Seria uma reviravolta…Interessante. Mas para o CR será forçosamente um “banho de humildade”, vai ter que se converter num team player e ser mais um no plantel.
Espero estar enganado e entrar-mos já a ganhar com o Braga.
Mas estamos com um futebol tão probre.
Porro está fraquíssimo, N. Santos está igual (ao menos têm ao menos a desculpa de andarem a cruzar para uma área cheia de defesas e só com o P. Gonçalves lá dentro…as vezes que eles ganham a linha, levantam a cabeça e não vêm ninguém e têm de engonhar ou cruzar mesmo para ninguém…não é fácil…), o M. Nunes muito marcado e sem o deixarem virar está em grandes trabalhos, o Trincão não está lá, o Edwards está ao pé do Trincão…com Paulinho não funciona, sem Paulinho não funciona porque não há ninguém que jogue no meio…
Não está com bom ar. O P. Gonçalves está numa forma do crl e com uma confiança do crl e está rodeado de zero…com um jogador como ele em super-forma, mal conseguimos criar perigo…
Época mal planeada e nem toda a gente a dizer que precisamos de alternativas na frente o viana amorim ou outro, conseguem perceber.
Sem presença na área todos irão parecer maus jogadores.
O Nuno Santos já nem avança na linha, para quê?, não está lá ninguém…para ficar encurralado no canto?
O Mateus Nunes está a sofrer o que muitos médios centros sofrem. Quando começam a ganhar confiança, começam a reter muito a bola. Estes jogadores têm de perceber que naquela zona, bom jogador é aquele que solta a bola mais rapidamente, que faz a equipa jogar.
Ele devia olhar para o Bruyne. Solta a bola e vai para a entrada da área. Foca na qualidade de passe e remate. Correr com a bola é nos júniores ou então só se houver espaço.
Fazer rotundas e sofrer faltas, não faz a equipa marcar golos.
O Inácio a meu ver também fez uma pré-época de bom nível. Mas é tudo pouco. O Trincão é corpo estranho, e com a sua movimentação para fora emperra um pouco o Porro, o NS contra o Wolves parecia uma barata tonta, mas acredito que na hora vai ser consistente.
A maior preocupação para mim é mesmo o Mateus Nunes, que como disse ontem acho que não melhorou nada no ultimo ano, e o ataque não ser ameaça. O Paulinho e o Trincão parece que se levarem tratamento Westbrick (ninguém os marcar) não conseguem fazer nada.
Dito isto, o campeonato português é uma coisa muito própria. Duas tamancadas lá para a frente e pode sair golo. Com o Pote como está uma nesga pode ser o suficiente para decidir o jogo, porque acredito que dificilmente vamos sofrer. Atenção ao Morita, acho que vai ser mais reforço do que se pensava, ou pelo menos eu pensava.
Eu percebo o que dizes, mas esta merda é tão má, tão fraquinha para um nível que devia ser muito, mas muito mais elevado.
Concordo com a avaliação do Inácio. Está a fazer-se um grande central.
Trincão estou com fé que seja outro sarabia que ao inicio também não carburou muito bem.
Agora o que me irrita mesmo é o Paulinho e a falta de alternativas à posição.
Esta merda é futebol profissional.
Planear uma época já com tanta informação sobre os atletas, a maioria que já jogam há imenso tempo e continuar a insistir nas mesmas falhas…não entendo.
Estás a por as expectativas demasiado altas no Trincão. O Sarabia domina os basicos, chuta bem, passa bem, lê bem o jogo, o Trincão nem por isso, gosta mais de ir para cima e usar o pé esquerdo quando pode. Acho que precisamos de um Trincão+Edwards para termos o que o Sarabia nos dava.
O Paulinho é aguentar, parece que não há nada a fazer.
O Trincão e o Edwards, um vai estando melhor num jogo, outro noutro até um deles agarrar em definitivo…ainda vá.
Não ter ninguém que jogue ao meio é que amputa a equipa de qualquer alternativa. Foi constrangedor ver sair o Paulinho (que não jogou um pintelho furado) e a equipa ainda ficar pior porque parece que estava a jogar com menos jogadores….
O trio de centrais tem estado bem. Em qualquer uma das configurações.
Eu preocupa-me mais o tão pouco que joga o trio da frente, em qualquer uma das configurações. Qualquer que seja a configuração do trio ou os escolhidos, o único que joga alguma coisa é o P. Gonçalves..
E foi uma pobreza estarmos fracos no jogo e a alteração ser tirar um PL para meter um interior que só gosta de jogar na ala e ficar literalmente sem ninguém no meio e depois tirar o Porro pelo Esgaio…
A meio minuto do fim lá entra o puto para tentar agitar qualquer coisa do jogo…
Não percebi o porquê do Amorim não ter experimentado o 3-5-2 à moda do Conte. Não diverge muito do 3-4-3 dele, dá um meio campo mais seguro e não deixa o pobre João Paulo na frente sozinho. Iria pedir muito mais do Nuno Santos e do Porro, mas não acho que isso seja propriamente um problema.
É um problema que o Amorim parece ter, não é recetivo à mudança talvez isso também explique a fraca rotação o ano passado.
Partilho da fé no crescimento, só há um gajo que acho que não vai crescer porque não dá mais que aquilo. Os outros todos podem melhorar, incluindo o Amorim.
Braga não sei como será, o Horta está no sai ou fica, o treinador é novo, por isso não sei como será. O Porto acho que a bem ou a mal vamos repetir os empates do ano passado, Amorim costuma encaixar bem (excepto o ultimo jogo) no Conceição, o homem do apito equilibra depois.
Porra era o que eu fazia.
Quando a coisa aperta mais colocar 3 no meio em triângulo ofensivo.
Ugarte, Mateus Nunes e Pote por exemplo.
Ainda temos Morita, Mateus Fernandes, Tabata também faz o lugar.
Na frente TCdL podia ser efectiavamente o tal ataque móvel, sem posições fixas.
Edwards e Trincão por exemplo.
Até o Nuno Santos e Rochinha.
O que não faltam são alternativas.
É só colocar os homens a jogar.
Até pode não ser, mas há que estudar alternativas e na minha opinião há jogadores para isso, até porque o Edwards por exemplo se movimenta bem no meio. Depois pode ser algo pontual, movimento defensivo o Pote desce torna-se um terceiro médio e ofensivo tenta aparecer atrás dos avançados com os alas a garantirem a largura. Algo assim do género.
Ou isso ou mantém-se o sistema, a forma de jogar e vai-se buscar um PdL digno desse nome que saiba se movimentar na área e não ande a velocidade cruzeiro.
O pote a fazer a ligação do meio campo para o ataque, seria mel.
Edwards gostava de ver em vez do 1×1, tentar aproveitar a velocidade para se desmarcar e apanhar umas bolinhas nas costas dos centrais a passe ou dos nosso centrais ou do pote.
Trincão podia ajudar ou até mesmo o Rochinha.
Penso até que este sistema iria funcionar melhor na pressão.
Nah eu estou a falar auge Conte, que foi campeão a usar várias vezes a dupla Matri Quagliarella, e chegava a ter jogos em que punha o Vucinic na frente sozinho para ter 4 médios centro em campo. A Juve foi campeã com gajos bem medianos em 2012
O Edwards bem no meio? Porra…viste o jogo desde que ele entrou para o meio? E não foi a primeira vez. Ele fica completamente engolido pela defesa. É como não estar lá.
São tudo gajos que vivem de ala. Não me lembro de nenhum sistema que jogue com 2 jogadores na frente que fogem para a ala. Ataques móveis é a 3 na frente e de preferencia com 3 médios. Não é com 3 médios e depois com 2 gajos que só sabem fugir para a ala e vir de fora para dentro.
É que nenhum deles é sequer como o Raphinha, que era um gajo que convivia bem com a área. Bem pelo contrário. O Edwards o que faz melhor na área é mandar-se para o chão.
2 na frente têm de ser 2 avançados centro. Capazes de jogar de costas, aproveitar o espaço, entrar bem na área. Não podem ser 2 gajos que fogem da área. Se é para ataque móvel, tem de ser com 3. E mesmo assim, com P. Gonçalves, Edwards e Tincão nos 3 ficamos com um buraco do crl no meio…
Sim, mas tinham sempre alguém com capacidade de apoiar bem as alas. O Del Piero era bom nisso, o Quagliarella também (quando tinha pernas), depois veio o Tevez que também o fazia a espaços. Mais tarde aparece o Mandzukic que sempre jogou bem fora da área…
Eu acho que temos jogadores para fazer isso a espaços, se são perfeitos para isso não, principalmente sem rotinas.
Mas é como disse, isto é o que dá mais trabalho, procurar um sistema tático diferente onde os gajos encaixam. O que dá menos é o que parece ser mais difícil, que é por o Paulinho onde pertence e ir buscar um bom avançado.
Estás a falar de coisas contrárias. É exatamente isso.
Uma coisa é teres gajos do meio e que vivem no meio e que sabem tudo sobre jogar na área e à entrada na área. E que depois têm mobilidade porque há mais 2 iguais a eles prontos para ocupar o espaço. E por isso entre o 3 que são avançados centro e gajos de área, 1 vai fugindo e vão aparecendo 2 nesse espaço.
Outra coisa é teres gajos que são o inverso. Gostam é de estar fora da área e na ala e que de vez em quando aparecem lá. E que pior, nem sequer são bons naquela zona. Dão um ar da sua graça uma ou outra vez que lá “aparecem”. E o que acontece é que a maior parte do tempo, não está lá ninguém. Com 3 a maior parte do tempo não está lá ninguém, quanto mais com 2. E não é por o Amorim lhes pedir para não entrarem. Eles não têm esse instinto, corpo e características. E quando lá estão, é como se não tivessem.
Já sabemos as asneiradas que vamos dizer, as merdas em casa que correm o risco de serem partidas e o que vamos sofrer quando a bola começar a não entrar…
O acho que o Fatawu vai dar mais ao Sporting como ala do que ali.
Exatamente porque pode ser o gajo que vem de trás e cria o desiquilíbrio. Em vez de estar enfiado naquele meio onde tens de tocar rápido, decidir ainda mais rápido, etc…
Mais Fatawu na ala, menos M. Reis…é o que eu quero para o Sporting. Porque é exatamente isso que projeta a equipa…
Vejo-o a contribuir mais para o jogo do SCP a partir do trio da frente do que a partir da ala.
Espero que tê-lo colocado a ala tenha sido apenas para ver o compromisso dele a defender.
O Fatawu tem um pontapé muito forte, parte bem da direita para dentro e tem velocidade para dar a profundidade que não consegues ter com o Trincão.
Além disso, vejo-o com muito mais intensidade que o Trincão, que me parece um pouco “cona de sabão” dentro de campo, com pouca intensidade. Pode ser algo da pre época e tal, mas o Fatawu tem mostrado o inverso.
“O Fatawu tem um pontapé muito forte, parte bem da direita para dentro e tem velocidade para dar a profundidade que não consegues ter com o Trincão.”
É exatamente por isso que eu acho que pode dar muito na ala.
No trio da frente é mais do mesmo. Na maior parte do tempo que não tem espaço.
Na ala pode chegar lá e ser o “+1” que precisamos. Ainda por cima com o remate forte que tem. Se ele aprender a movimentar-se como o Nuno Santos, que sabe entrar para dentro quando a bola vem “do outro lado”, com a velocidade que ele tem,…
O nuno santos cada vez fica mais preso na linha e mete a bola para trás.
Entendo os 2, mas para chegar na frente neste modelo só mesmo colocando a extremos. Fatawu se é para rematar não o vai fazer a ala, infelizmente.
À excepção do Porro não temos alas que subam para ter remate neste momento.
Parecem que andam a medo ou não vendo o paulinho não querem arriscar perder a bola ou têm instruções para isso. Sei lá…
Os alas neste momento da maneira que vejo servem apenas para que os centrais possam colocar a bola na linha e fazer a equipa adversária bascular.
Não cruzam, não entram na área…
Invariavelmente devolvem ao central ou metem no MC que esteja do lado deles.
Excepção feita ao Porro e se insistirem só nele o mais certo é ficar lesionado rapidamente…
Não é verdade Leão. Até era capaz de apostar que o Nuno Santos remata mais que o Porro mesmo vindo da ala. Aliás é dos unicos alas que temos que fletem para o meio e que tentam entrar no meio sem bola. Nem o Porro faz isso. O Porro faz isso ocasionalmente mas é com bola.
Pois é. Cada vez mais ele para. Ainda com o Wolves se percebeu bem porquê. Porque a maior parte das vezes que cruza ou não está lá ninguém ou se está, está a pastar no meio dos defesas. Os nossos alas passam o tempo a cruzar para ninguém. Há pai 3 situações que ele ganha a linha, levanta a cabeça (e vê-se bem ele a levantar a cabeça) e quando vê que não está ninguém tem de voltar para trás ou tem de parar e encara o defesa e a tentar ganhar tempo a ver se aparece lá alguém.
Quando vão e estão numa de centrar e não têm tempo de olhar, cruzam para nenhures porque não está lá ninguém ou então está o coitado do P. Gonçalves…
Por isso é que eu acho que um ala que seja capaz de coisas diferentes.
Do que eu me lembro o Nuno Santos quando remata e que alguns jogos até deu alguns golos foi a EE.
Não me lembro dele marcar e se rematou foi daqueles em desespero enquanto AE.
Eu sinceramente acho que o Nuno Santos não gosta de defender.
Acho mesmo que a posição melhor para ele seria jogar de forma livre numa zona avançada a tentar aproveitar os espaços onde houvessem e tentar finalizar nas sobras.
Porque velocidade de ponta ele não tem, mas é rápido.
No 1×1 também não é excelente, mas de vez em quando desequilibra.
É complicado neste sistema.
Acho que anda a prender muitos dos atletas que temos.
Quem fala em sistema, também pode falar em certos atletas em certas posições, sabotando tudo o resto.
Para teres mais gente dentro da área tens que jogar com uma linha de 4 na defesa e mais subido no terreno, na minha opinião se o Juste for rápido, numa linha de 4 terias que tirar o Coates da equipe. Assim sais a jogar do guarda redes, vamos a ver se este rapazito não dá barraca, o outro também deu barraca contra o Sevilha, como nós sabemos dificilmente Ruben Amorim vai jogar como se constou no 4-2-3-1
Não sei quem é responsável pela gestão da Loja verde mas está a fazer um péssimo trabalho. Que coisa tão insonsa, sem chama. É incapaz de passar algum fervor leonino.
“O futuro de Jovane Cabral deve ficar definido esta semana e, segundo dados recolhidos por A BOLA, deve mesmo passar pelo Besiktas. Os turcos, recorde-se, não conseguem chegar aos 5 milhões de euros exigidos pela SAD do Sporting mas o negócio evoluiu e pode mesmo ficar fechado por cerca de metade dessa verba.”
Se isto for verdade, esta forma de negociar é uma maravilha:
Pré-epoca pouco intusiasmante, com poucos golos e ainda menos vitórias.
Lesão de Adán, Trincão ainda em adaptação, Morita a ganhar pontos, Matheus Nunes irreconhecível, o mesmo sistema de sempre para lutar uma vez mais pelos títulos.
Benfica em estado de graça, a marcar muitos golos, com utilização da formação a mistura. Felizmente essas vitórias não contam pontos para o campeonato. Mas dão confiança…
Porto com mais 1 título no saco (23 Supertaças em 44 edições), e Conceição a igualar Artur Jorge como treinador mais titulado nos dragões. Saíram jogadores importantes mas nem se dá pela falta. Não sei o que vale este Veron, mas David Carmo é um enorme upgrade a defesa.
Uma questão: São os jogadores que se adaptam ao modelo de Conceição ou é Conceição a adaptar o modelo aos jogadores que tem?
CR7 não veio (poupança para os nossos cofres de 30M em salários!).
Palhinha foi a única venda significativa até ao momento, e vender Tabata por 5 milhões para encaixar metade será sinal de total desespero.
Entretanto Sporar estará a caminho do Panatinaikos por 3,5M. Custou 10M fora os salários. Entra diretamente para o top dos “melhores” negócios de Varandas, mesmo sem sabermos se houve pagamento de intermediação ou se teremos de dar uma parte da venda ao Braga…
Darwin, o Tosco, em destaque na conquista da Supertaça de Inglaterra pelo Liverpool (e Haaland a falhar um golo de baliza aberta!).
Vitinha titular no PSG (tal como Nuno Mendes) na conquista da Supertaça de França.
Farense trava o Wolverhampton, empate a 1 bola.
André Santos conquistou o título mundial Wako Pro K1.
No Atletismo a nossa equipa feminina conquistou o Campeonato Nacional de Clubes pela 12ª vez consecutiva, o décimo título da época em todas as modalidades.
A nossa equipa masculina terminou com os mesmos 147 pontos do Benfica mas ficou em segundo devido ao número inferior de vitórias, critério de desempate.
“A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD informa, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com o ŠPORTOVÝ KLUB SLOVAN BRATISLAVA para a transferência, a título definitivo, dos direitos do jogador ANDRAŽ ŠPORAR, pelo montante fixo de € 6.000.000,00 (seis milhões de euros), tendo celebrado com o jogador um contrato de trabalho desportivo, válido por cinco épocas desportivas, no qual foi fixada uma cláusula de rescisão no valor de € 60.000.000,00 (sessenta milhões de euros).”
Na altura li que Sporar poderia custar mais 3M caso o Sposting conquistasse o campeonato, o que aconteceu. Par além desse valor também pagamos custos de intermediação e prémio de assinatura.
Penso que o Braga já não detém os 10% de uma futura venda (prémio de “montra”) visto que o acordo era para a janela de mercado seguinte ao empréstimo aos minhotos.
O Haaland falhou, mas o Darwin também falha lá 2 ou 3. Um cara-a-cara com o Ederson perdeu com a baliza completamente escancarada, cabeceamento isolado nem ia acertar na baliza, acertou na mão do Ruben Dias, depois novo cabeceamento isolado (sem pressão dos defesas) manda para fora. A diferença entre os dois é que um perdeu e o outro ganhou, deixaram os dois muito a desejar pelo valor absurdo que se deu. O melhor PdL em campo foi um puto argentino que custou 18M
Do que vi, Haaland já é vedeta e pouca trabalha na pressão e recuperação de bola. Teve pouquíssimas oportunidades de golo.
Pelo contrário Darwin não pára! Está sempre em movimento, sempre disponível para receber a bola, sempre a chatear os defesas e a dificultar a saída de bola. Tem sido trapalhão e falhado passes, remates e golos. Mas com as inúmeras situações de golo que cria e são criadas pelos companheiros, sou capaz de apostar que irá marcar mais que o Haaland…
Trapalhão a favor. Parece fazer sempre o movimento errado, quando tem de abrir vai para dentro e vice versa, o primeiro toque dele é tenebroso, neste momento é apenas um gajo muito físico. Por outro lado, acho que vai ter muito mais facilidade em marcar que o Haaland porque tem gajos que lhe metem melhores bolas. O Haaland vai lá estar no meio dos centrais encafuado à espera que saia um bom cruzamento ou assim. O Darwin tem bolas garantidas na cabeça porque ninguém cria mais do que o Trent na EPL e o Robertson também tem muita qualidade a cruzar. São desafios diferentes, mas acho que correm o risco de não encherem as medidas do custo de aquisição. O Jota se vem com a cena dele de marcar golos facilmente pode sentar o Darwin.
Ninguém cria mais do que o Trent (ou o próprio Thiago) mas do outro lado não tens propriamente uns toscos nesse aspeto: Cancelo, de Bruyne, Bernardo Silva. Vai ser muito ela por ela. Estamos a fazer funeral ao Haaland mais por ódio ao City do que outra coisa.
Este jogo foi perdido pelo City porque tem de jogar com um tosco como o aké na defesa. E o Ruben dias ao lado de um gajo muito fraco, deixa a descoberto as suas fragilidades que são a velocidade e a fraca inteligência emocional dentro de campo. Por isso é que por cá, volta e meia, dava dois socos num gajo porque sim. Já estava saturado do jogo ou de ser massacrado por ter gajos fracos ao lado e tinha de impor o seu físico através da agressividade para intimidar os adversários ou cometer faltas estupidas (as tais paragens cerebrais) é muito como aquele fdp do pepe.
Foi o que eu disse. Falou-se no Haaland porque perdeu. Mas o Liverpool é uma equipa que explora muito melhor e mais vezes a transição do que o City, o que é bom para o Darling. O City gosta de dominar e encafuar os defesas na sua área, para o Haaland que é um gajo que também gosta de explorar o espaço isso não é tão bom. Acho que vai ser ela por ela, mas acredito que o melhor marcador não vai ser nenhum deles.
Estou curioso com o Man. United e quem vai ser o avançado deles. Pode fazer muitos golos.
E o Jesus entrou com fogo no cu também.
Acho que facilmente Halland e principalmente o Darwin ficam para lá de 5º nos melhores marcadores. Até digo mais, acho que são 2 jogadores contratados mais a pensar na Champions do que no campeonato…
Yup é o que penso.
O jogo de sábado pelo ManU foi muito bom, perderam com o Atlético, mas fizeram um jogo muito competente e dominador a espaços. Faltou-lhes um PdL claramente, mas quem os viu no inicio do ano passado e os vê agora parece uma equipa totalmente diferente (pena o Greenwhood bater na dama, era mais um a acrescentar à qualidade).
O Arsenal pode surpreender ou pode fazer à Arsenal.
Concordo, com espaço que têm na CL podem fazer os dois muito mais moça, mas o Haaland aí parte claramente muito à frente do Darwin porque tem técnica, o Darwin só vai oferecer mesmo músculo e velocidade.
No jogo treino contra o outro cavalinho do carrossel, os lobos, o min 28 para mim é o resumo perfeito do que será muitos jogos o nosso ataque.
Jogada de oportunidade, que temos de aproveitar porque não serão muitas.
Temos vantagem sobre a defesa.
Temos espaço.
Conseguimos sair a jogar que nunca é fácil.
Pote passa para Paulinho, Paulinho tem o colega completamente aberto do lado direito que pode ir para a baliza ou ter espaço para cruzar para dentro de área completamente à vontade e o que é que acontece?
Paulinho desperdiça a jogada de ataque…
O futebol ofensivo do Sporting resume-se a Pote ter espaço e rematar com perigo à baliza ou conseguir fazer um passe que seja só empurrar para algum dos colegas.
E é isto.
Futebol é fácil. Tem de se ter poder na frente para se colocar a bolinha dentro da baliza.
Andar a rodar a bola no nosso meio campo dá muitos empates…Mas com empates estamos mais longe de chegarmos aos 85 pontos e batermos palminhas.
Se no 1º ano tivemos Pote e no 2º Sarabia que eram as surpresas.
Este ano não me parece que o Trincão o seja, pelo menos até ao momento.
Veremos se o Edwards ganha mais consistência…ou outra surpresa.
Mas insisto, esta época muito mal planeada.
O que antes pareciam ser ideias consistentes, neste momento já começa a parecer teimosia.
Se antes não havia informação, hoje já sabemos o valor de alguns atletas que nitidamente não servem o clube, mas que continuam a jogar, não se sabe muito bem porquê.
O min 28 resume tudo.
Mas há muitos mais min 28s, infelizmente.
Há jogadores que não servem e a solução é ir buscar jogadores desconhecidos na fezada que sirvam? Apostar em putos de 17 anos à espera que rendam o suficiente desportivamente no futebol sénior? Estamos realmente a tirar ilações de uma pré-época em que o único jogo em que realmente o nível de clube foi comum aos anos anterior foi contra o Gilloise ou o crl como se escreve? Não estou a entender o que se está a passar na tasca. Uma merda é não ter esperança porque é esta atitude que devíamos ter sempre, tal como em 20/21. Outra é estarmos fodidos porque QUERÍAMOS estar esperançosos após a pré-época como se isso fosse uma obrigatoriedade e ainda para mais fosse algo que indicasse que vamos fazer uma época estrondosa. PERDEMOS com o lask linz, aliás, fomos GOLEADOS pelo lask linz e toda a gente incluindo nós, Sportinguistas, os nossos piores inimigos, já tínhamos feito o funeral a tudo e todos… fomos campeões. AH E TAL “golos aos 90 minutos, estrelinha” não contam? AH E TAL, “não jogamos durante a semana”, e então? Foi isso que fez a diferença realmente? Fizemos os mesmos pontos este ano a jogar a meio da semana. AH E TAL, “os outros andaram a dormir”, terá sido? Ou nós é que apresentamos uma consistência fora do comum na nossa história?
Parem de desmerecer o Sporting. Para isso já bastam os outros cancros que andam pelo Twitter e por esse mundo fora.
Se ainda não perceberam que a nossa maior arma é a mentalidade, então peço desculpa, mas acho que deviam ver outros desporto. Isto começa a cheirar a futsal. Pelo barómetro da Tasca temos sempre pior equipa do que os lampiões (o que é mentira, mas siga) no entanto, temos algo que eles nunca terão: a mentalidade certa. O futebol masculino do Sporting esteja a jogar bem, esteja a jogar mal, tem sempre a mesma mentalidade. Aliás, este ano acho que isso está mais patente do que no ano passado em que perdemos um pouco a alma do ano do campeonato, sinto que eles estão bem mais reçudos dentro de campo, a pressão na bola está muito melhor, e mesmo em desvantagem, vamos à procura do jogo e de sermos felizes. Quem achar que o futebol é só tática e contratações e o plantel está desequilibrado e o treinador é teimoso, não está a ver o plano todo. Está a focar se numa parte e está a ignorar tudo o resto. Concordo com algumas coisas, mas não consigo deixar de reconhecer aspetos positivos nesta pré-época.
Mas o Paulinho já todos sabemos a merda que faz e as oportunidades que desperdiça no nosso ataque.
Volto a dizer vê o min 28 contra os lobões e resume tudo o que tem sido estas épocas, plural, não singular, com o paulinho na frente.
O que tu vês desmerecer eu vejo a minha opinião com base no que vejo hoje sem esquecer o que foi os anos anteriores.
Porque não há novidades, nem surpresas.
Futebol não é só chutão na frente e esperar pelo melhor.
Ou melhor pode ser, mas estás muito mais longe de ganhar…
Claro exemplo da ditadura de opinião que se vive no Sporting hoje em dia, ditadura promovida entre os “soldadinhos do nojo” (engraçado como não se aprofundou o tema após ser denunciado em praça pública) e alguns órgãos de comunicação social a soldo, que transformou o debate Sportinguista num espartilho onde o pensamento autónomo e crítico é sinónimo de um anti-sportinguismo primário travestido de intenções políticas!
Ontem, a página Sporting Táctico (ler aqui: https://www.facebook.com/SportingTatico/), umas das mais reconhecidas do universo web Sportinguista, faz uma análise ao trabalho do Amorim e ao que se perspetiva para a próxima época. Num texto de cariz CRÍTICO, o autor sentiu a necessidade de escrever os seguintes trechos:
1) “Sou o fã número 1 do Rúben Amorim. É o melhor treinador que já vi no Sporting. O Treinador que andei durante anos a idealizar para treinar o meu Clube”;
2) “Sinto que ainda há muito para ganhar e evoluir com Amorim”;
3) “Estar-lhe-ei sempre grato, nunca fui mal agradecido e detesto ingratidão e memórias curtas”;
4) “Gosto demasiado do Sporting e do próprio Rúben Amorim”;
5) “Peço DESCULPA por me intrometer no teu trabalho”;
6) “Tu sabes muito”;
7) “DESCULPA dizer isto”;
8) “eu renovava o teu contrato por 100 anos”;
9) “DESCULPA ser directo”;
10) “Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer”;
11) “Venho só rogar-te, por favor”;
12) “DESCULPA dizer-te”;
13) “faço este post porque gosto de ti”;
14) “Obrigado, Rúben, por me deixares ter este desabafo”;
Como disse, tudo isto num texto CRÍTICO que, passado para o word com fonte times new roman 12, não chega a 2 páginas.
Fica a reflexão do momento vivido pelo Sportinguismo onde, para não ser completamente enxovalhado nas redes sociais por falar o óbvio e o que toda a gente vê, o autor tem que fazer todos estes salamaleques bajuladores e, até certo ponto, submissos! (neste ponto a Tasca do Cherba é uma das poucas exceções!) E mesmo com o texto escrito nestes termos, o autor é rasgado de alto a baixo na maioria dos comentários feitos pelos Sportinguistas!
A cereja no topo do bolo: todo este salamaleque foi usado como forma de legitimização para se OUSAR criticar a insistência na aposta em Paulinho! Veja-se o medo de dizer que o “Rei vai nu!”
Realmente, DESCULPA Sporting, por alguns sócios e adeptos terem dois olhos e um cérebro!
Concordo, Miguel. É um problema endémico das redes sociais que, depois, alimentam um certo modo de estar também fora das redes. Por mim, já o escrevi noutros fóruns, acabar com as redes sociais era um avanço civilizacional. Utopia, dirão uns. Censura, gritarão outros. Sei que é impossível, na prática.
Se chegamos ao fim de semana de 21-08 (3a jornada) com resultados positivos, o plantel nao vai sofrer mais mexidas, porque o Ruben Amorim vai continuar na dele que “este grupo chega para fazer frente a Braga e Porto, por isso chega para o resto do campeonato”)
Se chegamos ao fim da 3a jornada com poucos pontos, entao vao haver entradas de certeza, e suspeito que venha alguém para o ataque, ou até que eventualmente se recupere alguém que está no plantel (que meso assim acho que só mesmo em ultimo recurso).
Em 2001/2002, nao sei se se lembram, mas comecamos o campeonato em casa com o Porto, com uma vitoria 1-0 (Niculae). Era tudo um mar de rosas, tinhamos uma grande equipa e nao era preciso mais reforcos… Depois a seguir levamos 3 do Belenenses e se calhar ja era melhor reforcar a equipa. Veio o Jardel, ainda empatamos no primeiro jogo dele (1-1 com Alverca), e depois o resto é historia.
Lá está eu acho que vai depender do contexto do jogo. Acho que se tiveres os alas a criar muito juntamente com os interiores, mas teimas em não subir a produtividade ofensiva o Amorim é capaz de repensar a prioridade do avançado. Imaginemos que vamos ao Dragão, somos superiores, como conseguimos ser o ano passado, mas em 4 ou 5 oportunidades claras de golo não metes um. Acho que aí o Amorim passa a olhar para as coisas de outra maneira.
Pessoalmente acredito também que se ande a desvalorizar um bocado o papel que o Sarabia teve o ano passado e a depositar-se muitas esperanças no Trincão, esperando o mesmo impacto. Há aqui um conjunto de coisas que parecem toldar a cabeça do Amorim, que tenho como gajo inteligente.
Num clube consciente, onde todos só pensam no bem do Sporting, faziam-se homens de verdade sentavam-se à mesa e estava feito!
Agora, parece-me que a corda esticou-se demasiado! As conferencias de imprensa do Rubão a acusar o Slimani de não correr e de ser mau profissional foram longe demais!
Esse é o problema de vir para a praça pública (estratégicamente, pois sabia que o jogador não tem como tinha acesso à imprensa para se defender) simplesmente pensando na sua imagem e em não desgastar mais o João Paulo (ridicula a gestão que fez do João Paulo depois do que aconteceu com Slimani).
Infelizmente chegou-se a um ponto de não retorno! Mas que se foda… o dinheiro não é deles e o Sporting paga!
Ninguém se chateia sozinho numa discussão, acho que o Amorim podia ter gerido melhor a cena, mas o Slimani também devia de ter comido o seu queijinho. Não estive por dentro, mas saber que é adorado pelos adeptos pode ter feito com que ele se sentisse na liberdade de fazer merdas que não devia.
É o que é, o necessário é acreditar ahahah. Resultados menos positivos (empate a 0 em Braga e Dragão) podem fazer com que o Amorim abra os olhos.
Até me custa dar tanta porrada no paulinho, mas custa-me mais o que teremos de sofrer mais um ano com a seca de golos.
E como ainda, para ganhar, precisamos de golos…
É lixado.
Depois um gajo olha para outro lado e vê as movimentações do Taremi e do Evanilson no FoiComPutas.
Nem tenho visto o SLBosta mas lá vão marcando os seus golitos.
Vai la para dentro faz o que sabe, se calhar não dá é mais que isto.
Culpo a equipa técnica (Amorim), que fez finca pé para ele vir, ao ponto de darmos 20 milhoes por ele, aposta nele até ao infinito mesmo que toda a gente já tenha visto que nao funciona, e não pensa sequer em arranjar uma alternativa.
Quando os treinadores chegam ao modo ‘teimosia’ normalmente não é bom sinal, e não dá bom resultado. O Paulo Bento que o diga.
A nuvem negra sobre as perspectivas para esta época está a formar-se e os ingredientes são pesados:
-uma pré época sonsa de empatas a um golito
-o abdicar de goleadores e o coleccionar extremos
-o alimentar do sonho impossível do regresso deCR
-a saída de jogadores com jeito para o golo,Sarábia
e até Jovane
-as lesões preocupantes
-o calendário inicial demasiado exigente
Para que a nuvem negra não se transforme em tem-
pestade que a velha máxima que reza que ” as verdades em futebol não duram mais que uma semana se não houver jogo a meio ” se confirme.
Que a estabilidade sobreviva à ameaça, são os meus votos
Estar com o “gosto muito de ti mas….” é de quem está a tentar ser politicamente correto e não assumir as suas posições.
Com as devidas distâncias faz lembrar o: “Eu não sou racista mas….”
A posição dele é valida. É uma opinião. Por acaso até discordo da maioria do que diz mas percebo o ponto de vista e é tão válido como o meu.
O que não gosto do post é a técnica de tentar dizer as coisas sem ser acusado de as dizer e uma delas até transqueveste:
“Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer”
Ele na mesma frase diz que não vai dizer algo que acabou por dizer?!? Isto faz algum sentido?
A opinião dele é valida. O que chateia no post é precisamente ele não a assumir e tentar dizer entre os dentes.
Pareces tirar o mesmo que o Lyonne. O Sporting Tático quer fazer uma critica mas não se quer assumir como critico, daí os rodeios.
A malta do Twitter está numa posição frágil. Primeiro porque o Twitter é um lamaçal completo. Segundo porque os likes e retweets atribuem um certo protagonismo que provavelmente não teria de outra maneira, é tipo o Cherba e o número de comentários, com as suas devidas diferenças.
Eu apesar de concordar com as criticas dele também não gostei do tom em que foi escrito o texto.
Acho que as pessoas deveriam ser muito mais frontais e diretas até pq não ha motivos para andar a pedir desculpa por tudo e por nada.
Contudo não acho o autor “sonso”! Na verdade, penso que o autor sabia que ia ser comido vivo nas redes sociais, que genuinamente gosta do Amorim, mas vê que há pontos a melhorar! Entao, sentiu a necessidade de mostrar a todo o momento que as criticas ao treinador não significam que não goste dele ou sejam menos Sportinguista! Só isso!
Isto pq no universo Sportinguista espalhou-se a ideia peregrina que ou tas do meu lado ou contra mim e uma ditadura de opinião! SIM, é possivel gostar de um treinador e achar que ele tb faz merda!
Lyonne:
Na minha terra são os chamados conas moles.
Algumas pessoas que gostam que as coisas sejam ditas sem rodeios por vezes são as mesmas que quando não lhes interessa certa opinião, porque vai contra o seu pensamento, até com o vernáculo embirram.
A grande maioria até com casacos de cabedal marravam.
Portanto não interessa o que se diz.
O rapaz sentiu toda esta pressão e quis ser politicamente correcto. Dizer o que pensava sem ofender os fanáticos.
Mas os barrascos ditadores de opinião não querem saber se vais com falinhas mansas.
Indo contra a opinião deles tanto come o que vai com coniçes como o que vai ao pontapé para a frente.
Será que alguém tem um link para entrevista completa do macaquinho sonso bufo do record silva?
Novamente o sistema/táctica de 3-5-2 muito simples de atacar e defender nas alas como é? Um dos médios descai para os lados e continua o problema de no centro ser só 2 médios? Ou os avançados fazem piscinas a defender os laterais contrários?
Não tenhamos equipas competitivas e fiquemos à espera da justiça desportiva que vamos estar mais 18 anos sem ganhar um campeonato.
Nunca nos foi favorável e nunca será.
Nunca prejudicou ou sancionou aquilo que era de elementar justiça o porto ou o benfica.
Sempre se quis reduzir o campeonato português a benfica VS porto, Sul Vs Norte.
Ainda há um par de dias de voltou a ouvir o disco riscado da guerra contra o Sul.
Uma vergonha até para o próprio porto que não aceita os seus adeptos do sul como iguais.
Não digo entrar neste tipo de guerras estúpidas, mas ter equipas fortes, equilibradas, competitivas e que nos façam ter mais golos que os adversários.
Tudo o resto é a podridão que se sabe.
Penso que seja acertado dizer que isto era o que a maioria estava à espera, e ainda aposto que os tais dois jogos de castigo que vão ter serão contra uma equipa qualquer das divisões inferiores para a taça e contra uma das mais fracas da liga.
O discurso sobre o tal ódio que o sul tem para o norte é o normal, é um discurso para manter os labregos estúpidos que têm a voz mais alta controlados durante estes dias em que o clube esteve envolvido num escândalo, funciona há 40 e de certeza que continuará a funcionar
É altura de solicitarmos uma providência cautelar que impeça que os árbitros portugueses, sobretudo os habitualmente nomeados para os jogos entre grandes, sejam impedidos de os arbitrar. No ano passado os designados para os jogos SCP-FCP deram o Titulo ao Porto. Rever esses dois jogos provoca-me náuseas e ao Colina também devem ter provocado porque os impediu de irem ao mundial.
É o momento de exigirmos árbitros estrangeiros.
Concordo. Árbitros estrangeiros nos jogos dos clubes em posição de acesso às competições europeias, na ausência de classificação na jornada inaugural e para efeitos de nomeação usa-se a classificação da época anterior. Só assim se defende a independência dos lugares economicamente mais viáveis, sempre alvos de enorme cobiça e tentações. Esta tem de ser uma bandeira do Sporting, pode valer mais pontos do que uma boa contratação.
Braithwaite vai rescindir com o Barcelona! Dizem que está a ser disputado entre o Celta e o Getafe!
Aí está uma ótima opção móvel para o centro do nosso ataque! Acredito que numa equipa como o Sporting, a jogar no centro do ataque iria subir consideravelmente o seu número de golos!
” “Este ano acredito que vamos ao “38” com Roger Schmidt. O FC Porto vai lutar, o Sporting vai lutar, mas nós vamos conquistar” o campeonato, afirmou o dirigente do Benfica, que espera ter o mês de agosto “cheio de vitórias”, a começar pela entrada na fase de grupos da Champions.”
Parece me que num computo geral, as modalidades tem os planteis quase todos fechados, à excepção do volley.
Futsal precisa se de comprar um ala, Fábio cecílio já não vem para o Sporting.
Andebol sempre o mesmo clássico, e necessário um lateral direito e mais um pivô para defender.
Hóquei em Patins é necessário um reforço de ataque na equipa
Basquetebol, com a chegada de 5 reforços, creio que ficamos com o plantel fechado (talvez a aquisição de um terceiro base).
Pelo menos, há uma coisa positiva. Quer seja no futebol, quer seja nas modalidades, anda tudo a fazer se atempadamente e com critério. Excepto talvez o volley que saem 7 e entram 8.
No FF, sinceramente não sei. Mas confio na Mariana Cabral
1⁰ mandato positivo, apesar de não termos conquistados nada de jeito no futebol. O problema foi o segundo mandato, que quase culminava com o fim do Sporting em Maio de 2018.
1 Agosto, 2022 at 8:13
Bom dia
Cheira-me que CR7 vai parar a Munique, independentemente de tudo o que os dirigentes do Bayern têm dito
1 Agosto, 2022 at 8:37
Seria uma reviravolta…Interessante. Mas para o CR será forçosamente um “banho de humildade”, vai ter que se converter num team player e ser mais um no plantel.
Z
1 Agosto, 2022 at 9:37
Bom dia tasca!
Foda-se…estamos a jogar tão pouquinho…..
Este inicio de campeonato não promete….
1 Agosto, 2022 at 9:40
Lá estás tu a ser o bota abaixo de serviço.
1 Agosto, 2022 at 9:49
Espero estar enganado e entrar-mos já a ganhar com o Braga.
Mas estamos com um futebol tão probre.
Porro está fraquíssimo, N. Santos está igual (ao menos têm ao menos a desculpa de andarem a cruzar para uma área cheia de defesas e só com o P. Gonçalves lá dentro…as vezes que eles ganham a linha, levantam a cabeça e não vêm ninguém e têm de engonhar ou cruzar mesmo para ninguém…não é fácil…), o M. Nunes muito marcado e sem o deixarem virar está em grandes trabalhos, o Trincão não está lá, o Edwards está ao pé do Trincão…com Paulinho não funciona, sem Paulinho não funciona porque não há ninguém que jogue no meio…
Não está com bom ar. O P. Gonçalves está numa forma do crl e com uma confiança do crl e está rodeado de zero…com um jogador como ele em super-forma, mal conseguimos criar perigo…
1 Agosto, 2022 at 9:58
Só discordo da avaliação do Porro.
De resto subscrevo.
Época mal planeada e nem toda a gente a dizer que precisamos de alternativas na frente o viana amorim ou outro, conseguem perceber.
Sem presença na área todos irão parecer maus jogadores.
O Nuno Santos já nem avança na linha, para quê?, não está lá ninguém…para ficar encurralado no canto?
O Mateus Nunes está a sofrer o que muitos médios centros sofrem. Quando começam a ganhar confiança, começam a reter muito a bola. Estes jogadores têm de perceber que naquela zona, bom jogador é aquele que solta a bola mais rapidamente, que faz a equipa jogar.
Ele devia olhar para o Bruyne. Solta a bola e vai para a entrada da área. Foca na qualidade de passe e remate. Correr com a bola é nos júniores ou então só se houver espaço.
Fazer rotundas e sofrer faltas, não faz a equipa marcar golos.
Vamos ver como corre…
1 Agosto, 2022 at 9:58
As ocasiões de golo eminente são poucas, os golos nem se fala, e só temos Pote com pedalada neste momento.
No entanto as vitórias disfarçam as fragilidades e ajudam a criar uma onda positiva. É a minha esperança neste momento…
1 Agosto, 2022 at 10:02
O Inácio a meu ver também fez uma pré-época de bom nível. Mas é tudo pouco. O Trincão é corpo estranho, e com a sua movimentação para fora emperra um pouco o Porro, o NS contra o Wolves parecia uma barata tonta, mas acredito que na hora vai ser consistente.
A maior preocupação para mim é mesmo o Mateus Nunes, que como disse ontem acho que não melhorou nada no ultimo ano, e o ataque não ser ameaça. O Paulinho e o Trincão parece que se levarem tratamento Westbrick (ninguém os marcar) não conseguem fazer nada.
Dito isto, o campeonato português é uma coisa muito própria. Duas tamancadas lá para a frente e pode sair golo. Com o Pote como está uma nesga pode ser o suficiente para decidir o jogo, porque acredito que dificilmente vamos sofrer. Atenção ao Morita, acho que vai ser mais reforço do que se pensava, ou pelo menos eu pensava.
1 Agosto, 2022 at 10:11
Uma nesga pode ser suficiente.
Eu percebo o que dizes, mas esta merda é tão má, tão fraquinha para um nível que devia ser muito, mas muito mais elevado.
Concordo com a avaliação do Inácio. Está a fazer-se um grande central.
Trincão estou com fé que seja outro sarabia que ao inicio também não carburou muito bem.
Agora o que me irrita mesmo é o Paulinho e a falta de alternativas à posição.
Esta merda é futebol profissional.
Planear uma época já com tanta informação sobre os atletas, a maioria que já jogam há imenso tempo e continuar a insistir nas mesmas falhas…não entendo.
1 Agosto, 2022 at 10:24
Estás a por as expectativas demasiado altas no Trincão. O Sarabia domina os basicos, chuta bem, passa bem, lê bem o jogo, o Trincão nem por isso, gosta mais de ir para cima e usar o pé esquerdo quando pode. Acho que precisamos de um Trincão+Edwards para termos o que o Sarabia nos dava.
O Paulinho é aguentar, parece que não há nada a fazer.
1 Agosto, 2022 at 10:30
O que me encanita mais é o meio.
O Trincão e o Edwards, um vai estando melhor num jogo, outro noutro até um deles agarrar em definitivo…ainda vá.
Não ter ninguém que jogue ao meio é que amputa a equipa de qualquer alternativa. Foi constrangedor ver sair o Paulinho (que não jogou um pintelho furado) e a equipa ainda ficar pior porque parece que estava a jogar com menos jogadores….
1 Agosto, 2022 at 10:34
Eu disse que tinha fé…não que tinha expectativas 🙂
O paulinho é aguentar…continua a ser triste.
1 Agosto, 2022 at 10:17
O trio de centrais tem estado bem. Em qualquer uma das configurações.
Eu preocupa-me mais o tão pouco que joga o trio da frente, em qualquer uma das configurações. Qualquer que seja a configuração do trio ou os escolhidos, o único que joga alguma coisa é o P. Gonçalves..
E foi uma pobreza estarmos fracos no jogo e a alteração ser tirar um PL para meter um interior que só gosta de jogar na ala e ficar literalmente sem ninguém no meio e depois tirar o Porro pelo Esgaio…
A meio minuto do fim lá entra o puto para tentar agitar qualquer coisa do jogo…
1 Agosto, 2022 at 10:19
Acho que a ideia volta a ser ter uma defesa consistente e que basta 1 entrar…
Mas é tão pouquinho…..
Espero que a equipa cresça muito…tem mesmo muito para crescer.
Assusta um bocado agora o inicio. Porco e Braga. Não estou a ver esta equipa a conseguir de inicio 3 em 3…e precisamos…
1 Agosto, 2022 at 10:29
Não percebi o porquê do Amorim não ter experimentado o 3-5-2 à moda do Conte. Não diverge muito do 3-4-3 dele, dá um meio campo mais seguro e não deixa o pobre João Paulo na frente sozinho. Iria pedir muito mais do Nuno Santos e do Porro, mas não acho que isso seja propriamente um problema.
É um problema que o Amorim parece ter, não é recetivo à mudança talvez isso também explique a fraca rotação o ano passado.
Partilho da fé no crescimento, só há um gajo que acho que não vai crescer porque não dá mais que aquilo. Os outros todos podem melhorar, incluindo o Amorim.
Braga não sei como será, o Horta está no sai ou fica, o treinador é novo, por isso não sei como será. O Porto acho que a bem ou a mal vamos repetir os empates do ano passado, Amorim costuma encaixar bem (excepto o ultimo jogo) no Conceição, o homem do apito equilibra depois.
1 Agosto, 2022 at 10:33
O plantel não foi feito para isso. Para jogares com 2 têm de ter 4 avançados centro. Só temos 1.
Além disso, jogar com 2 tira os extremos da equipa. Trincão, Edwards, mesmo o Rochinha deixam de ter espaço.
1 Agosto, 2022 at 10:37
O Conte jogou com 2 na frente quando tinha Lukaku e Lautaro. E depois o Sanchez no banco. Ou quando tinha o Morata, Tevez, LLorente…
Quando não tem e tem interiores (como no Chelsea e no Tottenham), também joga assim.
O problema não é o sistema…
1 Agosto, 2022 at 10:39
Porra era o que eu fazia.
Quando a coisa aperta mais colocar 3 no meio em triângulo ofensivo.
Ugarte, Mateus Nunes e Pote por exemplo.
Ainda temos Morita, Mateus Fernandes, Tabata também faz o lugar.
Na frente TCdL podia ser efectiavamente o tal ataque móvel, sem posições fixas.
Edwards e Trincão por exemplo.
Até o Nuno Santos e Rochinha.
O que não faltam são alternativas.
É só colocar os homens a jogar.
Como está é que não dá com nada.
1 Agosto, 2022 at 10:42
Até pode não ser, mas há que estudar alternativas e na minha opinião há jogadores para isso, até porque o Edwards por exemplo se movimenta bem no meio. Depois pode ser algo pontual, movimento defensivo o Pote desce torna-se um terceiro médio e ofensivo tenta aparecer atrás dos avançados com os alas a garantirem a largura. Algo assim do género.
Ou isso ou mantém-se o sistema, a forma de jogar e vai-se buscar um PdL digno desse nome que saiba se movimentar na área e não ande a velocidade cruzeiro.
1 Agosto, 2022 at 10:46
É tão óbvio que até aleija.
O pote a fazer a ligação do meio campo para o ataque, seria mel.
Edwards gostava de ver em vez do 1×1, tentar aproveitar a velocidade para se desmarcar e apanhar umas bolinhas nas costas dos centrais a passe ou dos nosso centrais ou do pote.
Trincão podia ajudar ou até mesmo o Rochinha.
Penso até que este sistema iria funcionar melhor na pressão.
1 Agosto, 2022 at 10:51
Nah eu estou a falar auge Conte, que foi campeão a usar várias vezes a dupla Matri Quagliarella, e chegava a ter jogos em que punha o Vucinic na frente sozinho para ter 4 médios centro em campo. A Juve foi campeã com gajos bem medianos em 2012
1 Agosto, 2022 at 10:57
O Edwards bem no meio? Porra…viste o jogo desde que ele entrou para o meio? E não foi a primeira vez. Ele fica completamente engolido pela defesa. É como não estar lá.
São tudo gajos que vivem de ala. Não me lembro de nenhum sistema que jogue com 2 jogadores na frente que fogem para a ala. Ataques móveis é a 3 na frente e de preferencia com 3 médios. Não é com 3 médios e depois com 2 gajos que só sabem fugir para a ala e vir de fora para dentro.
É que nenhum deles é sequer como o Raphinha, que era um gajo que convivia bem com a área. Bem pelo contrário. O Edwards o que faz melhor na área é mandar-se para o chão.
2 na frente têm de ser 2 avançados centro. Capazes de jogar de costas, aproveitar o espaço, entrar bem na área. Não podem ser 2 gajos que fogem da área. Se é para ataque móvel, tem de ser com 3. E mesmo assim, com P. Gonçalves, Edwards e Tincão nos 3 ficamos com um buraco do crl no meio…
1 Agosto, 2022 at 10:58
Matri, Quagliarella, Iaquinta. são o mesmo. Avançados centro de raiz. Nenhum deles é extremo.
1 Agosto, 2022 at 11:15
Sim, mas tinham sempre alguém com capacidade de apoiar bem as alas. O Del Piero era bom nisso, o Quagliarella também (quando tinha pernas), depois veio o Tevez que também o fazia a espaços. Mais tarde aparece o Mandzukic que sempre jogou bem fora da área…
Eu acho que temos jogadores para fazer isso a espaços, se são perfeitos para isso não, principalmente sem rotinas.
Mas é como disse, isto é o que dá mais trabalho, procurar um sistema tático diferente onde os gajos encaixam. O que dá menos é o que parece ser mais difícil, que é por o Paulinho onde pertence e ir buscar um bom avançado.
1 Agosto, 2022 at 11:23
Estás a falar de coisas contrárias. É exatamente isso.
Uma coisa é teres gajos do meio e que vivem no meio e que sabem tudo sobre jogar na área e à entrada na área. E que depois têm mobilidade porque há mais 2 iguais a eles prontos para ocupar o espaço. E por isso entre o 3 que são avançados centro e gajos de área, 1 vai fugindo e vão aparecendo 2 nesse espaço.
Outra coisa é teres gajos que são o inverso. Gostam é de estar fora da área e na ala e que de vez em quando aparecem lá. E que pior, nem sequer são bons naquela zona. Dão um ar da sua graça uma ou outra vez que lá “aparecem”. E o que acontece é que a maior parte do tempo, não está lá ninguém. Com 3 a maior parte do tempo não está lá ninguém, quanto mais com 2. E não é por o Amorim lhes pedir para não entrarem. Eles não têm esse instinto, corpo e características. E quando lá estão, é como se não tivessem.
1 Agosto, 2022 at 11:26
E com o Paulinho a PL não tens um buracão no meio.
Que interessa ele ir tabelar a maior parte das vezes mal para os extremos e depois quando o extremo chega à linha ele nem na área está?
Não gosto minimamente deste estilo de jogo.
Parecemos mesmo equipa pequena a jogar para não sofrer golos.
Para isso até o Fernando Santos servia…
1 Agosto, 2022 at 11:29
Leão…
O que estou a dizer é exatamente que o problema não é do sistema….
1 Agosto, 2022 at 11:51
Sim eu sei…
Só estamos a soltar frustração 🙂
Já sabemos as asneiradas que vamos dizer, as merdas em casa que correm o risco de serem partidas e o que vamos sofrer quando a bola começar a não entrar…
1 Agosto, 2022 at 11:02
O Fatawu em pouco mais de 10 minutos fez mais que o Trincão o jogo todo.
Se calhar devia ter sido dado mais tempo ao rapaz para jogar na sua posição, em vez de o meter a jogar na ala.
Tem velocidade, técnica e zero medo de ir para cima do adversário.
O problema é que o Trincão vai seguir o mesmo caminho do Paulinho, é menino bonito do treinador, vai jogar sempre mesmo que não dê uma para a caixa.
1 Agosto, 2022 at 11:12
Ele também é menino bonito do Mendes. Estão todos a espera de um retorno de muitos milhões com o investimento…
1 Agosto, 2022 at 11:13
O acho que o Fatawu vai dar mais ao Sporting como ala do que ali.
Exatamente porque pode ser o gajo que vem de trás e cria o desiquilíbrio. Em vez de estar enfiado naquele meio onde tens de tocar rápido, decidir ainda mais rápido, etc…
Mais Fatawu na ala, menos M. Reis…é o que eu quero para o Sporting. Porque é exatamente isso que projeta a equipa…
1 Agosto, 2022 at 11:33
Discordo.
Vejo-o a contribuir mais para o jogo do SCP a partir do trio da frente do que a partir da ala.
Espero que tê-lo colocado a ala tenha sido apenas para ver o compromisso dele a defender.
O Fatawu tem um pontapé muito forte, parte bem da direita para dentro e tem velocidade para dar a profundidade que não consegues ter com o Trincão.
Além disso, vejo-o com muito mais intensidade que o Trincão, que me parece um pouco “cona de sabão” dentro de campo, com pouca intensidade. Pode ser algo da pre época e tal, mas o Fatawu tem mostrado o inverso.
1 Agosto, 2022 at 11:51
“O Fatawu tem um pontapé muito forte, parte bem da direita para dentro e tem velocidade para dar a profundidade que não consegues ter com o Trincão.”
É exatamente por isso que eu acho que pode dar muito na ala.
No trio da frente é mais do mesmo. Na maior parte do tempo que não tem espaço.
Na ala pode chegar lá e ser o “+1” que precisamos. Ainda por cima com o remate forte que tem. Se ele aprender a movimentar-se como o Nuno Santos, que sabe entrar para dentro quando a bola vem “do outro lado”, com a velocidade que ele tem,…
1 Agosto, 2022 at 11:57
O nuno santos cada vez fica mais preso na linha e mete a bola para trás.
Entendo os 2, mas para chegar na frente neste modelo só mesmo colocando a extremos. Fatawu se é para rematar não o vai fazer a ala, infelizmente.
À excepção do Porro não temos alas que subam para ter remate neste momento.
Parecem que andam a medo ou não vendo o paulinho não querem arriscar perder a bola ou têm instruções para isso. Sei lá…
Os alas neste momento da maneira que vejo servem apenas para que os centrais possam colocar a bola na linha e fazer a equipa adversária bascular.
Não cruzam, não entram na área…
Invariavelmente devolvem ao central ou metem no MC que esteja do lado deles.
Excepção feita ao Porro e se insistirem só nele o mais certo é ficar lesionado rapidamente…
1 Agosto, 2022 at 12:09
Não é verdade Leão. Até era capaz de apostar que o Nuno Santos remata mais que o Porro mesmo vindo da ala. Aliás é dos unicos alas que temos que fletem para o meio e que tentam entrar no meio sem bola. Nem o Porro faz isso. O Porro faz isso ocasionalmente mas é com bola.
Pois é. Cada vez mais ele para. Ainda com o Wolves se percebeu bem porquê. Porque a maior parte das vezes que cruza ou não está lá ninguém ou se está, está a pastar no meio dos defesas. Os nossos alas passam o tempo a cruzar para ninguém. Há pai 3 situações que ele ganha a linha, levanta a cabeça (e vê-se bem ele a levantar a cabeça) e quando vê que não está ninguém tem de voltar para trás ou tem de parar e encara o defesa e a tentar ganhar tempo a ver se aparece lá alguém.
Quando vão e estão numa de centrar e não têm tempo de olhar, cruzam para nenhures porque não está lá ninguém ou então está o coitado do P. Gonçalves…
Por isso é que eu acho que um ala que seja capaz de coisas diferentes.
1 Agosto, 2022 at 13:59
Do que eu me lembro o Nuno Santos quando remata e que alguns jogos até deu alguns golos foi a EE.
Não me lembro dele marcar e se rematou foi daqueles em desespero enquanto AE.
Eu sinceramente acho que o Nuno Santos não gosta de defender.
Acho mesmo que a posição melhor para ele seria jogar de forma livre numa zona avançada a tentar aproveitar os espaços onde houvessem e tentar finalizar nas sobras.
Porque velocidade de ponta ele não tem, mas é rápido.
No 1×1 também não é excelente, mas de vez em quando desequilibra.
É complicado neste sistema.
Acho que anda a prender muitos dos atletas que temos.
Quem fala em sistema, também pode falar em certos atletas em certas posições, sabotando tudo o resto.
1 Agosto, 2022 at 10:54
Para teres mais gente dentro da área tens que jogar com uma linha de 4 na defesa e mais subido no terreno, na minha opinião se o Juste for rápido, numa linha de 4 terias que tirar o Coates da equipe. Assim sais a jogar do guarda redes, vamos a ver se este rapazito não dá barraca, o outro também deu barraca contra o Sevilha, como nós sabemos dificilmente Ruben Amorim vai jogar como se constou no 4-2-3-1
1 Agosto, 2022 at 11:06
Não precisas. Basta teres 3 jogadores na frente para isso.
Se dos 3 da frente não tens nenhum que goste de estar na área (e nenhum gosta…), então aí fica dificil meter muita gente na área.
Apesar de eu achar que este sistema é muito limitado, não é por ele que nós temos a área do adversário invariavelmente deserta…
1 Agosto, 2022 at 15:17
Subscrevo, disseste tudo mas por outras palavras: estamos no fim da pré-época!
1 Agosto, 2022 at 11:09
Elenca lá aí os tasqueiros que constatas que teem demonstrado agrado com as exibições nesta pré época?
Up up up
1 Agosto, 2022 at 9:43
Não sei quem é responsável pela gestão da Loja verde mas está a fazer um péssimo trabalho. Que coisa tão insonsa, sem chama. É incapaz de passar algum fervor leonino.
1 Agosto, 2022 at 9:46
Noticia A Bola:
“O futuro de Jovane Cabral deve ficar definido esta semana e, segundo dados recolhidos por A BOLA, deve mesmo passar pelo Besiktas. Os turcos, recorde-se, não conseguem chegar aos 5 milhões de euros exigidos pela SAD do Sporting mas o negócio evoluiu e pode mesmo ficar fechado por cerca de metade dessa verba.”
Se isto for verdade, esta forma de negociar é uma maravilha:
– “Queremos 5 milhoes!”
– “Nao temos”
– “Ta bem, pronto, nesse caso fica em metade”
1 Agosto, 2022 at 10:56
Metade do passe fica nosso, possivelmente pode até ser melhor negócio
1 Agosto, 2022 at 11:35
Nao vi em lado nenhum que ficavamos com metade do passe.
1 Agosto, 2022 at 9:49
Bom dia, Max!
Bom dia, Tasca!
1 Agosto, 2022 at 9:51
Pré-epoca pouco intusiasmante, com poucos golos e ainda menos vitórias.
Lesão de Adán, Trincão ainda em adaptação, Morita a ganhar pontos, Matheus Nunes irreconhecível, o mesmo sistema de sempre para lutar uma vez mais pelos títulos.
Benfica em estado de graça, a marcar muitos golos, com utilização da formação a mistura. Felizmente essas vitórias não contam pontos para o campeonato. Mas dão confiança…
Porto com mais 1 título no saco (23 Supertaças em 44 edições), e Conceição a igualar Artur Jorge como treinador mais titulado nos dragões. Saíram jogadores importantes mas nem se dá pela falta. Não sei o que vale este Veron, mas David Carmo é um enorme upgrade a defesa.
Uma questão: São os jogadores que se adaptam ao modelo de Conceição ou é Conceição a adaptar o modelo aos jogadores que tem?
CR7 não veio (poupança para os nossos cofres de 30M em salários!).
Palhinha foi a única venda significativa até ao momento, e vender Tabata por 5 milhões para encaixar metade será sinal de total desespero.
Entretanto Sporar estará a caminho do Panatinaikos por 3,5M. Custou 10M fora os salários. Entra diretamente para o top dos “melhores” negócios de Varandas, mesmo sem sabermos se houve pagamento de intermediação ou se teremos de dar uma parte da venda ao Braga…
Darwin, o Tosco, em destaque na conquista da Supertaça de Inglaterra pelo Liverpool (e Haaland a falhar um golo de baliza aberta!).
Vitinha titular no PSG (tal como Nuno Mendes) na conquista da Supertaça de França.
Farense trava o Wolverhampton, empate a 1 bola.
André Santos conquistou o título mundial Wako Pro K1.
No Atletismo a nossa equipa feminina conquistou o Campeonato Nacional de Clubes pela 12ª vez consecutiva, o décimo título da época em todas as modalidades.
A nossa equipa masculina terminou com os mesmos 147 pontos do Benfica mas ficou em segundo devido ao número inferior de vitórias, critério de desempate.
1 Agosto, 2022 at 9:52
E não, não vou falar do Paulinho…
1 Agosto, 2022 at 9:54
“A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD informa, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com o ŠPORTOVÝ KLUB SLOVAN BRATISLAVA para a transferência, a título definitivo, dos direitos do jogador ANDRAŽ ŠPORAR, pelo montante fixo de € 6.000.000,00 (seis milhões de euros), tendo celebrado com o jogador um contrato de trabalho desportivo, válido por cinco épocas desportivas, no qual foi fixada uma cláusula de rescisão no valor de € 60.000.000,00 (sessenta milhões de euros).”
1 Agosto, 2022 at 10:16
Na altura li que Sporar poderia custar mais 3M caso o Sposting conquistasse o campeonato, o que aconteceu. Par além desse valor também pagamos custos de intermediação e prémio de assinatura.
Penso que o Braga já não detém os 10% de uma futura venda (prémio de “montra”) visto que o acordo era para a janela de mercado seguinte ao empréstimo aos minhotos.
1 Agosto, 2022 at 12:01
Custou 6M€ o passe mais 3M€ em objectivos, dos quais tivemos de pagar 1M€ por termos sido campeões.
1 Agosto, 2022 at 9:57
O Haaland falhou, mas o Darwin também falha lá 2 ou 3. Um cara-a-cara com o Ederson perdeu com a baliza completamente escancarada, cabeceamento isolado nem ia acertar na baliza, acertou na mão do Ruben Dias, depois novo cabeceamento isolado (sem pressão dos defesas) manda para fora. A diferença entre os dois é que um perdeu e o outro ganhou, deixaram os dois muito a desejar pelo valor absurdo que se deu. O melhor PdL em campo foi um puto argentino que custou 18M
1 Agosto, 2022 at 10:03
Do que vi, Haaland já é vedeta e pouca trabalha na pressão e recuperação de bola. Teve pouquíssimas oportunidades de golo.
Pelo contrário Darwin não pára! Está sempre em movimento, sempre disponível para receber a bola, sempre a chatear os defesas e a dificultar a saída de bola. Tem sido trapalhão e falhado passes, remates e golos. Mas com as inúmeras situações de golo que cria e são criadas pelos companheiros, sou capaz de apostar que irá marcar mais que o Haaland…
1 Agosto, 2022 at 10:34
Trapalhão a favor. Parece fazer sempre o movimento errado, quando tem de abrir vai para dentro e vice versa, o primeiro toque dele é tenebroso, neste momento é apenas um gajo muito físico. Por outro lado, acho que vai ter muito mais facilidade em marcar que o Haaland porque tem gajos que lhe metem melhores bolas. O Haaland vai lá estar no meio dos centrais encafuado à espera que saia um bom cruzamento ou assim. O Darwin tem bolas garantidas na cabeça porque ninguém cria mais do que o Trent na EPL e o Robertson também tem muita qualidade a cruzar. São desafios diferentes, mas acho que correm o risco de não encherem as medidas do custo de aquisição. O Jota se vem com a cena dele de marcar golos facilmente pode sentar o Darwin.
1 Agosto, 2022 at 10:52
Ninguém cria mais do que o Trent (ou o próprio Thiago) mas do outro lado não tens propriamente uns toscos nesse aspeto: Cancelo, de Bruyne, Bernardo Silva. Vai ser muito ela por ela. Estamos a fazer funeral ao Haaland mais por ódio ao City do que outra coisa.
Este jogo foi perdido pelo City porque tem de jogar com um tosco como o aké na defesa. E o Ruben dias ao lado de um gajo muito fraco, deixa a descoberto as suas fragilidades que são a velocidade e a fraca inteligência emocional dentro de campo. Por isso é que por cá, volta e meia, dava dois socos num gajo porque sim. Já estava saturado do jogo ou de ser massacrado por ter gajos fracos ao lado e tinha de impor o seu físico através da agressividade para intimidar os adversários ou cometer faltas estupidas (as tais paragens cerebrais) é muito como aquele fdp do pepe.
1 Agosto, 2022 at 11:03
Foi o que eu disse. Falou-se no Haaland porque perdeu. Mas o Liverpool é uma equipa que explora muito melhor e mais vezes a transição do que o City, o que é bom para o Darling. O City gosta de dominar e encafuar os defesas na sua área, para o Haaland que é um gajo que também gosta de explorar o espaço isso não é tão bom. Acho que vai ser ela por ela, mas acredito que o melhor marcador não vai ser nenhum deles.
1 Agosto, 2022 at 11:11
Salah, Kane, Son…
Estou curioso com o Man. United e quem vai ser o avançado deles. Pode fazer muitos golos.
E o Jesus entrou com fogo no cu também.
Acho que facilmente Halland e principalmente o Darwin ficam para lá de 5º nos melhores marcadores. Até digo mais, acho que são 2 jogadores contratados mais a pensar na Champions do que no campeonato…
1 Agosto, 2022 at 11:27
Yup é o que penso.
O jogo de sábado pelo ManU foi muito bom, perderam com o Atlético, mas fizeram um jogo muito competente e dominador a espaços. Faltou-lhes um PdL claramente, mas quem os viu no inicio do ano passado e os vê agora parece uma equipa totalmente diferente (pena o Greenwhood bater na dama, era mais um a acrescentar à qualidade).
O Arsenal pode surpreender ou pode fazer à Arsenal.
Concordo, com espaço que têm na CL podem fazer os dois muito mais moça, mas o Haaland aí parte claramente muito à frente do Darwin porque tem técnica, o Darwin só vai oferecer mesmo músculo e velocidade.
1 Agosto, 2022 at 9:52
No jogo treino contra o outro cavalinho do carrossel, os lobos, o min 28 para mim é o resumo perfeito do que será muitos jogos o nosso ataque.
Jogada de oportunidade, que temos de aproveitar porque não serão muitas.
Temos vantagem sobre a defesa.
Temos espaço.
Conseguimos sair a jogar que nunca é fácil.
Pote passa para Paulinho, Paulinho tem o colega completamente aberto do lado direito que pode ir para a baliza ou ter espaço para cruzar para dentro de área completamente à vontade e o que é que acontece?
Paulinho desperdiça a jogada de ataque…
O futebol ofensivo do Sporting resume-se a Pote ter espaço e rematar com perigo à baliza ou conseguir fazer um passe que seja só empurrar para algum dos colegas.
E é isto.
Futebol é fácil. Tem de se ter poder na frente para se colocar a bolinha dentro da baliza.
Andar a rodar a bola no nosso meio campo dá muitos empates…Mas com empates estamos mais longe de chegarmos aos 85 pontos e batermos palminhas.
Se no 1º ano tivemos Pote e no 2º Sarabia que eram as surpresas.
Este ano não me parece que o Trincão o seja, pelo menos até ao momento.
Veremos se o Edwards ganha mais consistência…ou outra surpresa.
Mas insisto, esta época muito mal planeada.
O que antes pareciam ser ideias consistentes, neste momento já começa a parecer teimosia.
Se antes não havia informação, hoje já sabemos o valor de alguns atletas que nitidamente não servem o clube, mas que continuam a jogar, não se sabe muito bem porquê.
O min 28 resume tudo.
Mas há muitos mais min 28s, infelizmente.
1 Agosto, 2022 at 10:41
Há jogadores que não servem e a solução é ir buscar jogadores desconhecidos na fezada que sirvam? Apostar em putos de 17 anos à espera que rendam o suficiente desportivamente no futebol sénior? Estamos realmente a tirar ilações de uma pré-época em que o único jogo em que realmente o nível de clube foi comum aos anos anterior foi contra o Gilloise ou o crl como se escreve? Não estou a entender o que se está a passar na tasca. Uma merda é não ter esperança porque é esta atitude que devíamos ter sempre, tal como em 20/21. Outra é estarmos fodidos porque QUERÍAMOS estar esperançosos após a pré-época como se isso fosse uma obrigatoriedade e ainda para mais fosse algo que indicasse que vamos fazer uma época estrondosa. PERDEMOS com o lask linz, aliás, fomos GOLEADOS pelo lask linz e toda a gente incluindo nós, Sportinguistas, os nossos piores inimigos, já tínhamos feito o funeral a tudo e todos… fomos campeões. AH E TAL “golos aos 90 minutos, estrelinha” não contam? AH E TAL, “não jogamos durante a semana”, e então? Foi isso que fez a diferença realmente? Fizemos os mesmos pontos este ano a jogar a meio da semana. AH E TAL, “os outros andaram a dormir”, terá sido? Ou nós é que apresentamos uma consistência fora do comum na nossa história?
Parem de desmerecer o Sporting. Para isso já bastam os outros cancros que andam pelo Twitter e por esse mundo fora.
Se ainda não perceberam que a nossa maior arma é a mentalidade, então peço desculpa, mas acho que deviam ver outros desporto. Isto começa a cheirar a futsal. Pelo barómetro da Tasca temos sempre pior equipa do que os lampiões (o que é mentira, mas siga) no entanto, temos algo que eles nunca terão: a mentalidade certa. O futebol masculino do Sporting esteja a jogar bem, esteja a jogar mal, tem sempre a mesma mentalidade. Aliás, este ano acho que isso está mais patente do que no ano passado em que perdemos um pouco a alma do ano do campeonato, sinto que eles estão bem mais reçudos dentro de campo, a pressão na bola está muito melhor, e mesmo em desvantagem, vamos à procura do jogo e de sermos felizes. Quem achar que o futebol é só tática e contratações e o plantel está desequilibrado e o treinador é teimoso, não está a ver o plano todo. Está a focar se numa parte e está a ignorar tudo o resto. Concordo com algumas coisas, mas não consigo deixar de reconhecer aspetos positivos nesta pré-época.
Vamos a Braga e ao ladrao para ganhar.
1 Agosto, 2022 at 10:49
“Há jogadores que não servem e a solução é ir buscar jogadores desconhecidos na fezada que sirvam?”
O que faz o departamento de scouting?
Manda jogadores na base da fezada?
Não têm jogadores nenhuns para entrar na equipa?
Não há dinheiro para a equipa principal mas há para outras coisas menos importantes?
O Paulinho e este sistema de jogo é assim tão novo que só se está a ver nesta pré-época?
O falta de memória está a bater forte por estes lados…
1 Agosto, 2022 at 10:54
Digo mais em épocas anteriores haviam novidades.
Houve um Pote, depois houve um Sarabia.
Nesta época tens o trincão, vamos ver.
Mas o Paulinho já todos sabemos a merda que faz e as oportunidades que desperdiça no nosso ataque.
Volto a dizer vê o min 28 contra os lobões e resume tudo o que tem sido estas épocas, plural, não singular, com o paulinho na frente.
O que tu vês desmerecer eu vejo a minha opinião com base no que vejo hoje sem esquecer o que foi os anos anteriores.
Porque não há novidades, nem surpresas.
Futebol não é só chutão na frente e esperar pelo melhor.
Ou melhor pode ser, mas estás muito mais longe de ganhar…
Vamos ver como corre…
1 Agosto, 2022 at 13:57
Não podemos mandar o Paulinho para o MU??
1 Agosto, 2022 at 14:00
Essas equipas só querem os coxos do campeonato português.
Pelo menos pelo que vejo aqui.
Melhor avançado português não querem…
1 Agosto, 2022 at 11:47
Claro exemplo da ditadura de opinião que se vive no Sporting hoje em dia, ditadura promovida entre os “soldadinhos do nojo” (engraçado como não se aprofundou o tema após ser denunciado em praça pública) e alguns órgãos de comunicação social a soldo, que transformou o debate Sportinguista num espartilho onde o pensamento autónomo e crítico é sinónimo de um anti-sportinguismo primário travestido de intenções políticas!
Ontem, a página Sporting Táctico (ler aqui: https://www.facebook.com/SportingTatico/), umas das mais reconhecidas do universo web Sportinguista, faz uma análise ao trabalho do Amorim e ao que se perspetiva para a próxima época. Num texto de cariz CRÍTICO, o autor sentiu a necessidade de escrever os seguintes trechos:
1) “Sou o fã número 1 do Rúben Amorim. É o melhor treinador que já vi no Sporting. O Treinador que andei durante anos a idealizar para treinar o meu Clube”;
2) “Sinto que ainda há muito para ganhar e evoluir com Amorim”;
3) “Estar-lhe-ei sempre grato, nunca fui mal agradecido e detesto ingratidão e memórias curtas”;
4) “Gosto demasiado do Sporting e do próprio Rúben Amorim”;
5) “Peço DESCULPA por me intrometer no teu trabalho”;
6) “Tu sabes muito”;
7) “DESCULPA dizer isto”;
8) “eu renovava o teu contrato por 100 anos”;
9) “DESCULPA ser directo”;
10) “Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer”;
11) “Venho só rogar-te, por favor”;
12) “DESCULPA dizer-te”;
13) “faço este post porque gosto de ti”;
14) “Obrigado, Rúben, por me deixares ter este desabafo”;
Como disse, tudo isto num texto CRÍTICO que, passado para o word com fonte times new roman 12, não chega a 2 páginas.
Fica a reflexão do momento vivido pelo Sportinguismo onde, para não ser completamente enxovalhado nas redes sociais por falar o óbvio e o que toda a gente vê, o autor tem que fazer todos estes salamaleques bajuladores e, até certo ponto, submissos! (neste ponto a Tasca do Cherba é uma das poucas exceções!) E mesmo com o texto escrito nestes termos, o autor é rasgado de alto a baixo na maioria dos comentários feitos pelos Sportinguistas!
A cereja no topo do bolo: todo este salamaleque foi usado como forma de legitimização para se OUSAR criticar a insistência na aposta em Paulinho! Veja-se o medo de dizer que o “Rei vai nu!”
Realmente, DESCULPA Sporting, por alguns sócios e adeptos terem dois olhos e um cérebro!
1 Agosto, 2022 at 12:02
Ainda bem que a tasca é local de gente javarda e sem modos mas ao mesmo tempo sem salamaleques.
A quem impõem silêncios e bloqueia opiniões, um bom tasqueiro dirá, como todo o respeito, é claro, vai-te foder pah…
1 Agosto, 2022 at 12:04
“Ter dois olhos e um cérebro” nos dias de hoje é um problema em todo o lado. Não é só no Sporting!
1 Agosto, 2022 at 12:12
Concordo, Miguel. É um problema endémico das redes sociais que, depois, alimentam um certo modo de estar também fora das redes. Por mim, já o escrevi noutros fóruns, acabar com as redes sociais era um avanço civilizacional. Utopia, dirão uns. Censura, gritarão outros. Sei que é impossível, na prática.
1 Agosto, 2022 at 15:53
O que eu acho que vai acontecer é simples…
Se chegamos ao fim de semana de 21-08 (3a jornada) com resultados positivos, o plantel nao vai sofrer mais mexidas, porque o Ruben Amorim vai continuar na dele que “este grupo chega para fazer frente a Braga e Porto, por isso chega para o resto do campeonato”)
Se chegamos ao fim da 3a jornada com poucos pontos, entao vao haver entradas de certeza, e suspeito que venha alguém para o ataque, ou até que eventualmente se recupere alguém que está no plantel (que meso assim acho que só mesmo em ultimo recurso).
Em 2001/2002, nao sei se se lembram, mas comecamos o campeonato em casa com o Porto, com uma vitoria 1-0 (Niculae). Era tudo um mar de rosas, tinhamos uma grande equipa e nao era preciso mais reforcos… Depois a seguir levamos 3 do Belenenses e se calhar ja era melhor reforcar a equipa. Veio o Jardel, ainda empatamos no primeiro jogo dele (1-1 com Alverca), e depois o resto é historia.
1 Agosto, 2022 at 15:55
Isto era para ser resposta ao FixTix abaixo… Sorry
1 Agosto, 2022 at 16:20
Está enevoada, essa memória. Perdemos 0-1 com o Alverca na 3.ª jornada, ainda sem o Jardel, e o primeiro jogo dele foi 1-1 com a U. Leiria.
Mas sim, de resto concordo.
1 Agosto, 2022 at 16:57
Tens razao!
Lembrava-me que o primeiro jogo dele tinha sido um empate, e ate foi ele a marcar o golo do empate, de penalty.
Pensava que tinha sido com o Alverca, mas foi depois com o Leiria.
1 Agosto, 2022 at 22:23
Lá está eu acho que vai depender do contexto do jogo. Acho que se tiveres os alas a criar muito juntamente com os interiores, mas teimas em não subir a produtividade ofensiva o Amorim é capaz de repensar a prioridade do avançado. Imaginemos que vamos ao Dragão, somos superiores, como conseguimos ser o ano passado, mas em 4 ou 5 oportunidades claras de golo não metes um. Acho que aí o Amorim passa a olhar para as coisas de outra maneira.
Pessoalmente acredito também que se ande a desvalorizar um bocado o papel que o Sarabia teve o ano passado e a depositar-se muitas esperanças no Trincão, esperando o mesmo impacto. Há aqui um conjunto de coisas que parecem toldar a cabeça do Amorim, que tenho como gajo inteligente.
1 Agosto, 2022 at 12:52
Slimani ainda vai ser reintegrado. É tipo os 30M com excedentários, tudo uma questão de fé, só temos de acreditar.
1 Agosto, 2022 at 12:59
Num clube consciente, onde todos só pensam no bem do Sporting, faziam-se homens de verdade sentavam-se à mesa e estava feito!
Agora, parece-me que a corda esticou-se demasiado! As conferencias de imprensa do Rubão a acusar o Slimani de não correr e de ser mau profissional foram longe demais!
Esse é o problema de vir para a praça pública (estratégicamente, pois sabia que o jogador não tem como tinha acesso à imprensa para se defender) simplesmente pensando na sua imagem e em não desgastar mais o João Paulo (ridicula a gestão que fez do João Paulo depois do que aconteceu com Slimani).
Infelizmente chegou-se a um ponto de não retorno! Mas que se foda… o dinheiro não é deles e o Sporting paga!
1 Agosto, 2022 at 13:11
Ninguém se chateia sozinho numa discussão, acho que o Amorim podia ter gerido melhor a cena, mas o Slimani também devia de ter comido o seu queijinho. Não estive por dentro, mas saber que é adorado pelos adeptos pode ter feito com que ele se sentisse na liberdade de fazer merdas que não devia.
É o que é, o necessário é acreditar ahahah. Resultados menos positivos (empate a 0 em Braga e Dragão) podem fazer com que o Amorim abra os olhos.
1 Agosto, 2022 at 13:15
Empate a 0 em braga e no ladrão para mim é bastante positivo… Muito melhor do que ganhar em braga e perder no ladrão…embora dê menos pontos.
Z
1 Agosto, 2022 at 13:45
Depende dos contextos dos jogos. Mas não marcares em duas deslocações fora é muito mau sinal.
1 Agosto, 2022 at 13:13
Eu bem sei que o Rubão é um anjo e o JJ uma besta… mas não deixa de ser engraçado…
Z
1 Agosto, 2022 at 14:03
Se calhar a ideia já era não querer o jogador.
Não acredito mesmo que o Paulinho corra mais que o Slimani.
É só ver a pressão que faz com os olhos.
Se ele corresse tanto como protesta com os árbitros.
1 Agosto, 2022 at 16:05
Olhos?! Mas… Não era com os dentes?…
🙂
Z
1 Agosto, 2022 at 16:22
Eu sei lá 🙂
Até me custa dar tanta porrada no paulinho, mas custa-me mais o que teremos de sofrer mais um ano com a seca de golos.
E como ainda, para ganhar, precisamos de golos…
É lixado.
Depois um gajo olha para outro lado e vê as movimentações do Taremi e do Evanilson no FoiComPutas.
Nem tenho visto o SLBosta mas lá vão marcando os seus golitos.
PQP…
1 Agosto, 2022 at 17:03
Eu nao culpo o Paulinho pelo problema Paulinho.
Vai la para dentro faz o que sabe, se calhar não dá é mais que isto.
Culpo a equipa técnica (Amorim), que fez finca pé para ele vir, ao ponto de darmos 20 milhoes por ele, aposta nele até ao infinito mesmo que toda a gente já tenha visto que nao funciona, e não pensa sequer em arranjar uma alternativa.
Quando os treinadores chegam ao modo ‘teimosia’ normalmente não é bom sinal, e não dá bom resultado. O Paulo Bento que o diga.
1 Agosto, 2022 at 17:08
Neste momento nem com isso tenho problema.
É mesmo geral. Com a falta de quem se chegue à baliza e faça golos. Não é só o Paulinho. Ou quem crie perigo sequer, tirando o P. Gonçalves.
1 Agosto, 2022 at 12:52
A nuvem negra sobre as perspectivas para esta época está a formar-se e os ingredientes são pesados:
-uma pré época sonsa de empatas a um golito
-o abdicar de goleadores e o coleccionar extremos
-o alimentar do sonho impossível do regresso deCR
-a saída de jogadores com jeito para o golo,Sarábia
e até Jovane
-as lesões preocupantes
-o calendário inicial demasiado exigente
Para que a nuvem negra não se transforme em tem-
pestade que a velha máxima que reza que ” as verdades em futebol não duram mais que uma semana se não houver jogo a meio ” se confirme.
Que a estabilidade sobreviva à ameaça, são os meus votos
1 Agosto, 2022 at 14:10
Que Deus te ouça.
As nuvens estão lá, só espero que o vento as leve para que chova no quintal do vizinho.
1 Agosto, 2022 at 13:26
Lyonne
Eu tb li o post e vou dar-te outra perspectiva.
Prefiro que as pessoas assumam o que digam.
Estar com o “gosto muito de ti mas….” é de quem está a tentar ser politicamente correto e não assumir as suas posições.
Com as devidas distâncias faz lembrar o: “Eu não sou racista mas….”
A posição dele é valida. É uma opinião. Por acaso até discordo da maioria do que diz mas percebo o ponto de vista e é tão válido como o meu.
O que não gosto do post é a técnica de tentar dizer as coisas sem ser acusado de as dizer e uma delas até transqueveste:
“Até podia falar da rigidez do nosso sistema e de parecer que não temos alternativas ao 343, que jogamos sempre da mesma forma. Podia falar disso mas não o vou fazer”
Ele na mesma frase diz que não vai dizer algo que acabou por dizer?!? Isto faz algum sentido?
A opinião dele é valida. O que chateia no post é precisamente ele não a assumir e tentar dizer entre os dentes.
1 Agosto, 2022 at 13:44
Pareces tirar o mesmo que o Lyonne. O Sporting Tático quer fazer uma critica mas não se quer assumir como critico, daí os rodeios.
A malta do Twitter está numa posição frágil. Primeiro porque o Twitter é um lamaçal completo. Segundo porque os likes e retweets atribuem um certo protagonismo que provavelmente não teria de outra maneira, é tipo o Cherba e o número de comentários, com as suas devidas diferenças.
1 Agosto, 2022 at 13:46
Eu apesar de concordar com as criticas dele também não gostei do tom em que foi escrito o texto.
Acho que as pessoas deveriam ser muito mais frontais e diretas até pq não ha motivos para andar a pedir desculpa por tudo e por nada.
Contudo não acho o autor “sonso”! Na verdade, penso que o autor sabia que ia ser comido vivo nas redes sociais, que genuinamente gosta do Amorim, mas vê que há pontos a melhorar! Entao, sentiu a necessidade de mostrar a todo o momento que as criticas ao treinador não significam que não goste dele ou sejam menos Sportinguista! Só isso!
Isto pq no universo Sportinguista espalhou-se a ideia peregrina que ou tas do meu lado ou contra mim e uma ditadura de opinião! SIM, é possivel gostar de um treinador e achar que ele tb faz merda!
1 Agosto, 2022 at 14:29
Lyonne:
Na minha terra são os chamados conas moles.
Algumas pessoas que gostam que as coisas sejam ditas sem rodeios por vezes são as mesmas que quando não lhes interessa certa opinião, porque vai contra o seu pensamento, até com o vernáculo embirram.
A grande maioria até com casacos de cabedal marravam.
Portanto não interessa o que se diz.
O rapaz sentiu toda esta pressão e quis ser politicamente correcto. Dizer o que pensava sem ofender os fanáticos.
Mas os barrascos ditadores de opinião não querem saber se vais com falinhas mansas.
Indo contra a opinião deles tanto come o que vai com coniçes como o que vai ao pontapé para a frente.
Sendo assim, assumam-se.
1 Agosto, 2022 at 16:39
Exatamente
1 Agosto, 2022 at 17:07
Hmmmm, pela amostra e pela origem nem preciso de ler o texto. Cartão amarelo foi mostrado, que se cuide, o Ruben claro.
1 Agosto, 2022 at 14:12
Será que alguém tem um link para entrevista completa do macaquinho sonso bufo do record silva?
Novamente o sistema/táctica de 3-5-2 muito simples de atacar e defender nas alas como é? Um dos médios descai para os lados e continua o problema de no centro ser só 2 médios? Ou os avançados fazem piscinas a defender os laterais contrários?
1 Agosto, 2022 at 14:32
Borja mayoral vendido por 10 milhões
1 Agosto, 2022 at 14:56
Meio vingare… “Peeners”!
Z
1 Agosto, 2022 at 15:53
O Getafe tem muito mais poder negocial que nós…
E seria caro para ser suplente do Paulinho…
1 Agosto, 2022 at 16:20
https://www.zerozero.pt/news.php?id=377543&fbclid=IwAR3VNZLejxsk3o8JPXbIUqzkbE96MR77hY5BnHK941S74xfVMcv8Aa27qmo
E o óbvio aconteceu
1 Agosto, 2022 at 16:28
Não tenhamos equipas competitivas e fiquemos à espera da justiça desportiva que vamos estar mais 18 anos sem ganhar um campeonato.
Nunca nos foi favorável e nunca será.
Nunca prejudicou ou sancionou aquilo que era de elementar justiça o porto ou o benfica.
Sempre se quis reduzir o campeonato português a benfica VS porto, Sul Vs Norte.
Ainda há um par de dias de voltou a ouvir o disco riscado da guerra contra o Sul.
Uma vergonha até para o próprio porto que não aceita os seus adeptos do sul como iguais.
Não digo entrar neste tipo de guerras estúpidas, mas ter equipas fortes, equilibradas, competitivas e que nos façam ter mais golos que os adversários.
Tudo o resto é a podridão que se sabe.
1 Agosto, 2022 at 19:55
Penso que seja acertado dizer que isto era o que a maioria estava à espera, e ainda aposto que os tais dois jogos de castigo que vão ter serão contra uma equipa qualquer das divisões inferiores para a taça e contra uma das mais fracas da liga.
O discurso sobre o tal ódio que o sul tem para o norte é o normal, é um discurso para manter os labregos estúpidos que têm a voz mais alta controlados durante estes dias em que o clube esteve envolvido num escândalo, funciona há 40 e de certeza que continuará a funcionar
1 Agosto, 2022 at 17:26
É altura de solicitarmos uma providência cautelar que impeça que os árbitros portugueses, sobretudo os habitualmente nomeados para os jogos entre grandes, sejam impedidos de os arbitrar. No ano passado os designados para os jogos SCP-FCP deram o Titulo ao Porto. Rever esses dois jogos provoca-me náuseas e ao Colina também devem ter provocado porque os impediu de irem ao mundial.
É o momento de exigirmos árbitros estrangeiros.
1 Agosto, 2022 at 18:39
Concordo. Árbitros estrangeiros nos jogos dos clubes em posição de acesso às competições europeias, na ausência de classificação na jornada inaugural e para efeitos de nomeação usa-se a classificação da época anterior. Só assim se defende a independência dos lugares economicamente mais viáveis, sempre alvos de enorme cobiça e tentações. Esta tem de ser uma bandeira do Sporting, pode valer mais pontos do que uma boa contratação.
Abraço de Leão.
1 Agosto, 2022 at 18:50
Isso é tão óbvio que até dói, só que implica alguém assumir que o que se passa a gora é uma merda… a partir daqui a conclusão é obvia tb…
1 Agosto, 2022 at 19:27
Subscrevo!
1 Agosto, 2022 at 17:38
Braithwaite vai rescindir com o Barcelona! Dizem que está a ser disputado entre o Celta e o Getafe!
Aí está uma ótima opção móvel para o centro do nosso ataque! Acredito que numa equipa como o Sporting, a jogar no centro do ataque iria subir consideravelmente o seu número de golos!
Rápido, raçudo e com excelente técnica!
1 Agosto, 2022 at 18:26
O Rubão ainda não aprendeu essa tática…
Z
1 Agosto, 2022 at 19:26
Concordo.
Portanto, subscrevo!
1 Agosto, 2022 at 19:27
Eh pá, nunca vi muitos jogos dele, admito, mas também do que vi, não parece ser nada de jeito…
1 Agosto, 2022 at 19:54
Fez um Europeu do caraças pela Dinamarca! Também nao o conhecia bem, mas encheu-me as medidas há um ano atrás.
1 Agosto, 2022 at 18:30
Loncovic e Dj Fenner apresentados no #basquetebolSCP.
Ivan Racic a caminho.
Isiah Artwood a ser negociado
1 Agosto, 2022 at 18:31
Ivica Radic*
1 Agosto, 2022 at 18:35
Mas alguma vez o “folcuporto” ia ter jogos de castigo…?
Ral como oscsa “ capoeira” claro…
Querem cer uma equipa com o estádio interditado…?
“ Esperem…pel9o Sporting…”…
Frabd3 força tem o “ sistema”
1 Agosto, 2022 at 18:37
“ tal como os da capoeira “ queria eu ter escrito…
E a terminar era “ grande força tem o sistema “
Eu ia jurar que tinha escrito bem…
Mas “ este sistema” de correcção…”
1 Agosto, 2022 at 19:24
” “Este ano acredito que vamos ao “38” com Roger Schmidt. O FC Porto vai lutar, o Sporting vai lutar, mas nós vamos conquistar” o campeonato, afirmou o dirigente do Benfica, que espera ter o mês de agosto “cheio de vitórias”, a começar pela entrada na fase de grupos da Champions.”
Nem vale a pena irmos a jogo…
1 Agosto, 2022 at 20:33
Saidas: Micah, Patton, poste americano, Fofana, Daniel Relvão, Miguel Maria??
Entradas: Radic, Hardwood, Ricardo Monteiro, Loncovic, Lovett Jr
Para já estamos quase com o plantel fechado e com um plantel mais equilibrado e sem tant dependencia de travante!!
1 Agosto, 2022 at 20:47
Parece me que num computo geral, as modalidades tem os planteis quase todos fechados, à excepção do volley.
Futsal precisa se de comprar um ala, Fábio cecílio já não vem para o Sporting.
Andebol sempre o mesmo clássico, e necessário um lateral direito e mais um pivô para defender.
Hóquei em Patins é necessário um reforço de ataque na equipa
Basquetebol, com a chegada de 5 reforços, creio que ficamos com o plantel fechado (talvez a aquisição de um terceiro base).
Pelo menos, há uma coisa positiva. Quer seja no futebol, quer seja nas modalidades, anda tudo a fazer se atempadamente e com critério. Excepto talvez o volley que saem 7 e entram 8.
No FF, sinceramente não sei. Mas confio na Mariana Cabral
1 Agosto, 2022 at 21:52
Manuel Moura dos Santos está na SportTV+ .Parece ter jantado bem e bebido melhor. 😉
1 Agosto, 2022 at 22:09
D. J. Fenner reforço do nosso basquetebol. Bem-vindo!
Qualquer semelhança com outro DJ é pura coincidência (felizmente).
1 Agosto, 2022 at 22:34
Se fizer pelo nosso basquetebol 10% do que de bom fez o outro DJ pelo Sporting, somos Campeões e limpamos as Taças 🙂
1 Agosto, 2022 at 23:11
Pumba!
1 Agosto, 2022 at 23:52
Timon e…
1 Agosto, 2022 at 23:51
1⁰ mandato positivo, apesar de não termos conquistados nada de jeito no futebol. O problema foi o segundo mandato, que quase culminava com o fim do Sporting em Maio de 2018.
2 Agosto, 2022 at 0:01
Estará o Sporting, como o conhecemos, mais longe “do fim” agora do que em maio de 2018?
Valerá a reflexão …
1 Agosto, 2022 at 23:55
Hevertton Santos de saída do Sporting…