A formação sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal conta com uma nova equipa técnica liderada por João Pereira e que foi apresentada esta sexta-feira na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Para além de João Pereira, integram a equipa técnica Tiago Teixeira (treinador-adjunto), António Pina (treinador-adjunto), Ricardo Sequeira (treinador-adjunto), Dário Ezequiel (treinador de guarda-redes), Bruno Dias (preparador físico) e André Gonçalves (grupo de observação e análise).

Nas primeiras palavras depois da tomada de posse da equipa sub-23 verde e branca, João Pereira, antigo jogador dos Leões que foi adjunto deste conjunto em 2021/2022, revelou estar “motivado e expectante para o início da temporada, que devia começar já hoje”.

“Queremos potenciar, desenvolver e permitir que eles estejam preparados para serem chamados à equipa principal e, quando chegarem lá, corresponderem como muitos têm correspondido nos últimos tempos. O objectivo principal é esse e vai continuar a ser”, disse aos meios de comunicação Leoninos.

O antigo lateral-direito internacional português garantiu que não vai “abdicar do compromisso, do espírito, da vontade”. “Jogar bem ou jogar mal pode acontecer, mas a vontade de todos eles tem de estar sempre no máximo. Espero que tenham um bocadinho mais de qualidade do que aquela que eu tinha e que possamos fazer um jogo alegre e ofensivo. Que quem vá ver os jogos, que aprecie, e que os jogadores estejam contentes e motivados porque têm de se divertir a fazer o que gostam”, adicionou.

O técnico lembrou que “a equipa sub-23 é quase o final do processo [de formação]” e que, por isso, o pretendido é “dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido desde o Pólo EUL”. “Somos os últimos retoques para estarem preparados para o futebol profissional”, afirmou.

Por fim, João Pereira deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Que nos apoiem durante esta temporada. Sentimos falta do público na Academia. Sabemos que a deslocação não é fácil, mas é sempre motivador para um jogador estar com o estádio cheio”.

Tiago Teixeira também falou, começando por destacar que foi “bem recebido” e que “é um orgulho e uma honra fazer parte desta equipa num clube da dimensão e com o historial do Sporting CP”. “A equipa técnica está extremamente motivada e queremos começar o mais rápido possível”, acrescentou.

O treinador-adjunto, que chega ao Sporting CP oriundo do Vitória FC, onde era director-desportivo, assegurou que os elementos da equipa técnica estão “completamente identificados com o projecto”: “Estive muitos anos ligado ao futebol profissional em divisões superiores, mas também tive muitas experiências com jogadores mais jovens e com o objectivo de os potenciar. Assim, vai ser mais fácil trabalhar no projecto sub-23”.

Para Tiago Teixeira, “o objectivo é que os jogadores encontrem uma diferença cada vez menor quando experienciam os patamares profissionais”.

António Pina, que era adjunto no CF “Os Belenenses”, mostrou-se “muito feliz por fazer parte deste grupo e por ter sido convidado para este projecto”. “É um grande prazer representar um dos maiores, se não mesmo o maior, clubes de Portugal”, disse.

“Vamos tentar potenciar o jogador com rigor e dando-lhes valores importantes. Esse é o grande objectivo do Sporting CP neste escalão e neste modelo centrado no jogador”, contou também.

António Pina comentou ainda o facto de poder trabalhar com João Pereira: “Foi muito fácil chegar a um entendimento com o João. Vai ser um grande prazer beber um bocado dessa experiência que ele foi ganhando em tantos anos como profissional”.

Bruno Dias, Dário Ezequiel e André Gonçalves – tal como João Pereira – transitam da equipa técnica anterior, enquanto Ricardo Sequeira junta-se ao conjunto sub-23 depois de uma temporada nos sub-16.

A equipa sub-23 de futebol do Sporting CP apresenta-se ao trabalho para 2022/2023 na próxima segunda-feira, dia 11 de Julho, na Academia Cristiano Ronaldo, assim como os sub-19 liderados por Pedro Coelho.