A nossa equipa feminina de futebol viajou até ao Algarve, onde defrontou o Bétis, num jogo de preparação que ganhámos 2-1 e que pudemos acompanhar através das plataformas digitais do clube espanhol.
Este é um ponto que vale a pena não deixar passar em claro, pois arrancar uma época lançando os equipamentos com uma campanha Heart of a Lioness (cujas camisolas não estão à venda na loja verde, no modelo feminino usado na campanha) e depois ignorar completamente o que a equipa vai fazendo… Se recuarmos uma semana, a dia 22, o Sporting informou que “As Leoas prosseguem a preparação da nova época; Estágio no Algarve; Entre os dias 26 e 30 de Julho. Durante o estágio, a equipa Leonina disputará dois jogos à porta fechada, um com o Real Betis Balompié e outro com o Sevilla FC.”
As Leoas foram para o Algarve e… deixámos de ter notícias! Não há uma foto do estágio, nem que seja tirada com um telefone, daqueles que, com um simples estabilizador, permitem que uma pessoa, repito, uma pessoa, possa acompanhar o estágio fazendo vídeo e fotografias. Zero.
Voltemos ao jogo em si e pego na crónica que podemos ler no… site oficial do Bétis.
El Real Betis Féminas comenzaba la pretemporada con un test muy exigente. Su rival, nada más y nada menos que el Sporting Club de Portugal, vigente subcampeón de la liga portuguesa. Las verdiblancas viajaron a Faro después de su primera semana de entrenamiento y, las de Francis Díaz, empezaron el duelo de la mejor manera posible: con dominio de balón y ocasiones a portería.
El primer tanto del partido llegó de las botas Asantewaa. Las béticas venían avisando a lo largo de la primera mitad y pudieron materializarlo en el 35 de partido. Así, con carácter y buen juego se esfumaron los primeros 45 minutos.
Al inicio de la segunda mitad, el Betis (con grandes cambios en su once), continuó atacando con claras ocasiones de Violeta Quiles y Laura Moreno. El Sporting, que había cambiado completamente el bloque, metió la quinta marcha y en el 58 de partido, Chandra hizo el empate en el marcador.
La recién llegada Malena cuajó muy buen partido, pero las fuerzas del conjunto verdiblanco se fueron diluyendo ante el equipo portugués. Aun así, no bajaron los brazos. En el 75 de juego, Diana -recién llegada de la Eurocopa- hizo el segundo para las locales. Y así concluyó el primer test para las de Francis Díaz que, a pesar de la derrota, no dejó malas sensaciones sobre el césped.
Goles: Asantewaa (0-1, 35′), Chandra (1-1, 58′), Diana (1-2, 75′).
Observaciones: el duelo amistoso entre el Sporting Club de Portugal y el Real Betis Féminas se disputó a puerta cerrada en el campo de fútbol del hotel Almendoeira Golf de Faro.
PRIMERA MITAD
Sporting Club de Portugal: Joia, Dita, Chandra, Brenda, Dutna, Joana, Mariana, Claudia, Vera, Beckat, Lupeta.
Real Betis Féminas: Malena, Vicky, Matilde, Dorine, Paula, Leire, Lucía León, Rosa (Ángela Sosa, 21′), Asantewaa, Violeta Quiles, Babajide.
SEGUNDA MITAD:
Sporting de Portugal: Joia, Diana, Bruna, Inés, Melisa, María, Alicia, Andrea, Vera, Claudia, Telas, Joana.
Real Betis Féminas: Malena, Nuria, Jenni, Valle, Paula (Matilde, 67′), Noelia, Laurina, Ángela Sosa, Lucía Sánchez (Asantewaa, 86′), Violeta (Babajide, 67′), Laura Moreno.
Ainda deu para rir com os nomes colocados em algumas das nossas jogadoras (Dita deve ser a contratada Fátima Duta, Lupeta deve ser a Capeta), mas pelo menos temos algumas informações. Ah, o post não tem foto a ilustrar, pois a reportagem fotográfica dá destaque às jogadoras do Bétis.
28 Julho, 2022 at 8:58
É com isto que querem lutar pelo titulo de campeões?
O FF do Clube tornou-se numa cena deprimente.
Vale que o Braga também desinvestiu e o Famalicão é aquela coisa que nem aquece, nem arrefece.
Vai ser um passeio para o Benfic@…
28 Julho, 2022 at 9:02
‘Beckat’? ‘Lupeta’? ‘Dutna’?
Queria ver se fôssemos nós a escrever mal os nomes de várias das delas, o estrilho que não era, mesmo dentro de portas…
28 Julho, 2022 at 9:08
se nos tivéssemos dado ao trabalho de ter alguém da nossa comunicação a acompanhar o estágio, por certo as informações vinham sem esses erros
28 Julho, 2022 at 9:59
Achas mesmo que não há lá ninguém?
Não há é interesse em dar informação, como não houve a época passada…
Estão a fazer igual.
28 Julho, 2022 at 13:29
Lá estás tu Miguel…..
Em condições normais, em Portugal ninguém nos ganha…..
Este ano parece que precisamos da Dekker…..
28 Julho, 2022 at 16:10
A Dekker e as que saíram… 😀 😀 😀
28 Julho, 2022 at 10:02
Quantos reforços até ao momento?
Subimos algumas da formação?
28 Julho, 2022 at 10:51
Como tens uma Dutna, a Dita deve ser a Rita. Os nomes devem ter sido escritos à mão e os espanhóis não entenderem a letra.
28 Julho, 2022 at 11:01
O FC Porto, através da escola Dragon Force, vai criar equipas femininas de competição já nesta temporada.
Como A BOLA anunciara em meados deste mês, os azuis e brancos estudavam a melhor forma de avançar com projeto mais amplo para o futebol feminino, respondendo a uma exigência da UEFA.
Nesse sentido, a Dragon Force criará em Viseu, Penafiel, Ermesinde, Gondomar, Maia e Porto equipas de competição femininas de sub-13 e/ou sub-15 que competirão nos campeonatos organizados pelas respetivas associações.
28 Julho, 2022 at 11:11
Estes jornalistas podiam era pesquisar mais. A Dragon Force já teve equipa feminina há uns anos atrás. Depois uma grande parte passou para a Hernâni Gonçalves que até chegou a ir connosco a uma final do Nacional sub 19.
28 Julho, 2022 at 11:22
Tivemos um arranque fantástico na nova fase que se abriu para o FF e podíamos e devíamos,a baixo custo, ter assegurado uma superioridade histórica que marcasse o futuro. Infelizmente esta direcção desperdiçou o trabalho feito ou, como se costuma dizer,
” jogou o bebé fora com a água do banho “.
E agora ? Abrilhantamos os triunfos das lampionas.
Talvez quando o JM se interessar por este nicho de mercado se interessem…
28 Julho, 2022 at 13:10
Adoro. Arranque fantástico. Braga e sporting e carne contra canhäo.
É colocarem a equipa titular deste sporting ao lado dessa primeira, e segunda, e terceira. Mudava aos 10 e acabava aos 20, para a atual, claro.
Ao Sporting falta uma Anouk Dekker, que eu ia buscar a bater cláusula, e uma andreia jacinto, que infelizmente saiu e é a jogadora portuguesa, hoje, com mais potencial, mas de longe. A diana gomes também encaixava, mas assinou ontem com o sevilha. É muito relevante a saída da Fátima Pinto, mas facilmente colmatável no mercado, bastando querer. É importante a Cláudia Neto, mas tem uma boa dose de incógnita porque é velhota,mas permite conciliar algum pap de magia com a super brenda. A Doris, que era importantíssima, tem, com toda a legitimidade, o futebol como segundo plano da sua vida, como demonstrado ao longo do ano. Com uma dekker, uma guarda redes como a doris, e uma excelente trinco, a coisa fazia-se facilmente.
Props para o gajo que dizia que portugal era fraquíssimo, que não há evolução, que não há o caralho. Este europeu demonstrou-o. O campeonato nacional demonstra-o todos os anos. Diz ele que acompanha o futebol feminino. Deve ter visto com toda a certeza os anos de super fofó e de super primeiro dezembro, entre 2005 e 2014, para aí. Jogava-se pa caralho, oh se jogava. O futebol feminino em Portugal deve ser a modalidade com uma progressão mais rápida na história do desporto em portugal. Mérito das próprias (jogadoras, entenda-se), porque não um decisor que olhe para isto com vontade, assim como os críticos aqui so sofá que nem no aurélio pereira metem a peida.
Já só faltam cms.
À Mariana, que se me entranhou, só tenho uma coisa a apontar. O ter apostado na Chandra muito tarde.
28 Julho, 2022 at 14:30
Portanto, apontas aqui uma série de questões – que eu já levantei e levanto há muito tempo – mas eu estou errado!
Como não rir das merdas que dizes?
Já te disse, levas estas merdas para o pessoal – de um gajo que nunca viste e não conheces de lado nenhum – e só fazes má figura… Mas é contigo. Conto que sejas maior e vacinado!
28 Julho, 2022 at 15:27
Podes/podem explicar melhor esta parte?
« A Doris, que era importantíssima, TEM, COM TODA A LEGITIMIDADE, O FUTEBOL COMO SEGUNDO PLANO DA SUA VIDA, COMO DEMONSTRADO AO LONGO DO ANO. »
28 Julho, 2022 at 16:09
Não me digas que não percebeste!
Epá, se ela demonstrou isso ao longo do ano, estavas distraído!
PS – E eu também!
28 Julho, 2022 at 12:54
Creio que não é duta nem dotna mas sim dutra!
28 Julho, 2022 at 14:53
Eu não sei porque se diz que perdemos uma superioridade e um domínio que nunca tivemos. Ganhamos troféus, sim. É essa a diferença entre CD. Mas a equipa principal nunca foi hegemonica como alguns querem fazer crer. Nunca tivemos uma superioridade e um domínio avassalador como se lê por aí. 16/17 e 17/18, campeãs nacionais com 3 pontos de vantagem, num caso um penalti sobre a Ana Borges nos descontos, no outro um erro individual que a Capeta aproveita a 4 minutos do fim. Em caso de igualdade pontual, o Braga tinha sido campeão no primeiro ano por golos e nós no segundo por golo fora no confronto direto. Ou seja não havia domínio nenhum. Taça de Portugal. Ganhamos as duas no prolongamento, na primeira até tivemos que ir atrás do prejuízo. Supertaça, Ganhamos uma no prolongamento depois de estar a perder e a Capeta empatar nos descontos e perdemos outra nos penaltis. Isto, quando éramos como dizem dominadores.
28 Julho, 2022 at 16:08
Subscrevo e tenho dito exactamente isso várias vezes.
No confronto directo tínhamos sempre muita dificuldade nos duelos físicos e nas bolas altas porque o Braga era uma equipa melhor constituída fisicamente.
Aliás, a Supertaça do 3º ano, perdemos exactamente por défice no jogo de cabeça e nos confrontos físicos, porque a nível de jogo “de bola no chão” éramos bem superiores.
28 Julho, 2022 at 17:36
Em dois anos 2016/2017 e 2017/ 2018 ganhamos as 6 Competições, 2 campeonatos, 2 TP e 2 Supertaças.
Coincidência perdemos a 1ª final de uma Taça no dia seguinte à eleição do Varandas que nem se dignou assistir, dando aí um sinal do que se seguiu. Ganhar tudo nesse período, e é esse a que me refiro, não é ter o dominio? De facto não goleamos, mas para mim o melhor indicador ainda é a vitória.
28 Julho, 2022 at 18:29
Ganhamos o ano passado a segunda Supertaça que temos e o que perdemos no dia a seguir à eleição do Varandas foi uma Supertaça nos penaltis.
28 Julho, 2022 at 19:00
É desinformação grosseira (ou ignorância) o ‘ganhámos 6 competições’, no referido ciclo.
Factos:
Nesse ciclo (com Nuno Cristóvão a treinador) o FutFemProf do Sporting CP, ganhou CINCO títulos em OITO possíveis.
No ciclo que se seguiu (Susana Cova a treinadora) em CINCO títulos em disputa, ZERO títulos (diga-se que num deles não houve título atribuído mas foi o SLB o escolhido pela FPF para ir à UWCL).
Neste terceiro ciclo, 2021-2022, com Mariana Cabral, em QUATRO competições o FutFemProf do Sporting CP ganhou DUAS.
Tento nao hipervalorizar essas conquistas, mas elas foram a materialização do que disse no começo da época 2021-2022, mas não sou dos que desconsideram tais conquistas (em nome de uma qualquer agenda…) já que elas não são algo de somenos e prestigiam todas as que para elas contribuíram.
https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-feminino/2022-07-11/sporting-cp-e-fpf-juntos-pelo-futebol-feminino
28 Julho, 2022 at 16:04
“O Famalicão, equipa que disputa a Liga BPI (primeira divisão do futebol feminino português) e finalista da última edição da Taça de Portugal, anunciou as contratações das atacantes Sisi e Andri Violari.
Sisi (Sirlayne Ribeiro), de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, está de regresso, uma vez já tinha atuado na formação famalicense na primeira metade da época passada (13 jogos, seis golos e uma assistência), aventurando-se depois no Changchun Dazhong, da China.
Já Andri Violari, de 25 anos, é internacional cipriota e chega ao conjunto de Vila Nova de Famalicão proveniente do Nea Salamis, do campeonato do Chipre. No seu percurso futebolístico, a jogadora representou ainda Kokkinochoria, Apollon Limassol, Barcelona FA e Pyrgos Limassol.”
28 Julho, 2022 at 19:55
Caro Cherba
Cordialmente, deixo esta pergunta:
Baseou-se em quê, concretamente, para produzir em título ” Equipa feminina em bom teste para a Supertaça”?
Eu teria colocado no título uma interrogação…
▶️ Tem ou não a equipa do Sporting CP algumas semanas de trabalho VS uma do Real Betis Balompié Féminas (afirmação do seu treinador no vídeo)?
▶️ O Betis foi o 9º classificado, em 2021-2022 na Primera Iberdrola, notoriamente equipa da segunda metade da tabela.
https://futbolfemenino.rfef.es/es/primera-iberdrola/clasificacion/
https://www.forumscp.com/t/sporting-cp-futebol-feminino-%C3%A9poca-20222023/63838/564?u=alfacinha50
(Nota: alfacinha50 = Humberto Fernandes)
28 Julho, 2022 at 20:17
Estão a ver como eu vos disse.
Disse aqui, que PC, não iria dizer nada ou quase nada acerca da desgraça da equipa de ciclismo, quando ganha ao berlinde vem logo com a ironia habitual, ou quando os presidentes cá de baixo, não o cumprimentam, vem logo dizer com sarcasmo, que estava preocupado era se a cadela que tem não o cumprimentasse.
Agora, extinguiu a equipa de ciclismo e ainda não disse nem um ai, nem ui.
Porque não é do seu agrado, mas se ganhasse ao berlinde, vinha logo com a ironia do costume, já não surpreende.
Ah, e se pudesse vinha logo com a lenga lenga de Lisboa e do norte, que é o pratinho do meio dele.
Mais do mesmo.
28 Julho, 2022 at 20:22
Isto é que nós, sportinguistas aqui devemos dizer.
Olhar prós rivais, e dizer-lhes as verdades.
28 Julho, 2022 at 22:18
nem sei o que dizer! ultimamente questiono-me se este tipo de abordagem repetida de não informação aos sócios e adeptos é uma coisa pensada… se calhar esta equipa técnica acha que a melhor forma de preparar a equipa é mesmo isolar ao máximo o plantel do exterior até porque ainda nem deve estar fechado, e como resultou no inicio da temporada passada com a conquista da supertaça, enfim… será?!??
Mas se assim for, acho a abordagem completamente errada pois por um lado os técnicos e as jogadoras estão todo o ano a carpir que os sócios e adeptos são muito importantes para o crescimento da secção, tecem-lhes loas porque duas dezenas foram à Madeira puxar pela equipa e apregoam como é bonito ter os estádios cheios lá fora e tal mas depois o que os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal sabem este ano é que vai ser o Lank que vai fazer uma apresentação conjunta da equipa masculina e feminina na praça da cidade, por exemplo… não entendo.
eu até sou muito critico da forma “moderna” de se achar que se está a informar só porque temos um perfil de twitter ou insta e que a cada vez que alguém espirra, ou faz anos, ou amuou ou é a rainha do meiinho lá tem que vir um post, é que isso não é informar!! Mas não haver informação sobre os jogos, a composição do plantel, entradas e saídas, datas dos jogos e iniciativas de promoção à actividade desportiva (feminina neste caso) deveriam ser obrigatórias. SL
28 Julho, 2022 at 22:45
O objetivo deve ser como no ano passado, baralhar o potencial adversário da final. O que também não serve de muito porque elas vão ver o jogo com o Famalicão.
28 Julho, 2022 at 23:38
Subscrevo ambas as duas coisas… 🙂
28 Julho, 2022 at 23:42
Concordo e subscrevo!
28 Julho, 2022 at 22:42
É uma pena que quando se fala regresso incessantemente do regresso CR7 e começa a parecer uma realidade, o que faria com que o Sporting fosse um dos mais falados clubes do mundo. A “menina Cristiano Ronaldo” tenha optado por um futebol que é como o nosso, (ou talvez mais fraco como se vê nos resultados entre as seleções jovens onde são nossas habituais clientes) com 3 clubes ou quatro fortes e o resto Mehh. E ainda por cima ir para um clube que teve de comprar a licença desportiva de outro para estar na primeira liga.
Compreendo mais a Fátima num Alavez do que isto.
28 Julho, 2022 at 23:24
a liga italiana tem melhorado de ano para ano. Pelo que se tem visto, os principais clubes estão muito activos no mercado e andam a contratar como se não houvesse amanhã lol …em relação à Marchão, parece ser uma apaixonada pelo Sporting mas também é uma apaixonada pela vida, acho que faz bem em mudar de ares! vai ganhar mais de certeza e o facto de ter que lutar por um lugar na equipa só a vai fazer melhor jogadora!
28 Julho, 2022 at 23:47
A ver se não acontece o mesmo que com a Capeta. As jogadoras portuguesas quando vão para a Itália, pelo menos no futsal ao fim de um ano voltam e isso as que aguentam um ano.
E já agora noutro ponto. Temos que emprestar jogadoras l paciência e não deixar sair por sair. Eu entendo que a Margarida Caniço com um convite da Liga BPI e no Sporting ia para a segunda liga, quisesse sair. Mas é uma jogadora internacional, assim como a Neuza Bezugo, a Marta Ferreira ou mesmo a Beatriz Conduto. Neste momento não têm lugar no Sporting, mas podem evoluir e acabar por rumarem a outras paragens. O slb empresta não termina contratos.
28 Julho, 2022 at 23:52
Mas já se sabe para onde vai a Marchão?
29 Julho, 2022 at 0:00
O Parma anunciou
29 Julho, 2022 at 0:00
A ex- leoa Joana Marchão, no Parma…(?) (nota no Instagram de há dois dias)
https://www.instagram.com/p/Cgd2zb0jSbi/ 17
O Parma ‘que ficou com os direitos desportivos da Empoli’ (9ª na época 2021-2022), vai disputar esta época 2022-2023 a Liga Italiana Feminina.
https://www.forumscp.com/t/sporting-cp-futebol-feminino-%C3%A9poca-20222023/63838/569?u=alfacinha50
28 Julho, 2022 at 23:42
O Braga, que disputa a Liga BPI (principal escalão do futebol feminino em Portugal), anunciou a contratação de Marie-Aurelle Awona.
28 Julho, 2022 at 23:50
E vão 9.
29 Julho, 2022 at 0:00
Não conhecia, mas a julgar pelo zero zero é uma jogadora experiente e fez os 5 jogos pela sua selecção no campeonato africano deste mês. Mais uma com a intermediação da Raquel Sampaio.
29 Julho, 2022 at 0:05
Do que ela tem, a única que poderia interessar é a Kika Cardoso.
29 Julho, 2022 at 10:34
Essa dava jeito!
29 Julho, 2022 at 0:28
Se fosse eu, tentaria para compor o plantel, duas jogadoras da segunda liga. A Jamila Martins do Fofo. Mesmo aos 34 anos (e até é mais nova que a Cláudia Neto) para GR suplente ou mesmo terceiro era suficiente e a Daiana Farias do RP, que esteve agora na Copa América pelo Uruguai e foi titular em dois jogos e joga a DC ou MD.
30 Julho, 2022 at 0:00
Esquece!
Não ias lá com isso mas nem isso vais ter…
30 Julho, 2022 at 0:00
11 dias para o 1º jogo!