Não vi o jogo com grande atenção, nesta fase já só quero que comecem os jogos a sério.
Do que vi, jogo sem grande intensidade da nossa parte na primeira parte e melhoramos na 2º parte.
1 semana para preparar o Braga, amanha acredito ou durante a semana deve sair post do balanço da pré-época e ai logo lanço o meu bitaite.
Uma das coisas que gostaria de perguntar ao RA é porque os movimentos do Matheus Nunes é sempre meia esquerda, porque não varia de vez em quando e faz meia direita? Também gostava que durante o jogo houvesse trocas entre o Trincão e o Pote.
Acho que a equipa está a ficar demasiado mecanizada e automatizada nos movimentos pré-definidos. Pouca criatividade e também muito pouca dinâmica. Se fosse preciso outras provas basta ver a dificuldade do Porro nos lançamentos, não encontrava ninguém livre, tudo parado ou fizeram o movimento básico de desmarcaçao facilmente anulável e pararam.
Na segunda parte pareceu-me durante poucos minutos o Pote recuar um pouco para ser o 3.º médio e Paulinho/Trincão mais na frente, mas foi só um instante.
Defensivamente não é por aí que estão os problemas, pode mudar uma ou outra peça que a consistência defensiva vai-se manter.
Pq tem características unicas para variar o jogo para flanco oposto.
A colocação de matheus no corredor nao é de agora já o ano passado este “aclaramento” á esquerda com a equipa em posse era sistemático e acaba por fazer com que nuno Santos se projecte no corredor lateral em busca de profundidade.
Matheus ao receber na esquerda atrai consigo o interior do adv permitindo qie no corredor oposto quer trincao ou porro fiquem livres e depois Matheus com a sua qualidade de transporte e de passe faz isso mt bem.
E agora perguntas. Mas pq nao fazemos isso com o central mais aberto e mantemos 2 medios mais juntos?
Pq Amorim e bem nao abre os centrais para manter equilibrios e transição defensiva mais segura.
Uma bela merda de jogo, safou-se o Morita que foi o gajo mais esclarecido.
O Porro e o NS não acertaram um cruzamento.
O meio campo esteve demasiado lento, principalmente o MN que jogou a passo.
O Trincão tem que comer uns bifes a ver se ganha corpo e se acordo, porque tá dormente. O Fatawu entrou bem melhor.
De resto, estre trio de ataque tem que melhorar muito, porque dos 3 só um joga que é o Pote.
Não vou escrever quase nada, para não melindrar ninguém. Mas “nada preocupado”, como dizia o outro senhor.Boa noite e as melhoras, ao nosso treinador e à nossa equipa.
Eu gostaria de dar uma dica:
Nos posts para ovacionar campeões de modalidades, como o mais recente André Santos ou posts que sejam para dar algum tipo de parabéns a atletas ou modalidades porque não se faz comentários apenas positivos, de parabéns, de incentivo, de força….
Deixar os comentários de críticas para outros posts!
Acho que era mais bonito ter comentários tipo parabéns campeão do que ter comentários parabéns campeão mas isto ou aquilo!
Não sei quem escreveu este texto, mas li-o e penso que traduz o que a esmagadora maioria dos Sportinguistas pensam:
“Não deites tudo a perder, Rúben…
Ponto prévio: sou o fã número 1 do Rúben Amorim. É o melhor treinador que já vi no Sporting. O Treinador que andei durante anos a idealizar para treinar o meu Clube. A pessoa que deu estabilidade ao Sporting, mas não aquela estabilidade conformada ao nível dos anos de Paulo Bento, em que 4 segundos lugares bastavam e o clube não estava em crise porque o Benfica quase não dava luta… Não, estabilidade numa altura crítica, quando chegou o Sporting estava outra vez a desmoronar-se, Amorim juntou as peças todas e construiu algo bem alicerçado, com fundações muito fortes. E o Sporting tem crescido muito com isso, juntamente com o próprio Treinador. Estabilidade ao ponto de podermos evoluir e subir etapas sem à mínima coisa deitar tudo a perder, isso era algo vintage Sporting.
E sinto que ainda há muito para ganhar e evoluir com Amorim, e mesmo na eventualidade de já não haver Amorim, o Sporting continua a ter um longo caminho a percorrer. Mas foi o seu treinador que abriu as portas para esse caminho.
Rúben Amorim deu-me um dos maiores prazeres e uma das maior alegrias da minha vida: poder ver o meu Clube campeão. Estar-lhe-ei sempre grato por isso, nunca fui mal agradecido e detesto ingratidão e memórias curtas.
Mas gosto demasiado do Sporting e do próprio Rúben Amorim para não dizer o que me vai na alma, nas palavras que se seguem:
Peço desculpa por me intrometer no teu trabalho. Só que eu gosto muito de ti, e gosto muito do Sporting. E tenho muitos anos de Sporting, muitos anos em plena consciência, e falo com conhecimento de causa. Porque já vi muita coisa acontecer, coisas que parecem inexplicáveis no futebol e no desporto, mas o Sporting tem estas características especiais.
E é precisamente por querer que tu e que o Sporting sejam melhores todos os dias que tenho de dizer isto. Não me peçam para ser yes-man, de dizer que tu é que sabes, porque isso nunca foi boa política, sobretudo neste Clube. Tu sabes muito sim, mas não sabes tudo. E eu não quero saber se dizem que eu estou a criticar ou a falar mal, não me interessa, estou a fazê-lo de forma puramente construtiva e fundamentada. E tenho de desabafar porque as minhas sensações não são boas, estou a sentir algo que outrora senti. E não quero voltar ao antigo Sporting, por favor, já chega.
Rúben, eu sei que queres voltar a ser Campeão e tu próprio já o disseste. Eu sei que tens essa exigência. Que queres continuar a evoluir, a ganhar e a retribuir com títulos ao Clube que apostou em ti. Mas a tua teimosia está a cegar-te, Rúben. Parece que estás a querer mostrar que tu é que estás certo e nós é que estamos errados. Mas não é isso que tens de fazer, tens apenas de mostrar que és o melhor e que queres ganhar. E, lamento, mas não estás a pensar nisso neste momento. Estás quase numa pequena batalha mental com os sportinguistas “eu é que sei, se foi isto que eu escolhi é porque eu é que tenho razão”. E não é assim que funciona, Rúben. O objectivo é tu quereres o melhor do colectivo, e não ser o que tem razão ou com o maior orgulho.
Foste campeão em 2021 pela tua competência, pela tua crença e conhecimento. E pela estrelinha e alguma sorte, mas não sorte inesperada, foi sim aquela sorte que “protege os audazes” e os que trabalham para isso. Foi totalmente merecido. Mas essa estrelinha não dura sempre, a competência e o trabalho são muito mais importantes.
Rúben, o actual campeão nacional tem 3 avançados que juntos, o ano passado, estiveram em 50 golos. O Benfica vendeu um avançado ao Liverpool por 75M que foi o melhor marcador do campeonato. Tirando o Pote, que não é propriamente um avançado mas alguém com muito golo, os últimos 10 melhores marcadores do campeonato foram: Darwin, Vinicius, Seferovic, Jonas, Bas Dost, Jonas, Jackson Martins 3x e Cardozo. Todos eles avançados/ pontas de lança. O campeão tem sempre um avançado, no mínimo, com mais de 20 golos. E em Portugal até é o comum o campeão ter 2 ou 3 avançados com mais de 15 golos.
Neste momento, tens um avançado apenas, o Paulinho, escolhido por ti, que sobreutilizas de forma claramente exagerada e a quem colocas uma pressão que nem sequer faz bem ao próprio jogador. Jogue bem ou mal, o Paulinho é titular indiscutível.
Não tem concorrência. Não tem alguém que lute com ele pelo lugar. Nem sequer tem descanso. E isso está a dar cabo da cabeça do jogador… desculpa dizer isto mas esta teimosia no Paulinho pode ser a tua tragédia. E acredita, o Sporting é o lugar ideal para isso acontecer. Aqui, várias teimosias resultaram em fins de ciclo de vários jogadores, treinadores e até Presidentes.
E digo isto não por ser o meu desejo, eu renovava o teu contrato por 100 anos, mas sim por não querer que situações trágicas no Sporting se voltem a repetir.
Se queres ser campeão outra vez, tens de ser melhor que o actual campeão. E o teu avançado, neste momento, era 4.º opção no Porto. O teu único avançado! O Paulinho tem 11 golos no campeonato passado, e uma equipa que quer ser campeã tem de ter, no mínimo, mais 1 avançado que tenha mais de 20 golos. Já houve até campeões com 2 avançados acima dos 20 e 30 golos! Não podes estar simplesmente à espera que o Pote volte a fazer uma época como a de 20/21, porque ele até a pode fazer, mas os outros também evoluem, também crescem, e isso pode não chegar. As defesas ganham campeonatos sim, mas os ataques, na Liga portuguesa, também te os ganham. E os nossos rivais provam isso melhor que ninguém.
E, desculpa ser directo, mas não tentes “inventar” com falsos 9, Tabatas a quem não dás mais que 20 minutos, e Edwards no meio. Ninguém que queira ser campeão em Portugal ganha alguma coisa com ataques móveis, sem referências, sem avançados que marquem golos e deem luta aos defesas/ centrais adversários. O que ganha em Portugal são avançados que marquem golos do nada, que resolvam, que ganhem jogos.
Ninguém que queira ser campeão e lute por títulos pode acabar o jogo com o central no meio da defesa para bombear bolas. Isso não existe, isso é desespero.
Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer, embora me comece a preocupar.
Venho só rogar-te, por favor, para a necessidade de mais um avançado. Um avançado diferente do Paulinho. Até pode dar o que ele dá ao jogo, apoios frontais, ligação, ok, mas que tenha muito mais golo. Que tenha boa relação e não tenha medo da baliza. O Taremi faz tudo o que o Paulinho faz e ainda marca o dobro dos golos. O Benfica tem 5 alternativas para a posição. E nós, desculpa dizer-te, não vamos conseguir recuperar o título enquanto tivermos apenas 1 avançado, que nem é um goleador.
Não me interessam os resultados de pré época. Interessa-me ver como jogamos. E sem avançado, estamos mais longe dos rivais. Tens mais anos de futebol que eu, mas eu também já vi muito no Sporting. Podemos fazer coisas bonitas e engraçadas, mas estaremos mais longe de ganhar. Falo com conhecimento de causa.
Como te disse, faço este post porque gosto de ti e não quero que erres e te prejudiques com a tua teimosia. Quero que sejas o melhor treinador em Portugal, e que continues a ganhar no Sporting. Não é uma questão de razão, é uma questão de lógica e bom senso.
Por favor, Rúben, não deites tudo a perder. Tu até podes ter razão, fazer como queres e ganhares a mesma. Seria o primeiro a festejar e a ficar feliz com isso. Porque eu não quero ter razão, quero ganhar, e sinto que não estamos perto de ganhar neste momento.
Não te estragues, não deites tudo a perder…
Obrigado, Rúben, por me deixares ter este desabafo. Vamos lá partir e ganhar esta merda toda!”
“E digo isto não por ser o meu desejo, eu renovava o teu contrato por 100 anos, mas sim por não querer que situações trágicas no Sporting se voltem a repetir.”
Se calhar por isso, e RA sentir o mesmo, que não está muito preocupado em evoluir ou em ser campeão novamente.
Posso estar a ser muito injusto mas acho que RA está se a cagar para o Sporting e só não saiu porque ninguém se chegou á frente.
As considerações que faz sobre Paulinho são exactamente as mesmas que eu já aqui referi váriadissimas vezes, ainda ontem às 10:10
“nada tenho contra Paulinho, faz o que pode e sabe, para mim pouco, mas a questão principal é não haver qualquer alternativa, que dê outras soluções ao plantel, que alivie a pressão sobre o próprio Paulinho, ou que possa entrar em caso de lesão ou castigo”
Não tenho nenhum blogue, mas isto é tão óbvio que chega a ser absurdo não se perceber.
Termino repetindo aquilo que também disse ontem, “quando se junta uma direcção incompetente com um treinador inexperiente, dá nisto”
Mas pronto siga apoiando e aplaudindo que a malta só vai perceber quando começarmos a perder pontos ou o Paulinho se passar dos carretos e dar uma martelada num adversário qualquer.
A equipa é boa com os titulares todos em forma e a darem o seu melhor.
Por cada um que isso não acontece, a equipa baixa de produção porque quem entra está sempre num nível inferior – em alguns casos, num nível muito inferior.
Sobre isto tens o facto de a equipa parecer não evoluir mais na forma de jogar. É isto e não passa disto, ainda que o isto chegue para ganhar a maioria dos jogos da Liga e das Taças. Na Europa e em jogos mais complicados por cá, já canta outro galo.
Foi o que eu disse há 2 ou 3 dias: falta algo a esta equipa, para além de saber jogar noutros sistemas.
E isto, na minha opinião, também tem a ver com o dinheiro absolutamente torrado nos 2 primeiros anos do Varandas e com os maus negócios feitos já com o Amorim no comando! Esse dinheiro fazia agora muita falta para dar mais soluções, e até melhores, ao plantel do Amorim!
Tudo certo, mas existe um pormaior, O sistema táctico do Sporting, será desgastante para qq ponta lança. Nao considero Paulinho inferior a Toni Martinez. Paulinho no Porto seria um jogador diferente, mais focado na concretização.
O Tony Martinez é mais rápido, mais forte e sabe finalizar. O Paulinho é forte em todas as coisas que não precisamos quando temos alas que cruzam com a qualidade do Nuno Santos e do Porro.
Eu apenas tive oportunidade de ver a segunda parte.
Do que vi, continuo a achar que Trincão é um corpo tão estranho que não devia jogar, independentemente da qualidade que obviamente tem. Prefiro Edwards, muito mais incisivo.
Matheus Nunes, de quem sou fã, parece jogar pela primeira vez na equipa. Sabemos que é bom, mas faz tudo mal. Nem liga, nem constrói e defende mal.
Morita ainda tem tiques de equipa pequena quando destrói, mas promete e gosto.
Da equipa, apenas vi fogachos, repelões e iniciativas individuais.
O Amorim faz sempre duplas substituições que ofuscam quem entra. Já acontecia quando fazia entrar Bragança, tinha de entrar também Tabata. Fez entrar Fatawu, mas obriga-o a jogar com Esgaio.
Muito desastrado o Nuno Santos. A dupla com Matheus Reis muito complicativa.
Pote, Coates, Porro e Inácio parecem-me bastante soltos e disponíveis.
“A equipa masculina do Sporting superou o Benfica no final do primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Clubes, realizada no Estádio Doutor Magalhães Pessoa, em Leiria.
Há 11 anos que Sporting, em femininos, e Benfica, em masculinos, repartem a hegemonia nos Nacionais de clubes em Portugal, mas entre os homens as provas deste sábado mostraram que algo pode estar a mudar.
Se em femininos os leões confirmaram o favoritismo, terminando a jornada com 83 pontos, 23 mais do que o mais direto perseguidor, a Juventude Vidigalense, já em masculinos a segunda jornada promete muita luta entre Sporting e Benfica, que hoje chegaram ao fim do primeiro dia separados por três pontos.
A contribuir para os 75 pontos que os sportinguistas somaram, destaque para as vitórias de Rúben Amaral nos 5.000 metros – com um sprint emocionante a par do benfiquista Samuel Barata -, de Tiago Luís Pereira no salto em comprimento, de João Coelho nos 400 metros, de Roman Kokoshko no lançamento do peso e do veterano João Vieira nos 5.000 marcha.
A par destes, os leões conseguiram cinco segundos lugares.
Mas o equilíbrio é a nota dominante, com as duas equipas a repartirem quase sempre os dois lugares do pódio. Assim, o Benfica contabiliza 72 pontos, com vitórias de Reynier Mena nos 100 metros, Isaac Nader nos 1.500 metros, Leandro Ramos no lançamento do dardo e da estafeta de 4×100 metros.
Em terceiro lugar, longe, segue o Braga, com 45 pontos. Na luta pelo último lugar do pódio está a Casa do Benfica de Faro, que contabiliza 37.
Em femininos, o Sporting confirmou as expectativas, conquistando oito das 11 provas disputadas, através de Anabela Neto (salto em altura), Lorene Bazolo (100 metros), Irina Rodrigues (lançamento do disco), Patrícia Silva (1.500 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Evelise Veiga (salto em comprimento), Catarina Ribeiro (5.000 metros) e da estafeta de 4×100 metros.
As leoas estão bem encaminhadas para o 12.º título de clubes femininos consecutivo, porque a concorrência está bastante distante: a Juventude Vidigalense segue com 60 pontos no segundo lugar e o Estreito é terceiro, com 54,5 pontos, desafiado pelo Braga, que tem 53.”
Acho que é consensual que parece haver um abaixamento de forma do Mateus Nunes (caraças que já vai em mais de meio ano esse abaixamento). Pessoalmente gosto do Mateus, não o acho nem de perto nem de longe aquilo que muito se diz dele, mas é um gajo útil. O que noto é que se vê fdd num meio campo a 2 sem um gajo que se dedique inteiramente a defender. O ano passado era o mais fraco dos 4 a defender, este ano parece que vai ser igual porque o Morita não pareceu pato nenhum a defender. E sim acho que o Bragança defende melhor que o Mateus, recupera mais bolas e posiciona-se melhor. O Mateus o melhor que faz é sair em posse, e isso é fdd quando lhe metem 2 médios a fazer a cobertura ou alguém que defende bem em cima (lembrar da segunda parte contra o Braga em que foi completamente engolido pelo Al Musrati).
Acredito que foi o gajo que sofreu mais com a saída do Palhinha, não descarto a possibilidade de eventualmente ir para o banco e dar lugar ao Morita. Pessoalmente acho que está a demorar a evoluir o seu jogo e acrescentar coisas diferentes. Se tivesse de fazer uma avaliação acho que o Morita aproveitou bem mais para se mostrar esta pré época do que o Mateus, que a meu ver tem passado completamente ao lado.
Também é assim, se 70% das vezes que recebes a bola fazes a mesma coisa apanham-te facilmente. Ele é muito forte quando o jogo está partido porque é rápido e físico, mas são raras as ocasiões em que queres o jogo partido.
De qualquer maneira isto é a minha leitura, no entanto eu também acho que os elogios do Guardiola vieram fazer a cabeça a muita gente que passou a ver poucas falhas no Mateus quando eu acho que ele tem muitas quer defensivas quer a nível de passe.
Ultimamente tem estado bem abaixo do que foi o seu normal antes… E há uma coisa que, para mim, nunca teve, que é remate e golo, que o podia fazer um médio de elevada capacidade.
Se tiveram ofertas de 50M€ por ele – nem que fossem 45+5 – fizeram mal em não vender!
Do que me lembro nos sub23 ele nem tem mau remate. É outra coisa que me irrita solenemente no Sporting, e em muitas equipas hoje em dia, que quando se encontram de frente para a baliza e com espaço poucas vezes sai remate, são raríssimas as vezes, o único gajo que o faz ainda é o Pote, o resto que pobreza.
Se tu não descartas a possibilidade do Matheus ir para o banco para entrar o Morita, então é porque ainda não percebeste mesmo o quão teimoso é o Amorim. Na segunda metade da época passada, o Matheus fazia jogos maus atrás de jogos maus e o Bragança ficava sempre no banco e ele fazia os 90min. Este ano é o mesmo. Paulinho e Matheus Nunes têm lugar cativo no onze, façam o que façam.
O Matheus Nunes serve para (supostamente) criar superioridade numérica, pois quando recebe a bola, raramente a passa antes de, pelo menos, fintar um adversário.
O problema é que perde cada vez mais bolas com essas fintas e isso vai desgastando-o e desmotivando-o.
Eu nunca disse que o Paulinho era o único problema, é um deles e pelas várias razões que elenquei. Sobre sistemas tácticos não me alongo, muita gente aqui sabe muito mais que eu. Falo apenas sobre a construção do plantel. St juste ainda não calçou, falta apenas agora uma lesão (deus nos livre) de Coates ou Inácio e vamos estar a jogar contra um Bayern, com Esgaio a central, que não me leve a mal mas só pode ser brincadeira. É lateral direito , é extremo direito, é central, já fez extremo esquerdo, daqui a bocado é guarda redes também, a polivalência tem limites.
O Matheus e Ugarte são jogadores completamente diferentes, para mim falta também um trinco neste plantel.
Jogadores como Tiago Tomás, Jovanne, seriam extremamente úteis neste plantel, mas percebo a teoria do grupo forte e coeso, não reconheço no feitio destes 2 qualquer má vontade. Jovanne faria muito pior que Nuno Santos a extremo ? Duvido.
Morita é bom reforço, faz me lembrar Bragança mas com mais experiência é ainda mais rápido, estou a gostar de ver, de Trincão não sei se não vem com aquele estatuto de estrela que pouco se entrega, falta entrosamento talvez, ainda é cedo, mas não vi nada de especial.
Sobre o Franco, não me vou prenunciar mais, tenho imensas dúvidas que possa estar ao nível do que as competições e as exigências do Sporting precisam e fico-me por aqui.
Bom domingo a todos
Caraças, então não chega. Continuam com os fruteiros à perna. Mas os lampiões hão-de arranjar mais qualquer coisa. Não havia antigamente uma cena chamada a Taça Ibérica, ou algo assim?
Ui, então a coisa está preta. Vão ter que criar mais uma competição. Proponho a Time-traveller Cup, em homenagem a Cosme Lampião, esse pioneiro das viagens no tempo, que em 1906 era Sportinguista e depois viajou até 1904 para fundar o benfic@.
Não me acredito que os BILTRES que estão na direcção do SCP tenham quer os tomates, quer a capacidade para reverterem a curva descendente em que se encontra o futebol profissional desde há uns 5 meses para cá.
Dito isto, preparem-se para uma época de sofrimento…
Um plantel sem um avançado de jeito é como um jardim sem flores…
Ontem lá estive aproveitando as férias no Algarve. Boa casa, muito calor e leoes para um jogo treino.
Analisando o jogo e a pré época.
Na Baliza, Frank esteve bem. Não foi muito chamado mas não tremeu, arriscou.
Pareceu me forte na leitura da profundidade, e joga com os pés positivo. Não foi testado em reflexos rápidos nem nas saídas. Veremos. Caso se confirme que serão 2 meses para Adan acho que o mais normal é não se ir ao mercado. Mas não posso condenar se formos. Uma coisa é Franco vir e adaptar se outra é jogar já.
Atrás. St Juste deverá estar a ser gerido. Será titular em condições normais. Estranho Neto não fazer 1 minuto nos últimos 2 jogos. Mesmo que não conte para a titularidade, pode ter de jogar.
No meio campo Matheus Nunes é desesperante nesta fase. Não acrescenta. Limitativo, a atacar e a defender. Morita tem classe e pés. Não acho descabido que uma dupla Manu e Morita aconteça.
Na frente, Trincao a adaptar se. Procura muita bola entre linhas, dentro sobretudo. Arrisca, vai. Aparece. Falta adaptar se. Mas nota se que tem muito para dar. Pote está bem. Ckm e sem bola.
Paulinho trabalha que até me cansa. Disponível, apoia, tabela. Mas na área não dá
Ou não está lá quando é preciso, ou não tem faro de PL. A entrada do Edwards…para o meio perde tudo de bom que tem.
A equipa:
Não concordo que não temos dinâmicas diferentes . A colocação de Trincao na 1a fase entre linhas dentro, o facto de Pote ser muitas vezes o 3o médio… mantém se algumas coisas óbvias. Mas falta que cada vez que atraímos dentro e soltamos fora, que os nossos alas tenham mais apoio, gente na área. Falta variar o cj mais rápido, menos toques á Matheus.
Falta as vezes libertar mais Mateus Reis na saída.
Falta dar mais imprevisibilidade mais cedo. FAtawu e Edwards á cabeça.
Defender
Não defendemos bem neste mkmento. Estamos a pressionar mais alto, e nota se um esforço de todos. Mas o problema é coletivo. Falta referencias de pressão e timings. Nuno Santos está a pressionar muito alto fazendo que tenhamos muitos vezes uma linha de 3 atrás só (Porro na 1a fase também fica alto, não tento como NS) o que faz que os nossos centrais fiquem.muitas vezes expostos e Morita não é Palhinha.
Atrás a linha ainda não está a 100%
Transições
Reação a perda comtinua a ser uma das grandes qualidades da nossa equipa
Bolas paradas ofensivas neste momento simplesmente não criamos perigo. Defensivamente bem
Bem este vai ser o meu último post antes do campeonato começar. Não vale a pena me alongar muito mais sobre o que eu penso.
A pré época e os amigáveis servem para várias coisas.
– colmatar vendas ou lacunas do plantel, saiu Virginia, feddal, Vinagre, palhinha, Sarabia, Bragança por lesão, e possivelmente Tabata. Vieram Morita, st juste, Franco, Trincão. O plantel já tinha lacunas ainda ficou com mais.
-Ensaiar variantes do sistema táctico. Dos poucos jogos que vi, nada nesse sentido
-Dar lugar a jovens da formação, para aquilatar as suas reais capacidades em alta rotação. Julgo que neste aspecto fez-se alguma coisa mas pouco, tirando uns jogos de 70 min à porta fechada, da formação pouco vi a jogar.
-Ganhar ritmo e forma física, neste aspecto não me posso prenunciar muito, mas julgo que as metas estão cumpridas. Alguns jogadores ainda não atingiram a forma ideal, mas é normal.
– Trabalhar dinâmicas, entrosamento e confiança baseada em boas exibições e vitórias, aqui também muito pouco a salientar. 5 ou 6 empates e 1 derrota em 10 jogos, longe de ser brilhante.
Olhando para o global, fico com a impressão que esta pré época não correu nada bem, ao contrário do que alguns afirmam. Os reforços vieram antecipadamente, sim nesse aspecto sim, mas faltam claramente mais reforços e não parece haver qualquer intenção de os ir buscar. Não parece haver qualquer evolução na equipa e o futebol apresentado roça entre o pobre e o muito pobre. São jogos a feijões certo, mas mesmo nestes jogos pedia se outra dinâmica e outra vontade.
Resumindo, as minhas expectativas para esta época são muito baixas, vendo os nossos rivais jogar parece me que estamos bastante atrás. Espero estar enganado mas para quem sonha com altos voos para este ano, usando a terminologia aeronáutica ” brace yourselves for impact”
Até breve
a teoria é que apostar nos jovens é mandar os putos de 17 anos lá para dentro, era mandar o rodrigo, o chemiti, o essugo, o m fernandes, o nazinho, o marsa, em vez de colocar o israel, ia já o callai para a baliza.
nem interessa se estão preparados ou não para isso.
ele até podia fazer isso, se a coisa corresse bem era o maior, se corresse mal já estava a queimar os miudos
Um dia a malta vai perceber que apostar não é meter lá para dentro. Essugo e RR são aposta, Esteves também, não jogam nos seniores mas são aposta, se acham que não então não fazem a mínima ideia do que estão a falar.
Verdade. Mas para isso calamo-nos com a tanga de super clube formador e super Academia.
Nenhum está preparado e daqui a 2 anos estarão a servir se moeda de troca ou em sucessivos empréstimos.
Há que admitir sem complexos que em outros clubes formadores os putos com 17,18 e 19 anos têm qualidade para serem titulares e no Sporting não estão preparados e por isso compramos do catálogo, as metades…
Exacto. Foram aposta porque Ruben Amorim percebeu que davam mais garantias do que aquilo que herdou. E mesmo Tiago Tomás.
O que temos agora não dá garantias. Por isso vamos ao mercado comprar substitutos de MN, de Saravia, de Max, etc.
E daqui a um ano estaremos a apostar em Fatawu e a voltar a emprestar Catamo, e a comprar o suplente de Ugarte ou de Morita, ou de Mateus Nunes, ou de Inácio.
Desculpem, é apenas a minha visão. Para mim isso não é aposta.
Aposta é ter um puto como suplente do titular, não é dar minutos em taças e jogos a feijões.
Enquanto continuar a ver a sair do banco sempre o mesmo não vou alterar a minha opinião…
Penso que ele queria dizer jovens da Academia.
E se assim for, concordo que aposta da primeira época na cantera devido a falta de qualidade do plantel que lhe foi oferecido, desapareceu.
A aposta da titularidade tem sido na formação dos outros. Dos 6 jovens que o Ricardo citou nenhum foi formado no Sporting. Mesmo MN foi contratado em idade sénior para a equipa B.
Aposta efetiva em jovens de 17 anos como vemos em outras equipas (vi a dias um clube, penso que italiano, a jogar com um médio de 15 anos!) não existe e dificilmente haverá após o significativo investimento no actual plantel.
Exacto. Foram aposta porque Ruben Amorim percebeu que davam mais garantias do que aquilo que herdou. E mesmo Tiago Tomás.
O que temos agora não dá garantias. Por isso vamos ao mercado comprar substitutos de MN, de Saravia, de Max, etc.
E daqui a um ano estaremos a apostar em Fatawu e a voltar a emprestar Catamo, e a comprar o suplente de Ugarte ou de Morita, ou de Mateus Nunes, ou de Inácio.
Desculpem, é apenas a minha visão. Para mim isso não é aposta.
Aposta é ter um puto como suplente do titular, não é dar minutos em taças e jogos a feijões.
Enquanto continuar a ver a sair do banco sempre o mesmo não vou alterar a minha opinião…
“Por isso só por Ignorância ou desonestidade intelectual é que alguém afirma que Amorim não aposta nos jovens”
Depende do que consideres “jovem”.
“jovens” são dos sub-21para baixo.
“Assim de rajada 5 jovens no 11 base..”
Porro tem 22 anos
Trincão tem 22 anos
Matheus Nunes tem 23 anos
Pote tem 24 anos
Foram aposta de Amorim no Sporting:
Porro com 21 anos
Trincão com 22 anos
Matheus Nunes com 20 anos
Pote com 21 anos
O único sub-21 da lista é Matheus Nunes.
Mas tu deves ter outra bitola para o que é “aposta em jovens”, por isso não te digo que “só por Ignorância ou desonestidade intelectual é que alguém afirma que Amorim aposta nos jovens”.
Posto assim o problema, diria que há má fé da tua parte.
E que não tens acompamhado os nossos jovens (sub-19, sub-23) para saberes o que valem
E que o valor dos nossos jovens está nos “mais jovens”: 15 a 17 anos, um ou outro com 18 . (Não recordo nenhum valor “seguro” com 19 a 21 anos)
Este ano as expectativas estão baixas, então alguns parecem em depressão
A época passada as expectativas eram elevadas, alguns parecia em euforia
A duas épocas as expectativas eram zero! Na melhor das hipóteses era o quarto lugar!
O que eu acho é que podia estar melhor claro! Mas calma, ainda nem começou e estar com profecias da desgraça não ajuda nada!
Há duas épocas as expetativas não eram zero. Pelo menos para mim não eram. Tinham-se notado nítidas melhorias com a chegada do Amorim. O problema é que parecem ter ficado por aí. Continuamos sem um PL digno desse nome. O Tabata, única alternativa mais ou menos válida que temos, que entrava e marcava e depois voltava a aquecer o banco, vai ser vendido por tuste e meio… Contra equipas mais fracas, os 3 centrais são “overkill”. Acabamos frequentemente com o credo na boca e o Coates na área adversária. Contra equipas mais fortes, um meio-campo a 2 não chega. Temos dificuldade em manter a posse e ficamos com os setores muito desligados. Por isso, peço-te desculpa, mas estou muito menos otimista hoje do que estava no início da época em que ganhamos o título. Duvido muito que o Amorim consiga repetir o feito.
O que se dizia de Porro, Feddal, Nuno Santos, Neto…?
De Ruben Amorim?? Tinha perdido o 3.º lugar para o braga, era o amendoim, eram os milhões que tinham pago ao braga e tinha ficado atrás do braga….
A memória é curta…
Dos outros não posso falar. Falei por mim. Depois do Silas, Amorim elevou-me as expetativas. As melhorias foram nítidas. No entanto, é inegável que sem um pouco de sorte não teríamos sido campeões. Nunca escondi aqui que não gosto dos 3 centrais, mas, mesmo dentro dessa tática, acredito que haja coisas que possam ser feitas para se melhorar o jogo da equipa, a começar por se contratar um PL de jeito. Coisas que não foram feitas por Amorim. Por isso, volto a frisar, estava muito mais otimista no início da época do título do que estou agora.
Mas há dúvidas que na segunda época inteira de Amorim fomos muito mais equipa?
Fizemos os mesmos 85 pontos… Mas fomos mais consistentes e não houve milagres nos descontos.
Na época passada não fomos campeões, porque simplesmente os pinheiros e Soares dias já tinham ordens desde o início da época que os fruteiros tinham que ser campeões.
Exemplos… As vitórias dos fruteiros em Moreira de Cónegos, no Bessa e no Estoril (principalmente esta pois permitiu abrir 6 pontos)
E claro… Vamos achar normal as arbitragens nos nossos 2 jogos com os fruteiros. Vamos achar normal o pepe dar um murro no Coates dentro da área… Tal como vamos achar normal o taremi pisar o Coates e em vez de ser expulso… Ser amarelo para o Coates… Que posteriormente acabaria expulso.
Mas aí é tal o ponta de lança tem que ser um dos melhores marcadores da liga.
A equipa do melhor marcador da época passada por altura do Natal já tinha perdido o campeonato….
O Bas Dost lutou realmente alguma vez pelo título em Portugal?
Por isso deixem de histerismo e de serem arautos da desgraça e confiem alguma coisa no Homem que fez o Sporting Campeão e que o meteu a lutar pelo título de forma consistente
Também perdes com o Braga e o Paulinho tem o 2-0 na cabeça, tem o pior falhanço da época. Não é o end all be all, mas teres um PdL ou avançado matador tem um grande impacto no campeonato.
Mas acrescentava aí os jogos miseráveis que fizemos nos Açores contra o Santa Clara – onde perdemos 3-2 depois de estarmos 2 vezes em vantagem -, em casa contra o Braga (derrota por 2-1) e em casa com os lampiões (derrota por 2-0, em que eles jogaram fechadinho como equipa pequena).
Só nestes 3 jogos foram 9 pontos para o galheiro.
A acrescentar nos jogos em que fomos roubados contra o Porco e contra o Famalicão…
A equipa foi mais consistente que na época em que foi campeã.
Mas infelizmente tivemos um Pote e um Matheus Nunes bem abaixo do que tinham produzido na época anterior.
Nunca vou perceber esse argumento.
Jogos fracos, dias mais, todas as equipas do mundo tem. Se não tivessem era fácil adivinhar o desfecho de todos os campeonatos.
A diferença é que fomos miseráveis conta o Santa Clara e perdemos, o Porto foi miserável contra o Estoril e arranjaram forma de ganhar na mesma.
Acabou a pré época.
não me vou alongar muito:
não consigo ver ainda nenhum upgrade em relação ao plantel da época passada o que me deixa bastante apreensivo, depender de pote é muito pouco pouquinho.
Não segui a pré-epoca com atenção, como já acontece há alguns anos. Também não vou fazer nenhuma previsão visto que há gente que acha que eu não posso fazer isso porque me faz ser lampião ou merdas do género, e já não tenho pachorra para eles.
Olhando para este plantel a competir em 3 competições porque a taça da carica não conta muito é de ficar preocupado.
Ter só fezada em Amorim não chega, neste momento o plantel é mais fraco do que o do ano passado.
É uma opinião de quem não percebe nada.
Bem, tema “aposta na formação” ou, se preferirem, “aposta nos jovens”…
O que se tem feito no FM, pelo menos desde que Amorim chegou, é uma aposta nos jovens.
Não me lixem!
Só não vê isso, ou questiona isso, quem é cego ou por má fé!
O homem chegou e puxou logo para o plantel principal… Joelson, Quaresma, Nuno Mendes, Inácio e TT. Já lá estava o Bragança que continuou a ter tempo de jogo.
O Nuno Mendes foi vendido por 38M€ à conta dessa (óbvia) aposta nele.
O Inácio vale hoje bem mais de 20M€ à conta dessa aposta dele.
Os outros?
Bem, quem aproveitou aproveitou, quem não aproveitou tivesse aproveitado!
Isto que se fez é o que é a aposta na formação ou nos jovens.
Dar oportunidades e esperar que tenham valor para demonstrar que merecem ficar e estar na equipa principal.
No FF carrega-se o plantel de jogadoras que vêm da formação e jovens, mas a maioria não tem valor. Qualidade equivalente no FM nem aos treinos é chamada da equipa principal, quanto mais pertencer ao plantel!
Do plantel actual do FF, mais de metade do plantel nunca será uma jogadora mais do que mediana. 2/3 das jovens do plantel não serão jogadoras de referência do futebol português sequer, quanto mais terem umas carreiras decentes no FF.
No entanto o plantel, como o Varandas quer – mas para baixar o custo do FF – está carregado de “ADN Sporting” dizem. Só que não! ADN Sporting nunca será a mediania e é mediania o que grande parte deste plantel tem… ainda que vindo da formação do Clube.
Não vou colocar aqui nomes pela simples razão que as miúdas não têm culpa. Limitam-se a seguir o seu sonho e, na minha opinião, dão tudo o que têm para dar. A culpa não é delas, que fazem o seu melhor. A culpa é de quem dirige o clube e engana os sócios e os adeptos com a lenga-lenga do “ADN do Sporting” só porque formamos decentemente no FM.
A aposta na formação tem de ter como base a qualidade. Não há formação sem qualidade. Podes ter 300 jovens que se nenhum tiver qualidade isso vale-te zero! Ou podes ter 20 e teres 2 ou 3 de qualidade, e já tens qualquer coisa para o futuro!
Ser atleta, especialmente do futebol, requer uma série de valências que, por exemplo, se viam no Nuno Mendes ou noutros jogadores: tecnicamente acima da média, velocidade, intensidade, competitividade, capacidade física, colocação e potência de remate, decente jogo de cabeça, inteligência/perceber o jogo, etc…
Na esmagadora maioria das jovens do FF não se vê nada do que, por exemplo, se via no Nuno Mendes. Mas são todas aposta.
E vamos ver o resultado disso…
E a propósito da formação, dos jovens e da qualidade , metam os olhos na Oberdorf, na Brand, na Hemp, na Stanway e de outras jovens que vão entrar depois…
Não se trata de valorização, trata-se de aproveitamento. Mesmo quando emprestas por vezes é um aproveitamento da formação. Vimos isso com Adrien, Cedric, William e aposto que vamos ver com o Esteves. Agora é dificil aproveitar algo bom quando o que tens são gajos tipo o Tomás Silva, ou o Chico Lamba, e há lá muita malta dessa. O Essugo e o RR esses já fizeram pré-época, já treinaram várias vezes com o plantel principal, isso também é aproveitamento.
Minutos, jogos, é algo muito redutor do que é trabalhar um jogador da formação e moldá-lo para estar apto a entrar num jogo sénior e não claudicar.
Z, percebo o que queres dizer mas convém compreender o contexto.
Vamos lá ver, tu tens qualidade suficiente para, em vez dos 2 que falas, poderem ser, por exemplo, 4 – o dobro? Ou 6 – o triplo?
Na minha opinião, não tens.
Por isso só aproveitaste 2.
E porque não faz o Varandas no FM o que está a fazer no FF – encher o plantel de miúdas que vêm da formação tenham ou não qualidade para dotar o clube/equipa das armas para lutar pelo campeonato?
Porque achas tu que no FF se enche o plantel de jovens da formação, e no FM não?
Não é porque no FF há mais qualidade, porque a realidade é exactamente o contrário.
É porque se ele fizesse no FM o que está a fazer no FF, nem um ano durava na presidência…
Agora, pergunto-te eu…
O que é que tu queres?
Uma equipa competitiva no FM ou uma equipa à imagem do FF, cheia de jovens da formação mas sem potencial para lutar pelo campeonato português?
0-0 ao intervalo num jogo nem sempre bem jogado, muito físico, equilibrado, mas com a arbitragem a emperrar muito a partida ao apitar a tudo e mais alguma coisa – e muitos erros.
30 Julho, 2022 at 23:18
Não vi o jogo com grande atenção, nesta fase já só quero que comecem os jogos a sério.
Do que vi, jogo sem grande intensidade da nossa parte na primeira parte e melhoramos na 2º parte.
1 semana para preparar o Braga, amanha acredito ou durante a semana deve sair post do balanço da pré-época e ai logo lanço o meu bitaite.
30 Julho, 2022 at 23:21
Uma das coisas que gostaria de perguntar ao RA é porque os movimentos do Matheus Nunes é sempre meia esquerda, porque não varia de vez em quando e faz meia direita? Também gostava que durante o jogo houvesse trocas entre o Trincão e o Pote.
Acho que a equipa está a ficar demasiado mecanizada e automatizada nos movimentos pré-definidos. Pouca criatividade e também muito pouca dinâmica. Se fosse preciso outras provas basta ver a dificuldade do Porro nos lançamentos, não encontrava ninguém livre, tudo parado ou fizeram o movimento básico de desmarcaçao facilmente anulável e pararam.
Na segunda parte pareceu-me durante poucos minutos o Pote recuar um pouco para ser o 3.º médio e Paulinho/Trincão mais na frente, mas foi só um instante.
Defensivamente não é por aí que estão os problemas, pode mudar uma ou outra peça que a consistência defensiva vai-se manter.
31 Julho, 2022 at 9:18
Pq tem características unicas para variar o jogo para flanco oposto.
A colocação de matheus no corredor nao é de agora já o ano passado este “aclaramento” á esquerda com a equipa em posse era sistemático e acaba por fazer com que nuno Santos se projecte no corredor lateral em busca de profundidade.
Matheus ao receber na esquerda atrai consigo o interior do adv permitindo qie no corredor oposto quer trincao ou porro fiquem livres e depois Matheus com a sua qualidade de transporte e de passe faz isso mt bem.
E agora perguntas. Mas pq nao fazemos isso com o central mais aberto e mantemos 2 medios mais juntos?
Pq Amorim e bem nao abre os centrais para manter equilibrios e transição defensiva mais segura.
31 Julho, 2022 at 14:46
A minha questão não é porque o Matheus faz isso na esquerda mas sim porque de vez em quando em vez de ir fazer na esquerda não vai fazer à direita?
30 Julho, 2022 at 23:47
Uma bela merda de jogo, safou-se o Morita que foi o gajo mais esclarecido.
O Porro e o NS não acertaram um cruzamento.
O meio campo esteve demasiado lento, principalmente o MN que jogou a passo.
O Trincão tem que comer uns bifes a ver se ganha corpo e se acordo, porque tá dormente. O Fatawu entrou bem melhor.
De resto, estre trio de ataque tem que melhorar muito, porque dos 3 só um joga que é o Pote.
Apreensivo para o primeiro jogo. E nada confiante
31 Julho, 2022 at 0:24
Não vou escrever quase nada, para não melindrar ninguém. Mas “nada preocupado”, como dizia o outro senhor.Boa noite e as melhoras, ao nosso treinador e à nossa equipa.
31 Julho, 2022 at 0:24
Na primeira jornada vamos a Braga. Na terceira, vamos ao Porto.
Em Braga, já veremos outra desenvoltura.
Estou sólidario com o homem, não gosto ver um idoso a chorar. Quem é que deu da poção mágica ao Cão? nunca mais o viu….
31 Julho, 2022 at 9:49
Em Braga duvido que seja diferente a dinâmica. Pode ser que corra bem…
31 Julho, 2022 at 4:59
Eu gostaria de dar uma dica:
Nos posts para ovacionar campeões de modalidades, como o mais recente André Santos ou posts que sejam para dar algum tipo de parabéns a atletas ou modalidades porque não se faz comentários apenas positivos, de parabéns, de incentivo, de força….
Deixar os comentários de críticas para outros posts!
Acho que era mais bonito ter comentários tipo parabéns campeão do que ter comentários parabéns campeão mas isto ou aquilo!
31 Julho, 2022 at 8:10
+1
31 Julho, 2022 at 9:31
Não sei se já colocaram por aqui…
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/295640433_481138380685175_297401762170756730_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-7&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=Uv8OEyxMwssAX8XrKum&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=00_AT8HL5GhWKYmfJhgq7SBv64TgLIY7yGLIoFgDK1wNi4tzg&oe=62EB7F43
31 Julho, 2022 at 17:17
https://www.facebook.com/100063670503740/videos/pcb.481486160650397/785472609543720
https://www.facebook.com/100063670503740/videos/pcb.481486160650397/1416063775574466
31 Julho, 2022 at 10:05
Não sei quem escreveu este texto, mas li-o e penso que traduz o que a esmagadora maioria dos Sportinguistas pensam:
“Não deites tudo a perder, Rúben…
Ponto prévio: sou o fã número 1 do Rúben Amorim. É o melhor treinador que já vi no Sporting. O Treinador que andei durante anos a idealizar para treinar o meu Clube. A pessoa que deu estabilidade ao Sporting, mas não aquela estabilidade conformada ao nível dos anos de Paulo Bento, em que 4 segundos lugares bastavam e o clube não estava em crise porque o Benfica quase não dava luta… Não, estabilidade numa altura crítica, quando chegou o Sporting estava outra vez a desmoronar-se, Amorim juntou as peças todas e construiu algo bem alicerçado, com fundações muito fortes. E o Sporting tem crescido muito com isso, juntamente com o próprio Treinador. Estabilidade ao ponto de podermos evoluir e subir etapas sem à mínima coisa deitar tudo a perder, isso era algo vintage Sporting.
E sinto que ainda há muito para ganhar e evoluir com Amorim, e mesmo na eventualidade de já não haver Amorim, o Sporting continua a ter um longo caminho a percorrer. Mas foi o seu treinador que abriu as portas para esse caminho.
Rúben Amorim deu-me um dos maiores prazeres e uma das maior alegrias da minha vida: poder ver o meu Clube campeão. Estar-lhe-ei sempre grato por isso, nunca fui mal agradecido e detesto ingratidão e memórias curtas.
Mas gosto demasiado do Sporting e do próprio Rúben Amorim para não dizer o que me vai na alma, nas palavras que se seguem:
Peço desculpa por me intrometer no teu trabalho. Só que eu gosto muito de ti, e gosto muito do Sporting. E tenho muitos anos de Sporting, muitos anos em plena consciência, e falo com conhecimento de causa. Porque já vi muita coisa acontecer, coisas que parecem inexplicáveis no futebol e no desporto, mas o Sporting tem estas características especiais.
E é precisamente por querer que tu e que o Sporting sejam melhores todos os dias que tenho de dizer isto. Não me peçam para ser yes-man, de dizer que tu é que sabes, porque isso nunca foi boa política, sobretudo neste Clube. Tu sabes muito sim, mas não sabes tudo. E eu não quero saber se dizem que eu estou a criticar ou a falar mal, não me interessa, estou a fazê-lo de forma puramente construtiva e fundamentada. E tenho de desabafar porque as minhas sensações não são boas, estou a sentir algo que outrora senti. E não quero voltar ao antigo Sporting, por favor, já chega.
Rúben, eu sei que queres voltar a ser Campeão e tu próprio já o disseste. Eu sei que tens essa exigência. Que queres continuar a evoluir, a ganhar e a retribuir com títulos ao Clube que apostou em ti. Mas a tua teimosia está a cegar-te, Rúben. Parece que estás a querer mostrar que tu é que estás certo e nós é que estamos errados. Mas não é isso que tens de fazer, tens apenas de mostrar que és o melhor e que queres ganhar. E, lamento, mas não estás a pensar nisso neste momento. Estás quase numa pequena batalha mental com os sportinguistas “eu é que sei, se foi isto que eu escolhi é porque eu é que tenho razão”. E não é assim que funciona, Rúben. O objectivo é tu quereres o melhor do colectivo, e não ser o que tem razão ou com o maior orgulho.
Foste campeão em 2021 pela tua competência, pela tua crença e conhecimento. E pela estrelinha e alguma sorte, mas não sorte inesperada, foi sim aquela sorte que “protege os audazes” e os que trabalham para isso. Foi totalmente merecido. Mas essa estrelinha não dura sempre, a competência e o trabalho são muito mais importantes.
Rúben, o actual campeão nacional tem 3 avançados que juntos, o ano passado, estiveram em 50 golos. O Benfica vendeu um avançado ao Liverpool por 75M que foi o melhor marcador do campeonato. Tirando o Pote, que não é propriamente um avançado mas alguém com muito golo, os últimos 10 melhores marcadores do campeonato foram: Darwin, Vinicius, Seferovic, Jonas, Bas Dost, Jonas, Jackson Martins 3x e Cardozo. Todos eles avançados/ pontas de lança. O campeão tem sempre um avançado, no mínimo, com mais de 20 golos. E em Portugal até é o comum o campeão ter 2 ou 3 avançados com mais de 15 golos.
Neste momento, tens um avançado apenas, o Paulinho, escolhido por ti, que sobreutilizas de forma claramente exagerada e a quem colocas uma pressão que nem sequer faz bem ao próprio jogador. Jogue bem ou mal, o Paulinho é titular indiscutível.
Não tem concorrência. Não tem alguém que lute com ele pelo lugar. Nem sequer tem descanso. E isso está a dar cabo da cabeça do jogador… desculpa dizer isto mas esta teimosia no Paulinho pode ser a tua tragédia. E acredita, o Sporting é o lugar ideal para isso acontecer. Aqui, várias teimosias resultaram em fins de ciclo de vários jogadores, treinadores e até Presidentes.
E digo isto não por ser o meu desejo, eu renovava o teu contrato por 100 anos, mas sim por não querer que situações trágicas no Sporting se voltem a repetir.
Se queres ser campeão outra vez, tens de ser melhor que o actual campeão. E o teu avançado, neste momento, era 4.º opção no Porto. O teu único avançado! O Paulinho tem 11 golos no campeonato passado, e uma equipa que quer ser campeã tem de ter, no mínimo, mais 1 avançado que tenha mais de 20 golos. Já houve até campeões com 2 avançados acima dos 20 e 30 golos! Não podes estar simplesmente à espera que o Pote volte a fazer uma época como a de 20/21, porque ele até a pode fazer, mas os outros também evoluem, também crescem, e isso pode não chegar. As defesas ganham campeonatos sim, mas os ataques, na Liga portuguesa, também te os ganham. E os nossos rivais provam isso melhor que ninguém.
E, desculpa ser directo, mas não tentes “inventar” com falsos 9, Tabatas a quem não dás mais que 20 minutos, e Edwards no meio. Ninguém que queira ser campeão em Portugal ganha alguma coisa com ataques móveis, sem referências, sem avançados que marquem golos e deem luta aos defesas/ centrais adversários. O que ganha em Portugal são avançados que marquem golos do nada, que resolvam, que ganhem jogos.
Ninguém que queira ser campeão e lute por títulos pode acabar o jogo com o central no meio da defesa para bombear bolas. Isso não existe, isso é desespero.
Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer, embora me comece a preocupar.
Venho só rogar-te, por favor, para a necessidade de mais um avançado. Um avançado diferente do Paulinho. Até pode dar o que ele dá ao jogo, apoios frontais, ligação, ok, mas que tenha muito mais golo. Que tenha boa relação e não tenha medo da baliza. O Taremi faz tudo o que o Paulinho faz e ainda marca o dobro dos golos. O Benfica tem 5 alternativas para a posição. E nós, desculpa dizer-te, não vamos conseguir recuperar o título enquanto tivermos apenas 1 avançado, que nem é um goleador.
Não me interessam os resultados de pré época. Interessa-me ver como jogamos. E sem avançado, estamos mais longe dos rivais. Tens mais anos de futebol que eu, mas eu também já vi muito no Sporting. Podemos fazer coisas bonitas e engraçadas, mas estaremos mais longe de ganhar. Falo com conhecimento de causa.
Como te disse, faço este post porque gosto de ti e não quero que erres e te prejudiques com a tua teimosia. Quero que sejas o melhor treinador em Portugal, e que continues a ganhar no Sporting. Não é uma questão de razão, é uma questão de lógica e bom senso.
Por favor, Rúben, não deites tudo a perder. Tu até podes ter razão, fazer como queres e ganhares a mesma. Seria o primeiro a festejar e a ficar feliz com isso. Porque eu não quero ter razão, quero ganhar, e sinto que não estamos perto de ganhar neste momento.
Não te estragues, não deites tudo a perder…
Obrigado, Rúben, por me deixares ter este desabafo. Vamos lá partir e ganhar esta merda toda!”
31 Julho, 2022 at 10:20
foi o Sporting Tactico
31 Julho, 2022 at 10:27
Sim.
Eu retirei da página do Sporting Táctico no FB.
Apenas desconhecia o nome do seu autor.
31 Julho, 2022 at 11:18
Analisando a pré época corroboro do comentário na íntegra.
SL
31 Julho, 2022 at 19:33
“E digo isto não por ser o meu desejo, eu renovava o teu contrato por 100 anos, mas sim por não querer que situações trágicas no Sporting se voltem a repetir.”
Se calhar por isso, e RA sentir o mesmo, que não está muito preocupado em evoluir ou em ser campeão novamente.
Posso estar a ser muito injusto mas acho que RA está se a cagar para o Sporting e só não saiu porque ninguém se chegou á frente.
31 Julho, 2022 at 10:50
As considerações que faz sobre Paulinho são exactamente as mesmas que eu já aqui referi váriadissimas vezes, ainda ontem às 10:10
“nada tenho contra Paulinho, faz o que pode e sabe, para mim pouco, mas a questão principal é não haver qualquer alternativa, que dê outras soluções ao plantel, que alivie a pressão sobre o próprio Paulinho, ou que possa entrar em caso de lesão ou castigo”
Não tenho nenhum blogue, mas isto é tão óbvio que chega a ser absurdo não se perceber.
Termino repetindo aquilo que também disse ontem, “quando se junta uma direcção incompetente com um treinador inexperiente, dá nisto”
Mas pronto siga apoiando e aplaudindo que a malta só vai perceber quando começarmos a perder pontos ou o Paulinho se passar dos carretos e dar uma martelada num adversário qualquer.
31 Julho, 2022 at 11:08
Mas o problema da equipa não é só o Paulinho.
Há jogadores em claro sub-rendimento que não têm substituto à altura (Matheus Nunes).
31 Julho, 2022 at 11:25
Também acho.
A equipa é boa com os titulares todos em forma e a darem o seu melhor.
Por cada um que isso não acontece, a equipa baixa de produção porque quem entra está sempre num nível inferior – em alguns casos, num nível muito inferior.
Sobre isto tens o facto de a equipa parecer não evoluir mais na forma de jogar. É isto e não passa disto, ainda que o isto chegue para ganhar a maioria dos jogos da Liga e das Taças. Na Europa e em jogos mais complicados por cá, já canta outro galo.
Foi o que eu disse há 2 ou 3 dias: falta algo a esta equipa, para além de saber jogar noutros sistemas.
E isto, na minha opinião, também tem a ver com o dinheiro absolutamente torrado nos 2 primeiros anos do Varandas e com os maus negócios feitos já com o Amorim no comando! Esse dinheiro fazia agora muita falta para dar mais soluções, e até melhores, ao plantel do Amorim!
31 Julho, 2022 at 11:11
Tudo certo, mas existe um pormaior, O sistema táctico do Sporting, será desgastante para qq ponta lança. Nao considero Paulinho inferior a Toni Martinez. Paulinho no Porto seria um jogador diferente, mais focado na concretização.
31 Julho, 2022 at 11:26
O Tony Martinez é mais rápido, mais forte e sabe finalizar. O Paulinho é forte em todas as coisas que não precisamos quando temos alas que cruzam com a qualidade do Nuno Santos e do Porro.
31 Julho, 2022 at 11:19
Não vi o jogo de ontem, mas parece ter sido igual a tantos outros e pior, com os mesmos erros.
Não se foquem apenas no Paulinho, porque com este modelo é indiferente o nome do avançado.
Para piorar, temos um início de campeonato difícil, que esperemos não seja a repetição destes jogos de pré época.
Sem modelo alternativo, tendo apostado num onze base, estamos muito mal.
31 Julho, 2022 at 11:25
Eu apenas tive oportunidade de ver a segunda parte.
Do que vi, continuo a achar que Trincão é um corpo tão estranho que não devia jogar, independentemente da qualidade que obviamente tem. Prefiro Edwards, muito mais incisivo.
Matheus Nunes, de quem sou fã, parece jogar pela primeira vez na equipa. Sabemos que é bom, mas faz tudo mal. Nem liga, nem constrói e defende mal.
Morita ainda tem tiques de equipa pequena quando destrói, mas promete e gosto.
Da equipa, apenas vi fogachos, repelões e iniciativas individuais.
O Amorim faz sempre duplas substituições que ofuscam quem entra. Já acontecia quando fazia entrar Bragança, tinha de entrar também Tabata. Fez entrar Fatawu, mas obriga-o a jogar com Esgaio.
Muito desastrado o Nuno Santos. A dupla com Matheus Reis muito complicativa.
Pote, Coates, Porro e Inácio parecem-me bastante soltos e disponíveis.
31 Julho, 2022 at 11:36
“A equipa masculina do Sporting superou o Benfica no final do primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Clubes, realizada no Estádio Doutor Magalhães Pessoa, em Leiria.
Há 11 anos que Sporting, em femininos, e Benfica, em masculinos, repartem a hegemonia nos Nacionais de clubes em Portugal, mas entre os homens as provas deste sábado mostraram que algo pode estar a mudar.
Se em femininos os leões confirmaram o favoritismo, terminando a jornada com 83 pontos, 23 mais do que o mais direto perseguidor, a Juventude Vidigalense, já em masculinos a segunda jornada promete muita luta entre Sporting e Benfica, que hoje chegaram ao fim do primeiro dia separados por três pontos.
A contribuir para os 75 pontos que os sportinguistas somaram, destaque para as vitórias de Rúben Amaral nos 5.000 metros – com um sprint emocionante a par do benfiquista Samuel Barata -, de Tiago Luís Pereira no salto em comprimento, de João Coelho nos 400 metros, de Roman Kokoshko no lançamento do peso e do veterano João Vieira nos 5.000 marcha.
A par destes, os leões conseguiram cinco segundos lugares.
Mas o equilíbrio é a nota dominante, com as duas equipas a repartirem quase sempre os dois lugares do pódio. Assim, o Benfica contabiliza 72 pontos, com vitórias de Reynier Mena nos 100 metros, Isaac Nader nos 1.500 metros, Leandro Ramos no lançamento do dardo e da estafeta de 4×100 metros.
Em terceiro lugar, longe, segue o Braga, com 45 pontos. Na luta pelo último lugar do pódio está a Casa do Benfica de Faro, que contabiliza 37.
Em femininos, o Sporting confirmou as expectativas, conquistando oito das 11 provas disputadas, através de Anabela Neto (salto em altura), Lorene Bazolo (100 metros), Irina Rodrigues (lançamento do disco), Patrícia Silva (1.500 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Evelise Veiga (salto em comprimento), Catarina Ribeiro (5.000 metros) e da estafeta de 4×100 metros.
As leoas estão bem encaminhadas para o 12.º título de clubes femininos consecutivo, porque a concorrência está bastante distante: a Juventude Vidigalense segue com 60 pontos no segundo lugar e o Estreito é terceiro, com 54,5 pontos, desafiado pelo Braga, que tem 53.”
31 Julho, 2022 at 11:40
Acho que é consensual que parece haver um abaixamento de forma do Mateus Nunes (caraças que já vai em mais de meio ano esse abaixamento). Pessoalmente gosto do Mateus, não o acho nem de perto nem de longe aquilo que muito se diz dele, mas é um gajo útil. O que noto é que se vê fdd num meio campo a 2 sem um gajo que se dedique inteiramente a defender. O ano passado era o mais fraco dos 4 a defender, este ano parece que vai ser igual porque o Morita não pareceu pato nenhum a defender. E sim acho que o Bragança defende melhor que o Mateus, recupera mais bolas e posiciona-se melhor. O Mateus o melhor que faz é sair em posse, e isso é fdd quando lhe metem 2 médios a fazer a cobertura ou alguém que defende bem em cima (lembrar da segunda parte contra o Braga em que foi completamente engolido pelo Al Musrati).
Acredito que foi o gajo que sofreu mais com a saída do Palhinha, não descarto a possibilidade de eventualmente ir para o banco e dar lugar ao Morita. Pessoalmente acho que está a demorar a evoluir o seu jogo e acrescentar coisas diferentes. Se tivesse de fazer uma avaliação acho que o Morita aproveitou bem mais para se mostrar esta pré época do que o Mateus, que a meu ver tem passado completamente ao lado.
31 Julho, 2022 at 11:48
Sem dúvida.
O Matheus Nunes está muito desgastado e perde muitas bolas quando tenta sair a jogar (lá está… já lhe apanharam a manha).
31 Julho, 2022 at 11:55
Também é assim, se 70% das vezes que recebes a bola fazes a mesma coisa apanham-te facilmente. Ele é muito forte quando o jogo está partido porque é rápido e físico, mas são raras as ocasiões em que queres o jogo partido.
De qualquer maneira isto é a minha leitura, no entanto eu também acho que os elogios do Guardiola vieram fazer a cabeça a muita gente que passou a ver poucas falhas no Mateus quando eu acho que ele tem muitas quer defensivas quer a nível de passe.
31 Julho, 2022 at 12:03
Sim.
31 Julho, 2022 at 12:35
Ultimamente tem estado bem abaixo do que foi o seu normal antes… E há uma coisa que, para mim, nunca teve, que é remate e golo, que o podia fazer um médio de elevada capacidade.
Se tiveram ofertas de 50M€ por ele – nem que fossem 45+5 – fizeram mal em não vender!
31 Julho, 2022 at 13:29
Do que me lembro nos sub23 ele nem tem mau remate. É outra coisa que me irrita solenemente no Sporting, e em muitas equipas hoje em dia, que quando se encontram de frente para a baliza e com espaço poucas vezes sai remate, são raríssimas as vezes, o único gajo que o faz ainda é o Pote, o resto que pobreza.
31 Julho, 2022 at 15:16
Não aprenderam nada com o Isaías (marcava muito mas rematava ainda mais – salvo erro, era 1 golo a cada 6 remates, ou coisa parecida).
31 Julho, 2022 at 13:56
Se tu não descartas a possibilidade do Matheus ir para o banco para entrar o Morita, então é porque ainda não percebeste mesmo o quão teimoso é o Amorim. Na segunda metade da época passada, o Matheus fazia jogos maus atrás de jogos maus e o Bragança ficava sempre no banco e ele fazia os 90min. Este ano é o mesmo. Paulinho e Matheus Nunes têm lugar cativo no onze, façam o que façam.
31 Julho, 2022 at 15:20
Bragança e Matheus Nunes são diferentes.
O Matheus Nunes serve para (supostamente) criar superioridade numérica, pois quando recebe a bola, raramente a passa antes de, pelo menos, fintar um adversário.
O problema é que perde cada vez mais bolas com essas fintas e isso vai desgastando-o e desmotivando-o.
31 Julho, 2022 at 11:58
Eu nunca disse que o Paulinho era o único problema, é um deles e pelas várias razões que elenquei. Sobre sistemas tácticos não me alongo, muita gente aqui sabe muito mais que eu. Falo apenas sobre a construção do plantel. St juste ainda não calçou, falta apenas agora uma lesão (deus nos livre) de Coates ou Inácio e vamos estar a jogar contra um Bayern, com Esgaio a central, que não me leve a mal mas só pode ser brincadeira. É lateral direito , é extremo direito, é central, já fez extremo esquerdo, daqui a bocado é guarda redes também, a polivalência tem limites.
O Matheus e Ugarte são jogadores completamente diferentes, para mim falta também um trinco neste plantel.
Jogadores como Tiago Tomás, Jovanne, seriam extremamente úteis neste plantel, mas percebo a teoria do grupo forte e coeso, não reconheço no feitio destes 2 qualquer má vontade. Jovanne faria muito pior que Nuno Santos a extremo ? Duvido.
Morita é bom reforço, faz me lembrar Bragança mas com mais experiência é ainda mais rápido, estou a gostar de ver, de Trincão não sei se não vem com aquele estatuto de estrela que pouco se entrega, falta entrosamento talvez, ainda é cedo, mas não vi nada de especial.
Sobre o Franco, não me vou prenunciar mais, tenho imensas dúvidas que possa estar ao nível do que as competições e as exigências do Sporting precisam e fico-me por aqui.
Bom domingo a todos
31 Julho, 2022 at 12:32
Porto a 1 titulo do Benfic@…
Que Liga Experimental é que vão buscar desta vez?
31 Julho, 2022 at 13:44
Há sempre a Eusébio Cup…
31 Julho, 2022 at 13:46
Eusébio = património nacional
Eusébio Cup = competição oficial
Rumo aos 100!
31 Julho, 2022 at 15:22
Já ganharam 5 (em 12 possíveis).
31 Julho, 2022 at 15:36
Minto.
Ganharam 4 vezes em 11, já que a edição contra o Rangers foi cancelada.
Mas, no site da wikipédia, aparece o Benfocas como campeão dessa edição.
Se cancelar todos os anos… é sempre campeão. 🙂
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A9bio_Cup
31 Julho, 2022 at 15:53
Caraças, então não chega. Continuam com os fruteiros à perna. Mas os lampiões hão-de arranjar mais qualquer coisa. Não havia antigamente uma cena chamada a Taça Ibérica, ou algo assim?
2 + 2 = 1904
Rumo aos 100!
31 Julho, 2022 at 16:13
“Não havia antigamente uma cena chamada a Taça Ibérica, ou algo assim?”
Também não se safavam.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_Ib%C3%A9rica
31 Julho, 2022 at 16:24
Ui, então a coisa está preta. Vão ter que criar mais uma competição. Proponho a Time-traveller Cup, em homenagem a Cosme Lampião, esse pioneiro das viagens no tempo, que em 1906 era Sportinguista e depois viajou até 1904 para fundar o benfic@.
31 Julho, 2022 at 12:48
Não me acredito que os BILTRES que estão na direcção do SCP tenham quer os tomates, quer a capacidade para reverterem a curva descendente em que se encontra o futebol profissional desde há uns 5 meses para cá.
Dito isto, preparem-se para uma época de sofrimento…
Um plantel sem um avançado de jeito é como um jardim sem flores…
31 Julho, 2022 at 13:10
Ontem lá estive aproveitando as férias no Algarve. Boa casa, muito calor e leoes para um jogo treino.
Analisando o jogo e a pré época.
Na Baliza, Frank esteve bem. Não foi muito chamado mas não tremeu, arriscou.
Pareceu me forte na leitura da profundidade, e joga com os pés positivo. Não foi testado em reflexos rápidos nem nas saídas. Veremos. Caso se confirme que serão 2 meses para Adan acho que o mais normal é não se ir ao mercado. Mas não posso condenar se formos. Uma coisa é Franco vir e adaptar se outra é jogar já.
Atrás. St Juste deverá estar a ser gerido. Será titular em condições normais. Estranho Neto não fazer 1 minuto nos últimos 2 jogos. Mesmo que não conte para a titularidade, pode ter de jogar.
No meio campo Matheus Nunes é desesperante nesta fase. Não acrescenta. Limitativo, a atacar e a defender. Morita tem classe e pés. Não acho descabido que uma dupla Manu e Morita aconteça.
Na frente, Trincao a adaptar se. Procura muita bola entre linhas, dentro sobretudo. Arrisca, vai. Aparece. Falta adaptar se. Mas nota se que tem muito para dar. Pote está bem. Ckm e sem bola.
Paulinho trabalha que até me cansa. Disponível, apoia, tabela. Mas na área não dá
Ou não está lá quando é preciso, ou não tem faro de PL. A entrada do Edwards…para o meio perde tudo de bom que tem.
A equipa:
Não concordo que não temos dinâmicas diferentes . A colocação de Trincao na 1a fase entre linhas dentro, o facto de Pote ser muitas vezes o 3o médio… mantém se algumas coisas óbvias. Mas falta que cada vez que atraímos dentro e soltamos fora, que os nossos alas tenham mais apoio, gente na área. Falta variar o cj mais rápido, menos toques á Matheus.
Falta as vezes libertar mais Mateus Reis na saída.
Falta dar mais imprevisibilidade mais cedo. FAtawu e Edwards á cabeça.
Defender
Não defendemos bem neste mkmento. Estamos a pressionar mais alto, e nota se um esforço de todos. Mas o problema é coletivo. Falta referencias de pressão e timings. Nuno Santos está a pressionar muito alto fazendo que tenhamos muitos vezes uma linha de 3 atrás só (Porro na 1a fase também fica alto, não tento como NS) o que faz que os nossos centrais fiquem.muitas vezes expostos e Morita não é Palhinha.
Atrás a linha ainda não está a 100%
Transições
Reação a perda comtinua a ser uma das grandes qualidades da nossa equipa
Bolas paradas ofensivas neste momento simplesmente não criamos perigo. Defensivamente bem
Vamos a Braga para ganhar!
31 Julho, 2022 at 13:26
Bem este vai ser o meu último post antes do campeonato começar. Não vale a pena me alongar muito mais sobre o que eu penso.
A pré época e os amigáveis servem para várias coisas.
– colmatar vendas ou lacunas do plantel, saiu Virginia, feddal, Vinagre, palhinha, Sarabia, Bragança por lesão, e possivelmente Tabata. Vieram Morita, st juste, Franco, Trincão. O plantel já tinha lacunas ainda ficou com mais.
-Ensaiar variantes do sistema táctico. Dos poucos jogos que vi, nada nesse sentido
-Dar lugar a jovens da formação, para aquilatar as suas reais capacidades em alta rotação. Julgo que neste aspecto fez-se alguma coisa mas pouco, tirando uns jogos de 70 min à porta fechada, da formação pouco vi a jogar.
-Ganhar ritmo e forma física, neste aspecto não me posso prenunciar muito, mas julgo que as metas estão cumpridas. Alguns jogadores ainda não atingiram a forma ideal, mas é normal.
– Trabalhar dinâmicas, entrosamento e confiança baseada em boas exibições e vitórias, aqui também muito pouco a salientar. 5 ou 6 empates e 1 derrota em 10 jogos, longe de ser brilhante.
Olhando para o global, fico com a impressão que esta pré época não correu nada bem, ao contrário do que alguns afirmam. Os reforços vieram antecipadamente, sim nesse aspecto sim, mas faltam claramente mais reforços e não parece haver qualquer intenção de os ir buscar. Não parece haver qualquer evolução na equipa e o futebol apresentado roça entre o pobre e o muito pobre. São jogos a feijões certo, mas mesmo nestes jogos pedia se outra dinâmica e outra vontade.
Resumindo, as minhas expectativas para esta época são muito baixas, vendo os nossos rivais jogar parece me que estamos bastante atrás. Espero estar enganado mas para quem sonha com altos voos para este ano, usando a terminologia aeronáutica ” brace yourselves for impact”
Até breve
31 Julho, 2022 at 13:53
Globalmente de acordo, caro Rodrigo. Zero expectativas, algum receio..
31 Julho, 2022 at 14:37
Estando nós no terceiro ano de RA tb ja era altura de parar de dizer que é um treinador que aposta nos jovens…
31 Julho, 2022 at 15:38
Óbvio.
Tirando uma tiradas nas CI para ficar bem a aposta tem sido quase nula.
31 Julho, 2022 at 15:57
Ora vamos lá ver os “velhos” do 11 titular…
Porro…
Gonçalo Inácio
Ugarte
Matheus Nunes
Pote
Trincao
Assim de rajada 5 jovens no 11 base..
E entretanto apostou em Nuno Mendes…
Deu oportunidades a Quaresma e Bragança….
Percebe-se que há um plano com Essugo, Rodrigo Ribeiro…
Esteves foi rodar no Estoril para fazer 1 época a Jogar na 1 divisão e depois regressar para ocupar o lugar de Porro…
Por isso só por Ignorância ou desonestidade intelectual é que alguém afirma que Amorim não aposta nos jovens
31 Julho, 2022 at 16:03
a teoria é que apostar nos jovens é mandar os putos de 17 anos lá para dentro, era mandar o rodrigo, o chemiti, o essugo, o m fernandes, o nazinho, o marsa, em vez de colocar o israel, ia já o callai para a baliza.
nem interessa se estão preparados ou não para isso.
ele até podia fazer isso, se a coisa corresse bem era o maior, se corresse mal já estava a queimar os miudos
31 Julho, 2022 at 16:16
Um dia a malta vai perceber que apostar não é meter lá para dentro. Essugo e RR são aposta, Esteves também, não jogam nos seniores mas são aposta, se acham que não então não fazem a mínima ideia do que estão a falar.
31 Julho, 2022 at 16:27
Vou dar o exemplo de Daniel Bragança.
Tem qualidade? Tem.
Para ser titular? Talvez.
Para entrar nos 5 minutos finais no lugar de jogadores que claramente estão em sub-rendimento jogo após jogo? Penso que a resposta a pergunta é fácil.
E porquê não joga mais? Pois…
31 Julho, 2022 at 16:20
Verdade. Mas para isso calamo-nos com a tanga de super clube formador e super Academia.
Nenhum está preparado e daqui a 2 anos estarão a servir se moeda de troca ou em sucessivos empréstimos.
Há que admitir sem complexos que em outros clubes formadores os putos com 17,18 e 19 anos têm qualidade para serem titulares e no Sporting não estão preparados e por isso compramos do catálogo, as metades…
31 Julho, 2022 at 16:21
Quando têm qualidade jogam… Exemplos recentes…
Nuno Mendes e Gonçalo Inácio
31 Julho, 2022 at 16:46
Exacto. Foram aposta porque Ruben Amorim percebeu que davam mais garantias do que aquilo que herdou. E mesmo Tiago Tomás.
O que temos agora não dá garantias. Por isso vamos ao mercado comprar substitutos de MN, de Saravia, de Max, etc.
E daqui a um ano estaremos a apostar em Fatawu e a voltar a emprestar Catamo, e a comprar o suplente de Ugarte ou de Morita, ou de Mateus Nunes, ou de Inácio.
Desculpem, é apenas a minha visão. Para mim isso não é aposta.
Aposta é ter um puto como suplente do titular, não é dar minutos em taças e jogos a feijões.
Enquanto continuar a ver a sair do banco sempre o mesmo não vou alterar a minha opinião…
31 Julho, 2022 at 16:12
Penso que ele queria dizer jovens da Academia.
E se assim for, concordo que aposta da primeira época na cantera devido a falta de qualidade do plantel que lhe foi oferecido, desapareceu.
A aposta da titularidade tem sido na formação dos outros. Dos 6 jovens que o Ricardo citou nenhum foi formado no Sporting. Mesmo MN foi contratado em idade sénior para a equipa B.
Aposta efetiva em jovens de 17 anos como vemos em outras equipas (vi a dias um clube, penso que italiano, a jogar com um médio de 15 anos!) não existe e dificilmente haverá após o significativo investimento no actual plantel.
31 Julho, 2022 at 16:20
o Inacio foi formado onde?
31 Julho, 2022 at 16:38
Exacto. Foram aposta porque Ruben Amorim percebeu que davam mais garantias do que aquilo que herdou. E mesmo Tiago Tomás.
O que temos agora não dá garantias. Por isso vamos ao mercado comprar substitutos de MN, de Saravia, de Max, etc.
E daqui a um ano estaremos a apostar em Fatawu e a voltar a emprestar Catamo, e a comprar o suplente de Ugarte ou de Morita, ou de Mateus Nunes, ou de Inácio.
Desculpem, é apenas a minha visão. Para mim isso não é aposta.
Aposta é ter um puto como suplente do titular, não é dar minutos em taças e jogos a feijões.
Enquanto continuar a ver a sair do banco sempre o mesmo não vou alterar a minha opinião…
31 Julho, 2022 at 16:27
“Por isso só por Ignorância ou desonestidade intelectual é que alguém afirma que Amorim não aposta nos jovens”
Depende do que consideres “jovem”.
“jovens” são dos sub-21para baixo.
“Assim de rajada 5 jovens no 11 base..”
Porro tem 22 anos
Trincão tem 22 anos
Matheus Nunes tem 23 anos
Pote tem 24 anos
Foram aposta de Amorim no Sporting:
Porro com 21 anos
Trincão com 22 anos
Matheus Nunes com 20 anos
Pote com 21 anos
O único sub-21 da lista é Matheus Nunes.
Mas tu deves ter outra bitola para o que é “aposta em jovens”, por isso não te digo que “só por Ignorância ou desonestidade intelectual é que alguém afirma que Amorim aposta nos jovens”.
31 Julho, 2022 at 16:40
A questão da aposta nos jovens não se põe.
O nosso actual plantel deve ser dos mais jovens da primeira liga.
31 Julho, 2022 at 16:42
Sim, sem dúvida.
É notória a aposta de Amorim num plantel mais jovem do que é habitual ver-se.
31 Julho, 2022 at 16:28
Quanto aos restantes jogadores que citaste, plenamente de acordo.
Amorim aposta na juventude.
31 Julho, 2022 at 17:18
Posto assim o problema, diria que há má fé da tua parte.
E que não tens acompamhado os nossos jovens (sub-19, sub-23) para saberes o que valem
E que o valor dos nossos jovens está nos “mais jovens”: 15 a 17 anos, um ou outro com 18 . (Não recordo nenhum valor “seguro” com 19 a 21 anos)
31 Julho, 2022 at 15:27
Este ano as expectativas estão baixas, então alguns parecem em depressão
A época passada as expectativas eram elevadas, alguns parecia em euforia
A duas épocas as expectativas eram zero! Na melhor das hipóteses era o quarto lugar!
O que eu acho é que podia estar melhor claro! Mas calma, ainda nem começou e estar com profecias da desgraça não ajuda nada!
31 Julho, 2022 at 15:33
Claro.
Interessa como acaba, não como começa.
MAS, FODA-SE! NÃO GANHAR O TOFÉU 5 VIOLINOS?
31 Julho, 2022 at 16:09
Há duas épocas as expetativas não eram zero. Pelo menos para mim não eram. Tinham-se notado nítidas melhorias com a chegada do Amorim. O problema é que parecem ter ficado por aí. Continuamos sem um PL digno desse nome. O Tabata, única alternativa mais ou menos válida que temos, que entrava e marcava e depois voltava a aquecer o banco, vai ser vendido por tuste e meio… Contra equipas mais fracas, os 3 centrais são “overkill”. Acabamos frequentemente com o credo na boca e o Coates na área adversária. Contra equipas mais fortes, um meio-campo a 2 não chega. Temos dificuldade em manter a posse e ficamos com os setores muito desligados. Por isso, peço-te desculpa, mas estou muito menos otimista hoje do que estava no início da época em que ganhamos o título. Duvido muito que o Amorim consiga repetir o feito.
31 Julho, 2022 at 17:32
O que se dizia de Porro, Feddal, Nuno Santos, Neto…?
De Ruben Amorim?? Tinha perdido o 3.º lugar para o braga, era o amendoim, eram os milhões que tinham pago ao braga e tinha ficado atrás do braga….
A memória é curta…
31 Julho, 2022 at 17:56
Dos outros não posso falar. Falei por mim. Depois do Silas, Amorim elevou-me as expetativas. As melhorias foram nítidas. No entanto, é inegável que sem um pouco de sorte não teríamos sido campeões. Nunca escondi aqui que não gosto dos 3 centrais, mas, mesmo dentro dessa tática, acredito que haja coisas que possam ser feitas para se melhorar o jogo da equipa, a começar por se contratar um PL de jeito. Coisas que não foram feitas por Amorim. Por isso, volto a frisar, estava muito mais otimista no início da época do título do que estou agora.
31 Julho, 2022 at 16:07
Ai é tal não se vê melhorias na equipa….
Mas há dúvidas que na segunda época inteira de Amorim fomos muito mais equipa?
Fizemos os mesmos 85 pontos… Mas fomos mais consistentes e não houve milagres nos descontos.
Na época passada não fomos campeões, porque simplesmente os pinheiros e Soares dias já tinham ordens desde o início da época que os fruteiros tinham que ser campeões.
Exemplos… As vitórias dos fruteiros em Moreira de Cónegos, no Bessa e no Estoril (principalmente esta pois permitiu abrir 6 pontos)
E claro… Vamos achar normal as arbitragens nos nossos 2 jogos com os fruteiros. Vamos achar normal o pepe dar um murro no Coates dentro da área… Tal como vamos achar normal o taremi pisar o Coates e em vez de ser expulso… Ser amarelo para o Coates… Que posteriormente acabaria expulso.
Mas aí é tal o ponta de lança tem que ser um dos melhores marcadores da liga.
A equipa do melhor marcador da época passada por altura do Natal já tinha perdido o campeonato….
O Bas Dost lutou realmente alguma vez pelo título em Portugal?
Por isso deixem de histerismo e de serem arautos da desgraça e confiem alguma coisa no Homem que fez o Sporting Campeão e que o meteu a lutar pelo título de forma consistente
31 Julho, 2022 at 16:26
Também perdes com o Braga e o Paulinho tem o 2-0 na cabeça, tem o pior falhanço da época. Não é o end all be all, mas teres um PdL ou avançado matador tem um grande impacto no campeonato.
31 Julho, 2022 at 16:35
Estou de acordo com o que escreveste, Ricardo.
Mas acrescentava aí os jogos miseráveis que fizemos nos Açores contra o Santa Clara – onde perdemos 3-2 depois de estarmos 2 vezes em vantagem -, em casa contra o Braga (derrota por 2-1) e em casa com os lampiões (derrota por 2-0, em que eles jogaram fechadinho como equipa pequena).
Só nestes 3 jogos foram 9 pontos para o galheiro.
A acrescentar nos jogos em que fomos roubados contra o Porco e contra o Famalicão…
A equipa foi mais consistente que na época em que foi campeã.
Mas infelizmente tivemos um Pote e um Matheus Nunes bem abaixo do que tinham produzido na época anterior.
31 Julho, 2022 at 18:34
Jaime
Nunca vou perceber esse argumento.
Jogos fracos, dias mais, todas as equipas do mundo tem. Se não tivessem era fácil adivinhar o desfecho de todos os campeonatos.
A diferença é que fomos miseráveis conta o Santa Clara e perdemos, o Porto foi miserável contra o Estoril e arranjaram forma de ganhar na mesma.
Uma coisa não justifica a outra
1 Agosto, 2022 at 9:41
Mas no final das contas, faz a diferença.
31 Julho, 2022 at 16:10
Acabou a pré época.
não me vou alongar muito:
não consigo ver ainda nenhum upgrade em relação ao plantel da época passada o que me deixa bastante apreensivo, depender de pote é muito pouco pouquinho.
Lá estarei domingo em Braga apoiar como sempre.
31 Julho, 2022 at 19:01
Não segui a pré-epoca com atenção, como já acontece há alguns anos. Também não vou fazer nenhuma previsão visto que há gente que acha que eu não posso fazer isso porque me faz ser lampião ou merdas do género, e já não tenho pachorra para eles.
Se estou preocupado… Estou.
Z
31 Julho, 2022 at 21:43
Olhando para este plantel a competir em 3 competições porque a taça da carica não conta muito é de ficar preocupado.
Ter só fezada em Amorim não chega, neste momento o plantel é mais fraco do que o do ano passado.
É uma opinião de quem não percebe nada.
31 Julho, 2022 at 22:52
Pelos menos a primeira vista não me parece superior
31 Julho, 2022 at 16:39
“Moutinho e Podence assobiados por adeptos do Sporting”
https://desporto.sapo.pt/futebol/amigaveis-clubes/artigos/moutinho-e-podence-assobiados-por-adeptos-do-sporting
Isto não e faz!
Onde é que está a elegância? 😀
31 Julho, 2022 at 16:40
*se
31 Julho, 2022 at 16:45
Não percebo. Então Podence não era “coitadinho dos jogadores apanharam dos terroristas” e até foi trancado no cacifo? Agora assobiam? Não percebo…
31 Julho, 2022 at 17:18
E o Morita também lhe deu uma trancada.
31 Julho, 2022 at 17:00
Bem, tema “aposta na formação” ou, se preferirem, “aposta nos jovens”…
O que se tem feito no FM, pelo menos desde que Amorim chegou, é uma aposta nos jovens.
Não me lixem!
Só não vê isso, ou questiona isso, quem é cego ou por má fé!
O homem chegou e puxou logo para o plantel principal… Joelson, Quaresma, Nuno Mendes, Inácio e TT. Já lá estava o Bragança que continuou a ter tempo de jogo.
O Nuno Mendes foi vendido por 38M€ à conta dessa (óbvia) aposta nele.
O Inácio vale hoje bem mais de 20M€ à conta dessa aposta dele.
Os outros?
Bem, quem aproveitou aproveitou, quem não aproveitou tivesse aproveitado!
Isto que se fez é o que é a aposta na formação ou nos jovens.
Dar oportunidades e esperar que tenham valor para demonstrar que merecem ficar e estar na equipa principal.
No FF carrega-se o plantel de jogadoras que vêm da formação e jovens, mas a maioria não tem valor. Qualidade equivalente no FM nem aos treinos é chamada da equipa principal, quanto mais pertencer ao plantel!
Do plantel actual do FF, mais de metade do plantel nunca será uma jogadora mais do que mediana. 2/3 das jovens do plantel não serão jogadoras de referência do futebol português sequer, quanto mais terem umas carreiras decentes no FF.
No entanto o plantel, como o Varandas quer – mas para baixar o custo do FF – está carregado de “ADN Sporting” dizem. Só que não! ADN Sporting nunca será a mediania e é mediania o que grande parte deste plantel tem… ainda que vindo da formação do Clube.
Não vou colocar aqui nomes pela simples razão que as miúdas não têm culpa. Limitam-se a seguir o seu sonho e, na minha opinião, dão tudo o que têm para dar. A culpa não é delas, que fazem o seu melhor. A culpa é de quem dirige o clube e engana os sócios e os adeptos com a lenga-lenga do “ADN do Sporting” só porque formamos decentemente no FM.
A aposta na formação tem de ter como base a qualidade. Não há formação sem qualidade. Podes ter 300 jovens que se nenhum tiver qualidade isso vale-te zero! Ou podes ter 20 e teres 2 ou 3 de qualidade, e já tens qualquer coisa para o futuro!
Ser atleta, especialmente do futebol, requer uma série de valências que, por exemplo, se viam no Nuno Mendes ou noutros jogadores: tecnicamente acima da média, velocidade, intensidade, competitividade, capacidade física, colocação e potência de remate, decente jogo de cabeça, inteligência/perceber o jogo, etc…
Na esmagadora maioria das jovens do FF não se vê nada do que, por exemplo, se via no Nuno Mendes. Mas são todas aposta.
E vamos ver o resultado disso…
31 Julho, 2022 at 17:12
E a propósito da formação, dos jovens e da qualidade , metam os olhos na Oberdorf, na Brand, na Hemp, na Stanway e de outras jovens que vão entrar depois…
31 Julho, 2022 at 18:55
Portanto em 2,5 anos, dois jogadores valorizados…
Há quem ache muito bem… Eu acho curto para um clube como o que nós deveriamos ser.
Z
31 Julho, 2022 at 18:57
Não digo que é mau..mas tem que ser bem melhor.
Z
31 Julho, 2022 at 19:07
Inácio, Pedro Gonçalves, Tiago Tomás, Matheus Nunes, Matheus Reis ou Nuno Mendes.
Qualquer um deles valorizou mais de 10X desde que o Amorim chegou.
31 Julho, 2022 at 21:56
Não se trata de valorização, trata-se de aproveitamento. Mesmo quando emprestas por vezes é um aproveitamento da formação. Vimos isso com Adrien, Cedric, William e aposto que vamos ver com o Esteves. Agora é dificil aproveitar algo bom quando o que tens são gajos tipo o Tomás Silva, ou o Chico Lamba, e há lá muita malta dessa. O Essugo e o RR esses já fizeram pré-época, já treinaram várias vezes com o plantel principal, isso também é aproveitamento.
Minutos, jogos, é algo muito redutor do que é trabalhar um jogador da formação e moldá-lo para estar apto a entrar num jogo sénior e não claudicar.
31 Julho, 2022 at 22:28
Z, percebo o que queres dizer mas convém compreender o contexto.
Vamos lá ver, tu tens qualidade suficiente para, em vez dos 2 que falas, poderem ser, por exemplo, 4 – o dobro? Ou 6 – o triplo?
Na minha opinião, não tens.
Por isso só aproveitaste 2.
E porque não faz o Varandas no FM o que está a fazer no FF – encher o plantel de miúdas que vêm da formação tenham ou não qualidade para dotar o clube/equipa das armas para lutar pelo campeonato?
Porque achas tu que no FF se enche o plantel de jovens da formação, e no FM não?
Não é porque no FF há mais qualidade, porque a realidade é exactamente o contrário.
É porque se ele fizesse no FM o que está a fazer no FF, nem um ano durava na presidência…
Agora, pergunto-te eu…
O que é que tu queres?
Uma equipa competitiva no FM ou uma equipa à imagem do FF, cheia de jovens da formação mas sem potencial para lutar pelo campeonato português?
31 Julho, 2022 at 17:36
Arbitragem da final do Euro FF muito fraquinha… Quantidade de erros fora do comum.
31 Julho, 2022 at 17:38
Está ao nível dos comentários. 🙂
31 Julho, 2022 at 17:48
0-0 ao intervalo num jogo nem sempre bem jogado, muito físico, equilibrado, mas com a arbitragem a emperrar muito a partida ao apitar a tudo e mais alguma coisa – e muitos erros.
31 Julho, 2022 at 18:21
Grande golo da Inglaterra, um bocado contra a corrente.
31 Julho, 2022 at 18:23
Alemanha no ferro.
31 Julho, 2022 at 18:37
Grande jogada da Alemanha e excelente golo da Magull. Que jogadora.
1-1 justo.
31 Julho, 2022 at 18:56
Fim dos 90 minutos e vamos a prolongamento.
Que grande 2a parte da Magull. Carregou a Alemanha na 2a parte, fez jogar e jogou, madou uma ao poste e marcou o golo do empate.
Já está um bocado desgastada para o prolongamento.
Muito bom jogo também da Oberdorf mas também já está muito desgastada.
Olha, sai a Magull.
31 Julho, 2022 at 19:14
Muda de campo…
Nitidamente, a arbitragem não está ao nível do jogo.
Quiseram dar um prémio à Ucrânia e deu nesta merda.
31 Julho, 2022 at 19:21
2-1 para a Inglaterra, outra vez contra a corrente.
31 Julho, 2022 at 19:30
Desde o golo que praticamente não se joga…
31 Julho, 2022 at 19:25
Adorei este momento, devia haver mais golos no futebol feminino 🙂
31 Julho, 2022 at 19:32
Impressionante como a arbitragem permite tudo isto e até participa…
31 Julho, 2022 at 19:33
Deu 2 minutos de desconto.
Enfim, Inglaterra campeã.
31 Julho, 2022 at 19:34
Sem dúvida.
Uma arbitragem completamente complacente.
Kelly devia levar o 2.º amarelo.
Aquando da marcação de um canto, apesar da auxiliar dizer que a bola estava fora do quarto de círculo, cagaram completamente.
Cartões? Ficaram no bolso.
Entraram 2 jogadoras durante a 2.ª pate do prolongamento.
Tempo de compensação? 2 minutos.
Palhaçada.
31 Julho, 2022 at 19:35
*parte
31 Julho, 2022 at 19:34
Treinadora da Inglaterra é bi campeã.
31 Julho, 2022 at 19:35
*parte