O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta terça-feira ter decidiu aplicar uma pena de interdição de dois jogos ao Estádio do Dragão, na sequência dos incidentes registados a 11 de Fevereiro, no final do clássico entre FC Porto e Sporting, jogo da 22.ª jornada da I Liga 2021/22. O FC Porto terá ainda de pagar 25.245 euros de multa.
Em comunicado, a secção profissional do órgão disciplinador federativo refere que sancionou o FC Porto com uma multa de 25.245 euros, por causa do “arremesso de objecto sem reflexo no jogo” e da “inobservância qualificada de deveres”.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou também o coordenador de segurança da SAD do FC Porto, João Paulo Sousa, a pagar uma coima de 1.530 euros, ao passo que o director de campo e o director de segurança, Ricardo Carvalho e Carlos Carvalho, respectivamente, receberam multas de 918 euros cada um. Já Manuel Silva (colete azul n.º 02), Carlos Elias (n.º 03) e Cláudio Filipe Nova (n.º 05), identificados no documento como “elementos de apoio às acções promocionais da FC Porto SAD”, receberam 75 dias de suspensão e 3.060 euros de coima por “agressões”.
Alvo de um processo disciplinar nos dias seguintes ao ‘clássico’, que foi realizado em 11 de Fevereiro e terminou empatado 2-2, Matheus Reis, defesa brasileiro do Sporting, já tinha sido constituído arguido, mas foi considerado absolvido do ilícito de agressão.
Estes castigos foram divulgados após a instauração de um processo de inquérito aos incidentes verificados na recepção dos ‘dragões’ aos ‘leões’, tais como o arremesso de objectos de apanha-bolas e de objecto metálico, em forma de projéctil, ou o comportamento de assistentes de recinto desportivo e elementos da equipa de activações publicitárias.
E ainda…
O FC Porto pode recorrer desta decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto e, caso a providência cautelar seja aceite, a medida ficará em suspenso e, até nova decisão do TAD, podendo os portistas continuar a jogar no seu estádio.
20 Julho, 2022 at 9:12
Em outembro, numa semana onde calhe taça de portugal e taça da liga.
20 Julho, 2022 at 9:16
AHAHAHAHAH nunca na vida. Recurso atrás de recursos e eventualmente a pena é retirada. Mais um dia normal neste país maravilhoso
20 Julho, 2022 at 9:30
Dia de São Nunca
20 Julho, 2022 at 9:36
Nunca, obviamente
20 Julho, 2022 at 9:39
Durante o Mundial.
20 Julho, 2022 at 9:46
Claramente uma decisão de Lisboa para jogar abaixo o Porto. Contra tudo e todos
20 Julho, 2022 at 9:50
Claríssimo como a água que bebem os gajos da W52
20 Julho, 2022 at 11:30
Chupem, Amourguinhas.
É lidar.
20 Julho, 2022 at 9:51
Venham daí essas teorias e calimerices.
20 Julho, 2022 at 10:09
Se o castigo saísse após o jogo do Sporting estaríamos todos a reclamar que não saiu antes.
Saiu agora e reclamamos do previsível recurso do Porto ao TAD, possível pelos regulamentos.
E reclamamos a existência do TAD excepto quando também recorremos a ele…
20 Julho, 2022 at 11:11
tudo certo, só tenho pena é que no futebol português todos os castigos sejam alvo de recurso, colocando em causa a justeza dos mesmos.
O que aconteceu no dragão, além de ter levado cinco meses a ser julgado, é o tipo de acontecimento que tem que ter mão pesada e sem recurso. Dois jogos à porta fechada, sendo esses dois jogos os próximos dois oficiais. Ponto.
é isso que me irrita
21 Julho, 2022 at 7:39
Concordo, Cherba.
O tempo que se demora a decidir, as multas e castigos aplicados, a possibilidade de adiar e contornar estes castigos, tudo isso é vergonhoso, mas estão nas regras. O problema está aqui e não só em quem as aplica.
Nós adeptos manifestamos a nossa indignação mas no fim nos resignamos pois só nos resta isso.
Agora o Sporting deveria fazer alguma coisa para além dos habituais discursos acusatórios (felizmente o “é o sistema” caiu no esquecimento).
Temos juristas, temos gente capaz de apresentar propostas, podemos envolver outros Clubes que tenham também vontade de alterar o actual paradigma do futebol, de promover outro estado de coisas.
20 Julho, 2022 at 11:15
Gostava muito que estas merdas no futebol português deixassem de acontece. É completamente ridiculo. Já deviam ter cumprido à muito o castigo e anda aqui em banho Maria e a acontecer, só lá para 2035……
De qualquer forma espero que o castigo não calhe num jogo contra nós. Não quero ser beneficiado por isso, só quero que eles sejam castigados. Ainda por cima numa merda completamente random que tanto pode sair esta semana como daqui a 2 meses.
Se houvesse prazos claros e rápidos, se fosse uma coisa bem feita…se calha-se a nós era uma questão de sorte ou azar. Agora com estas embrulhadas todas cheira demasiado mal para eu querer beneficiar disso…
20 Julho, 2022 at 11:18
Nunca vão jogar à porta fechada, não vai acontecer. Neste país é de recurso em recurso até caducar.
20 Julho, 2022 at 12:02
Os benfas já foram castigados com interdição do estádio da luz, mas viram algum jogo fora da pocilga???
SL
20 Julho, 2022 at 17:29
Castigo? Mas qual castigo? Dois jogos é “castigo” para o que todos vimos? Eu vejo mais como recompensa de que como castigo…
20 Julho, 2022 at 22:48
Também deveria haver penalizações para quem recorre e não lhe é dada razão!
Se aumentasse tipo para o dobro da penalização os clubes iriam pensar duas vezes antes de avançar com recursos!
Clube tem novos elementos de defesa ok recorre com a perspectiva de diminuir a pena. Clube apresenta os mesmos argumentos de defesa a penalização seria no dobro de jogos de castigo, interdição, pecuniário, seja o que for!
Como está não há nada a perder e vai bloqueando o “sistema”.
21 Julho, 2022 at 7:50
Cá está um bom exemplo de algo que poderia e deveria ser alterado nas actuais regras.
Em outros campeonatos não assistimos a isto.