Bom dia
O Sporting continua no seu registo. Pareceu-me que Mateus Nunes está fora dela. Marsá grande jogador, levou um abre olhos de Ruben Amorim e depois demonstrou todo o seu valor e classe. Pote em grande. Este jogo do Sporting só com 2 no meio campo vai ser lixado maligna dos campeões e contra o Sérgio Conceição, somos pressionados alto em inferioridade no meio campo e vamos sofrer muito
Se calhar não será bem assim. Parece que temos um meio campo a 3. É que vejo por lá o João Paulo muitas vezes. Ou pelo menos vejo-o mais vezes ali que dentro da área para receber os cruzamentos que não vão para lá, porque não está lá ninguém.
Isto não vi diferente em relação ao ano passado e é algo que gostava de ver diferente.
O Otávio joga pela direita. O FV jogava na frente como 2º avançado. Eles jogam em 442. Sempre jogaram com o Conceição.
Mas é isso mesmo. Estás a chegar onde eu queria chegar. O problema não são os 2 médios, é a dinâmica de tudo o que os rodeia…
O que acontece no porco é que o Otávio descai para ali e ajuda, quando o Otávio abre mais desce um dos avançados ou o ala esquerdo, o que acontece no porco é que é uma equipa de tração à frente e que só para passar a barreira de pressão e chegar aos médios já é um pincel…
Quando jogas com um City… sim, 2 médios abertos para pressionar e roubar bolas ao carrossel não dá. Benfica foi longe na CL também porque percebeu que não dava para jogar como na liga Pt.
Tal e qual, por isso é só ganhamos de 18 em 18 anos
Uns tem árbitros cheio de fruta nos bolsos e os outros a cartilha, as toupeiras, juizes e o poder politico.
e nós? não temos ninguém, por isso é que as nossas vitórias sabem ainda melhor
Força Sporting CP
RA não desvia um milimetro na nossa forma de jogar, sobretudo com bola e neste ponto confesso que me desilude um pouco.
Nestes 2 jogos foi evidente que não há rigorosamente nada de novo, nenhuma nuance diferente que possa surpreender desde a 1 fase de construção até aos momentos de criação e finalização.
Tudo sempre muito padronizado embora tenham chegado 2 jogadores que pela sua capacidade técnica possam desbloquear aqui e ali, falo de rochinha e trincão.
De resto foram 2 jogos onde se nota o peso das pernas e onde há jogadores ainda muito longe do nivel normal.
Já tinha esta ideia e cada vez confirmo mais.
O Sporting da era Amorim joga em 3x4x3.
Quando se pensa que será uma equipa orientada para o ataque eu acho que não é tanto assim.
A construção passa muito pelas decisões dos nossos centrais.
Ontem por exemplo ausência completa do nosso meio campo.
Fico com a ideia que o nosso meio campo serve de tabela e apoio às nossas alas.
A equipa adversária foca-se na ala e tapa o meio e ficamos sem opções.
Resta atrasar aos centrais e começar tudo de novo na esperança que um defesa adversário se atrase e consigamos avançar no terreno.
Se a alternativa era colocar a bola na profundidade era preciso ter 2 ou 3 lanças rápidas no ataque.
Ao invés disse temos 2 extremos em que a melhor característica é bola no pé e posse e temos um PL que joga preferencialmente no circulo do meio campo e com baixos níveis de finalização.
Alguma preocupação neste momento de voltarmos a ficar muito dependentes da capacidade de furar do porro e da finalização do pote.
Ontem aconteceu por uma vez aquilo que verificamos a época passada, vários jogadores a pressionarem o adversário na sua defesa, este a conseguir sair da pressão e ter o meio campo todo despovoado para chegar com facilidade a nossa grande área.
Nesse aspecto ainda compreendo.
Estão todos rotos e tiveram vontade de pressionar e depois decompensam.
Agora falhas técnicas, numa equipa maioritariamente rotinada…não percebo.
Ou então percebo.
Paulinho e Esgaio são dois jogadores que podem ter muita vontade e em alguns momentos até ajudaram…mas são curtos para aquilo que devia ser a fasquia do clube.
Creio que, no meu registo habitual que a tantos desagrada, nos preparamos para mais uma época igual à anterior. Um treinador tem que evoluir, como qualquer profissional. Vejo zero (mas posso estar a ver mal). Um plantel tem que evoluir, dentro do mesmo modelo ou integrando novas “nuances”: vejo zero (mas, outra vez, posso estar a ver mal). Creio que com as vantagens e desvantagens, com os pontos fortes e os pontos fracos, a nossa “performance” não vai andar longe da época anterior: sem andamento para as coisas dos grandes (Liga dos Campeões) e sem capacidade para sermos campeões (o nosso verdadeiro grande objectivo, creio), seja nos confrontos directos, seja nos autocarros que teremos pela frente, seja contrariando certas arbitragens habilidosas ou desastradas. Temos ainda muito tempo para afinar a máquina de outra maneira. Temos ainda tempo para reforçar o plantel, de forma inteligente e, diria, humilde. Creio que nada disto vai acontecer. E, penso, dentro de um ano a contestação a este treinador começará a dar sinal de vida sonoro. E, já sabemos, a seguir é a direcção. Quando um clube se coloca nas mãos de um treinador, para o bem e para o mal, quem manda fica com a avaliação de desempenho indexada aos resultados desse mesmo treinador. Tudo isto é básico, mas é bom relembrar. Comprei “gameboxes” (no plural), pago quotas (no plural), não falharei no apoio. Mas é assim que vejo as coisas. Peço desculpa a quem achar que sou catastrofista, mas, de facto, não vejo melhorias. Continuar com Paulinhos é meio-caminho andado para falharmos. O Padrinho do Porto não brinca. O Benfica vai fazer tudo para que o Príncipe Herdeiro entre a vencer, no seu ciclo de presidência. Creio que não teremos armas para os contrariar. É assim, como o saudoso Vasco Pulido Valente, quero lá saber do que vocês pensam. A realidade é o que é e é preciso saber vê-la, para lá da espuma dos dias, do barulho das luzes, dos entusiamos de Verão, dos voluntarismos, das boas-vontades, dos sonhos.
Que os factos me desmintam e que sejamos uma máquina demolidadora, para que eu apresente as minhas desculpas por ter duvidado.
Mudar de clube porquê? Não concordar com o comentário é uma coisa, mas mudar de clube, porque se fazem análises e se apresentam argumentos? É um comentário sóbrio e até humilde (pondo a possibilidade de estar enganado), qual é o melodrama? Nunca entenderei esta ditadura seguidista do “não se pode duvidar”, nunca.
“Ditaduras de opinião continuam bem presentes na sociedade.
Só estão à espera que o rastilho acenda.”
Subscrevo totalmente, parece que estamos cada vez mais perto de voltar a ter o lápis azul
A humildade é usada, muitas vezes, para esconder gozo e arrogância…
Com isto não quero dizer que seja o caso deste sniper, mas poderá ser o caso de um outro qualquer sniper que sabe como reagem muitos tasqueiros a determinado tipo de questões.
Para terminar: quando se diz que uma equipa não está preparada de forma capaz para ultrapassar ferrolhos e arbitragens manhosas, estamos a dar tiros para o ar ou estamos a disparar para alvos bem identificados?
Pois olha, para mim é precisamente o oposto. É exatamente pela manutenção das ideias e de termos mais jogadores que encaixam nelas, que eu penso que vamos ser muito difíceis de contrariar internamente e competitivos lá fora.
O Sporting será uma equipa mt forte e consistente Snipper.
Basta os jogadores estarem no seu nivel habitual e vais ver que seremos novamente muito consistente e vai ser difícil nao voltarmos a ter um registo defensivo muito acima da média.
O que me chateia é não ver algo mais com bola. Nesse aspeto Amorim é muito conservador e temo que em termos de imprevisibilidade sejemos mais fracos que os 2 rivais sobretudo para o slb que vai conseguir a meu ver ter mt mais capacidade de improviso e tem jogadores mais desiquilibradores.
O Porto será o Porto.
Antevejo um Sporting igual com uma ou outra solução diferente ( rochinha, Morita, Fatawu) mas antevejo um slb mais forte e um Porto em alta rotação.
Ainda assim confio numa coisa que é o grupo que temos. Temos um balneário unido que demonstra ser uma autêntica familia e isso ás vezes é determinante.
O ano passado não ficamos nada perto de sermos campeões.
Não ligo a isso dos pontos. Isso varia de ano para ano. Eu quero ser a melhor equipa e ganhar o campeonato.
Com 80, 85, 89…se alguém fez mais de 85 pontos é porque fez melhor trabalho que nós. O que significa que não podemos ter feito um trabalho muito bom. Já nem vou ao facto de terem perdido o melhor jogador a meio do ano…
Perderam mesmo? Os que mais influencia têm no jogo do fcp continuaram lá todos. O Luis Diaz foi bem tapado pelo ASD.
Quanto à pontuação, quanto mais alta mais hipotese de seres campeão. Como se dizia na tasca, isto é La Palique
O Luis Diaz saiu a meio e ainda conseguiu ser dos melhores marcadores da Liga… Acho que era de longe o melhor jogador que cá estava o ano passado e na primeira metade da época foi o gajo que mais decidiu a favor do Porto. É ele que dá o empate contra nós por exemplo.
Mas alguém faz um campeonato perfeito? Perser pontos é algo normal em todas as equipas. Estranhamente neste ano e no primeiro do JJ, o nosso adversário nunca perdia.
Perder pontos é possível, mas não por falta de atitude como foi contra o Santa Clara ou falta de opções por mau planeamento como se teme se repita este ano com mais uma insistência em apenas ter o Paulinho na frente.
E falta de opções já se consegue ver em pré-época.
Espero que a atitude esteja sempre no máximo em todos os jogos.
Se ganharmos os 30 jogos que temos “obrigação” dá 90 pontos, vamos ver se a malta ambiciona passar dos 85 desta vez.
Tu queres que o Sporting/Ruben Amorim faça duas coisas, ganhar os seus jogos e fazer os outros perderem.
Penso que é esse o vosso grande problema. Fixam-se demasiado nos adversários. Os adversários compram um PL e começam a pensar no Paulinho. Os Adversários compram um Cebolinha e nós um Nuno Santos e é um drama.
85 pontos é bom, como os 86 de JJ foram bons. No futebol não compras certezas, compras probabilidades.
Se fizeres 85 pontos todas as épocas não vais ficar 18 anos sem ser campeão independentemente das frutas e dos Padres.
Quando se começa a olhar para o vizinho do lado em vez de se controlar o que se pode controlar é quando começamos a fazer merda e fazer all-ins sem sentido.
Essa conversa de perdermos com Santa Clara é sempre a mesma conversa… Qualquer grande é favorito contra qualquer outra equipa do nosso campeonato fora os 3 grandes.
TODOS perdem pontos. Todos tem falta de atitude?
Não. Há dias excecionais das outras equipas combinados com dias maus dos grandes.
Os jogadores são humanos, têm dias maus. Quando vários sincronizam um dia mau, o jogo não sai bem e a probabilidade de não ganhar é maior.
Nós jogamos sozinhos? Quantas equipas de milhões que passaram pelo nosso campeonato é que atingiram os 90 pontos para se dizer que esta tem obrigação de o fazer?
Vocês começaram a ver a Liga Portuguesa no ano passado?
Claro que “a malta ambiciona fazer mais de 85 pontos”. Não é isso que está em questão, o que está em questão é que 85 pontos historicamente é bom e aproxima qualquer equipa do título.
Dizer que uma equipa que fez 85 pontos não lutou pelo título é irrealista.
E nem me falem da Champions. Pelo que leio aqui dá a entender que com um sistema de 3 médios e com um ponta de lança que não fosse o Paulinho, tínhamos eliminado o City….
O nosso problema é olhar demais para os adversários.
Mas depois a argumentação é “todos perdem pontos” e o “jogamos sozinhos é?!”.
Claro que olho para os outros. Que eu saiba isto é uma competição com outras equipas.
E a realidade é que os outros foram melhores que nós. E por isso foram campeões. E por isso temos de melhorar e fazer bem melhor que no ano passado.
Se as equipas mais fracas forem mais eficazes, ser melhores pode traduzir-se até em menos pontos.
Para mim o objetivo não é chegar aos 80 ou 85 ou 90 pontos. Para mim, não sei se estranhamente ou não, é ficar à frente de todos os outros. Eu sei que se calhar é um bocado exótico mas é assim que vejo.
Com equipas pequenas muito fracas, 85 pontos pode ser pouco, com equipas pequenas muito duras, 85 pontos pode ser espetacular. Na realidade dos pontos, o que é que me interessa? Fazer +1 ponto que o 2º classificado.
Isto significa mandar tudo fora, fazer uma revolução e começar tudo de novo?
Não.
Significa melhorar. Fazer melhor. Crescer. Trabalhar mais e melhor. Significa apanhar os outros e fazer melhor. Significa que não foi bom e que tem de ser melhor.
Esse raciocínio depende do tipo de competição.
Numa competição tipo futsal, com playoff tens que ser melhor que o Adversário no confronto direto.
Numa liga de regularidade podes ser melhor e não ganhar.
Porque as equipas contra quem vais jogar podem não ser as mesmas contra quem os teus adversários vão jogar.
Há castigos, há lesões, há questões climatéricas, há tipos de relvado, há portimonenses, etc.
Tu falas como se fosse tudo estanque.
Tu controlas o que podes controlar. A tua equipa, os teus jogos.
Fazer 85 pontos é bom porque historicamente te garante grande parte dos campeonatos.
No final só 1 pode levar a taça e ser bom pode não ser suficiente. Mais uma vez digo, no desporto jogas com probabilidades, não jogas com certezas.
Mas não é o sistema tático do Ruben Amorim ou o Paulinho que fazem o Porto atingir 90 pontos.
….Penso que é esse o vosso grande problema. Fixam-se demasiado nos adversários….
…Nós jogamos sozinhos?…
Mas o TCdL já respondeu a isto.
Agora dizer uma coisa:
1-….Claro que “a malta ambiciona fazer mais de 85 pontos”. Não é isso que está em questão, o que está em questão é que 85 pontos historicamente é bom e aproxima qualquer equipa do título….
o problema é que este argumento é usado quando questionamos o porquê de estarmos a planear nova época apenas com o Paulinho naquela posição. E isso é falar de alho com bugalhos.
2- Quando se começa a olhar para o vizinho do lado em vez de se controlar o que se pode controlar é quando começamos a fazer merda e fazer all-ins sem sentido.
Há que ser humilde o suficiente para ver o que os outros fazem e se for útil para nós adptarmo-nos porque como diz e bem, não jogamos sozinhos.
Atacar um campeonato com um PL que em 29 jogos marcou 11 golos é brincar com isto quando os nossos adversários tem outras opções para marcar golos, daí termos sido pior no ataque que eles.
E ainda me lembro que no futebol ganha quem mete mais golos que o adversário.
“Esse raciocínio depende do tipo de competição.
Numa competição tipo futsal, com playoff tens que ser melhor que o Adversário no confronto direto.
Numa liga de regularidade podes ser melhor e não ganhar.”
Com todo o respeito mas o que é que isso tem a ver com o que se falou?
Pegando na questão das probabilidades, eu já sei com base na média do paulinho que em 60 jogos marcou 17 golos tendo o último ano em 29 jogos marcado 11 golos que com base no geral o paulinho precisa de 4 jogos para marcar 1 golo, e com base na última época 3 jogos para marcar 1 golo. Ou seja é jogador, PL, referência no ataque, posição destinada a marcar golos, para marcar no campeonato uma média de 8 a 12 golos.
São boas as probabilidades.
Se vamos por aquilo que podemos controlar é pegar nestes dados e gerir o plantel que temos e arrancar a época com as melhores possibilidades possíveis.
Mas pronto, temos de dizer que está tudo bem e ter fé.
A cor da fé até é verde.
A da burrice é que não sei qual é, porque insistir no mesmo erro, inclusivé com bastantes provas dadas, para mim é isso mesmo, burrice.
Quando entramos nesta troca de pontos de vista conto com um mínimo de interpretação. Retirar frases do contexto para se ganhar um argumento não faz sentido a não ser que queiram levar uma taça no fim do dia.
Quando digo que olham demasiado para os adversários, e lembro contratações como Cebolinha e Nuno Santos, estou obviamente a falar no defeso.
Vocês veem os adversários a comprar jogadores e ficam todos histéricos e cheios de medo.
O Sporting não tem que contratar um ponta de lança só porque o Benfica tem 5 ou 6 e o Porto tem 3 ou 4.
O Sporting tem que olhar para dentro e ver como tem mais probabilidades de ganhar os seus jogos.
O Sporting fez duas vezes 85 pontos. Tem que respeitar a forma como lá chegou e tentar melhora-la se possível. Por exemplo com o reforço do central direito a evolução dos jogadores que já tem no plantel e uma maior variedade de opções na frente.
Ao contrário do que o que vocês querem fazer parecer quando falam do sistema tático do papel do Paulinho, a fórmula de Ruben Amorim FUNCIONA e muito bem.
Como qualquer fórmula no futebol, deve ser sempre aprimorada.
E isto não é fé nem burrice. É forma de ver futebol e de ver os resultados.
Leão Rampante, falas em burrice e insistes num tema que já expliquei aqui na última semana umas 10 vezes:
“Pegando na questão das probabilidades, eu já sei com base na média do paulinho que em 60 jogos marcou 17 golos tendo o último ano em 29 jogos marcado 11 golos que com base no geral o paulinho precisa de 4 jogos para marcar 1 golo, e com base na última época 3 jogos para marcar 1 golo. Ou seja é jogador, PL, referência no ataque, posição destinada a marcar golos, para marcar no campeonato uma média de 8 a 12 golos.”
O teu problema é apenas perceberes o futebol de uma maneira e não admitires outra. Nomeadamente a forma de Ruben Amorim.
Tu achas que o Paulinho está numa posição destinada a marcar golos, eu e o Amorim achamos que o Paulinho está numa posição destinada a conseguir vitórias e pontos para o Sporting.
O Sporting testou Slimani e não correu bem. Marcou mais golos mas a equipa jogou pior. Não é por ser Paulinho no lugar de Slimani é o tipo de jogador.
O Sporting ganhou 0-3 no Bessa sem Paulinho, a jogar com Edwards, Sarabia e Pote.
O Paulinho ajuda mais do que o que vocês dizem, mas ainda assim não precisa ser titular. Há Trincão, Edwards, Pote, Rochinha, Tabata e Nuno Santos não contando com as camadas jovens.
Já que vens com estatísticas eu apresento-te as que gosto:
Desafio-te a encontrares um comentário meu que sequer se aproxime da caricatura que fizeste a falar de “nós”. Não é de hoje ou de ontem, é de sempre aqui na tasca…
Aliás, é exatamente por não o fazer que digo que partem todos em igualdade, que não ando a fazer previsões de favoritos e que estipulo como objetivo ser campeão. Porque acho que temos equipa e investimento para isso.
“Quando digo que olham demasiado para os adversários, e lembro contratações como Cebolinha e Nuno Santos, estou obviamente a falar no defeso.
Vocês veem os adversários a comprar jogadores e ficam todos histéricos e cheios de medo.”
Eu não.
Ligo pouco ao que os outros compram.
Até os nossos só depois de ver a bola a rolar.
___________________________
“O Sporting não tem que contratar um ponta de lança só porque o Benfica tem 5 ou 6 e o Porto tem 3 ou 4.
O Sporting tem que olhar para dentro e ver como tem mais probabilidades de ganhar os seus jogos.”
Concordo completamente.
Mas neste momento tens o Paulinho com 11 golos em 29 jogos na época anterior e pelos jogos que jogou já dá para perceber que não vem ketchup, infelizmente.
____________________________________
Em relação ao Paulinho tu explicas tudo aqui:
“Tu achas que o Paulinho está numa posição destinada a marcar golos, eu e o Amorim achamos que o Paulinho está numa posição destinada a conseguir vitórias e pontos para o Sporting.
O Sporting testou Slimani e não correu bem. Marcou mais golos mas a equipa jogou pior. Não é por ser Paulinho no lugar de Slimani é o tipo de jogador.
O Sporting ganhou 0-3 no Bessa sem Paulinho, a jogar com Edwards, Sarabia e Pote.”
O Sporting ganhou com uma das maiores vantagens dos 34 jogos, sem paulinho.
Se a tática do Amorim é um ataque móvel, ótimo mas eu até acho que temos melhores jogadores para esse estilo do jogo que o próprio paulinho.
O facto de ter outro jogador alternativo ao Paulinho é também no sentido de ter outra alternativa ao ataque móvel e em caso da bola não entrar não termos de recorrer de forma desesperada ao Coates.
Se já teve a sua piada quando ganhavamos com Coates na época 2020/2021, em 2021/2022 quando Coates não marcou, já não teve muita piada e aí veio o Slimani que jogando mal ou bem o que é certo é que teve nos jogos que deixaram o homem jogar maior rendimento que o Paulinho.
E dizeres que o Paulinho pressiona mais que o Slimani, vimos jogos diferentes…
E em relação à comparação que fazes entre pontos conseguidos e os golos do PL não estás a ser honesto, com todo o respeito.
Ignoras que podes ter um goleador e uma defesa de merda e assim tens o PL a marcar golos e a equipa a perder pontos.
Neste momento tens uma boa estratégia a defender e só precisamos de mais alternativas para ter mais golos.
É só isto.
Claro que queremos golos mas é como o TCdL diz basta ganhar por mais 1 golo.
Agora quem tem o Paulinho está mais perto de desperdiçar as oportunidades para conseguir esse mesmo golo.
Quando juntei os 2 foi apenas quanto a esta questão:
“Curioso.
O nosso problema é olhar demais para os adversários.
Mas depois a argumentação é “todos perdem pontos” e o “jogamos sozinhos é?!”.”
Tanto tu como o Leão rampante fizeram disto uma contradição, quando eu estava a falar de duas coisas completamente diferentes. Foi apenas neste ponto que juntei os 2.
Tu dizes que se nós fizermos 85 pontos e outros fizerem 86, é porque fizeram um trabalho melhor que nós eu não concordo com isso. Aliás, acho que este formato de competição não permite chegar a essa conclusão porque o “jogam todos contra todos” é manifestamente falacioso.
Mas isso são outros 500.
O que eu não concordo com o teu ponto de vista é na forma como analisas o sucesso. O Sporting só pode ganhar os seus pontos. Tirando nos 2 confrontos diretos não tem possibilidade de fazer os rivais perderem pontos. Se eles ganharem os jogos todos, podemos ter 1000 pontas de lança que não chega. É por isso que o PSG também perde campeonatos.
O Sporting no ano passado até tinha vantagem no confronto direto com o Porto. Se o Porto ganha os pontos todos exceto quando joga com o Sporting acho injusto definir-se uma época apenas com base no que os outros fizeram.
Isto não é ficar conformado com o 2º lugar. É saber que esta consistência acaba por dar resultados. Já deu um campeonato em 2 anos, já deu duas idas seguidas à Champions o que não é assim tão habitual, muito menos quando os outros investem muito mais.
Falava-se que o Sporting tinha atingido 85 pontos porque não havia adeptos, porque teve estrelinha, porque não tinha competições europeias.
No ano passado sem isso, atingiu 85 pontos na mesma.
Fez um bom trabalho. O Porto fez melhor. Parabéns para eles, no fim só ganha um.
E muitas vezes o que diferencia até são fatores externos e não necessariamente os 3 centrais a intensidade ou o controlo de jogo.
“Concordo completamente.
Mas neste momento tens o Paulinho com 11 golos em 29 jogos na época anterior e pelos jogos que jogou já dá para perceber que não vem ketchup, infelizmente.”
Eu não tenho o Paulinho.
Volto a repetir: tenho Paulinho, Trincão, Edwards, Pote, Rochinha, Tabata e Nuno Santos não contando com as camadas jovens.
Vejo mais alternativas que nos anos anteriores. Paulinho se render, joga, se não render não joga. Independentemente dos golos que marcar. No sistema desta equipa ele dá muito mais que isso.
Tu dizes que se insiste num erro quando eu não vejo erro nenhum. Vejo uma fórmula que traz vitórias e que estão a tentar aprimorar.
Volto a falar no Slimani.
O Slimani individualmente teve melhor rendimento que o Paulinho.
Coletivamente, eu preferi o Sporting com Paulinho do que o Sporting com Slimani. Mas de longe.
O Rubem Amorim quis dar o braço a torcer com Slimani e isso só serviu para lhe dar mais convicção que esse tipo de jogador não lhe serve.
E quando te falei da estatística não tem nada a ver com honestidade. São factos.
O ponto é demonstrar que o facto de teres um ponta de lança que te marque mais golos não significa que estejas mais perto de ganhar campeonatos.
Eu estou-me a borrifar para quem marca os golos, eu quero os 3 pontos em cada jogo.
Respondo-lhe a si, Tiago porque, nem sempre estando de acordo consigo, vejo em si, embora por vezes com “excessiva” convicção nos seus pareceres, uma genuína vontade de defender o Sporting.
Não é o caso de alguns que pretenderão atingir o Rúben Amorim para mais facilmente chegar ao Varandas.
Comento muito pouco e faço-o há pouquíssimo tempo, embora não valha a pena. Há uns anos atrás vi um filme que me agradou e retive o título. Ironclade.
Tire as suas conclusões em relação ao mesmo…
Por mim, depois de responder a um sujeito que muda de nick com frequência (sabe-se lá porquê…) DESISTO.
Deixo que este seja o meu último comentário:
Pobre Sporting com gente tão saudosista…
Exacto.
Há que romper esta tendência. Recente. Na tasca em particular, regressar aos tempos em que a crítica, nomeadamente às exibições da equipa de futebol assente no catanacio, era acarinhada, e até incentivada.
Deixaram entrar as lavadeiras e ditadores de opinião, deu nisto.
Tu, como concreto e identificado anti-democrata (fachizoide), consegues perceber.
A malta continua a rotular quem critica como saudosista.
De facto quem não muda o chip eu sei quem é.
Quando o que de facto está em causa é que gostam do sporting assim e não entendem quem o queira de forma diferente, sem sequer pensar em passados.
Nunca?
Olha que isso de muros, ou da distinção entre “verdadeiros” e outros, não havia com Superleoes ou LaS. Mas posso ter uma ideia romântica da coisa, que não corresponde à realidade.
Hoje, ou estás 100% a favor, ou contra. E se por acaso acontece algo com que tens de concordar, sendo do contra, tem sempre de haver um “mas”.
Num ponto concedo, não é exclusivo daqui. Nem do Sporting, nem da bola.
A Tasca em breve será a face de uma típica bolha de rede social.
Na altura do Godinho era um vê se te avias a quem vinha defender o Godinho.
Na altura do Bruno era um vê se te avias a quem vinha criticar o Bruno.
Agora é ao contrário.
Sei lá…acho que sempre vi um bocado a tasca/cantinho assim. A única diferença que encontro mais concreta é que era muito mais raro o gajo que defendia o Godinho ou que criticava o Bruno no inicio do mandato dele e agora a coisa é mais dividida…pai desde o 2º ano do JJ.
Eu fartei-me de levar “porrada” na altura do MS. E nem sequer era por eu defender o MS, era apenas por defender que tinham de resolver as merdas e que o Bruno tinha de ser mais homenzinho e gerir melhor a coisa…
Defender direcções?
Falo de dizer bem/mal de jogadores, contratações, exibições, resultados. Bastava dizer que não gostavas de calções verdes.
Apoia pá, não dês armas aos inimigos. Não gostas, faz uma lista e apresenta-te a eleições. Assim só és um rabolho, anti, amarguinha, malhão, sporting@do.
Mas qual contraditório?
Em que mundo vives?
Sabes de onde vimos? Muitos destes aqui só dizem mal.
Por vezes com uma ou outra vitória, lá se esquecem 1 dia ou 2 de malhar. Mas a seguir vem logo o mesmo discurso de sempre.
Ë critica e mais crítica.
Aliás, se tivesses estado perto do clube estes anos e tentado ir a uma AG sequer, percebias bem o que motiva e define um certo grupo de sportinguistas.
Isto não é critca, é puro bota-abaixo e que define muitos sectores da sociedade civil portuguesa, não é só no Sporting, verdade seja dita!!!
Faz parte. Chama-se….democracia. Cada um tem direito à sua opinião. Mesmo que ela seja cortar a direito em tudo, lamber botas a tudo. Não é por isso que têm de mudar de clube.
Os lambe botas de hoje serão os críticos acéfalos de amanhã…
Tens que sair mais vezes da biblioteca e deixar a literatura grega antiga para outros momentos…
Grupos de bloqueio, que contestam e nao aceitam decisões das maiorias, tentam fazer a sua própria justiça através do insulto das suas próprias ações, não é propriamente a democracia a funcionar.
Mas isso sou eu a dizer, que já há muito não leio Homero….
Malta presa ao passado a quem interessa abanar com a história do bicho papão.
Mais rídiculo quando a maioria acusada de saudosismo quer bem é que o bicho papão se foda e continue a sua vida seja a DJ ou participante de reality shows.
Depois é mandar uns bitaites, com a mania que tem piada e siga a marinha.
Gostava que ele confrontasse as pessoas que só dizem mal e depois levar com os post em que as mesmas pessoas falaram bem de certas medidas desta direcção.
Agora para alguns por aqui a retórica é comer e calar e bater palminhas a tudo o que mexe.
Noutros tempos era ditadura e detestável qualquer limitação à liberdade de expressão desde que devidamente fundamentada e argumentada.
Para alguns, hoje em dia, é apoiar.
As SS também apoiavam o Hitler.
A Pide o Estado Novo.
O FSB que substituiu a KGB apoia o Putin.
Se calhar são candidatos à força de segurança do Varandas, sendo que ainda não foram recrutados porque as AGs nem têm dado argumentos para o uso deste tipo de forças bafientas.
Pelo menos de forma declarada.
Mas eles andam por aí espalhados nas web.
Grupos de bloqueio, que contestam e nao aceitam decisões das maiorias, tentam fazer a sua própria justiça através do insulto das suas próprias ações, não é propriamente a democracia a funcionar.
não sei mas já esse filme em algum lado, talvez num cartaz numa retounda ou em folhetos ou até talvez num camarote virtual.
Até podias gostar.
O que não deverias era pedir a outros para mudar de clube e saber lidar com as opiniões dos outros, quando são efetivamente opiniões, mesmo não gostando delas.
A insistência em manter o Paulinho e Esgaio como opções, um deles inclusivé como sendo a única para PL e com os resultados já vistos é de facto fácil de criticar.
Manter as coisas como estão e bater palminhas já sabendo o que dá é preguiça sim, mas não é minha.
Continua a bater palminhas e a ambicionar a manutenção dos 85 pontos, mesmo que isso te deixe no 2º ou 3º lugar.
Eu percebo, ser feliz tem a ver com as expectativas.
Baixa as expectativas e serás mais vezes e mais facilmente feliz.
Também é factual que estão a repetir o mesmo desempenho das últimas épocas.
Nada de novo.
Penso que não foram novas aquisições, ou estarei enganado nos factos?
Se calhar é muito mais provável um jogador que até aqui precisou de 4 jogos para marcar 1 golo, do que o seu contrário.
Já estudei matemática há algum tempo mas as probabilidades obedecem a uma certa lógica e está longe de usar esperança e fé.
Mesmo que não haja aqui ninguém que não deseje que o Paulinho desate a marcar 40 golos por época é mais provável que não o faça e portanto seria lógico ir buscar uma alternativa, sei lá, para marcarmos mais golos e assim mais perto de sermos novamente campeões.
A perspectiva do Amorim é munir-se de atletas com compromisso.
Para ter esse compromisso tem que manter uma certa relação com os atletas.
Essa relação de certa maneira mantém o amorim refém das suas próprias ideias.
Achar que conseguirá mais golos mantendo na frente de ataque o Paulinho, e insistir, pelo que tenho visto neste 2 últimos jogos, no mesmo sistema de jogo, é meio caminho andado para continuar a sofrer para ganhar os jogos que temos de ganhar.
A maioria dos nossos jogos 2021/2022 foram por vitórias de 1 a 2 golos.
Ou seja não temos muitos jogos de marcar muitos golos.
Época passada 3 golos ou mais foram 12 jogos em 34, ou seja 35%.
Ou seja em 2/3 dos jogos andamos com aquela insegurança e se os gajos nos marcam 1 golo…
O nosso melhor marcador foi o Sarabia com 15 golos.
Na frente dele tivemos o Darwin com 26 golos e o Taremi com 20.
O Paulinho marcou 11 em 29 jogos tantos como o sarabia.
O Slimani marcou 4 em 9 jogos.
Como é que se consegue partir para uma nova época com estes dados.
A mim deixa-me surpreendido.
ahahah
Como não amar isto aqui?
Já ao segundo jogo da pré-epoca ( e contra boas equipas atenção) já aparecem os mesmos de sempre a perspectivar o drama, a tragédia e o horror.
Muito bom 😉
Não vi nada de substancialmente diferente em relação à forma de jogar das duas últimas épocas, com o que isso tem de bom e de mau. Não há pernas obviamente (mas diga-se que o Villareal levava menos 5 dias de preparação, o que é muito nesta fase e nem se notou muito, o que mostra o quanto mais se corre “lá fora”), mas mantém-se a troca de bola entre defesas e guarda-redes com os adversários em pressing alto, o que chega a ser angustiante e podia ter dado 2 ou 3 golos ao Villareal.
Também se mantém o Paulinho associativo (é verdade que ajuda a levar defesas e a abrir espaços, temos que admitir), mas altamente perdulário. Aliás, há um lance logo no inicio em que Pote, isolado, assiste para o meio e em que bastava Paulinho travar e receber atrasado para encostar simples para golo. Isto seria o movimento natural de qualquer 9, mas Paulinho chega adiantado e colado ao defesa. É uma metáfora perfeita para demonstrar que ele não é um goleador nato. Pode marcar golos, mas não tem o instinto de matador.
Foi um teste razoável em que podíamos ter feito bem mais golos (os espanhóis também e entraram melhor, mas visto todo o jogo, o empate até me pareceu lisonjeiro), em que deu para ver alguns jovens (Marsá tem uma casa monumental no inicio e o miúdo que entra para defesa direito – Everton? tem uma falha de amador que oferece o golo ao Villareal, mas são ossos do oficio) e em que deu, por fim, para ver que o Sporting tem a sua rotina oleada, o que é bom em inicio de época (pior será para quem tem treinadores e planteis totalmente renovados) e que o que precisará mesmo para subir degraus, é de reforços que encaixem no modelo de jogo e tragam mais-valias. Para já, ficamos à espera para ver.
Só uma pergunta: qual é o gajo, mesmo que seja um trambolho, que jogue a PL e se mexa minimamente no processo defensivo, que não arraste defesas e consiga criar espaços?
Ontem os comentários de Pedro Henriques foram surrealistas. Epah, o homem está em campo, corre, acerta 50% dos passes… Algum impacto vai ter que ter. Agora, se aquilo é algo de elogiar, então Montero (movimentação e passe) era o Maradona e ninguém percebeu.
Bom jogo. Contra uma boa equipa. Eles são muito fortes, especialmente na pressão e na transição.
Notas:
Nas alas, como sempre gosto imenso do Nuno Santos. Tem lá tudo para ser o ala do Sporting. Raça, vontade, capacidade de chegada à frente, até mesmo capacidade de ir para a área. É um ala como o Nuno Santos que faz a equipa muito mais ofensiva e perigosa. Do outro lado, o contrário. O Esgaio é tão curto. Para a frente não desiquilibra e não consegue alargar o Sporting, para trás também não…cada vez mais o Esgaio me parece curto para uma equipa como o Sporting.
Dos centrais alguma dificuldade na construção, especialmente quando o Villarreal foi mais forte na pressão. Depois quando o Villarreal levantou o pé foi mais fácil. O Marsá mostrou porque é que eu digo que não vejo nele capacidade para o Sporting. Sempre que apertado fisicamente, o Marsá cede. Não tem cabedal para aguentar. Via-se isto na 3ª Liga vezes sem conta. Cresceu bastante na 2ª parte porque o Villarreal não aguentou aquele ritmo. Alguém que viu o Marsá o ano passado acha que ele aguenta na marcação a um PL daqueles bichos fortes? É curto. Não tem nenhuma capacidade de choque para central. Sim, ele tem muito bom toque de bola, ele é mesmo bom a construir mas esta fraqueza física não dá hipótese. O Reis esteve muito “afoito” mas não gostei…muito atrapalhado. O Inácio mesmo assim acho que foi o que conseguiu jogar “mais limpo”, apesar de falhar alguns passes quando mais arriscou.
No meio campo…contra um Villarreal muito combativo e forte na pressão, é normal o meio campo andar mais “às aranhas”. Tem sido sempre assim ao longo destes anos. O Amorim tem de pensar melhor como juntar gente ali para ajudar sem tornar a equipa completamente acantonada na área. Provavelmente passa por o avançado centro descer para fazer 3º médio ou então descer um dos alas e rodar para lá o avançado para ajudar a construir e a esticar o jogo.
Os interiores eu gostei. Gostei dos 2. Gostei mais do Tabata até do que o normal. Tabata e P. Gonçalves foram os melhores em campo com o N. Santos. Dinâmicos, inteligentes na construção, a tentarem (e a conseguirem muitas vezes) desiquilibrar e sair a jogar, a perceberem bem onde estava o espaço. Soltos. Com vontade de ter bola. Gostei muito dos interiores. Ao contrário do primeiro jogo que foi praticamente de quem menos gostei nesse jogo. E o P. Gonçalves com aquele chocolate a marcar presente, a dizer que está de volta.
O Essugo entrou bem mas nota-se muito a imaturidade. Precisa de tempo para “acamar” na equipa. Mas não está a milhas e acho que vai sempre precisar disso, no dia que chegar à equipa principal. O Hevertton nunca fui grande fã, é um gajo com espirito certo, gosto dele como pessoa mas como jogador acho curto para o Sporting. O RR não entrou. O Trincão foi só para aquecer as pernas. O Veiga foi para prémio.
Não falei do Paulinho propositadamente. Não vou começar. Só que acho que ficou para lá de muito evidente que precisamos de um avançado como pão para a boca. Não tivemos 1 único avançado a jogar sequer medianamente.
Também gosto muito do Nuno Santos, aliás, ainda não percebi qual será o plano para a esquerda este ano. O Reis veio de uma grande época, maioritariamente como central pela esquerda, onde para mim foi onde se destacou mais. O St. Juste veio para ser titular, o que empurra Inácio para a esquerda e Coates está de pedra e cal. Então quem fica na ala? Nuno Santos ou Reis? Será por dificuldade de jogos? Jogos com equipas que se fecham mais começamos com Nuno Santos e jogos mais complicados vamos com Reis?
O Esgaio já se sabe que ofensivamente acrescenta menos que os outros, no entanto foi exemplar a fechar dentro por inúmeras vezes, é um jogador muito voluntarioso e comprometido com a equipa. Ainda não desisti do Esgaio.
O Marsá mostrou lampejos de qualidade. Está numa ótima idade para encher e ganhar cabedal. Tem argumentos com bola acima da média.
Pote já sabemos o que vale. Tabata tem tido poucas oportunidades, mas quando calça, mostra nível elevado. Gostava de o ver mais vezes. Aliás, o papel que estava reservado ao Bragança pode ser desempenhado por ele.
O Paulinho acho essencial nesta forma de jogar. Espero que concretize mais oportunidades.
Marsa tem aquilo que os jogadores da cantera do Barça têm (caso contrário pouco tempo lá ficaríam), bom domínio de bola, qualidade e boa decisão de passe.
Falta-lhe é poder físico e estatura para ser central.
Dois bons treinos esta semana. Foi bom voltar a ver os nossos jogadores.
O que mais gostei a nível coletivo, foi no jogo de 4ª feira os miúdos terem entrado em campo mantendo exatamente os princípios táticos de Rúben Amorim. Vantagem de ter bastante tempo de trabalho.
O treino de ontem foi interessante pelos problemas que a equipa espanhola nos colocou. Gosto que estejamos a fazer jogos com equipas que elevam o nível de dificuldade. Roma e Sevilha também serão adversários giros.
Uma coisa é certa. Enquanto houver Rúben Amorim, estou bem descansado.
Bom treino. Fui ver o jogo. Aquela hora ainda estavam 30graus.
Um jogo destes não dá para tirar grandes ilações, jogadores todos rotos das cargas dos treinos, o tabata por exemplo, a partir dos 40min ja nao se mexia.
O Marsa deu boas indicações com bola e tem um bom posicionamento.
O Esgaio e o Paulinho foram 2 a menos.
O Marsá fez o que devia fazer e é algo que aprecio, começou mal mas não desistiu e na segunda parte já foi bem melhorzinho, tanto que não foi comido tantas vezes. Só isso já é de elogiar porque teve força mental para não ir abaixo.
O gajo teve lá algumas más abordagens e foi comido em velocidade, mas acho normal. Um central precisa sempre de experiência e aprender posicionamento e abordagem aos lances, principalmente quando não se consegue impor fisicamente. O Inácio tem mais anos de liga principal e por vezes também padece desses problemas. O mais importante é não entrar em espiral negativa.
Sim mas pode compensar com outras coisas como a leitura e a abordagem ao lance. O choque é uns meses no gym a fortalecer o core e pronto (isto um gajo a falar como se fosse fácil).
1 ano como quem diz. De jogo tem meia época pouco mais. Acho que está naquela de pode dar, pode não dar. Tem boa saída de jogo, tem bom passe, falta o resto que não sabemos se consegue adquirir ou não.
Não é à toa que o colocou ao meio.
Assim tem o apoio dos outros 2.
O problema é que se o Inácio fica a dar a mão ao Marsá, ficamos com o Esgaio sozinho no lado direito :).
Reparei que na 2ª parte os outros centrais tinha outro tipo de atenção ao centro para ajudar o miúdo.
Principalmente quando o Reis começou a impor o fisico.
Ao ponto do Marsá ter liberdade já para fintar uns poucos e sair a jogar.
Pessoalmente notei um problema que ninguém parece falar. Ontem jogaram Pote, Paulinho e Tabata na frente, contra um Villareal que nunca jogou em bloco baixo. Conseguimos explorar as costas 0 vezes. Por um lado a bola raramente entrou, por outro quando entrava estava tudo em fora de jogo porque têm de começar a correr 5 metros à frente. Coitadinhos. Contra equipas assim não vamos ter hipóteses porque não temos velocidade na frente para explorar as costas, e a nossa diferença para o Carnide o ano passado por exemplo é essa mesmo. Os gajos jogaram contra equipas que gostam de ter bola e bloco alto, encafuaram-se lá atrás porque defendiam mal como a merda, mas tinham motas na frente para aproveitar o espaço. Ora nós temos o avançado que é bom no meio campo e 2 interiores que não têm velocidade para nada.
Pessoalmente acho que devíamos ter alternativas, uma equipa com estes 3, ou até com 2 destes 3 não surpreende nenhuma defesa em velocidade.
A defesa é o que é, ainda não jogaram os que serão titulares juntos. No meio campo Matheus e Ugarte dão conta do recado, Morita vai ter muito a dizer, mas vamos ver como encaixam.
A minha preocupação mesmo é no último terço, não porque não será eficaz contra a maioria dos adversários, mas porque teremos dificuldades contra equipas de igual ou maior valor tal a nossa falta de velocidade. E sim fds é inegável que o Paulinho é forte a dar apoio no meio campo, mas se depois não tem pernas para acompanhar e chegar para povoar a área adversária isso não serve de nada.
Pois na esquerda tens jogadores competentes como o Reis.
O esgaio continua com aquele espirito chato que insiste em puxar o rapaz como uma corda para trás quando ele quer correr.
Não sei como é que aquilo acontece.
E ontem a central volta a falhar no posicionamente.
Viste onde ele estava quando meteram a bola nas costas do ewerton?
O homem estava no meio do nosso meio campo, onde já estava o marsá.
Epah esse lance é tudo culpa do Heverton. O chavalo tem 21 anos e deixa a bola passar-lhe 1m á frente assim? Fds, ontem deu para perceber porque é que tem meio mundo à frente dele para ala direito.
O Esgaio tem culpa no golo, sim. O Esgaio tem de dobrar o Hevertton e não dobra porque é lento como a merda. É exatamente por estas coisas que os nosso defesas têm de ser rápidos se queremos subir a defesa.
E o outro culpado é o M. Reis que fica completamente a dormir…
No fundo são 3 os culpados. Hevertton que deixa passar a bola, o Esgaio que está a KM e o M. Reis que adormeceu completamente…
Se fores a ver o Hevertton aperta quando vê o avançado passar por ele. Aí já foi tarde, mas se começa a sprintar mais cedo tem o lance controlado. Se por um lado o problema do Hevertton é um não problema, porque acho que não vai estar cá muito tempo, o problema do Esgaio e da falta de pressão do Mateus têm de desaparecer e acredito que vai desaparecer porque num senário ideal nenhum será titular, ou pelo menos não irão jogar ao mesmo tempo.
Concordo o Mateus Nunes também nunca foi muito de pressionar, mas até compreendo pelas cargas físicas da pré época e podemos ter outros a fazer essa função e compensar.
Agora falhas de posicionamento absurdas, já é falta de saber jogar futebol ou estar pelo menos focado no que tem de fazer em campo.
O objectivo é malhar nos “Outros”….pelo que têm que entrar os SEs…. quando é demasiado óbvio que o Heverton comete um erro que um profissional de futebol não é suposto cometer…
E erros todos cometem! Que o puto aprendam com o erro e continue a evoluir!
O Hevertton não tem qualidade minima para ser da equipa principal do Sporting.
O Hevertton não vai estar no Sporting.
Claro que me preocupa mais o erro dos que são parte importante do plantel do Sporting como é o M. Reis e o Esgaio. Esses é que são solução.
Um puto que está lá quase como prémio de carreira de formação, pelo espirito que sempre mostrou, e que não vai ser parte do plantel nem vai ser jogador do Sporting no futuro preocupa-me muito menos…
Parece-me claro, mas quando o nosso pensamento não foi moldado durante vários anos por teses de mestrado, doutoramento e pós doutoramento sobre táctica no futebol, o óbvio fica para nós mais dificil de perceber!!!
O esgaio vamos ter de levar com ele alguns jogos, o miúdo não.
É tão óbvio que até aleija.
Portanto olha-se para a falha no posicionamento do esgaio que não tem nada que estar onde estava.
Se conseguia lá chegar e dobrar o erro do miúdo é o menos relevante. Agora que não estava bem posicionado, não.
E o preocupante é que o Porro a jogar com a intensidade que joga e se tem uma lesão, temos de levar com um esgaio que se posiciona mal e a correr parece que derrapa e não avança no terreno.
Mas a mim preocupa-me mais a falta de posicionamento e concentração do esgaio que andava perdido em campo, porque o miúdo não fica, já o esgaio vai ter minutos de certeza.
Aliás o Esgaio que já nos fez perder pontos, de forma objectiva, o miúdo terá de ir à vida dele e não coloca em causa os objectivos desportivos do clube.
Conseguiste porque tinhas dois gajos entrosados e que gostas de atacar. Do outro lado o tapa buracos do Esgaio tem problemas e, chegar à frente com qualidade. Mas o Esgaio não é problema, ele não é titular, problema é o outro.
De qualquer maneira, já o ano passado com o Sarabia era difícil apanharmos alguma equipa de qualidade em contrapé. Na maioria das vezes quando o fizemos tínhamos sempre dois gajos envolvidos que eram o Sarabia e o Porro. Se por um lado continuamos a ter a locomotiva pela direita, por outro perdemos um gajo que tinha qualidade de passe mais que suficiente para sacar coisas da cartola. Sem essa qualidade acho que precisamos de ser mais verticais e objetivos, coisa que não sei se teremos.
O Paulinho ontem tem um movimento típico do excelente ponta de lança que ele é.
Para tentar finalizar uma bola que o Pote transporta pela linha vai-se meter debaixo da barra…ao invés de ficar a 2 metros que o permitisse ter mais hipóteses de cobrir as várias possibilidades de passe do colega.
É esse, em que o homem não percebe que tem de estar na linha atrasada e não adiantada…
É o remate logo depois do golo do P. Gonçalves. Ali, em 2 minutos, a diferença … Um mete a bola colocada e golo com o pé contrário (e noutros casos muito perto), o outro, com a bola a jeito e pé certo, manda a bola para a bancada.
E é um lance em que conseguimos passar a pressão (uma das primeiras vezes, na primeira parte), o Nuno Santos vai disparado pela ala para cruzar e se olharem para a área o P. Gonçalves entra ao 1º poste, o Tabata não ataca o 2º poste mas entra na área (um bocado escondido atrás do defesa, é certo) e o Paulinho trava antes sequer de entrar na área e entra na área a passo já quando o cruzamento está a sair….o Ponta de lança…
Foda-se…
Mas eu tinha dito para mim que não ia bater no ceguinho….
O Paulinho farta-se de correr. No GPS os números dele estão entre os melhores. O que realmente importa é que pronto, mas pah km corridos ninguém o bate.
Se bem que ontem nem sequer tabelar bem mas isso acho normal porque, tal como os outros, estará com as pernas pesadas e lento, por isso é normal que saia muito menos vezes aqueles movimentos que têm de ser rápidos…
Mas eu não tenho nenhum problema em termos um jogador assim no plantel. É normal. Jogadores diferentes, alternativas e tal. Uns vou gostar mais que outros mas é o normal. Eu acho que o que me come os nervos no Paulinho é não haver alternativa nenhuma. É eu saber que estamos completamente dependentes dele e que ele não é minimante fiável.
Paulinho devia de ter sido trinco, tem estatura, pés e é o rei da corrida. Alguém o enganou e disse que ele era extremo, depois PdL, e pelo meio alguém se enganou e achou que devia de gastar uma batelada de guito por ele.
Ontem após ouvir 90 minutos o Pedro Henriques a fazer o marketing do João Paulo, quase que entrava na net e comprava a camisola 20 do Sporting a dizer “Deus”.
Realmente há gajos que nasceram com a vida facilitada. Ele arrasta defesas (pudera, está em campo, mexe-se, joga lá na frente e as defesas flutuam. Há de chegar o dia em que cagarao nele e o deixarão à vontade). Ele constrói como ninguém a meio campo (só fala 50% dos passes quando está apertado).
Aquele lance que o Nuno Santos vai à ala e a bola não entra no P. Gonçalves por corte milimétrico e o comentador decide fazer alta elogio ao Paulinho…eu fiquei..o quê?
O Passe para o Nuno Santos é espetacular, o centro do Nuno Santos é optimo, tal como a entrada do P. Gonçalves…e este gajo decide evidenciar é o Paulinho que tem uma intervenção muito mais reduzida do que qualquer um destes?! WTF…
Eu acho que o pessoal gosta de parecer que vê mais que os outros e usam o Paulinho para isso. Para dizerem que vêm mais que os outros, que não conseguem compreender na plenitude o Paulinho e tal…
Vai levar tratamento Westbrook nos triplos lol. Ele com espaço até trabalha bem, mas tem de ter muito tempo e muito espaço para trabalhar. É um gajo lento, que falha demasiado, caracteristicas que são fatais num PdL.
Foi exatamente o que vi Tiago! Quase estive para vir escrever isso aqui no momento, mas não quis dispersar a atenção.
Sobre a equipa no geral e o modo de jogar, não se viu grande diferença, mas creio que em semana e meia não se criam rotinas de novas formas de jogar. A questão é se estão mesmo a ser treinadas novas soluções. Acho que devemos aguardar até final da pre-epoca para fazer análises mais assertivas.
Agora o Paulinho…continua a não ser avançado. Continua a ser apenas um “associativo”. Continua a não procurar zonas de finalização e esse lance do Nuno Santos não ter na área a referência atacante é inacreditável!!!
O problema é que ligações bola-baliza adversária ele não faz. Podemos estar meia hora aqui a elogiar a sua proeza no meio campo, e depois estamos aqui duas a desconstruir como ele é horrível dentro da área, seja a finalizar seja a movimentar-se.
Não me viste aqui descrever as 5 ou 6 que ligações que falhou.
Não são os lances em si. Isto é o Paulinho.
Ligações que deixam a equipa em condições de ataque vantajosas fazem os outros ao pontapé. Nuno Santos, M. Nunes, Inácio, Ugarte, etc…
Só que ele é PL…é o nosso avançado centro…é chato, mas é verdade..
Pedem para ele não entrar na área ou mandar bolas para a bancada? Ou para entrar pela baliza a dentro sozinho em vez de temporizar meio segundo para receber o passe e entrar com a bola?
Não acho que o Amorim queira um Pivot, se quisesse não tínhamos o Paulinho no meio campo. A menos que o futebol tenha uma definição diferente do que seja o Pivot do futsal ou basquete. Não me lembro de ver o Shaq ali no mid range ou a tentar triplo, ou o Cardinal junto do João Matos para fazer a ligação com os alas.
O que o Amorim quer é um avançado que consiga ajudar os médios que estão em inferioridade, mas duvido que o Amorim não queira um gajo que consiga marcar golos, é que duvido mesmo.
O Paulinho pode ser muita coisa, mas PL não é, nunca vi um gajo posicionar-se tão mal na área, já digo isto faz tempo. Nunca se antecipa, nunca ganha posição, nunca procura espaço vazio, nunca acelera ou recua naquele momento certo em que se sabe que vai sair o cruzamento, cada vez que alguém vai cruzar está atrás dos centrais à espera do milagre que a bola passe. Ajuda bastante noutras fases do jogo mas PL não é nem nunca vai ser, não lhe está no sangue.
Nesse lance, depois de tantos elogios, só me veio uma coisa há cabeca: perguntar-lhe se era assim, então porque que o Paulinho tem apenas 7 assistências em ano e meio de Sporting?
Incrível… O gajo é associativista, o Sporting sem ele é Pote ressente-se!
Mas para além dos pouquíssimos golos que marca, ainda consegue números de assistências que não chegam a metade dos golos.
Ano e meio… 60 jogos… 7 assistências.
É pena não poder confrontar os comentadores com números.
A malta quer parecer muito inteligente e que vê mais que os outros e tal, e por isso exagera brutalmente nos elogios a pormenores que acham que mais ninguém vê.
Só que não. Eu vejo. Quase toda a gente vê. E percebe. Acha é que é MUITO curto para PL único do Sporting.
Nem digo que façam de proposito…acho que hoje em dia há necessidade de dizer coisas que parecem muito especiais a cada comentário. Mesmo de pessoal que eu gosto de ler e ouvir. Querem sempre dizer coisas especiais e que supostamente fazem ver o futebol de forma diferente…
Alguns leêm estas criticas a Paulinho pela fortuna gasta nos 70% do seu passe, e por ser o jogador mais caro da nossa história.
Mas se analisarmos do ponto de vista estritamente desportivo, a pior fase do Sporting (na época em que foi contratado) foi após a sua entrada na equipa.
Já na época passada acho que jogamos mais e melhor nos jogos em que Paulinho esteve fora, e até fizemos mais golos.
Chegamos ao fim dos jogos e ouvimos pelos programas desportivos a mesma lenga-lenga em loop, “Paulinho arrastou a defesa”, “Paulinho abriu espaços”, “Paulinho traz coisas diferentes a equipa”.
Aquilo que Paulinho traz são carradas de falhanços e desespero aos Sportinguistas quando as coisas não estão a correr bem à equipa.
E continuo a questionar-me quantas “arrastadeiras” e “abridores de espaços” com mais capacidade e qualidade não teremos no plantel.
Recepcionar, proteger a bola e colocá-la nos companheiros. Não teremos jogadores para o fazer?
Depois falta aquilo que esperamos ver em um avançado e que Paulinho não faz: procurar espaços na área, atacar a bola e antecipar-se aos centrais, recepção orientada e facilidade de remate com ambos os pés (preferencialmente enquadrados com a baliza).
O mais frustrante para mim é o Esgaio, sendo ele extremo de formação (com bons pezinhos), transformou-se num jogador/máquina e que na dúvida, pára o ataque. O pior é quem tem sempre dúvidas.
Parece que decorou o livro de tácticas e movimentos e não passa disso.
O que mais me preocupa é a pouca eficácia e ganhar jogos por 1-0
Na nossa forma de jogar, é o que mais me chateia, parece que nunca conseguimos ganhar por mais do que 1
Felizmente que o Sporting se precaveu com o facto da cláusula obrigatória do Trincão só ser válida em caso de descida de divisão, pois pelo que se lê por aqui somos de longe a pior equipa da Liga.
Adoro ler as tentativas de “salvar” a imagem do PL do actual plantel.
Dependendo do estilo ou do futebol, existem vários tipos de PL (ou chamemos lhe características) para equipas “grandes”… rápido, tecnicista, explosivo, posicionamento mas todos sem excepção têm de ter faro pelo golo.
Olhando para o nosso não lhe vejo nenhuma delas (em alguns pontos está mesmo muito aquém) pelo que iniciar mais uma época como único PL da equipa é uma daquelas decisões que.l nunca irei perceber.
“O Esgaio não tem de provar nada a ninguém. O futebol é assim… Dentro do negativo que foi, foi bom para perceber aquilo que falamos todos os dias, que o futebol é instável, tudo muda num instante. Mas o que não muda é a forma como olhamos para ele. O Esgaio é um grande jogador. A opinião que vale é a minha, sou eu quem o mete a jogar. Se há jogador que levava para qualquer sítio e qualquer momento é o Esgaio. Tem de sofrer, é o futebol, são as redes sociais. Se não quer sofrer, que não as tenha!”
“O Paulinho é o melhor avançado português e o que quero para a nossa equipa. O que acontecer no mercado cá estarei para comentar. Tudo o que for feito será de acordo com o que pensamos que é melhor para o Sporting”
Apartir a critica cai em saco roto, pq já sabemos pq Esgaio e Paulinho estão no Sporting e jogam.
Os entendidos que sabem mesmo da coisa, vão dizer que RA não é infalível, que erra tb e que tem que ser tb criticado. Eu tb acho que sim. Mas só acho que essa não deveria ser a nossa principal ação/atitude como adeptos do Sporting, porque primeiro de tudo deviamos apoiar, elogiar e ficar orgulhosos com o trabalho do mister desde que chegou ao Sporting.
E ora isso não ó que acontece aqui. Aqui sobretudo malha-se e critica-se sempre, todos os dias centrando-se principalmente aquilo que achamos que fez de menos bem.
Eu acho que tb é um sinal da sociedade portuguesa, que se sente muito confortável no constante bota-abaixo, mas acho que no Sporting esse carácter é ainda mais acentuado, face a tudo aquilo que disse mais acima.
Daqui a nada começas a perguntar quantos colossos treinámos e quantos campeonatos ganhámos. Diz que já foi doutrina praticada por aqui, parece que está de volta.
Queriam o quê?
Que viesse malhar nos atletas que conta para a época?
Agora os números não enganam.
Para trocar a bola o Sporting contratou outros atletas, para marcar golos contratou o Paulinho que não os marca.
Ano passado 11 golos em 29 jogos.
Geral 17 golos em 60 jogos, ou seja nos outros 31 jogos marcou 6.
É motivo para não precisarmos de 1 alternativa?
Quanto a ser o melhor avançado português até pode ser, agora que o Darwin marcou 26 golos e o Taremi 20 também é verdade, e isso fez com que tivessemos longe de sermos a equipa com melhor ataque.
As equipas, e as pessoas, podem fazer o normal (que se espera delas), fazer pior ou fazer melhor.
Se fazem o normal, pouco há a dizer.
Se fazem pior, é normal criticar ou apontar o que esteve mal.
Se fazem melhor do que se esperava, é normal – também – que se elogie isso.
A Tasca existe para as pessoas darem a sua opinião – e é só isso que é, a sua opinião! Ninguém vem para aqui com teses de mestrado a tentar provar a verdade universal.
Tu também opinas!
E dizes bem de cenas que para muitos de nós são absurdas. Isso não faz de ti menos tasqueiro que qualquer outro de nós ou ter menos direito à tua opinião – que, repito, é só isso, a tua opinião.
Quem acha mal, critica.
Como tu elogias quando achas bem, mesmo que a maioria ou outros – sem interessar se são muitos ou poucos – achem mal.
Não percebo este teu constante (quase) fundamentalismo contra as opiniões que são diferentes da tua…
Basta olhar para o que se passou há um ano, para se perceber que muita gente acabou tendo razão nas criticas que fez – e que tu já criticavas essas criticas. Se eles continuam a achar que não se emendou isso, é lá com eles. Cada um pensa pela sua cabeça… ou devia pensar!
Jonas quem diria….um gajo que adorava o Godinho Lopes vir com esse paleio…
Olha os adeptos do liverpool criticaram o Darwin e o Kloop,já viste??como é possível não é??chama se pensar pela cabeça…Porque tu só dizes merda por exemplo e tás no teu direito,assim como eu acho o esgaio fraco,principalmente para o que custou…tou no meu direito…Como acho o Paulinho miserável para o que custou,sendo ele ponta de lança…ele não marca golos,mas sim é Ponta de lança..
Todos os treinadores têm os seus jogadores fetiches,faz parte…o teu fetiche era o Godinho…vá se lá perceber 😉
Em 2 jogos não dá para fazer grandes analises, lá para o penúltimo e ultimo jogo da pré-época, é que vai dar para ter uma ideia, do que será o Sporting nos primeiros jogos do campeonato.
Não percebo a situação de “entusiasmar”, quem se entusiasma na pré-época, normalmente é do outro lado da circular.
São 2 anos e meio de RA, já todos aqui perceberam as ideias do treinador e o futebol que prefere, nunca será um futebol espetacular de goleada, é muito mais um futebol de posse e espera do adversário(e em vantagem, vai sempre preferir gerir e cansar o adversário, do que ir para cima), com uma boa saída na pressão ao adversário, onde os 3 frente são importantíssimo na pressão aos centrais (Paulinho faz isso bem).
Falar em cavar “buracos” com RAmorim, depois dos resultados que tem obtido, não faz grande sentido.
Só com uma grande reviravolta negativa, é que este treinador com este plantel, não vai andar a lutar pelo o campeonato.
São 85 pontos em duas épocas, nunca me canso de repetir isto.
Quanto a este jogo.
Até gostei do Marsa, jogou no lugar do Coates, difícil.
Maior destaque Pote.
De resto nada por ai além.
Índices físicos bastante razoáveis.
O Trincão para ser lançado, com um treino, não me deixa dúvidas que vai ser indiscutível numa fase inicial da época.
É clarinho como a água que este treinador tem as suas ideias bem fixas e os seus alvos no mercado.
A estrutura nisso, tem trabalhado muito bem, dá todas as condições e desejos ao treinador que tem dado o retorno desportivo desejado.
Isto leva aquela questão da partilha de passes, leva me a pensar que alguns destes jogadores estariam nos rivais, se não houvesse este tipo de negociação, como Pote, Ugarte e Trincão assim de cabeça.
3 jogadores que via facilmente de azul e branco, sobretudo o Pote.
Dia 19 Roma e dia 20 Portimonense, dois bons testes.
São mais de uma dezena de jogadores com passes patilhados, achas mesmo que estariam todos no Porto. Vinagre, israel, Edwards, Plata, Nuno Santos, Ugarte, Pote, Trincão, Paulinho, Morita e ainda faltam mais. A essa tua opinião eu chamo-lhe wishfull thinking, é assim porque não havia outra maneira, só que havia. Pode haver casos excepcionais mas com esta direcção não é excepção é regra de 90% das aquisições. Vai ser um dos grandes problemas do futuro, de um plantel que vale 250M tens 100M que não são teus.
Desagrada-me bastante os passes partilhados e acho que é uma roleta russa.
O único factor a favor, é ter permitido ter jogadores melhores a preços mais acessíveis (nem sempre razoáveis).
Como clube vendedor, reduzimos à formação a possibilidade de fazer vendas (com mais valias reais).
Teoricamente, um plantel globalmente mais forte, permitirá sobressair jogadores da formação que se destaquem e fazer grandes vendas (Inácio ou Matheus Nunes, por exemplo), mas mais uma vez, é um risco enorme.
Queria aproveitar para dar um destaque a Adan. Sereno, concentrado, seguro e quase intransponível apesar de jogar talvez no único clube top da Europa que decidiu que não é necessário ter suplentes que façam concorrência e que o redes principal é suposto fazer 50 jogos por época sem se lesionar. Grande Adan
Só que ganhes os 30 jogos já são 90 pontos.
Os outros 4 contra porto e benfica é uma incógnita.
Não quero com isto dizer que os outros não joguem melhores que nós e que seja complicado ganhar os 30.
Mas devia ser esta a nossa mentalidade.
Temos orçamentos maiores.
Temos melhores atletas.
Temos um bom treinador.
Mas também sei que temos um paulinho com poucos golos.
Mas acredito que o Pote está recuperado e que vai aproveitar o espaço criado pelo mestre dos arrastões (JP) para ser novamente o melhor marcador do campeonato e fazer do clube campeão nacional.
Eu não consegui ver nada do Fatawu por ter jogado com o Nazinho atrás.
Era um 11 demasiado verde para ver o quer que seja.
Sei que a ala direita esteve melhor do que a esquerda contra os Belgas.
Ontem a esquerda esteve melhor do que a direita.
O Vila Real, não sendo um colosso em Espanha, é uma belíssima equipa e treinada pelo o papa taças Uefas. Tal como o super Milan dos 80/90’s, tem uma equipa de trintões muito experientes.
É engraçado que eu gostei quer do Fatawu quer do Nazinho a jogarem onde jogaram. Não achei espetacular mas vi potencial bastante nos 2 para poderem surpreender este ano, caso se proporcione…
Eventualmente o adversário ajudou mas isso só com mais tempo consigo avaliar. Achei ambos…lá está…bem interessantes a jogar ali…
só no final da pré época é que terei uma opinião mais concreta sobre o plantel, até lá é ver os jogos treino com muitos jogadores.
com edwards – trincão – rochinha – pote – paulinho – tabata já não acredito que venha um avançado, veremos.
Sporting 2-1 Sporting B (29 de junho)
Sporting 1-1 Casa Pia (4 de julho)
Sporting 1-0 Vilafranquense (4 de julho)
Sporting 4-0 Estoril (9 de julho)
Sporting 2-0 BSAD (9 de julho)
Sporting 1-1 Union St. Gilloise (13 de julho) Sporting 1-1 Villarreal (14 de julho)
Próximos jogos:
Sporting – Roma (19 de julho às 20h no Estádio do Algarve)
Sporting – Portimonense (20 de julho às 10h30)
Sporting – Sevilha (24 de julho às 19h45 no Estádio José Alvalade – Troféu 5 Violinos)
Sporting – Wolverhampton (30 de julho às 18h45 no Estádio do Algarve)
Como se avalia uma época se é boa ou não?
Fazer 85 pontos e ser campeão é bom.
Fazer 85 pontos e ficar em 2.º é mau
Mas se fizer 75 pontos e for campeão já é bom outra vez 😉
Não é fácil
É mais uma justificação que a malta se agarra para dizer que a época passada não foi má. A fase de grupos da Champions, a taça da liga, a qualificação direta neste ano para a champions também.
E de facto não foi má. Melhor só ganhando o campeonato com 50 ou mais pontos vá, ou para simplificar as coisas como dizes, os mesmo pontos do 2º mais 1 ou indo mais longe que tu, igual ao 2º ganhando no confronto direto 🙂 .
A questão aqui é que alguns (os pessimistas) dissemos que o Paulinho era curto.
Veio o Slimani para calar as pessoas e ganhar eleições.
O Slimani marcou 4 golos em 11 jogos. Maior taxa aproveitamento e com muitos menos jogos que o Paulinho.
As eleições passaram e volta-se ao Paulinho (all in) e Slimani de bilhete na mão.
Podemos ser campeões, podemos.
Podemos trazer mais um PL e flopar, podemos.
Sabemos que o Paulinho marca pouco e é curto, pelos visto é subjectivo. Há malta que acha que sim outra que adora aquele arrastamento de defesas que ele faz como ninguém.
Mas custa muito tentar ter uma alternativa (tentar!!), mesmo falhando, temos de tentar.
Dizerem que o objetivo é fazer 85 pontos é como estipular que o objetivo num jogo é marcar 3 golos.
Não interessa marcar 3, interessa marcar +1 quer o adversário. Que me vale marcar 3 golos se eles marcarem 5? Se eles marcam 5, o nossos objetivo tem de ser marcar 6. Se eles marcarem 7 o nosso objetivo tem de ser marcar 8. Se não marcarem nenhum, basta 1.
Simples….
Volto a dizer. Isto quer dizer que se não somos campões tem de ir tudo para o lixo? Não. Significa que temos de ser melhores.
Significa que foi mau? Não. Significa que não foi bom.
É como eu vejo. Outros podem ver as coisas pelo numero de pontos apenas e achar que uma época de 85 pontos é ótima mesmo ficando em 2º ou 3º e que uma de 75 pontos é uma merda mesmo sendo campeão. Eu não vejo assim…
Podes fazer o exercício oposto. Classificar a época consoante as expectativas. Quando a fasquia é, antes da bola rolar, andar taco a taco com Vitória e Paços, ficar em 2º é excelente.
Claro que o que eu acho que é bom tem a ver com a minha expectativa. A minha expetativa para o Sporting é ser campeão. Acho que temos todas as condições para isso.
Se quiserem definir que o Sporting só tem condições para lutar para ir à conference league, claro que o 2º lugar é ótimo. Não sei porque se estipularia isso mas pronto, cada um sabe em é que acredita…
Apesar de não gostar do Paulinho, concordo contigo.
E mais. Não me parece minimamente razoável achar que o Slimani veio para ganhar eleições (que estavam mais que ganhas…) e não é correto dizer que saiu o Slimani para entrar o Paulinho porque na verdade quando o Slimani saiu foi para jogar o Edwards, Sarabia e P. Gonçalves.
Não tem a culpa nem foi para ganhar eleições ganhas à partida.
Mas que ajuda, lá isso ajuda.
Um ajuda a que se falhem golos à boca da baliza e outro para tirar certas dúvidas e seduzir mais alguns sócios na hora de votar, assim como ser campeão ajudou bastante.
Psicologia de massas.
Ser campeão claro que ajudou. Ser campeão elegeu o Varandas.
Gostava de conhecer 1 unico adepto que não estive-se numa de votar mas com a compra do Slimani tenha dito “Epah! Sim senhora…eu até não ia ou ia votar noutro mas agora que o Slimani foi contratado, voto Varandas!”.
Não disse que isso passou pela cabeça do sócio, mas pela cabeça do varandas…talvez.
Tudo o que se falou na comunicação, a postura renitente do Amorim…
A mim pareceu-me, no momento em que foi, mais uma operação de charme aos adeptos do que efectivamente aproveitar o que o Slimani poderia ter dado ao clube. Até porque havia contestação já ao desempenho do Paulinho.
A indisciplina dele foi a gota de água e no meu entender bem resolvida.
Pena que não se tenha começado logo a trabalhar numa alternativa, já que a decisão de abdicar do Slimani era irrevogável.
Não ser campeão é não ser muito bom.
Mas pode ser uma época boa se houver sucesso noutras provas – ganhar Taças ou fazer uma prestação boa nas provas europeias.
Pode ser uma época mediana se não houver conquistas mas estivermos nas decisões principais.
Pode ser medíocre se não houver conquistas, nem estivermos nas decisões principais.
Pode ser má, fazendo uma época dentro do pior que a história do clube já teve.
15 Julho, 2022 at 7:07
Boa sexta-feira!
Z
15 Julho, 2022 at 7:42
Viva o SPORTING!!!
🙂
15 Julho, 2022 at 8:30
Bom dia,
Não estou nada preocupado, chegou o Francisco.
O Trolha vê o Sporting a jogar, olha para a conta bancária e vai a correr para o espelho e……
15 Julho, 2022 at 8:33
Bom dia
O Sporting continua no seu registo. Pareceu-me que Mateus Nunes está fora dela. Marsá grande jogador, levou um abre olhos de Ruben Amorim e depois demonstrou todo o seu valor e classe. Pote em grande. Este jogo do Sporting só com 2 no meio campo vai ser lixado maligna dos campeões e contra o Sérgio Conceição, somos pressionados alto em inferioridade no meio campo e vamos sofrer muito
15 Julho, 2022 at 8:47
Se calhar não será bem assim. Parece que temos um meio campo a 3. É que vejo por lá o João Paulo muitas vezes. Ou pelo menos vejo-o mais vezes ali que dentro da área para receber os cruzamentos que não vão para lá, porque não está lá ninguém.
Isto não vi diferente em relação ao ano passado e é algo que gostava de ver diferente.
15 Julho, 2022 at 9:19
Com quantos médios joga o porco?
15 Julho, 2022 at 9:30
Joga com 2 médios. O ano passado era Uribe e Vitinha.
15 Julho, 2022 at 9:47
Pois…o problema dificilmente está no numero de médios….
15 Julho, 2022 at 9:52
E mais Otávio na maioria das vezes.
E outras vezes Vitinha, Grujic e Otávio(4-3-3).
15 Julho, 2022 at 9:52
E outras Vitinha, Uribe e Fábio Vieira.
15 Julho, 2022 at 9:57
O Otávio joga pela direita. O FV jogava na frente como 2º avançado. Eles jogam em 442. Sempre jogaram com o Conceição.
Mas é isso mesmo. Estás a chegar onde eu queria chegar. O problema não são os 2 médios, é a dinâmica de tudo o que os rodeia…
O que acontece no porco é que o Otávio descai para ali e ajuda, quando o Otávio abre mais desce um dos avançados ou o ala esquerdo, o que acontece no porco é que é uma equipa de tração à frente e que só para passar a barreira de pressão e chegar aos médios já é um pincel…
15 Julho, 2022 at 10:02
Boa, I love the smell of ” lições de táctica avançadas” in the morning!!!
15 Julho, 2022 at 10:14
E tu tens alguma coisa para dizer com algum interesse ou é só a merda do costume?
Frases feitas, com a mania que tens piada e é só isso?
15 Julho, 2022 at 10:57
Começa forte a manhã.
Eu tou sobretudo a ler e a aprender aqui dos mestres da táctica e das contratações acertadas.
Bastante didático tudo a meu ver, até agora…
15 Julho, 2022 at 11:59
Quando jogas com um City… sim, 2 médios abertos para pressionar e roubar bolas ao carrossel não dá. Benfica foi longe na CL também porque percebeu que não dava para jogar como na liga Pt.
15 Julho, 2022 at 11:17
O Porco joga…
Com dois e às vezes…
Com a equipa de arbitragem (a fechar os olhos a determinadas engradas a varrer…)
15 Julho, 2022 at 13:01
Ainda ontem contra o portimonense jogou com 3.
Uribe, Eustáqui e Otávio, penso eu de que.
15 Julho, 2022 at 11:10
3 médios, uribe, vitinha e otavio
15 Julho, 2022 at 12:31
O Porco joga muitas vezes com artur soares dias! Temos lá algum jogador destes? Não!
Então não compares!
15 Julho, 2022 at 14:12
Tal e qual, por isso é só ganhamos de 18 em 18 anos
Uns tem árbitros cheio de fruta nos bolsos e os outros a cartilha, as toupeiras, juizes e o poder politico.
e nós? não temos ninguém, por isso é que as nossas vitórias sabem ainda melhor
Força Sporting CP
15 Julho, 2022 at 9:02
RA não desvia um milimetro na nossa forma de jogar, sobretudo com bola e neste ponto confesso que me desilude um pouco.
Nestes 2 jogos foi evidente que não há rigorosamente nada de novo, nenhuma nuance diferente que possa surpreender desde a 1 fase de construção até aos momentos de criação e finalização.
Tudo sempre muito padronizado embora tenham chegado 2 jogadores que pela sua capacidade técnica possam desbloquear aqui e ali, falo de rochinha e trincão.
De resto foram 2 jogos onde se nota o peso das pernas e onde há jogadores ainda muito longe do nivel normal.
15 Julho, 2022 at 13:12
Não vejo assim, mas posso estar enganado e os próximos jogos ajudarão a perceber melhor.
O sistema é o mesmo, de facto. Isto no FM ou jogos do género, é com a mesmo tática.
Mas vamos ter muito mais dinâmica, adaptações e mudanças dentro dos próprios jogos.
Por outro lado, se estivermos enrascados perto do fim, não acredito que seja o Rodrigo a resolver e lá vai o Coates. E tb não é o Paulinho.
15 Julho, 2022 at 9:05
Já tinha esta ideia e cada vez confirmo mais.
O Sporting da era Amorim joga em 3x4x3.
Quando se pensa que será uma equipa orientada para o ataque eu acho que não é tanto assim.
A construção passa muito pelas decisões dos nossos centrais.
Ontem por exemplo ausência completa do nosso meio campo.
Fico com a ideia que o nosso meio campo serve de tabela e apoio às nossas alas.
A equipa adversária foca-se na ala e tapa o meio e ficamos sem opções.
Resta atrasar aos centrais e começar tudo de novo na esperança que um defesa adversário se atrase e consigamos avançar no terreno.
Se a alternativa era colocar a bola na profundidade era preciso ter 2 ou 3 lanças rápidas no ataque.
Ao invés disse temos 2 extremos em que a melhor característica é bola no pé e posse e temos um PL que joga preferencialmente no circulo do meio campo e com baixos níveis de finalização.
Alguma preocupação neste momento de voltarmos a ficar muito dependentes da capacidade de furar do porro e da finalização do pote.
Vamos ver como corre…
15 Julho, 2022 at 9:21
O Sporting não é orientado para o ataque.
A equipa do Sporting é orientada (pelo menos até hoje foi), para tentar controlar o jogo, diminuir ao máximo o risco dos adversários criarem perigo.
15 Julho, 2022 at 9:56
Basicamente isso.
Só gostava de saber é como é que se ganham jogos.
Se concordo nessa postura após assegurar o resultado, não concordo nada que se comece o jogo com essa mentalidade.
15 Julho, 2022 at 9:58
Eu também não gosto.
A lógica é…se nós controlarmos o jogo e não os deixarmos ter oportunidades, nós criamos poucas mas basta entrar 1.
Mas eu também não gosto. Gosto muito mais de uma equipa intensa.
15 Julho, 2022 at 10:10
Isso é mentalidade do Fernando Santos na selecção.
Depois é ver os minutos a passar e viramos aflitos.
3 empates=2 derrotas
Na minha perspectiva, estar a segurar ainda o resultado 0-0 é meio caminho andado para perder pontos.
Mas parece que agora a cena é fazer 85 pontos.
15 Julho, 2022 at 9:56
Ontem aconteceu por uma vez aquilo que verificamos a época passada, vários jogadores a pressionarem o adversário na sua defesa, este a conseguir sair da pressão e ter o meio campo todo despovoado para chegar com facilidade a nossa grande área.
15 Julho, 2022 at 10:12
Nesse aspecto ainda compreendo.
Estão todos rotos e tiveram vontade de pressionar e depois decompensam.
Agora falhas técnicas, numa equipa maioritariamente rotinada…não percebo.
Ou então percebo.
Paulinho e Esgaio são dois jogadores que podem ter muita vontade e em alguns momentos até ajudaram…mas são curtos para aquilo que devia ser a fasquia do clube.
15 Julho, 2022 at 9:15
Creio que, no meu registo habitual que a tantos desagrada, nos preparamos para mais uma época igual à anterior. Um treinador tem que evoluir, como qualquer profissional. Vejo zero (mas posso estar a ver mal). Um plantel tem que evoluir, dentro do mesmo modelo ou integrando novas “nuances”: vejo zero (mas, outra vez, posso estar a ver mal). Creio que com as vantagens e desvantagens, com os pontos fortes e os pontos fracos, a nossa “performance” não vai andar longe da época anterior: sem andamento para as coisas dos grandes (Liga dos Campeões) e sem capacidade para sermos campeões (o nosso verdadeiro grande objectivo, creio), seja nos confrontos directos, seja nos autocarros que teremos pela frente, seja contrariando certas arbitragens habilidosas ou desastradas. Temos ainda muito tempo para afinar a máquina de outra maneira. Temos ainda tempo para reforçar o plantel, de forma inteligente e, diria, humilde. Creio que nada disto vai acontecer. E, penso, dentro de um ano a contestação a este treinador começará a dar sinal de vida sonoro. E, já sabemos, a seguir é a direcção. Quando um clube se coloca nas mãos de um treinador, para o bem e para o mal, quem manda fica com a avaliação de desempenho indexada aos resultados desse mesmo treinador. Tudo isto é básico, mas é bom relembrar. Comprei “gameboxes” (no plural), pago quotas (no plural), não falharei no apoio. Mas é assim que vejo as coisas. Peço desculpa a quem achar que sou catastrofista, mas, de facto, não vejo melhorias. Continuar com Paulinhos é meio-caminho andado para falharmos. O Padrinho do Porto não brinca. O Benfica vai fazer tudo para que o Príncipe Herdeiro entre a vencer, no seu ciclo de presidência. Creio que não teremos armas para os contrariar. É assim, como o saudoso Vasco Pulido Valente, quero lá saber do que vocês pensam. A realidade é o que é e é preciso saber vê-la, para lá da espuma dos dias, do barulho das luzes, dos entusiamos de Verão, dos voluntarismos, das boas-vontades, dos sonhos.
Que os factos me desmintam e que sejamos uma máquina demolidadora, para que eu apresente as minhas desculpas por ter duvidado.
15 Julho, 2022 at 9:21
E mudar de Clube?
15 Julho, 2022 at 9:31
Mudar de clube porquê? Não concordar com o comentário é uma coisa, mas mudar de clube, porque se fazem análises e se apresentam argumentos? É um comentário sóbrio e até humilde (pondo a possibilidade de estar enganado), qual é o melodrama? Nunca entenderei esta ditadura seguidista do “não se pode duvidar”, nunca.
15 Julho, 2022 at 9:43
Humilde?
Tufo bem, é má vontade minha…
15 Julho, 2022 at 9:58
Má vontade não.
É mais um não concordas com tudo vai-te embora.
Espirito critico=0
Ou então é só má vontade de perceber os argumentos dos outros.
É contra o que pensas por isso é queimar.
Há pessoal que tem uma dificuldade enorme de lidar com a diferença de opiniões incrível.
Ditaduras de opinião continuam bem presentes na sociedade.
Só estão à espera que o rastilho acenda.
Estavas bem era numa Rússia se calhar.
15 Julho, 2022 at 10:19
“Ditaduras de opinião continuam bem presentes na sociedade.
Só estão à espera que o rastilho acenda.”
Subscrevo totalmente, parece que estamos cada vez mais perto de voltar a ter o lápis azul
15 Julho, 2022 at 11:57
A humildade é usada, muitas vezes, para esconder gozo e arrogância…
Com isto não quero dizer que seja o caso deste sniper, mas poderá ser o caso de um outro qualquer sniper que sabe como reagem muitos tasqueiros a determinado tipo de questões.
Para terminar: quando se diz que uma equipa não está preparada de forma capaz para ultrapassar ferrolhos e arbitragens manhosas, estamos a dar tiros para o ar ou estamos a disparar para alvos bem identificados?
15 Julho, 2022 at 23:44
Humildade é o nome do meio do bobi. 😉
Bobi Humildade Kmet.
15 Julho, 2022 at 9:51
Foda-se….tristeza….
Um gajo é pessimista ou contra a “situação” e tem de mudar de clube?
15 Julho, 2022 at 12:37
E ires pro caralho?enfim.
15 Julho, 2022 at 23:35
Como muda de nick? 😀
15 Julho, 2022 at 9:36
Bom momento de humor.
Pois olha, para mim é precisamente o oposto. É exatamente pela manutenção das ideias e de termos mais jogadores que encaixam nelas, que eu penso que vamos ser muito difíceis de contrariar internamente e competitivos lá fora.
Aposta na continuidade é isto.
15 Julho, 2022 at 9:44
O Sporting será uma equipa mt forte e consistente Snipper.
Basta os jogadores estarem no seu nivel habitual e vais ver que seremos novamente muito consistente e vai ser difícil nao voltarmos a ter um registo defensivo muito acima da média.
O que me chateia é não ver algo mais com bola. Nesse aspeto Amorim é muito conservador e temo que em termos de imprevisibilidade sejemos mais fracos que os 2 rivais sobretudo para o slb que vai conseguir a meu ver ter mt mais capacidade de improviso e tem jogadores mais desiquilibradores.
O Porto será o Porto.
Antevejo um Sporting igual com uma ou outra solução diferente ( rochinha, Morita, Fatawu) mas antevejo um slb mais forte e um Porto em alta rotação.
Ainda assim confio numa coisa que é o grupo que temos. Temos um balneário unido que demonstra ser uma autêntica familia e isso ás vezes é determinante.
15 Julho, 2022 at 9:45
Uma epoca igual à anterior? Passar a fase de grupos e avabar com 85pontos. Afinal estavas a elogiar.
15 Julho, 2022 at 9:49
Eheheh
15 Julho, 2022 at 9:53
Espero fazer melhor que no ano passado. Espero ser campeão.
Espero não estarem a enraizar novamente aquela cena de que o 2º lugar é muito bom…
A época do ano passado não foi boa. Foram os mínimos olímpicos.
15 Julho, 2022 at 9:59
Com 85 pontos estarás sempre mais perto de ser campeão. Mas obviamente que todos esperamos ser campeões.
15 Julho, 2022 at 10:01
Depende do ano.
O ano passado não ficamos nada perto de sermos campeões.
Não ligo a isso dos pontos. Isso varia de ano para ano. Eu quero ser a melhor equipa e ganhar o campeonato.
Com 80, 85, 89…se alguém fez mais de 85 pontos é porque fez melhor trabalho que nós. O que significa que não podemos ter feito um trabalho muito bom. Já nem vou ao facto de terem perdido o melhor jogador a meio do ano…
15 Julho, 2022 at 10:15
Perderam mesmo? Os que mais influencia têm no jogo do fcp continuaram lá todos. O Luis Diaz foi bem tapado pelo ASD.
Quanto à pontuação, quanto mais alta mais hipotese de seres campeão. Como se dizia na tasca, isto é La Palique
15 Julho, 2022 at 10:17
O Luis Diaz saiu a meio e ainda conseguiu ser dos melhores marcadores da Liga… Acho que era de longe o melhor jogador que cá estava o ano passado e na primeira metade da época foi o gajo que mais decidiu a favor do Porto. É ele que dá o empate contra nós por exemplo.
15 Julho, 2022 at 10:17
És campeão fazendo mais do que o outro. O numero de pontos é o que é. O que interessa mesmo é fazer mais que o outro. Não fizemos.
Se achas que o Luiz Diaz era um jogador indiferente e que não fazia diferença…
15 Julho, 2022 at 10:27
O Luiz Diaz era o melhor jogador do fcp. E não é fácil isso acontecer numa equipa que joga sempre com mais que 11 jogadores
15 Julho, 2022 at 10:42
Sim porque a forma como jogamos contra o famalicão, santa clara e braga foi por culpa dos árbitros.
Logo aí tens 8 pontos e ficavamos com 93 pontos.
Mas pronto ficamos contentes com os 85 por isso está tudo bem.
15 Julho, 2022 at 10:43
Mas alguém faz um campeonato perfeito? Perser pontos é algo normal em todas as equipas. Estranhamente neste ano e no primeiro do JJ, o nosso adversário nunca perdia.
15 Julho, 2022 at 10:47
Não entro nessa discussão.
Não gostei sequer das arbitragens do Sporting e acho que o Sporting foi beneficiado tantas vezes…por isso…
15 Julho, 2022 at 11:04
Perder pontos é possível, mas não por falta de atitude como foi contra o Santa Clara ou falta de opções por mau planeamento como se teme se repita este ano com mais uma insistência em apenas ter o Paulinho na frente.
E falta de opções já se consegue ver em pré-época.
Espero que a atitude esteja sempre no máximo em todos os jogos.
Se ganharmos os 30 jogos que temos “obrigação” dá 90 pontos, vamos ver se a malta ambiciona passar dos 85 desta vez.
15 Julho, 2022 at 11:32
Tiago
Tu queres que o Sporting/Ruben Amorim faça duas coisas, ganhar os seus jogos e fazer os outros perderem.
Penso que é esse o vosso grande problema. Fixam-se demasiado nos adversários. Os adversários compram um PL e começam a pensar no Paulinho. Os Adversários compram um Cebolinha e nós um Nuno Santos e é um drama.
85 pontos é bom, como os 86 de JJ foram bons. No futebol não compras certezas, compras probabilidades.
Se fizeres 85 pontos todas as épocas não vais ficar 18 anos sem ser campeão independentemente das frutas e dos Padres.
Quando se começa a olhar para o vizinho do lado em vez de se controlar o que se pode controlar é quando começamos a fazer merda e fazer all-ins sem sentido.
Essa conversa de perdermos com Santa Clara é sempre a mesma conversa… Qualquer grande é favorito contra qualquer outra equipa do nosso campeonato fora os 3 grandes.
TODOS perdem pontos. Todos tem falta de atitude?
Não. Há dias excecionais das outras equipas combinados com dias maus dos grandes.
Os jogadores são humanos, têm dias maus. Quando vários sincronizam um dia mau, o jogo não sai bem e a probabilidade de não ganhar é maior.
Nós jogamos sozinhos? Quantas equipas de milhões que passaram pelo nosso campeonato é que atingiram os 90 pontos para se dizer que esta tem obrigação de o fazer?
Vocês começaram a ver a Liga Portuguesa no ano passado?
Claro que “a malta ambiciona fazer mais de 85 pontos”. Não é isso que está em questão, o que está em questão é que 85 pontos historicamente é bom e aproxima qualquer equipa do título.
Dizer que uma equipa que fez 85 pontos não lutou pelo título é irrealista.
E nem me falem da Champions. Pelo que leio aqui dá a entender que com um sistema de 3 médios e com um ponta de lança que não fosse o Paulinho, tínhamos eliminado o City….
15 Julho, 2022 at 11:43
Xait.
Curioso.
O nosso problema é olhar demais para os adversários.
Mas depois a argumentação é “todos perdem pontos” e o “jogamos sozinhos é?!”.
Claro que olho para os outros. Que eu saiba isto é uma competição com outras equipas.
E a realidade é que os outros foram melhores que nós. E por isso foram campeões. E por isso temos de melhorar e fazer bem melhor que no ano passado.
Se as equipas mais fracas forem mais eficazes, ser melhores pode traduzir-se até em menos pontos.
Para mim o objetivo não é chegar aos 80 ou 85 ou 90 pontos. Para mim, não sei se estranhamente ou não, é ficar à frente de todos os outros. Eu sei que se calhar é um bocado exótico mas é assim que vejo.
Com equipas pequenas muito fracas, 85 pontos pode ser pouco, com equipas pequenas muito duras, 85 pontos pode ser espetacular. Na realidade dos pontos, o que é que me interessa? Fazer +1 ponto que o 2º classificado.
15 Julho, 2022 at 11:45
Isto significa mandar tudo fora, fazer uma revolução e começar tudo de novo?
Não.
Significa melhorar. Fazer melhor. Crescer. Trabalhar mais e melhor. Significa apanhar os outros e fazer melhor. Significa que não foi bom e que tem de ser melhor.
15 Julho, 2022 at 12:51
Tiago
Esse raciocínio depende do tipo de competição.
Numa competição tipo futsal, com playoff tens que ser melhor que o Adversário no confronto direto.
Numa liga de regularidade podes ser melhor e não ganhar.
Porque as equipas contra quem vais jogar podem não ser as mesmas contra quem os teus adversários vão jogar.
Há castigos, há lesões, há questões climatéricas, há tipos de relvado, há portimonenses, etc.
Tu falas como se fosse tudo estanque.
Tu controlas o que podes controlar. A tua equipa, os teus jogos.
Fazer 85 pontos é bom porque historicamente te garante grande parte dos campeonatos.
No final só 1 pode levar a taça e ser bom pode não ser suficiente. Mais uma vez digo, no desporto jogas com probabilidades, não jogas com certezas.
Mas não é o sistema tático do Ruben Amorim ou o Paulinho que fazem o Porto atingir 90 pontos.
15 Julho, 2022 at 13:09
No mesmo texto dizes uma coisa e o seu contrário
….Penso que é esse o vosso grande problema. Fixam-se demasiado nos adversários….
…Nós jogamos sozinhos?…
Mas o TCdL já respondeu a isto.
Agora dizer uma coisa:
1-….Claro que “a malta ambiciona fazer mais de 85 pontos”. Não é isso que está em questão, o que está em questão é que 85 pontos historicamente é bom e aproxima qualquer equipa do título….
o problema é que este argumento é usado quando questionamos o porquê de estarmos a planear nova época apenas com o Paulinho naquela posição. E isso é falar de alho com bugalhos.
2- Quando se começa a olhar para o vizinho do lado em vez de se controlar o que se pode controlar é quando começamos a fazer merda e fazer all-ins sem sentido.
Há que ser humilde o suficiente para ver o que os outros fazem e se for útil para nós adptarmo-nos porque como diz e bem, não jogamos sozinhos.
Atacar um campeonato com um PL que em 29 jogos marcou 11 golos é brincar com isto quando os nossos adversários tem outras opções para marcar golos, daí termos sido pior no ataque que eles.
E ainda me lembro que no futebol ganha quem mete mais golos que o adversário.
15 Julho, 2022 at 13:19
“Esse raciocínio depende do tipo de competição.
Numa competição tipo futsal, com playoff tens que ser melhor que o Adversário no confronto direto.
Numa liga de regularidade podes ser melhor e não ganhar.”
Com todo o respeito mas o que é que isso tem a ver com o que se falou?
Pegando na questão das probabilidades, eu já sei com base na média do paulinho que em 60 jogos marcou 17 golos tendo o último ano em 29 jogos marcado 11 golos que com base no geral o paulinho precisa de 4 jogos para marcar 1 golo, e com base na última época 3 jogos para marcar 1 golo. Ou seja é jogador, PL, referência no ataque, posição destinada a marcar golos, para marcar no campeonato uma média de 8 a 12 golos.
São boas as probabilidades.
Se vamos por aquilo que podemos controlar é pegar nestes dados e gerir o plantel que temos e arrancar a época com as melhores possibilidades possíveis.
Mas pronto, temos de dizer que está tudo bem e ter fé.
A cor da fé até é verde.
A da burrice é que não sei qual é, porque insistir no mesmo erro, inclusivé com bastantes provas dadas, para mim é isso mesmo, burrice.
15 Julho, 2022 at 16:31
Tiago e Leão
Quando entramos nesta troca de pontos de vista conto com um mínimo de interpretação. Retirar frases do contexto para se ganhar um argumento não faz sentido a não ser que queiram levar uma taça no fim do dia.
Quando digo que olham demasiado para os adversários, e lembro contratações como Cebolinha e Nuno Santos, estou obviamente a falar no defeso.
Vocês veem os adversários a comprar jogadores e ficam todos histéricos e cheios de medo.
O Sporting não tem que contratar um ponta de lança só porque o Benfica tem 5 ou 6 e o Porto tem 3 ou 4.
O Sporting tem que olhar para dentro e ver como tem mais probabilidades de ganhar os seus jogos.
O Sporting fez duas vezes 85 pontos. Tem que respeitar a forma como lá chegou e tentar melhora-la se possível. Por exemplo com o reforço do central direito a evolução dos jogadores que já tem no plantel e uma maior variedade de opções na frente.
Ao contrário do que o que vocês querem fazer parecer quando falam do sistema tático do papel do Paulinho, a fórmula de Ruben Amorim FUNCIONA e muito bem.
Como qualquer fórmula no futebol, deve ser sempre aprimorada.
E isto não é fé nem burrice. É forma de ver futebol e de ver os resultados.
Leão Rampante, falas em burrice e insistes num tema que já expliquei aqui na última semana umas 10 vezes:
“Pegando na questão das probabilidades, eu já sei com base na média do paulinho que em 60 jogos marcou 17 golos tendo o último ano em 29 jogos marcado 11 golos que com base no geral o paulinho precisa de 4 jogos para marcar 1 golo, e com base na última época 3 jogos para marcar 1 golo. Ou seja é jogador, PL, referência no ataque, posição destinada a marcar golos, para marcar no campeonato uma média de 8 a 12 golos.”
O teu problema é apenas perceberes o futebol de uma maneira e não admitires outra. Nomeadamente a forma de Ruben Amorim.
Tu achas que o Paulinho está numa posição destinada a marcar golos, eu e o Amorim achamos que o Paulinho está numa posição destinada a conseguir vitórias e pontos para o Sporting.
O Sporting testou Slimani e não correu bem. Marcou mais golos mas a equipa jogou pior. Não é por ser Paulinho no lugar de Slimani é o tipo de jogador.
O Sporting ganhou 0-3 no Bessa sem Paulinho, a jogar com Edwards, Sarabia e Pote.
O Paulinho ajuda mais do que o que vocês dizem, mas ainda assim não precisa ser titular. Há Trincão, Edwards, Pote, Rochinha, Tabata e Nuno Santos não contando com as camadas jovens.
Já que vens com estatísticas eu apresento-te as que gosto:
2016/2017
Bas Dost 34 golos
Sporting – 70 pontos
2017/2018
Bas Dost 27 golos
Sporting 78 pontos
2019/2020
Bas Dost 15 golos
Sporting 74 Pontos
2021/2022
Paulinho 11 Golos
Sporting 85 Pontos
Como dizia o Scolari: “E o burro sou eu?”
15 Julho, 2022 at 16:37
Xait,
Desafio-te a encontrares um comentário meu que sequer se aproxime da caricatura que fizeste a falar de “nós”. Não é de hoje ou de ontem, é de sempre aqui na tasca…
Aliás, é exatamente por não o fazer que digo que partem todos em igualdade, que não ando a fazer previsões de favoritos e que estipulo como objetivo ser campeão. Porque acho que temos equipa e investimento para isso.
15 Julho, 2022 at 16:45
“Quando digo que olham demasiado para os adversários, e lembro contratações como Cebolinha e Nuno Santos, estou obviamente a falar no defeso.
Vocês veem os adversários a comprar jogadores e ficam todos histéricos e cheios de medo.”
Eu não.
Ligo pouco ao que os outros compram.
Até os nossos só depois de ver a bola a rolar.
___________________________
“O Sporting não tem que contratar um ponta de lança só porque o Benfica tem 5 ou 6 e o Porto tem 3 ou 4.
O Sporting tem que olhar para dentro e ver como tem mais probabilidades de ganhar os seus jogos.”
Concordo completamente.
Mas neste momento tens o Paulinho com 11 golos em 29 jogos na época anterior e pelos jogos que jogou já dá para perceber que não vem ketchup, infelizmente.
____________________________________
Em relação ao Paulinho tu explicas tudo aqui:
“Tu achas que o Paulinho está numa posição destinada a marcar golos, eu e o Amorim achamos que o Paulinho está numa posição destinada a conseguir vitórias e pontos para o Sporting.
O Sporting testou Slimani e não correu bem. Marcou mais golos mas a equipa jogou pior. Não é por ser Paulinho no lugar de Slimani é o tipo de jogador.
O Sporting ganhou 0-3 no Bessa sem Paulinho, a jogar com Edwards, Sarabia e Pote.”
O Sporting ganhou com uma das maiores vantagens dos 34 jogos, sem paulinho.
Se a tática do Amorim é um ataque móvel, ótimo mas eu até acho que temos melhores jogadores para esse estilo do jogo que o próprio paulinho.
O facto de ter outro jogador alternativo ao Paulinho é também no sentido de ter outra alternativa ao ataque móvel e em caso da bola não entrar não termos de recorrer de forma desesperada ao Coates.
Se já teve a sua piada quando ganhavamos com Coates na época 2020/2021, em 2021/2022 quando Coates não marcou, já não teve muita piada e aí veio o Slimani que jogando mal ou bem o que é certo é que teve nos jogos que deixaram o homem jogar maior rendimento que o Paulinho.
E dizeres que o Paulinho pressiona mais que o Slimani, vimos jogos diferentes…
E nós precisamos é de golos…
15 Julho, 2022 at 16:49
E em relação à comparação que fazes entre pontos conseguidos e os golos do PL não estás a ser honesto, com todo o respeito.
Ignoras que podes ter um goleador e uma defesa de merda e assim tens o PL a marcar golos e a equipa a perder pontos.
Neste momento tens uma boa estratégia a defender e só precisamos de mais alternativas para ter mais golos.
É só isto.
Claro que queremos golos mas é como o TCdL diz basta ganhar por mais 1 golo.
Agora quem tem o Paulinho está mais perto de desperdiçar as oportunidades para conseguir esse mesmo golo.
15 Julho, 2022 at 17:42
Tiago
Quando juntei os 2 foi apenas quanto a esta questão:
“Curioso.
O nosso problema é olhar demais para os adversários.
Mas depois a argumentação é “todos perdem pontos” e o “jogamos sozinhos é?!”.”
Tanto tu como o Leão rampante fizeram disto uma contradição, quando eu estava a falar de duas coisas completamente diferentes. Foi apenas neste ponto que juntei os 2.
Tu dizes que se nós fizermos 85 pontos e outros fizerem 86, é porque fizeram um trabalho melhor que nós eu não concordo com isso. Aliás, acho que este formato de competição não permite chegar a essa conclusão porque o “jogam todos contra todos” é manifestamente falacioso.
Mas isso são outros 500.
O que eu não concordo com o teu ponto de vista é na forma como analisas o sucesso. O Sporting só pode ganhar os seus pontos. Tirando nos 2 confrontos diretos não tem possibilidade de fazer os rivais perderem pontos. Se eles ganharem os jogos todos, podemos ter 1000 pontas de lança que não chega. É por isso que o PSG também perde campeonatos.
O Sporting no ano passado até tinha vantagem no confronto direto com o Porto. Se o Porto ganha os pontos todos exceto quando joga com o Sporting acho injusto definir-se uma época apenas com base no que os outros fizeram.
Isto não é ficar conformado com o 2º lugar. É saber que esta consistência acaba por dar resultados. Já deu um campeonato em 2 anos, já deu duas idas seguidas à Champions o que não é assim tão habitual, muito menos quando os outros investem muito mais.
Falava-se que o Sporting tinha atingido 85 pontos porque não havia adeptos, porque teve estrelinha, porque não tinha competições europeias.
No ano passado sem isso, atingiu 85 pontos na mesma.
Fez um bom trabalho. O Porto fez melhor. Parabéns para eles, no fim só ganha um.
E muitas vezes o que diferencia até são fatores externos e não necessariamente os 3 centrais a intensidade ou o controlo de jogo.
15 Julho, 2022 at 17:58
Leão Rampante
Não está fácil.
“Concordo completamente.
Mas neste momento tens o Paulinho com 11 golos em 29 jogos na época anterior e pelos jogos que jogou já dá para perceber que não vem ketchup, infelizmente.”
Eu não tenho o Paulinho.
Volto a repetir: tenho Paulinho, Trincão, Edwards, Pote, Rochinha, Tabata e Nuno Santos não contando com as camadas jovens.
Vejo mais alternativas que nos anos anteriores. Paulinho se render, joga, se não render não joga. Independentemente dos golos que marcar. No sistema desta equipa ele dá muito mais que isso.
Tu dizes que se insiste num erro quando eu não vejo erro nenhum. Vejo uma fórmula que traz vitórias e que estão a tentar aprimorar.
Volto a falar no Slimani.
O Slimani individualmente teve melhor rendimento que o Paulinho.
Coletivamente, eu preferi o Sporting com Paulinho do que o Sporting com Slimani. Mas de longe.
O Rubem Amorim quis dar o braço a torcer com Slimani e isso só serviu para lhe dar mais convicção que esse tipo de jogador não lhe serve.
E quando te falei da estatística não tem nada a ver com honestidade. São factos.
O ponto é demonstrar que o facto de teres um ponta de lança que te marque mais golos não significa que estejas mais perto de ganhar campeonatos.
Eu estou-me a borrifar para quem marca os golos, eu quero os 3 pontos em cada jogo.
15 Julho, 2022 at 13:16
Não?
Aquele jogo no Dragão mudava a história deste campeonato, onde fomos enconstados, roubados e castigados.
Era taco a taco até ao fim.
15 Julho, 2022 at 14:06
e o jogo do porto no estoril?
Perdemos nos Açores nessa jornada …. e com a vitória no estoril os tripas ficaram com 6 pontos de avanço….
Isto para não falar da pouca vergonha (murro do pepe ao coates aos 30 min dentro da área com 1-0 no momento) que foi o jogo em Alvalade com o porto….
15 Julho, 2022 at 10:16
Respondo-lhe a si, Tiago porque, nem sempre estando de acordo consigo, vejo em si, embora por vezes com “excessiva” convicção nos seus pareceres, uma genuína vontade de defender o Sporting.
Não é o caso de alguns que pretenderão atingir o Rúben Amorim para mais facilmente chegar ao Varandas.
Comento muito pouco e faço-o há pouquíssimo tempo, embora não valha a pena. Há uns anos atrás vi um filme que me agradou e retive o título. Ironclade.
Tire as suas conclusões em relação ao mesmo…
Por mim, depois de responder a um sujeito que muda de nick com frequência (sabe-se lá porquê…) DESISTO.
Deixo que este seja o meu último comentário:
Pobre Sporting com gente tão saudosista…
15 Julho, 2022 at 10:22
Mais pobre é o Sporting se o contraditório não existe e afunila só em quem gosta da direção….
15 Julho, 2022 at 10:30
Exacto.
Há que romper esta tendência. Recente. Na tasca em particular, regressar aos tempos em que a crítica, nomeadamente às exibições da equipa de futebol assente no catanacio, era acarinhada, e até incentivada.
Deixaram entrar as lavadeiras e ditadores de opinião, deu nisto.
Tu, como concreto e identificado anti-democrata (fachizoide), consegues perceber.
15 Julho, 2022 at 10:33
Isso tornou o Sporting mais pobre. Não tenho duvidas.
Se bem que eu nunca conheci uma “tasca” diferente… hehehe
Situacionistas vs revolucionários…
15 Julho, 2022 at 10:45
A malta continua a rotular quem critica como saudosista.
De facto quem não muda o chip eu sei quem é.
Quando o que de facto está em causa é que gostam do sporting assim e não entendem quem o queira de forma diferente, sem sequer pensar em passados.
Mas pronto a retórica é esta…
15 Julho, 2022 at 11:19
Nunca?
Olha que isso de muros, ou da distinção entre “verdadeiros” e outros, não havia com Superleoes ou LaS. Mas posso ter uma ideia romântica da coisa, que não corresponde à realidade.
Hoje, ou estás 100% a favor, ou contra. E se por acaso acontece algo com que tens de concordar, sendo do contra, tem sempre de haver um “mas”.
Num ponto concedo, não é exclusivo daqui. Nem do Sporting, nem da bola.
A Tasca em breve será a face de uma típica bolha de rede social.
15 Julho, 2022 at 11:37
Epah…
Não sei…
Na altura do Godinho era um vê se te avias a quem vinha defender o Godinho.
Na altura do Bruno era um vê se te avias a quem vinha criticar o Bruno.
Agora é ao contrário.
Sei lá…acho que sempre vi um bocado a tasca/cantinho assim. A única diferença que encontro mais concreta é que era muito mais raro o gajo que defendia o Godinho ou que criticava o Bruno no inicio do mandato dele e agora a coisa é mais dividida…pai desde o 2º ano do JJ.
Eu fartei-me de levar “porrada” na altura do MS. E nem sequer era por eu defender o MS, era apenas por defender que tinham de resolver as merdas e que o Bruno tinha de ser mais homenzinho e gerir melhor a coisa…
15 Julho, 2022 at 12:34
Voçês são….namorados ou algo assim?
15 Julho, 2022 at 12:36
Defender direcções?
Falo de dizer bem/mal de jogadores, contratações, exibições, resultados. Bastava dizer que não gostavas de calções verdes.
Apoia pá, não dês armas aos inimigos. Não gostas, faz uma lista e apresenta-te a eleições. Assim só és um rabolho, anti, amarguinha, malhão, sporting@do.
15 Julho, 2022 at 11:04
Mas qual contraditório?
Em que mundo vives?
Sabes de onde vimos? Muitos destes aqui só dizem mal.
Por vezes com uma ou outra vitória, lá se esquecem 1 dia ou 2 de malhar. Mas a seguir vem logo o mesmo discurso de sempre.
Ë critica e mais crítica.
Aliás, se tivesses estado perto do clube estes anos e tentado ir a uma AG sequer, percebias bem o que motiva e define um certo grupo de sportinguistas.
Isto não é critca, é puro bota-abaixo e que define muitos sectores da sociedade civil portuguesa, não é só no Sporting, verdade seja dita!!!
15 Julho, 2022 at 11:10
Antes de 2018 ou depois de 2018?
Só para perceber que grupo estás a falar.
Faz parte. Chama-se….democracia. Cada um tem direito à sua opinião. Mesmo que ela seja cortar a direito em tudo, lamber botas a tudo. Não é por isso que têm de mudar de clube.
Os lambe botas de hoje serão os críticos acéfalos de amanhã…
15 Julho, 2022 at 11:24
Tens que sair mais vezes da biblioteca e deixar a literatura grega antiga para outros momentos…
Grupos de bloqueio, que contestam e nao aceitam decisões das maiorias, tentam fazer a sua própria justiça através do insulto das suas próprias ações, não é propriamente a democracia a funcionar.
Mas isso sou eu a dizer, que já há muito não leio Homero….
15 Julho, 2022 at 11:27
Antes de 2018 ou depois de 2018?
Estás a falar do Paim e do Patrão?
15 Julho, 2022 at 11:36
Ooops, sorry, se calhar é mesmo melhor ficares com os Iliadas.
Ajuda a não disparatar a argumentação….
15 Julho, 2022 at 11:42
O J está um bocado descontextualizado.
Malta presa ao passado a quem interessa abanar com a história do bicho papão.
Mais rídiculo quando a maioria acusada de saudosismo quer bem é que o bicho papão se foda e continue a sua vida seja a DJ ou participante de reality shows.
Depois é mandar uns bitaites, com a mania que tem piada e siga a marinha.
Gostava que ele confrontasse as pessoas que só dizem mal e depois levar com os post em que as mesmas pessoas falaram bem de certas medidas desta direcção.
Agora para alguns por aqui a retórica é comer e calar e bater palminhas a tudo o que mexe.
Noutros tempos era ditadura e detestável qualquer limitação à liberdade de expressão desde que devidamente fundamentada e argumentada.
Para alguns, hoje em dia, é apoiar.
As SS também apoiavam o Hitler.
A Pide o Estado Novo.
O FSB que substituiu a KGB apoia o Putin.
Se calhar são candidatos à força de segurança do Varandas, sendo que ainda não foram recrutados porque as AGs nem têm dado argumentos para o uso deste tipo de forças bafientas.
Pelo menos de forma declarada.
Mas eles andam por aí espalhados nas web.
15 Julho, 2022 at 11:47
Só tu é que estás a argumentar…
Eu estou a tentar que percebas que estás a falar de um mundo bicolor (preto e branco) quando ele tem uma paleta de cores muito maior….
Não pensei que tivesse de explicar isto…mas teve mesmo de ser…
15 Julho, 2022 at 11:50
Isto hoje está complicado… lol
15 Julho, 2022 at 11:53
Pois…acredito que esteja….
15 Julho, 2022 at 13:18
Exato.
E os críticos acéfalos de hoje, disfarçados de agentes ou não, eram os lambe botas de ontem.
Faz parte.
Mas a Tasca não foi sempre assim.
15 Julho, 2022 at 13:55
Grupos de bloqueio, que contestam e nao aceitam decisões das maiorias, tentam fazer a sua própria justiça através do insulto das suas próprias ações, não é propriamente a democracia a funcionar.
não sei mas já esse filme em algum lado, talvez num cartaz numa retounda ou em folhetos ou até talvez num camarote virtual.
15 Julho, 2022 at 11:07
Última vez mesmo:
Eu não gosto da Direcção.
15 Julho, 2022 at 13:24
Até podias gostar.
O que não deverias era pedir a outros para mudar de clube e saber lidar com as opiniões dos outros, quando são efetivamente opiniões, mesmo não gostando delas.
É só isto.
15 Julho, 2022 at 13:58
o muda de clube é sempre aquela frase infeliz.
também não gosto de certos sujeitos e das suas opiniões mas são tão Sportinguistas como eu.
15 Julho, 2022 at 10:00
Sim porque se continuares a fazer menos pontos que os outros continuas a ganhar 0.
Há alguma vontade de melhorar as coisas ou é só preguiça?
15 Julho, 2022 at 10:28
Em 2 jogos e já há quem não veja vontade de melhorar.
Isso é tudo critica fácil ou preguiça?
15 Julho, 2022 at 10:57
Sim em 2 jogos já consigo ver isso.
A insistência em manter o Paulinho e Esgaio como opções, um deles inclusivé como sendo a única para PL e com os resultados já vistos é de facto fácil de criticar.
Manter as coisas como estão e bater palminhas já sabendo o que dá é preguiça sim, mas não é minha.
Continua a bater palminhas e a ambicionar a manutenção dos 85 pontos, mesmo que isso te deixe no 2º ou 3º lugar.
Eu percebo, ser feliz tem a ver com as expectativas.
Baixa as expectativas e serás mais vezes e mais facilmente feliz.
15 Julho, 2022 at 11:03
Crítica fácil então. Eu entendo, assim se não ganharmos vem a conversa do “eu avisei” se ganharmos “yeah ganhámos”.
15 Julho, 2022 at 11:06
Ok nem leste.
Tudo bem, estás no teu direito.
Só interessa debitar a retórica.
Siga.
15 Julho, 2022 at 11:06
Ganhámos apesar do Paulinho. Muito pelo Antero. E covid. E arbitragens. E porque os adversários perderam pontos.
15 Julho, 2022 at 11:12
Subscrevo.
15 Julho, 2022 at 11:47
E não só.
O talento do pote e outros jogadores que de facto fizeram a diferença.
O Paulinho e o Esgaio não foram.
Infelizmente.
15 Julho, 2022 at 11:18
Os jogadores em causa só jogaram 1 de 2 jogos.
15 Julho, 2022 at 11:26
Factos
15 Julho, 2022 at 13:28
Também é factual que estão a repetir o mesmo desempenho das últimas épocas.
Nada de novo.
Penso que não foram novas aquisições, ou estarei enganado nos factos?
Se calhar é muito mais provável um jogador que até aqui precisou de 4 jogos para marcar 1 golo, do que o seu contrário.
Já estudei matemática há algum tempo mas as probabilidades obedecem a uma certa lógica e está longe de usar esperança e fé.
Mesmo que não haja aqui ninguém que não deseje que o Paulinho desate a marcar 40 golos por época é mais provável que não o faça e portanto seria lógico ir buscar uma alternativa, sei lá, para marcarmos mais golos e assim mais perto de sermos novamente campeões.
Digo eu, com os nervos.
15 Julho, 2022 at 9:54
Subscrevo.
A perspectiva do Amorim é munir-se de atletas com compromisso.
Para ter esse compromisso tem que manter uma certa relação com os atletas.
Essa relação de certa maneira mantém o amorim refém das suas próprias ideias.
Achar que conseguirá mais golos mantendo na frente de ataque o Paulinho, e insistir, pelo que tenho visto neste 2 últimos jogos, no mesmo sistema de jogo, é meio caminho andado para continuar a sofrer para ganhar os jogos que temos de ganhar.
A maioria dos nossos jogos 2021/2022 foram por vitórias de 1 a 2 golos.
Ou seja não temos muitos jogos de marcar muitos golos.
Época passada 3 golos ou mais foram 12 jogos em 34, ou seja 35%.
Ou seja em 2/3 dos jogos andamos com aquela insegurança e se os gajos nos marcam 1 golo…
O nosso melhor marcador foi o Sarabia com 15 golos.
Na frente dele tivemos o Darwin com 26 golos e o Taremi com 20.
O Paulinho marcou 11 em 29 jogos tantos como o sarabia.
O Slimani marcou 4 em 9 jogos.
Como é que se consegue partir para uma nova época com estes dados.
A mim deixa-me surpreendido.
15 Julho, 2022 at 14:11
100% de acordo: não vejo nada que entusiasme, nada de novo, as teimosias do costume.
15 Julho, 2022 at 9:18
Correcção: uma máquina demolidora, queria eu dizer.
15 Julho, 2022 at 9:22
ahahah
Como não amar isto aqui?
Já ao segundo jogo da pré-epoca ( e contra boas equipas atenção) já aparecem os mesmos de sempre a perspectivar o drama, a tragédia e o horror.
Muito bom 😉
15 Julho, 2022 at 9:24
Não vi nada de substancialmente diferente em relação à forma de jogar das duas últimas épocas, com o que isso tem de bom e de mau. Não há pernas obviamente (mas diga-se que o Villareal levava menos 5 dias de preparação, o que é muito nesta fase e nem se notou muito, o que mostra o quanto mais se corre “lá fora”), mas mantém-se a troca de bola entre defesas e guarda-redes com os adversários em pressing alto, o que chega a ser angustiante e podia ter dado 2 ou 3 golos ao Villareal.
Também se mantém o Paulinho associativo (é verdade que ajuda a levar defesas e a abrir espaços, temos que admitir), mas altamente perdulário. Aliás, há um lance logo no inicio em que Pote, isolado, assiste para o meio e em que bastava Paulinho travar e receber atrasado para encostar simples para golo. Isto seria o movimento natural de qualquer 9, mas Paulinho chega adiantado e colado ao defesa. É uma metáfora perfeita para demonstrar que ele não é um goleador nato. Pode marcar golos, mas não tem o instinto de matador.
Foi um teste razoável em que podíamos ter feito bem mais golos (os espanhóis também e entraram melhor, mas visto todo o jogo, o empate até me pareceu lisonjeiro), em que deu para ver alguns jovens (Marsá tem uma casa monumental no inicio e o miúdo que entra para defesa direito – Everton? tem uma falha de amador que oferece o golo ao Villareal, mas são ossos do oficio) e em que deu, por fim, para ver que o Sporting tem a sua rotina oleada, o que é bom em inicio de época (pior será para quem tem treinadores e planteis totalmente renovados) e que o que precisará mesmo para subir degraus, é de reforços que encaixem no modelo de jogo e tragam mais-valias. Para já, ficamos à espera para ver.
15 Julho, 2022 at 10:39
Só uma pergunta: qual é o gajo, mesmo que seja um trambolho, que jogue a PL e se mexa minimamente no processo defensivo, que não arraste defesas e consiga criar espaços?
Ontem os comentários de Pedro Henriques foram surrealistas. Epah, o homem está em campo, corre, acerta 50% dos passes… Algum impacto vai ter que ter. Agora, se aquilo é algo de elogiar, então Montero (movimentação e passe) era o Maradona e ninguém percebeu.
15 Julho, 2022 at 10:39
Processo ofensivo
15 Julho, 2022 at 13:30
Sim.
Acho que o único atributo que o atleta precisa é estar em campo.
15 Julho, 2022 at 9:44
Bom dia!
Bom jogo. Contra uma boa equipa. Eles são muito fortes, especialmente na pressão e na transição.
Notas:
Nas alas, como sempre gosto imenso do Nuno Santos. Tem lá tudo para ser o ala do Sporting. Raça, vontade, capacidade de chegada à frente, até mesmo capacidade de ir para a área. É um ala como o Nuno Santos que faz a equipa muito mais ofensiva e perigosa. Do outro lado, o contrário. O Esgaio é tão curto. Para a frente não desiquilibra e não consegue alargar o Sporting, para trás também não…cada vez mais o Esgaio me parece curto para uma equipa como o Sporting.
Dos centrais alguma dificuldade na construção, especialmente quando o Villarreal foi mais forte na pressão. Depois quando o Villarreal levantou o pé foi mais fácil. O Marsá mostrou porque é que eu digo que não vejo nele capacidade para o Sporting. Sempre que apertado fisicamente, o Marsá cede. Não tem cabedal para aguentar. Via-se isto na 3ª Liga vezes sem conta. Cresceu bastante na 2ª parte porque o Villarreal não aguentou aquele ritmo. Alguém que viu o Marsá o ano passado acha que ele aguenta na marcação a um PL daqueles bichos fortes? É curto. Não tem nenhuma capacidade de choque para central. Sim, ele tem muito bom toque de bola, ele é mesmo bom a construir mas esta fraqueza física não dá hipótese. O Reis esteve muito “afoito” mas não gostei…muito atrapalhado. O Inácio mesmo assim acho que foi o que conseguiu jogar “mais limpo”, apesar de falhar alguns passes quando mais arriscou.
No meio campo…contra um Villarreal muito combativo e forte na pressão, é normal o meio campo andar mais “às aranhas”. Tem sido sempre assim ao longo destes anos. O Amorim tem de pensar melhor como juntar gente ali para ajudar sem tornar a equipa completamente acantonada na área. Provavelmente passa por o avançado centro descer para fazer 3º médio ou então descer um dos alas e rodar para lá o avançado para ajudar a construir e a esticar o jogo.
Os interiores eu gostei. Gostei dos 2. Gostei mais do Tabata até do que o normal. Tabata e P. Gonçalves foram os melhores em campo com o N. Santos. Dinâmicos, inteligentes na construção, a tentarem (e a conseguirem muitas vezes) desiquilibrar e sair a jogar, a perceberem bem onde estava o espaço. Soltos. Com vontade de ter bola. Gostei muito dos interiores. Ao contrário do primeiro jogo que foi praticamente de quem menos gostei nesse jogo. E o P. Gonçalves com aquele chocolate a marcar presente, a dizer que está de volta.
O Essugo entrou bem mas nota-se muito a imaturidade. Precisa de tempo para “acamar” na equipa. Mas não está a milhas e acho que vai sempre precisar disso, no dia que chegar à equipa principal. O Hevertton nunca fui grande fã, é um gajo com espirito certo, gosto dele como pessoa mas como jogador acho curto para o Sporting. O RR não entrou. O Trincão foi só para aquecer as pernas. O Veiga foi para prémio.
Não falei do Paulinho propositadamente. Não vou começar. Só que acho que ficou para lá de muito evidente que precisamos de um avançado como pão para a boca. Não tivemos 1 único avançado a jogar sequer medianamente.
15 Julho, 2022 at 10:44
Também gosto muito do Nuno Santos, aliás, ainda não percebi qual será o plano para a esquerda este ano. O Reis veio de uma grande época, maioritariamente como central pela esquerda, onde para mim foi onde se destacou mais. O St. Juste veio para ser titular, o que empurra Inácio para a esquerda e Coates está de pedra e cal. Então quem fica na ala? Nuno Santos ou Reis? Será por dificuldade de jogos? Jogos com equipas que se fecham mais começamos com Nuno Santos e jogos mais complicados vamos com Reis?
O Esgaio já se sabe que ofensivamente acrescenta menos que os outros, no entanto foi exemplar a fechar dentro por inúmeras vezes, é um jogador muito voluntarioso e comprometido com a equipa. Ainda não desisti do Esgaio.
O Marsá mostrou lampejos de qualidade. Está numa ótima idade para encher e ganhar cabedal. Tem argumentos com bola acima da média.
Pote já sabemos o que vale. Tabata tem tido poucas oportunidades, mas quando calça, mostra nível elevado. Gostava de o ver mais vezes. Aliás, o papel que estava reservado ao Bragança pode ser desempenhado por ele.
O Paulinho acho essencial nesta forma de jogar. Espero que concretize mais oportunidades.
15 Julho, 2022 at 11:11
Marsa tem aquilo que os jogadores da cantera do Barça têm (caso contrário pouco tempo lá ficaríam), bom domínio de bola, qualidade e boa decisão de passe.
Falta-lhe é poder físico e estatura para ser central.
15 Julho, 2022 at 15:44
1 central de 1.83 e 78kg é mau?
15 Julho, 2022 at 9:46
Dois bons treinos esta semana. Foi bom voltar a ver os nossos jogadores.
O que mais gostei a nível coletivo, foi no jogo de 4ª feira os miúdos terem entrado em campo mantendo exatamente os princípios táticos de Rúben Amorim. Vantagem de ter bastante tempo de trabalho.
O treino de ontem foi interessante pelos problemas que a equipa espanhola nos colocou. Gosto que estejamos a fazer jogos com equipas que elevam o nível de dificuldade. Roma e Sevilha também serão adversários giros.
Uma coisa é certa. Enquanto houver Rúben Amorim, estou bem descansado.
15 Julho, 2022 at 9:52
Bom treino. Fui ver o jogo. Aquela hora ainda estavam 30graus.
Um jogo destes não dá para tirar grandes ilações, jogadores todos rotos das cargas dos treinos, o tabata por exemplo, a partir dos 40min ja nao se mexia.
O Marsa deu boas indicações com bola e tem um bom posicionamento.
O Esgaio e o Paulinho foram 2 a menos.
15 Julho, 2022 at 10:03
O Marsá fez o que devia fazer e é algo que aprecio, começou mal mas não desistiu e na segunda parte já foi bem melhorzinho, tanto que não foi comido tantas vezes. Só isso já é de elogiar porque teve força mental para não ir abaixo.
15 Julho, 2022 at 10:16
Na 1a parte só o vi ser comido duas vezes. E uma delas foi completamente agarrado e o arbitro nem falta marcou
15 Julho, 2022 at 10:20
O gajo teve lá algumas más abordagens e foi comido em velocidade, mas acho normal. Um central precisa sempre de experiência e aprender posicionamento e abordagem aos lances, principalmente quando não se consegue impor fisicamente. O Inácio tem mais anos de liga principal e por vezes também padece desses problemas. O mais importante é não entrar em espiral negativa.
15 Julho, 2022 at 10:24
O maior defeito dele é, de longe, o choque.
Sempre que vai ao choque, boa noite Maria Ivone.
Isso, num central, é um bocado chato…
15 Julho, 2022 at 11:11
Sim mas pode compensar com outras coisas como a leitura e a abordagem ao lance. O choque é uns meses no gym a fortalecer o core e pronto (isto um gajo a falar como se fosse fácil).
15 Julho, 2022 at 11:33
Está cá à 1 ano e não mudou nada…
Epah…um central que não ganha um choque? Achas que a este nivel é possivel? Como?
Tenho enormes duvidas…pode ser que me engane. Mas mesmo na liga 3 ele tinha montes de problemas desses. Sempre que encostavam nele…era um sarilho.
15 Julho, 2022 at 11:42
1 ano como quem diz. De jogo tem meia época pouco mais. Acho que está naquela de pode dar, pode não dar. Tem boa saída de jogo, tem bom passe, falta o resto que não sabemos se consegue adquirir ou não.
15 Julho, 2022 at 11:52
?!
Começou a jogar pai em final de Setembro, principio de Outubro.
Jogou a época praticamente toda.
15 Julho, 2022 at 11:31
Não é à toa que o colocou ao meio.
Assim tem o apoio dos outros 2.
O problema é que se o Inácio fica a dar a mão ao Marsá, ficamos com o Esgaio sozinho no lado direito :).
Reparei que na 2ª parte os outros centrais tinha outro tipo de atenção ao centro para ajudar o miúdo.
Principalmente quando o Reis começou a impor o fisico.
Ao ponto do Marsá ter liberdade já para fintar uns poucos e sair a jogar.
15 Julho, 2022 at 13:21
Falas no Esgaio, só me lembro do Esteves e da oportunidade que poderia ter a dividir o lugar com o Porro.
Ainda por cima o espanhol, pela forma de jogar, está sempre no limite da lesão.
15 Julho, 2022 at 10:01
Pessoalmente notei um problema que ninguém parece falar. Ontem jogaram Pote, Paulinho e Tabata na frente, contra um Villareal que nunca jogou em bloco baixo. Conseguimos explorar as costas 0 vezes. Por um lado a bola raramente entrou, por outro quando entrava estava tudo em fora de jogo porque têm de começar a correr 5 metros à frente. Coitadinhos. Contra equipas assim não vamos ter hipóteses porque não temos velocidade na frente para explorar as costas, e a nossa diferença para o Carnide o ano passado por exemplo é essa mesmo. Os gajos jogaram contra equipas que gostam de ter bola e bloco alto, encafuaram-se lá atrás porque defendiam mal como a merda, mas tinham motas na frente para aproveitar o espaço. Ora nós temos o avançado que é bom no meio campo e 2 interiores que não têm velocidade para nada.
Pessoalmente acho que devíamos ter alternativas, uma equipa com estes 3, ou até com 2 destes 3 não surpreende nenhuma defesa em velocidade.
A defesa é o que é, ainda não jogaram os que serão titulares juntos. No meio campo Matheus e Ugarte dão conta do recado, Morita vai ter muito a dizer, mas vamos ver como encaixam.
A minha preocupação mesmo é no último terço, não porque não será eficaz contra a maioria dos adversários, mas porque teremos dificuldades contra equipas de igual ou maior valor tal a nossa falta de velocidade. E sim fds é inegável que o Paulinho é forte a dar apoio no meio campo, mas se depois não tem pernas para acompanhar e chegar para povoar a área adversária isso não serve de nada.
15 Julho, 2022 at 10:04
Ando a evitar bater no ceguinho…….
Neste caso em 2, mais propriamente….um na frente, outro na ala direita. Acho que tem tudo a ver com isso, não com o P. Gonçalves ou o Tabata…
Curiosamente pela esquerda fomos conseguindo criar desiquilíbrios e espaços…
15 Julho, 2022 at 10:07
Pois na esquerda tens jogadores competentes como o Reis.
O esgaio continua com aquele espirito chato que insiste em puxar o rapaz como uma corda para trás quando ele quer correr.
Não sei como é que aquilo acontece.
E ontem a central volta a falhar no posicionamente.
Viste onde ele estava quando meteram a bola nas costas do ewerton?
O homem estava no meio do nosso meio campo, onde já estava o marsá.
Enfim, o pior é que não é de agora.
15 Julho, 2022 at 10:10
Epah esse lance é tudo culpa do Heverton. O chavalo tem 21 anos e deixa a bola passar-lhe 1m á frente assim? Fds, ontem deu para perceber porque é que tem meio mundo à frente dele para ala direito.
15 Julho, 2022 at 10:15
Mas supostamente o gajo é ala certo?
Aquilo que se discutia ontem.
Afinal o gajo tem de estar posicionado onde?
15 Julho, 2022 at 10:20
O Esgaio tem culpa no golo, sim. O Esgaio tem de dobrar o Hevertton e não dobra porque é lento como a merda. É exatamente por estas coisas que os nosso defesas têm de ser rápidos se queremos subir a defesa.
E o outro culpado é o M. Reis que fica completamente a dormir…
No fundo são 3 os culpados. Hevertton que deixa passar a bola, o Esgaio que está a KM e o M. Reis que adormeceu completamente…
15 Julho, 2022 at 10:23
Se fores a ver o Hevertton aperta quando vê o avançado passar por ele. Aí já foi tarde, mas se começa a sprintar mais cedo tem o lance controlado. Se por um lado o problema do Hevertton é um não problema, porque acho que não vai estar cá muito tempo, o problema do Esgaio e da falta de pressão do Mateus têm de desaparecer e acredito que vai desaparecer porque num senário ideal nenhum será titular, ou pelo menos não irão jogar ao mesmo tempo.
15 Julho, 2022 at 13:34
Concordo o Mateus Nunes também nunca foi muito de pressionar, mas até compreendo pelas cargas físicas da pré época e podemos ter outros a fazer essa função e compensar.
Agora falhas de posicionamento absurdas, já é falta de saber jogar futebol ou estar pelo menos focado no que tem de fazer em campo.
15 Julho, 2022 at 10:30
Totalmente culpa do Hevertton. Péssima abordagem ao lance
15 Julho, 2022 at 10:37
O M. Reis não pode ficar a olhar. O Baena parte bem atrás do M. Reis e ele mal aparece na imagem na altura da finalização dele.
E lá está…o próprio Esgaio tem de estar mais perto e perceber melhor o movimento. O Esgaio está em cima do Marsá e a KM do Hevertton…
15 Julho, 2022 at 10:45
Tudo certo. Mas a culpa nesse golo é toda do Hevertton. Tivesse uma abordagem correcta e o lance tinha morrido ali.
15 Julho, 2022 at 10:52
Se o M. Reis acompanha, o gajo não faz golo. Por isso não acho que seja toda.
É uma parte. É parte importantíssima. Mas não é toda…
15 Julho, 2022 at 11:05
Ja entras nos ses. E o primeiro se é logo, SE o Hevertton corta a bola, não há golo.
15 Julho, 2022 at 11:17
O objectivo é malhar nos “Outros”….pelo que têm que entrar os SEs…. quando é demasiado óbvio que o Heverton comete um erro que um profissional de futebol não é suposto cometer…
E erros todos cometem! Que o puto aprendam com o erro e continue a evoluir!
15 Julho, 2022 at 11:19
Epah o Hevertton já não é puto. Se com 21 anos não sabe que ali não pode ceder 1cm, então simplesmente não está cá a fazer nada.
15 Julho, 2022 at 11:26
O Hevertton não tem qualidade minima para ser da equipa principal do Sporting.
O Hevertton não vai estar no Sporting.
Claro que me preocupa mais o erro dos que são parte importante do plantel do Sporting como é o M. Reis e o Esgaio. Esses é que são solução.
Um puto que está lá quase como prémio de carreira de formação, pelo espirito que sempre mostrou, e que não vai ser parte do plantel nem vai ser jogador do Sporting no futuro preocupa-me muito menos…
15 Julho, 2022 at 11:28
Parece-me claro, mas quando o nosso pensamento não foi moldado durante vários anos por teses de mestrado, doutoramento e pós doutoramento sobre táctica no futebol, o óbvio fica para nós mais dificil de perceber!!!
15 Julho, 2022 at 13:38
Óbvio.
O esgaio vamos ter de levar com ele alguns jogos, o miúdo não.
É tão óbvio que até aleija.
Portanto olha-se para a falha no posicionamento do esgaio que não tem nada que estar onde estava.
Se conseguia lá chegar e dobrar o erro do miúdo é o menos relevante. Agora que não estava bem posicionado, não.
E o preocupante é que o Porro a jogar com a intensidade que joga e se tem uma lesão, temos de levar com um esgaio que se posiciona mal e a correr parece que derrapa e não avança no terreno.
Mas está tudo bem.
15 Julho, 2022 at 11:03
Um jogador um bocadinho mais experiente tinha cortado facilmente aquela bola. O Heverton dormiu na pista.
15 Julho, 2022 at 13:40
Claro.
Foi comido de forma ingénua.
Mas a mim preocupa-me mais a falta de posicionamento e concentração do esgaio que andava perdido em campo, porque o miúdo não fica, já o esgaio vai ter minutos de certeza.
Aliás o Esgaio que já nos fez perder pontos, de forma objectiva, o miúdo terá de ir à vida dele e não coloca em causa os objectivos desportivos do clube.
15 Julho, 2022 at 13:32
TCdL e puxa a box atrás e vê onde está o esgaio no momento do passe do adversário.
Está ao centro do nosso meio Campo, sendo ele o DCEsq.
E a culpa é do miúdo, ou pelo menos só.
Eu acho que o miúdo tem mas o Esgaio está completamente à toa, mas isso já é o normal.
15 Julho, 2022 at 10:09
Conseguiste porque tinhas dois gajos entrosados e que gostas de atacar. Do outro lado o tapa buracos do Esgaio tem problemas e, chegar à frente com qualidade. Mas o Esgaio não é problema, ele não é titular, problema é o outro.
De qualquer maneira, já o ano passado com o Sarabia era difícil apanharmos alguma equipa de qualidade em contrapé. Na maioria das vezes quando o fizemos tínhamos sempre dois gajos envolvidos que eram o Sarabia e o Porro. Se por um lado continuamos a ter a locomotiva pela direita, por outro perdemos um gajo que tinha qualidade de passe mais que suficiente para sacar coisas da cartola. Sem essa qualidade acho que precisamos de ser mais verticais e objetivos, coisa que não sei se teremos.
15 Julho, 2022 at 10:04
O Paulinho ontem tem um movimento típico do excelente ponta de lança que ele é.
Para tentar finalizar uma bola que o Pote transporta pela linha vai-se meter debaixo da barra…ao invés de ficar a 2 metros que o permitisse ter mais hipóteses de cobrir as várias possibilidades de passe do colega.
Resultado a bola foi-lhe para trás…
E é isto.
15 Julho, 2022 at 10:13
Foda-se….há 3 momentos que definem.
É esse, em que o homem não percebe que tem de estar na linha atrasada e não adiantada…
É o remate logo depois do golo do P. Gonçalves. Ali, em 2 minutos, a diferença … Um mete a bola colocada e golo com o pé contrário (e noutros casos muito perto), o outro, com a bola a jeito e pé certo, manda a bola para a bancada.
E é um lance em que conseguimos passar a pressão (uma das primeiras vezes, na primeira parte), o Nuno Santos vai disparado pela ala para cruzar e se olharem para a área o P. Gonçalves entra ao 1º poste, o Tabata não ataca o 2º poste mas entra na área (um bocado escondido atrás do defesa, é certo) e o Paulinho trava antes sequer de entrar na área e entra na área a passo já quando o cruzamento está a sair….o Ponta de lança…
Foda-se…
Mas eu tinha dito para mim que não ia bater no ceguinho….
15 Julho, 2022 at 10:18
Tudo isso…
E atenção que o Pote remata a descair e o Paulinho tem melhores condições para rematar.
Mas acho que já todos sabemos, menos a equipa técnica e a direção que acha que não faz falta 1 PL.
15 Julho, 2022 at 10:26
O Paulinho farta-se de correr. No GPS os números dele estão entre os melhores. O que realmente importa é que pronto, mas pah km corridos ninguém o bate.
15 Julho, 2022 at 11:00
Eu não quero ter nada contra o Paulinho. Eu quero conviver com o Paulinho e que ele não me coma os nervos como come…
Mas para isso precisamos de alternativas. Pelo menos 1 alternativa de jeito.
O que se viu nestes 2 jogos é que não há nada…nem o RR jogou ali.
15 Julho, 2022 at 11:06
O Paulinho era um excelente jogador se não existisse o último terço do campo, onde, infelizmente para ele, é onde ele joga.
Faz bem as tabelas e os passes no meio campo, mas depois quando é suposto aparecer para finalizar, nunca lá está.
15 Julho, 2022 at 11:13
Pois. É isso.
Se bem que ontem nem sequer tabelar bem mas isso acho normal porque, tal como os outros, estará com as pernas pesadas e lento, por isso é normal que saia muito menos vezes aqueles movimentos que têm de ser rápidos…
Mas eu não tenho nenhum problema em termos um jogador assim no plantel. É normal. Jogadores diferentes, alternativas e tal. Uns vou gostar mais que outros mas é o normal. Eu acho que o que me come os nervos no Paulinho é não haver alternativa nenhuma. É eu saber que estamos completamente dependentes dele e que ele não é minimante fiável.
15 Julho, 2022 at 13:43
Mais nada.
É a falta de alternativa(s) que consome o pessoal.
15 Julho, 2022 at 11:13
Paulinho devia de ter sido trinco, tem estatura, pés e é o rei da corrida. Alguém o enganou e disse que ele era extremo, depois PdL, e pelo meio alguém se enganou e achou que devia de gastar uma batelada de guito por ele.
15 Julho, 2022 at 13:42
“O Paulinho era um excelente jogador se não existisse o último terço do campo, onde, infelizmente para ele, é onde ele joga.”
Basicamente 🙂
15 Julho, 2022 at 10:46
O Paulinho tem é uma grande imprensa carnidense!
Ontem após ouvir 90 minutos o Pedro Henriques a fazer o marketing do João Paulo, quase que entrava na net e comprava a camisola 20 do Sporting a dizer “Deus”.
Realmente há gajos que nasceram com a vida facilitada. Ele arrasta defesas (pudera, está em campo, mexe-se, joga lá na frente e as defesas flutuam. Há de chegar o dia em que cagarao nele e o deixarão à vontade). Ele constrói como ninguém a meio campo (só fala 50% dos passes quando está apertado).
Enfim… Grande Pedro Henriques…
15 Julho, 2022 at 10:47
Só falha *
15 Julho, 2022 at 10:51
Foda-se….
Aquele lance que o Nuno Santos vai à ala e a bola não entra no P. Gonçalves por corte milimétrico e o comentador decide fazer alta elogio ao Paulinho…eu fiquei..o quê?
O Passe para o Nuno Santos é espetacular, o centro do Nuno Santos é optimo, tal como a entrada do P. Gonçalves…e este gajo decide evidenciar é o Paulinho que tem uma intervenção muito mais reduzida do que qualquer um destes?! WTF…
Eu acho que o pessoal gosta de parecer que vê mais que os outros e usam o Paulinho para isso. Para dizerem que vêm mais que os outros, que não conseguem compreender na plenitude o Paulinho e tal…
15 Julho, 2022 at 13:45
É como olhar para um quadro e dizer que é arte.
Tu é que não entendes a complexidade da coisa porque és um rude.
Para aqueles que interessa é que um PL meta a bola dentro da rede, é como dar diamantes a porcos.
15 Julho, 2022 at 14:01
também me ri bastante desse lance quando o comentador disse essa estupidez
15 Julho, 2022 at 11:16
Vai levar tratamento Westbrook nos triplos lol. Ele com espaço até trabalha bem, mas tem de ter muito tempo e muito espaço para trabalhar. É um gajo lento, que falha demasiado, caracteristicas que são fatais num PdL.
15 Julho, 2022 at 11:02
Foi exatamente o que vi Tiago! Quase estive para vir escrever isso aqui no momento, mas não quis dispersar a atenção.
Sobre a equipa no geral e o modo de jogar, não se viu grande diferença, mas creio que em semana e meia não se criam rotinas de novas formas de jogar. A questão é se estão mesmo a ser treinadas novas soluções. Acho que devemos aguardar até final da pre-epoca para fazer análises mais assertivas.
Agora o Paulinho…continua a não ser avançado. Continua a ser apenas um “associativo”. Continua a não procurar zonas de finalização e esse lance do Nuno Santos não ter na área a referência atacante é inacreditável!!!
15 Julho, 2022 at 11:07
Também podes referir 2 ou 3 ligações que fez, com passes de primeira ou temporizações, em que colocou a equipa em condições de ataque vantajosas.
Não percebo a insistência em malhar no jogador. Faz o que lhe pedem e foi pago (e bem) para isso.
15 Julho, 2022 at 11:17
O problema é que ligações bola-baliza adversária ele não faz. Podemos estar meia hora aqui a elogiar a sua proeza no meio campo, e depois estamos aqui duas a desconstruir como ele é horrível dentro da área, seja a finalizar seja a movimentar-se.
15 Julho, 2022 at 11:18
Não me viste aqui descrever as 5 ou 6 que ligações que falhou.
Não são os lances em si. Isto é o Paulinho.
Ligações que deixam a equipa em condições de ataque vantajosas fazem os outros ao pontapé. Nuno Santos, M. Nunes, Inácio, Ugarte, etc…
Só que ele é PL…é o nosso avançado centro…é chato, mas é verdade..
Pedem para ele não entrar na área ou mandar bolas para a bancada? Ou para entrar pela baliza a dentro sozinho em vez de temporizar meio segundo para receber o passe e entrar com a bola?
15 Julho, 2022 at 11:21
Não, ainda ontem alguém malhava no Chermiti por o não ter feito.
15 Julho, 2022 at 11:24
Eu malho no Chermiti porque acho que ele não tem qualidade para o Sporting.
Não é por não fazer ligações.
E o Paulinho “jogou quase tão bem” ontem como o Chermiti…
15 Julho, 2022 at 11:27
O Amorim quer controlar o jogo e provocar desequilíbrios com uma bola colocada no Paulinho.
O Amorim quer um Pivot, não quer um matador.
É o jogador que o Amorim quer.
15 Julho, 2022 at 11:30
É exclusivo?
Não sabia. Pensei que um avançado tinha de saber fazer os 2.
15 Julho, 2022 at 11:50
Não acho que o Amorim queira um Pivot, se quisesse não tínhamos o Paulinho no meio campo. A menos que o futebol tenha uma definição diferente do que seja o Pivot do futsal ou basquete. Não me lembro de ver o Shaq ali no mid range ou a tentar triplo, ou o Cardinal junto do João Matos para fazer a ligação com os alas.
O que o Amorim quer é um avançado que consiga ajudar os médios que estão em inferioridade, mas duvido que o Amorim não queira um gajo que consiga marcar golos, é que duvido mesmo.
15 Julho, 2022 at 11:46
O Paulinho pode ser muita coisa, mas PL não é, nunca vi um gajo posicionar-se tão mal na área, já digo isto faz tempo. Nunca se antecipa, nunca ganha posição, nunca procura espaço vazio, nunca acelera ou recua naquele momento certo em que se sabe que vai sair o cruzamento, cada vez que alguém vai cruzar está atrás dos centrais à espera do milagre que a bola passe. Ajuda bastante noutras fases do jogo mas PL não é nem nunca vai ser, não lhe está no sangue.
15 Julho, 2022 at 11:00
Enfim. É esta gente que bate palmas há 40 anos, com os excelentes resultados que se verificam. Está apresentado, caro jmfs1947.
Quanto a mim, não vou mudar DE clube, lamento. Mas tudo farei para mudar O clube.
15 Julho, 2022 at 11:01
Resposta ao cavalheiro lá de cima que me sugeriu mudar de clube.
15 Julho, 2022 at 11:03
E que sinceramente, pela “quadradez” não a merecia.
15 Julho, 2022 at 11:06
Mesmo!
Nesse lance, depois de tantos elogios, só me veio uma coisa há cabeca: perguntar-lhe se era assim, então porque que o Paulinho tem apenas 7 assistências em ano e meio de Sporting?
Incrível… O gajo é associativista, o Sporting sem ele é Pote ressente-se!
Mas para além dos pouquíssimos golos que marca, ainda consegue números de assistências que não chegam a metade dos golos.
Ano e meio… 60 jogos… 7 assistências.
É pena não poder confrontar os comentadores com números.
15 Julho, 2022 at 11:06
Não era aqui… Era respontao ao Tiago
15 Julho, 2022 at 11:22
Eu acho que é isto…ou seja…
A malta quer parecer muito inteligente e que vê mais que os outros e tal, e por isso exagera brutalmente nos elogios a pormenores que acham que mais ninguém vê.
Só que não. Eu vejo. Quase toda a gente vê. E percebe. Acha é que é MUITO curto para PL único do Sporting.
Nem digo que façam de proposito…acho que hoje em dia há necessidade de dizer coisas que parecem muito especiais a cada comentário. Mesmo de pessoal que eu gosto de ler e ouvir. Querem sempre dizer coisas especiais e que supostamente fazem ver o futebol de forma diferente…
Só que não…
15 Julho, 2022 at 13:49
“Só que não. Eu vejo. Quase toda a gente vê. E percebe. Acha é que é MUITO curto para PL único do Sporting.”
deveria ler-se:
“Só que não. Eu vejo. Quase toda a gente vê. E percebe. Acha é que é MUITO curto para PL ÚNICO do Sporting.”
15 Julho, 2022 at 12:23
Alguns leêm estas criticas a Paulinho pela fortuna gasta nos 70% do seu passe, e por ser o jogador mais caro da nossa história.
Mas se analisarmos do ponto de vista estritamente desportivo, a pior fase do Sporting (na época em que foi contratado) foi após a sua entrada na equipa.
Já na época passada acho que jogamos mais e melhor nos jogos em que Paulinho esteve fora, e até fizemos mais golos.
Chegamos ao fim dos jogos e ouvimos pelos programas desportivos a mesma lenga-lenga em loop, “Paulinho arrastou a defesa”, “Paulinho abriu espaços”, “Paulinho traz coisas diferentes a equipa”.
Aquilo que Paulinho traz são carradas de falhanços e desespero aos Sportinguistas quando as coisas não estão a correr bem à equipa.
E continuo a questionar-me quantas “arrastadeiras” e “abridores de espaços” com mais capacidade e qualidade não teremos no plantel.
Recepcionar, proteger a bola e colocá-la nos companheiros. Não teremos jogadores para o fazer?
Depois falta aquilo que esperamos ver em um avançado e que Paulinho não faz: procurar espaços na área, atacar a bola e antecipar-se aos centrais, recepção orientada e facilidade de remate com ambos os pés (preferencialmente enquadrados com a baliza).
E pronto não comento mais sobre Paulinho…
15 Julho, 2022 at 11:13
O mais frustrante para mim é o Esgaio, sendo ele extremo de formação (com bons pezinhos), transformou-se num jogador/máquina e que na dúvida, pára o ataque. O pior é quem tem sempre dúvidas.
Parece que decorou o livro de tácticas e movimentos e não passa disso.
15 Julho, 2022 at 11:17
8 em cada 10 bolas que recebe, Esgaio passa para trás ou para o lado.
Não consigo entender a não aposta em Esteves este ano.
15 Julho, 2022 at 11:19
Faz o que lhe pedem e pagam para fazer….
15 Julho, 2022 at 11:43
Neste, discordo.
15 Julho, 2022 at 11:48
Calculo que sim… 😀
15 Julho, 2022 at 11:13
O que mais me preocupa é a pouca eficácia e ganhar jogos por 1-0
Na nossa forma de jogar, é o que mais me chateia, parece que nunca conseguimos ganhar por mais do que 1
15 Julho, 2022 at 11:21
Já o Sporting tem a sentença ao fim de 2 jogos de pré-época?
Só para relembrar que o Piccini é uma m**da, e o Porro um barril que mal se mexe.
15 Julho, 2022 at 11:22
Prints ou links se não não é verdade.
15 Julho, 2022 at 11:22
(por acaso acho que na altura disse que o Porro parecia pesado)
15 Julho, 2022 at 11:31
Eu disse de certeza. Ele estava pesado. hhehehe
15 Julho, 2022 at 11:34
Amuos de verão.
É o último.
15 Julho, 2022 at 11:45
Felizmente que o Sporting se precaveu com o facto da cláusula obrigatória do Trincão só ser válida em caso de descida de divisão, pois pelo que se lê por aqui somos de longe a pior equipa da Liga.
15 Julho, 2022 at 11:46
* no caso de não descida
15 Julho, 2022 at 11:49
Onde leste que somos a pior equipa da liga?
A única entidade ou pessoa que vi colocar a hipotese de descer de divisão, pelos vistos, foi o Sporting….e agora tu….
15 Julho, 2022 at 13:20
E a ti pouco te afeta esta falta de orgulho próprio que quem está no Sporting o demonstrou,não é??pois.
15 Julho, 2022 at 11:48
Adoro ler as tentativas de “salvar” a imagem do PL do actual plantel.
Dependendo do estilo ou do futebol, existem vários tipos de PL (ou chamemos lhe características) para equipas “grandes”… rápido, tecnicista, explosivo, posicionamento mas todos sem excepção têm de ter faro pelo golo.
Olhando para o nosso não lhe vejo nenhuma delas (em alguns pontos está mesmo muito aquém) pelo que iniciar mais uma época como único PL da equipa é uma daquelas decisões que.l nunca irei perceber.
Mas quem sabe é quem lá anda.
15 Julho, 2022 at 11:50
Sem distracção ou sobranceria, podemos terminar o campeonato sem derrotas.
15 Julho, 2022 at 13:18
E isso já pode garantir o quarto lugar!!
15 Julho, 2022 at 12:00
Ruben Amorim sobre Esgaio e Paulinho:
“O Esgaio não tem de provar nada a ninguém. O futebol é assim… Dentro do negativo que foi, foi bom para perceber aquilo que falamos todos os dias, que o futebol é instável, tudo muda num instante. Mas o que não muda é a forma como olhamos para ele. O Esgaio é um grande jogador. A opinião que vale é a minha, sou eu quem o mete a jogar. Se há jogador que levava para qualquer sítio e qualquer momento é o Esgaio. Tem de sofrer, é o futebol, são as redes sociais. Se não quer sofrer, que não as tenha!”
“O Paulinho é o melhor avançado português e o que quero para a nossa equipa. O que acontecer no mercado cá estarei para comentar. Tudo o que for feito será de acordo com o que pensamos que é melhor para o Sporting”
Apartir a critica cai em saco roto, pq já sabemos pq Esgaio e Paulinho estão no Sporting e jogam.
Os entendidos que sabem mesmo da coisa, vão dizer que RA não é infalível, que erra tb e que tem que ser tb criticado. Eu tb acho que sim. Mas só acho que essa não deveria ser a nossa principal ação/atitude como adeptos do Sporting, porque primeiro de tudo deviamos apoiar, elogiar e ficar orgulhosos com o trabalho do mister desde que chegou ao Sporting.
E ora isso não ó que acontece aqui. Aqui sobretudo malha-se e critica-se sempre, todos os dias centrando-se principalmente aquilo que achamos que fez de menos bem.
Eu acho que tb é um sinal da sociedade portuguesa, que se sente muito confortável no constante bota-abaixo, mas acho que no Sporting esse carácter é ainda mais acentuado, face a tudo aquilo que disse mais acima.
15 Julho, 2022 at 12:01
Amén, está dito está dito.
15 Julho, 2022 at 12:06
Claro que sim 🙂
15 Julho, 2022 at 12:35
Daqui a nada começas a perguntar quantos colossos treinámos e quantos campeonatos ganhámos. Diz que já foi doutrina praticada por aqui, parece que está de volta.
15 Julho, 2022 at 13:58
O Amorim disse o que se esperava que dissesse.
Queriam o quê?
Que viesse malhar nos atletas que conta para a época?
Agora os números não enganam.
Para trocar a bola o Sporting contratou outros atletas, para marcar golos contratou o Paulinho que não os marca.
Ano passado 11 golos em 29 jogos.
Geral 17 golos em 60 jogos, ou seja nos outros 31 jogos marcou 6.
É motivo para não precisarmos de 1 alternativa?
Quanto a ser o melhor avançado português até pode ser, agora que o Darwin marcou 26 golos e o Taremi 20 também é verdade, e isso fez com que tivessemos longe de sermos a equipa com melhor ataque.
E como ganha quem marca mais golos….
15 Julho, 2022 at 13:02
Vamos lá ver…
As equipas, e as pessoas, podem fazer o normal (que se espera delas), fazer pior ou fazer melhor.
Se fazem o normal, pouco há a dizer.
Se fazem pior, é normal criticar ou apontar o que esteve mal.
Se fazem melhor do que se esperava, é normal – também – que se elogie isso.
A Tasca existe para as pessoas darem a sua opinião – e é só isso que é, a sua opinião! Ninguém vem para aqui com teses de mestrado a tentar provar a verdade universal.
Tu também opinas!
E dizes bem de cenas que para muitos de nós são absurdas. Isso não faz de ti menos tasqueiro que qualquer outro de nós ou ter menos direito à tua opinião – que, repito, é só isso, a tua opinião.
Quem acha mal, critica.
Como tu elogias quando achas bem, mesmo que a maioria ou outros – sem interessar se são muitos ou poucos – achem mal.
Não percebo este teu constante (quase) fundamentalismo contra as opiniões que são diferentes da tua…
Basta olhar para o que se passou há um ano, para se perceber que muita gente acabou tendo razão nas criticas que fez – e que tu já criticavas essas criticas. Se eles continuam a achar que não se emendou isso, é lá com eles. Cada um pensa pela sua cabeça… ou devia pensar!
15 Julho, 2022 at 13:25
Jonas quem diria….um gajo que adorava o Godinho Lopes vir com esse paleio…
Olha os adeptos do liverpool criticaram o Darwin e o Kloop,já viste??como é possível não é??chama se pensar pela cabeça…Porque tu só dizes merda por exemplo e tás no teu direito,assim como eu acho o esgaio fraco,principalmente para o que custou…tou no meu direito…Como acho o Paulinho miserável para o que custou,sendo ele ponta de lança…ele não marca golos,mas sim é Ponta de lança..
Todos os treinadores têm os seus jogadores fetiches,faz parte…o teu fetiche era o Godinho…vá se lá perceber 😉
15 Julho, 2022 at 12:49
Em 2 jogos não dá para fazer grandes analises, lá para o penúltimo e ultimo jogo da pré-época, é que vai dar para ter uma ideia, do que será o Sporting nos primeiros jogos do campeonato.
Não percebo a situação de “entusiasmar”, quem se entusiasma na pré-época, normalmente é do outro lado da circular.
São 2 anos e meio de RA, já todos aqui perceberam as ideias do treinador e o futebol que prefere, nunca será um futebol espetacular de goleada, é muito mais um futebol de posse e espera do adversário(e em vantagem, vai sempre preferir gerir e cansar o adversário, do que ir para cima), com uma boa saída na pressão ao adversário, onde os 3 frente são importantíssimo na pressão aos centrais (Paulinho faz isso bem).
Falar em cavar “buracos” com RAmorim, depois dos resultados que tem obtido, não faz grande sentido.
Só com uma grande reviravolta negativa, é que este treinador com este plantel, não vai andar a lutar pelo o campeonato.
São 85 pontos em duas épocas, nunca me canso de repetir isto.
Quanto a este jogo.
Até gostei do Marsa, jogou no lugar do Coates, difícil.
Maior destaque Pote.
De resto nada por ai além.
Índices físicos bastante razoáveis.
O Trincão para ser lançado, com um treino, não me deixa dúvidas que vai ser indiscutível numa fase inicial da época.
É clarinho como a água que este treinador tem as suas ideias bem fixas e os seus alvos no mercado.
A estrutura nisso, tem trabalhado muito bem, dá todas as condições e desejos ao treinador que tem dado o retorno desportivo desejado.
Isto leva aquela questão da partilha de passes, leva me a pensar que alguns destes jogadores estariam nos rivais, se não houvesse este tipo de negociação, como Pote, Ugarte e Trincão assim de cabeça.
3 jogadores que via facilmente de azul e branco, sobretudo o Pote.
Dia 19 Roma e dia 20 Portimonense, dois bons testes.
15 Julho, 2022 at 14:40
São mais de uma dezena de jogadores com passes patilhados, achas mesmo que estariam todos no Porto. Vinagre, israel, Edwards, Plata, Nuno Santos, Ugarte, Pote, Trincão, Paulinho, Morita e ainda faltam mais. A essa tua opinião eu chamo-lhe wishfull thinking, é assim porque não havia outra maneira, só que havia. Pode haver casos excepcionais mas com esta direcção não é excepção é regra de 90% das aquisições. Vai ser um dos grandes problemas do futuro, de um plantel que vale 250M tens 100M que não são teus.
15 Julho, 2022 at 14:50
Desagrada-me bastante os passes partilhados e acho que é uma roleta russa.
O único factor a favor, é ter permitido ter jogadores melhores a preços mais acessíveis (nem sempre razoáveis).
Como clube vendedor, reduzimos à formação a possibilidade de fazer vendas (com mais valias reais).
Teoricamente, um plantel globalmente mais forte, permitirá sobressair jogadores da formação que se destaquem e fazer grandes vendas (Inácio ou Matheus Nunes, por exemplo), mas mais uma vez, é um risco enorme.
15 Julho, 2022 at 14:59
Partindo do pressuposto que terás todos os anos trutas da academia para vender…
15 Julho, 2022 at 14:56
Eu lembro-me de um tempo que já era prática e depois veio um maluco que investiu no resto dos passes.
Mais concretamente 34 jogadores onde constavam por exemplo Cedric, Carlos Mané, William Carvalho, Ricardo Esgaio André Martins…por 12,65M.
Só no Esgaio fomos gastar praticamente metade para o trazer do braga, merda da inflação 🙂
15 Julho, 2022 at 13:41
Queria aproveitar para dar um destaque a Adan. Sereno, concentrado, seguro e quase intransponível apesar de jogar talvez no único clube top da Europa que decidiu que não é necessário ter suplentes que façam concorrência e que o redes principal é suposto fazer 50 jogos por época sem se lesionar. Grande Adan
15 Julho, 2022 at 13:49
Eu já tenho o onze preferido
Adan
Justo
Seba
Gonçalo
Porro
Ugarte
Nunes
Reis
Paulinho
Pote
Francisco
Paulinho no apoio a 2 vagabundos….
Prontos a entrar
Neto
Esgaio
Nuno Santos
Morita
Rochinha
Edwards
102 pontos será o objectivo.
15 Julho, 2022 at 13:51
Só porque não dá para pedir mais… 🙂
15 Julho, 2022 at 14:05
Só que ganhes os 30 jogos já são 90 pontos.
Os outros 4 contra porto e benfica é uma incógnita.
Não quero com isto dizer que os outros não joguem melhores que nós e que seja complicado ganhar os 30.
Mas devia ser esta a nossa mentalidade.
Temos orçamentos maiores.
Temos melhores atletas.
Temos um bom treinador.
Mas também sei que temos um paulinho com poucos golos.
Mas acredito que o Pote está recuperado e que vai aproveitar o espaço criado pelo mestre dos arrastões (JP) para ser novamente o melhor marcador do campeonato e fazer do clube campeão nacional.
15 Julho, 2022 at 14:16
Fatawu vai baralhar as contas.
15 Julho, 2022 at 14:26
Eu não consegui ver nada do Fatawu por ter jogado com o Nazinho atrás.
Era um 11 demasiado verde para ver o quer que seja.
Sei que a ala direita esteve melhor do que a esquerda contra os Belgas.
Ontem a esquerda esteve melhor do que a direita.
O Vila Real, não sendo um colosso em Espanha, é uma belíssima equipa e treinada pelo o papa taças Uefas. Tal como o super Milan dos 80/90’s, tem uma equipa de trintões muito experientes.
15 Julho, 2022 at 15:20
É engraçado que eu gostei quer do Fatawu quer do Nazinho a jogarem onde jogaram. Não achei espetacular mas vi potencial bastante nos 2 para poderem surpreender este ano, caso se proporcione…
Eventualmente o adversário ajudou mas isso só com mais tempo consigo avaliar. Achei ambos…lá está…bem interessantes a jogar ali…
15 Julho, 2022 at 15:44
Sim, mas preferia ter visto o Fatawu com o Matheus Reis ou do lado direito, à frente do Porro.
A mesma merda com o Bragança, jogava sempre com o Tabata.
15 Julho, 2022 at 14:06
só no final da pré época é que terei uma opinião mais concreta sobre o plantel, até lá é ver os jogos treino com muitos jogadores.
com edwards – trincão – rochinha – pote – paulinho – tabata já não acredito que venha um avançado, veremos.
15 Julho, 2022 at 14:27
Quando é que jogamos outra vez?
15 Julho, 2022 at 14:30
dia 19
15 Julho, 2022 at 14:33
Sporting 2-1 Sporting B (29 de junho)
Sporting 1-1 Casa Pia (4 de julho)
Sporting 1-0 Vilafranquense (4 de julho)
Sporting 4-0 Estoril (9 de julho)
Sporting 2-0 BSAD (9 de julho)
Sporting 1-1 Union St. Gilloise (13 de julho) Sporting 1-1 Villarreal (14 de julho)
Próximos jogos:
Sporting – Roma (19 de julho às 20h no Estádio do Algarve)
Sporting – Portimonense (20 de julho às 10h30)
Sporting – Sevilha (24 de julho às 19h45 no Estádio José Alvalade – Troféu 5 Violinos)
Sporting – Wolverhampton (30 de julho às 18h45 no Estádio do Algarve)
15 Julho, 2022 at 15:44
Obrigado!!
15 Julho, 2022 at 14:46
Como se avalia uma época se é boa ou não?
Fazer 85 pontos e ser campeão é bom.
Fazer 85 pontos e ficar em 2.º é mau
Mas se fizer 75 pontos e for campeão já é bom outra vez 😉
Não é fácil
15 Julho, 2022 at 14:50
Paulo Lopes, não é mesmo nada fácil…..
15 Julho, 2022 at 14:53
Como assim não é fácil?
Para mim é fácil. O objectivo é ser campeão. Basta fazer +1 ponto que os adversários para ser bom. Simples. Eu não faço objetivos de numero de pontos…
Queria ver acharem uma época com 75 pontos e campeão como fraca porque só se fez 75 pontos.
15 Julho, 2022 at 15:08
:D.
Clarinho como a água.
Não percebo este fetiche pelos 85 pontos.
Quer dizer entendo.
É mais uma justificação que a malta se agarra para dizer que a época passada não foi má. A fase de grupos da Champions, a taça da liga, a qualificação direta neste ano para a champions também.
E de facto não foi má. Melhor só ganhando o campeonato com 50 ou mais pontos vá, ou para simplificar as coisas como dizes, os mesmo pontos do 2º mais 1 ou indo mais longe que tu, igual ao 2º ganhando no confronto direto 🙂 .
A questão aqui é que alguns (os pessimistas) dissemos que o Paulinho era curto.
Veio o Slimani para calar as pessoas e ganhar eleições.
O Slimani marcou 4 golos em 11 jogos. Maior taxa aproveitamento e com muitos menos jogos que o Paulinho.
As eleições passaram e volta-se ao Paulinho (all in) e Slimani de bilhete na mão.
Podemos ser campeões, podemos.
Podemos trazer mais um PL e flopar, podemos.
Sabemos que o Paulinho marca pouco e é curto, pelos visto é subjectivo. Há malta que acha que sim outra que adora aquele arrastamento de defesas que ele faz como ninguém.
Mas custa muito tentar ter uma alternativa (tentar!!), mesmo falhando, temos de tentar.
15 Julho, 2022 at 15:18
Dizerem que o objetivo é fazer 85 pontos é como estipular que o objetivo num jogo é marcar 3 golos.
Não interessa marcar 3, interessa marcar +1 quer o adversário. Que me vale marcar 3 golos se eles marcarem 5? Se eles marcam 5, o nossos objetivo tem de ser marcar 6. Se eles marcarem 7 o nosso objetivo tem de ser marcar 8. Se não marcarem nenhum, basta 1.
Simples….
Volto a dizer. Isto quer dizer que se não somos campões tem de ir tudo para o lixo? Não. Significa que temos de ser melhores.
Significa que foi mau? Não. Significa que não foi bom.
É como eu vejo. Outros podem ver as coisas pelo numero de pontos apenas e achar que uma época de 85 pontos é ótima mesmo ficando em 2º ou 3º e que uma de 75 pontos é uma merda mesmo sendo campeão. Eu não vejo assim…
15 Julho, 2022 at 15:23
tCdL
Podes fazer o exercício oposto. Classificar a época consoante as expectativas. Quando a fasquia é, antes da bola rolar, andar taco a taco com Vitória e Paços, ficar em 2º é excelente.
15 Julho, 2022 at 15:30
Claro que o que eu acho que é bom tem a ver com a minha expectativa. A minha expetativa para o Sporting é ser campeão. Acho que temos todas as condições para isso.
Se quiserem definir que o Sporting só tem condições para lutar para ir à conference league, claro que o 2º lugar é ótimo. Não sei porque se estipularia isso mas pronto, cada um sabe em é que acredita…
15 Julho, 2022 at 15:29
Tu és mais: nem é bom nem mau é assim assim
Kkkk
15 Julho, 2022 at 15:31
Não é bom nem mau, antes pelo contrário!
Hehehehehe
15 Julho, 2022 at 15:56
E vice-versa…
15 Julho, 2022 at 15:32
Não acho que seja justo ou correcto colocar o ónus de ser campeão ou não ser no Paulinho. Nem sequer acho que certo que seja o principal problema
15 Julho, 2022 at 15:38
Apesar de não gostar do Paulinho, concordo contigo.
E mais. Não me parece minimamente razoável achar que o Slimani veio para ganhar eleições (que estavam mais que ganhas…) e não é correto dizer que saiu o Slimani para entrar o Paulinho porque na verdade quando o Slimani saiu foi para jogar o Edwards, Sarabia e P. Gonçalves.
15 Julho, 2022 at 15:52
Não tem a culpa nem foi para ganhar eleições ganhas à partida.
Mas que ajuda, lá isso ajuda.
Um ajuda a que se falhem golos à boca da baliza e outro para tirar certas dúvidas e seduzir mais alguns sócios na hora de votar, assim como ser campeão ajudou bastante.
Psicologia de massas.
15 Julho, 2022 at 16:00
Ser campeão claro que ajudou. Ser campeão elegeu o Varandas.
Gostava de conhecer 1 unico adepto que não estive-se numa de votar mas com a compra do Slimani tenha dito “Epah! Sim senhora…eu até não ia ou ia votar noutro mas agora que o Slimani foi contratado, voto Varandas!”.
15 Julho, 2022 at 16:07
Não disse que isso passou pela cabeça do sócio, mas pela cabeça do varandas…talvez.
Tudo o que se falou na comunicação, a postura renitente do Amorim…
A mim pareceu-me, no momento em que foi, mais uma operação de charme aos adeptos do que efectivamente aproveitar o que o Slimani poderia ter dado ao clube. Até porque havia contestação já ao desempenho do Paulinho.
A indisciplina dele foi a gota de água e no meu entender bem resolvida.
Pena que não se tenha começado logo a trabalhar numa alternativa, já que a decisão de abdicar do Slimani era irrevogável.
Oh J anda cá ver isto…um elogio 🙂
15 Julho, 2022 at 16:20
Hehehehe
15 Julho, 2022 at 15:27
Eu concordo!
Mas se quiseres ver por outra perspectiva estás a avaliar que foi bom porque os outros foram piores
15 Julho, 2022 at 15:32
Nas condições que havia naquele ano, fomos melhores que eles. É o que eu quero. 😀
15 Julho, 2022 at 20:11
Ser campeão é muito bom!
Não ser campeão é não ser muito bom.
Mas pode ser uma época boa se houver sucesso noutras provas – ganhar Taças ou fazer uma prestação boa nas provas europeias.
Pode ser uma época mediana se não houver conquistas mas estivermos nas decisões principais.
Pode ser medíocre se não houver conquistas, nem estivermos nas decisões principais.
Pode ser má, fazendo uma época dentro do pior que a história do clube já teve.