a liga, precisa de ter mais noção tática e posicionamento defensivo. O Barroso pode ocupar o lugar do Esteves esta época.
DC: o quaresma tem que jogar noutro lado. E não vejo grandes qualidades até aos sub19. Talvez o Marlon dê qqr coisa, depois só alguém dos sub 17.
DE: Mazinho não me enche o olho. Acho o Martim mais intenso e adequado ao estilo de ala num sistema a 3 centrais. Nós sub-15 o Denilson tem sido uma agradável surpresa, muito parecido com o Nuno Mendes, nome a reter.
MC: Essugo é para jogar mais ou sair para jogar. Miguel Menino tem que ser fixado numa posição, para ver se dá alguma coisa. Renato Veiga e Mateus Fernandes têm que ganhar calo na B. Sub 17 e sub-15 tbm têm bons projetos de jogadores para a posição.
Extremos/MOfensivo: Mamede com a lesão tem que ficar para voltar gradualmente à competição. Vando Félix, Luís Gomes, André Gonçalves não têm qualidade para desequilibrar. Só nós sub 17 é que vemos o Afonso Moreira como um extremo à Sporting, como já não sai nenhum desde o Matheus Pereira/Podence/Bruma, etc. Sem medo de ir para cima do adversário.
PL: é entre o Chermiti e o RRibeiro, são jogadores diferentes, mas com muito potencial. Acho o Chermiti mais jogador de equipa neste momento, mas o Amorim gosta mais do RR. Um deles na equipa A o outro na B, mas com gestão de minutos entre 1 e outro, deve ser o melhor plano. Depois nos sub17 o vivaldo pode surpreender e nos sub-15 o Gabi é craque.
No meio disto, com qualidade para a pré época temos:
– Calai
– Barroso
– Quaresma
– Marim
– Essugo
– Moreira
– Chermiti
– Ribeiro
Se destes 2 ou 3 fizerem parte do plantel, já não é nada mau.
SL
2 Junho, 2022 at 13:07
Só para quem ontem andou aqui a dizer que o activo do clube era maioritariamente o valor dos jogadores … vão lá dar uma espreitadela no relatório e contas … temos um activo de cerca de 300M e nesse activo apenas estão 85 milhões de passes de jogadores … a
Maior parte do nosso activo são os direitos de superfície . E o activo não é algo abstracto , como muitos aqui quiseram dizer. Não estão contabilizados os jogadores da formação , valem zero , e ai sim já é uma variável aleatória . Mas factualmente estão contabilizados o valor do plantel pelo valor de aquisição menos as amortizações . Não estou preocupado com a sustentabilidade do clube , apesar do enorme passivo que temos . Estava mais preocupado quando o Godinho la esteve e não se via luz ao fundo do túnel e teve que vir o BDC resolver a questão , conseguindo reduzir drasticamente os gastos com pessoal , fazer a reestruturação financeira , e apostando no Leonardo Jardim que com uma equipa low cost conseguiu a Champions . E estava mais preocupado quando em 2018 rescindíram os jogadores , ficamos amputados da Champions depois de um investimento brutal num treinador , e ficamos sem poder vender pelo preço justo os nossos melhores jogadores . Alem disso ainda tivemos o Cintra a gastar uns milhões no Diaby, a pagar princepescamente ao Dost, ao Nani , abrindo ainda mais o buraco . Relembro que nem 30M euros conseguimos colocar no empréstimo obrigacionista tal era a nossa falta de credibilidade no mercado .
2 Junho, 2022 at 16:15
” Maior parte do nosso activo são os direitos de superfície . ”
E isso é um problema pois faço minhas as palavras do Miguel, no post de ontem:
“o passivo é fruto do que aconteceu e é absolutamente real, factual; o activo é uma cena virtual que pode acontecer ou não, e que em alguns casos até se sabe que não acontecerá e será só um nº num papel que NUNCA será transformado em dinheiro!”
A não ser que expliques como podes transformar os direitos de superfície em notas que permitam pagar a divida em financiamentos de 161M e aos fornecedores que já se aproxima dos 100M.
2 Junho, 2022 at 16:29
Então fazemos uma de dr passos coelho e vendemos tudo o que temos… A minha avó resolvia assim o problema.
2 Junho, 2022 at 16:34
“A não ser que expliques como podes transformar os direitos de superfície em notas que permitam pagar a divida em financiamentos de 161M e aos fornecedores que já se aproxima dos 100M.”
Pergunta directa e sem rasteira.
Longe de mim estar a dizer ou a insinuar que existe boa gestão no Sporting…. mas para ti qual era o valor em divida em financiamentos e fornecedores que te faria considerar boa gestão?
Parto do principio que não me vais dizer que uma boa gestão era ter 0€….. nestas rubricas….dai a minha pergunta
2 Junho, 2022 at 16:39
Para mim, 75% do valor do ativo.
Apesar de depender sempre do quanto custa essa divida, claro. Mas eu diria que este seria o teto máximo que eu meteria para garantir a estabilidade do clube…
2 Junho, 2022 at 17:43
Não é fácil de atirar valores dada a especificidade do negocio e pior das contas atuais da sociedade e como diz e bem o Tiago o custo da divida é importante para o impacto que terá nos resultados de exploração exploração, seria um dos primeiros fatores a avaliar e no caso do Sporting o impacto na exploração é fortíssimo, estamos a falar em cerca de 15% dos rendimentos operacionais e isso é incomportável quando tens mais de 60% em salários, 20% em serviços. 15% em amortização do investimento, etc …
Por outro lado, uma coisa gastos com a divida para investimento e outra completamente diferença é gastos com a divida para adiantar receitas, que é o principal problema no Sporting e que torna a situação mais grave.
Em situações normais serviço de divida sobretudo para investimento diria que algo entre os 60 a 70% seria razoável mas como disse, cada caso é um caso e muito depende da conjuntura e da estratégia para a ultrapassar os problemas que se colocam.
Outra situação numa empresa com excelente gestão o valor das vendas/serviços prestado deveria ser o dobro do seu ativo, isto transportado para uma SAD como a nossa e a dos rivais não andam longe, deveríamos ter vendas na ordem dos 500M e sabemos quanto se faz de vendas.
Por isso tenho sempre dito que o futebol português vive acima das suas possibilidades, mas eu falo do Sporting onde sou sócio os outros que se preocupem com o clube deles.
2 Junho, 2022 at 16:37
Mas no activo por exemplo em quanto é que está valorizado o plantel do Sporting?
E em quanto é que está valorizado no TransferMarkt, por exemplo?
Corresponde? Ou é tb irreal e intangível?
2 Junho, 2022 at 16:28
https://www.transfermarkt.pt/sporting-lissabon/kader/verein/336/saison_id/2021
Valor do plantel 21/22 –> 263,6 milhões de euros (excluindo Sarabia porque não é nosso –> 238,6 milhões)
No balanço…..85 milhões que inclui não só os jogadores do plantel…. mas todos os que têm contrato com a SAD. Por exemplo…. Plata, Quaresma, Pedro Mendes, Pedro Marques, Camacho, etc)
Ou seja….é “parecido”. Ou então não….
Mas pronto a frase a reter é que o activo é uma cena virtual que pode acontecer ou não, e que em alguns casos até se sabe que não acontecerá e será só um nº num papel que NUNCA será transformado em dinheiro!”
2 Junho, 2022 at 16:39
Obrigado pela carti……informação
2 Junho, 2022 at 16:44
No Transfermarket o valor do Jovane é 7 Milhões.
No ativo é zero.
Qual achas que é mais provável ser o valor que o Sporting vai receber pelo Jovane?
Se tu vais gerir o Sporting e tiveres de garantir a continuidade do Sporting depois de ti, gerias o clube a contar com os 7M ou com zero?
2 Junho, 2022 at 16:52
Mas a questão nao é o Transfermarkt, o que eu ou tu pensas que vale o Jovane.
Para a conversa daqui, o que importa saber é: nos 85 milhões que estão no activo, o Jovane está valorizado em quanto?
2 Junho, 2022 at 17:19
Zero.
2 Junho, 2022 at 17:21
E valerá zero?
2 Junho, 2022 at 17:30
Sim.
Por quanto achas que vais vender o Jovane no ultimo ano de contrato?
2 Junho, 2022 at 17:06
vamos por partes:
1 –> Transfermarket é apenas um referencial….. e nada mais que isso. Tanto que se compram e vendem jogadores acima e abaixo desse referencial
2 -> Apenas puxei o transfermarket para mostrar de forma clara e inequívoca que os nosso Activo no que diz respeito a jogadores está claramente sub-avaliado, sendo o Jovane um excelente exemplo disso
3 –> Por isso considerando o ponto 1 e 2…. a tua questão não faz sentido, pois o ponto chave era demonstrar por A+B que contabilisticamente falando o valor dos jogadores está claramente sub-avaliado.
2 Junho, 2022 at 17:30
Tu geres o clube com base nas regras que existem. Ou deves gerir.
E as regras contabilísticas têm um motivo. O preço registado é ao preço de custo porque o mercado de futebol é tão volátil que não é possivel encontrar um seguro para o Ativo. Em meio ano um ativo passa de valer 10 para valer zero com enorme facilidade. E por isso, por uma questão de prudência, é registado ao preço de custo, sujeito a depreciação ao longo de 4 anos.
Por isso tu geres o clube com base nas regras existentes. Não deves gerir com base no abstrato. E tudo é feito (ou deve ser feito e analisado) à luz das regras que existem e não ao que eu acho que vale. Os teus financiamentos são avaliados com base nisso, a SAD é avaliada em função disso.
Claro que se sabe que os ativos dos clubes têm a questão de o valor do plantel estar subavaliado. E bem. Por uma questão de prudência. Mas isso para mim só evidencia a miserável gestão que os clubes têm. É que as mais valias são gigantescas com as vendas de jogadores e no entanto o capital próprio mantem-se negativo e os resultados financeiros são paupérrimos.
A verdade é que estás a consumir as mais valias todas. E isto não é forma de gerir nenhuma empresa. Só os clubes de futebol são imunes a uma gestão completamente desconxavada…e são exatamente porque as mais valias são gigantescas. Como é que é possivel um clube que gera mais valias de 40 e 50 Milhões por ano, que tem orçamentos de 100M estarem com um capital próprio negativo? Só por uma gestão escabrosa….
2 Junho, 2022 at 17:39
e é por as regras contabilisticas serem o que são que os lampiões estão há muito tempo num carrossel de transferências de valores inflacionados…..
Por isso…arrisco sem ir ver que os lampiões têm no Activo um valor bem mais signigicativo que os nossos 88 milhões….. e honestamente ambos sabemos que em termos “práticos” os jogadores com contrato com os lampiões não valem o dobro (ou mais que isso) dos nossos…
Ps. e não estou a defender uma gestão á lampião! é apenas um exemplo
2 Junho, 2022 at 19:19
Isso é um erro interessante…
Porque não creio que seja verdade.
Para mim, na origem da “criatividade lampionica” está a necessidade de financiamento par esbanjar em montes de merda que compram…
Exatamente porque em PT se acha que é despejando dinheiro em tudo que os problemas se resolvem. Fazê-lo de forma cuidada e competente dá trabalho…
E porque quiseram despejar dinheiro em cima da incompetência é que tiveram essa necessidade.
Aliás, como nós. A nossa entrada de cabeça no carrocel é criatividade teve a ver com a necessidade de financiamento pós eleições de 2018. Depois o resto é criatividade para tapar o buraco…
2 Junho, 2022 at 17:41
Mas Tiago o futebol em si tem por base uma base incerta de negócio.
Se queres que um clube funcione apenas através dos seus rendimentos operacionais e não tanto em função do que pode ser extraordinário ou incerto, é á partida um primeiro passo para desvalorizares e nivelares o clube por baixo.
Há uma forte componente de especulação que já está inerente á própria gestão do clube.
Quando se diz tirar rendimento desportivo e valorizar jogadores já estás a assumir que o clube vai tentar sempre multiplicar varias vezes aquilo que hoje tem um valor (contabilistico ou real) menor ou mais reduzido.
Para mim, o fundamental é que o clube continue a ser competitivo desportivamente, que vá gerando mais valias financeiras que lhe permitam financiar a sua actividade e que não entre numa espiral de dividas que ponham tudo isso em questão.
2 Junho, 2022 at 19:14
Isso tem de ter um limite. A questão é onde está o limite.
Para mim anda em torno dos 75% do ativo e resultado líquido total do mandato positivo. Mais do que isso, na minha opinião coloca muito em causa a continuidade do clube. E aliás é nessa “aflição” que vivem is clubes portuguesas exatamente porque são geridos de forma absurda para qualquer negócio.
Tira competitividade?! Não sei… Um clube bem sólido financeiramente tem custos de financiamento significativamente mais baixos e tem mais capacidade de retenção de jogadores. Além de conseguir reter e aproveitar muito melhor e de forma muito mais eficiente os ganhos que têm. Será que um clube estável, com poder negocial a sério, com capacidade de reter jogadores e com capacidade de se financiar era assim tão menos competitivo?!?! Tenho muitas dúvidas…mas muitas dúvidas mesmo…
E sempre que vi o Sporting fazer isso foi competitivo, curiosamente. Depois estragou sempre tudo esbanjando dinheiro à parva mas sempre que encolheu o cinto foi competitivo…
2 Junho, 2022 at 21:53
Nas SADs e pelos problemas que aqui já foram falados é difícil fazer essa avaliação pelo lado do ativo. Também pelo lado dos capitais próprios e da autonomia financeira é difícil porque como sabemos os CP andam pelas tuas da amargura.
O que me parece mais correto é pela estrutura de custos ver a % que é possível acomodar, por exemplo, no Sporting e atendendo a um volume de negócios na ordem dos 100M, acho que 5% seria aceitável. Claro que seria preciso apertar o cinto em todas as rubricas, diria salários + amortizações na ordem 70%, FSE e outros gastos não ultrapassarem os 20%, com os 5% para serviço de divida, ficamos com uma pequena margem para lucro e ou para atender a qualquer imprevisto.
Se conseguires negociar tx de juros na ordem dos 3 a 4% poderia ser uma ferramenta para discutir descontos com fornecedores para pagamentos mais rápidos e com este rendimento atenuar o gasto em juros.
2 Junho, 2022 at 17:22
Sim, e nesse 238 tens por lá uma serie de jogadores que dificilmente encontras quem pague aquilo que eles valem, como por exemplo, feddal, neto, paulinho, esgaio, coates etc.. dps mesmo que penses em trocar o plantel todo por notas, seguramente que vais investir a maior parte para voltar a ter um plantel competitivo. E depois ainda outros que temos de repartir mais valias.
Por muito que avalies o ativo é muito inferior ao passivo exigível e que continua a aumentar, ano apôs ano.
Sinceramente o argumento do ativo para justificar um passivo demasiado elevado é incongruente a apenas demonstra a falta de argumentos validos. Até porque como disse, no ativo tens o direito de superfície que para pagares aos fornecedores vale bola, quando muito se estiver penhorado dá para executar mas mas assim duvido que apareçam compradores até porque o direito não é eterno esgota-se em 2063.
O passivo está mau, muito mau, por varias razões e o sucesso desportivo mais a possibilidade de adiantar receitas futuras atenuam o problema até ao dia em que as receitas futuras deixem de existir porque a fonte não é inesgotável e ou o sucesso desportivo não aconteça. Vale a pena arriscar o futuro? Há quem diga que sim e há quem diga que não:
2 Junho, 2022 at 17:28
88 milhões no balanço:
Porro, Matheus Nunes, PalhinhP.s.a, Gonçalo Inácio
Aqui tens 4 jogadores que se quisesses ter mais de 88 milhões em vendas…. os fazias com “facilidade”, sendo que nestes 4 jogadores…… como custo de aquisição “visivel” apenas tens o Porro, porque o Matheus foi barato e os outros 2 são da formação.
P.S.
2 Junho, 2022 at 17:29
P.S. mas eu gostava mesmo era de saber qual era na tua opinião o valor que deveríamos ter em dividas de financiamento e fornecedores para ser uma boa gestão…..pois não acredito que me digas que a tua resposta seja “zero”
2 Junho, 2022 at 17:45
Tens 88M para pagar um passivo exigível a curto e medio prazo de 250M e isto pensando que não vais continuar a investir.
2 Junho, 2022 at 19:28
É curioso que estamos fartos de vender e vender e vender e no entanto… Cá estamos…
Essa conversa do “basta vender” é muito bonita mas depois a realidade é lixada. Não acontece. Não só não “basta vender” como se tiveres de vender e toda a gente o souber (que sabe) não fazes metade do valor com eles….
2 Junho, 2022 at 16:33
Qual é a novidade? Sempre foi assim.
Patrício, Adrien, João Mário, William, Gelson Martins, Rafael Leão, Podence…
O que é novo é o volume da dívida a fornecedores, juros de 1M/mês, a sobrevalorização de jogadores na compra e desvalorização dos nossos ativos na altura de vender, não deter percentagens significativas dos passes de alguns jogadores valiosos, ter já estoirado a almofada da NOS.
Sousa Cintra tomou muitas decisões que critico, mas ainda assim conseguiu um acordo por Wiliam melhor que qualquer dos posteriores e recusou outros por considerar que não eram bons para o Sporting.
Chegou a acordo para o regresso de Bruno Fernandes, Dost e Battaglia (acredito que ainda vá render dinheiro!), e foi com Renan, Gudelj, Diaby e Nani, reforços de Cintra, que o Sporting conquistou a Taça da Liga.
O falhanço do EO é totalmente da responsabilidade de Zenha e Varandas que nada fizeram para promovê-lo.
E se houve problema de credibilidade essa deve-se mais a quem assumiu a direção que ao Clube.
2 Junho, 2022 at 16:45
Exactamente, concordo!
A responsabilidade é unica e exclusivamente de quem chega ao clube, já totalmente estabilizado, e que depois de um par de meses e até contando com a “ajuda” de outros candidatos não vencedores das eleições, não consegue realizar todo o valor do EO.
Pelo menos outros, 6 meses antes, tiveram a grande competência de adiar o reembolso para depois.
2 Junho, 2022 at 17:04
Todos sabemos as razões para ter sido adiado e quem trabalhou para asfixiar o Sporting. É discussão que já cheira a mofo…
2 Junho, 2022 at 17:06
E ainda perco tempo com isto…
2 Junho, 2022 at 17:56
Não percas, passa a frente…
2 Junho, 2022 at 18:39
Aqui tens TODA a razão!
A irresponsabilidade do Bruno de Carvalho é que criou esse problema, e outros, entre os quais o não se ter concluído a RF!
2 Junho, 2022 at 20:03
Não foi BC quem criou o Cashball.
Não foi BC quem organizou a Invasão a Alcochete.
BC não era PMAG nem foi quem congelou as contas bancárias.
Não foi BC quem anunciou a demissão para de seguida “trabalhar” na destituição do CD.
Não foi BC quem fez chamadas ameaçadoras a membros da direção para provocar a sua queda.
Todos esses factos concretizados.
Do que estás mesmo a culpar Bruno de Carvalho?
2 Junho, 2022 at 18:38
“O falhanço do EO é totalmente da responsabilidade de Zenha e Varandas que nada fizeram para promovê-lo.”
Foda-se, que pontapé na realidade…
Epá, informa-te quanto tempo leva a preparar uma merda dessas e tem em conta que tinham acabado de ser eleitos…
Realmente, os gajos respirarem é uma merda que não se entende!
2 Junho, 2022 at 20:08
Pensei que ias dizer que foi bem feito e bem promovido.
Lembro-me bem das últimas semanas quando Zenha apercebeu-se que as subscrições estavam fracas e de Varandas a suplicar aos notáveis que não o deixassem cair após tanto “trabalho” para ali chegarem.
2 Junho, 2022 at 21:39
Isto foi dito pelo marreta Cintra, mas sei que na altura o gajo da comissão de gestão também disse e foi confirmado por declarações do zenha que quando saíram o processo estava totalmente pronto e que só não avançaram por respeito à nova direção que poderia ter estratégia diferente.
” Vamos sair e está tudo preparado para a nova direção fazer o novo empréstimo obrigacionista no montante que quiser. Sporting tem agora essa credibilidade. “
2 Junho, 2022 at 21:47
Nem neste tema, deixas de fazer campanha. Vergonha pá!!!
2 Junho, 2022 at 22:00
Outra vez arroz Jonas, campanha é algo que de facto percebes e praticas muito e todos recordam a tua campanha titânica pelo reconhecimento do mérito aos godinhos.:
“jonascp | Dezembro 30, 2011 às 4:57 pm
Nestes prémios é óbvio que falta o prémio para Dirigente do Ano e esse terá que ser atribuído, sem qualquer dúvida, a Godinho Lopes. Tenha-se sido ou não seu apoiante, o seu trabalho até aqui merece o nosso reconhecimento”
2 Junho, 2022 at 13:14
Valor de palhinha no transfermarket 25M
Valor estimado de venda 24M
Valor de Vinagre no transfermarket 5M
Valor de avaliação na compra 20M
Para vender abaixo do valor de marcado ou para comprar 4 X acima do valor de mercado ainda pagamos a um intermediário que facilita o negócio… Hahahahahah……
Espera hahahahhaha
Um bom dia a todos os Sportinguistas
2 Junho, 2022 at 13:31
Gestores do cara***!!
2 Junho, 2022 at 13:33
Ruben Vinagre?
Craque…
https://twitter.com/jorgepi28223725/status/1531944200283033600?s=24&t=ZJ0_2qdEt–WUfWvAcQEow
🙂
2 Junho, 2022 at 16:30
É a famosa Gestão de rooftop.
2 Junho, 2022 at 13:24
Oh Varandas tenho aqui uma casa à venda na lapa, remax diz que vale 300 mil mas para ti faço 600mil e podia ser a nova sede do núcleo da lapa, o que achas? Se não tiveres dinheiro compras só metade por 300 mil e rachamos as receitas do aluguer próximos 10 anos, pensa bem, não é nada mau pois passas a ter metade da renda.
Se quiseres liga mas não a mim, bem sei que podia vender directamente a ti pois somos amigos de longa data, mas prefiro que fales com o meu intermediário e depois pagas mais 10% sobre o valor para ele te facilitar o negócio ok. Abraço
2 Junho, 2022 at 18:29
Excelente negócio para o Varandas…
2 Junho, 2022 at 13:28
Já agora a dívida fornecedores e de 64 milhões e não 96 como o JHC ontem aqui referiu . E temos a receber de clientes e outros devedores 36 milhões . O valor de fornecedores e efectivamente bastante elevado , mas ainda não tivemos ninguém a pedir a insolvência do clube nem processos judiciais por falta de pagamento , sendo a excepção o que aconteceu com o Amorim em que falhamos o prazo o que nos custou mais uns milhões . Mas no momento actual acredito que os prazos de pagamento estão bem negociados, e que, sendo um valor elevado , estamos a cumprir com esses prazos .
2 Junho, 2022 at 13:33
Como assim?
2 Junho, 2022 at 14:12
Rjp999
Estás a considerar apenas os Fornecedores do Passivo Corrente (67,933 M€).
Tens que somar os Fornecedores do Passivo Não Corrente (página 63 do Relatório) (25,534 M€), resultando em 93,467 M€.
Penso eu de que…
2 Junho, 2022 at 15:14
Não te metas com quem percebe do assunto, é a sua área.
Aprende mas é.
2 Junho, 2022 at 18:22
🙂
2 Junho, 2022 at 18:31
🙂
(santa engrácia nos ajude!)
2 Junho, 2022 at 21:04
Ouve lá alguma vez me meti contigo pá ? Mas digo te ja o que tu demonstras ao longo destes anos de tasca : os teus comentários e opiniões vão mudando consoante a maré que vai na tasca
2 Junho, 2022 at 21:02
O que tem mais relevância e o passivo corrente meu caro, pois sao dívidas mais curto prazo . Em relação aos direitos de superficie , não se transformam em notas é verdade , mas é um activo do clube factual . Quanto ao clube pagar a dívida a Sad, sim é verdade nada a dizer , mas este argumento e tao válido agora como há uns anos . Como o direito de superfície . Ja agora para os que pensam que estou a defender esta direção, olha eu estava em Barcelos quando não pude entrar com cachecol .. e já elogiei aqui a anterior direcção muitas vezes . O problema é que aqui neste espaço não existe um equilíbrio , apenas se aponta o que de negativo o Varandas faz e leva se ao extremo . … tem sempre uma visão catastrófica de tudo . E ninguem esta aqui a dizer que a situação financeira do clube e boa . Aliás como nunca foi e como nenhum clube em Portugal tem . Agora , com o projecto Amorim ( podem lhe chamar assim ) estamos no caminho certo para melhorar a nossa situação financeira. E podem , como já disse , fazer as análises que quiserem, mas sem Champions e sem vendas de jogadores as SAD dão prejuízo ou lucro diminuto , portanto se queremos ter equipas competitivas temos que acreditar que o caminho que esta a ser seguido desportivamente nos vai levar a um maior equilíbrio financeiro .
2 Junho, 2022 at 21:27
“Quanto ao clube pagar a dívida a Sad, sim é verdade nada a dizer , mas este argumento e tao válido agora como há uns anos”
Em que ano o Clube deveu tamtos milhões à SAD?
E depois de toda a explicação do Malcolm o Rjp999 ainda não percebeu que devemos a fornecedores o equivalente a quase 5 anos seguidos de entradas na Liga dos Campeões, e a receber menos do que vais pagar por meio Vinagre?
Mas alguém acredita que isso é sustentável e exemplo de boa gestão?
Se gostas ou não desta direção estás no teu direito, assim como nós estamos no nosso direito de criticar aquilo com que não concordamos.
Gosto do Sporting e por isso questiono para onde foram as centenas de milhões para chegarmos em 4 anos a uma dívida como nunca antes tivemos.
2 Junho, 2022 at 21:31
Não se trata de defender ou atacar qualquer direção, trata-se da analise factual de um documento, documento que entre outras coisas preocupantes apresenta o maior passivo de sempre da historia da SAD.
No futuro se vamos vender jogadores da formação por dezenas de milhões e comprar bons jogadores pagando pouco, se temos presença garantida na UCL, deus te oiça e pode ser que daqui por um ano estejamos por aqui a dizer que as contas melhoraram imenso.
Estas por mais voltas que se ande a dar são factualmente más, alias muito más, das piores de sempre e só não as considero como as piores de sempre porque efetivamente há um ano apesar do passivo ser mais baixo apresentavam um prejuízo de milhões e ainda por cima tinham no curto uma divida elevada que felizmente o revolving e os novos adiantamentos da nós resolveram.
Quanto ao ativo do direito de superfície para aquilo que serve há muito que já foi utilizado pois a situação factual é esta e de certeza que não o poderás utilizar para pagar as atuais e elevadas dividas a fornecedores e comissionistas:
“Segunda hipoteca sobre o direito de superfície detido pela Sociedade sobre as fracções autónomas “A” e “B” do prédio urbano situado na Rua Dr. Fernando da Fonseca, em Lisboa, freguesia do Lumiar, descrito na CRP de Lisboa sob o nº 2440, que correspondem, respectivamente, ao Estádio José Alvalade e ao Edifício Multidesportivo;
Constituição de primeiro penhor sobre Créditos do Grupo Sporting;
Constituição de penhor de primeiro grau sobre créditos resultantes da exploração de Direito de Patrocínio, Direitos Televisivos e sobre créditos resultantes de quaisquer Contratos Relevantes;
Constituição de primeiro penhor sobre saldos de contas bancárias; “
2 Junho, 2022 at 16:00
” E temos a receber de clientes e outros devedores 36 milhões ”
Nesse valor tens a divida de 27M do clube à SAD, estas mesmo com muita fé que a vais receber. 🙂
” estamos a cumprir com esses prazos . ”
Pois estamos, empurrando dividas com a barriga como e aquilo que não pode ser empurrado, recorremos ao adiantamento de receitas.
Até os 10M do negocio simulado com o bufas foram já recebidos/adiantados através de factoring sem recurso, digo que foram adiantados pois não acredito que o bandido tenha pago e esteja agora a aguardar tranquilamente que o Sporting pague a sua divida de 10M ao porko.
2 Junho, 2022 at 16:46
a divida do clube á sad está sempre a subir mas nada preocupado já que os recursos do clube são infinitos até ao dia mas como não sou da área e não perecebo nada disto de certeza que a cena está completamente controlada.
somos credores em 27 milhões por parte do clube, estou sossegado, pagamento garantido, só basta aparecer um americano.
2 Junho, 2022 at 17:00
Talvez agora o Rjp999 entenda o estado em que estamos…
2 Junho, 2022 at 18:23
Eu penso que ele entende…
Só que… coiso…
2 Junho, 2022 at 18:35
É bem possível… 🙁
2 Junho, 2022 at 18:32
É o que dá olhar SÓ aos números sem tentar perceber o que são e do que se fala…
2 Junho, 2022 at 14:02
Alguém já sabe alguma coisa sobre isto?
https://pbs.twimg.com/media/FTgjcZhXoAEVAQz?format=jpg&name=900×900
2 Junho, 2022 at 14:06
O Leão está como está porque é ganancioso (na verdade o pai dele) e andou a tentar evitar ficar na mão do Mendes.
Agora com a perda do processo e tal pode ser obrigado a isso. Assim que aceitar isso, o acordo faz-se num instante….
2 Junho, 2022 at 14:15
O que eu queria saber é se o Sporting vai receber efectivamente os 19M ou se a este valor se subtrai os serviços prestados pelo Mendes e outras alcavalas.
2 Junho, 2022 at 14:42
Queres saber ou sabes mas gostavas de ver comunicado?
2 Junho, 2022 at 16:48
Não sei.
Quero saber.
2 Junho, 2022 at 15:28
19 não é pouco?
Dizem que vai ser titular hoje e tudo…
2 Junho, 2022 at 16:49
19 é um número mágico.
https://www.youtube.com/watch?v=b3LdMAqUMnM
2 Junho, 2022 at 16:33
Já agora muito curioso com o que se vai fazer mas modalidades. O benfica vai aumentar o investimento. Nos até agora parece que vem revolução no basquete e no hóquei. Sendo que vão sair Travante e Font. Apenas os melhores…isto promete.
2 Junho, 2022 at 16:54
O Font vai sair?
2 Junho, 2022 at 18:23
Sim. Vai ter com a Anelas.
2 Junho, 2022 at 16:57
Estou como o J., incrédulo.
Aonde vem isso que Ferrant Font vai sair?
2 Junho, 2022 at 17:46
Já saíram várias notícias sobre isso. Supostamente irá para Barcelona. Eu espero bem que não. Mas veremos.
2 Junho, 2022 at 18:27
Comentava-se isso em Março, mas nunca mais li nada sobre o assunto.
É certo que termina contrato no final da época.
2 Junho, 2022 at 18:34
É normal os jogadores saírem ao fim de uns anos…
Um gajo como o Travante deve ter propostas bem melhores por essa Europa fora!
O espanhol regressar a Espanha não pode causar surpresa a ninguém.
Outros virão!
É preciso é que sejam do mesmo nível ou até melhores…
2 Junho, 2022 at 17:27
Alguém conhece o novo treinador do basket?
SL
2 Junho, 2022 at 18:15
Pedro Nuno… Ex base da Ovarense e seleção nacional.
Treinador há uns 8 anos, carreira praticamente toda fora de Portugal e em diversos países e continentes (como treinador)!
2 Junho, 2022 at 18:35
Currículo muito interessante. Além disso também conduziu o Illiabum a uma inédita conquista da taça de Portugal em 2018
2 Junho, 2022 at 18:32
Pedro Nuno Monteiro
https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/basquetebol/2022-06-02/vamos-ter-intensidade-e-lutar-por-todas-bolas-e-trofeus?fbclid=IwAR37oDiOiBpJbFL35giOA4S4qxLTvbGGmAS9_Mm4UU63cFTlqTHMxSDyrA0
2 Junho, 2022 at 18:11
Nas Modalidades, a confirmarem-se saídas de jogadores fundamentais, vamos cair a pique. No Futebol colecionamos extremos e não corrigimos as debilidades identificadas há anos. O nosso Sporting é cada vez mais barriga de aluguer de JM que faz o que quer , veja-se o negócio Vinagre, o destino do Palhinha e a intervenção no caso Rafael Leão, e factura à ganância. Para já o futuro a curto parece cinzento e a médio prazo apela a medidas urgentes que lhe garantam a sustentabilidade e a fuga ao destino que parece lhe querem traçar.
2 Junho, 2022 at 18:31
Perante o que vamos assisting, como não ficar apreensivo quanto ao futuro do Sporting?
2 Junho, 2022 at 19:35
Diz o adjunto… Mister, há um número 8 muito bom nos Wolves, pretendido por meio mundo, até se fala no Barça, tem que ser titular. Resposta, e vai ser… Começa o jogo e diz o adjunto, mister, era o RN não era o JM…
2 Junho, 2022 at 20:15
A seleção portuguesa é um sonho.
2 Junho, 2022 at 20:19
Subscrevo!
2 Junho, 2022 at 20:28
Charutada para a frente, dois pai nossos e três avé marias
Que bem se joga!!
2 Junho, 2022 at 20:28
o R. Leão tem estrela escrito na testa… o problem é que só ele é que vê
2 Junho, 2022 at 20:33
Está todo borrado.
2 Junho, 2022 at 21:48
Teve uma falta de atitude que, foda-se…
2 Junho, 2022 at 20:31
Oh Otário, deves pensar que o árbitro é tuga XD
2 Junho, 2022 at 20:39
Um dia ainda vou perceber a ideia de jogar com um meio campo a três com Bernardo Bruno e Montinho… Se querem usar o Bruno metam-no o mais perto da baliza possível, num meio campo a três ele não vai ter o impacto que esperam que ele tenha.
2 Junho, 2022 at 20:43
Portugal não joga nada.
Agora, não venham dizer que , é por estarmos a jogar para o CR.
É isto que tem para mostrar o rafael ladrão?
Oh Fernandinho , faz-nos um favor:vai-te embora
2 Junho, 2022 at 21:02
Faz doer a alma ver uma seleção com a qualidade de jogadores da nossa jogar tao pouco
2 Junho, 2022 at 21:03
Alguém percebe porque Rafael Leão depois do toque que desequilibra o central não remata de imediato para a baliza?
São estes detalhes que separam os bons jogadores dos extraordinários jogadores..
2 Junho, 2022 at 21:06
Muitos espanhóis desta renovada seleção espanhola ainda nao eram nascidos e ja os nossos jogavam nas seleções:)
2 Junho, 2022 at 21:11
O que tem andado a fazer dentro do campo…
O Rafael Leão…?
2 Junho, 2022 at 21:28
Boa pergunta…
2 Junho, 2022 at 21:15
Esta malta na selecção parece que deixa de saber jogar.
2 Junho, 2022 at 21:46
Deprimente. É o que tenho a dizer deste jogo e do nosso futebol, deprimente. Mas de certeza que não faltará quem faça a ‘lavagem’ necessária para parecer bom..
2 Junho, 2022 at 21:47
Não era aqui! Sorry.
2 Junho, 2022 at 21:17
“Trust me I’m an engineer”
– FS, provavelmente