Bom dia
Há um comentário, no post anterior, de um tal Tutuala (acho que é este o nick) que merecia ser elevado a post, ia dar uma discussão do caraças. É um excelente comentário.
No momento em que o amor, a paixão incondicional cortar o espirito critico, a capacidade emitir opiniões, a cultura de exigência é o momento que estagnamos, perdemos a identidade e somos apenas mais uma ovelha no rebanho.
Dito isto é obvio quer quer quem decide quer quem critica as decisões são humanos e que muitas vezes podem errar. As decisões podem custar caro já as criticas são como as vaginas.
Tudo isto lembra-me um post publicado pelo Cherba no hoje escreves tu, que vou reproduzir, para que vejam o nível de escrutínio, critica e exigência para com uma direção com 3 meses de gestão num clube insolvente e a situação atual já com 5 anos de gestão de uma herança de milhões. Um rebuçado a quem adivinhar o autor da prosa e se pedirem muito coloco o link para o post onde podem deliciar-se com a preciosidade de alguns comentário. LEMBRO ISTO FOI ESCRITO EM JUNHO DE 2013:
Quarta-feira, dia de hoje escreves tu. E se a temperatura lá fora promete novo dia quente, o post que se segue promete fazer subir ainda mais o termómetro. (para que conste, o título é meu. Tendo essa oportunidade, e sendo o post sobre o direito à opinião, achei por bem homenagear uma das mais belas frases que já ouvi).
“Primeiro que tudo, já sei que o simples facto de ser eu a escrever isto, já irá provocar reações adversas.
O que podemos considerar exigência e sentido critico?Será que por uma direcção ser relativamente nova temos que aplaudir tudo o que é feito e dito? Até que ponto se irá justificar tudo com”ah mas a direcção anterior fez pior, teve não sei quantos milhões de prejuizo”?
Eu vou sendo acusado de ser “croquette” por ter defendido a anterior direcção( quando existe pessoal que hoje em dia passa “cheques em branco”, mas anteriormente andou desde o dia um a mandar bocas), mas defendi tanto essa, como defendo esta, mas sem nunca passar cheques em branco, quer numa quer noutra.
Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção( que sempre desde o inicio falou em transparência e que melhor sinal disso seria explicar as coisas e o rumo definido de uma forma clara sem dar azo a rumores), mas para muita gente é o fechar de olhos e o deixar andar, visto “o Bruno é que sabe” , e como sabe tudo o que decidir é bem feito, e nem vale a pena questionar( quem o fizer é considerado herege pela turba e merece ser excomungado).
Para mim, quem falta ao respeito aos outros e não aceita opiniões contrárias, mas acima de tudo não tem espírito critico, não questiona nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui. Enfim continuem com palas nos olhos, a não tentar perceber as coisas, a dar carta verde a tudo e depois mais tarde se as coisas(que espero que não) correrem mal, não comecem a questionar porque não perguntaram antes, porque não quiseram saber das coisas agora.
p.s.: já tinha comunicado isto ao Cherba, mas para mim comentários apenas relacionados com o tema do post serão feitos, de resto serão ignorados, e peço ao Cherba que me elimine os comentários caso eu não cumpra.”
1 – Apenas sou responsável pelos primeiros 3 parágrafos, o restante é a citação integral de um post feito por um tasqueiro em 2013 que a exemplo de muitos outros tasqueiros, achava que deveríamos ser críticos e exigir transparência ao CD com pouco mais de 2 meses de gestão da insolvência. Atualmente, temos 5 anos de gestão de uma herança milionária e deveremos ou não ser críticos e exigir transparência? Parece que não ….
2- Já o disse por varias vezes e vou repetir-me, participo nas discussões quando acho que possa acrescentar e de certeza que falho muitas vezes, pois não sou dos que raramente me engano e nunca tenho duvidas.
Por isso raramente me meto em discussões de natureza técnica desportiva, por limitação de conhecimentos. Claro que leio com atenção e percebo quem ache que deveríamos ter mais um PdL ou um redes experiente, mas quero sempre acreditar que o que temos é o melhor e será suficiente.
Quanto às questão em que tenho algum conhecimento de causa, não venho para aqui evidenciar aquilo que podemos ler em letras garrafais e com fotos nos documentos do clube e ou na propaganda nos jornais. Quem tem olhos e ouvidos já recebeu a mensagem, o que posso contribuir é emitir a minha opinião sobre aquilo que é escondido ou que não está devidamente explicado.
Por exemplo, poderia ter escrito elogiando a ideia do COD, mas para isso tivemos no Orçamento um artigo completo e varias paginas nos jornais desportivos, para mim, era por exemplo importante alertar porque razão mentiram aos sócios quando informaram no ReC que com o despedimento coletivo se iria reduzia os gastos em salários da estrutura e agora no orçamento e sem explicação percebemos que duplicaram. Falo e escrevo sobre isto que não é abordado pelos meios de comunicação do clube e muito menos na propaganda dos jornais. Volto a frisar, é só um exemplo, pois a falta de transparência é tanta que se começo a escrever nunca mais paro.
Aqui, baseias-te quase sempre em números e cada um interpreta como quiser.
Mas posso dizer que a trocarmos impressões pessoalmente já fomos a quase todos os temas e concordamos na larga maioria.
Agora, os números e transcrições também pode ser colocados de forma a que respondam a determinados comentários e acho que nunca escondeste os teus ódios e preferências, por isso pouco mais há a dizer.
Isto é um blogue, que gosta lê, que não gosta passa à frente, mas os aplausos e contestação farão sempre parte.
Brave, era o que mais faltava se enquanto sportinguistas não concordássemos em 99,9% em tudo o que desejamos para o Sporting.
Esta questão de censura da opinião critica aparece num comentário de ontem que tem sequencia no dia de hoje e nem me sinto particularmente visado. Há muito que levo isto na desportiva até porque como dizia com piada num destes dias o Tenham Orgulho, julgo que citando Orwell, um povo que vota em incompetentes não é vitima é cúmplice.
Há coisas, que não são só numeros e a forma como são apresentados eu de facto não consigo ficar calado como por exemplo ter visto no final do ano passado a informação que o aumento salários com a estrutura se devia às indemnizações pelo despedimento colectivo mas que isso iria fazer com que o gasto reduzisse no futuro e neste orçamento duplicam o gasto …. sem qualquer explicação e alguns avençados tentam arranjar explicações mal amanhadas e são desmentidos pelo varandas na AG. Mas somos todos atrasados mentais …
Tb não tem nada a ver com números saber que em 2017 se criticava o facto do mural estar na vertical quando deveria estar na horizontal e agora estamos todos silenciados perante a inexistência de contas consolidadas, ou plano de sustentabilidade, ou o congresso, ou a gala, ou por não conhecer opções estratégicas do direção eleita recentemente, ou … acabou a transparência e a comunicação aos sócios e voltamos ao já está já está.
Ainda não foi há muito tempo que era difícil encontrar alguém (tirando o Miguel) que tenha votado em varandas e seguramente se tivermos dois ou três anos de insucesso que não desejo e os problemas financeiros se agravarem, vais ver que as votações ganhas por varandas por 90%, foram fantasma, ninguém vai assumir e lá está volto à situação do Tenham Orgulho.
Quanto ao futebol e ao jogo de hoje, que estou a ver, quero que se foda, é para encher chouriços o que verdadeiramente importa é ganhar o próximo ao braga que é para marcar posição logo de entrada.
Quem no seu perfeito juízo elege um médico fisiatra para gerir os destinos do Sporting, que se fez acompanhar de um estagiário para a parte financeira?
O João Benedito, dado o seu passado no clube, e ter formação na área de gestão, ainda entendia…..
Houve muito bons comentários a esse post.
Destaco este, do converge:
“Cá está então o teu santo graal, o teu segredo bem escondido. Muito bem, aplaudo a tua iniciativa. Mas, desculpa lá, tenho que te dizer, na opinião de alguém que se considera imparcial e independente (os anitos ensinam-nos isso) que este teu post peca por ser sobre…nada. E porquê? Porque tu não apresentas argumentos concretos que sustentem a questionação desta direção. Uma coisa é falares da “falta de respeito” de alguns de nós e aí tenho que concordar contigo: podemos discordar uns dos outros até às vezes duma forma veemente (somos latinos e já não pertencemos à Geração Silenciosa dos nossos avós que comia e calava por não ter liberdade), de forma que é saudável debater até com alguma dureza, mas sem falta de respeito pessoal.
Outra coisa, bem diferente é tu dizeres que, e cito, “(…) já existiram motivos para questionar o rumo desta direção”. Então, pergunto-te eu: Quais são esses motivos? Tens que explicar e nomeá-los. E olha que eu estou perfeitamente à vontade (o Cherba sabe) que eu era um dos gajos mais renitentes na escolha de BdC, na época das eleições e também fui vilipendiado aqui por alguns cromos, em que me chamaram de tudo apenas por questionar algumas atitudes mais truculentas de BdC. Mas sabes que mais? Agora, compreendo-o e compreendo a sua voz grossa. Vamos lá a ver: penso ser ainda prematuro, dado que ainda não começou a competição, atacar ou questionar o rumo e a postura de Bruno de Carvalho. Aliás, até te digo mais, tudo aquilo que ele tem feito, na minha opinião, excede as minhas melhores expectativas. Sabes porquê? Porque não estava habituado a um Presidente que defendesse tão cerradamente os interesses do nosso SCP. E no futebol português, defender é atacar. Não há outra alternativa. Porque se olharmos e assobiarmos para o lado como fez toda uma dinastia de Presidentes nos últimos 30 anos (com exceção do “maluquinho” do Dias da Cunha), essa postura não nos leva a nada, só leva a que o nosso rego fique ainda mais à mostra.
A estratégia de Bruno de Carvalho e seus pares parece-me clara: conquistar adeptos. Ao simples quanto isso. Fomentar o Sportinguismo, pela via da independência. E, acima de tudo, atacar que merece ser atacado: O FC Porto. Por tudo aquilo que tem acontecido nos últimos anos. Além disso, Bruno de Carvalho tem um regime ultra-presidencialista concentrado nele e apenas nele. Muito bem. Se vamos à luta, é bom que te identifiques com o líder, não?.
Eu não fui à tropa, nasci em 1972, fiquei na reserva por excesso de contingente, nem sequer inspeção fiz. De forma que não sei o que é a linguagem militar. Mas imagino-me num campo de batalha e imagino-me a olhar para um General que está na frente de batalha a comandar as tropas. Esse general está à minha frente, não se escuda atrás de mim. Ele não me diz para eu avançar. Ele diz que avança primeiro. E, entretanto eu olho para as tendas onde estão outros generais a beber chá e a comer scones. Esses nunca se atiram para a frente. Em quem eu mais confio? No general temerário ou nos generais temerosos? Não sejas ingénuo: a comparação entre o Futebol Português e uma Batalha é tudo menos inocente.
Podes criticar tudo nesta direção, e terás oportunidade de o fazer pois vêm aí medidas impopulares. Mas nunca, jamais em tempo algum devias criticar a defesa incondicional dos interesses do clube que amas.
é um jogador que neste momento na formação faz a diferença devido ao fisico que tem, s+o que mais 2, 3 anos o factor fisico vai deixar de fazer diferença e se ele n conseguir desenvolver o resto( tem 18 anos) é mais um amido baldé
É o nosso ponta de lança dos sub-17 e vice-campeão pela Seleção no último europeu do escalão.
Em termos de golos marcados tem melhores números que por exemplo Rodrigo Ribeiro.
Na última época apontou 24 golos em 25 jogos pelos juvenis (e Campeão) e 3 golos em 8 jogos pelos juniores.
É, na minha opinião, um finalizador que aproveita a compleição física como arma (um pouco a imagem de Chermitti) mas não é um portento de técnica.
Para ele seria uma boa experiência o futebol italiano. Mas nunca por apenas 2M.
Bom dia, vamos lá só esclarecer umas coisas para não ficarem aqui mal entendidos.
-Não tenho nada contra o Franco, apenas acho um risco enorme ficar como segundo redes e ter de entrar 2 ou 3 meses no lugar de Adan, se ocorresse uma lesão, que previ e que acabou por acontecer.
-Não tenho nada pessoalmente contra o Paulinho, faz o que pode e sabe, para mim pouco, mas a questão principal é não haver qualquer alternativa, que dê outras soluções ao plantel, que alivie a pressão sobre o próprio Paulinho, ou que possa entrar em caso de lesão ou castigo.
– Nada tenho contra o st juste, espero que venha a ser um central importante para os próximos anos. Alerto mais uma vez que os jogadores se lesionam e esta é uma posição sujeita a enorme desgaste e castigos. Quando ocorrer uma lesão, porque vai acontecer, ou até 2 em simultâneo, e um castigo, arriscamos a ter uma tripla com pelo menos 2 destes: Esgaio, Reis e Neto. Para o Tondela serve, mas para jogos de topo não serve.
A saída de Palhinha também não foi colmatada com nenhum trinco, o Morita é mais parecido a Bragança, não é nem de perto a “vassoura” que era Palhinha. Temos Ugarte certo, mas mais uma vez não temos suplente para esta posição.
Querem acreditar na sorte, na fé, em não ter azar, mas essa não é a forma como se gere uma empresa, um clube ou sequer um plantel. Estão a assumir um risco enorme e desnecessário que tem tudo para correr mal.
Não se trata de malhar ou ser anti, trata – se de anos e anos a ver futebol e a seguir o Sporting, sabendo todas as coisas que podem correr mal. Um bom gestor trabalha para evitar as coisas que podem correr mal.
A política de compras e vendas desta direcção em termos financeiros é um autêntico desastre, não tem outro adjectivo e em breve iremos sofrer na pele as consequências de tanto desbaratar de dinheiro e política de contratações aos pedaços. De todos os jogadores que esta direcção comprou e revendeu, excepto Plata que deu um lucro de 2,5M, em todos, mas todos os outros perdemos dinheiro, não há clube que possa aguentar 5 anos disto.
Dito isto vou-me resguardar agora durante uns tempos a bem da minha sanidade mental e deixar as coisas correr.
Saudações leoninas e Sporting até morrer!
O Amorim monta o plantel de maneira a que contem todos, ou pelo menos que os que vão entrando a meio dos jogos garantam os mínimos de qualidade.
Para o teu primeiro ponto, está o que o TCdL bateu ontem várias vezes. Se isto acontece fora do mercado como é? Tem de assumir o Israel, por isso, só porque o mercado está aberto não tem de ser diferente. Vamos com o Israel contra Braga e Porto, foi para isso que ele foi contratado.
Centrais igual. Já todos deram garantia de qualidade. O Neto desenrasca bem, o Mateus Reis não sendo brilhante é consistente defensivamente. O St Juste vem acrescentar qualidade, mas os suplentes nunca podem estar lá para fazer número, se é para isso até o Chico Lamba servia.
Quanto ao meio campo, nem o Ugarte é tão bom a defender como o Palhinha, nem tão bom a atacar como o Bragança ou Mateus e todos têm grandes lacunas no seu jogo. O que importa é o encaixe e as dinâmicas. No papel um meio campo com Ugarte Morita pode parecer mau, mas em termos de dinâmicas pode ser bom. Tal como ninguém via um meio campo Mateus Nunes Palhinha a ser tão forte como JM Palhinha, a avaliação que está a ser feita pode estar errada.
Uma coisa é certa, um gajo não pode vir aqui dizer que confia no Amorim, que é o treinador mais competitivo que temos dos últimos 20 anos, e depois questionar todas e quaisquer opções. Apenas o Paulinho, porque o Paulinho não é opção, é panca mesmo. Mas até para ele há alternativas, foi para isso que se andou a jogar com 3 interiores no fim da época e foi para isso que se trabalhou na pré-época.
Hoje é o nosso último jogo de pré-época, não joga o Ugarte, mas o St Juste está apto, vão haver mudanças no meio campo, e na frente podemos ver alguma coisa também. Mesmo assim o jogo de hoje apenas vai servir para tirar notas, porque dia 7 vai ser tudo muito diferente, aí sim já poderemos começar a tirar ilações do que pode ou não vir a ser o resto do campeonato.
Continuo a achar para o equilíbrio do plantel falta o “Slimani”. Foi pena, encaixava que nem uma luva como alternativa à mobilidade e na nossa liga era mel.
Entre aspas pq não sendo elel, saindo Tabata e não vindo CR7… fdx… temos de ir ao mercado, Sarabias não aparecem repetidamente.
De resto o plantel está equilibrado, mas faltando um Artur Soares Dias.
É a minha opinião sem desprimor por qualquer jogador. Vale o que vale, não confio cegamente em RA como vocês, apesar de lhe reconhecer imensas qualidades. Juntas uma direcção de incompetentes a um treinador inexperiente e dá nisto. Planeamento amador que terá consequências e gestão financeira desastrosa que terá consequências. Apesar disso Sporting sempre, nunca desejei derrotas nem vaiei jogadores. Mas como dizem nos aviões, brace yourselves.
Eu não confio cegamente no Amorim, já o critiquei várias vezes. Agora é pré época o que importa mais é a preparação física, depois vem o resto. O que nós vemos, depois não se vai sentir contra o Marítimo Guimarães ou até Braga.
Acho que a maior preocupação deve ser a lentidão de como atacamos do que outra coisa qualquer.
Os jogadores estão lá, foram escolhidos por um treinador campeão e só isso já merece confiança, pelo menos até os vermos a jogar
Claro… se o mercado esta fechado tens de fazer avançar quem quiser. O que se critica é a gestao de fé na sorte. GR é uma posição chave em que a experiencia costuma fazer a diferença. Apostar em gr sem qq experiencia de seniores, primeira liga tendo em conta que lesoes acontecem, que supostamente somos candidatos ao título, vamos competir internamente com braga, fcp, benfica e vamos à CL contra bayern, city, liverpool, psg etc nao me parece inteligente. Nao interessa se o mercado está aberto ou fechado.
Israel Franco – Ao contrário de Virgínia que sempre pareceu mais um negócio imposto pelo carrossel que uma contratação com membros e pernas, Franco vem numa lógica correta a meu ver. Um guarda-redes promissor, internacional pela sua Seleção sub-20 do Uruguai, num momento em que tem pouco visibilidade a jogar nos escalões inferiores de Itália e assim com cobiça nula de tubarões, e por um valor bastante aceitável.
E é um ano mais velho que Ugarte!
Não vejo razões para não colmatar bem a ausência de Adán para além da falta de rotinas com os colegas que ganhará com o tempo.
St.Juste – Esteve muito tempo parado por lesões e operações.
O Sporting é a grande oportunidade de carreira aos 25 anos.
Esperemos que seja tão bom como o valor pago parece indiciar.
Morita não é Palhinha nem é um “varredor”, apesar de ser rápido e posicionar-se bem. Uma espécie de Moutinho.
Assim, não podemos perder Matheus Nunes neste mercado sob o risco de ficarmos perigosamente “coxos” na zona mais importante do terreno.
Quanto aos negócios ruinosos efetuados por esta direcção pouco há a fazer quando a maior parte dos Sportinguistas só está preocupada com o resultado dos jogos da equipa de futebol senior masculina…
Bem folgo em saber que maior parte dos Sportinguistas não partilha totalmente dos meus receios face ao que foi o planeamento e diversidade do plantel. Poderá ser um reflexo da minha maneira de ser, menos crente, mais planificador e pragmático da minha costela belga, espero que a nível de plantel tenham razão.
No aspecto financeiro acho que é óbvio o desastre iminente, que continuarão a camuflar, não há clube no mundo que suporte este nível de despesismo. Mas siga. Abraços
Concordo praticamente com tudo e o teu útlimo parágrafo até podia ser discutível, mas a grande verdade é que (foi, é e sempre será) os adeptos olham para os resultados.
É futebol.
A Tasca até tem muita malta que discute as finanças, a estratégia, não se fica pelo ganhar ou perder, mas muitos desses tasqueitos acabam por fazer comentários sobre esses temas de forma despropositada, perdendo inclusive o foco da mensagem.
Seja pelo bate boca, seja pela vontade de doutrinizar o que dizem.
Muitas vezes o conteúdo é bom mas fode-se completamente a mensagem por narrativas ou outras merdas.
Onde é que já vi isto… a tal merda da comunicação.
O domínio da retórica e das figuras de estilo por parte de alguns frequentadores desta ilustre Tasca anda pelas ruas da amargura.
Após uma série de comentários a roçar o ofensivo, nada de novo infelizmente bem sei, é altura de esclarecer duas ou três coisas.
Mas vocês acham que eu quero que o nosso clube não ganhe, não chegue ao Natal, não seja campeão, não ganhe tudo em todas as modalidades? Mas vocês acham que o quanto pior melhor é mesmo o que eu desejo? Isto passa pela cabeça de alguém que se diga sportinguista a dirigir-se a outros sportinguistas?
Os meus temas de fundo são dois:
a) o mais importante: transformar o clube;
b) maximizar a gestão corrente, em prol de sucesso.
Quanto a a), de longe a mais desafiante, não vejo quem seja capaz. Seja na chamada situação, seja na chamada oposição, seja nas chamadas reservas morais. É o meu drama fundamental: procurar, procurar, procurar e não encontrar. Durante uns tempos, acreditei se poderia ser o Bruno. Nunca acreditei que seja o Frederico, nem nenhum dos seus adversários, em qualquer das eleições (embora tenha votado Benedito). Dos anteriores presidentes, nem vale a pena falar. Desde João Rocha que não acredito em nenhum, embora José Roquette me tenha feito acreditar durante um par de anos que podia ser que… O resto é para esquecer.
Quanto a b), procuro alertar para o risco de isso acontecer (perdermos, não lutarmos para sermos campeões, no futebol), se não nos precavermos a tempo e horas com um plantel que dê garantias razoáveis de que não chegamos a meio da prova sem quaisquer hipóteses. O azar do nosso guarda-redes, a somar às lesões do central contratado, a falta de pontas-de-lança a sério, a eventualidade de perdermos Matheus Nunes depois de Palhinha, a teimosia do nosso treinador, etc. – vocês acham que isto é plantel para lutar com o Porto e o Benfica, num campeonato como o nosso, sabendo nós que i) há autocarros que temos que desmontar em 20 a 25 jornadas e que ii) temos que jogar o dobro, para ganharmos contra certas arbitragens? Pois eu acho que não. E ainda vamos a tempo de corrigir. Depois, será tarde. Nas modalidades, gostava de ver mais ambição, mais qualidade, mais competência e menos “projectos”. Gostava de ver, no fundo, o futsal ser o modelo inspirador para o andebol, o hóquei, o basquete, o vólei.
Há ainda o tema, mais particular, do futebol feminino. Há colegas de Tasca que sabem muito mais do que eu e que, em síntese, pensam o mesmo que eu: desperdiçámos a nossa “first mover advantage”, fomos ultrapassados e assistimos impávidos e serenos. Isto, internamente. Nem se fala do potencial em competições internacionais de que simplesmente abdicamos, quando os níveis de investimento necessário X o potencial retorno a prazo poderiam justificar uma aposta séria e a sério, verdadeiramente “game changer”.
Portanto, e em suma: quero o melhor para o nosso clube, mas muito, muito melhor. Não acredito que sejam estes nosso dirigentes, apesar dos méritos pontuais que existem, quem conseguirá resolver os desafios a), b) e c). Não tendo unhas para o a) (transformar) e não querendo o c) (futebol feminino), que ao menos se dediquem ao b) (sermos ambiciosos e ultra-competitivos, sendo ultra-competentes, nas modalidades de referência do nosso clube).
Perceberam agora?
Vou passar a ser mais literal, para evitar estes mal-entendidos.
Podem discordar à vontade ou concordar com as minhas ideias, obviamente.
Ofender é que, para além de pouco elegante, não produz grande efeito, apenas desqualifica quem ofende (embora pensem que desqualifica quem é ofendido).
Saudações leoninas e um bom fim-de-semana para todas e todos.
A única coisa que liga o discurso do Bobby ao do Sniper é “a obrigação de ganhar”, mas nem o Bobby era o único a dizer essa merda, nem o Sniper é o único agora a dizer isso.
Afinal, quantos Bobbys há aqui na Tasca?
Cada gajo que acha que “há a obrigação de ganhar” e “critica a Direcção” – por cenas que são óbvias de criticar – é um Bobby em potencial?
Essa conversa também já enjoa, Maria!
E, repara, até pode ser o Bobby – que eu não tenho dados que não seja, como aliás tu não tens que seja, portanto essa possibilidade existe sempre – mas vir sempre com essa conversa, como se quem escreve, Bobby ou Tareco, não tivesse o direito de emitir opinião, ou de mudar de nick – queres ver que deve ter sido o único? – é uma merda que não faz sentido.
Dantes ainda davas aqui opiniões e participavas nos debates… Hoje só apareces para apontar o dedo a alguém… Estás com uma depressão?
Vai entrar na equipa deles o Frédéric Maciel, que foi da nossa formação. Fez parte da super-equipa de Iniciados que tinha o Dier, Tobias, Antoninho, Bruma, Mané, Chaby, Rui Bento, etc.
Também estou a ver. O Arsenal sabe pressionar, nós nem por isso, os golos são muito a qualidade da pressão do Arsenal. Há claro uma diferença na qualidade dos jogadores, mas para mim parece-me ser a maior diferença.
Se o Sevilha é muito mais poderoso que nós com apenas mais 15% de valor de plantel, imagina quantas batatas nós apanharemos do Arsenal que tem um plantel de 700M.
Se levar baile do Sevilha é normal, porque são fortíssimos, acho que nem valia a pena ir à liga dos campeões, era receber a guitta e dar logo de frosques.
Cherba, quando pensas resolver este problema de aparecerem dados de outros tasqueiros quando vou comentar? Os meus já apareceram a quantas pessoas diferentes? Isto acontece há demasiado tempo…
De qualquer das formas isto está completamente uma sombra do que já foi. Cherba, não leves a mal mas está a faltar alma ao blogue. Picardias sempre houve. Malta de empresas a fazer propaganda (sim, propaganda) há desde há muito tempo mas sempre houve também o resto. Nomeadamente isenção, paixão e “sportinguismo”. Neste momento, é um espaço ocupado por um grupo de sabichões amorfos sem piada.
Bruno, brave, fight, agnóstico, max (Que corra tudo bem!)
Um gajo não tem de ter sempre razão. Aliás, já comentei ou vim comentar com uma ideia, mas depois de ler outras opiniões, meto a viola no saco e de facto há outras visões, argumentos, etc.
O problema da Tasca é que durante muito tempo a larga maioria remava para o mesmo lado. Aqueles tempos vergonhosos do Godinho, o primeiro mandato do Bruno… as opiniões contrárias eram em menor escala, mesmo que por vezes a coisa descambasse, mas seguia-se em frente.
Os tempos de Bruno trouxeram outra vez a malta do Sporting. Muitos fizeram-se sócios, outros voltaram, o inimigo era o porto e benfica, as redes voltaram a ter outra vez a nossa voz.
Só que ainda no tempo do Bruno, houve muita merda mal feita, guerras internas, armas apontadas para sítios errados e a certa altura, esta merda tornou-se numa batalha em larga escala.
Os fundamentalistas de ambos os lados tomaram conta disto, das redes em geral.
Aqueles que mesmo com as suas preferências, críticas e elogios, andavam pelo meio, que ainda tentavam discutir a merda de uma tática… bazaram.
Podia meter aqui uns quanto nomes de repente, que muito gozo me dava nas discussões. Para o bem e para o mal, mas eram grandes discussões.
Concordo com aquilo que escreves e descreves. Tem sido difícil unir o Sporting, ou por incompetência atroz das direcções, ou por guerras estúpidas e algumas delas movidas por interesses palacianos e jogos de poder. Infelizmente continuamos no mesmo caminho.
Sinceramente por esta altura o que mais parece faltar é gente. Acredito que possa ser por muito do que dizes, a malta fica farta, mas já senti as coisas piores do que o que estão em termos de ambiente.
Ou pode não ser nada, também não costumo comentar ou ler tudo, apenas pessoas com quem sei que posso discutir.
Foda-se, é que é só comentários a agoirar.
Caralho, só queixarem-se de tudo e de nada. Já enjoa.
Nunca comento, mas já aqui ando desde os tempos do Cacifo e sinceramente já não há paciência.
O sportinguista é mesmo o maior inimigo de si próprio.
São 46 anos de Sporting e acredito sempre que vamos ganhar, mesmo quando sei que não vamos. Os presidentes, treinadores, jogares passam, mas o Sporting está sempre lá e é esse que eu apoio. Umas vezes estamos melhor, outras pior, mas é sempre a acreditar e a apoiar.
Já agora, nunca, mas nunca assobiei ou vaiei o Sporting.
SL”
Um comentário interessante que, na minha opinião, dá para debater muita coisa…
1º, não acredito que um adepto queira que que o seu clube perca. Pode acontecer num caso muito pontual, por exemplo, em que as coisas estejam a correr/funcionar mal e uma derrota precipite uma mudança que se adivinha necessária, mas num caso “normal” como o actual não estou a ver que isso aconteça.
2º, as pessoas são livres de ter a sua opinião. Uns concordam com X, outros não, e cada um opina e argumenta como acha. Faz parte e é normal.
O que não é normal é só nos focarmos em meias situações, ou seja, relevar o que está bem, e ignorar o que está mal, ou vice-versa. Isso já é deturpar as coisas. Quem consegue ver o que está bem tem de conseguir ver o que está mal, e vice versa. Depois é uma questão de como cada um de nós coloca isso na balança e faz o balanço geral final.
3º, o futebol não é uma ciência exacta, nem é a actividade mais complicada do mundo. Não há uma forma secreta que funcione sempre, nem é preciso uma licenciatura, mais um doutoramento, para se perceber minimamente da actividade – ou de qualquer desporto.
A maior parte das pessoas que aqui comentam levam 30, 40, 50 anos a ver futebol, acompanham a actividade com uma atenção minimamente suficiente para terem as noções básicas para que percebam o suficiente para debater as suas generalidades. E mesmo quem tem menos, 10 ou 20, por ser mais novo, também tem porque, como disse, o futebol não é uma ciência oculta nem tem a complexidade da engenharia ou da medicina, ou doutras actividades.
4º, anos e anos de acompanhamento do fenómeno dão-nos o conhecimento necessário para podermos emitir uma opinião de adepto – que é isso que aqui se faz, caralho!
5º, se forem ver bem, quem hoje questiona, e o que questiona, a pré-época do nosso clube também o fez a época passada, em muitos casos apontando exactamente os mesmos problemas. Também vieram aqui tecer comentários jocosos a essas pessoas na altura, mas muitos desses, mais para o fim da época, depois também criticaram as mesmas coisas.
6º, eu próprio, no caso do FF, venho alertando há 4 anos para os erros que se vão fazendo. Todos os inícios de época sou espezinhado por uma quantidade de tasqueiros pela minha opinião – como se não tivesse sequer direito a dá-la! Aliás, sou criticado aqui e chegam a tentar ofender-me noutros locais – Facebook e Instagram, que são os únicos que uso. Enfim, é o que temos…
7º, eu prefiro uma pessoa que questione o que acha que está mal do que alguém que aceita sempre tudo. Tem a ver com a minha maneira de ser.
Quem aceita sempre tudo, claro, tem dificuldade em perceber quem questiona isto ou aquilo. É normal.
Mas, uns e outros, todos queremos o mesmo: o melhor para o Sporting! Isto, para mim, é claro e não oferece duvidas.
8º, há no entanto uma coisa que me difere do Tutuala, pelo menos. Eu não acredito que vamos ganhar quando sei que não vamos – porque há merdas que são evidentes e não há assim tantos milagres no futebol. Dizer que se parte para uma época como candidatos a ganhar, quando se vê que não reunimos, à partida, condições para isso, é parvo. Até pode acontecer, se os outros cometerem muitos erros – porque não se compete sozinho e porque o futebol não é uma ciência exacta – mas, à partida, e é disso que falamos, tal não é expectável.
9º, quer nos 18 anos que estivemos sem ganhar, quer nos 19 anos que depois estivemos sem ganhar, em muitos campeonatos não partimos como candidatos ao titulo. Não se é candidato ao titulo só porque se tem uma determinada camisola – o United não é candidato ao titulo em Inglaterra, por exemplo, mas acredito que esta época estará melhor e se os outros facilitarem… Mas é complicado porque tinham de ser 3 ou 4 a facilitar!
Portanto, uma coisa é apoiar as equipas do Clube, e ser adepto do Clube, seja ele qual for, e outra coisa é opinar sobre o que se acha mal – e que devia ser melhor!
Não quererem perceber que há uma linha que separa ser do Clube a opinar sobre o Clube, não só é triste como é burrice – ou fazem-no como agenda!
Subscrevo inteiramente.
Torna-se cansativo sempre que se exprime uma opinião que não vai de acordo com o status quo e a lenga lenga de que está tudo bem e temos é de apoiar, tem de se apanhar com bocas de ser anti, ser brunista, desejar derrotas ou até ser lampião, como já aqui chamaram.
Verdade que o inverso também muitas vezes acontece, mas quando as opiniões são sustentadas em argumentos, acho que devia haver mais margem para aceitação, não quer dizer que se concorda, mas aceita-se que haja uma opinião diferente.
Outra coisa que me dá alguma tristeza é ver os repetidos apelos ao Cherba para exercer a filtragem do que determinadas pessoas acham justificável de ser censurado. Por mim, desde que não haja insultos gratuitos, ou ameaças, ou descriminação retrogada, étnica ou sexual, não vejo qualquer razão para se limitar a liberdade de expressão.
SL
E há uma coisa interessante de analisar: quem normalmente discorda de muita coisa tem por hábito fundamentar, factualmente, muito mais as suas considerações do que aqueles que concordam com tudo!
O normal de 95% das pessoas que concordam com tudo é fundamentar as suas opiniões com o “sim porque sim”, “tenho fé” e pasme-se, 5 anos depois, “vocês querem é a volta do BdC”!
São raríssimos os exemplos de quem é extremamente otimista de fundamentarem as suas opiniões baseados em análises técnicas/táticas ou de outra qualquer espécie!
Já useres como o Miguel, Rodrigo, TCdL, JHC, Fix, Jaime Grilo, e muitos outros dão se ao trabalho de fundamentar tim tim por tim tim aquilo que veem!
Grande comentário Miguel, mas só mesmo no número de palavras usadas.
Um gajo que cada vez que aqui escrevia alguma opinião, muitas delas válidas era apelidado de cata vento, Simpson ou Merda Amarela, gozado e perseguido por uns quantos, um deles o Bobby, salta com um texto destes…
Percebo que tenhas que te ter refinado nos comentários( levas muito tempo por aqui a escrever e andar a levar porrada diariamente cansa) e começar muitas das vezes a acertar no euromilhoes ao sábado como muitos fazem, até porque se criticarmos tudo e todos e a toda a hora algumas vezes vamos acertar….
Agora fazer de conta que não percebes o que o Ireland deixou aqui implícito, aí já pouco há a dizer… ou então não percebeste mesmo!!!!!
O que é que ele deixou implícito ” falta isenção, paixão e sportinguismo”? Só se for da tua parte.
“um grupo de sabichões amorfos sem piada. ” Esta talvez se encaixe bem nas várias bocas que tu mandaste ao Miguel que tentou fazer um post isento
O que me falta é perder a net quando o Sporting ganhou o campeonato como aconteceu a alguns!!
Também me falta desaparecer durante meia época quando o Sporting começou a ganhar!!
Falta-me também ter comentários jocosos, trocistas, hipócritas e bem dispostos quando o Sporting perdia constantemente!
Talvez ainda me falte desejar as derrotas do Sporting!!
Tenho também falta de acertar no euromilhoes ao sábado e fazer constantemente futurologia negativa cada vez que chega um reforço que não conheço!
Pode ainda faltar-me capacidade de escrever que as modalidades estão ao abandono, que têm vindo a perder espectadores e não mexer os tomates para ir ver jogos do clube quando jogam perto de onde vivo!!
É possível que me falte também vontade de participar no deboche que se instala em posts das modalidades quando é para dizer mal, sendo que ao contrário 20 comentários já não é mau!!!
Tenho também falta de chamar puta à Maria e meter fotos do Riga aqui e haver gente que acha isso normal, sendo que o dono do tasco… nepias!!!
Falta-me tudo isso para ser um bom sportinguista, mas o que me mais me falta é já paciência para pseudo sabichões….
Dos Sportinguistas a quem falhou a net na noite do título, se calhar estavam no Marquês a celebrar, em vez de estar no computador a tecer louvas ao presidente. Um bem haja
Lol, foi boa não foi. Epá não me leves a mal, nunca chamei nomes à Maria nem meti fotos de ninguém. Tens a tua opinião eu tenho a minha, se calhar noutros assuntos temos opiniões iguais. Um bom fds
Já discordei n vezes do Miguel, e vice-versa.
Penso que o Miguel, tal como eu, compreende o que são os insultos num blog. Dará provavelmente a mesma importância que eu…
Agora uma coisa que não podem acusá-lo é de não ter a preocupação de fundamentar a sua opinião.
O que tu não percebes, e é um problema teu, é que a minha postura é exactamente a mesma.
Criticava o Bruno de Carvalho no que achava que tinha de criticar, como apoiava as medidas dele quando me pareciam boa.
E é exactamente isso que faço para o Varandas, como é isso que faço para o Amorim.
Como é isso que faço em qualquer comentário de qualquer tqasqueiro, tu inclusive.
Eu estou a cagar, sempre estive, se sou popular, se me chama “merda amarela”, “guru da Tasca do FF” ou “o gajo mais inteligente da Tasca”. Vale tudo zero para mim porque eu não ando aqui à procura de aprovação de ninguém. Era o que faltava!
Não fazia essa merda quando era novo, não ia fazer isso agora que já fiz 60 anos… Estou a cagar se gostam de mim ou não. Aliás, NUNCA quis ser “amigo de toda a gente”. Sou amigo de quem quero e aceito que quem quer seja meu amigo. Isto chega-me e sobra-me!
Um gajo ter opinião, só porque de repente ficou diferente da tua, é porque a refinou?
Foda-se, meu!
Mas tu és parvo ou queres-te fazer parvo?
Mas eu dou alguma importância à tua opinião para “refinar” a minha, para que possa ser aceite por ti ou por outra pessoa qualquer?
Foda-se, rapaz, vai lá pró recreio jogar à bola com as meninas…
Tirando a parte do comentário do Tulala ser “Um comentário interessante” (é mais do mesmo… volta não volta, aparece um “Tulala” com o este discurso estafado), subscrevo.
Volto a escrever, mesmo que isto comece a ser cansativo:
1. Apenas assino como “O Sniper de Alvalade”, nada tenho a ver com qualquer anterior direcção o dirigente do clube (ou, evidentemente, com a actual). Não uso , nem nunca usei, quaisquer outros “nick names”. Sou sócio do clube e ferozmente independente, sem qualquer agenda pessoal ou ligação a qualquer grupo de pressão.
2. Não gosto de matilhas de cães raivosos que nada acrescentam nas caixas dos comentários, apenas tentam censurar quem assumidamente não gosta do rumo do clube e tem tanto direito a expressar-se como muitos outros têm a elogiar o lhe pareça bem.
4. Tenho todo o gosto em debater publicamente, quando quiserem. Mas têm que ser homenzinhos e mulherzinhas. Isto de teclar não chega. Se o Cherba quiser organizar uns Estados Gerais da Tasca ou um Congresso da Tasca, lá estarei, com gosto e com umas coisas para dizer.
Lembro-me sempre da velha máxima: em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. É o nosso retrato. A falta de vitórias consistentes e continuadas resulta em fracturas internas, ódios de facção. Somos uma nação em permanente guerra civil. Uma pena.
Boa tarde meus amigos…
Desejo a todos a melhor saúde possível…
Respondendo às preocupações de muitos de vocês…
Informo que hoje recebi um e-mail da médica que me segue, a pedir desculpa por não me ter contactado antes…
E a marcar uma consulta para dia 03 próximo…
Refere que do exame (PET) efectuado, não parece haver indícios de o tumor estar espalhado, o que segundo ela “é uma boa noticia…”
Receitou-me medicação para começar já a tomar, para posterior marcação de quimioterapia…
É claro que a situação deve certamente ter alguma gravidade…mas o simples facto de ter recebido noticias…
“Abriu-me uma janela” de algum optimismo…
Pelo menos já há uma hipótese de poder começar a fazer tratamento…
Um abraço de muita amizade para todos vós…
E obrigado pela vossa amizade e preocupação…
30 Julho, 2022 at 3:37
Bom dia!!
30 Julho, 2022 at 3:43
#Trocas e Baldrocas / Silly Season
saldos rebajas sales soldes saldi залишки
Até 31-8-2022
■ Noticia do dia:
Tabata (Palmeiras)
Battaglia (Maiorca)
■ Transferência de Pasquim, rumores, a arte de deitar o barro à parede, tiros ao lado do porta aviões pela CS:
• Matheus Araújo (Corinthians)
• Samuel Lino (atl. Madrid)
• Ayase Ueda (Kashima Antlers)
• Al Musrati (Braga)
• Djeidi Gassama (PSG)
• Darío Osorio (Universidad do Chile)
• Simon Bokoté Banza (Lens, emprestado ao Famalicão)
• Lucas Robertone (Almeria)
• Paulinho (Bayer Leverkusen)
• Cristiano Ronaldo (M. United)
■ Emprestados novinhos em folha, afinadinhos e atinadinhos, leva 2 paga 1:
Eduardo Quaresma
Contrato até: 30/06/2025
20 anos/ Defesa Central
Eduardo Henrique
Contrato até: 30/06/2024
26 anos/ Médio Defensivo
Idrissa Doumbia
Contrato até: 30/06/2024
23 anos/ Médio Defensivo/
Joelson Fernandes
Contrato até: 30/06/2023
18 anos/ Extremo Esquerdo/ Extremo Direito
Jovane Cabral
Contrato até: 30/06/2023
23 anos / Avançado
Geny Catamo
Contrato até: 30/06/2025
21 anos / Avançado
■ ENTRADAS – 39.1 M
Jeremiah St. Juste – 9.5 Milhões
Pedro Porro – 8.5 Milhões
Diogo Abreu – 1.3 Milhões
Ruben vinagre – 10 Milhões
Morita – 3.8 Milhões
Franco Israel – 1 Milhão
Jesús Alcantar -?
Rochinha – 2 Milhões
Papuna Beruashvili – ?
Francisco Trincão – 3 Milhões (7M em 2023)
■ SAÍDAS 70 M
Pablo Sarabia – devolução ao remetente
Feddal – fim de contrato
Nuno Mendes – 38 Milhões
Bruno Paz – Konyaspor – custo 0
João Virgínia – devolução ao remetente
Anthony Walker – rescisão – custo 0
Rafael Fernandes – rescisão – custo 0
Diogo Brás – rescisão – custo 0
Pedro Marques (NEC) – custo 0
Gonçalo Costa (Portimonense) – custo 0
Bruno Tavares (Pafos FC) – custo 0
Vinagre (será verdade ?) – empréstimo
Goncalo Esteves (Estoril) – emprestimo
Pedro Mendes (Rio Ave) – ??
Rafael Camacho – Aris de Salónica
Palhinha – Fulham 20 milhões
Gonzalo Plata – 4 milhões
Rodrigo Rêgo – 0
Rafael Fernandes – 0
Luiz Phellype – 0
Tiago Ilori – 0
Renan – 0
Hevertton Santos – 0
Vinagre – ?
Sporar – 3M
Filipe Chaby – 0
Tabata- 5M
Battaglia – 0
30 Julho, 2022 at 8:00
O Lino já foi dar uma voltinha a Valência.
30 Julho, 2022 at 4:20
Queres tu ver…assistência de Vinagre.
30 Julho, 2022 at 7:37
Cá também fez muitas. Mesmo assim raramente se passou das 25 a 30 mil
30 Julho, 2022 at 6:59
Contratempo enorme… Adán. Franco Israel com grande oportunidade.
Que a agarre.
🙁
30 Julho, 2022 at 8:00
Desde que agarre a bola já fico contente.
30 Julho, 2022 at 8:45
Desconheço, não posso falar.
Tirando os minutos da pré, claro.
Mas tb não sou a favor de comprar, pq são dois meses e estas merdas infelizmente, acontecem.
Devemos apoiar.
30 Julho, 2022 at 9:26
…
https://youtu.be/-TAlS7J9Ofk
30 Julho, 2022 at 10:45
Por momentos pensei que fosse um bestoff do Franco…
🙂
30 Julho, 2022 at 8:53
Hora de André Paulo. Está la para algo mais do que apenas favor…
Ou então o Calai. Há que experimentar.
Ter um país na baliza, ainda por cima com o arsenal militar que têm, também me deixa relativamente tranquilo.
O RA que escolha.
30 Julho, 2022 at 9:27
Bom dia
Há um comentário, no post anterior, de um tal Tutuala (acho que é este o nick) que merecia ser elevado a post, ia dar uma discussão do caraças. É um excelente comentário.
30 Julho, 2022 at 12:26
No momento em que o amor, a paixão incondicional cortar o espirito critico, a capacidade emitir opiniões, a cultura de exigência é o momento que estagnamos, perdemos a identidade e somos apenas mais uma ovelha no rebanho.
Dito isto é obvio quer quer quem decide quer quem critica as decisões são humanos e que muitas vezes podem errar. As decisões podem custar caro já as criticas são como as vaginas.
Tudo isto lembra-me um post publicado pelo Cherba no hoje escreves tu, que vou reproduzir, para que vejam o nível de escrutínio, critica e exigência para com uma direção com 3 meses de gestão num clube insolvente e a situação atual já com 5 anos de gestão de uma herança de milhões. Um rebuçado a quem adivinhar o autor da prosa e se pedirem muito coloco o link para o post onde podem deliciar-se com a preciosidade de alguns comentário. LEMBRO ISTO FOI ESCRITO EM JUNHO DE 2013:
Quarta-feira, dia de hoje escreves tu. E se a temperatura lá fora promete novo dia quente, o post que se segue promete fazer subir ainda mais o termómetro. (para que conste, o título é meu. Tendo essa oportunidade, e sendo o post sobre o direito à opinião, achei por bem homenagear uma das mais belas frases que já ouvi).
“Primeiro que tudo, já sei que o simples facto de ser eu a escrever isto, já irá provocar reações adversas.
O que podemos considerar exigência e sentido critico?Será que por uma direcção ser relativamente nova temos que aplaudir tudo o que é feito e dito? Até que ponto se irá justificar tudo com”ah mas a direcção anterior fez pior, teve não sei quantos milhões de prejuizo”?
Eu vou sendo acusado de ser “croquette” por ter defendido a anterior direcção( quando existe pessoal que hoje em dia passa “cheques em branco”, mas anteriormente andou desde o dia um a mandar bocas), mas defendi tanto essa, como defendo esta, mas sem nunca passar cheques em branco, quer numa quer noutra.
Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção( que sempre desde o inicio falou em transparência e que melhor sinal disso seria explicar as coisas e o rumo definido de uma forma clara sem dar azo a rumores), mas para muita gente é o fechar de olhos e o deixar andar, visto “o Bruno é que sabe” , e como sabe tudo o que decidir é bem feito, e nem vale a pena questionar( quem o fizer é considerado herege pela turba e merece ser excomungado).
Para mim, quem falta ao respeito aos outros e não aceita opiniões contrárias, mas acima de tudo não tem espírito critico, não questiona nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui. Enfim continuem com palas nos olhos, a não tentar perceber as coisas, a dar carta verde a tudo e depois mais tarde se as coisas(que espero que não) correrem mal, não comecem a questionar porque não perguntaram antes, porque não quiseram saber das coisas agora.
p.s.: já tinha comunicado isto ao Cherba, mas para mim comentários apenas relacionados com o tema do post serão feitos, de resto serão ignorados, e peço ao Cherba que me elimine os comentários caso eu não cumpra.”
30 Julho, 2022 at 13:04
Concordo com muito do que dizes, no entanto constato que não me recordo desde que aqui ando, e já vão para 2 anos, de ler algo teu de positivo.
Malhar é fácil executar nem tanto!
30 Julho, 2022 at 13:44
Se o Malcolm é mais números, e os números são o que são, como é que queres ler outra coisa que não críticas e alertas?
30 Julho, 2022 at 14:22
Subscrevo!
30 Julho, 2022 at 15:03
Outro aqui!
30 Julho, 2022 at 14:07
LF, para que não haja equívocos:
1 – Apenas sou responsável pelos primeiros 3 parágrafos, o restante é a citação integral de um post feito por um tasqueiro em 2013 que a exemplo de muitos outros tasqueiros, achava que deveríamos ser críticos e exigir transparência ao CD com pouco mais de 2 meses de gestão da insolvência. Atualmente, temos 5 anos de gestão de uma herança milionária e deveremos ou não ser críticos e exigir transparência? Parece que não ….
2- Já o disse por varias vezes e vou repetir-me, participo nas discussões quando acho que possa acrescentar e de certeza que falho muitas vezes, pois não sou dos que raramente me engano e nunca tenho duvidas.
Por isso raramente me meto em discussões de natureza técnica desportiva, por limitação de conhecimentos. Claro que leio com atenção e percebo quem ache que deveríamos ter mais um PdL ou um redes experiente, mas quero sempre acreditar que o que temos é o melhor e será suficiente.
Quanto às questão em que tenho algum conhecimento de causa, não venho para aqui evidenciar aquilo que podemos ler em letras garrafais e com fotos nos documentos do clube e ou na propaganda nos jornais. Quem tem olhos e ouvidos já recebeu a mensagem, o que posso contribuir é emitir a minha opinião sobre aquilo que é escondido ou que não está devidamente explicado.
Por exemplo, poderia ter escrito elogiando a ideia do COD, mas para isso tivemos no Orçamento um artigo completo e varias paginas nos jornais desportivos, para mim, era por exemplo importante alertar porque razão mentiram aos sócios quando informaram no ReC que com o despedimento coletivo se iria reduzia os gastos em salários da estrutura e agora no orçamento e sem explicação percebemos que duplicaram. Falo e escrevo sobre isto que não é abordado pelos meios de comunicação do clube e muito menos na propaganda dos jornais. Volto a frisar, é só um exemplo, pois a falta de transparência é tanta que se começo a escrever nunca mais paro.
30 Julho, 2022 at 14:26
Muito bem Malcom, tudo dito.
30 Julho, 2022 at 14:42
Subscrevo!
30 Julho, 2022 at 14:54
A Ana disse acima e concordo.
Aqui, baseias-te quase sempre em números e cada um interpreta como quiser.
Mas posso dizer que a trocarmos impressões pessoalmente já fomos a quase todos os temas e concordamos na larga maioria.
Agora, os números e transcrições também pode ser colocados de forma a que respondam a determinados comentários e acho que nunca escondeste os teus ódios e preferências, por isso pouco mais há a dizer.
Isto é um blogue, que gosta lê, que não gosta passa à frente, mas os aplausos e contestação farão sempre parte.
30 Julho, 2022 at 19:42
Brave, era o que mais faltava se enquanto sportinguistas não concordássemos em 99,9% em tudo o que desejamos para o Sporting.
Esta questão de censura da opinião critica aparece num comentário de ontem que tem sequencia no dia de hoje e nem me sinto particularmente visado. Há muito que levo isto na desportiva até porque como dizia com piada num destes dias o Tenham Orgulho, julgo que citando Orwell, um povo que vota em incompetentes não é vitima é cúmplice.
Há coisas, que não são só numeros e a forma como são apresentados eu de facto não consigo ficar calado como por exemplo ter visto no final do ano passado a informação que o aumento salários com a estrutura se devia às indemnizações pelo despedimento colectivo mas que isso iria fazer com que o gasto reduzisse no futuro e neste orçamento duplicam o gasto …. sem qualquer explicação e alguns avençados tentam arranjar explicações mal amanhadas e são desmentidos pelo varandas na AG. Mas somos todos atrasados mentais …
Tb não tem nada a ver com números saber que em 2017 se criticava o facto do mural estar na vertical quando deveria estar na horizontal e agora estamos todos silenciados perante a inexistência de contas consolidadas, ou plano de sustentabilidade, ou o congresso, ou a gala, ou por não conhecer opções estratégicas do direção eleita recentemente, ou … acabou a transparência e a comunicação aos sócios e voltamos ao já está já está.
Ainda não foi há muito tempo que era difícil encontrar alguém (tirando o Miguel) que tenha votado em varandas e seguramente se tivermos dois ou três anos de insucesso que não desejo e os problemas financeiros se agravarem, vais ver que as votações ganhas por varandas por 90%, foram fantasma, ninguém vai assumir e lá está volto à situação do Tenham Orgulho.
Quanto ao futebol e ao jogo de hoje, que estou a ver, quero que se foda, é para encher chouriços o que verdadeiramente importa é ganhar o próximo ao braga que é para marcar posição logo de entrada.
30 Julho, 2022 at 22:42
Uma vez comentava com o Fight uma merda sobre alguns comentários teus.
Gostem ou não, se não concordem, rebatam. Questionem, discutam, apresentem outros argumentos (factos), certamente darás boa réplica.
Mas não acontece.
É que na Tasca, muitas vezes um gajo já nem lê ou interpreta de forma diferente com base em quem escreve.
30 Julho, 2022 at 22:45
Quem no seu perfeito juízo elege um médico fisiatra para gerir os destinos do Sporting, que se fez acompanhar de um estagiário para a parte financeira?
O João Benedito, dado o seu passado no clube, e ter formação na área de gestão, ainda entendia…..
30 Julho, 2022 at 15:02
Muito bem.
Claro que compreendi a imagem que desejaste passar.
Daí ter concordado com a substância.
A partir de hoje, quando te ler, passo a considerar as limitações que dizes possuir.
30 Julho, 2022 at 16:27
E que nunca te doam os dedos ou percas totalmente a tua paciência, eu sou dos que te gosta de ler. Abraço
31 Julho, 2022 at 1:23
Dois aqui…
30 Julho, 2022 at 14:27
Houve muito bons comentários a esse post.
Destaco este, do converge:
“Cá está então o teu santo graal, o teu segredo bem escondido. Muito bem, aplaudo a tua iniciativa. Mas, desculpa lá, tenho que te dizer, na opinião de alguém que se considera imparcial e independente (os anitos ensinam-nos isso) que este teu post peca por ser sobre…nada. E porquê? Porque tu não apresentas argumentos concretos que sustentem a questionação desta direção. Uma coisa é falares da “falta de respeito” de alguns de nós e aí tenho que concordar contigo: podemos discordar uns dos outros até às vezes duma forma veemente (somos latinos e já não pertencemos à Geração Silenciosa dos nossos avós que comia e calava por não ter liberdade), de forma que é saudável debater até com alguma dureza, mas sem falta de respeito pessoal.
Outra coisa, bem diferente é tu dizeres que, e cito, “(…) já existiram motivos para questionar o rumo desta direção”. Então, pergunto-te eu: Quais são esses motivos? Tens que explicar e nomeá-los. E olha que eu estou perfeitamente à vontade (o Cherba sabe) que eu era um dos gajos mais renitentes na escolha de BdC, na época das eleições e também fui vilipendiado aqui por alguns cromos, em que me chamaram de tudo apenas por questionar algumas atitudes mais truculentas de BdC. Mas sabes que mais? Agora, compreendo-o e compreendo a sua voz grossa. Vamos lá a ver: penso ser ainda prematuro, dado que ainda não começou a competição, atacar ou questionar o rumo e a postura de Bruno de Carvalho. Aliás, até te digo mais, tudo aquilo que ele tem feito, na minha opinião, excede as minhas melhores expectativas. Sabes porquê? Porque não estava habituado a um Presidente que defendesse tão cerradamente os interesses do nosso SCP. E no futebol português, defender é atacar. Não há outra alternativa. Porque se olharmos e assobiarmos para o lado como fez toda uma dinastia de Presidentes nos últimos 30 anos (com exceção do “maluquinho” do Dias da Cunha), essa postura não nos leva a nada, só leva a que o nosso rego fique ainda mais à mostra.
A estratégia de Bruno de Carvalho e seus pares parece-me clara: conquistar adeptos. Ao simples quanto isso. Fomentar o Sportinguismo, pela via da independência. E, acima de tudo, atacar que merece ser atacado: O FC Porto. Por tudo aquilo que tem acontecido nos últimos anos. Além disso, Bruno de Carvalho tem um regime ultra-presidencialista concentrado nele e apenas nele. Muito bem. Se vamos à luta, é bom que te identifiques com o líder, não?.
Eu não fui à tropa, nasci em 1972, fiquei na reserva por excesso de contingente, nem sequer inspeção fiz. De forma que não sei o que é a linguagem militar. Mas imagino-me num campo de batalha e imagino-me a olhar para um General que está na frente de batalha a comandar as tropas. Esse general está à minha frente, não se escuda atrás de mim. Ele não me diz para eu avançar. Ele diz que avança primeiro. E, entretanto eu olho para as tendas onde estão outros generais a beber chá e a comer scones. Esses nunca se atiram para a frente. Em quem eu mais confio? No general temerário ou nos generais temerosos? Não sejas ingénuo: a comparação entre o Futebol Português e uma Batalha é tudo menos inocente.
Podes criticar tudo nesta direção, e terás oportunidade de o fazer pois vêm aí medidas impopulares. Mas nunca, jamais em tempo algum devias criticar a defesa incondicional dos interesses do clube que amas.
Abraço.”
Ajusta-se ao passado, ao presente e ao futuro…
30 Julho, 2022 at 17:17
https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2013/06/05/hoje-escreves-tu-as-opinioes-sao-como-as-vaginas/
30 Julho, 2022 at 9:29
Bom dia, Tasca!
Bom dia e bom fim de semana, Max!
30 Julho, 2022 at 9:43
UDINESE DÁ €2 MILHÕES POR VIVALDO SEMEDO
Alguém conhece?
30 Julho, 2022 at 9:51
Nos Sub-17, na época passada, em 25 jogos, marcou 24 golos.
Subiu ao Sub-19 e nos 8 jogos que fez, marcou 3 golos.
30 Julho, 2022 at 10:01
é um jogador que neste momento na formação faz a diferença devido ao fisico que tem, s+o que mais 2, 3 anos o factor fisico vai deixar de fazer diferença e se ele n conseguir desenvolver o resto( tem 18 anos) é mais um amido baldé
30 Julho, 2022 at 11:48
Essa pergunta é gozo, não é verdade?
30 Julho, 2022 at 13:27
Então? Sou eu né.
30 Julho, 2022 at 12:05
A Udinese? Acho que é de Itália.
30 Julho, 2022 at 12:11
🙂
30 Julho, 2022 at 12:26
É o nosso ponta de lança dos sub-17 e vice-campeão pela Seleção no último europeu do escalão.
Em termos de golos marcados tem melhores números que por exemplo Rodrigo Ribeiro.
Na última época apontou 24 golos em 25 jogos pelos juvenis (e Campeão) e 3 golos em 8 jogos pelos juniores.
É, na minha opinião, um finalizador que aproveita a compleição física como arma (um pouco a imagem de Chermitti) mas não é um portento de técnica.
Para ele seria uma boa experiência o futebol italiano. Mas nunca por apenas 2M.
30 Julho, 2022 at 13:09
Por 2M€ pode ir emprestado 2 anos…
30 Julho, 2022 at 13:28
Ok obg.
30 Julho, 2022 at 10:10
Bom dia, vamos lá só esclarecer umas coisas para não ficarem aqui mal entendidos.
-Não tenho nada contra o Franco, apenas acho um risco enorme ficar como segundo redes e ter de entrar 2 ou 3 meses no lugar de Adan, se ocorresse uma lesão, que previ e que acabou por acontecer.
-Não tenho nada pessoalmente contra o Paulinho, faz o que pode e sabe, para mim pouco, mas a questão principal é não haver qualquer alternativa, que dê outras soluções ao plantel, que alivie a pressão sobre o próprio Paulinho, ou que possa entrar em caso de lesão ou castigo.
– Nada tenho contra o st juste, espero que venha a ser um central importante para os próximos anos. Alerto mais uma vez que os jogadores se lesionam e esta é uma posição sujeita a enorme desgaste e castigos. Quando ocorrer uma lesão, porque vai acontecer, ou até 2 em simultâneo, e um castigo, arriscamos a ter uma tripla com pelo menos 2 destes: Esgaio, Reis e Neto. Para o Tondela serve, mas para jogos de topo não serve.
A saída de Palhinha também não foi colmatada com nenhum trinco, o Morita é mais parecido a Bragança, não é nem de perto a “vassoura” que era Palhinha. Temos Ugarte certo, mas mais uma vez não temos suplente para esta posição.
Querem acreditar na sorte, na fé, em não ter azar, mas essa não é a forma como se gere uma empresa, um clube ou sequer um plantel. Estão a assumir um risco enorme e desnecessário que tem tudo para correr mal.
Não se trata de malhar ou ser anti, trata – se de anos e anos a ver futebol e a seguir o Sporting, sabendo todas as coisas que podem correr mal. Um bom gestor trabalha para evitar as coisas que podem correr mal.
A política de compras e vendas desta direcção em termos financeiros é um autêntico desastre, não tem outro adjectivo e em breve iremos sofrer na pele as consequências de tanto desbaratar de dinheiro e política de contratações aos pedaços. De todos os jogadores que esta direcção comprou e revendeu, excepto Plata que deu um lucro de 2,5M, em todos, mas todos os outros perdemos dinheiro, não há clube que possa aguentar 5 anos disto.
Dito isto vou-me resguardar agora durante uns tempos a bem da minha sanidade mental e deixar as coisas correr.
Saudações leoninas e Sporting até morrer!
30 Julho, 2022 at 11:14
De acordo, caro Rodrigo. É ver o meu comentário, a seguir ao seu.
30 Julho, 2022 at 11:15
O Amorim monta o plantel de maneira a que contem todos, ou pelo menos que os que vão entrando a meio dos jogos garantam os mínimos de qualidade.
Para o teu primeiro ponto, está o que o TCdL bateu ontem várias vezes. Se isto acontece fora do mercado como é? Tem de assumir o Israel, por isso, só porque o mercado está aberto não tem de ser diferente. Vamos com o Israel contra Braga e Porto, foi para isso que ele foi contratado.
Centrais igual. Já todos deram garantia de qualidade. O Neto desenrasca bem, o Mateus Reis não sendo brilhante é consistente defensivamente. O St Juste vem acrescentar qualidade, mas os suplentes nunca podem estar lá para fazer número, se é para isso até o Chico Lamba servia.
Quanto ao meio campo, nem o Ugarte é tão bom a defender como o Palhinha, nem tão bom a atacar como o Bragança ou Mateus e todos têm grandes lacunas no seu jogo. O que importa é o encaixe e as dinâmicas. No papel um meio campo com Ugarte Morita pode parecer mau, mas em termos de dinâmicas pode ser bom. Tal como ninguém via um meio campo Mateus Nunes Palhinha a ser tão forte como JM Palhinha, a avaliação que está a ser feita pode estar errada.
Uma coisa é certa, um gajo não pode vir aqui dizer que confia no Amorim, que é o treinador mais competitivo que temos dos últimos 20 anos, e depois questionar todas e quaisquer opções. Apenas o Paulinho, porque o Paulinho não é opção, é panca mesmo. Mas até para ele há alternativas, foi para isso que se andou a jogar com 3 interiores no fim da época e foi para isso que se trabalhou na pré-época.
Hoje é o nosso último jogo de pré-época, não joga o Ugarte, mas o St Juste está apto, vão haver mudanças no meio campo, e na frente podemos ver alguma coisa também. Mesmo assim o jogo de hoje apenas vai servir para tirar notas, porque dia 7 vai ser tudo muito diferente, aí sim já poderemos começar a tirar ilações do que pode ou não vir a ser o resto do campeonato.
30 Julho, 2022 at 12:02
Continuo a achar para o equilíbrio do plantel falta o “Slimani”. Foi pena, encaixava que nem uma luva como alternativa à mobilidade e na nossa liga era mel.
Entre aspas pq não sendo elel, saindo Tabata e não vindo CR7… fdx… temos de ir ao mercado, Sarabias não aparecem repetidamente.
De resto o plantel está equilibrado, mas faltando um Artur Soares Dias.
30 Julho, 2022 at 12:32
É a minha opinião sem desprimor por qualquer jogador. Vale o que vale, não confio cegamente em RA como vocês, apesar de lhe reconhecer imensas qualidades. Juntas uma direcção de incompetentes a um treinador inexperiente e dá nisto. Planeamento amador que terá consequências e gestão financeira desastrosa que terá consequências. Apesar disso Sporting sempre, nunca desejei derrotas nem vaiei jogadores. Mas como dizem nos aviões, brace yourselves.
30 Julho, 2022 at 13:29
Eu não confio cegamente no Amorim, já o critiquei várias vezes. Agora é pré época o que importa mais é a preparação física, depois vem o resto. O que nós vemos, depois não se vai sentir contra o Marítimo Guimarães ou até Braga.
Acho que a maior preocupação deve ser a lentidão de como atacamos do que outra coisa qualquer.
Os jogadores estão lá, foram escolhidos por um treinador campeão e só isso já merece confiança, pelo menos até os vermos a jogar
30 Julho, 2022 at 15:00
Claro… se o mercado esta fechado tens de fazer avançar quem quiser. O que se critica é a gestao de fé na sorte. GR é uma posição chave em que a experiencia costuma fazer a diferença. Apostar em gr sem qq experiencia de seniores, primeira liga tendo em conta que lesoes acontecem, que supostamente somos candidatos ao título, vamos competir internamente com braga, fcp, benfica e vamos à CL contra bayern, city, liverpool, psg etc nao me parece inteligente. Nao interessa se o mercado está aberto ou fechado.
30 Julho, 2022 at 15:00
* quem estiver.
30 Julho, 2022 at 13:14
Israel Franco – Ao contrário de Virgínia que sempre pareceu mais um negócio imposto pelo carrossel que uma contratação com membros e pernas, Franco vem numa lógica correta a meu ver. Um guarda-redes promissor, internacional pela sua Seleção sub-20 do Uruguai, num momento em que tem pouco visibilidade a jogar nos escalões inferiores de Itália e assim com cobiça nula de tubarões, e por um valor bastante aceitável.
E é um ano mais velho que Ugarte!
Não vejo razões para não colmatar bem a ausência de Adán para além da falta de rotinas com os colegas que ganhará com o tempo.
St.Juste – Esteve muito tempo parado por lesões e operações.
O Sporting é a grande oportunidade de carreira aos 25 anos.
Esperemos que seja tão bom como o valor pago parece indiciar.
Morita não é Palhinha nem é um “varredor”, apesar de ser rápido e posicionar-se bem. Uma espécie de Moutinho.
Assim, não podemos perder Matheus Nunes neste mercado sob o risco de ficarmos perigosamente “coxos” na zona mais importante do terreno.
Quanto aos negócios ruinosos efetuados por esta direcção pouco há a fazer quando a maior parte dos Sportinguistas só está preocupada com o resultado dos jogos da equipa de futebol senior masculina…
30 Julho, 2022 at 13:46
Bem folgo em saber que maior parte dos Sportinguistas não partilha totalmente dos meus receios face ao que foi o planeamento e diversidade do plantel. Poderá ser um reflexo da minha maneira de ser, menos crente, mais planificador e pragmático da minha costela belga, espero que a nível de plantel tenham razão.
No aspecto financeiro acho que é óbvio o desastre iminente, que continuarão a camuflar, não há clube no mundo que suporte este nível de despesismo. Mas siga. Abraços
30 Julho, 2022 at 15:02
Concordo praticamente com tudo e o teu útlimo parágrafo até podia ser discutível, mas a grande verdade é que (foi, é e sempre será) os adeptos olham para os resultados.
É futebol.
A Tasca até tem muita malta que discute as finanças, a estratégia, não se fica pelo ganhar ou perder, mas muitos desses tasqueitos acabam por fazer comentários sobre esses temas de forma despropositada, perdendo inclusive o foco da mensagem.
Seja pelo bate boca, seja pela vontade de doutrinizar o que dizem.
Muitas vezes o conteúdo é bom mas fode-se completamente a mensagem por narrativas ou outras merdas.
Onde é que já vi isto… a tal merda da comunicação.
30 Julho, 2022 at 10:55
Esclarecimento
O domínio da retórica e das figuras de estilo por parte de alguns frequentadores desta ilustre Tasca anda pelas ruas da amargura.
Após uma série de comentários a roçar o ofensivo, nada de novo infelizmente bem sei, é altura de esclarecer duas ou três coisas.
Mas vocês acham que eu quero que o nosso clube não ganhe, não chegue ao Natal, não seja campeão, não ganhe tudo em todas as modalidades? Mas vocês acham que o quanto pior melhor é mesmo o que eu desejo? Isto passa pela cabeça de alguém que se diga sportinguista a dirigir-se a outros sportinguistas?
Os meus temas de fundo são dois:
a) o mais importante: transformar o clube;
b) maximizar a gestão corrente, em prol de sucesso.
Quanto a a), de longe a mais desafiante, não vejo quem seja capaz. Seja na chamada situação, seja na chamada oposição, seja nas chamadas reservas morais. É o meu drama fundamental: procurar, procurar, procurar e não encontrar. Durante uns tempos, acreditei se poderia ser o Bruno. Nunca acreditei que seja o Frederico, nem nenhum dos seus adversários, em qualquer das eleições (embora tenha votado Benedito). Dos anteriores presidentes, nem vale a pena falar. Desde João Rocha que não acredito em nenhum, embora José Roquette me tenha feito acreditar durante um par de anos que podia ser que… O resto é para esquecer.
Quanto a b), procuro alertar para o risco de isso acontecer (perdermos, não lutarmos para sermos campeões, no futebol), se não nos precavermos a tempo e horas com um plantel que dê garantias razoáveis de que não chegamos a meio da prova sem quaisquer hipóteses. O azar do nosso guarda-redes, a somar às lesões do central contratado, a falta de pontas-de-lança a sério, a eventualidade de perdermos Matheus Nunes depois de Palhinha, a teimosia do nosso treinador, etc. – vocês acham que isto é plantel para lutar com o Porto e o Benfica, num campeonato como o nosso, sabendo nós que i) há autocarros que temos que desmontar em 20 a 25 jornadas e que ii) temos que jogar o dobro, para ganharmos contra certas arbitragens? Pois eu acho que não. E ainda vamos a tempo de corrigir. Depois, será tarde. Nas modalidades, gostava de ver mais ambição, mais qualidade, mais competência e menos “projectos”. Gostava de ver, no fundo, o futsal ser o modelo inspirador para o andebol, o hóquei, o basquete, o vólei.
Há ainda o tema, mais particular, do futebol feminino. Há colegas de Tasca que sabem muito mais do que eu e que, em síntese, pensam o mesmo que eu: desperdiçámos a nossa “first mover advantage”, fomos ultrapassados e assistimos impávidos e serenos. Isto, internamente. Nem se fala do potencial em competições internacionais de que simplesmente abdicamos, quando os níveis de investimento necessário X o potencial retorno a prazo poderiam justificar uma aposta séria e a sério, verdadeiramente “game changer”.
Portanto, e em suma: quero o melhor para o nosso clube, mas muito, muito melhor. Não acredito que sejam estes nosso dirigentes, apesar dos méritos pontuais que existem, quem conseguirá resolver os desafios a), b) e c). Não tendo unhas para o a) (transformar) e não querendo o c) (futebol feminino), que ao menos se dediquem ao b) (sermos ambiciosos e ultra-competitivos, sendo ultra-competentes, nas modalidades de referência do nosso clube).
Perceberam agora?
Vou passar a ser mais literal, para evitar estes mal-entendidos.
Podem discordar à vontade ou concordar com as minhas ideias, obviamente.
Ofender é que, para além de pouco elegante, não produz grande efeito, apenas desqualifica quem ofende (embora pensem que desqualifica quem é ofendido).
Saudações leoninas e um bom fim-de-semana para todas e todos.
30 Julho, 2022 at 11:14
Bobi, porque é que estás sempre a mudar de nick?
30 Julho, 2022 at 12:04
É tipo o pessoal que muda de roupa para tentar entrar nos bares
30 Julho, 2022 at 12:21
Então o porteiro aqui anda a dormir. 🙂
30 Julho, 2022 at 12:28
O porteiro gosta que isto seja assim 🙂
30 Julho, 2022 at 12:14
Hahahahaha a Maria parece aquelas viúvas que anda a ver o falecido em todo o lado!
Ou então tem um olho clínico do caraças. Só pode ser amor 😉
30 Julho, 2022 at 12:20
Lyonne, nem uma coisa nem outra.
É tão óbvio que nem sei porque muda de nick.
30 Julho, 2022 at 13:30
A única coisa que liga o discurso do Bobby ao do Sniper é “a obrigação de ganhar”, mas nem o Bobby era o único a dizer essa merda, nem o Sniper é o único agora a dizer isso.
Afinal, quantos Bobbys há aqui na Tasca?
Cada gajo que acha que “há a obrigação de ganhar” e “critica a Direcção” – por cenas que são óbvias de criticar – é um Bobby em potencial?
Essa conversa também já enjoa, Maria!
E, repara, até pode ser o Bobby – que eu não tenho dados que não seja, como aliás tu não tens que seja, portanto essa possibilidade existe sempre – mas vir sempre com essa conversa, como se quem escreve, Bobby ou Tareco, não tivesse o direito de emitir opinião, ou de mudar de nick – queres ver que deve ter sido o único? – é uma merda que não faz sentido.
Dantes ainda davas aqui opiniões e participavas nos debates… Hoje só apareces para apontar o dedo a alguém… Estás com uma depressão?
30 Julho, 2022 at 14:28
Minorias… Se forem contra, despreza.
Se forem a favor podem servir para tudo.
30 Julho, 2022 at 15:17
Já tens as respostas…..tão previsíveis….
30 Julho, 2022 at 11:03
Jogo da Equipa B hoje em Torres Vedras
https://www.facebook.com/sportclubeuniaotorreense/
30 Julho, 2022 at 11:34
Para quem preferir o youtube:
https://youtu.be/T8y3GhHvYwY
30 Julho, 2022 at 11:52
2-1 para eles 35 min.
30 Julho, 2022 at 12:27
Estamos bem na troca de bola, mas falta atrevimento e objectividade na hora do remate.
30 Julho, 2022 at 12:27
E agora 3-1.
30 Julho, 2022 at 12:34
Vai entrar na equipa deles o Frédéric Maciel, que foi da nossa formação. Fez parte da super-equipa de Iniciados que tinha o Dier, Tobias, Antoninho, Bruma, Mané, Chaby, Rui Bento, etc.
30 Julho, 2022 at 12:42
Continuamos sem fio de jogo, sem ideias.
Enfim, mais do mesmo.
Pensei que tinham mandado embora o treinador, mas afinal , continua.
Está explicado
30 Julho, 2022 at 13:08
Este não foi, o outro sim!
Deviam ter ido ambos e dar oportunidade aos que lá andam a conquistar títulos.
30 Julho, 2022 at 13:17
Como se não bastasse o SORTEIO MARTELADO da Liga da corrupção, isto é, a liga portuguesa de futebol… As lesões prolongadas…
Em suma, tem tudo para correr mal, contudo até pode não acontecer a previsível hecatombe…
A ver vamos, mas para já, com este plantel estamos muito atrás dos dois rivais…
30 Julho, 2022 at 13:25
Toda a situação do empréstimo do Ruben vinagre tem contornos de esquema do Mendes… Vergonhoso…
Se o Tabata sair pelos valores que se falam … Vergonha …
Etc, etc
Portanto é oficial, somos uma espécie de barriga de aluguer da lavandaria dos mendilhoes…
30 Julho, 2022 at 13:26
45 minutos:
Arsenal 4 poderoso Sevilha 0
30 Julho, 2022 at 13:33
Também estou a ver. O Arsenal sabe pressionar, nós nem por isso, os golos são muito a qualidade da pressão do Arsenal. Há claro uma diferença na qualidade dos jogadores, mas para mim parece-me ser a maior diferença.
30 Julho, 2022 at 13:56
Se o Sevilha é muito mais poderoso que nós com apenas mais 15% de valor de plantel, imagina quantas batatas nós apanharemos do Arsenal que tem um plantel de 700M.
Se levar baile do Sevilha é normal, porque são fortíssimos, acho que nem valia a pena ir à liga dos campeões, era receber a guitta e dar logo de frosques.
30 Julho, 2022 at 13:42
Cherba, quando pensas resolver este problema de aparecerem dados de outros tasqueiros quando vou comentar? Os meus já apareceram a quantas pessoas diferentes? Isto acontece há demasiado tempo…
Sem Adan vamos lá ver o que vale o puto.
30 Julho, 2022 at 13:56
De qualquer das formas isto está completamente uma sombra do que já foi. Cherba, não leves a mal mas está a faltar alma ao blogue. Picardias sempre houve. Malta de empresas a fazer propaganda (sim, propaganda) há desde há muito tempo mas sempre houve também o resto. Nomeadamente isenção, paixão e “sportinguismo”. Neste momento, é um espaço ocupado por um grupo de sabichões amorfos sem piada.
Bruno, brave, fight, agnóstico, max (Que corra tudo bem!)
Saudações leoninas!!!
30 Julho, 2022 at 14:00
Em cheio meu caro. Um abraço e a ver se quando for ter com o meu irmão bebemos uma.
SL
30 Julho, 2022 at 15:13
Esta merda sem picardias não tem piada.
Um gajo não tem de ter sempre razão. Aliás, já comentei ou vim comentar com uma ideia, mas depois de ler outras opiniões, meto a viola no saco e de facto há outras visões, argumentos, etc.
O problema da Tasca é que durante muito tempo a larga maioria remava para o mesmo lado. Aqueles tempos vergonhosos do Godinho, o primeiro mandato do Bruno… as opiniões contrárias eram em menor escala, mesmo que por vezes a coisa descambasse, mas seguia-se em frente.
Os tempos de Bruno trouxeram outra vez a malta do Sporting. Muitos fizeram-se sócios, outros voltaram, o inimigo era o porto e benfica, as redes voltaram a ter outra vez a nossa voz.
Só que ainda no tempo do Bruno, houve muita merda mal feita, guerras internas, armas apontadas para sítios errados e a certa altura, esta merda tornou-se numa batalha em larga escala.
Os fundamentalistas de ambos os lados tomaram conta disto, das redes em geral.
Aqueles que mesmo com as suas preferências, críticas e elogios, andavam pelo meio, que ainda tentavam discutir a merda de uma tática… bazaram.
Podia meter aqui uns quanto nomes de repente, que muito gozo me dava nas discussões. Para o bem e para o mal, mas eram grandes discussões.
Hoje, parece uma merda de putos a medir pilas.
30 Julho, 2022 at 15:27
Concordo com aquilo que escreves e descreves. Tem sido difícil unir o Sporting, ou por incompetência atroz das direcções, ou por guerras estúpidas e algumas delas movidas por interesses palacianos e jogos de poder. Infelizmente continuamos no mesmo caminho.
30 Julho, 2022 at 15:48
Vê lá tu que era a máxima desta direção.
E conseguiram, antes do Amorim estava tudo unido contra eles.
30 Julho, 2022 at 15:39
Sinceramente por esta altura o que mais parece faltar é gente. Acredito que possa ser por muito do que dizes, a malta fica farta, mas já senti as coisas piores do que o que estão em termos de ambiente.
Ou pode não ser nada, também não costumo comentar ou ler tudo, apenas pessoas com quem sei que posso discutir.
30 Julho, 2022 at 18:00
Um abraço ireland, faz como eu comenta somente o que te vai na alma, ser verdadeiro no pensamento o resto que se foda.
30 Julho, 2022 at 14:13
“Tutuala
29 Julho, 2022 at 22:47
Responder
Foda-se, é que é só comentários a agoirar.
Caralho, só queixarem-se de tudo e de nada. Já enjoa.
Nunca comento, mas já aqui ando desde os tempos do Cacifo e sinceramente já não há paciência.
O sportinguista é mesmo o maior inimigo de si próprio.
São 46 anos de Sporting e acredito sempre que vamos ganhar, mesmo quando sei que não vamos. Os presidentes, treinadores, jogares passam, mas o Sporting está sempre lá e é esse que eu apoio. Umas vezes estamos melhor, outras pior, mas é sempre a acreditar e a apoiar.
Já agora, nunca, mas nunca assobiei ou vaiei o Sporting.
SL”
Um comentário interessante que, na minha opinião, dá para debater muita coisa…
1º, não acredito que um adepto queira que que o seu clube perca. Pode acontecer num caso muito pontual, por exemplo, em que as coisas estejam a correr/funcionar mal e uma derrota precipite uma mudança que se adivinha necessária, mas num caso “normal” como o actual não estou a ver que isso aconteça.
2º, as pessoas são livres de ter a sua opinião. Uns concordam com X, outros não, e cada um opina e argumenta como acha. Faz parte e é normal.
O que não é normal é só nos focarmos em meias situações, ou seja, relevar o que está bem, e ignorar o que está mal, ou vice-versa. Isso já é deturpar as coisas. Quem consegue ver o que está bem tem de conseguir ver o que está mal, e vice versa. Depois é uma questão de como cada um de nós coloca isso na balança e faz o balanço geral final.
3º, o futebol não é uma ciência exacta, nem é a actividade mais complicada do mundo. Não há uma forma secreta que funcione sempre, nem é preciso uma licenciatura, mais um doutoramento, para se perceber minimamente da actividade – ou de qualquer desporto.
A maior parte das pessoas que aqui comentam levam 30, 40, 50 anos a ver futebol, acompanham a actividade com uma atenção minimamente suficiente para terem as noções básicas para que percebam o suficiente para debater as suas generalidades. E mesmo quem tem menos, 10 ou 20, por ser mais novo, também tem porque, como disse, o futebol não é uma ciência oculta nem tem a complexidade da engenharia ou da medicina, ou doutras actividades.
4º, anos e anos de acompanhamento do fenómeno dão-nos o conhecimento necessário para podermos emitir uma opinião de adepto – que é isso que aqui se faz, caralho!
5º, se forem ver bem, quem hoje questiona, e o que questiona, a pré-época do nosso clube também o fez a época passada, em muitos casos apontando exactamente os mesmos problemas. Também vieram aqui tecer comentários jocosos a essas pessoas na altura, mas muitos desses, mais para o fim da época, depois também criticaram as mesmas coisas.
6º, eu próprio, no caso do FF, venho alertando há 4 anos para os erros que se vão fazendo. Todos os inícios de época sou espezinhado por uma quantidade de tasqueiros pela minha opinião – como se não tivesse sequer direito a dá-la! Aliás, sou criticado aqui e chegam a tentar ofender-me noutros locais – Facebook e Instagram, que são os únicos que uso. Enfim, é o que temos…
7º, eu prefiro uma pessoa que questione o que acha que está mal do que alguém que aceita sempre tudo. Tem a ver com a minha maneira de ser.
Quem aceita sempre tudo, claro, tem dificuldade em perceber quem questiona isto ou aquilo. É normal.
Mas, uns e outros, todos queremos o mesmo: o melhor para o Sporting! Isto, para mim, é claro e não oferece duvidas.
8º, há no entanto uma coisa que me difere do Tutuala, pelo menos. Eu não acredito que vamos ganhar quando sei que não vamos – porque há merdas que são evidentes e não há assim tantos milagres no futebol. Dizer que se parte para uma época como candidatos a ganhar, quando se vê que não reunimos, à partida, condições para isso, é parvo. Até pode acontecer, se os outros cometerem muitos erros – porque não se compete sozinho e porque o futebol não é uma ciência exacta – mas, à partida, e é disso que falamos, tal não é expectável.
9º, quer nos 18 anos que estivemos sem ganhar, quer nos 19 anos que depois estivemos sem ganhar, em muitos campeonatos não partimos como candidatos ao titulo. Não se é candidato ao titulo só porque se tem uma determinada camisola – o United não é candidato ao titulo em Inglaterra, por exemplo, mas acredito que esta época estará melhor e se os outros facilitarem… Mas é complicado porque tinham de ser 3 ou 4 a facilitar!
Portanto, uma coisa é apoiar as equipas do Clube, e ser adepto do Clube, seja ele qual for, e outra coisa é opinar sobre o que se acha mal – e que devia ser melhor!
Não quererem perceber que há uma linha que separa ser do Clube a opinar sobre o Clube, não só é triste como é burrice – ou fazem-no como agenda!
SL
30 Julho, 2022 at 14:30
Subscrevo inteiramente.
Torna-se cansativo sempre que se exprime uma opinião que não vai de acordo com o status quo e a lenga lenga de que está tudo bem e temos é de apoiar, tem de se apanhar com bocas de ser anti, ser brunista, desejar derrotas ou até ser lampião, como já aqui chamaram.
Verdade que o inverso também muitas vezes acontece, mas quando as opiniões são sustentadas em argumentos, acho que devia haver mais margem para aceitação, não quer dizer que se concorda, mas aceita-se que haja uma opinião diferente.
Outra coisa que me dá alguma tristeza é ver os repetidos apelos ao Cherba para exercer a filtragem do que determinadas pessoas acham justificável de ser censurado. Por mim, desde que não haja insultos gratuitos, ou ameaças, ou descriminação retrogada, étnica ou sexual, não vejo qualquer razão para se limitar a liberdade de expressão.
SL
30 Julho, 2022 at 14:36
Subscrevo o comentário e a subscrição.
30 Julho, 2022 at 14:37
+1
30 Julho, 2022 at 14:46
Não subscrevo o Miguel pois uso o acordo ortográfico.
De resto, visão real das coisas!
30 Julho, 2022 at 15:10
Concordo plenamente!
E há uma coisa interessante de analisar: quem normalmente discorda de muita coisa tem por hábito fundamentar, factualmente, muito mais as suas considerações do que aqueles que concordam com tudo!
O normal de 95% das pessoas que concordam com tudo é fundamentar as suas opiniões com o “sim porque sim”, “tenho fé” e pasme-se, 5 anos depois, “vocês querem é a volta do BdC”!
São raríssimos os exemplos de quem é extremamente otimista de fundamentarem as suas opiniões baseados em análises técnicas/táticas ou de outra qualquer espécie!
Já useres como o Miguel, Rodrigo, TCdL, JHC, Fix, Jaime Grilo, e muitos outros dão se ao trabalho de fundamentar tim tim por tim tim aquilo que veem!
30 Julho, 2022 at 15:11
users*
30 Julho, 2022 at 15:13
Grande comentário Miguel, mas só mesmo no número de palavras usadas.
Um gajo que cada vez que aqui escrevia alguma opinião, muitas delas válidas era apelidado de cata vento, Simpson ou Merda Amarela, gozado e perseguido por uns quantos, um deles o Bobby, salta com um texto destes…
Percebo que tenhas que te ter refinado nos comentários( levas muito tempo por aqui a escrever e andar a levar porrada diariamente cansa) e começar muitas das vezes a acertar no euromilhoes ao sábado como muitos fazem, até porque se criticarmos tudo e todos e a toda a hora algumas vezes vamos acertar….
Agora fazer de conta que não percebes o que o Ireland deixou aqui implícito, aí já pouco há a dizer… ou então não percebeste mesmo!!!!!
30 Julho, 2022 at 15:38
O que é que ele deixou implícito ” falta isenção, paixão e sportinguismo”? Só se for da tua parte.
“um grupo de sabichões amorfos sem piada. ” Esta talvez se encaixe bem nas várias bocas que tu mandaste ao Miguel que tentou fazer um post isento
30 Julho, 2022 at 16:28
O que me falta é perder a net quando o Sporting ganhou o campeonato como aconteceu a alguns!!
Também me falta desaparecer durante meia época quando o Sporting começou a ganhar!!
Falta-me também ter comentários jocosos, trocistas, hipócritas e bem dispostos quando o Sporting perdia constantemente!
Talvez ainda me falte desejar as derrotas do Sporting!!
Tenho também falta de acertar no euromilhoes ao sábado e fazer constantemente futurologia negativa cada vez que chega um reforço que não conheço!
Pode ainda faltar-me capacidade de escrever que as modalidades estão ao abandono, que têm vindo a perder espectadores e não mexer os tomates para ir ver jogos do clube quando jogam perto de onde vivo!!
É possível que me falte também vontade de participar no deboche que se instala em posts das modalidades quando é para dizer mal, sendo que ao contrário 20 comentários já não é mau!!!
Tenho também falta de chamar puta à Maria e meter fotos do Riga aqui e haver gente que acha isso normal, sendo que o dono do tasco… nepias!!!
Falta-me tudo isso para ser um bom sportinguista, mas o que me mais me falta é já paciência para pseudo sabichões….
30 Julho, 2022 at 16:37
Dos Sportinguistas a quem falhou a net na noite do título, se calhar estavam no Marquês a celebrar, em vez de estar no computador a tecer louvas ao presidente. Um bem haja
30 Julho, 2022 at 16:45
Ahaha, estiveram acampados no marquês durante meses
30 Julho, 2022 at 16:54
Lol, foi boa não foi. Epá não me leves a mal, nunca chamei nomes à Maria nem meti fotos de ninguém. Tens a tua opinião eu tenho a minha, se calhar noutros assuntos temos opiniões iguais. Um bom fds
30 Julho, 2022 at 16:29
Já discordei n vezes do Miguel, e vice-versa.
Penso que o Miguel, tal como eu, compreende o que são os insultos num blog. Dará provavelmente a mesma importância que eu…
Agora uma coisa que não podem acusá-lo é de não ter a preocupação de fundamentar a sua opinião.
30 Julho, 2022 at 19:02
O que tu não percebes, e é um problema teu, é que a minha postura é exactamente a mesma.
Criticava o Bruno de Carvalho no que achava que tinha de criticar, como apoiava as medidas dele quando me pareciam boa.
E é exactamente isso que faço para o Varandas, como é isso que faço para o Amorim.
Como é isso que faço em qualquer comentário de qualquer tqasqueiro, tu inclusive.
Eu estou a cagar, sempre estive, se sou popular, se me chama “merda amarela”, “guru da Tasca do FF” ou “o gajo mais inteligente da Tasca”. Vale tudo zero para mim porque eu não ando aqui à procura de aprovação de ninguém. Era o que faltava!
Não fazia essa merda quando era novo, não ia fazer isso agora que já fiz 60 anos… Estou a cagar se gostam de mim ou não. Aliás, NUNCA quis ser “amigo de toda a gente”. Sou amigo de quem quero e aceito que quem quer seja meu amigo. Isto chega-me e sobra-me!
Um gajo ter opinião, só porque de repente ficou diferente da tua, é porque a refinou?
Foda-se, meu!
Mas tu és parvo ou queres-te fazer parvo?
Mas eu dou alguma importância à tua opinião para “refinar” a minha, para que possa ser aceite por ti ou por outra pessoa qualquer?
Foda-se, rapaz, vai lá pró recreio jogar à bola com as meninas…
30 Julho, 2022 at 15:20
Nem parece teu, essa merda de um gajo ter opinião, etc.
Foda-se, claro que todos podem ter opinião. Podem escrever o que quiserem, desde que o Cherba o permita.
O problema não é esse pá. É teres uma opinião e seres rasgado de alto a baixo, seja por um tipo, seja por um grupo.
E repara, podes ser rasgado como o “merda amarela”, ou podes ser rasgado intelectualmente, onde te metem o dedo no cú sem te aperceberes.
Isto é válido para todos, não é para os apoiantes de A ou B.
Só que malta, que mesmo rasgada, aguenta a pancada, sabe responder, vai continuando.
Outros, sai resposta de merda, começa tudo tipo putos na escola, já ninguém discute o tema e o post perde todo e qualquer interesse.
30 Julho, 2022 at 15:20
Espero que pagues o trabalho suplementar à secretária de acordo com a lei….
30 Julho, 2022 at 16:23
Já tinha saudades destes “tratados” 🙂
30 Julho, 2022 at 16:54
Tirando a parte do comentário do Tulala ser “Um comentário interessante” (é mais do mesmo… volta não volta, aparece um “Tulala” com o este discurso estafado), subscrevo.
30 Julho, 2022 at 14:47
Sevilha, esse colosso para alguns tasqueiros, levou 6 do Arsenal – que é uma merda para alguns dos mesmos tasqueiros…
As voltas que o mundo dá só para nos fazer rir!
30 Julho, 2022 at 14:54
Sempre a malhar, sempre a malhar, sempre a malhar…
30 Julho, 2022 at 14:55
É logo:
SportingPopular@SCPPopular
23h Jorge Mendes CUP
Sábado, 30 de Julho
Sporting Futebol SAD vs Wolverhampton
https://twitter.com/SCPPopular/status/1553028645429583872/photo/1
30 Julho, 2022 at 15:34
O meu prognóstico, ganha o Mendes, 2-0 🙂
30 Julho, 2022 at 15:49
Há o troféu 5 Violinos e o troféu Vinagre.
30 Julho, 2022 at 17:16
Futebol Feminino – pré temporada
30JUL
Sporting CP 1-1 Sevilla FC (8º da Primera Iberdrola em 2021-2022)
https://www.sevillafc.es/actualidad/noticias/cronica-sporting-cp-sevilla-fc-femenino-julio-2022
30 Julho, 2022 at 19:44
1o jogo treino para p Sevilha e último jogo treino para nós.
E empatamos com o 8o classificado espanhol.
Isto promete.
30 Julho, 2022 at 17:21
Volto a escrever, mesmo que isto comece a ser cansativo:
1. Apenas assino como “O Sniper de Alvalade”, nada tenho a ver com qualquer anterior direcção o dirigente do clube (ou, evidentemente, com a actual). Não uso , nem nunca usei, quaisquer outros “nick names”. Sou sócio do clube e ferozmente independente, sem qualquer agenda pessoal ou ligação a qualquer grupo de pressão.
2. Não gosto de matilhas de cães raivosos que nada acrescentam nas caixas dos comentários, apenas tentam censurar quem assumidamente não gosta do rumo do clube e tem tanto direito a expressar-se como muitos outros têm a elogiar o lhe pareça bem.
3. Não faço ataques “ad hominem” – critico ideias, filosofias, visões, estratégias, planos, acções, decisões.
4. Tenho todo o gosto em debater publicamente, quando quiserem. Mas têm que ser homenzinhos e mulherzinhas. Isto de teclar não chega. Se o Cherba quiser organizar uns Estados Gerais da Tasca ou um Congresso da Tasca, lá estarei, com gosto e com umas coisas para dizer.
Lembro-me sempre da velha máxima: em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. É o nosso retrato. A falta de vitórias consistentes e continuadas resulta em fracturas internas, ódios de facção. Somos uma nação em permanente guerra civil. Uma pena.
30 Julho, 2022 at 17:47
Eu também não, mas respeito aquilo que os sócios decidiram. . Entretanto há muitos bobis que não respeitam nada, estão no seu direito
30 Julho, 2022 at 17:59
Hahahahaha eu tenho muito respeito. Mas os que não gosto são bois
Hahahahhahaha
30 Julho, 2022 at 18:15
Exacto, democracia à la carte
30 Julho, 2022 at 21:29
*bobis
30 Julho, 2022 at 17:46
Sniper, não se rale, partilhe a sua opinião, eu leio sempre que posso.
O mesmo se aplica ao Malcom.
30 Julho, 2022 at 17:59
Boa tarde meus amigos…
Desejo a todos a melhor saúde possível…
Respondendo às preocupações de muitos de vocês…
Informo que hoje recebi um e-mail da médica que me segue, a pedir desculpa por não me ter contactado antes…
E a marcar uma consulta para dia 03 próximo…
Refere que do exame (PET) efectuado, não parece haver indícios de o tumor estar espalhado, o que segundo ela “é uma boa noticia…”
Receitou-me medicação para começar já a tomar, para posterior marcação de quimioterapia…
É claro que a situação deve certamente ter alguma gravidade…mas o simples facto de ter recebido noticias…
“Abriu-me uma janela” de algum optimismo…
Pelo menos já há uma hipótese de poder começar a fazer tratamento…
Um abraço de muita amizade para todos vós…
E obrigado pela vossa amizade e preocupação…
Sporting Sempre…”
SL
30 Julho, 2022 at 18:06
Que tudo corra pelo melhor caro Max.
SL
30 Julho, 2022 at 18:14
Pelo que se vai vendo, o Max tem tudo o que é preciso para virar isso. Mais um abraço daqui para juntar aos muitos outros.
Força aí Max.
30 Julho, 2022 at 18:17
Boa sorte Max, esperamos cá contar consigo muitos anos ainda. Abraço de leão
30 Julho, 2022 at 18:18
É inqualificável esse tempo de espera por exames de diagnóstico. Uma vergonha…
Irá correr tudo pelo melhor, caro Max.
Um grande e forte abraço!
30 Julho, 2022 at 18:32
Boa sorte no tratamento Max, que corra tudo bem. Um abraço.
30 Julho, 2022 at 22:52
Subscrevo.
30 Julho, 2022 at 18:44
Caro amigo nem tudo é mau e nos dias de hoje 99 por cento das doenças têm cura. Um abraço
30 Julho, 2022 at 18:53
Boa sorte Sr. Max.
Deus é grande!
30 Julho, 2022 at 19:00
Vai correr tudo bem, Max!
Um abraço
30 Julho, 2022 at 19:01
Força
30 Julho, 2022 at 19:06
Muita força Max.
Se Deus quiser tudo vai correr pelo melhor.
Abraço apertado de LEÃO
30 Julho, 2022 at 19:13
Muita força, Sr. Max. É um leão!
30 Julho, 2022 at 19:24
Muita força Max e que todo pelo melhor
Abraço
30 Julho, 2022 at 19:46
Que tudo corra pelo melhor, Max
Abraço
30 Julho, 2022 at 20:19
Grande abraço Max e muita força. Tenho a certeza que vai tudo correr bem.
30 Julho, 2022 at 20:23
Boa recuperação, Max.
Abraço de Leão.
30 Julho, 2022 at 20:25
Força
30 Julho, 2022 at 23:12
+1
30 Julho, 2022 at 20:25
Olá Max,
Sei que é um Homem de Fé!
Acreditar é meio caminho para ter saúde.
Força!
30 Julho, 2022 at 21:31
Que tudo corra bem, Max.
30 Julho, 2022 at 22:01
Muito boas noticias Max!
Tudo a correr pelo melhor é o meu desejo
Z
30 Julho, 2022 at 23:06
Força, Max, acredite, vai conseguir!
Grande abraço.
30 Julho, 2022 at 23:41
Força Max
30 Julho, 2022 at 18:06
Vai correr tudo bem Max.
A sua raça de leão vai vencer.
Um abraço.
30 Julho, 2022 at 18:36
Muita, muita sorte, caro Max
O Amigo merece-a.
Forte abraço.
30 Julho, 2022 at 19:02
WOW
Com 15′ e já o SCP perde com a equipa do Mendes em Inglaterra…
Tá tudo bem … Isto vai melhorar…