Kiko é máquina. O mano Martim tem o portfólio mais desenvolvido a nível de soluções de finalização. A lesão grave que sofreu provocou uma normal diminuição de capacidade física, que espero que gradualmente vá recuperando. No porto sabem que a cobiça por Pedro Valdes, possívelmente os impediu de chegar à final four da Champions, temos pena….
O Fabrizio deu como certa a transferência anteontem, hoje parece que decidimos fazer exigências de última hora. Não sei o que se passa, mas quanto mais mexem pior o negócio vai ficando. Só espero que não dê ainda mais merda.
É o que dizem os jornais. As exigências do Barça parecem-me ser de receber o dinheiro o mais rápido possível, as nossas devem ser de pagar o mais tarde possível. Parece-me claro que os dois clubes querem o contrário, mas o Sporting quer mesmo o Trincão daí sujeitar-se a um negócio tão merda. De qualquer maneira, não ficaria chocado que agora para o fim o Sporting tentasse subir % do passe.
Sempre disse que achava possivel ir buscar o Trincão por entre 10 e 15M a totalidade do passe.
Isto são não vai ser possivel por aquilo que disse antes. Jorge Mendes terá prometido ao Barcelona que lhes garantia negócio para o Trincão na altura da compra e agora está a arranjar-lhes solução.
Pois eu vi! Tudo dado como certo e está garantido no estágio no algarve e tudo mais e entretanto o homem anda a passear por Lisboa e não há maneira de termos bacalhau com o Varandas.
Pode não fugir mas vai custar…o trolha ficou lixado com a postura do rui.
E o porto parece que está à espreita e com boas relações depois do negócio do central.
Acho que já percebi como é o nosso modelo de contratação de jogadores.
O Amorim pede.
O Viana pergunta ao Varandas que por sua vez pergunta ao Zenha quanto dinheiro ainda há para gastar e até onde se pode arriscar.
Depois do Ok do Zenha que de gestão financeira não me dá grande tranquilidade, depois do Ok do Varandas que de gestão financeira e desportiva e conflitos e (…) o Viana fala com o Mendes para ver se é possível trazer o jogador em questão.
Depois entra o Mendes que fala com o clube e negoceia, dentro do valor estipulado, a melhor forma de o trazer para o Sporting.
Não o melhor negócio para o Sporting, mas o possível para seduzir o clube vendedor.
Neste negócio do Trincão ficou bem claro este sistema.
Senão vejamos:
-3M taxa de empréstimo + 7M de compra definitiva de 50% do contrato…aqui fica visível qual a nossa disponibilidade financeira.
-Barcelona fica com a possibilidade de recompra por 13M 1º ano, 15M 2º ano e 17M no 3º ano….e nós ficamos com alguma possibilidade de compra do restante do passe? até agora nada foi dito e para mim estes 2 parâmetros do negócio mostram que o negócio foi feito de maneira a libertar o jogador apenas e não se pensou minimamente no Sporting, ou seja, o Mendes apenas trabalhou no sentido de trazer o jogador e seduzir o Barcelona.
O Sporting? O Sporting pode dar-se por satisfeito por trazer o jogador que o Amorim queria.
Desportivamente o resultado desejado até pode ter sido conseguido.
Financeiramente, não me parece termos sequer negociado, quanto mais ser um negócio vantajoso para o Sporting.
Podemos até realizar um bom encaixe se conseguirmos potenciar o Trincão e vendermos por 40M, mas não assegurarmos a possibilidade de comprar o remanescente e o valor estar já estipulado assim como está a recompra por parte do barcelona, a mim parece que em termos de negócio o Sporting nem existiu.
O negócio fez-se de acordo com aquilo que o Barcelona quis e pelo dinheiro que o Sporting podia dar.
Já para não dizer que se de facto potenciarmos o jogador e houver possibilidade de venda por mais de 13..15…17M o barcelona se quiser dinheiro fácil é só recomprar e negociar com o clube que o quer levar do Sporting.
O Barcelona deu mais de 30 milhões pelo jogador…. e está agora a vender por 10 milhões por 50% do passe. Não sei como é que isto pode ser do interesse deles.
Vais partir do pressuposto que o jogador vai valorizar no Sporting e que o Amorim o vai colocar a jogar à bola ou é só para desconversar?
Até porque se não valorizar ao menos o barcelona foi buscar 10M por um jogador que acabou para o futebol.
Dito isto partimos da 1ª premissa.
O jogador valorizou.
Se valorizar, podemos partir do principio que o jogador voltará a valer o 30M pelo menos? Valor de referencia do jogador quando saiu do braga.
Se acontecer no 1º ano o barcelona recompra por 15 e vai buscar à cabeça mais 15M a juntar ao 10 que o Sporting já deu e portanto reduz o prejuizo para 5, ignorando a parte que os ingleses tem direito.
O Sporting em vez de ganhar 30 ganha 15 por um jogador que custou 10, ou seja num negócio de 30 ganha 5, ignorando comissões e outras merdas.
O Sporting neste momento, acreditando que vai potenciar o jogador devia neste momento de “fraqueza” negocial do barcelona assegurar um melhor negócio para o clube no futuro.
Até ver nada disso foi feito.
Portanto sim, financeiramente é melhor negócio para o barcelona que para o Sporting a pensar no futuro.
O Barcelona só quer vender o Trincão pelo valor que comprou porque tem o Jorge Mendes e o Jorge Mendes gosta de garantir isso…
Como seria possivel um clube comprar um jogador completamente fora do preço de mercado na altura, esse jogador flopar e depois andar a querer vender pelo preço que o comprou? Só porque o JM o terá garantido por causa dos negócios dele com o Barcelona.
E por isso o Barcelona já recebeu 6M para ele não ficar no Wolves, vai receber 10M por 50% e provavelmente haverá clausula para receber outros 10M por outros 50%. Com um ou outro acerto noutra transferencia faz os 30M que deu à cabeça.
Sim…e o Sporting é aqui o veiculo para o JM cumprir o que prometeu.
E porque não assegurar desde logo a possibilidade do Sporting, querendo, dar mais 10M pelos outros 50%.
Essa falta de habilidade de negociar é que me faz confusão.
Parece que do lado do clube não há força na negociação para garantir cláusulas que nos beneficiem.
Parece ser o caso do Trincão, foi assim com pote, tabata, paulinho, esgaio, edwards…
Eu acho que era quando se falava nos 20M por 100% do passe à cabeça.
Mas entretanto o Zenha já deve ter vindo dizer que para já haviam 3M para dar e 7 lá mais para o fim do ano.
Sim veremos como fica o negócio no fim, mas não tenho grande confiança, pelo histórico que temos tido ao nível de negócios e ao nível da transparência.
Quando vamos à tasca dizemos o que achamos e o que sabemos.
Neste momento falamos do que achamos.
Depois quando for apresentado falaremos do que sabemos.
Sem qualquer rigor cientifico, em ambos os casos, diga-se de passagem.
Isto é uma Tasca. Cada um opina o que acha que deve opinar…
Por isso é que há aqui gente a dizer que o Sporting está bem, só porque o futebol melhorou… As contas serem más, os negócios serem fracos, no geral, nem interessa.
Claro que sim, cada um tem direito à sua opinião! Efetivamente, eu também posso não gostar do negócio e acreditar que é o negócio possível para quem não tem dinheiro (isto pelo que vamos lendo nos diversos pasquins).
Agora a conversa parece sempre a mesma de criticar qualquer negócio e negócio bom é sempre o do Slimani.
Quanto às contas, voltamos ao mesmo de sempre: fazem-se no fim!
Portanto tu podes não gostar do negócio, os outros não.
Portanto tu podes acreditar que é o negócio possível para quem não tem dinheiro, mas os outros não se podem pronunciar sobre ele correndo o risco se serem queimados na fogueira.
Depois és tu a deduzir que eu só acho o negócio do Slimani bom.
Quantos às contas, já há imensas provas dadas que as contas são mal feitas, que tu as ignores é problema teu.
Agora deixa as pessoas terem a sua opinião, se não te fizer muita confusão.
A habilidade é sabida e não é de hoje.
20 milhões pelo Trincão? Epá, muito caro não pode ser.
10 milhões por 50% do passe??? Epá, já nos parece bom negócio, bora lá avançar.
🙂
E há um aspecto importante a referir aqui. Trincão custou 31 milhões, mas do outro lado o Abel Ruiz foi valorizado quase em 10, o que tb não era o seu preço de mercado.
Aqui o Sporting poderia oferecer no maximo 15 milhões pelo jogador, exactamente pelas razões que aponta o Tiago. Trincão depois de ser vendido, flopou em Inglaterra e em Espanha.
Nunca na vida pode ter um valor de mercado semelhante, ao que tinha anteriormente
Mas como disse e o TCL por outras palavras também é um negócio feito pelo Mendes e não pelo Sporting.
Ao Sporting cabe ter o jogador. O resto é lidar.
É triste mas é assim. Não temos quem tenha os tomates no sitio e habilidade para tal, para tomar o controlo dos destinos do clube e fazer mais por ele.
“Como seria possivel um clube comprar um jogador completamente fora do preço de mercado na altura, esse jogador flopar e depois andar a querer vender pelo preço que o comprou? ”
Já nem me lembro do nome do guarda-redes do benfica com que aconteceu isso. Nos negócios mendes nada é impossível.
O modelo é dar ao Amorim aquilo que ele pede. É claramente um treinador que sabe o que quer para a equipa e tem os seus alvos definidos. Os jogadores que vêm são para acrescentar. Não há cá paletes de jogadores.
O papel do Varandas e do Zenha é analisar o pedido, perceber a sua viabilidade e dar o aval ou o veto para a contratação. Até agora, têm atendido a praticamente todos os pedidos do treinador, que em troca entrega troféus para o museu. Também entrega camiões de dinheiro da Europa. Recentemente tem também aperfeiçoado a arte da valorização de ativos. Jackpot com Nuno Mendes. Encaixe substancial com João Palhinha. Há mais no forno para assegurar o futuro.
O Mendes entrará em alguns, não sei se todos. Jogadores que estão fora da sua alçada que o Sporting queira trazer, não me parece que seja chamado. Por exemplo o Porro, não tenho ideia de ter passado pelo Mendes.
Relativamente aos moldes do negócio, vou aguardar pela confirmação para fazer um comentário com maior propriedade. Terei em consideração que se trata de um ativo por quem o Barça deu mais de 20M + Abel Ruiz há apenas dois anos, pelo que é natural que não queiram aceitar qualquer coisa.
A opção de recompra do Barcelona não me choca. É aliás prática bastante comum, quando um tubarão europeu liberta um jovem jogador das suas fileiras, colocar uma cláusula dessas como salvaguarda. Aliás, é prática comum também no Sporting a cláusula de recompra quando libertamos jogadores.
O Sporting pode dar-se por satisfeito por conseguir fechar um jogador deste calibre vindo do Barcelona. Um jovem internacional português, um dos maiores talentos da sua geração e um pedido expresso do treinador que trabalhou com ele. É o casamento perfeito.
Financeiramente será um jogador que dificilmente vai deixar um saco de dinheiro ao sair. Isto mais parece uma espécie de empréstimo empacotado, só que neste caso, se o jogador valorizar durante o período em que está no clube, podemos recuperar o dinheiro que investimos nele, o que não aconteceria se fosse mesmo um empréstimo.
Os riscos desta política de % de passe partilhado já foi aqui amplamente discutida e tem razão de ser. Se olharmos para a frente de ataque, onde por norma os jogadores mais valorizam pois são os que marcam golos, em 22/23 os jogadores que temos é tudo com % de passes partilhados ou com pouco potencial de venda. Pote, Edwards, Trincão (a confirmar), Tabata ou Fatawu (aqui diz que há opção de comprar 50%) têm a questão das %. Paulinho e Rochinha, pela idade, não os vejo a valerem um saco de dinheiro no futuro. É aqui que a gestão tem que ser pensada ao pormenor, para garantir que temos jogadores “inteiros” que possam garantir um encaixe avultado, essencial para as contas do clube. Será portanto essencial que se continuem a promover jovens, sendo que em simultâneo, também tal significa que teremos pouca capacidade para retê-los mal expludam.
Para já tem corrido bem, aumentou-se o nível, sabendo que estamos a um ano que corra mal (fora da champions) para eventualmente colocar todo o projeto em causa.
Eu gosto muito do Amorim, é um upgrade brutal em relacao à maior parte dos treinadores que tivemos nos ultimos anos (JJ, Marco Silva e Leo Jardim incluidos), mas nem tudo o queo homem faz é perfeito.
Nos teus comentários parece que ele nao comete erros nenhuns, e os fetiches dele ja nos custaram algumas dezenas de milhoes de euros em Paulinho, Esgaio, e Vinagre, sem o respectivo retorno desportivo. É que se um Rochinha, ou um Morita nao renderem, ok, o rombo financeiro não é assim tão grande. Mas andar meses a fazer finca pé por gajos de 10 ou 20 milhoes, que depois sao para emprestar, ou para tirar da equipa porque o ataque rende mais sem eles, já á algo a que um clube como o Sporting que tem problemas financeiros nao se pode dar ao luxo.
No deve e haver, estamos melhor com o Ruben, sem duvida. Entre flops e acertos nas contratacoes o saldo é bastante positivo (em termos desportivos, financeiros nao tenho tanta certeza, teria de fazer contas). Mas daí a dizer ‘amen’ a todas as decisões dele vai um caminho grande…
Dos PdL mais fracos que vi a finalizar no Sporting nos últimos 20 anos. A mudança tática do Amorim e a utilização do Tabata no meio na fase final são prova disso.
“No deve e haver, estamos melhor com o Ruben, sem dúvida. Entre flops e acertos nas contratações o saldo é bastante positivo (em termos desportivos, financeiros nao tenho tanta certeza, teria de fazer contas). Mas daí a dizer ‘amen’ a todas as decisões dele vai um caminho grande…”
E quando olhamos para Paulinho, Esgaio e Vinagre começo a colocar em causa o aproveitamento desportivo.
Coloco a questão.
E se não tivéssemos sido campeões em 2020/2021?
Teria a mesma conclusão?
As contratações não têm sido esse acerto todo que se fala.
O que se tem revelado fulcral para o sucesso do clube é a forma como Amorim comunica com os jogadores e coloca a equipa a funcionar como tal. A entreajuda e o dar tudo cada jogo foi o que fez do Sporting campeão, e uma ou outra circunstancia envolvente.
Logo, para mim a estratégia do clube está baseada no treinador.
E isso para mim é preocupante.
Foi util para levarmos 5 do Ajax com ele a central?
A serio, tirando algumas assistencias que fez, não vi utilidade nenhuma na época passada.
Em relação ao Paulinho… Um gajo que é avançado centro e que custa 20 e tal milhoes de euros nao pode marcar menos de 15 golos por época. Menos disso custaram Liedson, Slimani, Bas Dost, e marcaram muito mais.
Sim, damos ao RA o que pede porque ele sabe o que quer etc…e é interessante que ele só quer jogadores do JM. Nuns casos acertou… noutros, para um clube sem dinheiro, é um absurdo.É obviamt um conluio para proteger os seus interesses, dos 2. O SCP vem logo logo a seguir.
Fala-se nesse trincao há meses. Até já teve direito a fotografia aqui na tasca.
Só espero que seja mesmo bom dado que nunca o vi jogar. Agora não ter calcado em Barcelona e os merdas do Wolves terem pago para não ficado com ele cheira a vinagre por todos os lados. È ter esperança que é bom e acreditar em quem o conhece.
Vai ser preciso muito para fazer esquecer Sarabia. Ainda para mais com um investimento tão grande. Será que o Sarabia com o teto salarial do plantel, preço a pagar ao PSG e prémio de assinatura para compensar a redução de ordenado ficava em 20 milhões (já desconto o ordenado que o trincao vai receber)?
Parece-me muito caro para um jogador que não tem la lugar. Por 7-10 milhões conseguias. Depois era pagar 10 milhões em prémio de assinatura. Tens aqui um trincao que conheces, foi o melhor jogador da liga o ano passado e nunca passou pelo Wolves (sim, passar por lá é cadastro e não curriculum).
Supostamente o novo dono do PSG conta com ele. Haviam rumores do interesse do Atlético de Madrid. Começa a época de Mundial e ele está de pedra e cal na seleção. Acho que 10M é uma avaliação muito baixa para um gajo como o Sarabia.
O Trincão fez 42 jogos no Barcelona (época de estreia e ainda com Messi). Não me parece que seja um mau registo para um miúdo que tinha 20 anos. Para mim, acredito que possa ter sido mais flop em Inglaterra, mas mesmo assim fez 30 jogos.
Segundo o transfermarket jogou bem mais em Inglaterra do que em Espanha. Número de golos parecido. 2 em Espanha e 3 em Inglaterra). 680 minutos em Espanha 1400 em Inglaterra. 1 ou 2 assistências em ambos os países.
Espero que seja bom mas os números não convencem muito. Não me lembro mesmo nada dele em Braga e surpreende como sai por 30 milhões para o barça. Depois há 6 milhões como taxa de empréstimo que o JMendes FC decidiu pagar. Não me lembro de nenhum empréstimo tão caro. Negociata há de certeza, pagar bem já percebi que vamos fazer. Resta saber se ao menos joga alguma coisa.
Estou a acreditar no último ponto – ele é jogador e vai fazer a diferença. Tecnicamente, tem tudo para ser o melhor do Sporting. Vamos ver… só o tempo dirá, mas acredito que o Amorim não vá deixar que o gajo se encoste à sombra.
Só ao PSG tinhas de pagar entre 7 e 15M…se não mais. Ele tem mercado em Espanha.
O prémio de assinatura para compensar a redução de salário para o teto salarial (uma diferença por ano de cerca de 3 a 4M por ano limpos) são logo outros 15M a 20M.
Contratar o Sarabia, que nunca terá retorno financeiro e nunca fica a menos de 30M…
Eu parti do teto salarial, ou seja com o Sarabia a ganhar o que o Trincão vem ganhar. Por isso não tens de juntar o salario do Trincão, se não tens de juntar 1,2 ás minhas contas do Sarabia também.
Eu percebo que tenhas duvidas. O Amorim não pode ter. Para este negócio se fazer, o Amorim tem de ter a certeza do que está a escolher…
Mas nos anos que tenho a ver futebol há uma coisa que nunca dou por garantida que é a falta de vontade do Pinto da Costa de nos lixar. Pode ser um trafulhas de todo o tamanho, mas de parvo não tem nada. E acredita que se tiver uma oportunidade para sacar o Sarabia ao PSG nao vai dizer que nao.
E quanto ao salario, nao precisam de lhe pagar o que pagam no PSG. Basta pagarem mais do que o Sporting paga no seu teto salarial, e pelo menos os lamps conseguem fazer isso facil, veja-se o caso do Joao Mario na epoca passada.
Nunca vou subestimar a vontade de lamps e tripeiros de nos lixarem a vida.
Não duvido pela parte dos rivais. Duvido pela parte do jogador. Aos 30 anos, internacional espanhol, bom profissional e a jogar as barbaridades que joga, arranja quem lhe pague mais e numa liga superior.
Max certo na Lazio por 10M€. O SCP recebe aqui mais 1M€.
Toda a sorte do mundo para o Max, tem tudo para continuar a subir na carreira e chegar à Lazio é meio caminho andando para saltar para um tubarão em pouco tempo.
Muita sorte para ele e que seja só mais um passo para chegar a um clube Maior!!
Cheguei a pensar que seria o nosso titular por muitoa anos, e acho que tem capacidades para isso.
Plata bem resolvido.
Foi barato, não resultou, vendeu-se por valores razoáveis e ainda se fica com % de direitos económicos futuros.
Max, por outro lado, é um caso inexplicável.
O Sporting faz 5,5 milhões de euros com ele, o Granada, que manteve Max apenas uma época, faz 4,5 milhões. E entretanto o Max está na Série A, num clube histórico, com 23 anos de idade.
Quando Max saiu, dizia-se que ninguem paga muito por um redes e como tal dificilmente sairia por mais do que 5 milhões uma vez que é novo e tinha poucas provas dadas.
O Granada desce (o Sporting não fatura o premio) e mesmo assim vende o Max por 10 milhoes 🙂
Será dificil que volte ao Sporting no seu auge….mas quem sabe se não volta tipo Adan
O Sporting historicamente é um péssimo vendedor de activos, Ponto!!
Os únicos negócios bons/médiso que me lembro foram o Hugo Viana, o Thierry Correia (embora com o cunho do superagente, por isso fico sempre na dúvida) e ultimamente o Wendell..
A questão do plata, no meu entender não foi resolvido, foi desenrascado.
Se fosse bem resolvido, o Amorim tinha conseguido tirar o melhor do jogador e colocado o rapaz na ordem, mas há imagem do Quaresma e do Jovane, este tipo de casos são assim resolvidos.
Aliás é a forma como o Amorim trabalha e há que aceitar.
Por isso duvido, e o Amorim também, nesta sua jovem fase carreira de treinador, que tenha estaleca para lidar com certo tipo de egos e personalidades de jogadores, daí ainda não estar preparado para dar o salto para treinar outro tipo de clubes.
A questão do Max era complicada. O atleta queria jogar e o Sporting não lhe dava as condições que pretendia.
Se fosse eu a decidir emprestava o MAX por longa duração e logo via depois, no momento em que o ADAN não pudesse mais, se o Max tinha o valor pretendido para defender a baliza do Sporting.
Assim não se assegurou nada, como tem sido apanágio desta direção.
Tem pouco de inexplicável. Max faz um ano a titular num ano que não correu bem ao Sporting. O pico de valorização no Sporting de acordo com o Transfermarkt foi uma avaliação de 6M. O Diogo Costa, da mesma geração, com um ano de fcp valorizou de acordo com o mesmo portal para 25M.
Reconhecemos talento ao Max, mas quer dizer, Adán foi um pilar do título. Foi novamente um pilar o ano passado. A nossa baliza está mais que bem entregue. O Max voltou à titularidade, brilhou na liga espanhola numa equipa que desceu de divisão e consegue uma transferência para um clube que vai lutar por lugares de acesso às competições europeias. Está a orientar a vida dele e nós seguimos a nossa. Foi bom para todas as partes.
Mesmo se Adán em forma dura só mais 1 ou 2 épocas? É preciso antecipar e preparar o futuro. Não se pode esperar que Adán esteja mesmo mal para procurar alguém… Max deveria ter tido 2 anos de empréstimo fora.
Este negócio Trincão é muito estranho, como o são os mediados pelo artista habitual, senão vejamos:
1- Trf do Braga para o Barcelona por 31 ME
– Houve alguém que divulgou as condições de mediação
entre o Braga e JM que permitiu a este receber 7,5 ME !
Será que é apenas serviço de mediação ou inclui % no
passe?
-Houve o contrapeso do Abel Ruiz, o habitual nos negócios
JM
2- Empréstimo ao Wolves por 6 ME ?
-Sim, mas ao que parece adquiriu percentagem do passe.
3- Empréstimo ao Sporting
-O desenho final há-de ter coisas misteriosas para não fugir
ao habitual e não surpreender. Transparência Zero.
Não sou ditador de serviço! Amo o Sporting como qualquer um que aqui está na Tasca.
Mas pela quantidade de bons negociadores que aqui estão, não sei como não se chegam à frente e avançam com uma candidatura. Ou será que não são sócios?
Não sei quantos tasqueiros (para não dizer todos os Sportinguistas), não conseguiriam gerir o Sporting com 700M de euros.
Não estou a ver tantos gestores com a incompetência de Varandas. Não percebe de futebol, não percebe de modalidades, não percebe de finanças, não sabe negociar…
Houve quem se apresentasse a eleições, com um projecto cujas ideias agora têm sido adotadas pela actual direcção. Infelizmente não ganharam um campeonato e assim foram cilindrados pela “máquina”…
O campeonato ganho foi a boia de salvação do Varandas.
Ele disse que não se iria perpetuar na direção do clube.
Veremos se não será mais uma promessa que ficará por cumprir.
Ainda estou à espera da declaração de rendimentos que ele prometeu no 1º mandato.
Hoje a novela do dia é o negócio Trincão.
Desconhecemos os contornos do negócio e não conseguimos prever o resultado final.
Um negócio entre duas partes deveria ter vantagens e riscos divididos de forma a ser boa para ambas. Raramente acontece com o Sporting.
Ontem escrevia que nenhum Clube dependente quase exclusivamente de receitas extraordinárias (venda de jogadores) para sobreviver, como é o caso do Sporting, poderá ter viabilidade a médio/longo prazo.
Bom dia, essa avaliação nem considera as permutas de jogadores e pagamento de salários que foram pagos para termos essas percentagem e ainda faltam aí alguns cujos passes também só detemos parte. É um autêntico desastre, eu já nem vou comentar mais porque cansei. Se vendesses todos os que estão aí nessa lista pelo preço actual do mercado, nem lucro tinhas. Estarei cá daqui a 4 anos para reerguer o clube quando for necessário.
Boa tarde, Rodrigo.
A segunda tabela parece ter sido retirada do Jornal Sporting.
Este modelo de negócios e a dependência a Jorge Mendes para conseguir vender jogadores não tem qualquer viabilidade possível.
Em pouco mais de 3 anos e meio derretemos toda a almofada financeira que tínhamos, colocamo-nos no carrossel das transferências opacas e o futuro do Sporting numa espécie de raspadinha anual, rezando para ter acesso a LC…
Manual de fazer negócios à Sporting…O treinador escolhe os jogadores que quer… os dirigentes compram metade dos passes aceitando a premissa que corre todos os riscos e se o jogador valorizar quem ganha a fatia de leão será sempre o outro clube. Se o jogador for excelente e vender bem, o Sporting nunca recebe o que poderia receber se tiver a percentagem do passe. Se não correr bem, o clube suporta os salários e pagou para ter o jogador um valor mais alto do que o valor de mercado…
Como pelos vistos o treinador é que manda, quem ele não quer é encostado e desvalorizado ao ponto de ser despachado a custo 0, sem qualquer flexibilidade para tentar enquadrar o jogador – Jeovane não tinha lugar na equipa, LP não seria útil como PL? PM esteve bem no Rio Ave, não tem direito a uma hipótese que seja? O treinador é assim tão bom que consegue avaliar a capacidade do Quaresma em 1 semana de treino?
Moral da história, aceitando que a nível desportivo até corre bem, as receitas estão limitadas aos prémios de jogo porque na venda de ativos não vamos ter grande sucesso no futuro…Se correr muito bem a nível desportivo, o único que sai realmente valorizado é o treinador que pode depois sair para um contrato melhor algures ficando o sporting com uma equipa de meios passes construída à medida de uma única pessoa…Quem é gestor percebe facilmente que tem muito para correr mal…porque se baseia numa única pessoa e porque presume que este é 100% infalível…ora, da última vez que verifiquei RA não é Deus, portanto…
Hahaha é muito boa essa. Uma coisa é certa se saísse do bolso deles não negociavam assim, não são tão burros como parecem, simplesmente estão se completamente a borrifar para o futuro do Sporting e para o dinheiro dos seus sócios, quem vier a seguir que pague. Quantos não conheci do género, putos que estoiram o dinheiro do papá sem olhar para a conta.
“Quem é gestor percebe facilmente que tem muito para correr mal…porque se baseia numa única pessoa e porque presume que este é 100% infalível…ora, da última vez que verifiquei RA não é Deus, portanto…”
Nem mais.
O problema é que há volta de Deus é só anjos caídos.
Tens um clube com uma liderança com falta de capacidade a todos os níveis e vai-se disfarçando.
Amorim disfarça as incapacidades do Varandas.
Mendes disfarça as incapacidades do Viana.
O grupo Apollo disfarça as incapacidades do Zenha.
Como já não dá para fazer mais nenhum factoring ao contrato NOS e jogadores com passes partilhados é um oásis de receita….
O treinador é ponto central. Todas as contratações devem ter o acordo de treinador, scouting e clube.
Ao clube cabe:
– Escolher o treinador que encaixe na sua filosofia e desejos para gestão da equipa, clube e modelo de jogo.
– Ter um departamento de scouting que dê opções ao treinador e que o ajude a tomar as melhores decisões.
– Estabelecer metas e parâmetros financeiros dentro dos quais tem de trabalhar.
Todas as dispensas têm de passar pelo treinador. Na minha opinião se treinador não quer determinado jogador não deve ser forçado a trabalhar com ele. Dá merda. Invariavelmente. Para o jogador, para o treinador e para o clube. É uma situação em que todos saem a perder. Cabe ao clube procurar colocação para eles ou libertá-los.
O meu problema com a gestão do Sporting é os 2 pontos que estabeleci para o clube. Não temos departamento de scouting que dê hipóteses várias ao treinador e parece que afunilamos sempre nos mesmos nem estabelecemos metas e parâmetros financeiros que permitam ao Sporting a estabilidade financeira (especialmente porque isto está tudo entregue ao Mendes).
Ou seja…em toda a gestão do Sporting, o papel do Amorim ser central eu não tenho nada contra. Acho natural. É assim com qualquer treinador decente. Mesmo discordando de coisas que ele faz eu insisto sempre no mesmo ponto. Já dizia isto na altura do JJ. Quando escolhemos um treinador central para o clube depois quem manda totalmente na equipa é ele. Cabe ao clube dar as melhores condições possíveis para o treinador tomar as melhores decisões possíveis, depois que as contratações sejam feitas dentro dos parâmetros financeiros do clube e das regras definidas à partida com o treinador e colocar os jogadores onde mais for conveniente para o jogador e para o clube.
Concordando grande parte com o facto de Ruben Amorim ter dado o seu OK a muitos dos reforços, não acho que no caso de Porro, St.Juste ou até Israel este ano, não tenha havido prospeção do clube.
O Sporting privilegiando o mercado interno, por assim tb minimizar o risco na adaptação ao nosso campeonato, faz com que o scouting acabe por ser menos necessário.
Já todos conheciamos o Morita, Rochinha ou Edwards por exemplo, antes de eles viram para o Sporting.
Não pode haver prospecção do clube a sério se andamos 3 meses a negociar um GR sub23 da Juve ou lá o que é e pagamos quase 1M por metade do passe. Só posso entender isso por não ter havido alternativas encontradas.
O Scouting para mim não tem de contratar. Não deve, sequer. O Scouting aconselha e mostra ao treinador as melhores alternativas que encontra no mundo. Os 20 jogadores para a posição X que lhe agradam tendo em conta o modelo de jogo e o que o treinador gosta num jogador (taticamente, tecnicamente e mentalmente). E depois, treinador e direção fazem o trabalho de procurar a melhor opção e negócio.
Um dos aparentes graves problemas do Sporting a negociar é que cada jogador em que estamos interessados parece ser uma coisa única no mundo e que todo o nosso mundo depende dele. E por isso, como tem de ser e só pode ser aquele jogador, estamos 2 meses a negociar um jogador para acabar a pagar um balurdio por ele…
pagas por metade do passe porque os gajos da juventus não sao parvos e fazem o que toda a gente( Sporting incluido) faz com aqueles jovens jogadores que não podendo emprestar, vendes a um preço mais baixo( ou mesmo a custo zero) e ficas com parte do passe a cabeça para teres no futuro um possivel dinheiro extra se o jogador funcionar.
é o que eu digo voces vivem num mundo a parte e não querem perceber como hoje funcionam os negocios.
precisas sempre de empresarios( e para certos campeonatos e clubes, então só la chegas com os super empresarios, quer tu queiras quer não queiras)
e com as limitaçoes a nivel de emprestimos, cada vez mais vao ter de existir estas percentagens de passes, mais valias futuras ou trocas directas de jogadores
Vão existir se não tens dinheiro para pagar a pronto. Nós como as coisas estão a ser geridas nunca vamos ter dinheiro para o fazer. Mas lá está futebol e dinheiro não são a mesma coisa.
Correção, não é a pronto, mas é fazer compras na totalidade do passe, até porque era essa a discussão. A % de passe serve para clubes que têm mais olhos que barriga e as finanças fora do controlo. A maioria compra passes por inteiro, podem ceder % de mais valias ou futuras transferências, mas compra passes por inteiro.
mesmo de totalidades dos passes fora os tubaroes são raros os que fazem isso até porque os clubes mais 2pequenos2 cada vez sao menos parvos e ou vai em percentagem do passe, ou percentagens de transferencias ou objectivos “faceis” ou um conjunto de tudo.
como as coisas andam n podem ser apenas aqueles tubaroes a ganhar sempre, os outros tambem aprenderam a arranjar formas de ter mais financiamento
por exemplo o que li do Trincão foi que o Sporting aceitava as clausulas de recompra, mas queria uma clausula em que se essas fossem accionadas ficava com 10% da venda seguinte do Trincão
Mas 10% de um futura transferência ou mais valias é muito diferente de 50% do passe ou até 20%. O que não falta e já acontece há anos são transferências em que o clube vendedor fica com direitos futuros, outra coisa que não é tão normal como estás a fezer crer é partilha de passes. Em Itália do que sei por exemplo já não há co-propriedades, exactamente o contrário do que dizes.
Se tens um scouting como deve ser garanto que não vais buscar desesperadamente um GR sub23 à Juventus que tem muito mais poder negocial que tu….
Claro que se o único gajo que está no radar é ele e se eles percebem que estamos 2 meses a negociar porque só o queremos a ele…fica dificil.
É curioso como tu percebes tanto de negócios e o partes logo de um pressuposto brutalmente erra em negociação que é “não há outra hipótese se não X..:”. Um dos pontos mais importantes num negócio é conseguires sempre relativizar a importância de uma coisa e mostrares sempre que há alternativa e praticá-la….
queres que te explique como funcionam os negocios e os empresarios hoje em dia e por muito que tu barafustes com o JM, se nao for com ele tens sempre de meter a outra meia duzia igual a ele ao barulho, de uma maneira ou de outra
Letão falas com uma arrogância do caralho e não percebes nada de bola,que puta de personagem…
Abres as pernas ao Mendes por isso que tens feito os negócios que fazes…e sim a prospecção do Sporting é uma merda e já não é de agora…
“Faz com que o scouting acabe por ser menos necessário.”
Acho que o Scouting tem sido inexistente porque é o Amorim que escolhe.
Talvez havendo um Scouting competente tinhas ido buscar jovens talentos para não teres que ir buscar vinagres desta vida e dares tempo para os preparares e observares em contexto PT nos sub 23 ou equipa B.
Não digo que o talento no campeonato nacional ou a academia não possa fornecer jogadores à equipa sénior, mas de certeza que haverá jogadores com talento e sem grande necessidade de investir 10M por 50% do passe por um LE ou 22.9 pelo paulinho 17 golos em 60 jogos.
Neste aspecto não tenho visto grandes movimentações à exceção do miúdo do gana e agora do central mexicano.
Estamos a falar sobre a questão do scouting estar ou não operacional desde que chegou Rúben Amorim. Nomes têm chegado, ainda ninguém apareceu na primeira equipa. Vale o que vale. Continuo a achar que o Fatawu pode ser o verdadeiro achado do ano.
Mas se realmente for detetado talento, é nestas idades que se têm de ir buscar estes atletas.
Ainda hoje o Salvador se queixou que os 3 grandes já lhes roubaram a fonte de rendimento que antes tinham, nomeadamente abastecerem-se no mercado nacional, porque até o mercado internacional como o brasileiro e argentino já começa a ser alvo dos grandes clubes europeus.
A solução passa pelo mercado nacional valores confirmados e fazer prospecção em mercados internacionais nestas idades por valores reduzidos ou através de empréstimos para confirmar o valor em contexto nacional.
Mas tem de ser assim.
A questão é o critério com que chegam ao clube e encontrar uma forma de reduzir o risco, nomeadamente, vindo na forma de empréstimo por valores pequenos e com opção de compra facultativa.
A grande pergunta que se faz é quantos de nós conheciamos Porro, St Juste ou até Israel antes de virem para o Sporting?
Alguns sabiam de nome, outros talvez tenham visto algum jogo do Mainz, mas de de certeza que a maioria de nós não os conheciamos.
Depois também, vamos lá ver o que é que consideramos como prospeção nos dias de hoje.
No outro dia, num momento de insónias, apanhei-me a ver o Cuiaba-Botafogo. Com o mediatismo e a facilidade que todos nóes temos em ver um qq jogo de um qq campeonato, encontrar uma “truta” a bom preço fica cada vez mais dificil
Não podemos comparar quando nem temos para já os mesmo orçamentos.
Mas ao invés foram buscar o darwin que estava à vista que era grande jogador e nós o paulinho.
O porto foi buscar o Luis Diaz e nós o vinagre.
É uma questão de aplicar o dinheiro de forma mais capaz.
É uma questão de viabilidade que muitos de nós falamos.
Flops acontecem, mas por 10M ou 23M, impensável.
Fazem do futebol uma ciência oculta, mas quando se olha para um jogador não se vê logo que não engana.
Avaliem a parte psicológica para reduzir o risco.
Façam negócios com opções de compra que são de facto opcionais e assim reduzem os riscos considerávelmente.
Longe disso é contratar com clásulas de compra obrigatória se passarmos a fase de grupos da Champions quando o jogador nem jogou para isso.
Essa mentalidade de que porque os outros fazem nós também podemos fazer é algo que me deixa parvo e espantado porque é que não passamos a vida a roubarmo-nos uns aos outros, visto que outros também o fazem.
Eu só te disse que devido aos orçamentos que eles têm, que quer tu queiras quer não são superiores ao nosso, dá para acomodar os flops que tiveram.
Faz as contas entre transferências e compara com o nosso balanço.
Vais ver que o nosso não nos dá muito motivo de orgulho.
E não vale a pena vir com a história dos mendilhões porque estes maus negócios acontecem no momento em que o sporting já anda no carrosel.
Mas se não são exemplo, então quem é que é exemplo?
Que desconversa….
O Real Madrid que ganhou a Champions e acabou de emprestar um gajo que custou 60 milhões, e deixar outro sair a custo 0 e que custou mais de 100?
O Barcelona? esses então….
O Man.City que é lá campeão na Inglaterra e foi dar mais de 100 milhões por um papagaio com pernas?
Ainda no outro dia diziam que as dispensas dos Spurs tinham custado mais de 100 milhões ao clube e só em 3/4 jogadores
Qual é que é o clube que não tem flops por essa europa fora?
Amorim, parece-me, tem até o mérito de ter domesticado a estratégia do Sporting no mercado, até agora com muito mais vantagens do que desvantagens, desde que ele entrou.
Quanto ao scouting, o Sporting tem comprado vários jogadores jovens, portugueses e estrangeiros, que, imagino eu, não são, pelo menos todos, sugestões do Amorim. Estas escolhas (e a política desportiva que sugerem) só dentro de dois ou três ou quatro anos podem ser avaliadas.
O scouting é obrigatório, mas não deve ser sobrevalorizado e os scouts têm de ser responsabilizados — já chega de conversa sobre contexto e oportunidades e jogadores que não se adaptam ao modelo.
Por isso mesmo acho que um presidente não pode ser só gestor.
Tem de perceber alguma coisa de bola.
Tem de ter capacidade, ele próprio de distinguir se um atleta tem alguma característica que o diferencie.
Tal e qual um presidente de uma empresa tem de saber avaliar a qualidade do produto que compra porque no final é o dinheiro dele que está em causa.
Alternativa contratar alguém que saiba e responsabilizar esse funcionário, com o seu lugar à disposição.
No Sporting, nem o dinheiro é do Varandas nem ele percebe nada de bola, nem tão pouco de finanças, nem tão pouco de nada.
Teve um tiro de sorte ao trazer o amigo do Viana quando já nada do que tinha feito tinha resultado, com os carecas todos que trouxe.
Se o Scouting funciona para os mais novos (e aí aparentemente funciona), para este papel de dar ao treinador e direção muitas alternativas para uma posição de forma a aumentar o leque e a capacidade negocial não parece funcionar…parece que o Sporting escolhe 1 jogador por posição e ataca essa alternativa como se fosse única.
Sim, isso é verdade.
Mas aí, provavelmente, operam duas explicações: um scouting que não é assim tão extenso nem genial e um clube (e um treinador, o Amorim) sujeitos a dependências (Jorge Mendes e afins).
Não concordao nada com isso. Ainda por cima num clube sem dinheiro como nós. Estariamos empre vulneráveis. O treinador é importante sem mas ponto central nunca. Aliás é por isso mesmo que temos e tivemos muitos “desastres”.
A solução passa por um “FM” ou um grupo de pessoas que transportem a orientação do clube, qusaibam o que existe e para que existe dentro de casa, e que procurem treinadores que a implementm bem. È dificil eu sei. Fácil é fazer o outsourcing do futebol ao treinador como acontece agora.
Mas no “teu” modelo o “treinador-sol” se tiver resultados também se vai embora ao fim de um ano… É a mesmissima coisa. com a diferença que a estratégia não muda.
E por resultados não digo ganhar um capeonato com 5 golos depois dos descontos… Digo por a equipa a jogar à bola cá dentro e lá fora. Ou valorizar sistemáticamente os jogadores da casa e adquiridos.
Não necessariamente. Porque aí pesa também muito o facto de estar num clube que lhe dá as condições que precisa para fazer um trabalho cada vez melhor.
No teu caso, se não tem as condições que pretende, troca mais facilmente ou gera-se um conflito com mais facilidade.
Depois quando saí um treinador o que tens de fazer é o mesmo. Analisar o que existe, procurar um que encaixe no que pretendes para o clube e voltar ao mesmo. Mas será sempre mais fácil escolher se o treinador souber que terá as condições necessárias para fazer o seu trabalho e que não vai ter de comer com os jogadores que um diretor desportivo quer, que não vai ter de ter ter o grupo que o diretor desportivo quer, que vai ter de responder por cada decisão que toma na equipa….
É obviamente um “catch-22” mas claro que se o clube for conhecido por ter sucesso…e por isso é que os treinadores de lá saiem (em regra para ganharem mais dinheiro) mais treinadores estarão interessados em vir.
Nunca experimentamos este modelo… a sério… Houve um inicio de ideia… Com BdC por exemplo a coisa ia funcionando mais ou meos assim até o all-In no jj… Os resultados foram os que conhecemos.
Mas o de treinador-sol já… com vagandas foram todos… e só o RAM se distinguiu… E para mim não é o treinador que precisamos… Mas foi campeão…por isso é dificil rabater.. Vou ter que esperar um bocado 😉
Ia funcionando +- mas o LJ saiu ao fim de um ano, o MS aguentou 1 ano por pouco, os conflitos foram mais que muitos e mesmo o presidente que mais gostava desse modelo abdicou dele pelo JJ….
O clube que melhor o fazia (o porco) à muito abdicou dele porque começou a ser muito mais dificil escolher treinadores e ter um fio condutor.
Amorim e Conceição…tens aqui 2 treinadores que ficaram nos clubes vários anos com sucesso. Já o Vitor Pereira, por exemplo, quis sair do porco ao fim de 2 anos….
Eu percebo o modelo que defendes. Mas acho que neste futebol de hoje em dia…acho que é impraticável.
O All in veio quando quase fomos campeões em 2015.
Da forma como ficou muito perto e da forma que foi sonegado o titulo, ficou a sensação que de facto era possível.
O LJ saiu pode dizer-se por mérito dele e do modelo. O MS saiu precisamente porque não quis aceitar o modelo. E o BdC com o jj mudou, mal a meu ver, de estratégia. Fodeu-se bem fodido e o jj foi um dos obreiros de tudo isso.
Por acaso agora pasado muito tempo e com tudo o que aconteceu depois estou convicto que si tivessemos sido campeões em 2015 com o jj tudo ia descambar na mesma. O futebol ficaria centralizado nele… ainda mais…
Não se equeçam que Bas Dost e Bruno Fernandes, e Wendel (com menos sucesso) não foram escolhas do treinador. Mas tinham muita qualidade.
Acima de tudo este modelo mais foco na continuidade e no clube…e menos no treinador… Que em 95% dos clubes nunca dura mais de 3 anos.
E continuo na minha…não acho que o LJ saiu em conflito mas não tenho duvidas que ele “tinha medo” daquele 2º ano. Ele disse muitas vezes que faltava estrutura ao Sporting para ser candidato. E sabe que ouviu o que não gostou quando disse…
Se B. Fernandes e Dost não fossem escolha do treinador, não tinham jogado.
Foram todos escolha do treinador. Os que não foram estavam encostados…
Nem o Sporting tinha estrutura para escolher um Dost ou um BF naquela altura sem o treinador. A estrutura de scouting do Sporting na altura era a do JJ….
Quem é quer queria pegar naquele Sporting naquela altura?
Obviamente que havia falta de estrutura.
Aliás faltava tudo, até água e luz na academia.
Belos tempos do Godinho.
Mas ao menos ainda se conseguiu ter capacidade de atrair um treinador como o Leonardo Jardim.
Houve tempos recentes, mesmo com dinheiro para antecipar, que ninguém era maluco para vir para o Sporting, ou então foi só falta de capacidade de atrair técnicos competentes ou de avaliação dos mesmos.
O jj disse.. O Bas Dost “Foi uma prenda do presidente” (atenção) e o BF também não esva no radar do jj… Isso foi dito e nem a velha gabarola o desmentiu.
Enfim…mantenho o que disse. Eu acho que o modelo tem de ser uma estrutura de suporte ao treinador mas as escolhas são do treinador.
Isto não significa que o treinador tem tudo o que quer. Significa que o treinador não tem o que não quer. E o que quer só tem se estiver dentro do que o clube pode ter e que encaixe na filosofia do clube. E que o clube tem de arranjar alternativas para quem ele não quer.
A parte de “leão” do modelo que eu digo é exatamente procurar treinadores que se enquadrem perfeitamente naquilo que a direção quer para a gestão do clube e ser extremamente claro (e até pode ser definido em contrato) no que se quer, no caminho que o clube tem de percorrer, no plantel que tem, no modelo que tem, etc, na altura da contratação.
Se isto for bem feito o clube está sempre assegurado. Pode correr mal mas não saímos muito do rumo e será fácil voltar a acertar agulhas.
Lá em cima dizes: “Não acredito que consigas encontrar um treinador como deve ser que trabalhe com esse modelo. “ – Ie: Modelo definido pela direcção-
Mas agora já acahas que: “…enquadrem perfeitamente naquilo que a direção quer para a gestão do clube e ser extremamente claro (e até pode ser definido em contrato) no que se quer, no caminho que o clube tem de percorrer, no plantel que tem, no modelo que tem, etc, na altura da contratação.
Portanto se for tudo escrito já pode ser… Ou seja é mais perto do modelo que proponho..só que as regras estão escritas 😉
@Nalgas se fosses um bocadinho mais inteligente ou prestasses mais atenção, ou as duas coisas… Já terias compreendido que a “luminária Z” está mais preocupado em quem dirige o clube e lhe traça a estratégia do que em quem nun dado momento treina a equipa…
É o que dá ter memória selectiva….
Já fazendo um grande esforço para ignorar o episodio Alcochete, ainda te lembras do que era o Sporting uns meses antes?
Posts FB a malhar, reuniões com ameaças de processos disciplinares, presidentes a sair do estadio com “males” das costas, claques a encher de tochas a baliza defendida pelo Sporting no jogo contra o Benfica em casa, etc etc
Era um festival!!! Aí sim, a Laranjo tinha uma cadeirinha em Alvalade para assistir a tudo isto.
O julgamento também foi uma merda deixa que te diga. O Varandas foi a tribunal dizer que foi ele que tratou das feridas do Dost, foi desmentido pelo funcionário e depois pelo jogador. Depois tem um depoimento deplorável onde se contradiz, sendo posto de parte.
Há também toda a merda feita pelo MP que se recusou a investigar a fundo como surgiu o ataque, quem teve a iniciativa e como se identificaram todos os gajos que lá foram. Havia 14 da JL ou o que foi, e ficou-se por aí, ninguém sabe de onde vieram os outros quase 30, se eram das claques, se eram casuals ou se até eram lampiões (sim porque gente de merda tem amigos de merda de outros clubes).
Enfim, todo o Alcochete foi uma merda mal amanhada, estupidez/filha da putice de quem foi, estupidez de alguns jogadores que provocaram gente estúpida, claro aproveitamento de quem noticiou (porque dá jeito dar pontapés no nosso clube quando estamos em baixo) e uma clara incompetência do MP.
Fazer só um reparo, agora que pensei melhor e fui pesquisar não sei se o disse em tribunal mas lembro-me que o disse… Lembro-me também que ele pressionou quem estava lá para não tratarem do Dost e ainda hoje estamos à espera de saber quem tirou as fotos ao Dost e se não era a mesma pessoa que tinha tirado aquela foto ao BdC na maca…
Não foi só o julgamento. A fase e instrução também foi uma vergonha com apensos desaparecidos(convenientemente) e posteriormente o desaparecimento da gravação do debate instrutório.
A maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que foi todo este processo…
Mas desconfio que agora, o BdC tem como aliado um outro grupo de média. Em véspera de julgamento mediático, que pode abalar aquele grupo de média, meterem-se com o MF foi darem uma bazucada no pé.
O Fernando Mendes, um dos gajos que arranjou a confusão (juntamente com o Acuña e outro jogador que agora não me lembro) ia mesmo contar coisas que ninguém sabe e que o podiam levar à cadeia. Estou mesmo a ver.
O BdC igual, quem quis estar atento ao processo esteve e sabe a maioria das coisas, quem não quis não vai querer saber agora. A menos que diga algo sustentado em provas que implique criminalmente outras pessoas o interesse é 0.
Acho que uma pessoa que tem provas dadas na vida do crime, terá pouca credibilidade, pelo menos para mim.
Nem se trata de 2ª oportunidade, mas no caso dele já deve ir na 10ª.
A pergunta que faço é quanto é que a cmtv pagou pela entrevista?
Claro, ele melhor que ninguém sabe o que dizer ou não dizer. A cena é que até criminosos podem ter informação interessante e fidedigna, se a contam ou não depende do que têm a ganhar. Para o Fernando Mendes não há nada a ganhar para além do dinheiro, e isso ele ganha dizendo algo relevante do ponto de vista jurídico ou lendo um poema da Florbela Espanca.
Informação ele tem.
Revelará ou não, não por ter consciência moral, aliás o seu histórico de vida é revelador da falta dela, mas do interesse que terá para ele e a sua sobrevivência.
Como dizia o outro, basta lhe darem o guião certo. E pagarem, claro.
Repara que eu não coloco em causa o talento do Darwin.
Coloco em causa é a veia artística que leva um sportinguista a defender mais os rivais que os seus próprios diariamente.
Não ando à procura de seguidores, nem tampouco percebi o que iria a votos.
Mas isso é só conversa, o foco está nesse empenho na defesa do rival por oposição ao criticismo permanente do nosso clube. Isso é que é de artista. E aqui há vários 10
Não consigo perceber a compra do Darwin pelo Liverpool ou o pep lijnders consegue operar um milgare na evolução técnica do Rapaz ou vai ter muitas dificuldades. Só joga alguma coisa com epaço para usar a força incrível que é o que o diferencia. Aliás só faz a época que faz porque o Benfica descamba e joga muita vezes em transição na segunda metade da época.
Ainda andam atrás do BdC?
Pensava que o circo já tinha acabado.
Pelos vistos , o acordo com a jl, também tem a ver com tempo de antena na M… tv.
É muito estranho que, após o grande acordo com aquela claque, se venha dar tempo de antena a um dos principais instigadores do que aconteceu em Alcochete.
Será que, o varandas ainda tem pesadelos com o seu envolvimento , em todo o processo?
É que é uma coincidência muito grande desenterrarem Alcochete e BdC no mesmo dia que sai a data do início do julgamento.
Mas devem ser só coincidências.
só pode ser esse porque o resto ligado a alcochete já foi morto e enterrado na justiça, nem as queixas na PGR deram em nada porque foram vistas como vendetta pessoal de BDC
Isto realmente. A malta mata-se a debater. É engraçado. O problema é que quem decide não deve ouvir ninguém fora do “inner circle” e, segundo dizem,, ligam zero “às redes sociais”, nem governam para elas, nem se deixam ser governados por elas. No fundo, todos nós queríamos um clube tão bem gerido, tão consistentemente competitivo, tão ganhador.. que estes debates se esgotariam, naturalmente. Quanto mais a acirrados são os debates aqui na Tasca, e noutras tascas (com minúscula, atenção), mais me convenço de que as coisas não estão bem. Quanto maior o sucesso, menor o debate. Não tinha que ser assim, mas em Portugal, regra geral, aplica-se este princípio. A julgar pelos insultos cruzados, embora disfarçados, diria que a gestão do nosso clube não é consensual, nem nos promete, de forma genericamente credível, amanhãs que cantam. Bem gostava que assim não fosse, acreditem, com estes dirigentes ou com outros. As críticas, com excepções que não subscrevo, não são pessoais – têm a ver com ideias e com a forma de as executar. De vez em quando, é bom relembrarmos estes “basics”.
Trincão, para estar em Lisboa e “palavras” dele ontem, devia estar por detalhes.
Até para o outro Italiano ontem, dar como oficial é porque alguma razão devia ter.
Mas já são negociações muito demoradas.
Vi hoje as declarações do Salvador, parece que o Porto também está interessado no Horta e o próprio Salvador já disse que com o Porto é muito fácil negociar.
Ora o Benf@s parece estar a vir com tudo (mesmo com quase 40 jogadores em estágio)…com o Trincão em Lisboa e esta demora a negociar, vamos lá ver se não temos uma nova “novela” por ai.
Horta no Porto para azia dos Benf@s e eles ficam com o jogador “certo” no Sporting Trincão, para acalmar os críticos.
Vamos ver.
Fábio Silva out do Wolves, 20 anos, reforço mais caro do Wolves, nem um golito marcou este ano, a verdade é que saiu muito cedo para pagar salários no Porto.
Continua a ter potencial, será importante saber onde vai jogar este ano, dizem Bélgica.
Max na Lázio e será o dono da baliza, tomou a melhor decisão ao querer sair no ano passado.
Nani na Austrália.
Isso não é só assim, Trincão está numa fase que quer ser treinado pelo seu treinador de confiança, que o lançou e que vai relançar a sua carreira, tudo é possível e logicamente para o Barça tudo o que vier a mais é lucro, para o jogador é diferente. Mas no futebol tudo é possível, enquanto não estiver preto no branco
✍ ASSINADO. Trincão já é jogador do @Sporting_CP . Empréstimo do @FCBarcelona com obrigação de compra. Sporting paga 3 milhões de taxa de empréstimo e no final é obrigado a pagar mais 7 milhões – negócio de 10 milhões de euros por 50% do passe. https://t.co/FAW3cyd9HW
Pepa bate com a porta no Vitória de Guimarães.
Muito por este tipo de situação este gajos que tinham mais potencial que o Braga…estão a anos luz dos rivais.
Vitória Sport Clube informa que o treinador Pepa e respetivos adjuntos foram afastados do comando técnico do plantel principal de futebol, cuja liderança será assumida por Moreno Teixeira, com efeitos imediatos e permanentes. Moreno Teixeira comandava a equipa B vitoriana, e orientará, já nesta quarta-feira, a equipa principal no jogo de preparação frente ao SCU Torreense.
Muita bola na Espanha mas oportunidades de golo nem por isso. E ainda foram beneficiadas ao perdoarem a expulsão da Paredes – já custa a aceitar que a árbitro tenha feito vista grossa, quanto mais o VAR deixar passar um lance destes, em que a avançada vai isolada e é escandalosamente agarrada e derrubada pela defesa.
1ª parte com sinal mais da Alemanha mas boa réplica da Espanha, num jogo relativamente equilibrado.
Na 2ª parte a Alemanha limitou-se a deixar a Espanha ter a bola e a controlar o jogo. A Espanha parecia estar a jogar contra uma parede! Mas tem boa equipa e boas jogadoras. Com a Putellas e a Hermoso podiam aspirar a ganhar isto. Assim acho complicado.
Alemanha, França e Inglaterra são, para mim, as favoritas, de longe.
Quando se defrontarem devem ser jogos bem interessantes.
Não existe (talento)? Há muitos favores a pagar a muita gente?
O que se passa?
Não é colocar 7 ou 8 da Academia a treinar com a equipa e nenhum aparecer. Já o ano passado foi uma coisa muito trouxa a este nível. A Academia tem um gap de qualidade, é isso?
Há um enorme gap!
É por isso que estamos a contratar 50% de vários jogadores jovens para as próximas épocas.
Com alguma sorte surgirá nos próximos 4 anos algum jogador que possa ir entrando nos minutos finais dos jogos…
Mas se Quaresma, jovane e outros do género é que estariam para jogar e são todos afastados. Que interessa os de 17 ou 18 lá andarem? Porque não se assume que as lacunas do plantel são obrigatoriamente colmatadas pelo talento da academia?
Acho que direções e treinadores só entenderão isso quando for OBRIGATÓRIO. Não sei como fazer isso…
É triste para quem bate no peito a dizer que aposta em formação!
Mas o Jovane não jogou já no Sporting? Mesmo antes do RA.
Não foi importante nas conquistas do passado?
Até parece que foi alguém que não teve minutos ou não foi aposta.
E que outros falas? Pedro Mendes? Chaby? Neste momento os “melhores” e mais “preparados” estão no estágio com a Equipa A.
Quaresma foi lançado por RA, vai ser emprestado de novo.
Temos de aguardar 3,4 anos. Até lá temos Esgaio para qualquer emergência.
Nas grandes escolas de formação europeias, como a Holandesa, acontece o mesmo, jogadores de 17/18 anos participam nas pré-épocas e jogam alguns minutos nas Taças e no final dos jogos para queimar tempo.
Só quando chegam aos 22/23 anos é que integram o plantel…
Vou aqui, fazer uma sugestão, que não agradará muito aos empresários.
Mas o objetivo, será ou seria, responsabilizá-los um pouco mais perante os clubes, ou melhor, perante as indicações de jogadores que fazem aos clubes.
É que é dos melhores negócios da vida é ser empresário de jogadores.
Porquê ? porque não existe qualquer tipo de risco.
Passo a explicar a minha idéia, que deveria ser aproveitada pela FIFA.
Ora bem.
Espero que me percebam. Não vou falar em nenhum empresário em particular, falo apenas nu empresário de jogadores em geral.
Um empresário A tem um jogador que pertence ao clube X, negoceia o jogador com um clube Y, depois da transferência cobra por exemplo 10%ao clube X
Esse clube Y, mais tarde, vende o mesmo jogador , por exemplo porque não teve êxito, a um clube Z, como não teve êxito, esse empresário A, deveria devolver 5% dos 10%, que obteve com a anterior transação, não pagaria, mas ajudaria a que o prejuízo do investimento feito pelo clube Y e que não resultou, fosse menor. E assim sucessivamente.
O empresário A, nunca ficaria a perder, ganharia só menos, a diferença de 5% para 10%. Se o jogador rendesse ou tivesse tido êxito o empresário, ficaria com os tais 10%.
Depois acredito, que poderia haver aqui, nestas transações, algumas alíneas, como o ter êxito na primeira época e não ter na segunda, por exemplo, enfim, várias alíneas. Têm que começar a ter mais responsabilidade no risco de os clubes apostarem neste ou naquele jogador, já que perder nunca perdiam na mesma.
Acredito, que se fosse assim, os empresários teriam mais cuidado com os jogadores que indicavam.
Não sei se me fiz entender na explicação.
Á que começar a legislar as ações e negócios dos empresários de futebol.
Penso eu de que.
e que culpa tem um empresario se o jogador tem problemas de adaptaçao, o treinador n aposta nele, ou o clube muda de treinador e o jogador que era aposta, deixa de o ser.
Expliquei-me, numa determinada altura mal, não devolvia 5% dos 10%, devolvia sim, metade dos 10%, ou seja, 50% dos 10%.
Se o empresário ganhou, por exemplo 5 milhões, devolveria ao clube inicial, que vendeu 2,5 milhões.
E ganharía só 2,5 .
Como se vê, ganharia sempre, o clube que falhou a contratação, não recuperaria todo o dinheiro investido, mas era como se fosse, uma consolação.
E os empresários, pensariam duas vezes nos jogadores que representavam e indicavam.
Todas essas coisas, requeriam, alíneas de condições.
Se o jogador não se adapta, é porque é um jogador, cujo poder mental, também não será muito competitivo, e o empresário também terá que estudar o género de jogador que tem, não só os clubes.
O ter êxito, é o clube por exemplo, apostar na sua regular utilização, mesmo que por lá fique uma série de anos e não saia, mas se tiver uma certa quantidade de jogos utilizado, é porque serve a esse clube.
Enfim, existiria uma série de alíneas.
Bem entendido ?
Mas posso estar a pensar mal, admito.
Mas seria uma linha de partida.
Que á medida que os anos fossem passando, estas idéias iam amadurecendo.
Isto que explanei, foi só o intuito de pensar o futebol.
Longe de mim, tentar prejudicar alguém, mas os clubes gastam, milhões e milhões com negócios ruinosos de aquisições de jogadores.
E compensações ? Zero.
Quem diz 50% dos 10% recebidos, poderia ficar ao entendimento entre os clubes e os empresários.
É que isto, não existe tão só a preocupação dos ganhos, isto ainda era o menos importante, o importante era a indicação de jogadores de qualidade ou de alguma qualidade, este seria o fator principal.
12 Julho, 2022 at 7:15
#Trocas e Baldrocas / Silly Season
saldos rebajas sales soldes saldi залишки
■ Noticia do dia:
Rodrigo Rêgo (FC Eindhoven)
Rafael Fernandes (Arouca)
■ Transferência de Pasquim, rumores, a arte de deitar o barro à parede:
• Matheus Araújo (Corinthians)
• Samuel Lino (atl. Madrid)
• Ayase Ueda (Kashima Antlers)
• Al Musrati (Braga)
• Djeidi Gassama (PSG)
• Darío Osorio (Universidad do Chile)
• Simon Bokoté Banza (Lens, emprestado ao Famalicão)
• Lucas Robertone (Almeria)
• Paulinho (Bayer Leverkusen)
■ Emprestados novinhos em folha, afinadinhos e atinadinhos, leva 2 paga 1:
Filipe Chaby
Contrato até: 30/06/2023
27 anos/ Médio Ofensivo
Eduardo Quaresma
Contrato até: 30/06/2025
20 anos/ Defesa Central
Eduardo Henrique
Contrato até: 30/06/2024
26 anos/ Médio Defensivo
Rodrigo Battaglia
Contrato até: 30/06/2023
30 anos/ Médio Defensivo
Andraž Šporar
Contrato até: 30/06/2025
27 anos/ Avançado PL
Idrissa Doumbia
Contrato até: 30/06/2024
23 anos/ Médio Defensivo/
Tiago Ilori
Contrato até: 30/06/2024
28 anos/ Defesa Central
Luiz Phellyppe
Contrato até: 30/06/2024
27 anos/ Avançado PL
Joelson Fernandes
Contrato até: 30/06/2023
18 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
Carlos Jatobá
Contrato até: 30/06/2023
26 anos / Médio Centro
Marco Túlio
Contrato até: 30/06/2023
23 anos / Avançado
Tiago Tomás
Contrato até: 30/06/2025
19 anos / Avançado
Jovane Cabral
Contrato até: 30/06/2023
23 anos / Avançado
Geny Catamo
Contrato até: 30/06/2025
21 anos / Avançado
Renan Ribeiro
Contrato até: 30/06/2023
32 anos / Guarda Redes
■ ENTRADAS – 46.1 M
Jeremiah St. Juste – 9.5 Milhões
Pedro Porro – 8.5 Milhões
Diogo Abreu – 1.3 Milhões
Ruben vinagre – 10 Milhões
Morita – 3.8 Milhões
Franco Israel – 1 Milhão
Jesús Alcantar -?
Rochinha – 2 Milhões
Papuna Beruashvili – ?
Francisco Trincão – 10 Milhões
■ SAÍDAS 58 M
Pablo Sarabia – devolução ao remetente
Feddal – fim de contrato
Nuno Mendes – 38 Milhões
Bruno Paz – Konyaspor – custo 0
João Virgínia – devolução ao remetente
Anthony Walker – rescisão – custo 0
Rafael Fernandes – rescisão – custo 0
Diogo Brás – rescisão – custo 0
Pedro Marques (NEC) – custo 0
Gonçalo Costa (Portimonense) – custo 0
Bruno Tavares (Pafos FC) – custo 0
Vinagre (será verdade ?) – empréstimo
Goncalo Esteves (Estoril) – emprestimo
Pedro Mendes (Rio Ave) – ??
Rafael Camacho – Aris de Salónica
Palhinha – Fulham 20 milhões
Gonzalo Plata – 4 milhões
Rodrigo Rêgo – 0
Rafael Fernandes – 0
12 Julho, 2022 at 10:41
Saídas 62M (38+20+4)
SL
12 Julho, 2022 at 11:29
Tks
12 Julho, 2022 at 7:49
https://leonino.pt/magico-kiko-costa-volta-a-levar-tudo-as-costas-video/
O que este Boy de 17 anos faz é monstruoso.
12 Julho, 2022 at 9:22
Kiko é máquina. O mano Martim tem o portfólio mais desenvolvido a nível de soluções de finalização. A lesão grave que sofreu provocou uma normal diminuição de capacidade física, que espero que gradualmente vá recuperando. No porto sabem que a cobiça por Pedro Valdes, possívelmente os impediu de chegar à final four da Champions, temos pena….
12 Julho, 2022 at 9:22
Trincão tremido? Fechem logo esse menino e acabem de vez com esta novela!
12 Julho, 2022 at 9:27
Então Nalgas? Calma…confia!
Z
12 Julho, 2022 at 9:35
Parece a novela Cavani…
12 Julho, 2022 at 10:09
Tal e qual.
12 Julho, 2022 at 9:41
O Fabrizio deu como certa a transferência anteontem, hoje parece que decidimos fazer exigências de última hora. Não sei o que se passa, mas quanto mais mexem pior o negócio vai ficando. Só espero que não dê ainda mais merda.
12 Julho, 2022 at 9:43
Nós? Exigências de ultima hora?
É estranho…o contrário parece mais provável…
12 Julho, 2022 at 10:10
É o que dizem os jornais. As exigências do Barça parecem-me ser de receber o dinheiro o mais rápido possível, as nossas devem ser de pagar o mais tarde possível. Parece-me claro que os dois clubes querem o contrário, mas o Sporting quer mesmo o Trincão daí sujeitar-se a um negócio tão merda. De qualquer maneira, não ficaria chocado que agora para o fim o Sporting tentasse subir % do passe.
12 Julho, 2022 at 10:13
Para avaliar o negócio vou deixar chegar ao fim.
Sempre disse que achava possivel ir buscar o Trincão por entre 10 e 15M a totalidade do passe.
Isto são não vai ser possivel por aquilo que disse antes. Jorge Mendes terá prometido ao Barcelona que lhes garantia negócio para o Trincão na altura da compra e agora está a arranjar-lhes solução.
12 Julho, 2022 at 10:10
Pois eu vi! Tudo dado como certo e está garantido no estágio no algarve e tudo mais e entretanto o homem anda a passear por Lisboa e não há maneira de termos bacalhau com o Varandas.
12 Julho, 2022 at 9:59
O meu filho de 9 anos disse há uns dias: “Ricado Horta irá acabar por ir pro Sporting “
12 Julho, 2022 at 10:11
Não ficaríamos mal servidos também.
10M + Jovane?
12 Julho, 2022 at 10:36
Tinha piada…
Preferia dar o dinheiro do Horta pelo Trincão mas que tinha piada, tinha…hehehe
Acho que não foge aos lampiões. Mais cedo ou mais tarde vai lá parar….
12 Julho, 2022 at 10:56
Pode não fugir mas vai custar…o trolha ficou lixado com a postura do rui.
E o porto parece que está à espreita e com boas relações depois do negócio do central.
12 Julho, 2022 at 11:46
Tanta merda para ir buscar o Trincão, e estou mesmo a ver que vai ser um daqueles fetiches do Amorim tipo Esgaio, Paulinho ou Vinagre…
Espero sinceramente enganar-me, e que ele me cale…
12 Julho, 2022 at 9:43
Acho que já percebi como é o nosso modelo de contratação de jogadores.
O Amorim pede.
O Viana pergunta ao Varandas que por sua vez pergunta ao Zenha quanto dinheiro ainda há para gastar e até onde se pode arriscar.
Depois do Ok do Zenha que de gestão financeira não me dá grande tranquilidade, depois do Ok do Varandas que de gestão financeira e desportiva e conflitos e (…) o Viana fala com o Mendes para ver se é possível trazer o jogador em questão.
Depois entra o Mendes que fala com o clube e negoceia, dentro do valor estipulado, a melhor forma de o trazer para o Sporting.
Não o melhor negócio para o Sporting, mas o possível para seduzir o clube vendedor.
Neste negócio do Trincão ficou bem claro este sistema.
Senão vejamos:
-3M taxa de empréstimo + 7M de compra definitiva de 50% do contrato…aqui fica visível qual a nossa disponibilidade financeira.
-Barcelona fica com a possibilidade de recompra por 13M 1º ano, 15M 2º ano e 17M no 3º ano….e nós ficamos com alguma possibilidade de compra do restante do passe? até agora nada foi dito e para mim estes 2 parâmetros do negócio mostram que o negócio foi feito de maneira a libertar o jogador apenas e não se pensou minimamente no Sporting, ou seja, o Mendes apenas trabalhou no sentido de trazer o jogador e seduzir o Barcelona.
O Sporting? O Sporting pode dar-se por satisfeito por trazer o jogador que o Amorim queria.
Desportivamente o resultado desejado até pode ter sido conseguido.
Financeiramente, não me parece termos sequer negociado, quanto mais ser um negócio vantajoso para o Sporting.
Podemos até realizar um bom encaixe se conseguirmos potenciar o Trincão e vendermos por 40M, mas não assegurarmos a possibilidade de comprar o remanescente e o valor estar já estipulado assim como está a recompra por parte do barcelona, a mim parece que em termos de negócio o Sporting nem existiu.
O negócio fez-se de acordo com aquilo que o Barcelona quis e pelo dinheiro que o Sporting podia dar.
Sabe-me a pouco.
12 Julho, 2022 at 9:50
Já para não dizer que se de facto potenciarmos o jogador e houver possibilidade de venda por mais de 13..15…17M o barcelona se quiser dinheiro fácil é só recomprar e negociar com o clube que o quer levar do Sporting.
12 Julho, 2022 at 9:54
Vou esperar pelo fim (se ele chegar) para perceber os termos finais do contrato.
12 Julho, 2022 at 9:53
O Barcelona deu mais de 30 milhões pelo jogador…. e está agora a vender por 10 milhões por 50% do passe. Não sei como é que isto pode ser do interesse deles.
12 Julho, 2022 at 10:04
Vais partir do pressuposto que o jogador vai valorizar no Sporting e que o Amorim o vai colocar a jogar à bola ou é só para desconversar?
Até porque se não valorizar ao menos o barcelona foi buscar 10M por um jogador que acabou para o futebol.
Dito isto partimos da 1ª premissa.
O jogador valorizou.
Se valorizar, podemos partir do principio que o jogador voltará a valer o 30M pelo menos? Valor de referencia do jogador quando saiu do braga.
Se acontecer no 1º ano o barcelona recompra por 15 e vai buscar à cabeça mais 15M a juntar ao 10 que o Sporting já deu e portanto reduz o prejuizo para 5, ignorando a parte que os ingleses tem direito.
O Sporting em vez de ganhar 30 ganha 15 por um jogador que custou 10, ou seja num negócio de 30 ganha 5, ignorando comissões e outras merdas.
O Sporting neste momento, acreditando que vai potenciar o jogador devia neste momento de “fraqueza” negocial do barcelona assegurar um melhor negócio para o clube no futuro.
Até ver nada disso foi feito.
Portanto sim, financeiramente é melhor negócio para o barcelona que para o Sporting a pensar no futuro.
12 Julho, 2022 at 10:08
O Barcelona só quer vender o Trincão pelo valor que comprou porque tem o Jorge Mendes e o Jorge Mendes gosta de garantir isso…
Como seria possivel um clube comprar um jogador completamente fora do preço de mercado na altura, esse jogador flopar e depois andar a querer vender pelo preço que o comprou? Só porque o JM o terá garantido por causa dos negócios dele com o Barcelona.
E por isso o Barcelona já recebeu 6M para ele não ficar no Wolves, vai receber 10M por 50% e provavelmente haverá clausula para receber outros 10M por outros 50%. Com um ou outro acerto noutra transferencia faz os 30M que deu à cabeça.
Sim…e o Sporting é aqui o veiculo para o JM cumprir o que prometeu.
12 Julho, 2022 at 10:12
E porque não assegurar desde logo a possibilidade do Sporting, querendo, dar mais 10M pelos outros 50%.
Essa falta de habilidade de negociar é que me faz confusão.
Parece que do lado do clube não há força na negociação para garantir cláusulas que nos beneficiem.
Parece ser o caso do Trincão, foi assim com pote, tabata, paulinho, esgaio, edwards…
12 Julho, 2022 at 10:14
Eu lembro-me de ler que sim, que garantia isso. Até como clausula obrigatória mediante X jogos ou lá o que era…
Mas vamos ver. Para isso prefiro esperar por estar tudo + claro no negócio se ele for fechado…
12 Julho, 2022 at 10:16
Eu acho que era quando se falava nos 20M por 100% do passe à cabeça.
Mas entretanto o Zenha já deve ter vindo dizer que para já haviam 3M para dar e 7 lá mais para o fim do ano.
Sim veremos como fica o negócio no fim, mas não tenho grande confiança, pelo histórico que temos tido ao nível de negócios e ao nível da transparência.
12 Julho, 2022 at 10:19
Só não percebo a capacidade de se comentar um negócio que ainda não foi apresentado.
12 Julho, 2022 at 10:21
Quando vamos à tasca dizemos o que achamos e o que sabemos.
Neste momento falamos do que achamos.
Depois quando for apresentado falaremos do que sabemos.
Sem qualquer rigor cientifico, em ambos os casos, diga-se de passagem.
Isto se o caríssimo deixar, claro.
12 Julho, 2022 at 11:15
Isto é uma Tasca. Cada um opina o que acha que deve opinar…
Por isso é que há aqui gente a dizer que o Sporting está bem, só porque o futebol melhorou… As contas serem más, os negócios serem fracos, no geral, nem interessa.
12 Julho, 2022 at 11:24
É a chamada ditadura de opinião.
Coisa bafienta mas que resiste na face da terra.
E como a vida é feita de ciclos, há alminhas que querem o regresso de certas práticas.
12 Julho, 2022 at 11:35
Claro que sim, cada um tem direito à sua opinião! Efetivamente, eu também posso não gostar do negócio e acreditar que é o negócio possível para quem não tem dinheiro (isto pelo que vamos lendo nos diversos pasquins).
Agora a conversa parece sempre a mesma de criticar qualquer negócio e negócio bom é sempre o do Slimani.
Quanto às contas, voltamos ao mesmo de sempre: fazem-se no fim!
SL
12 Julho, 2022 at 11:47
Portanto tu podes não gostar do negócio, os outros não.
Portanto tu podes acreditar que é o negócio possível para quem não tem dinheiro, mas os outros não se podem pronunciar sobre ele correndo o risco se serem queimados na fogueira.
Depois és tu a deduzir que eu só acho o negócio do Slimani bom.
Quantos às contas, já há imensas provas dadas que as contas são mal feitas, que tu as ignores é problema teu.
Agora deixa as pessoas terem a sua opinião, se não te fizer muita confusão.
12 Julho, 2022 at 12:41
Não vás por aí…
12 Julho, 2022 at 12:52
Sssshiiiuu! Isso diz-se?
12 Julho, 2022 at 10:17
A habilidade é sabida e não é de hoje.
20 milhões pelo Trincão? Epá, muito caro não pode ser.
10 milhões por 50% do passe??? Epá, já nos parece bom negócio, bora lá avançar.
🙂
E há um aspecto importante a referir aqui. Trincão custou 31 milhões, mas do outro lado o Abel Ruiz foi valorizado quase em 10, o que tb não era o seu preço de mercado.
Aqui o Sporting poderia oferecer no maximo 15 milhões pelo jogador, exactamente pelas razões que aponta o Tiago. Trincão depois de ser vendido, flopou em Inglaterra e em Espanha.
Nunca na vida pode ter um valor de mercado semelhante, ao que tinha anteriormente
12 Julho, 2022 at 10:19
15M concordo, seria o valor dos 100%.
Mas como disse e o TCL por outras palavras também é um negócio feito pelo Mendes e não pelo Sporting.
Ao Sporting cabe ter o jogador. O resto é lidar.
É triste mas é assim. Não temos quem tenha os tomates no sitio e habilidade para tal, para tomar o controlo dos destinos do clube e fazer mais por ele.
12 Julho, 2022 at 12:20
“Como seria possivel um clube comprar um jogador completamente fora do preço de mercado na altura, esse jogador flopar e depois andar a querer vender pelo preço que o comprou? ”
Já nem me lembro do nome do guarda-redes do benfica com que aconteceu isso. Nos negócios mendes nada é impossível.
12 Julho, 2022 at 12:23
Há muitos exemplos….mas só existem pelo JM ou esquema…
Roberto. Imbula. RdT. Etc….
12 Julho, 2022 at 13:04
Roberto
12 Julho, 2022 at 10:59
O modelo é dar ao Amorim aquilo que ele pede. É claramente um treinador que sabe o que quer para a equipa e tem os seus alvos definidos. Os jogadores que vêm são para acrescentar. Não há cá paletes de jogadores.
O papel do Varandas e do Zenha é analisar o pedido, perceber a sua viabilidade e dar o aval ou o veto para a contratação. Até agora, têm atendido a praticamente todos os pedidos do treinador, que em troca entrega troféus para o museu. Também entrega camiões de dinheiro da Europa. Recentemente tem também aperfeiçoado a arte da valorização de ativos. Jackpot com Nuno Mendes. Encaixe substancial com João Palhinha. Há mais no forno para assegurar o futuro.
O Mendes entrará em alguns, não sei se todos. Jogadores que estão fora da sua alçada que o Sporting queira trazer, não me parece que seja chamado. Por exemplo o Porro, não tenho ideia de ter passado pelo Mendes.
Relativamente aos moldes do negócio, vou aguardar pela confirmação para fazer um comentário com maior propriedade. Terei em consideração que se trata de um ativo por quem o Barça deu mais de 20M + Abel Ruiz há apenas dois anos, pelo que é natural que não queiram aceitar qualquer coisa.
A opção de recompra do Barcelona não me choca. É aliás prática bastante comum, quando um tubarão europeu liberta um jovem jogador das suas fileiras, colocar uma cláusula dessas como salvaguarda. Aliás, é prática comum também no Sporting a cláusula de recompra quando libertamos jogadores.
O Sporting pode dar-se por satisfeito por conseguir fechar um jogador deste calibre vindo do Barcelona. Um jovem internacional português, um dos maiores talentos da sua geração e um pedido expresso do treinador que trabalhou com ele. É o casamento perfeito.
Financeiramente será um jogador que dificilmente vai deixar um saco de dinheiro ao sair. Isto mais parece uma espécie de empréstimo empacotado, só que neste caso, se o jogador valorizar durante o período em que está no clube, podemos recuperar o dinheiro que investimos nele, o que não aconteceria se fosse mesmo um empréstimo.
Os riscos desta política de % de passe partilhado já foi aqui amplamente discutida e tem razão de ser. Se olharmos para a frente de ataque, onde por norma os jogadores mais valorizam pois são os que marcam golos, em 22/23 os jogadores que temos é tudo com % de passes partilhados ou com pouco potencial de venda. Pote, Edwards, Trincão (a confirmar), Tabata ou Fatawu (aqui diz que há opção de comprar 50%) têm a questão das %. Paulinho e Rochinha, pela idade, não os vejo a valerem um saco de dinheiro no futuro. É aqui que a gestão tem que ser pensada ao pormenor, para garantir que temos jogadores “inteiros” que possam garantir um encaixe avultado, essencial para as contas do clube. Será portanto essencial que se continuem a promover jovens, sendo que em simultâneo, também tal significa que teremos pouca capacidade para retê-los mal expludam.
Para já tem corrido bem, aumentou-se o nível, sabendo que estamos a um ano que corra mal (fora da champions) para eventualmente colocar todo o projeto em causa.
12 Julho, 2022 at 11:59
Cuidado com os idolos de pes de barro.
Eu gosto muito do Amorim, é um upgrade brutal em relacao à maior parte dos treinadores que tivemos nos ultimos anos (JJ, Marco Silva e Leo Jardim incluidos), mas nem tudo o queo homem faz é perfeito.
Nos teus comentários parece que ele nao comete erros nenhuns, e os fetiches dele ja nos custaram algumas dezenas de milhoes de euros em Paulinho, Esgaio, e Vinagre, sem o respectivo retorno desportivo. É que se um Rochinha, ou um Morita nao renderem, ok, o rombo financeiro não é assim tão grande. Mas andar meses a fazer finca pé por gajos de 10 ou 20 milhoes, que depois sao para emprestar, ou para tirar da equipa porque o ataque rende mais sem eles, já á algo a que um clube como o Sporting que tem problemas financeiros nao se pode dar ao luxo.
No deve e haver, estamos melhor com o Ruben, sem duvida. Entre flops e acertos nas contratacoes o saldo é bastante positivo (em termos desportivos, financeiros nao tenho tanta certeza, teria de fazer contas). Mas daí a dizer ‘amen’ a todas as decisões dele vai um caminho grande…
12 Julho, 2022 at 12:24
Só tenho a apontar o Viangre durante o seu legado e podemos incluir o Slimani, por motivos diferentes.
Em quase duas dezenas de jogadores que chegaram sob a sua alçada, não vamos aproveitar devidamente dois, é algo bastante positivo a meu ver.
Eu gosto do Paulinho e tem jogado bem.
Esgaio revelou-se muito útil e a equipa continuou a ganhar, ainda que na minha opinião possa entregar bem mais, dado que foi algo mediano.
12 Julho, 2022 at 12:56
Dos PdL mais fracos que vi a finalizar no Sporting nos últimos 20 anos. A mudança tática do Amorim e a utilização do Tabata no meio na fase final são prova disso.
12 Julho, 2022 at 13:14
O Tanaka termina em beleza.
“No deve e haver, estamos melhor com o Ruben, sem dúvida. Entre flops e acertos nas contratações o saldo é bastante positivo (em termos desportivos, financeiros nao tenho tanta certeza, teria de fazer contas). Mas daí a dizer ‘amen’ a todas as decisões dele vai um caminho grande…”
E quando olhamos para Paulinho, Esgaio e Vinagre começo a colocar em causa o aproveitamento desportivo.
Coloco a questão.
E se não tivéssemos sido campeões em 2020/2021?
Teria a mesma conclusão?
As contratações não têm sido esse acerto todo que se fala.
O que se tem revelado fulcral para o sucesso do clube é a forma como Amorim comunica com os jogadores e coloca a equipa a funcionar como tal. A entreajuda e o dar tudo cada jogo foi o que fez do Sporting campeão, e uma ou outra circunstancia envolvente.
Logo, para mim a estratégia do clube está baseada no treinador.
E isso para mim é preocupante.
12 Julho, 2022 at 13:28
Supostamente estava com défice físico.
12 Julho, 2022 at 13:33
🙂
12 Julho, 2022 at 13:12
“e podemos incluir o Slimani”
Podes excluir o Slimani.
Não foi ele que o pediu.
12 Julho, 2022 at 15:24
Qual é a utilidade do Esgaio, sinceramente?
Foi util para perder 3 pontos nos Açores?
Foi util para levarmos 5 do Ajax com ele a central?
A serio, tirando algumas assistencias que fez, não vi utilidade nenhuma na época passada.
Em relação ao Paulinho… Um gajo que é avançado centro e que custa 20 e tal milhoes de euros nao pode marcar menos de 15 golos por época. Menos disso custaram Liedson, Slimani, Bas Dost, e marcaram muito mais.
12 Julho, 2022 at 14:53
Sim, damos ao RA o que pede porque ele sabe o que quer etc…e é interessante que ele só quer jogadores do JM. Nuns casos acertou… noutros, para um clube sem dinheiro, é um absurdo.É obviamt um conluio para proteger os seus interesses, dos 2. O SCP vem logo logo a seguir.
12 Julho, 2022 at 14:54
A sério?!
Nisto tudo tu achas que é o Amorim que está feito com o JM e não a direção do Sporting?
12 Julho, 2022 at 15:07
A direção não sabe negociar, ponto final.
O Viana tem como contactos o Mendes e o Antero.
O resto é deixar que eles façam o que têm a fazer para trazer o atleta que o Amorim quer para o lugar.
12 Julho, 2022 at 10:20
Fala-se nesse trincao há meses. Até já teve direito a fotografia aqui na tasca.
Só espero que seja mesmo bom dado que nunca o vi jogar. Agora não ter calcado em Barcelona e os merdas do Wolves terem pago para não ficado com ele cheira a vinagre por todos os lados. È ter esperança que é bom e acreditar em quem o conhece.
Vai ser preciso muito para fazer esquecer Sarabia. Ainda para mais com um investimento tão grande. Será que o Sarabia com o teto salarial do plantel, preço a pagar ao PSG e prémio de assinatura para compensar a redução de ordenado ficava em 20 milhões (já desconto o ordenado que o trincao vai receber)?
12 Julho, 2022 at 10:37
O PSG só o deixa sair se o comprarem. Neste momento para o tirar de lá deve custar 20M ou mais.
12 Julho, 2022 at 10:59
Parece-me muito caro para um jogador que não tem la lugar. Por 7-10 milhões conseguias. Depois era pagar 10 milhões em prémio de assinatura. Tens aqui um trincao que conheces, foi o melhor jogador da liga o ano passado e nunca passou pelo Wolves (sim, passar por lá é cadastro e não curriculum).
12 Julho, 2022 at 11:12
Supostamente o novo dono do PSG conta com ele. Haviam rumores do interesse do Atlético de Madrid. Começa a época de Mundial e ele está de pedra e cal na seleção. Acho que 10M é uma avaliação muito baixa para um gajo como o Sarabia.
12 Julho, 2022 at 11:13
1 ano de salários do Sarabia equivale a 4 anos do Trincão. Só aí já está um grande diferença.
12 Julho, 2022 at 10:43
O Trincão fez 42 jogos no Barcelona (época de estreia e ainda com Messi). Não me parece que seja um mau registo para um miúdo que tinha 20 anos. Para mim, acredito que possa ter sido mais flop em Inglaterra, mas mesmo assim fez 30 jogos.
12 Julho, 2022 at 10:53
Segundo o transfermarket jogou bem mais em Inglaterra do que em Espanha. Número de golos parecido. 2 em Espanha e 3 em Inglaterra). 680 minutos em Espanha 1400 em Inglaterra. 1 ou 2 assistências em ambos os países.
Espero que seja bom mas os números não convencem muito. Não me lembro mesmo nada dele em Braga e surpreende como sai por 30 milhões para o barça. Depois há 6 milhões como taxa de empréstimo que o JMendes FC decidiu pagar. Não me lembro de nenhum empréstimo tão caro. Negociata há de certeza, pagar bem já percebi que vamos fazer. Resta saber se ao menos joga alguma coisa.
12 Julho, 2022 at 11:06
Estou a acreditar no último ponto – ele é jogador e vai fazer a diferença. Tecnicamente, tem tudo para ser o melhor do Sporting. Vamos ver… só o tempo dirá, mas acredito que o Amorim não vá deixar que o gajo se encoste à sombra.
12 Julho, 2022 at 10:47
Não.
Só ao PSG tinhas de pagar entre 7 e 15M…se não mais. Ele tem mercado em Espanha.
O prémio de assinatura para compensar a redução de salário para o teto salarial (uma diferença por ano de cerca de 3 a 4M por ano limpos) são logo outros 15M a 20M.
Contratar o Sarabia, que nunca terá retorno financeiro e nunca fica a menos de 30M…
12 Julho, 2022 at 10:48
Ok. Tenho dúvidas que saia por esse valor mas vamos ver.
12 Julho, 2022 at 11:01
Se juntares o salário do trincao deves ficar com uma avaliação parecida.
Quanto ao retorno que vamos ter com o trincao… Espero que seja maior do que o que vamos ter com o vinagre.
É trocar o melhor jogador da liga o ano passado por um lobo do Mendes
12 Julho, 2022 at 11:48
Eu parti do teto salarial, ou seja com o Sarabia a ganhar o que o Trincão vem ganhar. Por isso não tens de juntar o salario do Trincão, se não tens de juntar 1,2 ás minhas contas do Sarabia também.
Eu percebo que tenhas duvidas. O Amorim não pode ter. Para este negócio se fazer, o Amorim tem de ter a certeza do que está a escolher…
12 Julho, 2022 at 12:01
Pois, é mais ou menos isso que eu penso…
E vamos ver se estas indecisões com Trincao nao vao acabar por empurrar o Sarabia para um dos rivais…
12 Julho, 2022 at 12:18
O fcp dificilmente tem dinheiro para pagar o salário e slb idem aspas. Sarabia não vem para Portugal.
12 Julho, 2022 at 15:30
Até pode ser verdade.
Mas nos anos que tenho a ver futebol há uma coisa que nunca dou por garantida que é a falta de vontade do Pinto da Costa de nos lixar. Pode ser um trafulhas de todo o tamanho, mas de parvo não tem nada. E acredita que se tiver uma oportunidade para sacar o Sarabia ao PSG nao vai dizer que nao.
E quanto ao salario, nao precisam de lhe pagar o que pagam no PSG. Basta pagarem mais do que o Sporting paga no seu teto salarial, e pelo menos os lamps conseguem fazer isso facil, veja-se o caso do Joao Mario na epoca passada.
Nunca vou subestimar a vontade de lamps e tripeiros de nos lixarem a vida.
12 Julho, 2022 at 16:03
Não duvido pela parte dos rivais. Duvido pela parte do jogador. Aos 30 anos, internacional espanhol, bom profissional e a jogar as barbaridades que joga, arranja quem lhe pague mais e numa liga superior.
12 Julho, 2022 at 16:39
Isso também era verdade na época passada, porque a qualidade do jogador estava lá, e acabou por vir parar ao Sporting…
E o que é certo é que até ao momento, mesmo com toda a qualidade inegável que tem, ainda ninguém dessas “ligas superiores” se chegou à frente…
12 Julho, 2022 at 16:54
O PSG libertou uma lista de dispensas e o nome do Sarabia não consta.
Fica a lista:
1. Icardi
2. Kurzawa
3. Draxler
4. Herrera
5. Wijnaldum
6. Ebimbe
7. Rafinha
8. Sergio Rico
9. Gueye
10. Diallo
Fonte: Le Equipe
Não seguiram para estágio com a equipa.
12 Julho, 2022 at 17:54
Fixe, espero que nao venha a constar mais tarde.
Ele no ano passado também iniciou a epoca com o PSG (ate marcou um golo na jornada inaugural, se nao me engano) e depois acabou por sair.
12 Julho, 2022 at 10:23
Max certo na Lazio por 10M€. O SCP recebe aqui mais 1M€.
Toda a sorte do mundo para o Max, tem tudo para continuar a subir na carreira e chegar à Lazio é meio caminho andando para saltar para um tubarão em pouco tempo.
12 Julho, 2022 at 11:08
Muita sorte para ele e que seja só mais um passo para chegar a um clube Maior!!
Cheguei a pensar que seria o nosso titular por muitoa anos, e acho que tem capacidades para isso.
2gr da nossa formação nos clubes da Capital.
12 Julho, 2022 at 11:18
10% da mais valia não é 1M€. São 550 mil…
12 Julho, 2022 at 11:24
Os outros 500k são do mecanismo de solidariedade.
12 Julho, 2022 at 11:18
Plata bem resolvido.
Foi barato, não resultou, vendeu-se por valores razoáveis e ainda se fica com % de direitos económicos futuros.
Max, por outro lado, é um caso inexplicável.
O Sporting faz 5,5 milhões de euros com ele, o Granada, que manteve Max apenas uma época, faz 4,5 milhões. E entretanto o Max está na Série A, num clube histórico, com 23 anos de idade.
12 Julho, 2022 at 11:29
Quando Max saiu, dizia-se que ninguem paga muito por um redes e como tal dificilmente sairia por mais do que 5 milhões uma vez que é novo e tinha poucas provas dadas.
O Granada desce (o Sporting não fatura o premio) e mesmo assim vende o Max por 10 milhoes 🙂
Será dificil que volte ao Sporting no seu auge….mas quem sabe se não volta tipo Adan
12 Julho, 2022 at 12:00
O Sporting historicamente é um péssimo vendedor de activos, Ponto!!
Os únicos negócios bons/médiso que me lembro foram o Hugo Viana, o Thierry Correia (embora com o cunho do superagente, por isso fico sempre na dúvida) e ultimamente o Wendell..
12 Julho, 2022 at 12:13
Slimani e João Mário e não pagaste comissões.
12 Julho, 2022 at 13:19
E mesmo o Adrien Silva foi um bom negócio.
12 Julho, 2022 at 13:24
Certo, esqueci me desses!
12 Julho, 2022 at 17:39
Esqueceste os 3 melhores negócios do Sporting… 😀 😀 😀
12 Julho, 2022 at 13:56
Negócios como o Thierry Correia nunca são bons… vendes Correia num dia, compras Vinagre no outro…
12 Julho, 2022 at 11:30
A questão do plata, no meu entender não foi resolvido, foi desenrascado.
Se fosse bem resolvido, o Amorim tinha conseguido tirar o melhor do jogador e colocado o rapaz na ordem, mas há imagem do Quaresma e do Jovane, este tipo de casos são assim resolvidos.
Aliás é a forma como o Amorim trabalha e há que aceitar.
Por isso duvido, e o Amorim também, nesta sua jovem fase carreira de treinador, que tenha estaleca para lidar com certo tipo de egos e personalidades de jogadores, daí ainda não estar preparado para dar o salto para treinar outro tipo de clubes.
A questão do Max era complicada. O atleta queria jogar e o Sporting não lhe dava as condições que pretendia.
Se fosse eu a decidir emprestava o MAX por longa duração e logo via depois, no momento em que o ADAN não pudesse mais, se o Max tinha o valor pretendido para defender a baliza do Sporting.
Assim não se assegurou nada, como tem sido apanágio desta direção.
O moderno é viver o momento…
12 Julho, 2022 at 11:58
Max – Eu emprestaria por 2 épocas com cláusula de recompra no estilo do que o Brça quer fazer com o Trincão.
Plata – Concordo, foi desenrascado. Entrava no último ano de contrato e conseguimos praticamente recuperar o investimento de 1,075M por 50% do passe.
12 Julho, 2022 at 12:06
Se fosse por 2 anos, o Max voltaria agora ao Sporting e o Adan ia dar uma volta?
12 Julho, 2022 at 12:30
Agora? Já fez 2 épocas fora?
12 Julho, 2022 at 11:31
Tem pouco de inexplicável. Max faz um ano a titular num ano que não correu bem ao Sporting. O pico de valorização no Sporting de acordo com o Transfermarkt foi uma avaliação de 6M. O Diogo Costa, da mesma geração, com um ano de fcp valorizou de acordo com o mesmo portal para 25M.
Reconhecemos talento ao Max, mas quer dizer, Adán foi um pilar do título. Foi novamente um pilar o ano passado. A nossa baliza está mais que bem entregue. O Max voltou à titularidade, brilhou na liga espanhola numa equipa que desceu de divisão e consegue uma transferência para um clube que vai lutar por lugares de acesso às competições europeias. Está a orientar a vida dele e nós seguimos a nossa. Foi bom para todas as partes.
12 Julho, 2022 at 15:05
Mesmo se Adán em forma dura só mais 1 ou 2 épocas? É preciso antecipar e preparar o futuro. Não se pode esperar que Adán esteja mesmo mal para procurar alguém… Max deveria ter tido 2 anos de empréstimo fora.
12 Julho, 2022 at 16:05
Será que o Granada quereria o Max por empréstimo?
Haveria um clube das big 5 disposto a dar-lhe a titularidade por empréstimo?
Se calhar não e daí a opção.
Em todo o caso o Max não tem a capacidade com os pés que tem por exemplo o Diogo Costa, o que pode levar a que não seja guarda-redes para o Amorim.
12 Julho, 2022 at 16:56
Também não vejo de todo essa virtude no Adán.
12 Julho, 2022 at 16:58
É o melhor guarda-redes que lá temos das últimas duas décadas não?
Para mim Adán é superior ao Patrício.
12 Julho, 2022 at 11:45
Este negócio Trincão é muito estranho, como o são os mediados pelo artista habitual, senão vejamos:
1- Trf do Braga para o Barcelona por 31 ME
– Houve alguém que divulgou as condições de mediação
entre o Braga e JM que permitiu a este receber 7,5 ME !
Será que é apenas serviço de mediação ou inclui % no
passe?
-Houve o contrapeso do Abel Ruiz, o habitual nos negócios
JM
2- Empréstimo ao Wolves por 6 ME ?
-Sim, mas ao que parece adquiriu percentagem do passe.
3- Empréstimo ao Sporting
-O desenho final há-de ter coisas misteriosas para não fugir
ao habitual e não surpreender. Transparência Zero.
12 Julho, 2022 at 11:48
Assim já vais levar como o ditador que está hoje ao serviço.
Negócio bom foi o do Slimani, dirá ele.
12 Julho, 2022 at 13:01
Não sou ditador de serviço! Amo o Sporting como qualquer um que aqui está na Tasca.
Mas pela quantidade de bons negociadores que aqui estão, não sei como não se chegam à frente e avançam com uma candidatura. Ou será que não são sócios?
Abraço Leão Rampante!
12 Julho, 2022 at 13:16
Bons negociadores não sei se serão, mas que terão direito a dizer a sua opinião, disso não tenho dúvidas.
12 Julho, 2022 at 14:32
Não sei quantos tasqueiros (para não dizer todos os Sportinguistas), não conseguiriam gerir o Sporting com 700M de euros.
Não estou a ver tantos gestores com a incompetência de Varandas. Não percebe de futebol, não percebe de modalidades, não percebe de finanças, não sabe negociar…
Houve quem se apresentasse a eleições, com um projecto cujas ideias agora têm sido adotadas pela actual direcção. Infelizmente não ganharam um campeonato e assim foram cilindrados pela “máquina”…
12 Julho, 2022 at 14:38
O campeonato ganho foi a boia de salvação do Varandas.
Ele disse que não se iria perpetuar na direção do clube.
Veremos se não será mais uma promessa que ficará por cumprir.
Ainda estou à espera da declaração de rendimentos que ele prometeu no 1º mandato.
12 Julho, 2022 at 12:01
Transparência à Mendes, transparência à Sporting.
A incompetência em não saber negociar tem um preço. Paga o Sporting…
12 Julho, 2022 at 11:56
O meu filho de 9 anos disse há uns dias: “Ricado Horta irá acabar por ir pro Sporting “
12 Julho, 2022 at 12:18
Hoje a novela do dia é o negócio Trincão.
Desconhecemos os contornos do negócio e não conseguimos prever o resultado final.
Um negócio entre duas partes deveria ter vantagens e riscos divididos de forma a ser boa para ambas. Raramente acontece com o Sporting.
Ontem escrevia que nenhum Clube dependente quase exclusivamente de receitas extraordinárias (venda de jogadores) para sobreviver, como é o caso do Sporting, poderá ter viabilidade a médio/longo prazo.
Este era o cenário em 2014, deixado pela direcção pré-2013:
https://twitter.com/leaodaarrabida/status/1546525092162801664
Este é o actual, em 2022:
https://pbs.twimg.com/media/FXX7HKUX0AAGAvg?format=jpg&name=large
12 Julho, 2022 at 13:02
Bom dia, essa avaliação nem considera as permutas de jogadores e pagamento de salários que foram pagos para termos essas percentagem e ainda faltam aí alguns cujos passes também só detemos parte. É um autêntico desastre, eu já nem vou comentar mais porque cansei. Se vendesses todos os que estão aí nessa lista pelo preço actual do mercado, nem lucro tinhas. Estarei cá daqui a 4 anos para reerguer o clube quando for necessário.
12 Julho, 2022 at 14:50
Boa tarde, Rodrigo.
A segunda tabela parece ter sido retirada do Jornal Sporting.
Este modelo de negócios e a dependência a Jorge Mendes para conseguir vender jogadores não tem qualquer viabilidade possível.
Em pouco mais de 3 anos e meio derretemos toda a almofada financeira que tínhamos, colocamo-nos no carrossel das transferências opacas e o futuro do Sporting numa espécie de raspadinha anual, rezando para ter acesso a LC…
12 Julho, 2022 at 21:39
E estivemos dois anos a contar para o totobola. Dois anos seguidos com champions. Investimento que está agora a correr bem e a começar a pagar.
12 Julho, 2022 at 12:23
Sei de fonte segura que o Trincão despediu-se de Barcelona e está a vir para Portugal de lamborghini
Eis a foto do veículo:
https://d3k0ryy13u1ku5.cloudfront.net/samelib/timthumb.php?src=https://d3k0ryy13u1ku5.cloudfront.net//media/k2/items/src/737344dd8934cc52da9f7f85f2627abb.png&w=550&zc=1&q=90
12 Julho, 2022 at 12:38
Boas máquinas! Os New Holland e os John Deer também.
12 Julho, 2022 at 12:24
Manual de fazer negócios à Sporting…O treinador escolhe os jogadores que quer… os dirigentes compram metade dos passes aceitando a premissa que corre todos os riscos e se o jogador valorizar quem ganha a fatia de leão será sempre o outro clube. Se o jogador for excelente e vender bem, o Sporting nunca recebe o que poderia receber se tiver a percentagem do passe. Se não correr bem, o clube suporta os salários e pagou para ter o jogador um valor mais alto do que o valor de mercado…
Como pelos vistos o treinador é que manda, quem ele não quer é encostado e desvalorizado ao ponto de ser despachado a custo 0, sem qualquer flexibilidade para tentar enquadrar o jogador – Jeovane não tinha lugar na equipa, LP não seria útil como PL? PM esteve bem no Rio Ave, não tem direito a uma hipótese que seja? O treinador é assim tão bom que consegue avaliar a capacidade do Quaresma em 1 semana de treino?
Moral da história, aceitando que a nível desportivo até corre bem, as receitas estão limitadas aos prémios de jogo porque na venda de ativos não vamos ter grande sucesso no futuro…Se correr muito bem a nível desportivo, o único que sai realmente valorizado é o treinador que pode depois sair para um contrato melhor algures ficando o sporting com uma equipa de meios passes construída à medida de uma única pessoa…Quem é gestor percebe facilmente que tem muito para correr mal…porque se baseia numa única pessoa e porque presume que este é 100% infalível…ora, da última vez que verifiquei RA não é Deus, portanto…
12 Julho, 2022 at 12:34
Pode ser que Rubem Amorim aceite gerir o Sporting em regime part-time quando for treinador de outro clube. Vamos ter fé…
12 Julho, 2022 at 13:15
Hahaha é muito boa essa. Uma coisa é certa se saísse do bolso deles não negociavam assim, não são tão burros como parecem, simplesmente estão se completamente a borrifar para o futuro do Sporting e para o dinheiro dos seus sócios, quem vier a seguir que pague. Quantos não conheci do género, putos que estoiram o dinheiro do papá sem olhar para a conta.
12 Julho, 2022 at 13:27
Mesmo a carteira do papá no Sporting já foi estoirada.
A mama do factoring acabou.
12 Julho, 2022 at 13:10
Aleluia!
12 Julho, 2022 at 13:23
“Quem é gestor percebe facilmente que tem muito para correr mal…porque se baseia numa única pessoa e porque presume que este é 100% infalível…ora, da última vez que verifiquei RA não é Deus, portanto…”
Nem mais.
O problema é que há volta de Deus é só anjos caídos.
Tens um clube com uma liderança com falta de capacidade a todos os níveis e vai-se disfarçando.
Amorim disfarça as incapacidades do Varandas.
Mendes disfarça as incapacidades do Viana.
O grupo Apollo disfarça as incapacidades do Zenha.
Como já não dá para fazer mais nenhum factoring ao contrato NOS e jogadores com passes partilhados é um oásis de receita….
Vamos ver…
12 Julho, 2022 at 14:24
Muita coisa junta…..
Deixa ver se consigo pegar por partes.
Num modelo que considero ótimo.
O treinador é ponto central. Todas as contratações devem ter o acordo de treinador, scouting e clube.
Ao clube cabe:
– Escolher o treinador que encaixe na sua filosofia e desejos para gestão da equipa, clube e modelo de jogo.
– Ter um departamento de scouting que dê opções ao treinador e que o ajude a tomar as melhores decisões.
– Estabelecer metas e parâmetros financeiros dentro dos quais tem de trabalhar.
Todas as dispensas têm de passar pelo treinador. Na minha opinião se treinador não quer determinado jogador não deve ser forçado a trabalhar com ele. Dá merda. Invariavelmente. Para o jogador, para o treinador e para o clube. É uma situação em que todos saem a perder. Cabe ao clube procurar colocação para eles ou libertá-los.
O meu problema com a gestão do Sporting é os 2 pontos que estabeleci para o clube. Não temos departamento de scouting que dê hipóteses várias ao treinador e parece que afunilamos sempre nos mesmos nem estabelecemos metas e parâmetros financeiros que permitam ao Sporting a estabilidade financeira (especialmente porque isto está tudo entregue ao Mendes).
Ou seja…em toda a gestão do Sporting, o papel do Amorim ser central eu não tenho nada contra. Acho natural. É assim com qualquer treinador decente. Mesmo discordando de coisas que ele faz eu insisto sempre no mesmo ponto. Já dizia isto na altura do JJ. Quando escolhemos um treinador central para o clube depois quem manda totalmente na equipa é ele. Cabe ao clube dar as melhores condições possíveis para o treinador tomar as melhores decisões possíveis, depois que as contratações sejam feitas dentro dos parâmetros financeiros do clube e das regras definidas à partida com o treinador e colocar os jogadores onde mais for conveniente para o jogador e para o clube.
12 Julho, 2022 at 14:29
Concordando grande parte com o facto de Ruben Amorim ter dado o seu OK a muitos dos reforços, não acho que no caso de Porro, St.Juste ou até Israel este ano, não tenha havido prospeção do clube.
O Sporting privilegiando o mercado interno, por assim tb minimizar o risco na adaptação ao nosso campeonato, faz com que o scouting acabe por ser menos necessário.
Já todos conheciamos o Morita, Rochinha ou Edwards por exemplo, antes de eles viram para o Sporting.
12 Julho, 2022 at 14:39
Não pode haver prospecção do clube a sério se andamos 3 meses a negociar um GR sub23 da Juve ou lá o que é e pagamos quase 1M por metade do passe. Só posso entender isso por não ter havido alternativas encontradas.
O Scouting para mim não tem de contratar. Não deve, sequer. O Scouting aconselha e mostra ao treinador as melhores alternativas que encontra no mundo. Os 20 jogadores para a posição X que lhe agradam tendo em conta o modelo de jogo e o que o treinador gosta num jogador (taticamente, tecnicamente e mentalmente). E depois, treinador e direção fazem o trabalho de procurar a melhor opção e negócio.
Se isto acontece…disfarçam muito bem…
12 Julho, 2022 at 14:41
Um dos aparentes graves problemas do Sporting a negociar é que cada jogador em que estamos interessados parece ser uma coisa única no mundo e que todo o nosso mundo depende dele. E por isso, como tem de ser e só pode ser aquele jogador, estamos 2 meses a negociar um jogador para acabar a pagar um balurdio por ele…
12 Julho, 2022 at 16:36
pagas por metade do passe porque os gajos da juventus não sao parvos e fazem o que toda a gente( Sporting incluido) faz com aqueles jovens jogadores que não podendo emprestar, vendes a um preço mais baixo( ou mesmo a custo zero) e ficas com parte do passe a cabeça para teres no futuro um possivel dinheiro extra se o jogador funcionar.
é o que eu digo voces vivem num mundo a parte e não querem perceber como hoje funcionam os negocios.
precisas sempre de empresarios( e para certos campeonatos e clubes, então só la chegas com os super empresarios, quer tu queiras quer não queiras)
e com as limitaçoes a nivel de emprestimos, cada vez mais vao ter de existir estas percentagens de passes, mais valias futuras ou trocas directas de jogadores
12 Julho, 2022 at 16:39
Vão existir se não tens dinheiro para pagar a pronto. Nós como as coisas estão a ser geridas nunca vamos ter dinheiro para o fazer. Mas lá está futebol e dinheiro não são a mesma coisa.
12 Julho, 2022 at 16:50
ninguém fora os psg, city e talvez o bayern tem dinheiro para pagar a pronto
12 Julho, 2022 at 17:35
Correção, não é a pronto, mas é fazer compras na totalidade do passe, até porque era essa a discussão. A % de passe serve para clubes que têm mais olhos que barriga e as finanças fora do controlo. A maioria compra passes por inteiro, podem ceder % de mais valias ou futuras transferências, mas compra passes por inteiro.
12 Julho, 2022 at 17:44
mesmo de totalidades dos passes fora os tubaroes são raros os que fazem isso até porque os clubes mais 2pequenos2 cada vez sao menos parvos e ou vai em percentagem do passe, ou percentagens de transferencias ou objectivos “faceis” ou um conjunto de tudo.
como as coisas andam n podem ser apenas aqueles tubaroes a ganhar sempre, os outros tambem aprenderam a arranjar formas de ter mais financiamento
por exemplo o que li do Trincão foi que o Sporting aceitava as clausulas de recompra, mas queria uma clausula em que se essas fossem accionadas ficava com 10% da venda seguinte do Trincão
12 Julho, 2022 at 21:13
Mas 10% de um futura transferência ou mais valias é muito diferente de 50% do passe ou até 20%. O que não falta e já acontece há anos são transferências em que o clube vendedor fica com direitos futuros, outra coisa que não é tão normal como estás a fezer crer é partilha de passes. Em Itália do que sei por exemplo já não há co-propriedades, exactamente o contrário do que dizes.
12 Julho, 2022 at 16:46
Se tens um scouting como deve ser garanto que não vais buscar desesperadamente um GR sub23 à Juventus que tem muito mais poder negocial que tu….
Claro que se o único gajo que está no radar é ele e se eles percebem que estamos 2 meses a negociar porque só o queremos a ele…fica dificil.
É curioso como tu percebes tanto de negócios e o partes logo de um pressuposto brutalmente erra em negociação que é “não há outra hipótese se não X..:”. Um dos pontos mais importantes num negócio é conseguires sempre relativizar a importância de uma coisa e mostrares sempre que há alternativa e praticá-la….
12 Julho, 2022 at 16:52
queres que te explique como funcionam os negocios e os empresarios hoje em dia e por muito que tu barafustes com o JM, se nao for com ele tens sempre de meter a outra meia duzia igual a ele ao barulho, de uma maneira ou de outra
12 Julho, 2022 at 16:53
e sim no teu mundo encantado existe sempre alternativa a x, no mundo real do futebol as coisas nao funcionam assim
12 Julho, 2022 at 18:48
Letão falas com uma arrogância do caralho e não percebes nada de bola,que puta de personagem…
Abres as pernas ao Mendes por isso que tens feito os negócios que fazes…e sim a prospecção do Sporting é uma merda e já não é de agora…
12 Julho, 2022 at 18:55
tu é que nao percebes nada de futebol, de bola, talvez apenas das berlim dees perceber.
no mundo real as coisas não funcionam como voces acham que funcionam
12 Julho, 2022 at 14:44
“Faz com que o scouting acabe por ser menos necessário.”
Acho que o Scouting tem sido inexistente porque é o Amorim que escolhe.
Talvez havendo um Scouting competente tinhas ido buscar jovens talentos para não teres que ir buscar vinagres desta vida e dares tempo para os preparares e observares em contexto PT nos sub 23 ou equipa B.
Não digo que o talento no campeonato nacional ou a academia não possa fornecer jogadores à equipa sénior, mas de certeza que haverá jogadores com talento e sem grande necessidade de investir 10M por 50% do passe por um LE ou 22.9 pelo paulinho 17 golos em 60 jogos.
Neste aspecto não tenho visto grandes movimentações à exceção do miúdo do gana e agora do central mexicano.
12 Julho, 2022 at 15:04
O que o scouting entregou de fora do país são os seguintes:
– José Marsá (Barcelona/Espanha)
– Fatawu (Steadfast/Gana)
– Domingos Andrade (Interclube/Angola)
– Catena (Roma/Itália)
– Jallow (Elite United/Gâmbia)
Marsá já se estreou, Fatawu tem boas perspectivas. Os outros ainda não vimos muito mas há quem tenha visto maravilhas do Jallow.
Nacionalmente destaco este três, além dos “roubos” de Gonçalo Esteves e Diogo Abreu:
– Geny Catamo (Amora)
– Vando Félix (Leixões)
– Rafael Moreira (Estoril)
Para já só o Catamo se mostrou e tem qualidade. Não sei sinceramente qual o dedo de Amorim nestes jogadores.
12 Julho, 2022 at 15:09
Para um scouting profissional, num clube profissional com a dimensão do Sporting Clube de Portugal que dizer destes resultados?
12 Julho, 2022 at 15:31
Confrangedores, sem duvida.
12 Julho, 2022 at 15:39
Mas reparei como o salgas se esqueceu por exemplo do Camacho.
Talvez tenha razão.
O Camacho era um sonho antigo molhado do Varandas e talvez o scouting nada tenha a ver com o sucedido.
12 Julho, 2022 at 16:09
Estamos a falar sobre a questão do scouting estar ou não operacional desde que chegou Rúben Amorim. Nomes têm chegado, ainda ninguém apareceu na primeira equipa. Vale o que vale. Continuo a achar que o Fatawu pode ser o verdadeiro achado do ano.
12 Julho, 2022 at 15:45
Faltam estes:
Papuna Beruashvili
GR 18 anos Georgia D Tiblisi
Jesús Alcantar
Central 18 anos México Necaxa
Note-se que noutros tempos isto era o Bruno de Carvalho a encher a equipa de B de entulho.
12 Julho, 2022 at 16:01
Mas se realmente for detetado talento, é nestas idades que se têm de ir buscar estes atletas.
Ainda hoje o Salvador se queixou que os 3 grandes já lhes roubaram a fonte de rendimento que antes tinham, nomeadamente abastecerem-se no mercado nacional, porque até o mercado internacional como o brasileiro e argentino já começa a ser alvo dos grandes clubes europeus.
A solução passa pelo mercado nacional valores confirmados e fazer prospecção em mercados internacionais nestas idades por valores reduzidos ou através de empréstimos para confirmar o valor em contexto nacional.
12 Julho, 2022 at 16:10
Tal e qual. E como sabemos veio muito disso e aproveitamento praticamente nulo. Vamos ver se agora é diferente.
12 Julho, 2022 at 16:13
Mas tem de ser assim.
A questão é o critério com que chegam ao clube e encontrar uma forma de reduzir o risco, nomeadamente, vindo na forma de empréstimo por valores pequenos e com opção de compra facultativa.
12 Julho, 2022 at 15:03
Mas o processo de negociação é um outro tema….
A grande pergunta que se faz é quantos de nós conheciamos Porro, St Juste ou até Israel antes de virem para o Sporting?
Alguns sabiam de nome, outros talvez tenham visto algum jogo do Mainz, mas de de certeza que a maioria de nós não os conheciamos.
Depois também, vamos lá ver o que é que consideramos como prospeção nos dias de hoje.
No outro dia, num momento de insónias, apanhei-me a ver o Cuiaba-Botafogo. Com o mediatismo e a facilidade que todos nóes temos em ver um qq jogo de um qq campeonato, encontrar uma “truta” a bom preço fica cada vez mais dificil
12 Julho, 2022 at 15:05
Uma parte fundamental do processo de negociação é teres alternativas. Não é outro tema…faz parte intrínseca do tema…
Sim. O St. Just conhecia. Até eu que não vejo muito já conhecia. Imagino quem “ande” no futebol.
12 Julho, 2022 at 15:06
Desconhecia os 3.
12 Julho, 2022 at 15:10
Um exemplo, o Benfica foi buscar João Victor, Bah, Neres, Musa, Enzo Fernandez este ano.
Que tipo de prospeção fez aqui?
12 Julho, 2022 at 15:26
Não podemos comparar quando nem temos para já os mesmo orçamentos.
Mas ao invés foram buscar o darwin que estava à vista que era grande jogador e nós o paulinho.
O porto foi buscar o Luis Diaz e nós o vinagre.
É uma questão de aplicar o dinheiro de forma mais capaz.
É uma questão de viabilidade que muitos de nós falamos.
Flops acontecem, mas por 10M ou 23M, impensável.
Fazem do futebol uma ciência oculta, mas quando se olha para um jogador não se vê logo que não engana.
Avaliem a parte psicológica para reduzir o risco.
Façam negócios com opções de compra que são de facto opcionais e assim reduzem os riscos considerávelmente.
Longe disso é contratar com clásulas de compra obrigatória se passarmos a fase de grupos da Champions quando o jogador nem jogou para isso.
São estas parvoices que se criticam.
12 Julho, 2022 at 15:39
Ui, no Porto e no Benfica não há flops mesmo com investimentos avultados?
Não me parece….
12 Julho, 2022 at 15:52
O Porto e os lampiões não são exemplo nenhum para ninguém de gestão desportiva…..
12 Julho, 2022 at 15:54
Essa mentalidade de que porque os outros fazem nós também podemos fazer é algo que me deixa parvo e espantado porque é que não passamos a vida a roubarmo-nos uns aos outros, visto que outros também o fazem.
12 Julho, 2022 at 15:54
Também.
Mas com o deles posso eu bem.
Tu é que os foste buscar como exemplo.
Eu só te disse que devido aos orçamentos que eles têm, que quer tu queiras quer não são superiores ao nosso, dá para acomodar os flops que tiveram.
Faz as contas entre transferências e compara com o nosso balanço.
Vais ver que o nosso não nos dá muito motivo de orgulho.
E não vale a pena vir com a história dos mendilhões porque estes maus negócios acontecem no momento em que o sporting já anda no carrosel.
12 Julho, 2022 at 16:00
Mas se não são exemplo, então quem é que é exemplo?
Que desconversa….
O Real Madrid que ganhou a Champions e acabou de emprestar um gajo que custou 60 milhões, e deixar outro sair a custo 0 e que custou mais de 100?
O Barcelona? esses então….
O Man.City que é lá campeão na Inglaterra e foi dar mais de 100 milhões por um papagaio com pernas?
Ainda no outro dia diziam que as dispensas dos Spurs tinham custado mais de 100 milhões ao clube e só em 3/4 jogadores
Qual é que é o clube que não tem flops por essa europa fora?
Minha nossa!!!
12 Julho, 2022 at 16:02
Porra que está difícil hoje :).
12 Julho, 2022 at 16:40
e os primeiros a chegar ao luiz diaz fomos nos, mas n quisemos pagar 8M por ele
12 Julho, 2022 at 16:43
Mais ajudas então…
12 Julho, 2022 at 16:48
O porco foi buscar o Luiz Diaz porque o Bruma falhou e eles em vez de estarem 6 ou 7 meses a negociar sempre o mesmo, avançaram para alternativa.
12 Julho, 2022 at 14:52
Totalmente de acordo, Tiago.
Amorim, parece-me, tem até o mérito de ter domesticado a estratégia do Sporting no mercado, até agora com muito mais vantagens do que desvantagens, desde que ele entrou.
Quanto ao scouting, o Sporting tem comprado vários jogadores jovens, portugueses e estrangeiros, que, imagino eu, não são, pelo menos todos, sugestões do Amorim. Estas escolhas (e a política desportiva que sugerem) só dentro de dois ou três ou quatro anos podem ser avaliadas.
O scouting é obrigatório, mas não deve ser sobrevalorizado e os scouts têm de ser responsabilizados — já chega de conversa sobre contexto e oportunidades e jogadores que não se adaptam ao modelo.
12 Julho, 2022 at 14:58
Por isso mesmo acho que um presidente não pode ser só gestor.
Tem de perceber alguma coisa de bola.
Tem de ter capacidade, ele próprio de distinguir se um atleta tem alguma característica que o diferencie.
Tal e qual um presidente de uma empresa tem de saber avaliar a qualidade do produto que compra porque no final é o dinheiro dele que está em causa.
Alternativa contratar alguém que saiba e responsabilizar esse funcionário, com o seu lugar à disposição.
No Sporting, nem o dinheiro é do Varandas nem ele percebe nada de bola, nem tão pouco de finanças, nem tão pouco de nada.
Teve um tiro de sorte ao trazer o amigo do Viana quando já nada do que tinha feito tinha resultado, com os carecas todos que trouxe.
12 Julho, 2022 at 14:59
Se o Scouting funciona para os mais novos (e aí aparentemente funciona), para este papel de dar ao treinador e direção muitas alternativas para uma posição de forma a aumentar o leque e a capacidade negocial não parece funcionar…parece que o Sporting escolhe 1 jogador por posição e ataca essa alternativa como se fosse única.
12 Julho, 2022 at 15:04
Sim, isso é verdade.
Mas aí, provavelmente, operam duas explicações: um scouting que não é assim tão extenso nem genial e um clube (e um treinador, o Amorim) sujeitos a dependências (Jorge Mendes e afins).
12 Julho, 2022 at 14:53
Bom comentário. Concordo com praticamente tudo.
12 Julho, 2022 at 16:00
Oh Nalgas… “Agora machucou…!”…
Pensava finalmente que ias concordar comigo e tecer loas à estrutura…
Z
12 Julho, 2022 at 14:56
Não concordao nada com isso. Ainda por cima num clube sem dinheiro como nós. Estariamos empre vulneráveis. O treinador é importante sem mas ponto central nunca. Aliás é por isso mesmo que temos e tivemos muitos “desastres”.
A solução passa por um “FM” ou um grupo de pessoas que transportem a orientação do clube, qusaibam o que existe e para que existe dentro de casa, e que procurem treinadores que a implementm bem. È dificil eu sei. Fácil é fazer o outsourcing do futebol ao treinador como acontece agora.
Z
12 Julho, 2022 at 15:03
Não acredito que consigas encontrar um treinador como deve ser que trabalhe com esse modelo.
E se conseguires, consegues 1 ano. Não o terás para o segundo ano…
Além disso torna a equipa e o clube muito menos “harmonioso” e toda a gente mais descontente.
12 Julho, 2022 at 15:11
Mas no “teu” modelo o “treinador-sol” se tiver resultados também se vai embora ao fim de um ano… É a mesmissima coisa. com a diferença que a estratégia não muda.
E por resultados não digo ganhar um capeonato com 5 golos depois dos descontos… Digo por a equipa a jogar à bola cá dentro e lá fora. Ou valorizar sistemáticamente os jogadores da casa e adquiridos.
Z
12 Julho, 2022 at 15:20
Não necessariamente. Porque aí pesa também muito o facto de estar num clube que lhe dá as condições que precisa para fazer um trabalho cada vez melhor.
No teu caso, se não tem as condições que pretende, troca mais facilmente ou gera-se um conflito com mais facilidade.
Depois quando saí um treinador o que tens de fazer é o mesmo. Analisar o que existe, procurar um que encaixe no que pretendes para o clube e voltar ao mesmo. Mas será sempre mais fácil escolher se o treinador souber que terá as condições necessárias para fazer o seu trabalho e que não vai ter de comer com os jogadores que um diretor desportivo quer, que não vai ter de ter ter o grupo que o diretor desportivo quer, que vai ter de responder por cada decisão que toma na equipa….
12 Julho, 2022 at 15:58
É obviamente um “catch-22” mas claro que se o clube for conhecido por ter sucesso…e por isso é que os treinadores de lá saiem (em regra para ganharem mais dinheiro) mais treinadores estarão interessados em vir.
É o cliclo visto do outro lado… 🙂
Z
12 Julho, 2022 at 16:06
O que eu acho é que dessa forma não te tornas conhecido por ter sucesso. Podes ter mas será sempre ocasional.
É um modelo demasiado “conflituoso” entre direção e treinador para funcionar de forma constante.
12 Julho, 2022 at 16:15
Nunca experimentamos este modelo… a sério… Houve um inicio de ideia… Com BdC por exemplo a coisa ia funcionando mais ou meos assim até o all-In no jj… Os resultados foram os que conhecemos.
Mas o de treinador-sol já… com vagandas foram todos… e só o RAM se distinguiu… E para mim não é o treinador que precisamos… Mas foi campeão…por isso é dificil rabater.. Vou ter que esperar um bocado 😉
Z
12 Julho, 2022 at 16:19
Da maneira como a malta se agarra ao passado estás bem fodido.
O campeonato de 2020/2021 é para espremer até ao tutano.
Aguenta…
12 Julho, 2022 at 16:20
Eu gostava é de saber é quem a luminária Z escolhia para treinador do Sporting.
Um treinador por quem até os adeptos dos rivais suspiram.
12 Julho, 2022 at 16:20
Ia funcionando +- mas o LJ saiu ao fim de um ano, o MS aguentou 1 ano por pouco, os conflitos foram mais que muitos e mesmo o presidente que mais gostava desse modelo abdicou dele pelo JJ….
O clube que melhor o fazia (o porco) à muito abdicou dele porque começou a ser muito mais dificil escolher treinadores e ter um fio condutor.
Amorim e Conceição…tens aqui 2 treinadores que ficaram nos clubes vários anos com sucesso. Já o Vitor Pereira, por exemplo, quis sair do porco ao fim de 2 anos….
Eu percebo o modelo que defendes. Mas acho que neste futebol de hoje em dia…acho que é impraticável.
12 Julho, 2022 at 16:22
O All in veio quando quase fomos campeões em 2015.
Da forma como ficou muito perto e da forma que foi sonegado o titulo, ficou a sensação que de facto era possível.
Depois foi o que foi.
12 Julho, 2022 at 16:23
O LJ saiu pode dizer-se por mérito dele e do modelo. O MS saiu precisamente porque não quis aceitar o modelo. E o BdC com o jj mudou, mal a meu ver, de estratégia. Fodeu-se bem fodido e o jj foi um dos obreiros de tudo isso.
Z
12 Julho, 2022 at 16:27
Por acaso agora pasado muito tempo e com tudo o que aconteceu depois estou convicto que si tivessemos sido campeões em 2015 com o jj tudo ia descambar na mesma. O futebol ficaria centralizado nele… ainda mais…
Não se equeçam que Bas Dost e Bruno Fernandes, e Wendel (com menos sucesso) não foram escolhas do treinador. Mas tinham muita qualidade.
Acima de tudo este modelo mais foco na continuidade e no clube…e menos no treinador… Que em 95% dos clubes nunca dura mais de 3 anos.
Z
12 Julho, 2022 at 16:28
Qual modelo Z ?
Olha para esse ano.
Slimani e Montero foram bons.
Magrão? Wendinho? Piris? Heldon? Shikabala? Vitor Silva?
E continuo na minha…não acho que o LJ saiu em conflito mas não tenho duvidas que ele “tinha medo” daquele 2º ano. Ele disse muitas vezes que faltava estrutura ao Sporting para ser candidato. E sabe que ouviu o que não gostou quando disse…
12 Julho, 2022 at 16:30
Suspiram? Não vejo o porco querer trocar o ceição pelo rubão… Os lamps claro dizem que sim a tudo como cata-ventos…
O Braga talvez o quisesse de volta mas não sei dava os 10M€… 😉
Z
12 Julho, 2022 at 16:31
Foda-se Tiago…era o ano zero desse modelo e sem dinheiro nenhum… Mas a ideia estava lá… Estou a falar do principio… Foca-te meu!
Z
12 Julho, 2022 at 16:31
Z
Se B. Fernandes e Dost não fossem escolha do treinador, não tinham jogado.
Foram todos escolha do treinador. Os que não foram estavam encostados…
Nem o Sporting tinha estrutura para escolher um Dost ou um BF naquela altura sem o treinador. A estrutura de scouting do Sporting na altura era a do JJ….
12 Julho, 2022 at 16:34
Sem dinheiro ainda devias ser mais criterioso e devias ainda mais ouvir o treinador e não trazer ninguém que ele não quisesse MESMO MUITO.
A ideia estava lá. E mesmo com um resultado “interessante” desportivo e sem nenhuma pressão por ser ano zero, mostrou todos os seus defeitos.
12 Julho, 2022 at 16:34
Quem é quer queria pegar naquele Sporting naquela altura?
Obviamente que havia falta de estrutura.
Aliás faltava tudo, até água e luz na academia.
Belos tempos do Godinho.
Mas ao menos ainda se conseguiu ter capacidade de atrair um treinador como o Leonardo Jardim.
Houve tempos recentes, mesmo com dinheiro para antecipar, que ninguém era maluco para vir para o Sporting, ou então foi só falta de capacidade de atrair técnicos competentes ou de avaliação dos mesmos.
12 Julho, 2022 at 16:36
O jj disse.. O Bas Dost “Foi uma prenda do presidente” (atenção) e o BF também não esva no radar do jj… Isso foi dito e nem a velha gabarola o desmentiu.
Depois eram bons demais para não jogar…
Z
12 Julho, 2022 at 16:41
Z
Foi prenda porque ele o queria.
Enfim…mantenho o que disse. Eu acho que o modelo tem de ser uma estrutura de suporte ao treinador mas as escolhas são do treinador.
Isto não significa que o treinador tem tudo o que quer. Significa que o treinador não tem o que não quer. E o que quer só tem se estiver dentro do que o clube pode ter e que encaixe na filosofia do clube. E que o clube tem de arranjar alternativas para quem ele não quer.
12 Julho, 2022 at 16:47
Claro.
A alternativa é encontrar um treinador novo que consiga trabalhar com os activos que o clube tem.
Normalmente sai mais barato quando o nível dos passes dos atletas é outro que não o nosso.
Portanto tudo depende dos atletas que tens também.
E para um clube, tens mais possibilidades de vender atletas que propriamente treinadores.
Para mim é tudo uma questão de equilibrio.
Com o Amorim já percebi que é como ele quer e até pode ser…desde que a bola entre.
12 Julho, 2022 at 17:17
A parte de “leão” do modelo que eu digo é exatamente procurar treinadores que se enquadrem perfeitamente naquilo que a direção quer para a gestão do clube e ser extremamente claro (e até pode ser definido em contrato) no que se quer, no caminho que o clube tem de percorrer, no plantel que tem, no modelo que tem, etc, na altura da contratação.
Se isto for bem feito o clube está sempre assegurado. Pode correr mal mas não saímos muito do rumo e será fácil voltar a acertar agulhas.
12 Julho, 2022 at 17:28
Tudo isso TCdL
12 Julho, 2022 at 17:37
Ok Tiago leva lá a bicicleta…
Lá em cima dizes: “Não acredito que consigas encontrar um treinador como deve ser que trabalhe com esse modelo. “ – Ie: Modelo definido pela direcção-
Mas agora já acahas que:
“…enquadrem perfeitamente naquilo que a direção quer para a gestão do clube e ser extremamente claro (e até pode ser definido em contrato) no que se quer, no caminho que o clube tem de percorrer, no plantel que tem, no modelo que tem, etc, na altura da contratação.
Portanto se for tudo escrito já pode ser… Ou seja é mais perto do modelo que proponho..só que as regras estão escritas 😉
Z
12 Julho, 2022 at 17:47
@Nalgas se fosses um bocadinho mais inteligente ou prestasses mais atenção, ou as duas coisas… Já terias compreendido que a “luminária Z” está mais preocupado em quem dirige o clube e lhe traça a estratégia do que em quem nun dado momento treina a equipa…
É capaz de ser demasiado para ti não é?
Z
12 Julho, 2022 at 15:09
É isto…
Z
12 Julho, 2022 at 13:56
aquilo ontem na Cmtv do fernando mendes foi uma mão cheia de nada e sinceramente pensei que a importancia dada que aquilo merecia seria zero.
mas aparentemente existe quem não pense assim e vá alimentar ainda mais aquela palhaçada.
sim Bdc já veio dizer nas redes sociais que vai contar toda a verdade para portugal inteiro ouvir, mesmo que a procuradoria não tenha querido ouvir.
enfim, venha o circo…..
12 Julho, 2022 at 14:03
Outros tempos….
Pessoas que já nada têm a ver com o Sporting… Siga!!!
12 Julho, 2022 at 14:10
Vai ao circo quem quer.
Nada contra.
Tenho pena é que assuntos que colocam em causa o futuro do clube e quem os aborda sejam considerados os guerreiros do excel.
Há quem goste da CMTV.
Há a quem só interesse se a bola entra ou não.
Há que lidar com todo o tipo de pessoas, com todo o tipo de prioridades.
Depois a realidade trará o resto.
12 Julho, 2022 at 14:18
O circo, pelo menos no Sporting, já acabou há muito tempo.
Até ai se vê o quanto é que o clube mudou substancialmente para melhor nestes ultimos anos.
12 Julho, 2022 at 14:27
Achas?
Ou só estás a exercer a função de lavadeira?
É que se for assim, volto ao modo de não te levar minimamente a sério.
12 Julho, 2022 at 14:32
É o que dá ter memória selectiva….
Já fazendo um grande esforço para ignorar o episodio Alcochete, ainda te lembras do que era o Sporting uns meses antes?
Posts FB a malhar, reuniões com ameaças de processos disciplinares, presidentes a sair do estadio com “males” das costas, claques a encher de tochas a baliza defendida pelo Sporting no jogo contra o Benfica em casa, etc etc
Era um festival!!! Aí sim, a Laranjo tinha uma cadeirinha em Alvalade para assistir a tudo isto.
12 Julho, 2022 at 14:48
Lá estás tu a falar do passado para lavar o presente.
Tu é que disseste que o circo acabou, mas eu estou a dizer que não, longe disso. Mas…
Estás em modo lavadeira portanto.
Porreiro, assim não tenho de te levar a sério.
12 Julho, 2022 at 14:51
E por falar em memória, eu lembro-me bem dos tempos do godinho lopes.
12 Julho, 2022 at 15:07
O julgamento também foi uma merda deixa que te diga. O Varandas foi a tribunal dizer que foi ele que tratou das feridas do Dost, foi desmentido pelo funcionário e depois pelo jogador. Depois tem um depoimento deplorável onde se contradiz, sendo posto de parte.
Há também toda a merda feita pelo MP que se recusou a investigar a fundo como surgiu o ataque, quem teve a iniciativa e como se identificaram todos os gajos que lá foram. Havia 14 da JL ou o que foi, e ficou-se por aí, ninguém sabe de onde vieram os outros quase 30, se eram das claques, se eram casuals ou se até eram lampiões (sim porque gente de merda tem amigos de merda de outros clubes).
Enfim, todo o Alcochete foi uma merda mal amanhada, estupidez/filha da putice de quem foi, estupidez de alguns jogadores que provocaram gente estúpida, claro aproveitamento de quem noticiou (porque dá jeito dar pontapés no nosso clube quando estamos em baixo) e uma clara incompetência do MP.
12 Julho, 2022 at 15:15
O quê? o vagandas mentiu em tribunal? E a malta ainda vota nele!… Temos o que merecemos fdx…
Z
12 Julho, 2022 at 15:53
Fazer só um reparo, agora que pensei melhor e fui pesquisar não sei se o disse em tribunal mas lembro-me que o disse… Lembro-me também que ele pressionou quem estava lá para não tratarem do Dost e ainda hoje estamos à espera de saber quem tirou as fotos ao Dost e se não era a mesma pessoa que tinha tirado aquela foto ao BdC na maca…
12 Julho, 2022 at 19:01
‘O presidente olhou para mim com cara de culpado’
12 Julho, 2022 at 17:03
Não foi só o julgamento. A fase e instrução também foi uma vergonha com apensos desaparecidos(convenientemente) e posteriormente o desaparecimento da gravação do debate instrutório.
A maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que foi todo este processo…
12 Julho, 2022 at 15:07
Não preciso que me leves a sério ou não.
É-me indiferente!!!
A questão é que hoje o clube já não tem os sucessivos episódios de mediatismo á CMtv que teve no passado. E isso parece-me claro!
Agora, se queres vir com outras histórias, acho que tens aqui mta gente que gosta de as ouvir.
Siga…
12 Julho, 2022 at 15:29
O facto de seres cliente assíduo da CMTV, e até considerares o conteúdo programático de canais desse nível nos destinos do clube é revelador.
12 Julho, 2022 at 15:53
Vá, deixa la isso, já entraste no disparate… muda de conversa!
12 Julho, 2022 at 16:28
É melhor é.
Vai lá ver a CMTV.
12 Julho, 2022 at 14:22
Aquilo ontem tem uma explicação. Já não tem nada a ver com o Sporting. É como diz a outra, setembro é já amanhã.
12 Julho, 2022 at 14:59
Já falta pouco…
12 Julho, 2022 at 15:15
Mas desconfio que agora, o BdC tem como aliado um outro grupo de média. Em véspera de julgamento mediático, que pode abalar aquele grupo de média, meterem-se com o MF foi darem uma bazucada no pé.
12 Julho, 2022 at 14:59
O Fernando Mendes, um dos gajos que arranjou a confusão (juntamente com o Acuña e outro jogador que agora não me lembro) ia mesmo contar coisas que ninguém sabe e que o podiam levar à cadeia. Estou mesmo a ver.
O BdC igual, quem quis estar atento ao processo esteve e sabe a maioria das coisas, quem não quis não vai querer saber agora. A menos que diga algo sustentado em provas que implique criminalmente outras pessoas o interesse é 0.
12 Julho, 2022 at 15:04
Acho que uma pessoa que tem provas dadas na vida do crime, terá pouca credibilidade, pelo menos para mim.
Nem se trata de 2ª oportunidade, mas no caso dele já deve ir na 10ª.
A pergunta que faço é quanto é que a cmtv pagou pela entrevista?
12 Julho, 2022 at 15:15
Claro, ele melhor que ninguém sabe o que dizer ou não dizer. A cena é que até criminosos podem ter informação interessante e fidedigna, se a contam ou não depende do que têm a ganhar. Para o Fernando Mendes não há nada a ganhar para além do dinheiro, e isso ele ganha dizendo algo relevante do ponto de vista jurídico ou lendo um poema da Florbela Espanca.
12 Julho, 2022 at 15:33
Exactamente.
Informação ele tem.
Revelará ou não, não por ter consciência moral, aliás o seu histórico de vida é revelador da falta dela, mas do interesse que terá para ele e a sua sobrevivência.
Como dizia o outro, basta lhe darem o guião certo. E pagarem, claro.
12 Julho, 2022 at 15:24
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/falhancos-de-darwin-no-treino-preocupam-adeptos-e-ha-quem-questione-os-milhoes-pagos-pelo-uruguaio?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
Isto dá vontade de rir
12 Julho, 2022 at 15:35
Venha para o Sporting.
Eu acho o rapaz, bom jogador.
Muito melhor que o Paulinho, infelizmente.
12 Julho, 2022 at 16:14
Os primeiros a atacar os nossos e a defender os outros. Impec.
12 Julho, 2022 at 16:17
Trata-se de avaliar talento.
Que queres que faça?
Bem sei que vocês papam tudo mas eu não.
Repito prefiro o Darwin ao Paulinho.
O Klop deve concordar comigo já que o Paulinho continua no Sporting e o Darwin foi por 75M.
Mas tu é que sabes o que é bom.
Tenho uma ideia que se fizer uma votação que mais concordarão comigo do que contigo…
É só um feeling.
12 Julho, 2022 at 16:27
Repara que eu não coloco em causa o talento do Darwin.
Coloco em causa é a veia artística que leva um sportinguista a defender mais os rivais que os seus próprios diariamente.
Não ando à procura de seguidores, nem tampouco percebi o que iria a votos.
Mas isso é só conversa, o foco está nesse empenho na defesa do rival por oposição ao criticismo permanente do nosso clube. Isso é que é de artista. E aqui há vários 10
12 Julho, 2022 at 16:29
Pois mas é o que se está aqui a falar.
Do talento dos atletas.
Se queres armar o teu circo é contigo.
Não contes comigo para as tuas palhaçadas.
12 Julho, 2022 at 16:04
Eles lá jogam pela direita o gajo tem que se adaptar… 🙂
Z
12 Julho, 2022 at 17:04
Não me digam que passou férias a treinar com o Paulinho
12 Julho, 2022 at 17:31
Não consigo perceber a compra do Darwin pelo Liverpool ou o pep lijnders consegue operar um milgare na evolução técnica do Rapaz ou vai ter muitas dificuldades. Só joga alguma coisa com epaço para usar a força incrível que é o que o diferencia. Aliás só faz a época que faz porque o Benfica descamba e joga muita vezes em transição na segunda metade da época.
12 Julho, 2022 at 17:37
Isso foi porque não viram o falhanço dele à pouco contra o ManU. Era um remate difícil, mas fácil para quem vale 100M.
12 Julho, 2022 at 15:32
Ainda andam atrás do BdC?
Pensava que o circo já tinha acabado.
Pelos vistos , o acordo com a jl, também tem a ver com tempo de antena na M… tv.
É muito estranho que, após o grande acordo com aquela claque, se venha dar tempo de antena a um dos principais instigadores do que aconteceu em Alcochete.
Será que, o varandas ainda tem pesadelos com o seu envolvimento , em todo o processo?
12 Julho, 2022 at 15:37
Normalmente é mau sinal, trazer os bichos papões.
É sinal que quem lá está se prepara para fazer alguma.
Ainda não perceberam que ninguém quer o homem de volta.
Aliás nem o próprio quer voltar.
Trabalhem mas é para evitar negócios ruinosos como os vinagres ou os paulinhos desta vida.
12 Julho, 2022 at 18:48
É que é uma coincidência muito grande desenterrarem Alcochete e BdC no mesmo dia que sai a data do início do julgamento.
Mas devem ser só coincidências.
12 Julho, 2022 at 18:54
Qual julgamento?
12 Julho, 2022 at 18:57
de BDc contra o grupo cofina
só pode ser esse porque o resto ligado a alcochete já foi morto e enterrado na justiça, nem as queixas na PGR deram em nada porque foram vistas como vendetta pessoal de BDC
12 Julho, 2022 at 20:29
Exatamente, esse processo. É preciso voltar a queimar o homem.
12 Julho, 2022 at 17:07
Isto realmente. A malta mata-se a debater. É engraçado. O problema é que quem decide não deve ouvir ninguém fora do “inner circle” e, segundo dizem,, ligam zero “às redes sociais”, nem governam para elas, nem se deixam ser governados por elas. No fundo, todos nós queríamos um clube tão bem gerido, tão consistentemente competitivo, tão ganhador.. que estes debates se esgotariam, naturalmente. Quanto mais a acirrados são os debates aqui na Tasca, e noutras tascas (com minúscula, atenção), mais me convenço de que as coisas não estão bem. Quanto maior o sucesso, menor o debate. Não tinha que ser assim, mas em Portugal, regra geral, aplica-se este princípio. A julgar pelos insultos cruzados, embora disfarçados, diria que a gestão do nosso clube não é consensual, nem nos promete, de forma genericamente credível, amanhãs que cantam. Bem gostava que assim não fosse, acreditem, com estes dirigentes ou com outros. As críticas, com excepções que não subscrevo, não são pessoais – têm a ver com ideias e com a forma de as executar. De vez em quando, é bom relembrarmos estes “basics”.
12 Julho, 2022 at 18:06
Disse que não falava mais no Trincao até o negócio estar concluído, o que vou cumprir.
Depois, justifico tudo o que disse.
12 Julho, 2022 at 18:31
Golo da Dinamarca, a 20 minutos do fim.
1-0.
12 Julho, 2022 at 18:52
Brutal defesa da GR da Dinamarca, já os descontos.
12 Julho, 2022 at 18:53
Final, 1-0 para a Dinamarca. Finlândia está fora do apuramento.
12 Julho, 2022 at 19:19
Meia equipa da Holanda de fora para o jogo com Portugal amanhã no Euro de FF.
3 lesionadas e 2 com Covid19.
12 Julho, 2022 at 19:44
Trincão, para estar em Lisboa e “palavras” dele ontem, devia estar por detalhes.
Até para o outro Italiano ontem, dar como oficial é porque alguma razão devia ter.
Mas já são negociações muito demoradas.
Vi hoje as declarações do Salvador, parece que o Porto também está interessado no Horta e o próprio Salvador já disse que com o Porto é muito fácil negociar.
Ora o Benf@s parece estar a vir com tudo (mesmo com quase 40 jogadores em estágio)…com o Trincão em Lisboa e esta demora a negociar, vamos lá ver se não temos uma nova “novela” por ai.
Horta no Porto para azia dos Benf@s e eles ficam com o jogador “certo” no Sporting Trincão, para acalmar os críticos.
Vamos ver.
Fábio Silva out do Wolves, 20 anos, reforço mais caro do Wolves, nem um golito marcou este ano, a verdade é que saiu muito cedo para pagar salários no Porto.
Continua a ter potencial, será importante saber onde vai jogar este ano, dizem Bélgica.
Max na Lázio e será o dono da baliza, tomou a melhor decisão ao querer sair no ano passado.
Nani na Austrália.
12 Julho, 2022 at 20:05
Isso não é só assim, Trincão está numa fase que quer ser treinado pelo seu treinador de confiança, que o lançou e que vai relançar a sua carreira, tudo é possível e logicamente para o Barça tudo o que vier a mais é lucro, para o jogador é diferente. Mas no futebol tudo é possível, enquanto não estiver preto no branco
12 Julho, 2022 at 20:11
Trincão primeiramente quer jogar.
Também acho que já não deve fugir, mas esta demora não devia acontecer.
Jogamos Quarta.
12 Julho, 2022 at 20:24
✍ ASSINADO. Trincão já é jogador do @Sporting_CP . Empréstimo do @FCBarcelona com obrigação de compra. Sporting paga 3 milhões de taxa de empréstimo e no final é obrigado a pagar mais 7 milhões – negócio de 10 milhões de euros por 50% do passe. https://t.co/FAW3cyd9HW
12 Julho, 2022 at 20:50
Sporting fica com 50%, o Barcelona com 30% e o Wolverhampton com 20%…
Uma cena um bocado estranha!
12 Julho, 2022 at 21:01
Estranha porque está proibida a partilha de passe por 3 entidades.
Terão de inventar um esquema para contornar a lei…
13 Julho, 2022 at 9:39
O Mendes está metido ao barulho…
Sim, esse Mendes que não faz outra coisa a não ser inventar esquemas para contornar situações como esta.
12 Julho, 2022 at 20:21
Alemanha 1 – Espanha 0, golo da Buhl aos 3 minutos.
Vai com 20 minutos.
12 Julho, 2022 at 20:37
2-0, pela Popp, num canto!
Esta equipa é muito consistente.
12 Julho, 2022 at 20:46
Intervalo, 2-0!
12 Julho, 2022 at 21:17
Escandaloso erro de arbitragem ao perdoar um vermelho directo à Espanha!
12 Julho, 2022 at 20:28
Pepa bate com a porta no Vitória de Guimarães.
Muito por este tipo de situação este gajos que tinham mais potencial que o Braga…estão a anos luz dos rivais.
12 Julho, 2022 at 20:42
Vitória Sport Clube informa que o treinador Pepa e respetivos adjuntos foram afastados do comando técnico do plantel principal de futebol, cuja liderança será assumida por Moreno Teixeira, com efeitos imediatos e permanentes. Moreno Teixeira comandava a equipa B vitoriana, e orientará, já nesta quarta-feira, a equipa principal no jogo de preparação frente ao SCU Torreense.
12 Julho, 2022 at 20:47
Anos e anos de má gestão e más decisões…
Um Clube com o melhor potencial depois dos 3 grandes não passa disto!
Um Salvador no Guimarães e seriam um caso sério!
12 Julho, 2022 at 22:28
Um Jorge Mendes também….
Z
12 Julho, 2022 at 22:53
Já lá está há muito. Antes de nós.
12 Julho, 2022 at 21:33
Nunca mais saem deste ciclo vicioso de constantes tiros nos pés
Que desperdício…
12 Julho, 2022 at 20:38
cardinal vai para italia
12 Julho, 2022 at 20:48
Não era Caxinas?
€€
12 Julho, 2022 at 21:29
pois n sei ja foi apresentado em italia
12 Julho, 2022 at 21:40
Ainda bem. Por enquanto não nos marcará golos.
Mas sendo assim, fazia mais 1 anito aqui, não? Se calhar deram um contrato melhor de 2 anos, não sei
12 Julho, 2022 at 20:51
Sub20 no Andebol a baterem-se muito bem.
12 Julho, 2022 at 21:15
Onde estás a ver isso ? Tu vês tudo
12 Julho, 2022 at 21:19
Estava no Canal 11.
Agora está a dar o Alemanha-Espanha mas em diferido porque em directo está na RTP Play. 😉
12 Julho, 2022 at 22:40
Estamos nas meia.
Bela primeira parte contra a Dinamarca.
12 Julho, 2022 at 21:22
Alemanha 150 passes, 2 golos.
Espanha 420 passes, 0 golos.
🙂
12 Julho, 2022 at 21:27
70 minutos, 1º grande oportunidade da Espanha.
12 Julho, 2022 at 21:56
Resultado final, 2-0 para a Alemanha.
Muita bola na Espanha mas oportunidades de golo nem por isso. E ainda foram beneficiadas ao perdoarem a expulsão da Paredes – já custa a aceitar que a árbitro tenha feito vista grossa, quanto mais o VAR deixar passar um lance destes, em que a avançada vai isolada e é escandalosamente agarrada e derrubada pela defesa.
1ª parte com sinal mais da Alemanha mas boa réplica da Espanha, num jogo relativamente equilibrado.
Na 2ª parte a Alemanha limitou-se a deixar a Espanha ter a bola e a controlar o jogo. A Espanha parecia estar a jogar contra uma parede! Mas tem boa equipa e boas jogadoras. Com a Putellas e a Hermoso podiam aspirar a ganhar isto. Assim acho complicado.
Alemanha, França e Inglaterra são, para mim, as favoritas, de longe.
Quando se defrontarem devem ser jogos bem interessantes.
12 Julho, 2022 at 21:38
Onde está a nossa aposta no talento da Academia?
Não existe (talento)? Há muitos favores a pagar a muita gente?
O que se passa?
Não é colocar 7 ou 8 da Academia a treinar com a equipa e nenhum aparecer. Já o ano passado foi uma coisa muito trouxa a este nível. A Academia tem um gap de qualidade, é isso?
12 Julho, 2022 at 21:56
Há um enorme gap!
É por isso que estamos a contratar 50% de vários jogadores jovens para as próximas épocas.
Com alguma sorte surgirá nos próximos 4 anos algum jogador que possa ir entrando nos minutos finais dos jogos…
12 Julho, 2022 at 21:57
Epá, não sejas assim.
No FF é tudo da Academia. Nem interessa muito se jogam bem ou não…
12 Julho, 2022 at 22:35
Vamos ver esta época.
Temos uma fornada boa a chegar como vimos na formação esta época, mas ainda vai demorar a chegar á equipa A.
Neste momento temos uns 10 jogadores da formação em estágio, com 17 e 18 anos.
12 Julho, 2022 at 23:17
Mas se Quaresma, jovane e outros do género é que estariam para jogar e são todos afastados. Que interessa os de 17 ou 18 lá andarem? Porque não se assume que as lacunas do plantel são obrigatoriamente colmatadas pelo talento da academia?
Acho que direções e treinadores só entenderão isso quando for OBRIGATÓRIO. Não sei como fazer isso…
É triste para quem bate no peito a dizer que aposta em formação!
12 Julho, 2022 at 23:30
Mas o Jovane não jogou já no Sporting? Mesmo antes do RA.
Não foi importante nas conquistas do passado?
Até parece que foi alguém que não teve minutos ou não foi aposta.
E que outros falas? Pedro Mendes? Chaby? Neste momento os “melhores” e mais “preparados” estão no estágio com a Equipa A.
Quaresma foi lançado por RA, vai ser emprestado de novo.
13 Julho, 2022 at 9:55
Não falo de ninguém em específico mas além dos que lá temos entre sub-19, B e sub-23 também roubámos 2 ao putas nos últimos 2 anos. Nenhum presta?
Então mais vale não ter tanta equipa e não pagar balúrdios (à escala a que estamos a falar) para sacar estes putos.
Não entendo…
12 Julho, 2022 at 23:52
Temos de aguardar 3,4 anos. Até lá temos Esgaio para qualquer emergência.
Nas grandes escolas de formação europeias, como a Holandesa, acontece o mesmo, jogadores de 17/18 anos participam nas pré-épocas e jogam alguns minutos nas Taças e no final dos jogos para queimar tempo.
Só quando chegam aos 22/23 anos é que integram o plantel…
12 Julho, 2022 at 21:42
AG da sad ( ?)
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR83277.pdf
12 Julho, 2022 at 21:59
Isso quer dizer o quê? Que passaram as VMOCs para acções do Sporting?
12 Julho, 2022 at 22:05
o tal acordo que se fez para adquirir as VMocs tinha de ir a AG da Sad para poder ter efeito,
foi aprovado hoje
12 Julho, 2022 at 22:59
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/949128
12 Julho, 2022 at 22:19
Vou aqui, fazer uma sugestão, que não agradará muito aos empresários.
Mas o objetivo, será ou seria, responsabilizá-los um pouco mais perante os clubes, ou melhor, perante as indicações de jogadores que fazem aos clubes.
É que é dos melhores negócios da vida é ser empresário de jogadores.
Porquê ? porque não existe qualquer tipo de risco.
Passo a explicar a minha idéia, que deveria ser aproveitada pela FIFA.
Ora bem.
Espero que me percebam. Não vou falar em nenhum empresário em particular, falo apenas nu empresário de jogadores em geral.
Um empresário A tem um jogador que pertence ao clube X, negoceia o jogador com um clube Y, depois da transferência cobra por exemplo 10%ao clube X
Esse clube Y, mais tarde, vende o mesmo jogador , por exemplo porque não teve êxito, a um clube Z, como não teve êxito, esse empresário A, deveria devolver 5% dos 10%, que obteve com a anterior transação, não pagaria, mas ajudaria a que o prejuízo do investimento feito pelo clube Y e que não resultou, fosse menor. E assim sucessivamente.
O empresário A, nunca ficaria a perder, ganharia só menos, a diferença de 5% para 10%. Se o jogador rendesse ou tivesse tido êxito o empresário, ficaria com os tais 10%.
Depois acredito, que poderia haver aqui, nestas transações, algumas alíneas, como o ter êxito na primeira época e não ter na segunda, por exemplo, enfim, várias alíneas. Têm que começar a ter mais responsabilidade no risco de os clubes apostarem neste ou naquele jogador, já que perder nunca perdiam na mesma.
Acredito, que se fosse assim, os empresários teriam mais cuidado com os jogadores que indicavam.
Não sei se me fiz entender na explicação.
Á que começar a legislar as ações e negócios dos empresários de futebol.
Penso eu de que.
12 Julho, 2022 at 22:22
e o que é considerado um jogador ter exito?
e que culpa tem um empresario se o jogador tem problemas de adaptaçao, o treinador n aposta nele, ou o clube muda de treinador e o jogador que era aposta, deixa de o ser.
12 Julho, 2022 at 22:25
Expliquei-me, numa determinada altura mal, não devolvia 5% dos 10%, devolvia sim, metade dos 10%, ou seja, 50% dos 10%.
Se o empresário ganhou, por exemplo 5 milhões, devolveria ao clube inicial, que vendeu 2,5 milhões.
E ganharía só 2,5 .
Como se vê, ganharia sempre, o clube que falhou a contratação, não recuperaria todo o dinheiro investido, mas era como se fosse, uma consolação.
E os empresários, pensariam duas vezes nos jogadores que representavam e indicavam.
12 Julho, 2022 at 22:33
Todas essas coisas, requeriam, alíneas de condições.
Se o jogador não se adapta, é porque é um jogador, cujo poder mental, também não será muito competitivo, e o empresário também terá que estudar o género de jogador que tem, não só os clubes.
O ter êxito, é o clube por exemplo, apostar na sua regular utilização, mesmo que por lá fique uma série de anos e não saia, mas se tiver uma certa quantidade de jogos utilizado, é porque serve a esse clube.
Enfim, existiria uma série de alíneas.
Bem entendido ?
Mas posso estar a pensar mal, admito.
Mas seria uma linha de partida.
Que á medida que os anos fossem passando, estas idéias iam amadurecendo.
12 Julho, 2022 at 22:38
Isto que explanei, foi só o intuito de pensar o futebol.
Longe de mim, tentar prejudicar alguém, mas os clubes gastam, milhões e milhões com negócios ruinosos de aquisições de jogadores.
E compensações ? Zero.
12 Julho, 2022 at 22:39
Os empresários nunca deixariam de ganhar com todas as transações que fizessem.
12 Julho, 2022 at 22:50
Quem diz 50% dos 10% recebidos, poderia ficar ao entendimento entre os clubes e os empresários.
É que isto, não existe tão só a preocupação dos ganhos, isto ainda era o menos importante, o importante era a indicação de jogadores de qualidade ou de alguma qualidade, este seria o fator principal.
12 Julho, 2022 at 23:50
Na Tasca temos a companhia do Riga. NO voleibol parece que vamos ter central Letão.
12 Julho, 2022 at 23:54
🙂