Empate justo numa segunda parte em que o Belenses teve oportunidades de marcar na segunda parte. Grande exibição do nosso guarda-redes.
O jogo em si foi fraco e o relvado sintético contribuiu para isso.
Mesmo assim esperava mais principalmente dos jogadores que estiveram em destaque no Europeu.
São 4 os pontos de vantagem mas não me parece que o Campeonato fuja.
Entretanto Gonçalo Inácio titular nos sub-21 contra a Grécia.
Verdade, Serjão.
Mas penso que o Jaime generalizou, não olhou apenas para o Basquetebol.
Tenho a mesma opinião, e vemos isso constantemente nos rivais, apostar forte na ponta final.
Não gosto nada desta treta das fases regulares e fases finais, esvazia completamente o interesse da competição. Preferia campeonatos com menos equipas e mais rondas, mas onde todos os pontos contassem.
A NBA tem o mesmo formato e desde que vejo nunca ouvi ninguém falar em mudar porque sim. 15 equipas, 6 passam aos play-offs 2 aos play-ins mais recentemente. O objetivo é mesmo do que vocês reclamam. Mais jogos, maior competitividade e maior incerteza de quem ganha. Para estes campeonatos com poucas equipas e com pouca projeção acho que é o melhor formato. A gestão do mês final também faz parte da estratégia. Faz-vos confusão porque estão habituados ao futebol, mas para mim parece-me ser o melhor formato competitivo para estes tipo de modalidades.
O NBA tem um montão de equipas top, a fase final é por isso super competitiva. Em Portugal tens 3 ou 4 equipas a disputar alguma coisa sériamente nas modalidades, não chega. Um playoff a 2 é resumir todo o ano a 5 jogos, uma fase final com 2 meias finais vai dar a mesma coisa, um ano a encher chouriços para fazer 5 jogos de vida ou morte no fim.
Mas pronto é a minha opinião.
É super competitiva porque as equipas fazem o plano da época a pensar nos playoffs. A fase regular conta mas chegam aos playoffs e o jogo muda completamente, fica mais físico e mais rápido e ninguém quer perder. Já para não falar que por norma na NBA as 4 melhores equipas de cada conferência são normalmente as que lutam sempre pelo titulo, é muito raro alguém acabar a baixo da 4a posição e ser campeão.
E queres saber quantos jogos de futsal teriam as fases regulares se fosse como querem? 2, Sporting x Benfica e Benfica x Sporting o resto não interessava para nada. No Basquetebol também seriam menos do que o que tens agora. Assim tens muitos mais derbis e muitos mais clássicos e todos eles importam igualmente.
Na época 2017/18, o Sporting fez na sua fase regular 26 jogos, conseguindo 25 vitórias e 1 empate.
Ficou 6 pontos à frente do 2.º (Benfica), 26 pontos do 3.º, 33 do 4.º, (…) e 45 pontos à frente do 8.º.
Como sabes, entram no play-off as 8 primeiras equipas da fase regular.
Ou seja, o 8.º lugar, que ficou 45 pontos atrás do 1.º, tem uma possibilidade de se sagrar campeão.
Isto faz algum sentido?
“Ah, e tal… Mas as equipas são inferiores…”
Foda-se!
Quantas vezes uma equipa forte não é surpreendida?
O Sporting fez uma época na fase regular praticamente flawless (o empate com os lampiursos…) e na final ganhou às galinhas na “negra” (3-2) e a penalties.
Ou seja, podia ter pedido o campeonato, mesmo tendo feito uma fase regula quase imaculada.
Isto faz algum sentido?
Não faz para ti porque é o Sporting… Existem muito mais vantagens para a competição se for assim do que ao contrário. Se apenas uma fase regular fosse melhor já tinhas tido treinadores a queixarem-se desse problema e não tens, porque esse problema não existe. O problema aqui não é o formato competitivo mas sim a falta de recurso da larga maioria das equipas e o pouco que se faz para que as diferenças sejam atenuadas.
Não. O Benfocas ganhou no basket e já tinha vencido na fase regular? Por muito que me custe, é justo.
A NBA é quase diferente porque é disputado por equipas que não se encontram na fase regular (ou, pelo menos, muitas delas, já que vêm de conferências diferentes).
No caso do basket, futsal, andebol, hóquei, vólei, sub-23, etc. português, vêm todos da mesma “gamela”.
No caso do FF vêm de 2 zonas. Já se aceita melhor.
Mas, por exemplo… Nos sub-23, na primeira edição (2018/19).
26 jornadas. O Rio Ave terminou em 1.º lugar na fase regular, com 52 pontos e o Aves terminou na 4.ª posição, com 47 pontos.
Adivinha quem é que foi campeão após a fase de apuramento de campeão, com as 6 primeiras equipas…
Na Nba toda a gente joga contra toda a gente jogam é mais vezes contra as equipas da mesma conferência. Quem não joga bem na fase regular não tem um clique e depois joga bem nos playoffs isso não acontece, daí a importância da fase regular.
Primeiro nem faz sentido termos sub 23. Segundo, lá está, é uma maneira de termos mais jogos. Terceiro, é mais competitivo. Do ponto de vista de apresentação do produto faz mais sentido, porque fecham a fase regular, começam todos do 0 e competem entre os melhores. Já para não falar que é melhor para os jogadores que competem uma época inteira em vez de pararem em Fevereiro. Agora melhoraram e fazem 2 zonas com grupo de campeão, o que torna ainda mais competitivo e atraente.
Fase regular limita demasiado a competição de modalidades ou escalões com poucas equipas.
Havendo fase regular, é um absurdo uma equipa que fica em 8.º nessa fase ter a possibilidade de se sagrar campeã no chamado “play-off” ou com outro nome, mas a mesma treta.
Em todos os países da Europa onde o Hóquei, o Futsal, o Basquetebol, o Voleibol… são relevantes ou muito relevantes, há playoffs para decidir tudo!!! Se houvesse um modelo melhor, de certeza que esses países já o utilizavam…
Nos playoffs, o campeão, seja de que modalidade for, é sempre decidido no último jogo da época… Não há nada mais emocionante do que isto!!!
De outra forma, iria acontecer muita vez o que acontece no futebol… A meio da época, já se sabe quem ganha!!!
E então? Não é mais justo assim? Todo jogam contra todos. Quem faz mais pontos, é o que foi mais regular, é o campeão.
Com play-offs, a equipa que ficou em 8.º pode ser campeã. Pode ter feito uma época miserável, poupado os seus jogadores, e no fim da época, “vão com tudo” enquanto os outros “deram o litro” ao longo da época e têm jogadores esgotados / lesionados / castigados.
Isto faz algum sentido?
NA MINHA OPINIÃO, não faz sentido.
É o modelo e as equipas aceitam? Então está tudo bem.
é tão justo que até nos desportos motorizados como a Nascar foram obrigados a criar playoffss porque o Matt kenseth em 2003 dominou aquilo de tal forma que foi campeão a 6 ou 7 provas do fim e as audiencias para as provas finais cairam a pique( seja nos circuitos seja na tv) e mesmo a primeira versão foi alterada para a que está atualmente onde o campeão é sempre decidido na ultima corrida.
este tipo de modalidades tem playoffs para aumentar o numero de jogos, para aumentar a competitividade e a emoção
Se o Matt kenseth em 2003 dominou tudo é porque foi o melhor.
Justiça é isso.
Não é uma equipa que numa fase regular acaba em 8.º, a 45 pontos da outra, possa se sagrar campeã num play-off.
No Andebol, pelo menos, as equipas começam o play-off com metade dos pontos da fase regular.
Agora, play-offs onde se inicia com tudo na mesma, como se a fase regular não contasse para absolutamente nada, NA MINHA OPINIÃO, é uma aberração.
pois so que matou literalmente as audiencias da nascar para o resto do campeonato, tanto que para o ano a seguir eles criaram um playoff com 16 pilotos( os 16 mais pontuados nas 26 primeiras corridas) em que mesmo correndo os 38, 40, 43( n me lembro quanto eram na altura) em todas as corridas apenas aqueles podiam ser campeoes( começavam com uma pontuaçao base que significava que mais ninguem os podia apanhar), mas mesmo assim tivemos anos com gente a ser campea a 2 ou 3 corridas do fim e eles mudaram para o formato atual que é brutal:
nas primeiras 26 corridas quem for ganhando apura-se para o playoff e existem pontos de bonus para esse playoff ganhando corridas e segmentos dentro das mesmas( se forem mais de 16 a ganhar é pela classificaçao do campeonato)
depois nas 10 corridas finais existem 3 fase de eliminaçao ao fim de cada 3 corridas, em que os 4 com pior pontuaçao ficam fora( e quem ganha se tiver no playoff apura-se para a fase seguinte) e na ultima corrida tens 4 pilotos a lutar pelo titulo e ai n interessa quem ganha a corrida, é campeão quem dos 4 ficar melhor classificado, o que dá corridas com lutas a 4.
e sabes o que este formato de playoff ja permetiu?
1 gajo ser campeao a ser regular no playoff n ganhando nenhuma das corridas
1 Tony stewart a ser campeao graças a ganhar uma corrida na ultima volta depois de andar com 2 voltas de atraso e a lutar com o lider para n levar a terceira volta
1 kyle busch que sofre 1 acidente brutal em daytona na primeira corrida do ano, que falha metade da fase regular, que precisava de ganhar e ficar no top 30 do campeonato para ir aos playoffs e consegue isso numa das ultimas corridas e depois consegue ser campeao
ou o ano passado um lyle larson que ganha 8 provas na fase regular, 3 ou 4 nos playoffs e passa a final 4 a justa na penultima corrida, e depois ganha em Phoenix.
o que aconteceu foi um aumento de audiencias na nascar quer na tv quer em publico nos circuitos
Em termos de emoção, público, DINHEIRO (que é o que interessa), acredito que sim.
Mas havendo uma prova regular, de todos contra todos, não faz sentido, em temos de justiça.
Imagina fazerem isso na F1.
Ou após a fase regular, criarem meia dúzia de corridas só para os 8 primeiros classificados e daí sair o campeão.
Aquilo que eu quero dizer nada tem a ver com o ciar mais emoção, que acredito que crie.
Tem a ver com justiça.
A título de exemplo:
O programa I Love Portugal, apresentado pela Filomena Cautela e o Vasco Palmeirim, é um programa onde se juntam figuras públicas em 2 equipas: a equipa vermelha e a equipa verde.
Eu sei que é um programa para a malta se divertir e tal…
Mas repara.
Na fase final, há uma roda com vários valores e eles acrescentam um ?, um 100 e um “Perde Tudo”.
Interessa alguma coisa uma equipa te mais pontos ao longo do jogo?
Quase nada!
Porquê?
Porque no fim, se calhar um “Perde Tudo”, pede o jogo (como já vi acontecer a quem estava à frente). Ou um “?” em que saiu uma placa “Troca a Potuação”. Ou seja, quem estava à frente e prestes a ganha o jogo, perdeu.
Mais uma vez repito… É um programa de entretenimento, a malta está ali para a coboiada…
Mas em termos de “justiça” para com a equipa que amealhou mais pontos… zero!
Por isso, no desporto, eu defendo que, havendo fase regular, o campeão se encontre no final dessa fase regular.
Mas essa, repito mais uma vez, é a MINHA OPINIÃO.
Querem fazer fase regular + play-offs? Quem sou eu para os impedir!
Querem fazer pools e depois apuram-se os melhores e quando tiverem 4, vão buscar 4 que já tinha sido eliminados (tipo as repescagens nos programas de talentos)? Força!
Tudo em nome do espectáculo, da emoção, das audiências, no fundo, do negócio (dinheiro)…
Claro que nenhum treinador refila com o sistema, pois usando o exemplo do futsal as últimas 20 finais foram disputadas entre Sporting e Benfica, umas vezes ganha um e outras vezes o outro, mas é um sistema que as favorece mutuamente pois mesmo fazendo um mau campeonato é quase impossível falhar o segundo lugar. Depois porque não acho que seja um sistema justo, tens um problema com uma lesão de uma peça crucial, ou uma arbitragem maliciosa, ou uma expulsão e foste de vela, quando limpaste tudo e todos ao longo do ano.
Mas o problema principal é que eu acho que não favorece é a credibilidade e o interesse do campeonato e isso para mim é o mais importante, pois ninguém vai estar a assistir a 30 jogos que não contam para nada.
Depois como o Jaime disse e muito bem, é completamente diferente quando as equipas não se cruzam na primeira fase e estão divididas em vários grupos ou zonas. Aí sim apuram se os primeiros de cada um e depois jogam uma finalíssima.
Concordo contigo quando dizes que não há grandes mudanças no sentido de aumentar a competitividade e esse é um grande problema, mas é também um problema que estas mini finais a 2 em nada vem melhorar.
É problema em Portugal porque o desporto é faz de conta. O resto faço do comentário do Serjão o meu. Fase regular com as diferenças existentes terias anos em que em Fevereiro/Março já tinha acabado o campeonato.
“Fase regular com as diferenças existentes terias anos em que em Fevereiro/Março já tinha acabado o campeonato.”
Isso também não é verdade, já que existem sempre 2, 3 ou 4 candidatos à vitória.
Mas não é assim no futebol? Sporting, Benfica e Porto?
E no entanto, o campeão só se encontra perto do fim.
Quando é que numa fase regular do hóquei, vólei, FF, andebol, basket, etc. tinhas uma equipa virtualmente campeã (pois faltava os play-off)? Não tinhas.
Há falta de competitividade nas modalidades e só há 2, 3 ou 4 que podem ser campeões? Também no futebol sénior masculino.
E no entanto aqui tens uma fase regular. Não há cá play-offs, apuramento de campeão ou outra coisa que lhe queiram chamar.
Acham piada e é mais emocionante, pois assim há mais jogos? Perfeito.
Mas PARA MIM isso é desvirtuar a competição. Havendo fase regular em que todos jogam contra todos, é uma aberração existir uma fase em que aquele que amealhou mais pontos possa não se sagrar campeão.
Recuperamos a hegemonia, contratando Cary, Paulinho, Marcelinho e Caio Japa ao Belenenses. O Benfica contratou ainda Marcao e Diego Sol, fazendo a razia completa nessa grande equipa do Belenenses.
O Benfica desfez uma grande equipa do Braga, contratando André Coelho, Tiago Brito e Fábio Cecílio.
11 Junho, 2022 at 18:17
Intervalo no andebol
Vantagem de 18-11 para nós
11 Junho, 2022 at 18:18
Vantagem confortável no andebol, mas que não quer dizer muito.
Sub-15 resolvido.
Sub-17 tremido, é essencial vencer.
11 Junho, 2022 at 18:45
A quantidade de passes falhados do 3 defesas mais fracos é impressionante.
11 Junho, 2022 at 18:56
Bola na barra!
11 Junho, 2022 at 18:50
Pó caralho, Alexis Borges!
11 Junho, 2022 at 18:54
Que grande defesa do nosso redes do su-17! Garante o empate para já.
11 Junho, 2022 at 19:00
Sub17, resultado final, 0-0.
Muito desinspirados hoje.
11 Junho, 2022 at 19:02
Este empate deixa tudo em aberto para os últimos jogos.
No andebol, estamos a ir abaixo. Faltam 10 minutos.
4 de vantagem.
11 Junho, 2022 at 19:04
Empate justo numa segunda parte em que o Belenses teve oportunidades de marcar na segunda parte. Grande exibição do nosso guarda-redes.
O jogo em si foi fraco e o relvado sintético contribuiu para isso.
Mesmo assim esperava mais principalmente dos jogadores que estiveram em destaque no Europeu.
São 4 os pontos de vantagem mas não me parece que o Campeonato fuja.
Entretanto Gonçalo Inácio titular nos sub-21 contra a Grécia.
11 Junho, 2022 at 19:04
Este Francisco Costa vai ser o melhor andebolista português de sempre. Impressionante.
11 Junho, 2022 at 19:06
O puto Francisco Costa é um jogador do caralho!
Como é que o Porto deixa este gajo sair?
11 Junho, 2022 at 19:30
Não tinha como segurá-lo.
11 Junho, 2022 at 19:08
Vi alguns minutos dos iniciados mas a diferença de qualidade entre as equipas foi tão grande que preferi ficar entre o Andebol w os juvenis.
No Andebol 3 pontos de diferença…
11 Junho, 2022 at 19:09
2…
11 Junho, 2022 at 19:09
Não curto muito o andebol porque as faltas são muito subjectivas.
Se no futebol um árbitro pode decidir um jogo, no andebol é super mais fácil ser a arbitragem a fazer o vencedor!
11 Junho, 2022 at 19:10
Aí está uma exclusão ridicula e pronto, Benfic@ em nitida vantagem.
11 Junho, 2022 at 19:11
Eu imagino os banhos de gelo do Kiko após jogos destes…
11 Junho, 2022 at 19:20
Gozaram a época toda com o Basquetebol do Benfic@ e são eles os campeões nacionais…
Pode ser que se aprenda alguma coisa! 🙁
11 Junho, 2022 at 19:41
Apostaram na fase certa.
De que vale a pena terminar na frente na fase regular se depois isso não garante o título?
11 Junho, 2022 at 19:44
Apostaram foi no treinador certo…..na UDO foi Travante, foi Ellisor, Fields…..deve escolher por catálogo atualizado…..
11 Junho, 2022 at 19:50
O Benfica ficou em primeiro na fase regular e na segunda fase também…
11 Junho, 2022 at 20:13
Obrigado pela informação.
Tinha ideia que não.
11 Junho, 2022 at 20:14
Verdade, Serjão.
Mas penso que o Jaime generalizou, não olhou apenas para o Basquetebol.
Tenho a mesma opinião, e vemos isso constantemente nos rivais, apostar forte na ponta final.
11 Junho, 2022 at 20:16
Sim.
11 Junho, 2022 at 19:43
Andebol
Ganhámos aos lampiursos (33-30) e estamos a final da Taça de Portugal.
11 Junho, 2022 at 21:26
Não gosto nada desta treta das fases regulares e fases finais, esvazia completamente o interesse da competição. Preferia campeonatos com menos equipas e mais rondas, mas onde todos os pontos contassem.
11 Junho, 2022 at 21:47
Subscrevo.
O campeão deve ser o mais regular ao longo de UMA ÉPOCA. Não de 1 mês final.
11 Junho, 2022 at 22:22
A NBA tem o mesmo formato e desde que vejo nunca ouvi ninguém falar em mudar porque sim. 15 equipas, 6 passam aos play-offs 2 aos play-ins mais recentemente. O objetivo é mesmo do que vocês reclamam. Mais jogos, maior competitividade e maior incerteza de quem ganha. Para estes campeonatos com poucas equipas e com pouca projeção acho que é o melhor formato. A gestão do mês final também faz parte da estratégia. Faz-vos confusão porque estão habituados ao futebol, mas para mim parece-me ser o melhor formato competitivo para estes tipo de modalidades.
11 Junho, 2022 at 22:28
Tendo a concordar, e só não digo a 100% porque acho que deveria existir mais competitividade na fase regular …
11 Junho, 2022 at 22:34
O NBA tem um montão de equipas top, a fase final é por isso super competitiva. Em Portugal tens 3 ou 4 equipas a disputar alguma coisa sériamente nas modalidades, não chega. Um playoff a 2 é resumir todo o ano a 5 jogos, uma fase final com 2 meias finais vai dar a mesma coisa, um ano a encher chouriços para fazer 5 jogos de vida ou morte no fim.
Mas pronto é a minha opinião.
11 Junho, 2022 at 22:40
“um ano a encher chouriços para fazer 5 jogos de vida ou morte no fim.”
Tal e qual.
No hóquei, o Befocas, uma época destas, ficou em 5.º ou 6.º e quase era campeão.
Isso faz algum sentido?
11 Junho, 2022 at 22:41
No FF, na época pasada, o Sporting ficou em 1.º na fase regular, Zoa Sul.
No final, ficaram em 2.º.
Isto faz algum sentido?
11 Junho, 2022 at 22:41
*passada
11 Junho, 2022 at 23:02
É super competitiva porque as equipas fazem o plano da época a pensar nos playoffs. A fase regular conta mas chegam aos playoffs e o jogo muda completamente, fica mais físico e mais rápido e ninguém quer perder. Já para não falar que por norma na NBA as 4 melhores equipas de cada conferência são normalmente as que lutam sempre pelo titulo, é muito raro alguém acabar a baixo da 4a posição e ser campeão.
E queres saber quantos jogos de futsal teriam as fases regulares se fosse como querem? 2, Sporting x Benfica e Benfica x Sporting o resto não interessava para nada. No Basquetebol também seriam menos do que o que tens agora. Assim tens muitos mais derbis e muitos mais clássicos e todos eles importam igualmente.
11 Junho, 2022 at 22:38
“Faz-vos confusão porque estão habituados ao futebol, mas para mim parece-me ser o melhor formato competitivo para estes tipo de modalidades.”
É um total desvirtuar da competição.
Vou-te dar apenas um exemplo:
Futsal
https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=112714
Na época 2017/18, o Sporting fez na sua fase regular 26 jogos, conseguindo 25 vitórias e 1 empate.
Ficou 6 pontos à frente do 2.º (Benfica), 26 pontos do 3.º, 33 do 4.º, (…) e 45 pontos à frente do 8.º.
Como sabes, entram no play-off as 8 primeiras equipas da fase regular.
Ou seja, o 8.º lugar, que ficou 45 pontos atrás do 1.º, tem uma possibilidade de se sagrar campeão.
Isto faz algum sentido?
“Ah, e tal… Mas as equipas são inferiores…”
Foda-se!
Quantas vezes uma equipa forte não é surpreendida?
11 Junho, 2022 at 22:46
O Sporting fez uma época na fase regular praticamente flawless (o empate com os lampiursos…) e na final ganhou às galinhas na “negra” (3-2) e a penalties.
Ou seja, podia ter pedido o campeonato, mesmo tendo feito uma fase regula quase imaculada.
Isto faz algum sentido?
11 Junho, 2022 at 22:47
*regular
11 Junho, 2022 at 23:06
Não faz para ti porque é o Sporting… Existem muito mais vantagens para a competição se for assim do que ao contrário. Se apenas uma fase regular fosse melhor já tinhas tido treinadores a queixarem-se desse problema e não tens, porque esse problema não existe. O problema aqui não é o formato competitivo mas sim a falta de recurso da larga maioria das equipas e o pouco que se faz para que as diferenças sejam atenuadas.
11 Junho, 2022 at 23:46
Entendo o que dizes, mas…
“Não faz para ti porque é o Sporting”.
Não. O Benfocas ganhou no basket e já tinha vencido na fase regular? Por muito que me custe, é justo.
A NBA é quase diferente porque é disputado por equipas que não se encontram na fase regular (ou, pelo menos, muitas delas, já que vêm de conferências diferentes).
No caso do basket, futsal, andebol, hóquei, vólei, sub-23, etc. português, vêm todos da mesma “gamela”.
No caso do FF vêm de 2 zonas. Já se aceita melhor.
Mas, por exemplo… Nos sub-23, na primeira edição (2018/19).
26 jornadas. O Rio Ave terminou em 1.º lugar na fase regular, com 52 pontos e o Aves terminou na 4.ª posição, com 47 pontos.
Adivinha quem é que foi campeão após a fase de apuramento de campeão, com as 6 primeiras equipas…
Pois…
https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=125763
Faz algum sentido?
NA MINHA OPINIÃO, não faz. Mas é a MINHA OPINIÃO.
12 Junho, 2022 at 0:08
Na Nba toda a gente joga contra toda a gente jogam é mais vezes contra as equipas da mesma conferência. Quem não joga bem na fase regular não tem um clique e depois joga bem nos playoffs isso não acontece, daí a importância da fase regular.
Primeiro nem faz sentido termos sub 23. Segundo, lá está, é uma maneira de termos mais jogos. Terceiro, é mais competitivo. Do ponto de vista de apresentação do produto faz mais sentido, porque fecham a fase regular, começam todos do 0 e competem entre os melhores. Já para não falar que é melhor para os jogadores que competem uma época inteira em vez de pararem em Fevereiro. Agora melhoraram e fazem 2 zonas com grupo de campeão, o que torna ainda mais competitivo e atraente.
Fase regular limita demasiado a competição de modalidades ou escalões com poucas equipas.
12 Junho, 2022 at 8:59
Entendo isso.
Além do mais, as equipas já sabem o modelo / as regras e o planeamento da época tem que ser feito em função desse modelo.
Mas, PARA MIM (aceito que possa ser o viés do futebol), é uma aberração.
11 Junho, 2022 at 22:24
Essa é a minha opinião também.
Havendo fase regular, é um absurdo uma equipa que fica em 8.º nessa fase ter a possibilidade de se sagrar campeã no chamado “play-off” ou com outro nome, mas a mesma treta.
12 Junho, 2022 at 0:10
Em todos os países da Europa onde o Hóquei, o Futsal, o Basquetebol, o Voleibol… são relevantes ou muito relevantes, há playoffs para decidir tudo!!! Se houvesse um modelo melhor, de certeza que esses países já o utilizavam…
Nos playoffs, o campeão, seja de que modalidade for, é sempre decidido no último jogo da época… Não há nada mais emocionante do que isto!!!
De outra forma, iria acontecer muita vez o que acontece no futebol… A meio da época, já se sabe quem ganha!!!
12 Junho, 2022 at 9:04
E então? Não é mais justo assim? Todo jogam contra todos. Quem faz mais pontos, é o que foi mais regular, é o campeão.
Com play-offs, a equipa que ficou em 8.º pode ser campeã. Pode ter feito uma época miserável, poupado os seus jogadores, e no fim da época, “vão com tudo” enquanto os outros “deram o litro” ao longo da época e têm jogadores esgotados / lesionados / castigados.
Isto faz algum sentido?
NA MINHA OPINIÃO, não faz sentido.
É o modelo e as equipas aceitam? Então está tudo bem.
Eu não concordo. Mas é a MINHA OPINIÃO.
12 Junho, 2022 at 9:21
é tão justo que até nos desportos motorizados como a Nascar foram obrigados a criar playoffss porque o Matt kenseth em 2003 dominou aquilo de tal forma que foi campeão a 6 ou 7 provas do fim e as audiencias para as provas finais cairam a pique( seja nos circuitos seja na tv) e mesmo a primeira versão foi alterada para a que está atualmente onde o campeão é sempre decidido na ultima corrida.
este tipo de modalidades tem playoffs para aumentar o numero de jogos, para aumentar a competitividade e a emoção
12 Junho, 2022 at 9:27
Se o Matt kenseth em 2003 dominou tudo é porque foi o melhor.
Justiça é isso.
Não é uma equipa que numa fase regular acaba em 8.º, a 45 pontos da outra, possa se sagrar campeã num play-off.
No Andebol, pelo menos, as equipas começam o play-off com metade dos pontos da fase regular.
Agora, play-offs onde se inicia com tudo na mesma, como se a fase regular não contasse para absolutamente nada, NA MINHA OPINIÃO, é uma aberração.
12 Junho, 2022 at 9:43
pois so que matou literalmente as audiencias da nascar para o resto do campeonato, tanto que para o ano a seguir eles criaram um playoff com 16 pilotos( os 16 mais pontuados nas 26 primeiras corridas) em que mesmo correndo os 38, 40, 43( n me lembro quanto eram na altura) em todas as corridas apenas aqueles podiam ser campeoes( começavam com uma pontuaçao base que significava que mais ninguem os podia apanhar), mas mesmo assim tivemos anos com gente a ser campea a 2 ou 3 corridas do fim e eles mudaram para o formato atual que é brutal:
nas primeiras 26 corridas quem for ganhando apura-se para o playoff e existem pontos de bonus para esse playoff ganhando corridas e segmentos dentro das mesmas( se forem mais de 16 a ganhar é pela classificaçao do campeonato)
depois nas 10 corridas finais existem 3 fase de eliminaçao ao fim de cada 3 corridas, em que os 4 com pior pontuaçao ficam fora( e quem ganha se tiver no playoff apura-se para a fase seguinte) e na ultima corrida tens 4 pilotos a lutar pelo titulo e ai n interessa quem ganha a corrida, é campeão quem dos 4 ficar melhor classificado, o que dá corridas com lutas a 4.
e sabes o que este formato de playoff ja permetiu?
1 gajo ser campeao a ser regular no playoff n ganhando nenhuma das corridas
1 Tony stewart a ser campeao graças a ganhar uma corrida na ultima volta depois de andar com 2 voltas de atraso e a lutar com o lider para n levar a terceira volta
1 kyle busch que sofre 1 acidente brutal em daytona na primeira corrida do ano, que falha metade da fase regular, que precisava de ganhar e ficar no top 30 do campeonato para ir aos playoffs e consegue isso numa das ultimas corridas e depois consegue ser campeao
ou o ano passado um lyle larson que ganha 8 provas na fase regular, 3 ou 4 nos playoffs e passa a final 4 a justa na penultima corrida, e depois ganha em Phoenix.
o que aconteceu foi um aumento de audiencias na nascar quer na tv quer em publico nos circuitos
12 Junho, 2022 at 13:22
Em termos de emoção, público, DINHEIRO (que é o que interessa), acredito que sim.
Mas havendo uma prova regular, de todos contra todos, não faz sentido, em temos de justiça.
Imagina fazerem isso na F1.
Ou após a fase regular, criarem meia dúzia de corridas só para os 8 primeiros classificados e daí sair o campeão.
Aquilo que eu quero dizer nada tem a ver com o ciar mais emoção, que acredito que crie.
Tem a ver com justiça.
A título de exemplo:
O programa I Love Portugal, apresentado pela Filomena Cautela e o Vasco Palmeirim, é um programa onde se juntam figuras públicas em 2 equipas: a equipa vermelha e a equipa verde.
Eu sei que é um programa para a malta se divertir e tal…
Mas repara.
Na fase final, há uma roda com vários valores e eles acrescentam um ?, um 100 e um “Perde Tudo”.
Interessa alguma coisa uma equipa te mais pontos ao longo do jogo?
Quase nada!
Porquê?
Porque no fim, se calhar um “Perde Tudo”, pede o jogo (como já vi acontecer a quem estava à frente). Ou um “?” em que saiu uma placa “Troca a Potuação”. Ou seja, quem estava à frente e prestes a ganha o jogo, perdeu.
Mais uma vez repito… É um programa de entretenimento, a malta está ali para a coboiada…
Mas em termos de “justiça” para com a equipa que amealhou mais pontos… zero!
Por isso, no desporto, eu defendo que, havendo fase regular, o campeão se encontre no final dessa fase regular.
Mas essa, repito mais uma vez, é a MINHA OPINIÃO.
Querem fazer fase regular + play-offs? Quem sou eu para os impedir!
Querem fazer pools e depois apuram-se os melhores e quando tiverem 4, vão buscar 4 que já tinha sido eliminados (tipo as repescagens nos programas de talentos)? Força!
Tudo em nome do espectáculo, da emoção, das audiências, no fundo, do negócio (dinheiro)…
12 Junho, 2022 at 13:23
*ciar = criar
12 Junho, 2022 at 13:26
*criar
*ter
*perde
*Pontuação
*ganhar
*tinham
12 Junho, 2022 at 0:14
Claro que nenhum treinador refila com o sistema, pois usando o exemplo do futsal as últimas 20 finais foram disputadas entre Sporting e Benfica, umas vezes ganha um e outras vezes o outro, mas é um sistema que as favorece mutuamente pois mesmo fazendo um mau campeonato é quase impossível falhar o segundo lugar. Depois porque não acho que seja um sistema justo, tens um problema com uma lesão de uma peça crucial, ou uma arbitragem maliciosa, ou uma expulsão e foste de vela, quando limpaste tudo e todos ao longo do ano.
Mas o problema principal é que eu acho que não favorece é a credibilidade e o interesse do campeonato e isso para mim é o mais importante, pois ninguém vai estar a assistir a 30 jogos que não contam para nada.
Depois como o Jaime disse e muito bem, é completamente diferente quando as equipas não se cruzam na primeira fase e estão divididas em vários grupos ou zonas. Aí sim apuram se os primeiros de cada um e depois jogam uma finalíssima.
Concordo contigo quando dizes que não há grandes mudanças no sentido de aumentar a competitividade e esse é um grande problema, mas é também um problema que estas mini finais a 2 em nada vem melhorar.
12 Junho, 2022 at 9:02
É problema em Portugal porque o desporto é faz de conta. O resto faço do comentário do Serjão o meu. Fase regular com as diferenças existentes terias anos em que em Fevereiro/Março já tinha acabado o campeonato.
12 Junho, 2022 at 9:15
“Fase regular com as diferenças existentes terias anos em que em Fevereiro/Março já tinha acabado o campeonato.”
Isso também não é verdade, já que existem sempre 2, 3 ou 4 candidatos à vitória.
Mas não é assim no futebol? Sporting, Benfica e Porto?
E no entanto, o campeão só se encontra perto do fim.
Quando é que numa fase regular do hóquei, vólei, FF, andebol, basket, etc. tinhas uma equipa virtualmente campeã (pois faltava os play-off)? Não tinhas.
Há falta de competitividade nas modalidades e só há 2, 3 ou 4 que podem ser campeões? Também no futebol sénior masculino.
E no entanto aqui tens uma fase regular. Não há cá play-offs, apuramento de campeão ou outra coisa que lhe queiram chamar.
Acham piada e é mais emocionante, pois assim há mais jogos? Perfeito.
Mas PARA MIM isso é desvirtuar a competição. Havendo fase regular em que todos jogam contra todos, é uma aberração existir uma fase em que aquele que amealhou mais pontos possa não se sagrar campeão.
Seja que equipa for.
12 Junho, 2022 at 9:06
“as últimas 20 finais foram disputadas entre Sporting e Benfica”
Quase! Em 2016/17 jogámos contra o Braga.
12 Junho, 2022 at 9:17
E o Belenenses e o Fundão?
Recuperamos a hegemonia, contratando Cary, Paulinho, Marcelinho e Caio Japa ao Belenenses. O Benfica contratou ainda Marcao e Diego Sol, fazendo a razia completa nessa grande equipa do Belenenses.
O Benfica desfez uma grande equipa do Braga, contratando André Coelho, Tiago Brito e Fábio Cecílio.
12 Junho, 2022 at 9:29
Falei daquela época porque foi a mais recente sem um do 2 habituais na final.